Academic literature on the topic 'Movimentos em espelho'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Movimentos em espelho.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Movimentos em espelho"

1

De Castro, Rosalia Bahia Toledo. "Terapia do espelho e hemiparesia." Fisioterapia Brasil 11, no. 5 (December 9, 2017): 392. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v11i5.1428.

Full text
Abstract:
A terapia do espelho (TE) surgiu a partir dos questionamentos em relação à dor do membro fantasma. Hoje está em ascensão, com poucas referências; contudo, com uma perspectiva de respostas positivas em relação à evolução de funções motoras de pacientes após doenças cerebrovasculares. O objetivo deste estudo foi verifi car a evolução da mobilidade do membro superior através de movimentos fi nos e grossos, bem como as atividades de vida diária (AVD) do paciente com hemiparesia pós-AVE, através de um protocolo de TE. Trata-se de um estudo de caso, onde foi escolhido um paciente com sequela de hemiparesia no período subagudo da lesão, com controle de tronco adequado e esboço no movimento de extensão de punho e na extensão dos dedos da extremidade superior afetada. Os instrumentos de medida utilizados foram o Action Research Arm Test (ARAT), o teste de Fugl-Meyer (EFM) e a Medida de Independência Funcional (MIF) nos domínios autocuidado, mobilidade e locomoção, além do diário de relatos. Foi aplicado um protocolo com 20 sessões através de um treinamento supervisionado pelo profi ssional de reabilitação, administrado 3 vezes por semana, por 30 minutos, contendo exercícios ativos funcionais para os membros superiores com graus progressivos de difi culdades. Os resultados demonstraram uma resposta positiva em quase todos os testes, sendo mais evidentes na preensão e movimentos grossos. O ARAT iniciou com escore 5 e no fi nal apresentou escore 15. No EFM houve um acréscimo no escore total de 5 para 17. Para o teste MIF houve aumento em seus escores em todas as funções de pelo menos 1 ponto, mantendo-se sem mudanças apenas os itens sobre locomoção. Conclui-se que a TE trouxe bons resultados ao paciente avaliado. Palavras-chave: terapia do espelho, hemiparesia, acidente vascular encefálico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Girão, Luis Carlos. "DENTRO DO ESPELHO DE SUZY LEE." Cadernos do IL, no. 57 (November 22, 2018): 247. http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.83223.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma análise comparativa do aspecto específico relacionado ao processo de figurabilidade resultante dos movimentos de aparecimento e desaparecimento presentes no livro-imagem Espelho (2009), de Suzy Lee, em paralelo ao aclamado “atlas de imagens” do historiador de arte Aby Warburg, Mnemosyne (1929). Nesse percurso, discutimos brevemente os sintomas da produção de presença nas páginas em branco que apontam a existência de um terceiro “cenário” nesta narrativa pictórica criada pela artista sul-coreana. Para tanto, propomos diálogos com os escritos de Michaud (2013) sobre o trabalho de Warburg; os pensamentos de Gumbrecht (2010) sobre a produção de presença na linguagem; além de visadas nas reflexões de Flusser (2008) e Benjamin (1987), bem como de Nodelman (1988) e Linden (2011).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gaspar, Bruna Esequiel, Tássia Tamy Hirono Hotta, and Luciane Aparecida Pascucci Sande de Souza. "Prática mental na reabilitação de membro superior após acidente vascular encefálico – Casos clínicos." ConScientiae Saúde 10, no. 2 (July 7, 2011): 319–25. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v10i2.2483.

Full text
Abstract:
Introdução: O acidente vascular encefálico (AVE) apresenta altos índices de mortalidade e sua evolução, geralmente, implica em algum grau de dependência. A prática mental baseia-se na simulação mental de movimentos para promover aprendizagem de uma habilidade motora. Objetivos: Produzir um protocolo de prática mental utilizando o espelho combinado com cinesioterapia e investigar seus efeitos na recuperação funcional comparando-os com a aplicação isolada da cinesioterapia. Métodos: Participaram do estudo quatro pacientes vítimas de AVE na fase aguda, com sequelas motoras de hemiplegia ou hemiparesia. Dois realizaram terapia do espelho associada a cinesioterapia e os outros dois realizaram apenas a cinesioterapia. Resultados: Foi possível observar o desenvolvimento de bilateralidade nos pacientes, sugerindo que a associação entre imagem e prática mental possa representar uma estratégia interessante na aquisição de habilidades motoras. Conclusão: A resposta de melhora motora associada ao espelho foi observada somente nos pacientes paréticos, sugerindo a necessidade de novos estudos em pacientes plégicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Eloise de Oliveira, Thyciane Mendonça de Andrade, Géssika Araújo de Melo, Adriana Carla Costa Ribeiro Clementino, Moema Teixeira Maia Lemos, and Carlos André Gomes Silva. "Análise da atividade motora em hemiplégicos submetidos à terapia espelho." Revista Neurociências 23, no. 3 (September 30, 2015): 436–42. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.8015.

Full text
Abstract:
Objetivo. Este estudo teve como objetivo investigar a melhora da mo­tricidade do membro superior comprometido de dois indivíduos aco­metidos por AVC. Método. Participaram do estudo dois sujeitos que foram submetidos a 10 sessões de tratamento com a terapia espelho, o protocolo de atividades realizadas consistiu de cinco tarefas voltadas para a funcionalidade. Para análise dos dados, realizou-se a estatís­tica descritiva através da verificação das pontuações e percentuais, e observada as diferenças entre os valores obtidos na avaliação inicial e na reavaliação. Resultados. Ambos os participantes apresentaram um considerável aumento na pontuação da escala, o que refletiu em um ganho de 13,8% para o sujeito 1 e de 25,8% para o sujeito 2. Neste estudo, a Terapia Espelho proporcionou os seguintes efeitos: dimi­nuição do tempo para realização da atividade proposta no item VIII, aumento da motricidade fina na realização das atividades de punho e mão, na motricidade grossa na realização dos movimentos de ombro e melhora considerável na sensibilidade e dor. Conclusões. A terapia se mostrou uma alternativa ao tratamento fisioterapêutico convencio­nal pelos resultados apresentados neste estudo, podendo ser utilizada como terapia complementar por ser acessível, de baixo custo e pela sua boa aceitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mendes, José Manuel, and Ana Maria Seixas. "Acção colectiva e protesto em Portugal: Os movimentos sociais ao espelho dos media (1992-2002)." Revista Crítica de Ciências Sociais, no. 72 (October 1, 2005): 99–127. http://dx.doi.org/10.4000/rccs.984.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Trevisan, Claudia Morais, and Vanessa Trintinaglia. "Efeito das terapias associadas de imagem motora e de movimento induzido por restrição na hemiparesia crônica: estudo de caso." Fisioterapia e Pesquisa 17, no. 3 (September 2010): 264–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502010000300014.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa os efeitos da associação das terapias de imagem motora e de movimento induzido por restrição na reeducação funcional do membro superior (MS) de um paciente com deficit sensorial e motor determinado por acidente vascular encefálico (AVE). A terapia de imagem motora (IM) consistiu em: 1o, estimulo visual do espelho, em 3 sessões semanais de 30 a 60 minutos por 4 semanas; e 2o, IM com prática mental, em 3 sessões semanais de 15 minutos por 3 semanas. Por último foi aplicada a terapia de indução ao movimento por restrição do membro superior não-afetado por 14 dias, em 10 dos quais foi feita atividade funcional do membro parético por 6 horas diárias. Além da avaliação clinica da sensibilidade e medida da força de preensão palmar, antes do tratamento e após cada modalidade de terapia foi medida a amplitude de movimentos de ombro, cotovelo e punho e aplicada a escala de avaliação motora (EAM). Os escores dos quatro momentos da coleta foram comparados estatisticamente. Após o tratamento os resultados mostraram diferença significativa (p<0,05) com aumento da amplitude de movimentos em todas as articulações do MS e na força de preensão palmar; redução no tempo de execução de tarefas da função de braço e mão na EAM; e recuperação clinica da sensibilidade, especialmente tátil e sensação de pressão. No paciente estudado a associação da IM e da terapia de movimento induzido por restrição foi eficaz na recuperação funcional do membro superior parético pós-AVE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Massumi, Brian. "A arte do corpo relacional: do espelho-tátil ao corpo virtual." Galáxia (São Paulo), no. 31 (June 2016): 5–21. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542016126462.

Full text
Abstract:
Resumo Os neurônios-espelho são neurônios especializados, capazes de ecoar no corpo de alguém movimentos percebidos no corpo de outra pessoa, através de algo que se assemelha a uma empatia sinestésica involuntária. A descoberta desses neurônios provocou uma reavaliação de grande envergadura, a respeito do papel da empatia e das relações Eu-Outro na construção do sentido do self nas ciências cognitivas, artes e ciências humanas. A sinestesia espelho-tátil (quando a percepção de um toque no corpo de outra pessoa induz naquele que a observou a sensação de ter sido tocado da mesma maneira) é uma das formas que essa “empatia” assume. Este artigo toma a sinestesia espelho-tátil como um ponto de partida para a reconsideração do conceito de sinestesia como um todo, e particularmente sua relação com a empatia, e por sua vez, a relação da empatia com o movimento. Argumentamos que o vocabulário costumeiramente utilizado para analisar essas questões – identificação, imagem do corpo, defeito, ou “confusão” no esquema espacial do corpo – estão desgastados por um viés cognitivista, que carrega consigo pressuposições que eclipsam a complexidade da organização emergente da experiência. Para corrigir os rumos, faz-se necessária uma reorganização filosófica. Este artigo busca encaminhar esse projeto com o auxílio da filosofia orientada ao processo de C.S. Peirce, Henri Bergson e A.N. Whitehead, propondo um quadro conceitual centrado na noção de “corpo virtual”, composto pela inclusão integral mútua das qualidades potenciais da experiência, seletivamente “compostas” no movimento. A ênfase na auto-composição performativa da experiência envolve a substituição do atual modelo de cognição em favor de um modelo fundamentalmente estético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chopin, Marie-Victoire. "Exibindo-se: a função de espelho do psicólogo na cirurgia digestiva aguda." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 20, no. 1 (March 2017): 239–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982017001012.

Full text
Abstract:
Resumo: Trabalhar com pacientes diagnosticados com a doença de Crohn e internados em cirurgia digestiva aguda nos leva a questionar os fundamentos psíquicos de uma falha das funções do Eu-pele, associados aos movimentos exibicionistas e uma complacência para com sua própria "monstruosidade". O fato de "mostrar" e "falar tudo" ao outro impõe-no um encontro com a inquietante estranheza. Após uma leitura psicanalítica de nossos encontros clínicos, nos deparamos com a constatação de que esta falta de distância está inscrita em um registro narcisista, no qual o sujeito despe-se para reconstituir-se no olhar reparador do outro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bozola, Renata. "Livro-imagem: o trabalho realizado em uma sala de aula de Educação Infantil." Veras 5, no. 2 (December 25, 2015): 181. http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art217.

Full text
Abstract:
O presente trabalho constitui-se em um relato de experiência das vivências em uma sala de aula de Educação Infantil com três livros-imagem da autora Suzy Lee: Onda, Espelho e Sombra. Apesar de a leitura de histórias de diversos gêneros estar presente na rotina dos alunos dessa faixa de ensino, a turma em questão não havia travado contato com livrosimagem. O planejamento das atividades foi desafiador, em função da falta de bibliografia sobre o tema específico, o que motivou a realização deste trabalho. As atividades realizadas acabaram por envolver os alunos não só na leitura, mas também em questões envolvendo oralidade, escrita, artes, movimentos e brincadeiras. O resultado mostrou o quanto esses livros podem dar voz à imaginação e criatividade dos alunos da Educação Infantil, colocando o docente no lugar de protagonista da ação didática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tucherman, Ieda. "Inventando corpos." Comunicação e Sociedade 3 (January 17, 2001): 221–32. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.3(2001).1325.

Full text
Abstract:
Considerando que o corpo humano é talvez o conceito mais longevo da tradição cultural ocidental, e, entendendo que é uma construção realizada pela «função espelho» da CUltura, que gerava assim uma forma totalizável, onde não se misturavam elementos de diferente natureza, as hibridizações sendo o campo dos monstros, pretendemos pensar neste artigo as novas considerações para o nosso corpo protético, como a experiência contemporânea mais radical, que põe em questão as formulações que nos configuravam como humanos. Para tanto buscamos apoio nas novas descobertas da ciência,nomeadamente da engenharia genética, e de certos movimentos da arte, especialmente a chamada «body art».
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Movimentos em espelho"

1

Cruz, Tania Mara. "O olhar do espelho : praticas feministas em São Bernardo do Campo." [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281035.

Full text
Abstract:
Orientador: Luzia Margareth Rago
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-21T11:43:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cruz_TaniaMara_M.pdf: 6115969 bytes, checksum: 9bcd3b2ed9fc7ac6c7f4c72f500889c3 (MD5) Previous issue date: 1996
Resumo: Não informado.
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Marcel Koenigkam. "Alterações neurorradiológicas em pacientes com Síndrome de Kallmann: estudos por Ressonância Magnética." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-26052010-200200/.

Full text
Abstract:
A Síndrome de Kallmann (SK), associação entre hipogonadismo hipogonadotrófico e distúrbio olfatório (hiposmia ou anosmia), é causada por uma deficiência da migração neuronal que envolve as células produtoras do hormônio liberador de gonadotrofinas e os neurônios olfatórios, com origem embriológica comum. O primeiro gene descrito, KAL1, codifica uma proteína chamada anosmina, que possui homologia com moléculas de adesão axonal envolvidas na migração neuronal. Dentre as anormalidades fenotípicas descritas na SK, destacam-se a malformação das estruturas do rinencéfalo (bulbos e sulcos olfatórios) e a presença, em parte dos pacientes, de uma alteração neurológica específica, os movimentos em espelho (ME). No presente trabalho estudamos 21 pacientes com SK, comparando com um grupo controle (n=16), utilizando técnicas qualitativas e quantitativas de imagem por Ressonância Magnética (RM), com os objetivos de (I) correlacionar as diferentes alterações radiológicas do encéfalo com os achados clínicos, laboratoriais e a presença de mutações gênicas; (II) caracterizar qualitativa e quantitativamente as alterações do rinencéfalo; e (III) investigar possíveis alterações associadas aos ME, dando atenção às duas principais hipóteses para sua causa, desenvolvimento anormal do trato corticoespinhal e deficiência do mecanismo inibitório contra-lateral via corpo caloso. Para estudo do rinencéfalo utilizamos especialmente imagens coronais ponderadas em T2 com cortes finos, avaliando subjetivamente e posteriormente medindo o volume dos bulbos olfatórios, comprimento e profundidade dos sulcos. Para estudo dos ME utilizamos a técnica de morfometria baseada em voxel (VBM), procurando alterações volumétricas da substancia branca (SB) e cinzenta (SC), seguida da avaliação de alterações da SB com as técnicas de relaxometria (RL) e cálculo da taxa de transferência de magnetização (TTM). Dezoito (85%) pacientes apresentaram graus variáveis de acometimento das estruturas olfatórias. Demonstramos que a aplasia dos bulbos e/ou sulcos olfatórios foi o achado mais comum na SK, e a presença de aplasia de bulbo olfatório teve excelente concordância com a presença de anosmia no teste olfativo. O VBM otimizado mostrou áreas alteradas da SC envolvendo o córtex motor de maneira diferente nos pacientes com e sem ME, compatíveis com uma resposta cortical hipertrófica à uma decussação deficiente do trato corticoespinhal nos pacientes com SK e ME. Ainda, as alterações da SC nos pacientes sem ME podem representar mecanismos mais complexos determinando a presença ou não do sinal. Apesar do nosso estudo de VBM não mostrar alteração significativa de volume da SB, as avaliações com RL e TTM mostraram áreas de alteração de sinal, demonstrando a presença de desmielinização e/ou desorganização axonal na SB dos pacientes com SK, envolvendo diferentemente o sistema motor dos pacientes com e sem ME, sendo compatível com os estudos prévios que sugerem a associação entre uma anomalia do trato corticoespinhal e uma deficiência no mecanismo inibitório inter-hemisférico como responsáveis pela persistência patológica dos ME. A análise da TTM demonstrou ainda alteração em topografia da decussação das pirâmides bulbares que pode representar o desarranjo primário desta região, com as alterações das fibras a montante, superiormente (evidenciadas na RL e TTM), e do córtex motor (evidenciadas no VBM), possivelmente sendo secundárias e acometendo diferentemente os pacientes com e sem ME.
Kallmann syndrome (KS) is defined by the association of hypogonadotropic hypogonadism with olfaction disturbance (hyposmia or anosmia). It is caused by a neuronal migration arrest that involves both the gonadotropin releasing hormone (GnRH) and the olfactory neurons, which have a common embryonic origin. The first gene described, KAL1, encodes a protein named anosmin, which shows a strong homology to axonal adhesion molecules involved in neuronal migration and axonal pathfinding. Various phenotypic abnormalities have been described in KS, including olfactory bulbs and sulci aplasia or hypoplasia and specific neurologic disorders, such as mirror movements (MM). In this study we evaluated 21 patients with KS, comparing with a control group (n=16), using qualitative and quantitative techniques with Magnetic Resonance Imaging (MRI), with the following purposes: (I) correlate the brains radiologic alterations with the clinical, laboratorial and genetic findings; (II) characterize the rhinencephalon alterations; and (III) investigate MM etiology, addressing the two main hypotheses concerning its cause, abnormal development of the primary motor system, involving the ipsilateral corticospinal tract, and lack of contralateral motor cortex inhibitory mechanisms, mainly through the corpus callosum. For rhinencephalon evaluation, we specially used thin-section coronal T2-weighed images, which were reviewed and then objectively evaluated with the measurements of the olfactory bulbs and sulci. To study MM we used the voxel-based morphometry (VBM), to determine white (WM) and gray matter (GM) volume changes, and T2 relaxometry (T2R) and magnetization transfer ratio (MTR), searching for signal intensity changes in the WM. Eighteen (85%) patients presented different degrees of olfactory structures abnormalities, with the bulbs and/or sulci aplasia being the most common finding, and presence olfactory bulb aplasia showed excellent agreement with anosmia as determined by the smell identification clinical test. The optimized VBM study did not show significant white matter changes in patients with KS but showed gray matter alterations in keeping with a hypertrophic response to a deficient pyramidal decussation in patients with MM. In addition, gray matter alterations were observed in patients without MM, which can represent more complex mechanisms determining the presence or absence of this symptom. Even if the VBM did not show significant volume changes in WM, the evaluation with the T2R and MTR showed WM signal intensity alterations, differently involving patients with and without MM, in keeping with demyelinization and/or axonal disorder, in accordance with the involvement of a corticospinal tract anomaly and a deficient inhibitory interhemispheric mechanism in the etiology of MM. The MTR analysis also showed a different alteration in the pyramidal decussation, which can represent a primary disorder in this region, with all other alterations in the superior WM fibers and motor cortex possibly being secondary to this disarrangement, and involving patients with and without MM in a different manner.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lapenta, Olivia Morgan. "Efeito da neuromodulação em ritmo mu durante observação e mentalização de movimentos biológicos e não-biológicos." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1584.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:39:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Olivia Morgan Lapenta.pdf: 1151745 bytes, checksum: 91e51a2bad20664489c6aae6c59924b6 (MD5) Previous issue date: 2012-08-17
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The Mental Simulation theory suggests activation of the motor network during imagery and execution of movements, similarly to the activation during observation and execution of actions, which is mediated by the Mirror Neuron System. This activation can be measured using eletroencefalography register of Mu rhythm suppression. It is propose that motor network activation and therefore increase of cortical excitability at primary motor cortex and Mu dessynchronization are due to premotor Miror-Neuron System inputs. Transcranial direct current stimulation is a neuromodulation technique that induce facilitation and inhibition of neural firing leading to enhance or decrease in cortical excitability, respectively. Thus, we propose to evaluate the polarity dependent effects of this technique in the Mu rhythm during biological and non-biological movements observation and imagery tasks. Therefore we applied anodal, cathodal and sham stimulation in 21 male subjects (mean age 23.8+3,06), over left primary motor cortex (2mA for 20min) and immediately after we registered the electroencephalography considering the electrodes C3, C4 and surrounding C3 and C4 and Cz. Analyses of C3 and C4 showed significant effects according to Movement (p=0.005), and also for the interactions between type of stimulation and hemisphere (p=0.04) and type of stimulation, movement and hemisphere (p=0.02). Surrounding electrodes analyses revealed significant effect for the interaction between stimulation type, task condition and movement type (p=0.03). Thus, the main findings of this study were i. Mu suppression for biological movement (in both imagery and observation) of the hand region in the contralateral hemisphere after sham stimulation, ii. reverse effect for the surrounding electrodes during imagery condition and iii. polarity-dependent neuromodulation of the Mu rhythm. The results are discussed considering focal ERD/ surrounding ERS according to the type of task. We concluded that there are contralateral focal Mu dessynchronization during observation and imagery of biological movements together with syncronizarion of the motor areas not involved in the task only for the imagery condition and that transcranial direct current stimulation has a significant effect under the entire electrode and according to the applied polarity. The use of transcranial direct current stimulation followed by observation and imagery tasks might be an interesting intervention strategy for disturbances involving motor ability impairment as well as deficits related to imitation and comprehension of other s actions.
A teoria de simulação mental sugere ativação da rede neural motora durante mentalização e execução de movimentos, de maneira análoga à ativação em observação e execução de ações, o que é mediado pelo Sistema de Neurônios-Espelho. Esta ativação pode ser mensurada por supressão do ritmo Mu registrado por eletroencefalografia. É proposto que a ativação de áreas motoras e, portanto, o aumento de excitabilidade cortical em cortex motor primário e a dessincronização do ritmo Mu ocorram em consequência de insumo proveniente do Sistema Neurônios-Espelho pré-motor. A estimulação transcraniana por corrente contínua consiste numa técnica de neuromodulação por facilitação e inibição de disparo neuronal levando a aumento e redução de excitabilidade cortical, respectivamente. Assim, foi proposto avaliar os efeitos polaridade dependentes desta técnica sobre ritmo Mu durante tarefas de observação e mentalização de movimentos biológicos e não biológicos. Para tal, aplicamos estimulação anódica, catódica e placebo em 21 homens destros (idade média de 23.8+3,06), sobre córtex motor primário esquerdo (2mA por 20min) e, em seguida foi feito o registro eletroencefalográfico considerando os eletrodos C3, C4 e entorno de C3 e C4 e Cz. A análise de C3 e C4 apresentou efeitos significativos quanto ao tipo de Movimento (p=0.005) e ainda quanto as interações entre tipo de estimulação e hemisfério (p=0.04) e tipo de estimulação, de movimento e hemisfério (p=0.02). A análise dos eletrodos do entorno revelou efeito significativo para a interação entre tipo de estimulação, condição da tarefa e tipo de movimento (p=0.03). Assim, os principais achados do estudo foram i. supressão de Mu para movimento biológico (em mentalização e observação) da região da mão em hemisfério contralateral após estimulação placebo, ii. efeitos inversos para eletrodos de entorno em condição de mentalização e iii. neuromodulação polaridade dependente de ritmo Mu. Os resultados de oscilação de Mu são discutidos considerando ERD focal/ ERS entorno de acordo com o tipo de tarefa. Concluímos que há dessincronização contralateral focal de Mu durante observação e mentalização de movimentos biológicos, acompanhada por sincronização de áreas motoras não envolvidas na tarefa apenas na condição de mentalização e que a estimulação transcraniana por corrente contínua tem efeito sob toda a superfície do eletrodo e difere de acordo com a polaridade aplicada. O uso da estimulação transcraniana por corrente contínua combinada com tarefas de observação e mentalização pode conferir uma estratégia interessante de intervenção em distúrbios envolvendo comprometimento das habilidades motoras bem como comprometimento de habilidades de imitação e compreensão das ações do outro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guedes, Jorge Augusto de Morais e. Castro. "Três mulheres em torno de um piano: um jogo de espelhos?" Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10362.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lahr, Juliana. "Controle motor em pacientes com doença de Parkinson : terapia do espelho, foco de atenção e tarefa dupla /." Rio Claro, 2015. http://hdl.handle.net/11449/132427.

Full text
Abstract:
Orientadora: Lilian Teresa Bucken Gobbi
Coorientador: Marcelo Pinto Pereira
Banca: Luis Augusto Teixeira
Banca: José Eduardo Pompeu
Resumo: Introdução: a doença de Parkinson (DP) tem o início assimétrico dos sintomas motores e afeta o processamento e a integração das informações proprioceptivas, comprometendo o controle motor dos membros superiores tanto em tarefa singular (tarefa manual isolada) quanto em tarefa dupla (tarefa manual e controle postural). Por estas tarefas serem frequentemente exigidas nas atividades de vida diária, esclarecimentos quanto ao papel da assimetria da doença nessas tarefas podem elucidar sobre os efeitos da doença na funcionalidade dos pacientes e nortear a decisão sobre estratégias de intervenção mais pertinentes. Dentre as estratégias de intervenção para esses comprometimentos encontram-se a instrução de foco de ação externo e a terapia do espelho (TE). Ambas as intervenções podem ser potencialmente eficazes na DP por facilitar a aprendizagem motora. Objetivos: avaliar o papel da assimetria da doença no controle dos membros superiores e do controle postural nas condições de tarefa singular versus dupla e de tarefa com instrução de foco de atenção livre versus foco externo, assim como verificar o efeito da TE no controle motor do membro superior afetado e no controle postural de pacientes com DP. Método: 20 pacientes foram avaliados quanto ao controle dos membros superiores (análise cinemática) e ao controle postural (análise cinética), nas condições de tarefa singular e dupla, foco de atenção livre e externo. Posteriormente, os pacientes foram distribuídos nos grupos GI1 e GI2 e realizaram a intervenção que consistiu de treino unilateral do membro superior menos afetado, com duração de 30 minutos diários, 5 dias consecutivos na semana, durante 6 semanas, em domicílio. Na intervenção somente o GI1 utilizou o feedback visual - TE. Os grupos foram avaliados pré- e pós-intervenção. Resultados: o desempenho ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Background: Parkinson's disease (PD) presents asymmetric early motor symptoms, and those symptoms affect the processing and the integration of proprioceptive information. Due to that, the upper limb motor control is impaired even on single task (isolated manual task) and dual task (manual task and posture control). Because these sort of tasks are performed during activities of daily living, the role of asymmetry on those task must be clarified to elucidate the effects of disease on PD functionality and thus guide the therapists choose more effective interventions. Among strategies of intervention on PD motor impairments, two strategies that deserve special attention are the instruction of external focus of attention and mirror therapy (MT). Both interventions might be potentially effective to facilitate motor learning. Aims: to assess the role of PD asymmetry on upper limbs motor control and postural control in conditions of single versus dual task; and tasks with attentional focus with instructions versus external focus as well as to verify the effect of MT on upper limbs motor control more affected on postural control of PD patients. Methods: Twenty PD patients were submitted to assessments on: Upper Limb motor control (kinematic analysis) and postural control (kinetics analysis), in single and dual task conditions, with and without external focus of attention. Posteriorly, the subjects were distributed in two different groups: GI1 and GI2. The MT protocol consisted in a unilateral home therapy on less affected upper limb, performed 30 minutes a day, five days a week, during 6 consecutives weeks. To assist the subjects of GI1, they performed this protocol using a visual feedback (mirror therapy). Both groups were assessed before and after therapy protocol. Results: performance was not different between upper limbs and single and dual tasks, ... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Faulhaber, Priscila. "O lago dos espelhos : um estudo antropologico das concepções de fronteira a partir do movimento dos indios em Tefe /AM." [s.n.], 1992. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280905.

Full text
Abstract:
Orientador : Roberto Cardoso de Oliveira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-17T09:34:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Faulhaber_Priscila_D.pdf: 8177882 bytes, checksum: 92bf1eabef61d79e826e2f65644f5d05 (MD5) Previous issue date: 1992
Resumo: Nos propusemos a examinar, nesta tese, a concepção ,de fronteira étnica, definida a partir da manifestação da territorialidade indígena na situação produzida com ademarcação das áreas indígenas (A. I. ) no Médio Solimões. Estabelecemos um exame de diferentes momentos ao longo do tempo, .1985, 1989 e 1991 da organização territorial da A.I. da Barreira da Missão, onde vivem Cocamas, Cambebas e Ticunas Procuramos, a seguir, discutir as concepções, de fronteira nas ciências sociais no Brasil, e identificar como a noção de fronteira aparece no discurso dos atores sociais envolvidos na situação analisada. Considerando os discursos como engendrados em um campo de relações que se transforma historicamente, voltamos nossa reflexão aos documentos históricos e etnológicos que falam das fronteiras e das relações interétnicas na, região estudada, bem como para os relatos indígenas, que focalizamos construindo o nosso problema a partir de uma perspectiva de estudo histórico da antropologia no Brasil
Abstract: In this thesis we propose to examine the concept of ethnical frontier, defined on the basis of the manifestation of the indigenous territoriality as observed in the situation. Produced by the demarcation of the indigenous areas (A.I.) in the middle Solimões. We established an examination of the territorial organization of the A.I. of Barreira da Missão, where Cocamas, Cambebas and Ticunas live. Following we try to discuss the concepts of frontier in the social sciences in Brasil, and to identify how the notion of frontier appears in the speech of social actors involved in the situation analysed. Considering, the speeches as built up in a field of relations that transforms itself historically, we directed our considerations toward the historical and and ethnological documents that talk about frontiers and interethnical relations in the region studied, as wel as on the indigenous reports. These were used to analyse our problem from a perspective of the historical study of anthropology in Brazil
Doutorado
Doutor em Ciências Sociais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rodrigues, Letícia Cardoso. "Efeito do treinamento com espelho associado a tarefas e progressão sistematizada sobre a qualidade do movimento e a função dos membros superiores em indivíduos com hemiparesia crônica : ensaio clínico randomizado." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2012. http://tede.udesc.br/handle/handle/233.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-06T17:06:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leticia Cardoso Rodrigues.pdf: 1052434 bytes, checksum: 2855c165092fbfd27da3b53880390646 (MD5) Previous issue date: 2012-03-02
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Although there is some degree of motor recovery after stroke, many individuals don t have functional use of upper limb (UL), even in the chronic phase. In this context, the bilateral training with visual feedback through a mirror has shown promising results, although few studies had used this treatment approach. The aim of this study was to analyze the effects of training with bilateral symmetrical tasks and systematic progression in addition to mirror visual feedback (MVF) on the quality of movement and function of the paretic UL in individuals with chronic hemiparesis. The study included 16 patients post stroke, with UL moderate recovery, which were randomly divided into experimental (EG, n = 8) and control group (CG, n = 8). Both groups performed one hour sessions, 3 times a week, during 4 weeks, involving functional bilateral symmetrical exercises with systematic progression, but the EG performed the tasks observing the movement of the non paretic UL reflected on the mirror, while the CG observed paretic UL directly. The Test d Évaluation des Membres Supérieurs de Personnes Âgées (TEMPA) was used as a primary outcome measure to check the function and quality of movement of the paretic UL. As secondary measures, we used the modified Ashworth Scale, Fugl-Meyer Scale (FMS) and the sense of movement as part of the sensory evaluation of the FMS. The variables analyzed did not show differences between groups, however the TEMPA total score showed main time effect (p = 0.01). When analyzed separately, bilateral tasks also showed a time effect on total score (p = 0.01), functional graduation (p = 0.01) and task analysis (0.01). The FMS also showed a time effect (p = 0.02), without differences between groups. Both groups showed gains after the intervention, without differences between groups. It was observed that the gains were most important in the bilateral tasks of TEMPA, which can influence the quality and function while performing tasks of daily living involve both upper limbs. Probably, these results were due to the similarity of both training and MVF or bilateral training using functional movements could help in the recovery of UL, with no apparent effect over the use of the mirror.
Embora haja algum grau de recuperação motora após o Acidente Vascular Encefálico (AVE), muitos indivíduos permanecem sem uso funcional do membro superior (MS), mesmo na fase crônica. Nesse contexto, surge o treino bilateral com feedback visual através do espelho, que vem mostrando resultados promissores, apesar de poucos estudos utilizando esta abordagem de tratamento. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do Treino com o Espelho utilizando tarefas bilaterais simétricas e progressão sistematizada sobre a qualidade do movimento e a função do MS parético em indivíduos com hemiparesia crônica. Participaram deste estudo 16 indivíduos com comprometimento moderado do MS, divididos em grupo experimental (GE, n=8) e controle (GC, n=8). Os dois grupos realizaram sessões de 1 hora, 3 vezes por semana, durante 4 semanas, envolvendo exercícios bilaterais simétricos funcionais com progressão sistematizada O GE realizou as tarefas observando o MS não parético refletido no espelho, enquanto o GC observava o MS parético diretamente. Foi utilizado o Teste de avaliação funcional dos membros superiores (TEMPA) para verificar a função e qualidade do movimento do MS parético, Escala modificada de Ashworth, Escala de Fugl-Meyer (EFM) e o sentido de movimento como parte da avaliação sensorial da EFM. As variáveis analisadas não mostraram diferenças entre os grupos, entretanto a pontuação do TEMPA total mostrou efeito principal de tempo (p=0,01). Quando analisadas separadamente as tarefas bilaterais também mostraram efeito de tempo na pontuação total (p=0,01), graduação funcional (p=0,01) e análise das tarefas (0,01). A EFM também apresentou efeito de tempo (p=0,02), sem diferenças entre os grupos. Observou-se que os ganhos foram mais importantes nas tarefas bilaterais do TEMPA, o que pode influenciar a qualidade e a função durante a realização de tarefas do dia-a-dia que envolvam os dois membros superiores. Acredita-se que os resultados encontrados foram devido à similaridade do treino e tanto o efeito produzido pelo espelho quanto o treino bilateral utilizando movimentos funcionais podem auxiliar na recuperação do MS, sem aparente efeito superior do uso do espelho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography