To see the other types of publications on this topic, follow the link: Monitoramento do solo.

Journal articles on the topic 'Monitoramento do solo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Monitoramento do solo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rambo, Lisandro, Paulo Regis Ferreira da Silva, Mércio Luiz Strieder, Luís Sangoi, Cimélio Bayer, and Gilber Argenta. "Monitoramento do nitrogênio na planta e no solo para predição da adubação nitrogenada em milho." Pesquisa Agropecuária Brasileira 42, no. 3 (March 2007): 407–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2007000300015.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi comparar o monitoramento do teor de N na planta com base no índice do teor relativo crítico de clorofila na folha (TRCC) e no índice de suficiência (IS), determinados pelo clorofilômetro, e avaliar a integração de características de planta e de solo no monitoramento de N no sistema solo-planta em milho. Foram conduzidos dois experimentos em Eldorado do Sul, RS. Os tratamentos foram sistemas de manejo de N, que diferiram quanto à época, dose e critério para decidir pela aplicação de N (com monitoramento e sem monitoramento). Nos sistemas monitorados, o TRCC e o IS foram usados para indicar a época de aplicação de N em cobertura e testou-se o monitoramento integrado, usando o TRCC e o teor de nitrato no solo. O rendimento e os incrementos no rendimento de grãos e na margem bruta, bem como as eficiências técnica, econômica e de uso do N foram maiores nos sistemas monitorados que nos sistemas sem monitoramento. A eficiência do monitoramento, com base no TRCC e no IS e na intregração entre o teor de nitrato no solo e o TRCC, foi similar. O monitoramento com base na integração entre o teor de nitrato no solo e o TRCC não incrementou a eficiência de uso do N no ambiente avaliado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dams, Rosemeri I. "Rizoremediação de pentaclorofenol em um solo argiloso por sphingomonas chlorophenolica ATCC 39723." Engenharia Sanitaria e Ambiental 12, no. 4 (December 2007): 426–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522007000400009.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste trabalho foi estudar a degradação de PCP por Sphingomonas chlorophenolicaem solo argiloso na presença e ausência de trigo. As concentrações de PCP foram determinadas através de Análises de Alta Performance de Cromatografia Líquida. Os efeitos tóxicos de PCP foram estudados através do monitoramento do crescimento das plantas. A biodegradação de PCP por S. chlorophenolica foi acompanhada por testes de bioluminescência de Escherichia coli HB101 pUCD607 e contagens bacterianas no solo e nas raízes. A degradação de PCP ocorreu de forma mais rápida no solo plantado e inoculado quando comparada ao solo sem plantas. Houve um aumento significativo nas populações dos organismos testados nas raízes quando comparadas com as populações presentes no solo. O monitoramento do crescimento da planta mostrou o papel protetor exercido pela S.chlorophenolica contra a toxicidade do PCP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Euriques, Jorge Felipe, Claudia Pereira Krueger, Wagner Carrupt Machado, Luiz Fernando Sapucci, and Felipe Geremia-Nievinski. "Estimativa da Umidade do Solo por Refletometria GNSS: uma Revisão Conceitual." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 2 (April 6, 2021): 390–412. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n2-55033.

Full text
Abstract:
O monitoramento da umidade do solo possibilita o manejo e uso eficiente de recursos hídricos, sendo uma atividade importante em diversas áreas, tais como: no monitoramento de áreas de risco; delimitação de áreas suscetíveis a enchentes; atividades da geotecnia; e na agricultura. A Refletometria GNSS (GNSS-R) é um desenvolvimento científico e tecnológico que permite realizar sensoriamento remoto ou proximal, a depender da altura da antena em relação à superfície, com satélites de navegação. Neste método, explora-se os sinais GNSS que chegam à antena receptora de maneira direta e indireta, após reflexão nas superfícies existentes no entorno da antena. A combinação destes dois sinais ocasiona o efeito de multicaminho, que afeta as observáveis GNSS e deteriora o posicionamento. Por outro lado, ao interagir com estas superfícies, o sinal indireto permite estimar atributos acerca das superfícies, como por exemplo a umidade do solo. Uma das principais vantagens em relação aos métodos convencionais reside no fato do GNSS-R proporcionar uma área de abrangência intermediária e o uso da estrutura bem estabelecida dos satélites GNSS, que garantem resolução temporal apropriada. O escopo deste trabalho é apresentar uma revisão conceitual acerca do GNSS-R aplicado no monitoramento da umidade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cruz, Tadeu M. L., Adunias Dos S. Teixeira, Francisco J. F. Canafístula, Clemilson C. Dos Santos, Antonio D. S. De Oliveira, and Sérgio Daher. "Avaliação de sensor capacitivo para o monitoramento do teor de água do solo." Engenharia Agrícola 30, no. 1 (February 2010): 33–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000100004.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar sensores capacitivos desenvolvidos para monitorar o teor de água do solo. Os sensores foram submetidos a testes para avaliar o efeito da temperatura, o tempo de resposta, obter a equação de calibração e determinar a sua sensibilidade. Foram analisados em diferentes situações (solo, água e ar) e temperaturas (25 ºC; 20 ºC; 15 ºC; 10 ºC; 5º C e 0 ºC). A calibração foi efetuada com um dos sensores capacitivos instalado em uma coluna de solo (indeformada) contida em um tubo de PVC (0,015066 m³) e suspensa em um dos lados de uma balança de braços. Na outra extremidade da balança, havia uma célula de carga conectada a um sistema de aquisição de dados. Os resultados indicaram redução na frequência do sensor capacitivo com o aumento da temperatura. O sensor capacitivo apresentou alta velocidade de resposta (menos de um segundo) ao imergi-lo na água e às variações da quantidade de água na amostra de solo e detectou as mudanças de perda de água pela coluna de solo no decorrer deste experimento, apresentando maior sensibilidade à medida que se diminui o conteúdo de água no solo. Portanto, o sensor capacitivo pode ser utilizado para determinar o teor de água do solo de forma adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leão, Júlio Cesar, and Paulo Henrique de Souza. "SISTEMA INTELIGENTE DE MONITORAMENTO DE DESLIZAMENTO DE SOLOS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7 (August 15, 2018): 508. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e02018508-524.

Full text
Abstract:
A Região do Vale do Itajaí está submetida a processos naturais de denudação que dadas às condições climáticas, geológicas, geomorfológicas e de uso da terra, se constitui em área de alto risco de ocorrência de desastres naturais e essa condição combinada a concentração relativamente alta de pessoas no meio urbano, a ocupação ilegal das encostas e as políticas públicas adotadas pelos munícipios, contribuem para o agravamento dos desastres naturais como deslizamentos de terra. Em meio a este contexto, o presente trabalho tinha por objetivo implantar um sistema piloto para monitoramento de movimentos do solo utilizando acelerômetros eletrônicos. O sistema instalado é constituído por dois acelerômetros, que medem o movimento do solo em três direções e um datalogger, que trata, registra e transmite os dados. Os acelerômetros foram montados sobre hastes, sendo que uma haste foi disposta na região basal e a outra na região intermediária da encosta. A região amostral localiza-se no morro da Cruz em Itajaí (SC) e os dados analisados correspondem ao período entre os dias 29 de outubro e 29 de novembro de 2016. Neste período foram coletados cerca 5,4 milhões de registros por sensor e estes juntamente com os dados de precipitação foram normalizados e correlacionados entre si. Após a correlação dos dados, verificou-se um comportamento distinto entre as duas regiões, sendo que na porção intermediária o movimento do solo ocorreu simultaneamente com a precipitação, enquanto que na região basal, registrou-se movimentos entre cinco e dez horas após o pico da precipitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Antonio O., José V. G. Maziero, Antonio C. Cavalli, Márcio M. Valeriano, Henrique de Oliveira, Jener F. L. Moraes, and Kiyoshi Yanai. "Monitoramento localizado da produtividade de milho cultivado sob irrigação." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 5, no. 1 (April 2001): 88–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662001000100016.

Full text
Abstract:
O aprimoramento do poder de gerenciamento agrícola, através do aumento do nível de informação sobre etapas da produção, tem sido discutido como estratégia de decisão/manejo. O georreferenciamento obtido em tempo real na lavoura, pode permitir o estudo localizado das variáveis de solo e planta. No Brasil, a produção de grãos apresenta grande demanda nesta linha, por ser expressiva e de grande potencial de absorção tecnológica. Com o objetivo de se abordar alguns aspectos do aumento do nível de informação tecnológica em um ambiente agrícola, um experimento foi instalado no ano de 1998, com a perspectiva de abordagem de lavoura de grãos. O experimento foi estabelecido em Angatuba, SP. Em uma área de 34,3 ha, onde está instalado um sistema de irrigação tipo pivô central, monitorou-se a produtividade do milho na estação de crescimento 99/00, além do parâmetro fertilidade do solo. Os resultados evidenciaram regiões distintas na lavoura, com padrão de variabilidade diferenciado, que suscita discussão sobre suas causas de variação. Dados preliminares de análise química do solo apresentaram baixa correlação com a produtividade, em áreas localizadas. A observação da variação de produtividade sugere o desenvolvimento de estratégias de manejo por zonas de atuação, com base numa análise de tendência dos fatores mais importantes que compõem a produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Filho, Oswaldo Julio Vischi, Liatar Giorge Corsato, Jorge Aparecido Quiessi, Oscar Yoshikatsu Kanno, Raul Barros Penteado, Roberto Mikio Arabori, Lucia Cristina Camargo Belorte, and Márcio Emanoel de Lima. "Diagnóstico e reabilitação agroambiental de trecho de bacia hidrográfica por sensoriamento remoto e turbidez da água." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 9 (September 2016): 1099–109. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900009.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi identificar erosões em bacia hidrográfica e avaliar práticas conservacionistas de manejo do solo para a recuperação da degradação, por meio do monitoramento de indicadores de qualidade de água e por imagens de satélites. O monitoramento, por um período de 14 anos, foi realizado em 14.076 ha da bacia do Rio do Peixe, selecionada por ser a mais degradada do Estado de São Paulo, que abrangem 176 propriedades agrícolas exploradas basicamente com pastagens e café. Destas, 82 apresentaram algum tipo de erosão, além de 12 trechos de estradas municipais que contribuíram com processos erosivos nas áreas agrícolas. As práticas de manejo conservacionista do solo e da água implantadas em 86 propriedades da bacia permitem alteração positiva da paisagem e de rendimento da atividade agrícola, mudança comprovada pelas imagens aéreas e pelos indicadores de qualidade da água. A metodologia apresentada de monitoramento e de reabilitação agroambiental é viável e pode contribuir para o manejo e o monitoramento de microbacias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Muniz, Paola Machado, Thalía Lopes Friedrich, and Fabiano Cassol. "AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DE SOLARIZAÇÃO ATRAVÉS DO MONITORAMENTO DO PERFIL DE TEMPERATURAS DO SOLO." Tecnologia e Ambiente 26 (November 10, 2020): 95. http://dx.doi.org/10.18616/ta.v26i0.5380.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a técnica de solarização aplicado no município de Cerro Largo/RS, através do monitoramento do perfil de temperaturas do solo e da obtenção de correlações para determinar a temperatura do solo em função da temperatura do ar. A solarização foi aplicada em uma unidade experimental de 4 m² de área. Para o monitoramento das temperaturas, efetuado tanto no terreno não solarizado quanto no local de aplicação da técnica, foram utilizados 8 termopares do tipo K conectados a um registrador de dados FieldLogger. O estudo analisou as temperaturas da superfície do solo e das profundidades 0,10 m, 0,25 m e 0,40 m, por um período de trinta e três dias. Correlações foram obtidas a partir do método de regressão linear, no qual foi ajustado uma reta para os dados amostrais e analisado o coeficiente de determinação ajustado (R²) para cada caso. Obteve-se a temperatura máxima de 33,34 ºC na superfície do solo que não recebeu o tratamento, e 36,72 ºC na superfície do solo solarizado. O coeficiente de determinação para a área que não recebeu solarização variou entre 0,50 e 0,61, enquanto que para o solo solarizado, o R² variou entre 0,36 e 0,63.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Gilmar O., and Fernando B. T. Hernandez. "Uso do solo e monitoramento dos recursos hídricos no córrego do Ipê, Ilha Solteira, SP." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 17, no. 1 (January 2013): 60–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662013000100009.

Full text
Abstract:
O Brasil possui grande potencial hídrico porém com deficiência em termos de monitoramento qualitativo, quantitativo e conhecimento das influências do uso do solo. Assim, realizou-se trabalho com o propósito de apresentar o monitoramento qualitativo e quantitativo das águas para fins de irrigação e as influências ocasionadas pelo uso e ocupação do solo na microbacia do córrego do Ipê, município de Ilha Solteira, São Paulo. O monitoramento qualitativo foi realizado no período de 2006 a 2011 e o quantitativo de 2009 a 2011. Para se constatar as influências utilizou-se a análise de correlação de Pearson. Verificou-se que, em sua maior parte, a microbacia é composta pela cultura de cana-de-açúcar e o maior uso em conflito com as áreas de preservação permanente são as áreas ociosas e de pastagem. A microbacia se caracterizou com altas concentrações de ferro e coliformes originados das áreas de pastagens degradadas e uso irregular e ocupação urbana e rural. As reduzidas áreas de preservação permanente, a má conservação do solo e a expansão das áreas urbanas, implicam na deterioração da qualidade e disponibilidade hídrica, gerando impactos socioeconômico e ambiental para a região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marcelino, Tânia Helena, Shozo Shiraiwa, Welitom Rodrigues Borges, Nicolau Priante Filho, and Fernando Raiter. "GPR para a verificação do nível d'água subterrânea em transição floresta amazônica e cerrado." Acta Amazonica 35, no. 3 (September 2005): 367–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672005000300010.

Full text
Abstract:
Um estudo do monitoramento do nível de água foi realizado com medidas diretas e com Radar de Penetração no Solo (GPR) em uma floresta tropical de transição para o cerrado. Três poços de monitoramento do nível de água foram instalados durante 2001/2002 em três locais diferentes: o primeiro em uma área de floresta permanente, outro em área de floresta manejada e outra em uma área de pasto. Os perfis de GPR mostram que o nível do topo do lençol freático aparece como um refletor horizontal forte em março e em agosto de 2002, e como um refletor fraco durante medidas em maio e outubro de 2001 com descontinuidades devido a diversas lentes de solo laterítico no solo. O topo do lençol de água é facilmente confundido com a presença de tais lentes. A umidade do solo teve uma influência nestes sinais da reflexão, mudando a constante dielétrica do solo. A profundidade do topo do lençol da água variou 1,8 m sob a floresta permanente, 0,9 m sob a floresta manejada e 3,7 m sob o pasto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bertossi, ANA PAULA Almeida, and Elton Almeida Bertossi. "QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO HORIZONTE, ALEGRE/ES." Revista Univap 22, no. 40 (January 16, 2017): 310. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.790.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar a qualidade da água subterrânea da Sub-bacia Hidrográfica do Córrego Horizonte, Alegre, ES foram coletadas amostras de água em poços de monitoramento para análise físico-química em diferentes locais da sub-bacia estudada, cada uma sob influência de diferentes usos do solo: pastagem, floresta e cafeicultura. No total foram três poços de monitoramento, cada um sob a influência de cada uso do solo avaliado. As coletas foram realizadas por estação do ano, uma no período de estiagem, outra no período de chuva, para cada poço. A área de uso do solo ao redor de cada poço era de: 0,19; 0,03 e 0,11 Km2, para os poços sob influência da cafeicultura, floresta e pastagem, respectivamente. De acordo com os resultados obtidos pode-se concluir que os usos do solo, assim como o período de coleta de amostras influenciaram na qualidade da água subterrânea da sub-bacia estudada e todas as amostras de água apresentaram valores abaixo do máximo permitido pela legislação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Souza, Edivan R. de, Hidelblandi F. de Melo, Brivaldo G. de Almeida, and Diego V. M. de Melo. "Comparação de métodos de extração da solução do solo." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 17, no. 5 (May 2013): 510–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662013000500007.

Full text
Abstract:
A composição iônica da solução do solo é de grande relevância para o monitoramento da disponibilidade de nutrientes e manejo da adubação tal como, também, processos de contaminação ambiental. Assim, métodos mais viáveis que estimem a composição iônica desta solução, são bem aceitos na literatura. Esta pesquisa objetiva avaliar o desempenho de métodos de extração da solução do solo como: via pasta de saturação, extratores munidos de cápsulas porosas e relações solo:água de 1:2; 1:5 e 1:10, com e sem processo de filtragem. Utilizaram-se amostras de Neossolo Flúvico em colunas de PVC e soluções saturantes correspondentes a 0; 20; 30; 40; 50; 60; 70; 80; 90; 100; 110 e 120 mmol c L-1 de NaCl, em delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições. Os extratores munidos de cápsulas porosas apresentam-se como alternativa viável para extração da solução do solo e monitoramento da condutividade elétrica, do potencial osmótico e composição iônica. Os extratos aquosos em diferentes relações solo:água apresentam potencial de uso para extração e posterior caracterização da fase aquosa do solo. O processo de filtragem pode ser descartado quando o intuito é a determinação somente da condutividade elétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Pessi, Dhonatan Diego, Aguinaldo Antonio Claudio, Maíra Guarlot Weis, Natacha Gabriela Brun dos Santos Batista, Domingos Sávio Barbosa, and Normandes Matos da Silva. "Indicadores edáficos para o monitoramento da recuperação de área de preservação permanente degradada." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 8 (May 14, 2019): 139–47. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.008.0012.

Full text
Abstract:
São poucas as pesquisas que trabalham a qualidade do solo sob o enfoque de recuperação de áreas de preservação permanente degradadas. Objetivou-se analisar os atributos físicos (densidade e umidade do solo e porosidade), químicos (pH e matéria orgânica) e biológicos (biomassa da serapilheira) em ambientes com três diferentes tipos de usos da terra (mata de galeria, unidade demonstrativa de restauração ecológica e pastagem) em duas profundidades do solo (0-10 e 10,1 a 20cm). O delineamento experimental foi o de parcelas subdivididas em blocos casualizados, com cinco repetições, num esquema fatorial 3x2, com 30 parcelas. A análise estatística se deu por análise de variância, teste de F e comparação de médias pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Avaliou-se que é necessário um incremento, em média, de 2,1% no teor de matéria orgânica e de 27,2% na produção de serapilheira, para que o solo da unidade demonstrativa de restauração ecológica (UDRE) se assemelhe à área de mata de galeria. Os dados fornecem subsídios para dinamizar o processo de recuperação ambiental da área de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santoro, Bruno De Lima, Lucas Massayuki Sato, João Paulo Bertozi Brunhara, José Geanini Peres, and Claudinei Fonseca Souza. "MONITORAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO DE UMA SOLUÇÃO NO SOLO VIA FERTIRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO." Irriga 18, no. 3 (October 8, 2013): 572. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2013v18n3p572.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Oliveira, Paulo Tarso Sanches de, Teodorico Alves Sobrinho, Dulce Buchala Bicca Rodrigues, and Elói Panachuki. "Zoneamento ambiental aplicado à conservação do solo e da água." Revista Brasileira de Ciência do Solo 35, no. 5 (October 2011): 1723–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832011000500027.

Full text
Abstract:
O zoneamento ambiental auxilia na gestão do solo e da água, pois fornece informações de uso e manejo do solo de forma adequada. Assim, propõe-se neste estudo: (i) a aplicação do zoneamento ambiental, baseado em valores de perda de solo, tolerância à perda de solo e à legislação ambiental; e (ii) etapa de monitoramento das características quali-quantitativas dos cursos d'água a partir do uso de curvas Total Maximum Daily Loads (TMDL). O estudo foi realizado na bacia hidrográfica do ribeirão Salobra, localizada na transição entre os biomas Cerrado e Pantanal. A partir do cruzamento dos planos de informação, obteve-se a divisão da área em cinco zonas de uso do solo, determinadas de acordo com a conservação e preservação da vegetação nativa, ocorrência de áreas úmidas e nascentes, uso adequado do solo e recuperação de áreas erodidas. Paralelamente, as curvas TMDL foram obtidas a partir da curva de permanência e de padrões de qualidade da água. Verificou-se que cerca de 6 % da área em estudo apresentou perda de solo superior ao limite tolerável e foi definida como área prioritária de recuperação no contexto do planejamento ambiental. O método aplicado permitiu a determinação de zonas específicas de uso do solo, identificação de irregularidades e de prioridades de conservação do solo. Além disso, as curvas TMDL constituem boa alternativa de monitoramento da água, pois produzem informações em condições críticas do corpo d'água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Bueno, Lara F., João A. Galbiatti, and Maurício J. Borges. "Monitoramento de variáveis de qualidade da água do Horto Ouro Verde - Conchal - SP." Engenharia Agrícola 25, no. 3 (December 2005): 742–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162005000300020.

Full text
Abstract:
O presente trabalho foi desenvolvido em área do Horto Ouro Verde, de propriedade da International Paper do Brasil, localizado no município de Conchal - SP, tendo por objetivo monitorar algumas variáveis de qualidade da água em duas condições do uso do solo (mata nativa e eucalipto). Para tanto, coletou-se água mensalmente em seis pontos ao longo do curso d'água, de maneira representativa dos diferentes usos do solo. As variáveis analisadas foram temperatura (T), oxigênio dissolvido (OD), matéria orgânica (MO) e potencial hidrogeniônico (pH). Foram encontradas diferenças significativas na matéria orgânica para os pontos P3 (mata nativa) e P6 (eucalipto), e no oxigênio dissolvido para os pontos P1 (mata nativa) e P6 (eucalipto), e quando comparadas às médias do somatório dos efeitos em cada tipo de manejo do solo, não houve diferenças significativas para todas as variáveis estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Coscione, Aline Renée, Lívia Fernanda Mendonça Silva, Isabella Clerici De Maria, Cristiano Alberto de Andrade, and Vera Lucia Ferracini. "Solução do Solo e Análise de Componentes Principais para Monitoramento da Aplicação de Lodo de Esgoto." Revista Brasileira de Ciência do Solo 38, no. 5 (October 2014): 1654–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832014000500030.

Full text
Abstract:
O uso agrícola do lodo é uma alternativa viável para a reciclagem de nutrientes, embora haja certa preocupação com o aumento de espécies químicas solúveis originadas da mineralização da fração orgânica. Assim, para conhecer a disponibilidade de nutrientes e o risco de contaminação do solo e da água, o estudo da solução do solo é uma ferramenta valiosa. Nesses estudos, o número de variáveis utilizadas ultrapassa facilmente uma dezena, e ferramentas de análise exploratória, como a análise de componentes principais (ACP), revelam a existência ou não de amostras anômalas, de relações entre as variáveis medidas e sua contribuição relativa e de relações ou agrupamentos entre amostras. O objetivo deste trabalho foi identificar variáveis relacionadas com a solução do solo e alteradas, em razão do uso do lodo de esgoto e da adubação mineral, de forma a complementar os procedimentos para monitoramento/avaliação de áreas que recebem esse tipo de resíduo. A composição da solução do solo de uma área que recebeu lodo de esgoto por sete anos consecutivos foi estudada dos 22 aos 46 meses após a sua última aplicação. Com a solução do solo foi possível, por meio da ACP, distinguir as áreas em função da adubação aplicada. Após quatro anos da interrupção das aplicações sucessivas de lodo de esgoto, não verificou-se concentração apreciável de metais na solução do solo, embora ainda seja possível identificar traços da mineralização do resíduo. As variáveis pH, Mn2+, COD, SO4(2-), NO3- e NH4+ na solução do solo podem ser utilizadas no monitoramento de áreas tratadas com lodo de esgoto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva Filho, Severino Borges da, Lourival Ferreira Cavalcante, Francisco Assis de Oliveira, Ely Martins de Lima, and José Ronaldo Medeiros Costa. "MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA E ACÚMULO DE SAIS NO SOLO PELA IRRIGAÇÃO." IRRIGA 5, no. 2 (August 2, 2000): 101–9. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2000v5n2p101.

Full text
Abstract:
MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA E ACÚMULO DE SAIS NO SOLO PELA IRRIGAÇÃO Severino Borges da Silva FilhoFaculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Estadual da ParaíbaCEP.:58.109-000. Campina Grande – PB.Lourival Ferreira CavalcanteDepartamento de Solos e Engenharia Rural/Centro de Ciências Agrárias – UFPB.Fone: 0xx(83) 3622300. Fax: (83) 3622259. E-mail: lofeca@cca.ufpb.br. Areia-PB.Francisco Assis de OliveiraDepartamento de Solos e Engenharia Rural/Centro de Ciências Agrárias – UFPB.CEP.: 58.397 – 000. Areia-PBEly Martins de LimaEmpresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER-PB. Rua José Américo de Almeida. Fone: 0xx(83) 3622286. CEP.: 58.397 – 000. Areia-PBJosé Ronaldo Medeiros CostaCPGPV/CCA/UFPB, 58.397 – 000. Areia-PB. 1 RESUMO Mensalmente, no período de novembro/95 a abril/97, amostras de água do açude Epitácio Pessoa, situado no município de Boqueirão, região semi-árida do Estado da Paraíba, foram coletadas, analisadas para fim agrícola e estudados os riscos potenciais de salinização e alcalinização do solo. O transporte de sais ao solo foi avaliado a partir da condutividade elétrica do extrato de saturação e teores de cátions e ânions, após quatro anos consecutivos de irrigação pelo método de infiltração por sulco, em quatro áreas irrigadas, num total de 10 hectares, cultivados com bananeira em comparação com uma área virgem. A variação da qualidade da água foi baixa, uma vez que durante dezoito meses de monitoramento a condutividade elétrica variou de 0,89 para 1,13 dSm-1, apresentando, mesmo nos períodos críticos da estiagem, possibilidade de uso para agricultura com riscos moderados para a salinização e alcalinização do solo. O incremento de sais no solo após quatro anos de irrigação, apesar de percentualmente alto em todas as áreas, em relação a área não irrigada, não atingiu o nível salino, isto é, a condutividade elétrica do extrato de saturação foi inferior a 4 dSm-1. O acúmulo salino foi mais expressivo da primeira para a segunda camada do solo, refletindo carreamento com as sucessivas irrigações. UNITERMOS: salinidade da água de irrigação, transporte de sais ao solo pela irrigação. SILVA FILHO, S. B., CAVALCANTE, L. F., OLIVEIRA, F. A., et al. MONITORING OF WATER QUALITY AND SALT INCREMENT TO SOILS BY WATER IRRIGATION. 2 ABSTRACT During the period of november/95 to april/97 samples of water were of collected monthy one damp from municipality of Boqueirão, region semi-arid of Paraíba state-Brazil, in order to evaluate the potencial dangers of salinization and alkalinization of soils by irrigation. The salt transport to soil was studied from electric conductivity on satured extect of the soil and also on contents of cations and anions, after four years of cultivation with banana (Musa sp) by furrow water infiltration method in one total area of 10 ha in area non irrigated. The variability of water quality for irrigation during the period of 18 months of monitoring was low, the eletcric conductivity increased from 0.89 to 1.13 dSm-1, showing comparison to a non irrigatial area the possibility of use in agriculture during critical period of drought with moderate dangers to salinization e alkalinization of the soil. The salt increment to soil after four years of irrigation in spite of percentualy height in all areas, the data of electric conductivity of the soil were equal ou lower to 4 dSm-1 . The salt accumulation into the soil was more expressive of first to second depth of profile showing carryning of the salts into soil with the successive irrigations. KEYWORDS: Salinity water irrigation, transport of salts to soil by water irrigation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Francisco de A. de, José F. de Medeiros, Sergio N. Duarte, Manoel J. da Silva Júnior, and Charlles M. Campelo. "Calibração de extratores providos de cápsula porosa para monitoramento da salinidade e da concentração de íons." Engenharia Agrícola 31, no. 3 (June 2011): 520–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162011000300012.

Full text
Abstract:
Os resultados satisfatórios obtidos no monitoramento da salinidade e concentração de íons na solução do solo, usando extratores de cápsulas porosas, motivaram a realização deste trabalho, o qual teve como objetivo a obtenção de curvas de calibração para estes extratores monitorarem a condutividade elétrica e a concentração de nitrato e de potássio na solução de dois tipos de solo (Latossolo Vermelho-Amarelo Argissólico franco arenoso, e o outro como Cambissolo Eutrófico), em Mossoró - RN. As concentrações de nitrato utilizadas foram as mesmas nos dois solos (0; 84; 168; 252; 336; 420 e 504 mg L-1); quanto ao potássio, foram utilizadas concentrações diferentes no solo arenoso (0; 117; 234; 351; 468; 585 e 702 mg L-1) e no argiloso (0; 117; 234; 351; 468; 585; 702; 1.170; 1.755; 2.340; 2.925 e 3.510 mg L-1). A condutividade elétrica da solução do solo e a concentração de nitrato e de potássio foram estimadas com precisão satisfatória a partir da solução coletada com extratores providos de cápsulas porosas, sendo necessária uma calibração prévia para cada tipo de solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

LEMOS, Cássia Maria Gama, and Gilda Carneiro FERREIRA. "VIABILIDADE DO USO DE NUCLEAÇÃO NO AUXÍLIO DA REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DAS ATIVIDADES DE EXTRAÇÃO DE ARGILA EM REGIÃO DE INTENSA ALTERAÇÃO DA PAISAGEM." Geosciences = Geociências 36, no. 1 (March 29, 2017): 65–75. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v36i1.12293.

Full text
Abstract:
Próximo de completar uma década de atividades, o projeto “Apoio técnico às atividades de extração de matéria-prima executadas pela indústria oleira da região de Rio Claro” realizou, recentemente, o estudo da viabilidade do uso da nucleação como auxílio na elaboração do projeto de recuperação de uma área de preservação permanente de nascente. O resultado obtido durante esta etapa do projeto é o objetivo deste artigo, para tal será apresentada a proposta de recuperação desta área degradada que considerou etapas de caracterização da área, de monitoramento da regeneração natural, de implantação da técnica de transposição de solo e serrapilheira e de monitoramento desta técnica. Durante a caracterização, foram analisados os pré-requisitos à implantação das técnicas de nucleação. Depois de confirmada a viabilidade da implantação das técnicas de nucleação, foi escolhida a técnica de transposição de solo e serrapilheira para ser implantada e monitorada. O monitoramento ocorreu por cinco meses, após este período, foi possível observar a regeneração natural ocorrendo na área de preservação da nascente em estudo, além de indicativos de intensa atividade biológica na parcela transplantada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Andreottola, Gianni, Eduardo Luiz de Oliveira, Paola Foladori, Loris Dallago, Roberto Peterlini, and Maria Cadonna. "Método respirométrico para o monitoramento de processos biológicos." Engenharia Sanitaria e Ambiental 10, no. 1 (March 2005): 14–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522005000100003.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os atuais métodos respirométricos voltados ao controle biológico em geral, com técnicas desenvolvidas para a aplicação em tratamentos de águas residuárias, principalmente no controle de processos por lodos ativados e recentes desenvolvimentos do método para a aplicação em sistemas de tratamento por fitodepuração (Wetlands). Descreve novos métodos que foram desenvolvidos no Laboratorio di Ingegneria Sanitaria-Ambientale (LISA) da Università di Trento, Itália. Estes métodos baseiam-se em duas metodologias de laboratório para a aplicação da respirometria em fitoderuração: o primeiro caracteriza a atividade bacteriológica do solo com a finalidade de medir a concentração de O2 na fase gasosa, o outro avalia a concentração de O2 na fase aquosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Coelho, Silvana L., and Adunias dos S. Teixeira. "Avaliação do tensiômetro eletrônico no monitoramento do potencial matricial de água no solo." Engenharia Agrícola 24, no. 3 (December 2004): 536–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162004000300006.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta o monitoramento do potencial de água no solo obtido por meio do uso de um tensiômetro eletrônico. Os testes foram conduzidos no Laboratório de Mecânica e Eletrônica do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC, tendo sido utilizados nove exemplares de tensiômetro eletrônico e três exemplares de tensiômetro convencional de mercúrio. Durante o período de um mês, os dados foram armazenados a uma freqüência de 2 Hz, sendo possível obter detalhes quanto ao monitoramento do potencial da água do solo, o efeito das flutuações de temperatura nas leituras do tensiômetro e a realização de testes de tempo de resposta e de sensibilidade. O efeito das flutuações de temperatura acentuou-se à medida que o potencial matricial diminuiu, sendo o uso de sensores de temperatura em transdutores de pressão de fundamental importância para corrigir o erro de leitura, principalmente para leituras coletadas em horário em que ocorrem as maiores temperaturas do dia. O tempo de resposta do equipamento aumenta à medida que o potencial matricial diminui. Os dispositivos testados apresentaram sensibilidades, em média, de 42,833 mV (kPa)-1 e precisão média de 0,02334 kPa ou 0,2380 cm c H2O.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Izola, Dawson Tadeu, Paulo Picollo, and Fernando Martini Catalano. "AEROFOTOGRAFIAS DE BAIXO CUSTO COMO INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 2, no. 2 (August 1998): 225–28. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v02n02p225-228.

Full text
Abstract:
RESUMO Atualmente, utilizam-se fotos aéreas obtidas de aviões equipados com câmaras especiais e "spots" conseguidos através de satélites de sensoriamento remoto. A proposta deste trabalho é utilizar-se um foguete de pequeno porte com alcance de 2.000m cuja carga útil é uma câmara fotográfica de 35mm com capacidade de 40 fotos. A câmara é abandonada no ponto mais alto da trajetória e retorna ao solo amparada por um pára-quedas, no período de queda, quando um circuito eletrônico dispara a câmara com intervalos controlados estabelecendo, assim, a escala da seqüência de fotos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pinese Júnior, José Fernando, Lísia Moreira Cruz, and Sílvio Carlos Rodrigues. "Monitoramento de erosão laminar em diferentes usos da terra, Uberlândia - MG." Sociedade & Natureza 20, no. 2 (December 2008): 157–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132008000200010.

Full text
Abstract:
O processo erosivo quando agravado pela ação do homem traz problemas econômicos e ambientais, pois influenciam no nível de estabilidade do ambiente. Este trabalho foi desenvolvido na Fazenda Experimental do Glória/UFU com o objetivo de analisar e comparar a diferença do processo de erosão pluvial entre sete tipos de usos da terra. Para isso, foram coletados dados de umidade, escoamento superficial, transporte de sedimentos e ainda imagens da cobertura foliar de cada parcela para a foto-comparação. Para o experimento foram utilizadas parcelas experimentais ou parcelas de erosão, com inclinação de 5º e uma calha de captação da água em sua parte inferior, permitindo assim que fosse coletado todo o material erodido. Como primeiro resultado foi visto que qualquer tipo de cobertura vegetal auxilia na contenção da erosão, com a interceptação das gotas da chuva e da radiação solar por parte das folhas. É visível também que com o escoamento superficial são transportadas partículas de solo e nutrientes e desta forma, os nutrientes presentes nas camadas superiores do solo são perdidos facilmente por erosão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Minella, Jean Paolo Gomes, and Gustavo Henrique Merten. "Monitoramento de bacias hidrográficas para identificar fontes de sedimentos em suspensão." Ciência Rural 41, no. 3 (March 2011): 424–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011000300010.

Full text
Abstract:
Programas de conservação do solo e da água que utilizam a bacia hidrográfica como unidade de planejamento têm sido amplamente empregados. Um componente importante desses programas se refere à implantação de projetos de monitoramento hidrossedimentométrico e de qualidade de água para avaliar o impacto nos recursos hídricos das práticas introduzidas. Entretanto, em alguns casos, os resultados obtidos pelos projetos de monitoramento têm sido pouco conclusivos, devido a limitações dos procedimentos experimentais adotados. Esta revisão explora metodologias de avaliação que combinam técnicas tradicionais de monitoramento com técnicas de identificação de fontes de sedimentos que contribuem para elucidar os efeitos das práticas conservacionistas na produção de sedimentos em bacias hidrográficas e também a inter-relação dinâmica entre as fontes de sedimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Oliveira, Francisco A., Sergio N. Duarte, José F. Medeiros, Nildo S. Dias, Mychelle KT Oliveira, Ricardo CP Silva, and Keivianne S. Lima. "Nutrição mineral do pimentão submetido a diferentes manejos de fertirrigação." Horticultura Brasileira 33, no. 2 (June 2015): 216–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-053620150000200013.

Full text
Abstract:
O presente trabalho foi desenvolvido em casa de vegetação no Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas da UFERSA, em Mossoró, RN, com o objetivo de avaliar os teores de macronutrientes em plantas de pimentão submetidas a manejos de fertirrigação e níveis de nitrogênio e potássio. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados, esquema fatorial 3x6, com quatro repetições, sendo três manejos de fertirrigação (M1= Fertirrigação a partir da marcha de absorção da cultura; M2= Fertirrigação a partir do monitoramento da concentração de íons de N e K na solução do solo; M3= Fertirrigação a partir do monitoramento da condutividade elétrica da solução do solo) e cinco níveis de nitrogênio e de potássio (N0K0, N50K50, N100K100, N150K150, N200K200 e N300K300). O nível N100K100 corresponde à recomendação de N e K para a cultura do pimentão em condição de campo (M1) e em sistema hidropônico (M2 e M3). Aos 120 dias após o transplantio, as plantas foram coletadas para serem analisadas quanto aos teores de macronutrientes na parte aérea, determinando-se N, P, K, Ca e Mg em folha, caule e frutos. A absorção de nutrientes pelas plantas é variável de acordo com o manejo de fertirrigação adotado. De forma geral, os maiores teores de N, K e Ca ocorreram no tecido foliar; de P nos frutos e de Mg no caule. O manejo da fertirrigação a partir do monitoramento da concentração iônica na solução do solo proporcionou adequada nutrição das plantas com maior economia de fertilizantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Souza, Rosinei Aparecida de, Mariangela Hungria, Julio Cezar Franchini, Carlos Dias Maciel, Rubens José Campo, and Dimas Augusto Morozin Zaia. "Conjunto mínimo de parâmetros para avaliação da microbiota do solo e da fixação biológica do nitrogênio pela soja." Pesquisa Agropecuária Brasileira 43, no. 1 (January 2008): 83–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2008000100011.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar e validar um conjunto mínimo de parâmetros para o monitoramento, em campo, da microbiota do solo e da fixação biológica do N2 (FBN) pela soja. Os ensaios foram conduzidos em áreas de plantios comerciais (safra 2002/2003) e experimentais (safra 2004/2005), em blocos ao acaso. O C e o N da biomassa microbiana (CBM e NBM) mostraram-se adequados para a avaliação quantitativa da microbiota do solo e ambos os parâmetros foram correlacionados significativamente, portanto, apenas um deles precisa ser determinado. Foram obtidas correlações positivas e significativas entre a massa da parte aérea seca das plantas (MPAS) e o CBM e o NBM. A análise do DNA total do solo por eletroforese em géis desnaturantes (DGGE) detectou alterações qualitativas na microbiota do solo, relacionadas à homogeneidade da área e a diferenças entre tratamentos, áreas e coletas. A massa de nódulos secos (MNS) foi o melhor parâmetro para a avaliação da nodulação. Correlações significativas foram constatadas entre a MPAS e o N total acumulado na parte aérea (NTPA). Resultados semelhantes foram observados entre a MPAS e o N de ureídos (NTU). O monitoramento da FBN pela soja pode ser realizado apenas pela determinação da MNS e da MPAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Hara, Anderson Takashi, Antônio Carlos Andrade Gonçalves, Fernando André Silva Santos, Roberto Rezende, and João Vitor da Silva Domingues. "PERSISTENCIA TEMPORAL DO ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NO SOLO PARA DEFINIÇÃO DA REGIÃO DE MONITORAMENTO EM ÁREA IRRIGADA." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 28 (May 25, 2020): 165–75. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v28i.6257.

Full text
Abstract:
A lâmina de água armazenada no solo, em uma área vegetada, apresenta variação espaço-temporal, o que estabelece incertezas em relação à região a ser monitorada para fins de controle de irrigação. Tendo-se como premissa o fato de que o seu padrão espacial de distribuição é persistente no tempo, pode-se identificar a região que sistematicamente apresenta valores médios representativos de toda a área, empregando as análises de estabilidade temporal. Mas esta persistência temporal em uma região sempre está associada a uma variabilidade em torno da média geral, o que levou à proposição de um indicador da consistência temporal (ICT). Para o desenvolvimento do trabalho, cultivou-se Urochloa decumbens em uma área experimental, solo de textura muito argilosa, durante dois ciclos anuais. Em cada ciclo, foram feitas medidas da lâmina de água armazenada no solo (ARM), durante ciclos de secamento do solo, e também do índice de área foliar (IAF) da cultura. O emprego de técnicas geoestatísticas, associadas à análise de estabilidade temporal foram realizadas. Os resultados evidenciam que é possível caracterizar o ICT como um indicador adequado e conveniente como suporte à tomada de decisão em questões referentes ao monitoramento de água no solo em sistemas agrícolas irrigados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Arruda, Nicole Machuca Brassac de, Juliane Knopik, and Fabiana Hilgemberg Sottomaior. "Avaliação da qualidade da água do Rio Tibagi antes da formação do reservatório da UHE Mauá, por meio de análise fatorial." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 6 (December 2017): 1075–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017163661.

Full text
Abstract:
RESUMO Ecossistemas afetados pela formação de reservatórios passam por monitoramentos compulsórios antes, durante e após a construção do empreendimento. Esses programas de monitoramento geram extensas matrizes de dados, que visam atender às condicionantes de licenciamento ambiental bem como à gestão dos recursos hídricos. No intuito de gerar informações que propiciem o gerenciamento de recursos hídricos, o presente trabalho visou avaliar a qualidade de água do Rio Tibagi, localizado no estado do Paraná, antes da construção da usina hidrelétrica de Mauá. Foram utilizados dados de quatro das oito estações do Programa de Monitoramento das Condições Limnológicas do Rio Tibagi, descrito no Plano Básico Ambiental da referida usina. Os dados selecionados compreenderam o período entre dezembro de 2009 e abril de 2012. Após o tratamento dos dados, por meio de análise fatorial, foram avaliados os fatores descritores da qualidade de água, visando à caracterização das águas na região do futuro empreendimento. De forma geral, os fatores retidos demonstraram a influência antrópica no recurso hídrico. Mesmo apresentando pequena variação na composição do fator 1, entre as estações de monitoramento, esse fator foi caracterizado especialmente pelas variáveis fósforo total, sólidos totais e coliformes termotolerantes. A presença da variável coliformes termotolerantes na composição do fator é um indicativo comum de poluição a partir de esgotos domésticos não tratados, sendo o mesmo aplicável ao fósforo, que assim como os sólidos totais, também pode ser advindo do uso inadequado do solo no entorno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Correia de Oliveira Gomes, Ana Carolina, Laércio Alves de Carvalho, Yzel Rondon Súarez, Elaine Novak, and Rodrigo Martins Moreira. "Análise de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos de poços de monitoramento em área aplicada com vinhaça." Águas Subterrâneas 32, no. 2 (June 29, 2018): 237–47. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v32i2.29105.

Full text
Abstract:
A vinhaça é um subproduto no processo de produção de açúcar e álcool e é comumente aplicada nos canaviais como fertilizante mineral, contudo apresenta alto potencial de contaminação para o solo, a água superficial e subterrânea. Este trabalho visa avaliar a qualidade da água subterrânea através do monitoramento de alguns parâmetros físico-químicos e microbiológicos em poços de monitoramento existentes em áreas de cana-de-açúcar irrigadas com vinhaça. Para isto foram analisados 14 parâmetros de qualidade da água em 17 poços de monitoramento distribuídos em área de 10.138,23ha de aplicação de vinhaça de uma usina de açúcar e álcool no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. Os parâmetros analisados foram: condutividade, cor aparente, DBO520, fostato total, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal total, nitrogênio total Kjeldahl, OD, pH, sólidos totais, turbidez e coliformes totais. As análises ocorreram semestralmente no período de 2009 a 2012. Através da Análise de Componentes Principais, aplicada separadamente às amostragens nos períodos seco e chuvoso, foi constatado que os poços se diferenciam pelo tempo de aplicação de vinhaça, sugerindo que os parâmetros avaliados de qualidade da água estão sendo influenciados pela aplicação de vinhaça. Os poços de monitoramento podem ser fontes de contaminação de água subterrânea, porém no presente estudo não foram observados valores que alterassem a qualidade da água subterrânea possivelmente pela capacidade de depuração do solo, pela aplicação de vinhaça adequadamente e correta construção dos poços seguindo a NBR n° 15495-1:2007.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Einloft, Rosilene, Hugo Alberto Ruiz, Liovando Marciano da Costa, Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, James Jackson Griffith, Wilson Marcelo da Silva Junior, and Renato Ribeiro Passos. "Monitoramento em longo prazo da contenção vegetativa em talude rodoviário de saprolito de gnaisse em Minas Gerais." Revista Brasileira de Ciência do Solo 37, no. 1 (February 2013): 260–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832013000100027.

Full text
Abstract:
A sucessão de eventos após a revegetação de uma área, em geral, não é estudada. Com o passar do tempo, um consórcio vegetal que se apresentou favorável na fase inicial pode não ser adequado no futuro, deixando a área com o solo descoberto e suscetível à ação dos fatores intempéricos. O objetivo deste trabalho foi monitorar características associadas à contenção vegetativa e, em longo prazo, o surgimento de novas formas de cobertura ou exposição do solo em resposta à revegetação com gramíneas e leguminosas em talude rodoviário de declividade acentuada. Após quatro anos, foi observada, nas parcelas experimentais, a presença de novas formas de cobertura ou exposição do solo, denominadas tipologias, como: cobertura de braquiária, leguminosa, capim-gordura, espécies invasoras, biomanta, resíduos em decomposição, crostas microfíticas, crosta física, solo exposto, erosão e afloramento de rochas. Essas tipologias foram quantificadas em dois levantamentos: antes e após o período chuvoso. Foram confeccionados mapas de cobertura para cada parcela experimental e analisadas a dinâmica, distribuição espacial, frequência e competição entre as tipologias encontradas nos dois levantamentos. Das 11 tipologias encontradas, as espécies vegetais e as crostas microfíticas foram as mais importantes no estádio primário da sucessão ecológica, resultando em rápida estabilização e recuperação da superfície degradada e favorecendo o aparecimento de espécies invasoras. A variação sazonal entre os dois levantamentos levou à diminuição da erosão e ao solo exposto, pelo incremento da cobertura vegetal e das crostas microfíticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Mendes, Kassio Ferreira, Miriam Hiroko Inoue, Ana Karollyna Alves de Matos, Ana Cássia Silva Possamai, Monise Camila Tschope, Barbara Ferreira Goulart, and Ronei Ben. "Seleção de bioindicadores para monitoramento da mobilidade e persistência de herbicidas aplicados no solo." Revista Brasileira de Herbicidas 11, no. 2 (August 10, 2012): 213. http://dx.doi.org/10.7824/rbh.v11i2.156.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pollo, Ronaldo Alberto, César De Oliveira Ferreira Silva, Lincoln Gehring Cardoso, and Luís Gustavo Frediani Lessa. "FATORES DE PERTURBAÇÃO IDENTIFICADOS EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL CORUMBATAÍ-BOTUCATU-TEJUPÁ, PERÍMETRO BOTUCATU, ESTADO DE SÃO PAULO." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 46, no. 1 (March 21, 2019): 204. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v46i1.59160.

Full text
Abstract:
As imagens de satélite de alta resolução espacial se tornaram muito importantes na análise, interpretação e quantificação das transformações ambientais ocorridas ao longo do tempo, permitindo o monitoramento da dinâmica do uso e ocupação do solo, e o monitoramento de áreas protegidas por lei, promovendo instrumentos para um desenvolvimento sustentável, que concilia a produção agrícola e a proteção dos recursos naturais. O presente trabalho é uma análise espacial dos fatores de perturbação e seus potenciais impactos ambientais nos recursos hídricos identificados na Área de Proteção Ambiental (APA) Corumbataí-Botucatu-Tejupá – Perímetro Botucatu-SP em sua porção localizada dentro do município de São Manuel, Estado de São Paulo, por meio de imagens digitais do Google Earth Pro dos anos de 2010 e 2016. Identificou-se oito áreas com fatores de perturbação (A, B, C, D, E, F, G, H) onde foram detectados focos de desmatamento e avanço de pastagem e monoculturas sobre áreas de preservação ambiental, tais como nascentes e locais de potencial recarga de aquífero. Essas ocupações irregulares geram impactos na produção de água, tais como impermeabilização do solo, escoamento superficial e erosão com transporte de sedimentos. Esse procedimento é aplicável à municípios de pequeno e médio porte para detecção e monitoramento de inconformidades ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Beutler, Amauri Nelson, José Frederico Centurion, Maria Aparecida Pessoa da Cruz Centurion, Cristiam Luarte Leonel, Andréia de Cássia Gomes São João, and Onã da Silva Freddi. "Intervalo hídrico ótimo no monitoramento da compactação e da qualidade física de um latossolo vermelho cultivado com soja." Revista Brasileira de Ciência do Solo 31, no. 6 (December 2007): 1223–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832007000600001.

Full text
Abstract:
A qualidade física do solo é essencial ao crescimento das plantas e à sustentabilidade dos sistemas agrícolas. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência do intervalo hídrico ótimo (IHO) no monitoramento da compactação e qualidade física do solo para soja em cultivo de sequeiro e irrigado. O experimento foi realizado em Latossolo Vermelho eutroférrico (21 ° 14 ' 53 " S; 48 ° 17 ' 20 " W; 540 m de altitude). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 6 x 2, com quatro repetições. Os tratamentos de compactação foram: T1 = sem compactação; T2 = 1 passada de trator de 4 t; T3 = 1; T4 = 2; T5 = 4; e T6 = 6 passadas de um trator de 11 t, no mesmo local. Foi semeada a soja (Glycine max (L.) Merrill), cultivar IAC Foscarim 31. Foram coletadas amostras indeformadas de solo nas camadas de 3-6, 8-11, 15-18 e 22-25 cm, para determinação dos atributos físicos. Na colheita, foi avaliada a produtividade de soja em microparcela de 3,37 m². No cultivo de soja sequeiro e irrigado, a produtividade diminui a partir da resistência à penetração (RP) de 1,30 e 1,64 MPa e da densidade do solo (Ds) de 1,26 e 1,29 kg dm-3, com perdas de 19,15 e 11,71 % no maior nível de compactação (RP = 2,84 MPa; Ds = 1,45 kg dm-3), respectivamente. O IHO foi reduzido pela RP até atingir a Dsc(IHO = 0) de 1,33 e 1,38 kg dm-3, no cultivo de soja sequeiro e irrigado. O IHO é adequado no monitoramento da compactação e da qualidade física do solo para soja, quando sua aplicação é realizada com base no valor de resistência à penetração limitante e no valor de densidade crítica do solo (IHO = 0). A soja em cultivo irrigado tolera maior compactação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

COSTA, DJESON MATEUS ALVES DA, HENIO NORMANDO DE SOUZA MELO, and SEBASTIÃO RIBEIRO FERREIRA. "EFICIÊNCIA DA COBERTURA MORTA NA RETENÇÃO DE UMIDADE NO SOLO." HOLOS 1 (December 26, 2007): 59. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2007.6.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objetivo monitorar as condições meteorológicas nos ambientes interior e exterior de uma casa de vegetação, construída em terreno pertencente ao CEFET-RN. Através dos registros das medidas da temperatura e umidade relativa do ar e da temperatura da superfície do solo, nos dois ambientes, avaliou-se a eficiência do uso da cobertura morta na retenção de umidade no solo e diminuição na temperatura na superfície do solo. Foi também determinada a taxa de evaporação nesses ambientes a partir da medida da perda de massa de água em mini-tanque de evaporação. O monitoramento desses parâmetros foi realizado no período compreendido entre 04/11 e 11/12/2005. O uso de proteção do substrato com folhas secas proporcionou redução significativa na taxa de evaporação da água do solo (p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Souza, Claudinei Fonseca, Claudio Ricardo Da Silva, Aderson Soares De Andrade Junior, and Eugênio Ferreira Coelho. "MONITORAMENTO DO TEOR DE ÁGUA NO SOLO EM TEMPO REAL COM AS TÉCNICAS DE TDR E FDR." IRRIGA 1, no. 01 (June 18, 2018): 26. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2016v1n01p26-42.

Full text
Abstract:
MONITORAMENTO DO TEOR DE ÁGUA NO SOLO EM TEMPO REAL COM AS TÉCNICAS DE TDR E FDR CLAUDINEI FONSECA SOUZA¹; CLAUDIO RICARDO DA SILVA2; ADERSON SOARES DE ANDRADE JÚNIOR3 E EUGÊNIO FERREIRA COELHO4 1 Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos – Rodovia anhanguera km 174 – CP. 153 – CEP 13600-970 - Araras-SP, Brasil. cfsouza@cca.ufscar.br;2 Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia-MG. claudio@iciag.ufu.br;3 Pesquisador Embrapa - Meio Norte, Teresina – PI. aderson.andrade@embrapa.br;4 Pesquisador Embrapa - Mandioca e Fruticultura – Cruz das Almas – BA. eugenio.coelho@embrapa.br; 1 RESUMO O conhecimento da umidade do solo é de fundamental importância para a agricultura, sobretudo na determinação de sua variação, na otimização do manejo da solução no solo. Para medidas de umidade do solo existe uma tendência de utilização de sondas amostradoras baseadas na técnica de TDR e FDR que, de certa forma, são novas no Brasil. As vantagens são a obtenção precisa das medidas, facilidade de acoplamento a um sistema de coleta de dados, rapidez e segurança ao operador. Entretanto, para que estes equipamentos apresentem desempenho satisfatório é indispensável observar uma série de cuidados e procedimentos simples no preparo, instalação, operação e manutenção. O objetivo deste trabalho foi reunir instruções de como instalar, usar, vantagens e desvantagens, entre outros, auxiliando assim, na difusão da técnica tanto no meio cientifico como também, em qualquer ambiente que se deseja realizar o monitoramento da umidade do solo em tempo real. PALAVRAS-CHAVE: Umidade do solo; Manejo da água no solo; Irrigação; Técnica eletromagnética. SOUZA, C.F.; SILVA, C.R.; ANDRADE JÚNIOR, A.S.; COELHO, E.F.MONITORING OF SOIL WATER CONTENT IN REAL TIME WITH TDR AND FDR TECHNIQUE 2 ABSTRACT Knowledge of soil moisture is of fundamental importance for agriculture, especially in determining their variation in optimizing the management of the soil solution. For measurements of soil water content there is a tendency to use equipment based on the technique of TDR and FDR that, in a way, are new in Brazil. The advantages are the obtention of precise measures, ease of coupling to a system of data collection, speed and operator safety. However, for these devices to exhibit satisfactory performance is essential to observe a series of simple procedures and care in the preparation, installation, operation and maintenance. The aim of this study was to collaborate with the diffusion of technology, providing instructions upon how to install, use and maintain these equipments in field, under optimal conditions of operation, aiming for real-time monitoring of irrigation. Keywords: Soil water content; Water management; Irrigation; Electromagnetic technique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Godoy, Fabiane Karen, Simone Daniela Sartório, Marcio Roberto Soares, and José Carlos Casagrande. "Monitoramento do livixiado de colunas de solo após aplicação de vinhaça in natura e concentrada." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 5, no. 2 (November 15, 2014): 60–72. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2014.002.0006.

Full text
Abstract:
A vinhaça é um efluente líquido com alta carga orgânica e que possui elevadas concentrações de nitrogênio e de potássio. Sua aplicação em doses excessivas, ao longo do tempo, pode ocasionar o acúmulo de elementos do solo nas águas subterrâneas, principalmente a vinhaça concentrada, que apresenta maior concentração de nutrientes em relação à vinhaça in natura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a concentração dos íons nitrato (NO3-) e potássio (K+) no extrato lixiviado de colunas de solo após a aplicação de vinhaça concentrada e in natura em duas dosagens diferentes. O experimento foi conduzido utilizando-se colunas de percolação de 1,5 m, preenchidas com amostras de Latossolo Vermelho eutrófico coletadas em quatro profundidades (0-0,2 m, 0,2-0,5 m, 0,5-0,8 m e 0,8-1,1 m). As colunas foram construídas com um sistema filtrante na base e, posteriormente, as camadas de solo foram acomodadas de acordo com sua densidade e profundidade reais no campo. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado em parcelas subdivididas com três repetições. Os tratamentos principais, dispostos nas parcelas consistiram de doses e tipos de efluentes assim descritos: T – testemunha absoluta, sem adição de vinhaça; V1 - 150,08 m3 ha-1 de vinhaça in natura; V2 – 300,16 m3 ha-1 de vinhaça in natura; C1 - 40,01 m3 ha-1 de vinhaça concentrada; C2 – 80,02 m3 ha-1 de vinhaça concentrada. Os tratamentos secundários (subparcelas) foram épocas de amostragens realizadas semanalmente por um período de 12 semanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Barros, Cláudia Alessandra Peixoto de, Jean Paolo Gomes Minella, Rutinéia Tassi, Leandro Dalbianco, and Anaí Sangiovo Ottonelli. "Estimativa da infiltração de água no solo na escala de bacia hidrográfica." Revista Brasileira de Ciência do Solo 38, no. 2 (April 2014): 557–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832014000200020.

Full text
Abstract:
A variabilidade espacial das características do solo torna a estimativa da infiltração de água altamente dependente da escala de análise. Muitos trabalhos necessitam de informações da dinâmica da infiltração para descrever o mecanismo de outros processos associados à água, aos sedimentos ou aos solutos. O objetivo deste trabalho foi utilizar duas estratégias metodológicas para a estimativa da infiltração na escala de bacia. Os parâmetros de dois modelos de infiltração foram ajustados a um conjunto de dados coletados durante dois anos de monitoramento, em 77 eventos de chuva-vazão ocorridos sob diferentes condições de uso e manejo do solo numa bacia hidrográfica rural de 1,2 km². Os resultados dos ajustes para os dois modelos de infiltração na escala de bacia foram comparados com aqueles obtidos para dois métodos pontuais de estimativa da infiltração. Com o conjunto de dados do monitoramento, foi possível definir um modelo de infiltração para a bacia monitorada. Além disso, os resultados indicaram que a comparação realizada entre os valores dos modelos com os pontuais são fortemente dependentes da escala de análise; isto é, as medidas pontuais revelaram valores médios de taxa de infiltração alta para a bacia em estudo. Todavia, observações no campo indicaram baixa infiltração, principalmente nas áreas saturadas onde condicionam o escoamento superficial nessa bacia, ao contrário dos resultados pelos modelos de estimativa, que apresentaram menor ordem de magnitude dos valores estimados de infiltração, em razão, entre outros, da maior incorporação dos fatores controladores do processo em seu método.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Santos, Thais E. M. dos, Abelardo A. A. Montenegro, and Demetrius D. Silva. "Umidade do solo no semiárido pernambucano usando-se reflectometria no domínio do tempo (TDR)." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 15, no. 7 (July 2011): 670–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662011000700004.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com o presente trabalho investigar a variabilidade temporal do conteúdo superficial da água no solo, através da reflectometria no domínio do tempo (TDR), em consequência das características de precipitação ocorridas no semiárido pernambucano, estudando esta dinâmica sob diferentes tipos de cobertura superficial do solo. O estudo foi realizado em uma encosta de uma bacia representativa, em um Argissolo Amarelo Eutrófico típico, onde foram instaladas quatro parcelas experimentais dotadas de duas sondas TDR, para investigação da umidade do solo e do sistema para monitoramento do escoamento superficial. Os tratamentos adotados foram: cobertura natural (CN), solo descoberto (SD), palma forrageira (P) e barramentos, associados à cobertura morta (B+CM). A partir dos resultados obtidos durante o período de ocorrência de chuvas erosivas, a umidade do solo apresentou elevada variabilidade no tempo, estando relacionada aos diferentes tipos de cobertura e propriedades do solo. A cobertura morta mostrou ser a prática conservacionista mais adequada para manutenção da umidade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silveira Jr, Carlos Roberto, Laerte Guimarães Ferreira Jr, and Bernardo Barbosa Silva. "Monitoramento da superfície do solo usando indicadores ambientais provenientes de dados de satélite em órbita geoestacionária." Revista Brasileira de Geografia Física 13, no. 6 (November 30, 2020): 2944. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.6.p2944-2962.

Full text
Abstract:
O satélite de órbita geoestacionária Meteosat-10 fornece indicadores ambientais com alta resolução temporal e baixa resolução espacial, permitindo o monitoramento da fenologia da paisagem. Porém, devido ao alto ângulo de visada do Meteosat-10, pouco tem sido utilizado para o Brasil. Indicadores como NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), eficiente para o monitoramento da vegetação devido à simplicidade e estreita relação com a produtividade da vegetação, e o NDWI (Normalized Difference Water Index), que indica a umidade da superfície do solo combinando o solo e a vegetação expostos, ajudam a compreender a sazonalidade ambiental e ocupação das bacias hidrográficas. Esse artigo tem como objetivo avaliar a capacidade de indicadores biofísicos, provindos do satélite de órbita geoestacionária Meteosat-10, para o monitoramento ambiental da superfície do solo, tendo como área de estudo bacias hidrográficas, Ottobacias nível 5, do estado de Goiás, incluindo o Distrito Federal, no período 2013 a 2015. Para tanto, foram avaliados o NDVI, NDWI e a precipitação com resolução temporal de 12 dias e mensal. Fez-se o cálculo dos indicadores normalizados SPI (Standard Precipitation Index), SVI (Standard Vegetation Index) e SWI (Standard Water Index) para comparações entre os anos e obtenção da tendência de cada indicador. Como resultado pode-se identificar e compreender padrões sazonais das bacias hidrográficas em diferentes regiões e classes de uso, demonstrando o potencial de indicadores de vegetação provenientes de satélites geoestacionários, para o monitoramento da cobertura do solo em bacias hidrográficas, bem como identificar a maior sensibilidade do NDWI para o monitoramento de mudanças ocorridas na superfície. Monitoring of soil surface using environmental indicators satellite data monitor from geostationary orbit A B S T R A C TThe geostationary orbit satellite Meteosat-10, has spectral bands that allow create that provides environmental indicators with high temporal resolution and low spatial resolution, allowing the monitoring of landscape phenology. However, for Brazil little has been used due to the high viewing angle of Meteosat-10 (45 a 80º). Indicators like NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), efficient for monitoring vegetation due to the simplicity and close relationship with the productivity of the vegetation, and the NDWI (Normalized Difference Water Index), which indicates the moisture of the soil surface combining the soil and the exposed vegetation, help to understand the environmental seasonality and occupation of watersheds. This article aims to evaluate the capacity of biophysical indicators, coming from the geostationary orbit satellite Meteosat-10, for the environmental monitoring of the soil surface, with hydrographic basins, Ottobasin level 5, from the state of Goiás, as the study area. Distrito Federal, from 2013 to 2015. For this purpose, NDVI, NDWI and precipitation with 12-day and monthly resolution were evaluated. Standardized indicators SPI (Standard Precipitation Index), SVI (Standard Vegetation Index) and SWI (Standard Water Index) were calculated for comparisons between years and obtaining the trend of each indicator. As a result, it is possible to identify and understand seasonal patterns of hydrographic basins in different regions and classes of use, demonstrating the potential of vegetation indicators from geostationary satellites, for monitoring soil cover in hydrographic basins, as well identify the highest sensitivity NDWI for monitoring surface changes.Keywords: NDVI, NDWI, Meteosat-10, environmental monitoring.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Souza, Manuela Braga de, Gustavo Francesco de Morais Dias, Sarah Brasil de Araújo de Miranda, Raimunda Eliane Nascimento do Nascimento, Luana Helena Oliveira Monteiro Gama, and Paula Fernanda Pinheiro Ribeiro Paiva. "Dinâmica de uso e cobertura do solo associada a focos de calor no Município de Poconé-MT." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 2, 2021): e0710312930. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12930.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consiste em analisar os dados de focos de calor e uso e cobertura do solo entre os anos de 2000 a 2019 para o município de Poconé-MT. Os dados de focos de calor foram adquiridos no formato shapefile dos presentes satélites: AQUA, ATSR, METOP, MSG, NOAA, NPP, TRMM, TERRA, GOES do sensor MODIS por permite analisar as tendências temporais. Os dados de uso e cobertura do solo foram obtidos por meio do programa Mapbiomas. Em relação aos focos de calor para os anos estudados, observou-se que, em quase toda a extensão do município foi recoberta por focos de calor no ano de 2019. Em todo período estudado (2000 a 2019) ocorreu o aumento dos focos de calor em cerca de 22 vezes, fato este nunca observado antes na história de monitoramento espacial por satélite. A partir dos dados coletados foi possível identificar que aproximadamente 90% dos focos de calor ocorreram nos meses de setembro a dezembro. Neste identificou-se cerca de 27.005 focos de calor incidentes sobo município de Poconé, sendo assim, nesses meses devem se intensificar ações de fiscalização pela defesa civil e órgãos ambientais visando coibir queimadas ilegais e acidentes junto à população. Com o aumento da criação de gado e da agricultura nessas áreas é necessário manter os sistemas de monitoramento ambiental como os do INPE, com segurança e clareza, a fim de contribuir com medidas de gerenciamento dos recursos naturais. Nesse sentido, os resultados alcançados no presente estudo auxiliam na prevenção e no combate de incêndios florestais e nas mudanças no uso e cobertura do solo, criando assim subsídios para possíveis mecanismos e políticas públicas voltadas para o planejamento do território.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Takahashi, Leide Yassuco, Miguel Serediuk Milano, and Cássio Antonio Tormena. "Indicadores de impacto para monitorar o uso público no Parque Estadual Pico do Marumbi - Paraná." Revista Árvore 29, no. 1 (February 2005): 159–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622005000100017.

Full text
Abstract:
Os objetivos deste trabalho foram indentificar e avaliar alguns indicadores e impactos causados pelos visitantes ao Parque Estadual Pico do Marumbi - Paraná, selecionando-se os mais representativos para monitoramento. Os dados foram coletados entre dezembro de 1996 e março de 1997 e os resultados, comparados com áreas sem uso recreativo. Efetuaram-se análise de matriz de correlação, análise fatorial e análise discriminante. Os melhores indicadores para o Parque Marumbi foram: macroporosidade, microporosidade, resistência do solo à penetração de 0-0,05 m e 0,05-0,10 m e densidade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Minosso, Joslaine, Valdemir Antoneli, and Andreza Rocha de Freitas. "VARIABILIDADE SAZONAL DA INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NO SOLO EM DIFERENTES TIPOS DE USO NA REGIÃO SUDESTE DO PARANÁ / SEASONAL VARIABILITY OF WATER INFILTRATION IN SOIL IN DIFFERENT TYPES OF USE IN THE SOUTHEAST REGION OF PARANA." Geographia Meridionalis 3, no. 1 (July 5, 2017): 86. http://dx.doi.org/10.15210/gm.v3i1.11041.

Full text
Abstract:
A infiltração consiste na entrada de água na camada superficial do solo. Este processo é influenciado por diversos fatores tais como: características da precipitação, condições físicas do solo e tipo de uso do solo. Os diferentes tipos de uso do solo em uma bacia hidrográfica indicam variações nas condições físicas do solo que podem alterar o processo de infiltração da água. Neste contento, este artigo teve como objetivo mensurar a infiltração de água no solo em uma bacia hidrográfica no município de Irati na Região Sudeste do Paraná com diferentes tipos de uso do solo. Realizamos duas campanhas de coleta de dados, uma no verão e outra no inverno. Para mensurar a infiltração da água no solo utilizamos um infiltrômetro de anéis concêntricos. Ao término do monitoramento concluímos que a taxa de infiltração é maior no período de inverno em todos os usos da terra. A agricultura indicou maior variação na infiltração entro os dois períodos de monitoramento devido ao manejo do solo. A área urbana indicou menor variação na infiltração, por não haver mudanças significativas no solo ao longo do ano. Abstract:The infiltration consists of the input of water into the soil. This process is influenced by several factors such as: characteristics of rainfall, soil physical conditions and land use type. The different types of land use in a watershed show variations in soil physical conditions that can alter the process of water infiltration. Therefore, this article has as objective to measure the infiltration of water in the soil in a watershed in the Municipality of Irati in the Southeast Region of Paraná with different types of land use. We carried out two campaigns of data collection, one in the summer and other in the winter. We used a concentric ring infiltrometer to measure the infiltration of water in soils. At the end of the monitoring we conclude that the rate of infiltration is higher in the winter period in all land uses. Agriculture indicated greater variation in infiltration between the two monitoring periods due to soil management. The urban area indicated less variation in the infiltration, as there were no significant changes in the soil during the year.Keywords: Infiltration rate; Land Use; Rural Area; Urban Area; Seasonality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Vasco, Anderson Nascimento do, Antenor De Oliveira Aguiar Netto, Fábio Brandão Britto, and Thassio Monteiro Menezes da Silva. "Os pesticidas e a qualidade da água no Perímetro Irrigado Califórnia no baixo Rio São Francisco." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 7, no. 1 (January 9, 2016): 186–200. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2016.001.0016.

Full text
Abstract:
A escassez de água constitui um forte entrave ao desenvolvimento socioeconômico e, até mesmo, à subsistência da população. Sendo assim, os impactos qualitativo e quantitativo dos recursos hídricos provocados pelo homem, principalmente em razão dos adensamentos populacionais e atividades agroindustriais causam grandes problemas na disponibilidade hídrica. O rio São Francisco abastece com água vários perímetros irrigados entre eles o Califórnia, que por sua vez drena suas águas residuais para o riacho da Onça. O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade da água drenada e os pesticidas utilizados na produção agrícola, no perímetro irrigado Califórnia no baixo rio São Francisco. Foram realizadas 22 campanhas de monitoramento para análise físico-química, 12 campanhas para análise de pesticida, o monitoramento iniciou em março de 2013 e finalizou em dezembro de 2014. Foram analisados 10 parâmetros físico-químico, em 2 estações de monitoramento. A análise de risco de contaminação dos pesticidas na água e solo, foi realizada mediante critérios da Environmental Protection Agency (EPA), Índice de GUS e método de GOSS. No rio São Francisco observou-se que a turbidez, clorofila-a, OD, DBO e coliformes termotolerantes, no período seco apresentaram valores acima do limite estabelecido pelo CONAMA/2005, classe 2, enquanto no riacho da Onça a DBO, OD, nitrato, TDS, condutividade elétrica, cloretos, fósforo, clorofila-a e coliformes termotolerantes apresentaram valores elevados, no período seco e chuvoso, que caracterizam uma tendência de eutrofização do ambiente aquático. Os resultados do monitoramento de pesticidas evidenciaram a presença dos seguintes princípios ativos: ciproconazole e ivermectina no solo, como também o atrazina e clorpirifós na água. Segundo a resolução CONAMA nº 357/05, a atrazina ficou abaixo do limite de tolerância de 2µ.gL-1. A presença de pesticidas e o desequilíbrio dos parâmetros físico-químicos evidencia risco de contaminação dos recursos naturais que pode promover impactos a saúde da comunidade, caso não sejam tomadas medidas de prevenção e monitoramento da qualidade da água na região do perímetro irrigado Califórnia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

MONTENEGRO, A., I. LOPES, T. ALMEIDA, J. LIMA DE, H. MONTENEGRO, and B. ARAÚJO. "IMPACTO DE MÉTODOS NATURAIS PARA CONSERVAÇÃO DE ÁGUA E SOLO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO." FAVE Sección Ciencias Agrarias 19, no. 2 (November 11, 2020): 45–59. http://dx.doi.org/10.14409/fa.v19i2.9749.

Full text
Abstract:
As técnicas conservacionistas são altamente relevantes para o uso sustentável do solo, especialmente em regiões do semiárido. O objetivo deste estudo foi investigar o impacto de técnicas conservacionistas na redução das perdas de sedimentos e no incremento da umidade do solo, utilizando parcelas sob chuva natural. O estudo foi realizado na Bacia do Rio Alto Ipanema, Brasil. O monitoramento experimental foi realizado em nove parcelas com diferentes condições de cobertura (solo descoberto; cobertura natural; cobertura morta; Palma Forrageira). A cobertura morta apresentou desempenho semelhante à cobertura vegetal arbórea natural, para controle de escoamento e perdas de sedimentos. A umidade do solo foi signifi cativamente maior nas parcelas com cobertura morta do que nas parcelas de solo descoberto. Adicionalmente, as linhas de Palma produziram resultados hidrológicos promissores. Experimentos complementares em laboratório, com chuvas simuladas, apresentaram resultados consistentes com as observações em campo, sob chuva natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Santana, Gessionei da S., Eugênio F. Coelho, Tibério S. M. da Silva, and Márcio M. Ramos. "Estimativa da condutividade elétrica da solução do solo a partir do teor de água e da condutividade elétrica aparente do solo." Engenharia Agrícola 26, no. 3 (December 2006): 672–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162006000300003.

Full text
Abstract:
O crescente uso da técnica de fertirrigação não tem sido acompanhado com pesquisas para disponibilizar informações capazes de proporcionar o correto manejo dessa técnica. A reflectometria no domínio do tempo (TDR) possibilita o monitoramento simultâneo e contínuo do teor de água (teta) e da condutividade elétrica aparente do solo (CEa). A literatura apresenta diversos modelos que relacionam teta e CEa com a condutividade elétrica da solução do solo (CEw), com vistas à predição da CEw a partir de dados de teta e CEa obtidos por meio da técnica da TDR. Porém, muitas pesquisas demonstram a necessidade de avaliação e calibração desses modelos para solos de diferentes classes texturais. Neste trabalho, foram avaliados seis modelos com o objetivo de conhecer a capacidade dos mesmos em relacionar teta, CEa e CEw. Experimentos de laboratório foram feitos, com solo de classes texturais franca e franco-arenosa, aplicando-se soluções com cinco condutividades elétricas combinadas com cinco teores de água no solo, resultando em 25 colunas de solo. Os modelos demonstraram capacidade para relacionar teta, CEa e CEw.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santos, Jorgeane Schaefer dos, and Christel Lingnau. "Monitoramento em área de catastrofe ambiental através de técnica de detecção de mudanças." CERNE 19, no. 1 (March 2013): 133–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-77602013000100016.

Full text
Abstract:
O uso de imagens de satélites tem sido muito eficaz para o monitoramento da dinâmica do uso e ocupação do solo ao longo do tempo. Para isso, as técnicas de detecção de mudança têm sido fortes aliadas. Essas técnicas têm múltiplas complexidades dependendo do objetivo que se pretende alcançar. No presente estudo, buscou-se avaliar a aplicação da técnica de detecção de mudanças no monitoramento do uso e ocupação do solo nas áreas atingidas pela catástrofe ambiental de novembro de 2008 em SC, na região do Morro do Baú. Foram utilizadas 04 (quatro) imagens do sensor Landsat de datas distintas entre 1992 e 2009 (pós-catástrofe). As imagens foram transformadas em índice de vegetação, com a utilização das bandas 7 e 4 para minimizar os efeitos atmosféricos e radiométricos. Máscara de sombreamento, utilizando o modelo digital do terreno, foi desenvolvida de modo a evitar falsas mudanças causadas por sombra. Concluiu-se que o georreferenciamento deve ser muito preciso na aplicação dessas técnicas de detecção de mudanças; que o índice de vegetação com bandas 7 e 4, bem como a máscara de sombreamento, foram eficazes na minimização de falsas mudanças e; que as técnicas aplicadas mostraram-se eficientes para detectar mudanças ocorridas nas áreas atingidas pela catástrofe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pereira, Sônia Valéria, Cosme Rafael Martinez, Everaldo Rocha Porto, Beatriz Regina Brito Oliveira, and Leonor Costa Maia. "Atividade microbiana em solo do semi-árido sob cultivo de Atriplex nummularia." Pesquisa Agropecuária Brasileira 39, no. 8 (August 2004): 757–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2004000800005.

Full text
Abstract:
Métodos para avaliar a atividade microbiana no solo são fundamentais no monitoramento ambiental de áreas degradadas. O objetivo deste trabalho foi investigar a atividade microbiana de solo do semi-árido cultivado com Atriplex nummularia Lindl. em áreas que receberam rejeito salino durante um e três anos, em comparação com um solo nativo, sem cultivo e não irrigada. O solo cultivado por três anos e que recebeu rejeito salino apresentou, no período seco, valores de pH, CE e atividade de hidrólise do diacetato de fluoresceína (FDA) superiores aos das demais áreas. No entanto, foi observada correlação negativa entre o carbono microbiano e os valores do quociente metabólico (qCO2). A biomassa microbiana e a fosfatase alcalina também foram superiores no solo cultivado por três anos e que recebeu rejeito salino em relação ao solo nativo sem irrigação, confirmando o desempenho de plantas halófitas na melhoria da qualidade do solo sob condições de estresse salino. O cultivo de A. nummularia constitui uma das alternativas para utilização de rejeito salino proveniente da dessalinização por osmose reversa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lopes, Leonardo do N., Claudinei F. Souza, and Bruno de L. Santoro. "Utilização da TDR para monitoramento da solução de nitrato de potássio em Latossolo Vermelho-Amarelo." Engenharia Agrícola 30, no. 5 (October 2010): 932–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000500015.

Full text
Abstract:
O conhecimento da distribuição e armazenamento da solução no solo é de grande importância para a agricultura, pois a interação entre os nutrientes e a água é um dos fatores que influenciam diretamente no rendimento das culturas. Das várias técnicas utilizadas para o monitoramento da solução no solo, a reflectometria no domínio do tempo (TDR) vem sendo bastante difundida entre os pesquisadores por apresentar inúmeras vantagens, dentre as quais a mensuração em tempo real e a possibilidade de leituras automatizadas. O principal objetivo desta pesquisa foi avaliar a distribuição da solução de KNO3 no perfil de um Latossolo Vermelho-Amarelo. Sondas de Reflectometria no Domínio do Tempo (TDR) foram utilizadas para monitorar a distribuição de solução no solo aplicada por gotejadores de fluxo constante nas vazões de 2; 4 e 8 L h-1. Considerando-se os resultados de diferentes perfis, observou-se maior armazenamento da solução próxima ao gotejador, diminuindo progressivamente para frente de molhamento. Pouco mais da metade da solução aplicada (65%) foi armazenada na primeira camada (0-0,10 m) para todos os ensaios, e 22% foi armazenada na próxima camada (0,10-0,20 m). Comparando-se diferentes taxas de aplicação, observou-se maior armazenamento de água para o gotejador de 4 L h-1, com 60; 72 e 63% de solução de KNO3 aplicada acumulada na primeira camada (0-0,10 m) para gotejadores de 2; 4 e 8 L h-1, respectivamente. Os resultados sugerem que, com base no volume e frequência utilizada neste experimento, seria vantajoso aplicar pequenas quantidades de água em intervalos mais frequentes para reduzir perdas por percolação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Samuel-Rosa, Alessandro, Ricardo Simão Diniz Dalmolin, and Fabrício de Araújo Pedron. "Caracterização do solo de cobertura de aterros encerrados com ferramentas (geo)estatísticas." Engenharia Sanitaria e Ambiental 16, no. 2 (June 2011): 121–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522011000200004.

Full text
Abstract:
Inúmeros trabalhos abordam a elaboração de estratégias amostrais e a aplicação de ferramentas (geo)estatísticas no estudo de atributos do solo. Entretanto, são escassos os trabalhos envolvendo a aplicação desta abordagem no monitoramento de solos construídos sobre aterros encerrados de resíduos sólidos urbanos. Este estudo mostra que a densidade amostral necessária para tornar possível o uso da geoestatística em tais casos, elevaria os custos operacionais. A melhor alternativa é a utilização dos métodos de estatística multivariada (análise de componentes principais e de agrupamento) para definição de zonas homogêneas de manejo. Os atributos que melhor explicam a estrutura da variabilidade do solo construído são o teor de areia (ou argila), a saturação por bases e o pH, todos relacionados com a contaminação do solo com chorume e o adequado desenvolvimento da vegetação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography