Academic literature on the topic 'Movimento Social do Contestado'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Movimento Social do Contestado.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Movimento Social do Contestado"

1

Machado, Paulo Pinheiro. "questão de terras no Contestado." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 13 (December 13, 2023): 608–26. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v13.5013.

Full text
Abstract:
Este artigo reflete sobre o peso, a relevância e o momento da manifestação da questão agrária no movimento do Contestado, considerando a diversidade regional alcançada pela expansão do movimento sertanejo e as diferentes naturezas de conflitos agrários em curso antes e durante a Guerra do Contestado (1912-1916). Este estudo considera que a reunião do núcleo inicial do eixo de Taquaruçu até Caraguatá era formado por um grupo sertanejo criador do projeto das cidades santas, seguidores dos monges, mas não era uma região impactada com processos sérios de concentração fundiária. A questão agrária e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tomporoski, Alexandre Assis. "Do Movimento Sertanejo do Contestado (1912-1916) à contemporaneidade." Fronteiras: Revista Catarinense de História, no. 28 (December 1, 2017): 78. http://dx.doi.org/10.36661/2238-9717.2016n28.8018.

Full text
Abstract:
O movimento sertanejo do Contestado (1912-1916) decorreu de um intricado conjunto de elementos. Contudo, no Território do Contestado, o domínio fundiário, outrora exercido pelos grandes proprietários rurais e pelo capital estrangeiro, representa motivação para adesão dos sertanejos às trincheiras do movimento. Pretende-se evidenciar que o domí- nio fundiário, do século XIX até a contemporaneidade, ainda permanece vigente neste territó- rio. Com este propósito, torna-se imprescindível apresentar dados e indicativos que corroborem a afirmação de que este fenômeno ainda se manifesta no território
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinheiro Machado, Paulo. "O Contestado na sala de aula." Revista Cadernos do Ceom 30, no. 46 (2017): 73. http://dx.doi.org/10.22562/2017.46.07.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as dificuldades de comunicação entre a produção acadêmica e o ensino do movimento social do Contestado. É identificada a necessidade de construção de mediações, de combate a preconceitos, de afirmação de valores positivos de trajetórias populares, além da importância do meio acadêmico aprender com as experiências dos professores do Ensino Fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Françozi, Marcos Paulo, and Danilo Souza Melo. "De Santa Dica ao MST: a luta pela terra em Goiás." ACTA GEOGRÁFICA 12, no. 28 (2018): 47–63. http://dx.doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i28.4505.

Full text
Abstract:
Dentre as rupturas e continuidades dos movimentos de luta pela terra no campo brasileiro, os movimentos messiânicos destacam-se por suas contradições e pela violência com que foram combatidos pelas classes dominantes, dado os exemplos de Canudos e o do Contestado, frutos da condição social que os permeavam. Expropriados da terra e dos meios de produção, os sertanejos viam na religião a esperança de uma sociedade mais justa e igualitária. Não menos importante, outro movimento de cunho religioso emerge em Goiás em meados da década de 1920, no município de Pirenópolis. Liderado por “Santa Dica”,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Susan A. de. "As vozes e a doxa: os relatos orais e a biografia dos monges do Contestado." Boitatá 3, no. 5 (2017): 57. http://dx.doi.org/10.5433/boitata.2008v3.e30899.

Full text
Abstract:
A religiosidade dos sertanejos e a fé nos monges peregrinos são temas decisivos para a compreensão do movimento social que deu origem à Guerra do Contestado (1912-1916). Neste artigo, sustenta-se que os relatos dos sertanejos sobre os monges, utilizados na tentativa de comporem suas biografias, são peças que reafirmam a dinâmica social da oralidade e revelam-se impenetráveis ao discurso histórico-documental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Espig, Márcia Janete. "Breve estudo sobre o Movimento do Contestado: a historiografia militar e o caso dos operários da EFSPRG." Anos 90 14, no. 25 (2007): 199–219. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.5407.

Full text
Abstract:
O artigo a seguir elabora uma discussão historiográfica em torno do problema da presença de ex-operários da construção da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande (EFSPRG) no movimento social do Contestado (1912-1916). Embora quase toda a historiografia afirme que eles tiveram participação destacada no conflito, constatei em minhas pesquisas que a única fonte documental mencionada é o Relatório do General Setembrino de Carvalho ao Ministro da Guerra, datado de 1916. A partir de um levantamento minucioso das demais obras produzidas por militares que participaram das forças repressivas, busco ana
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins Machado, Almires. "Movimento indígena ou indígenas em movimento." MovimentAção 4, no. 06 (2017): 165–77. http://dx.doi.org/10.30612/mvt.v4i06.7545.

Full text
Abstract:
Dada a visibilidade política, que os povos indígenas vêm conquistando, novas reflexões devem ser feitas, estigmas devem ser superados, para evitar a exclusão pela diferença, cultura, cosmologia e sistema jurídico. Questionando, contestando a desigualdade social, discriminação, racismo, segregação, negação de direitos territoriais, nasce o(s) movimento(s) indígena(s). Valorizando, atualizando a “cosmoideologia étnica”, formatando uma intelectualidade indígena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rosa, Geraldo Ant da, and Nilson Thomé. "Panorama da educação na região do contestado após cem anos da guerra do contestado." Revista HISTEDBR On-line 13, no. 54 (2014): 156. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640175.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende fazer reflexões a partir de pesquisas realizadas pelo autorsobre um panorama da Educação na Região do Contestado após cem anos da Guerra do Contestado, um dos grandes conflitos rurais do Brasil que aconteceu entre os anos de 1912 a 1916. Num primeiro momento busca-se fazer uma análise dos aspectos geopolíticos da região procurando salientar o processo de povoamento. Para entender o momento atual este trabalho tenta caracterizar o homem do Contestado, aspectos econômicos da região, bem como a estruturação social responsável pelos mecanismos de poder altamente centrali
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, José Emílio. "Movimento Messiânico no Espírito Santo: O Estado de União de Jeovah." UNITAS - Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões 2 (March 31, 2015): 3–10. http://dx.doi.org/10.35521/unitas.v2i0.217.

Full text
Abstract:
Este ensaio tem como objetivo identificar dentro do processo de litígio da Zona do Contestado entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, ocorrida na primeira metade do século XX, um movimento camponês com características messiânicas, idealizado pelo baiano Udelino Alves de Matos, que seria um Antônio Conselheiro, por sua religiosidade e misticismo. O movimento encampado por Udelino, posteriormente denominado de Cotaxé, teve por finalidade a criação de uma nova Unidade Federativa na região, baseando-se em ideais cristãos de irmandade, igualdade e distribuição social da terra, a este nov
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tomporoski, Alexandre Assis. "Os costumes no planalto catarinense: dos embates no movimento sertanejo do Contestado à luta contra as imposições do capital estrangeiro (1912-1919)." Revista Brasileira de História & Ciências Sociais 7, no. 14 (2016): 27. http://dx.doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.277.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar os costumes praticados pelos sertanejos do planalto catarinense, adotados desde o século XVIII, a partir dos quais emergiram relações de solidariedade e relações conflituosas, aplicadas pelos sertanejos nos embates da Guerra do Contestado e na luta contra as imposições do capital estrangeiro em expansão na região. Com este intuito, o texto ampara-se no enfoque de capital social para expor as relações solidárias e conflituosas, oriundas das práticas dos costumes pelos sertanejos. O exame minucioso dos costumes utilizados nas práticas laborais, isto é, o pix
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!