To see the other types of publications on this topic, follow the link: Modelos estatísticos para água.

Journal articles on the topic 'Modelos estatísticos para água'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Modelos estatísticos para água.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Oliveira, Diogo Botelho Correa de, Willames De Albuquerque Soares, and Marco Aurelio Calixto Ribeiro de Holanda. "Análise de Desempenho de Modelos de Infiltração Unidimensional de Água no Solo." Águas Subterrâneas 32, no. 1 (January 24, 2018): 35–42. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v32i1.28947.

Full text
Abstract:
A crescente urbanização e impermeabilização do solo agrava diversos efeitos negativos no ciclo hidrológico da água, impactando diretamente na recarga dos lençóis freáticos e das águas subterrâneas. Em uma região central e relevante da cidade do Recife, objetivou-se analisar o desempenho de seis modelos numéricos de infiltração unidimensional de água no solo: Kostiakov, Horton, Philip, Kostiakov-Lewis, SCS e Swartzendruber, comparando suas modelagens com testes de infiltração de campo, realizados com a utilização de infiltrômetro. Para análise de desempenho utilizaram-se os seguintes parâmetros estatísticos: coeficiente de determinação, razão de desvios, eficiência de modelagem e o erro quadrático médio. Todos se mostraram bastante eficazes em realizar o proposto, destacando-se o de Kostiakov-Lewis, que apresentou excelente desempenho em todos os indicadores estatísticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vianna, Vinicius, and Marcelo Dacul Depexe. "Modelagem de dados por regressão múltipla para previsão do consumo de água em Umuarama." Exacta 11, no. 1 (May 28, 2013): 33–46. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v11n1.4193.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, objetivou-se encontrar uma equação capaz de prever o consumo de água (volume micromedido) da cidade de Umuarama. Utilizando diferentes variáveis, dados obtidos de séries temporais distintas, conhecimentos estatísticos e práticos, dois modelos matemáticos foram propostos, por meio de um aplicativo de regressão múltipla. Com tais modelos, e atentando para as características próprias do estudo da variação do volume consumido de água, foi possível simular previsões e, com os seus resultados, fazer análises comparativas. Assim, analisaram-se a precisão e os erros obtidos. Ao fim do estudo, chegou-se a uma equação capaz de prever o volume consumido de água de Umuarama com erros aceitáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sousa, Kelly A. de, Osvaldo Resende, and Lílian M. Costa. "Isotermas de dessorção das sementes de nabo forrageiro obtidas pelos métodos dinâmico e estático." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 17, no. 2 (February 2013): 216–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662013000200013.

Full text
Abstract:
Propôs-se, com este trabalho, determinar as isotermas de dessorção das sementes de nabo forrageiro e ajustar modelos matemáticos aos dados experimentais obtidos pelos métodos estático e dinâmico e verificar a possibilidade de utilização de um único modelo para ambos os métodos. Os teores de água de equilíbrio foram determinados pelo método dinâmico para as temperaturas de 25, 30, 35 e 40 ºC e atividades de água para cada temperatura, entre 0,27 a 0,82. No método estático foram utilizados dessecadores contendo as amostras e soluções salinas saturadas que foram colocadas em câmaras B.O.D. mantidas nas mesmas temperaturas. Aos dados experimentais foram ajustados modelos matemáticos disponíveis na literatura. Segundo os parâmetros estatísticos de análise, o modelo de Copace foi o que descreveu melhor a higroscopicidade das sementes de nabo forrageiro obtida pelo método dinâmico e, para o método estático, os modelos de Sigma Copace, Oswin, Halsey Modificado e Copace foram os que melhor representaram a higroscopicidade das sementes de nabo forrageiro. Segundo a técnica de identidade de modelos, é possível ajustar uma única equação de Copace aos dados experimentais para os dois métodos analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moscon, Eder Stolben, Samuel Martin, Carlos Roberto Spehar, Ivano Alessandro Devilla, and Francisco Rodolfo Junior. "CINÉTICA DE SECAGEM DE GRÃOS DE QUINOA (Chenopodium quinoa W.)." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 25, no. 4 (November 1, 2017): 318–25. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v25i4.773.

Full text
Abstract:
A secagem é um processo pós-colheita largamente utilizada para o controle e a manutenção da qualidade de produtos agrícolas. Com este estudo se objetivou analisar a secagem de grãos de quinoa e ajustar modelos matemáticos existentes aos valores experimentais de razão do teor de água. Este estudo foi realizado entre Abril e Agosto de 2014. O teor de água inicial variou entre 28,32 e 27,48% b.s., sendo os grãos submetidos a secagem em estufa com circulação forçada de ar nas temperaturas de 40, 50, 60 e 70 °C, até atingirem teores de água entre 8,94 a 5,76% b.s. Treze modelos matemáticos foram ajustados aos dados experimentais. Foram consideradas as magnitudes do coeficiente de determinação (R2), erro médio relativo (P) e do desvio padrão da estimativa (SE), e ainda a facilidade de uso do modelo. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os modelos de Page, Midilli e Logarítmico foram os que apresentaram coeficientes estatísticos mais satisfatórios para descrever as curvas de secagem de quinoa, em todas as temperaturas estudadas. O modelo de Page foi selecionado para descrever as curvas de secagem de quinoa devido a simplicidade de uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Corrêa, Paulo C., Osvaldo Resende, Ana P. Martinazzo, André L. D. Goneli, and Fernando M. Botelho. "Modelagem matemática para a descrição do processo de secagem do feijão (Phaseolus vulgaris L.) em camadas delgadas." Engenharia Agrícola 27, no. 2 (August 2007): 501–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162007000300020.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi a obtenção e a avaliação das curvas de secagem do feijão (Phaseolus vulgaris L.) e ajustar diferentes modelos matemáticos aos valores experimentais do teor de água para diversas condições do ar. Foram utilizados grãos de feijão colhidos com teor de água de 0,92 (b.s.) e submetidos à secagem até o teor 0,14 (b.s.) sob condições controladas de temperatura (35; 45 e 55 °C) e umidade relativa do ar de secagem de 40 ± 2%. Aos dados experimentais, foram ajustados 12 modelos matemáticos citados na literatura específica e utilizados para a representação do processo de secagem de produtos agrícolas. Pelos resultados obtidos e baseando-se em parâmetros estatísticos, pode-se concluir que metade dos modelos testados representa bem o fenômeno de secagem do feijão. Dentre esses, o modelo clássico de Page foi selecionado, pela sua simplicidade e pelo seu uso disseminado no meio científico, para descrever a cinética de secagem dos produtos vegetais. A relação entre a constante de secagem k desse modelo e a temperatura do ar pode ser descrita pela relação de Arrhenius, apresentando energia de ativação de 10,08 kJ mol-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Lílian M., Osvaldo Resende, and Daniel E. C. de Oliveira. "Isotermas de dessorção e calor isostérico dos frutos de crambe." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 17, no. 4 (April 2013): 412–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662013000400009.

Full text
Abstract:
Neste trabalho objetivou-se determinar as isotermas de sorção dos frutos de crambe e obter os valores do calor isostérico de dessorção em função do teor de água de equilíbrio. Para obtenção do teor de água de equilíbrio higroscópico utilizaram-se os frutos de crambe com teor de água inicial de 26,0 (% base seca) e o método estático-gravimétrico e, para cada repetição, foram colocados 10 g de frutos envolvidos por um tecido permeável para permitir o contato do ar com o produto e colocados no interior dos dessecadores enquanto para o controle da umidade relativa no interior dos dessecadores foram utilizadas soluções saturadas. Os dessecadores foram colocados em câmara incubadora tipo B.O.D. regulada para as temperaturas de 25, 30, 35 e 40 °C. O teor de água de equilíbrio higroscópico dos frutos de crambe é diretamente proporcional à atividade de água e decresce com o aumento de temperatura, para um mesmo valor de umidade relativa de equilíbrio. Baseando-se em parâmetros estatísticos os modelos de Copace e Oswin Modificado são os que melhor representam a higroscopicidade dos frutos de crambe quando comparados com os demais modelos testados. O calor isostérico aumenta com a diminuição do teor de água de equilíbrio sendo necessária uma quantidade maior de energia para retirar a água dos frutos de crambe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

da Costa Cantos Jerônimo, Gabriel, Luiz Felipe Ramos Turci, Paulo Augusto Zaitune Pamplin, and Patrícia Neves Mendes. "Modelagem otimizada de indicadores biológicos de qualidade da água." Revista DAE 221, no. 68 (December 10, 2019): 131–41. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.011.

Full text
Abstract:
Resumo 27/06/2018 DOI: https://doi.org/10.36659 /dae.2020.011 Turci, L. F. R Pamplin, P. A. Z https://orcid.org/0000-0001-7516-0963 https://orcid.org/0000-0001-7318-9121 O estudo de plantas aquáticas (macrófitas) é importante, uma vez que essas plantas apresentam potencial de utilização em estudos de ecotoxicologia, como bioindicadores no tratamento de águas residuárias. A mode- lagem criteriosa do crescimento dessas plantas, especificamente a Lemna minor, é útil na determinação das condições de otimização dessas aplicações; assim, deseja-se sempre obter o modelo que melhor represente a dinâmica de crescimento populacional da planta em estudo. Neste trabalho, apresenta-se uma metodologia de ajuste e seleção de modelos de crescimento não lineares com base em indicadores estatísticos que servem como avaliadores de qualidade dos modelos. Para ilustrar o uso da metodologia, foi feito o cultivo de Lemna minor em meio Steinberg e foram ajustados três modelos aos dados médios de crescimento de suas frondes, selecionando o modelo Logístico como o melhor. Palavras-chave: Modelo de crescimento populacional. Avaliadores de qualidade. Lemna minor. Abstract The study of aquatic plants (macrophytes) is important since such plants present a potential utilization in ecotoxi- cology as bioindicators, as well in wastewater treatment. The criterious growth modelling of such plants, specifically Lemna minor, is useful for the determination of the optimal conditions of mentionedin applications - so one always looks for the best model that represents the dynamic of population growth of the plant in study. This work presents a methodology of adjustment and selection of nonlinear growth models based on statistical indicators, which work as quality evaluators for the models. To illustrate this methodology, Lemna minor was grown in Steinberg environ- ment, and three models were fitted to the fronds growth data, the Logistic model was selected as the best model. Keywords: Population growth model. Quality evaluators. Lemna minor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

HIGUCHI, Niro, Joaquim dos SANTOS, Ralfh João RIBEIRO, Luciano MINETTE, and Yvan BIOT. "Biomassa da parte aérea da vegetação da Floresta Tropical úmida de terra-firme da Amazônia Brasileira." Acta Amazonica 28, no. 2 (June 1998): 153. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921998282166.

Full text
Abstract:
Usando um banco de dados com 315 árvores, com DAP≥5 cm, foram testados quatro modelos estatísticos - linear, não linear e dois logarítmicos - para estimar a biomassa de árvores em pé. Os dados foram coletados, de forma destrutiva, na região de Manaus, Estado do Amazonas, em um sítio coberto por floresta de terra-fírme sobre platôs de latossolo amarelo. Em diferentes simulações com diferentes intensidades de amostragem, os quatro modelos estimam precisamente a biomassa, sendo que o afastamento entre a média observada e a estimada, em nenhuma ocasião ultrapassou 5%. As equações para estimar a biomassa de árvores individuais em uma parcela fixa, distintamente para árvores com 5≤ DAP<20 cm e com DAP≥20 cm, são mais consistentes do que o uso de uma única equação para estimar, genericamente, todas as árvores com DAP≥5 cm. O modelo logarítmico com apenas uma variável independente, o DAP, apresenta resultados tão consistentes e precisos quanto os modelos que se utilizam também da variável altura total da árvore. Além do modelo estatístico para estimar o peso da massa fresca total de uma árvore, outras informações são apresentadas, estratificadas nos diferentes compartimentos (tronco, galho grosso, galho fino, folhas e, eventualmente, flores e frutos) de uma árvore, como: concentração de água para estimar o peso da massa seca, concentração carbono e a contribuição do peso de cada compartimento no peso total.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

PINHEIRO, Antonio Gebson, Jhon Lennon Bezerra Da SILVA, Douglas Alberto De Oliveira SILVA, Pedro Henrique Dias BATISTA, Joez André De Moraes RODRIGUES, and Marcos Vinícius Da SILVA. "Simulação matemática do comportamento teórico-hidráulico de microaspersores e microtubos ao longo da linha lateral." Revista Ambientale 11, no. 2 (July 16, 2019): 22–33. http://dx.doi.org/10.34032/ambientale.v11i2.95.

Full text
Abstract:
A irrigação localizada caracteriza-se como o método de irrigação com alta eficiência na aplicação de água e insumos por meio da fertirrigação. Objetivou-se com o presente estudo avaliar o comportamento teórico-hidráulico de microaspersores e microtubos por meio de simulações matemáticas ao longo da linha lateral em sistema de irrigação, sendo o emissor em estudo da carborundum, cuja característica de bocal verde e claro. O trabalho foi desenvolvido através de simulações matemáticas através do Software Microsoft Excel® para um emissor tipo microaspersor e microtubos. Os valores estatísticos foram a média, desvio padrão, coeficiente de variação (CV) e coeficiente de uniformidade estatísticos (CUE). A simulação com microaspersores e microtubos obteveram valores do CUE para a pressão e vazão variando entre 94,42 e 98,09%, classificados como excelentes, apresentando-se de baixa variabilidade (CVs entre 1,00 e 5,00%). Neste sistema, foi verificado que a uniformidade de aplicação de água ao longo da linha lateral está intimamente relacionada com a variação de pressão e vazão dos emissores. Os modelos matemáticos foram eficazes no dimensionamento do gradiente de pressão ao longo da linha lateral tanto para os microaspersores quanto para os microtubos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

PINHEIRO, Antonio Gebson, Jhon Lennon Bezerra Da SILVA, Douglas Alberto De Oliveira SILVA, Pedro Henrique Dias BATISTA, Joez André De Moraes RODRIGUES, and Marcos Vinícius Da SILVA. "Mathematical simulation of the theoretical-hydraulic behavior of micro sprinklers and microtubes along the lateral line." Revista Ambientale 11, no. 2 (July 16, 2019): 22–33. http://dx.doi.org/10.48180/ambientale.v11i2.95.

Full text
Abstract:
A irrigação localizada caracteriza-se como o método de irrigação com alta eficiência na aplicação de água e insumos por meio da fertirrigação. Objetivou-se com o presente estudo avaliar o comportamento teórico-hidráulico de microaspersores e microtubos por meio de simulações matemáticas ao longo da linha lateral em sistema de irrigação, sendo o emissor em estudo da carborundum, cuja característica de bocal verde e claro. O trabalho foi desenvolvido através de simulações matemáticas através do Software Microsoft Excel® para um emissor tipo microaspersor e microtubos. Os valores estatísticos foram a média, desvio padrão, coeficiente de variação (CV) e coeficiente de uniformidade estatísticos (CUE). A simulação com microaspersores e microtubos obteveram valores do CUE para a pressão e vazão variando entre 94,42 e 98,09%, classificados como excelentes, apresentando-se de baixa variabilidade (CVs entre 1,00 e 5,00%). Neste sistema, foi verificado que a uniformidade de aplicação de água ao longo da linha lateral está intimamente relacionada com a variação de pressão e vazão dos emissores. Os modelos matemáticos foram eficazes no dimensionamento do gradiente de pressão ao longo da linha lateral tanto para os microaspersores quanto para os microtubos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Carmo, Edilson José do, Dalto Domingos Rodrigues, and Gerson Rodrigues Dos Santos. "AVALIAÇÃO DOS INTERPOLADORES KRIGAGEM E TOPO TO RASTER PARA GERAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO A PARTIR DE UM "AS BUILT"." Boletim de Ciências Geodésicas 21, no. 4 (December 2015): 674–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702015000400039.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva realizar o "as built" de uma caixa de decantação de estação de tratamento de água e avaliar o uso dos métodos de interpolação krigagem e Topo to Raster na geração de Modelo Digital de Elevação (MDE) do fundo de uma caixa de decantação de uma Estação de Tratamento de Água levantado com estação total. Para interpolação com o Topo to Raster foram usadas duas metodologias, uma usando como arquivo de entrada linhas de contorno e pontos cotados, conhecido como Topo to Raster padrão, e outra usando somente pontos cotados, conhecido como Topo to Raster condicionado. A interpolação por krigagem foi feita utilizando krigagem ordinária e krigagem simples. Foi utilizado como referência 50 pontos extraídos do MDE gerado pelo método Triangular Irregular Network (TIN). Para cada amostra de discrepância foram calculados indicadores estatísticos. O Modelo gerado por Topo to Raster condicionado apresentou visíveis distorções nas bordas e no centro da área de estudo, devendo ser descartado. Aplicando o teste z, conclui-se que as médias das discrepâncias dos interpoladores krigagem ordinária e krigagem simples não são significativas à um nível de confiança de 95%, ou seja, não diferem do TIN. Já os interpoladores Topo to Raster padrão e Topo to Raster condicionado apresentam diferenças significativas nas médias. Para profundidades médias de 3,21 m, foram encontrados os seguintes valores para os indicadores estatísticos: discrepância média de 1 cm, discrepância máxima de 10 cm, desvio padrão da amostra de 3 cm e RMS das discrepâncias de 3 cm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Borges dos Santos, Gabriel, Marlon Heitor Kunst Valentini, and Bruno Müller Vieira. "Análise de regressão linear aplicada à modelagem de uma nova equação para o monitoramento de qualidade da água: estudo de caso do Arroio Moreira/Fragata." Revista Ambientale 13, no. 1 (April 10, 2021): 13–27. http://dx.doi.org/10.48180/ambientale.v13i1.262.

Full text
Abstract:
No Brasil, a principal fonte de água doce potável são os rios, porém isso não impede de que os mesmos fiquem expostos aos efeitos das atividades humanas. Mediante isso, surgem metodologias que ajudam no monitoramento da qualidade hídrica, como, por exemplo, métodos estatísticos e o Índice de Qualidade da Água (IQA), ambas ferramentas matemáticas que tem a capacidade de transformar uma variação grande de valores numéricos em resultados de fácil interpretação. Sendo assim, este trabalho objetiva desenvolver e avaliar uma nova equação de IQA, para o Arroio Moreira/Fragata, utilizando modelos de análise de regressão linear e comparar os resultados obtidos por essa nova equação com os resultados da equação original. Através dos modelos utilizados, foi possível criar uma nova equação de IQA utilizando apenas três variáveis, coliformes termotolerantes, oxigênio dissolvido e turbidez, e gerando resultados sem diferença significativa daqueles gerados pela equação da CETESB. A diminuição na quantidade necessária de variáveis para calcular a qualidade hídrica pode ser considerada uma grande vantagem, uma vez que causa uma economia financeira e maior facilidade técnica para o monitoramento dos recursos hídricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Resende, Osvaldo, Silvestre Rodrigues, Valdiney Cambuy Siqueira, and Renan Vieira Arcanjo. "Cinética da secagem de clones de café (Coffea canephora Pierre) em terreiro de chão batido." Acta Amazonica 40, no. 2 (2010): 247–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672010000200002.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com o presente trabalho estudar a cinética da secagem de quatro clones de café da espécie Coffea canephora submetidos à secagem em terreiro de chão batido, bem como ajustar diferentes modelos matemáticos aos valores experimentais selecionando aquele que melhor representa o fenômeno em estudo. Foram utilizados frutos de café dos clones: Cpafro 194, Cpafro 193, Cpafro 167 e Cpafro180, colhidos com os teores de água iniciais de 1,20; 1,32; 1,51 e 1,46 (decimal base seca (b.s.)), respectivamente. A secagem prosseguiu em terreiro de chão batido até que o produto atingisse o teor de água de 0,137; 0,133; 0,142 e 0,140 (decimal b.s.) respectivamente para os clones Cpafro 194, Cpafro 193, Cpafro 167 e Cpafro 180. Aos dados experimentais foram ajustados dez modelos matemáticos citados na literatura específica e utilizados para representação do processo de secagem de produtos agrícolas. Baseando-se em parâmetros estatísticos, conclui-se que os modelos Verma, Dois Termos e Aproximação da Difusão foram adequados para representação da secagem dos quatro clones de café analisados, e além destes, para o clone Cpafro 167, os modelos Thompson, Page, Newton, Logarítmico, Henderson e Pabis e Exponencial de Dois Termos também se mostraram satisfatórios na descrição do fenômeno; já o tempo necessário para a secagem em terreiro de chão batido dos clones de café Cpafro 194, Cpafro 193, Cpafro 167 e Cpafro 180 foi de 189,5 h.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Freitas, Mariana Davila Fonseca Paiva de Paula. "Integração de ferramentas de modelagem ambiental, fragmentação da paisagem e tratamentos estatísticos na avaliação da qualidade das águas." Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) 55, no. 4 (2020): 552–69. http://dx.doi.org/10.5327/z2176-947820200651.

Full text
Abstract:
A modelagem ambiental é um processo computacional de amplas aplicações, incluindo projeção de cenários por meio dos autômatos celulares, em que células interagem por meio de condições predefinidas, possibilitando a previsão de futuros cenários. Dessa forma é possível avaliar, por exemplo, a evolução de atividades antrópicas em bacias hidrográficas com o uso de base cartográfica e imagens de satélite. Essa projeção é importante para a qualidade das águas, visto que os recursos hídricos são amplamente prejudicados por atividades humanas. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo simular cenários para 15 anos em uma área localizada na bacia hidrográfica do ribeirão Vermelho, que abrange os municípios de Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, situados na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), integrando-os com a fragmentação da paisagem e dados de qualidade das águas. As diferentes informações levantadas foram associadas para se inferir sobre o estado atual das águas e predizer, conforme cenários futuros, tomadas de decisões para melhoria da sua qualidade. Inicialmente, foram mapeados em classes o uso e a ocupação do solo da bacia hidrográfica de três anos (1996, 2006 e 2016). As classes foram divididas em áreas naturais e antrópicas e associadas aos arquivos de drenagem, malha viária e altitude, sendo os inputs para o modelo de projeções de paisagem. A projeção indicou que, entre 1996 e 2016, os remanescentes de vegetação arbórea na bacia hidrográfica reduziram-se de 70 para 55%, e os resultados de análise de água mostraram que o ribeirão não atende aos valores de enquadramento conforme deliberação normativa (DN) 20/1997. Os cenários projetados pelo modelo de paisagem demonstraram o avanço das áreas antropizadas sobre as naturais, as quais em 2032 poderão se sobressair, cobrindo cerca de 60% da bacia hidrográfica. Além disso, essas projeções associadas aos parâmetros físico-químicos indicam tendência à diminuição da qualidade das águas, sendo necessárias tomadas de decisões para a melhora dessa projeção, visando atender ao enquadramento em classe I do curso de água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Hirai, Fabio Muller, and Monica Ferreira do Amaral Porto. "O desenvolvimento de ferramentas de predição de balneabilidade baseadas em níveis de precipitação: estudo de caso da praia de Cachoeira das Emas (SP)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 4 (December 2016): 797–806. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016131249.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo apresenta resultados de um estudo realizado na praia Cachoeira das Emas, Rio Mogi-Guaçu, Pirassununga (SP), onde foram desenvolvidos modelos estatísticos simples de regressão linear utilizando níveis de precipitação como variáveis explanatórias, por meio da correlação positiva observada entre concentração de indicadores fecais na água e precipitação acumulada em 24, 48 e 72 horas anteriores à amostragem no rio. Os dados aplicados na calibração (período de 2009 a 2011) e validação (período de 2012) das ferramentas obtidas são oriundos das redes de monitoramento pluviométrico do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e de balneabilidade de água doce da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Como essas redes possuem objetivos distintos, nem todos os eventos de precipitação que ocorreram durante o período de estudo foram relacionados com um valor de concentração de indicador fecal na água, e vice-versa. Logo, as equações de regressão obtidas ficaram baseadas em um baixo número de observações. Os resultados sugerem que há potencial de aplicação prática desse tipo de ferramenta, porém requer-se monitoramento específico e conjunto dos parâmetros do modelo a fim de obter uma quantidade significante de dados para a calibração e a validação da ferramenta. A aplicação desse recurso de gerenciamento de balneabilidade seria ideal para um período específico do ano com maior afluência de pessoas, em praias cuja principal fonte de poluição seja difusa e consequente do escoamento de drenagem. Teoricamente, seria possível empregar outras variáveis ambientais ao modelo além dos níveis de precipitação, tais como turbidez e vazão, desde que os parâmetros fossem monitorados com a qualidade da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Macêdo, Kleber Gomes de, Francisco Dirceu Duarte Arraes, Willame Candido de Oliveira, Juarez Cassiano de Lima Junior, and Yara Rodrigues Araujo. "ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA UTILIZANDO MODELOS COM BASE NA TEMPERATURA DO AR E RADIAÇÃO SOLAR GLOBAL PARA O ESTADO DE GOIÁS." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 25, no. 6 (December 21, 2017): 540–48. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v25i6.804.

Full text
Abstract:
O manejo adequado da irrigação é uma prática agrícola que pode levar a economia de água e aumento da produção, pode ser realizado por meio da estimativa da evapotranspiração de referência, que segundo a FAO deve ser estimada por intermédio do modelo de Penman-Monteith, modelo que requer muitos dados climáticos de entrada, que muitas vezes não estão disponíveis. Assim, buscando uma estratégia de se estimar a evapotranspiração de referência para o estado de Goiás, objetivou-se neste estudo avaliar o desempenho de seis modelos (FAO-Radiação, Jensen-Haise, Makkink, Hargreaves-Samani, Hamon e Baier-Robertson). Foram utilizados dados de temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade do vento e insolação obtidos junto ao INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), das estações convencionais localizadas nas cidades de Aragarças, Catalão, Formosa, Goiânia, Goiás, Ipameri, Itumbiara, Jataí, Pirenópolis, Posse e Rio Verde, no estado de Goiás. O desempenho dos modelos foi avaliado segundo os índices estatísticos: raiz quadrada do erro médio (RQEM) e índice de Willmont (id). Os modelos que melhor estimaram a evapotranspiração de referência foram FAO-Radiação e Makkink em oito das onze cidades avaliadas. Para Aragarças o melhor modelo foi o Hamon e para Catalão e Posse foi o modelo de Hargraves-Samani.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Andrade, Antonio Ricardo Santos de, Hugo Orlando Carvallo Guerra, Ricardo Normando Baptista do Nascimento Neto, Sidnei Osmar Jadoski, Edijailson Gonçalves da Silva, Cleber Júnior Jadoski, Wemerson Silva dos Santos, Edes Torres da Silva, Claudia Machado Costa, and Wllias Mendonça dos Santos. "Modelo estatístico de distribuição do volume de água aplicado por emissores na avaliação do desempenho do sistema de irrigação por gotejamento na cultura do maracujá." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 23, 2021): e32610716566. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16566.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho de um sistema de irrigação localizada, do tipo gotejamento, no cultivo do maracujázeiro, determinado a eficiência de aplicação de água por meio de modelos matemáticos e probabilísticos. O trabalho foi conduzido na Fazenda Areião, área experimental da ESALQ/USP, Piracicaba/SP. A avaliação da eficiência do sistema de irrigação com base nos dados de distribuição de volume de água obtidos nos testes realizado em campo,baseou-se nos seguintes parâmetros de desempenho: eficiência de aplicação de água (Ea), eficiência de armazenamento (Es), percolação profunda (Pp), percentagem de déficit (Gd) e grau de adequação da irrigação (Gad). Para a avaliação desses parâmetros e da eficiência do sistema de irrigação, três diferentes metodologias foram utilizadas com base em procedimentos de modelagem matemática e estatística: a primeira metodologia é baseada nas expressões matemáticas segundo o Modelo Matemática Padrão (MMP), a segunda e a terceiro metodologias propostas por este estudo baseiam-se no procedimento estatístico utilizando o Modelo de Regressão não Linear (MRLN) e o Modelo Probabilístico não Linear (MPNL). Os resultados mostraram que não foram observadas diferenças entre os três modelos propostos como indicativos de medidas de eficiência de aplicação de água da irrigação, concluindo também que o sistema de irrigação em estudo encontra-se em perfeitas condições de operação. No entanto, os melhores resultados de eficiência média de armazenamento foram obtidos por meio do modelo estatístico do ajuste do polinômio do terceiro grau, com valor de 99,88%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Azevedo, Hamilton Jorge, Salassier Bernardo, Marcio Mota Ramos, Gilberto Chohaku Sediyama, and Paulo Roberto Cecon. "Influência de fatores climáticos e operacionais sobre a uniformidade de distribuição de água, em um sistema de irrigação por aspersão de alta pressão." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 4, no. 2 (2000): 152–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662000000200004.

Full text
Abstract:
Realizou-se um estudo para se avaliar a uniformidade de distribuição de água em um sistema de irrigação por aspersão de alta pressão, na região norte-fluminense, RJ. Por meio da metodologia descrita pela ASAE (1990) foi avaliada a uniformidade de distribuição de água utilizando-se, para isso, o coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC) com aspersores em disposição retangular e triangular. Para cada uma das situações, o CUC foi analisado em função das seguintes variáveis independentes: velocidade e direção do vento, pressão de operação do aspersor, espaçamento entre aspersores na linha lateral, espaçamento entre linhas laterais e velocidade de rotação do aspersor. A análise dos dados foi feita por meio de regressão múltipla, gerando-se modelos estatísticos para a estimativa do CUC. Observou-se que o aumento da velocidade do vento e do espaçamento entre aspersores diminui o CUC, enquanto o aumento da pressão de operação do aspersor o elevou nos intervalos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Virgínia Mirtes de Alcântara, Newton Carlos Santos, Sâmela Leal Barros, Raphael Lucas Jacinto Almeida, Victor Herbert de Alcântara Ribeiro, and Mylena Olga Pessoa Melo. "Conservação de sementes de abóbora através de secagem convectiva." Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 9, no. 7 (January 8, 2020): p7098. http://dx.doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7098.

Full text
Abstract:
A secagem é uma forma de minimizar perdas, possibilitando o transporte, o armazenamento e aumentando a vida útil do produto. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo realizar a secagem convectiva estudando o ajuste de curvas da secagem para sementes de abóbora em diferentes temperaturas. A secagem foi realizada em estufa de circulação de ar com velocidade de 1,5 m.s-1, nas temperaturas de 60 e 80 °C; e os modelos empíricos (Page, Lewis e Wing& Singh), foram ajustados aos dados experimentais. Dentro os modelos empíricos aplicados o de Lewis e Page, apresentaram bons parâmetros estatísticos, no entanto, o modelo de Lewis foi considerado o de melhor ajuste devido a simplicidade de sua equação. Contudo, a secagem e uma técnica eficiente na conservação das sementes de abóbora, pois reduzem o teor de água aumentando a vida útil das mesmas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mello, Carlos R. de, and Antônio M. da Silva. "Modelagem estatística da precipitação mensal e anual e no período seco para o estado de Minas Gerais." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 1 (February 2009): 68–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000100010.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, com o presente estudo, ajustar modelos lineares para predição da precipitação média mensal (no período úmido) e anual e no período seco, baseados nas coordenadas geográficas (latitude e longitude) e altitude para o Estado de Minas Gerais. Aplicaram-se dados diários de precipitação, provenientes da Agência Nacional de Águas (ANA) de 209 estações meteorológicas, das quais 197 foram usadas para ajuste dos modelos e 12 para sua validação final. O coeficiente de determinação ajustado (r²), o erro médio absoluto (%), a tendência das estimativas (%) e significância dos parâmetros, foram considerados na avaliação dos modelos. De maneira geral, os modelos apresentaram bons parâmetros estatísticos de validação, com r² maior que 0,70, erro médio menor que 10% e tendência não significativa (< 2% em relação à média). O modelo para o período seco, por sua vez, apresentou maior superestimativa que os demais, mostrando que outras variáveis associadas aos aspectos topográficos, podem ser necessárias para um modelo mais preciso. Apesar desta situação, os modelos se apresentam em condições de aplicação prática constituindo-se em uma ferramenta importante para o manejo ambiental no Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Balke, Marlova, Glaciela Cristina Sherer, Clarice Steffens, Thiago André Weschenfelder, Juliana Steffens, Mónica Beatriz Alvarado Soares, and Alexandre Batista de Jesus Soares. "PHYSICO-CHEMICAL EVALUATION AND MODELING OF CHIMARRITA AND ERAGIL PEACHES DEHYDRATED BY DIFFERENT DRYING PROCESSES." Revista Tecnológica 29, no. 1 (January 17, 2020): 227–41. http://dx.doi.org/10.4025/revtecnol.v29i1.51171.

Full text
Abstract:
As cultivares Chimarrita e Eragil destacam-se em produtividade frutífera, com alta qualidade de sabor, tamanho e valor nutricional. No entanto, devido à perecibilidade e sazonalidade, é necessário o desenvolvimento de métodos de conservação, entre os quais a desidratação pode ser usada para aumentar o prazo de validade da fruta, além de agregar valor aos pêssegos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi desidratar as cultivares de pêssego Chimarrita e Eragil por forno convencional, desidratação osmótica seguida de de forno e liofilização, verificar pH, sólidos solúveis, atividade de água e umidade e ajustar modelos matemáticos à cinética de secagem dos pêssegos nesses diferentes processos de secagem. Os modelos utilizados para ajustar as curvas cinéticas de secagem foram Lewis, Page e Silva. A cinética de secagem dos pêssegos foi seguida de pesagem das amostras até peso constante. Diferenças significativas (p <0,05) foram encontradas entre os processos de secagem e entre os parâmetros avaliados. Entre os modelos estudados, o modelo Silva obteve o melhor ajuste para todas as curvas cinéticas dos diferentes processos de secagem, corroboradas por seus indicadores estatísticos. Foi possível concluir que os modelos de Page e Silva descrevem satisfatoriamente as curvas de secagem, com resultados que podem ser considerados equivalentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lima, Janielson da Silva, Dorisvalder Dias Nunes, and Tatiane Emilio Checchia. "Aplicação do modelo SWAT como ferramenta para análises hidrossedimentológicas na bacia hidrográfica do Rio Mutum Paraná – RO." Geosul 36, no. 78 (April 8, 2021): 434–53. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2021.e66199.

Full text
Abstract:
O uso de modelos na previsão de produção de água e sedimento apresenta um grande potencial para serem utilizados no planejamento dos recursos hídricos, sendo que através desta ferramenta é possível estimar impactos causados pelas atividades antrópicas. Com base nessa premissa, utilizamos o modelo SWAT (Soil and Water Assessment Tools) em uma bacia rural (771,2 km²) localizada nos municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, denominada Sub bacia Mutum Paraná. Sua área tem influência direta da usina hidrelétrica de Jirau, e seu exutório localiza-se à montante da barragem. Neste contexto, o monitoramento e a modelagem fornecem suporte ao manejo hidrossedimentológico de bacias hidrográficas. Os métodos aplicados foram monitoramento hidrológico, geração de dados matriciais e tabulares, delimitação de sub bacias, validação do modelo, análises estatísticas e avaliação espacial da produção de água e sediment. O modelo SWAT gerou dados simulados que representaram os processos observados em campo, como de produção de água e sedimento. A partir das simulações foi possível conhecer as sub bacias que produziram maior quantidade de água e sedimentos. Os valores de escoamento superficial e sedimento máximos respectivamente encontrados são de 96,7 (mm/ano) e 3,35(ton/ha/ano).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Garcia, Katia Cristina, Rodrigo Gomes Távora Maia, and José Francisco Moreira Pessanha. "MÉTODOS DE PESQUISA OPERACIONAL NA DEFINIÇÃO DE METAS PARA INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM UMA EMPRESA DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO NO CONTEXTO DA AGENDA 2030." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 3 (September 30, 2020): 586. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020586-606.

Full text
Abstract:
O trabalho discute o uso de métodos estatísticos de previsão e o uso da análise envoltória de dados como auxílio na definição de metas para indicadores de sustentabilidade no contexto da Agenda 2030. A metodologia proposta consiste no tratamento das séries temporais com a identificação e remoção de outliers a partir da aplicação do método Loess, na realização das previsões de acordo com os modelos de suavização exponencial, na definição do benchmark a partir da Análise Envoltória de Dados (DEA) e posterior definição da meta global e, por último, na distribuição da meta pelo método de mínimos quadrados aliando o benchmark com as previsões. A metodologia foi aplicada em uma empresa do setor elétrico brasileiro para os indicadores de consumo de energia elétrica e consumo de água da rede de abastecimento das atividades administrativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, Julianna Catonio da, Cinara Bernardo da Silva, Daniella Pereira dos Santos, Márcio Aurélio Lins dos Santos, Wanderson José de Oliveira, and Lígia Sampaio Reis. "Evapotranspiração e coeficiente de cultura da cenoura irrigada no agreste alagoano." Revista Ceres 65, no. 4 (August 2018): 297–305. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201865040001.

Full text
Abstract:
RESUMO O consumo hídrico de uma cultura é uma das principais informações necessárias para o manejo adequado da irrigação e um plano eficiente de uso da água. O objetivo deste trabalho foi encontrar o coeficiente de consumo de água para cultura da cenoura, comparando métodos de evapotranspiração de referência para a região agreste de Alagoas. O experimento foi realizado no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, localizado na mesorregião Agreste do Estado. Foram utilizados cinco lisímetros de drenagem, com uma área de superfície de 0,07 m2, em que a determinação da evapotranspiração da cultura foi realizada diariamente, por meio de coletas de água dos drenos, obtidas diretamente dos lisímetros de drenagem. O coeficiente de cultivo foi calculado pela relação entre evapotranspiração da cultura e a de referência. Ao mesmo tempo, realizou-se uma análise comparativa dos modelos matemáticos de estimativa de evapotranspiração de referência utilizando os seguintes métodos: Penman-Monteith, Hargreaves-Samani, Radiação Solar, Blaney-Criddle e Priestley-Taylor. Os coeficientes de cultivo para a cultura da cenoura, recomendados para a região são: 0,46; 1,3; 1,3 e 1,03, para as fases I, II, III e IV, respectivamente, obtidos pelo método padrão. Os valores de evapotranspiração de referência obtidos pelo método Priestley-Taylor apresentaram os melhores desempenhos para os métodos estatísticos estudados e, na ausência das variáveis necessárias para se determinar a evapotranspiração de referência pelo método padrão, ele pode ser usado na região estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Dias, Allana Siqueira, and Willames De Albuquerque Soares. "Desempenho do modelo Hydrus - 1D utilizando diferentes formas de caracterização hidrodinâmica." Holos Environment 19, no. 3 (July 30, 2019): 376. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v19i3.12309.

Full text
Abstract:
A utilização da modelagem matemática para a simulação dos eventos hidrológicos é de fundamental importância no planejamento do uso e conservação do solo, para agricultura e pecuária, na meteorologia e na gestão dos recursos hídricos, sendo uma ferramenta conveniente para a avaliação de impactos no meio ambiente devido as atividades humanas.O uso agropecuário de alguns tipos de solo (como é o caso do Neossolo Flúvico) depende de suas condições de drenagem e se são necessárias correções desse fator ou não. Condições estas, que podem ser caracterizadas com o uso de modelos computacionais, como o Hydrus – 1D.Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de quatro formas de caracterização hidrodinâmica do solo oferecidas pelo software Hydrus – 1D por meio das curvas de retenção de água do solo e da condutividade hidráulica. Os valores dos parâmetros hidráulicos do solo, bem como da condutividade hidráulica, foram determinados em ensaio e para analisar o desempenho dos modelos foram utilizados parâmetros estatísticos. O modelo que apresentou melhor desempenho nas simulações foi o que utilizou as informações da composição granulométrica do solo como dado de entrada e o modelo com o pior desempenho foi o que utilizou as informações da composição granulométrica e da densidade do material estudado, diferentemente do esperado, fato atribuído a alta sensibilidade relativa, no modelo Hydrus-1D, no cálculo dos parâmetros hidrodinâmicos “n” e “0s"> ”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Araújo Neto, José Ribeiro de, Maria Monaliza de Sales, Ana Célia Maia Meireles, Helba Araújo de Queiroz Palácio, and Luiz Carlos Guerreiro Chaves. "Modelagem da estrutura iônica das águas superficiais de reservatórios da bacia Metropolitana do Ceará, Brasil usando regressão linear múltipla." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 8, no. 1 (May 2, 2014): 29. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1635.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de desenvolver e validar modelos de regressão múltipla em que a condutividade elétrica das águas superficiais de reservatórios na bacia Metropolitana do Ceará, pudesse ser estimada com base na concentração de cada íon pesquisado, determinando, assim, a ordem de influência dos íons nos valores da CE, isso para cada grupo formado a partir de uma análise multivariada de agrupamento hierárquico - AAH. Os dados utilizados foram fornecidos pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará e contemplam o período de 1998/2009, com um total de 290 amostras de 7 reservatórios. As características avaliadas foram: Condutividade elétrica da água (CE), Sódio (Na+), Cálcio (Ca+2), Magnésio (Mg+2), Cloreto (Cl-) e Bicarbonato (HCO3-). Os resultados mostram que a AAH deu origem a dois grupos distintos, sendo que os valores de todas variáveis estudadas do grupo 2 apresentaram-se sempre com maiores médias em relação aos valores do grupo 1, mostrando que, os açudes que compõem esse grupo (Castro e Pompeu Sobrinho) apresentam maiores nível de salinidade na bacia Metropolitana. O cloreto se fez presente nos dois modelos desenvolvidos, sendo o principal íon responsável pela composição iônica da CE. Os modelos estatísticos desenvolvidos apresentaram valores simulados bem próximos dos observados, o que indica boa acuracidade de tais modelos. Pelos índices aplicados, os modelos calibrados e validados apresentaram boa precisão, com índices de confianças (c) superiores a 0,71; e índices de Willmott (id) maiores que 0,85; indicando bom desempenho dos modelos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Batista Alves, João Carlos, Letícia Lopes Martins, Wander Araújo Martins, Jener Fernando Leite de Moraes, and Gabriel Constantino Blain. "USO DE DADOS METEOROLÓGICOS DE REANÁLISE PARA A SIMULAÇÃO DA VAZÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO PINHAL, LIMEIRA/SP." Caminhos de Geografia 22, no. 80 (April 5, 2021): 234–52. http://dx.doi.org/10.14393/rcg228054849.

Full text
Abstract:
A grande preocupação com a preservação dos recursos hídricos demanda estudos capazes de avaliar e mitigar os impactos decorrentes das ações antrópicas. O uso de modelos hidrológicos constitui-se numa ferramenta importante, pois permitem simular diferentes cenários e seus impactos na disponibilidade hídrica. No entanto, a complexidade de obter dados meteorológicos observados, torna necessária a utilização de outras fontes de dados. Objetivou-se avaliar se com a utilização de dados meteorológicos de reanálise obtidos do modelo Climate Forecast System Reanalysis (CFSR) é possível calibrar o modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT) e simular a produção de água numa bacia hidrográfica. A área de estudo é a bacia hidrográfica do Ribeirão do Pinhal (BHRP), situada no município de Limeira-SP. Utilizou-se o modelo SWAT para simulação hidrológica com os dados meteorológicos observados e de reanálise. Foi possível calibrar o modelo SWAT utilizando os dados meteorológicos observados e de reanálise. Porém, o ajuste foi melhor quando se utilizou os dados meteorológicos observados. A vazão simulada utilizando dados de reanálise foi superestimada. Os dados meteorológicos de reanálise são adequados para simulações hidrológicas com o modelo SWAT, o que é evidenciado por meio dos índices estatísticos satisfatórios obtidos no procedimento de calibração do modelo SWAT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Almeida, Hermes A. de, and Regina C. R. Machado. "Estimativa da duração do período de molhamento por orvalho em um ecossistema cacau." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 6 (December 2009): 724–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000600009.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estimar a duração do período de molhamento por orvalho (DPM), entre 18 e 06 h, utilizando-se dois modelos empíricos: a) o do número de horas com umidade relativa > a 97% (NHUR > 97%) e b) o da depressão do ponto de orvalho < 0,5 °C (NHDPO < 0,5 °C). Uma estação meteorológica foi instalada no interior de uma fazenda de cacau, denominada Caprichosa, município de Camacan, BA, Brasil, onde se coletaram dados de temperatura do ar (tar) e de umidade relativa (UR), que foram utilizados nos cálculos das pressões parciais, de saturação vapor de água e temperatura do ponto de orvalho (to). Obteve-se a depressão do ponto de orvalho (DPO) pela diferença entre a to e a tar. Com os valores de UR e DPO se estabeleceram os modelos para as estimativas da DPM, cuja escolha se baseou nos índices estatísticos de precisão, exatidão e confiança. A DPM ocorreu, em média, em mais de 60% dos dias, embora nos meses de inverno e verão esses percentuais tenham sido contrastantes, isto é, 80,8 e 15,8%, respectivamente. Os elevados índices estatísticos encontrados permitem estimar, com elevada precisão, a DPM no referido ecossistema cacau. Os modelos são de fácil aplicação e operação, dispensando o uso de sensores e de métodos mais complexos, embora não deva ser aplicado em outras condições e/ou tipos de cultivo sem os ajustes necessários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Barros, Eliélson Rafael, Victor Herbert de Alcântara Ribeiro, Virgínia Mirtes de Alcântara Silva, Cecília Elisa de Sousa Muniz, Rebeca de Almeida Silva, Raphael da Silva Eduardo, Márcia Ramos Luiz, Patrícia Rodrigues Pê, Raphael Lucas Jacinto Almeida, and Newton Carlos Santos. "Ajuste dos modelos matemáticos na cinética de secagem dos resíduos de uva cv. “Isabel”." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 21, 2020): e8249108644. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8644.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo realizar a cinética de secagem dos resíduos de uva cv. “Isabel” em diferentes temperaturas do ar de secagem e ajustar os dados experimentais obtidos aos modelos matemáticos empíricos. A cinética de secagem dos resíduos da uva (cascas + sementes) foi realizada em estufa de circulação de ar com velocidade de 1,5 m s-1, nas temperaturas de 50, 60 e 70 °C, onde as amostras foram dispostas em bandejas de aço inoxidável, até peso constante. Aos dados experimentais foram aplicados os modelos matemáticos empíricos de Handerson e Pabis, Lewis e Page, no qual foram avaliados os indicadores estatísticos qui-quadrado, e coeficiente de determinação R2. De acordo com o coeficiente de determinação (R2) os modelos apresentaram valores superiores a 0,93 para todas as temperaturas aplicadas, enquanto que analisando o qui-quadrado ( ) pode-se observar que o modelo de Page apresentou os menores valores. As maiores taxas de remoção de água dos resíduos ocorrerem nas maiores temperaturas (70 °C) e o período de taxa de secagem decrescente só foi observado após os 100 minutos de secagem. Como sugestão de trabalhos futuros, pode-se realizar um caracterização física, físico-química e tecnológica do material desidratado e avaliar a influência das temperatura do processo nesses parâmetros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Campos, Juliana Cláudia Bezerra, and Eugênio Pacelli Fernandes Leite. "Procedimentos para análise e validação de atributos da qualidade da água." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 3 (May 2019): 559–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019136045.

Full text
Abstract:
RESUMO O tratamento incorreto de efluentes líquidos, assim como o seu lançamento inadequado, caracterizam algumas das maiores problemáticas ambientais e pode contribuir para a deterioração dos ecossistemas aquáticos. Nesse contexto, a utilização de modelos de predição possibilita, especialmente no caso de volumes, a observação do comportamento dos atributos em estudo, identificando setores em que possíveis problemas de poluição hídrica estão mais presentes. Assim, o objetivo principal do presente trabalho foi a obtenção de volume dos atributos da água para a alcalinidade, a condutividade e a turbidez, o que possibilitou a análise espacial deles. A área de estudo, o Lago das Cinco Fontes, está localizado no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa, Paraíba, que resulta de nascentes e do aporte de efluentes provenientes da população do entorno. Foram estabelecidos 18 pontos para a coleta de amostras, 9 na superfície e 9 em profundidade, e para a obtenção de volumes e representação voxel, utilizou-se o algoritmo Spline regularizado com tensão implementado no SIG GRASS e o software Vis5D. Também foram elaborados gráficos com variações das concentrações de acordo com a profundidade e os pontos de coleta. Os procedimentos metodológicos foram validados com o auxílio das estatísticas Critério de Informação de Akaike (AIC), Erro Quadrático Médio (EQM) e Coeficiente de Determinação (R2), e toda a metodologia desenvolvida apresentou-se como ferramenta estratégica para o monitoramento daquele corpo hídrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Paiva, Mateus Vinicius de, Marcelo Zuchi Sanches, Leonardo Galice Chies, Admilson Lopes Vieira, Joel Fernando Nicoleti, and Lyssa Setsuko Sakanaka. "Secagem convectiva de cálice de hibisco: cinética e taxa de secagem." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 7, 2021): e12910212224. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12224.

Full text
Abstract:
O cálice de hibisco é rico em ácido málico, antocianinas, ácido ascórbico, cálcio e ferro, o que o torna um ingrediente interessante, tanto seco como na forma de extrato em pó, de alimentos funcionais que auxiliam na promoção da saúde, bem-estar físico e mental. A secagem é uma operação unitária que agrega praticidade ao consumo de diversos alimentos, tendo ainda a vantagem de concentrar os seus compostos ativos, devido a remoção de umidade do material, estendendo sua vida útil, sem a necessidade de refrigeração, pela redução da atividade de água. O estudo da cinética de secagem traz informações importantes para o projeto e desenho de secadores, assim como, para a modelagem e simulação dos processos. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi avaliar a cinética de secagem convectiva de cálices de hibisco utilizando uma estufa de secagem com convecção forçada de ar. Os cálices de hibisco foram dispostos em bandejas e submetidos à secagem nas temperaturas de 50, 60 e 70 oC até peso constante. As amostras foram caracterizadas quanto à umidade e atividade de água. Cinco modelos matemáticos foram ajustados às curvas de secagem aplicando-se e o programa Microsoft Excel. O modelo de Page foi o que melhor descreveu o comportamento de secagem dos cálices de hibisco e dados estatísticos. Somente a taxa de secagem decrescente foi observada, com alta taxa no início da secagem, sendo gradualmente reduzida até o final do processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Leite, Mayana Silva Bessa, Flávia Mariani Barros, Danilo Paulúcio Da Silva, Romário Oliveira De Santana, Jhones Da Silva Amorim, and Stênio Rocha De Carvalho. "Comparação entre metodologias de amostragem de água para quantificação de variáveis limnológicas em ambiente lótico." Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science 12, no. 1 (January 1, 2017): 136. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1781.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, com o presente trabalho, avaliar duas metodologias de amostragem de água (amostra coletada na profundidade de 15-30 cm e amostra integrada), para determinação de variáveis limnológicas em uma seção transversal do rio Catolé Grande, em diferentes níveis de vazão. Foram quantificadas as variáveis turbidez, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e coliformes totais. A comparação dos resultados obtidos, segundo as diferentes metodologias de coleta utilizadas foi realizada utilizando os índices estatísticos eficiência do modelo e coeficiente de determinação e por meio de análise de regressão linear. Houve pequena influência das metodologias de amostragem em relação às variáveis turbidez, condutividade e coliformes totais. Para a variável pH, a amostragem realizada de 15-30 cm de profundidade ocasionou superestimativa dos valores quando comparados à amostra integrada. Com relação à variável oxigênio dissolvido, os valores obtidos a partir da amostragem de 15 30 cm tedem a superestimativas quando as concentrações são inferiores a 6,5 mg L-1, entretanto, quando a concentação é superior a esse valor, esse tipo de amostragem tende a subestimar quando comparada aos valores obtidos por meio da amostra integrada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Sousa, Antonio Cícero de Sousa Cícero, Arturo Dias de Cruz Dias Cruz, Glayson José Oliveira Silva, Alessandra Maciel Correia Félix, and Rayanna Kelly ferreira Nunes. "Análise Exploratória da Qualidade da Água Tratada, Armazenada em Caixas D’águas do Bairro do Roger, João Pessoa-PB." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 29 (June 17, 2016): 110. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n29p110-118.

Full text
Abstract:
Resumo: Uma gestão adequada da água é imprescindível o uso de ferramentas estatísticas multivariadas, por apresentar uma visão mais global dos fenômenos ambientais envolvidos o que na maioria das vezes não são percebidos por ferramentas convencionais. O trabalho pretende avaliar a qualidade da água tradada armazenada em caixas d'águas do bairro do baixo Roger - João Pessoa-PB usando análise de componente principal (PCA). Foram coletadas 48 amostras de águas em 6 pontos em 4 campanhas semanais consecutivas nos meses de dezembro de 2014 e julho de 2015. Os resultados microbiológicos revelam contaminação por bactérias Escherichia em 83,3% das amostras analisadas, bem como contaminação por coliformes totais em 95,8%. Os modelos de PCA mostram que os sistemas de caixas d’águas que não possuem ligação hidráulica e as constituídas de alvenarias apresentam maior contaminação por Escherichia Coli e coliformes totais. Tais modelos foram capazes de perceber diferenças entre as amostras coletadas da primeira quinzena com as da segunda. Este comportamento sugere que a pesquisa implicou num despertar da comunidade para a higienização das caixas d’águas. O estudo sinaliza um trabalho de educação e conscientização da comunidade sobre a importância de cuidado desse bem natural evitando problemas futuros de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Miranda, Carolina Teixeira da Silva, Michael Silveira Thebaldi, and Giovana Mara Rodrigues Borges Rocha. "PRECIPITAÇÃO MÁXIMA DIÁRIA ANUAL E ESTIMATIVA DA EQUAÇÃO DE CHUVAS INTENSAS DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS, MG, BRASIL." Scientia Agraria 18, no. 4 (December 20, 2017): 9. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v18i4.49883.

Full text
Abstract:
A precipitação representa a principal entrada de água do ciclo hidrológico, sendo fundamental para o entendimento do balanço hídrico, assim, conhecer o comportamento probabilístico de dados de precipitação é extremamente importante para a elaboração de estudos estratégicos associados ao planejamento do meio ambiente, tanto em áreas urbanas, como rurais. Deste modo, este trabalho teve como objetivo estudar o comportamento de modelos probabilísticos na predição da precipitação máxima diária anual, bem como modelos de chuvas intensas para o município de Divinópolis - MG. Para tal, os dados de precipitação máxima diária anual foram ordenados de forma decrescente, com o objetivo de identificar uma distribuição estatística que melhor a descrevesse por meio da frequência de excedência. Quanto ao estudo de chuvas intensas, foi utilizada a metodologia de desagregação de chuvas, sendo ajustados os modelos Intensidade-Duração-Frequência (IDF) e exponencial. Por meio do teste do Qui-Quadrado, foi identificado que o modelo que representou melhor os dados de precipitação máxima diária anual foi Gumbel para Máximos, enquanto para a equação de chuvas intensas, o modelo IDF foi o que melhor se ajustou à série de intensidades de precipitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Mello, Carlos Rogério de, Natalino Martins Gomes, Antônio Marciano da Silva, and José A. Junqueira Junior. "Modelagem de atributos físico-hídricos do solo numa bacia hidrográfica da região do Alto Rio Grande, MG." Revista Brasileira de Ciência do Solo 31, no. 5 (October 2007): 845–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832007000500002.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetivou desenvolver modelos para estimativa dos atributos físico-hídricos do solo porosidade drenável (PD) e capacidade total de retenção de água (CTA), com base em atributos físicos de fácil e rápida obtenção (textura, argila dispersa em água, volume total de poros, densidade do solo e densidade de partícula) e a determinação de matéria orgânica. Os atributos foram coletados na bacia hidrográfica do Ribeirão Marcela, na camada de 0 a 15 cm, obedecendo aos grids de 240 x 240 e 60 x 60 m, totalizando 165 pontos amostrados. Trabalhou-se com regressão múltipla linear, constituindo-se variáveis por meio da combinação dos diferentes atributos entre si e estimando os respectivos coeficientes pelo método dos mínimos quadrados, utilizando-se o programa SAS for Windows. Os modelos gerados para CTA e PD apresentaram boa qualidade estatística, com elevados coeficientes de determinação, baixos erros de estimativa e variáveis significativas, o que permitiu sua aplicação na estimativa desses atributos na bacia hidrográfica do Ribeirão Marcela, representativa do domínio dos Latossolos na região do Alto Rio Grande, fornecendo assim subsídios para implantação de projetos agrícolas e ambientais, especialmente no auxílio à parametrização de modelos de simulação hidrossedimentológica, os quais estão em desenvolvimento para aplicação na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Maciel, Kilbert Amorim, David Martins Leite, and José Wally Mendonça Menezes. "Protótipo de aplicação doméstica para o monitoramento de sistemas de distribuição de água baseado em internet das coisas." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 24, 2020): e2059108274. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8274.

Full text
Abstract:
Sistemas de distribuição de água, tanto urbanos quanto rurais, possuem complexas interações entre os aspectos de monitoramento quantitativos e qualitativos da água. Tais modelos carecem ainda de uma maior precisão na disponibilização de medidas em tempo real e os impactos de sua distribuição nas redes de canos ao longo do tempo. A estimação de perdas e sua localização é um aspecto possível de ser avaliado através de métodos de aquisição de dados usando redes de sensores e a estrutura de Internet das Coisas (IoT, no inglês). Este trabalho desenvolveu um protótipo de aplicação para o monitoramento residencial de consumo de água utilizando o microprocessador ESP32, obtendo e analisando os dados de medição ao longo de cinco meses de observação, utilizando ferramentas de análise estatísticas para identificar perfis de consumo humano residencial e possíveis falhas na rede de distribuição. Foram monitorados nove pontos de consumo de água, onde a pia de lavar louças apresentou o maior consumo, seguido sucessivamente pelo chuveiro do banheiro da suíte, vaso sanitário do banheiro da suíte, pia de lavar louças, vaso sanitário do banheiro social, chuveiro do banheiro social, máquina de lavar roupas, pia do banheiro da uíte, pia do banheiro social. Os dados foram comparados com a literatura para avaliar peculiaridades de nossa pesquisa e caminhos para evolução de nossa aplicação em trabalhos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

D'Almeida, Deborah M. B. A., Eunice M. Andrade, Ana C. M. Meireles, and Ricardo L. L. Ness. "Importância relativa dos íons na salinidade de um cambissolo na Chapada do Apodi, Ceará." Engenharia Agrícola 25, no. 3 (December 2005): 615–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162005000300006.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de desenvolver e validar modelos em que a ordem de influência dos íons nos valores da condutividade elétrica do extrato de saturação do solo (CEes) fosse identificada. As coletas foram realizadas em duas áreas com bananeiras cultivadas sob irrigação (água subterrânea e superficial) e em áreas de vegetação nativa localizadas na Chapada do Apodi, Ceará, sendo uma em Quixeré e a outra no Distrito de Irrigação Jaguaribe Apodi (DIJA), em Limoeiro do Norte. A pesquisa ocorreu no período de dezembro de 1999 a dezembro de 2000 e setembro a dezembro de 2001. Foram retiradas 312 amostras de solo e, por meio das análises do extrato de saturação do solo, foram determinados as CEes e os íons Na+, Cl-, Ca2++Mg2+ e K+. Posteriormente, foram desenvolvidas equações lineares múltiplas, relacionando a CEes com os íons estudados. Os modelos estatísticos desenvolvidos apresentaram valores simulados bem próximos dos observados, o que indica boa acuracidade de tais modelos. Os resultados obtidos mostraram que, em Quixeré, o íon Cl- exerce maior influência nos altos valores das CEes, seguido dos íons Ca2++Mg2+, exceto para a camada de 30-60 cm, em que o íon Na+ aparece após o Cl-. Já no DIJA, o Cl- foi predominante na camada de 0-30 cm, seguido por Ca2++Mg2+ e o Na+ na de 30-60 cm, seguido pelo Cl-.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, L. D. da, W. P. da Silva, C. M. D. P. S. Silva, and V. S. O. Farias. "Descrição da secagem de placas cerâmicas por meio de um modelo de difusão." Cerâmica 59, no. 351 (September 2013): 409–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000300010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estudar o transporte de água, através do modelo da difusão líquida, em placas cerâmicas que podem ser usadas como revestimento de alvenaria, bem como apresentar um algoritmo de otimização baseado no método inverso. Para atingir os objetivos o algoritmo apresentado foi acoplado à solução analítica da equação de difusão, possibilitando determinar os parâmetros de processo a partir dos dados experimentais da secagem das placas. A condição de contorno empregada foi a de terceiro tipo e a geometria considerada foi a de um paralelepípedo. Uma vez determinados os parâmetros de processo, a cinética de secagem das placas cerâmicas foi simulada para cada temperatura. Os revestimentos cerâmicos foram moldados com argila vermelha, que também é usada na fabricação de tijolos e telhas. Amostras do produto com teor de umidade inicial em ~ 0,110 (bs) foram colocadas dentro de uma estufa a 50,0, 60,0, 70,0 e 90,0 ºC, e os dados da cinética de secagem foram coletados. A análise dos resultados obtidos, por meio dos gráficos das cinéticas de secagem e dos indicadores estatísticos, permite concluir que o modelo de difusão líquida descreve de forma satisfatória a cinética de secagem do produto. Os valores obtidos para o coeficiente de transferência convectivo de massa e para a difusividade efetiva da água foram consistentes com valores disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Resende, Ronaldo Souza, Rubens Duarte Coelho, and Sônia Maria de Stéfano Piedade. "Suscetibilidade de gotejadores ao entupimento de causa biológica." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 4, no. 3 (December 2000): 368–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662000000300011.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a suscetibilidade de cinco tipos de gotejadores ao processo de entupimento de origem biológica, testando-se os seguintes modelos da marca comercial Netafim: Streamline 100, Ram 17L, Dripline 2000, Tiran 17 e Typhoon 20; para tanto, utilizou-se delineamento estatístico em blocos ao acaso em parcela subdividida, constituído de cinco tratamentos (modelo de gotejador) na parcela e tempo de funcionamento (9 níveis) na subparcela com quatro repetições. A água utilizada no ensaio provinha de fonte hídrica superficial, utilizada para irrigação, e dela foram isolados diversos gêneros de bactérias, multiplicadas em meio de cultura e utilizadas para manter um nível populacional de bactéria no reservatório da bancada de ensaio superior a 50.000 UFC mL-1, através de inoculações efetuadas quando o número de células decaía a esse patamar. Em intervalos de tempo de funcionamento do sistema de 240 h, a vazão de cada gotejador era medida totalizando um tempo de 2160 h de operação. Os resultados apontaram diferenças entre os emissores avaliados quanto à ocorrência do entupimento, tendo os modelos Ram e Streamline apresentado os menores níveis de redução de vazão, em relação aos modelos Tiran e Dripline.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silva, Rosana Moreira da, Júlio César de Souza, Luiz Otávio Campos da Silva, Maurício Vargas da Silveira, José Antônio de Freitas, and Mariela Ferreira Marçal. "Parâmetros e tendências genéticas para pesos de várias idades em bovinos Nelore." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 14, no. 1 (March 2013): 21–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402013000100003.

Full text
Abstract:
Objetivou-se estimar parâmetros, correlações e tendências genéticas para os pesos de animais da raça Nelore criados na região da Mata e no Agreste Nordestino aos 205 (P205), 365 (P365) e 550 (P550) dias de idade. Para realização das análises genéticas, utilizou-se da metodologia de modelos mistos. O modelo estatístico continha os efeitos aleatórios aditivos diretos, aditivos maternos, ambiente permanente e o erro; efeitos fixos de grupo contemporâneo - fazenda, sexo, estação (água e seca), mês e ano de nascimento do bezerro e a covariável idade da vaca ao parto. As tendências genéticas foram estimadas pela regressão dos valores genéticos sobre o ano de nascimento dos animais. As estimativas da herdabilidade direta foram 0,13 ± 0,03 para P205; 0,03 ± 0,02 para P365 e 0,12 ± 0,04 para P550. As correlações variaram de 0,55 a 0,85. Os parâmetros genéticos permitem ganhos por meio da seleção e, de acordo com as correlações, a seleção para peso a determinada idade possibilitará ganhos as idades posteriores, podendo assim realizar-se seleções em idades mais jovens, apesar dos ganhos serem lentos devido aos baixos coeficientes de herdabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

GOMES, ABEL HENRIQUE SANTOS, Mayra Gislayne Melo de Lima, DENISE DE JESUS LEMOS FERREIRA, GLEYKA NÓBREGA VASCONCELOS, JUAREZ PAZ PEDROZA, and VERA LÚCIA ANTUNES DE LIMA. "CONTROLE ESTATÍSTICO APLICADO A UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO EM UNIDADES GOTEJADORAS OPERANDO COM ÁGUA RESIDUÁRIA." IRRIGA 25, no. 4 (December 16, 2020): 719–27. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2020v25n4p719-727.

Full text
Abstract:
CONTROLE ESTATÍSTICO APLICADO A UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO EM UNIDADES GOTEJADORAS OPERANDO COM ÁGUA RESIDUÁRIA ABEL HENRIQUE SANTOS GOMES1; MAYRA GISLAYNE MELO DE LIMA2; DENISE DE JESUS LEMOS FERREIRA3; GLEYKA NÓBREGA VASCONCELOS4; JUAREZ PAZ PEDROZA5 E VERA LÚCIA ANTUNES DE LIMA6 1 Doutor em Engenharia Agrícola: Departamento de Engenharia Agrícola, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, Rua Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário, 58428-830, Campina Grande, Paraíba, Brasil, e-mail: abel_henrique@yahoo.com.br. 2 Doutoranda em Engenharia Agrícola: Departamento de Engenharia Agrícola, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, Rua Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário, 58428-830, Campina Grande, Paraíba, Brasil, e-mail: mayramelo.ufcg@live.com. 3 Professora doutora EBTT na área de Engenharia Agrícola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Xique-Xique, Rodovia BA 052, Km 468, s/n – Zona Rural, CEP: 47.400-000, Xique-Xique, Bahia, Brasil, e-mail: djlf_deni@yahoo.com.br. 4 Mestranda em Engenharia Agrícola: Departamento de Engenharia Agrícola, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, Rua Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário, 58428-830, Campina Grande, Paraíba, Brasil, e-mail: gleykanobrega@live.com. 5 Professor doutor: Departamento de Engenharia Agrícola, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, Rua Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário, 58428-830, Campina Grande, Paraíba, Brasil, e-mail: juarez.ppedroza2016@gmail.com. 6 Professora doutora: Departamento de Engenharia Agrícola, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, Rua Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário, 58428-830, Campina Grande, Paraíba, Brasil, e-mail: antuneslia@gmail.com. 1 RESUMO A ferramenta de controle estatístico de qualidade, desenvolvida para o setor industrial, ganhou espaço na agricultura como auxilio ao manejo adequado da irrigação. Objetivou-se com este projeto, através do auxílio do controle estatístico de qualidade, avaliar a uniformidade de distribuição de água em unidades de irrigação por gotejamento abastecidas por águas residuárias. O experimento foi conduzido em ambiente controlado pertencente ao Laboratório de Irrigação e Drenagem, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande. Foram avaliados dois tipos de linhas laterais constituídas de gotejadores específicos, submetidos a fontes de água distintas, totalizando 31 ensaios. A maioria dos valores por ensaio situou-se dentro dos limites de controle, entretanto os valores de vazão não atingiram o valor de catálogo do fabricante para ambos modelos de fitas gotejadoras. Os dois modelos distintos de emissores funcionaram durante grande parte do período de estudo dentro dos limites de controle. A ferramenta de controle estatístico de qualidade se mostrou viável e imprescindível, possibilitando o uso eficiente das unidades de irrigação. Palavras-chave: Irrigação, controle de qualidade, reúso de água. GOMES, A. H. S.; LIMA, M. G. M. DE; FERREIRA, D. DE J. L.; VASCONCELOS, G. N.; PEDROZA, J. P.; LIMA, V. L. A. DE STATISTICAL CONTROL APPLIED TO DISTRIBUTION UNIFORMITY IN DRIPPING UNITS OPERATING WITH WASTE WATER 2 ABSTRACT The statistical quality control tool, developed for the industrial sector, gained space in agriculture as an aid in the proper management of irrigation. The aim of the project was to assess, through the aid of statistical quality control, the uniformity of water distribution in drip irrigation units supplied by wastewater. The experiment was conducted in a controlled environment belonging to the Irrigation and Drainage Laboratory, of the Agricultural Engineering Academic Unit, Federal University of Campina Grande. Two types of lateral lines constituted of specific grippers were evaluated, submitted to different water sources, totaling 31 tests. Most of the values per test were within the control limits, however the flow values did not reach the manufacturer's catalog value for both drip strip models. The two models of emitters functioned during much of the study period within the control limits, the statistical quality control tool proved to be viable and essential, enabling the efficient use of the irrigation units. Keywords: Irrigation, quality control, water reuse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Callegari, João Marcus Soares, André Gomes Tôrres, José Vitor Nicacio, and Leonardo Bonato Felix. "MODELAGEM CAIXA PRETA DO TANQUE DE AQUECIMENTO DA PLANTA DIDÁTICA SMAR PD3: UMA ATUALIZAÇÃO." Journal of Engineering and Exact Sciences 5, no. 3 (June 28, 2019): 0220–27. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl5iss3pp0220-0227.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe a modelagem caixa-preta do tanque de aquecimento da planta SMAR PD3 (sistema) e o compara com o modelo teórico baseado na física do processo. O estudo se dá com a flutuação da temperatura da água no tanque (saída), de acordo com degraus de potência e vazão (entradas) aplicados no sistema. Os resultados apontam uma melhor performance dos modelos Box-Jenkins em relação aos demais, sob a ótica de dois critérios: análise de resíduos e do coeficiente de determinação. O modelo escolhido e o modelo baseado na física do processo apresentaram coeficiente de determinação médio de aproximadamente 90% e 80%, respectivamente, considerando 7 casos para validação. Além disso, o modelo proposto apresentou melhor desempenho estatístico em todos os casos quando comparado com o modelo teórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

OLIVEIRA, THIAGO GUEDES DE, and SONALY CRISTINA REZENDE BORGES DE LIMA. "PRIVATIZAÇÃO DAS COMPANHIAS ESTADUAIS DE SANEAMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE MINAS GERAIS." Ambiente & Sociedade 18, no. 3 (September 2015): 253–72. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc1234v1832015.

Full text
Abstract:
ResumoO artigo avalia as consequências da oferta pública de ações da Companhia de Saneamento de Minas Gerais para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário ofertados por ela. Recorre a métodos estatísticos exploratórios e inferenciais para a análise de indicadores reunidos junto a bases de dados oficiais. Complementa as reflexões com informações obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores, técnicos e especialistas ligados ao tema. Conclui que a experiência estudada assemelha-se aos casos reportados na literatura nacional e internacional. Os resultados obtidos pela Empresa não justificaram a alteração do modelo de gestão. Embora a Companhia ainda seja controlada pelo poder público, as mudanças observadas durante o período considerado estão mais alinhadas aos interesses do mercado e, frequentemente, opõem-se às necessidades da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Batista, Rafael Oliveira, Rubens Alves de Oliveira, Delfran Batista dos Santos, Fernando França da Cunha, and Salomão de Sousa Medeiros. "MODELOS EMPÍRICOS DA APLICAÇÃO DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA POR GOTEJADORES SOB PRESSÕES DE SERVIÇO." IRRIGA 21, no. 4 (October 6, 2016): 648–61. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2016v21n4p648-661.

Full text
Abstract:
MODELOS EMPÍRICOS DA APLICAÇÃO DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA POR GOTEJADORES SOB PRESSÕES DE SERVIÇO RAFAEL OLIVEIRA BATISTA1; RUBENS ALVES DE OLIVEIRA2; DELFRAN BATISTA DOS SANTOS3; FERNANDO FRANÇA DA CUNHA2 E SALOMÃO DE SOUSA MEDEIROS4 1 Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, UFERSA câmpus Mossoró-RN, Avenida Francisco Mota, no 572, Bairro Costa e Silva, CEP: 59.625-900 - Mossoró, RN, Brasil, e-mail: rafaelbatista@ufersa.edu.br2 Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental, UFV câmpus Viçosa-MG, Avenida Peter Henry Rolfs, s/n, Campus Universitário, CEP: 36570-900 - Viçosa, MG, Brasil, e-mail: rubens@ufv.br, dacunhaff@gmail.com3 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Câmpus Senhor do Bonfim-BA. Estrada de Igara, km 04, s/n, zona rural, CEP: 48970-000 - Senhor do Bonfim, BA, Brasil, e-mail: delfran.batista@gmail.com4 Instituto Nacional do Semiárido, INSA. Avenida Francisco Lopes de Almeida, s/n, Bairro Serrotão, CEP: 58.429-970 - Campina Grande, PB, Brasil, e-mail: salomao@insa.gov.br 1 RESUMO Este trabalho objetivou obter modelos empíricos das alterações da magnitude de pressões de serviço na minimização da obstrução de gotejadores através da aplicação de água residuária de suinocultura e água de abastecimento público. O experimento foi montado com dois fatores, sendo três tipos de gotejadores (G1 = 2,0 L h-1, G2 = 1,7 L h-1 e G3 = 3,6 L h-1) e quatro pressões de serviço (P1 = 75 kPa, P2 = 145 kPa, P3 = 215 kPa e P4 = 285 kPa) em três repetições. Para determinação dos modelos, foram avaliados os indicadores de desempenho hidráulico coeficiente de variação de vazão, coeficiente de uniformidade estatística e coeficiente de vazão relativa média que foram determinados a cada 20 h, durante 160 h de operação do sistema de irrigação. Os dados foram submetidos à análise de regressão, representando 12 combinações entre os tipos de gotejadores e as pressões de serviço, ao longo dos tempos de operação. Também foram avaliadas as características físico-químicas e microbiológicas da água residuária de suinocultura e da água de abastecimento público a cada 20 h e 80 h, respectivamente. Após 160 h de aplicação de água residuária de suinocultura e água de abastecimento público houve comprometimento do desempenho hidráulico das unidades gotejadoras em função do entupimento dos gotejadores. Os modelos de regressão quadrático, hiperbólico, raiz quadrada e linear foram os de melhor ajuste aos dados do coeficiente de variação de vazão e coeficiente de uniformidade estatística em função do tempo de operação, em quanto os modelos raiz quadrada, hiperbólico e linear foram os mais adequados para o coeficiente de vazão relativa média. Palavras-chave: Resíduo liquido, desempenho hidráulico, entupimento. BATISTA, R. O.; OLIVEIRA, R. A.; SANTOS, D. B.; CUNHA,F. F.; MEDEIROS, S. S.EMPIRICAL MODELS OF THE APPLICATION OF SWINE WASTEWATER AND SUPPLY WATER IN DRIPPERS UNDER OPERATING PRESSURE 2 ABSTRACT This study aimed at obtaining the empirical models for magnitude alterations of operating pressures, in minimizing obstruction of drippers by applying swine wastewater and water supply. The experiment was mounted with two factors, three types of drippers (G1 = Tif Naan; G2 = Naan Drip Paz 25; and G3 = Plastro Hydro PC) and four operating pressures (P1 = 75 kPa; P 2 = 145 kPa; P3 = 215 kPa; e P4 = 285 kPa) in three replications. Data were subjected to regression analysis, representing 12 combinations between the types of drippers and working pressures, during the operation time. The water performance indicators, flow variation coefficient, statistical uniformity coefficient and relative flow coefficient were determined every 20 h during 160 h of operation. The physico-chemical and biological characteristics of swine wastewater and supply water were obtained every 20 h and 80 h, respectively. The magnitude increase on operating pressure minimizes clogging of drippers that operate with swine wastewater and supply water. The combinations 8 (G2 x P3) and 9 (x G3 P3) resulted in the highest indicators of water performance in drip irrigation units. Keywords: liquid waste, swine, hydraulic performance, clogging.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Santos, Pedro Henrique Alves Bittencourt, Otávio Augusto dos Santos Delfino, Ricardo Vitor Ribeiro dos Santos, and Mateus do Nascimento. "Ajuste de um modelo de séries temporais para prever a precipitação pluviométrica." Research, Society and Development 10, no. 6 (June 4, 2021): e41810615643. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15643.

Full text
Abstract:
A precipitação pluviométrica é uma das variáveis meteorológicas mais relevantes para estudos climáticos. Conhecer sua variabilidade espacial e temporal permite planejar diversas atividades humanas, tanto do ponto de vista econômico quanto social. Tal importância deve-se às consequências que ela pode ocasionar, em excesso ou em falta, causando enchentes, inundações, secas, queda no fornecimento de energia, baixa produção de alimentos, entre outros. Este trabalho teve como objetivo estudar a série histórica de precipitação pluviométrica média mensal da cidade de Lavras/MG a fim de obter um modelo estatístico que permita realizar previsões, para isso utilizou-se 228 observações correspondente ao período de janeiro de 2000 a dezembro de 2018. Para esta análise, foi verificada a existência das componentes tendência e sazonalidade. A metodologia de Box e Jenkins foi utilizada na modelagem dos dados. Foram ajustados alguns modelos utilizando a classe SARIMA, pois a série em estudo apresentou sazonalidade estocástica. A comparação entre os modelos considerados adequados à série foi realizada através do EQM e AIC. O modelo SARIMA (0,0,0) x (0,1,1)12 foi utilizado para fazer previsões de observações futuras. A série de precipitação pluviométrica média mensal da cidade de Lavras/MG apresentou uma componente sazonal com periodicidade de 12 meses. O modelo ajustado obteve um resultado muito bom, pois os intervalos de confiança a 95% contiveram os doze valores reais de precipitação pluviométrica média mensal da cidade de Lavras/MG para o ano de 2019, mesmo diante dos imprevistos e incertezas associadas a fatores climáticos. O modelo em questão pode ser utilizado na tomada de decisões para a realização de planejamentos estratégicos futuros que envolvem questões públicas associadas à cidade de Lavras. Estas previsões também podem ser utilizadas para auxiliar os gestores da usina hidrelétrica do Funil/MG a programar operações e manutenções futuras da vazão de água de forma adequada, pois esta se encontra próxima ao município de Lavras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Faria, Sandro Henrique de, Dalto Domingos Rodrigues, Nilcilene das Graças Medeiros, and Paulo Roberto Antunes Aranha. "AVALIAÇÃO DE RADARGRAMAS BATIMÉTRICOS PARA CÁLCULO DE VOLUME DE REPRESA EMPREGANDO O CLASSIFICADOR “FCLASS2”." Boletim de Ciências Geodésicas 23, no. 2 (June 2017): 234–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702017000200015.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivos avaliar o desempenho do GPR (Ground Penetrating RADAR) para aplicações batimétricas e o desenvolvimento de um classificador para análises de radargramas. O estudo foi realizado em uma represa situada no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na qual foi, previamente, realizado levantamento batimétrico empregando o ecobatímetro monofeixe. Foram gerados Modelos Digitais de Elevação (MDE), empregando três interpoladores diferentes e observações do ecobatímetro e GPR. Estes MDEs foram comparados aos pares, para cada interpolador, aplicando o teste t pareado. Também foram realizadas comparações com base nos volumes gerados a partir destes MDEs. Os resultados do teste t para os três MDEs mostraram que não há diferenças estatísticas, a um nível de significância de 5%, entre os modelos gerados com dados do ecobatímetro e do GPR. A maior diferença volumétrica encontrada foi de 98m³ em 75.000m³, para a função Griddata com o interpolador v4. Considerando todos os MDEs gerados, a maior diferença entre os volumes foi de 2%, cerca de 1900m³. Verificou-se que o GPR, utilizando uma antena de 100MHz, pode ser empregado em levantamentos batimétricos de represas de até 4,5m e o classificador fclass2 propiciou uma boa separação entre as camadas de água e sedimentos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Coutinho, Eluã Ramos, Jonni Guiller Ferreira Madeira, Robson Mariano da Silva, Elizabeth Mendes de Oliveira, and Angel Ramon Sanchez Delgado. "Avaliação de Métodos de Estimativa da Evapotranspiração de Referência (ETo) Diária Para Regiões dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo." Revista Brasileira de Meteorologia 35, no. 4 (December 2020): 649–57. http://dx.doi.org/10.1590/0102-77863540069.

Full text
Abstract:
Resumo O alto consumo de água pela agricultura torna cada vez mais essencial o conhecimento da evapotranspiração de referência (ETo) para a realização do manejo da irrigação. Entretanto, definir um método adequado às diferentes localidades está associado à disponibilidade dos dados meteorológicos e a adaptação dos métodos às localidades aplicadas. Assim, o objetivo deste trabalho foi comparar e avaliar o desempenho dos métodos de ETo: Hargreaves-Samani, Jensen-Haise, Benavides & Lopez e Hamon com o método padrão Penman Monteith FAO-56, para estimar a ETo diária de seis regiões, três do estado do Rio de Janeiro e três do estado do Espírito Santo. As variáveis meteorológicas empregadas foram cedidas pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC - INPE). O desempenho dos modelos foi avaliado por diferentes técnicas estatísticas onde o modelo que melhor se adaptou às localidades estudadas nos dois estados foi o de Jensen Haise, tendo obtido os índices de correlação (r) entre 0,73 a 0,94 e a confiabilidade (C) entre 0,60 a 0,90 com o modelo de Penman Monteith.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

De Assunção Montenegro, Abelardo Antônio, Gledson Luiz Pondes de Almeida, Uilka Elisa Tavares, and Renato Augusto Soares Rodrigues. "VARIABILIDADE ESPACIAL DA RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO E TEOR DE ÁGUA EM NEOSSOLO CULTIVADO COM BANANA NO AGRESTE PERNAMBUCANO." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 27, no. 1 (March 15, 2019): 54–60. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v27i1.881.

Full text
Abstract:
A existência da camada compactada nas proximidades da superfície do solo pode afetar o desenvolvimento radicular da maioria das culturas. Objetivou-se com este trabalho avaliar a dependência espacial da resistência mecânica do solo à penetração das raízes e do teor de água no solo, na fazenda Mimosa, localizada no município de Pesqueira-PE. Na área explorada, cultiva-se banana, irrigada com sistema por gotejamento. Investigou-se a camada de solo de 0,00-0,15m com 50 pontos de amostragem, em malha de 10 x 5m. As mensurações iniciaram-se quatro horas após o término da irrigação registrada fora do bulbo úmido. A resistência mecânica do solo à penetração foi determinada com auxílio do penetrômetro de impacto reduzido. Já o teor de água no solo foi medido por meio da técnica de reflectrometria de domínio do tempo – TDR. Os dados obtidos foram submetidos à análise de estatística descritiva e geoestatística para avaliação da dependência espacial das propriedades do solo. Além disso, verificou-se que os semivariogramas foram ajustados aos modelos esférico e gaussiano para a resistência mecânica do solo à penetração e teor de água no solo, respectivamente. Os mapas de krigagem mostram redução da resistência mecânica do solo à penetração, em função do aumento do teor de água no solo. A área apresentou alta resistência à penetração, apresentando acima do limite crítico de 2 MPa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rodrigues, Fernanda, and Paulo Henrique Mariano Marfil. "Efeito do tratamento osmótico nas propriedades mecânicas de fatias de abacaxi (Ananas comosus) desidratadas em secador de leito fixo." Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação 5, no. 2 (February 26, 2021): 87. http://dx.doi.org/10.18554/rbcti.v5i2.3968.

Full text
Abstract:
Um dos métodos mais antigos utilizados para conservar um alimento é a secagem. Esse método reduz a quantidade de água do alimento, inviabilizando a multiplicação de microrganismos e as reações bioquímicas de deterioração, porém, tal método pode danificar sensorialmente o alimento. Uma das técnicas utilizadas para minimizar os efeitos negativos da secagem é a utilização de métodos combinados, como por exemplo, o tratamento com pré-desidratação osmótica em solução hipertônica. O objetivo do trabalho foi avaliar as propriedades mecânicas das fatias de abacaxi desidratas em secador de leito fixo com e sem pré-tratamento osmótico e estudar a cinética de secagem através dos modelos matemáticos de Page e Lewis. Os modelos de Page e Lewis apresentaram bons ajustes (R²>0,99). A textura também foi estudada apresentando diferença estatística (p > 0,05) nos aspectos de dureza, elasticidade e coesividade. O processo de secagem resultou na diminuição da umidade e aumento da quantidade de sólidos solúveis e da acidez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ludtke, Charli Beatriz, Osmar Antonio Dalla Costa, Roberto de Oliveira Roça, Expedito Tadeu Facco Silveira, Natália Bortoleto Athayde, Aurélia Pereira de Araújo, Amilton de Mello Júnior, and Natália Chinellato de Azambuja. "Bem-estar animal no manejo pré-abate e a influência na qualidade da carne suína e nos parâmetros fisilógicos do estresse." Ciência Rural 42, no. 3 (March 2012): 532–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012000300024.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se os efeitos do sistema de embarque/desembarque (S1: veículo 1, carroceria com piso móvel e uso de prancha de manejo para condução dos suínos; S2: veículo 2, carroceria com piso fixo e uso de bastão elétrico para condução dos suínos) e da genética (A, B e C) sobre as características físico-químicas da carne, lesões na pele e parâmetros fisiológicos do estresse. Foram utilizados 120 suínos machos castrados (peso médio de 115kg) provenientes de três granjas divididos em seis grupos (n=20) e submetidos a dois tipos de veículos para o transporte. Para a análise estatística, consideram-se, no modelo de análise da variância, os efeitos de blocos (dias de avaliação), sistema de embarque/desembarque, genética e interação entre as linhagens genéticas e modelos dos veículos dispostos no esquema fatorial (2 modelos de veículos x 3 linhagens genéticas). Os valores médios obtidos para o pH24h (5,60±0,046 e 5,57±0,046), cor*24h(41,52±1,256 e 41,21±1,486), perda por exsudação (4,76±0,391 e 4,86±0,391), capacidade de retenção de água (0,038±0,03 e 0,039±0,003) não demonstraram diferença entre os sistemas de embarque e desembarque (S1 e S2) nas genéticas A, B e C. A incidência de escoriações de pele no pernil, corpo e paleta não diferiram entre os métodos de embarque e desembarque nas genéticas A, B e C. Ambos os sistemas S1 e S2 geraram baixos níveis de estresse e proporcionaram facilidade de manejo nas genéticas avaliadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography