Academic literature on the topic 'Molares - terceiro molar - exodontia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Molares - terceiro molar - exodontia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Molares - terceiro molar - exodontia"

1

Menezes Neto, Alexandre Maranhão, Eduardo Costa Studart Soares, Francisco Samuel Rodrigues Carvalho, Mariana Gomes Coutinho, and Fábio Wildson Costa Gurgel. "Fratura mandibular após exodontia de terceiro molar impactado." Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery 5, no. 2 (July 8, 2019): 64–69. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2782.5.2.064-069.oar.

Full text
Abstract:
As fraturas mandibulares decorrentes de exodontias de terceiros molares inclusos são incomuns e causam significativa morbidade pós-operatória ao paciente. O objetivo do presente trabalho é apresentar um caso clínico de uma fratura mandibular que ocorreu após a exodontia do dente #38 impactado, em paciente do sexo feminino, 19 anos de idade, que procurou atendimento com histórico de dor durante a mastigação. Após anamnese e exame clínico, percebeu-se a presença de fratura na região do ângulo mandibular esquerdo. A paciente foi submetida a redução cruenta e osteossíntese da fratura com placas de fixação, através de acesso intrabucal. Após acompanhamento de dois 2 anos, a paciente encontrava-se sem queixas álgicas e com resultados estético- funcionais satisfatórios. Nesse contexto, o presente caso reforça a importância do planejamento cirúrgico e acompanhamento em longo prazo em casos de fraturas pós-exodontia de terceiros molares inferiores, mesmo tratando-se de complicações relativamente incomuns.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira Neto, Olavo Barbosa de, Yasmin Lima Nascimento, Fernando José Camello de Lima, Célio Fernando De Sousa Rodrigues, Felippe Bevilacqua Prado, Ana Cláudia Rossi, and Alexandre Rodrigues Freire. "Double retromolar foramen during an inferior third molar extraction: a rare case report." Revista Brasileira de Odontologia 76 (December 15, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v76.2019.e1492.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo do presente estudo foi relatar a ocorrência de um forame retromolar duplo durante a exodontia de um terceiro molar inferior. Relato de Caso: Um paciente de 20 anos do sexo masculino foi encaminhado à clínica odontológica da Universidade Federal de Alagoas para realizar extração dos terceiros molares do lado esquerdo, por motivos ortodônticos. Um forame retromolar duplo foi identificado perioperativamente durante o descolamento muco-periosteal na região do trígono retromolar, distalmente ao terceiro molar inferior esquerdo, onde houve hemorragia moderada, a qual foi controlada utilizando compressão local com gaze embebida em solução de anestésico local com vasoconstritor. A ocorrência dessa variação da normalidade foi registrada por fotografias. Antes da realização do procedimento, a radiografia panorâmica do paciente sugeria a presença dessa estrutura anatômica. Conclusões: O conhecimento acerca da ocorrência de um forame retromolar duplo apresenta importância clínica para exodontia de terceiros molares inferiores e pode auxiliar o dentista na prevenção e no manejo de acidentes e complicações durante esse procedimento cirúrgico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Maria Emanuella Letícia da, Izabella Maria Barbosa da Silva, and Renata de Albuquerque Cavalcanti Almeida. "Coronectomia intencional como alternativa para evitar lesões ao nervo alveolar inferior: Relato de caso clínico." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 31, 2021): e46710918270. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18270.

Full text
Abstract:
Introdução: O dano ao Nervo Alveolar Inferior (NAI) é fator de risco significativo após remoção de terceiro molar impactado. São tidos como sinais considerados de alto risco de lesão nervosa a ausência de osso cortical entre a raiz dental e o canal mandibular, bem como a constrição do mesmo por onde passa a raiz do dente. Objetivo: Relatar um caso de coronectomia intencional de terceiro molar inferior direito, devido contato íntimo com o canal mandibular. Paciente, sexo feminino, 19 anos, compareceu ao Centro de Especialidades Odontológicas do Recife, indicada para exodontia dos terceiros molares. A radiografia panorâmica revelou impactação horizontal do dente 48, contato da coroa com as raízes do segundo molar e aparente contato com o NAI. Solicitou-se tomografia computadorizada de feixe cônico, confirmando íntima relação. A conduta escolhida foi realização de coronectomia intencional e sepultamento das raízes. Conclusão: A literatura comprova que essa técnica reduz significativamente a lesão do nervo alveolar inferior sendo uma alternativa eficaz e segura para evitar complicações nervosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martins, Márcio, Marco Antonio Pazos Y. Garcia, Moisés Veloso Fernandes, Ellen Maria Francisco Reis, Rafael Roberto Vilela, Teni Silveira Azevedo, João Eugênio Pires Neto, and William Kurihara. "Principais complicações clínicas odontológicas pós-operatórias da cirurgia de terceiro molar incluso/impactado." ConScientiae Saúde 9, no. 2 (August 10, 2010): 278–84. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v9i2.2056.

Full text
Abstract:
Introdução: A impactação dentária é uma condição em que a erupção completa de um dente é interrompida em razão de seu contato com outro(s) dente(s). A falta de espaço disponível na região bucal ocorre devido ao menor crescimento ósseo da caixa craniana em detrimento dos maxilares, apresentando, em 33% dos casos, terceiros molares impactados. A sintomatologia dolorosa precoce e sinais, tais como febre, anorexia, trismo e mastigação dificultada podem caracterizar a presença de uma pericoronarite local, sendo a remoção cirúrgica do terceiro molar frequentemente indicada. As complicações pós-operatórias também podem ocorrer e limitar o prognóstico clínico deste procedimento. Objetivo/Método: Neste estudo retrospectivo, analisou-se a incidência destas intercorrências em prontuários de pacientes na Clínica de Odontologia, da Unicastelo, em 2008. Resultados: A análise descritiva dos dados revelou complicações em 75% dos indivíduos, com predomínio da dor pós-operatória em 77,2% (n=24). Conclusão: Esses resultados mostram à importância de considerar a dor, após exodontia, frente às intervenções terapêuticas adotadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

TORRES, RAFAEL, ARIANY RIBEIRO, HANNAH CARVALHO, SAULO DO NASCIMENTO, GUSTAVO DE ALBUQUERQUE, VALBER MARTINS, MARCELO OLIVEIRA, JOEL JUNIOR, and PAULO TAVARES. "Enfisema subcutâneo durante exodontia de terceiro molar: relato de três casos." Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery 6, no. 1 (March 27, 2020): 36–41. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2782.6.1.036-041.oar.

Full text
Abstract:
Introdução: O enfisema subcutâneo é um acidente raro que acontece durante tratamentos odontológicos, no qual ocorre a passagem forçada de ar e/ou outros gases para o interior dos tecidos moles. Pode ter diversas causas; porém, as mais comuns decorrem do ar liberado durante o uso de turbinas de alta rotação ou seringas tríplices. Geralmente, o tratamento é sintomático, apresentando remissão espontânea ao longo do tempo. Porém, podem apresentar complicações, que evoluem para condições graves e colocam a vida do paciente em risco, sendo necessário um acompanhamento rigoroso até a sua completa regressão. Descrição: São relatados três casos clínicos de pacientes que desenvolveram enfisema subcutâneo durante o uso de turbina de alta rotação em procedimentos de extração de terceiro molar. Todos foram diagnosticados imediatamente durante as cirurgias, com quadros de aumento de volume facial e crepitação à palpação. Resultados: Os tratamentos realizados, que incluíram o uso de medicações anti-inflamatória e antibiótica associadas, ocorreram de forma satisfatória. Conclusão: Após um período de acompanhamento, observou-se completa remissão dos quadros, sem o surgimento de complicações. O correto planejamento cirúrgico é fundamental para evitar esse tipo de complicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Montenegro, Gil. "Hipnose e analgesia na exodontia: relato de caso." Revista Fitos 14, no. 3 (September 30, 2020): 400–406. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2019.884.

Full text
Abstract:
Os procedimentos cirúrgicos odontológicos normalmente são cercados por temor e ansiedade por parte dos pacientes. O objetivo desse estudo foi apresentar um relato de caso com tratamento por hipnose, demonstrando assim o efeito da hipnose no controle da dor durante exodontia de terceiro molar, com mínimo de anestesia. Realizou-se a técnica de hipnose rápida com analgesia da região e dissociação da dor. O relato de caso sugere que a técnica é viável em pacientes sugestionáveis, possibilitando, nestes casos, a ausência de dor e o incomodo durante a cirurgia, e melhora o controle do pós-operatório. A técnica é viável para pacientes sugestionáveis minimizando os efeitos adversos da anestesia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Zerbetto, Marília Vieira, Pedro Bordini Faleiros, and Antonio Bento Alves De Moraes. "Relações entre instruções e comportamentos de autocuidado de pacientes submetidos à exodontia do terceiro molar." Perspectivas em Análise do Comportamento 9, no. 1 (May 3, 2018): 29–42. http://dx.doi.org/10.18761/pac.2017.013.

Full text
Abstract:
Cirurgias odontológicas podem promover potenciais complicações durante e depois da intervenção, no momento da recuperação. O objetivo do estudo foi identificar os comportamentos de autocuidado de pacientes submetidos à exodontia do terceiro molar. Participaram da pesquisa 10 pacientes, com idade entre 18 e 24 anos. Após a remoção da sutura, os participantes foram convidados a responder, individualmente, perguntas de um roteiro de entrevista com questões referentes à experiência em relação à cirurgia e ao processo de recuperação. A análise dos resultados permitiu identificar três padrões de comportamentos entre os participantes, o primeiro composto por aqueles que emitiram todos os comportamentos orientados pelo cirurgião dentista; o segundo composto por participantes que inicialmente seguiram a orientação e modificaram o modo de realizar o autocuidado em função da permanência do evento aversivo, ou ausência do mesmo; o terceiro, por participantes que não ficaram inicialmente sob controle das orientações do cirurgião dentista em emitir comportamentos de autocuidado no período pós operatório, mas ao longo da recuperação passaram a emitir tais comportamentos. A investigação com base no modelo do comportamento selecionado pelas consequências pode ser relevante para análise e promoção de comportamentos autocuidados emitidos por pacientes odontológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Matos, Fernanda Xavier, Luciano Ferreira Ladeia Júnior, and Fernando De Góes Ladeia. "Laserterapia para tratamento de parestesia do Nervo Alveolar Inferior após extrações de terceiros molares inferiores: Revisão de Literatura / Laser therapy for lower alveolar nerve parestesia after lower thir molar extractions: Literature Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 48 (December 29, 2019): 1–13. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2115.

Full text
Abstract:
A laserterapia consiste na terapia para tratar algumas situações clínicas, como a parestesia, por meio de uma fonte de luz de baixa potência, com a finalidade de regenerar o tecido afetado, assim como aliviar os possíveis sintomas dolorosos. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo relatar, por meio de uma revisão de literatura, como a terapia por meio do laser pode se tornar benéfica em casos de parestesia do Nervo Alveolar Inferior, nos casos de extrações de terceiros molares inferiores. Foram, então, pesquisados artigos dos últimos 6 anos, nas diversas bases de dados online, com descritores específicos, a fim de realizar uma revisão de literatura completa. Os artigos encontrados foram selecionados conforme os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos, dando início à escrita do trabalho. No procedimento de exodontia dos terceiros molares inferiores é comum algumas intercorrências, como a lesão do Nervo Alveolar Inferior, o que pode provocar uma parestesia. Essa situação pode se tornar um desafio, no que tange a sua terapia. Diante dos artigos analisados, observa-se que o tratamento com fonte de luz, a laserterapia, tem se tornado um tratamento em potencial para esses casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sol, Izabella, Rachel de Freitas Silva, Cristóvão Marcondes de Castro Rodrigues, Cláudia Jordão Silva, and Flaviana Soares Rocha. "Uso do ozônio para otimizar o reparo tecidual após complicações em cirurgia oral: relato de caso." Research, Society and Development 9, no. 11 (December 7, 2020): e92091110039. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10039.

Full text
Abstract:
A ozonioterapia tem sido utilizada como terapia adjuvante em múltiplas modalidades terapêuticas na odontologia. Caracterizado por poucos efeitos adversos em doses terapêuticas, o ozônio está associado à formação de moléculas reativas de oxigênio que influenciam o metabolismo celular e desencadeiam uma resposta antioxidante, favorecendo o reparo tecidual, além de possuir efeito antimicrobiano. Diversos estudos comprovam os benefícios do ozônio para área da saúde. O objetivo deste trabalho é relatar o benefício de uso do ozônio para auxílio de regeneração de tecido gengival avulsionado de forma traumática após a realização de uma exodontia de terceiro molar inferior, onde foi instituído como tratamento a irrigação de água ozonizada em concentração de 8µg/ml e aplicação de gás ozônio por um período de quatro semanas. Após acompanhamento por 14 meses, o tecido gengival se apresentava sem sinais de isquemia, necrose e infecção, com reparo total da área acometida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Stripari, Jéssica da Mota, Luiz Fernando Rodrigues Ferreira, Pamela Leticia Dos Santos, Marcelo Augusto Cini, Caio Peres Bellato, David Costa Moreira, Marcus Vinicius Satoru Kasaya, Marina de Almeida Barbosa Mello, Renato Yassutaka Faria Yaedú, and Jéssica Lemos Gulinelli. "Perda de substância do lábio inferior após anestesia pterigomandibular." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 47 (April 16, 2020): e2585. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e2585.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar o caso de extensa perda tecidual traumática do lábio por auto mordida após bloqueio do nervo alveolar inferior para exodontia de terceiro molar inferior incluso. Detalhamentos de Caso: Paciente gênero feminino, 20 anos de idade, leucoderma, sem alterações sistêmicas e psicológicas, compareceu à clínica para extração do elemento dentário 48 incluso. A paciente foi submetida à anestesia pterigomandibular sem intercorrências. Após o procedimento a paciente foi para sua casa ainda com o lábio anestesiado e acabou dormindo. Ao acordar notou que estava com o rosto e com a blusa de sangue, e ao olhar no espelho observou que havia perdido parte do lábio inferior e que provavelmente teria mastigado e engolido uma vez que ainda estava sob efeito da anestesia. A paciente procurou o serviço do Hospital onde foi submetida a um procedimento de cirúrgico pela equipe de cirurgia bucomaxilofacial e cirurgia plástica sob anestesia geral. Considerações finais: é de suma importância a explicação do cirurgião sobre o pós-operatório das cirurgias, sobre os cuidados com a anestesia local, o tempo de efeito de duração droga e os efeitos que ela pode causar enquanto se aguarda metabolização completa da solução em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Molares - terceiro molar - exodontia"

1

Junior, Marcus Antonio Brêda. "Relação entre ansiedade odontológica e cortisol salivar em pacientes submetidos à exodontia de terceiros molares inferiores." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/58/58136/tde-07022013-140410/.

Full text
Abstract:
O Objetivo do presente estudo foi avaliar a relação entre ansiedade odontológica e cortisol salivar por meio de escalas e o nível de cortisol salivar em pacientes submetidos à exodontia dos terceiros molares inferiores. O estudo envolveu 15 pacientes com idade entre 18 e 29 anos, do gênero masculino e ASA I (saudável), submetidos à exodontia dos terceiros molares inferiores bilateralmente sob anestesia local. Foram coletados dados subjetivos por meio de escalas (Escala de Ansiedade Dental de Corah, Escala Visual Análoga de ansiedade e dor, Inventário de Ansiedade Traço-Estado de Spielberger, Escala Verbal e Escala Visual Numérica de ansiedade e dor) e objetivo por meio da coleta de cortisol salivar. Os dados obtidos revelaram correlação entre ansiedade odontológica e dor detectada por meio da escala visual numérica, que evidenciou diferença estatística significante na redução quando comparado os períodos de 3 minutos após a anestesia e 2 horas após o início da segunda cirurgia. O cortisol salivar no período de 2 horas após o início da primeira e segunda cirurgia expôs alteração da curva do ritmo circadiano elevando-a, contudo sem diferença estatística. As cirurgias para extração de terceiros molares inferiores foram capazes de alterar a curva do cortisol mesmo em pacientes com baixo nível de ansiedade. A experiência interfere na resposta do paciente frente à ansiedade e dor, se de forma positiva, reduzindoas de modo significante.
The objective of this study was to evaluate the relationship between dental anxiety and salivary cortisol using scales and salivary cortisol levels in patients undergoing extraction of third molars. The study involved 15 patients aged between 18 and 29 years, male and ASA I (healthy), undergoing extraction of third molars bilaterally under local anesthesia. Data were collected by means of subjective scales (Corahs Dental Anxiety Scale (DAS), Anxiety Visual Analogue Scale (VAS) of anxiety and pain, Spilberger State-trait Anxiety Inventory (STAI), Verbal Scale and Visual Numeric Scale of anxiety and pain) and objective by collecting salivary cortisol. These data revealed a correlation between dental anxiety and pain detected by visual numerical scale, showing statistically significant difference in reduction compared periods of 3 minutes after anesthesia and 2 hours after starting the second operation. The salivary cortisol within 2 hours after the onset of first and second operation curve exhibited alteration of circadian rhythm raising it, however no statistical difference. Surgeries for extraction of third molars were able to change the curve of cortisol even in patients with low anxiety levels. The experience interferes with the patient\'s response against the anxiety and pain, in a positive way, reducing them so significant.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bernini, Gabriel Fiorelli. "Avaliação radiográfica da movimentação do segundo molar inferior após a exodontia do terceiro molar." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25132/tde-29052009-092612/.

Full text
Abstract:
Muitos pacientes submetidos à exodontia de terceiros molares relatam, no pósoperatório, que percebem alterações na oclusão. Por isso é interessante avaliar se realmente existe esta possível movimentação para distal dos segundos molares inferiores após a exodontia dos terceiros molares. Os objetivos deste trabalho foram analisar e verificar se existe variação da angulação do longo eixo do segundo molar em relação ao longo eixo do primeiro molar por meio de tomadas radiográficas periapicais digitais pelo sistema Digora®. A amostra constituiu-se de 20 pacientes entre 15 e 25 anos de idade que possuíam terceiros molares inferiores não irrompidos, bilateralmente, com indicação para extração e que se apresentavam de maneira simétrica com relação ao seu posicionamento. Os dentes foram extraídos, sendo um dos lados mantido apenas o coágulo (grupo controle) e o outro lado (grupo experimental) recebeu o enxerto do material proposto e membrana de cortical óssea bovina desmineralizada (Gen-derm). No Adobe Photoshop 7.0 foi possível realizar os traçados dos longos eixos dos primeiros e segundos molares inferiores e a intersecção entre eles. O programa ImageJ 1.41 foi responsável pela obtenção dos valores das angulações. Os exames foram realizados utilizando medidas em imagens obtidas no controle pós-operatório imediato, de 2, 6 e 24 meses nos dois grupos estudados. Os resultados mostraram que não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos experimental e controle, e também não houve diferença ao longo do tempo, sugerindo que não existe movimentação para distal dos segundos molares inferiores após a extração dos terceiros molares e alterações na oclusão. Unitermos: Terceiro molar, Radiografia digital, Movimentação dentária.
Many patients submitted to the extraction of third molars, report, postoperatively, that they feel alterations in their occlusion. Thus, it is interesting to assess whether this possible movement to the distal of lower second molars, following the removal of third molars, really exists. This work aimed at analyzing and verifying, through digital periapical radiographies of the Digora® System, whether the angulation of the second molar´s long axis varies in relation to that of the first molar. The sample was comprised of 20 patients between 15 and 25 yrs, who presented non-erupted lower third molars, bilaterally, referred to extraction and in a symmetrical manner, in relation to their position. The teeth were extracted, being maintained, in one of the sides, only the clot (control group), while the other side (experimental group) received the graft of the proposed material and demineralized cortical bone bovine membrane (Gen-derm). In the Adobe Photoshop 7.0, it was possible to perform the outlining of the long axes of lower first and second molars and the intersection between them. The 1.41 ImageJ Program allowed the angulations values, and the exams were performed by utilizing measures in images obtained in the immediate postoperative control of 2, 6 and 24 months, in the groups studied. No statistically significant difference was seen between the experimental and control groups, as there was no difference as time passed, suggesting that there is no movement towards the distal of lower second molars, following the extraction of third molars and alterations in the occlusion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cunha, Hugo Santos. "Ropivacaína a 0,75% versus lidocaína 2% com vasoconstritor no controle da dor associada à remoção dos terceiros molares inferiores inclusos : um ensaio clínico duplo-cego randomizado." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/25241.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-11-13T20:45:33Z No. of bitstreams: 1 2017_HugoSantosCunha.pdf: 9129219 bytes, checksum: 5e76db854090d77596e00243b0eebc90 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-11-21T19:30:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_HugoSantosCunha.pdf: 9129219 bytes, checksum: 5e76db854090d77596e00243b0eebc90 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-21T19:30:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_HugoSantosCunha.pdf: 9129219 bytes, checksum: 5e76db854090d77596e00243b0eebc90 (MD5) Previous issue date: 2017-11-21
Este estudo clínico randomizado duplo cego teve por objetivos avaliar a eficácia clínica e as variações hemodinâmicas geradas pelo anestésico local ropivacaína a 0,75% em cirurgias de terceiros molares inclusos em comparação à lidocaína 2% com vasoconstritor. Para isso foram selecionados 32 pacientes saudáveis que necessitaram de extração dos terceiros molares inferiores inclusos apresentando as mesmas condições clínicas definidas por meio de análise radiográfica. Os participantes foram randomicamente alocados em dois grupos de acordo com a droga a ser empregada: lidocaína 2% com epinefrina 1:100.00 no primeiro procedimento, seguida de ropivacaína a 0,75% na segunda intervenção (grupo 1 – Lidocaína), e ropivacaína a 0,75% e lidocaína 2% com epinefrina 1:100.00 no primeiro e segundos procedimentos, respectivamente (grupo 2 - Ropivacaína). Os dentes foram extraídos por um mesmo cirurgião realizando a extração de um lado por vez, com pelo menos 3 semanas entre os procedimentos. O tempo de procedimento foi registrado utilizando-se um crônometro bem como as variáveis hemodinâmicas por meio de pressão arterial, saturação de oxigênio e pulso. Ansiedade, dor, necessidades de anti-inflamatários, foram avaliados por meio de questionário e escala visual analógica. Para a análise dos dados, foram utilizados a análise descritiva com as freqüências ou médias com desvios padrão (DP), o teste t pareado, o teste McNemar e a Análise de variância (ANOVA) forma utilizados para comparar os grupos. O nível de significância foi estabelecido em 0,05 e todos os dados foram analisados usando Stata versão 13.0 (StataCorp LLC, Texas, EUA). A amostra foi composta por 38,7% de homens e 61,3% de mulheres com média de idade de 19,41 anos (± 6). Os dois grupos não diferiram em relação a ansiedade (p= 0,712), bem como em relação as análise hemodinâmicas (p>0,05). No que se refere à dor, o G2 reportou menos dor no pós-operatório que G1 (p= 0,001), entretanto essa diferença não foi encontrada por meio da análise das escalas quantitativa e qualitativa com p= 0,054 e p= 0,361, respectivamente. Por fim os participantes do G2 fizeram menos uso de antiinflamatório em relação a G1 (p= 0,001). Concluímos que a ropivacaína a 0,75% em sua fórmula pura gerou mais conforto ao paciente no pós-operatório e por conseguinte menor utilização de anti-inflamátorio. As condições hemodinâmicas obtidas com a ropivacaína foram comparáveis à droga padrão.
This double-blind randomized clinical study aimed to evaluate the clinical efficiency and hemodynamic variations generated by ropivacaine local anesthetic at 0.75% in the surgery of included third molars compared to lidocaine 2% with vasoconstrictor. For this, 32 healthy patients were selected who required extraction of included lower third molars, presenting the same clinical conditions defined by means of radiographic analysis. Participants were randomly assigned to two groups according to the drug to be used: lidocaine 2% with epinephrine 1: 100.00 in the first procedure, followed by 0.75% ropivacaine in the second intervention (group 1 - Lidocaine), and ropivacaine a 0.75% and lidocaine 2% with epinephrine 1: 100.00 in the first and second procedures, respectively (group 2 - Ropivacaine). The teeth were extracted by the same surgeon performing the extraction of one side at a time, with at least 3 weeks between the procedures. The procedure time was recorded using a chronometer as well as the hemodynamic variables through blood pressure, oxygen saturation and pulse measurement. Anxiety, pain, and anti-inflammatory needs were assessed using a questionnaire and visual analog scale. For data analysis, descriptive analysis was performed using frequencies or means with standard deviations (SD), the paired t test, the McNemar test and the analysis of variance (ANOVA) were applied for groups comparison. The level of significance was 0.05 and all data were analyzed using Stata version 13.0 (StataCorp LLC, Texas, USA). The sample consisted of 38.7% of males and 61.3% of females with a mean age of 19.41 years (± 6). The two groups did not differ in relation to anxiety (p = 0.712), as well as in hemodynamic analyzes (p> 0.05). Regarding pain, G2 reported less postoperative pain than G1 (p = 0.001); however, this difference was not found by analyzing the quantitative and qualitative scales with p = 0.054 and p = 0.361, respectively. Finally, G2 participants required less anti-inflammatory use compared to G1 (p = 0.001). We conclude that ropivacaine 0.75% in its pure formula provided more comfort to the patient in the postoperative period and, consequentely, less use of anti-inflammatory. The hemodynamic conditions obtained by ropovacaine were comparable to the standard drug.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Armond, Anna Catharina Vieira. "Acupuntura no controle de dor, edema, trismo e ansiedade associados ? exodontia de terceiros molares mandibulares: ensaio cl?nico randomizado controlado triplo cego." UFVJM, 2017. http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1475.

Full text
Abstract:
Palavras-chave retiradas da vers?o impressa do trabalho.
Submitted by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2017-09-19T20:33:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) anna_catharina_vieira_armond.pdf: 3140231 bytes, checksum: a3da3d5012b8c5145f53d838686f0611 (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2017-10-09T13:25:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) anna_catharina_vieira_armond.pdf: 3140231 bytes, checksum: a3da3d5012b8c5145f53d838686f0611 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-09T13:25:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) anna_catharina_vieira_armond.pdf: 3140231 bytes, checksum: a3da3d5012b8c5145f53d838686f0611 (MD5) Previous issue date: 2017
O objetivo deste estudo foi avaliar a efic?cia da acupuntura no controle de dor, edema e trismo ap?s exodontia de terceiros molares e controle da ansiedade pr?-operat?ria comparada ? acupuntura placebo. Para isso, um ensaio cl?nico randomizado, controlado, triplo-cego, no formato boca dividida, foi realizado. Dezesseis pacientes com m?dia de idade de 22,5 (?3,45) anos foram submetidos ? remo??o dos dois terceiros molares inferiores em momentos diferentes e receberam quatro sess?es de acupuntura, uma anterior ? cirurgia e outras nos momentos 24, 48 e 72 horas ap?s. Nos momentos do baseline, 24, 48, 72 horas e 7 dias ap?s a cirurgia, foram feitas avalia??es de edema, atrav?s das medidas da face e trismo, pela abertura m?xima bucal. A dor foi avaliada pela escala visual anal?gica nos momentos 24, 48 e 72 horas e a ansiedade foi avaliada pelo question?rio STAI (State-Trate Anxiety Inventory) e pela escala visual anal?gica nos momentos baseline e antes e depois da acupuntura no dia da cirurgia. A an?lise estat?stica foi feita pelo teste T pareado e Wilcoxon. A acupuntura obteve melhor desempenho no controle de edema nos momentos 48 horas (p=0,026), 72 horas (p=0,046) e 7 dias (p=0,040) quando comparada ao placebo. N?o houve diferen?a estat?stica no controle de dor, trismo e ansiedade entre os grupos. Em conclus?o, o uso da acupuntura apresentou melhores resultados no controle de edema ap?s exodontia de terceiros molares quando comparada ? acupuntura placebo.
Disserta??o (Mestrado) ? Programa de P?s-Gradua??o em Odontologia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017.
The objective of this study was to evaluate the efficacy of acupuncture in the control of pain, edema and trismus after third molar extraction and control of preoperative anxiety compared to placebo acupuncture. Thus, a randomized, controlled, triple-blind, split-mouth clinical trial was performed Sixteen patients with a mean age of 22.5 (?3,45) underwent removal of the two lower third molars at different times and received four acupuncture sessions, one prior to surgery and others at moments 24, 48 and 72 hours after. Edema evaluations were made through the measurements of the face and trismus by maximum buccal opening at the baseline and 24, 48, 72 hours and 7 days after surgery. The pain was evaluated by the visual analogue scale at moments 24, 48 and 72 hours and the anxiety was evaluated by the STAI questionnaire and the visual analogue scale at baseline and before and after acupuncture on the day of surgery. Statistical analysis was performed using the paired T test and Wilcoxon. Acupuncture showed better performance in the control of edema at 48 hours (p=0.026), 72 hours (p=0.046) and 7 days (p=0.040) when compared to placebo. There was no statistical difference in the control of pain, trismus and anxiety between the groups. In conclusion, the use of acupuncture showed better results on edema control after third molar extraction when compared to pacebo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Prado, Renata Martins da Silva. "Análise da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em cirurgias de exodontia de terceiros molares inferiores." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23147/tde-11092014-150554/.

Full text
Abstract:
Embora amplamente utilizados no monitoramento durante o tratamento odontológico, pesquisas questionam a sensibilidade de medidas como da Pressão Arterial e Frequência Cardíaca na detecção precoce de anormalidades cardiocirculatórias iniciais e, sobretudo, das respostas autonômicas ao estresse mental e às drogas administradas durante procedimentos cirúrgicos. A Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC), isto é, a variação do intervalo RR batimento-a-batimento, é reconhecida como uma sensível preditora de eventos cardiovasculares graves como arritmias, isquemia miocárdica e morte súbita, além de trazer informações sobre a atividade do sistema nervoso autônomo. O objetivo deste estudo foi avaliar a aplicabilidade da análise da VFC (obtida a partir da utilização de frequencímetro portátil) na mensuração de respostas fisiológicas durante cirurgias odontológicas. 33 pacientes, ASA 1, com indicação de extração de terceiros molares inferiores foram avaliados em 3 momentos: entrevista, cirurgia e pós-operatório, com intervalos de uma semana. Também foi avaliada a ansiedade ao tratamento odontológico e relato de evento traumático prévio. A VFC foi obtida após processamento dos intervalos RR registrados com o frequencímetro Polar RS800. Foram analisadas as variáveis do domínio tempo (SDNN e rMSSD) e frequência (razão LF/HF). Concomitantemente foram medidas Pressão Arterial Sistólica (PAS), Diastólica (PAD), Média (PAM), Frequência Cardíaca (FC) e variáveis eletrocardiográficas. Nesta amostra de voluntários saudáveis, a ansiedade ao tratamento odontológico e o antecedente de experiências traumáticas não se mostraram correlacionados à maior intensidade de dor pós-operatória. Não foram observadas alterações da PAS, PAD, PAM, FC, tampouco alterações eletrocardiográficas relevantes ao longo das fases cirúrgicas. Com relação à VFC, houve redução do SDNN entre a fase basal e a fase anestesia. Gênero, idade, ansiedade e tabagismo passivo não determinaram comportamentos diferentes nas variáveis estudadas. O presente estudo demonstrou viabilidade da inclusão do estudo da VFC em protocolos clínicos de avaliação do comportamento do aparelho cardiovascular em procedimentos odontológicos. O estudo da VFC através de frequencímetros de pulso, instrumentos de baixo custo, ampla disponibilidade e fácil manuseio, pode prestar-se como uma ferramenta útil em estudos de segurança cardiovascular de novos fármacos e procedimentos.
Although widely used in monitoring during dental treatment, researches question the sensitivity measures such as Blood Pressure and Heart Rate (HR) in the early detection of cardiovascular abnormalities early and especially of autonomic responses to mental stress and drugs administered during surgical procedures. The Heart Rate Variability (HRV), the variation of the RR interval beat-to-beat, is recognized as a significant predictor of serious cardiovascular events such as arrhythmias, myocardial ischemia and sudden death, in addition to providing information about the activity of autonomic nervous system. The aim of this study was to evaluate the applicability of HRV analysis (obtained from the use of portable frequency meter) in measuring physiological responses during dental surgery. 33 patients, ASA 1, indicating the extraction of third molars were evaluated in three stages: interview, surgery and postoperatively at intervals of a week. Was also assessed anxiety during dental treatment and reported prior traumatic event. HRV was obtained after processing of RR intervals recorded with the frequency meter Polar RS800. The variables analyzed were in the time domain (SDNN and rMSSD) and frequency (LF / HF ratio). Concomitantly were measured systolic blood pressure (SBP), diastolic (DBP), Medium (PAM), HR and electrocardiographic variables. In this sample of healthy volunteers, anxiety during dental treatment and previous traumatic experiences were not correlated to the intensity of postoperative pain. No changes were observed in SBP, DBP, MAP, HR, nor relevant electrocardiographic changes along the surgical stages. Regarding to HRV, the SDNN decreased between the baseline phase and phase anesthesia. Gender, age, anxiety, and passive smoking didnt determine different behaviors in studied variables. The present study demonstrated feasibility of including the study of HRV in clinical protocols for assessing the behavior of the cardiovascular system in dental procedures. The study of HRV by pulse frequency meters, instruments low cost, wide availability and easy handling, it may lend itself as a useful tool in studies of cardiovascular safety of new drugs and procedures.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Berthold, Roger Correa de Barros. "Uso de anti-inflamat?rios na exodontia de terceiros molares retidos : revis?o sistem?tica e meta-an?lise." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2018. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8357.

Full text
Abstract:
Submitted by PPG Odontologia (odontologia-pg@pucrs.br) on 2018-11-20T17:24:32Z No. of bitstreams: 1 ROGER_CORREA_DE_BARROS_BERTHOLD_TESE.pdf: 1248415 bytes, checksum: d90c44a1cbf0707fd34f2e4227edb743 (MD5)
Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2018-11-21T13:34:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROGER_CORREA_DE_BARROS_BERTHOLD_TESE.pdf: 1248415 bytes, checksum: d90c44a1cbf0707fd34f2e4227edb743 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-11-21T13:45:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROGER_CORREA_DE_BARROS_BERTHOLD_TESE.pdf: 1248415 bytes, checksum: d90c44a1cbf0707fd34f2e4227edb743 (MD5) Previous issue date: 2018-09-19
The surgical removal of impacted third molars is one of the most common procedures in oral surgery. The application of steroids or glucocorticoids in the perioperative period of these procedures is a practice used to reduce postoperative morbidity. However, the great variability of drugs and their applications makes it difficult to determine the true anti-inflammatory effect of these drugs. The present study evaluated the effect of corticosteroids on the reduction of postoperative pain, edema and trismus in the extraction of third molars by means of a systematic review and meta-analysis, comparing it with NSAIDs and control. A systematic search was performed on Pubmed, EMBASE and Cochrane Library databases, using specific terms assembled using customized strategies for each database. The results were transferred to Endnote x6 and analyzed by 2 independent reviewers, searching for relevant articles, by title and abstract. Seventy-five articles were retrieved in full text for analysis taking into consideration the eligibility criteria. After paired analysis, 34 articles met the criteria for final review. Considering the 100-mm visual analogue scale (VAS), the results indicated that individuals who received corticoids had a reduction in postoperative pain equivalent to -7.66 mm [-11.28, -4.04] at 48 h and -6.19 mm [-13.55, 1.18 ] at 168 h compared to the the control group. Considering the metric method for measuring the edema outcome, individuals who received corticoids showed a postoperative reduction of -2.52 mm [-3.27, -1.77] at 48 h and -0.56 mm [-0.79, -0.34] at 168 h compared to control. Considering the interincisal distance with respect to trismus, those who received corticoids had a postoperative reduction of -4.01 mm [-4.89, -3.12] at 48 h and -2.33 mm [-3.14, -1.51] at 168 h, compared to individuals in the control group. When corticoids were compared to NSAIDs and taking into consideration the standardized mean difference (SMD), the meta-analysis suggested a mild effect on reduction of pain and moderate effect on reduction of edema at 48 h postoperative: -0.26 [-0.45, -0.08] and -0.72 [-1.24, -0.20], respectively.
A exodontia de terceiros molares retidos ? o procedimento mais comum em cirurgia bucal. A indica??o de anti-inflamat?rios esteroidais ou glicocorticoides no perioperat?rio desse procedimento ? uma pr?tica utilizada para reduzir a morbidade p?s-cir?rgica. No entanto, a grande variabilidade de f?rmacos e aplica??es dos mesmos dificulta a verifica??o do real efeito anti-inflamat?rio desses medicamentos. A presente pesquisa avaliou por meio de revis?o sistem?tica e meta-an?lise o efeito dos glicocorticoides na redu??o da dor, edema e trismo p?s-operat?rios de terceiros molares retidos, comparando com anti-inflamat?rios n?o esteroidais (AINES) e controle (n?o receberam corticoides). Para tal, foi realizada uma busca sistem?tica nas bases de dados Pubmed, EMBASE e Cochrane Library, utilizando termos espec?ficos montados em estrat?gias personalizadas para cada uma. O resultado encontrado foi transferido ao Endnote x6 e analisado por 2 revisores independentes, buscando artigos relevantes, apenas por t?tulo e abstract. Setenta e cinco artigos foram recuperados em texto completo para an?lise, levando-se em considera??o os crit?rios de elegibilidade. Ap?s an?lise pareada, 34 artigos preencheram os crit?rios para a revis?o final. Considerando a escala visual anal?gica (EVA) de 100mm, o resultado sugere que os indiv?duos que receberam corticoides obtiveram redu??o de dor p?s-operat?ria equivalente a - 7.66mm [-11.28, -4.04] em 48h e -6.19mm [-13.55, 1.18] em 168h em rela??o aos indiv?duos do grupo controle. Considerando o m?todo m?trico de aferi??o para o desfecho edema, os indiv?duos que receberam corticoides obtiveram redu??o p?s-operat?ria de -2.52mm [-3.27, -1.77] em 48h e -0.56mm [-0.79, - 0.34] em 168h comparados aos indiv?duos do controle. Considerando a dist?ncia interincisal no que concerne ao trismo, os indiv?duos que receberam corticoides obtiveram redu??o p?s-operat?ria de -4.01mm [-4.89, -3.12] em 48h e -2.33mm [-3.14, -1.51] em 168h, comparados aos indiv?duos do controle. J? quando os corticoides foram comparados aos AINES, a meta-an?lise sugeriu efeito leve na redu??o da dor -0.26 [-0.45, -0.08] e moderado na redu??o do edema -0.72 [-1.24, -0.20] em 48h p?s-operat?rias, levando em considera??o o standardized mean difference (SMD).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ramos, Tercio Carneiro. "EficÃcia do rofecoxibe e do diclofenaco sÃdico no controle da dor, edema e trismo em exodontias dos terceiros molares inferiores." Universidade Federal do CearÃ, 2004. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=236.

Full text
Abstract:
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
Novos fÃrmacos antiinflamatÃrios nÃo esteroidais, inibidores especÃficos de COX-2, tÃm chegado ao mercado com grande aceitaÃÃo por parte de clÃnicos e pacientes. Este trabalho testou a eficÃcia terapÃutica e o custo do tratamento do rofecoxibe 50 mg/dia,V.O. comparativamente com o diclofenaco sÃdico 50 mg, V.O., de 8 em 8 horas, no controle da dor, edema e do trismo pÃs-operatÃrio da exodontia de terceiros molares inferiores em 59 pacientes, 30 no grupo rofecoxibe e 29 no grupo diclofenaco sÃdico. As avaliaÃÃes foram feitas nos momentos do prÃ-operatÃrio, 30 minutos do pÃs-operatÃrio que coincidia com a administraÃÃo dos fÃrmacos e 0,5; 1,0; 2,0; 24; 48; 72 e 192 h pÃs-administraÃÃo. O rofecoxibe ofereceu um analgesia superior ao diclofenaco quando avaliado o sintoma dor por uma escala categorizada. Proporcionalmente, os pacientes que relataram analgesia completa nos intervalos de 1 e 2 h chegaram a 50 e 60,71% no grupo rofecoxibe, e 14,28 e 25,92% no grupo diclofenaco respectivamente. Essa diferenÃa foi estatisticamente significante (p<0,05). Quando a avaliaÃÃo feita foi pela escala visual analÃgica EVA, os escores de dor para o grupo diclofenaco foram superiores ao rofecoxibe nos momentos de 1 e 2 horas, sendo essa diferenÃa estatisticamente significante (p<0,05). O consumo de medicaÃÃo de resgate no grupo rofecoxibe foi significantemente menor nas primeiras 24 h do pÃs-operatÃrio em relaÃÃo ao diclofenaco (p<0,05.) Rofecoxibe, quando comparado ao diclofenaco, apresentou maiores mÃdias do edema, essa diferenÃa foi estatisticamente significante (p<0,05) no pico de 48 h do pÃs-operatÃrio. NÃo existiu diferenÃa estatisticamente significante no controle do trismo entre os medicamentos. Rofecoxibe apresentou um custo maior de 257,49% sobre o tratamento com o diclofenaco sÃdico genÃrico e de 73,06% sobre o VoltarenÂ. Quando indicado um protetor gÃstrico, associado ao diclofenaco o rofecoxibe pode ser a opÃÃo mais econÃmica isoladamente.
New selective COX-2 inhibitors non-steroidal antiinflammatory agents have been used with great approval by clinicians and patients. This work evaluated the therapeutic efficacy and the costs of the rofecoxib 50 mg/day, p.o. treatment compared to diclofenac sodium 50 mg, p.o 8/8h in the control of pain, swelling and trismus during the postoperative of the third lower molar exodontia in 59 patients, 30 in the rofecoxib group and 29 in the diclofenac sodium group. The assessment were made during the preoperative, 30 minutes after the surgical procedure, which corresponded with the administration of the drugs, and 0.5; 1.0; 2.0; 24; 48; 72 and 192h after the drugs administration. The rofecoxib provided a higher analgesia than diclofenac when the symptom pain was evaluated by a distinguished scale. In proportion, after the intervals of 1 and 2 hours, 50 and 60.71% of the patients in the rofecoxib group and 14.28 and 25.92% in the diclofenac group, respectively, referred complete analgesia. This difference was statistically significant (p<0.05). When the assessment was made by the EVA analogical visual scale, the diclofenac group pain scores were higher than rofecoxib after 1 and 2 hours. This difference was also statistically significant (p<0.05). The use of the rescue medication in the rofecoxib was significative lower compared with diclofenaco group (p<0.05). When Rofecoxib was compared to diclofenac, presented higher averages of swelling. This difference was statistically (p<0.05) 48h after the surgical procedure. There was no statistically significant difference in the trismus control with the use of the medications. Rofecoxib presents a higher cost of 257.49% if compared to the treatment of generic diclofenac and 73.06% if compared to Voltaren. When indicated a gastric protector associated to diclofenac, the rofecoxib is the most economic option isolated.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Sara Katerine. "Efeito preemptivo do ibuprofeno na dor pós-operatória associada à exodontia de terceiro molar : ensaio clínico randomizado duplo-cego cruzado comparando doses múltiplas versus dose única." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.17900.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2014.
Submitted by Ruthléa Nascimento (ruthleanascimento@bce.unb.br) on 2015-04-15T18:40:58Z No. of bitstreams: 1 2015_SaraKaterineVieira.pdf: 693029 bytes, checksum: dbdb452fdee5043bc8cf02d651e846c4 (MD5)
Approved for entry into archive by Ruthléa Nascimento(ruthleanascimento@bce.unb.br) on 2015-04-15T20:29:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_SaraKaterineVieira.pdf: 693029 bytes, checksum: dbdb452fdee5043bc8cf02d651e846c4 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-04-15T20:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_SaraKaterineVieira.pdf: 693029 bytes, checksum: dbdb452fdee5043bc8cf02d651e846c4 (MD5)
A dor pós-operatória é a causa mais comum de hiperalgesia em humanos e pode ter sua severidade e duração reduzidas através da analgesia preemptiva, tratamento antinociceptivo que previne o processamento alterado de impulsos nervosos responsáveis pela sensibilização central. A literatura sugere que o uso pré-operatório de anti-inflamatórios pode diminuir a intensidade e a duração da dor pós-operatória. Dezenove participantes submetidos à extração de terceiros molares inclusos inferiores bilaterais participaram de ensaio clínico randomizado, duplo-cego, cruzado, no qual foi comparado o uso de dose única (DU, 600mg de ibuprofeno, VO, 1 hora antes da cirurgia) versus doses múltiplas (DM, 600mg de ibuprofeno 25, 19, 13, 7 e 1 hora antes da cirurgia). O desfecho principal foi a redução da dor pós-operatória, medida pelo uso da escala visual analógica (EVA) aplicada imediatamente e 3, 8 e 24 horas após a cirurgia. Como desfechos secundários utilizaram-se a medida da redução do grau de abertura bucal 24h pós-cirurgia, o consumo de analgésico socorro (Codeína 30mg, VO) nas 24h pós-cirurgia e a aplicação dos filamentos Semmes-Weinstein (Δlog força g). O grupo DM apresentou menor intensidade de dor (EVA) quando comparado com o controle nos tempos 3h e 8h após a cirurgia (22  21 vs. 37  29; 27  22 vs. 37  34; DM VS DU, 3h e 8h respectivamente, P = 0,03). Não houve diferença com relação aos desfechos secundários. Em conclusão, o uso de doses múltiplas foi superior ao uso de dose única de ibuprofeno na analgesia preemptiva associada à cirurgia de remoção de terceiros molares inferiores inclusos.
Postoperative pain management still represents a challenge for some clinicians, and its severity and duration can be reduced by preemptive analgesia, defined as an antinociceptive treatment that prevents the establishment of altered central processing of afferent input, responsible by amplification of postoperative pain. Nineteen participants underwent extraction of bilateral lower impacted third molars were enrolled in a randomized clinical, double-blind, crossover clinical trial, which was compared using single dose (SD, 600mg of ibuprofen, oral, 1 hour before surgery) versus multiple doses (MD, 600 mg ibuprofen 25, 19, 13, 7 and 1 hour before surgery). The primary outcome was reduction of postoperative pain, measured by using a visual analogue scale (VAS) immediately and 3, 8 and 24 hours after surgery. Secondary outcomes were reduction of degree of mouth opening, consumption of rescue analgesics (codeine 30 mg, orally) and measurement of the pain threshold by Semmes-Weinstein filaments application (Δlog force g), 24 hours after the surgery. The MD group showed less pain (VAS) compared with the control at 3 and 8 hours after surgery (22±21 vs. 37±29, 27±22 vs. 37±34; MD vs. SD, 3h and 8h respectively, P = 0.03). There was no difference with respect to the secondary outcomes. In conclusion, the use of multiple doses is superior to single dose of ibuprofen as preemptive analgesia strategy associated with surgical removal of impacted lower third molar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hafner-Cirne, Maylu Botta 1982. "Uso de recurso audio-visual informativo no controle de ansiedade e dor em pacientes submetidos à exodontia de terceiro molar." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/308173.

Full text
Abstract:
Orientadores: Angélica Maria Bicudo Zeferino, Antonio Bento Alves de Moraes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Made available in DSpace on 2018-08-18T03:39:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Hafner-Cirne_MayluBotta_M.pdf: 837203 bytes, checksum: 223a277a55ece866472ef7cf18d64dfc (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os níveis de ansiedade e dor e as alterações fisiológicas de pacientes odontológicos submetidos à exodontia de terceiros molares que receberam, ou não, preparação psicológica, realizada por meio de recurso áudio-visual sobre informações procedurais e sensoriais. Participaram deste estudo 140 pacientes, de 14 a 24 anos, que necessitavam de exodontia de, pelo menos, um terceiro molar em uma sessão odontológica. Pacientes foram selecionados e distribuídos, randomicamente, em dois diferentes grupos (Controle - GC e Experimental - GE). O planejamento experimental foi subdividido em: Entrevista inicial, Pré-cirúrgico, Aplicação de recurso áudio-visual (para o GE), Procedimento cirúrgico, Pós-cirúrgico imediato, Pós-cirúrgico Mediato I, Pós-cirúrgico Mediato II e Remoção de Sutura. A entrevista apresentava questões abertas e fechadas sobre hábitos de saúde, experiência cirúrgica odontológica anterior e uso de medicamentos. O Pré-cirúrgico compreendeu aferição de medidas fisiológicas (frequência cardíaca e pressão arterial), aplicação do Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), da Escala de Ansiedade Odontológica de Corah (DAS) e do Questionário de Dor McGill. Após o Pré-cirúrgico foi exibido um vídeo informativo com informações sobre os procedimentos técnicos e sobre as possíveis experiências sensoriais relacionados à exodontia. Este vídeo foi apresentado apenas para o GE. No Pós-cirúrgico Imediato, no Mediato e na Remoção de Sutura foram repetidas as mesmas medidas do Pré-cirúrgico. Em todo o período de recuperação pós-cirúrgico, o paciente registrou em protocolo (pré-elaborado e entregue ao mesmo) sua ingestão de analgésicos. Os escores obtidos pelos instrumentos BAI, DAS e McGill e pelo equipamento de pressão arterial e a soma de analgésicos utilizados por paciente foram analisados através dos testes ANOVA, Tukey e de Contraste (p?0,05). Os dados obtidos pela entrevista inicial foram categorizados e analisados estatisticamente utilizando o teste Qui-Quadrado (p?0,05). A análise dos dados indicou a redução tanto no relato de dor dos pacientes do GE, como no consumo de analgésicos desses mesmos pacientes. Na avaliação das alterações nos níveis de ansiedade e das medidas fisiológicas não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os pacientes que assistiram ao vídeo e os pacientes que não assistiram. Esses resultados permitem afirmar que o vídeo informativo foi eficaz na redução de percepção de dor nos pacientes e na diminuição do comportamento de dor (ingestão de analgésicos), porém não se mostrou eficaz na redução dos indicadores de ansiedade (fisiológicos e psicológicos)
Abstract: The aim of this study was to identify and analyze the levels of anxiety and pain and the physiological changes of patients undergoing extraction of third molars that received or not, psychological preparation, carried out by a video containing procedure and sensory information. In this study 140 patients (14 to 24 years old) who needed the extraction of, at least, one third molar in a dental session. Patients were randomly divided into two groups (Control (CG) and Experimental (EG)). The study design was subdivided into: Interview, Pre-surgery, Audio-visual application (EG only), Surgery, Immediate post surgery, Mediate post surgery I, Mediate post surgery II, and Suture removal. The interview had questions about health habits, previous oral surgery and use of medicines. The pre-surgery period consisted of physiological measures (heart rate and blood pressure), application of Beck Anxiety Inventory (BAI), Dental Anxiety Scale Corah (DAS) and McGill Pain Questionnaire. After the pre-surgery a video was presented, and it contained information about technical procedures and sensory experiences. This video was presented for EG only. On the immediate post surgery, mediate post surgery and suture removal were repeated the same measures of pre-surgery period. Throughout the post-surgical recovery period the patient registered the intake of analgesics in a protocol (pre-prepared). To analyze the data obtained in the BAI, DAS and McGill questionnaire, the administration of analgesics and physiological measures, we used the Analysis of Variance (ANOVA), Tukey and the Contrast Test (p-value £ 0.05). The data obtained by the initial interview were categorized and statistically analyzed using the Chi-Square (p-value £ 0.05). Data analysis indicates reduction in reported pain and in analgesic consumption in the EG. There was no statistically significant differences in levels of anxiety and physiological measures between patients who watched the video and patients who did not. These results indicate that the informational video was effective in reducing pain perception in patients and on the behavior of analgesics ingestion, but was not effective in reducing anxiety indicators (physiological and psychological)
Mestrado
Saude da Criança e do Adolescente
Mestre em Saude da Criança e do Adolescente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvalho, Matheus Furtado de. "Eficácia analgésica da associação de 30mg do fosfato de codeína com 500mg do paracetamol após exodontias de terceiros molares inferiores impactados." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23149/tde-21092015-151702/.

Full text
Abstract:
Avaliar a eficácia analgésica da associação de 30mg do fosfato de codeína com 500mg do paracetamol após exodontias de terceiros molares inferiores impactados. Foi realizado um estudo clínico bilateral com uma amostra de 47 pacientes. Em um dos lados, todos os pacientes receberam a dosagem de 30mg do fosfato de codeína em associação com 500mg do paracetamol após exodontia (grupo teste). Para a exodontia contralateral, foi disponibilizado outro frasco contendo cápsulas idênticas, porém com a dosagem de 500mg de paracetamol (grupo controle). 100% dos pacientes do grupo teste não necessitaram utilizar a medicação resgate e não consumiram doses adicionais da medicação após as cirurgias. No grupo controle, 44,7% dos participantes relataram o uso do medicamento resgate. O consumo total de comprimidos no grupo teste foi, em média, inferior quando comparados ao lado contralateral. 80,8% dos pacientes relataram maior conforto, quanto ao critério da dor, no lado em que foi utilizado a dosagem de 30mg de fosfato de codeína associado a 500mg de paracetamol. Os efeitos colaterais estiveram mais presentes no grupo teste, sendo mais comum o relato de sonolência (34%) e tontura (31,9%), não havendo relato de abandono desta medicação por nenhum dos pacientes. Concluímos que a dosagem de 30mg do fosfato de codeína associada a 500mg de paracetamol apresentou resultados favoráveis no controle da dor e uma baixa incidência de efeitos colaterais.
To assess the analgesic efficacy of regular dosage of codeine phosphate 30mg association with paracetamol 500mg after extraction of impacted lower third molars. We performed a bilateral clinical study analyzing a sample of 47 patients. All patients received a 30mg codeine phosphate dosage in combination with paracetamol 500mg after extraction (test group). For the contralateral tooth extraction, we had another bottle available containing identical capsules, with a 500mg paracetamol dosage (control group). 100% of the test group patients did not need to use rescue medication and did not consume additional doses of medication after surgeries. In the control group, 44.7% reported the use of rescue medication. Total consumption of pills in the test group was on average lower than the contralateral side. 80.8% of patients reported greater comfort, as the criterion of pain in the side that was used 30mg codeine phosphate dosage associated with paracetamol 500mg. The adverse effects were more present in the test group, with sleepiness being more common (34%) and dizziness (31.9%), without any patient medication abandonment. We conclude that the 30mg codeine phosphate dosage associated with paracetamol 500mg showed favorable results in controlling pain associated with a low incidence of side effects.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Molares - terceiro molar - exodontia"

1

Martins, Malaine Ribeiro, Gabriela de Quadros Ferraz, Luana Daiane dos Santos Aragão, Tainá Mota Ramalho Alves, Karina Sarno Paes Dias, and Milton D´almeida Ferreira. "EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR SEMI-INCLUSO IMPACTADO:RELATO DE CASO." In Odontologia: Tópicos em Atuação Odontológica, 62–70. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/201001752.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Melo, Radamés Bezerra, Maria Clara Rodrigues Chaves, Marina Araújo Sales, Carlos Diego Lopes Sá, Ranelle de Souza Bernardino, Jomario Batista de Sousa, Thiago Martins Magalhães Ramos, Yuri da Silva Pimenta, Diego Assunção Calixto da Silva, and Nayara Cristina Monteiro Carneiro. "RISCO DE FRATURA MANDÍBULAR DURANTE EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR – RELATO DE CASO." In Odontologia: Tópicos em Atuação Odontológica, 150–61. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/201001789.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography