To see the other types of publications on this topic, follow the link: Modelo manicomial.

Journal articles on the topic 'Modelo manicomial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Modelo manicomial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Vizeu, Fábio. "A instituição psiquiátrica moderna sob a perspectiva organizacional." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 12, no. 1 (2005): 33–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702005000100003.

Full text
Abstract:
Este ensaio analisa o desenvolvimento da instituição psiquiátrica moderna, representado de maneira mais significativa pelo surgimento da organização manicomial tradicional. Nesse tipo de instituição, o processo de controle comportamental opera nas mesmas bases epistemológicas que deram ensejo ao modelo burocrático de dominação, ou seja, de acordo com a orientação racional instrumental que legitima a previsibilidade e a eficiência como princípios centrais. Em contrapartida, observa-se recentemente uma ruptura com tal tipo organizacional, expressa pelos movimentos antimanicomial e da antipsiquia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Dassayeve Távora, Mariana Tavares Cavalcanti Liberato, and Bianca Waylla Ribeiro Dionísio. "A EMPATIA COMO ATITUDE ÉTICA NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL." Revista Polis e Psique 9, no. 3 (2019): 152–70. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.82791.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetiva discutir como a compreensão empática, atitude facilitadora do crescimento humano desenvolvida por Carl Rogers, se configura como uma agir ético no cuidado em saúde mental. Para isso, realizou-se um breve percurso histórico do campo da assistência à pessoa em sofrimento psíquico, partindo do modelo manicomial nascido nos hospitais psiquiátricos, e, posteriormente, passando pelas diversas reformas em saúde mental pelo mundo, até chegarmos ao atual modelo de atenção psicossocial, que se apresenta como um contexto propício para a emergência do agir ético. Apresenta-se a idei
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moura, Heline Caroline Eloi. "Reforma psiquiátrica brasileira e os entraves para a superação do modelo manicomial." Argumentum 12, no. 3 (2020): 270–83. http://dx.doi.org/10.47456/argumentum.v12i3.29217.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo propiciar uma reflexão acerca dos avanços e recuos da Política de Saúde Mental no contexto brasileiro da Reforma Psiquiátrica, enfatizando sobretudo as alterações realizadas entre 2017 e 2019. Constatamos que essas mudanças, realizadas nos governos Temer e Bolsonaro, descaracterizam a política de saúde mental, pois incentivam financeiramente a manutenção e a ampliação do modelo asilar por meio do hospital psiquiátrico e das Comunidades Terapêuticas. A partir da revisão bibliográfica, foi possível estabelecer uma interlocução crítica com teóricos que apreende
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carneiro, Nancy Greca de Oliveira. "Do modelo asilar-manicomial ao modelo de reabilitação psicossocial: haverá um lugar para o psicanalista em Saúde Mental?" Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 11, no. 2 (2008): 208–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-47142008000200003.

Full text
Abstract:
Da desrazão ao doente mental e ao portador de transtorno mental, embora se operem deslocamentos importantes nas Instituições de Saúde Mental, o sujeito permanece excluído. Discute-se a proposta de uma instituição que possa sustentar a lógica do não todo, do caso a caso, onde não se pode escrever o universal ou formar conjunto. Apresenta-se a psicanálise aplicada ao campo da saúde mental como uma clínica do sujeito, fundada não na diversidade, mas na singularidade de sua relação com seu desejo e seu gozo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Borges, Silier Andrade Cardoso, Maria Ligia Rangel Santos, and Priscilla Nunes Porto. "Discurso Jurídico-Moral Humanizador sobre drogas e violência sanitária na saúde da família." Saúde em Debate 42, no. 117 (2018): 430–41. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811707.

Full text
Abstract:
RESUMO As mídias influenciam os sentidos entre profissionais e usuários, que podem coadunar com práticas assistenciais que reiteram o modelo manicomial. Por meio da análise de entrevistas realizadas com profissionais da Atenção Primária à Saúde, utilizando-se como material de apoio as notícias sobre o programa Crack, é Possível Vencer publicadas em jornais impressos, observou-se a emergência de uma formação discursiva Jurídico-Moral 'Humanizadora', sistema simbólico compartilhado pelos profissionais que rejeita em sua superfície a intervenção policial e carcerária para substituí-la pela violên
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mendonça Resende, Thaís. "Da reforma à contra reforma psiquiátrica: os caminhos da loucura institucionalizada no Brasil." Humanidades (Montes Claros) 9, no. 2 (2021): 64–66. http://dx.doi.org/10.53303/humanidades.v9i2.69.

Full text
Abstract:
Texto autoral baseado nas experiências clínicas e científicas da autora, no que diz respeito ao cenário nacional da saúde mental no contexto das instituições hospitalares. A abordagem leva em consideração o período que abrange os últimos 20 anos de Reforma Psiquiátrica, espaço de tempo marcado pelas mudanças na política de saúde mental e tendo como foco a desinstitucionalização do paciente e a abertura dos serviços comunitários de apoio. A autora expõe suas inquietações diante do movimento recente e que tem sido denominado pelos especialistas da área, como um retrocesso ao modelo manicomial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guimarães, Andréa Noeremberg, Letícia de Oliveira Borba, Liliana Muller Larocca, and Mariluci Alves Maftum. "Tratamento em saúde mental no modelo manicomial (1960 a 2000): histórias narradas por profissionais de enfermagem." Texto & Contexto - Enfermagem 22, no. 2 (2013): 361–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072013000200012.

Full text
Abstract:
História oral temática, desenvolvida de 2010 a 2011. Objetivou descrever a vivência de profissionais de enfermagem no tratamento ao portador de transtorno mental no modelo manicomial (1960-2000). Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada realizada com dois enfermeiros e quatro auxiliares de enfermagem, num hospital psiquiátrico do Paraná. Os dados foram analisados e apresentados em categorias de acordo com a proposta de análise temática. Os colaboradores relataram como tratamentos dispensados ao portador de transtorno mental, terapia medicamentosa, choque cardiazólico, insul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Migliari, Fabrícia de Freitas Faria, and João Fernando Marcolan. "Modelo de atenção à saúde mental na gestão Erundina (1989-1992) na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 9 (2020): e28996176. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6176.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar o modelo de assistência em saúde mental implantado no município de São Paulo na gestão Erundina (1989-1992). Pesquisa qualitativa, descritiva-exploratória, referencial teórico-metodológico da história oral temática embasada nas narrativas dos gestores e profissionais do Programa de Saúde Mental do município de São Paulo na gestão descrita. Os resultados indicaram que a organização da assistência em rede de serviços de saúde mental focado nos diversos níveis de atenção à saúde, centrada na atenção básica, investiu no intersetorial e multiprofissional com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Thainan Alves, Ananda Sodré Silva, Ismar Eduardo Martins Filho, Adriana Alves Nery, and Alba Benemérita Alves Vilela. "(Re)Visitando a reforma psiquiátrica brasileira: perspectivas num cenário de retrocessos." Avances en Enfermería 38, no. 3 (2020): 380–86. http://dx.doi.org/10.15446/av.enferm.v38n3.82440.

Full text
Abstract:
Objetivo: o presente trabalho teve por objetivo realizar uma reflexão teórica a respeito da trajetória histórica do cuidado ofertado ao portador de sofrimento mental no Brasil à luz da Política Nacional de Saúde Mental. Síntese de conteúdo: trata-se de uma reflexão teórica com base na análise das conquistas oriundas da Reforma Psiquiátrica Brasileira no tocante aos dispositivos de cuidados disponibilizados no Sistema Único de Saúde aos indivíduos com demandas relacionadas à saúde mental, bem como das mudanças recentes na Política Nacional de Saúde Mental que urgem como passíveis de comprometer
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Amorim, Ana Karenina de Melo Arraes, and Magda Dimenstein. "Desinstitucionalização em saúde mental e práticas de cuidado no contexto do serviço residencial terapêutico." Ciência & Saúde Coletiva 14, no. 1 (2009): 195–204. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232009000100025.

Full text
Abstract:
Os serviços residenciais terapêuticos (SRT) no Brasil são considerados estratégicos e imprescindíveis no processo de desinstitucionalização de egressos de longas internações psiquiátricas que perderam vínculos sociais e familiares. No entanto, muitos são os problemas e desafios que este serviço evidencia no contexto mais amplo da atenção à saúde. Este artigo procura analisar alguns desses problemas e desafios a partir da experiência do SRT de Natal, Rio Grande do Norte, e de contribuições da literatura do campo. Propostos com base na idéia de que os encontros entre loucura e cidade são potente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Carvalho, Rafael Nicolau, and Antonia Picornell-Lucas. "Retratos da Reforma Psiquiátrica: aproximações entre Brasil e Espanha." Argumentum 12, no. 2 (2020): 107–24. http://dx.doi.org/10.18315/argumentum.v12i2.29144.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma análise qualitativa das experiências de desinstitucionalização no Brasil e na Espanha, de modo a construir retratos dos processos de reforma psiquiátrica, dentro de um contexto recente de crise que ameaça os princípios reformistas. Para a realização deste estudo, utilizou-se a revisão bibliográfica narrativa e a pesquisa documental. As análises indicaram que apesar das particularidades históricas e culturais e das diferenças nos arranjos organizacionais da atenção psicossocial que permeiam as experiências nestes países, ambos adotam a desinstitucionalização como princ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Emerich, Bruno Ferrari, and Silvio Yasui. "O hospital psiquiátrico em diálogos atemporais." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 20, no. 56 (2015): 207–16. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0264.

Full text
Abstract:
O presente texto tem por objetivo apresentar um diálogo entre dois militantes da Reforma Psiquiátrica Brasileira que conversam sobre a imersão no cotidiano de hospitais psiquiátricos, mas a partir de vivências localizadas em diferentes tempos e em diferentes hospitais: Vera Cruz, em 2012, na cidade de Sorocaba; e Juquery, na década de 1980, em São Paulo. Bruno está em 2012, vivenciando um processo de intervenção em uma realidade manicomial que Silvio esperava já ter sido superada. Respeitadas as diferenças de lugares e das experiências por eles vividas, concluem que o modelo de tratamento prop
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Mielke, Fernanda Barreto, Agnes Olschowsky, Leandro Barbosa de Pinho, Christine Wetzel, and Luciane Prado Kantorski. "Avaliação qualitativa da relação de atores sociais com a loucura em um serviço substitutivo de saúde mental." Revista Brasileira de Enfermagem 65, no. 3 (2012): 501–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000300016.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo avaliar qualitativamente a relação de atores sociais com a loucura a partir das experiências produzidas em um Centro de Atenção Psicossocial no contexto brasileiro. Trata-se de um recorte de um estudo de avaliação qualitativa realizado em um Centro de Atenção Psicossocial do Sul do Brasil. Baseou-se na utilização do referencial teórico-filosófico da Avaliação de Quarta Geração. Como dispositivo metodológico, aplicou-se uma versão adaptada do Círculo Hermenêutico-Dialético. Os depoimentos perseguem a desinstitucionalização como paradigma da atenção em saúde mental,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Almeida, Isabella Silva de, and Gastão Wagner de Sousa Campos. "Análise sobre a constituição de uma rede de Saúde Mental em uma cidade de grande porte." Ciência & Saúde Coletiva 24, no. 7 (2019): 2715–26. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018247.20122017.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo se propôs a refletir sobre a constituição das redes de atenção psicossocial, a partir de um território do município de São Paulo. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório sobre o SUS e a Saúde Mental no município no período de 1980 a 2013. Foram feitas leituras de documentos oficiais e artigos, dissertações, teses e livros sobre a implementação do SUS na cidade de São Paulo, com ênfase na rede de saúde mental. Realizou-se ainda a escuta de atores que viveram parte dessa história, a partir de entrevistas abertas. Dessa forma, foi possível pontuar seis marcos: modelo a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Amaral, Márcia A. do. "Atenção à saúde mental na rede básica: estudo sobre a eficácia do modelo assistencial." Revista de Saúde Pública 31, no. 3 (1997): 288–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101997000300010.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Objetivou-se analisar a implementação da política de saúde mental para a rede básica de saúde, no Município de Campinas, SP (Brasil). MATERIAL E MÉTODO: Foi feito estudo epidemiológico descritivo de uma amostra de 150 pacientes egressos de um hospital psiquiátrico e encaminhados aos centros de saúde para continuidade do tratamento. Durante 4 meses após a alta, foi verificado o comparecimento dos pacientes às atividades, assim como a ocorrência de reinternações. RESULTADOS: Foram encontrados 48,6% dos pacientes em alta hospitalar que não demandaram atendimento nos centros de saúde e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Luzio, Cristina Amélia, and Solange L'Abbate. "A reforma psiquiátrica brasileira: aspectos históricos e técnico-assistenciais das experiências de São Paulo, Santos e Campinas." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 10, no. 20 (2006): 281–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832006000200002.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo abordar as experiências desenvolvidas, a partir da década de 1980, nos municípios de São Paulo (capital), Santos e Campinas, no sentido de compreender as suas determinações materiais, sociais e políticas, o avanço do processo de rompimento com o modelo manicomial e a emergência de forças criativas e produtivas, necessárias para a construção da atenção psicossocial em saúde mental, bem como conhecer a contribuição do Sistema Único de Saúde no avanço da reforma psiquiátrica nos municípios. A investigação que fundamenta este trabalho é parte de uma tese sobre a atenç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Soccol, Keity Laís Siepmann, Zaira Letícia Tisott, Naiana Oliveira Dos Santos, Andressa Da Silveira, Mara Regina Caino Teixeira Marchiori, and Helena Moro Stochero. "Therapeutic itinerary and health care for drug users in the psychosocial care network / Itinerário terapêutico e assistência à saúde de usuários de drogas na rede de atenção psicossocial." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 13 (September 22, 2021): 1626–32. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10811.

Full text
Abstract:
Objetivo: compreender a percepção de usuários de drogas acerca do itinerário terapêutico e da assistência à saúde na Rede de Atenção Psicossocial. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida com usuários de drogas assistidos em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas nos meses de março a maio de 2019. A coleta dos dados foi a partir da entrevista semiestruturada e analisados por meio da análise temática. Resultados: evidenciou-se que os usuários de drogas fazem uma ampla peregrinação na rede de saúde em busca de acolhimento e que a assistência à saúde está pautada e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Trott, Luna Cassel, and Daniela Ribeiro Schneider. "Coração de Estudante: Relato de experiência de um grupo voltado à educação em um Centro de Atenção Psicossocial II." Educação & Linguagem 22, no. 2 (2019): 61. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v22n2p61-86.

Full text
Abstract:
As práticas de cuidado na Rede de Atenção Psicossocial são desafios diários dos profissionais dos serviços de saúde mental em busca de desconstruir formas hegemônicas de cuidado, antes centradas no modelo manicomial e suas práticas de exclusão social. A articulação entre saúde mental e educação é uma importante ação para pensar a inclusão social dos usuários, já que muitos, na multideterminação do sofrimento psíquico, também viveram processos de exclusão escolar. O artigo é um relato de experiência de caráter pedagógica e terapêutica, realizada em um CAPS II. A oficina “Coração de Estudante” t
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Kantorski, Luciane Prado, Graciette Borges da Silva, and Emilia Nalva Ferreira da Silva. "As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental." Revista Brasileira de Enfermagem 54, no. 3 (2001): 409–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672001000300003.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda as contradições que perpassam o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nas quatro universidades públicas do Rio Grande do Sul. Consiste em um estudo qualitativo que se utiliza do referencial dialético. Os instrumentos utilizados foram: programas das disciplinas da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental e entrevistas com professores da área (15) e entrevistas com alunos (14). A temática central de análise consiste nas concepções e cenários onde se operacionaliza o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Constatamos que as disciplinas da área apre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Amarante, Paulo, and Eduardo Henrique Guimarães Torre. "“De volta à cidade, sr. cidadão!” - reforma psiquiátrica e participação social: do isolamento institucional ao movimento antimanicomial." Revista de Administração Pública 52, no. 6 (2018): 1090–107. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220170130.

Full text
Abstract:
Resumo O modelo manicomial produziu a exclusão da loucura da vida social, fundado no princípio do isolamento terapêutico, que gerou a institucionalização do louco e sua retirada da cidade e do direito à participação social, com a perda do direito à cidade e da condição de cidadania. Atualmente, a reforma psiquiátrica no Brasil é um dos mais importantes processos de crítica à psiquiatrização da loucura, promovendo uma desconstrução das formas de exclusão social da loucura e o debate na sociedade acerca dos direitos e da cidadania dos sujeitos em sofrimento mental e vulnerabilidade social. Diver
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Tanikado, Grace Vali Freitag, and Cleci Maraschin. "Pesquisa, intervenção e tecnologias: dispositivos de virtualização de coletivos." Fractal : Revista de Psicologia 24, no. 1 (2012): 143–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922012000100010.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo discutir uma pesquisa que consistiu em uma intervenção, com a utilização de ferramentas tecnológicas, no campo da psicologia social. Tomamos como intercessores teóricos proposições de Gilbert Simondon, René Lourau e Pierre Lévy. Tal composição de perspectivas ganha corpo na prática de uma oficina tecnológica em um serviço da rede pública de atenção à saúde mental, na qual os trabalhadores construíram seu website. As tecnologias operaram como dispositivos de virtualização das práticas do serviço, provocando sua problematização e produzindo analisadores. Um desses
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Henna, Elizabete Satie, Luiz Carlos de Abreu, Marcos Luiz Ferreira Neto, and Alberto Olavo Advíncula Reis. "Rede de atenção à saúde mental de base comunitária: a experiência de Santo André." Journal of Human Growth and Development 18, no. 1 (2008): 16. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19862.

Full text
Abstract:
Os distúrbios psiquiátricos constituem um grave problema de saúde pública. Por muitos anos, a única terapêutica disponível ao portador de transtornos mentais era a internação em hospitais psiquiátricos. Hoje a Organização Mundial da Saúde recomenda os serviços de base comunitária como modelo de tratamento em saúde mental. Assim, o objetivo é descrever as características de uma rede de atenção à saúde mental de base comunitária no município de Santo André, SP. Foi realizado um estudo retrospectivo do tipo descritivo, em dados secundários do período de 1987 a 2006. O estudo incidiu sobre o histó
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ramminger, Tatiana, Gilmara Da Costa Silva, and Flávia Helena Miranda de Araújo Freire. "Gênese da Rede de Atenção Psicossocial no Município de Volta Redonda-RJ: um olhar pela narrativa dos trabalhadores." Ayvu: Revista de Psicologia 1, no. 2 (2015): 166. http://dx.doi.org/10.22409/ayvu.v1i2.22186.

Full text
Abstract:
O presente texto é decorrente da pesquisa História das Práticas de Cuidado em Saúde Mental no Município de Volta Redonda – RJ. Teve como objetivo investigar as continuidades e rupturas presentes nas práticas de cuidado que atravessam a história das instituições, a história das políticas públicas e a história social do trabalho em saúde mental. Seguindo a perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, construída no encontro de co-produção de conhecimento entre a universidade e os serviços de saúde mental, apostou-se no caminho metodológico de inspiração cartográfica, lança
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lima, Deivson Wendell da Costa, Ana Karla Ramalho Paixão, Kelianny Pinheiro Bezerra, Rodrigo Jácob Moreira de Freitas, Lívia Dayane Sousa Azevedo, and Fátima Raquel Rosado Morais. "Humanização no cuidado em saúde mental: compreensões dos enfermeiros." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 17, no. 1 (2021): 58–65. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.164401.

Full text
Abstract:
Objetivo: conhecer as compreensões dos enfermeiros sobre humanização no cuidado em saúde mental. Método: tratase de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada com 12 enfermeiros em um hospital psiquiátrico do interior do Nordeste, Brasil, no período de setembro de 2014 a março de 2015. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada, observação não participante e observação dos registros de Enfermagem, analisando-os a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: emergiram quatro categorias: acolhimento, autonomia, protagonismo e corresponsabilidade. O
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Argiles, Carmen Terezinha Leal, Luciane Prado Kantorski, Janaína Quinzen Willrich, Milena Hohmann Antonacci, and Valéria Cristina Christello Coimbra. "Redes de sociabilidade: construções a partir do serviço residencial terapêutico." Ciência & Saúde Coletiva 18, no. 7 (2013): 2049–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013000700020.

Full text
Abstract:
Os serviços residenciais terapêuticos surgem no contexto da reforma psiquiátrica brasileira como um avanço à política de desinstitucionalização, e como serviços essenciais para superação das práticas tutelares, próprias do modelo manicomial, pois possibilita espaços de cuidado, acolhida e moradia digna para pessoas com perdas ou comprometimento dos vínculos familiares e sociais, devido a internações psiquiátricas. O artigo objetiva conhecer a rede de sociabilidade dos usuários do serviço residencial terapêutico de Alegrete/RS, a partir de um estudo de caso. Trata-se de um recorte da pesquisa R
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Faleiros, Vicente De Paula, and Thiago Petra da Motta Campos. "A crítica da loucura e a práxis poética da necessidade existencial: estudo de caso da Ong Inverso." Serviço Social em Revista 18, no. 2 (2016): 111. http://dx.doi.org/10.5433/1679-4842.2016v18n2p111.

Full text
Abstract:
Neste texto, discute-se a relação entre a expressão da pessoa considerada louca, no contexto da sociedade e da intersubjetividade, na dinâmica da ONG <em>Inverso</em> (Instituto de Convivência e Recriação do Espaço Social em Saúde Mental). A poética da intervenção articula o instituído ao instituinte das relações do coletivo na sociedade. O objetivo é analisar as segregações da loucura e do louco e o processo emancipatório da crítica e da prática poética com pessoas que frequentam o espaço da ONG, junto com a revisão da literatura correspondente, com reflexão crítica da experiência
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Barros, Luiza Fernandes, and Walter Melo. "Cuidado e Artes Circenses: O circo no cotidiano de uma instituição de saúde mental." Estudos e Pesquisas em Psicologia 19, no. 3 (2019): 623–43. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2019.46906.

Full text
Abstract:
Este artigo busca compreender algumas ressonâncias da prática de atividades circenses no cotidiano de uma instituição de saúde mental, a partir da inserção em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, serviço substitutivo à lógica manicomial, pautado na atenção psicossocial e em ações territoriais. Nesse sentido, o trabalho parte de uma contraposição ao modelo biomédico, estabelecendo reflexões sobre as práticas de circo a partir das noções de cuidado, de circo social e de trabalho vivo em ato. Os encontros circenses fundamentaram-se em técnicas de malabarismo, acrobacia e equi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Koosah, Jana, Maria Inês Badaró Moreira, and Florianita Coelho Braga-Campos. "Construindo histórias em tessitura lenta: desinstitucionalização e narrativas em pesquisa." Saúde e Sociedade 28, no. 3 (2019): 29–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-129020190428.

Full text
Abstract:
Resumo As críticas ao modelo manicomial fazem frente não só à existência do hospital psiquiátrico como também, no caso da desinstitucionalização, às estruturas e lugares de poder que corroboram a desimplicação na vida e na própria dignidade do sujeito. Nesse sentido, estudos sobre os desafios do cuidado em liberdade e a produção de conhecimento advinda desse cenário se fazem indeclináveis. O artigo esmiúça a utilização de narrativas em uma pesquisa nacional multicêntrica sobre a repercussão do Programa de Volta para Casa na vida daqueles que são beneficiários há cerca de 15 anos. A partir do m
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Martinhago, Fernanda, and Walter Ferreira de Oliveira. "(Des)institucionalização: a percepção dos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial de Santa Catarina, Brasil." Saúde e Sociedade 24, no. 4 (2015): 1273–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902015136741.

Full text
Abstract:
Desinstitucionalizar é desafiar, criticar e desconstruir paradigmas. Na área da saúde, não se refere apenas a sujeitos hospitalizados, mas a diferentes atores, inclusive profissionais e familiares. Neste artigo, abordamos o tema de forma mais circunscrita, olhando a desinstitucionalização em sua relação direta, antitética, com o fenômeno da institucionalização de sujeitos acometidos de transtorno psíquico. Através de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo analisamos, com base no pensamento hermenêutico-dialético, a percepção dos profissionais dos Centros de Atenção Psic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Ramos, Tatiane dos Santos Souza, Matheus Almeida Ramalho, Tatiele dos Santos Souza, Cynthia Moraes Medeiros, Hellen Cristina Sthal, and Giulena Rosa Leite. "Percepção de profissionais do atendimento pré-hospitalar na assistência à urgência e emergência (crise) em psiquiatria." Research, Society and Development 10, no. 11 (2021): e275101119423. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19423.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar as evidências disponíveis na literatura nacional e internacional sobre as percepções de profissionais do Atendimento Pré-hospitalar (APH), em relação ao atendimento de urgência e emergência (crise) em psiquiatria. Método: Revisão integrativa de artigos publicados em inglês, português e espanhol. Para o levantamento, utilizou-se as bases de dados eletrônicas, BDENF, Lilacs e MEDLINE, utilizando os descritores de forma combinada “Atendimento pré-hospitalar” and “psiquiatria”. A pesquisa foi realizada por meio da Rede BVS Brasileira/Biblioteca virtual em saúde em setembro de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ferro, Luís Felipe. "Trabalho territorial em hospitais psiquiátricos: construindo no presente um futuro sem manicômios." Psicologia: Ciência e Profissão 29, no. 4 (2009): 752–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932009000400008.

Full text
Abstract:
Tendo como pano de fundo o quadro da reforma psiquiátrica no Brasil, o presente artigo procura situar e diferenciar dois conceitos que considera mister para a transformação do modelo manicomial de assistência à saúde mental: desospitalização e desinstitucionalização. A partir do aprofundamento da discussão desses conceitos, ressalta a necessidade da desinstitucionalização da assistência à saúde mental, abrangendo tanto práticas terapêuticas quanto o desmonte dos hospitais psiquiátricos. Em proposta pragmática, procura reposicionar o papel e a atuação dos agentes da saúde vinculados ao hospital
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Alexciane Priscila, Heloisa Maria Mendonça de Morais, Maria do Socorro Veloso de Albuquerque, Maria Beatriz Lisbôa Guimarães, and Tereza Maciel Lyra. "Os desafios da organização em rede na atenção psicossocial especializada: o caso do Recife." Saúde em Debate 45, no. 128 (2021): 66–80. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104202112805.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivou-se analisar a atenção especializada em saúde mental da cidade do Recife e seu processo de regulação assistencial. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado por meio de análise documental, observação, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram gestores e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial e da regulação em saúde do Recife. Trabalhou-se com análise de conteúdo do tipo temática, a partir da técnica de condensação de significados. Apesar do histórico de alinhamento com a Reforma Psiquiátrica Brasileira e dos avanços nos processos de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Azevedo, Dulcian Medeiros de, and Danielle Souza Silva. "Establishment and operation of the residential therapeutic services: an integrative literature review." Revista de Enfermagem UFPE on line 5, no. 9 (2011): 2268. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.1262-12560-1-le.0509201126.

Full text
Abstract:
ABSTRACT Objective: bringing to pass an integrative review of the literature on Therapeutic Residential Services (SRT) in Brazil. Method: the research was performed on the Latin American and Caribbean of Health Sciences Information System (LILACS) and Scientific Electronic Library On-line (SCIELO) database, from 2002 to 2009 period, using the descriptors Assisted Living Facilities, Mental Health Services and Desinstitutionalization, 13 articles having been included. Results: the highlights were publications in nursing journals, inferring nursing concern with the subject. Two thematic currents
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Salles, Mariana Moraes, and Sônia Barros. "Representações sociais de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial e pessoas de sua rede sobre doença mental e inclusão social." Saúde e Sociedade 22, no. 4 (2013): 1059–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902013000400009.

Full text
Abstract:
Ao viver na comunidade, as pessoas com transtornos mentais enfrentam o desafio de construir a sua inclusão social. No presente estudo, buscou-se identificar e analisar as concepções expressas pelos entrevistados sobre inclusão social e doença mental. Utilizou-se a abordagem qualitativa como metodologia de pesquisa. Os sujeitos desta investigação foram pessoas com transtorno psíquico, usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e pessoas da sua rede social. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e, para apuração dos dados, foi utilizada a análise do disc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Franzoloso, Caique Lima Sette, and Luis Felipe Ferro. "Economia Solidária e Saúde Mental: Problemáticas e estratégias para a inclusão social de pessoas em sofrimento mental." Research, Society and Development 10, no. 7 (2021): e57710716924. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16924.

Full text
Abstract:
Em contexto brasileiro, o movimento da Reforma Psiquiátrica propôs o desmonte do modelo manicomial e a instauração de um novo paradigma de atenção à saúde mental, baseado no tratamento comunitário em liberdade e em propostas de inclusão social. A atual política nacional de Saúde Mental, conhecida como Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), assume como um de seus objetivos a promoção e apoio aos usuários de seus serviços em sua (re)inserção laboral. Paralelamente, a Economia Solidária se apresenta como um modo de organização material da vida e das relações de trabalho pautado na primazia pelo res
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Lamb, Paolo Porciúncula, Geraldo Eduardo Guedes de Brito, Andréa Loureiro Roges, et al. "Práticas de saúde mental na Atenção Primária à Saúde: percepções de trabalhadores." Research, Society and Development 10, no. 2 (2021): e45210212674. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12674.

Full text
Abstract:
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um dos principais pilares para a organização da Atenção Primária à Saúde no Brasil e vem se tornando um dispositivo importante na produção do cuidado em Saúde Mental. O estudo teve como objetivo conhecer a produção do cuidado em saúde mental por Equipes de Saúde da Família em Recife, capital do estado de Pernambuco, região nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 116 enfermeiros da ESF através de um questionário online e 11 trabalhadores de três equipes de uma Unidade de Saúde da F
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Reis, Diêgo Wilton Ricardo dos, Raniere Vitoria Quaresma Nascimento, Tiago de Oliveira Porto, et al. "Assistência de Enfermagem ao paciente portador de esquizofrenia." Research, Society and Development 10, no. 7 (2021): e8110716444. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16444.

Full text
Abstract:
Introdução: A esquizofrenia, atualmente, é considerada como um dos principais problemas de saúde, caracterizada por mudanças do pensamento, memória, percepção e emoção, provocando grave perturbação mental. Objetivos: Descrever a atuação da equipe de enfermagem na assistência ao paciente com esquizofrenia. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja seleção ocorreu no período entre agosto de 2020 e abril de 2021. Resultados: No manejo de pacientes psíquicos, o papel da enfermagem dentro da equipe multidisciplinar, deve refletir sobre a prática e ampliação da sua visão profis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Damásio, Virgínia Faria, Viviane Da Costa Melo, and Karla Bernardes Esteves. "Atribuições do enfermeiro nos serviços de saúde mental no contexto da reforma psiquiátrica." Revista de Enfermagem UFPE on line 2, no. 4 (2008): 425. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.329-11493-1-le.0204200813.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to describe and to identify nurse’ attributions in the mental health services according to the Psychiatric Reform. Methodology: descriptive and exploratory study, from qualitative approach, developed by recent literature review, in which we searched articles from the Virtual Health Library (BVS), and also the collection of Scielo. The analyses were done by pre and selective readings, and also textual and interpretative investigation of the selected texts. Results: it had been found 7544 publications. We limited the choice to those articles related with the nurse’s attributio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de, Raionara Cristina de Araújo Santos, Elys Karina Cavalcante dos Santos, Kamila Gonçalves e. Silva, and Marcos André de Araújo Ferreira. "Student nurses´opinion about psychiatric reform – filmed dramatization of madness in Machado’s work “O Alienista”." Revista de Enfermagem UFPE on line 4, no. 2 (2010): 476. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.612-7348-1-le.0402201004.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to expand the understanding of psychiatric reform through the work O Alienista. Methodology: this is an exploratory, descriptive and qualitative study, articulated between documentary research and filmed version of the Machado de Assis’ novel. After movie presentation, an open question was elaborated to gather data from 39 students enrolled in the second semester 2008, excluding the components of the group, 15 answered the question, sending it through e-mail to the researches. For data collection 15 students participated by answering e-mail. This study had been approval by t
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pessoa Júnior, João Mário, and Francisco Arnoldo Nunes de Miranda. "Historical record of an extinct and intermediary service in mental health: reconstituted and recalled scenery by collaborators." Revista de Enfermagem UFPE on line 6, no. 2 (2012): 480. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.2052-14823-1-le.0602201231.

Full text
Abstract:
ABSTRACT Objective: to narrate the historical record of an extinct Psychiatric Day Hospital, in Natal/RN, through multidisciplinary team professionals and professors who used it as field of disciplinary practices. Method: documental and qualitative study based on oral narrative thematic technique following the phases: respondent’s authorization, interview recording, transcription, material textualization and transcreation. Documents, inherent administrative rules, general reports of activities and interviews from fifteen collaborators, who used this service, will be used. This comprises 13 pro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Leite, Mikaelly Duarte, and Márcia Maria Mont' Alverne de Barros. "Concepções de residentes em saúde mental sobre o cuidado ofertado em rede de atenção psicossocial / Conceptions of residents in mental health on care provided in a psychosocial attention network." Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 2, no. 1 (2018): 126–44. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto11643.

Full text
Abstract:
Resumo: A Rede de Atenção Psicossocial-RAPS é constituída por serviços e dispositivos voltados para a superação da lógica manicomial, priorizando dentre outros aspectos, o exercício da cidadania e inserção social das pessoas com transtornos mentais. Neste cenário, compreende-se que a Residência Multiprofissional em Saúde Mental é relevante para o processo de qualificação dos serviços, no que concerne ao fortalecimento da rede de atenção psicossocial, à integralidade da atenção e qualificação das práticas dos trabalhadores dos serviços de saúde. Objetivou-se nesse estudo, conhecer as concepções
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Paolella, Francesco. "La Gazzetta del Frenocomio: un esperimento di "giornalismo psichiatrico" al San Lazzaro di Reggio Emilia (1875-1881)." RIVISTA SPERIMENTALE DI FRENIATRIA, no. 2 (September 2020): 141–55. http://dx.doi.org/10.3280/rsf2020-002008.

Full text
Abstract:
Questo intervento è dedicato alla ‘Gazzetta del Frenocomio', un periodico pubblicato dall'amministrazione del manicomio San Lazzaro di Reggio Emilia fra il 1875 e il 1881. Se ne ricava l'immagine di una istituzione in forte crescita, desiderosa di affermarsi come luogo di formazione e di perfezionamento negli studi psichiatrici di assoluta eccellenza e come manicomio-modello per le altre realtà italiane e straniere.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sacristán, Ma Cristina. "Una valoración sobre el fracaso del Manicomio de La Castañeda como institución terapéutica, 1910-1944." Secuencia, no. 51 (January 1, 2001): 091. http://dx.doi.org/10.18234/secuencia.v0i51.751.

Full text
Abstract:
El manicomio de La Castañeda, inaugurado en la ciudad de México el primero de septiembre de 1910, ha sido calificado como la "cuna" de la psiquiatría pública mexicana por tratarse de una institución que perseguía la curación de los enfermos mentales. Sin embargo, en unos cuantos lustros se hizo evidente el agotamiento de un modelo terapéutico como el del asilo-manicomio de grandes dimensiones, que desde tiempo atrás había sido cuestionado en algunos países occidentales por su limitada eficacia. El artículo muestra algunas evidencias del fracaso de La Castañeda como institución terapéutica, que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Contino, Alejandro Martín. "La especificidad de la función del psicólogo en el campo de la discapacidad mental." Revista de Psicología 19, no. 2 (2010): 157. http://dx.doi.org/10.5354/0719-0581.2010.17114.

Full text
Abstract:
Se propone un análisis de la dimensión política de la función psi y de la función del psicólogo en el campo de la discapacidad mental. Desde el análisis de dispositivos institucionales y prácticas manicomiales existentes, se explicita que el modelo médico individual comanda el abordaje tradicional. Se plantea que la función del psicólogo podría implicar una perspectiva desmanicomializadora, cuestionando la patologización, medicalización e institucionalización de la discapacidad. Desde esta lógica sería posible una lectura diferente respecto de las dificultades actuales en relación a la autonom
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

León León, Marco, and Mauricio Rojas Gómez. "Entre la defensa y la intervención social: Estado, ciudadanía y pobreza en la ciudad de Concepción (Chile, 1890-1930)." Revista de Indias 76, no. 268 (2016): 821. http://dx.doi.org/10.3989/revindias.2016.025.

Full text
Abstract:
Esta investigación busca entender al Estado chileno desde una triple dimensión: regional, relacional y constructiva; lo cual permite visualizar en un caso específico (la ciudad de Concepción) y en un tiempo determinado (el período 1890-1930), las particularidades de un modelo estatal no bien estudiado: el de Defensa Social, que presenta variaciones respecto de su antecedente decimonónico, el Estado Guardián, y de su sucesor natural: el Estado Benefactor. Las características y manifestaciones normativas e institucionales de dicho modelo, a nuestro entender, son evidenciables tanto en el área de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Oliveira, Alice Guimarães Bottaro de, and Marta Ester Conciani. "Participação social e reforma psiquiátrica: um estudo de caso." Ciência & Saúde Coletiva 14, no. 1 (2009): 319–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232009000100038.

Full text
Abstract:
A reforma psiquiátrica no Brasil articula várias dimensões - conceitual, técnica-assistencial, administrativa, legislativa e cultural - com o objetivo de superar o paradigma psiquiátrico que se estruturou em torno do isolamento e exclusão dos doentes mentais. Articula-se ao SUS e pressupõe hierarquização, municipalização, participação e controle social. Em Mato Grosso, apesar do avanço na dimensão administrativa, observa-se a sua realização em contextos de gestão centralizados, numa aparente contradição às suas raízes críticas. Nosso objetivo é analisar os processos participativos na construçã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ojeda Herrera, David, and Alfredo Bermúdez González. "El cuidado de la persona en el Manicomio General de La Castañeda como modelo vigente en la atención de enfermería en salud mental The care of the person in the general mental hospital La Castañeda as a current model of nursing carein mental health." REESME 13, no. 13 (April 30, 2021): 10–16. http://dx.doi.org/10.35761/reesme.2021.13.03.

Full text
Abstract:
Objetivo: El propósito del presento estudio fue describir los cuidados de enfermería de salud mental ofrecidos a los residentes del Manicomio General de La Castañeda y corroborar la vigencia de estos. Diseño: A través de un diseño cualitativo con metodología histórica hermenéutica, se revisaron fuentes históricas primarias sobre el centro en diferentes archivos históricos de la Ciudad de México y se consultó el catálogo digital en línea de la Fototeca Nacional del Instituto Nacional de Antropología e Historia (INAH). Resultados: Los cuidados de enfermería implementados durante la época del Man
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Comelles, Josep M. "De médicos de locos a médicos de cuerdos. La transición del manicomio al gabinete en la psiquiatría de anteguerra (1890-1939)." Asclepio 44, no. 1 (1992): 347. http://dx.doi.org/10.3989/asclepio.1992.v44.1.528.

Full text
Abstract:
El propósito dé este artículo es analizar la emergencia de la práctica psiquiátrica ambulatoria desde la crisis del modelo moral. Se exploran las variables corporativas y la contextualización del fenómeno, así como la influencia de los paradigmas psicoanalítico y neurológico y la influencia de la introducción de tecnología terapéutica en las instituciones psiquiátricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Vanadia, Laura Natalia, and María Laura Rodríguez. "El saber ver y el saber hacer en el hospital-asilo de Oliva (1914-1950): el caso Adela." Salud Colectiva 15 (September 19, 2019): e2211. http://dx.doi.org/10.18294/sc.2019.2211.

Full text
Abstract:
En este trabajo analizamos múltiples experiencias en el funcionamiento del primer open-door creado en la provincia de Córdoba, en 1914: el “Asilo Colonia Regional Mixto de Alienados Oliva”. Abordamos un conjunto de historias clínicas y publicaciones especializadas del boletín institucional, profundizando en procesos teóricos y terapéuticos articulados durante la primera década de internación de una paciente que vivió en Oliva la mayor parte de su vida adulta. Este estudio de caso, cuestiona la tradicional relevancia otorgada a este manicomio como espacio de reclusión y control social. Mostramo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Bravo, Omar Alejandro. "La cárcel como institución social límite." Precedente. Revista Jurídica 11 (December 1, 2017): 83. http://dx.doi.org/10.18046/prec.v11.2619.

Full text
Abstract:
Los efectos subjetivos de las instituciones carcelarias han sido claramente descriptos por Goffman como aspectos comunes de lo que este autor denominó instituciones totales, principalmente a partir de las prácticas y discursos que las caracterizan. También Foucault resulta, en este sentido, una referencia obligada para este análisis. No obstante, desde las ciencias sociales y humanas en general, y desde la psicología en particular, no se produjeron aportes significativos al respecto de los efectos de la rutina carcelaria en la salud mental de los internos. De esta forma, la amplia producción g
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!