To see the other types of publications on this topic, follow the link: Modelo de família.

Journal articles on the topic 'Modelo de família'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Modelo de família.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Teixeira, Solange Maria, and Vanessa da Silva Rodrigues. "Modelos de família entre idosos: famílias restritas ou extensas?" Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 12, no. 2 (2009): 239–53. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2009.12027.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os modelos de famílias que predominam entre idosos que frequentam o Programa Terceira idade em Ação - PTIA/UFPI, destacando arranjos familiares e tipos de apoios informais que circulam na família. Mediante pesquisa quanto-qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário, 80 idosos foram ouvidos e autorizaram a divulgação das informações prestadas. Os resultados apontam diferenças substanciais no modelo de família e nos arranjos familiares, conforme a estratificação socioeconômica desses idosos; no entanto, as formas de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, Regina Szylit Bousso, Maiara Rodrigues dos Santos, and Elaine Buchhorn Cintra Damião. "Estilos de manejo familiar: uma possibilidade de avaliação no transplante hepático pediátrico." Acta Paulista de Enfermagem 25, no. 6 (2012): 867–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002012000600007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar os estilos de manejo familiar durante a experiência do transplante hepático da criança, de acordo com o Family Management Style Framework. MÉTODOS: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado mediante uma análise secundária de nove entrevistas semiestruturadas, previamente coletadas com oito famílias que tiveram uma criança que atravessava a experiência de transplante hepático. RESULTADOS: Pela análise, foi possível identificar cinco estilos de manejo: família ajustada, família em adaptação, família lutando, família em conflito e família em espera. CONCLUSÃO:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinto, Júlia Peres, Circéa Amália Ribeiro, and Conceição Vieira da Silva. "Procurando manter o equilíbrio para atender suas demandas e cuidar da criança hospitalizada: a experiência da família." Revista Latino-Americana de Enfermagem 13, no. 6 (2005): 974–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692005000600009.

Full text
Abstract:
Este estudo de natureza qualitativa teve como objetivo compreender o significado das interações vivenciadas pela família durante a hospitalização de uma criança de seu núcleo, identificar as demandas da família e construir um modelo teórico representativo dessa experiência. O Interacionismo Simbólico foi adotado como referencial teórico e a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. Os dados foram coletados por meio de observação e entrevistas com cinco famílias de crianças hospitalizadas por afecção aguda de bom prognóstico. A análise identificou dois fenômenos interativos:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Mariana Cristina Lobato dos Santos Ribeiro, Lucía Silva, and Regina Szylit Bousso. "A abordagem à família na Estratégia Saúde da Família: uma revisão integrativa da literatura." Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, no. 5 (2011): 1250–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000500031.

Full text
Abstract:
Atualmente, a ideia de que as condições de saúde-doença dos membros da família e a família como unidade influenciam-se mutuamente já é consolidada. Atuar em saúde tendo como objeto do cuidado a família é uma forma de reversão do modelo hegemônico voltado à doença, que fragmenta o indivíduo e separa-o de seu contexto e de seus valores socioculturais. A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi implantada para reorganizar o Sistema Único de Saúde, e nela cada equipe é levada a conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável. Nesse sentido, elaborou-se uma revisão integrativa da literatur
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Amador, Daniela Doulavince, Ana Carolina Marcílio, Juliana dos Santos Souza Soares, Fernanda Ribeiro Baptista Marques, Adriana Maria Duarte, and Myriam Aparecida Mandetta. "A força da informação sobre retinoblastoma para a família da criança." Acta Paulista de Enfermagem 31, no. 1 (2018): 87–94. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201800013.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Compreender a necessidade de informação da família da criança com retinoblastoma. Métodos: Estudo qualitativo fundamentado no Modelo do Cuidado Centrado no Paciente e na Família. Participaram famílias de crianças em tratamento em uma instituição referência em oncologia pediátrica. A Análise Qualitativa de Conteúdo guiou a coleta e análise dos dados. Resultados: “A força da informação sobre retinoblastoma para a família da criança” revela o valor que a família atribui à informação sobre a doença da criança, em um tempo de intenso sofrimento; os caminhos que realiza para obter a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leite, Belchior Ribeiro, and Rosa Amélia Pereira da Silva. "Escola Família Agrícola." Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa 3, no. 1 (2021): 26–37. http://dx.doi.org/10.36732/riep.v3i1.71.

Full text
Abstract:
A presente reflexão visa à compreensão de como realizar um trabalho pedagógico com vistas à formação integral do jovem camponês nas escolas de modelo EFA – Escola Família Agrícola. Objetiva-se realizar uma breve caracterização da EFA e sua proposta metodológica, analisar alguns dos elementos que auxiliam na formação integral do jovem camponês: a contextualização de saberes, a parceria da EFA com as famílias e a importância dos eventos culturais na formação integral do estudante de origem camponesa. Destacam-se: a parceria saudável entre escola e família, com uma comunicação sem barreiras; a in
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva, and Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins. "Dos contextos da prática à (co)construção do modelo de cuidados de enfermagem de família." Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, no. 3 (2009): 615–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000300017.

Full text
Abstract:
Face aos desafios que se colocam aos enfermeiros, no desenvolvimento de cuidados centrados na família como contexto e unidade de intervenção, realizamos uma pesquisa direcionada para a intervenção familiar, no contexto dos Cuidados de Saúde Primários. De natureza qualitativa, adotamos a metodologia de investigação-ação, numa trajetória de cinco etapas, integradas num ciclo de estudos. Dos resultados do diagnóstico, através da análise comparativa dos modelos conceituais com as práticas de cuidados à família, emergiu a necessidade da mudança iniciada com um processo formativo. Tendo como referen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Resta, Darielli Gindri, and Maria da Graça Corso Motta. "Família em situação de risco e sua inserção no programa de saúde da família: uma reflexão necessária à prática profissional." Texto & Contexto - Enfermagem 14, spe (2005): 109–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072005000500014.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma reflexão sobre a inserção da família, nas diferentes situações de risco, uma proposta do Programa de Saúde da Família. Tem como objetivo compreender a família como integrante no processo de construção do novo modelo de saúde, no qual os profissionais visualizem e integrem-se na diversidade e complexidade do mundo familiar. Fez-se uma reflexão teórica que aponta as lacunas no saber/fazer profissional em cuidar da família na sua integralidade, identifica algumas alternativas possíveis para avanços nos modos de cuidar em enfermagem e, para conquistas no que tange ao modelo de sa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Angélica Marcheti, Maria, and Myriam Aparecida Mandetta. "INTERVENÇÃO COM FAMÍLIA DE CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA FUNDAMENTADA EM UM MARCO TEÓRICO DESENVOLVIDO COM BASE NO MODELO DE VULNERABILIDADE E RESILIÊNCIA." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 6, no. 04 (2019): 58–79. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v6i04.179.

Full text
Abstract:
No contexto da deficiência, a família vive conflitos no manejo da situação desencadeada na interação com a família, com a deficiência e com a equipe multiprofissional, causando profundo sofrimento, alterando história e relações familiares. A estruturação de uma proposta de intervenção com essas famílias para apoiar seus esforços e fortalecer a resiliência torna-se um desafio. Objetivo: apresentar a construção do Marco Teórico que fundamentou o Programa de Intervenção com Família no Contexto da Deficiência Mental e as intervenções direcionadas à família. Metodologia: O Marco Teórico foi baseado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zillmer, Juliana Graciela Vestena, Eda Schwartz, Rosani Manfrin Muniz, and Sonia Maria Könzgen Meincke. "Modelo bioecológico de Urie Bronfenbrenner e inserção ecológica: uma metodologia para investigar famílias rurais." Texto & Contexto - Enfermagem 20, no. 4 (2011): 669–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072011000400004.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência na utilização da metodologia de Inserção Ecológica e o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, e sua aplicação em pesquisa com famílias rurais que vivenciam o câncer. A inserção ecológica envolveu o acompanhamento de três famílias da área rural, que tinham um de seus membros em tratamento quimioterápico no Serviço de Oncologia do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. A utilização do Modelo e da Inserção permitiu a compreensão dos processos que envolvem a família rural n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Marcos, Suélen Cristiane, and Fátima Aparecida Dias Gomes Marin. "AS CONCEPÇÕES DE FAMÍLIA PRESENTES NOS PLANOS DIRETORES DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL." Nuances: estudos sobre Educação 26 (May 26, 2015): 179–97. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2780.

Full text
Abstract:
A pesquisa teve como objetivo geral avaliar as concepções de família presentes nos planos diretores, para saber se o valor que a elas é atribuído interfere na relação família e instituições de Educação Infantil, além de compreender as mudanças históricas da família e problematizar o papel da instituição de Educação Infantil no que diz respeito ao ensino do conceito de família. Optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso e pela técnica de análise documental dos planos diretores de instituições de Educação Infantil. Os resultados elucidaram que as concepções dos educadores sobre a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Mota, Fernanda Rochelly do Nascimento, Edmara Teixeira Oliveira, Marilia Braga Marques, Maria Eliana Peixoto Bessa, Bruna Michelle Belém Leite, and Maria Josefina da Silva. "Família e redes sociais de apoio para o atendimento das demandas de saúde do idoso." Escola Anna Nery 14, no. 4 (2010): 833–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452010000400025.

Full text
Abstract:
A proposta foi avaliar as redes sociais de apoio das famílias com idosos segundo o modelo Calgary de avaliação de família (MCAF). Estudo quantitativo do tipo transversal de caráter exploratório e descritivo, desenvolvido juntos às famílias com idosos residentes em bairros periféricos de Fortaleza-CE, de novembro/2008 a janeiro/2009. Dados obtidos de 218 famílias através de entrevista em domicílio ao responsável pelos cuidados da família. Nas redes sociais de apoio, a atuação do enfermeiro foi bastante expressiva (32,1%); em situação de doença, a demanda de apoio de outros foi de 68,3% e a da f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ribeiro, Edilza Maria. "As várias abordagens da família no cenário do programa/estratégia de saúde da família (PSF)." Revista Latino-Americana de Enfermagem 12, no. 4 (2004): 658–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692004000400012.

Full text
Abstract:
Apresenta-se o cenário que favoreceu a inclusão da família como foco de atenção nas políticas públicas. As estratégias para interromper o empobrecimento e a vulnerabilidade das famílias, no século XX, ocorrem de forma diferenciada, segundo diferentes 'Estados de Bem-Estar', nas sociedades capitalistas. Porém, ante a crise do Estado de Bem-Estar e crescente custo dos serviços públicos e privados requer-se solução familiar, ao menos parcial, em termos de reduzir a sua dependência. O Programa de Saúde da Família (PSF) coloca a família nas agendas das políticas sociais brasileiras em 1994, refleti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Radovanovic, Cremilde Aparecida Trindade, Hellen Pollyanna Mantelo Cecilio, and Sonia Silva Marcon. "Avaliação estrutural, desenvolvimental e funcional da família de indivíduos com hipertensão arterial." Revista Gaúcha de Enfermagem 34, no. 1 (2013): 45–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472013000100006.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi avaliar a estrutura, o desenvolvimento e a funcionalidade da família que convive com a hipertensão arterial. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido junto a duas famílias, em que foi utilizado o Modelo Calgary de Avaliação da Família. Este propõe a utilização de três categorias de análise: estrutural, desenvolvimental e funcional, e dos instrumentos genograma e ecomapa. As duas famílias são nucleares, porém, uma é formada pelo casal, e seus três filhos são casados e residem em outros domicílios. A outra é monoparental, constituída pela mãe e pelos filhos. O fil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lauz, Gianni Vanessa Mayer, and Jeane Lessinger Borges. "Concepção de família por parte de crianças em situação de acolhimento institucional e por parte de profissionais." Psicologia: Ciência e Profissão 33, no. 4 (2013): 852–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932013000400007.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou conhecer a concepção de família para crianças em situação de acolhimento institucional bem como para profissionais da mesma instituição. Participaram do estudo três meninas, entre nove e dez anos de idade, e três profissionais (uma assistente social, uma monitora e a diretora). A coleta de dados com as crianças foi realizada através de um grupo focal (GF), em que foram utilizados recursos lúdicos e simbólicos. Além disso, foi solicitado o desenho da família e realizada uma entrevista semiestruturada individual. Já com os profissionais, fez-se o uso de entrevistas semiestr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Spinelli, Letícia Machado. "Honneth: a família entre a justiça e o afeto." Civitas - Revista de Ciências Sociais 19, no. 2 (2019): 423. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2019.2.29087.

Full text
Abstract:
No texto Between justice and affection: the family as field of moral disputes, Honneth oferece uma ampla discussão acerca das controvérsias normativas inerentes à família moderna. Tomando como referenciais de sua investigação Kant e Hegel, os quais defendem, respectivamente, a concepção de família a partir de um modelo de justiça e a partir de um modelo de afeto, Honneth procura demonstrar a necessidade de consolidação de tais modelos reflexivos como interdependentes e não excludentes, salvaguardando, contudo, a concepção embrionária da família a partir do afeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Zambrano, Elizabeth. "Parentalidades "impensáveis": pais/mães homossexuais, travestis e transexuais." Horizontes Antropológicos 12, no. 26 (2006): 123–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832006000200006.

Full text
Abstract:
O aumento do número de famílias formadas por pais/mães homossexuais, travestis e transexuais tem se tornado não apenas um fato social, como também um fato socioantropológico, requerendo uma revisão das nossas convicções tradicionais. O propósito deste artigo é demonstrar como o modelo tradicional da família - considerada uma família "normal" - tem influenciado a construção de parentalidades consideradas, até recentemente, impensáveis, seja socialmente ou perante a lei. O desafio deste momento é enfrentar as novas demandas e desconstruir antigas certezas da antropologia, da psicologia/psicanáli
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Souza, Thais Cristina Flexa, Adriana Borges Melo, Carla Monique Lavareda Costa, and Jacira Nunes Carvalho. "MODELO CALGARY DE AVALIAÇÃO FAMILIAR: AVALIAÇÃO DE FAMÍLIAS COM INDIVÍDUOS ADOECIDOS DE TUBERCULOSE." Enfermagem em Foco 8, no. 1 (2017): 17. http://dx.doi.org/10.21675/2357-707x.2017.v8.n1.927.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar famílias com membros em tratamento de tuberculose por meio do Modelo Calgary de Avaliação de Família (MCAF). Metodologia: estudo do tipo descritivo-exploratório no qual participaram duas unidades familiares possuindo um membro em tratamento de tuberculose, ambas cadastradas em uma Estratégia Saúde da Família em Belém, no Pará. Para a aplicação do Modelo, foi realizada a técnica de entrevista semiestruturada e uso de genograma e ecomapa. Resultados: após a avaliação de família realizada conforme Modelo Calgary de Avaliação de Família, resultaram duas famílias, sendo uma monopa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Costa, Lígia Barros, Alane Andréa Souza Costa, Maria Roselise Bezerra Saraiva, and Maria Grasiela Teixeira Barroso. "Aplicação de estruturas conceituais na consulta de enfermagem à família." Escola Anna Nery 11, no. 3 (2007): 515–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452007000300018.

Full text
Abstract:
Estudo analítico-descritivo, no qual se objetiva refletir sobre a aplicação do Modelo de Atividades de Vida, de Roper, Logan e Tierney, e do Modelo de Autocuidado, de Orem, como base conceitual na prática de Enfermagem com famílias, em atenção primária de saúde. O interesse pelo estudo emergiu da necessidade de dotar a Unidade do Cuidado de Enfermagem do Centro de Desenvolvimento Familiar (UCE/CEDEFAM) de um corpo teórico que favoreça o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e cuidado. Foi possível constatar que existe coerência semântica entre os modelos, o que torna compatível a s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Danilo Braun, Alexandre Ribeiro Leichsenring, Naercio Menezes Filho, and Wesley Mendes-Da-Silva. "Os efeitos do Programa Bolsa Família sobre a duração do emprego formal dos indivíduos de baixa renda." Revista de Administração Pública 51, no. 5 (2017): 708–33. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612171851.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo utilizamos microdados do Cadastro Único combinados com dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) para examinar a duração do emprego entre indivíduos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Para tanto, estimamos modelos de riscos proporcionais de Cox para comparar a duração no emprego entre beneficiários e não beneficiários do programa utilizando uma base de dados com mais de três milhões de indivíduos pertencentes a famílias de baixa renda. Os resultados sugerem que o risco de desligamento do emprego para os beneficiários do Programa Bolsa Família é
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Toledo, Laisa Regina Di Maio Campos de. "A família contemporânea e a interface com as políticas públicas." SER Social, no. 21 (August 14, 2009): 13–44. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v0i21.12734.

Full text
Abstract:
O foco deste artigo é a análise do lugar da família contemporânea nas políticas públicas e os desafios postos na garantia dos seus direitos no sistema de proteção social. Parte da caracterização do modelo nuclear de família burguesa, demarcando as principais mudanças afetas a esse grupo social nos últimos cinqüenta anos e as demandas que se configuraram nesse período. No âmbito das políticas públicas destaca a PNAS, sinalizando o lugar da família e as contradições presentes no entendimento da situação de vulnerabilidade e risco social, em relação às exigências postas à família na proteção de s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Prates, Lisie Alende, Natália Da Silva Gomes, Carolina Heleonora Pilger, Ana Paula De Lima Escobal, Jussara Mendes Lipinski, and Lúcia Beatriz Ressel. "“Nós estamos grávidos”: rituais de cuidado desenvolvidos por famílias durante o processo gestacional." Revista de Enfermagem da UFSM 10 (July 22, 2020): e63. http://dx.doi.org/10.5902/2179769240818.

Full text
Abstract:
Objetivo: conhecer os rituais de cuidado desenvolvidos pelas famílias durante o processo gestacional. Método: pesquisa etnográfica, desenvolvida com três famílias que vivenciavam o processo gestacional, em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul. Adotou-se o modelo de Observação-Participação-Reflexão. A análise fundamentou-se na análise de dados da etnoenfermagem. Resultados: os rituais de cuidado desenvolvidos pela família estão ligados à revelação da gestação, à alimentação, à utilização de homeopatia e chás, à reorganização da família, à preparação do quarto do bebê, à
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sardo, Sayonara, and Luciana Butzke. "XX e XY, uma questão de genética. Família, projeto de Deus." Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 5, no. 1 (2021): 1285–98. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2018v5.p1285.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo foi o de analisar a relação entre família e ativismo político-religioso em Blumenau. Como objetivos específicos, destacam-se: (a) descrever o perfil das famílias e da religião em Blumenau; (2) identificar polêmicas envolvendo família e religião em Blumenau e sujeitos sociais envolvidos; (3) levantar estudos sobre o tema na Universidade Regional de Blumenau (FURB); (4) sintetizar os principais pontos do debate. Para tanto, a metodologia adotada envolveu uma abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa combinou descrição e explicação (MINAYO, 2011). Em relação aos pro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Girardon-Perlini, Nara Marilene Oliveira, Jane Maria Hoffmann, Danusa Begnini, Claudelí Mistura, and Bruna Stamm. "A família frente ao adoecimento por câncer de mama." Revista de Enfermagem da UFSM 6, no. 3 (2016): 360. http://dx.doi.org/10.5902/2179769220893.

Full text
Abstract:
Objetivo: compreender a participação da família no decorrer da trajetória do adoecimento por câncer de mama. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com sete pessoas integrantes de duas famílias que vivenciaram o adoecimento por câncer de mama. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo temática foi utilizada para o tratamento e análise de dados, tendo como referencial teórico o Modelo de Constelação da Doença. Resultados: os dados foram organizados em quatro categorias: estágio da incerteza, estágio da ruptura, esforçando-
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Fráguas, Gisele, Sônia Maria Soares, and Patrícia Aparecida Barbosa Silva. "A família no contexto do cuidado ao portador de nefropatia diabética: demanda e recursos." Escola Anna Nery 12, no. 2 (2008): 271–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452008000200011.

Full text
Abstract:
A doença renal crônica e o tratamento dialítico constituem um grande problema para a pessoa doente e sua família, modificando seus hábitos de vida. Essas mudanças exigem da família esforço, dedicação e adaptações na rotina de vida de seus membros. Objetivou-se neste estudo identificar as principais demandas e recursos da família no conviver e no cuidar de pessoas com nefropatia diabética. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conduzida pelos pressupostos do Modelo Calgary de Avaliação da Família (MCAF), desenvolvido com sete famílias em duas unidades de terapia renal substitutiva em Belo Horiz
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Menezes, Ramon Dias, Fran Demétrio, Micheli Dantas Soares, Flávia Conceição dos Santos Henrique, Bárbara Eduarda Panelli-Martins, and Lígia Amparo-Santos. "Efeito do Programa Bolsa Família na prevalência de insegurança alimentar familiar." Segurança Alimentar e Nutricional 24, no. 1 (2017): 41. http://dx.doi.org/10.20396/san.v24i1.8642164.

Full text
Abstract:
Esse estudo tem o objetivo de analisar a influência do Programa Bolsa Família (PBF) na prevalência de insegurança alimentar (IA) entre famílias beneficiadas. Trata-se de estudo transversal, de caráter confirmatório, realizado entre dezembro de 2011 a maio de 2012, no município de Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil. Participaram do estudo 502 famílias selecionadas sistematicamente. Utilizou-se a regressão de Poisson para estimar as razões de prevalência (RP), adotando-se nível de significância menor ou igual que 5%. A prevalência de IA entre as famílias estudadas foi de 23,1%, sendo 19,3% de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pettengill, Myriam Aparecida Mandetta, and Margareth Angelo. "Vulnerabilidade da família: desenvolvimento do conceito." Revista Latino-Americana de Enfermagem 13, no. 6 (2005): 982–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692005000600010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi desenvolver o conceito vulnerabilidade da família. Os dados foram coletados utilizando-se a estratégia da Análise Qualitativa de Conceito que consta de duas etapas: na primeira, a fase teórica, utilizou-se dados da literatura e, na segunda, a fase de campo, entrevista e observação de 12 famílias vivenciando uma experiência de doença e hospitalização de um filho. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico, dando sustentação à Teoria Fundamentada nos Dados, utilizada para guiar a coleta e análise dos dados na etapa de campo. Como resultado, construiu-se um m
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Gabardo, Roseclér Machado, José Roque Junges, and Lucilda Selli. "Arranjos familiares e implicações à saúde na visão dos profissionais do Programa Saúde da Família." Revista de Saúde Pública 43, no. 1 (2009): 91–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102009000100012.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever a percepção dos profissionais de equipes do Programa Saúde da Família sobre as configurações familiares e a compreensão de família saudável. MÉTODOS: Pesquisa de abordagem qualitativa, empregando técnica de grupo focal com profissionais do Programa Saúde da Família do município de Campo Bom, RS, no período de junho a agosto de 2005. A amostra foi composta por 12 profissionais: médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes comunitárias de saúde. Os temas investigados no roteiro foram: significado da família, do papel da família; tipo de família mais comumente atendi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Vasconcelos, Queila Almeida, Maria Angela Mattar Yunes, and Narjara Mendes Garcia. "Um estudo ecológico sobre as interações da família com o abrigo." Paidéia (Ribeirão Preto) 19, no. 43 (2009): 221–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2009000200010.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve por objetivo investigar as interações entre famílias e as instituições de abrigo a partir do modelo bioecológico de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Para tanto, foram acompanhadas as interações de funcionários de uma instituição do extremo sul do Brasil e a família de uma criança institucionalizada durante o processo de reinserção familiar. Os profissionais revelaram crenças e percepções idealizadas que prescrevem as expectativas dos modos de vida da família nuclear tradicional. Por sua vez, a família apresentou temores em relação aos julgamentos dos repres
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carvalho, Maria Eulina Pessoa de. "Relações entre família e escola e suas implicações de gênero." Cadernos de Pesquisa, no. 110 (July 2000): 143–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742000000200006.

Full text
Abstract:
A política educacional recente, de caráter neoliberal, está cobrando a participação dos pais na gestão da escola pública e no dever de casa, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Tal política tem implicações de classe e gênero: quando a escola conta com a família, pressupõe um modelo de família com capital econômico e simbólico e com uma mãe disponível e prioritariamente dedicada à educação dos filhos. Os formuladores dessas políticas não consideram a relação entre modelos de organização curricular e instrucional e organização familiar, nem a assimetria de gênero que faz recair a responsa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Sales de Queiroz Silva, Danilo. "A grande forma de família – Em defesa de uma família inventada." Revista Légua & Meia 8, no. 1 (2018): 53. http://dx.doi.org/10.13102/lm.v8i1.2813.

Full text
Abstract:
O artigo explora o desenvolvimento do conceito de família no discurso ficcional de Valter Hugo Mãe. Recorrendo à leitura do romance O filho de mil homens (2011), propõe-se a discussão e alargamento desse conceito. Considerando família como estrutura capaz de amparo e responsabilização pelos membros, escolhidos livre e afetivamente, o modelo desse grupo se amplia consideravelmente no texto do escritor português. A leitura analítica do romance é acompanhada pela crítica sociocultural, a fim de apontar as transformações sofridas por essa forma de organização social e desestabilizar políticas que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Farhat, Pedro Casalotti. "Família, Justica e Política:." Primeiros Escritos, no. 10 (May 23, 2020): 236–65. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2020.155720.

Full text
Abstract:
Partindo da distinção liberal tradicional entre público e privado, nós concebemos a trajetória que inicia com o liberalismo de John Rawls e desemboca nas críticas feministas das filósofas Susan Okin e Seyla Benhabib ao liberalismo de Rawls. Com estas críticas e desenhando seus esforços, nós concebemos um entendimento acerca da distinção inicial, profundamente marcada pela tradição, apenas para indicar ao final um modelo teórico que poderia garantir a participação política de mulheres e outros grupos historicamente excluídos do espaço público e das disputas de poder.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Cavalheri, Silvana Chorratt. "Transformações do modelo assistencial em saúde mental e seu impacto na família." Revista Brasileira de Enfermagem 63, no. 1 (2010): 51–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672010000100009.

Full text
Abstract:
As transformações do modelo de assistência em saúde mental, advindas da Reforma Psiquiátrica Brasileira, impuseram às famílias a atribuição de ser participante do processo de reabilitação do seu familiar adoecido mentalmente. Este estudo de caráter qualitativo, norteado pela abordagem da fenomenologia social, objetivou identificar o impacto da mudança do modelo de assistência nas dinâmicas familiares. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas que expõem as tipificações elaboradas pela família no cotidiano. O tipo vivido familiar retrata pessoas que se sentem sobrecarrega
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Martins, Edna, and Heloisa Szymanski. "Brincando de casinha: significado de família para crianças institucionalizadas." Estudos de Psicologia (Natal) 9, no. 1 (2004): 177–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2004000100019.

Full text
Abstract:
Este estudo teve o objetivo de investigar como a família é apresentada por crianças que vivem em uma instituição sob a responsabilidade do Estado. Participaram da pesquisa dez crianças com idades entre cinco e oito anos, sendo três meninos e sete meninas. Por meio de observação, foram analisados vários episódios de brincadeira livre das crianças, que se referiam à brincadeira de casinha numa sala de brinquedos da Febem de São Paulo. A análise dos dados apontou que, mesmo não estando com suas famílias, as crianças apresentaram uma família nos moldes do modelo nuclear.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Salomé, Geraldo Magela, Vitória Helena Cunha Espósito, and Ana Lúcia Horta de Moraes. "O significado de família para casais homossexuais." Revista Brasileira de Enfermagem 60, no. 5 (2007): 559–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672007000500014.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como proposta compreender a estrutura e a dinâmica da família de casais constituída por pessoas do mesmo sexo, a partir de como ela é vivenciada. Utilizando-nos do referencial fenomenológico, entrevistamos dois casais homossexuais. A análise dos depoimentos, nossas vivências e as leituras realizadas desvelaram duas categorias temáticas: O significado da família, constituído por homossexuais e Percebendo o impacto e o valor da convivência familiar. Pautado na compreensão do fenômeno, vislumbramos novas perspectivas, pois, quando alguém resolve formar uma família diferente daque
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Barbosa, Maria Angélica Marcheti, Maria Magda Ferreira Gomes Balieiro, and Myriam Aparecida Mandetta Pettengill. "Cuidado centrado na família no contexto da criança com deficiência e sua família: uma análise reflexiva." Texto & Contexto - Enfermagem 21, no. 1 (2012): 194–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072012000100022.

Full text
Abstract:
Trata-se de uma reflexão teórico-filosófica sobre a perspectiva do Cuidado Centrado na Família e a prática da equipe de saúde no cuidado à criança deficiente e sua família. O nascimento de uma criança com deficiência provoca uma crise que atinge toda a família, abalando sua identidade, estrutura e funcionamento. A família se vê despreparada para enfrentar ou lidar com esse novo modo de ser família, pois o filho deficiente representa a quebra de expectativas, a alteração de papéis e a não-continuidade da família. O Modelo de Cuidado Centrado na Família pode oferecer subsídios para fortalecer a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Caldeira, Antônio Prates, Rafael Morroni de Oliveira, and Oreston Alves Rodrigues. "Qualidade da assistência materno-infantil em diferentes modelos de Atenção Primária." Ciência & Saúde Coletiva 15, suppl 2 (2010): 3139–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000800018.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a qualidade da assistência materno-infantil em dois modelos de Atenção Primária à Saúde através de entrevistas com 1.200 famílias selecionadas aleatoriamente. Foram avaliados indicadores de processo da assistência, comparando a Estratégia de Saúde da Família com centros de saúde tradicionais. Na avaliação da assistência à criança, a realização precoce da primeira consulta, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, as orientações para prevenção de acidentes e a profilaxia com sulfato ferroso e vitamina A estiveram estatisticamente associados com o modelo da assistência. Na a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Cacciamali, Maria Cristina, Fábio Tatei, and Natália Ferreira Batista. "Impactos do Programa Bolsa Família federal sobre o trabalho infantil e a frequência escolar." Revista de Economia Contemporânea 14, no. 2 (2010): 269–301. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-98482010000200003.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa o impacto do Programa Bolsa Família sobre a incidência de trabalho infantil e a frequência escolar das crianças de famílias pobres no Brasil em 2004, segundo a situação censitária e regional. Para o cálculo dos testes estatísticos, utilizamos um modelo probit bivariado, que estima conjuntamente as opções trabalhar e estudar dos jovens. Os resultados corroboram a eficiência do Programa Bolsa Família em elevar a frequência escolar das crianças; contudo, o Programa apresenta efeitos perversos sobre a incidência de trabalho infantil, elevando a probabilidade de sua ocorrência
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

De Azevedo Machado, Flávia Christiane, Iramara Lima Ribeiro, Camila Alves dos Santos, Ricardo Henrique Vieira Melo, Bianca Cristina Dantas da Silva, and Maria Wégila Félix Gomes. "MODELO LÓGICO PARA OS CICLOS DE MELHORIA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA." Revista Ciência Plural 7, no. 3 (2021): 158–79. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n3id23921.

Full text
Abstract:
Introdução: Quando se fala em saúde pública é crucial considerar dados epidemiológicos e métodos de avaliação da assistência, com o intuito de promover melhoria. Uma maneira de propiciar isso são os modelos lógicos, associam atividades, entradas de recursos, saídas de produtos e resultados. Objetivo: Construir um modelo lógico ilustrativo do funcionamento de uma Unidade de Saúde da Família e validar o seu conteúdo. Metodologia: Foi realizada revisão de literatura, observação participante e conversa com informantes-chave. Ademais, houve validação do conteúdo por profissionais atuantes na Unidad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Sisson, Maristela Chitto, Selma Regina de Andrade, Lígia Giovanella, Patty Fidelis de Almeida, Márcia Cristina Rodrigues Fausto, and Cleusa Rosalia Pacheco de Souza. "Estratégia de Saúde da Família em Florianópolis: integração, coordenação e posição na rede assistencial." Saúde e Sociedade 20, no. 4 (2011): 991–1004. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902011000400016.

Full text
Abstract:
O estudo buscou examinar o modelo assistencial da atenção básica em saúde em Florianópolis, a partir da implementação da Estratégia Saúde da Família, e analisar suas possibilidades de conduzir a organização do sistema de saúde quanto à integração à rede de serviços com coordenação dos cuidados desde a perspectiva dos atores sociais envolvidos. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso com abordagens quantitativas e qualitativas e diversas fontes de informação convergentes trianguladas. Foram entrevistadas 789 famílias e 343 profissionais responderam ao questionário do inquérito. A análise
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Scherrer, Isabela Resende Silva, and Cláudia Regina Lindgren Alves. "Depressão materna, composição da família e pobreza: como estes fatores afetam a saúde da criança no primeiro ano de vida?" Journal of Human Growth and Development 31, no. 1 (2021): 18–27. http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.10859.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar como depressão materno, composição da família e condições socioeconômicas afetam a saúde física de crianças no primeiro ano de vida. Método: Coorte retrospectiva que analisou dados de 120 crianças no primeiro ano de vida. Foi criado um Indicador de Saúde e Cuidados Maternos (ISCM), agregando informações sobre crescimento, aleitamento materno, vacinação, profilaxia de anemia ferropriva, adoecimentos e acidentes. A condição socioeconômica e de saúde foram obtidas por entrevista estruturada. A depressão materna foi avaliada pela Edinburgh Postnatal Depression Scale. A associaçã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ditterich, Rafael Gomes, Marilisa Carneiro Leão Gabardo, and Samuel Jorge Moysés. "As ferramentas de trabalho com famílias utilizadas pelas equipes de saúde da família de Curitiba, PR." Saúde e Sociedade 18, no. 3 (2009): 515–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902009000300015.

Full text
Abstract:
Este estudo de revisão de literatura teve por objetivo apresentar as ferramentas de trabalho utilizadas com famílias pelas equipes de saúde da família da cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Inicialmente, conceitua-se o trabalho com famílias, cujo propósito central está fundamentado na compreensão de sujeitos integrados ao seu contexto e dinâmica familiar, sendo possível observar o convívio e a interação entre os membros da família. Dessa forma, para além do cuidado coletivo, mesmo a atenção clínica individual pode ser estruturada em bases mais amplas, com maior resolutividade nas intervenções
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sobral, Luciane, and Marco Antonio Lima Berberi. "O RECONHECIMENTO DA SOCIOAFETIVIDADE NAS FAMÍLIAS RECOMPOSTAS: UMA SITUAÇÃO FÁTICA OU EXERCÍCIO DA AUTONOMIA PRIVADA?" Revista Direito em Debate 29, no. 54 (2020): 288–99. http://dx.doi.org/10.21527/2176-6622.2020.54.288-299.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa analisar a socioafetividade nas famílias recompostas a fim de compreender se para o reconhecimento das mesmas é necessária a presença da autonomia privada. Utilizando-se do método hipotético-dedutivo estabeleceu-se três hipóteses relacionadas à constituição da família recomposta e a relação entre padrastos, madrastas e enteados no sentido de verificar a necessidade da manifestação de vontade das partes para o reconhecimento da filiação socioafetiva dentro desse modelo de família. A metodologia utilizada foi análise doutrinária, legislativa e jurisprudencial. Dentre os re
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Carvalho, Maria Eulina Pessoa de. "Modos de educação, gênero e relações escola-família." Cadernos de Pesquisa 34, no. 121 (2004): 41–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742004000100003.

Full text
Abstract:
As relações entre escola e família baseiam-se na divisão do trabalho de educação de crianças e jovens, envolvendo expectativas recíprocas. Quando se fala na desejável parceria escola-família e convoca-se a participação dos pais na educação, sobretudo pelo dever de casa como estratégia de promoção do sucesso escolar, não se consideram: as mudanças históricas e a diversidade cultural nos modos de educação e reprodução social; as relações de poder entre estas instituições e seus agentes; a diversidade de arranjos familiares e as desvantagens materiais e culturais de grande parte das famílias; as
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

De Antoni, Clarissa, and Sílvia Helena Koller. "A visão de família entre as adolescentes que sofreram violência intrafamiliar." Estudos de Psicologia (Natal) 5, no. 2 (2000): 347–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2000000200004.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta a visão de adolescentes sobre família. Doze adolescentes entre doze a dezessete anos, do sexo feminino, abrigadas em uma instituição pública após sofrerem maus tratos intrafamiliares, apresentaram sua visão sobre o conceito de família e suas expectativas em relação à constituição de suas próprias famílias no futuro, em dois grupos focais. O conteúdo dos grupos focais "A" e "B" foram analisados separadamente, como contextos únicos. O grupo "A" apresentou uma visão de família, baseada em uma configuração por laços afetivos, onde a definição dos papéis e responsabilidades pa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Monteiro Biasutti, Carolina, and Célia Regina Rangel Nascimento. "O processo de adoção na familia monoparental." Journal of Human Growth and Development 31, no. 1 (2021): 47–57. http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.10364.

Full text
Abstract:
Introdução: Mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas no que tange a organização das famílias e aos papéis de gênero, legitimaram e deram visibilidade a arranjos familiares que divergem do modelo tradicional. Assim, considera-se importante estudar a família monoparental adotiva e suas especificidades. Objetivo: Analisar o processo de adoção e a chegada da criança nas famílias monoparentais. Método: Foram entrevistados quatro mães e um pai, entre 31 e 56 anos, cujos filhos foram adotados com idades entre zero a cinco anos. As entrevistas abordaram a motivação, o processo de adoção, a esper
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Martins e Silva, Frederico. "O modelo legal de família e as tendências atuais: reflexões canônicas e civis." Scientia Canonica 1, no. 1 (2018): 39–52. http://dx.doi.org/10.31240/2595-1165.vol1n1a2018pp39-52.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz à luz algumas reflexões acerca da questão “família”, apresentando conceitos e abordagens no pensar jurídico, seja canônico ou civil, no atual contexto, numa visão eclesiológica, pastoral e civilística. Inicialmente,tratará do lugar que o direito ocupa no coetus eclesial e da relação da Igreja com o mundo. Seguidamente, falar-se-á do objeto de estudo “família” a partir da compreensão do direito canônico e do direito civil, segundo as tendências da épocacontemporânea, através de uma compreensão sociológica, eclesiológica e pastoral. Finalmente, abrirá à reflexão o conceito
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pinto, Júlia Peres, Myriam Aparecida Mandetta, and Circéa Amalia Ribeiro. "A família vivenciando o processo de recuperação da criança pós-alta hospitalar." Revista Brasileira de Enfermagem 68, no. 4 (2015): 594–602. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680404i.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: compreender o significado atribuído pela família à sua vivência no processo de recuperação da criança acometida por doença aguda, após a alta hospitalar e elaborar um modelo teórico a respeito dessa experiência. O Interacionismo Simbólico foi adotado como referencial teórico e a Grounded Theory como metodológico. Método: os dados foram coletados por meio de entrevista e observação participante com 11 famílias, totalizando 15 entrevistas. A análise levou à formulação de um Modelo Teórico composto por dois fenômenos interativos: Mobilizando-se para resgatar o equilíbrio de seu f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Filizola, Carmen Lúcia Alves, Iraí Maria de Campos Teixeira, Débora Brechesi Milioni, and Sofia Cristina Iost Pavarini. "Saúde mental e economia solidária: a família na inclusão pelo trabalho." Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, no. 2 (2011): 418–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000200017.

Full text
Abstract:
A Reforma Psiquiátrica traz à tona a inclusão social pelo trabalho na perspectiva da Economia Solidária e envolvimento familiar. Em município do interior paulista foi criado empreendimento solidário de usuários do Centro de Atenção Psicossocial. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivos: identificar a composição e relações das famílias de integrantes desse empreendimento; conhecer as percepções dos familiares sobre a inclusão pelo trabalho dos usuários e a possibilidade de protagonismo da família nesse processo. Foram realizadas entrevistas, utilizando o genograma e ecomapa Modelo Calgary
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

McWiliam, R. A. "O modelo do prestador de serviços primários aplicado aos serviços ao domicílio e à comunidade." PSICOLOGIA 17, no. 1 (2014): 115. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v17i1.441.

Full text
Abstract:
Os serviços ao domicílio são o método mais comum de realizar intervenção precoce nos EUA. Contudo, e até à data, nenhum modelo sólido de intervenção foi proposto relativamente a este problema. Este artigo propõe um modelo que pode ser aplicado trans-continentalmente – quer se trate de serviços itinerantes, quer se trate de serviços consultivos. Este modelo centra-se nos serviços “integrados”, que são baseados no conceito de suporte à família e que utilizam um prestador de serviços primários (isto é, um modelo transdisciplinar). O modelo é fundamentado pelos seguintes princípios: (a) os profiss
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!