To see the other types of publications on this topic, follow the link: Modelo nacional de interoperabilidade.

Journal articles on the topic 'Modelo nacional de interoperabilidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Modelo nacional de interoperabilidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Sewald Jr, Egon, Lucas Silveira, and Rover José Aires. "Avaliação do modelo nacional de interoperabilidade do Poder Judiciário brasileiro." Pensar - Revista de Ciências Jurídicas 21, no. 02 (2016): 442–83. http://dx.doi.org/10.5020/2317-2150.2016.v21n2p442.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Adalberto, Luiz dos Santos Junior, and de Társis Cezare Thales. "SPIN PROCESS: APLICAÇÃO DO MODELO NACIONAL DE INTEROPERABILIDADE (MNI) DO PODER JUDICIÁRIO NO SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS JUDIAIS EM PROCURADORIAS MUNICIPAIS." Prospectus 3, no. 2 (2022): 147–53. https://doi.org/10.5281/zenodo.5834660.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem foco no melhoramento e auxílio ao sistema judiciário brasileiro, aumentando a velocidade da tramitação de processos e, portanto, diminuindo a quantidade de processos em análise à medida que quanto mais processos digitalizados e setores judiciários interconectado maior a agilidade em tratar os processos, e menor o tempo de resposta entre autor e a vara responsável. A utilização do modelo nacional de interoperabilidade nas procuradorias municipais ainda não é realizada para muitos procuradores, de forma que o presente artigo – representa a fase de desenvolvimento de iniciação científica do aluno - propõe uma ferramenta para a integração do sistema de controle de processo de uma procuradoria com os sistemas dos tribunais, visando a peticionamento em lote controle dos processos. 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Jansen Zanini, and Marcio Augusto Roma Buzar. "Interoperabilidade no processo Building Information Modeling ( BIM)." Núcleo do Conhecimento 01, no. 12 (2023): 92–118. https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/arquitetura/building-information-modeling.

Full text
Abstract:
A &aacute;rea da constru&ccedil;&atilde;o civil no territ&oacute;rio nacional passa por uma grande transforma&ccedil;&atilde;o devido &agrave; grande competitividade do mercado, juntamente com novas preocupa&ccedil;&otilde;es para os projetistas. Sendo assim, a fase de elabora&ccedil;&atilde;o de projetos segue em plena evolu&ccedil;&atilde;o com a pretens&atilde;o de minimizar falhas, melhorando a constru&ccedil;&atilde;o, aperfei&ccedil;oando recursos e ganhando em produtividade. Dessa forma, o objetivo deste artigo &eacute; dissertar sobre as aplica&ccedil;&otilde;es de procedimentos para o m&eacute;todo&nbsp;<em>Building Information Modeling</em> &ndash; BIM com a finalidade de fomentar a import&acirc;ncia da compatibiliza&ccedil;&atilde;o e interoperabilidade no processo de elabora&ccedil;&atilde;o de projeto, e com isso realizar uma discuss&atilde;o sobre como a interoperabilidade agrega condi&ccedil;&otilde;es no processo de trabalho. Desta forma, o estudo mostra as vertentes e cuidados necess&aacute;rios para a aplica&ccedil;&atilde;o no processo BIM possibilitando aperfei&ccedil;oamento para a troca de informa&ccedil;&atilde;o dos modelos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

León Tinoco, Gaby Doraliza, Pedro José Vértiz Querévalu, and Luis Alberto Chávez Roncal. "Modelo para mejorar el planeamiento presupuestal y la interoperabilidad de la Escuela de Posgrado de la Universidad Nacional de Tumbes." Research, Society and Development 10, no. 10 (2021): e384101019170. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19170.

Full text
Abstract:
La investigación se realizó con el objetivo de diseñar un modelo conceptual teórico, que permita mejorar la planeación presupuestal y la interoperabilidad intra-administrativa de la Escuela de Posgrado de la Universidad Nacional de Tumbes. El estudio fue de enfoque cuantitativo, de nivel descriptivo y correlacional; diseño no experimental de corte transversal; la muestra estuvo conformada por 294 colaboradores, entre directivos, administrativos y estudiantes de los programas de maestrías y doctorados de la Escuela de Posgrado de la Universidad Nacional de Tumbes. Se utilizó como técnica la encuesta; los instrumentos se elaboraron en formularios de Google, fueron sometidos a validación y confiabilidad, obteniéndose el Alfa de Cronbach de 0.938 para el instrumento aplicado al personal administrativo y de 0.909 para el instructivo aplicado a los estudiantes. Los datos se procesaron en el Statistical Package for the Social Sciences – SPSS 26, lo que permitió obtener información y diseñar el modelo conceptual teórico, para mejorar la planeación presupuestal e interoperabilidad intra- administrativa de la Escuela de Posgrado Universidad Nacional de Tumbes. Concluyendo que la implementación teórica a priori del modelo, permitirá que la Escuela de Posgrado de la Universidad Nacional de Tumbes, incluya en su Plan Operativo Institucional las actividades que requiere la interoperabilidad intra-administrativa, logrando con su puesta en marcha modernizar a la institución.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gonçalves, Tânia Carolina Nunes Machado, and Marcelo D. Varella. "Os desafios da Administração Pública na disponibilização de dados sensíveis." Revista Direito GV 14, no. 2 (2018): 513–36. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6172201821.

Full text
Abstract:
Resumo No contexto da Lei de Acesso à Informação – em que a publicidade é a regra e o sigilo a exceção –, do Marco Civil da Internet e de decretos como o que trata da interoperabilidade de bases de dados, um dos desafios da Administração Pública brasileira é lidar com as bases de dados que contêm dados sensíveis. Nesse cenário, o presente artigo buscou analisar o modelo de disponibilização de bases de dados em ambientes denominados seguros. Foram examinados os modelos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontando suas principais semelhanças e diferenças. Verificou-se que as dificuldades perpassam a ausência de legislação específica; bem como a imprecisão e a vagueza de conceitos contidos na legislação, motivos pelos quais se propôs a adoção de uma nova terminologia. Além disso, observou-se que essas instituições apresentam níveis diferenciados de segurança da informação, e o eventual mau uso ou vazamento desses dados pode levar a consequências indesejáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Celso, Araujo Fontes. "L.E.V.I: Inteligência artificial e integração web service para automatização da distribuição de ações em meio à crise da Covid-19." Revista Eletrônica da PGE-RJ 4, no. 1 (2021): 1–32. https://doi.org/10.46818/pge.v4i1.205.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os esfor&ccedil;os aplicados em meio &agrave; pandemia da COVID-19 para automatiza&ccedil;&atilde;o da distribui&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es no &acirc;mbito da Advocacia P&uacute;blica Fluminense. O trabalho evidencia a prem&ecirc;ncia da utiliza&ccedil;&atilde;o de recursos automatizados que pudessem mitigar a complexidade na categoriza&ccedil;&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es frente &agrave; grandeza do contencioso da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. A Intelig&ecirc;ncia Artificial, associada ao uso do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), surgiu como uma ferramenta para agilizar diversas atividades da Advocacia P&uacute;blica possibilitando maior agilidade e precis&atilde;o no trabalho do Procurador de Estado e evitar a exposi&ccedil;&atilde;o dos Servidores da Procuradoria ao v&iacute;rus Sars-CoV-2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silveira, Raidan Cruz, and Daniel Martínez-Ávila. "Linked data inter-vocabulários: uso do modelo SKOS para a ligação de dados conceituais." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 18, no. 1 (2025): 27–46. https://doi.org/10.26512/rici.v18.n1.2025.56616.

Full text
Abstract:
O trabalho discute o modelo Simple Knowledge Organization System (SKOS) como tecnologia que integra iniciativas de Linked Data (LD) a partir da representação de três conceitos e suas relações. É uma pesquisa de natureza aplicada, teórica, exploratória e descritiva e abordagem qualitativa. Como método foram utilizados: o programa XML Copy Editor para criar a base sintática em linguagem computacional junto aos elementos do modelo SKOS e sua combinação com outros recursos tecnológicos, o W3C RDF Validator para validar operações descritas em SKOS e o programa Diagrams.net para criar as representações gráficas. Foram representados em SKOS os conceitos: “tecnologias da informação e comunicação” do Thesaurus Brasileiro de Ciências da Informação (TBCI) baseado em Ramalho (2017), “Tecnologia da informação” do Catálogo de Autoridades de Assuntos da Biblioteca Nacional (Brasil) e “Tecnologia da Informação” da Lista de Títulos de Assuntos da Biblioteca do Congresso. A conexão entre os conceitos demonstra o potencial do modelo SKOS como integrante do LD, pois estabelece relações entre conceitos exatos e semelhantes de vocabulários distintos em sistemas de informação. Os conceitos representados em SKOS sugerem características para LD pois dispõem de: linguagens que operam com outros sistemas, uso de URIs para localização de conceitos e formato de descrições em outros padrões tecnológicos que sugerem interoperabilidade. Pesquisas futuras podem explorar melhor o SKOS em ambientes de LD, orientados principalmente ao Library Linked Data (LLD) no âmbito brasileiro e levando em consideração iniciativas internacionais mais avançadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moreira, Tays de Sousa, Antônio Aderson dos Reis Filho, and Kalima Mendes Pitombeira. "Procedimentos e normas para a infraestrutura de dados espaciais / Procedures and rules for space data infrastructure." Brazilian Journal of Development 5, no. 1 (2018): 901–14. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n1-1034.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se propõe a mostrar uma compreensão de como funciona uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), as principais diretrizes, bem como os tipos de IDEs existentes, abordando os modelos de padrões e metadados mais utilizados para a produção e disponibilização de dados geoespaciais em uma plataforma acessível, visando a diminuição do gasto de verba aplicada repetidamente na obtenção de dados já existentes. Para esse fim, foi realizada uma análise mais aprofundada sobre o planejamento da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) brasileira, ressaltando as equipes técnicas responsáveis pela idealização do projeto, a disponibilização dos dados na plataforma INDE por meio do Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais, do Portal de Dados Geoespaciais e a arquitetura dos padrões de interoperabilidade do governo. Desse modo, a referente pesquisa foi elaborada com base no Decreto n° 6.666/08, o Plano de Ação e Implementação da INDE, e materiais disponíveis virtualmente. Por fim, concluiu-se que a implantação de uma IDE tende a agregar mais elementos para aumentar a interatividade entre o usuário e a informação geográfica, tornando-a acessível para todos os setores da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fontenele Martins, Mary Anne, Danila Augusta Accioly Varella Barca, Rodrigo Lino de Brito, Eronildo Felisberto, and Isabella Chagas Samico. "Indicadores para avaliação das ações de vigilância sanitária: uma revisão narrativa da literatura." Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia 8, no. 4 (2020): 134–46. http://dx.doi.org/10.22239/2317-269x.01590.

Full text
Abstract:
Introdução: O campo da vigilância sanitária acumula experiência na construção de indicadores de processos para monitoramento das ações planejadas – gerenciais, administrativas e técnicas – o que tem contribuído para a organização do processo de trabalho no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Entretanto, ainda se depara com incipiência na estruturação de indicadores de efetividade de suas ações. Objetivo: Identificar na literatura a existência de fontes de informações e indicadores voltados à mensuração da efetividade da ação de vigilância sanitária, tomando-se como referência a proposta teórico-metodológica para avaliação das ações de vigilância sanitária. Método: Estudo descritivo exploratório, do tipo revisão narrativa da literatura, acerca da identificação de possíveis indicadores de efetividade relacionados aos componentes de modelagem proposta para ações de visa. Realizaram-se buscas nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Scopus, Lilacs, Cochrane Library e SciELO e em sistemas de informação públicos. Resultados: A partir dos cinco componentes que descrevem a intervenção (Gestão, Regulação, Controle do risco sanitário, Monitoramento do risco sanitário e Informação, comunicação e educação), foram identificados 29 possíveis indicadores que utilizam fontes de dados já existentes e podem ser considerados para o desenvolvimento de pesquisas avaliativas que contribuam para a análise dos efeitos oriundos da execução das ações de vigilância sanitária. Conclusões: Com base nas evidências encontradas, da existência de fontes de informação e indicadores relacionados aos cinco componentes do modelo, observa-se que a construção de indicadores para avaliação das ações de vigilância sanitária é possível e factível, sendo fundamental enfrentar desafios tecnológicos como a interoperabilidade entre os inúmeros sistemas de informação existentes e a definição de padrões a serem seguidos para troca de informações de interesse da gestão na busca da implantação de práticas avaliativas no SNVS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bragança, Fernanda, and Juliana Loss de Andrade. "Plataformas de solução de conflitos e sistema de justiça brasileiro pós-COVID-19." International Journal of Digital Law 2, no. 1 (2021): 27–28. http://dx.doi.org/10.47975/ijdl.braganca.2021.

Full text
Abstract:
Diversos estudos com o objetivo de apontar algumas projeções para o sistema de justiça pós-COVID-19 no mundo. Os especialistas parecem concordar que o modelo de Justiça pré pandemia coronavírus não responde de forma ágil, flexível, acessível e economicamente adequada às demandas da sociedade pós-pandemia. Este contexto emergente cria um terreno ainda mais propício ao desenvolvimento de soluções extrajudiciais baseadas na auto composição. O período também foi marcado por projetos pilotos no âmbito dos tribunais brasileiros com o intuito de conferir maior celeridade e efetividade ao tratamento das demandas decorrentes desta conjuntura de crise sanitária através do uso de métodos consensuais. A tecnologia foi um elemento fundamental neste momento, pois possibilitou que as sessões de negociação, mediação e conciliação ocorressem através de videoconferência. Ressalta-se que o desafio daqui para frente consiste em promover a integração de plataformas de solução de conflitos com os sistemas dos tribunais, assim como a automação do maior número de etapas possíveis nessas plataformas. O objetivo deste estudo é analisar como esta integração está sendo projetada no Brasil, tendo em vista a publicação da resolução n. 358 de 2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que regulamentou a criação de soluções tecnológicas para a resolução de conflitos pelo Poder Judiciário por meio da conciliação e mediação. Esta resolução estabelece que os tribunais terão o prazo de 18 meses para disponibilizar aos seus usuários um sistema informatizado para a composição entre as partes. Esta determinação entende como insuficientes as medidas adotadas até então que se apoiam em aplicativos de vídeo e áudio para interação entre as partes e exige a disponibilização de plataformas que podem ser desenvolvidas pela própria equipe interna dos tribunais quanto por empresas ou outras instituições e que contemplem, pelo menos, as seguintes funcionalidades: cadastro das partes (pessoas físicas e jurídicas) e seus representantes; integração com o cadastro nacional de mediadores e conciliadores do CNJ (CONCILIAJUD); cadastro de casos extrajudiciais; integração com o sistema processual eletrônico do tribunal ou desenvolvimento em plataforma de interoperabilidade; sincronização de agendas/agendamento e geração de atas e termos de forma automatizada. Este tema é relevante na medida em que, neste instante, muitas dúvidas ainda pairam acerca das disposições desta regulamentação e os tribunais estão em vias de escolher qual sistema irão utilizar. Dessa maneira, o aprofundamento sobre o assunto se revela urgente e necessário ao avanço das discussões acerca do futuro do sistema de justiça em nosso país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Vásquez Ruiz, María Carolina. "Modelo de convergencia e integración de servicios de telecomunicaciones de la Fuerza Aérea Colombiana para apoyar operaciones coordinadas: caso Policía Nacional." Ciencia y Poder Aéreo 14, no. 1 (2019): 42–65. http://dx.doi.org/10.18667/cienciaypoderaereo.621.

Full text
Abstract:
&#x0D; &#x0D; &#x0D; Los sectores de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) continuamente se someten a retos. Desafíos que hoy por hoy, con los diferentes desarrollos tecnológicos, integrado a los actuales requerimientos de los clientes y necesidades empresariales, generan la necesidad de la interconexión entre las diferentes plataformas de telecomunicaciones. Esta investigación enfocará sus esfuerzos en formular una solución que permita la convergencia e integridad de los sistemas de telecomunicaciones de la Fuerza Aérea Colombiana (FAC) con los sistemas de la Policía Nacional (PNC), todo esto encaminado a facilitar el proceso de toma de decisiones durante el desarrollo de operaciones coordinadas. Para esto, es imprescindible que las tecnologías tengan la posibilidad de ser actualizadas a los nuevos lineamientos del mercado global, mediante la implementación de software y hardware que interconecten los sistemas de información actuales. Así mismo, se busca analizar la información disponible en varios escenarios, tanto el regulatorio-administrativo, operativo, técnico, como de talento humano entre los años 2014 al 2016. De conformidad con lo anterior, se desarrolla un proceso investigativo, donde los resultados logrados son interesantes. Ya que de manera significativa las hipótesis planteadas son validadas, de acuerdo con los resultados obtenidos aplicando los instrumentos de medición cualitativos y cuantitativos llevados a cabo durante la metodología de la investigación. Resultados que logró evidenciar que las plataformas de tecnologías de la información de la FAC y PONAL presenta una divergencia, la cual causa incompatibilidad para alcanzar una comunicación asertiva para el desarrollo de operaciones coordinadas. Esta investigación, bajo el enfoque de recursos y capacidades de ambas instituciones, buscó un camino para lograr comunicaciones seguras, evaluando la interoperabilidad entre ambas, con el fin de un mayor comando y control de las operaciones. A su vez pretende, que el modelo planteado pueda ser utilizado en futuros desarrollos tecnológicos orientados a operaciones coordinas con otras entidades no militares, como la Fiscalía, Cruz Roja, Defensa Civil, entre otros.&#x0D; &#x0D; &#x0D;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Abreu, Rosane de Albuquerque dos Santos. "Ciência Aberta e Periódicos Científicos: desafios do novo modelo de comunicar a ciência." Revista Fitos 16, no. 1 (2022): 6–8. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2022.1445.

Full text
Abstract:
Em Editorial publicado no Número 1 do Volume 13 de 2019, trazíamos a discussão sobre os desafios do Acesso Aberto (AA) e da Ciência Aberta (CA), evidenciando que estava em curso um novo modo de produzir e comunicar ciência. Por sua vez, seguimos o movimento da Fiocruz no que se refere à Política de Acesso Aberto e Ciência Aberta, buscando caminhar conjuntamente com os demais periódicos científicos da instituição, participando de discussões e eventos sobre o assunto.&#x0D; Passado esse tempo, retornamos ao tema neste primeiro editorial de 2022, visando trazer algumas reflexões desenvolvidas a partir de nossa prática editorial, reafirmando o nosso compromisso com CA.&#x0D; Apesar da temática da CA ter se desenvolvido, especialmente, na Europa e nos USA, no Brasil ela vem avançando gradativamente, até porque a ciência brasileira trava uma luta pelo seu reconhecimento internacional e, atualmente, também nacional. No que se refere às políticas públicas para a publicação científica brasileira, também se observa um descompasso com a urgência do mundo atual. Apesar do quadro nefasto, não se pode paralisar, mas buscar saídas para investir na melhoria da produção e comunicação científica brasileira.&#x0D; Segundo Sales e Shintaku[1], a CA apresenta-se como uma força que poderá permitir avanço científico como nunca já visto. Por sua vez, concordamos com Albagli[2] quando diz que essa temática provoca forte tensão entre a socialização do conhecimento, da informação e da cultura e sua privatização, remexendo com as relações entre saber e poder, que tanto impactam os processos sócio-econômico-culturais.&#x0D; A definição de Ciência Aberta[2] é abrangente, pois engloba vários movimentos que visam a abertura de todo o processo de pesquisa, visando compartilhar qualquer tipo de resultado, recursos, métodos ou ferramentas empregadas no processo de investigação. Dessa forma, está inserido na CA, o acesso aberto a publicações, os dados abertos de pesquisa, os softwares de código aberto, a colaboração aberta, a revisão por pares aberta, os cadernos abertos de anotações, os recursos educacionais abertos, as monografias abertas, a ciência cidadã ou crowdfunding de pesquisa. Enfim, trata-se de um novo paradigma já em curso, um novo modo de fazer ciência que se baseia em três princípios: a ciência deve ser aberta, colaborativa e feita com e para a sociedade.&#x0D; O fato de a Revista Fitos ter como foco e escopo a publicação de trabalhos científicos que contribuam para: o pensamento crítico em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&amp;I) em Biodiversidade e Saúde; de ser uma publicação inter e transdisciplinar das áreas do conhecimento (saúde, humanas e tecnológicas); estar online e em acesso aberto desde 2014; que busca ampliar a compreensão das complexas interrelações entre biodiversidade e saúde humana; que estimula a colaboração entre os setores para um desenvolvimento sustentável; que adota a concepção de inovação como um processo social, dinâmico e em rede, exige que se adote o modelo de comunicação científica que leva em conta a ética, integridade na pesquisa e investigação e inovação responsáveis. &#x0D; As duas primeiras categorias – ética e integridade - são destacadas por Inácio e Amante[3] como aquelas que sempre foram fundamentais para a ciência. No entanto, as autoras advertem que a novidade está na categoria investigação e a inovação responsáveis, pois diferente das outras duas que são do âmbito dos valores, essa última categoria está no âmbito do comportamento. A propósito, destacam:&#x0D; As características do novo modelo de fazer e comunicar ciência serão, assim, as que estão preconizadas no âmbito da investigação responsável com vistas à inovação, a saber: abertura, transparência, diversidades, inclusão, responsividade, adaptação, antecipação e reflexão.&#x0D; Dessa forma, como sinalizou Albagli[2], tensões emergem no campo do domínio do conhecimento, da descoberta, já que práticas como: abertura e transparência de dados, colaboração e parceria, liberdade de pensamento, inclusão e igualdade de oportunidades constituem o novo modelo de produção e comunicação científica, mas são conflitantes com o modelo tradicional vigente nas últimas décadas do século XX. Este modelo caracterizava-se, principalmente, pela obsessão à propriedade intelectual, levando pesquisadores e autores, ou seja, aqueles arraigados a esse modelo a ter resistências à CA.&#x0D; É certo que o desenvolvimento das tecnologias digitais contribuiu, em muito, para a disseminação dos resultados das pesquisas pelos periódicos científicos que utilizam a modalidade online de publicação, mas observou-se que a maioria dos periódicos levou para esta modalidade o mesmo tipo de gestão editorial realizado nas revistas físicas.&#x0D; Nessa linha, Santos e Calò[4] complementaram que, apesar de boa parte dos pesquisadores seguir publicando seus trabalhos de forma conservadora, o atual panorama da comunicação científica é extremamente dinâmico e tem sido, em grande medida, impactado e modificado pelo uso de ferramentas de gestão das atividades e do fluxo de pesquisa da CA.&#x0D; Procurando, portanto, absorver o novo modelo de comunicação científica e avançando cuidadosamente nas práticas editoriais para a CA, a Revista Fitos vem implementando algumas ações, baseadas nos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable) que possibilita aos dados e metadados dos artigos publicados serem facilmente encontrados e acessíveis, usando os identificadores disponíveis, assim como publicando em sistemas que possibilitem a interoperabilidade. Ainda não foi possível implementar alguma prática para atender ao princípio de reuso de dados, mas está previsto para um futuro próximo.&#x0D; A Revista Fitos adota hoje as seguintes práticas no processo de submissão dos artigos: precisão à afiliação e à citação; aplicação do Digital Object Identifier (DOI) em todos as suas publicações, exigência de cadastro dos autores Open Researcher and Contributor ID – ORCID, e apresentação dos Termos de Sessão de Direitos Autorais de todos os autores e coautores. Além disso, a revista adota a publicação dos artigos em PDF, HTML e XML para garantir a interoperabilidade entre os demais sistemas de informação; publica os artigos avaliados e aprovados em ahead of print, dando visibilidade imediata para citação; mantém um fluxo dinâmico e contínuo de submissão que pode ser realizada a qualquer momento; busca divulgar suas publicações em diferentes ferramentas de comunicação (Facebook, Blog, Instagram), procurando dar visibilidade e garantir as métricas alternativas, além das bases indexadoras às quais a revista está inserida.&#x0D; Em nossa prática cotidiana, percebemos que os autores desconhecem a importância de ações simples, mas extremamente relevantes para a visibilidade de seu trabalho e, consequentemente, da revista. Uma delas é o preenchimento correto e completo dos dados pessoais e de afiliação e dos identificadores pessoais. Por sua vez, observa-se que os autores também não se envolvem na divulgação do seu artigo publicado, esperando pela divulgação da revista, desconhecendo que existe um espaço que precisa ser assumido por eles, produzindo textos de fácil compreensão de sua pesquisa e resultados para divulgação em outros meios utilizados pela revista. Também precisam divulgar seu artigo em suas redes sociais individuais e profissionais para que seu artigo atinja um público ainda maior.&#x0D; É nessa perspectiva, portanto, que trazemos como meta para 2022 intensificar a discussão sobre CA e suas práticas, visando a implementação de forma gradativa e cuidadosa de novos formatos de avaliação e de apresentação no periódico.&#x0D; Nessa linha, convidamos editores, avaliadores, autores e leitores a participarem desse processo, visando uma construção colaborativa, com responsabilidade e clareza.&#x0D; Drª Rosane de Albuquerque dos Santos AbreuEditora Executiva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

De Alencar, Mônica Maria Valença, Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves Andrade, André Ricardo de Alencar Roza E Véras, Olival de Gusmão Freitas Neto, and Laercio Pol-Fachin. "Interoperabilidade e Sistemas de Informações em Saúde: o que estamos publicando no Brasil?" Brazilian Journal of Health Review 6, no. 4 (2023): 17771–90. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n4-292.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar a produção científica em periódicos nacionais referentes a interoperabilidade em sistemas de informação em saúde, no período de 2000-2023, cuja questão norteadora é: “O que se tem publicado no Brasil sobre interoperabilidade e sistemas de informação em saúde?”. Trata-se de um estudo bibliométrico a respeito da tecnologia em saúde, com foco na interoperabilidade dos sistemas de saúde, cuja busca foi realizada na base de dados BVS e Periódicos CAPES com os DeCS “interoperabilidade” e “sistemas de informação”, no recorte temporal de 2000-2023, tendo como critério de inclusão: artigo disponível na íntegra e está publicado em língua portuguesa. Selecionou-se 27 artigos. No Brasil é perceptível que as publicações com temáticas sobre interoperabilidade e Sistemas de Informação em Saúde ganharam força no período paralelo ao início do desenvolvimento do projeto piloto do Cartão Nacional de Saúde. Leis que tratam da Proteção de Dados Pessoais bem como a Política Nacional de Informação e Informática em saúde inexistiam até poucos anos atrás. No que tange o uso dos Sistemas de Informação em Saúde no Brasil, tanto nas esferas públicas quanto nas privadas, são sistemas fragmentados e não interoperáveis. Nas publicações brasileiras é possível perceber uma crescente sobre interoperabilidade e sistemas de informação em saúde, com destaque para interoperabilidade semântica, sendo necessário investimentos para que ocorra de fato a interoperabilidade dos SIS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Guarneri, André, and Áquilas Mendes. "atenção primária à saúde e o sistema de saúde suplementar." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 14, spec (2022): e023. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v14.1268.

Full text
Abstract:
Um bom entendimento do que é a Atenção Primária à Saúde – APS em um sistema de saúde advém de Barbara Starfield que a define como o primeiro nível assistencial dentro do sistema, caracterizando-se pela longitunalidade e integralidade do cuidado, acrescida da coordenação da assistência, centrada na pessoa. Portanto, está longe de ser uma mera etapa dentro de uma cadeia de cuidado, como trata a saúde suplementar brasileira, que se mostra fragmentada e centrada em um modelo médico\hospital. A saúde suplementar representa o subsistema privado de saúde brasileiro, composto principalmente por operadoras de planos/seguros privados de saúde. Quando se restringe a discussão da APS no âmbito do setor saúde suplementar no Brasil alguns desafios são presentes: sistema de pagamento de prestadores, desafios culturais desde o paciente até o médico, engajamento dos usuários com um modelo de APS, modalidade de atendimento, fragmentação do cuidado do paciente, limites tecnológicos, sustentabilidade financeira, entre outros que de certa forma se conectam com a existência da coordenação do cuidado. Entende-se que a APS tem como potencial a qualificação das despesas do setor da saúde suplementar, e principalmente qualificar o resultado do cuidado para o usuário. É imperativo que a incorporação do modelo APS na saúde suplementar seja entendida como uma mudança estrutural, por tanto resultado de ações sincronizadas entre as principais instituições envolvidas nesse sistema, seja ela regulatória representada pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar – ANS vinculada ao Ministério da Saúde com incentivos e exigências em prol do desenvolvimento do sistema, seja operacional com as operadoras focadas no desenvolvimento da sua capacidade de gestão do cuidado com foco na pessoa e na entrega de resultados ao usuário, e também a parte consumidora com uma mudança de perspectiva sobre a APS. O sistema privado de saúde brasileiro apresenta-se em um contexto de baixa proatividade ocasionando pouca oferta de serviços preventivos e interoperabilidade do cuidado que se configura com serviços desnecessários sendo excessivamente prestados e serviços necessários pouco oferecidos, quando disponíveis, o que gera principalmente um desalinhamento entre as despesas do setor e os resultados para o usuário. Nesta perspectiva, a incorporação da APS no âmbito da saúde suplementar exige o conhecimento de suas características e como vem sendo tratada por esse subsistema do setor saúde no País. Trata-se de um conceito consolidado e já praticado, porém que também exige alto grau de entendimento das condições e características da saúde suplementar para que seja possível realizar movimentos coerentes e factíveis garantindo uma incorporação do conceito da APS de forma íntegra. Para tanto, o objetivo deste trabalho é analisar o que a literatura científica internacional e nacional apresenta sobre a relação entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e o setor de saúde suplementar, buscando entender as características desse nível de cuidado no setor e os principais entraves na sua incorporação. A revisão sistemática de literatura utiliza-se da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. A pergunta de pesquisa se refere à: “O que a literatura científica apresenta sobre a forma como o setor de saúde suplementar incorpora a Atenção Primária à Saúde?”. Selecionou-se os seguintes Descritores de Ciências da Saúde – DeCS: Atenção Primária à Saúde, Risco Moral no Setor de Saúde Suplementar, Saúde Suplementar e Seguro de Saúde. A sintaxe utilizada para a busca diz respeito à: (mh:((mh:("atencao primaria a saude")))) AND (mh:((mh:(“risco moral no setor de saúde suplementar“)) OR (mh:("saude suplementar")) OR (mh:("seguro de saude")))). O resultado da busca dessa sintaxe apresentou um total de 807 publicações. Para alcançar as publicações mais relevantes a serem utilizadas nessa revisão seguiu-se as seguintes etapas: A primeira resumiu-se a extração da base de publicações a partir do software Zotero, que possibilitou a extração no formato de Excel e a identificação de publicações em duplicidade. Constatou-se apenas quatro publicações nessa situação, restando 803 itens. A segunda etapa foi em função de classificar as publicações de acordo com o tipo, porém no caso dessa sintaxe, todas elas foram artigos de jornais, conforme já identificados após a extração da base pelo Zotero, por tanto permaneceu-se com 803 artigos. Para a terceira etapa foi feita uma análise dos títulos das publicações, utilizou-se das ferramentas do Excel para localizar os títulos que não traziam alguns termos chaves, como “Primary”, “Healthcare”, “atenção”, “primária”, “atención primaria”, “suplementar”, “seguros”, o que permitiu a exclusão de 505 artigos, ainda na terceira fase buscou-se também excluir os títulos com a expressão “healthcare” isolada, alcançando outros 19 artigos para serem excluídos, e para os 279 restante foi feita uma análise interpretativa de cada título para avaliar a relevância com a pergunta direcionadora do trabalho, foram excluídos outros 162 artigos, restando 117. Na quarta etapa, foram avaliados os resumos dos artigos e excluídos 56 itens, restando 61, contudo 19 desses não estavam disponíveis para a leitura na íntegra. Por tanto ao final foram considerados 42 artigos para serem lidos na íntegra. Espera-se com esse trabalho avaliar o que há na literatura nacional e internacional sobre o tema Atenção Primária à Saúde relacionada com a Saúde Suplementar, evidenciando as vantagens e desvantagens dessa incorporação por esse subsistema de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Velásquez Portella, David Fernando. "Retos para lograr la interacción de la fuerza aérea con DICAPI en acciones de búsqueda y rescate de accidentes aéreos en el mar." Revista de la Escuela Superior de Guerra Naval 16, no. 2 (2020): 53–65. http://dx.doi.org/10.35628/resup.v16i2.74.

Full text
Abstract:
El siguiente artículo estudia la conveniencia de integrar los esfuerzos operativos y logísticos de dos Instituciones del Estado con la finalidad de optimizar la eficiencia durante las misiones de búsqueda y rescate cuando se produzca el accidente de una aeronave en el área marítima de responsabilidad del estado peruano. Tomando en cuenta que esta área abarca aproximadamente 3,000 millas náuticas desde su costa, la articulación de estrategias para la cooperación interinstitucional y la integración de capacidades operacionalespara el traslado oportuno de aeronaves, buques y personal al lugar del siniestro, resulta un factor clave. A pesar de la baja probabilidad que una aeronave se accidente frente a la costa peruana, representa un gran impacto para la sociedad y la imagen internacional del país. Para el análisis del tema se empleó un diseño metodológico cualitativo, basado en un modelo inductivo. Se analizaron tres dimensiones: doctrina, interoperabilidad y normatividad. Para la medición de los resultados: Entrevista, realizada a un total de seis personas expertas en un formato de preguntas abiertas. Análisis documental, efectuado a leyes, normas, planes, manuales, procedimientos y otros documentos relacionados. Observación indirecta, verificada en las instalaciones de la FAP y DICAPI, con la finalidad de conocer los diferentes mecanismos de respuesta que manejan ambas instituciones ante la activación de una radiobaliza, sea esta marítima o aérea. Los resultados encontrados fueron evaluados en una matriz de análisis transversal cualitativo, concluyéndose que existe un inadecuado nivel de coordinación entre las organizaciones responsables, situación que dificulta la integración de los esfuerzos operativos y logísticos. Asimismo, no se han registrado experiencias compartidas de ambas organizaciones, por lo que no se podido realizar un correcto estudio práctico de la efectividad de ambos sistemas por la carencia de lecciones aprendidas. Estas carencias evidenciaron la necesidad de desarrollar y formular una Estrategia Nacional de Búsqueda y Salvamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rodrigues, Luiz Cláudio de Queiroz. "INTEROPERABILIDADE INFORMACIONAL ENTRE SISBIN E MINISTÉRIO PÚBLICO E APLICAÇÃO PELO ÓRGÃO MINISTERIAL DE CONHECIMENTOS ORIUNDOS DA ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA – ESTÁGIO ATUAL E DESAFIOS." Revista Brasileira de Inteligência, no. 17 (March 23, 2023): 65. http://dx.doi.org/10.58960/rbi.2022.17.214.

Full text
Abstract:
No Brasil, a ausência de mecanismo institucional que normatize a interoperabilidade informacional entre o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e o Ministério Público, bem como a aplicação pelo órgão ministerial dos produtos oriundos da Atividade de Inteligência impede a plena utilização do saber estatal na promoção do interesse nacional e restringe o combate às principais ameaças que colocam em risco a integridade da sociedade e do Estado. O presente artigo, com base em pesquisa e análise documental-legislativa e jurisprudencial,coletou e sistematizou diplomas legais e julgados concernentes ao intercâmbio de dados e Conhecimentos entre determinadas agências integrantes do Sisbin e o Parquet, a fim de caracterizar o estágio atual desta relação.O levantamento apontou que o arcabouço normativo-legal vigente carreia prescrições que, usualmente: (I) não abarcam as relações envolvendo o Parquet e as 48 agências do Sisbin em sua totalidade e; (II) são genéricas e esbarram em questionamentos de natureza procedimental acerca do emprego dos dados e Conhecimentos, bem como da atuação cotidiana de profissionais de Inteligência e membros do órgão ministerial. A regulação da interoperabilidade informacional Sisbin-Ministério Público dotaria estas instituições de instrumentos para atuação harmônica na promoção da segurança do Estado e da Sociedade, além de efetivar objetivos e diretrizes estratégicos consignados na Política Nacional de Inteligência e na Estratégia Nacional de Inteligência. Na França, o debate acerca da interoperabilidade informacional Atividade de Inteligência-Ministério Público progride, redundando na inserção de dispositivos em diplomas legais que balizam esta cooperação, tanto em seus aspectos procedimentais, temáticos e de fluxos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Shintaku, Milton, Lucas Ângelo Silveira, Alexandre Faria de Oliveira, Diego José Macedo, and Ingrid Torres Schiessl. "Uso do protocolo de interoperabilidade OAI-ORE para preservação digital." Revista Brasileira de Preservação Digital 4 (June 10, 2023): e023012. http://dx.doi.org/10.20396/rebpred.v4i00.17992.

Full text
Abstract:
Introdução: A preservação digital em Bibliotecas Digitais e Repositórios, no Brasil, tem sido um desafio, na medida em que grande parte desses sistemas estão implementados com o software livre DSpace, que não está preparado para atuar nesta atividade. Objetivo: Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma nova opção para a preservação digital de documentos depositados em sistemas de informação implementados com o DSpace, com o uso do modelo Hipátia. Metodologia: Para tanto, o estudo faz uso de técnicas de pesquisas aplicadas em computação, voltados para inovação e resolução de problemas. Resultados: Os resultados apresentam os ajustes necessários, no DSpace, para utilizar o protocolo nativo Open Archives Initiative - Object Reuse and Exchange (OAI-ORE) para integração com o Modelo Hipátia. Conclusão: Com isso, contribui com a integração de ferramentas ao modelo Hipátia, voltado à preservação digital, de forma simples, utilizando um protocolo nativo do DSpace.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Marques, Clediane de Araújo Guedes, and Fernando Luiz Vechiato. "Interoperabilidade entre Repositório Institucional e Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas." Informação & Tecnologia 4, no. 2 (2018): 4–25. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2017v4n2.40445.

Full text
Abstract:
A interoperabilidade possibilita a comunicação entre repositórios digitais de acesso aberto e se faz necessária para facilitar e agilizar o depósito da produção nesses ambientes informacionais digitais. A partir da observação de duplicidade de depósito da produção científica armazenada no Repositório Institucional e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e da ausência de comunicação, objetiva-se promover a interoperabilidade entre esses dois sistemas com vistas a imprimir visibilidade a produção científica dos membros da referida instituição. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa-ação, a qual proporciona ações conjuntas entre pesquisador e participantes. A amostra de pesquisa foi composta por participantes diretamente envolvidos com os sistemas, visando uma coleta sistemática de dados. Nessa perspectiva, foram analisados os referidos sistemas, por meio da observação participante, bem como foram efetivadas entrevistas com os respectivos gestores, e realizado o grupo focal com alguns sujeitos da pesquisa. A análise de conteúdo foi utilizada para categorizar e tratar as inferências e gerar os resultados. A pesquisa demonstrou que dos diversos tipos de documentos armazenados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, apenas as dissertações e teses, dispõem de pré-requisitos que contribuem para a interoperabilidade. Sugere-se, com base nisso, ações e um modelo que objetivam promover essa interoperabilidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Pimentel, Breno Pontes, Andréa Teresa Riccio Barbosa, and Marcelo De Miranda Reis. "Integração entre BIM e simulação termoenergética para obtenção de ENCE de uma edificação do exército brasileiro." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 1 (2020): 232–48. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.001.0020.

Full text
Abstract:
No Brasil, o Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações promove, juntamente com o INMETRO, a avaliação de eficiência energética das edificações por meio da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). O regulamento que define os métodos para avaliação energética, no âmbito das edificações públicas, está sendo atualizado, passando a ser denominado Instrução Normativa INMETRO para Classe de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C). Para atender Atos Normativos do Governo Federal, os projetos de obras do Exército Brasileiro devem obter ENCE Nível 'A' e devem ser elaborados utilizando a metodologia BIM. Na INI-C, há um método que utiliza simulação termoenergética de edificações para sua classificação. O objetivo desse trabalho, portanto, é avaliar a possibilidade de fazer interoperabilidade entre o projeto elaborado em Revit e os softwares utilizados para simulação, indicando estratégias a serem seguidas nesse processo. Para isso, foi realizada uma análise energética de um pavilhão militar pelo método de simulação da INI-C, utilizando três combinações de softwares: modelagem da edificação no ScketchUp e no OpenStudio, caracterização e simulação no EnergyPlus; modelagem, caracterização e simulação da edificação no DesignBuilder; e utilização do projeto em Revit para caracterização e simulação no DesignBuilder, após processo de interoperabilidade. O consumo energético anual simulado na condição real das três modelagens foi, em média, 32.243,44 kWh com desvio máximo de 1,00% entre as modelagens. Na condição de referência, 80.118,71 kWh com desvio máximo de 0,01%. Em todas, obteve-se ENCE Geral Classe 'A', com média de 59,76% de economia energética. A modelagem que utiliza interoperabilidade entre Revit e DesignBuilder foi mais vantajosa, com economia de tempo no processo de avaliação e excelente precisão (desvio máximo de 1,00% em relação às demais). Para usufruir desse potencial, há de se seguir algumas recomendações no processo de interoperabilidade, apresentadas nesse trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Matos, Elesbão Oliveira de, and Cláudio José Silva Ribeiro. "REPRESENTAÇÃO SEMÂNTICA DE DADOS CLÍNICOS NA ÁREA DE SAÚDE: INTEROPERABILIDADE COM DADOS FAIR E O PADRÃO FHIR." Revista EDICIC 3, no. 2 (2023): 1–21. http://dx.doi.org/10.62758/re.v3i2.218.

Full text
Abstract:
Discorre sobre como o contexto da pandemia de COVID-19 trouxe novos desafios para âmbito da coleta, tratamento e compartilhamento de dados da área da saúde e sobre necessidade destes dados estarem baseados aos princípios Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable. Objetiva avaliar, dentre os diferentes sistemas de organização do conhecimento e vocabulários da área médica, bem como os esquemas de representação semântica que tratam os dados clínicos originários do projeto Vírus Outbreak Data Network Brasil, como os componentes para representação do padrão Fast Healthcare Interoperabilty Resources podem ser utilizados para incorporação de melhorias e alinhamento de padrões no uso no modelo semântico World Health Organization's COVID-19. Cita a rede Vírus Outbreak Data Network como um exemplo de projeto que coleta e gerencia, através do formulário de registro de caso de COVID-19 da Organização Mundial de Saúde, os dados sobre a COVID-19 de forma alinhada aos princípios Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable. Fala sobre o modelo semântico World Health Organization's COVID-19 CRF Rapid Version utilizado para a padronização, no sentido semântico, dos dados coletados. Discorre sobre a interoperabilidade semântica e compatibilidade entre contextos de informação e sobre Padrão Fast Healthcare Interoperabilty Resources e detalha seus módulos. Conclui que o Padrão Fast Healthcare Interoperabilty Resources possui um maior detalhamento das propriedades, quando comparado ao modelo semântico World Health Organization's COVID-19 e que é um padrão com a característica de interoperabilidade mais madura, quando comparado ao modelo semântico e recomenda-se a incorporação de suas características.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Marcondes, Carlos Henrique, and Luís Fernando Sayão. "Integração e interoperabilidade no acesso a recursos informacionais eletrônicos em C&T: a proposta da Biblioteca Digital Brasileira." Ciência da Informação 30, no. 3 (2001): 24–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652001000300004.

Full text
Abstract:
Descreve as opções tecnológicas e metodológicas para atingir a interoperabilidade no acesso a recursos informacionais eletrônicos, disponíveis na Internet, no âmbito do projeto da Biblioteca Digital Brasileira em Ciência e Tecnologia, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Destaca o impacto da Internet sobre as formas de publicação e comunicação em C&amp;T e sobre os sistemas de informação e bibliotecas. São explicitados os objetivos do projeto da BDB de fomentar mecanismos de publicação pela comunidade brasileira de C&amp;T, de textos completos diretamente na Internet, sob a forma teses, artigos de periódicos, trabalhos em congressos, literatura "cinzenta", ampliando sua visibilidade e acessibilidade nacional e internacional, e também de possibilitar a interoperabilidade entre estes recursos informacionais brasileiros em C&amp;T, heterogêneos e distribuídos, através de acesso unificado via um portal, sem a necessidade de o usuário navegar e consultar cada recurso individualmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Azevedo, Nathalia Cardoso de, and Sergio Fernando Tavares. "Interoperabilidade entre as ferramentas Revit e OpenStudio para simulação termoenergética." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 11 (July 14, 2020): e020011. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v11i0.8653783.

Full text
Abstract:
O ambiente construído é um dos principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE), resultado do processo de construção, manutenção e energia associada às edificações. As decisões tomadas ainda na etapa de projeto são essenciais para determinar o desempenho energético do edifício. As ferramentas Building Energy Modelling (BEM) possibilitam a criação de alternativas relacionadas à análise energética, enquanto o Building Information Modeling (BIM) beneficia a fase de projeto mediante informação integrada e objetos inteligentes que permitam a interação entre ferramentas utilizadas para arquitetura, estrutura, mecânica e elétrica. Assim, este estudo tem como objetivo verificar a interoperabilidade entre as ferramentas Revit e OpenStudio, utilizando o formato gbXML (green building XML), descrevendo o processo de modelagem, exportação e importação do formato no software de simulação termo energética. O objeto de estudo foi uma habitação em wood frame. Observou-se que a simulação ocorreu sem erros e os resultados foram obtidos por meio de um fluxo interoperável entre as ferramentas, tornando possível avaliar o conforto térmico e o gasto energético da edificação. Verificou-se no processo de exportação do Revit e importação no OpenStudio a capacidade de transportar as propriedades térmicas dentro do modelo criado evitando o retrabalho de modelagem informacional. No entanto, limitações permanecem, pois a interoperabilidade ainda é unidirecional e necessita de uma ferramenta intermediária para ajuste do modelo. O processo foi caracterizado como satisfatório, capaz de auxiliar no fluxo de trabalho que suporta decisões de projeto para edifícios com menor impacto energético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pires, Gustavo Calero Garriga, Hercules Guimarães Honorato, and Rejane Pinto Costa. "IMPORTÂNCIA DA REFORMA GOLDWATER-NICHOLS PARA A EVOLUÇÃO DA INTEROPERABILIDADE NAS FORÇAS ARMADAS DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA." Revista da Escola Superior de Guerra 33, no. 69 (2019): 198–220. http://dx.doi.org/10.47240/revistadaesg.v33i69.1039.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem o propósito de analisar a importância da Reforma Goldwater-Nichols, aprovada em 1986, visando identificar elementos que se sobressaem na evolução da interoperabilidade das forças armadas dos Estados Unidos da América. O problema que nos norteou foi: em que medida a Reforma em lide proporcionou a evolução da interoperabilidade das Forças Armadas dos Estados Unidos da América? Esta é uma pesquisa teórica de cunho qualitativo, de caráter descritivo, bibliográfico e documental. O estudo aborda as razões históricas pelas quais os Estados Unidos realizaram tão profunda reorganização em seu Departamento de Defesa, com o advento da Reforma Goldwater-Nichols, uma vez que ela foi originada fora do âmbito castrense, especificamente no Congresso dos EUA. Espera-se que essa pesquisa seja relevante à Defesa Nacional, uma vez que são expostas características marcantes do processo de interoperabilidade dos EUA, nação amiga e que detém as forças armadas mais poderosas da atualidade. Devido ao seu caráter ímpar de ser uma iniciativa parlamentar, contrária aos interesses dos militares na ocasião, é demonstrada sua gênese e, posteriormente, seus quatro principais pontos de atuação: (i) o papel da Junta de Chefes de Estado-Maior; (ii) o reforço na autoridade dos Comandantes Combatentes Unificados; (iii) a criação de um sistema educacional próprio para o desenvolvimento dos oficiais e subalternos para atuação na arena conjunta; e (iv) a valorização dos militares que servem em comandos conjuntos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Barbosa, Everton Rodrigues, and Angel Freddy Godoy Viera. "Relações semânticas e interoperabilidade em tesauros representados em SKOS." Informação & Informação 27, no. 1 (2022): 229. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p229.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este estudo tem como objetivo compreender como o modelo de dados Simple Knowledge Organization System e seus modelos de extensão tem sido utilizado para promover a interoperabilidade com outros vocabulários e refinar as relações semânticas em tesauros na web. Metodologia: Utiliza a pesquisa documental nos guias de referência dos modelos de dados utilizados para representar os tesauros na web. Resultados: os modelos de dados têm sido utilizados para representar os termos e suas variações linguísticas, os relacionamentos entre grupos e subgrupos de conceitos, numa perspectiva intra-vocabulários, e os relacionamentos entre conceitos de vocabulários distintos, numa perspectiva inter-vocabulários. Conclusões: O uso do Simple Knowledge Organization System, e dos seus modelos de extensão contribuem para uma melhor estruturação dos conceitos em tesauros. Os modelos de extensão são apropriados para a representação dos relacionamentos de equivalência compostos, ou para a estruturação de grupos e subgrupos de conceitos em tesauros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Comesaña, Diana, and Bryan Barreiro. "Creación de un modelo semántico para modelar los fenómenos meteorológicos de los siglos XIX y XX en Latinoamérica." Revista Cartográfica, no. 97 (June 30, 2019): 37–52. http://dx.doi.org/10.35424/rcarto.i97.175.

Full text
Abstract:
Los fenómenos meteorológicos son eventos que se desarrollan en la atmósfera y están asociados a un lugar específico. El objetivo del proyecto “Compartiendo la historia escondida del cambio climático en América Latina a través de las TIC”, es recuperar y georreferenciar las noticias sobre eventos meteorológicos registrados en la prensa escrita de los siglos XIX y primer mitad del XX, de los países involucrados en el proyecto: Colombia, Ecuador, México y Uruguay, y desarrollar modelos semánticos, transformando la información original recopilada para incrementar la interoperabilidad conforme a los principios de Linked Data y estándares del W3C. La terminología a modelar se obtiene por un análisis del dominio basado en el paradigma de Análisis de Dominio de Birger Hjorland. Se estudia la prensa digitalizada por las Bibliotecas Nacionales de los países intervinientes y el lenguaje empleado por sus instituciones meteorológicas nacionales y por la Organización Meteorológica Mundial. El análisis muestra un lenguaje uniforme, tanto respecto a la distribución geográfica, como tem poral, con poca sinonimia y escasa polisemia. Se aplica el método METHONTOLOGY para desarrollar una ontología de Eventos_Meteorológicos en el lenguaje OWL. Posibilita recuperar información no visible de las Bibliotecas Nacionales con técnicas de recuperación de información. Sus desarrollos son aplicables a otros documentos digitalizados y otras disciplinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Comesaña, Diana, and Bryan Barreiro. "Creación de un modelo semántico para modelar los fenómenos meteorológicos de los siglos XIX y XX en Latinoamérica." Revista Cartográfica, no. 97 (June 30, 2019): 37–52. http://dx.doi.org/10.35424/rcar.v0i97.175.

Full text
Abstract:
Los fenómenos meteorológicos son eventos que se desarrollan en la atmósfera y están asociados a un lugar específico. El objetivo del proyecto “Compartiendo la historia escondida del cambio climático en América Latina a través de las TIC”, es recuperar y georreferenciar las noticias sobre eventos meteorológicos registrados en la prensa escrita de los siglos XIX y primer mitad del XX, de los países involucrados en el proyecto: Colombia, Ecuador, México y Uruguay, y desarrollar modelos semánticos, transformando la información original recopilada para incrementar la interoperabilidad conforme a los principios de Linked Data y estándares del W3C. La terminología a modelar se obtiene por un análisis del dominio basado en el paradigma de Análisis de Dominio de Birger Hjorland. Se estudia la prensa digitalizada por las Bibliotecas Nacionales de los países intervinientes y el lenguaje empleado por sus instituciones meteorológicas nacionales y por la Organización Meteorológica Mundial. El análisis muestra un lenguaje uniforme, tanto respecto a la distribución geográfica, como tem poral, con poca sinonimia y escasa polisemia. Se aplica el método METHONTOLOGY para desarrollar una ontología de Eventos_Meteorológicos en el lenguaje OWL. Posibilita recuperar información no visible de las Bibliotecas Nacionales con técnicas de recuperación de información. Sus desarrollos son aplicables a otros documentos digitalizados y otras disciplinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pinto, Maria Manuela. "O Modelo Sistémico de Gestão da Informação: da flexibilidade organizacional à interoperabilidade do sistema." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 12, no. 1 (2018): 22–52. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.11015.

Full text
Abstract:
Apresenta o Modelo de Gestão do Sistema de Informação Ativa e Permanente (MGSI-AP), resultado de uma investigação que discutiu conceitos e perspetivas em torno da Gestão da Informação, posicionou-a como área transversal e aplicada em Ciência da Informação, com foco no(s) fluxo(s) infocomunicacional(ais), atendendo de forma particular aos que ocorrem em meio digital, no contexto de uma instituição complexa – a universidade pública portuguesa – e respetivos serviços de informação. Aborda um dos eixos da operacionalização da investigação realizada e do modelo desenvolvido. Nele se destaca a estreita ligação da Gestão da Informação à área de estudo da Produção Informacional. A universidade, foco do estudo, é abordada numa dupla faceta sistémica e, consequentemente, complexa, isto é, entre o sistema organizado formal e o sistema combinatório de feição loosely coupled. A formulação de uma proposta teórico-metodológica e de modelação operacional convergiram para uma definição de Gestão da Informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Llanes Padrón, Dunia, Elizabeth Oliva Díaz de Arce, and Mayra Marta Mena Mugica. "Una mirada a los Modelos Conceptuales de Descripción Archivística desde una perspectiva comparativa." Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra 34, no. 2 (2021): 27–48. http://dx.doi.org/10.14195/2182-7974_34_2_2.

Full text
Abstract:
Este artículo analiza varios Modelos Conceptuales de Descripción publicados en el contexto archivístico. Para ello, se estudian, utilizando técnicas comparativas, cuatro dimensiones fundamentales en cada uno de los modelos objeto de investigación: entidades archivísticas, sub-entidades, relaciones y atributos. Esta publicación muestra que tanto los modelos nacionales como el internacional presentan un diseño teórico y estructural que facilita la integración, el acceso, la interoperabilidad, la reutilización y el uso de la información archivística. Asimismo, este análisis permite identificar los elementos indispensables para la representación archivística, así como la información complementaria que se necesita para capturar el contexto de creación y uso de los documentos y su carácter probatorio. Este ensaño es de naturaleza descriptiva y tiene como propósito exponer los aspectos convergentes y divergentes de los modelos y subrayar, además, la importancia de su aplicación en los procesos descriptivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

García-González, María Segunda. "Modelo de evaluación del comportamiento ciudadano en la Administración electrónica (eGov – CIBEM)." Información, cultura y sociedad, no. 51 (December 8, 2024): 153–76. https://doi.org/10.34096/ics.i51.14476.

Full text
Abstract:
El proceso de transformación tecnológica está provocando la necesidad de redirigir la gestión interna de las Administraciones públicas y sus relaciones con la ciudadanía, atendiendo en todo caso a los principios de seguridad, interoperabilidad y accesibilidad a nivel global, donde la verdadera calidad de las Administraciones públicas radica en la gestión del conocimiento para la mejora de los servicios electrónicos y en la alfabetización de la ciudadanía para hacer un buen uso de ellos. En este trabajo se describe un método basado en modelos integradores y una encuesta realizada a 630 ciudadanos/as, que ha servido para identificar el grado de conocimiento, percepción y uso que la ciudadanía tiene de la Administración electrónica frente a la tramitación de un proceso administrativo por medios electrónicos. Los datos se analizan mediante el método de análisis de correlación para establecer relaciones entre variables, aplicando el coeficiente de correlación Chi-cuadrado de Pearson y el análisis de estadísticos descriptivos. El modelo proporciona mecanismos de ajuste para mejorar su alineación con las directivas nacionales e internacionales sobre Administración electrónica y gobierno electrónico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Alvarenga, Viviane Bessa Lopes, and Henrique Monteiro Cristovão. "Objetos de aprendizagem organizados com base no padrão LOM-IEEE adaptado a uma ontologia operacional de domínio na web semântica." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 16, no. 1 (2023): 263–85. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.47618.

Full text
Abstract:
A Educação a Distância, aumentou a oferta de Objetos de Aprendizagem (OAs) geralmente disponibilizados em repositórios sem interoperabilidade, o que gera redundância de conteúdo elevando o custo de criação e manutenção, contrariando sua principal característica, que é a reusabilidade. Este trabalho propõe criar uma ontologia operacional de domínio para auxiliar a organização de OAs no contexto da Web semântica. Com abordagem qualitativa e natureza aplicada, foram executadas as seguintes etapas: (1) a escolha do padrão LOM-IEE a partir de investigação na área; (2) escolha do repositório ARCA e compatibilização de metadados com o padrão para alguns OAs do repositório; (3) elaboração de um modelo de design para a ontologia operacional de domínio do padrão LOM-IEEE; (4) implementação da ontologia operacional de domínio, bem como a incorporação dos dados de alguns OAs. Por se tratar de uma pesquisa ainda em andamento, ainda serão investigadas propriedades e indivíduos equivalentes para a interoperabilidade das camadas estrutural e semântica. Também será realizado um mapeamento entre a ontologia e os dados para criação de uma base RDF e, finalmente, consultas SPARQL interoperáveis como prova de conceito.&#x0D;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Mello, Sarah Letícia Barbosa, Ester Damiani Silva, Júlia Fernandes Menezes De Victa, et al. "Análise da interoperabilidade em softwares de dimensionamento estrutural para concreto armado com plataforma <em>Building Information Modeling</em> (BIM)." Brazilian Journal of Development 8, no. 12 (2022): 79622–42. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n12-187.

Full text
Abstract:
A tecnologia, em suas diversas formas, está cada vez mais presente no setor da construção civil. Dessa forma, a tecnologia Building Information Modeling (BIM) é tema de relevância para a colaboração e diminuição de retrabalhos, desde a concepção até o fim da vida útil do edifício. Visando a promoção e o incentivo ao BIM no Brasil, foram instituídos decretos (n° 9.377 (2018), n° 9.983 (2019), nº 10.306 (2020)). De acordo com o decreto 10306 (2020), estabelece-se desde sua primeira fase, obrigatoriedade no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia para as novas obras públicas. Uma das características da tecnologia BIM é a utilização de uma linguagem padrão entre os softwares, conhecida como Industry Foundation Classes (IFC), promovendo a interoperabilidade. Com isso, o presente trabalho possui o objetivo analisar a interoperabilidade entre softwares de dimensionamento estrutural de Concreto Armado com plataforma BIM, envolvendo o Revit, Robot e TQS. Para realização da análise, foi desenvolvido um modelo arquitetônico, sendo uma edificação de dois pavimentos com uma área de 96 m² por pavimento. Apesar de grande evolução, pôde-se perceber que ainda não é possível gerar um modelo que seja capaz de se comunicar com total eficiência. Dessa forma, concluiu-se que para um resultado satisfatório e preciso, é necessária melhor comunicação entre os profissionais envolvidos no processo e softwares, para que a modelagem e compatibilização seja mais didática, intuitiva e eficiente. Assim, as ferramentas BIM terão maior adesão do mercado profissional e, em consequência, haverá maior disseminação e utilização da tecnologia BIM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pimentel, Breno Pontes, Andréa Teresa Riccio Barbosa, and Mayara Dias de Souza. "ANÁLISE DE MÉTODOS DE INTEGRAÇÃO ENTRE BIM E SIMULAÇÃO TERMO ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES MILITARES." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (February 21, 2020): 125. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020125-146.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar métodos de integração da plataforma Building information Modeling (BIM) no processo de simulação termo energética de edificações militares, para obtenção de Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) pelo Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações (RTQ-C). A justificativa se dá pelo fato de o Exército Brasileiro (EB) ser obrigado a obter ENCE Nível “A” e a utilizar BIM em seus projetos, conformes normativas e leis brasileiras expressas no trabalho. Primeiro, buscou-se utilizar o Autodesk Revit para realizar a simulação, que é o software adotado pelo EB para elaboração de projetos em BIM, mais especificamente os plug-ins Energy Analysis e Green Building Studio. Devido a limitações encontradas, uma segunda fase procurou maneiras de fazer interoperabilidade entre Autodesk Revit e softwares de simulação, como o EnergyPlus, o Integrated Environmental Solutions Virtual Environment (IES-VE) e o DesignBuilder. Dentre essas opções, concluiu-se que o uso do Revit interoperável com DesignBuilder é mais adequado à análise de projetos do EB. Por fim, foi explicado como se dá a interoperabilidade entre esses dois últimos softwares e como se processará a simulação para obtenção de ENCE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ribeiro, Cláudio José Silva, Luiz Olavo Bonino da Silva Santos, and João Luiz Rebelo Moreira. "Princípios FAIR e interoperabilidade: reprodutibilidade com o uso de modelagem conceitual orientada a ontologias." Informação & Informação 25, no. 3 (2020): 28. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p28.

Full text
Abstract:
Introdução: o desenvolvimento de modelos conceituais como artefatos de referência para compreensão de domínios do conhecimento contribui para auxiliar na redução da distância semântica entre a representação e a interpretação das informações. Tomando por base o contexto do compartilhamento de dados nos esforços do acesso aberto à produção em Ciência &amp; Tecnologia, bem como as dificuldades originadas pela crise da reprodutibilidade, este relato analisa a existência de modelos semânticos para representação no contexto das GLAM (Galleries, Libraries, Archives and Museums). Objetivo: propor a análise desse rol de modelos em busca da homogeneização das representações dos objetos componentes das pesquisas, à luz dos princípios FAIR e apresentar um modelo de referência que permita a convergência nas representações. Metodologia: combinando métodos e abordagens epistemológicas, este position paper usou pesquisa exploratória com análise bibliográfica e documental para identificar padrões de representação. Resultados: apresenta o conjunto de instrumentos identificados e categorizados segundo sua aplicabilidade, além de uma proposta de modelo semântico. Conclusões: este relato aponta para a necessidade de convergência de padrões de representação em conjunto com modelos conceituais, como forma de viabilizar a interoperabilidade e o uso dos princípios FAIR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Teixeira, Livia Marangon Duffles, and Mauricio Barcellos Almeida. "Composicionalidade e sobreposição em terminologias biomédicas: alternativas para interoperabilidade em saúde." Em Questão 26, no. 3 (2020): 196–223. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245263.196-223.

Full text
Abstract:
Uma importante fonte de informação para a prática clínica é o prontuário de paciente, um documento que já existe no formato eletrônico. A ambiguidade inerente ao discurso médico tem dificultado a integração automática desejável entre prontuários eletrônicos de pacientes uma vez que, no atual estágio de desenvolvimento tecnológico, os sistemas automáticos não estão aptos a lidar com variações sintáticas e semânticas da linguagem humana. Mesmo as terminologias padronizadas, criadas para lidar com tais variações, não resolvem o problema à medida da multiplicidade de opções. Essas, além dos objetivos e propósitos diversos, têm resultado em redundância, retrabalho e sobreposição entre termos. O presente artigo parte da premissa de que o problema da interoperabilidade é complexo e precisa ser atacado em diversas frentes. Uma dessas frentes, no âmbito dos prontuários eletrônicos de pacientes, envolve situações de caráter conceitual, a saber, a sobreposição epistemológica e a composicionalidade de termos. Vale-se aqui de um modelo baseado em ontologias criado em pesquisa anterior para projetar e testar um método que objetiva atenuar os efeitos dessas situações. O teste é realizado em fragmento da Classificação Internacional de Doenças e conclui-se que as situações de natureza conceitual mencionadas são aspectos relevantes a combater na busca por interoperabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Queiróz, Gabriel Ramos de, Giane de Campos Grigoletti, and Joaquim César Pizzutti dos Santos. "Interoperability between Autodesk Revit and EnergyPlus for thermal simulations of buildings." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (January 25, 2019): e019005. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8652852.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o grau de confiabilidade das possibilidades de interoperabilidade entre os programas Autodesk Revit e EnergyPlus, a fim de verificar o uso de modelos BIM em simulações térmicas realizadas no EnergyPlus. A metodologia consistiu em estudos de caso com modelos de edificações baseados no Case 600 da norma ASHRAE Standard 140 e no Projeto Casa Eficiente localizado em Florianópolis-SC. Os modelos digitais de ambas as edificações foram produzidos no Revit com diferentes processos de modelagem e configurações do programa, exportados nos formatos de arquivo IFC, gbXML e IDF e convertidos com o auxílio de ferramentas adicionais para serem abertos no EnergyPlus. Tais arquivos foram comparados com um modelo de referência de cada edificação, produzido no EnergyPlus por meio do plug-in Euclid do SketchUp, para examinar a transferência das informações com base em parâmetros definidos para as geometrias dos modelos e as configurações e resultados de simulações. Concluiu-se que não é perfeita a interoperabilidade entre os programas computacionais Autodesk Revit e EnergyPlus para simulações térmicas de edificações, pois, apesar de existir a possibilidade de transferência de informações, esta troca apresenta erros devido a distorções nas geometrias e falta de alguns dados necessários para a correta execução da simulação em todos os modelos de edificações exportados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oliveira, Matheus Menezes, Caio de Carvalho Lucarelli, and Joyce Correna Carlo. "Influência do uso de PCMs em escritório nos climas brasileiros." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 15 (April 16, 2024): e024006. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v15i00.8673208.

Full text
Abstract:
Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre a integração da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica), destacando desafios e lacunas de pesquisa. Os benefícios do BIM na extração, automação e visualização de dados no contexto do PBE Edifica foi exposta. Os desafios incluem a falta de práticas padronizadas para a integração do BIM com o Building Energy Modeling (BEM), questões de interoperabilidade e a exploração limitada de padrões como o Industry Foundation Classes (IFC). Os desafios identificados envolvem disparidades nos resultados de simulação, preocupações com a confiabilidade do modelo BIM para avaliações energéticas e complexidades nas exportações BIM-BEM. Futuras pesquisas devem investigar as complexidades das ferramentas BIM, compreender a sintaxe e semântica dos dados, e aderir às diretrizes de modelagem. O estudo destaca a conexão entre o processo de projeto e a eficiência energética, destacando o uso do BIM como abordagem metodológica. Recomendações incluem o desenvolvimento de diretrizes padronizadas para modelagem BIM, adesão ao OpenBIM para ampliar a interoperabilidade, e a exploração de ontologias e aprendizado de máquina para otimizar a troca de dados. Sugere-se uma abordagem mais ampla para lidar com aspectos técnicos na integração bem-sucedida do BIM em avaliações energéticas de edificações no contexto brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lima, Cleiton Felix de, and Claudia de Oliveira Fernandes. "O público e o privado no uso da inteligência artificial para governança educacional: uma análise de discurso da OCDE." Tramas y Redes, no. 8 (June 2025): 187–206. https://doi.org/10.54871/cl4c80dh.

Full text
Abstract:
A inteligência artificial tornou-se central para usuários, desenvolvedores e empresas. Por meio da análise do discurso, realizamos um estudo de caso sobre o impacto do discurso da OCDE sobre a inteligência artificial na educação, a partir das chaves da interoperabilidade e da governança de dados e tecnologia. Analisamos a trajetória histórica da organização até a implementação do PISA e discutimos seu impacto nas políticas educacionais brasileiras desde os anos 1990. Relacionamos colonialismo histórico, colonialidade e colonialismo de dados para interpretar o ressurgimento da inteligência artificial e o lugar do Sul Global nesse contexto. Concluímos que é urgente criar infraestruturas públicas que sustentem um projeto nacional educativo e tecnológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gonzalez, André Lins, Roberto Willrich, Diego Izidoro, and Celso Alberto Saibel Santos. "Representação Aberta e Semântica de Anotações de Incidentes em Mapas Web." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 7, no. 2 (2014): 48–66. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2014.251.

Full text
Abstract:
É crescente o número de ferramentas Web que adotam crowdsourcing, via anotações colaborativas em mapas, como modelo de resolução de problemas e produção de dados. Várias delas permitem aos usuários anotar incidentes de diferentes tipos no mapa, como incidentes relacionados à segurança, saúde e transporte. Idealmente, estas iniciativas deveriam oferecer dados abertos, possibilitando o compartilhamento das anotações e do conhecimento gerado, com consequente melhoria no mapeamento e na resolução de incidentes. Este artigo propõe uma abordagem de produção de anotações abertas e semânticas de incidentes em Mapas, permitindo a interoperabilidade das anotações e da semântica do conhecimento gerado a partir delas. A abordagem proposta é adotada e testada no nosso sistema crowdsourcing OurMap.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Martins, Cláudia de Souza Ferreira, and Lynn Rosalina Gama Alves. "UM MODELO CONCEITUAL PARA A ANÁLISE DE PLATAFORMAS DIGITAIS NA GESTÃO PÚBLICA BRASILEIRA." Revista Contemporânea 4, no. 11 (2024): e6554. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n11-068.

Full text
Abstract:
A transformação digital no setor público brasileiro tem se intensificado nas últimas décadas, motivada por demandas por maior eficiência, transparência e participação cidadã. Este estudo examina o processo de transição do governo eletrônico para o governo digital, explorando sua conexão com a transformação digital e a plataformização da sociedade. A análise, a partir de revisão de literatura, propõe um modelo conceitual e empírico para plataformas digitais na gestão pública, estruturado em três eixos principais: inovação, integração e interoperabilidade, e compartilhamento de recursos, com critérios habilitadores. Embora haja críticas ao processo de adoção de tecnologias digitais no setor público, a transformação digital tem o potencial de aumentar a eficiência organizacional e a transparência, gerando impactos positivos na execução de políticas públicas. O governo digital, baseado em plataformas tecnológicas, pode promover justiça social, inovação, desenvolvimento sustentável e melhores condições de infraestrutura, criando ambientes mais saudáveis e contribuindo para um futuro mais equitativo e sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Kuramoto, Hélio. "Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil." Ciência da Informação 35, no. 2 (2006): 91–102. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652006000200010.

Full text
Abstract:
O acesso à informação científica tem sido um grande desafio para países em desenvolvimento como o Brasil. Com a crise dos periódicos, surgida em função dos altos custos na manutenção das assinaturas das revistas científicas, o acesso à informação científica ficou bastante limitado. Embora essa crise tenha começado em meados dos anos 80, ainda hoje não existe nenhuma solução definitiva. Com as tecnologias da informação e da comunicação, surge a iniciativa de arquivos abertos (Open Archvies Initiative), a qual define um modelo de interoperabilidade entre bibliotecas e repositórios digitais, possibilitando alternativas para a comunicação científica. Ao mesmo tempo, consolida-se o movimento em favor do acesso livre à informação científica em todo o mundo, pelos grandes editores ou publishers, por meio de propostas de ações que possam viabilizar essa iniciativa. Essas são as bases da proposta de um novo modelo para intensificar e consolidar o registro e a disseminação da produção científica brasileira, assim como do acesso à informação científica. Com as experiências obtidas na implantação da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) detém, hoje, a competência técnica para consolidar e implantar essa proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Baquero Pérez, Pedro Juan. "Datos abiertos entrelazados para una mejor información jurídica." Revista Española de la Transparencia, no. 12 (March 26, 2021): 87–123. http://dx.doi.org/10.51915/ret.121.

Full text
Abstract:
La Unión Europea ha promovido la iniciativa European Legislation Identifier (ELI). En esta iniciativa se desarrolla la especificación técnica ELI, la cual define un marco flexible, de forma que cada país se adapte a sus peculiaridades con el fin de mejorar la información jurídica y tratando la legislación como datos abiertos y entrelazados. Su implementación se basa en el concepto de la WEB Semántica, y trata de facilitar el acceso, la interoperabilidad y reutilización de la información de los sistemas de publicación de normativa legal europeos, nacionales y regionales. En este trabajo, basado en la especificación ELI, se ha desarrollado un Marco Teórico que describe un modelo de evolución, tanto tecnológico como de servicios, para la aplicación de los datos abiertos entrelazados a la publicación de la legislación. En base a este Marco Teórico, se ha analizado el estado actual de la implantación en España de ELI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Santos, Rosana Rodrigues dos, and Edivanio Duarte de Souza. "Gestão eletrônica de aquisição de fontes de informação." Convergências em Ciência da Informação 3, no. 3 (2020): 128–57. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v3i3.14928.

Full text
Abstract:
O desempenho das instituições de ensino superior, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, é condicionado à existência de fontes de informação que atendam às demandas da comunidade universitária. Nesse contexto, objetiva-se propor modelo de gestão eletrônica de aquisição de fontes de informação, como parte de um sistema integrado de gestão eletrônica de formação e desenvolvimento de coleções. Este tem por base uma pesquisa exploratório-descritiva, desenvolvida a partir de levantamentos bibliográficos e documentários, e de pesquisa de campo junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas. Há na literatura diferentes modelos teórico-metodológicos de formação e desenvolvimento de coleções, porém, o modelo sistêmico é o mais utilizado. No sistema desta instituição, a seleção é realizada com base nas sugestões dos coordenadores de cursos via sistema eletrônico. A aquisição é realizada pelas modalidades de compra, doação e permuta. A primeira, realizada por meio de pregão eletrônico, apresenta algumas dificuldades. Propõe-se um fluxo para a melhor gestão desse processo, considerando a integração entre atividades e a interoperabilidade entre os sistemas que gerenciam atividades acadêmicas e administrativas da instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lessi Silva, Luís Felipe, and Santo Oliani Junior. "AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DO ERP IXC." Revista Interface Tecnológica 20, no. 1 (2023): 76–86. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v20i1.1634.

Full text
Abstract:
O setor de telecomunicações está passando por mudanças consideráveis ​​em seu ambiente de negócios. Os esforços combinados da indústria de telecomunicações e informática resultaram em um crescimento considerável nas ofertas de serviços de comunicação e dados. Essa tendência colocou uma enorme pressão no ambiente de negócios da indústria de telecomunicações, forçando as empresas a ajustarem suas estratégias de TI para que se tornassem mais orientadas a serviços e para que empregassem novas tecnologias para fornecer suporte em termos de serviços integrados, interoperabilidade, modelo de dados consistente, gestão da rede de atendimento ao cliente. Esse estudo teve por objetivo principal sugerir um modelo de planejamento e gestão estratégica e sistemática de recursos e infraestrutura e de processos em Telecom, para promover a saúde financeira de empresas em expansão nesse segmento. O método de pesquisa utilizado neste trabalho fundamentou-se em livros, artigos científicos proveniente de bases científicas e artigos, sendo essa, portanto, uma pesquisa bibliográfica. O estudo permitiu concluir que os sistemas IXC Provedor e UNM 2000 são de suma relevância para o processo de gestão de serviços de telecomunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gomes, Vanessa, and Natalia Nakamura Barros. "Contribuição da modelagem BIM para facilitar o processo de ACV de edificações completas." Gestão & Tecnologia de Projetos 13, no. 2 (2018): 19. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v13i2.142139.

Full text
Abstract:
A combinação de estratégias de projeto sustentável e BIM pode mudar as práticas tradicionais e produzir de forma eficiente um projeto de alto desempenho, mas ainda esbarra em dificuldades de interoperabilidade de software. A extração automática é o mais citado dentre os apoios potenciais que modelos BIM oferecem à realização de análises ambientais. O exame da literatura não confirma a validação desse procedimento por especialistas de avaliação do ciclo de vida (ACV), mas registra estudos incipientes para aumentar a integração de BIM e ACV. Este artigo explora contribuições da modelagem BIM para facilitar o processo de ACV de edificações completas. Procura-se verificar as hipóteses de que (1) a extração automática de quantitativo de materiais a partir de modelo com nível de desenvolvimento (LOD) 300 contribui positivamente para a realização de ACV (BIM+LCA) e (2) a inserção de parâmetros ambientais diretamente no modelo e na execução de cálculos dentro do próprio programa BIM (BIM4LCA) pode aumentar significativamente essa contribuição. Utilizou-se o software BIM Revit Architecture 2016 para modelagem dos elementos arquitetônicos, estruturais, hidrossanitários e de condicionamento artificial. Analisamos as variações entre a quantificação de referência – realizada manualmente, a partir de documentos de projeto – e aquela obtida por extração automática, assim como a adequabilidade do LOD utilizado para fins de ACV. A variação discreta (até 12%) entre as quantificações confirma a validade da extração automática para realização de ACV e da modelagem em LOD 300 para o nível de acurácia praticado atualmente. Na segunda parte do estudo, demonstramos que modelos BIM podem ser preparados para facilitar ACV (BIM4LCA) de forma operacionalmente simples, mas de grande efetividade. Em novos desenvolvimentos de projetos, esse modo pode fornecer feedback rapidamente – ainda que unidirecional – e fundamentar uma tomada de decisão mais robusta para elevar desempenho ambiental de edificações, enquanto o emprego de tecnologias de “extração, transformação e carregamento” (ETL) ou a interoperabilidade completa não se tornarem prática comum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Santos, Luis Pereira, and Renata Pereira Torres. "Interoperabilidade entre os Sistemas de Gestão Arquivística de Documentos Digitais do Conselho Nacional de Justiça e o Futuro do Judiciário na Era da Informação Digital." Sistema e-Revista CNJ 4, no. 2 (2020): 233–48. http://dx.doi.org/10.54829/revistacnj.v4i2.99.

Full text
Abstract:
O objeto deste artigo trata da interação que deve haver entre os sistemas de gestão arquivística de documentos. Esta pesquisa dissertativa possui o objetivo de demonstrar a importância da interoperabilidade entre os sistemas de gestão de informações digitais do CNJ para a preservação dos registros documentais em ambiente digital e sua importância para o futuro Judiciário, na medida em que estes registros se constituem em patrimônio do Estado. Demonstra-se também que a preservação das informações digitais deve vir em momento anterior a sua própria produção e o monitoramento contínuos nas ações de migrações dessas informações para outros sistemas de gestão de documentos serve de base à preservação do patrimônio digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ibisate, Francisco J. "política de reconstrucción nacional." ECA: Estudios Centroamericanos 47, no. 521 (1992): 245–59. http://dx.doi.org/10.51378/eca.v47i521.7234.

Full text
Abstract:
La crisis económica está vinculada a la guerra, de la misma manera que el surgimiento de la guerra lo está con el proceso económico anterior a ella. Por eso es tan importante medir los efectos de la guerra como medir los efectos de los procesos económicos anteriores a ella. Esto significa que el modelo económico salvadoreño no se inserta en un medio aséptico, de simple contracción económica y creciente deuda externa, como sucede en otros países latinoamericanos. La tesis de este artículo afirma que si todos los programas de plan de reconstrucción llegaran a realizarse se convertirán en factores reactivantes de la economía, pero siempre y cuando el modelo de mercado responda a las demandas derivadas de este presupuesto extraordinario. En consecuencia, se impone un plan de construcción a partir de cero. Hace falta hacer todo de todo, por lo tanto, un modelo económico vertido hacia el exterior tiene necesariamente que reformularse para conjugar el desarrollo hacia dentro con el crecimiento hacia fuera. Esta es la tesis y la intención del presente trabajo.&#x0D; ECA Estudios Centroamericanos, Vol. 47, No. 521, 1992: 245-259.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Vizioli, Simone Helena Tanoue, Alfonso Ippolito, Gisele Martins, Gabriel Pazeti, Giovana Alves Ferreira, and Eduardo Galbes Breda de Lima. "As interoperabilidades no processo da documentação e comunicação do patrimônio cultural." Gestão & Tecnologia de Projetos 18, no. 2 (2023): 27–48. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v18i2.196860.

Full text
Abstract:
O presente artigo coloca em discussão o complexo processo de documentação do patrimônio cultural, desde a concepção do projeto de mapeamento 3D, passando pela aquisição maciça de dados, por escaneamento a laser ou fotogrametria, análise e gestão do data base, elaboração de desenhos científicos e modelos Mesh e HBIM, até a saída/ comunicação das informações, procurando alcançar os objetivos pré-estabelecidos (educação patrimonial, manutenção, conservação e restauro do patrimônio cultural, entre outros). Neste processo, as interfaces, que aqui serão denominadas de interoperabilidades, são ainda hoje, um desafio para os atores do processo, sejam eles os produtores ou receptores da informação. Para tanto, este texto estrutura-se a partir das cinco interoperabilidades presentes no workflow do processo: a interoperabilidade semântica e internacional, a organizacional, a intercomunitária, a técnica e a humana. A pesquisa foi dividida em três momentos: a) revisão bibliográfica; b) experimentação e c) análise e discussão dos resultados. Especificamente quanto à interoperabilidade técnica, isto é, a interface entre os diferentes softwares e entre diferentes meios de representação, a pesquisa se baseou na metodologia de investigação por Design Science Research (DSR), a partir da identificação de uma problemática, aplicação de uma hipótese de otimização da interface entre os modelos mesh e o modelo HBIM, avaliação e análise da mesma, conclusão e aprendizagem com o processo realizado. O estudo que serviu de suporte para discutir as diferentes interoperabilidades no processo da documentação patrimonial, foi o Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo, em São Carlos - SP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Melero, Remedios, Alejandro Uribe Tirado, and Clara Armengou. "Conocimiento científico abierto, difusión y acceso a la producción académica. Ideas para un debate." Hipertext.net, no. 27 (November 30, 2023): 1–4. http://dx.doi.org/10.31009/hipertext.net.2023.i27.01.

Full text
Abstract:
En este número especial hemos invitado a la comunidad académica a abordar temas relacionados con el conocimiento abierto, entre los que se tendrán en cuenta los siguientes componentes claves sobre los que ha habido avances significativos, y otros aspectos a discutir si consideramos la evolución de la ciencia abierta en los últimos años: a) el acceso abierto a la producción científica: políticas en favor del acceso abierto; b) las revistas diamante; c) los Preprints y overlay journals ; d) los datos de investigación en abierto: gestión y preservación; e) las Infraestructuras abiertas y la interoperabilidad; f) los modelos de evaluación de la actividad científica basados en la ciencia abierta y métricas responsables; g) la formación y competencias en nuevas carreras relacionadas con la ciencia y gestión de los datos; y h) las políticas nacionales o institucionales para promover, impulsar e implementar la ciencia abierta en todos sus componentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Galvao, Maria Cristiane Barbosa, and Ivan Luiz Marques Ricarte. "O prontuário eletrônico do paciente em escala nacional." InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 10, no. 1 (2019): 244–64. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i1p244-264.

Full text
Abstract:
Introdução. Dada a histórica fragmentação dos sistemas de informações em saúde gerada por múltiplas iniciativas locais, regionais e nacionais de implantação de tecnologias de informação e comunicação, muitos países têm buscado soluções que permitam a interoperabilidade dos sistemas existentes e/ou a proposição de sistemas únicos para a coleta de dados clínicos em escala nacional. Objetivo. Estudar o caso australiano de implantação do prontuário eletrônico do paciente em escala nacional, por ser considerada uma iniciativa bem sucedida no cenário internacional e que visa o empoderamento do paciente. Metodologia. Realizou-se um estudo qualitativo descritivo com base em levantamento documental, incluindo artigos científicos e literatura cinzenta. Resultados. Foram recuperados 1301 artigos da PubMed relacionados ao prontuário eletrônico da Austrália e, após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 23 artigos relacionados à iniciativa australiana foram selecionados, bem como cinco documentos em portais governamentais e de organizações não-governamentais. Quatro aspectos centrais foram observados: o sistema de saúde australiano, o processo de implantação, as características e as avaliações sobre o prontuário eletrônico australiano. Conclusão. Embora o sistema nacional de prontuário eletrônico da Austrália seja reconhecido internacionalmente como uma iniciativa bem-sucedida, muitas barreiras precisam ser superadas para que haja uma aceitação ampla por parte da população e dos profissionais de saúde envolvidos em sua utilização. Adicionalmente, um sistema de prontuário eletrônico compartilhado a nível nacional, controlado pelo paciente, altera substancialmente as tradicionais relações de poder, geralmente médico-centradas, requerendo uma revisão dos processos de trabalho na assistência em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Araújo, Denise Oliveira de, and Márcio Bezerra da Silva. "Repositório digital: a delimitação de um conceito por meio de mapa conceitual." Informação@Profissões 10, no. 3 (2021): 18. http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p18.

Full text
Abstract:
Objetivo: Conceitua repositório digital a partir de um conjunto de características apresentadas como essenciais pela literatura. Propõe um modelo conceitual a partir dos predicados identificados. Adota os mapas conceituais como um caminho para organizar e representar o conhecimento sobre repositório digital, encarado como objeto de estudo na pesquisa. Metodologia: Realiza um levantamento bibliográfico que seguiu quatro passos, ou seja, identificação de características, definição de categorias para agrupar os atributos identificados, desenho do protótipo (em papel), estruturação do prototipado em software livre específico e apresentação do mapa conceitual. Inspira-se nos estudos de Joseph Novak (Teoria da Aprendizagem Significativa), originando um mapa conceitual do modelo aranha, desenhado e apresentado de maneira descritiva e qualitativa. Resultados: Resulta em um mapa conceitual construído no software CmapTools, estruturado por características essenciais dos repositórios digitais, sendo elas: interatividade e colaboração; interoperabilidade; acessibilidade; gerenciamento; autoarquivamento; pacote de software; e preservação. Conclusões: Constitui um sistema uno e conciso, baseado em padrões abertos, interoperáveis e alinhados ao incentivo de implementação a partir de softwares livres e de código aberto, os quais preveem gestão, autoarquivamento e representação, assim como acesso a posteriori aos seus objetos digitais e a memória institucional a qual está subordinado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography