Academic literature on the topic 'Monitoramento do solo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Monitoramento do solo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Monitoramento do solo"

1

Rambo, Lisandro, Paulo Regis Ferreira da Silva, Mércio Luiz Strieder, Luís Sangoi, Cimélio Bayer, and Gilber Argenta. "Monitoramento do nitrogênio na planta e no solo para predição da adubação nitrogenada em milho." Pesquisa Agropecuária Brasileira 42, no. 3 (March 2007): 407–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2007000300015.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi comparar o monitoramento do teor de N na planta com base no índice do teor relativo crítico de clorofila na folha (TRCC) e no índice de suficiência (IS), determinados pelo clorofilômetro, e avaliar a integração de características de planta e de solo no monitoramento de N no sistema solo-planta em milho. Foram conduzidos dois experimentos em Eldorado do Sul, RS. Os tratamentos foram sistemas de manejo de N, que diferiram quanto à época, dose e critério para decidir pela aplicação de N (com monitoramento e sem monitoramento). Nos sistemas monitorados, o TRCC e o IS foram usados para indicar a época de aplicação de N em cobertura e testou-se o monitoramento integrado, usando o TRCC e o teor de nitrato no solo. O rendimento e os incrementos no rendimento de grãos e na margem bruta, bem como as eficiências técnica, econômica e de uso do N foram maiores nos sistemas monitorados que nos sistemas sem monitoramento. A eficiência do monitoramento, com base no TRCC e no IS e na intregração entre o teor de nitrato no solo e o TRCC, foi similar. O monitoramento com base na integração entre o teor de nitrato no solo e o TRCC não incrementou a eficiência de uso do N no ambiente avaliado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dams, Rosemeri I. "Rizoremediação de pentaclorofenol em um solo argiloso por sphingomonas chlorophenolica ATCC 39723." Engenharia Sanitaria e Ambiental 12, no. 4 (December 2007): 426–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522007000400009.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste trabalho foi estudar a degradação de PCP por Sphingomonas chlorophenolicaem solo argiloso na presença e ausência de trigo. As concentrações de PCP foram determinadas através de Análises de Alta Performance de Cromatografia Líquida. Os efeitos tóxicos de PCP foram estudados através do monitoramento do crescimento das plantas. A biodegradação de PCP por S. chlorophenolica foi acompanhada por testes de bioluminescência de Escherichia coli HB101 pUCD607 e contagens bacterianas no solo e nas raízes. A degradação de PCP ocorreu de forma mais rápida no solo plantado e inoculado quando comparada ao solo sem plantas. Houve um aumento significativo nas populações dos organismos testados nas raízes quando comparadas com as populações presentes no solo. O monitoramento do crescimento da planta mostrou o papel protetor exercido pela S.chlorophenolica contra a toxicidade do PCP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Euriques, Jorge Felipe, Claudia Pereira Krueger, Wagner Carrupt Machado, Luiz Fernando Sapucci, and Felipe Geremia-Nievinski. "Estimativa da Umidade do Solo por Refletometria GNSS: uma Revisão Conceitual." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 2 (April 6, 2021): 390–412. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n2-55033.

Full text
Abstract:
O monitoramento da umidade do solo possibilita o manejo e uso eficiente de recursos hídricos, sendo uma atividade importante em diversas áreas, tais como: no monitoramento de áreas de risco; delimitação de áreas suscetíveis a enchentes; atividades da geotecnia; e na agricultura. A Refletometria GNSS (GNSS-R) é um desenvolvimento científico e tecnológico que permite realizar sensoriamento remoto ou proximal, a depender da altura da antena em relação à superfície, com satélites de navegação. Neste método, explora-se os sinais GNSS que chegam à antena receptora de maneira direta e indireta, após reflexão nas superfícies existentes no entorno da antena. A combinação destes dois sinais ocasiona o efeito de multicaminho, que afeta as observáveis GNSS e deteriora o posicionamento. Por outro lado, ao interagir com estas superfícies, o sinal indireto permite estimar atributos acerca das superfícies, como por exemplo a umidade do solo. Uma das principais vantagens em relação aos métodos convencionais reside no fato do GNSS-R proporcionar uma área de abrangência intermediária e o uso da estrutura bem estabelecida dos satélites GNSS, que garantem resolução temporal apropriada. O escopo deste trabalho é apresentar uma revisão conceitual acerca do GNSS-R aplicado no monitoramento da umidade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cruz, Tadeu M. L., Adunias Dos S. Teixeira, Francisco J. F. Canafístula, Clemilson C. Dos Santos, Antonio D. S. De Oliveira, and Sérgio Daher. "Avaliação de sensor capacitivo para o monitoramento do teor de água do solo." Engenharia Agrícola 30, no. 1 (February 2010): 33–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000100004.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar sensores capacitivos desenvolvidos para monitorar o teor de água do solo. Os sensores foram submetidos a testes para avaliar o efeito da temperatura, o tempo de resposta, obter a equação de calibração e determinar a sua sensibilidade. Foram analisados em diferentes situações (solo, água e ar) e temperaturas (25 ºC; 20 ºC; 15 ºC; 10 ºC; 5º C e 0 ºC). A calibração foi efetuada com um dos sensores capacitivos instalado em uma coluna de solo (indeformada) contida em um tubo de PVC (0,015066 m³) e suspensa em um dos lados de uma balança de braços. Na outra extremidade da balança, havia uma célula de carga conectada a um sistema de aquisição de dados. Os resultados indicaram redução na frequência do sensor capacitivo com o aumento da temperatura. O sensor capacitivo apresentou alta velocidade de resposta (menos de um segundo) ao imergi-lo na água e às variações da quantidade de água na amostra de solo e detectou as mudanças de perda de água pela coluna de solo no decorrer deste experimento, apresentando maior sensibilidade à medida que se diminui o conteúdo de água no solo. Portanto, o sensor capacitivo pode ser utilizado para determinar o teor de água do solo de forma adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leão, Júlio Cesar, and Paulo Henrique de Souza. "SISTEMA INTELIGENTE DE MONITORAMENTO DE DESLIZAMENTO DE SOLOS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7 (August 15, 2018): 508. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e02018508-524.

Full text
Abstract:
A Região do Vale do Itajaí está submetida a processos naturais de denudação que dadas às condições climáticas, geológicas, geomorfológicas e de uso da terra, se constitui em área de alto risco de ocorrência de desastres naturais e essa condição combinada a concentração relativamente alta de pessoas no meio urbano, a ocupação ilegal das encostas e as políticas públicas adotadas pelos munícipios, contribuem para o agravamento dos desastres naturais como deslizamentos de terra. Em meio a este contexto, o presente trabalho tinha por objetivo implantar um sistema piloto para monitoramento de movimentos do solo utilizando acelerômetros eletrônicos. O sistema instalado é constituído por dois acelerômetros, que medem o movimento do solo em três direções e um datalogger, que trata, registra e transmite os dados. Os acelerômetros foram montados sobre hastes, sendo que uma haste foi disposta na região basal e a outra na região intermediária da encosta. A região amostral localiza-se no morro da Cruz em Itajaí (SC) e os dados analisados correspondem ao período entre os dias 29 de outubro e 29 de novembro de 2016. Neste período foram coletados cerca 5,4 milhões de registros por sensor e estes juntamente com os dados de precipitação foram normalizados e correlacionados entre si. Após a correlação dos dados, verificou-se um comportamento distinto entre as duas regiões, sendo que na porção intermediária o movimento do solo ocorreu simultaneamente com a precipitação, enquanto que na região basal, registrou-se movimentos entre cinco e dez horas após o pico da precipitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Antonio O., José V. G. Maziero, Antonio C. Cavalli, Márcio M. Valeriano, Henrique de Oliveira, Jener F. L. Moraes, and Kiyoshi Yanai. "Monitoramento localizado da produtividade de milho cultivado sob irrigação." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 5, no. 1 (April 2001): 88–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662001000100016.

Full text
Abstract:
O aprimoramento do poder de gerenciamento agrícola, através do aumento do nível de informação sobre etapas da produção, tem sido discutido como estratégia de decisão/manejo. O georreferenciamento obtido em tempo real na lavoura, pode permitir o estudo localizado das variáveis de solo e planta. No Brasil, a produção de grãos apresenta grande demanda nesta linha, por ser expressiva e de grande potencial de absorção tecnológica. Com o objetivo de se abordar alguns aspectos do aumento do nível de informação tecnológica em um ambiente agrícola, um experimento foi instalado no ano de 1998, com a perspectiva de abordagem de lavoura de grãos. O experimento foi estabelecido em Angatuba, SP. Em uma área de 34,3 ha, onde está instalado um sistema de irrigação tipo pivô central, monitorou-se a produtividade do milho na estação de crescimento 99/00, além do parâmetro fertilidade do solo. Os resultados evidenciaram regiões distintas na lavoura, com padrão de variabilidade diferenciado, que suscita discussão sobre suas causas de variação. Dados preliminares de análise química do solo apresentaram baixa correlação com a produtividade, em áreas localizadas. A observação da variação de produtividade sugere o desenvolvimento de estratégias de manejo por zonas de atuação, com base numa análise de tendência dos fatores mais importantes que compõem a produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Filho, Oswaldo Julio Vischi, Liatar Giorge Corsato, Jorge Aparecido Quiessi, Oscar Yoshikatsu Kanno, Raul Barros Penteado, Roberto Mikio Arabori, Lucia Cristina Camargo Belorte, and Márcio Emanoel de Lima. "Diagnóstico e reabilitação agroambiental de trecho de bacia hidrográfica por sensoriamento remoto e turbidez da água." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 9 (September 2016): 1099–109. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900009.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi identificar erosões em bacia hidrográfica e avaliar práticas conservacionistas de manejo do solo para a recuperação da degradação, por meio do monitoramento de indicadores de qualidade de água e por imagens de satélites. O monitoramento, por um período de 14 anos, foi realizado em 14.076 ha da bacia do Rio do Peixe, selecionada por ser a mais degradada do Estado de São Paulo, que abrangem 176 propriedades agrícolas exploradas basicamente com pastagens e café. Destas, 82 apresentaram algum tipo de erosão, além de 12 trechos de estradas municipais que contribuíram com processos erosivos nas áreas agrícolas. As práticas de manejo conservacionista do solo e da água implantadas em 86 propriedades da bacia permitem alteração positiva da paisagem e de rendimento da atividade agrícola, mudança comprovada pelas imagens aéreas e pelos indicadores de qualidade da água. A metodologia apresentada de monitoramento e de reabilitação agroambiental é viável e pode contribuir para o manejo e o monitoramento de microbacias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Muniz, Paola Machado, Thalía Lopes Friedrich, and Fabiano Cassol. "AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DE SOLARIZAÇÃO ATRAVÉS DO MONITORAMENTO DO PERFIL DE TEMPERATURAS DO SOLO." Tecnologia e Ambiente 26 (November 10, 2020): 95. http://dx.doi.org/10.18616/ta.v26i0.5380.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a técnica de solarização aplicado no município de Cerro Largo/RS, através do monitoramento do perfil de temperaturas do solo e da obtenção de correlações para determinar a temperatura do solo em função da temperatura do ar. A solarização foi aplicada em uma unidade experimental de 4 m² de área. Para o monitoramento das temperaturas, efetuado tanto no terreno não solarizado quanto no local de aplicação da técnica, foram utilizados 8 termopares do tipo K conectados a um registrador de dados FieldLogger. O estudo analisou as temperaturas da superfície do solo e das profundidades 0,10 m, 0,25 m e 0,40 m, por um período de trinta e três dias. Correlações foram obtidas a partir do método de regressão linear, no qual foi ajustado uma reta para os dados amostrais e analisado o coeficiente de determinação ajustado (R²) para cada caso. Obteve-se a temperatura máxima de 33,34 ºC na superfície do solo que não recebeu o tratamento, e 36,72 ºC na superfície do solo solarizado. O coeficiente de determinação para a área que não recebeu solarização variou entre 0,50 e 0,61, enquanto que para o solo solarizado, o R² variou entre 0,36 e 0,63.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Gilmar O., and Fernando B. T. Hernandez. "Uso do solo e monitoramento dos recursos hídricos no córrego do Ipê, Ilha Solteira, SP." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 17, no. 1 (January 2013): 60–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662013000100009.

Full text
Abstract:
O Brasil possui grande potencial hídrico porém com deficiência em termos de monitoramento qualitativo, quantitativo e conhecimento das influências do uso do solo. Assim, realizou-se trabalho com o propósito de apresentar o monitoramento qualitativo e quantitativo das águas para fins de irrigação e as influências ocasionadas pelo uso e ocupação do solo na microbacia do córrego do Ipê, município de Ilha Solteira, São Paulo. O monitoramento qualitativo foi realizado no período de 2006 a 2011 e o quantitativo de 2009 a 2011. Para se constatar as influências utilizou-se a análise de correlação de Pearson. Verificou-se que, em sua maior parte, a microbacia é composta pela cultura de cana-de-açúcar e o maior uso em conflito com as áreas de preservação permanente são as áreas ociosas e de pastagem. A microbacia se caracterizou com altas concentrações de ferro e coliformes originados das áreas de pastagens degradadas e uso irregular e ocupação urbana e rural. As reduzidas áreas de preservação permanente, a má conservação do solo e a expansão das áreas urbanas, implicam na deterioração da qualidade e disponibilidade hídrica, gerando impactos socioeconômico e ambiental para a região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marcelino, Tânia Helena, Shozo Shiraiwa, Welitom Rodrigues Borges, Nicolau Priante Filho, and Fernando Raiter. "GPR para a verificação do nível d'água subterrânea em transição floresta amazônica e cerrado." Acta Amazonica 35, no. 3 (September 2005): 367–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672005000300010.

Full text
Abstract:
Um estudo do monitoramento do nível de água foi realizado com medidas diretas e com Radar de Penetração no Solo (GPR) em uma floresta tropical de transição para o cerrado. Três poços de monitoramento do nível de água foram instalados durante 2001/2002 em três locais diferentes: o primeiro em uma área de floresta permanente, outro em área de floresta manejada e outra em uma área de pasto. Os perfis de GPR mostram que o nível do topo do lençol freático aparece como um refletor horizontal forte em março e em agosto de 2002, e como um refletor fraco durante medidas em maio e outubro de 2001 com descontinuidades devido a diversas lentes de solo laterítico no solo. O topo do lençol de água é facilmente confundido com a presença de tais lentes. A umidade do solo teve uma influência nestes sinais da reflexão, mudando a constante dielétrica do solo. A profundidade do topo do lençol da água variou 1,8 m sob a floresta permanente, 0,9 m sob a floresta manejada e 3,7 m sob o pasto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Monitoramento do solo"

1

Gelain, Neiva Somavilla. "MONITORAMENTO DA ÁGUA DO SOLO EM PLANTIO DE Eucalyptus spp." Universidade Federal de Santa Maria, 2012. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8728.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The growing demand for forest products has allowed the increase in areas planted forests in Brazil. Eucalyptus is a fast growing tree species and is cultivated on a large scale, but still is a subject that causes controversy about the effect on the dynamics of soil water where they are deployed. Therefore, this study aimed to monitor water use by Eucalyptus dunnii Maiden settlement under different population densities in sandy soil. The study was conducted from the installation of an experiment implemented with Eucalyptus dunnii Maiden in native grass, at spaced 3.50 X3, 50, 3.50 X1, 75, 1.75 X1, X0 75 and 1.75, 87 meters in an Alfisol (Red Yellow Podzolic). The experimental design was a complete randomized block with three replicates. To measure the soil moisture to field technique was used in the time domain reflectometry (TDR). Thus, we installed two units in the TDR-100 manufactured by Campbell. Probes with metal double rod 20 cm long were installed horizontally every 30 inches deep, by means of trenching 2.10 meter depth in each plot, comprising seven layers trench. Soil moisture was monitored continuously in the period november/2011 at may/2012. In addition, assessments were made dendrometrical as total height and DBH (1.30 m). These evaluations were performed at 36 and 42 months of age. In periods, the measures taken by TDR moisture was very sensitive to changes in water content of soil, mainly in the superficial layers of the soil. However, much of the monitoring period there were very few precipitation events, which resulted in measures of low soil water content will also result in stunted growth.
A crescente demanda por produtos florestais tem propiciado o aumento das áreas com florestas plantadas no Brasil. O eucalipto é uma espécie florestal de rápido crescimento e é cultivada em larga escala, porém ainda é um assunto que provoca polêmicas sobre o efeito na dinâmica da água do solo onde são implantados. Por isso, este estudo teve como objetivo monitorar do uso da água por povoamento de Eucalyptus dunnii Maiden sob diferentes densidades populacionais em solo arenoso. O trabalho foi realizado a partir da instalação de um experimento implantado com Eucalyptus dunnii Maiden em campo nativo, nos espaçamentos 3,50X3,50; 3,50X1,75; 1,75X1,75 e 1,75X0,87 metros, em um Argissolo Vermelho distrófico. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com três repetições Para as medidas de umidade do solo a campo foi utilizada a técnica da reflectometria de domínio do tempo (TDR). Para isso, foram instalados na área dois equipamentos TDR-100 fabricado pela Campbell. Sondas metálicas com haste dupla de 20 cm de comprimento foram instaladas horizontalmente a cada 30 cm de profundidade, por meio de abertura de trincheiras com 2,10m de profundidade em cada parcela, compondo sete camadas por trincheira. A umidade do solo foi monitorada continuamente no período de novembro/2011 a maio/2012. Além disso, foram realizadas avaliações dendrométricas, como altura total e DAP (1,30 m). Estas avaliações foram realizadas aos 36 e 42 meses de idade. Nos períodos avaliados, as medidas de umidade feitas pelo TDR foram bastante sensíveis as mudanças do conteúdo de água do solo, principalmente nas camadas mais superficiais do solo. Porém, em grande parte do período de monitoramento houveram pouquíssimos eventos de precipitação, o que ocasionou em medidas de baixos conteúdos de água no solo, resultando também em déficit no crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Motter, Irineu. "Uso do geoprocessamento como auxilio no monitoramento da ocupação do solo em microbacias." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2012. http://hdl.handle.net/1884/28030.

Full text
Abstract:
Resumo: A erosão dos solos tem sido um dos fatores mais importantes na limitação da produção agrícola e poluição dos recursos hídricos do Estado do Paraná. O objetivo deste trabalho, realizado na microbacia piloto do projeto PARANÁ RURAL, localizada no município de Campo do Tenente, sul do Estado do Paraná, foi de desenvolver metodologia para a obtenção e a representação espacial automatizada dos fatores da USLE (Equação Universal de Perdas de Solos), através do SGI (Sistema Geográfico de Informações) e analisar a adequação do uso, apurado pelas estimativas da USLE comparada ao método da Aptidão Agrícola das Terras. Os aplicativos do SGI, juntamente com os arquivos de regras, possibilitaram a obtenção, quantificação e a representação cartográfica e digital dos fatores da USLE. Os dois métodos (USLE e Aptidão Agrícola), indicaram algumas áreas subutilizadas quando em uso com mata, capoeira e reflorestamento e algumas áreas superutilizadas quando ocupadas por culturas anuais. Apesar de ocorrer 53,10% de concordância entre os métodos, a USLE mostrou-se mais rigorosa que a Aptidão Agrícola quanto à adequação do uso do solo. A comprovação a campo e a adequação dessas informações indicam serem as técnicas de geoprocessamento alternativas para controlar o uso adequado do solo e garantir a preservação dos recursos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Roberto Luvisutto 1986. "Estabelecimento de unidades para o monitoramento da água no solo em vitivinicultura /." Botucatu, 2018. http://hdl.handle.net/11449/154094.

Full text
Abstract:
Orientador: Luis Henrique Bassoi
Banca: Leandro Maria Gimenez
Banca: João Carlos Cury Saad
Resumo: O trabalho teve como objetivo delimitar unidades de monitoramento da umidade do solo por meio da aplicação da análise geoestatística e multivariada em dados de textura do solo de um pomar de videira de vinho cv. Chardonnay / Paulsen 1103, de 1,1 ha, localizado em Espirito Santo do Pinhal, São Paulo. Em 54 pontos georreferenciados, foram coletadas 108 amostras de solo, nas camadas de 0-0,20 e 0,20-0,40 m, para determinação da textura do solo (areia, silte e argila) e estimativa do conteúdo de água disponível (AD) e água prontamente disponível (APD). Os dados de textura do solo, AD e APD foram submetidos à análise estatística descritiva e ao teste de Kolmogorov-Smirnov. Posteriormente, os dados de textura do solo foram submetidos à análise geoestatística e interpolação por krigagem ordinária, para determinação das unidades de monitoramento da umidade do solo por meio das análises de componentes principais e de agrupamento fuzzy c-means. O melhor número de unidades de foi determinado a partir de dois índices, sendo quatro o resultado obtido, para ambas as camadas, as quais apresentaram diferença significativa tanto para as três frações granulométricas do solo quanto para AD e APD. Unidades de monitoramento com os valores maiores de argila e menores de silte contribuíram para os menores valores de AD e APD. A utilização restrita dos dados de textura do solo permite o delineamento de unidades de monitoramento da umidade do solo com elevada representatividade do conteúdo de água di... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The objective of this study was to delimit soil water monitoring zones through the application of geostatistical and multivariate analysis in soil texture data of a 1.1 ha wine vine orchard cv. Chardonnay / Paulsen 1103, located at Espirito Santo do Pinhal, State of São Paulo, Brazil. In 54 georeferenced points, 108 soil samples were collected in the 0-0.20 m and 0.20-0.40 m layers to determine the percentage of soil granulometric fractions (sand, silt and clay), available soil water content (AW) and readily available soil water content (RAW). Soil fractions, AW and RAW data were submitted to descriptive statistics and Kolmogorov- Smirnov test. Soil granulometric fraction data were submitted to geostatistical analysis to characterize the data spatial distribution and their interpolation. Then, principal component and fuzzy c-means cluster analyses were applied for the determination of the best number of soil water monitoring zones based on two indexes. Four zones for both soil layers were determined, and they showed significant difference for both soil granulometric fractions as for AW and RAW. Zones with the highest values of clay fraction and smallest values for silt fraction gave the lowest values of AW and RAW. The use of soil texture data allows the design of soil water monitoring units with high representativeness of the available soil water content
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Neto, João Alberto Lelis. "Monitoramento de componentes químicos da vinhaça aplicados em diferentes tipos de solo." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11143/tde-10022009-135650/.

Full text
Abstract:
Desde a época da colonização, a cana-de-açúcar apresenta-se como um dos principais produtos da agricultura brasileira e, além disso, trata-se de um tipo importante de biomassa energética, servindo como base para todo o agronegócio sucroalcooleiro, responsável por empregos diretos e indiretos em todo o Brasil. Do seu processo de industrialização são obtidos produtos, tais como: o açúcar, o álcool (anidro e hidratado), o bagaço e a vinhaça. Nesse sentido, diante do aspecto da aplicação da vinhaça em práticas agrícolas, pode-se dizer que sempre ocorre a sua associação com processos de impactos ambientais. Assim sendo, conduziu-se a presente pesquisa buscando-se monitorar a dinâmica, em diferentes tipos de solo, de componentes químicos presentes na vinhaça, bem como, elaborar curvas de distribuição de efluentes presentes na vinhaça. A pesquisa foi conduzida em área experimental do Departamento de Ciências Exatas da ESALQ/USP, em casa de vegetação, onde foram distribuídas 50 bombonas, em blocos casualizados. A vinhaça foi coletada na Usina Costa Pinto do grupo COSAN no município de Piracicaba/SP e as dosagens de aplicação foram: 100 m³ ha-1; 150 m³ ha-1; 200 m³ ha-1; 250 m³ ha-1 e 300 m³ ha-1. As espécies analisadas foram: nitrato e potássio, assim como, o pH, condutividade elétrica e cálcio. As curvas de distribuição de efluentes foram confeccionadas para obtenção dos parâmetros de transporte do nitrato (utilizando-se o FIA Flow Injection Analysis, para as análises químicas) e potássio (Fotômetro de chama, para as análises químicas). Diante dos resultados obtidos, observou-se que as concentrações do íon nitrato apresentaram variação no solo, encontrando-se valores entre 3,6 a 119 mg L-1, no solo arenoso, e entre 1 e 70 mg L-1, no solo argiloso. Em relação ao potássio foram encontrados valores pontuais de 4,4 a 171,2 mg L-1, no solo arenoso (principalmente na profundidade de 60 cm), e entre 0 e 30 mg L-1, no solo argiloso. As concentrações de cálcio apresentaram variação no solo, sendo encontrados valores pontuais de 1,98 a 64,45 mg L-1, no solo arenoso, e entre 2,6 e 86,5 mg L-1, no solo argiloso. Os valores tanto do pH quando da C.E apresentaram variações no solo, tendo um intervalo para o pH de 6,4 a 7,75 para o solo arenoso e de 4,8 a 7,32 para o solo argiloso e a condutividade elétrica ficou em torno de 0,3 a 2,3 dS m-1 para o solo arenoso e de 0,23 a 0,75 dS m-1 para o solo argiloso. Em relação à curva de distribuição de efluentes da vinhaça, no solo argiloso, observou-se que tanto o potássio quanto o nitrato houve um maior deslocamento das curvas de eluição para a direita quando comparados com o solo arenoso indicando que os íons potássio e nitrato foram retidos com maior intensidade no argiloso em relação ao arenoso. Portanto, concluiu-se que: a percolação dos íons está diretamente relacionada com o tipo de solo e com a concentração de vinhaça e que a movimentação dos íons deve ser estudada em longos períodos para mostrar melhor a sua movimentação no perfil do solo.
While sugarcane has been one of the main crops in Brazilian agriculture since the time of colonization, it is now also a major source of biomass energy, serving sugarcane agribusiness and being responsible for many direct and indirect jobs in Brazil. Industrial processing of sugarcane leads to such products as sugar, alcohol (both hydrated and anhydrated), pulp and vinasse. One concern about the application of vinasse to agricultural operations relates to possible environmental impacts of vinasse. Hence, the present research had as objective to monitor of the dynamics, in different soil types, of chemical components present in vinasse, and to measure breakthrough curves (BTC´s) of vinasse from repacked columns. The research was carried out at the experimental facility of the Department of Exact Sciences, ESALQ, USP, a protected environment containing 50 boxes arranged in a random manner. The vinasse was collected at the Usina Costa Pinto COSAN site in the municipal district of Piracicaba, SP, and applied at rates of 100, 150, 200, 250 and 300 m³ ha-1. The analyzed elements were nitrate and potassium, but measurements were also made of pH, electric conductivity and calcium. The BTC´s were used to provide estimates of the transport parameters of nitrate (using flow-injection analysis for the chemical analyses) and potassium (using a photometer for the chemical analyses). The measurements showed that soil nitrate concentrations varied between 3,6 to 119 mg L-1 in the sandy soil, and between 1 and 70 mg L-1 in the clay soil. Observed potassium concentrations were between 4,4 to 171,2 mg L-1 in the sandy soil (mainly at a depth of 60 cm), and between 0 and 30 mg L-1 in the clay soil. Calcium concentrations were found to similarly vary from 1,98 to 64,45 mg L-1 in the sandy soil, and between 2,6 and 86,5 mg L-1 in the clay soil. The values of pH furthermore varied between 6,4 to 7,75 for the sandy soil and between 4,8 to 7,32 for the clay soil, while the electric conductivity was between 0,3 to 2,3 dS m-1 for the sandy soil and between 0,23 to 0,75 dS m-1 for the clay soil. The vinasse BTC´s of the clay soil showed that both potassium and nitrate were displaced considerably to the right (to higher pore volumes) as compared with the sandy soil. This indicates that the potassium and nitrate ions were kept (adsorbed) much stronger by the clay relative to the sandy soil. Ion transport rates hence were found to be a function of soil type. Results suggest that the transport of ions from the vinasse is best studied over relatively long periods of time, also in field soil profiles, to better show the long-term dynamics in the subsurface
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martins, Roberto Luvisutto. "Estabelecimento de unidades para o monitoramento da água no solo em vitivinicultura." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/154094.

Full text
Abstract:
Submitted by Roberto Luvisutto Martins (rlmartins.agro@hotmail.com) on 2018-05-25T15:17:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Roberto Luvisutto Martins.pdf: 1862150 bytes, checksum: 7a9e99015cb69cd2a388498ceb3cc6ba (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Lucia Martins Frederico null (mlucia@fca.unesp.br) on 2018-05-25T17:14:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 martins_rl_me_botfca.pdf: 1862150 bytes, checksum: 7a9e99015cb69cd2a388498ceb3cc6ba (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-25T17:14:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 martins_rl_me_botfca.pdf: 1862150 bytes, checksum: 7a9e99015cb69cd2a388498ceb3cc6ba (MD5) Previous issue date: 2018-02-02
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O trabalho teve como objetivo delimitar unidades de monitoramento da umidade do solo por meio da aplicação da análise geoestatística e multivariada em dados de textura do solo de um pomar de videira de vinho cv. Chardonnay / Paulsen 1103, de 1,1 ha, localizado em Espirito Santo do Pinhal, São Paulo. Em 54 pontos georreferenciados, foram coletadas 108 amostras de solo, nas camadas de 0-0,20 e 0,20-0,40 m, para determinação da textura do solo (areia, silte e argila) e estimativa do conteúdo de água disponível (AD) e água prontamente disponível (APD). Os dados de textura do solo, AD e APD foram submetidos à análise estatística descritiva e ao teste de Kolmogorov–Smirnov. Posteriormente, os dados de textura do solo foram submetidos à análise geoestatística e interpolação por krigagem ordinária, para determinação das unidades de monitoramento da umidade do solo por meio das análises de componentes principais e de agrupamento fuzzy c-means. O melhor número de unidades de foi determinado a partir de dois índices, sendo quatro o resultado obtido, para ambas as camadas, as quais apresentaram diferença significativa tanto para as três frações granulométricas do solo quanto para AD e APD. Unidades de monitoramento com os valores maiores de argila e menores de silte contribuíram para os menores valores de AD e APD. A utilização restrita dos dados de textura do solo permite o delineamento de unidades de monitoramento da umidade do solo com elevada representatividade do conteúdo de água disponível do solo.
The objective of this study was to delimit soil water monitoring zones through the application of geostatistical and multivariate analysis in soil texture data of a 1.1 ha wine vine orchard cv. Chardonnay / Paulsen 1103, located at Espirito Santo do Pinhal, State of São Paulo, Brazil. In 54 georeferenced points, 108 soil samples were collected in the 0-0.20 m and 0.20-0.40 m layers to determine the percentage of soil granulometric fractions (sand, silt and clay), available soil water content (AW) and readily available soil water content (RAW). Soil fractions, AW and RAW data were submitted to descriptive statistics and Kolmogorov– Smirnov test. Soil granulometric fraction data were submitted to geostatistical analysis to characterize the data spatial distribution and their interpolation. Then, principal component and fuzzy c-means cluster analyses were applied for the determination of the best number of soil water monitoring zones based on two indexes. Four zones for both soil layers were determined, and they showed significant difference for both soil granulometric fractions as for AW and RAW. Zones with the highest values of clay fraction and smallest values for silt fraction gave the lowest values of AW and RAW. The use of soil texture data allows the design of soil water monitoring units with high representativeness of the available soil water content.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Ilda de Oliveira. "Desenvolvimento de um sensor capacitivo para o monitoramento de umidade do solo." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2006. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18606.

Full text
Abstract:
SILVA, Ilda de Oliveira. Desenvolvimento de um sensor capacitivo para o monitoramento de umidade do solo. 2006. 85 f. Dissertação (Mestrado em engenharia agrícola)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2006.
Submitted by Elineudson Ribeiro (elineudsonr@gmail.com) on 2016-06-23T18:32:39Z No. of bitstreams: 1 2005_dis_iosilva.pdf: 1712264 bytes, checksum: e1beff224eef02111c7e1edfc0ea96fa (MD5)
Approved for entry into archive by José Jairo Viana de Sousa (jairo@ufc.br) on 2016-07-21T20:15:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2005_dis_iosilva.pdf: 1712264 bytes, checksum: e1beff224eef02111c7e1edfc0ea96fa (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-21T20:15:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005_dis_iosilva.pdf: 1712264 bytes, checksum: e1beff224eef02111c7e1edfc0ea96fa (MD5) Previous issue date: 2006
The development of a capacitive sensor based on dielectric characteristics of soil was carried through this work. The sensor was designed as a probe. A fiberglass circuit board was chosen to simulate a parallel plate capacitor. To simulate a capacitor with characteristics similar to the ones commercially sold, within electrical isolation, the plates were isolated by varnish of the type used for isolation of car engines. A value of 106 W of the insulation was measured by a multimeter. The sensor was part of an oscillator RC provided by an integrated circuit to perform the oscillator, the 74LS122 a multivibrating oscillator which gave better responses. The RC circuit output was the input of a frequency divider. The IC TC4040 and HEF4040 both similar counters were used in order to verify the output wave forms. The second one provided a uniform and square waveform, although the first one provided an output waveform tending to triangular. The circuit was printed on the plate of the sensor in order to minimize the influence inherent wire capacitance. The data acquisition, monitoring and the probe calibration had been acquired daily, four times a day and with three readings for sixty three days. The temperature also was monitored this way for both systems. The first one installed in a 2" PVC pipe filled with air dry soil, the water drainage was monitored by weighting. In another system had been installed three sensors in a box full filled by humid soil. The calibration of the sensor was supplied by the strain gage. The time response was obtained using the PVC system, whose water was drained, the soil submitted to saturation again and data were acquired by a microprocessor-based system of data acquisition supplying an output of seconds. The factors that had influenced the sensor output had been evaluated, concluding that the temperature influences however not in so significant way as moistures. The moisture significance levels had been of up to 0,01 % contrasting with the ones of the temperature 7 %. This was valid for all the sensors and also strain gage. The statistical models that more fitted the sensors output were the multiple regression followed by the polynomial regression.
O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento de um sensor capacitivo de umidade e a calibração do mesmo utilizando o método gravimétrico e a célula de carga. Para simular um capacitor com características próximas às dos comercialmente vendidos, isolaram-se as placas com verniz bi-componente, do tipo utilizado para isolamento de motores de carro. A isolação alcançada, medida pelo multímetro, foi da ordem de 106 W. O sensor fez parte de um oscilador RC implementado utilizando-se o circuito integrado (CI) 74LS122 como “multivibrador”. A saída do circuito RC foi inserida em um divisor de freqüência. Foi feito uso do contador de pulsos TC4040 e de um similar HEF4040, a fim de verificar as respectivas formas de onda de saída. O segundo apresentou uma resposta mais uniforme e a forma de onda quadrada, já o primeiro apresentou uma forma de onda de saída um pouco discrepante, tendendo para uma onda triangular, mas não uniformemente. O circuito foi instalado na placa do sensor com o intuito de minimizar a influência da capacitância inerente aos cabos. O monitoramento dos dados e a calibração do sensor foram efetuados durante sessenta e três dias, sendo verificados quatro vezes ao dia e com três leituras. A temperatura foi também monitorada dessa forma. Para tal, foram empregados dois sistemas. O primeiro foi instalado em um tubo de PVC de 2", contendo solo seco ao ar posteriormente saturado, e monitorou-se a drenagem de água por meio da pesagem em uma balança de precisão. No segundo sistema, foram instalados três sensores em uma caixa contendo solo úmido e a calibração do sensor foi obtida por intermédio da célula de carga. O tempo de resposta foi conseguido usando o sistema de PVC, cuja água foi drenada; efetuou-se novamente a saturação do sistema com água, e verificou-se com um sistema de aquisição de dados a resposta do sensor, que foi da ordem de segundos. Os fatores que influenciaram a resposta do sensor foram avaliados, concluindo-se que a temperatura influencia, porém não de maneira tão significativa quanto a umidade do solo. Os níveis de significância para a umidade foram de até 0,01 % contrastando com os da temperatura de somente 7 %. Válido para todos os sensores, inclusive a célula de carga. O modelo estatístico que mais se adequou à resposta dos sensores foi a regressão múltipla polinomial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rieff, Gleidson Gimenes. "Monitoramento de ácaros e colêmbolos como potenciais indicadores biológicos de qualidade do solo." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/26884.

Full text
Abstract:
A avaliação das populações de ácaros e colêmbolos edáficos tem recebido atenção com vistas ao uso como indicadores biológicos da qualidade do solo devido às importantes funções desempenhadas por estes no solo. A análise do número, frequência e diversidade destes grupos em áreas sob cultivo agrícola, em comparação com áreas sob vegetações nativas podem indicar alterações ocorridas no solo. Com base nesta hipótese, este trabalho buscou avaliar qualitativa e quantitativamente a população de ácaros e colêmbolos presentes em uma área com o cultivo de Eucalyptus sp, uma área de mata nativa e outra de campo nativo, localizadas na Estação Experimental Agronômica da UFRGS, Eldorado do Sul – RS. Para isso, foram coletadas mensalmente, no período de janeiro a setembro de 2009, amostras de solo de três áreas. As amostras foram coletadas utilizando-se cilindros metálicos com 7,0 cm de diâmetro e 7,5 cm de altura, que eram introduzidos no solo e depois de retirados, eram envoltos em filme plástico de PVC e transportados em caixas de isopor até o laboratório de microbiologia da Faculdade de Agronomia da UFRGS. Para a extração dos ácaros e colêmbolos das amostras utilizou-se o método do funil de Berlese-Tullgren adaptado. Após eram recolhidos em frascos de vidro com líquido preservante (70% álcool e 1% glicerol). Após 168 horas de extração, todos os espécimes foram contados e identificados com auxílio de lupa e microscópio. Durante o período do estudo, nas três áreas foram capturados 1.314 ácaros e colêmbolos. O solo de área sob mata nativa apresentou o maior número de ácaros e colêmbolos em comparação com as demais áreas, mostrando que as diferentes coberturas vegetais podem influenciar na presença de indivíduos. Nas condições deste trabalho, a flutuação populacional de ácaros da família Oribatidae não foi afetada pelas diferentes coberturas vegetais do solo estudado não sendo um bom indicador da qualidade biológica do solo. A flutuação populacional dos ácaros das famílias Eupodidae e Pachygnathidae e dos colêmbolos da família Hypogastruridae podem ser indicados como bioindicadores de qualidade do solo.
The study of populations of mites and springtails edaphic has received attention in order to use as biological indicators of soil quality because of the important functions performed by them in the ground. The analysis of the number, frequency and diversity of these groups in areas under cultivation, compared with areas under native vegetation may indicate changes in the soil. Based on this hypothesis, this study sought to evaluate qualitatively and quantitatively the population of mites and springtails present in an area with growing Eucalyptus spp, a native forest and other native grassland, located at the Agronomic Experimental Station of UFRGS, Eldorado do Sul - RS. To do so, were collected monthly between January to September 2009, soil samples from three areas. Samples were collected using a metal cylinder with diameter 7.0 cm and 7.5 cm in height, which were introduced into the soil and once removed, were wrapped in PVC film and transported in coolers to the laboratory of Microbiology, Faculty of Agronomy. For the extraction of mites and springtails of the samples used the method of the Berlese-Tullgren funnel adapted. After they were collected in glass bottles with liquid preservative (70% alcohol and 1% glycerol). After 168 hours of extraction, all specimens were identified and counted with a magnifying glass and microscope. During the study period, three areas were captured 1314 mites and springtails. The land area under forest had the largest number of mites and springtails in comparison with other areas, showing that the different vegetation cover may influence the presence of individuals. In the present conditions, the population fluctuations of the mite family Oribatidae was not affected by different vegetation covers the soil studied was not a good indicator of soil biological quality. The mite population fluctuation of families and Eupodidae Pachygnathidae and Collembola family Hypogastruridae can be displayed as bioindicators of soil quality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade, Thomas Fiore de [UNESP]. "Monitoramento do estado nutricional e da solução do solo em laranjeiras ‘Hamlin’ fertirrigadas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/93792.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-02-28Bitstream added on 2014-06-13T20:15:42Z : No. of bitstreams: 1 andrade_tf_me_botfca.pdf: 465161 bytes, checksum: eed3e8d4c100ad96a332911e3e3dd754 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
A citricultura é um segmento de grande importância para o Brasil, que é o maior produtor mundial de laranja. A fertirrigação é uma prática que está cada vez mais se expandindo no cenário da citricultura, sendo esta técnica geralmente realizada através de doses preestabelecidas, sem qualquer monitoramento do estado nutricional da planta e do solo. O manejo inadequado da fertirrigação pode ocasionar certos desequilíbrios nas condições de solo e no estado nutricional da planta ao longo do tempo. As técnicas tradicionais de monitoramento da condição do solo e da planta não permitem o fornecimento de dados com rapidez, para que possa ser realizada uma alteração na adubação, desperdiçando assim este grande potencial da fertirrigação. O objetivo deste trabalho foi de avaliar o efeito de cinco doses de N e K sobre a produção e estado nutricional de plantas cítricas, correlacionando os resultados de análise da seiva, análise do teor de clorofila e solução do solo com os resultados da análise do solo e foliar, assim observando a sensibilidade destes métodos com relação à variação das doses destes nutrientes. Para isso foi conduzido um experimento em campo, na cidade de Reginópolis-SP/Brasil, utilizando-se laranjeiras da variedade ‘Hamlin’, sobre portaenxerto citrumelo Swingle. Os tratamentos consistiram de cinco doses de N e K, aplicadas via fertirrigação: T1 - controle (sem nutriente); T2 - 25%; T3 - 50%; T4 - 100% e T5 - 200% da dose de N e K. A dose 100%, oficialmente recomendada, foi definida com base no histórico de análises de solo e folhas e também em função da produtividade esperada. A partir desta dose foram calculadas as outras. Para monitorar o estado nutricional das plantas foram realizadas análises de folha e seiva e também foi determinada a medida indireta da clorofila. A dinâmica...
The citrus industry is a segment of great importance to Brazil, which is the world largest producer of orange. Fertigation is a technique that is increasingly expanding in the citriculture, but this technique is usually performed using predetermined doses without monitoring the nutritional status of plant and soil. The mismanagement of fertigation can cause imbalances in soil conditions and plant nutritional status over time. Traditional techniques for monitoring the condition of the soil and the plant does not allow the provision of data quickly, wasting this great potential of fertigation. This research aimed to evaluate the effect of five N and K rates on the yield and nutritional status of citrus plants, correlating the results of sap analysis, indirect measurement of the chlorophyll and soil solution analysis with the results of the leaf and soil analysis, thereby observing the sensitivity of these methods. The experiment occurred out in the city of Reginópolis-SP/Brasil, using ‘Hamlin’ trees, grafted on citrumelo Swingle rootstock. The treatments consisted of five N and K rates, applied through fertigation: T1 - control (no nutrient), T2 - 25%, T3 - 50%, T4 - T5 and 100% - 200% of N and K. The 100% rate, officially recommended, was established based on historical of soil and leaf analysis and also in accordance with the expected productivity. The remaining rates was calculated from it. To monitor the nutritional status of the plants, leaf analysis, sap analysis and the indirect measurement of the chlorophyll were employed. The nutrients dynamics in the soil was evaluated by soil sampling and by the soil solution analysis, with the help of porous covering soil solution extractors. The yield was also quantified. In the soil solution was observed decrease in pH and increase in electrical conductivity and in ammonium, nitrate, potassium... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Arcanjo, Maria Elena. "Monitoramento do agrotóxico mancozeb no solo em diferentes sistemas de plantios de tomate." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2849.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo monitorar o agrotóxico Mancozeb no solo em diferentes sistemas de plantios de tomate utilizando a metodologia de decomposição dos ditiocarbamatos (DTCs) com geração de dissulfeto de carbono (CS2). Este método é amplamente utilizado na determinação dos resíduos de DTCs em alimentos, tendo sido adaptado para trabalhar com amostras de solo artificiais e reais. O método foi avaliado utilizando amostras contaminadas artificialmente a partir de uma amostra de solo controle, proveniente da Amazônia. A contaminação foi realizada com uma solução de campo (2 g.L-1 em água) do agrotóxico Manzate 800 (Mancozeb). A partir do momento em que foram determinadas as condições ideais de operação do método de decomposição dos DTCs, analisou-se o teor de Mancozeb em amostras reais, provenientes de uma área cultivada com tomate, no Município de São José de Ubá (RJ), sob sistemas de Plantios Convencional, Mínimo e Direto. Foi possível constatar a presença de teores de Mancozeb nas amostras reais de solo em estudo, coletadas nas profundidades 0 - 5 cm; 5 - 10 cm; 10 - 20 cm e 20 - 40 cm. Os resultados mostraram que os solos provenientes dos sistemas convencional e mínimo apresentaram, na camada superficial, um teor de Mancozeb de (7,44 mg.kg-1 e 5,70 mg.kg-1) superior ao obtido no sistema direto, que apresentou teores de (1,14 mg.kg-1 e 1,95 mg.kg-1) de Mancozeb
The present work aims to evaluate Mancozeb pesticide monitoring on the ground in different systems of tomato seeding using the methodology of decomposition of dithiocarbamates (DTCs) with carbon disulfide (CS2) generation. This method is widely used to determinate DTCs residues in foods and it was adapted to work with artificial and real soil samples. The method was evaluated using artificially contaminated samples from a control soil sample proceeding from Amazônia. The contamination was carried out with a field solution (2 g.L-1 in water) of Manzate 800 (Mancozeb). From the moment the operational conditions of decomposition method of the DTCs were determined, the content of Mancozeb was analyzed in real samples proceeding from an area cultivated with tomato, in São Jose de Ubá city (Rio de Janeiro), under Conventional, Minimum and Direct systems of seeding. It was possible to evidence Mancozeb content in the real samples collected in 0 - 5 cm; 5 -10 cm; 10 - 20 cm and 20 - 40 cm depths. The results showed the soil samples proceeding from conventional and minimum systems (7.44 mg.kg-1 e 5.70 mg.kg-1) seeding presented Mancozeb content on the ground surface in higher level than the one obtained in direct system (1.14 mg.kg-1 e 1.95 mg.kg-1)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Andrade, Thomas Fiore de 1985. "Monitoramento do estado nutricional e da solução do solo em laranjeiras 'Hamlin' fertirrigadas /." Botucatu : [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/93792.

Full text
Abstract:
Orientador: Roberto Lyra Villas Bôas
Coorientador: Thais Regina de Souza
Banca: João Carlos Cury Saad
Banca: Rafael Damatto Júnior
Resumo: A citricultura é um segmento de grande importância para o Brasil, que é o maior produtor mundial de laranja. A fertirrigação é uma prática que está cada vez mais se expandindo no cenário da citricultura, sendo esta técnica geralmente realizada através de doses preestabelecidas, sem qualquer monitoramento do estado nutricional da planta e do solo. O manejo inadequado da fertirrigação pode ocasionar certos desequilíbrios nas condições de solo e no estado nutricional da planta ao longo do tempo. As técnicas tradicionais de monitoramento da condição do solo e da planta não permitem o fornecimento de dados com rapidez, para que possa ser realizada uma alteração na adubação, desperdiçando assim este grande potencial da fertirrigação. O objetivo deste trabalho foi de avaliar o efeito de cinco doses de N e K sobre a produção e estado nutricional de plantas cítricas, correlacionando os resultados de análise da seiva, análise do teor de clorofila e solução do solo com os resultados da análise do solo e foliar, assim observando a sensibilidade destes métodos com relação à variação das doses destes nutrientes. Para isso foi conduzido um experimento em campo, na cidade de Reginópolis-SP/Brasil, utilizando-se laranjeiras da variedade 'Hamlin', sobre portaenxerto citrumelo Swingle. Os tratamentos consistiram de cinco doses de N e K, aplicadas via fertirrigação: T1 - controle (sem nutriente); T2 - 25%; T3 - 50%; T4 - 100% e T5 - 200% da dose de N e K. A dose 100%, oficialmente recomendada, foi definida com base no histórico de análises de solo e folhas e também em função da produtividade esperada. A partir desta dose foram calculadas as outras. Para monitorar o estado nutricional das plantas foram realizadas análises de folha e seiva e também foi determinada a medida indireta da clorofila. A dinâmica... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The citrus industry is a segment of great importance to Brazil, which is the world largest producer of orange. Fertigation is a technique that is increasingly expanding in the citriculture, but this technique is usually performed using predetermined doses without monitoring the nutritional status of plant and soil. The mismanagement of fertigation can cause imbalances in soil conditions and plant nutritional status over time. Traditional techniques for monitoring the condition of the soil and the plant does not allow the provision of data quickly, wasting this great potential of fertigation. This research aimed to evaluate the effect of five N and K rates on the yield and nutritional status of citrus plants, correlating the results of sap analysis, indirect measurement of the chlorophyll and soil solution analysis with the results of the leaf and soil analysis, thereby observing the sensitivity of these methods. The experiment occurred out in the city of Reginópolis-SP/Brasil, using 'Hamlin' trees, grafted on citrumelo Swingle rootstock. The treatments consisted of five N and K rates, applied through fertigation: T1 - control (no nutrient), T2 - 25%, T3 - 50%, T4 - T5 and 100% - 200% of N and K. The 100% rate, officially recommended, was established based on historical of soil and leaf analysis and also in accordance with the expected productivity. The remaining rates was calculated from it. To monitor the nutritional status of the plants, leaf analysis, sap analysis and the indirect measurement of the chlorophyll were employed. The nutrients dynamics in the soil was evaluated by soil sampling and by the soil solution analysis, with the help of porous covering soil solution extractors. The yield was also quantified. In the soil solution was observed decrease in pH and increase in electrical conductivity and in ammonium, nitrate, potassium... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Monitoramento do solo"

1

Ciências ambientais: climatologia, geotecnologias, mineração e estudos de monitoramento. Editora da Universidade do Estado do Pará - Eduepa, 2020. http://dx.doi.org/10.31792/978-65-88106-08-2.

Full text
Abstract:
“Ciências Ambientais: Climatologia, Geotecnologias, Mineração e Estudos de Monitoramento” aborda com exatidão a aplicação de metodologias e seus conjuntos de técnicas, constituindo uma valiosa ferramenta de análise dos problemas ambientais na Amazônia, possibilitando o desenvolvimento regional planejado e ambientalmente adequado. Em seus capítulos, há muitos exemplos de como devemos aplicar estas tecnologias no estudo de problemas ambientais, com ênfase na pesquisa do solo, sistema de produção, cobertura vegetal, bacias hidrográficas, dinâmica demográfica e monitoramento ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Monitoramento do solo"

1

Andrade, Alysson Ramon do Amaral, Alexandre da Silva Coelho Barbosa, Douglas Cassiano da Silva, Francisco Cassimiro Neto, Jadson de Oliveira Viana, and José Alves do Nascimento Neto. "MÓDULO AUTOMATIZADO DE MONITORAMENTO DE SOLO." In Ensino de ciências e educação matemática 2, 192–96. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.72819250119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Henrique Borges dos, Fabio Vitor Loterio, Eduardo Bidese Puhl, and Cristhian Heck. "SISTEMA DE MONITORAMENTO DA UMIDADE DO SOLO NO CULTIVO DE CEBOLA." In As Vicissitudes da Pesquisa e da Teoria nas Ciências Agrárias 3, 129–51. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.42721010314.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Campos, Sérgio, Ana Paula Barbosa, Mariana Garcia Da Silva, Leslie Ivana Serino Castro, and Mariana Lisboa Pessoa. "MONITORAMENTO E ANÁLISE TEMPORAL DO USO DA TERRA NUMA MICROBACIA." In SIG Aplicado no Diagnóstico do Uso e Ocupação do Solo de Microbacias Hidrográficas, 40–47. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9631919118.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Arruda, Luiz Eduardo Vieira de, Sérgio Luiz Aguilar Levien, Vladimir Batista Figueirêdo, and José Francismar de Medeiros. "DESEMPENHO DE TENSIÔMETRO DIGITAL NO MONITORAMENTO DA UMIDADE DO SOLO EM UM CAMBISSOLO." In Ensaios nas ciências agrárias e ambientais 5, 60–66. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4141916017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Russi, Daniel, Sandra Garcia Gabas, and Giancarlo Lastoria. "MONITORAMENTO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA PARA ENSAIO DE PROVA DE CARGA EM SOLO BASÁLTICO." In As Engenharias frente a Sociedade, a Economia e o Meio Ambiente 2, 26–36. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3061925063.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rosa, Maria Clara Veloso Soares, and Fernando Ernesto Ucker. "PARÂMETROS FÍSICOS - QUÍMICOS DE CARACTERIZAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO POR NECROCHORUME EM UM CEMITÉRIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA - GO." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 210–19. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.210-219.

Full text
Abstract:
No processo de decomposição dos corpos, ocorre a liberação do necrochorume, líquido viscoso com coloração castanho acinzentada, fétido e com alto teor de água, sais minerais e substâncias orgânicas degradáveis bem como diversos metais que ao infiltrar no solo pode atingir a água subterrânea alterando suas características afetando a saúde pública e o meio ambiente. Objetivo: Sendo assim, o objetivo do presente trabalho ã avaliar as propriedades físicas e químicas da água subterrânea de acordo com a Portaria no 2.914 (Brasil, 2011) em um cemitério. Método: Foram construídos cinco poços de monitoramentos com 50 mm de diâmetro seguindo as normas prescritas pela ABNT NBR 15.495 (ABNT, 2009). As coletas foram realizadas com auxílio do tubo bailer, nos meses de fevereiro a maio de 2018. Analisou-se os seguintes parâmetros: alcalinidade total, dureza total, temperatura da água, pH, condutividade elétrica, nitrito, nitrato, e nitrogênio amoniacal. Resultados: A alcalinidade da água subterrânea apresentou sob a forma de íons bicarbonatos, por isso a faixa de pH obtido ficou entre 4,4 e 8, 3. A condutividade elétrica apresentou variações no período chuvoso sendo um indicativo da contaminação. A dureza da água, bem como a série nitrogenada apresentaram valores dentro do permitido. A temperatura variou de 26,8ºC a 30,8ºC. Conclusão: Conclui-se com o presente trabalho que os valores obtidos nos cinco poços de monitoramento encontraram-se abaixo do permitido pela Portaria no 2.914 (Brasil, 2011) para fins de potabilidade. Todavia, devido à influência do necrochorume na contaminação da água subterrânea faz-se necessário realizar estudos para comprovar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Elton Flávio de Andrade, Mateus Falcão, Adalto Reis Júnior, Lucas Vago Santana, Henrique de Sá Paye, and Erlon Cavazzana. "SISTEMA DE MONITORAMENTO AUTOMÁTICO DAS CARACTERÍSTICAS HÍDRICAS DO SOLO DE CAFEZAIS VISANDO OTIMIZAÇÃO DA IRRIGAÇÃO." In Extensão Rural: Práticas e Pesquisas Para o Fortalecimento da Agricultura Familiar - Volume 1, 644–56. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/201202372.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

LUANY EMANUELLA ARAÚJO, MARCIANO, BATISTA ANTÔNIO MARCOS AZEVEDO, LIMA FILIPE MENDONÇA DE, LUCENA LEANDRO RICARDO RODRIGUES DE, and FILHO MOACYR CUNHA. "CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NO BRASIL, INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS COM ARDUINO." In PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA SOCIEDADE 5.0: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AMOR, 1–17. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-07-2.1-17.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é identificar e analisar estudos realizados a nível mundo, Brasil e local, utilizando a aplicação do arduíno em agroecossistemas sustentáveis. À vista disso, o presente artigo detalha os resultados de uma revisão sistemática conduzida por um protocolo de pesquisa, o qual foi formalizado e executado criteriosamente. Para viabilizar a documentação e registro de todas as etapas da revisão sistemática, foram elaborados quatro formulários com o objetivo de colaborar com a extração e sumarização dos dados. As populações consideradas foram as pesquisas que aplicam o arduíno em agroecossistemas sustentáveis e quanto ao método de busca de fontes, foram acessadas via web, portanto, no âmbito desta revisão, a busca manual não foi considerada. Para o procedimento da pesquisa bibliográfica para seleção de estudos primários, foi utilizada a combinação de síntese de busca “Arduino” AND sustainability; “Uso do arduíno em agroecossistemas sustentáveis” e “use of Arduino in agroecosystems in the semiarid region”; essas sintaxes foram mais adequadas após tentativas com outros termos do tema como “application of Arduino in agroecosystems” e “Arduino” AND agroecosystems. A partir da aplicação das sínteses de busca, foram encontrados o quantitativo de 50 artigos na Scopus, 32 artigos na Web of Science, 39 em português e 149 em inglês no Google Scholar. Os resultados foram expostos e discutidos de acordo com a análise bibliométrica dos dados coletados. Com relação ao uso do arduíno em agroecossistemas, foram encontrados pesquisas que utilizaram desde sistemas de monitoramento de carga elétrica sem fio para zonas rurais, monitoramento do conteúdo de água do solo, sistemas de rastreamento de animais, índice de área foliar até sistemas de irrigação. Com a busca bibliográfica foi possível ter contato com artigos da literatura nacional e internacional na área das Ciências Agrárias, com ênfase no uso de tecnologias aplicadas no setor agropecuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Molinaro, Yolanda Tavares, Diego Janoti Suarez, Leonardo dos Santos Pereira, and Antonio José Teixeira Guerra. "Monitoramento dos processos hidroerosivos superficiais e análises físico-químicas do topo do solo em corte de encosta." In Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento, 4589–94. INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UNICAMP, 2017. http://dx.doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2321.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Monitoramento do solo"

1

Pasieka, Tiago, Fauzi Shubeita, and Marcos Caraffa. "Monitoramento de Umidade do Solo via Internet." In Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2015.10192.

Full text
Abstract:
Nas propriedades rurais amplia-se o uso da irrigação como tecnologia capaz de garantir a sustentabilidade das plantas em seus estádios de crescimento e aumentar a produtividade em períodos de seca. Neste contexto, deve se considerar que, segundo [Reunião Técnica Anual do Milho e Sorgo, 2011], um manejo adequado da irrigação pode alcançar resultados significativos em termos de racionalização do uso da água. Baseado nesse princípio, o presente estudo, utilizando como referência a cultura do milho, objetivou utilizar-se de uma tecnologia (sensores de umidade e Rede de Sensores sem Fio) para monitorar, via Internet, a umidade do solo de uma área irrigada, possibilitando a tomada de decisão de quando efetuar a irrigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Luiz, Daiene Corado, and Humberto Araújo. "Aplicação da Internet das Coisas para Desenvolvimento de Ferramenta de Apoio no Monitoramento Sistemático da Umidade do Solo." In X Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2019.6426.

Full text
Abstract:
Identificar a umidade do solo é um fator determinante para propiciar condições satisfatórias ao desenvolvimento de qualquer sistema vegetativo cultivado. Um sistema automatizado de controle de irrigação, com base no potencial de água no solo, é uma ferramenta que pode otimizar a utilização racional de recursos hı́dricos. Este artigo visa apresentar um protótipo baseado em Internet das Coisas (IoT) para o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio às pesquisas em monitoramento sistemático de umidade do solo da casa de vegetação do Núcleo de Estudos Ambientais (NEAMB), vinculado ao curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional. O desenvolvimento do protótipo visa, além de oferecer uma automatização de baixo custo para o processo de irrigação, sobretudo, entregar uma base de dados com informações contı́nuas das caracterı́sticas do solo. Foram utilizados neste trabalho um microcontrolador ESP8266, juntamente com sensores e atuadores que permitam fazer tanto o controle do sistema de irrigação quanto o monitoramento em tempo real das caracterı́sticas de umidade do solo. O uso desta ferramenta amplia os horizontes das pesquisas desenvolvidas na casa de vegetação, uma vez que os pesquisadores da área podem alcançar uma maior compreensão dos impactos das alterações de umidade do solo no desenvolvimento dos sistemas vegetativos pesquisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Yago Isaias da Silva Borges, Anna Marinella Carizzio Monteiro, Diogo Faria Sousa, and Marta Pereira Luz. "Monitoramento de Camadas Estruturais de Trecho-Experimental Solo-RCD Utilizando Penetrômetro PANDA." In VII Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens. São Paulo, SP, Brasil: Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/gj-01-0031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moreno Pizani, M. A., H. T. Santos, C. J. Silva, A. J. F. Ramírez, S. N. Duarte, and P. A. A. Marques. "MONITORAMENTO DO CONTEÚDO DE ÁGUA NO SOLO NO CULTIVO DE Baccharis trimera (Less.)." In III Inovagri International Meeting. Fortaleza, Ceará, Brasil: INOVAGRI/INCT-EI, 2015. http://dx.doi.org/10.12702/iii.inovagri.2015-a158.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Viana, P. C., M. J. Silva Júnior, A. J. O. Targino, F. G. Freitas Júnior, J. G. A. Lima, and P. S. F. Linhares. "Monitoramento da Condutividade Elétrica e do pH na Solução do Solo em Melancieira Fertirrigada." In II Inovagri International Meeting. Fortaleza, Ceará, Brasil: INOVAGRI/INCT-EI/INCTSal, 2014. http://dx.doi.org/10.12702/ii.inovagri.2014-a160.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira Castro, Mirele, Alison Silva dos Santos, Romário Oliveira de Santana, Najla Evangelista Sales, and José Wildes Barbosa dos Santos. "Monitoramento do uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do rio Salgado-BA." In XVII Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental e V Fórum Latino-Americano de Engenharia e Sustentabilidade. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/15304.17-155671.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Flávia Lima Moreira, Carlos Alberto Casali, Anna Flavia Neri de Almeida, Bruna Larissa Feix, Tayná Alessandra Bordin, Joanilson Vieira Prestes Júnior, Tiago Ramos Brunetta, Cidimar Cassol, Fernando Campanha Bechara, and Paulo Cesar Conceição. "Monitoramento de parâmetros químicos do solo sob diferentes tecnologias de restauração de matas ciliares." In XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Curitiba, PR, Brasil: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sicite2015-1081.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, L. A., F. A. Oliveira, S. N. Duarte, J. F. Medeiros, C. J. G. S. Lima, and N. S. Dias. "Monitoramento da Concentração Iônica na Solução do Solo Cultivado com Pimentão sob Manejos de Fertirrigação." In II Inovagri International Meeting. Fortaleza, Ceará, Brasil: INOVAGRI/INCT-EI/INCTSal, 2014. http://dx.doi.org/10.12702/ii.inovagri.2014-a711.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Thiago de Souza Carnavale, Tácio Mauro Pereira De Campos, and Antônio Roberto Martins Barbosa De Oliveira. "Monitoramento de umidade e sucção: Comportamento de um solo granito-gnaisse no instante da ruptura." In XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. São Paulo, SP, Brasil: Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cb-09-0067.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dantas, D. C., E. F. F. Silva, C. M. Melo Filho, R. F. Melo, M. S. M. Dantas, and G. F. Albuquerque. "Utilização de Extratores de Cápsulas Porosas para Monitoramento da Solução do Solo, Irrigado com Efluentes Domésticos." In II Inovagri International Meeting. Fortaleza, Ceará, Brasil: INOVAGRI/INCT-EI/INCTSal, 2014. http://dx.doi.org/10.12702/ii.inovagri.2014-a726.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography