Academic literature on the topic 'Mudança Radical'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Mudança Radical.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Mudança Radical"

1

Chaves, Ricardo Lêdo. "O nascimento como experiência radical de mudança." Cadernos de Saúde Pública 30, suppl 1 (August 2014): S14—S16. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311xpe03s114.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Suzana B., John Child, and Talita R. Luz. "Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical." Revista de Administração de Empresas 44, no. 1 (March 2004): 27–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902004000100003.

Full text
Abstract:
Este artigo oferece uma análise da aprendizagem nas organizações em condições de mudança radical, em que a reestruturação da organização foi motivada por uma mudança na ideologia e na propriedade. Discute-se que, nessas circunstâncias, a aprendizagem não representa necessariamente uma melhoria para o coletivo como um todo. A fonte empírica para este artigo é um estudo de caso da Telemig, uma das principais companhias brasileiras de telecomunicações. A pesquisa empregou múltiplos métodos e fontes permitindo uma investigação do conteúdo e do processo de aprendizagem, e de seus agentes ao longo do tempo. O estudo elabora e ilustra o conceito de "aprendizagem contestada", concluindo que este necessita ser incorporado à teoria da aprendizagem nas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Salerno, Mario Sergio. "Essência e aparência na organização da produção e do trabalho das fábricas "reestruturadas"." Production 5, no. 2 (December 1995): 191–202. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131995000200005.

Full text
Abstract:
O texto discute a mudança organizacional na produção das empresas industriais contemporâneas a partir de uma visão particular do que seria o âmago da abordagem clássica de organização, qual seja, o conceito de "tarefa". É discutido um caso de mudança radical de organização do trabalho numa empresa radicada no Brasil, que exemplifica bem a ruptura do "paradigma"de tarefa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Câmara, Fernando Portela. "A catástrofe de Kraepelin." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 10, no. 2 (June 2007): 307–18. http://dx.doi.org/10.1590/1415-47142007002009.

Full text
Abstract:
A psiquiatria moderna nasce de uma descontinuidade histórica que a leva a uma mudança súbita radical, tendo Kraepelin como o agente dessa transformação. Os fatos analisados mostram que essa mudança manifestou-se como um típico salto qualitativo, sendo analisados sob o método interpretativo da Teoria da Catástrofe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Palma, Patrícia Brito, and Miguel Pina Cunha. "Mudança e criatividade nas organizações: o caso de uma aquisição." PSICOLOGIA 13, no. 1/2 (June 4, 2014): 193. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v13i1/2.566.

Full text
Abstract:
O presente estudo pretendeu averiguar o impacto de uma mudança radical na criatividade de uma organização. Foi estudada uma empresa recentemente adquirida e adoptado um racional construído a partir do modelo circular de criatividade (Basadur, 1997), de acordo com o qual a criatividade organizacional é sinónimo de adaptabilidade, e consiste num processo cíclico em que se sucedem as actividades de formulação de problemas e implementação de soluções. Os resultados obtidos apontaram, regra geral, para uma melhoria pós-mudança face ao que se verificava anteriormente em relação aos aspectos facilitadores da criatividade. Colocou-se, contudo, a possibilidade de a melhoria observada ter decorrido de uma tentativa de melhoria de processos e não de um impacto directo da mudança sobre a criatividade.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v13i1/2.566
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Oliveira, Lourival José, and Giovanna Beatriz Bortoto. "Repensando as formas de proteção dos direitos sociais na pós modernidade: crítica à prevalência da liberdade individual e econômica das partes." Revista de Direito 12, no. 01 (March 16, 2020): 01–25. http://dx.doi.org/10.32361/202012019101.

Full text
Abstract:
Este artigo possui como objeto a nova concepção do Estado nacional, cujas mudanças ocorreram como parte dos resultados da globalização, na qual a liberdade econômica foi valorizada em detrimento dos direitos sociais. O Estado, com limitações territoriais e políticas, sofreu perda de poder nesta nova realidade chamada de pós-modernidade. Nesse panorama, verificou-se um processo de “flexibilização” e “desconstitucionalização” dos direitos sociais, inclusive no Brasil, com radical mudança de paradigmas, considerando o crescente processo de privatização daquilo que ocupava o espaço público. Justifica-se o estudo pela necessidade de repensar formas de sustentação dos direitos fundamentais em face dessa mudança paradigmática. Adotou-se o método dedutivo, com pesquisa bibliográfica em abordagem crítica e interdisciplinar. Concluiu-se pela necessidade de desenvolvimento de meios capazes de proteger os direitos sociais na pós-modernidade, defendendo a aplicação principiológica que sustentam os direitos sociais nos contratos privados, para compatibilizá-los com a liberdade econômica enquanto realizadora de valores públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Borges, Abel Silva. "Notas para uma teoria da mudança social em Herbert Marcuse." Psicologia & Sociedade 26, no. 3 (December 2014): 533–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822014000300002.

Full text
Abstract:
As análises e reflexões apresentadas neste ensaio têm por base as questões e propostas lançadas por Marcuse em relação ao mundo desenvolvido e à formação do indivíduo. É possível se delinear um projeto de investigação que deve dar base às teorias da mudança social, mantendo unidas Filosofia, Teoria social e Política radical. Neste ensaio apresento reflexões para a refundamentação da teoria marxista, tais como as desenvolvidas por Marcuse no texto "Acerca do conceito de negação da dialética", escrito em 1966. O autor ainda nos remete a uma reflexão sobre o capitalismo maduro, sua fase imperialista. Exibo, também, uma breve exposição das ideias do autor a respeito da importância da esfera estética para uma teoria da mudança social. É grande a valorização dada por ele à dimensão estética, estando a formação do homem contemporâneo calcada na técnica, na estética e na política, o que abre novas possibilidades para se pensar projetos de mudança social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bissa, Walter Mareschi, Jean-Pierre Ybert, Eduardo Luis Martins Catharino, and Miryam Kutner. "Palaeoenvironmental evolution in the coastal plain of Baixo Ribeira during the shell mounds occupation." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 10 (December 22, 2000): 89. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2000.109379.

Full text
Abstract:
A análise palinológica e diatomológica do perfil sedimentar de uma turfeira da região do Baixo Ribeira de Iguape (estado de São Paulo, Brasil), mostrou mudanças significativas nas condições ambientais. Antes de 3.250 anos AP a região era recoberta por águas salobras em conexão com o mar, depois ela foi ocupada por uma floresta paludosa. A penetração do mar está relacionada à transgressão marinha que culminou há 5.100 anos AP. A descida do nível do mar foi progressiva de 5.100 anos AP até o presente, sem oscilações notáveis. Esta mudança radical das condições ambientais pode explicar a distribuição geográfica dos sítios arqueológicos da região, em particular a presença de sambaquis a 50 km da costa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moura, Fernanda Maria de Jesus Sousa de Pires, Michelly Gomes da Silva, Suziane Carvalho de Oliveira, and Lara de Jesus Sousa Pires de Moura. "Os sentimentos das mulheres pós-mastectomizadas." Escola Anna Nery 14, no. 3 (September 2010): 477–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452010000300007.

Full text
Abstract:
Pesquisa qualitativa, que objetivou: descrever os sentimentos das mulheres sobre o câncer de mama e discutir as mudanças ocorridas na vida da mulher após o câncer de mama. Ocorreu em um ambulatório de ginecologia de um hospital público de Teresina. Foram entrevistadas 13 mulheres mastectomizadas. Na análise das entrevistas, surgiram três categorias: Sentimentos negativos gerados pela percepção física após mastectomia; Sentimentos positivos gerados pelo conforto espiritual; e Sentimentos gerados pela falta de apoio e atenção dos profissionais durante a assistência. A mudança na vida da mulher com câncer é radical, devido principalmente ao diagnóstico e tratamento. As dificuldades são incalculáveis, pois requerem adaptações profundas no modo de pensar e agir, que influencia física e emocionalmente o convívio pessoal e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tomei, Stefano Andrade. "Metapolítica." ÎANDÉ : Ciências e Humanidades 5, no. 1 (April 5, 2021): 102–18. http://dx.doi.org/10.36942/iande.v5i1.207.

Full text
Abstract:
Este artigo visa delimitar as mudança ocorridas desde o começo do ano na política externa brasileira (PEB) visto a mudança radical na orientação política do novo governo. Além do mais pretendemos abordar as fontes e pressuposições desta nova concepção ideológica e ver como estas suplantam a formulação tradicional da PEB. Discorreremos então sobre a natureza de tal concepção ideológica e sobre o que essa nos diz sobre a nova política externa em curso. Tentaremos elucidar a ideologia do alto ocupante do Itamaraty, o chanceler, nos atendo a sua formulação ideológica no que temos de mais próximo de um manifesto desta: o texto “Trump e o Ocidente”. Visaremos procurar a origem e os objetivos deste pensamento, entendendo desta maneira como se pretende formular a nova PEB. Finalizaremos nosso trabalho entendendo que esta formulação é própria de um nicho ideológico ao qual não foi dado grande atenção em outras épocas e que este se consubstância na mudança política que ocorreu para a subida do Governo Bolsonaro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Mudança Radical"

1

Mauro, Túlio Gomes da Silva. "Mudança organizacional radical e institucionalismo : teste empírico de modelo para transformação organizacional." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3565.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2008.
Submitted by wesley oliveira leite (leite.wesley@yahoo.com.br) on 2009-09-25T18:20:03Z No. of bitstreams: 1 2008_TulioGomesSilvaMauro.pdf: 1466827 bytes, checksum: 68af6eb41f9aa8029f3e88d3fb138f25 (MD5)
Approved for entry into archive by Gomes Neide(nagomes2005@gmail.com) on 2010-02-08T19:50:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_TulioGomesSilvaMauro.pdf: 1466827 bytes, checksum: 68af6eb41f9aa8029f3e88d3fb138f25 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-02-08T19:50:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_TulioGomesSilvaMauro.pdf: 1466827 bytes, checksum: 68af6eb41f9aa8029f3e88d3fb138f25 (MD5) Previous issue date: 2008
Os efeitos cruzados de três revoluções (tecnológica, econômica e sociocultural) que confrontam a maioria das empresas têm feito a mudança organizacional um tema central de estudo, em virtude da crescente necessidade de adaptação a ambientes instáveis e sobrevivência sob condições incertas. Congruente com os recentes desenvolvimentos da teoria organizacional, o modelo teóric de Greenwood e Hinings (1996) busca esclarecer a incidência da mudança radical, unindo pressupostos do velho e do novo institucionalismo. O modelo sugere que a mudança radical resulta da influência dos contextos mercadológico e institucional sobre as dinâmicas internas da organização (insatisfação de interesses de indivíduos e grupos, comprometimento com valores, dependências de poder e capacidade para ação). O presente trabalho mostra sua aplicabilidade ampla e testa as relações entre as condições propostas pelos autores por meio da técnica de modelagem de equações estruturais. Os dados foram coletados em três organizações (N= 244) que enfrentam fortes pressões institucionais e cujo sucesso depende da confiança e estabilidade alcançada pela conformidade às regras institucionais. Escalas do tipo Likert de cinco pontos foram construídas para acessar precisamente a percepção dos participantes. Os resultados indicam que os dados se adequam ao modelo de forma satisfatória, apesar de algumas alterações em seu desenho serem requeridas. O contexto mercadológico se apresentou como o melhor preditor de mudança radical, apesar desta relação não ser sugerida no modelo teórico. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The crossed effects of a three branched revolution (technologic, economic and socioculture wide) confronting most companies hava made organizational change a central theme due to their need to adapt to unstable environments and survive under uncertain conditions. Scholars and professionals struggle to solve the issue of how organizations can successfully change. Congruent with recent developments of organizational theory, Greenwood and Hinings (1996) theoretical framework seeks to enlighten the incidence of radical change, bringing together assumptions of the old and new institutionalism. The framework suggests that radical change results from the influence of market and institutional environments on the organization internal dynamics (group interest dissatisfaction, value commitment, power dependencies and capacity for action). This paper shows its broad applicability by testing the relationship between its conditions through SEM (structural equation modeling). Data were collected from three organizations (N= 244) facing strong institutional pressures and which success depends on confidence and stability achieved by conformity to institutional rules. A five point likert scale was built to each variable to precisely access employee perception. Results indicate the framework fits data satisfactorily, although a few alterations on its design are required. Market environment seems to be the best predictor of organizational change (β= 0.38, p< 0.000) although it’s not predicted on the original framework.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Noronha, João Paulo Torres Pantaleão de. "Estabilidade e mudança nas redes através de interfaces relacionais : estudo de caso na indústria automóvel." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/10753.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
Desde que foram reconhecidas como uma fonte de acesso e geração de vantagens competitivas pelas empresas, as redes de negócios têm merecido uma atenção crescente na academia e no mundo dos negócios. Estas redes são frequentemente vistas como combinando uma elevada estabilidade com processos de mudança contínua, mais ou menos incrementais, tanto ao nível da díada como em partes da rede. Neste trabalho procura-se explorar este fenómeno recorrendo a uma tipologia de interfaces relacionais para analisar um caso longitudinal numa rede focal no contexto da indústria automóvel. Partindo da noção de que as díadas são geradoras, receptoras e transmissoras da mudança, testou-se a relevância da noção das "interfaces relacionais" para avaliar a co-existência entre estabilidade e mudança na rede focal manifestada na variação e estabilização desses interfaces num dado momento e ao longo do tempo. Os resultados deste estudo sugerem que a tipologia de interfaces constitui um quadro adequado para ajudar a entender melhor a geração de estabilidade e mudança nas redes.
Since they have been recognized as a source of access and generation of competitive advantages for the member firms, inter-organizational networks have received a growing attention in scholar and business world. Networks are often seen as high stability structures combined with processes of continuous change, more or less incremental, both at dyad level as well as in parts of the networks. This work attempts to explore this phenomenon using a typology of resource interfaces to analyze a longitudinal case of a focal network in the context of automotive industry. Starting from the notion that dyads are generators, recipients and transmitters of change in networks, was tested the relevance of the "resource interfaces" notion to evaluate the coexistence between stability and change in a focal network expressed in variation and stabilization of those interfaces in a certain period and along the time. The results of the present study suggests that the typology of "resource interfaces" provides an appropriate framework to help a better understanding of the stability and change in networks.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sasahara, Camila. "Sustentabilidade: a perda do caráter de mudança estrutural do conceito." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-17112009-081704/.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem o objetivo de estudar o sentido epistemológico do conceito de sustentabilidade ambiental que compreende a revisão teórica dos paradigmas, cartesiano e econômico, orientadores do desenvolvimento da sociedade moderna, que causam as degradações nos âmbitos ambiental e social; e do histórico ambiental, que expressa as diferentes significações atribuídas ao conceito sustentabilidade, ao longo do tempo, sendo hoje a idéia de desenvolvimento sustentável uma idéia amplamente usada. A partir da percepção dessas distintas concepções, analisam-se as bases teóricas definidas pelas correntes da teoria de Kuznets, a de Solow, as leis de mercado, o ecodesenvolvimento e o ecossocialismo, agrupadas nas duas grandes vertentes: da ecologia radical, de ruptura com esse modelo de desenvolvimento, e da ecologia moderada que propõe mudanças sem afetar a estrutura da sociedade. Estas concepções divergem quanto à configuração da relação estabelecida entre as temáticas que compõe a discussão ambiental: a social e a econômica, que se utilizam idéias como a educação, a interdisciplinaridade, a técnica e o desenvolvimento sustentável, de forma díspar. Tais análises são transpostas à pesquisa científica, importante espaço de discussão da questão ambiental pela característica de questionamento própria da ciência, tendo como estudo de caso os Projetos Temáticos da FAPESP. Apesar de tal possibilidade os projetos seguem a concepção de sustentabilidade ambiental adotada pelo sistema econômico, da ecologia moderada, que baseia suas propostas nas técnicas, condizente com o os paradigmas vigentes.
This work aims to study the epistemological concept of environmental sustainability through Cartesian and economic theoretical paradigms. This analysis guides the modern society development, which causes deterioration on social and environmental fields. It also includes the environmental history study, which expresses, over time, different sustainability concept meanings, so, nowadays, sustainable development is a widespread idea. These different conceptions are analyze on theories like; Kuznets´s, Solow´s, market laws, ecodevelopment and ecossocialism, grouped in two main ideas: the radical ecology, concept focused on changes in the current development model; and moderated ecology, suggesting soft changes, without affecting the society structure. These conceptions differ about the configuration of the environmental debate structures relationships: the social and economic fields, which use ideas such as, education, interdisciplinary, technology and sustainable development in several ways. These analyses are translated to scientific research, an important environmental discussion forum issue by questioning the character of science, taking FAPESP Thematic Projects as data for a case study. Despite this possibility, these projects follow the concept of environmental sustainability adopted by the economic system, the moderate ecology, which based its solutions on technique, coherent to the prevailing paradigms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Matos, António Pedro Andrade Soares Alvega de. "Impacto das medidas de resposta à Covid-19 nos níveis de commitment e de resiliência do setor hoteleiro : um estudo na Região Autónoma da Madeira." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2021. http://hdl.handle.net/10400.5/21623.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências Empresariais
A 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde declarou que o vírus SARS CoV 2,~popularmente~designado como Covid-19, gerou um surto pandémico a nível global (Sohrabi, Alsafi, O’Neill, Khan, Kerwan, Al-Jabir e Agha, 2020). Logo, para diminuir a propagação do mesmo, vários países em todo o mundo fecharam as suas fronteiras perante o exterior, com medidas que acabaram por gerar recessões e uma sucessiva crise económica global (Sohrabi et al, 2020; Restubog, Carmella, Ocampo e Wang, 2020; International Labour Organization, 2020; Wall Street Journal, 2020). Estas medidas, pela forma especial da atividade do setor hoteleiro, tiveram um elevado impacto na sua atividade (Restubog et al, 2020; Mao, Morrison e Coca-Stefanik, 2020). Nesse sentido é importante perceber, qual o impacto dos níveis de Commitment e de Resiliência nos trabalhadores do setor hoteleiro, durante as medidas de combate à Covi 19. Deste modo, questiona-se: A) Como se relaciona, em tempos de crise, o Commtiment e a Resiliência a nível organizacional (?); B) Variáveis relativas às perceções dos colaboradores poderão ter sido afetadas (?); C) O investimento em Capital Organizacional e em medidas de Responsabilidade Social Corporativa, ajudam a manter adequados níveis de Commitment e de Resiliência, para fazer face às limitações impostas pelas medidas de combate à Covid-19 (?); D) Os níveis de Commitment e de Resiliência são influenciados pela dimensão da organização (?). As principais conclusões deste estudo foram: A) Os resultados da relação entre o Commitment e a Resiliência, com as perceções pessoais dos colaboradores que foram afetadas, explicando o desempenho organizacional necessário para ultrapassar esta época e retomar a normalidade, assim que possível; B) O quão crítico é o investimento em medidas de Responsabilidade Social Corporativa; C) Os recursos que a organização tem disponíveis, determinam o seu sucesso.
On January 30th of 2020, World Health Organization declared that Sars-Cov-2 Virus, popularly known as "Covid-19", created a global pandemic outbreak (Sohrabi, Alsafi, O’Neill, Khan, Kerwan, Al-Jabir & Agha, 2020). Consequently, due to Health concerns, various countries shut down their borders, creating a global economic crisis (Sohrabi et al, 2020; Restubog, Carmella, Ocampo & Wang, 2020; International Labour Organization, 2020; Wall Street Journal, 2020). These measures had an impact on the global hotel industry (Restubog et al, 2020; Mao, Morrison & Coca-Stefanik, 2020). Therefore, the impact of Commitment and Resilience in hotel employees had been affected, creating several questions such as: A) How works the relationship between Commitment and Resilience (?); B) How affected were variables related to employees personal perceptions (?); C) The investment of Organizational Capital and Corporate Social Responsibility, helps maintain adequate levels of Commitment and Resilience to overcome the limitations created by these measures (?); D) Are the levels of Commitment and Resilience influenced by the companies dimension (?). The main conclusions of this study were: A) The results between Commitment and Resilience with the employees’ personal perceptions, explain the levels of organizational performance needed to overcome this stage, in order to return to normality with success; B) How critical is the investment of Corporate Social Responsibility for the success; C) The company’s organizational resources determine its success.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martins, Julia Trevisan. "O cotidiano acadêmico de enfermeiras docentes da Universidade Estadual de Londrina - PR: um estudo sobre os sentimentos de prazer e sofrimento frente à implementação de uma mudança curricular radical." Universidade de São Paulo, 2002. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07032003-144240/.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou verificar se as enfermeiras docentes, com titulações de doutor, mestre e especialista, vivenciam sentimentos de prazer e de sofrimento gerados no trabalho, frente à implementação de uma mudança curricular radical. Focaliza a compreensão sobre a concepção que a enfermeira tem do exercício de sua função como docente, no cotidiano de sua prática profissional. A questão da implementação curricular foi selecionada para apoiar a realização da pesquisa, que se caracteriza num estudo exploratório quantitativo, com aplicação da escala de Likert, em uma amostra de trinta enfermeiras docentes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Norte do Paraná. O instrumento utilizado para coleta de dados possui 39 questões que avaliaram os fatores: valorização, desgaste e reconhecimento. O estudo contempla duas concepções teóricas: a perspectiva relacional de prazer e sofrimento, enquanto sentimentos que envolvem o cotidiano da docente, portanto, processos sociais; e a psicodinâmica do trabalho em que se exprime o confronto do sujeito com a realidade desse cotidiano, como alternativa teórica que permeia a análise da dinâmica dos processos psíquicos. Depois de testadas as hipóteses, as reflexões obtidas sobre os resultados, indicam que a maioria das enfermeiras docentes sente-se valorizada, não vivencia sentimentos de sofrimento devido ao desgaste que a implementação da mudança curricular provoca, porém, vivencia sentimentos de sofrimento em virtude do não reconhecimento pelo trabalho e pela forma que o executa. Os resultados remetem a reflexão sobre os fatores que provocam os sentimentos de prazer e sofrimento no processo de mudança radical que envolve a estrutura do curso de Enfermagem, enquanto espaço político em si, estratégico para a implementação de uma mudança curricular, que se configura num dos aspectos fundamentais da organização do trabalho docente. E revelam uma das vias significativas do docente, em suas relações com a tarefa e com os colegas, pois estabelecem os fatores que interagem diretamente nos sentimentos de prazer e sofrimento, ampliando os espaços de discussão e de possibilidades de adoção de novas estratégias para administrar os conflitos no contexto acadêmico da enfermagem.
The present study is aimed at verifying of the educational nurses; with a doctor's degree, master and specialist have feelings of pleasure and of suffering generated at the work, due to a radical curricular implementation. I focuses on the understanding the conception a nurse has in he working function as a teacher in her daily professional practice. The subject of the curricular implementation was selected to support the research accomplishment that is characterized in a quantitative exploratory study, with the use of the Likert scale, in a sample of thirty educational nurses with a degree in nursing in the State University of Londrina, North of Paraná. The instrument used for collection of data possesses 39 questions that evaluated the factors: valorization, wearing and recognition. The study contemplates two theoretical conceptions: the perspective relational pleasure and suffering, while feelings that involve the teacher’s quotidian, therefore, social processes; and the psychodynamic of the work in that he/she expresses the confrontation of the subject with the reality of that quotidian, as a theoretical alternative that permeates the analysis of the dynamics of the psychic processes. After having tested the hypothesis, the reflections obtained on the results, indicate that most of the educational nurses feel appreciated, it doesn't live suffering feelings due to the wear that the curricular implementation of the change provokes, however, it lives suffering feelings by virtue of the non recognition for the work and in the way that he/she executes it. The results send the reflection about the factors that provoke the pleasure and suffering feelings in the process of radical change that involves the structure in the nursing course, while political space in itself, strategic for the implementation of a curricular change, that is configured in one of the fundamental aspects of the organization of the educational work. And they reveal one of the teacher's significant roads, in her/his relationship with the task and colleagues because they establish the factors that interact directly in the pleasure and suffering feelings, enlarging discussion spaces and possibilities of adoption of new strategies to administer the conflicts in the academic context of nursing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Franco, Mariana Pires. "Efeito da substituição do potássio pelo sódio em árvores de Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden, visando a expansão das plantações florestais sob condições de estresse hídrico." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-28072014-145056/.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito da substituição do potássio pelo sódio no crescimento em diâmetro e na qualidade do lenho de árvores de Eucalyptus grandis, plantadas em espaçamento 3x2 m e fertilizadas com potássio e sódio (no plantio, 6° e 12° mês), visando orientar a fertilização mineral com potássio e sódio em plantações florestais sujeitas ao déficit hídrico. Foram selecionadas 60 árvores de eucalipto, no 101° mês após plantio, em cinco classes de área basal e avaliado o incremento em diâmetro do tronco, a cada 14 dias, de fevereiro de 2006 a setembro de 2012, através de dendrômetros. Para a amostragem do lenho, foram coletados discos em seis posições (base, DAP, 25, 50, 75 e 100%) da altura total das árvores. As amostras coletadas foram utilizadas para avaliação das propriedades anatômicas (fibras e vasos), físicas (densidade básica ponderada através dos métodos da balança hidrostática, da espectroscopia por infravermelho próximo e densidade aparente por densitometria de raios X), mecânicas (resistência e rigidez à flexão estática e resistência à compressão paralela às fibras), químicas (teores de lignina, holocelulose, extrativos e cinzas) e variação radial de Ca, K, Mg, Na e P (por espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser) segundo os tratamentos de fertilização, classes de área basal, posições radial e longitudinal do tronco. Os resultados mostram que as árvores de eucalipto dos tratamentos potássio e sódio e as de maior classe de área basal, apresentaram taxas de incremento do tronco superiores em relação às árvores controle e demais classes de área basal. Foi verificado efeito da sazonalidade climática no diâmetro do tronco, com períodos de máximo e mínimo crescimento. Com exceção da densidade básica ponderada, todas as outras propriedades do lenho apresentaram efeito significativo dos tratamentos de fertilização. A determinação da densidade básica pelo NIR demonstrou resultados satisfatórios com coeficiente de determinação próximo a 0,70. Maiores valores dos elementos químicos K e Na foram encontrados no lenho das árvores dos respectivos tratamentos. Todos os nutrientes estudados apresentaram maiores valores na posição mais externa do lenho (100% do raio). Os resultados permitem concluir que a fertilização com K e Na induziu maiores crescimentos em diâmetro do tronco e influenciou as propriedades do lenho. A influência da fertilização potássica e sódica demonstrada pelo Eucalyptus grandis nos períodos de déficit hídrico para região estudada é clara, uma vez que a durante os períodos de baixa pluviosidade a variação sazonal do crescimento apresentou-se de forma diferenciada em relação aos períodos com maior quantidade de chuvas.
This study aims to evaluate the replacement of potassium by sodium in diameter growth and wood quality of Eucalyptus grandis trees, planted in spacing 3x2 m and fertilized with potassium and sodium (at planting, 6 and 12th month), order to guide the mineral fertilization with potassium and sodium in forest plantation subjected to water stress. Were selected 60 eucalyptus trees at 101th month, in five classes of basal area and were evaluated the increment in trunk diameter, every 14 days, from February 2006 to September 2012, through dendrometer bands. For sampling the wood, discs were collected in six positions (base, DBH, 0, 25, 50, 75 and 100%) of the total tree height. The samples were used to evaluate the anatomical properties (fibers and vessels), physical (basic density weighted by hydrostatic balance, near infrared spectroscopy and apparent density by X rays densitometry), mechanical (strength and stiffness in static bending and strength in compression parallel to grain), chemical (lignin, holocellulose, extractives and ash contents) and radial variation of Ca, K, Mg , Na, and P (by laser induced breakdown spectroscopy) according to the fertilization treatments, classes of basal area, radial and longitudinal positions of the stem. The results show that the eucalyptus trees with potassium and sodium treatments and larger class of the basal area demonstrated higher rates of increase in stem in relation to control trees and other classes of basal area. Effect of seasonality was found in trunk diameter, with periods of maximum and minimum growth. Except the weighted density, all other properties of the wood analyzed showed significant differences due to fertilization. The determination of the density by NIR showed satisfactory results with coefficient of determination close to 0.70. Higher values of the chemical elements K and Na were found in the tree\'s wood of the respective treatments. All studied nutrients were higher in the wood in external position (100 % of the radius). The results allow to conclue that the fertilization with K and Na induced the largest increases in trunk diameter and influenced the properties of the wood. The influence of sodium and potassium fertilization demonstrated by Eucalyptus grandis in water deficit periods for the region studied is clear, once during periods of low rainfall the seasonal variation of growth presented itself differently in relation to periods with higher amounts of rainfall.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Mudança Radical"

1

Silva, Ulisses Correia e. Praia capital, mudança radical: Programa de candidatura para as eleições autárquicas 2004. [Praia, Cape Verde: s.n., 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Ulisses Correia e. Praia capital, mudança radical: Programa de candidatura para as eleições autárquicas 2004. [Praia, Cape Verde: s.n., 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinto, Clovis Cerretto. Líder de transições: As lições da escola da vida para a liderança nas mudanças radicais. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-87836-91-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Fabio José Antonio da. Cogito Ergo “SUS”: relatos de experiencias de profissionais de educação física no SUS. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ces399.1121-0.

Full text
Abstract:
Falar da atuação do Profissional de Educação Física no SUS para mim é um prazer e um dever. PRAZER porque é bom falar daquilo que gostamos e o DEVER onde me cabe apontar, fiscalizar e promover as ações e dar visibilidade a nossa profissão da melhor maneira possível. Ver o quanto podemos fazer na saúde pública e não ter isso registrado, formalizado, foi pra mim a mola propulsora para organizar esse e-book. Confesso que desde o princípio sabia que ia dar certo. Quando comecei a entrar em contato com os colegas de outros estados, pude sentir em suas vozes a certeza de que queiram a mesma coisa que eu, ou seja, dar vazão aquilo que realizavam no SUS, mas que não tinha a sua valorização, o seu reconhecimento. Não acordamos em busca de reconhecimento, mas sim, merecimento. Merecemos ser valorizados, merecemos ser lembrados, merecemos ter o nosso espaço definido dentro de tantos outros já consolidados. Foi com imensa alegria que recebi os aceites dos colegas e assim organizando essa bela coletânea de relatos de experiência, em formato digital, intitulado de COGITO ERGO “SUS”: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SUS. “ Esse título nos remete a expressão latina “cogito ergo sum” que significa “Penso, logo sou”. A inclusão da palavra SUS nesta expressão para mim tem o valor notório que pensamos em SUS em todas as nossas ações sendo estas realizadas nos cenários de práticas, nos territórios sanitários ou qualquer outro espaço de saúde pública, na certeza de que promoveremos saúde e qualidade de vida a todos os usuários do sistema público de saúde. Este livro digital, escrito por mãos de especialistas, oferece um forte diferencial de relatos de experiencia na atuação de Profissionais de Educação Física no SUS. Os colaboradores deste livro digital apresentam um olhar direcionado para o lado humano, enxergando inúmeras perspectivas e caminhos a serem seguidos na direção da formação integral e investindo no potencial que cada um traz consigo, na intenção de se desenvolver, evoluir e transpor os seus limites, a fim de conquistar seus lugares na sociedade e vivenciar experiências longe de padrões adotados cultural e historicamente, que muitas vezes desconsideram o real significado de humanidade. Estes profissionais, e eu me incluo neste grupo, acreditam e lutam por uma sociedade inclusiva com práticas que envolvem a equidade e o respeito por toda a diversidade. Sendo assim, o ebook está regionalizado, proporcionado dessa forma uma viagem de norte a sul do país, do Caburai/RR ao Chuí/RS, com textos de fácil leitura e repleto de intencionalidades durante as diversas práticas corporais e intervenções proporcionadas aos usuários do sistema, comumente chamados os pacientes do SUS. Na região norte pudemos perceber o quanto o regionalismo está presente, principalmente nas nomenclaturas dos territórios de saúde. Na região nordeste, considerada a região com maior número de estados, num total de 9 estados, colabora com relatos de experiencias inigualáveis, começando desde os Programas de Residências, até a atuação cega, mas altamente segura das equipes de NASF-AP. Digo cega pois temos normas a seguirem, porém não temos modelos a quem nos espelhar, o que faz de cada equipe de NASF-AP o seu próprio modelo a seguir, atestando a máxima de que “não importa se está certo ou errado, o que vale é o que está combinado”. Descendo o mapa e parando no coração do Brasilllllll, chegamos à região centrooeste, região que me deixa extremamente a vontade em parafrasear Manoel... (colocar uma fala dele), considerado um ícone da cultura pantaneira, fauna e flora abundante e que reflete nas práticas corporais dessa região, diversas sensações e experiencias inigualáveis. Ter contato com ações realizadas na capital federal não é para qualquer um. Região Sudeste... uma megalópole reunida em 4 estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo. Linha de passagem para quem sobe ou para quem desce na geografia brasileira. Uma mistura de povos e culturas expressas em relatos técnicos-científicos. E por fim, região sul, a minha região. Nascido no Paraná, mas transitando entre os outros 2 estados, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, poderemos experimentar relatos típicos da região, mas também intervenções profissionais pontuais na promoção da saúde e qualidade de vida, em meio a pandemia. Ah, já ia me esquecendo desse tal COVID-19, uma mudança radical na dinâmica de trabalho, mas que não nos desanimou de forma alguma, promovendo saúde e qualidade de vida via redes sociais. O SUS não pode parar, não é! De uma forma ou de outra, soubemos manter a saúde física e mental em meio a esta pandemia, na certeza de que os nossos usuários precisariam bem mais de nós neste momento tão inseguro. Utilizo uma frase que cabe bem no momento que estamos vivendo: “Do pouco que fazemos, pode ser muito para eles (usuários)”. Uma leitura rica e agradável, na expectativa de que esse time de sucesso possa oferecer com amor e competência dados que qualificam e validam a atuação do Profissional de Educação Física na saúde pública brasileira. Sou do SUS... Vivo o SUS...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Mudança Radical"

1

Maia, Fátima Beatriz. "TERAPIA OCUPACIONAL NO CUIDADO HOSPITALAR." In Terapia ocupacional, saberes e fazeres, 305–24. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-381-7-15.

Full text
Abstract:
Historicamente, a Terapia Ocupacional surgiu no Brasil no Contexto Hospitalar no final do século XVIII especialmente para tratar pacientes psiquiátricos através de ocupações.No período pós Segunda Guerra Mundial se estabeleceu como uma profissão da saúde, debruçando-se nos estudos e prática da reabilitação física. Desde então, atravessamos na história desta ciência muitos caminhos que foram construindo alicerces para embasar as práticas em campos diversos, mas ainda com o foco na ocupação. Esse movimento foi pautado pelas conquistas e/ou interferências em políticas públicas e pela expansão de cursos e especializações. Entendendo que o fazer humano nos aponta os caminhos para identificar dificuldades no desempenho de atividades e, consequentemente, a necessidade de reestruturar o cotidiano, e considerando que a hospitalização promove mudanças radicais na rotina do sujeito e de sua família, podemos pensar que, em princípio, todo paciente que necessita de internação, independente da causa, é elegível para a Terapia Ocupacional. Desta forma, este capítulo tem como proposta abordar questões objetivas e subjetivas que fundamentam a prática da Terapia Ocupacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Mudança Radical"

1

H. S. Leão, Gustavo, Rafael A. Shayani, and Sergio O. Frontin. "Análise da Sensibilidade das Perdas Técnicas em um Alimentador de Distribuição em Função da Localização da Microgeração Fotovoltaica." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1467.

Full text
Abstract:
O crescente consumo de energia elétrica implica em um igual aumento na geração. Historicamente, a gera-ção de energia é dependente dos combustíveis fósseis, porém este panorama está em mudança. Com a crescente preo-cupação em preservar o meio ambiente, a necessidade de diversificação de fontes, a fim de se obter maior confiabili-dade no sistema, as fontes renováveis ganharam força. Neste contexto, a Geração Distribuída Fotovoltaica (GDFV) representa uma alternativa de grande potencial para o desenvolvimento de um panorama energético sustentável. En-tretanto, as redes de distribuição existentes foram, majoritariamente, concebidas para uma geração centralizada, tor-nando desafiador a integração de GDFV. Com base nisto, o presente trabalho elucida, através do estudo de caso de um alimentador radial real, a influência da localização de GDFV no que tange as perdas técnicas do sistema. O método consiste na variação de localização de instalação GDFV, onde há o cálculo do fluxo de potência a cada hora para 300 possibilidades em quatro níveis de penetração. Este método permitiu observar que a influência da localização aumenta concomitantemente com o nível de penetração de GDFV, também é perceptível que não há necessidade de simular 300 possibilidades de localização diferente para os níveis de penetração entre 10% e 40%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography