To see the other types of publications on this topic, follow the link: Mostra Internacional de Cinema.

Journal articles on the topic 'Mostra Internacional de Cinema'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Mostra Internacional de Cinema.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Jorge, M. S. "Cinefilia Contemporânea: a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e seu Público." Comunicação & Sociedade 36, no. 1 (December 31, 2014): 33–58. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v36n1p33-58.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mestman, Mariano. "A hora dos fornos e o cinema político italiano por volta de 1968." Significação: Revista de Cultura Audiovisual 45, no. 50 (July 4, 2018): 297. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.145159.

Full text
Abstract:
A IV Mostra del Nuovo Cinema di Pesaro (Itália) foi um evento-chave no qual confluiu o cinema político latino-americano. Em junho de 1968, entre os festivais de Cannes (maio) e Veneza (agosto-setembro) – sacudidos pelas revoltas do 1968 –, Pesaro também viveu dias agitados, convulsionados. Foi aí que A hora dos fornos (1966-1968), de Solanas e Getino, teve sua estreia internacional. Este artigo reconstrói os eventos de Pesaro a partir de documentos internos da Mostra, além de escritos e testemunhos de seus principais protagonistas italianos: Lino Micciché, Goffredo Fofi, Valentino Orsini, entre outros. Ao mesmo tempo, o texto revisita os vínculos prévios de Solanas e Getino com o cinema político italiano, bem como a inserção de A hora dos fornos no circuito do cinema militante daquele país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dylan, Emerson. "O Festival e a Cidade." CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, no. 29 (August 7, 2019): 13. http://dx.doi.org/10.34019/1981-2140.2019.26382.

Full text
Abstract:
Tendo início em 1977, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo conquistou em pouco tempo grande destaque, se tornando um dos mais importantes festivais cinematográficos do país. Sucesso de público e crítica, a Mostra possui características próprias de resistência cultural, aflorando em meio ao regime militar brasileiro. Organizada por Leon Cakoff, que a dirigiu até o ano de sua morte, a Mostra se tornou um símbolo da cidade de São Paulo. Este artigo busca compreender a importância da Mostra na consolidação de um circuito cinéfilo na capital paulista. A partir de catálogos e da documentação do acervo da Mostra, de materiais de imprensa e de uma bibliografia multidisciplinar, busca-se compreender as relações do evento com a cidade de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Morato Zanatto, Rafael. "O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954)." Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 8, no. 1 (January 23, 2021): 101–30. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v8n1.728.

Full text
Abstract:
O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954) foi a tentativa brasileira de participar do circuito internacional dos festivais de cinema que ganhou fôlego na Europa após a II Guerra Mundial. Concebido como parte das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo, o festival baseou-se no modelo dos festivais de Cannes, Veneza, Bruxelas (1947) e Knokke Le Zoute (1949). Aprofundando as lições dos festivais europeus, o brasileiro harmonizou em sua programação mostras de enfoque comercial e retrospectivas culturais, mas com o fracasso das expectativas comerciais locais e com o sucesso das programações culturais, cristalizou-se a percepção em parcela da crítica e da crônica que arte e mercado foram dispostas em polos opostos, no qual as mostras comerciais haviam sido preteridas em relação às retrospectivas e atividades de cunho cultural. Analisando historicamente o caso do festival, veremos como seu fracasso comercial e sua única realização resultam diretamente da crise econômica que se abateu sobre o país e sobre a indústria cinematográfica local, demonstrando que oposição entre arte e comércio reflete, na realidade, disputas entre as cinematografias estadunidense e europeia. Veremos ainda que a vitalidade das programações culturais será fundamental para a boa repercussão que o evento alcançará na crítica estrangeira, evitando o fracasso completo da iniciativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Saito, Carlos Hiroo, and Kelley Marques. "Educação ambiental numa perspectiva dialógico-problematizadora e o XI Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 5 (December 9, 2010): 104–12. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1724.

Full text
Abstract:
O texto parte da experiência de um mini curso de educação ambiental realizado no âmbito do XI Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental (FICA), em junho de 2009, na cidade histórica de Goiás - GO, em que se abordou as bases teóricas que guiaram a produção de um conjunto articulado de material didático impresso (composto de portfólios com fotos e textos, um livro do professor e um jogo educativo de tabuleiro), produzido para o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), do Ministério do Meio Ambiente no ano de 2005-2006. A partir das bases teóricas explicitadas, vinculadas à concepção dialógico problematizadora de Paulo Freire, articuladas às idéias de investigação-ação, empowerment, analisa-se a contribuição educacional da mostra específica do FICA Animado - Mostra Infantil, voltada para o público infantil diante desse arcabouço teórico. A falta de sintonia entre os filmes e vídeos apresentados no FICA Animado e os fundamentos de uma educação ambiental filiada à teoria crítica, levam à necessidade de apresentar recomendações específicas para que uma nova edição do FICA Animado tenha um papel mais educativo, cumprindo efetivamente o objetivo para o qual foi criado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Canépa, Laura. "Editorial: estudos do horror e do insólito na Comunicação." Ícone 17, no. 3 (September 28, 2019): 247. http://dx.doi.org/10.34176/icone.v17i3.242824.

Full text
Abstract:
Transitando entre diferentes programas de pós-graduação das áreas de Comunicação, Estudos Literários, Ciências Sociais e Artes, os estudos brasileiros sobre os temas do horror e do insólito ficcionais têm crescido continuamente na última década. Eventos acadêmicos como a Mostra Fantástica de Literatura e Cinema (Monstra), realizada desde 2016 pelo Programa de Pós-Graduação de Estudos Literários da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), e o Congresso Internacional Vertentes de Estudos do Insólito Ficcional (Civif), promovido pelo Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Universidade de Coimbra, desde 2013, vêm prosperando no Brasil. Do mesmo modo, eventos não acadêmicos — como a feira Grotesc_O_Vision, realizada anualmente em Curitiba, e festivais como o Fantaspoa, promovido anualmente em Porto Alegre, desde 2007 — atraem público crescente, incentivando tanto a reflexão crítica quanto o refinamento conceitual da produção cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MÉLLO, RICARDO PIMENTEL. "“Diga a ela que me viu chorar”." Revista Vazantes 4, no. 2 (December 24, 2020): 114–23. http://dx.doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.2.60093.

Full text
Abstract:
O texto faz uma análise do filme Diz a ela que me viu chorar, da jovem diretora Maíra Bühler, vencedor da mostra competitiva do 8o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. É resultado da vivência da cineasta na região da Cracolândia, em São Paulo, ao longo do segundo semestre de 2016, em um “hotel social” do Programa “De Braços Abertos” (DBA), da gestão Fernando Haddad, que se propunha cuidardas pessoas que habitam ou perambulam naquela região e que fazem uso abusivo ou compulsivo de substâncias psicoativas, sob a perspectiva da Redução de Danos. É um filme etnográfico, no sentido de fluir se compondo na experiência relacional das personagens, tornando a Cracolândia um território vivido (em vez de só fumado), acompanhando a vida de pessoas cuja maior reivindicação é viver seus amores e suas do-res, sem que tenham seus corpos atravessados por balas ou por nossos julgamentos preconceituosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Guilherme Albano, Sebastião. "Reimaginação do cinema latino-americano." De Raíz Diversa. Revista Especializada en Estudios Latinoamericanos 1, no. 1 (March 16, 2018): 205. http://dx.doi.org/10.22201/ppela.24487988e.2014.1.58228.

Full text
Abstract:
<p class="p1"> </p><p class="p1"> </p><p class="p2">Después de la abolición de la esclavitud, el prejuicio y la exclusión en contra de la población de descendencia negra formaron parte de la cotidianidad en Brasil. Sin embargo, la imagen del país como un paraíso racial fue alentada, sostenida y divulgada por la élite en el poder, especialmente a partir de la década de los años sesenta, momento que coincidió con el inicio del proceso de la descolonización africana. Una élite que al mismo tiempo que segregaba y discriminaba a los descendientes de los negros brasileños al interior del país, comenzó a “exhibir” y mostrarse orgullosa, a escala internacional, de su población negra. El artículo pretende mostrar cómo la élite, sobre todo en la época de la dictadura militar, buscó apropiarse de los elementos culturales más representativos del grupo racializado con objetivos de política exterior, pero sin modificar las estructuras sociales que mantenían parámetros de discriminación y desigualdad. Sin embargo, esto no ocurrió sin la movilización del grupo directamente afectado, incluso en momentos en los que la represión azotó a la sociedad brasileña. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guilherme Albano, Sebastião. "Reimaginação do cinema latino-americano." De Raíz Diversa. Revista Especializada en Estudios Latinoamericanos 1, no. 1 (March 16, 2018): 205. http://dx.doi.org/10.22201/ppla.24487988e.2014.1.58228.

Full text
Abstract:
<p class="p1"> </p><p class="p1"> </p><p class="p2">Después de la abolición de la esclavitud, el prejuicio y la exclusión en contra de la población de descendencia negra formaron parte de la cotidianidad en Brasil. Sin embargo, la imagen del país como un paraíso racial fue alentada, sostenida y divulgada por la élite en el poder, especialmente a partir de la década de los años sesenta, momento que coincidió con el inicio del proceso de la descolonización africana. Una élite que al mismo tiempo que segregaba y discriminaba a los descendientes de los negros brasileños al interior del país, comenzó a “exhibir” y mostrarse orgullosa, a escala internacional, de su población negra. El artículo pretende mostrar cómo la élite, sobre todo en la época de la dictadura militar, buscó apropiarse de los elementos culturales más representativos del grupo racializado con objetivos de política exterior, pero sin modificar las estructuras sociales que mantenían parámetros de discriminación y desigualdad. Sin embargo, esto no ocurrió sin la movilización del grupo directamente afectado, incluso en momentos en los que la represión azotó a la sociedad brasileña. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Muylaert, Juliana. "A Contribuição do Festival É Tudo Verdade ao Cânone do Documentário Brasileiro." Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 8, no. 1 (January 23, 2021): 219–44. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v8n1.718.

Full text
Abstract:
O presente artigo integra um conjunto de pesquisas que têm repensado o lugar dos festivais na cultura cinematográfica. Nossa análise se volta para o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, propondo um debate sobre o cânone cinematográfico mobilizado pelo evento. Dirigimos especial atenção às mostras retrospectivas do documentário brasileiro e às publicações apoiadas pelo festival. Buscamos, ainda, colocar as propostas do evento em diálogo com outras leituras do cânone elaboradas por festivais brasileiros de filme documentário. Esperamos, assim, oferecer uma contribuição inicial para um debate sobre os festivais audiovisuais e a história do cinema brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Dalzoto Bueno, Cristiane, Livia Keiko Nagao de Medeiros, and Maria Cristina Mendes. "WOMEN ART REVOLUTION (!WAR): o filme de Hershman Leeson sobre a presença feminina nas Artes Visuais." TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA 6, no. 59 (December 6, 2019): 45–64. http://dx.doi.org/10.35168/2176-896x.utp.tuiuti.2019.vol6.n59.pp45-64.

Full text
Abstract:
O objeto de investigação do artigo é o filme !Women Art Revolution (!WAR), dirigido por Lynn Hershman Leeson e lançado em 2010, no 35º Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá. O documentário, cuja duração é de 83 minutos, contém relatos de mais de 40 artistas mulheres, responsáveis por introduziros movimentos feministas no campo das Artes Visuais, ao longo das décadas de 1960 a 1980. O objetivo da pesquisa é identificar estratégias adotadas para a inserção das mulheres em mostras de arte e produções artísticas, identificando os movimentos que nortearam tais transformações socioculturais. A metodologiautilizada no artigo parte da análise fílmica se direciona para a seleção de trechos que enfatizam a atuação de grupos de mulheres, e culmina com a reiteração de dados em livros, artigos e sites. A investigação se justifica por possibilitar um aprofundamento acerca da problemática da presença feminina no âmbito das artesvisuais, potencializando discussões que destaquem as lacunas na história da arte e a parca presença de obras de mulheres em coleções de arte. Além de depoimentos das artistas, são destacadas reflexões de Griselda Pollock, Luana Saturnino Tvardovskas e Talita Trizoli.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sperber, Suzi Frankl. "Efabulação internacional de cinema." Remate de Males 22, no. 2 (November 8, 2012): 261–89. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v22i2.8636168.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Chalmers, Vera Maria. "Festival internacional de cinema." Remate de Males 22, no. 2 (November 8, 2012): 291–319. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v22i2.8636169.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Freitas, Kênia. "How the Machine Works." Film Quarterly 74, no. 2 (2020): 54–60. http://dx.doi.org/10.1525/fq.2020.74.2.54.

Full text
Abstract:
In this article, Kênia Freitas documents the growing presence of Black filmmakers in Brazil’s independent cinema exhibition circuits and investigates the larger network of art collectives, film clubs, and film festivals that are contributing to the recent racial reconfiguration in Brazilian cinema. Focusing on three new black film series and festivals—Mostra de Cinema Negro Brasileiro (Paraná), Mostra EGBÉ de Cinema Negro (Sergipe), and Negritude Infinita (Ceará)—all situated outside the more traditional Rio/São Paulo axes of national cinema, Freitas’ discussion of these nascent exhibition networks suggests future strategies for structural transformational change.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Muniz, Sérgio. "Escola Internacional de Cinema e TV." Comunicação & Educação, no. 6 (August 30, 1996): 103. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i6p103-107.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Canuto, Frederico. "Nas bandeiras, nos algoritmos, nos espaços: erupções / On the Flags, Inside the Algorithms, in Spaces: Eruptions." Cadernos Benjaminianos 15, no. 1 (October 8, 2019): 145. http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.15.1.145-170.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir as imagens dos filmes apresentados na Mostra e Seminário de cinema 68 e depois em que o ano de 2013 é o tema e referência de uma disputa por um país, nação, povo e povos, com picos de visibilidades singulares.Palavras-chave: narrativas; cinema, acontecimento.Abstract: This paper intends to discuss the images presented at the Mostra e Seminário de cinema 68 e depois having as reference the year of 2013, considering its themes and its internal dispute of a country, a people and peoples.Keywords: narratives, cinema, event.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Meneghel, Stela Nazareth, and Maria Cecília de Souza Minayo. "Envelhecimento com dependência: o que mostra o cinema." Ciência & Saúde Coletiva 26, no. 1 (January 2021): 67–76. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020261.31362020.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo é um ensaio que pensa a arte, particularmente o cinema, como recurso complementar para a discussão de temas de saúde. O texto faz parte da reflexão produzida no âmbito de uma pesquisa multicêntrica sobre idosos com dependência realizada em oito cidades brasileiras. Analisam-se dois filmes que abordam as contingências de uma velhice com dependência e a relação entre pessoas que cuidam e que são cuidadas. “Poesia” mostra os impasses de uma idosa sobrecarregada econômica e emocionalmente que começa a apresentar sintomas da doença de Alzheimer. O segundo filme “O que terá acontecido com Baby Jane?” expõe a delicada e complexa relação entre a díade cuidador e pessoa cuidada. O artigo se propõe a ampliar a compreensão de processos sociais como o envelhecimento por meio do cinema, estimulando o uso de filmes em cenários de educação permanente envolvendo pesquisadores, estudantes e trabalhadores de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Chataignier, Gustavo. "Nouvelle Vague e Cinema Novo – paradigmas de cinema e suas relações." Panambí. Revista de Investigaciones Artísticas, no. 3 (January 9, 2017): 25. http://dx.doi.org/10.22370/panambi.2016.3.547.

Full text
Abstract:
O artigo pretende explicitar um circuito de visibilidade que alçou o Cinema Novo brasileiro ao posto de cinema internacional de vanguarda. Para tanto, há que se compará-lo não só com a Nouvelle Vague francesa, mas, sobretudo, com o papel central desempenhado pela crítica especializada –notadamente os Cahiers du cinéma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Bijos, Leila, João Rezende Almeida Oliveira, Adison Silva, and Denise Magalhães da Silva Quirino. "Direito Internacional Econômico: A Compra E Venda Internacional De Mercadorias." Revista Jurídica 17, no. 2 (December 4, 2017): 105. http://dx.doi.org/10.29248/2236-5788.2017v17i2.p105-116.

Full text
Abstract:
A Compra e Venda Internacional de Mercadorias trata-se de um fenômeno remoto que, com o surgimento da nova ordem mundial, vem se adaptando a esse novo cenário internacional. Frente a relações de natureza tão complexa nasce a necessidade do estudo de seus contratos regentes, cláusulas comuns e nuances, de modo a possibilitar a solução de eventuais controvérsias. A unificação da legislação aplicável se mostra indispensável ao esforço comum com o fito de evitarem-se litígios, se afigurando verdadeiro escopo entre as partes contratantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Wenceslau Rocha, Taluana. "Edição #DesdeCasa do Festival Internacional Luz del Desierto." Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 7, no. 2 (July 14, 2020): 230–36. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v7n2.686.

Full text
Abstract:
Texto descritivo e crítico sobre a edição on-line do Festival Internacional de Cinema "Luz del Desierto", da Argentina, além de apresentar outras ações de exibição de cinema realizados por entidades e organizaçãoes do país, durante o período de isolamento social, devido à pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pescatori, Carolina, Liz Sandoval, Milene Migliano, and Tânia Montoro. "Editorial - Cinema Urbana." Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, no. 24 (March 14, 2020): i—vi. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.01.

Full text
Abstract:
Cinema Urbana é um festival temático internacional que oferece um oportuno encontro entre urbanismo, arquitetura e o cinema, que promove um diálogo entre os sentidos trazidos pelos filmes e a reflexão acadêmica produzida por palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos de pesquisadores, estudantes e realizadores do audiovisual e, por outras experiências nas diversas ações propostas - visita sonora, oficina de animação, cinema em drive-in e exibições em espaços urbanos de grande diversidade de usos e trânsitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Nogueira - UFG, Lisandro. "Cinema e Política: a representação do jornalismo e do marketing político no cinema brasileiro." Revista FAMECOS 14, no. 34 (April 14, 2008): 14. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3447.

Full text
Abstract:
O cinema brasileiro dos anos noventa busca diagnosticar as rápidas mudanças ocorridas no campo da comunicação nesse período. O filme Doces Poderes, de Lúcia Murat, mostra como o jornalismo brasileiro, quando submetido ao marketing político e à publicidade, perde seu papel de fonte primária de informação e abre espaço para a “notícia enquanto produto”. Ainda que o filme aparentemente vise lançar um olhar crítico sobre a situação do jornalismo dos anos noventa, a linguagem cinemática e a estrutura narrativa nele usadas solapam seu intento, revelando assim as fragilidades e limitações do cinema brasileiro de viés político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Temporão, Anna Carolina Velozo Nader. "A história da epistemologia no cinema." Khronos, no. 9 (July 11, 2020): 134–45. http://dx.doi.org/10.11606/khronos.v0i9.171805.

Full text
Abstract:
O filme Contato, baseado no livro homônimo de Carl Sagan de 1995, expõe um interessante processo de mudança das crenças de sua protagonista ao longo da narrativa, cuja passagem do racionalismo dogmático ao ceticismo mitigado nos permite fazer uma ponte com a história da filosofia cética, sobretudo da idade moderna. O filme também nos mostra que ceticismo pode ser vivido, sendo um caminho que permite uma abertura maior para aceitação da multiplicidade de crenças e do pluralismo teórico existente no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Costa, Flávia Cesarino, Suzana Reck Miranda, and Samuel Paiva. "Fronteiras intermidiáticas do cinema." Rumores 12, no. 24 (December 20, 2018): 9–18. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2018.150798.

Full text
Abstract:
Em novembro de 2015 o Cinemídia – Grupo de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – que existe desde 2013 e é liderado por nós, autores que agora apresentamos este dossiê – realizou o seu I Encontro Internacional, o I Cinemídia, com o tema Intermidialidades. O objetivo das conferências e comunicações foi estimular o debate e a investigação sobre modos de interação entre mídias e a ativação de suas zonas fronteiriças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Debs, Sylvie. "CORDEL, cinema & Glauber." Revista Légua & Meia 7, no. 1 (November 10, 2017): 124. http://dx.doi.org/10.13102/lm.v7i1.2611.

Full text
Abstract:
Este artigo se propõe a analisar dois filmes de Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro à luz dos elementos do universo da cultura popular nordestina admitidos como a inspiração pelo cineasta para criar a estética do cinema novo, tanto do ponto-de-vista da trama e da escolha dos personagens, das performances gestuais, da narração, da música, da luz e da fotografia, quanto do conteúdo religioso, social e político; desta forma, Glauber Rocha parte de uma realidade regional para a projetar num plano nacional e internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Barbosa, Cristiano. "TRAKINAGEM: cinema e educação na escola." Revista Observatório 4, no. 4 (June 29, 2018): 893–98. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p893.

Full text
Abstract:
O projeto TraKinagem – Mostra de Cinema e Educação tem o objetivo de produzir e exibir filmes realizados em contextos escolares. Em oficinas com alunos e professores experimentamos um processo de filmagem-aprendizagem que explora de forma criativa os componentes da imagem na construção de filmes de curta duração. Nessas experimentações mobilizamos os conceitos de encontro, devir e cartografia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como de lugar da geógrafa inglesa Doreen Massey, buscamos cartografar os movimentos que dispararam novos modos de sentir, pensar e habitar um lugar-escola em construção com e através do cinema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Alves, Pedro, Daniela Melaré Barros, and María Céu Marques. "Cinema, Educação e Sociedade. Apresentação." Revista ICONO14 Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes 17, no. 2 (July 1, 2019): 1–9. http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1423.

Full text
Abstract:
O cinema autoriza múltiplas formas de representar e interpretar a realidade. Além de permitir a fruição estética, significa também uma oportunidade para pensarmos e refletirmos sobre o real. Sob o ponto de vista educativo, assume-se como fonte relevante para desenvolver capacidades críticas, estéticas e criativas, além de contribuir para a aquisição de conhecimentos e competências curriculares e vitais. Sob um prisma social, contribui para a discussão de perspetivas, ideais e comportamentos, alimentando a pertença ou a diferenciação entre indivíduos, grupos e comunidades. Assim, o cinema mostra-se como um ator e agente incontornável nas negociações entre o homem e o seu mundo, permitindo diálogos, expressões e experimentações da realidade que alimentam o progresso, a mudança e a reflexão sobre quem somos, de onde vimos e para onde vamos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Lusvarghi, Luiza Cristina. "A Desconstrução do Nordeste: cinema regional e pós-modernidade no cinema brasileiro." Ícone 10, no. 1 (July 6, 2008): 20. http://dx.doi.org/10.34176/icone.v10i1.230111.

Full text
Abstract:
O cinema da Retomada no Brasil deu visibilidade a obras surgidas mediante parcerias entre o estado, as majors e grupos de mídia locais, ou ainda em co-produções com outros países. Alguns destes filmes, nomeados como World Cinema, introduziram seus diretores no mercado internacional. A maioria dessa produção vem do eixo Rio-São Paulo. Na contramão deste movimento, surgem produções mais modestas, como o “Baixio das Bestas”, “Deserto Feliz”, “Cinema, Aspirinas e Urubus”, “Amigos de Risco”, e “Quando nada acontece”. Nelas, o mundo agrário sucumbe à urbanização do mundo global. O Nordeste não é mais o sertão idealizado pelos intelectuais de esquerda da década de 60.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Gomes, Laécio Almeida. "A filosofia e o cinema catástrofe: “O Dia depois de Amanhã” na relação Homem x Natureza." Cadernos do PET Filosofia 1, no. 2 (February 13, 2011): 50–58. http://dx.doi.org/10.26694/cadpetfil.v1i2.417.

Full text
Abstract:
possvel estabelecer uma relao didtica entre filosofia e cinema para ilustrar, esclarecer ou levantar instigantes discusses em torno dos conceitos e das idias filosficas. Ainda que a linguagem cinematogrfica seja diferente os gneros do cinema podem apresentar distintas formas da realidade humana de modo crtico e conciso, como por exemplo no cinema catstrofe, onde so evidenciadas as relaes entre homem e natureza como mostra o filme The Day After Tomorrow (2004) de Roland Emmerich exposto neste artigo com algumas idias do filsofo ingls Francis Bacon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Villa, Rafael Duarte. "A segurança global multidimensional." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 46 (1999): 99–118. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64451999000100005.

Full text
Abstract:
Focalizando um tema caro à perspectiva realista, o da segurança internacional, mostra-se como esse problema, no período pós-Gera Fria, já não pode ser pensado nos termos da teoria realista. A idéia de segurança centrada na ação internacional de estados tem de ser substituída por urna concepção de "segurança multidimensional".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Castro Otero, Salvador. "As pegadas do cinema na obra de Manuel Rivas." Madrygal. Revista de Estudios Gallegos 22 (December 5, 2019): 93–122. http://dx.doi.org/10.5209/madr.66854.

Full text
Abstract:
O cinema converteuse na forma de narración máis popular do século XX. Non pode estrañar, pois, que as súas formas de contar influísen noutras artes, en especial na literatura. Este traballo propón unha clasificación das relacións entre os textos audiovisuais e escritos e mostra os trazos característicos da sétima arte presentes nas obras literarias e xornalísticas de Manuel Rivas e, por extensión, noutros escritores da centuria pasada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Burlamaqui, Luiz Guilherme. "Na encruzilhada: o futebol entre a história política e a diplomacia." Tempo 27, no. 1 (April 2021): 222–27. http://dx.doi.org/10.1590/tem-1980-542x2021v270113.

Full text
Abstract:
Resumo: Na literatura internacional, os estudos sobre esporte e diplomacia se multiplicaram nos últimos anos. Organizado por Heather Dichter, o livro Soccer diplomacy mostra como o futebol funciona como um agente catalisador das relações internacionais. Com pesquisadores do mundo todo, a obra traz diversos contextos iluminando a relação entre o jogo e a diplomacia internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Campacci, Lucas. "A César o que é de César: as fontes e a história do cinema português." Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 7, no. 1 (January 23, 2020): 216–19. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v7n1.650.

Full text
Abstract:
Após 50 anos da criação do Centro Português de Cinema, o II Encontro Internacional de História Oral do Cinema Português reuniu nomes fundamentais que estiveram em sua formação e também pesquisadores da área. Juntos puderam criar diferentes relações com o passado, cada um sob sua perspectiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Lima, Guilherme Cunha, and Gerson Lessa. "Fotografia, Cinema, Registro Sonoro: seu surgimento e introdução no Brasil." InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 5, no. 2 (September 22, 2010): 50–62. http://dx.doi.org/10.51358/id.v5i2.55.

Full text
Abstract:
Este artigo demonstra como as caractersticas nicas dos plsticos tornaram possvel o desenvolvimento da comunicao de massa (fotografia, cinema e registro sonoro). Mostra como, num perodo de baixa industrializao no Brasil, o uso dos plsticos se estabelece na produo de discos fonogrficos quando a fbrica Odeon passa a produzir localmente o que antes era feito no exterior. [ Download ]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Carreiro, Rodrigo. "Zumbis no cinema brasileiro: uma abordagem paracinemática." Rumores 8, no. 16 (December 22, 2014): 90. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2014.89640.

Full text
Abstract:
Um dos monstros mais populares do imaginário do cinema de horror internacional desde a década de 1930, o zumbi demorou a aparecer no cinema brasileiro, e tem permanecido uma figura marginal nos filmes produzidos no país. Amparado pelo conceito de paracinema, cunhado por Jeffrey Sconce, este ensaio procura traçar um panorama da presença do zumbi em longas-metragens nacionais e propor uma leitura política que permita explicar essa marginalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Stella de Araujo, Eveline. "Lisboa como palco de Artivismo e Política." Revista Nava 2, no. 2 (September 13, 2019): 354–75. http://dx.doi.org/10.34019/2525-7757.2017.v2.28091.

Full text
Abstract:
No artigo apresento, nos moldes de um relato de experiência, as reflexões parciais da produção da mostra Arte e Política Reloaded? O Direito à Cidade, realizada em Lisboa, em Junho de 2016. A proposta do evento foi questionar os princípios políticos e econômicos que geram a exclusão social, utilizando os recursos de intervenções artivistas no cinema. Parto da análise de filmes para sensibilização de um público heterogêneo encontrado em Lisboa, por ocasião das comemorações das festas de Santo Antônio, que atrai anualmente imensa quantidade de turistas europeus à cidade. Em 2016, houve também a presença significativa de brasileiros em função do VI Congresso Português de Antropologia realizado dias antes, em Coimbra.A equipe de curadoria desta mostra foi composta por um antropólogo português, uma antropóloga-cineasta brasileira e um cineasta e performer anglo-brasileiro. O suporte teórico para a seleção dos filmes partiu do campo das Arte, da Antropologia e do Cinema. A mostra compôs um evento mais amplo denominado Arte e Política Reloaded? O Direito à Cidade, que incluiu performances, colóquios e vivências teatralizadas dos temas sociais, político-econômicos e artísticos. A parceria entre Portugal – Brasil na organização da mostra foi um reflexo da construção de um diálogo entre narrativas locais e globais e dos processos de internacionalização das manifestações artivistas. A recepção de filmes foi concebida como uma dialogia estabelecida entre realizadores (diretores e produtores de filmes) e a audiência, mediada pelo processo curatorial. A exibição foi definida por sua característica efêmera, temporária e afetiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Branco, Cristina. "“Será que vocês estão preparados para ver isto?”." Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 6, no. 2 (August 20, 2019): 228–34. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v6n2.594.

Full text
Abstract:
Entre os dias 13 e 17 de março de 2019, realizou-se um "encontro de visões de vários lados", tomando as palavras de Ailton Krenak, a Mostra Ameríndia – Indigenous Cinema Routes in Brazil, no auditório da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Girardi, Gisele, Ernandes de Oliveira Pereira, and Mayara Perinni de Aguiar. "Cartografias de cinema." ETD - Educação Temática Digital 23, no. 2 (May 19, 2021): 315–34. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661474.

Full text
Abstract:
Este texto deriva do projeto “Nas telas da escola: cinema e professores de Geografia”, da Rede Internacional de Pesquisas “Imagens, Geografias e Educação”, que buscou diagnosticar práticas de docentes de Geografia com cinema e, a partir daí, estudar elementos que pudessem contribuir com a regulamentação da Lei 13006/14. Nele buscamos pistas para compreender se a cultura visual cartográfica, presente na formação dos docentes de Geografia da escola, se manifesta nas escolhas das obras cinematográficas usadas como recursos imagéticos nas aulas de Geografia. Para tanto, identificamos e sistematizamos diferentes abordagens dos estudos sobre as conexões entre cartografia e cinema, constituindo um arcabouço acerca do impulso de mapeamento e detalhando a abordagem de Castro (2015) que distingue formas cartográficas ou expressões cinematográficas do impulso de mapeamento: os panoramas, as vistas aéreas e atlas. Selecionamos os três filmes nacionais mais citados como primeira menção por docentes participantes da pesquisa, de diferentes gêneros, a saber, “Central do Brasil”, “Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá” e “Ilha das Flores”, que foram analisados à luz das expressões cinematográficas do impulso de mapeamento. Concluímos que é possível que o impulso de mapeamento influencie as escolhas das obras a serem usadas por professores e professoras de Geografia em sala de aula, indicando a força da cultura visual da cartografia, o que pode induzir ao uso de imagens clichês que limitam os estudantes a pensar o espaço a partir de outras possibilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Morettin, Eduardo Victorio. "Uma construção luminosa: o cinema e a Exposição Internacional de 1937." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 26, no. 51 (June 2013): 73–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21862013000100005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Braga, Ivy Correia, and Gustavo Monteiro Manhães. "ASPECTOS DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA A MULHER NO CINEMA INTERNACIONAL." Lex Cult Revista do CCJF 3, no. 1 (May 24, 2019): 59. http://dx.doi.org/10.30749/2594-8261.v3n1p59-68.

Full text
Abstract:
Resumo: Esta é uma análise do cinema internacional visando as expressões de violência contra a mulher enquanto gênero, abrangendo desde a presença e exercimento de um poder simbólico, até a violência menos velada que encontra-se presente desde filmes pulp até as megaproduções hollywoodianas. Com enfoque na violência simbólica como forma de dominação derivada do poder simbólico, faz-se presente a necessidade de elucidar sutilezas da atuação da desta violência na mídia. O cinema foi escolhido como produção de arte e, portanto, espelho de uma cultura e sociedade. As obras selecionadas abrangem desde o final dos anos 80 até o ano de 2017, além de contar com variedade considerável de gênero de cinema. Mais precisamente, os filmes “Tiranossauro” (2011), “O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Esposa e O Amante” (1989), e “Trama Fantasma” (2017) foram analisados profunda e isoladamente. A franquia “John Wick” (2014 e 2017) e o filme “Atômica” (2017) foram analisados comparativamente. Os filmes da saga “007” (1995) também serão mencionados em rápida análise ao longo desta pesquisa. Palavras-chave: Violência. Gênero. Cinema Abstract: The is an analysis of the international film industry addressing expressions of violence against women as a gender, accosting from the presence and exercising of a symbolic power, to the less-veiled violence found in pulp flics and mega productions from Hollywood alike. Focusing on symbolic violence as ways of domination derived from symbolic power, there comes the need of clarifying this violence works’ subtleties in media. The film industry was chosen as production of art and, therefore, reflection of a culture and society. The selected works comprehend a timeframe ranging from the late 80’s to the year of 2017, besides counting with a considerable variety of movie genres. More precisely, the movies “Tyranossaur” (2011), “The Cook, The Thief, His Wife & Her Lover” (1989), and “Phantom Thread” (2017) were analysed deeply and in isolation. The franchise “John Wick” (2014 and 2017) and the movie “Atomic Blonde” (2017) were comparatively analysed. The movies from the “007” saga (1995) will also be mentioned in brief analysis along this research. Keywords: Violence. Gender. Film industry.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Cevallos Vivar, Fabián, and Lucas Camargo de Barros. "Fenda de afetos e uma certa fábula econômica em “Kajillionaire”." Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 8, no. 1 (January 23, 2021): 329–35. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v8n1.759.

Full text
Abstract:
Neste trabalho analisamos a obra de Miranda July, “Kajillionaire” (2020), e sua inserção epistémica dentro do Festival de Cinema L’Etrange, Paris, em sua XXVI edição. Ao apresentar uma mostra competitiva de curtas e longa-metragens contemporâneos, o festival revela uma curadoria sem fronteiras em relação ao tema, gênero e abordagem formal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Morettin, Eduardo. "Cinema e Estado no Brasil: a Exposição Internacional do Centenário da Independência em 1922 e 1923." Novos Estudos - CEBRAP, no. 89 (March 2011): 137–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-33002011000100008.

Full text
Abstract:
O artigo discute as relações entre Estado e cinema no contexto das comemorações dos cem anos da independência do Brasil a partir da Exposição Internacional do Centenário, ocorrida entre 1922 e 1923 na cidade do Rio de Janeiro, e examina o lugar ocupado pelo novo meio de comunicação dentro das ações idealizadas pelo governo para construir uma imagem do país diante da comunidade internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lachs, Manfred. "O Direito internacional no alvorecer do século XXI." Estudos Avançados 8, no. 21 (August 1994): 47–118. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40141994000200007.

Full text
Abstract:
Ao longo do século XX, o número de Estados aumentou, assim como evoluíram a ciência e a tecnologia. Numerosos campos do Direito Internacional foram enriquecidos como mostra a intensa atividade das organizações internacionais. As imensas mudanças deste século que termina explicam o sucesso da codificação, assim como provocam uma modificação do conceito de soberania. O futuro, que pode ser concebido a partir do exemplo da guerra do Golfo e do papel desempenhado pela ONU, pode levar a uma força permanente da ONU e a um controle sobre as armas nucleares, mas também a um encaminhamento em direção à eqüidade e à promoção da justiça internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Santos, Priscilla Camargo, and João Daniel Vilas Boas Taques. "AS EXCLUDENTES DE RESPONSABILIDADE PREVISTAS NO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL." REVISTA DIREITO E JUSTIÇA: REFLEXÕES SOCIOJURÍDICAS 18, no. 31 (August 14, 2018): 103. http://dx.doi.org/10.31512/rdj.v18i31.2703.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo tem como principal objetivo abordar de maneira pormenorizada as excludentes de responsabilidade previstas no Estatuto de Roma. Para tanto, foram analisados diversos teóricos de Direito Internacional Penal, buscando-se sempre identificar o entendimento de cada um deles sobre as excludentes aqui abordadas. Após o estudo, foi possível concluir que, no que pese os diferentes matizes teóricos dos estudiosos, a doutrina internacional penal se mostra em relativa harmonia, apresentando problemas e críticas semelhantes. Foi possível notar, ainda, a pouca aplicabilidade concreta dessas excludentes ao longo da história do Direito Internacional Penal, ponto esse muito criticado pela doutrina como um todo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

De Gomes Pires, Jovelino. "Logística e Desenvolvimento Econômico -." Revista Dissertar 1, no. 2 (July 1, 2001): 39–41. http://dx.doi.org/10.24119/16760867ed11223.

Full text
Abstract:
O presente artigo tece considerações sobre questões do mercado brasileiro e sua competitividade no mercado internacional. Mostra aspectos logísticos de relevância, tendo como base de referência o ano 2001. O estudo revela dados importantes e atuais sobre o tema, projetando já alguns resultados, comentando.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Laranjeiro, Catarina. "Imaginários anti-coloniais e pós-coloniais:." Revista TOMO, no. 37 (July 8, 2020): 119–44. http://dx.doi.org/10.21669/tomo.vi37.13207.

Full text
Abstract:
Partindo de uma reflexão teórica sobre o papel da imagem na consolidação das identidades em processos de luta pela independência, vou procurar realizar um exercício de contrastes entre o cinema anticolonial e o cinema pós-colonial na Guiné-Bissau. O cinema anticolonial surgiu no decorrer da luta armada contra o colonialismo português, tendo sido impulsionado pelo Movimento Tercer Cine e realizado exclusivamente por cineastas não guineenses. Já o cinema pós-colonial, naturalmente encetado por cineastas guineenses, é pautado pelas contradições de uma extrema dependência internacional, mas também pelas potencialidades geradas pela força e autonomia criativa das camadas mais jovens da população. Esta será uma reflexão sobre os conflitos ideológicos e simbólicos gerados pela produção de imagens em processos de luta política e de emancipação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Bonfitto, Matteo. "STILL LIFE e a pedra não filosofal." ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 3, no. 1 (May 17, 2016): 158–70. http://dx.doi.org/10.36025/arj.v3i1.8505.

Full text
Abstract:
Publicado em português no Catálogo da 3ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo / MITspBONFITTO, Matteo. STILL LIFE e a pedra não filosofal. Cartografias MIT/SP_03 2016, p. 44-51, 2016. Disponível em: https://issuu.com/mitsp/docs/catalogo_digital/4?e=0/33872487. Acesso em: 21 abr. 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Isaacsson, Marta. "O velho monge em um concerto teatral." ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 3, no. 1 (May 17, 2016): 171–82. http://dx.doi.org/10.36025/arj.v3i1.8511.

Full text
Abstract:
Publicado em português no Catálogo da 3ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo / MITspISAACSSON, Marta. O velho monge em um concerto teatral. Cartografias MIT/SP_03 2016, p. 86-91, 2016. Disponível em: https://issuu.com/mitsp/docs/catalogo_digital/4?e=0/33872487. Acesso em: 21 abr. 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

De Melo Lima, Andreza. "UMA LEITURA SOBRE A GLOBALIZAÇÃO E AS CONCEPÇÕES DE PODER EM JOSEPH NYE." EXAMÃPAKU 7, no. 1 (December 5, 2014): 14. http://dx.doi.org/10.18227/1983-9065ex.v7i1.2420.

Full text
Abstract:
Analisar, compreender e teorizar sobre o cenário político internacional, é uma tarefa que não só requer aprofundamento teórico e percepção crítica pautados nas questões presentes, mas também exige uma com¬preensão de dados e contextos históricos distintos. Tendo esta percep¬ção como ponto de partida, buscou-se, no presente artigo, compreender os conceitos atuais de poder aplicados ao mundo político a partir da teoria liberal. Porém e especificamente, o foco deste trabalho esteve diretamente ligado ao aprofundamento do conceito de Soft Power – ou poder brando, cunhado por Joseph Nye. Para uma compreensão didática do tema, optou-se por descrever brevemente o cenário político mundial que possibilitou o surgimento de novas perspectivas de análise – neste caso, o período do Pós-Guerra Fria e do início da globalização. Joseph Nye dá início à sua teoria a parir dos conceitos de poder anteriores a este período, e mostra como a nova configuração mundial que se esta¬beleceu por meio do sistema de redes globalizadas, reconfiguraram os discursos e modelos de atuação políticas no cenário internacional. En¬tretanto, Nye vai além e mostra que o Hard Power (poder duro), apesar de perder muita força para o Soft Power (poder brando), não deixou de ser uma opção dos Estados, e mostra que o uso associado dos dois po¬deres – que geram o Smart Power (poder inteligente) – é ainda mais efi¬caz ao Estado que domine a arte de utilizá-lo. É com essa percepção que o autor mostra a evolução do conceito de poder e mostra como eles se aplicam ao momento presente. Mesmo partindo da necessidade de se compreender o poder brando, percebeu-se que o poder inteligente é a forma mais evoluída de poder político, segundo as considerações do autor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Santos, Alberto Pereira dos, Danielle Brant, and Rosa Maria Brant. "Direito Internacional e Turismo: uma introdução." Revista Turismo em Análise 28, no. 2 (August 30, 2017): 327–44. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p327-344.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo refletir acerca das interfaces entre o turismo e o direito internacional. O direito, como instrumento regulador dos conflitos sociais, mostra-se presente neste processo sob o aspecto do direito internacional do turismo, acrescido das diretivas dos tratados assinados pelo Brasil que firmam disposição relativa ao turismo. Utilizou-se como método a reflexão teórica e a revisão bibliográfica a partir de algumas referências da doutrina jurídica que tratam do direito internacional e de sua relação com o turismo. Os resultados deste trabalho indicam que há intrínseca relação entre o direito internacional e o turismo face ao avanço dos meios de transportes, do processo de globalização com internacionalização da economia e da cultura e, sobretudo, da expansão dos direitos humanos e de sua proteção pelos organismos de direito internacional. A conclusão do estudo indica que há escassez de produção teórica acerca desta temática, em parte pelos profissionais do direito e em parte por estudiosos do turismo. Nesse contexto, o artigo se insere como sucinta contribuição ao debate no meio acadêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography