Academic literature on the topic 'Modo de descarga'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Modo de descarga.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Modo de descarga"

1

Juliate, Viviane Macedo de Oliveira, and Eduardo Gouveia Santiago Lage. "Avaliação do impacto de correntes elétricas em estruturas de concreto armado." Technology Sciences 1, no. 2 (November 18, 2019): 37–45. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6425.2019.002.0005.

Full text
Abstract:
O Brasil é líder mundial em incidência de raios, com cerca de 77,8 milhões por ano. Isso se dá devido ao Brasil ser o maior país da região tropical, com o clima mais quente, e desse modo favorece a formação de tempestades e consequentemente de raios. Em virtude da alta incidência, há a preocupação pelos prejuízos causados pelos raios, que podem causar morte ou causar perdas materiais. Ao atingir edificações, os raios podem causar a quebra/rompimento do concreto, diminuindo a resistência do mesmo. Nesse sentido, surge a necessidade de utilização do Sistema de Proteção a Descargas Atmosféricas (SPDA) à estrutura do pilar, designado à proteção dos diferentes tipos de estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas, evitando e/ou minimizando o impacto dos efeitos das descargas. Frente ao exposto, a pesquisa buscou evidenciar a perda da resistência à compressão do concreto, quando sua estrutura é submetida à uma descarga elétrica. Para tal, realizou-se a elaboração de doze corpos de prova, dispondo uma haste de aço CA50 de 12mm no centro, posteriormente submetidos à uma descarga elétrica. Verificou-se que, mesmo que a descarga elétrica não cause dano ao concreto, relacionado à sua quebra ou rompimento, ela pode causar uma perda significativa da resistência à compressão do concreto, ressaltando, portanto, a necessidade de as edificações disporem de um SPDA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Esteves Thomé, Helder, Bruna Marcele Martins de Oliveira, Rubens Paes de Arruda, Carina De Fátima Guimarães, Ana Carolina Sussai Thomé, Júlio Cesar De Carvalho Balieiro, Claudia Barbosa Fernandes, and Eneiva Carla Carvalho Celeghini. "Métodos de diagnóstico da resposta inflamatória uterina em vacas." Revista Acadêmica Ciência Animal 11, no. 1 (January 15, 2013): 11. http://dx.doi.org/10.7213/academica.7750.

Full text
Abstract:
Os métodos de diagnósticos para a reação inflamatória uterina em bovinos ainda são frequentemente discutidos. O diagnóstico da endometrite por palpação retal e observação de descarga vaginal é provavelmente a base para o tratamento da maioria das vacas no campo. A vaginoscopia é um método adicional à palpação retal para investigar infecções uterinas. O grande desafio que poderia trazer benefícios aos tratamentos e ao desempenho reprodutivo é a detecção de vacas que apresentam endometrite subclínica ou clínica sem manifestações ou descargas anormais. As amostras citológicas podem ser obtidas por biopsia uterina, por swabs de algodão, escova ginecológica ou por lavagem uterina. Técnicas que produzam células bem preservadas e representativas de uma grande superfície do útero, sem causar danos ao trato reprodutivo, são requeridas para um consistentee confiável resultado de citologia. Técnicas não invasivas, como a ultrassonografia, para a avaliação do ambiente uterino podem contribuir. Utilizando o modo-B é possível identificar presença de conteúdo líquido no lúmen uterino; por sua vez, o modo Doppler colorido pode ser utilizado para estudar a perfusão vascular do útero com comprometimento endometrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Baucke, Alex Sandro, Jarbas Cleber Ferrari, Gean Paulo Michel, and Willian Jucelio Goetten. "DESCARGA SÓLIDA DO RIO ITAJAÍ DO SUL MEDIANTE APLICAÇÃO DO MÉTODO SIMPLIFICADO DE COLBY." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 4 (December 29, 2020): 297. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020297-315.

Full text
Abstract:
O monitoramento hidrossedimentológico é uma ferramenta importante na supervisão a ser realizada em uma bacia hidrográfica, visto que os corpos hídricos são utilizados nos mais variados fins, como abastecimento público, navegação, irrigação, entre outros. Como a sub-bacia do Itajaí do Sul não apresenta este acompanhamento, buscou-se neste trabalho mediante utilização de uma ferramenta computacional, estimar a descarga sólida total diária da sub-bacia em um período de dois anos. Ainda, como item complementar, se estabeleceu uma relação entre a turbidez e a concentração de sedimentos em suspensão. Os resultados para esta relação foram satisfatórios, visto que o coeficiente de determinação encontrado foi de 0,98. Já para a descarga sólida total, devido à ausência de dados durante um curto período, não foi possível obter um valor total para o ano de 2015. Entretanto, em 2014 constatou-se um transporte de sedimentos aproximado na foz do rio Itajaí do Sul de 1,29 milhões de toneladas. Deste modo, com a obtenção desses resultados satisfatórios, acredita-se que este estudo possa contribuir como uma ferramenta de gestão na sub-bacia do rio Itajaí do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Queiroz, José Elenildo. "UM NOVO MÉTODO DE CÁLCULO DA POROSIDADE DRENÁVEL." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 1, no. 1 (December 1997): 117–19. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v1n1p117-119.

Full text
Abstract:
RESUMO Um modo alternativo para cálculo da porosidade drenável a partir de medidas simultâneas de taxas de descarga (q) e altura do lençol freático acima do nível do drenos (h) é apresentado e discutido. A porosidade drenável foi calculada a partir de medidas feitas por Queiroz (1987) e de dados obtidos no campo experimental de drenagem da ESALQ/USP. O procedimento proposto permite que se estime a porosidade drenável com precisão e relativa facilidade, podendo ser aplicado em substituição ao procedimento gráfico utilizado na literatura de drenagem, em condições de regime variável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Almeida, Cleber Ranieri Ribas. "A BIOFILOSOFIA DOS GRAUS DO ORGÂNICO: ARNOLD GEHLEN E A ONTOLOGIA DE NICOLAI HARTMANN." Problemata 7, no. 1 (July 11, 2016): 100. http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v7i1.27499.

Full text
Abstract:
<p>O propósito deste artigo é investigar os fundamentos da antropobiologia de Arnold Gehlen de modo a demonstrar como o esquema darwiniano da evolução das espécies fora aí substituído pela biofilosofia dos graus do orgânico de Nicolai Hartmann. Esta substituição permitiu que Gehlen distinguisse claramente entre as Leis Estruturais da Constituição Humana (LECH) e as Operações Humanas (OPHU). Segundo Gehlen, a ação conjunta (<em>handlung zuzammen</em>) entre estruturas e operações humanas forma um circuito inconsútil no qual as carências vitais do homem (<em>mängelwesen</em>) são supridas mediante ações de descarga. A observação fenomenológica das leis de descarga (<em>entlastungsgefahren</em>) se dá na fabricação do mundo (<em>Welt</em>). Malgrado seus notáveis progressos no que diz respeito à explicação não-zoológica do homem, o modelo gehleniano reduziu a percepção fenomenológica do humano a uma mecânica de operações e estruturas. A substituição do esquema darwiniano pela ontologia de Nicolai Hartmann nos provê uma explicação holística e singular do homem, porém, sob pena da redução mecânica das operações simbólicas e numênicas.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tolentino, Mario, and Romeu C. Rocha Filho. "Sobre a estrutura do núcleo atômico antes da descoberta do nêutron." Educación Química 11, no. 3 (August 30, 2018): 315. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.2000.3.66444.

Full text
Abstract:
<span>O átomo nuclear foi postulado por Rutherford em 1911. Na época já se conhecia a existência de partículas positivas e negativas, em decorrência dos experimentos com tubos de descarga contendo gases rarefeitos realizados nas últimas décadas do século 19. Entretanto, não se sabia da existência do nêutron, que só seria descoberto em 1934. Uma vez postulado o átomo nuclear, imediatamente surgiu a necessidade de se explicar os valores de massa atômica e de carga nuclear dos diferentes átomos. Este artigo tem como objetivo relatar como os cientistas, antes da descoberta do nêutron, vislumbravam a estrutura nuclear do átomo de modo a prover estas explicações.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Portela, Jeane Cruz, Neroli Pedro Cogo, André Júlio do Amaral, Luciléia Gilles, Tatiane Bagatini, Juliana Pardo Chagas, and Gustavo Portz. "Hidrogramas e sedimentogramas associados à erosão hídrica em solo cultivado com diferentes sequências culturais, com diferentes condições físicas na superfície." Revista Brasileira de Ciência do Solo 35, no. 1 (February 2011): 225–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832011000100021.

Full text
Abstract:
Estudos hidrossedimentológicos detalhados são de grande valia para o melhor entendimento e controle do processo de erosão hídrica e, por conseguinte, para se aprofundar a pesquisa no assunto e, assim, praticar a conservação do solo e da água de modo mais eficaz e duradouro. Considerando isso, realizou-se este trabalho com o objetivo de desenvolver hidrogramas (taxas instantâneas de descarga da enxurrada versus tempo) e sedimentogramas (concentrações instantâneas de sedimento na enxurrada e taxas instantâneas de perda de solo versus tempo) individualizados (cada repetição de tratamento), associados à erosão hídrica ocorrida em solo cultivado com diferentes sequências culturais (gramíneas e leguminosas de inverno e verão, implantadas em semeadura direta, nos modos de cultivo isolado e consorciado), com diferentes condições físicas na superfície (solo não mobilizado, solo recém-escarificado, solo previamente escarificado e solo recém-gradeado, com presença e ausência de crosta e de completa, pouca e nenhuma cobertura por resíduos culturais). O estudo foi desenvolvido em campo, na EEA/UFRGS, em Eldorado do Sul (RS), usando-se chuva simulada e um Argissolo Vermelho distrófico típico com textura franco-argiloarenosa na camada superficial e declividade média de 0,115 m m-1. No início da pesquisa esse solo encontrava-se bastante degradado. As chuvas simuladas (seis no total, sendo uma para cada teste de erosão) foram aplicadas com o aparelho simulador de braços rotativos, todas elas na intensidade planejada de 64 mm h-1 (neste trabalho usaram-se as intensidades observadas das chuvas, as quais variaram de 59,1 a 74,6 mm h-1) e com duração variando de 1 a 3 h (devido almejar-se atingir a condição de equilíbrio da enxurrada em todos os testes de erosão). Observou-se que os hidrogramas e sedimentogramas, de modo geral, resultaram coerentes com as condições das quais foram desenvolvidos. Assim, na maior parte das vezes, os hidrogramas diferenciaram-se mais entre os testes de erosão do que entre os tratamentos de sequência cultural, e o inverso ocorreu com os sedimentogramas. As superfícies de solo não mobilizadas e com pequena rugosidade e pouca cobertura, de modo geral, proporcionaram hidrogramas e sedimentogramas com menor tempo de partida e maior magnitude, independentemente da presença ou ausência de crosta e do tipo de sequência cultural. As superfícies de solo recém-mobilizadas e com média e grande rugosidade, de modo geral, proporcionaram hidrogramas e sedimentogramas com maior tempo de partida e menor magnitude, praticamente independentemente da cobertura e do tipo de sequência cultural. As superfícies de solo com completa cobertura tiveram suas enxurradas diminuídas e suas erosões eliminadas, independentemente da sua mobilização e do tipo de sequência cultural. A sequência cultural com teosinto proporcionou hidrogramas e sedimentogramas com os maiores tempos de partida e as menores magnitudes, seguida das com milho+feijão-miúdo e milheto, as quais diferenciaram pouco entre si. As repetições dos tratamentos proveram valores das taxas instantâneas de descarga da enxurrada que se pareceram mais e se distribuíram no tempo de modo mais uniforme do que os providos para as correspondentes concentrações instantâneas de sedimento e taxas instantâneas de perda de solo. Os dados obtidos foram valiosos no que diz respeito a poder entender melhor a variação comumente observada nos resultados de pesquisas de erosão hídrica realizadas em campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carijó, Maria Clara De Almeida, and Virgínia Kastrup. "Expressividade como qualidade dinâmica: uma discussão sobre percepção na arte / Expressiveness as a dynamic quality: a discussion on art perception." Revista Polis e Psique 4, no. 3 (September 5, 2014): 234–55. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.47057.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo examinar como a expressividade pode ser percebida e criada na arte. Geralmente, a expressividade é entendida como uma propriedade que as obras de arte possuem de transmitir uma emoção do artista ou como um efeito da projeção de sentimentos do percebedor sobre elas. Recusando essa posição, sugerimos que a expressividade é um fenômeno perceptivo que resulta da apreensão de certas qualidades dinâmicas intrínsecas às obras. Tais qualidades dinâmicas são discutidas por Arnheim e Dewey e, em seu conjunto, constituem a base daquilo que Stern chamou de “afetos de vitalidade”. Essa nova abordagem da expressividade conduz-nos a uma reformulação, também, de nossa concepção do ato de expressão artística. Em vez de uma ação de descarga de conteúdos subjetivos, a expressão parece ser uma atividade perceptivamente guiada, em que o artista, através do modo como organiza e apresenta os diversos elementos de sua obra, evidencia nela forças vivas e dinâmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Astete-Martínez, Edgardo, and David Rodríguez-Gómez. "Software libre en la gestión de la informática educativa: argumentos desde la Educación Pública Española." Revista INTEREDU 1, no. 2 (January 27, 2021): 9–29. http://dx.doi.org/10.32735/s2735-65232020000272.

Full text
Abstract:
Este artículo analiza los argumentos para el desarrollo de proyectos de Tecnologías de la Información y la Comunicación TIC con software libre en la educación pública autonómica española, a través del análisis de tres casos emblemáticos. Se presentan los resultados argumentativos obtenidos del proceso de análisis cualitativo de los datos primarios, aportados por la aplicación de entrevistas semiestructuradas a los equipos directivos de los proyectos autonómicos. Los argumentos son analizados y estructurados basados en una categorización dinámica, revelando cinco categorías para su justificación: desde el punto de vista técnico, ético, económico, estratégico-institucional y pedagógico. Los principales hallazgos dicen relación con la variedad de opciones para la adaptación del software, el desarrollo multilingüe, la disponibilidad en modo multiplataforma, el desarrollo y soporte técnico con capital humano local, el bajo costo de desarrollo y el prácticamente cero costo para los usuarios, la descarga legal, copia, instalación, estudio y modificación para cualquiera, entre otros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dalla Costa, Marco Antônio, Henrique A. C. Braga, Marina M. S. D. Perdigão, and José Marcos Alonso. "Projeto e implementação de um reator eletrônico microcontrolado, de elevado fator de potência, orientado a lâmpadas de vapor metálico." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 20, no. 3 (September 2009): 405–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592009000300011.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve a análise, o projeto e a implementação de um reator eletrônico para lâmpadas de vapor metálico (MH) baseado em microcontrolador. O circuito do reator se fundamenta na integração de um conversor buck com um conversor flyback. A tarefa de correção do fator de potência é realizada pela etapa buck, enquanto a etapa flyback controla a potência na lâmpada fornecendo uma corrente em onda quadrada de baixa freqüência. Este é um método adequado para se evitar o fenômeno da ressonância acústica, comum em lâmpadas de descarga de alta pressão (HID). Os dois estágios conversores operam no modo de condução descontínua (DCM), o que permite o uso de apenas um interruptor de alta freqüência simplificando o controle. O reator eletrônico é controlado digitalmente e emprega um microcontrolador de baixo custo PIC16F684. Este componente é programado para desempenhar todas as tarefas necessárias aos processos de ignição, aquecimento e regime permanente da lâmpada, respondendo também pelo controle em malha fechada da corrente na lâmpada e proteções convencionais. O artigo inclui resultados experimentais obtidos de um protótipo que alimenta uma lâmpada MH de 35W.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Modo de descarga"

1

Devia, Manríque Christ Alejandra. "Análisis y control de un modelo dinámico de una neurona talámica." Tesis, Universidad de Chile, 2007. http://www.repositorio.uchile.cl/handle/2250/104779.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Batista, Natália Cordeiro. "O design participativo como ferramenta no processo de mitigação do descarte de vestuário." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/35084.

Full text
Abstract:
A transformação da indústria têxtil e de moda e o interesse na produção e consumo sustentáveis de roupas está crescendo. A preocupação ambiental e responsabilidade sustentável, passam a fazer parte da identidade da marca de forma absoluta como referência e posicionamento no mercado. Consumidores mais seletivos e com alto poder de influência, exigem das marcas mais transparência e veracidade sobre seus produtos e práticas sustentáveis, mas ainda assim suas exigências não condizem com suas ações. Contudo, o consumo exagerado, ansioso e o aumento da produção de lixo têxtil, ou seja, o descarte de roupas no lixo e depois em aterros sanitários, está diretamente ligado ao comportamento do consumidor e aos hábitos de consumo e de uma rotina descartável, despreocupada. O grande desafio e dificuldade das marcas para além de se tornar sustentável, é também a aceitação dos consumidores e a resistência em colaborar como responsáveis neste processo. Esta tese destina- se a dar contributos que possam ser úteis para mitigar o descarte de vestuário no lixo, desde o primeiro momento em que este é pensado, promovendo a sustentabilidade através do Design Participativo. Para a realização deste trabalho utilizou-se de uma metodologia exploratória, através de uma revisão bibliográfica dos principais temas relacionados com o descarte de vestuário e a criação de um framework com base nos princípios fundamentais do Design Participativo com objetivo de envolver os consumidores e stakeholders no processo de desenvolvimento do produto, assim como permitir às empresas conhecer os seus consumidores e educá-los quanto ao descarte de roupa e seus impactos. As conclusões permitiram um conhecimento mais aprofundado sobre o Design Participativo, fornecendo informações sobre a importância da participação na busca por soluções em harmonia com o meio ambiente.
The transformation of the textile and fashion industry, as well as interest in sustainable clothing production and consumption is growing. The environmental concern and sustainable responsibility has become part of a business' brand identity as a reference to where they position themselves in the market. Selective and highly influential consumers demand more transparency and veracity about their products and sustainable practices from brands, yet their demands do not match their actions. However, the exaggeration of anxious consumption and the increased production of textile waste, the disposal of clothes in the trash and later in landfills, is directly linked to consumer behaviour and consumption habits with a disposable carefree routine. The great challenge and difficulty that these brands face, in addition to becoming sustainable, is the consumer's resistance towards collaboration and acceptance of being a responsible actor in this process. This thesis aims to make contributions that can be useful in order to mitigate the disposal of clothing in garbage, from the first moment it is thought of, whilst promoting sustainability through Participatory Design. In order to carry out this work, an exploratory methodology was used, through a bibliographic review of the main themes related to the disposal of clothing and the creation of a framework based on the fundamental principles of Participatory Design in order to involve consumers and stakeholders in the product development process, as well as allowing companies to know their consumers and educate them on the disposal of clothing and its impacts. The conclusions allowed a deeper knowledge about Participatory Design, providing information on the importance of participation in the search for solutions in harmony with the environment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Modo de descarga"

1

Mendes, Francisca Dantas, and Maria Cecilia Loschiavo dos Santos. "GESTÃO DE GERAÇÂO E DESCARTE DE RESÍDUOS TÊXTEIS: CRADLE- TO-CARDLE E O DESIGN COMO FERRAMENTAS." In Na Estante da Moda 2, 160–72. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.36119210916.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Modo de descarga"

1

Maurício R. de Souza Neto, José, and Helon David de Macêdo Braz. "Otimização Matemática para o Método Radiométrico de Estimação da Localização de Descargas Parciais Baseado em Razão das Potências." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2396.

Full text
Abstract:
O processo de medição de descargas parciais tem uma longa história como ferramenta de avaliação de envelhecimento de equipamentos de alta tensão. A localização, porém, ainda é um problema a ser superado. Identificar um equipamento com falhas de isolamento dentro de uma subestação é realizado por meio de campanhas de medição através de toda a subestação, ou no caso de um equipamento cujo nível de descarga parcial já esteja alto o suficiente para despertar desconfiança dos operadores. Desse modo, ter uma ferramenta de localização de descargas parciais é uma necessidade para o processo de gestão de equipamentos e recursos. No presente trabalho é descrito o processo de otimização matemática aplicado na solução de algoritmos de localização para métodos radiométricos de detecção de descargas parciais. São considerados modelos de propagação do sinal, bem como estratégias de minimização de erro para otimização da solução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Juarez, Braulio, and Arnoldo Valle-Levinson. "Bloqueo al intercambio de agua en un estuario generado por un pulso de agua salobre proveniente del océano." In I Congreso Internacional de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional, 2019. http://dx.doi.org/10.15359/cicen.1.53.

Full text
Abstract:
La formación de tapones de sal, i.e., bloqueo al intercambio de agua en estuarios, suele estar atribuida a estuarios de flujo reducido cuando su tasa de evaporación excede o es similar a la tasa de aporte de agua dulce. Datos mensuales y anuales en este estudio mostraron un tapón de sal formado por un pulso de agua dulce procedente de la plataforma oceánica hacia la entrada de una bahía somera, bahía de Barataria, localizada en el delta del rio Mississippi. Un mes de datos de corrientes mostró dos patrones predominantes: una circulación verticalmente homogénea y una circulación bidireccional. La circulación bidireccional mostró generalmente una circulación estuarina inversa con flujo entrando en superficie y saliendo por debajo. La circulación negativa ocurrió debido a la formación del tapón de sal observado con datos de salinidad a lo largo de la bahía para el mismo periodo de tiempo. La formación del tapón de sal fue favorecida por vientos soplando hacia la costa. Para explorar la persistencia de dicho tapón observado en un mes, se analizaron además datos de salinidad en 4 sitios a lo largo de la bahía durante nueve años. A los nueve años de datos se aplicaron Funciones Empíricas Ortogonales para obtener sus principales modos de variabilidad espacial y temporal. El primer modo de variabilidad, modo 1, representó el 86% de la variabilidad total. La variabilidad espacial del modo 1 consistió en valores máximos de salinidad dentro de la bahía relativos a la entrada de la bahía. Este máximo dentro de la bahía es el rasgo principal que identifica un tapón de sal. La variabilidad temporal del modo 1 mostró valores máximos durante invierno y mínimos en verano relacionados a la estacionalidad de la descarga del rio Mississippi. Se concluye que el tapón de sal es generado por el pulso de agua dulce proveniente de la desembocadura del rio Mississippi localizado en la plataforma oceánica fuera de la bahía. Este pulso de agua dulce se mezcla con el agua oceánica resultando en una masa de agua con salinidad diluida. La masa de agua diluida es transportada por la Corriente Costera de Luisiana hacia la parte occidental del delta, bañando las bahías presentes en esta parte del delta entre ellas la bahía de Barataria. Este trabajo describe por primera vez la formación de un tapón de sal generado principalmente por una descarga de rio afuera de un estuario.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castilla Alcala, Guillermo, Jose Ignacio Ortiz González, and Alfonso Durán Heras. "Arquitecturas híbridas para el diseño de prácticas docentes con recursos online: un caso de estudio." In INNODOCT 2019. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/inn2019.2019.10256.

Full text
Abstract:
La enseñanza de Sistemas de Información Gerencial (SIG) precisa una metodología activa en la que el alumno utilice y experimente con estos sistemas en entornos similares a la realidad empresarial. Ahora bien, el diseño y desarrollo de prácticas de laboratorio con estos sistemas exige como prerrequisito disponer del correspondiente software, cargado con un conjunto de datos apropiado. En los últimos años, el auge de los sistemas de código abierto y el movimiento hacia la computación en la nube, hacen habitual, por una parte, encontrar en internet “demos” online de libre acceso, o sistemas de prueba con distintos grados de usabilidad, de aplicaciones empresariales. Por otra parte, los sistemas de código abierto permiten, si se dispone de los conocimientos y las plataformas hardware adecuadas, su descarga, instalación y configuración en modo local sin incurrir en coste de licencias. Esto abre un abanico de opciones en cuanto a la arquitectura a utilizar para el diseño de actividades educativas basadas en aplicaciones software, con diferentes ventajas, inconvenientes y requerimientos de recursos. Desde el simple acceso en modo visualización a “demos” existentes en la nube a la descarga y personalización del software en local, pasando por opciones híbridas que combinan estos enfoques en la misma práctica docente. Así, en este trabajo se presentan posibles arquitecturas híbridas para la implantación de actividades docentes de prácticas de laboratorio basadas en la combinación de tareas realizadas en sistemas de libre acceso en la nube y en sistemas implantados localmente. Estos conceptos se ilustran con una experiencia de aplicación de estas arquitecturas híbridas en el diseño de una práctica de laboratorio de la Universidad Carlos III de Madrid basada en aplicaciones de código abierto. Esta experiencia combina un entorno implantado localmente y aplicaciones online en la nube, partiendo del mismo juego de datos en ambos entornos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brajhan Benites Quispe, Jhon, and Jean Marcos De Souza Ribeiro. "Controle Fuzzy T-S do Conversor Cuk Bidirecional Aplicado à Carga e Descarga de uma Bateria com Saturação de Entrada e Norma." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1596.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o projeto de um controlador fuzzy Takagi-Sugeno para o conversor Cuk bidirecional aplicado à carga e descarga de uma bateria. A bateria é modelada através de um modelo elétrico de segunda ordem. A técnica de modelagem, por valores médios em espaço de estados, é aplicada aos modos Buck e Boost do conversor Cuk, operando em modo de condução contínua (MCC). Do modelo por valores médios, em espaço de estados, um modelo fuzzy T-S do conversor Cuk bidirecional é derivado. O conceito de compensação distribuída paralela (CDP) é utilizado para a obtenção de uma lei de controle fuzzy integral do conversor, no qual os ganhos de retroalimentação são obtidos através da resolução de um problema de desigualdades matriciais lineares (DMLs). A saturação da entrada de controle do conversor é considerada na análise de estabilidade do sistema em malha fechada. Além disso, o critério de desempenho
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza Batista, Leandro, Luis Claudio De Oliveira Silva, and João Viana da Fonseca Neto. "Projeto de um Sistema de Suprimento de Energia para um Nanossatélite Educacional baseado em Busca do Ponto de Máxima Potência." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1034.

Full text
Abstract:
Um nanossatélite é um um tipo de satélite com massa variando entre 1 e 10 kg, desenvolvido para missões específicas para o seu tamanho. Ele é formado por vários subsistemas, cada um responsável por uma função. A redução no tamanho dos satélites ocorreu devido a miniaturização dos circuitos integrados e a padronização das estruturas de integração dos pequenos satélites. Neste trabalho é apresentado um projeto de um subsistema de suprimento de energia para um nanossatélite educacional, usando uma abordagem de monitoramento do ponto de máxima eficiência dos painéis solares. Foram feitos testes de ciclagem térmica das baterias de modo a verificar o comportamento das mesmas quando submetidas a variações de temperatura. Efetuaram-se também testes de carregamento solar das baterias através dos painéis fotovoltaicos, a fim de verificar o comportamento das correntes de carga e descarga das baterias. Através de simulação computacional, observou-se o comportamento do sistema EPS comparando o mesmo com e sem o auxílio do MPPT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marques, Stéfani Gravina, Marcos Orli Hugendobler Junior, and Alessandro Alberto Zanoni. "HEMOSSIDEROSE PÓS TRANSFUSIONAL: RELATO DE CASO EM FELINO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1918.

Full text
Abstract:
Introdução: A hemossiderose caracteriza-se pela deposição acentuada de ferro, chamado hemossiderina nos tecidos. A etiologia dessa doença é hemorrágica ou hemolítica, podendo ser causadas por anemia hemolítica imunomediada, resultando assim na deposição de hemossiderina nos tecidos, podendo ou não, danificá-los. Objetivo: O presente resumo tem como objetivo relatar a etiologia da hemossiderose. Materiais e Métodos: Foi atendido na clínica veterinária um felino, fêmea, SRD, 3 kg, de 4 anos. Apresentando êmese, anorexia e descarga serosa nasocular. No exame físico, foi detectada apatia, mucosas ictéricas, juntamente com a da confirmação da presença do herpesvírus felino 1, agente da rinotraqueíte felina. Além disso, o felino apresentou uma possível lipidose hepática, devido ao longo período de inapetência, causada pela rinotraqueíte. O animal foi internado. O tratamento consistiu em alimentação facilitada e antibioticoterapia com pradofloxacina em suspensão 25 mg/dia por 5 dias. Em 4 dias, após recaída, foi realizada transfusão sanguínea de 40 ml de sangue total. O animal apresentou melhora e recebeu alta. Um mês após, o animal retornou apresentando anasarca. Solicitado hemograma e bioquímico, foi observada anemia normocítica normocrômica, trombocitose, leucocitose linfocítica, proteínas totais baixas e hipoalbuminemia. Como tratamento da hepatopatia, foi utilizado amoxicilina com clavulanato de potássio 12,5 mg/kg/dia por via oral, durante 20 dias; S-Adenosil-Metionina 100 mg/dia por via oral, durante 30 dias. Em relação a anasarca, foi prescrita furosemida 12 mg/kg/dia, espironolactona 12 mg/kg/dia e 12 mg/kg/dia de hidroclorotiazida, até melhora no quadro do paciente. Em um mês, foram refeitos o perfil bioquímico e o hemograma. Nos quais, verificou-se melhora na albumina e do hematócrito, leuco e plaquetograma. Diante disso, os tutores autorizaram a biópsia e histopatologia hepática. Resultados: No histopatológico foi encontrado acúmulo de pigmento granular marrom acastanhado no citoplasma de macrófagos. O diagnóstico foi dado como hemossiderose multifocal moderada. Conclusão: Conclui-se que a hemossiderose foi resultante da anemia hemolítica, pelas alterações hepáticas, aumentando assim a deposição de ferro nos tecidos por consequência tanto da lise das hemácias transfundidas, quanto das hemácias próprias do animal. Do mesmo modo a anasarca decorreu da hepatopatia e hipoalbuminemia, resultando na diminuição da pressão oncótica dos vasos, extravasando líquido para os tecidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes de Sousa, Wendell Daniel, Filipe Bulhões Froes, Helon David De Macedo Braz, Euler Cássio Tavares de Macedo, and José Mauricio Ramos de Souza Neto. "Implementação de uma rotina de medição de pulsos de descargas parciais utilizando Python." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1486.

Full text
Abstract:
A programação é uma ferramenta essencial na engenharia. Com novas ferramentas surgindo rapidamente para atender as necessidades do mercado, há uma necessidade constante de inovação também no ensino de programação. Uma das linguagens de programação que tem ganhado cada vez mais popularidade é a linguagem Python, sendo uma das mais utilizadas nomeio acadêmico. Com o objetivo de estimular o estudo dessa linguagem no grupo de pesquisa sobre descargas parciais (DP) da Universidade Federal da Paraíba e aproveitando a necessidade de otimizar a coleta de dados experimentais de uma célula geradora de descargas parciais desenvolvida previamente, foi feita uma rotina de medição em Python. O desafio lançado aos alunos da pesquisa foi automatizar o processo de coleta dos pulsos via osciloscópio, de modo que o processo de aquisição fosse realizado considerando tanto a autonomia das aquisições como o intervalo entre medidas. O processo de medição seria então incorporado pelo grupo como ferramenta para realizar medições de pulsos de DP a fim de verificar os parâmetros estatísticos da célula geradora de DP desenvolvida pelos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tassara Calenzani, Henrique, and Ivan José da Silva Lopes. "Desempenho de Linhas de Distribuição de 138 kV Frente a Descargas Atmosféricas: Um Estudo de Caso de uma Linha Real." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2465.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo realizar um estudo de desempenho de uma linha de distribuição de 138 kV frente a descargas atmosféricas. O estudo de caso em questão utiliza a metodologia do Método dos Dois Pontos, a partir do software IEEE FLASH, considerando os vãos da linha separadamente. Também são apresentadas simulações computacionais a partir do software ATP, de modo a avaliar os valores de corrente crítica da linha de 138 kV. Com as análises e resultados foi possível verificar os parâmetros de importância em relação ao desempenho da linha, bem como a recomendação de melhorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Monfort Mulinas, Arturo, and José Aguilar Herrando. "Propuesta de caracterización del nivel de servicio por línea de atraque en contratos de concesión de terminales portuarias de contenedores." In CIT2016. Congreso de Ingeniería del Transporte. Valencia: Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/cit2016.2016.3504.

Full text
Abstract:
Un elemento básico en la competitividad de los países y regiones es la componente logística (coste/tiempo) que se produce en los nodos y modos que conforman las correspondientes cadenas de suministro. Las terminales portuarias son nodos estratégicos en las cadenas logístico-portuarias. Con carácter universal la política de transportes ha apostado por el modelo de gobernanza portuaria landlord que se materializa en inversiones y explotación portuaria a través de asociaciones público-privadas, habitualmente bajo el instrumento de un contrato de concesión. En los contratos de concesión se recogen los derechos y obligaciones de las partes, a lo largo del plazo concesional que es dilatado, al objeto de que el operador privado pueda recuperar su inversión. De lo contemplado en el mismo resultará el nivel de servicio de la terminal en los subsistemas de línea de atraque (carga/descarga de buques), almacenamiento y recepción/entrega al transporte terrestre. Es imprescindible que los indicadores que se contemplen sean capaces de caracterizar de hecho los niveles de servicio ofertados. El nivel de servicio del subsistema de carga/descarga de buques o de línea de atraque debe incorporar por un lado la calidad de servicio ofertada en términos de esperas en relación con los tiempos de atraque; y por otro, la productividad en el atraque. Éste resultará del dimensionamiento de la terminal en longitud de línea de atraque y grúas de muelle para dar respuesta a la demanda de tráfico por vía marítima. En la ponencia se propone la caracterización del nivel de servicio por línea de atraque para su inclusión tras la oportuna particularización en los contratos de concesión de terminales portuaria de contenedores.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/CIT2016.2016.3504
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Ially Silva, Antônio Roberto Martins Bunes, Bárbara Nascimento Santos, Bruno Silva Dos Santos, and José Jairo Florentino Cordeiro Júnior. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA-SE." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1794.

Full text
Abstract:
Introdução: A temática Educação Ambiental visa explicar a relação do homem com a natureza, à qual é um processo que busca promover orientação, conscientização e informação para o desenvolvimento de seres humanos ambientalmente ecológicos. Objetivo: O Projeto de Extensão Educação Ambiental em Ação buscou conhecer as principais causas dos problemas ambientais urbanos recorrentes em Nossa Senhora da Glória - SE e região. Material e métodos: Foi elaborado um questionário com 25 questões tratando-se dos principais problemas ambientais observados em Nossa Senhora da Glória - SE e região. Foi aplicado a partir do mês de setembro de 2020 e finalizado em janeiro de 2021, direcionado para estudantes da rede pública e privada de ensino situados na zona urbana e rural. 93 pessoas responderam ao questionário. Após a realização das atividades os dados gerados com a aplicação dos questionários foram processados para análise, na qual foi utilizada a estatística descritiva para possibilitar a interpretação dos mesmos. Resultados: São diversas as causas dos problemas ambientais, uma delas se refere ao descarte irregular do lixo, pois 46,2% dos participantes realizam o descarte em lugares onde acontecem a coleta de lixo, já nas áreas rurais acabam realizando o descarte de forma inapropriada e prejudicial para o meio ambiente. Além disso, 40,9% dos participantes relataram que não realizam a separação do lixo, o que é preocupante, pois o mesmo segue para lixões a céu aberto impedindo que ocorra a reciclagem. Do mesmo modo, 55% dos participantes não separam ou separam parcialmente o óleo de cozinha, podendo causar sérios danos ao meio ambiente. Observa-se que a principal problemática é o descarte final do lixo, bem como o processo de coleta em que não há separação dos tipos de lixo, tendo em vista, a importância de destinar o lixo ao local correto para minimizar o impacto do mesmo sobre o meio ambiente. Conclusão: Portanto, através do questionário analisou-se que os problemas ambientais são decorrentes das ações negligentes da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Modo de descarga"

1

Olivares, Claudio, Camilo Urbano, Darío Hidalgo, Natalia Tinjacá, José Manuel Pérez, Maria Clara Gutiérrez, Cristian Navas, Claudia Glen, Lauramaría Pedraza, and Manuel Rodriguez Porcel. Mapas de viaje: Metodología para el diagnóstico y propuestas de mejora de la accesibilidad universal en sistemas de transporte público en América Latina y el Caribe. Edited by Isabel Granada and Camila Ramos. Inter-American Development Bank, December 2019. http://dx.doi.org/10.18235/0002065.

Full text
Abstract:
AUTOROlivares, Claudio; Urbano, Camilo; Hidalgo, Darío; Tinjacá, Natalia; Pérez, José Manuel; Gutiérrez, Maria Clara; Navas, Cristian; Glen, Claudia; Pedraza, Lauramaría; Rodriguez Porcel, ManuelFECHADec 2019DESCARGA:Español (928 descargas)DOIhttp://dx.doi.org/10.18235/0002065EDITORIsabel Granada, Camila RamosSe propone una nueva metodología, mapeando experiencias de viaje, para identificar las barreras y brechas en la accesibilidad universal para usuarios del transporte público con discapacidad, movilidad reducida permanente o temporal y de viajes asociados al cuidado. La metodología se centra en la experiencia de viaje de estos usuarios teniendo en cuenta sus percepciones, sentimientos y emociones. Para ello, la metodología utiliza métodos etnográficos y proporciona una representación gráfica del viaje o Mapa de Viaje de Cliente (MVC). Esta herramienta ayuda a identificar elementos clave para visualizar la aplicación de la metodología y permite orientar a los investigadores para encontrar brechas y barreras de modo que permita definir acciones de mejora en la planificación, diseño, implementación y operación de los sistemas de transporte público. La metodología tiene dos partes: i) Acompañamiento y observación del viaje completo y cotidiano de las personas con discapacidad permanente o temporal, y ii) análisis y visualización de la experiencia de viaje, mediante la elaboración de un Mapa de Viaje de Cliente para cada uno de los usuarios observados. La metodología se aplicó en Bogotá, Santiago de Chile y Medellín. Los resultados de la metodología permitieron formular recomendaciones de políticas para mejorar los sistemas de transporte de estas ciudades a corto, mediano y largo plazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography