Academic literature on the topic 'Moradia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Moradia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Moradia"

1

Garrido, Edleusa Nery, and Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri. "A moradia estudantil universitária como tema na produção científica nacional." Psicologia Escolar e Educacional 17, no. 1 (June 2013): 87–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572013000100009.

Full text
Abstract:
O estudo teve como propósito realizar uma análise da produção científica nacional sobre moradias estudantis universitárias. Foram consultadas as principais bases de dados nacionais e sítios eletrônicos de diversas instituições brasileiras de ensino superior. Localizaram-se 23 estudos, publicados entre 2000 e 2009. O resultado da análise dos objetivos das produções apontou diferentes focos, agrupados em três categorias: o estudante morador, a moradia estudantil e as ações da assistência estudantil. Embora haja ampla produção científica estrangeira voltada ao estudo das moradias universitárias, a nacional ainda é escassa e a visão da moradia como espaço de formação está pouco presente. Sugerem-se investigações que busquem conhecer a realidade desses ambientes e os impactos produzidos sobre os estudantes. Tendo em vista que as moradias estudantis são de responsabilidade institucional, acredita-se que tais estudos possam subsidiar medidas que garantam adequadas condições de formação do universitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

NOGUEIRA, MONICA. "A FLEXIBILIDADE ARQUITETONICA ATRAVES DA MORADIA MOVEL NO SECULO XXI." Revista Mythos 17, no. 1 (September 1, 2022): 55–62. http://dx.doi.org/10.36674/mythos.v17i1.707.

Full text
Abstract:
Com o avanço tecnológico, novas modalidades de moradia começaram a ganhar mais espaço no mercado. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivoanalisar a flexibilidade e possibilidades de implementação de moradia móvel frente ao atual cenário tecnológico social. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Gutierrez (2008), Pádua e Souto (2020) e Gonçalves (2018). Também foi realizada uma entrevista com moradores desse tipo de moradia com o intuito de relacionar os dados para a viabilidade do tema. Foi possível compreender que a arquitetura móvel teve um desenvolvimento maior a partir do século XXI, devido ao avanço tecnológico, o que trouxe novos conceitos e ideias aos arquitetos, em que as moradias móveis ganharam espaço, tendo uso para viagens ou para moradia permanente.Com base nas pesquisas realizadas, concluiu-se que a moradia móvel é uma tendência para o atual mercado, e quem utiliza aprova e indica 100% seu uso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Evangelista, Marcela Boni. "CORPO COMO MORADA: UMA HISTÓRIA DE LUTA POR MORADIA." Revista Canoa do Tempo 12, no. 1 (October 8, 2020): 91–103. http://dx.doi.org/10.38047/rct.v12.n01.2020.d4.p.91.103.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Livieres, Carlos Francisco, and Ana Luisa Aranha e. Silva. "O projeto moradia assistida do centro de atenção psicossocial: de uma questão clínica a outra." Revista da Escola de Enfermagem da USP 40, no. 2 (June 2006): 188–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342006000200006.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou analisar, por meio de estudo de caso clínico e segundo o referencial psicanalítico, se as intervenções do Projeto Moradia possibilitam a estabilização do paciente por meio de construção de uma metáfora delirante. Os resultados indicaram o impacto do Projeto na vida do morador: ser aceito, evidenciando uma vitória nos objetivos relacionados à autonomia, redução do isolamento social e intervenção nas questões de moradias consideradas perniciosas, articulando "duas clínicas": uma que interfere diretamente na vida dos moradores a iniciar de suas intervenções e outra, que a sustenta, mas opera em outras instâncias de tratamento, compondo uma relação de interdependência institucional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Furtado, Juarez Pereira. "Subsídios para a diversificação de moradias destinadas a pessoas com transtorno mental grave no Brasil: uma revisão." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 17, no. 46 (August 23, 2013): 635–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832013005000016.

Full text
Abstract:
Com as críticas ao chamado manicômio, diversas iniciativas de moradia para egressos de hospitais psiquiátricos precisaram ser implementadas em diferentes países. Neste artigo, a partir de revisão narrativa, analisamos os antecedentes e a constituição de moradias para pessoas com transtorno mental grave implementadas no Brasil, pelo Sistema Único de Saúde. Identificamos pouca discussão sobre os limites do programa de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) e a quase inexistência de discussões sobre alternativas para as necessidades de moradia de pacientes graves ligados aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Subsidiados por reflexões oriundas da experiência canadense, discutimos a necessidade e os caminhos possíveis de ampliação não só quantitativa, mas, sobretudo, qualitativa, das formas de apoio às moradias de pessoas com transtorno mental grave no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kropotkin, Piotr, and Cibele Saliba Rizek. "A moradia." Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), no. 3 (January 1, 2006): 105. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i3p105-109.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sacramento, Sabrina, Yuri Oliveira, Aline Barroso, and Mayara Araújo. "Caracterização do entorno das moradias estudantis em Salvador." arq.urb, no. 30 (April 7, 2021): 143–53. http://dx.doi.org/10.37916/arq.urb.vi30.453.

Full text
Abstract:
Entendendo a importância da moradia e de sua localização para o acesso a equipamentos básicos, este artigo objetivou mapear e analisar o entorno das moradias estudantis em Salvador. Foi priorizada a análise dos equipamentos de saúde e estabelecimentos comerciais do tipo farmácia, mercado e reprografia. A pesquisa iniciou-se com o entendimento da política de assistência estudantil no Brasil especialmente em Salvador. Foram realizados levantamentos, mapeamentos e visitas in loco das moradias. A primeira análise considerou a acessibilidade destes estudantes à UFBA, a partir da distância entre essas moradias e a referida instituição, a segunda análise foi com relação à presença dos equipamentos, acima citados, no entorno das moradias estudantis, para isso, foram estabelecidos raios de caminhabilidade que indicavam a distância média confortável para alcançar os equipamentos. Pode-se concluir que a maioria das moradias estudantis em Salvador encontrava-se em contextos urbanos com boa oferta dos equipamentos analisados e que a política de assistência estudantil deve levar em consideração, para além da qualidade da moradia, sua localização, visando ao acesso dos estudantes a equipamentos urbanos, e consequentemente contribuindo para o direito à cidade desses indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade, Diogo De Calasans Melo. "POLÍTICAS NÃO PÚBLICAS DE MORADIA NA SOCIEDADE PATRIMONIALISTA E A ATUAÇÃO DO ESTADO EM FAVOR DOS INTERESSES PRIVADOS." Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) 6, no. 2 (December 19, 2018): 93. http://dx.doi.org/10.25245/rdspp.v6i2.375.

Full text
Abstract:
o objetivo do presente artigo é analisar a evolução histórica da interferência do Estado na construção de moradias para os necessitados, até chegarmos as atuais políticas habitacionais. Primeiro, identificou-se que no Brasil nunca houve uma verdadeira política habitacional para concretizar o direito social à moradia. Em seguida, detectou-se que nosso Estado não é o do bem-estar social, mas uma sociedade patrimonialista em favor dos interesses privados. Assim, concluiu-se que as políticas de moradia não podem ser chamadas de públicas, uma vez que são criadas e executadas pelo Estado, mas para atender os interesses das construtoras privadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Luiz Reginaldo, Wander, and Lívia Morais Garcia Lima. "Município educativo e narrativas das experiências e aprendizados em conjunto habitacional popular." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 7, no. 21 (November 5, 2022): 573–87. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2022.v7.n21.p573-587.

Full text
Abstract:
O estudo teve por objetivo principal entender a relação entre as pessoas e o município de Limeira, SP, a partir das experiências do viver e do conviver em moradia popular no Conjunto Habitacional Geada 2, verificando suas problemáticas, exclusões, espaços, memórias e aprendizados. A pesquisa utilizou uma metodologia de caráter qualitativo, a História Oral, com ênfase na entrevista temática, acompanhada de diário de campo. Observou-se que, ao longo dos diferentes governos (1992 – 2014), os investimentos em moradia popular foram desiguais; em contrapartida, a distribuição das moradias tornou-se mais humanizada. Chamou atenção a influência do neoliberalismo nessa política social, que encara a moradia como mercadoria e fonte de lucro. A partir das narrativas, nota-se a necessidade de aprender a conviver, de perceber o lugar, de superar as dificuldades de acesso aos serviços essenciais e, apesar disso, observa-se a importância das iniciativas locais que visam autonomia e vínculo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bressan, Sidney, and Maria Luiza de Souza Lajús. "A casa que habito: relatos de um reassentamento urbano." RUA 23, no. 1 (July 4, 2017): 98. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v23i1.8649800.

Full text
Abstract:
Esse artigo objetiva analisar a apropriação do espaço residencial, a partir dos relatos daqueles que o protagonizaram – famílias de baixa renda que moravam em áreas de risco e irregulares e que foram reassentadas em um conjunto de Habitação de Interesse Social denominado Vida Nova, na cidade de São Domingos/SC. Por meio de narrativas busca-se apresentar histórias particulares de lutas e superações em relação à antiga morada, bem como os fatores sociais, econômicos e culturais que podem ter contribuído no jeito peculiar de cada morador em apropriar-se do novo espaço. Considerar a moradia em seus fenômenos particulares e subjetivos demonstrou ser, tanto um agente conformador como propulsor para o modo de apropriação do espaço residencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Moradia"

1

Oliva, Arlinda. "Morador e moradia no espaço urbano da cidade de Salvador." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92654.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2009
Made available in DSpace on 2012-10-24T10:51:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 271978.pdf: 5138590 bytes, checksum: 67cc34a24937c80a61756fe152810597 (MD5)
Este trabalho está situado na área de Gestão Territorial, mas especificamente no tema Habitação de Interesse Social, vinculado à Sustentabilidade Urbana, e especificamente no seu aspecto qualitativo. O presente trabalho tem a pretensão de oferecer uma contribuição para a produção do conhecimento teórico no tema habitação de interesse social, tendo sua concepção estruturada em duas etapas: a construção conceitual do significado do termo moradia e a validação empírica do conceito construído através da comparação do processo de acesso à moradia percorrido por duas comunidades, Engomadeira e o Movimento dos Sem-Teto de Salvador, sendo usado o método comparativo e a análise estatística descritiva e indutiva. O trabalho recorre à complexidade do conceito de moradia para buscar respostas à problemática do processo de acesso à mesma, e acrescenta a este panorama as relações de desempenhos do ambiente construído, através da percepção do morador. A integração de teorias com origem em outras áreas de conhecimento fundamenta essa pesquisa, na medida em que, cada qual, em espaço e tempo diferente, adota uma visão de interrelação entre o indivíduo e o ambiente, compreendendo-os contextualizados entre si. O trabalho tem como resultado geral o desenho de uma Matriz Inacabada de Sustentabilidade em Territórios de Populações de Baixa Renda, e aponta como tendência o desenho da Gestão da Tecnologia da Moradia das Populações de Baixa Renda. A constatação que a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade dispensadas ao tratamento do tema são insuficientes para a compreensão dos problemas vinculados ao mesmo, é considerada pela autora como conclusão do trabalho.
This work is located on Land Management area, specifically in the Social Housing themme, attached to Urban Sustainability, and on its qualitative aspect. It has the intention to offer a contribution to the theoretical knowledge to the themme, having its conception framed into two phases: conceptual construction of the housing meaning and the empirical validation of the constructed concept through comparison of the access process to the dwelling spaned by two communities, Engomadeira and Movimento dos Sem-Teto de Salvador (Salvador Homeless Movement), being used the method comparative and statistic analysis. The work resorts to the complexity of housing concept seeking for answers to the process issue for its access, and adds to this panorama the relations among performances of the building environment through the dweller perceptions. Oncoming theories from other áreas integration grounds this research, since each one of those, on space and time adopts an interrelation vision between individual and environment, understanding them as contextualized each other. The work has as geral result the drawing of a Matrix Unaccomplished of Sustainability on Lands of People of Low Income, and indicated as tendency the drawing of Administration from Tecnology from Home of the People of Low Income. The certify what the multidisciplinaridade and the interdisciplinaridade laid-off the treatment theme are insufficient for apprehension from the problems linked at the same is considerate by the author as the conclusion of the work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pontes, Daniele Regina. "Direito à moradia." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2013. http://hdl.handle.net/1884/29067.

Full text
Abstract:
Resumo: Os sinais da desconexão entre a efetivação da moradia, no sentido de condição de coexistência habitada por significações múltiplas de realização da vida e, o anúncio do levantamento de um sem número de paredes e telhados localizados em algum lugar, que pode ser lugar nenhum, mais vazios de significado por talvez se apresentarem apenas como o lugar de um, é que deram ao trabalho o tom da preocupação e do objeto da pesquisa. Apartar a construção de casas ou as soluções construtivas de moradia da necessidade de realização de uma vida concreta, que reclama mais que abrigo, além de evidentemente reclamar abrigo e certo conforto, significaria abandonar a substância do direito anunciado. O prenúncio da política pública habitacional ancorada no direito, como promessa de inversão do legado da ausência estatal ou das ações equivocadas do passado permite, no mínimo, disposição para o enfrentamento das velhas questões proprietárias e das mais novas questões urbanas. Entre isso e aquilo estão o presente da política e a peleia que constrange o discurso jurídico a encostar na prática que, sem pretensões generalistas, reclama o olhar sobre aquilo que se apresenta como demanda concreta e muitas vezes particular, constituída sobre sentidos de pertencimento e sobre modos de compartilhamento, cooperação e realização de ações coletivas. Reivindicar a tutela do direito, fundada em tal reconhecimento pode, em certa medida, facilitar as reaproximações entre terra e casa, possibilitando que a moradia seja compreendida em seu sentido complexo de identidade, acolhimento e vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Carolina Caraíba Nazareth. "Direito à moradia." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2010. http://hdl.handle.net/1884/24334.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de monitoramento do direito à moradia nos municípios brasileiros através da utilização de indicadores sociais. Para chegar a esta proposta foram analisadas as bases teóricas e legislativas que dão sustentação à defesa do direito à moradia, assim como os principais obstáculos para sua efetivação no contexto nacional atual. Foi realizada uma pesquisa entre sistemas de indicadores sociais urbanos nacionais e internacionais, que forneceram a base teórica para apresentação de uma proposta adequada à realidade brasileira. Por fim, os indicadores propostos foram utilizados para analisar a situação do direito à moradia no município de Curitiba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

OUTEIRO, Gabriel Moraes de. "Direito à moradia: análise do Projeto Moradia Cidadã em Concórdia do Pará." Universidade Federal do Pará, 2014. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7569.

Full text
Abstract:
Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-02-03T14:59:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DireitoMoradiaAnalise.pdf: 1347294 bytes, checksum: 6aa8696521be0843b4623c00d3b1af6a (MD5)
Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-02-03T16:29:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DireitoMoradiaAnalise.pdf: 1347294 bytes, checksum: 6aa8696521be0843b4623c00d3b1af6a (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-03T16:29:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DireitoMoradiaAnalise.pdf: 1347294 bytes, checksum: 6aa8696521be0843b4623c00d3b1af6a (MD5) Previous issue date: 2014-08-19
Esta dissertação trata do direito à moradia, diretriz norteadora para realização de políticas de regularização fundiária, utilizando, para tanto, a concepção de igualdade de capacidades e de funcionamentos de Amartya Sen, que dá embasamento teórico a justificar a força normativa do direito à moradia. A dissertação analisa o Projeto Moradia Cidadã em Concórdia do Pará e privilegia a abordagem que compreende a moradia digna como multidimensional, a revelar de forma crítica que os benefícios gerados pelo projeto de regularização fundiária são limitados.
This dissertation deals with the right to housing, while guiding directive to perform regularization policies, using for this purpose, the concept of equal capabilities and functionings of Amartya Sen, which gives theoretical basis to justify the normative force of the right to housing. The dissertation analyzes the Citizen Housing Project in Concórdia do Pará and favors the approach which comprises decent housing as multidimensional, revealing the critical point that the benefits generated by the agrarian regularization project are limited.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Goettems, Renata Franceschet. "Moradia estudantil da UFSC." Florianópolis, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100726.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Made available in DSpace on 2013-06-25T22:02:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 310416.pdf: 14644291 bytes, checksum: c44193bfa136b1edbbfdc823f5a94ce9 (MD5)
A moradia estudantil deve prover suporte psicofísico para os estudantes que nela habitam, tendo como objetivos proporcionar aos moradores um local de habitação; de apoio à constituição do indivíduo como adulto, cidadão e profissional; de socialização; e ainda de desenvolvimento de atividades extracurriculares. Através do processo de expansão das Universidades Federais, é crescente a necessidade de vagas em moradias estudantis, juntamente a isso, torna-se necessária a avaliação dos espaços que estão sendo oferecidos aos estudantes universitários moradores dessas edificações. Essa dissertação apresenta um estudo de caso realizado em Florianópolis na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o objetivo de avaliar o espaço habitado pelos estudantes-moradores, tendo como foco as inter-relações usuário e ambiente. Neste sentido, o trabalho desenvolve-se baseado na relação que o estudante-morador possui com sua habitação e como ocorre a relação entre o ambiente construído e sua adequação ao uso, através da espacialização das atividades desenvolvidas pelos estudantes. Para dar suporte a esse trabalho, buscamos referências teóricas relacionadas a história da Universidade, bem como de sua Moradia Estudantil; procuramos compreender o conceito de habitação/casa/moradia; além de nos apoiarmos em pesquisas desenvolvidas no campo do comportamento ambiental. A abordagem multi-métodos utilizada - registros etnográficos, leituras espaciais, observações, diálogos e entrevistas - possibilitou a avaliação e caracterização do edifício, bem como orientou as observações das interações humano x ambiente. Essa abordagem também proporcionou a identificação de elementos que influenciam tanto na forma como os usuários percebem seu ambiente quanto na maneira como se relacionam com os demais moradores. O levantamento dessas informações possibilitou que sugeríssemos alterações para o edifício estudado, buscando adequar este as necessidades e expectativas dos estudantes-moradores, assim como permitiu traçar recomendação gerais que auxiliem arquitetos na concepção em futuros projetos de moradias estudantis.
The student housing must provide psychophysical support for undergraduate who inhabit it, having as objective to give residents a place for dwelling; to support the constitution of the individual as an adult citizen and professional, socialization, and development of extracurricular activities. Through the process of expansion of public universities, there is a growing need for vacancies in student housing, along with this, it becomes necessary to evaluate the spaces that are being offered to college students residents of these buildings. This dissertation presents a case study carried out in Florianópolis at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) in order to understand the space inhabited by students-residents, focusing on the interaction between user and environment. In this sense, the work is developed based on the relationship that the student-resident has with their own housing and how does the relationship between the built environment and its suitability for use, through the spatialization of the activities carried out by students. To support this work, we seek theoretical references concerning the history of the University and its Student Housing; seek to understand the concept of dwelling / house / housing, in addition to supporting research conducted in the field of environmental performance. A multi-methods approach used - ethnographic, spatial readings, observations, dialogues and interviews - enabled the evaluation and characterization of the building as well as mentored the observations of human x environment interactions. This approach has also facilitated the identification of elements that influence both the way users perceive their environment and how they relate to other residents. The removal of this information allowed urge changes to the building, seeking to adapt this studied the needs and expectations of students, residents, as well as general guidelines to help plot allowed architects in designing future student housing projects.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barbosa, Felipe Perdigão. "O projeto social Pró-moradia: do direito à moradia à sua apropriação como mercadoria." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2017. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5583.

Full text
Abstract:
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2017-08-15T11:04:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) felipeperdigaobarbosa.pdf: 2974342 bytes, checksum: 205e51c585d09e6dd0ef008179761c29 (MD5)
Rejected by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br), reason: on 2017-08-15T11:40:30Z (GMT)
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2017-08-15T11:42:55Z No. of bitstreams: 1 felipeperdigaobarbosa.pdf: 2974342 bytes, checksum: 205e51c585d09e6dd0ef008179761c29 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-08-15T12:03:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 felipeperdigaobarbosa.pdf: 2974342 bytes, checksum: 205e51c585d09e6dd0ef008179761c29 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-15T12:03:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 felipeperdigaobarbosa.pdf: 2974342 bytes, checksum: 205e51c585d09e6dd0ef008179761c29 (MD5) Previous issue date: 2017-03-29
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O trabalho em questão tomou como objeto de análise o projeto social de cunho habitacional Pró-Moradia, localizado em uma área de ocupação popular da cidade de Muriaé, Minas Gerais, que apresenta contradições inerentes ao processo de produção capitalista do espaço. O projeto, que possui ainda cunho paroquial, foi idealizado por um padre holandês erradicado no município, conhecido como padre Tiago Prins. Originalmente, o projeto Pró-moradia aparenta personificar os ideais daquilo que Henri Lefebvre chamou de “direito à cidade”, expresso na primazia do “uso” da habitação. Contudo, ao longo de sua história esses ideais se perderam frente às contradições inerentes ao próprio capitalismo, que se desenvolveram justamente pela falta de organização social do projeto em questão. O fato de grande parte dos imóveis não possuir escritura, sendo estes terrenos vinculados a um grupo de investidores externos, tidos como “doadores”, contribuiu para um caminho de exclusão e não de acesso ao uso da cidade.
The work in question took as an object of analysis the social project of a housing project Pró-Moradia, located in an area of popular occupation of the city of Muriaé, Minas Gerais, which presents contradictions inherent in the process of capitalist production of space. The project, which still has a parish, was conceived by a dutch priest eradicated in the municipality, know as father Tiago Prins. Originally, the Pro-dwelling project seems to epitomize the ideals of what Henri Lefebvre called the “right to the city”, expressed in the primacy of the “use” of housing. Throughout their history, however, these ideals have been lost in the face of the contradictions inherent in capitalism itself, which have developed precisely because of the lack of social organization of the project in question. The fact that most of the properties do not have a deed, and these lands are linked to a group of external investors, considered as “donors”, controbuted to a path of exclusion and not access to the use of the city.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rosa, Maria Aparecida de Souza. "Moradia: a pasárgada dos velhos?" Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12376.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T18:47:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Aparecida de Souza Rosa.pdf: 3098674 bytes, checksum: c5c1f96cea9afbeac0c14813f7e44f6c (MD5) Previous issue date: 2011-05-11
This study has a qualitative approach, in which we adopted the method of action research, developed in the city of Sao Bernardo do Campo, and aimed to understand how the state, family and society take a position on the autonomy of the elderly live, the main factors influencing this choice, besides contributing to the exercise of citizenship of older people and drawing up new proposals and policies to facilitate access to housing for the elderly. We chose to use as a methodological procedure through participant observation of meetings, collective and individual interviews with semistructured questions, with three seniors, when they still lived in the hostel, from the preparatory phase for the new home, the change itself dictates and living in shared house. These procedures enabled the researcher to understand that the point of view of residents - while having autonomy, community interaction and support of the association - the address age-BE now is a first step. Because they are still searching for his Pasárgada particular
Este estudo tem abordagem qualitativa, no qual adotamos o método da pesquisa-ação, desenvolvida na cidade de São Bernardo do Campo (SP), e teve como objetivo compreender como Estado, família e sociedade se posicionam quanto à autonomia do idoso no morar, quais os principais fatores que influenciam essa escolha, além de contribuir ao exercício de cidadania dos idosos e elaboração de novas propostas e políticas públicas para facilitar o acesso do idoso à moradia. Optou-se por utilizar como procedimento metodológico a observação participante por meio de reuniões, entrevistas coletivas e individuais, com perguntas semiestruturadas, com três idosos, no momento em que ainda moravam em um albergue, passando da fase preparatória para a nova casa, a mudança propriamente dita e a convivência em casa compartilhada. Esses procedimentos possibilitaram à pesquisadora compreender que, do ponto de vista dos moradores - embora tendo autonomia, convívio comunitário e suporte da associação - Envelhe-SER na morada atual é um primeiro passo. Porque ainda estão em busca da sua Pasárgada particular
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

D, Ambrosio Daniela. "O direito fundamental à moradia digna." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/6279.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T20:22:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniela D Ambrosio.pdf: 484754 bytes, checksum: 53255ec03d858187f2b261872c2d4e72 (MD5) Previous issue date: 2013-10-23
This dissertation presents the right to adequate housing as a fundamental right. Describes the content of that right, his prediction in the Federal Constitution, in legislation and in international human rights protection and exposes the gap between these predictions and reality. Comes from the huge number of people without adequate housing, comprising spaces characterized by the absence of the state. Identified are responsible for fulfilling that right and discussed their exposure to liability, as well as some possible ways of action of public authorities representatives of the three Powers. At the end, were brought into consideration three case studies that illustrate the points made in the theoretical and demonstrate the way in which they conducted some urban land conflicts
Esta dissertação apresenta o direito à moradia digna como um direito fundamental. Descreve o conteúdo desse direito, a sua previsão na Constituição Federal, na legislação e nas normas internacionais de proteção dos direitos humanos e expõe a lacuna existente entre essas previsões e a realidade brasileira. Trata do enorme número de pessoas sem moradia digna, que compõem espaços caracterizados pela ausência do Estado. São identificados os responsáveis pela satisfação do direito à moradia digna e discutidos os limites dessa responsabilidade, bem como algumas possíveis formas de atuação das autoridades públicas representantes dos três Poderes. Ao final, foram trazidos para reflexão três casos práticos, que ilustram as colocações feitas no plano teórico e demonstram o modo pelo qual foram conduzidos alguns conflitos fundiários urbanos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Spinosa, Vanessa. "Pela Navalha - Cotidiano, Moradia e Intimidade." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12955.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T19:31:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VanessaSpinosa[1].pdf: 947131 bytes, checksum: 8ebe960fff6030ce346143ecdf31de58 (MD5) Previous issue date: 2005-04-12
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The challenge of this work is to discuss the daily life of Belém of Para in the 30´s and also the urban growing of the city that was appearing between changes and permanence. This research intends to contribute for Amazon regional historiography and also discuss about daily life, family, sensibilities, urbanity and popular way of life. Thus, the research has focused crime process of deflower and body lesion among other various historical sources: magazines, memories, albums, statistic boards. This rich and diverse documental framework was able to investigate different dimensions of popular way of life in Belém, their stile of life, their residences, their intimacy, their relationships and feelings. Therefore, historical agents and their residences places were emphasized, especially those who lives in pensions, tenement house, giving a especial attention to details of intimate spaces and the straight relations between it and the dwellers. The neighborhood was another essential point of the analyzes, seeking the comprehension of personal relationship, such as assistance and solidarity, vigilance and interferences, tensions and love affair among different agents with different jobs, such as public functionary, homemaker and stevedore. In additions to this, the research tried to raise questions of sensibility, discussing behaviors, love and affective choices, and how conjugal relationship used to happen among common people. The ideals of marriage and the concubinage were explained, giving evidence to how love and conjugal choices were made, and also how were consolidated the multiples ways of familiar constitutions, some more related to the living together and others related to the choices that were legitimated by the society and by those social agents that where close to them.
Discutir o cotidiano de Belém do Pará na década de 1930 é o desafio desses escritos, bem como a expansão urbana da cidade, que foi aparecendo com suas contradições entre mudanças e permanências. Essa investigação busca contribuir para a historiografia regional da Amazônia, também com as discussões sobre cotidiano, família, sensibilidades, urbanidade e modos de vida nas camadas populares. Para tanto, a pesquisa focalizou processos-crime de defloramento e de lesão corporal, entre diversas outras fontes: revistas, memórias, álbum e tabelas censitárias. Esse vasto e diversificado arcabouço documental possibilitou a investigação de diferentes dimensões do cotidiano dos populares na cidade, suas formas de vida e moradia, suas intimidades, seus relacionamentos e suas afetividades. Nesse sentido, os sujeitos históricos e seus locais de moradia foram enfatizados, tendo destacado o morar em pensões, casas e estâncias, com um detalhamento dos espaços íntimos e da relação direta deles com seus moradores. A vizinhança foi outro ponto essencial da análise, buscando-se perceber os relacionamentos interpessoais, as formas de apoio e solidariedade, vigilância e interferências, tensões e relacionamentos amorosos, entre diferentes sujeitos sociais de várias ocupações, tais como funcionários públicos, donas de casa e estivadores. Buscou-se, ainda, destacar as questões das sensibilidades, discutindo os comportamentos, as escolhas amorosas e afetivas e como se efetivavam os vínculos conjugais entre os populares. Os ideais de união matrimonial e os amasiamentos foram aventados, ressaltando-se como eram feitas as opções amorosas e/ou conjugais e como eram consolidadas as várias formas de vida a dois, os múltiplos arranjos familiares, alguns mais atrelados ao morar junto , e a escolhas legitimadas pelo meio social e com quem os sujeitos conviviam e circulavam no cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bloch, Janaina Aliano. "O direito à moradia: Um estudo dos movimentos de luta pela moradia no centro de São Paulo." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-08072008-143230/.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, analisamos os principais movimentos de moradia atuantes na região central de São Paulo, e em nosso quadro destacamos o Movimento de Moradia do Centro (MMC) como experiência etnográfica. Temos como base a relação movimento social, sociedade e cultura política. Neste projeto a questão da luta pela moradia na área central é entendida como luta pelo direito à cidade, assim, colocamos como objetivo contribuir para a discussão da participação desses movimentos na esfera pública. Refletimos também sobre os Movimentos enquanto espaço de luta e de construção da identidade e da representação social e política das pessoas envolvidas. Além da observação direta da prática desses sujeitos, realizamos entrevistas com membros da estrutura hierárquica e participantes em geral dos movimentos.
In this work, the main active landless people\'s movements in the downtown area of São Paulo are analysed, and in our research, we highlight the Home Movement of the downtown area (Movimento de Moradia do Centro), MMC as an ethnographic experience. Our base is the relationship between the social movement, society and political culture. In this Project, the fight for a place to live in the downtown area is understood as a fight for the right to belong to the city, and therefore, we established an aim to contribute with the discussion about the participation of these movements in the public scene. We have also reflected upon the Movements as a space for fight and identity construction, and the social and political representation of the people who are involved. Apart from the direct observation of these people\'s practice, we have also interviewed members of the structural hierarchy and general participants of the movements.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Moradia"

1

Cidadania, Instituto. Projeto Moradia. 2nd ed. São Paulo, SP, Brasil: Instituto Cidadania, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. São Paulo: Editora Contexto, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves. "Favelas teimosas": Lutas por moradia. Brasília, DF: Thesaurus, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Adriano Stanley Rocha, and Marinella Machado Araujo. Estudos avançados de direito à moradia. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Maria da Glória Marcondes Gohn. Movimentos sociais e lutas pela moradia. São Paulo, SP: Edições Loyola, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Aina, Eliane Maria Barreiros. O direito à moradia nas relações privadas. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Araújo, Ana Maria Matos. Fortaleza, metrópole regional: Trabalho, moradia e acumulação. Fortaleza: EdUECE, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Aina, Eliane Maria Barreiros. O direito à moradia nas relações privadas. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Marques, Lires. A história das ocupações: A luta pela moradia. Porto Alegre: [publisher not identified], 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Júnior, Nelson Saule. A proteção jurídica da moradia nos assentamentos irregulares. Porto Alegre: S.A. Fabris Editor, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Moradia"

1

Wild, Gerhard. "Moravia, Alberto." In Kindlers Literatur Lexikon (KLL), 1. Stuttgart: J.B. Metzler, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05728-0_13276-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Thoma, Heinz. "Alberto Moravia." In Kindler Kompakt Italienische Literatur 20. Jahrhundert, 154–55. Stuttgart: J.B. Metzler, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05534-7_30.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Jahanbegloo, Ramin. "An Examined Civilization." In Maxima Moralia, 34–41. London: Routledge India, 2022. http://dx.doi.org/10.4324/9781003292777-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jahanbegloo, Ramin. "The Meaning of Life." In Maxima Moralia, 59–65. London: Routledge India, 2022. http://dx.doi.org/10.4324/9781003292777-12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jahanbegloo, Ramin. "The Solitude of Nonviolence." In Maxima Moralia, 66–72. London: Routledge India, 2022. http://dx.doi.org/10.4324/9781003292777-13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Jahanbegloo, Ramin. "The Otherness of the Other." In Maxima Moralia, 22–26. London: Routledge India, 2022. http://dx.doi.org/10.4324/9781003292777-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jahanbegloo, Ramin. "Introduction." In Maxima Moralia, 1–2. London: Routledge India, 2022. http://dx.doi.org/10.4324/9781003292777-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Jahanbegloo, Ramin. "An Ontology of Fragility." In Maxima Moralia, 54–58. London: Routledge India, 2022. http://dx.doi.org/10.4324/9781003292777-11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jahanbegloo, Ramin. "The Power of Agape." In Maxima Moralia, 7–11. London: Routledge India, 2022. http://dx.doi.org/10.4324/9781003292777-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jahanbegloo, Ramin. "The Art of Maturity." In Maxima Moralia, 12–16. London: Routledge India, 2022. http://dx.doi.org/10.4324/9781003292777-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Moradia"

1

S. F., G. "SEM MORADIA NÃO HÁ DEMOCRACIA." In ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/paulofreire-2018-89607.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moraes, Odair Barbosa de, and Débora Camargo Cavalheiro. "Avaliação do Programa Minha Casa, Minha Vida em Alagoas: conclusões a partir de 3 casos." In III SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA [SINGEURB 2021]. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.863.

Full text
Abstract:
Na última década, o Brasil presenciou a retomada em grande escala de projetos de habitação social, com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e nele os programas Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e Urbanização de Assentamentos Precários. No entanto, o processo de implementação destes programas mostrou-se extremamente complexo. O PMCMV possibilitou o acesso à moradia, mas não a cidade, com diversos projetos sem equipamentos urbanos e serviços adequados. O aprendizado a partir das ações realizadas tem sido uma meta entre os pesquisadores da área. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa na qual foram realizados três estudos de caso em empreendimentos do PMCMV no estado de Alagoas, utilizando-se ferramentas de Avaliação Pós-Ocupação (APO). No presente artigo são apresentados os resultados dos questionários relativos às unidades habitacionais e às avaliações globais. Nota-se a importância do Programa quanto à produção de novas moradias para as classes de renda mais baixa, no entanto, aspectos negativos levantados ressaltam a necessidade de projetos de habitação de melhor qualidade, garantindo assim, mais que um abrigo, uma moradia adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramos, Elder da Silva, and Anna Sophia Barbosa Baracho. "Moradia Temporária: projeto modular de moradia estudantil para a cidade de São João del-Rei, MG." In Anais do 5º Fórum HABITAR 2019: Habitação e Desenvolvimento Sustentável. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/110047.5-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Jesus, Rodrigo Paulo de. "A produção de moradia para os trabalhadores." In IV Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2009. http://dx.doi.org/10.4025/4cih.pphuem.262.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Maria Reis De Goes Monteiro, Ana, and Giovana Bertazzoni De Martino. "A Arquitetura da Moradia Estudantil da Unicamp." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-38179.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kunst, Marina Holanda, Lourival Lopes Costa Filho, and Gleice Azambuja Elali. "RELAÇÃO IDOSO-MORADIA: CONSIDERAÇÕES DA PSICOLOGIA AMBIENTAL." In IX Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Editora Blucher, 2022. http://dx.doi.org/10.5151/eneac2022-068.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moraes, Rodrigo Araujo, and Simone Barbosa Villa. "AMPLIABILIDADE E GASTO ENERGÉTICO EM HIS: ESTRATÉGIAS ORIENTADAS AO USUÁRIO PARA MORADIAS MAIS RESILIENTES." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.955.

Full text
Abstract:
As intervenções nas habitações de interesse social (HIS) acontecem. Em grande parte, não orientadas por profissionais e em sua maioria, não dotam a moradia de melhor qualidade. Ampliações que em alguns casos implicam no comprometimento de iluminação e ventilação natural. Consequentemente, ocasionando alcovas, o que indica a necessidade de condicionamento de ar e iluminação artificial, ações sinalizadoras de um maior gasto energético. Este artigo apresenta a fundamentação teórica e análises preliminares, a partir de dados coletados de uma pesquisa de mestrado em andamento. A pesquisa tem como objetivo avaliar a relação entre ampliabilidade e gasto energético em HIS por meio de instrumentos de avaliação pós-ocupação, análise morfológica do padrão de ampliações e obtenção do gasto energético das moradias em estudo de caso. Apoiado no Design Science Research, a pesquisa se estrutura em estudos: (i) bibliográfico; (ii) referencial; (iii) conceitual-abstrato; (iv) empírico - analítico; (v) propositivo. Finalmente, essa pesquisa foca no usuário-morador, pois busca compreender os principais impactos, vulnerabilidades e capacidades adaptativas sob a ótica do mesmo. Além disso, pretende-se ofertar artefatos em ambientes web/aplicativos, informações e estratégias orientadas a esses usuários, afim de ampliar de forma prática e direta a resiliência no ambiente construído, sua adaptabilidade e baixo gasto energético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Henrique Castro Braga, Thiago, and Simone Barbosa Villa. "OS LIMITES DA RESILIÊNCIA NA ESCALA DA MORADIA." In Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído. ,: ANTAC, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/sbqp2021.438084.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

PAIVA, M. "domus.domicílio.domínios – políticas públicas de moradia e o espaço doméstico." In 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/spddesign-0034.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

VEGRO, Maria Fernanda A. S. "Capitalismo de plataforma e o consumo líquido da moradia." In VII Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/viicincci-17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Moradia"

1

Perez, Willmer, Carmen Castillo Carrillo, Israel Navarrete, Heidy Gamarra, Efrain Arango, Jhony Naccha, and Jorge Andrade-Piedra. Cartilla para la identificación de síntomas de la punta morada de la papa. International Potato Center, October 2021. http://dx.doi.org/10.4160/9789290606161.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Magalhães Eloy, Claudia, Felipe de Jesús Ruiz Hernández, Jorge Armando Guerrero Espinosa, Juan José Cervantes Bautista, Luis Ignacio Joaquín Torcida Amero, and Renato Nardoni. Habitação de interesse social no Brasil: propostas para melhorias ao sistema de financiamento habitacional. Edited by María Paloma Silva de Anzorena and Clémentine Tribouillard. Inter-American Development Bank, September 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003666.

Full text
Abstract:
A publicação integra o conjunto de temas de política habitacional, objeto da Cooperação Técnica ProMorar, firmada entre o BID a SNH, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Este caderno se debruça sobre o tema do financiamento, central nas modelagens de política habitacional posto que fundamental para viabilizar a produção e a aquisição de moradias. O foco recai sobre o atendimento aos segmentos de renda baixa e moderada, aqueles que compoem, majoritariamente, o déficit habitacional e a demanda que se constitui a cada ano e que enfrentam maiores dificuldades para acessar o crédito. O objetivo geral é contribuir para o desenvolvimento de um mercado de crédito robusto, dinâmico e sustentável no Brasil, que permita alavancar a renda das famílias com capacidade adequada e regular de pagamento, possibilitando focar subsídios e estratégias governamentais para imprimir maior eficiência e cobertura no uso dos limitados recursos públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pullan, S. E., J. A. Hunter, and R. L. Good. Using downhole geophysical logs to provide detailed lithology and stratigraphic assignment, Oak Ridges Morain, southern Ontario. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 2002. http://dx.doi.org/10.4095/213689.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cortes Martínez, Dayro Enrique, and Oscar Javier Olarte Blandon. Pasto de corte king grass morado (Pennisetum Purpureum x Pennisetum Typhoides), una esperanza forrajera en la colonia agrícola de Acacias. Universidad Nacional Abierta y a Distancia, 2018. http://dx.doi.org/10.22490/ecapma.2772.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Krhutová, Lenka, Petr Šaloun, Kamila Vondroušová, Marcela Dabrowská, Zdeněk Velart, David Andrešič, and Miroslav Paulíček. Výzkum a vývoj podpůrných sítí a informačních systémů pro neformální pečující o osoby po cévních mozkových příhodách. Ostravská univerzita, 2021. http://dx.doi.org/10.15452/vsouhrntacr.2021.

Full text
Abstract:
The summary research report describes and summarizes the goals, course and results of the TAČR–VISNEP project. The aim of the experimental development project was to create an information system (IS) for informal carers (ICs) for a person after stroke using modern information technologies in the technical and non-technical spheres of research. IS will allow users to obtain relevant, timely and interconnected information on support networks to prevent their possible social isolation and exclusion, physical and psychological exhaustion, health disorders and other risk factors in their difficult life situation. The purpose of IS is to contribute to improved awareness of ICs support systems across other long-term care providers, in particular public administration, general practitioners etc. The intent of the project was to create and verify a pilot model of IS in Moravian-Silesian Region, which can subsequently be applied in other regions and / or other target ICs groups. The presented results of the project are based on data obtained by research procedures of qualitative and quantitative methodology in the process of agile software development.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Direitos Autorais Morais de Materiais Didáticos Institucionais (MDIs) para Cursos a Distância. NPT Educacional, November 2015. http://dx.doi.org/10.17699/workshopnpt.13.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography