To see the other types of publications on this topic, follow the link: Movimento Antifa.

Journal articles on the topic 'Movimento Antifa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Movimento Antifa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Gehlen, Maria Eloá. "O AMOR X O ÓDIO: A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E O DESASSOSSEGO DOS NEOFASCISTAS NO BRASIL." Olhar de Professor 23 (December 8, 2020): 1–14. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.23.16671.

Full text
Abstract:
Este trabalho reflete a atualidade do pensamento de Paulo Freire e a contraposição ao movimento neofascista no Brasil no século XXI. Por que tanto ódio quando as palavras de Freire conduzem ao amor? O objetivo é clarear os desassossegos que os conceitos, ideias, obras e práticas educacionais de Freire provocam nos seus opositores de extrema-direita. A metodologia consiste em duas histórias de vida com uma professora Freireana e com um cidadão que apoiou o fascismo italiano quando jovem e que, hoje, vive no Brasil. Também foi efetuada uma revisão bibliográfica. Os resultados apontam ao desconhecimento da obra desse educador brasileiro por quem o critica, assim como o descortinar de pessoas que se identificam com ideais fascistas como quem se sente inferiorizado intelectualmente e, assim, cultiva o ódio. Um fator que traz esperança é o surgimento de movimentos antifascistas, responsáveis por manifestações públicas de movimentos sociais populares e do movimento Antifa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Leon Adan Gutierrez de. "O movimento Hare Krishna: algo novo ou uma antiga “tradição”?" Diálogos 23, no. 1 (2019): 193. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v23i1.42922.

Full text
Abstract:
O movimento Hare Krishna se tornou bastante popular no Ocidente, principalmente entre os anos 1960 e 1980 intrigando aqueles que esperavam por um campo religioso ocidental constituído somente pelas manifestações de cunho judaico-cristão. No entanto, em torno do tema, estudiosos e praticantes têm pensado sobre o que constituiria o movimento, deixando uma questão que parece não estar respondida claramente: seria o Hare Krishna um “novo” movimento religioso ou uma “antiga” tradição hindu? Para tentar responder a essa problemática, faremos uma análise da história da tradição precedente e às autorrepresentações do movimento Hare Krishna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bianchini, Flávia. "O Culto à Deusa na Índia: Uma Breve História do Desenvolvimento do Śaktismo nos Purāṇa". Revista de Estudos da Religião (REVER). ISSN 1677-1222 14, № 1 (2014): 179. http://dx.doi.org/10.21724/rever.v14i1.20273.

Full text
Abstract:
O Śaktismo é uma corrente religiosa que considera a Grande Deusa indiana (Mahā Devī, ou Śakti) como divindade suprema. Desde a mais remota Antiguidade, encontram-se diversas deusas (devī) na tradição religiosa indiana, mas elas possuem papel secundário na literatura sagrada mais antiga. Essa situação muda nas escrituras indianas conhecidas como Purāṇa, que demarcam o período cultural da Índia denominado como “Período Purânico”, que começa no início da era cristã. Nesse período, na história da Índia, nascem ou se desenvolvem diversos movimentos devocionais religiosos que adquirem força e influência, redefinindo o Hinduísmo em muitos aspectos. Nesse contexto surge o Śaktismo como um culto independente de adoração à Deusa, ou seja, um culto no qual se enfatiza o princípio feminino como realidade suprema última, com uma filosofia distinta, como um movimento autônomo e reconhecido no panorama religioso hindu. Iremos avaliar e definir a relevância e o papel dos Purāṇa na instituição e independência do culto à Śakti, no que vem sendo chamado de “cristalização da tradição da Deusa”, um movimento que se completa no Devī-Bhāgavata Purāṇa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bechara Sanchez, Fabio José. "Autogestione e economia solidale in Brasile. Un nuovo ciclo di partecipazione dei lavoratori all'organizzazione del lavoro." SOCIOLOGIA DEL LAVORO, no. 123 (September 2011): 136–49. http://dx.doi.org/10.3280/sl2011-123008.

Full text
Abstract:
Le esperienze di autogestione o, in altre parole, la gestione democratica e la partecipazione autonoma dei lavoratori nell'organizzazione del lavoro e della produzione, hanno una storia antica in Brasile. Tuttavia, quelle esperienze rimasero marginali nello sviluppo sociale brasiliano e nel movimento operaio durante il ventesimo secolo. Esse sono (ri)apparse negli ultimi decenni nel contesto di profondi cambiamenti della societŕ brasiliana, concernenti specialmente la struttura del lavoro e il modello di sviluppo economico e produttivo, cosě come la societŕ civile brasiliana, marcata da un consolidamento dei movimenti sociali dall'emergere di nuovi attori nell'arena pubblica. Questo articolo intende analizzare le condizioni che hanno permesso la ricomparsa di esperienze di autogestione, introducendo la storia recente di esse e la loro rilevanza per il modo del lavoro brasiliano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bem Borges, Giovanna. "Debates de gênero na construção da União Soviética." Mosaico 16, no. 25 (2024): 620–41. http://dx.doi.org/10.12660/rm.v16n25.2024.90063.

Full text
Abstract:
Os debates na Rússia sobre a ‘questão feminina’ começaram na segunda metade do século XIX e impactaram profundamente os movimentos sociais no início do século XX. Dessa forma, é imprescindível discutir como o movimento bolchevique pensava as pautas das mulheres e como elas foram incorporadas no novo governo, que pretendia romper radicalmente com o passado czarista. Em suma, o que pode se observar é que apesar de alguns esforços nesse sentido, as reivindicações de gênero nunca foram centrais para o Partido e, portanto, nunca foram plenamente resolvidas – apesar de afirmarem o contrário. Assim, consolidou-se uma visão contraditória do que era ser uma mulher soviética que ao mesmo tempo que apresentava elementos novos, renovava uma antiga visão de gênero herdada do passado imperial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Misse Filho, Michel, and Eloisa Beling Loose. "O pensamento ecológico na cobertura jornalística brasileira: o caso da Baía de Guanabara." Revista ECO-Pós 23, no. 2 (2020): 33–58. http://dx.doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.27516.

Full text
Abstract:
A proposta deste artigo é investigar como as diferentes correntes ou abordagens do pensamento ecológico apresentam-se na cobertura jornalística de O Globo sobre a poluição da Baía de Guanabara, importante elemento ambiental da antiga capital federal, transformada com o avanço da urbanização da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa documental de viés quali-quantitativo, verifica-se a transmutação da cobertura das questões ambientais da baía na segunda metade do século XX, acompanhando o movimento ambientalista e a própria consolidação do jornalismo ambiental no Brasil. Identificamos a migração de uma cobertura sustentada na beleza natural, típica dos primórdios do jornalismo ambiental, para uma abordagem que considere aspectos mais complexos relacionados à poluição, alinhada com a transversalidade da pauta e com a reivindicação dos movimentos ambientalistas mais contemporâneos por justiça ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Arlindo, Cleusa Gomes Da Silva, and Giselia Alves Dos Santos. "Saberes e fazeres: a metodologia participativa do centro de cultura negra negro cosme (CCN -NC) como estratégia de resistência na cidade de Imperatriz – MA." Brazilian Journal of Development 9, no. 1 (2023): 5496–514. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n1-376.

Full text
Abstract:
Com a modernidade e o mito de uma democracia racial criou uma falsa harmonia entre os povos o que culminou no racismo estrutural e excludente, e os movimentos sociais negros tiveram um papel fundamental no processo de construção de conhecimento, de forma coletiva e organizada no Brasil. Assim, para a construção deste trabalho, partimos da proposta de uma pedagogia decolonial, a qual visa, justamente, esse grupo excluído, heterogêneo e local: o movimento negro na cidade de Imperatriz, estado brasileiro do Maranhão (MA), com o seguinte questionamento: qual a metodologia utilizada pelo Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCN-NC) para dar visibilidade ao povo negro e afrodescendente no processo de luta e resistência na cidade de Imperatriz-MA? Este trabalho buscou dialogar com autores preocupados com essa temática de movimento social negro e educação, como: Gohn (2011), Arroyo (2012), Hooks (2019), Walsh (2013), entre outros, como suporte teórico. Com pesquisa descritiva, e análise qualitativa este estudo buscou identificar os atores sociais envolvidos no processo de mediação, descrever suas práticas metodológicas, inter-relacionando a perspectiva micro e macro do movimento. Com isso, este trabalho apontou para urgência em se falar de uma temática antiga e, ao mesmo tempo, tão atual: o preconceito e a discriminação do povo negro; assim como o processo de politização e a autoafirmação da identidade negra constituindo a metodologia participativa como essencial, trazendo a possibilidade de se pensar o decolonial a partir das ações práticas do CCN-NC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rodrigues, Augusto, and Rodrigo Pelloso Gelamo. "O ensino de filosofia na Educação Básica: uma problematização à luz da filosofia antiga." Educação (UFSM) 43, no. 3 (2018): 449. http://dx.doi.org/10.5902/1984644430328.

Full text
Abstract:
O objetivo deste texto consiste em problematizar os limites da filosofia na Educação Básica, uma vez que o ensino de filosofia na atualidade propicia uma formação bastante empobrecida. O propósito, do ponto de vista das políticas públicas, é desenvolver, através da transmissão da história da filosofia, competências e habilidades comunicativas (discursivo-filosóficas) que possibilitem uma formação voltada para a dimensão argumentativa e reflexiva da filosofia, a fim de preparar o pensar crítico ante o contemporâneo. Embora esse objetivo esteja demasiadamente reduzido à dimensão discursiva da tradição filosófica, essas capacidades nem chegam a ser desenvolvidas em sala de aula. De fato, o que acontece é uma formação restrita à ordem da compreensão, assimilação e repetição dos discursos filosóficos. Por um lado, ensinar consiste no movimento de transmissão das representações que o professor tem de determinado recorte da história da filosofia. Por outro, aprender seria reproduzir aquilo que foi transmitido, aplicando o conhecimento filosófico como fórmulas para se pensar determinadas questões. Deste contexto escolar, começa-se a problematizar a efetividade da transmissão de conhecimentos para propiciar uma formação minimamente filosófica. Indaga-se se é a apropriação discursiva dos conteúdos filosóficos que fundamentaria os processos de uma formação filosófica. Tem-se como hipótese que não é a posse de discursos o que fundamenta uma formação filosófica e que este modo de formar não encontra ressonância na própria tradição filosófica. Para tanto, recupera-se os movimentos iniciais da filosofia antiga, principalmente, com a figura de Sócrates e os textos de Platão, a fim de mostrar outras possibilidades para uma formação filosófica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, João Flávio, Dantielli Assumpção Garcia, and Lucília Maria Abrahão e. Sousa. "Poesia e memória discursiva na Grécia Antiga." Diálogo das Letras 7, no. 1 (2018): 132–47. http://dx.doi.org/10.22297/dl.v7i1.2976.

Full text
Abstract:
Inscrito sob a Análise do Discurso (AD) francesa, mais especificamente em Michel Pêcheux, este artigo tem por objetivo abordar um dos grandes problemas que a cultura grega antiga impôs a si mesma: seu movimento de reclusão no já inscrito, não permitindo que novos acontecimentos fossem inseridos em sua memória discursiva. A memória grega antiga se fundamentava no mito que contava sobre cinco idades para a humanidade: Ouro, Prata, Bronze, Heróis e Ferro (STEPHANIDES, 2001). Por conta de diversos acontecimentos discursivos, os gregos acreditavam que a última idade da humanidade, a de Ferro, deveria se limitar a cultuar os acontecimentos e os heróis da idade anterior: a dos Heróis (NAGY, 2013). Este movimento discursivo de manutenção de uma memória social diacrônica culminou, por um lado, no surgimento de grandes poetas, cantos líricos e de glória que fundamentam dizeres até nossos dias através de um já-dito milenar, mas, por outro lado, encerrou a possibilidade de novas inscrições na memória discursiva grega enquanto condição de produção de sentidos de um dado contexto sócio histórico. Através da metodologia de análise da própria AD, que não pressupõe uma leitura teleológica do corpus, mas sim realiza uma análise em espiral que se aprofunda tocando teoria e corpus, observaremos os efeitos da reclusão da memória discursiva grega no filme Blade Runner, de Ridley Scott.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soares Albuquerque, Emilly Nayra. "A História Antiga em movimento: a História Global como possibilidade às novas abordagens." Revista Canoa do Tempo 16, FC (2024): 1–26. https://doi.org/10.38047/rct.v16.fc.2024.da1.p.1.26.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Caldas, Camilo Onoda Luiz. "Liberdade política como direito fundamental na perspectiva do republicanismo." Revista Direitos Fundamentais & Democracia 22, no. 3 (2017): 65. http://dx.doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v22i3923.

Full text
Abstract:
A defesa da liberdade política e dos ideais republicanos – valores presentes na Constituição Federal do Brasil – se torna algo vazio de conteúdo caso tais conceitos não sejam adequadamente compreendidos. O presente artigo tem por objetivo esclarecer os principais aspectos do discurso republicano moderno que concebe a liberdade política como direito fundamental. O texto realiza três movimentos que evidenciam a proposta metodológica da pesquisa bibliográfica adotada. O primeiro descreve resumidamente como a liberdade e a igualdade eram pensadas na antiguidade greco-romana. O segundo se apoia no primeiro para apresentar um contraste entre a concepção de liberdade política antiga e a moderna, evidenciando a mudança de pensamento que emerge com o pensamento liberal. O terceiro movimento estabelece quais os pontos fundamentais que distinguem o pensamento republicano da perspectiva política liberal no campo político. Ao final, será possível observar que para o republicanismo moderno a existência da liberdade decorre de instituições e leis que garantam a ausência de dominação e depende da preservação do espaço privado, do desenvolvimento da virtude cívica e da universalização da cidadania ativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, Carlos Otavio Pereira dos, Fernando Andrade Pinto, and Victor Gomes Barcellos. "Movimentos migratórios em tempos de globalização:." Cadernos PROLAM/USP 17, no. 32 (2018): 102–13. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2018.146489.

Full text
Abstract:
A instabilidade econômica e política do Brasil e do mundo em geral, acabam provocando um falso medo - o medo do desemprego e da fome – sentimento esse, que uma vez instalado na sociedade como um todo, abre espaços para a violência verbal ou física contra as populações socialmente marginalizadas, como mulheres, negros e imigrantes. Os atuais fluxos migratórios no Brasil vêm acarretando modificações espaciais, que ultrapassam a antiga ideia de fronteira e de seus limites. Ao romper com essa barreira o indivíduo acaba por entrar em um campo totalmente novo e desconhecido, ficando exposto ao extremo do que se pode chamar de Hospitalidade, ou seja, à mercê da Hostilidade, tal como se pretende demonstrar neste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bondioli, Nelson de Paiva. "NOVAS VISÕES SOBRE A ROMA ANTIGA." Notandum, no. 54 (August 26, 2020): 127–41. http://dx.doi.org/10.4025/notandum.vi54.52969.

Full text
Abstract:
O presente estudo visa abordar questões relacionadas à recepção do passado romano na Cultura Pop atual, especificamente em dois nichos diferentes: dos Jogos Digitais (Games) e do RPG – Roleplaying Games (Jogos de Interpretação). Para esse fim, dois materiais serão objetos de análise: o game Assassin’s Creed Origins (2017), lançado pela Ubisoft Montreal, e o suplemento de RPG: Requiem for Rome (2007), publicado pela White Wolf. A escolha desses objetos se deu, principalmente pela relação estabelecida por eles mesmos com o período histórico, que é do interesse deste estudo, proclamando uma relação/ligação com o mundo romano. O objetivo desta análise é tecer algumas considerações sobre a produção desses objetos, sobretudo acerca do papel do historiador nas equipes de sua produção, observando também como certos temas aparecem/reaparecem com certa constância e levando em consideração os diferentes movimentos de aproximação e distanciamento da Historiografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Terassi Hortelan, Luiza. "“MODERNO À MODA ANTIGA”: DISCURSOS TERAPÊUTICOS, CONCEPÇÕES ROMÂNTICAS E PERFORMANCES DE GÊNERO NO MOVIMENTO EU ESCOLHI ESPERAR." Debates do NER 2, no. 34 (2019): 251–77. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8136.89956.

Full text
Abstract:
O Eu Escolhi Esperar é um movimento evangélico em defesa da abstinência sexual antes do casamento. O objetivo deste artigo é refletir sobre como o amor vem sendo mobilizado nos discursos do movimento, que colocam a felicidade amorosa como a recompensa para quem "escolhe" e suporta a "espera". Ao mesmo tempo, se guardar sexualmente para o casamento torna-se uma questão não apenas de pecado, mas, sobretudo, de "saúde" e "inteligência emocional". Pretende-se demonstrar como os discursos evangélicos em torno dos relacionamentos afetivo-sexuais possuem ligações com a cultura afetiva contemporânea, ainda que visem a produção de famílias heterossexuais, sólidas e indissolúveis, baseadas em papeis tradicionais de gênero. Assim, tais pedagogias, que elencam a abstinência como uma escolha, produzem, em articulação de diferentes campos discursivos não-religiosos, códigos, convenções e performances de gênero singulares, que atravessam as expectativas, buscas e trajetórias amorosas dos sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Serva, Leão, and Norval Baitello Jr. "O gesto do selfie: seria o selfie um Nachleben?" Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias, no. 17 (August 3, 2018): 86–92. http://dx.doi.org/10.24316/prometeica.v0i17.228.

Full text
Abstract:
A epidemia do selfie no século 21 pode ser apenas a continuidade, potencializada por uma tecnologia nova, de movimentos humanos presentes desde a Antiguidade. Gestos arcaicos considerados tanto no âmbito do desejo de expressar a identidade do autor de imagens diversas (como são os casos das mãos impressas em paredes de cavernas por autores de pinturas rupestres), quanto no repertório propriamente da gestualidade humana expressiva de emoções. Este é o caso dos gestos de expressão do pathos vitorioso, por exemplo, como definiu o pensador alemão Aby Warburg (1866-1929) na transição do século 19 para o 20. Warburg dedicou-se a detectar a presença continuada de elementos da cultura antiga nos tempos posteriores, nos jogos infantis, nos mitos renovados, na composição pelos artistas do Renascimento de obras que usam imagens idênticas a outras, tantas gregas ou romanas, entre outras formas de manifestação que ele denominou Nachleben der Antike ou vitalidade das formas antigas. O conceito de Warburg parece encarnar-se no gestual da pessoa contemporânea que faz um selfie quando se vê a antiga estátua de Apolo, no Museu do Louvre, em que ele parece produzir um selfie depois de alcançar a vitória sobre a serpente Píton.. Warburg também inspira perguntas, como a que dá título a este texto: Será o selfie um Nachleben? Será que o movimento que fazemos para produzir uma autofotografia digital é uma manifestação da presença continuada de um gesto ancestral?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Correia, Mary Lúcia Andrade, and Eduardo Rocha Dias. "Democracia, Movimentos Sociais e o Meio Ambiente." Revista Justiça do Direito 31, no. 1 (2017): 5. http://dx.doi.org/10.5335/rjd.v31i1.6665.

Full text
Abstract:
Analisa-se neste estudo o tema “Democracia, Movimentos Sociais e o Meio Ambiente”, cuja relevância reside no entendimento da relação entre o processo democrático, os movimentos sociais e o meio ambiente. Este ensaio tem por objetivo geral demonstrar os aspectos relevantes da democracia antiga e moderna. São seus objetivos específicos identificar o papel da democracia e sua relação com os movimentos sociais e, por fim, verificar a relação entre democracia, movimentos sociais e proteção do meio ambiente. A metodologia utilizada na pesquisa consiste na análise exploratória e descritiva sobre o objeto de estudo por meio de levantamento bibliográfico em livros, documentos eletrônicos, teses, dissertações, revistas e periódicos etc. Como resultados esperados busca-se contribuir para melhor compreensão da realidade da democracia atual e de seus reflexos e avanços com relação aos movimentos sociais e a proteção ambiental no contexto brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Favaro, Francesca. "Dalla sapienza antica alla Vita Nova: “omnia mea mecum sunt”." Forum Italicum: A Journal of Italian Studies 53, no. 3 (2019): 609–16. http://dx.doi.org/10.1177/0014585819854049.

Full text
Abstract:
Il contributo si propone di illustrare la singolare affinità che si può cogliere (pur nella consapevolezza della distanza culturale e della differente genesi del motivo ispiratore) fra la ricerca di autosufficienza interiore, propria di movimenti filosofici del mondo classico, riassunta nel motto latino omnia mea mecum sunt, e l’autosufficienza dell’amore verso Beatrice che – e Dante scopre questa realtà in modo graduale, nel percorso d’illimpidimento intellettuale narrato nel libello della giovinezza – è un amore che vive di sé, di sé si nutre, a sé deve e non può che bastare.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Oliveira, Júlia Glaciela da Silva. "“Sin senderos prefijados”." Estudos Ibero-Americanos 47, no. 1 (2021): e38147. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2021.1.38147.

Full text
Abstract:
Entre os anos de 1980 e 1990, diversos países latino-americanos, a exemplo da Argentina, do Brasil e do Chile, retornaram à via democrática. Não obstante, foi neste mesmo período em que muitos adotaram ou fortaleceram projetos neoliberais. Essa profunda mudança política, marcada pela diminuição do papel do Estado, foi acompanhada por uma rápida expansão das Organizações Não Governamentais (ONGs) e pela incorporação de alguns pontos da agenda feminista pelo Estado. Essa nova ordem sociopolítica resultou no processo de “onguização”, isto é, alterações estruturais que passaram a modelar as ONGs, as quais passaram a desenvolver projetos, financiados por agências de cooperação internacional, contendo, na maioria das vezes, equipes especializadas e remuneradas. Muitos movimentos sociais se institucionalizaram, entre eles, coletivos feministas latino-americanos. Este fato levou a importantes interrogações sobre a capacidade de autonomia do movimento e a eficácia de tais projetos na transformação da realidade feminina. Isto é, questionou-se se esse novo campo de atuação provocaria uma substituição da antiga militante pela “especialista de gênero”, diminuindo a tônica do engajamento feminista. Frente a estas questões, este artigo busca apresentar como este debate figurou na revista Brujas, publicada pela Asociación de Trabajo y Estudio de la Mujer “25 de noviembre” (ATEM), em Buenos Aires, Argentina, entre os anos de 1983 e 1996.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Santos, Everson de Oliveira, Nivaneide Alves de Melo Falcão, and João Victor Alves de Lima. "Deslizamento de encostas urbanas: consequências e implicações sociais, ambientais e políticas, em Viçosa/AL, Brasil." Diversitas Journal 5, no. 3 (2020): 1859–86. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1176.

Full text
Abstract:
RESUMO: O presente estudo trata de uma problemática bem comum em áreas urbanas e que evoluiu ao longo dos anos, isto é, a degradação ambiental ocasionada pelo processo de ocupação em ambientes com alta suscetibilidade de movimentos de massa. Na referida pesquisa os riscos são verificados com maior ênfase nas encostas localizadas em áreas urbanas, mais especificamente na área antes ocupada pela antiga comunidade Espinhaço da Gata no município de Viçosa – Alagoas. No ano de 2010, foi realizada uma verificação em campo para avaliar a evolução do deslizamento na encosta supracitada, bem como o levantamento de material iconográfico, cartográfico, imagens de satélite e entrevistas com os moradores desabrigados. O movimento de massa se agravou devido uma obra realizada em um trecho da ferrovia que passa na base da encosta, isto sem um conhecimento prévio da área, no que se referem à geomorfologia, tipos de solos, cobertura vegetal e práticas inadequadas na recuperação da instabilidade da encosta, provocando assim o rompimento de estabilidade do terreno. Após nove anos da ocorrência do fenômeno, este artigo traz uma atualização da situação social, ambiental e política, e, neste sentido, possibilita um debate acerca do papel do poder público no que se refere ao gerenciamento de áreas de riscos.
 PALAVRAS-CHAVE: Área de risco, Urbano, Poder Público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Costa, Suely Gomes. "Tornando "à simpleza antiga": Rio de Janeiro, fins do século XIX." Tempo 12, no. 24 (2008): 173–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-77042008000100009.

Full text
Abstract:
Cartas de Cristiano B. Ottoni e de Bárbara, sua mulher, do Rio de Janeiro para os netos em Paris, entre 1879 e 1892, e outras fontes organizam referências para exame de projetos de retorno à "simpleza antiga" - expressão de Machado de Assis -, diante de ritmos (tempos e movimentos), dados como próprios ao sistema fabril. Quando associados a constrangimentos advindos de relações e práticas sociais de longa duração histórica, ampliam possibilidades analíticas da conjuntura da abolição e do advento da república.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

SILVEIRA, EMERSON JOSÉ SENA DA. "DEVOÇÕES, CATOLICISMO E MUNDO CIBERNÉTICO: SEMÂNTICA NOVA OU ANTIGA PERMANÊNCIA?" Espaço e Cultura, no. 44 (December 16, 2018): 31–49. http://dx.doi.org/10.12957/espacoecultura.2018.47352.

Full text
Abstract:
No atual contexto de interações entre os vários sistemas religiosos e não-religiosos, as fronteiras possuem contornos incertos, surgem híbridas formas, vistas com estranheza, por atores intelectuais e/ou religiosos. As novas mídias e avanços tecnológicos de comunicação trouxeram mudanças sociais e culturais em todos os campos da vida social, inclusive para a religião católica. O ciberespaço e as novas questões que congrega a convergência digital tornaram-se, de forma crescente e complexa, campo em que as religiões e fenômenos religiosos atuam cada vez mais intensamente. Nessa perspectiva, este artigo pretende investigar como se dão as práticas religiosas católicas na internet, as devoções virtuais aos santos entre outras, pesquisando chats, blogues e outros espaços. Quais são as práticas, como elas são feitas, até que ponto elas congregam as velhas tradições, quem as faz e quais as respostas do magistério católico a este movimento são algumas das perguntas centrais, que, a partir de participação observante e pesquisa exploratória pretendemos analisar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Mascarenhas Pecoraro, Tamires. "MDB ontem, MDB hoje: o retorno da sigla." Tempos Históricos 27, no. 2 (2023): 280–301. http://dx.doi.org/10.36449/rth.v27i2.30844.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca compreender três momentos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB): sua formação e atuação durante a ditadura civil-militar em 1966 até as eleições de 1974; sua transformação, em 1979, em Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB); e, recentemente, em 2017, o retorno do uso de sua antiga sigla, o MDB. Por meio de jornais, dados eleitorais, dados partidários e uma extensa bibliografia, além da discussão do conceito de partido político e memória, investigou-se como o MDB passou por um desgaste em sua imagem motivado pelas investigações da Operação Lava Jato e escândalos de corrupção envolvendo o partido. Assim, o PDMB apelou à memória de seu passado histórico de defensor da democracia, retornando ao uso de sua antiga sigla, buscando, assim, restaurar sua imagem junto ao eleitorado, mas sem estabelecer mudanças de atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pantuzzi, Tiago Lemes. "A PRIMEIRA RECEPÇÃO DE NIETZSCHE NO BRASIL PELA ESCOLA DE RECIFE." Revista Ágora Filosófica 1, no. 2 (2017): 04–12. http://dx.doi.org/10.25247/p1982-999x.2017.v1n2.p04-12.

Full text
Abstract:
A Faculdade de Direito de Pernambuco é o ponto inicial da recepção brasileira de Nietzsche. A Escola de Recife surge de um movimento intelectual dentro da faculdade pernambucana que, entre seus objetivos, busca construir uma identidade cultural nacional que se distancie do predomínio europeu. Em meio a esse movimento, encontramos a citação explícita mais antiga do filósofo alemão que nos leva ao texto de Tobias Barreto de 1876. Nesse período, muitas obras que fariam parte da formação de alunos vindouros, como José Oiticica e Gilberto Amado, são adquiridas pela instituição pernambucana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Rogério, Pedro, Luiz Botelho Albuquerque, Fábio Costa Santos, Getuliana Sousa Colares, and Adriana Souza Colares Santos. "Um currículo em movimento: músicos em mobilidade geográfica e social." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, no. 9 (2023): 16528–46. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.9-163.

Full text
Abstract:
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa doutoral intitulada “A viagem como um princípio na formação do habitus dos músicos que na década de 1970 ficaram conhecidos como Pessoal do Ceará”. A pesquisa se debruçou sobre a trajetória formativa desse grupo de intelectuais e artistas de onde surgiram para o cenário nacional nomes como Belchior, Ednardo e Fagner. A investigação categorizou aspectos referente às viagens como a preparação (condições objetivas e subjetivas), as motivações, a partida (ruptura), o percurso, a imprevisibilidade (superação), as primeiras impressões ou sensações, as necessidades, a relação com os conterrâneos, os contatos com outros artistas, a relação com a indústria cultural (televisão, rádio, jornal, produtores, gravadoras), os shows, a consolidação (ou não) da carreira musical, a decisão de permanecer, seguir viagem ou voltar e, para enriquecer as reflexões, realizou-se mais algumas questões: quais as consequências da mobilidade? Pergunta esta que traz implícitos os questionamentos: O que muda? Como muda? Foi utilizada a praxiologia de Pierre Bourdieu como arcabouço teórico e metodológico. Percebe-se na trajetória de intelectuais desde Homero (Grécia antiga), passando por Amadeus Mozart, Milton Nascimento e Luiz Gonzaga e chegando ao Pessoal do Ceará, a viagem opera uma aprendizagem que faz constatar que o deslocamento físico também implica em deslocamento cognitivo e afetivo levando a uma formação que especificamente a viagem é quem proporciona.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Marinelli, Manlio. "La forma in movimento. Il corpo dell’attore nella tradizione scoliastica: una prima indagine." Synthesis 31, no. 1-2 (2024): e150. http://dx.doi.org/10.24215/1851779xe150.

Full text
Abstract:
Questo articolo analizza e si propone di evidenziare i gesti e le strategie corporee dell'attore tragico così come gli scoli li descrivono al lettore. Secondo loro, gli attori tragici utilizzavano strategie e schemi che non solo avevano valenze semantiche ma mettevano in gioco anche abilità specifiche per provocare le emozioni degli spettatori. L'articolo si propone di sostenere che gli studiosi ellenistici osservavano le strategie corporee degli artisti senza pregiudizi riguardo al dominio degli attori nel raggiungimento degli effetti tragici. Certamente bisogna tenere conto che queste fonti trattano di rappresentazioni risalenti al V secolo: la memoria dell'erudizione antica rientra nel modo in cui viene considerato il tragico fenomeno. Questo articolo non riguarda le prestazioni ma la sua memoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Anderson Frezzato. "Movimento como base cognoscitiva para a elaboração da Primeira Prova da existência de Deus em Tomás de Aquino." ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3, no. 1 (2022): 81–93. http://dx.doi.org/10.56837/araripe.2022.v3.n1.920.

Full text
Abstract:
Durante a história da Filosofia foram elaboradas muitas provas da existência de Deus. Este artigo visa abordar o pensamento de Tomás de Aquino na elaboração da sua Primeira Prova da existência de Deus, descritas na Suma Theologia e na Suma contra os Gentios. Para tanto, Tomás vai buscar na filosofia antiga, mormente em Aristóteles, recebendo e atualizando as argumentações sobre o Motor Imóvel aristotélico presente nas obras Física e Metafísica. Ambos concordam que existe movimento nas coisas sensíveis. Esta certeza advém justamente das experiências dos sentidos, ou seja, da empiria. Tomás aceita a noção de que os seres se movem. O movimento é singularmente a passagem da potência ao ato. No entanto, Tomás foi buscar a causa desse movimento que nas suas argumentações é o Motor Imóvel, isto é, Deus. No fundo, o tomismo, em relação ao aristotelismo, pode ser apresentado como continuidade e diálogo: objetivo, coerente e científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Dung, Vo Van. "“Pensamento dialético” na “Teoria dos Cinco Elementos” na China antiga." Argumentos - Revista de Filosofia, no. 29 (January 1, 2023): 253–63. http://dx.doi.org/10.36517/argumentos.29.21.

Full text
Abstract:
A Teoria dos Cinco Elementos é uma das primeiras teorias na história da filosofia chinesa. O nascimento da doutrina marcou uma virada no processo de percepção do mundo com os cinco elementos básicos de metal, madeira e água, fogo e terra. Esses cinco fatores são percebidos na forma de experiência, o nível de consciência ainda é rudimentar e as características mais gerais da matéria ainda não foram generalizadas. No entanto, com as duas leis dos Cinco Elementos do nascimento mútuo, os cinco elementos opostos se complementam ao explicar a formação, desenvolvimento e transformação do mundo material. São duas leis que se aplicam para explicar as leis da natureza, da sociedade e do corpo humano. A Teoria dos Cinco Elementos mostra que coisas e fenômenos no universo e na sociedade não ficam parados, mas estão sempre em movimento, mudando e girando constantemente. Neste artigo, nos concentraremos em esclarecer o pensamento dialético da teoria dos Cinco Elementos na natureza, na sociedade e no corpo humano. O artigo abrirá uma nova abordagem para a teoria dos Cinco Elementos e a próxima direção de pesquisa é a aplicação da teoria na medicina oriental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dung, Vo Van. "“Pensamento dialético” na “Teoria dos Cinco Elementos” na China antiga." Argumentos - Revista de Filosofia 15, no. 29 (2023): 253–63. https://doi.org/10.36517/argumentos..29.81373.

Full text
Abstract:
A Teoria dos Cinco Elementos é uma das primeiras teorias na história da filosofia chinesa. O nascimento da doutrina marcou uma virada no processo de percepção do mundo com os cinco elementos básicos de metal, madeira e água, fogo e terra. Esses cinco fatores são percebidos na forma de experiência, o nível de consciência ainda é rudimentar e as características mais gerais da matéria ainda não foram generalizadas. No entanto, com as duas leis dos Cinco Elementos do nascimento mútuo, os cinco elementos opostos se complementam ao explicar a formação, desenvolvimento e transformação do mundo material. São duas leis que se aplicam para explicar as leis da natureza, da sociedade e do corpo humano. A Teoria dos Cinco Elementos mostra que coisas e fenômenos no universo e na sociedade não ficam parados, mas estão sempre em movimento, mudando e girando constantemente. Neste artigo, nos concentraremos em esclarecer o pensamento dialético da teoria dos Cinco Elementos na natureza, na sociedade e no corpo humano. O artigo abrirá uma nova abordagem para a teoria dos Cinco Elementos e a próxima direção de pesquisa é a aplicação da teoria na medicina oriental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Alves Junior, Alexandre Guilherme da Cruz. "A ocupação de Alcatraz e o movimento indígena nos Estados Unidos (1969-1971)." Tempo 28, no. 3 (2022): 78–98. http://dx.doi.org/10.1590/tem-1980-542x2022v280304.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo analisa os pronunciamentos e as ações realizadas pelos ativistas indígenas que ocuparam a ilha de Alcatraz entre novembro de 1969 e junho de 1971. Na ocasião, um grupo de estudantes chegou à antiga prisão federal, intitulando-se “Indígenas de Todas as Tribos”, com o objetivo de reclamar o território para a fundação de um centro cultural e uma universidade indígenas. Através da análise de seus manifestos públicos buscaremos compreender como uma leitura própria do passado foi utilizada tanto como instrumento de legitimação das ações políticas de ação direta não violenta, visando a autodeterminação dos povos indígenas nos Estados Unidos, como também instrumento para forjar uma agenda interétnica, que pudesse reverter as péssimas condições sociais dos povos nativos nos centros urbanos e nas reservas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Ferreira, Mário. "A condição da mulher na Índia antiga na perspectiva das eras cósmicas - o ser feminino segundo o tantrismo." Língua e Literatura, no. 25 (October 15, 1999): 21. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.1999.104897.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo contrastar as construções relativas ao ser feminino, articuladas na tradição literária da Índia Antiga, constantes no Mânavadharmaçâstra1 e em dois tratados do movimento çâktatantra, a saber, o Mahânirvânatantra e o Kulârnavatantra. Procura- se demonstrar que, no percurso de elaboração de tais obras, efetivou- se uma reordenação de valores, no que concerne à condição social e simbólica da mulher, projetada como translação do tempo mítico para o tempo histórico (do satyayuga para o kaliyuga) e concebida como fuga libertária de estruturas injustas de relação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Machado Júnior, Iveraldo, Marcos Henrique Camargo, and Pedro Lacerda Neto. "ELEMENTOS DO CONHECIMENTO NÃO VERBAL." Revista Cientí­fica/FAP 26, no. 1 (2022): 30–49. http://dx.doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.6896.

Full text
Abstract:
Este artigo contesta a antiga crença de que só é possível pensar por meio de palavras, empregando informações provenientes das neurociências, para demonstrar que o conhecimento humano não depende unicamente da linguagem verbal, sendo construído a partir das percepções, sensações, como também por meio de linguagens não verbais, como as relacionadas à imagem, som, movimento e tatilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Barroso, Maria Cleide da Silva, Rafaela Fernandes Pereira, Antônio de Pádua Arruda dos Santos Filho, Murilo Rodrigues dos Santos, Paulo Ícaro Martins, and Francisca Helena de Oliveira Holanda. "Moisey Mikhaylovich Pistrak: Pedagogia Russa, Educação e Revolução." Research, Society and Development 9, no. 5 (2020): e170952608. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.2608.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata da Pedagogia Russa, seu contexto histórico e as contribuições desse movimento para a educação da época. Dessa forma, tem-se como objetivo geral analisar as contribuições de Pistrak e suas obras no movimento intitulado Pedagogia Russa. Para tanto, foi realizado um estudo teórico, um estudo bibliográfico centrado no contexto da antiga Rússia e o movimento da Pedagogia entre 1917 a 1932. O foco foi o autor Moisey Mikhaylovich Pistrak e a escola do trabalho. Por fim, observou-se que a escola do trabalho objetivava a formação de uma nova sociedade socialista. Nesse sentido a natureza da educação, o papel cultural da escola do trabalho e as relações entre ciência e trabalho são as três conclusões tiradas por Pistrak sobre o trabalho na escola. Assim, uma definição mais concreta da palavra trabalho é de que se tenha uma participação na vida do aluno e na sua construção social, tanto no interior como dentro de sala e a ciência como uma prática orientadora generalizada e sistematizada dessa atividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Brighenti, Agenor. "O gnosticismo na Igreja antiga e na atualidade." Revista Eclesiástica Brasileira 67, no. 267 (2019): 625. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v67i267.1502.

Full text
Abstract:
O gnosticismo, embora tenha raízes na filosofia grega e em experiências religiosas orientais, irrompeu no seio do cristianismo no século II, dizendo aperfeiçoá-lo e constituir-se na verdadeira Igreja. Ao reler as verdades cristãs desde sua cosmovisão, tornou-se um dos maiores perigos para a fé cristã, constituindo-se numa questão de vida ou morte para o cristianismo. Neste estudo, o autor dá uma visão geral do movimento, privilegiando a compreensão de sua estrutura interna como doutrina filosófico-religiosa. Começa por uma abordagem histórica do fenômeno para, em seguida, entrar no estudo do gnosticismo propriamente dito: o problema de suas raízes, seus padrões de pensamento ou mitos, as diferentes teorias dos gnósticos e seus componentes e características. O texto termina apresentando algumas formas modernas de gnosticismo, em suas concepções e doutrinas, bem como suas implicações para o cristianismo na aurora do Terceiro Milênio.Abstract: Having its roots in Greek philosophy and in Eastern religious practices, Gnosticism nevertheless reappears in the heart of Christianity in the 2nd century, claiming to be a better version of Christianity and the true Church. In so far asit reinterpreted the Christian truths according to its own view of the cosmos it became one of the greatest dangers for the Christian faith and a life or death issue for Christianity. In this study, the author presents a general survey of the movement, focusing, in particular, on its internal structure as a philosophical-religious doctrine. A historical overview of the phenomenon is followed by a study of Gnosticism itself: the problem of its roots, its thinking patterns or myths, the Gnostics’different theories and their components and main characteristics. The text ends by presenting some modern forms of Gnosticism in their conceptions and doctrines as well as their implications for Christianity in these early years of the Third Millennium.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

BRAGA JUNIOR, AMARO XAVIER. "Trânsito religioso." Sacrilegens 17, no. 1 (2020): 195–212. http://dx.doi.org/10.34019/2237-6151.2020.v17.29426.

Full text
Abstract:
O trabalho identifica e analisa as práticas litúrgicas que se desenvolvem entre as manifestações da Umbanda e suas apropriações pelos grupos wiccanos ou neopagãos, surgidos no Brasil nas últimas décadas, como a wicca, um movimento religioso que se institucionalizou a partir da chamada "antiga religião", um conjunto de práticas religiosas pré-cristãs ligadas à feminilidade e a natureza. A pesquisa partiu de observações participantes e entrevistas semi-estruturadas com membros de destaque em ambos os grupos. Enfatizam-se na análise as problemáticas sobre a identidade religiosa construída a partir do trânsito religioso entre os grupos e sua hibridização. Um dos resultados mais evidentes mostrou que tais apropriações se originaram a partir da migração dos atuais sacerdotes wiccanos que primeiramente atuaram como mães-de-santo e que se converteram a este novo movimento religioso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Azanha do Nascimento, Ana Clara, Beatriz Borges Brambilla, and Mary Jane Paris Spink. "Entre Safo de Lesbos e Audre Lorde: amores e erotismos entre mulheres na Grécia Antiga e Século XXI." Reoriente: estudos sobre marxismo, dependência e sistemas-mundo 4, no. 1 (2025): 51–73. https://doi.org/10.54833/issn2764-104x.v4i1p74-103.

Full text
Abstract:
O apagamento histórico ao qual são submetidas mulheres que se relacionam com mulheres obstaculiza sua emancipação subjetiva e política, uma vez que a impossibilidade de memória sobre a própria história produz lacunas de afirmação de identidades. Fundamentado por uma perspectiva materialista histórico-dialética, o presente artigo visa produzir uma historicização e análise crítica dos amores e erotismos entre mulheres na Grécia Antiga e no século XXI. Para tal, foram investigadas as determinações materiais dos erotismos antigos e feita uma articulação entre os discursos eróticos presentes na obra das autoras Safo de Lesbos e Audre Lorde. Evidenciou-se a relevância da escrita erótico-afetiva feminina como produtora de memória e resistência, em um movimento de insubmissão política que resiste ao longo das gerações. Palavras-chave: história das sexualidades sáficas; memória social; resistência política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Diniz, Debora, and Luciana Brito. "“Eu não sou presa de juízo, não”: Zefinha, a louca perigosa mais antiga do Brasil." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 23, no. 1 (2016): 113–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702016000100008.

Full text
Abstract:
Resumo Abandonada há 38 anos no manicômio judiciário de Alagoas, Josefa da Silva é a mulher mais antiga sobrevivente do regime penal-psiquiátrico no Brasil. Dossiê, processo judicial, entrevistas e fotografias compõem o corpusde análise deste ensaio. O laudo psiquiátrico é a peça-chave para o dobramento médico-penal na loucura criminosa. Doze laudos psiquiátricos ilustram as três metamorfoses do arquivo judiciário: anormalidade, perigo e abandono. A autoridade psiquiátrica sobre a clausura movimentou-se da disciplina para a segurança, e da segurança disciplinar para a asilar-assistencial. No arranjo entre os poderes penal e psiquiátrico, o juiz reconhece a autoridade médica para a verdade da loucura. É a medicina das razões sobre a clausura de Zefinha que se altera nas décadas de produção do arquivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Cecchinato, Giorgia. "Traição e re-memoração. Reflexões sobre a experiência estética com base na Fenomenologia do espírito." Discurso, no. 42 (December 19, 2013): 221–44. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2012.69234.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é mostrar a importância do conceito de Er-innerung para a compreensão da concepção hegeliana de experiência da arte. A análise parte do último capítulo da Fenomenologia do espírito, “Conhecimento absoluto”, para mostrar que nessa obra o conceito é utilizado em relação à compreensão da religião artística da Grécia antiga, e chega aos Cursos de Ética, em que Erinnerung aparece como o movimento de interiorização que representa a essência mesma da evolução em arte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Abreu Pinto, Alex Barbosa. "“Invasão” versus “ocupação” do centro social urbano engenho do meio: análise de conteúdo de duas entrevistas semiestruturadas." Revista Pesquisa Qualitativa 10, no. 24 (2022): 297–312. http://dx.doi.org/10.33361/rpq.2022.v.10.n.24.438.

Full text
Abstract:
O presente artigo consiste em um recorte de uma breve pesquisa realizada para fins de avaliação do aprendizado, no âmbito da disciplina ‘Métodos qualitativos e análise avançada de dados’, ministrada pela profa. Dr.ª. Selma Leitão, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou-se análise de conteúdo de duas entrevistas semiestruturadas, ambas realizadas em dezembro de 2019, buscando-se conhecer os sentidos atribuídos ao movimento social de ocupação de um espaço público localizado em um bairro do Recife – o Centro Social Urbano Engenho do Meio (CSU). O estudo contou com duas participantes: uma antiga moradora do bairro (M.) e uma ocupante do CSU (S.). A análise revelou que, para M., a ocupação se trata de um acontecimento negativo e indesejado; contrariamente, para S., trata-se da possibilidade de realização de um sonho e de um meio de promoção de valores humanos como dignidade e companheirismo. Palavras-chave: Análise de conteúdo; Movimento social; Pesquisa qualitativa; Sentido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro. "“Você sabe ensinar, sim!” Experiência, narrativa e (auto)formação." Revista Digital do LAV 11, no. 2 (2018): 192. http://dx.doi.org/10.5902/1983734832850.

Full text
Abstract:
O artigo contempla aspectos de uma investigação arqueológica de si, com ênfase no campo autobiográfico e narrativo, explicitando lembranças emblemáticas que impulsionaram o interesse pela docência em artes visuais. Evoca experiências presentes no processo de (auto)formação subjetiva, suscitando reflexões acerca dos caminhos percorridos durante a época de escolarização. A pergunta que impulsionou a produção desse movimento de escrita corresponde ao momento de enunciação da frase “Você sabe ensinar, sim!” proferida pela Professora Sueli Rezende, no contexto formativo da antiga quarta série do ensino fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Matheus Henrique Simões Guimarães dos, Soraya Gardel Carelli, Ricardo Vaz Leite, and Elisabete do Nascimento Rocha. "Caracterização e valoração da geodiversidade da antiga Pedreira da Voldac, Volta Redonda (RJ)." Geologia USP. Série Científica 23, no. 2 (2023): 153–63. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v23-204469.

Full text
Abstract:
A geodiversidade compreende os processos e materiais naturais, geológicos e geomorfológicos responsáveis pela formação da paisagem que nos cerca. Entre esses materiais, estão os minerais, as rochas, os fósseis e as formas de relevo. Com o intuito de aproximar a geodiversidade às demandas da sociedade e compreender as relações dos seres humanos (meio social) e a natureza, em seus aspectos culturais e econômicos, deve-se aderir a uma visão holística que integre a geodiversidade (meio abiótico), a biodiversidade (meio biótico), as questões sociais, culturais e econômicas, por meio de estudos direcionados, objetivando a conservação do geopatrimônio numa cidade carente de áreas de lazer. Nesse contexto, a antiga Pedreira da Voldac está localizada na cidade de Volta Redonda, sul-fluminense, cidade industrial que abriga o maior polo siderúrgico da América Latina. Com intuito de trazer finalidade social a essa área, um grupo multidisciplinar intitulado “Movimento Ética na Política de Volta Redonda” (MEP-VR) apresentou, em junho de 2020, a proposta de criação do 1º Monumento Natural de Volta Redonda, fundamentando-se na biodiversidade local e nos diversos fins educacionais, turísticos e socioculturais que o local tem potencial para oferecer à população. Com base nessa iniciativa, este trabalho visa contribuir com a valoração dos elementos abióticos dessa antiga pedreira, somando elementos da geodiversidade à proposta da criação do monumento, até então baseada nos elementos bióticos e socioculturais. Os elementos da geodiversidade foram valorados pelo aplicativo Geossit, do Serviço Geológico do Brasil. Essa valoração indicou uma Relevância Nacional Turística e Educacional para o local. Para melhor aproveitamento e divulgação desse sítio da geodiversidade, principalmente num município carente de áreas de lazer, propomos uma trilha geoturística-educacional...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Meira, Isabela Lorrane Santos, Denis Castilho, and Fernando Fernandes de Oliveira. "A RODOVIA ESTADUAL GO-164 (ANTIGA ESTRADA DO BOI) E A FLUIDEZ TERRITORIAL DO NOROESTE GOIANO." Caderno de Geografia 34, no. 76 (2024): 255. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2024v34n76p255.

Full text
Abstract:
Os transportes são elementos fundamentais para compreensão das interações, da organização e do movimento dos territórios. Dentre os eixos estruturantes de Goiás, a rodovia estadual GO-164 (antiga Estrada do Boi) se constitui como a principal via de circulação do Noroeste do estado. Neste estudo, analisamos o processo de formação dessa rede e como ela influencia a fluidez territorial da região. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica; levantamento e análise de dados secundários; realização de trabalho de campo nos sete municípios servidos diretamente pela rodovia; mapeamento e sínteses dos serviços ofertados ao longo da via. Os resultados confirmam o papel central da GO-164 na fluidez territorial do Noroeste goiano. Seu protagonismo foi ampliado ao longo do tempo na medida em que a estruturação da economia regional também se expandiu, o que forjou uma evidente dependência regional em relação ao seu traçado. Além disso, esse eixo continua exercendo importante influência no crescimento da taxa de urbanização dos municípios, na expansão das condições de produção e na articulação comercial intra e inter-regional, com peso dos produtos advindos da pecuária de corte. Das boiadas aos caminhões de boi, portanto, o sentido figurativo permanece, embora transformado pela técnica, pela ciência e por uma fluidez seletiva que conecta determinados grupos corporativos às principais centralidades estaduais e importantes nós da rede de comércio de carne em escala mundial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Tierno, Patricio. "O pensamento político dos filósofos milésimos." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 100 (January 2017): 363–404. http://dx.doi.org/10.1590/0102-363404/100.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo pretende examinar o vocabulário político do pensamento milésio, movimento conformado por Thales, Anaximandro e Anaxímenes, autores de uma iniciativa intelectual que se desenvolveu nas circunstâncias históricas imperantes em Jônia durante o século VI a.C. No âmbito da pólis arcaica, esses pensadores formularam uma filosofia da natureza que, em diálogo e tensão com a mitologia tradicional e a religião antropomórfica, estabeleceu as bases de uma racionalidade filosófica e política concreta, a qual se manifestou numa linguagem conceitual e expressou a experiência singular da cidade grega antiga e as condições de sua evolução social transformadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Freixo, Adriano de. "Repercussões da Revolução dos Cravos." Tensões Mundiais 5, no. 8 (2018): 247–64. https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v5i8.697.

Full text
Abstract:
Em 25 de abril de 1974, caía em Portugal a mais antiga das ditaduras europeias, através de um movimento articulado essencialmente pela oficialidade mais jovem das Forças Armadas portuguesas e por setores mais “liberais” da elite militar, dando início a um período marcado por intensas agitações políticas e sociais. Este quadro foi determinante para que, em um momento de recrudescimento da Guerra Fria, os olhos do mundo se voltassem para Portugal e para suas ex-colônias, fazendo com que estas áreas passassem a desempenhar um papel de extrema importância nos cálculos políticos das grandes potências dentro da arena internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Sousa, João Carlos. "DA REINVENÇÃO À REPRODUÇÃO DO ATIVISMO CÍVICO: OS MOVIMENTOS SOCIAIS ANTIAUSTERIDADE EM PORTUGAL NO FACEBOOK." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 118 (January 2023): 251–82. http://dx.doi.org/10.1590/0102-251282/118.

Full text
Abstract:
Resumo Esta presente pesquisa tem como objetivo o estudo de como o Facebook foi apropriado entre os movimentos sociais antiausteridade em Portugal ao longo da Grande Recessão, num contexto marcado pela emergência das redes sociais digitais. Desta forma, podemos contribuir para o vasto debate em torno do papel das redes sociais digitais na participação política e cívica. Para a prossecução deste objetivo, realizamos uma análise do conteúdo de páginas do Facebook de oito movimentos sociais que se destacaram neste período e entrevistas semiestruturadas com ativistas destes. A principal descoberta feita pelo estudo consiste numa considerável desigualdade de recursos mobilizados nas práticas cívicas no Facebook entre ativistas e cidadãos utilizadores. Isso nos permite perceber que existem fatores que estão a montante, como a condição socioeconômica, educacional e até sofisticação política que impactam na apropriação das ferramentas digitais como o Facebook.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Hirsch, Irene. "Traduções na América Portuguesa: as bibliotecas dos revolucionários brasileiros." Tradterm 17 (December 22, 2010): 31. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2010.40281.

Full text
Abstract:
A presença de traduções em dois movimentos de revolta que antecederam a Independência do Brasil será examinada neste artigo. A Inconfidência Mineira e a Inconfidência Baiana, dois dos principais eventos de contestação do período colonial brasileiro, contemporâneos das Revoluções Americana e Francesa, além de refletir a insatisfação com as condições locais e apontar para o colapso da antiga ordem, dialogaram com as ideias que circulavam internacionalmente. O escrutínio das bibliotecas do período é revelador dessa articulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Viegas, Alexy. "Da música antiga a Stravinsky: um panorama histórico, estético e teórico do fenômeno do paralelismo de acordes." Opus 30 (March 20, 2024): 1–38. http://dx.doi.org/10.20504/opus2024.30.01.

Full text
Abstract:
Este trabalho investiga a questão do paralelismo de acordes na música de Igor Stravinsky como um evento estilístico coordenador de influências e confluências estéticas. Explorando precedentes históricos na literatura, bem como questões biográficas do compositor, o presente trabalho demonstra uma série de manifestações composicionais desta prática, não apenas na música de Stravinsky, mas também no Nacionalismo Russo do século XIX (em especial na obra de compositores do Círculo Balakirev) e na obra de compositores com os quais Stravinsky estabeleceu algum tipo de relação de amizade (incluindo Claude Debussy e Maurice Ravel). Observando que esta aptidão possui colateralidades com o início da prática polifônica medieval teorizada, o paralelismo de acordes frequentemente empregado no modernismo stravinskiano representa um afastamento prático dos mecanismos de condução de vozes (especialmente aqueles com ênfase na idealização dos movimentos oblíquo e contrário) que se estabeleceram durante o predomínio do sistema tonal. Não menos importante do que as amplas e demais questões que envolvem o tecido de superfície de suas composições, os momentos em que acordes são articulados em paralelo constituem um dos traços tipicamente relacionados à música de Stravinsky.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

De Bona da Silva, Rodrigo. "SOCIEDADE E ESTADO: QUEM CONTROLA QUEM? DIFERENTES ABORDAGENS DO CONTROLE SOCIAL E A EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIEDADE-ESTADO." Revista da CGU 8, no. 13 (2016): 20. http://dx.doi.org/10.36428/revistadacgu.v8i13.64.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa três interpretações do conceito de controle socialsob duas abordagens diferentes usadas ao longo da história nas ciências sociais. Para tanto, são identificados alguns dos principais autores e conceitos associados a cada entendimento, bem como os modelos de administração pública vigentes sobre contextos históricos. A abordagem mais antiga surgiu na sociologia no século XIX, representando um controle do Estado sobre a Sociedade, positivo e até necessário para garantir a coesão, a integração e a ordem social. Em sentido negativo, ou termo também era usado pela teoria social crítica, especialmente na segunda metade do século XX, para tratar das relações de poder e dominação ideológica no serviço de interesses de classes dominantes, um controle social mais amplo que inclui ou usa a máquina estatal. Esses empreendimentos, embora opostos entre si, representam umcontrole sobre a Sociedade , seja por organizações, classes sociais ou pelo Estado, especialmente no contexto da antiga administração pública, patrimonial e burocrática. Uma nova abordagem, como um controle da Sociedade sobre o Estado, surgiu no início da década de 1990, em estudos sobre movimentos e atividades sociais, bem como sobre a participação da sociedade no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas, a partir do modelo da nova gestão pública, gerencialista e neoliberal. O controle social da antiga relação Estado-Sociedade e a teoria crítica traz consigo termos como ordem social, poder, dominação, estado, ideologia e burocracia. Já existe uma nova relação Sociedade-Estado, destacada em conceitos de movimentos sociais, democracia deliberativa, ação comunicativa, participação e empoderamento social, temáticas aplicadas à busca por um novo serviço público neste século XXI, legitimado, coproduzido e compartilhado entre público e público .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ribeiro Barbosa, Tereza Víriginia, and Marina Pelluci Duarte Mortoza. "Jorge Andrade e os clássicos gregos: miscelâneas em Pedreira das Almas." Caligrama: Revista de Estudos Românicos 22, no. 1 (2017): 5. http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.22.1.5-27.

Full text
Abstract:
A literatura dramática brasileira, de forma geral, reflete umatensão latente no que diz respeito à retomada da cultura greco-latina.Os clássicos evocam uma condição subalterna da qual nos queremoslivrar. Não obstante, o vínculo é inescapável. Esse impasse resultouamiúde em obras relevantes e bastante originais. Em Pedreira dasAlmas, Jorge Andrade, filho da grande erudição europeia e igualmenteda norte-americana, recria o passado a partir das diretrizes fundamentaisda cultura helênica, a saber, a obsessão pelo autorreconhecimento, aliberdade frente à criação, os recursos da retórica antiga aplicados nãosomente à linguagem mas, sobretudo, ao pensamento – a composição de personagens em quiasma, por exemplo – e a concepção da tragédia como movimento de transformação para uma cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Jambersi, Belissa do Pinho, and Alessandra Arce. "A escola normal e a formação da elite intelectual da cidade de São Carlos (1911 – 1930)." Revista HISTEDBR On-line 9, no. 33 (2012): 122. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639558.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva apresentar o papel social que a Escola Dr. Álvaro Guião teve naeducação da sociedade São-Carlense em seus primeiros tempos, e vice e versa. Para tantosubdividimos este trabalho em duas partes: inicialmente, apresentamos a história doMunicípio de São – Carlos, procurando dissertar sobre a importância da elite cafeeira parao progresso são-carlense. No segundo momento abordar-se-á a contextualização históricada Primeira República, no que se refere à expansão da Instrução Pública. Em seguidaprocurar-se-á relacionar como que este movimento histórico geral acompanhou o aspectoda Instrução Pública no Município, enfatizando a importância cultural da Antiga EscolaNormal de São Carlos, para o desenvolvimento artístico e intelectual da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Varotto, Michele, and Alessandra Arce Hai. "Vestígios da presença das ideias educacionais de John Dewey em uma escola normal paulista nas décadas de 10 e 20 do século XX." Revista HISTEDBR On-line 13, no. 51 (2013): 222. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640274.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe-se a investigar como as ideias educacionais de John Dewey foram apropriadas na formação de professores no interior da Antiga Escola Normal Secundária de São Carlos–SP. Para compreender esses preceitos buscou-se estudar e analisar os artigos publicados na Revista da Escola Normal de São Carlos (feita sob a responsabilidade dos docentes da instituição, entre 1916-1923), na qual se destacaram pela apropriação e discussão direta das concepções educacionais de John Dewey. Os resultados obtidos por esse estudo demonstram a presença e apropriação de John Dewey no interior da instituição, bem como permitem a compreensão do movimento das ideias pedagógicas de John Dewey no contexto brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!