To see the other types of publications on this topic, follow the link: Molares - terceiro molar - exodontia.

Journal articles on the topic 'Molares - terceiro molar - exodontia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Molares - terceiro molar - exodontia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Menezes Neto, Alexandre Maranhão, Eduardo Costa Studart Soares, Francisco Samuel Rodrigues Carvalho, Mariana Gomes Coutinho, and Fábio Wildson Costa Gurgel. "Fratura mandibular após exodontia de terceiro molar impactado." Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery 5, no. 2 (July 8, 2019): 64–69. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2782.5.2.064-069.oar.

Full text
Abstract:
As fraturas mandibulares decorrentes de exodontias de terceiros molares inclusos são incomuns e causam significativa morbidade pós-operatória ao paciente. O objetivo do presente trabalho é apresentar um caso clínico de uma fratura mandibular que ocorreu após a exodontia do dente #38 impactado, em paciente do sexo feminino, 19 anos de idade, que procurou atendimento com histórico de dor durante a mastigação. Após anamnese e exame clínico, percebeu-se a presença de fratura na região do ângulo mandibular esquerdo. A paciente foi submetida a redução cruenta e osteossíntese da fratura com placas de fixação, através de acesso intrabucal. Após acompanhamento de dois 2 anos, a paciente encontrava-se sem queixas álgicas e com resultados estético- funcionais satisfatórios. Nesse contexto, o presente caso reforça a importância do planejamento cirúrgico e acompanhamento em longo prazo em casos de fraturas pós-exodontia de terceiros molares inferiores, mesmo tratando-se de complicações relativamente incomuns.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira Neto, Olavo Barbosa de, Yasmin Lima Nascimento, Fernando José Camello de Lima, Célio Fernando De Sousa Rodrigues, Felippe Bevilacqua Prado, Ana Cláudia Rossi, and Alexandre Rodrigues Freire. "Double retromolar foramen during an inferior third molar extraction: a rare case report." Revista Brasileira de Odontologia 76 (December 15, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v76.2019.e1492.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo do presente estudo foi relatar a ocorrência de um forame retromolar duplo durante a exodontia de um terceiro molar inferior. Relato de Caso: Um paciente de 20 anos do sexo masculino foi encaminhado à clínica odontológica da Universidade Federal de Alagoas para realizar extração dos terceiros molares do lado esquerdo, por motivos ortodônticos. Um forame retromolar duplo foi identificado perioperativamente durante o descolamento muco-periosteal na região do trígono retromolar, distalmente ao terceiro molar inferior esquerdo, onde houve hemorragia moderada, a qual foi controlada utilizando compressão local com gaze embebida em solução de anestésico local com vasoconstritor. A ocorrência dessa variação da normalidade foi registrada por fotografias. Antes da realização do procedimento, a radiografia panorâmica do paciente sugeria a presença dessa estrutura anatômica. Conclusões: O conhecimento acerca da ocorrência de um forame retromolar duplo apresenta importância clínica para exodontia de terceiros molares inferiores e pode auxiliar o dentista na prevenção e no manejo de acidentes e complicações durante esse procedimento cirúrgico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Maria Emanuella Letícia da, Izabella Maria Barbosa da Silva, and Renata de Albuquerque Cavalcanti Almeida. "Coronectomia intencional como alternativa para evitar lesões ao nervo alveolar inferior: Relato de caso clínico." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 31, 2021): e46710918270. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18270.

Full text
Abstract:
Introdução: O dano ao Nervo Alveolar Inferior (NAI) é fator de risco significativo após remoção de terceiro molar impactado. São tidos como sinais considerados de alto risco de lesão nervosa a ausência de osso cortical entre a raiz dental e o canal mandibular, bem como a constrição do mesmo por onde passa a raiz do dente. Objetivo: Relatar um caso de coronectomia intencional de terceiro molar inferior direito, devido contato íntimo com o canal mandibular. Paciente, sexo feminino, 19 anos, compareceu ao Centro de Especialidades Odontológicas do Recife, indicada para exodontia dos terceiros molares. A radiografia panorâmica revelou impactação horizontal do dente 48, contato da coroa com as raízes do segundo molar e aparente contato com o NAI. Solicitou-se tomografia computadorizada de feixe cônico, confirmando íntima relação. A conduta escolhida foi realização de coronectomia intencional e sepultamento das raízes. Conclusão: A literatura comprova que essa técnica reduz significativamente a lesão do nervo alveolar inferior sendo uma alternativa eficaz e segura para evitar complicações nervosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martins, Márcio, Marco Antonio Pazos Y. Garcia, Moisés Veloso Fernandes, Ellen Maria Francisco Reis, Rafael Roberto Vilela, Teni Silveira Azevedo, João Eugênio Pires Neto, and William Kurihara. "Principais complicações clínicas odontológicas pós-operatórias da cirurgia de terceiro molar incluso/impactado." ConScientiae Saúde 9, no. 2 (August 10, 2010): 278–84. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v9i2.2056.

Full text
Abstract:
Introdução: A impactação dentária é uma condição em que a erupção completa de um dente é interrompida em razão de seu contato com outro(s) dente(s). A falta de espaço disponível na região bucal ocorre devido ao menor crescimento ósseo da caixa craniana em detrimento dos maxilares, apresentando, em 33% dos casos, terceiros molares impactados. A sintomatologia dolorosa precoce e sinais, tais como febre, anorexia, trismo e mastigação dificultada podem caracterizar a presença de uma pericoronarite local, sendo a remoção cirúrgica do terceiro molar frequentemente indicada. As complicações pós-operatórias também podem ocorrer e limitar o prognóstico clínico deste procedimento. Objetivo/Método: Neste estudo retrospectivo, analisou-se a incidência destas intercorrências em prontuários de pacientes na Clínica de Odontologia, da Unicastelo, em 2008. Resultados: A análise descritiva dos dados revelou complicações em 75% dos indivíduos, com predomínio da dor pós-operatória em 77,2% (n=24). Conclusão: Esses resultados mostram à importância de considerar a dor, após exodontia, frente às intervenções terapêuticas adotadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

TORRES, RAFAEL, ARIANY RIBEIRO, HANNAH CARVALHO, SAULO DO NASCIMENTO, GUSTAVO DE ALBUQUERQUE, VALBER MARTINS, MARCELO OLIVEIRA, JOEL JUNIOR, and PAULO TAVARES. "Enfisema subcutâneo durante exodontia de terceiro molar: relato de três casos." Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery 6, no. 1 (March 27, 2020): 36–41. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2782.6.1.036-041.oar.

Full text
Abstract:
Introdução: O enfisema subcutâneo é um acidente raro que acontece durante tratamentos odontológicos, no qual ocorre a passagem forçada de ar e/ou outros gases para o interior dos tecidos moles. Pode ter diversas causas; porém, as mais comuns decorrem do ar liberado durante o uso de turbinas de alta rotação ou seringas tríplices. Geralmente, o tratamento é sintomático, apresentando remissão espontânea ao longo do tempo. Porém, podem apresentar complicações, que evoluem para condições graves e colocam a vida do paciente em risco, sendo necessário um acompanhamento rigoroso até a sua completa regressão. Descrição: São relatados três casos clínicos de pacientes que desenvolveram enfisema subcutâneo durante o uso de turbina de alta rotação em procedimentos de extração de terceiro molar. Todos foram diagnosticados imediatamente durante as cirurgias, com quadros de aumento de volume facial e crepitação à palpação. Resultados: Os tratamentos realizados, que incluíram o uso de medicações anti-inflamatória e antibiótica associadas, ocorreram de forma satisfatória. Conclusão: Após um período de acompanhamento, observou-se completa remissão dos quadros, sem o surgimento de complicações. O correto planejamento cirúrgico é fundamental para evitar esse tipo de complicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Montenegro, Gil. "Hipnose e analgesia na exodontia: relato de caso." Revista Fitos 14, no. 3 (September 30, 2020): 400–406. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2019.884.

Full text
Abstract:
Os procedimentos cirúrgicos odontológicos normalmente são cercados por temor e ansiedade por parte dos pacientes. O objetivo desse estudo foi apresentar um relato de caso com tratamento por hipnose, demonstrando assim o efeito da hipnose no controle da dor durante exodontia de terceiro molar, com mínimo de anestesia. Realizou-se a técnica de hipnose rápida com analgesia da região e dissociação da dor. O relato de caso sugere que a técnica é viável em pacientes sugestionáveis, possibilitando, nestes casos, a ausência de dor e o incomodo durante a cirurgia, e melhora o controle do pós-operatório. A técnica é viável para pacientes sugestionáveis minimizando os efeitos adversos da anestesia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Zerbetto, Marília Vieira, Pedro Bordini Faleiros, and Antonio Bento Alves De Moraes. "Relações entre instruções e comportamentos de autocuidado de pacientes submetidos à exodontia do terceiro molar." Perspectivas em Análise do Comportamento 9, no. 1 (May 3, 2018): 29–42. http://dx.doi.org/10.18761/pac.2017.013.

Full text
Abstract:
Cirurgias odontológicas podem promover potenciais complicações durante e depois da intervenção, no momento da recuperação. O objetivo do estudo foi identificar os comportamentos de autocuidado de pacientes submetidos à exodontia do terceiro molar. Participaram da pesquisa 10 pacientes, com idade entre 18 e 24 anos. Após a remoção da sutura, os participantes foram convidados a responder, individualmente, perguntas de um roteiro de entrevista com questões referentes à experiência em relação à cirurgia e ao processo de recuperação. A análise dos resultados permitiu identificar três padrões de comportamentos entre os participantes, o primeiro composto por aqueles que emitiram todos os comportamentos orientados pelo cirurgião dentista; o segundo composto por participantes que inicialmente seguiram a orientação e modificaram o modo de realizar o autocuidado em função da permanência do evento aversivo, ou ausência do mesmo; o terceiro, por participantes que não ficaram inicialmente sob controle das orientações do cirurgião dentista em emitir comportamentos de autocuidado no período pós operatório, mas ao longo da recuperação passaram a emitir tais comportamentos. A investigação com base no modelo do comportamento selecionado pelas consequências pode ser relevante para análise e promoção de comportamentos autocuidados emitidos por pacientes odontológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Matos, Fernanda Xavier, Luciano Ferreira Ladeia Júnior, and Fernando De Góes Ladeia. "Laserterapia para tratamento de parestesia do Nervo Alveolar Inferior após extrações de terceiros molares inferiores: Revisão de Literatura / Laser therapy for lower alveolar nerve parestesia after lower thir molar extractions: Literature Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 48 (December 29, 2019): 1–13. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2115.

Full text
Abstract:
A laserterapia consiste na terapia para tratar algumas situações clínicas, como a parestesia, por meio de uma fonte de luz de baixa potência, com a finalidade de regenerar o tecido afetado, assim como aliviar os possíveis sintomas dolorosos. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo relatar, por meio de uma revisão de literatura, como a terapia por meio do laser pode se tornar benéfica em casos de parestesia do Nervo Alveolar Inferior, nos casos de extrações de terceiros molares inferiores. Foram, então, pesquisados artigos dos últimos 6 anos, nas diversas bases de dados online, com descritores específicos, a fim de realizar uma revisão de literatura completa. Os artigos encontrados foram selecionados conforme os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos, dando início à escrita do trabalho. No procedimento de exodontia dos terceiros molares inferiores é comum algumas intercorrências, como a lesão do Nervo Alveolar Inferior, o que pode provocar uma parestesia. Essa situação pode se tornar um desafio, no que tange a sua terapia. Diante dos artigos analisados, observa-se que o tratamento com fonte de luz, a laserterapia, tem se tornado um tratamento em potencial para esses casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sol, Izabella, Rachel de Freitas Silva, Cristóvão Marcondes de Castro Rodrigues, Cláudia Jordão Silva, and Flaviana Soares Rocha. "Uso do ozônio para otimizar o reparo tecidual após complicações em cirurgia oral: relato de caso." Research, Society and Development 9, no. 11 (December 7, 2020): e92091110039. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10039.

Full text
Abstract:
A ozonioterapia tem sido utilizada como terapia adjuvante em múltiplas modalidades terapêuticas na odontologia. Caracterizado por poucos efeitos adversos em doses terapêuticas, o ozônio está associado à formação de moléculas reativas de oxigênio que influenciam o metabolismo celular e desencadeiam uma resposta antioxidante, favorecendo o reparo tecidual, além de possuir efeito antimicrobiano. Diversos estudos comprovam os benefícios do ozônio para área da saúde. O objetivo deste trabalho é relatar o benefício de uso do ozônio para auxílio de regeneração de tecido gengival avulsionado de forma traumática após a realização de uma exodontia de terceiro molar inferior, onde foi instituído como tratamento a irrigação de água ozonizada em concentração de 8µg/ml e aplicação de gás ozônio por um período de quatro semanas. Após acompanhamento por 14 meses, o tecido gengival se apresentava sem sinais de isquemia, necrose e infecção, com reparo total da área acometida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Stripari, Jéssica da Mota, Luiz Fernando Rodrigues Ferreira, Pamela Leticia Dos Santos, Marcelo Augusto Cini, Caio Peres Bellato, David Costa Moreira, Marcus Vinicius Satoru Kasaya, Marina de Almeida Barbosa Mello, Renato Yassutaka Faria Yaedú, and Jéssica Lemos Gulinelli. "Perda de substância do lábio inferior após anestesia pterigomandibular." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 47 (April 16, 2020): e2585. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e2585.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar o caso de extensa perda tecidual traumática do lábio por auto mordida após bloqueio do nervo alveolar inferior para exodontia de terceiro molar inferior incluso. Detalhamentos de Caso: Paciente gênero feminino, 20 anos de idade, leucoderma, sem alterações sistêmicas e psicológicas, compareceu à clínica para extração do elemento dentário 48 incluso. A paciente foi submetida à anestesia pterigomandibular sem intercorrências. Após o procedimento a paciente foi para sua casa ainda com o lábio anestesiado e acabou dormindo. Ao acordar notou que estava com o rosto e com a blusa de sangue, e ao olhar no espelho observou que havia perdido parte do lábio inferior e que provavelmente teria mastigado e engolido uma vez que ainda estava sob efeito da anestesia. A paciente procurou o serviço do Hospital onde foi submetida a um procedimento de cirúrgico pela equipe de cirurgia bucomaxilofacial e cirurgia plástica sob anestesia geral. Considerações finais: é de suma importância a explicação do cirurgião sobre o pós-operatório das cirurgias, sobre os cuidados com a anestesia local, o tempo de efeito de duração droga e os efeitos que ela pode causar enquanto se aguarda metabolização completa da solução em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Llerena García, Giselle, and Manuel Arrascue Dulanto. "Tiempo de cirugía efectiva en la extracción de los terceros molares realizadas por un cirujano oral y maxilofacial con experiencia." Revista Estomatológica Herediana 16, no. 1 (September 24, 2014): 40. http://dx.doi.org/10.20453/reh.v16i1.1930.

Full text
Abstract:
Se examinaron radiográficamente 100 terceros molares inferiores indicados para extraer y setomó registro de las historias clínicas respectivas, para obtener las clasificaciones de Pell-Gregory, Winter y las formas de las raíces comparando estas variables con el tiempo de cirugíaefectiva al realizar las extracciones por un Cirujano Oral y Maxilofacial con experiencia. Eltiempo de cirugía efectiva promedio de la exodoncia del tercer molar inferior fue de 12,71 min.Se encontró con mayor frecuencia la posición mesioangular, el nivel A y la clase II. La formamás frecuente de las raíces del tercer molar inferior fue completa múltiple y dilacerada Elmotivo más frecuente para realizar la exodoncia fue el preventivo. Dentro de los factores quedeterminan la ubicación del diente, sólo la clase III guardaba relación directa con el tiempo decirugía efectiva al realizar la exodoncia mientras que la posición vertical tuvo una relacióninversamente proporcional. No hubo relación significativa entre el tiempo de cirugía efectiva yla forma de raíces, pero si una relación directamente proporcional y significativa con la edad delpaciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Oliveira, Rafael de, Tiago Marques Blajieski, and Tito Lucio Fernandes. "Complicacoes em exodontias de terceiros molares inferiores. Complications in lower third molars extractions." Publicatio UEPG: Ciencias Biologicas e da Saude 15, no. 2 (December 21, 2009): 015–22. http://dx.doi.org/10.5212/publ.biologicas.v.15i2.015022.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rios, Barbara Ribeiro, Bruno Mendes Coelho, Naara Gabriela Monteiro, João Matheus Fonseca e. Santos, Mirela Caroline Silva, Stéfany Barbosa, William Phillip Pereira da Silva, et al. "A importância da multidisciplinaridade na conduta cirúrgica e de suporte na infecção odontogênica grave: Relato de Caso." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 1, 2021): e13810514846. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14846.

Full text
Abstract:
As infecções odontogênicas podem evoluir rapidamente e oferecer grande risco de morte, visto que comumente são associadas à extensas deteriorações dos tecidos, além da sua localização, em íntimo contato com estruturas anatômicas importantes como vias aéreas, podendo levar a sua obstrução. Dessa forma, objetiva-se relatar, possíveis dificuldades do manejo de um paciente, devido ao quadro de Angina de Ludwig e consequente desvio de vias aéreas, e também a importância da abordagem multidisciplinar médico-odontológica. Paciente do sexo masculino, 33 anos de idade, queixando-se de dor em região de terceiro molar inferior direito, com evolução de uma semana, com edema extraoral que progredia gradativamente, foi submetido à drenagem ainda no pronto-atendimento, em seguida a equipe procedeu com sua internação, no dia seguinte, o paciente foi levado ao centro cirúrgico para realização de nova drenagem, e exodontia de elementos dentários associados a infecção. No momento de intubação houve dificuldade para mesma devido ao deslocamento da língua, que impossibilitava a adequada passagem do tubo, direcionando o tratamento para uma traqueostomia. É imprescindível que seja realizada a remoção da causa, para que haja a sua regressão e frente a necessidade cirúrgica, é fundamental que na avaliação pré-operatória, a equipe médica avalie os possíveis comprometimentos de via aérea que possam culminar em dificuldades para a intubação. Não há um consenso a respeito da melhor conduta para intubação em quadros de angina devido a grande variedade de situações clínicas, entretanto, há a necessidade de uma abordagem multidisciplinar médico-odontológica para que seja possível uma abordagem rápida e precisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Muniz, Vinícius Rio Verde Melo, Leonardo Morais Godoy Figueiredo, Fábio De Freitas Pereira Freitas, Marcelo Victor Omena Caldas Costa, Paulo Ribeiro De Queiroz Neto, and Delano Oliveira Souza. "Rara impactação bilateral dos primeiros, segundos e terceiros molares inferiores: relato de caso." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 13, no. 2 (January 5, 2015): 248. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v13i2.11004.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 6.0pt; text-align: justify; line-height: 150%; tab-stops: 72.75pt;"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:TrackMoves /> <w:TrackFormatting /> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning /> <w:ValidateAgainstSchemas /> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:DoNotPromoteQF /> <w:LidThemeOther>PT-BR</w:LidThemeOther> <w:LidThemeAsian>X-NONE</w:LidThemeAsian> <w:LidThemeComplexScript>X-NONE</w:LidThemeComplexScript> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables /> <w:SnapToGridInCell /> <w:WrapTextWithPunct /> <w:UseAsianBreakRules /> <w:DontGrowAutofit /> <w:SplitPgBreakAndParaMark /> <w:DontVertAlignCellWithSp /> <w:DontBreakConstrainedForcedTables /> <w:DontVertAlignInTxbx /> <w:Word11KerningPairs /> <w:CachedColBalance /> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> <m:mathPr> <m:mathFont m:val="Cambria Math" /> <m:brkBin m:val="before" /> <m:brkBinSub m:val=" " /> <m:smallFrac m:val="off" /> <m:dispDef /> <m:lMargin m:val="0" /> <m:rMargin m:val="0" /> <m:defJc m:val="centerGroup" /> <m:wrapIndent m:val="1440" /> <m:intLim m:val="subSup" /> <m:naryLim m:val="undOvr" /> </m:mathPr></w:WordDocument> </xml><![endif]--></p><p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 6.0pt; text-align: justify; line-height: 150%; tab-stops: 72.75pt;"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" DefUnhideWhenUsed="true" DefSemiHidden="true" DefQFormat="false" DefPriority="99" LatentStyleCount="267"> <w:LsdException Locked="false" Priority="0" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Normal" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="heading 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 7" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 8" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 9" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 7" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 8" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 9" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="35" QFormat="true" Name="caption" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="10" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Title" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="1" Name="Default Paragraph Font" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="11" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtitle" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="22" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Strong" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="20" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Emphasis" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="59" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Table Grid" /> <w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Placeholder Text" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="1" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="No Spacing" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Revision" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="34" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="List Paragraph" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="29" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Quote" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="30" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Quote" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="19" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Emphasis" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="21" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Emphasis" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="31" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Reference" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="32" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Reference" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="33" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Book Title" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="37" Name="Bibliography" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" QFormat="true" Name="TOC Heading" /> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;} </style> <![endif]--> <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><strong><span style="font-size: 8.0pt; mso-bidi-font-family: Calibri-Bold;">Introdução: </span></strong><span style="font-size: 8.0pt; mso-bidi-font-family: Calibri;">Impactação é definida como a falha da erupção dos dentes causada por um obstáculo físico no trajeto de erupção, uma posição dentária anormal ou falha no mecanismo de erupção. As unidades dentárias mais comumente afetadas são os terceiros molares, seguidos dos caninos superiores, segundos pré-molares inferiores, incisivos centrais superiores e segundos molares inferiores. A impactação de um segundo molar permanente é rara e geralmente ocorre no arco mandibular. </span><strong><span style="font-size: 8.0pt; mso-bidi-font-family: Calibri-Bold;">Relato de caso: </span></strong><span style="font-size: 8.0pt; mso-bidi-font-family: Calibri;">Paciente S. O. M., 21 anos, gênero feminino, compareceu ao ambulatório de cirurgia Bucomaxilofacial para realizar exodontia de dentes inclusos. Durante exame físico observou-se ausência dos primeiros, segundos e terceiros molares inferiores (terceiro molar inferior esquerdo parcialmente em boca), ausência de aumento de volume em região posterior da mandíbula, sem sinal de patologia ou traumatismo que pudesse estar associado ao caso. Ao exame de imagem pôde-se observar presença dos primeiros e segundos molares inferiores inclusos, terceiro molar inferior esquerdo parcialmente irrompido, apresentando características bilateralmente iguais. O tratamento proposto foi a exodontia de todos os molares inferiores, pois as demais formas de tratamento para dentes inclusos seriam inviáveis. </span><strong><span style="font-size: 8.0pt; mso-bidi-font-family: Calibri-Bold;">Conclusão: </span></strong><span style="font-size: 8.0pt; mso-bidi-font-family: Calibri;">O procedimento cirúrgico foi realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, para prevenir eventual fratura patológica de mandíbula e proporcionar maior conforto à paciente.</span></p></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Quincho-Rosales, Dilmer A., Teresa Evaristo-Chiyong, Marina G. Portocarrero-Gallardo, Dalia V. Churampi-Mancilla, Sergio Chui-Galván, and Sixto Grados-Pomarino. "Efecto del plasma rico en plaquetas en la regeneración ósea posexodoncia del tercer molar impactado evaluado a través de tomografía computarizada Cone Beam." Diagnóstico 60, no. 2 (June 22, 2021): 71–78. http://dx.doi.org/10.33734/diagnostico.v60i2.283.

Full text
Abstract:
Introducción: El plasma rico en plaquetas (PRP) es un biomaterial con alta concentración de plaquetas y factores de crecimiento que favorecen la regeneración de tejidos tras su aplicación en intervenciones quirúrgicas como la exodoncia del tercer molar. Material y métodos: El estudio se realizó con 20 pacientes con necesidad de exodoncia del tercer molar inferior bilateral. Las exodoncias se realizaron en un mismo tiempo quirúrgico y en uno de ellos, escogido aleatoriamente, se aplicó el gel de PRP y el otro tomado como grupo control. La evaluación posoperatoria se llevó acabo posterior a los tres meses; los parámetros evaluados fueron: dolor posoperatorio, curación de herida y densidad ósea mediante tomografía computarizada Cone Beam. Resultados: El dolor posoperatorio durante el tercer día, primera y segunda semana presentó menor grado en los sitios de aplicación de PRP que el grupo control (p<0,05. La densidad ósea medida por la tomografía computarizada Cone Beam evidenció ser mayor en los sitios de aplicación de PRP que el grupo control (p<0,05). Conclusión: El PRP posee efecto en la disminución del dolor posoperatorio y aceleración en la cicatrización de herida. Además evidencia mayor densidad ósea en comparación con la no aplicación del PRP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva Infantes, Manuel, Miguel Rodríguez Alfaro, Antonio Cabrejos Álvarez, Jonny Burga Sánchez, Víctor Chumpitaz Cerrate, Roger López Bellido, Arturo Ramón Rosales, Roberto Varas Hilario, and Juan Zegarra Cuya. "Prevención de la infección posquirúrgica en cirugía de terceras molares retenidas y semirretenidas utilizando dos regímenes de profilaxia antibiótica con Clindamicina." Odontología Sanmarquina 10, no. 1 (May 14, 2014): 31. http://dx.doi.org/10.15381/os.v10i1.2928.

Full text
Abstract:
El objetivo del estudio fue comparar dos esquemas de profilaxis antibiótica con clindamicina en pacientes sometidos a cirugía de tercera molar retenida o semirretenida. Se realizaron exodoncias de terceras molares, en sujetos sanos que cumplieron los criterios de inclusión, en la clínica de cirugía bucal y máxilofacial de la Facultad de Odontología de la UNMSM. El procedimiento quirúrgico se realizó empleando la técnica quirúrgica estándar, luego de realizada la exodoncia se programó citas de control durante los 5 días post extracción en donde se evaluó la aparición de signos de infección mediante la presencia de exudado o sangrado a nivel del lecho quirúrgico. Este registro se llevó a cabo para ambos grupos. Los datos obtenidos fueron analizados utilizando la prueba U de Mann-Whitney (p&lt;0.05). No se encontró diferencia estadística significativa en la proporción de casos infectados entre los grupos. Sin embargo, los resultados muestran una menor cantidad de pacientes con infección en el grupo de la administración intramuscular (10%) en relación al grupo de la administración oral (15%). Se concluye que no existe diferencia significativa en la prevención de infecciones post quirúrgicas de terceras molares utilizando clindamicina por vía oral o por vía intramuscular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Del Águila del Castillo, Queneth, Pablo Moncada Ameghino, and Henry Vilcapoma Guerra. "Desplazamiento accidental de la tercera molar inferior impactada al espacio faríngeo lateral." Odontología Sanmarquina 13, no. 1 (May 14, 2014): 36. http://dx.doi.org/10.15381/os.v13i1.2837.

Full text
Abstract:
Se reporta accidente inusual de desplazamiento de tercera molar inferior al espacio faríngeo lateral izquierdo, en paciente femenino de 21 años de edad, localizado mediante el examen tomográfico. Para la remoción de la pieza dentaria, se utilizó anestesia local (lidocaína al 2 % con epinefrina 1:100 000), se realizó incisión desde distal de la pieza 3,7 continuando por el reborde alveolar hasta la apófisis coronoides y mediante disección roma, se logró encontrar la pieza dentaria, la cual fue prensada y removida con pinza hemostática. Se concluye que debe realizarse una valoración de la posible complejidad en la exodoncia de las terceras molares y derivar al especialista los casos de moderada y alta complejidad para evitar complicaciones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Aguilar Novillo, Jonnathan Esteban, Diego Palacios Vivar, and Johnny Damian Banegas Encalada. "Tercer molar en la conformación de un odontoma complejo. Reporte de un caso clínico." Acta Odontológica Colombiana 9, no. 2 (July 1, 2019): 112–22. http://dx.doi.org/10.15446/aoc.v9n2.78959.

Full text
Abstract:
El presente informe tiene como propósito reportar un caso clínico de odontoma complejo intraóseo ubicado en la zona posterior del tercer molar inferior derecho, molar que se encuentra retenido y que es parte principal de la estructura del odontoma. Un odontoma —o hamartoma de tejido odontogénico— es una alteración del desarrollo o malformación que presenta tejidos dentales como esmalte, dentina, cemento y pulpa. La Organización Mundial de la Salud (OMS) define los odontomas como tumores odontogénicos benignos mixtos, epiteliales y mesenquimáticos; son, por lo general, asintomáticos; su etiología no se encuentra definida —por lo que se asocian a distintos factores—; se clasifican en compuestos y complejos —en virtud de diferencias en la organización del tejido dentario—; y, regularmente, son diagnosticados mediante análisis radiográficos y con biopsias enviadas a patología. Al Paciente —de sexo masculino, 45 años, hipertenso controlado— se le realizaron radiografías panorámica y tomografía. Una vez analizados los estudios complementarios, se realizó la enucleación y la exodoncia quirúrgica los molares tercero y segundo, que resultaron afectados. Adicionalmente, se utilizó Plasma Rico en Fibrina (PRF) para rellenar la cavidad ósea. Finalmente, se realizó estudio histopatológico, donde se confirmó el diagnóstico de odontoma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Restrepo Rendon, Luisa Fernanda, Felipe Meneses Tamayo, and Anny Marcela Vivares Builes. "Complicaciones quirúrgicas y posquirúrgicas en la exodoncia de terceros molares inferiores: estudio retrospectivo." Acta Odontológica Colombiana 9, no. 1 (January 1, 2019): 37–48. http://dx.doi.org/10.15446/aoc.v9n1.72842.

Full text
Abstract:
Introducción: el tercer molar es el último diente en erupcionar en la secuencia de la dentición permanente, el cual concluye el proceso de formación en edades comprendidas entre los 16 a los 25 años. En ocasiones la vía de erupción de estos puede presentar alteraciones en su posición, ocasionando discrepancias y patologías al paciente. Objetivo: establecer las complicaciones quirúrgicas y posquirúrgicas más frecuentes y su relación con la posición radiográfica en terceros molares mandibulares en pacientes intervenidos quirúrgicamente en una Clínica Universitaria de la ciudad de Medellín, durante el periodo junio de 2016 a junio de 2017. Materiales y métodos: se realizó un estudio observacional descriptivo de análisis retrospectivo, donde se evaluaron 206 historias clínicas de pacientes atendidos en el servicio de cirugía oral para procedimientos de exodoncias quirúrgicas de terceros molares inferiores. Resultados: en términos de las complicaciones no se presentaron hemorragias intraoperatorias. Las complicaciones intraoperatorias reportadas hacen referencia a instrumentos rotatorios fracturados 0,5% (n= 1) y laceración de tejidos blandos durante la cirugía 0,5% (n= 1). Para las complicaciones posquirúrgicas se encontraron hemorragia y dehiscencia de la herida 0,5% (n= 1), edema 0,5% (n= 1) e injurias al tejido blando en la zona quirúrgica 0,5% (n= 1). Los demás pacientes no reportaron ninguna complicación quirúrgica o posquirúrgica. Conclusiones: las complicaciones quirúrgicas y posquirúrgicas tienen una prevalencia baja en la institución universitaria. No se encontró relación directa en cuanto a una variable específica con algún tipo de complicación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Filho, Mário Jorge Souza F., Ivan Climério Barbosa Neto, Leandro da Penha Melo, Waldo Henrique Souza do Vale, Ann Karolyne Corrêa, Felipe Muniz Aguiar, Júlia Lima de Aguiar, and Luan Roberto Milério. "A IMPORTÂNCIA DA TÉCNICA DE ODONTOSECÇÃO EM EXODONTIA DE TERCEIROS MOLARES: REVISÃO DE LITERATURA / THE IMPORTANCE OF THE TECHNIQUE OF DENTAL SECTION IN EXODONTY OF THIRD MOLARS: LITERATURE REVIEW." Brazilian Journal of Development 7, no. 2 (2021): 13100–13112. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n2-091.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Arce De La Cruz, Erika Gaby, and Felipe Hernández Añaños. "Disturbio neurosensorial del nervio dentario inferior asociado al tratamiento endodóntico de una tercera molar. Reporte de caso." Revista Estomatológica Herediana 21, no. 2 (August 8, 2014): 93. http://dx.doi.org/10.20453/reh.v21i2.239.

Full text
Abstract:
El disturbio neurosensorial del nervio dentario inferior es una complicación que puede ocurrir luego de realizar algunos procedimientos odontológicos como: exodoncia de dientes retenidos,colocación de implantes, y tratamientos endodónticos quirúrgicos y no quirúrgicos. Puede haber daño por injuria mecánica (sobrepase de instrumentos), injuria química (pasaje de hipoclorito o selladores endodónticos) e injuria térmica (sobrecalentamiento por procedimientos quirúrgicos). Los distubios neurosensoriales del nervio dentario inferior pueden ocurrir en aproximadamente 19,6% de procedimientos odontológicos, de los cuales, el 35,3% se debe a tratamientos endodónticos. Se presenta un caso de disturbio neurosensorial del nervio dentario inferior por un procedimiento endodóntico a una tercera molar inferior derecha. Debemos tener especial cuidado cuando se realizan estos tratamientos en molares inferiores por la proximidad del ápice radicular al nervio dentario inferior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oliveira, Ramantier Moreira Dacttes, and Milton D. Almeida Ferreira Neto. "Planejamento Cirúrgico de Terceiros Molares em Relação com o Canal Mandibular: Revisão de Literatura / Surgical Planning of Third Molars in Relation to the Mandibular Canalus: Literature Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 15, no. 56 (July 31, 2021): 202–13. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3139.

Full text
Abstract:
Resumo: O planejamento cirúrgico em Odontologia consiste na realização de um estudo do caso de forma prévia antes da realização do ato, em que é percebido os sinais e sintomas que o paciente apresenta, elaborando o quadro clínico, juntamente com exames de imagem que auxiliem o diagnóstico do quadro patológico. Objetivo: objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre o ato cirúrgico em terceiros molares em relação ao canal mandibular. Material e Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada online, utilizando a ferramenta de busca Google Acadêmico e outras bases de dados eletrônicas, considerando estudos publicados dos anos 2014 a 2019. Revisão de literatura: caso exista indicação para a remoção via ato cirúrgico, é feito um planejamento dessa intervenção, através da clínica e dos exames de imagem que visam antecipar possíveis complicações e riscos durante o procedimento cirúrgico. Considerações finais: O domínio das técnicas cirúrgicas, a realização de uma anamnese completa, um planejamento minucioso, os cuidados durante o ato e o acompanhamento do paciente, constituem elementos imprescindíveis para a minimização de riscos e complicações durante a exodontia dos terceiros molares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rui, Ana Maria, and César Jaeger Drehmer. "Anomalias e variações na fórmula dentária em morcegos do gênero Artibeus Leach (Chiroptera, Phyllostomidae)." Revista Brasileira de Zoologia 21, no. 3 (September 2004): 639–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752004000300026.

Full text
Abstract:
Descreve-se a ocorrência e analisa-se as causas de anomalias dentárias em Artibeus lituratus (Olfers, 1818) e A. fimbriatus Gray, 1838 (Chiroptera: Phyllostomidae) provenientes de populações do Estado do Rio Grande do Sul, sul do Brasil. São discutidas, com base no material examinado e em ampla revisão da literatura, as variações quanto à presença dos terceiros molares superior e inferior entre diferentes espécies de Artibeus Leach, 1821. Foram analisados 104 crânios de A. lituratus e 44 de A. fimbriatus quanto à fórmula dentária. Em A. lituratus ocorreram dois casos de dentes extranumerários, um incisivo superior e um terceiro molar superior direito, e um de agênese dentária dos terceiros molares inferiores. Em A. fimbriatus constatou-se a ocorrência de um segundo pré-molar superior direito extranumerário. As ocorrências do terceiro molar superior em A. lituratus e do segundo pré-molar superior em A. fimbriatus são casos de atavismos. Em Artibeus (Artibeus) ocorrem variações quanto à presença do terceiro molar superior, de maior ou menor intensidade, em praticamente todas as espécies. Estas variações ocorrem tanto a nível intrapopulacional quanto geográfico. Já o terceiro molar inferior está ausente em baixa freqüência em várias populações de diferentes espécies. Os terceiros molares superiores e inferiores estão em processo de desaparecimento na linhagem dos Artibeus (Artibeus). O fato destes dentes já não ocorrerem em algumas espécies, terem ocorrência variável em outras e serem sempre estruturas reduzidas e simplificadas, sem função na mastigação, são indicativos deste processo evolutivo. A variação intensa observada quanto à ocorrência do terceiro molar superior inviabiliza o seu uso como caráter útil na identificação de espécies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Jeferson Luis de Oliveira Stroparo, Tatiana Miranda Deliberador, Evandro Reynard, Leonardo Luiz Muller, Shaban Mirco Burgoa La Forcada, and João César Zielak. "Instalação imediata de implante dentário em região de molar inferior com a técnica de preservação do septo ósseo e regeneração óssea guiada – relato de caso." RSBO 17, no. 2 (January 28, 2021): 215–20. http://dx.doi.org/10.21726/rsbo.v17i2.50.

Full text
Abstract:
A instalação imediata de implantes em molares constitui um desafio, pois a quantidade óssea remanescente após a exodontia é restrita. Objetivo: Mostrar como a odontosecção seguida da fresagem para instalação do implante dentário e posterior remoção das raízes em dentes molares ajuda a preservar o septo ósseo. Relato de caso: Paciente com dente 36 condenado por fratura foi submetida ao procedimento cirúrgico de exodontia com odontosecção e instalação de implante imediato na região do septo ósseo interradicular, seguida de regeneração óssea guiada com biomaterial sintético, membrana bovina e com reabilitação protética provisória. Após período de osseointegração foi instalada a prótese definitiva. Conclusão: A técnica da odontosecção seguida da fresagem para instalação do implante dentário e posterior remoção das raízes em dentes molares ajuda a preservar o septo ósseo inter-radicular e favorece a instalação do implante dentário em uma posição mais centralizada. A técnica, associada a regeneração óssea guiada, minimiza a remodelação da crista óssea alveolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Rigo, Bruna de Lima, Eleonor Álvaro Garbin Júnior, Luiza Roberta Bin, Mauro Carlos Agner Busato, Ricardo Augusto Conci, and Mateus Diego Pavelski. "Avaliação da infecção pós-operatória na exodontia de terceiros molares." Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery 6, no. 2 (August 18, 2020): 68–73. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2782.6.2.068-073.oar.

Full text
Abstract:
Introdução: A extração de terceiros molares é um procedimento frequente na prática odontológica. Com o intuito de minimizar as adversidades infecciosas pós-operatórias, tem sido rotineiramente empregado o uso de antimicrobianos. Contudo, há na literatura relatos de diferentes formas de se usar essa prescrição medicamentosa, buscando reduzir o índice de resistência bacteriana. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar a incidência de infecção pós-operatória em três grupos, mediante análise de cada prescrição. Métodos: Os 30 indivíduos foram randomizados em três grupos, de 10 pessoas cada. A primeira prática consistiu em empregar o antibiótico somente no pré-operatório (Amoxicilina 2g, 1 hora antes do procedimento). Na segunda, foi administrado antibiótico somente no pós-operatório (Amoxicilina 500mg, de 8 em 8 horas, por 7 dias). Já no terceiro grupo, não houve prescrição antibiótica como profilaxia e terapêutica. Resultados: Neste estudo, não houve diferença esta- tisticamente significativa entre os protocolos utilizados com relação à ocorrência de infecções. No entanto, houve diferença entre os protocolos utilizados com relação à ocorrência de dor, sendo que no grupo 3 mais indivíduos relataram dor, quando comparados aos pacientes dos grupos 1 e 2. Conclusão: Observou-se que a administração antibiótica não interfere nos eventos infecciosos pós-operatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Dayane Jaqueline Gross, Jéssica Daniela Andreis, Elio Hitoshi Shinohara, Iron Ricardo Machado Snidei, Plínio Jun Iti Yokoyama, and Luciano Martins. "Terceiro molar deslocado para o espaço infratemporal." RSBO 17, no. 1 (June 30, 2020): 84–08. http://dx.doi.org/10.21726/rsbo.v17i1.359.

Full text
Abstract:
A extração de terceiros molares superiores é um procedimento cirúrgico comum aos cirurgiões-dentistas e que pode acarretar complicações e acidentes, como o deslocamento do elemento dentário para os espaços faciais. Objetivo: Relatar um caso de deslocamento de terceiro molar para a fossa infratemporal (FIT). Relato de caso: Paciente do sexo feminino procurou o serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Osasco (SP), após apresentar sintomatologia dolorosa decorrente de insucesso e consequente deslocamento dentário para a FIT. O tratamento proposto e conduzido foi a remoção do dente deslocado via acesso intraoral sob anestesia geral. Conclusão: O profissional precisa estar capacitado tanto para a realização do procedimento como para o tratamento em casos de acidentes e complicações decorrentes da remoção cirúrgica desses dentes. Em casos de deslocamento para a FIT, diversas abordagens podem ser utilizadas, e cabe ao cirurgião-dentista escolher o tratamento indicado para cada situação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Rodrigues Gomes, Tatiana, Joana Cardoso Mendes, and Bruno Leitão de Almeida. "#4. Exodontia de terceiro molar com proximidade a nervo alveolar inferior bifurcado." Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial 56 (December 2015): 27–28. http://dx.doi.org/10.1016/j.rpemd.2015.10.062.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Correia, Rafael, Isabela P. Bergamaschi, Marina Fanderuff, Nelson Luis B. Rebellato, Delson J. Costa, Leandro E. Kluppel, and Rafaela Scariot. "Implicações anatômicas e clínicas do deslocamento de terceiros molares para espaços fasciais profundos: relato de dois casos." Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery 6, no. 2 (August 18, 2020): 17–26. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2782.6.2.017-026.oar.

Full text
Abstract:
Introdução: Casos acidentais de deslocamento de terceiros molares para espaços fasciais profundos podem apresentar diferentes etiologias, desde limitações anatômicas até situações iatrogênicas. Espaços anatômicos adjacentes, como espaço faríngeo lateral, fossa infratemporal, espaço pterigomandibular e bucal, têm sido relatados na literatura. Objetivo: O objetivo principal do presente artigo é relatar dois diferentes casos de deslocamento de terceiros molares, e destacar suas implicações anatômicas. Relato dos casos: O primeiro caso trata-se de um deslocamento do terceiro molar superior direito para o espaço bucal. O dente foi removido através de uma incisão submucosa sob a papila parotídea, usando um elevador periosteal. No segundo caso, o terceiro molar inferior direito foi deslocado para o espaço submandibular. Sua remo- ção foi conduzida por meio de uma abordagem extrabucal, devido à sua proximidade com a base da mandíbula. Discussão e Considerações: Conhecer as características anatômicas da região maxilofacial é importante para que o cirurgião bucomaxilofacial conduza diagnóstico e tratamento corretos dos deslocamentos de terceiros molares para espaços fasciais. Quando os elementos dentários se encontrarem em posições desfavoráveis, sugere-se a realização de procedimentos cirúrgicos abertos, em vez do uso de elevadores ou força excessiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Aguiar, Marília da Silva, Jorge Ferigolo, João Luiz Rossi Junior, and Marco Antônio Gioso. "Atrição dental em Didelphis albiventris e D. marsupialis (Marsupialia, Didelphimorphia, Didelphidae) do Sul do Brasil." Ciência Rural 34, no. 4 (August 2004): 1127–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000400025.

Full text
Abstract:
Pesquisou-se o nível de desgaste dental (atrição e/ou abrasão) em 168 espécimes de Didelphis albiventris e D. marsupialis (gambás) do sul do Brasil. O desgaste foi muito importante, com elevada freqüência de dentina terciária e de exposição da câmara coronária e/ou do canal radicular, devido à associação de fraturas e desgaste, pois as fraturas predispõem ao desgaste e este favorece as fraturas. O grau de desgaste aumentou com a idade dos animais. A ordem crescente na freqüência de dentina terciária nos dentes caudais aos caninos foi: primeiro, segundo e terceiro molares, terceiro e segundo pré-molar, e quarto molar. Diferentemente de outros onívoros, em Didelphis o desgaste dentário parece mais relacionado às fraturas devidas aos alimentos (seguida de atrição/abrasão) do que ao contato entre os dentes. Ao contrário da literatura, os molares tribosfênicos não parecem "ideais" para tal dieta onívora, o que é evidenciado pela elevada freqüência de desgaste, fraturas e exposição da câmara coronária ou do canal radicular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Mezomo, Maurício Barbieri, Manon Pierret, Gabriella Rosenbach, and Carlos Alberto E. Tavares. "A extração de segundos molares superiores para o tratamento da Classe II." Dental Press Journal of Orthodontics 15, no. 3 (June 2010): 94–105. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512010000300012.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem alternativa para o tratamento ortodôntico das más oclusões de Classe II. Através de uma revisão da literatura, verificou-se que a extração de segundos molares superiores demonstrou ser uma alternativa viável para o tratamento desse tipo de má oclusão. Essa opção terapêutica possibilita maior rapidez na distalização dos primeiros molares com menor necessidade de cooperação por parte do paciente. Porém, a análise do grau de formação, posição intraóssea e morfologia do terceiro molar deve ser cuidadosamente realizada para proporcionar o correto posicionamento do mesmo no lugar do segundo molar extraído. Dois casos clínicos apresentarão a sequência do diagnóstico e tratamento com essa mecânica, exibindo resultados adequados dos pontos de vista funcional e estético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

GONÇALVES, Francisca A., João Batista BURZLAFF, Aluí Oliveira BARBISAN, and João Antônio Neto CAMINHA. "Complicações pré-operatórias associadas à retenção dos 3°s molares inferiores." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 41, no. 2 (October 15, 2000): 44–50. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.7766.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este trabalho tem por objetivo verificar a freqüência das complicações relacionadas à retenção do terceiro molar inferior. Materiais e métodos: Os dados foram obtidos nos prontuários dos pacientes atendidos no Centro de Tratamento Buco-Maxilo-Facial do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período de janeiro de 1996 a julho de 1999. O instrumento de coleta de dados é composto por itens referentes ao sexo, idade, raça, presença ou não de terceiro molar inferior retido, classificação das retenções e complicações associadas à retenção. Foram selecionados os casos de retenção dos terceiros molares inferiores (38 e 48), levantadas as complicações das retenções e realizada a relação destas com as variáveis sexo, idade, raça e classificação das retenções. Resultados: Detectou-se 366 dentes dentes retidos, sendo 110 dentes com e 256 sem complicação. A pericoronarite foi a complicação mais freqüente para os dentes 38 (60%) e 48 (63%), seguida por cisto, rizólise e cárie. Conclusões: A pericoronarite foi a complicação predominante (61,8%) e o sexo feminino, nesses casos, foi o mais freqüente (58,8%). Considera-se a extração profilática como indicada para terceiros molares inferiores retidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Bonardi, João P., Rafael F. Cordeiro, Glaykon A. V. Stabile, and Cecilia L. Pereira‐Stabile. "Tratamento de fratura iatrogênica do ângulo mandibular ocorrida durante exodontia do terceiro molar: caso clínico." Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial 56, no. 1 (January 2015): 68–72. http://dx.doi.org/10.1016/j.rpemd.2015.02.006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Godoy, Amanda Barbosa de, Isaac Müller de Sousa Maia, Eudson Paiva de Godoy, and Rayanne Karina Silva Cruz. "Terceiro molar incluso fusionado com supranumerário: Relato de caso." Research, Society and Development 10, no. 9 (August 1, 2021): e52310918303. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18303.

Full text
Abstract:
A fusão é uma anomalia dentária caracterizada pela união de dois germes dentários. Os dentes supranumerários são elementos que se desenvolvem além da dentição normal. A combinação desses dois desvios dos padrões de normalidade torna o diagnóstico desafiador. Essas anomalias podem resultar em graves problemas no desenvolvimento da dentição se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente. Após um correto diagnóstico, o cirurgião dentista deve avaliar todos os parâmetros e decidir qual a melhor conduta de tratamento. A remoção do dente é frequentemente indicada quando se apresenta com complicação ou qualquer patologia associada. O objetivo é relatar um caso de terceiro molar inferior fusionado com um supranumerário, discorrer sobre essas anomalias, bem como prevalência, manejo e discussão do tema. Trata-se de um relato de caso, do tipo qualitativo descritivo, com embasamento na literatura científica. A literatura mostra que a fusão entre um supranumerário e um outro elemento é uma condição rara, e em alguns casos pode-se optar pelo tratamento endodôntico, mas em outros é viável o cirúrgico. No caso relatado, optou-se pela remoção cirúrgica do elemento, a fim de prevenir uma impacção do dente quando completamente desenvolvido, o que dificultaria ainda mais o tratamento. Concluímos que o acompanhamento da evolução dos terceiros molares deve ser feito desde cedo para observar seu processo de formação e diagnosticar qualquer anomalia que venha a surgir, a fim de solucionar precocemente e evitar maiores consequências. Ademais, ressaltamos a importância da TCFC no diagnóstico diferencial e na obtenção de informações para o planejamento cirúrgico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Donato, Luís Philippe Lopes, Isabelle De Argolo Melo, Anne Carolinne Albuquerque de Vasconcellos Costa Santos, Lívia Maria Lopes De Oliveira, Helder Lima Rebelo, and Hugo Franklin Lima de Oliveira. "Terceiro molar impactado em região de seio maxilar- Relato de caso." Odonto 29, no. 56 (June 2, 2021): 27–32. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v29n56p27-32.

Full text
Abstract:
Introdução: Os terceiros molares comumente estão em posições ectópicas, geralmente devido à impacção, causada pela falta de espaço no respectivo arco. Geralmente são encontrados em achados radiográficos, mas podem estar relacionados a sintomas apresentados pelos pacientes, como edema e dor. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico e irá depender das condições clínicas e/ou dos sintomas relatados pelo paciente.Objetivo: O objetivo do artigo é o relato de caso de remoção cirúrgica de um terceiro molar impactado em região íntima ao seio maxilar relacionado a queixa de dor crônica da paciente.Relato de caso: Paciente, gênero feminino, 29 anos, leucoderma, compareceu com queixa principal de dor intensa e contínua, na região maxilar superior esquerda. Os exames de imagem demonstraram a presença de um elemento dentário, intimamente relacionado ao seio maxilar. Esse foi removido por meio de técnica cirúrgica conservadora.Conclusão: O tratamento de dentes impactados requer a avaliação por um profissional capacitado para tomar a melhor decisão acerca da conduta para cada caso, podendo ser um tratamento conservador ou cirúrgico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ribeiro Júnior, Cleber Oliveira, Bruno Bomfim Rocha, Fernando Clécio Santos do Carmo, and Luciano Ferreira Ladeia Júnior. "Anatomia e considerações clínicas dos Terceiros Molares Inclusos: Uma Revisão de Literatura / Anatomy and clinical considerations of the included third molars: A Literature Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 47 (October 28, 2019): 823–35. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2083.

Full text
Abstract:
A remoção cirúrgica dos terceiros molares inferiores é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados em odontologia. Não há evidências para apoiar a remoção profilática de terceiros molares inferiores; em contraste, no caso de condições patológicas relacionadas ao terceiro molar mandibular, a remoção pode ser considerada. As alterações patológicas podem ser sintomáticas ou assintomáticas. Sendo, portanto, o objetivo do presente trabalho apresentar a impacção dos terceiros molares como um problema de saúde caracterizando a importância desses conhecimentos para o Cirurgião-dentista. Será realizada uma revisão de literatura a partir da busca nos bancos de dados PubMed e LiLacs para identificar as publicações disponíveis no período de 2009 a 2019. As seguintes palavras-chave serão utilizadas na busca: “Terceiros Molares Inclusos” em português e em inglês. Serão excluídos, resumos e resumos expandidos, estudos experimentais não finalizados, artigos latino-americanos. Os artigos encontrados serão separados e adicionados no Mendeley para identificação de duplicatas, após a exclusão das duplicatas serão lidos os títulos para a primeira etapa da seleção dos artigos, em seguida a leitura dos resumos que terá caráter de exclusão ou permanência do manuscrito e por fim a leitura do artigo na íntegra para composição da revisão da literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Matos, Gabriel Carvalho, Raissa Pinheiro Moraes, Thiago Jonathan Silva dos Santos, Eduardo Costa Studart Soares, and Fábio Wildson Gurgel Costa. "A eficácia da fibrina rica em plaquetas em exodontias de terceiros molares inferiores: uma revisão da literatura / The efficacy of fibrin-rich platelets in extractions of lower third molars: a literature review." Brazilian Journal of Health Review 4, no. 2 (2021): 6896–910. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv4n2-235.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pereira, Laís Regina Silva, Matheus Simões Medeiros, Raissa Leitão Guedes, Millena Lorrana de Almeida Sousa, Danilo de Moraes Castanha, James Fábio do Nascimento Souza, Alleson Jamesson Da Silva, Eduardo Dias Ribeiro, and Marcos Antônio Farias De Paiva. "Late mandibula fracture after third molar extraction; literature review / Fratura de mandibula tardia pós exodontia de terceiro molar; revisão de literatura." Brazilian Journal of Development 7, no. 6 (June 22, 2021): 61874–81. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n6-525.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

CÂMARA, Amanda Câmara De Oliveira, Gregório Márcio De Figuerêdo RODRIGUES, Karina Jerônimo Rodrigues Santiago DE LIMA, Ricardo Villar BELTRÃO, and Rejane Targino Soares BELTRÃO. "CORRELAÇÃO ENTRE PADRÕES DE CRESCIMENTO FACIAL E TERCEIROS MOLARES INCLUSOS." Revista Brasileira de Ciências da Saúde 21, no. 3 (June 26, 2017): 239–44. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n3.26355.

Full text
Abstract:
Objetivos: Analisar a prevalência dos padrões de crescimento facial e sua correlação com terceiros molares inclusos. Materiais e Métodos: A amostra, composta por 40 pacientes, foi obtida em um centro de radiologia odontológica, a partir deum banco de dados de arquivos de 800 pacientes, obedecendo a critérios de inclusão como: idade acima de 19 anos; presença de telerradiografia em norma lateral e uma radiografia panorâmica, obtidas na mesma época; presença de, no mínimo, um terceiro molar incluso com ápices dentários completamente fechados; permanência de todos os elementos dentários no lado do hemi-arco do elemento incluso; ausência de tratamento ortodôntico prévio. As telerradiografias foram utilizadas para a análise cefalométrica, utilizando-se os ângulos FMA, SN.GoMe e SN.Gn, interpretados de acordo com o padrão USP de análise cefalométrica e comparados com as normas pré-estabelecidas por essa análise, para a classificação dos padrões faciais em braquicefálico, mesocefálico ou dolicocefálico. A presença e a distribuição dos terceiros molares inclusos foram observadas com a utilização de radiografias panorâmicas. A correlação entre os ângulos dos padrões faciais e os terceiros molares inclusos foi verificada através do teste de Spearman (p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Oliveira, F. S., and J. C. Canola. "Erupção dental em pacas (Agouti paca) criadas em cativeiro." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 2 (April 2007): 390–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000200020.

Full text
Abstract:
Fez-se o acompanhamento radiográfico mensal da erupção dental de cinco fêmeas e sete machos da espécie Agouti paca durante 30 meses. Os animais foram radiografados mês-a-mês. As pacas nasceram com três dentes em cada hemiarcada dental, um incisivo de crescimento contínuo por toda a vida, um pré-molar decíduo (o único que é decíduo) e um molar. No quarto mês houve a erupção do segundo molar. O nivelamento da superfície de oclusão dos dentes inferiores ocorreu no sexto mês e o dos superiores ao redor do nono mês. No 14° mês, houve o início da erupção do terceiro molar e, no 16° mês, a evidenciação radiográfica do pré-molar permanente, ainda com preservação de correspondente decíduo. No 21° mês, ocorreu o nivelamento da superfície de oclusão dos quatro dentes superiores e inferiores. Entre o 22° e o 24° mês, iniciou-se a queda dos pré-molares decíduos inferiores e, entre o 23º e o 24° mês, a dos superiores. Entre o 24º e o 25º mês, a superfície de oclusão dos dentes inferiores estava nivelada, e a dos dentes superiores aconteceu no 27º mês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cavalcante, Mateus Barros, Caroline Brígida Sá Rocha, Larissa Gabriele Batista Gomes, Caio Pimenteira Uchôa, Rômulo Augusto de Paiva Macêdo, Marcelo Soares dos Santos, and Emanuel Dias de Oliveira e. Silva. "Reposicionamento dental imediato em segundo molar inferior: relato de caso Immediate dental repositioning in second molar tooth: case report." RSBO 16, no. 2 (December 17, 2019): 117. http://dx.doi.org/10.21726/rsbo.v16i2.935.

Full text
Abstract:
Introdução: Dentes inclusos podem ser definidos como os que permanecem sobre tecido duro ou mole após cessados os estímulos eruptivos fisiológicos. A verticalização cirúrgica é um manejo do dente com intuito de reposicioná-lo para que ele possa cumprir sua função dentro da boca. Essa técnica deve ser utilizada sempre que o elemento dentário em questão apresente condições de saúdeou sem grandes destruições, o que possibilita ser mantido. Devese lançar mão dessa cirurgia principalmente em pacientes jovens, para permitir uma melhor saúde estomatognática, diminuindo a necessidade de reabilitação protética precoce. Objetivo: Apresentar a vantagem do reposicionamento imediato do dente. Relato de caso: Paciente jovem, 21 anos, do sexo masculino, encontrava-se com o terceiro e segundo molares inclusos, com o último prejudicando o dente adjacente. O reposicionamento mediante verticalização cirúrgica permitiu o rápido retorno funcional do elemento dentário, assim como a sua permanência dentro da cavidade oral. Após a cirurgia, o paciente foi encaminhado para tratamento endodôntico do elemento. Conclusão: A verticalização cirúrgica proporcionou o reposicionamento dental imediato, mostrando ser uma técnica cirúrgica rápida e de fácil manuseio, com bom prognóstico e baixo índice de complicações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Farias, Lunna, Isla Camilla Carvalho Laureano, Catarina Ribeiro Barros de Alencar, and Alessandro Leite Cavalcanti. "Hipomineralização molar-incisivo: etiologia, características clínicas e tratamento." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 17, no. 2 (November 27, 2018): 211. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v17i2.27435.

Full text
Abstract:
<strong>Introdução:</strong> A Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) é um defeito de desenvolvimento do esmalte dentário que afeta de um até todos os primeiros molares permanentes, podendo estar presente nos incisivos permanentes. <strong>Objetivo:</strong> Revisar a literatura sobre a HMI objetivando proporcionar informações ao cirurgião-dentista que realiza atendimento infantil sobre o diagnóstico, características clínicas e tratamento. <strong>Metodologia:</strong> Revisão integrativa da literatura, sendo utilizado as bases de dados LILACS, PubMed, Web of Science e Scopus. Foram usadas as palavras-chaves "Hipoplasia do Esmalte Dentário/Dental Enamel Hypoplasia" e " Hipomineralização Molar-Incisivo/Molar Incisor Hypomineralization". <strong>Resultados:</strong> Fatores etiológicos associados a complicações pré, peri e pós-natais, ambientais e genéticos têm sido evidenciados e a prevalência de HMI mostra-se variada entre as populações. Apresenta-se como manchas opacas bem delimitadas e, com o aumento da gravidade, ocorre a perda do esmalte resultando em fratura, destruição coronária e indicação de exodontia. As fraturas pós-eruptivas atuam como áreas de retenção de biofilme, o que facilita seu acúmulo e aumenta a susceptibilidade à cárie dentária. A Academia Europeia de Odontopediatria (EAPD) estabeleceu critérios que facilitam o diagnóstico deste agravo por meio de pesquisas epidemiológicas. As medidas terapêuticas são direcionadas de acordo com a gravidade da lesão. <strong>Conclusão:</strong> A HMI deve receber adequada atenção do cirurgião-dentista em função das consequências clínicas e estéticas que acarreta ao paciente, interferindo negativamente na sua qualidade de vida nos casos mais graves. Novas pesquisas são necessárias com a finalidade de expandir o conhecimento acerca da HMI, objetivando ofertar ao paciente o correto diagnóstico e a melhor opção terapêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Mateus Barros Cavalcante, Caroline Brígida Sá Rocha, Larissa Gabriele Batista Gomes, Caio Pimenteira Uchôa, Rômulo Augusto de Paiva Macêdo, Marcelo Soares dos Santos, and Emanuel Dias de Oliveira e Silva. "Reposicionamento dental imediato em segundo molar inferior: relato de caso." RSBO 16, no. 2 (December 20, 2019): 117–21. http://dx.doi.org/10.21726/rsbo.v16i2.367.

Full text
Abstract:
Dentes inclusos podem ser definidos como os que permanecem sobre tecido duro ou mole após cessados os estímulos eruptivos fisiológicos. A verticalização cirúrgica é um manejo do dente com intuito de reposicioná-lo para que ele possa cumprir sua função dentro da boca. Essa técnica deve ser utilizada sempre que o elemento dentário em questão apresente condições de saúde ou sem grandes destruições, o que possibilita ser mantido. Devese lançar mão dessa cirurgia principalmente em pacientes jovens, para permitir uma melhor saúde estomatognática, diminuindo a necessidade de reabilitação protética precoce. Objetivo: Apresentar a vantagem do reposicionamento imediato do dente. Relato de caso: Paciente jovem, 21 anos, do sexo masculino, encontrava-se com o terceiro e segundo molares inclusos, com o último prejudicando o dente adjacente. O reposicionamento mediante verticalização cirúrgica permitiu o rápido retorno funcional do elemento dentário, assim como a sua permanência dentro da cavidade oral. Após a cirurgia, o paciente foi encaminhado para tratamento endodôntico do elemento. Conclusão: A verticalização cirúrgica proporcionou o reposicionamento dental imediato, mostrando ser uma técnica cirúrgica rápida e de fácil manuseio, com bom prognóstico e baixo índice de complicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Bona, Juliano, Camila Thaisa Alves Bona, and José Marcelo Freitas de Luna. "O MOLAR E O MOLECULAR: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO SUJEITO E OBJETO NO PROCESSO DE TRADUÇÃO INTERCULTURAL." Revista Tempos e Espaços em Educação 11, no. 26 (June 28, 2018): 351–64. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i26.7269.

Full text
Abstract:
Traduzir as diferenças é uma necessidade de nosso momento histórico. As relações entre sujeito e objeto são constantes nas tentativas de se traduzirem as diferenças, configurando-se como um tema de crescentes estudos. As diferenças que se projetam nas relações interculturais especificamente, em que sujeito e objeto se diluem no plano das atividades sociais, carecem de mais investigação e produção científicas. Assim, o objetivo geral deste artigo é analisar as relações entre sujeito e objeto no processo de tradução intercultural. Trata-se de um texto ensaístico, tendo como aporte teórico: Bauman (2010), Betancourt (2004), Deleuze (2000), Deleuze e Guattari (2012), Deleuze e Guattari (1992), Foucault (1970), Santos (2002). Para atingir o objetivo geral, dividimos a análise em três partes. Primeiramente, o sujeito no ato da tradução: retomaremos a figura do intérprete e a filosofia da diferença. E, um segundo momento, o objeto no ato de tradução: discutiremos algumas características dos discursos molares e moleculares que circulam na sociedade. Em um terceiro momento, articularemos a relação sujeito e objeto no ato de tradução. Nesse movimento, muitas análises foram desenvolvidas, dentre elas destacamos: o rompimento da dicotomia sujeito e objeto é consequência imediata no ato de tradução; o intérprete, a filosofia da diferença, os discursos molares e moleculares formam um espécie de plano de imanência que permite a construção de dispositivos e referências presentes no processo de tradução; a filosofia intercultural surge como consequência desse processo e o intérprete se torna um personagem conceitual, e os conceitos, por sua vez, dispositivos que permitem pensar de forma intercultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Botelho, Taynáh Cristina Araújo, Ágatha Chrystina de Oliveira Dantas, Sara Mariana Aguiar Pimentel, and Ann Karolyne Moraes Corrêa. "ACIDENTES E COMPLICAÇÕES ASSOCIADOS À EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR INFERIOR IMPACTADO: REVISÃO DE LITERATURA / ACCIDENTS AND COMPLICATIONS ASSOCIATED WITH THE EXTRACTION OF IMPACTED LOWER THIRD MOLAR: LITERATURE REVIEW." Brazilian Journal of Development 6, no. 12 (2020): 96918–31. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n12-256.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Ramos, Ana Patrícia Magalhães, Alynne Viera de Menezes Pimenta, Edson Luiz Cetira-Filho, Lúcio Mitsuo Kurita, and Fábio Wilson Gurgel Costa. "Avaliação da prevalência e perfil de terceiros molares inferiores impactados, com o uso de radiografias panorâmicas." Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery 7, no. 2 (August 20, 2021): 37–43. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2782.7.2.037-043.oar.

Full text
Abstract:
Introdução: O terceiro molar inferior (TMI) apresenta o maior índice de casos de impacção, sendo frequentemente associado à pericoronarite, periodontite, neoplasia e reabsorção radicular, tornando sua remoção cirúrgica um dos procedimentos mais frequentes em Odontologia. Objetivo: Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi a avaliar a prevalência e o perfil de TMIs com o uso de radiografias panorâmicas (RP), pois, por meio delas, é possível classificá-los e estabelecer um planejamento cirúrgico. Material e Métodos: Para realizar um levantamento da prevalência de sexo e idade, variabilidade da posição e alterações patológicas associadas ao TMI impactado, foram selecionadas 678 RPs de ambos os sexos, com pelo menos um TMI impactado, cujos segundos molares adjacentes estavam presentes, uma vez que é necessário a presença desses para classificar o nível de impacção do TMI. Cada RP foi analisada por um examinador previamente calibrado (Kappa = 0,852). Resultados: Houve maior prevalência do sexo feminino e das posições mesioangular e horizontal e Classe II / posições A e B. No que diz respeito à incidência de alterações patológicas, os valores obtidos não foram elevados, mas houve maior incidência de cárie. Conclusão: O conhecimento dos dentistas sobre as posições e classificações dos TMI nas RPs, e consequentes alterações patológicas associadas, é essencial para estabelecer o correto diagnóstico e manejo clínico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Borges, Danilo de Paula Ribeiro, Liane Maciel de Almeida Souza, Maria Luisa Silveira Souto, Liliane Poconé Dantas, Mônica Silveira Paixão, and Francisco Carlos Groppo. "Estudo comparativo entre dois protocolos anestésicos envolvendo bloqueio do nervo alveolar inferior convencional e de Vazirani-Akinosi para exodontia de terceiro molar inferior." Revista de Odontologia da UNESP 43, no. 1 (January 2014): 24–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-25772014000100004.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O bloqueio do nervo alveolar inferior (BNAI) apresenta alta porcentagem de falha na Odontologia. A fim de melhorar esse índice, vêm-se estudando diferentes alternativas, como diferentes técnicas e soluções anestésicas. OBJETIVO: Avaliar duas diferentes técnicas - técnica convencional e de Vazirani-Akinosi - para o bloqueio do nervo alveolar inferior, bem como compará-las quanto à sua efetividade e quantificar o percentual de aspirações positivas nas duas diferentes técnicas. MATERIAL E MÉTODO: Foram avaliados 160 pacientes de ambos os sexos, sendo 80 submetidos ao bloqueio do nervo alveolar inferior de Vazirani-Akinosi e bloqueio do nervo bucal (G1), e 80 submetidos ao bloqueio do nervo alveolar inferior convencional e ao bloqueio do nervo bucal (G2). Em ambos os grupos, utilizou-se a combinação de articaína 4% com epinefrina 1:100.000 para bloqueio do nervo bucal, e lidocaína 2% com epinefrina 1:100.000 para bloqueio do nervo alveolar inferior. Foram avaliados: a quantidade de aspirações positivas, a eficácia da anestesia e o momento em que ocorreu a falha anestésica durante o procedimento cirúrgico. RESULTADO: Não houve diferenças estatisticamente significantes (p = 0,2453) entre os grupos G1 e G2 observando-se a eficácia e o índice de aspirações positivas, e o momento em que ocorreu a falha anestésica, observando-se uma maior eficácia de ambas as técnicas, quando comparadas com a literatura (90%) CONCLUSÃO: Não houve diferença significativa entre o BNAI pela técnica convencional e o BNAI pela técnica de Vazirani-Akinosi quanto a quantidade de aspirações positivas e eficácia, sendo que o uso da articaína 4% com epinefrina 1:100.000 no bloqueio do nervo bucal possivelmente aumentou a eficácia anestésica de ambas as técnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Duarte, Bruno Gomes, Jefferson Moura Vieira, Renato Yassutaka Faria Yaedú, and Osny Ferreira Júnior. "Immediate Removal of a Dislocated Dental Fragment from the Submandibular Space during Extraction of the Lower Third Molar: Case Report and Literature Review." Journal of Health Sciences 21, no. 5 (December 20, 2019): 459–63. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2019v21n5p459-463.

Full text
Abstract:
AbstractThis paper aims to report a case of radicular displacement to the submandibular space and to review the literature seeking reports of dental displacements / fragments published in the period from 2007 to 2017 in PubMed evidencing risk factors, prevention and forms of treatment. In this article a case of displacement of dental fragments to the submandibular space with immediate removal is reported. The third molar or its roots displacement into facial spaces is a rare situation. The preoperative surgical planning is fundamental to avoid this type of complication. The association of (1) good surgical planning, (2) surgical technique utilization and adequate instruments, and (3) the surgeon experience are determining factors to avoid the occurrence of this complication. Keywords: Molar, Third. Surgery, Oral. Intraoperative Complications. ResumoA extração de terceiros molares é o procedimento cirúrgico mais frequente nos consultórios odontológicos. Como qualquer cirurgia, existe a possibilidade de complicações trans e pós-operatórias. O deslocamento desses dentes ou fragmento dentário para espaços faciais é raro, com frequência extremamente baixa. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de deslocamento radicular para o espaço submandibular e revisar a literatura buscando relatos de deslocamentos dentários/fragmentos publicados no período de 2007 a 2017 no Pubmed evidenciando fatores de risco, prevenção e formas de tratamento. Nesse artigo nós relatamos um caso de deslocamento de um fragmento radicular para o espaço submandibular, sendo este removido imediatamente. O deslocamento do terceiro molar ou de fragmentos radiculares para os espaços faciais é raro. A avaliação pré-operatória é fundamental para evitar esse tipo de complicação. A associação entre (1) planejamento cirúrgico correto, (2) utilização de técnica e materiais corretos e (3) experiência do profissional, são fatores determinantes para evitar esse tipo de complicação. Palavras-chave: Dente Serotino. Cirurgia Bucal. Complicações Intraoperatórias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

MASCARENHAS, GUSTAVO, DANIELA MASCARENHAS, DARCENY BARBOSA, HELVÉCIO MARANGON JUNIOR, RAFAEL PEREIRA, and PATRICIA PEREIRA. "Avaliação comparativa da eficácia e da capacidade de difusão da articaína 4% e da lidocaína 2% em extrações de terceiros molares superiores impactados." Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery 6, no. 1 (March 27, 2020): 69–75. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2782.6.1.069-075.oar.

Full text
Abstract:
Introdução: As soluções anestésicas têm características próprias em relação a propriedades como latência, potência e tempo de ação. Muitos autores demonstraram a superioridade da difusão de soluções de articaína a 4%, embora haja controvérsias na literatura científica sobre essa questão. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi comparar a capacidade de induzir a anestesia da mucosa palatina e a eficácia anestésica após o bloqueio do nervo alveolar superior posterior de duas soluções anestésicas: articaína a 4% com epinefrina 1:100.000 e lidocaína a 2% com epinefrina 1:100.000. Mé- todos: Esse experimento original foi um estudo transversal, duplo-cego, randomizado, com dezoito voluntários saudáveis, com idades entre 14 e 26 anos, com indicação de extração de terceiro molar superior impactado. A capacidade de difusão e a eficácia das soluções anestésicas foram verificadas pela Escala de 11 Pontos em Caixa, e o grau de ansiedade foi avaliado pela Escala de Ansiedade Dental de Corah. Resultados: Os resultados mostraram que, em pacientes saudáveis, ambas as soluções anestésicas tiveram a mesma difusão para a mucosa palatina e apresentaram comportamento clínico semelhante. Conclusão: ambas as soluções testadas apresentaram capacidade de difusão e eficácia anestésica semelhantes, mostrando-se igualmente adequadas para uso em cirurgias de extração de terceiros molares superiores impactados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Schneider, Luis Eduardo, Paulo Valério Presser Lima, Sandro Grasselli, Lucas Eduardo Galvagni, Alexsandra Quoos, Magnólia Hoffmann, and Daniela Ambrosi Berton. "Tratamento cirúrgico radical de terceiro e quarto molares fusionados: Relato de caso." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 5, no. 1 (January 1, 2006). http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v5i1.4596.

Full text
Abstract:
A fusão entre um elemento dentário normal e um supranumerário apresenta diferentes modalidades de tratamento. Em regiões onde a estética não é imprescindível, a exodontia dos elementos fusionados geralmente é o tratamento de eleição.O objetivo deste estudo é relatar as características clínicas e o tratamento de dentes fusionados, bem como, relatar um caso clínico em que foi realizada a exodontia do terceiro molar fusionado com um quarto molar na região do dente 48.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Gomes-Ferreira, Pedro Henrique Silva, Danila de Oliveira, Gustavo Antônio Correa Momesso, João Paulo Bonardi, Claudio Maltonado Patori, and Leonardo Perez Faverani. "Enfisema subcutâneo durante exodontia de terceiro molar: relato de caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 5, no. 1 (March 30, 2016). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v5i1.1300.

Full text
Abstract:
A exodontia dos terceiros molares é um procedimento muito realizado no consultório odontológica. Dentre as complicações mais frequentes, o edema, dor, sangramento, infecção e lesão do nervo alveolar ou lingual são citados, porém complicações mais raras, tais como enfisema subcutâneo, são passíveis de ocorrer. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo relatar um caso de enfisema subcutâneo causado por caneta de alta rotação durante a exodontia de 3º molar incluso, o qual foi diagnosticado durante o procedimento, apresentando distensão dos tecidos periorbitário e região média da face esquerda com crepitação a palpação. Esta complicação foi tratada satisfatoriamente com uso de antimicrobiano e anti-inflamatório pós-operatório. Sendo assim, os enfisemas subcutâneos em face são passíveis de ocorrer e quando bem tratado com medicações antimicrobianas e anti-inflamatórias, apresentam remissão espontânea em curto prazo.<p><strong>Descritores: </strong>Enfisema Subcutâneo; Terceiro Molar; Cirurgia Bucal.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography