To see the other types of publications on this topic, follow the link: Mudança Radical.

Journal articles on the topic 'Mudança Radical'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Mudança Radical.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Chaves, Ricardo Lêdo. "O nascimento como experiência radical de mudança." Cadernos de Saúde Pública 30, suppl 1 (August 2014): S14—S16. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311xpe03s114.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Suzana B., John Child, and Talita R. Luz. "Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical." Revista de Administração de Empresas 44, no. 1 (March 2004): 27–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902004000100003.

Full text
Abstract:
Este artigo oferece uma análise da aprendizagem nas organizações em condições de mudança radical, em que a reestruturação da organização foi motivada por uma mudança na ideologia e na propriedade. Discute-se que, nessas circunstâncias, a aprendizagem não representa necessariamente uma melhoria para o coletivo como um todo. A fonte empírica para este artigo é um estudo de caso da Telemig, uma das principais companhias brasileiras de telecomunicações. A pesquisa empregou múltiplos métodos e fontes permitindo uma investigação do conteúdo e do processo de aprendizagem, e de seus agentes ao longo do tempo. O estudo elabora e ilustra o conceito de "aprendizagem contestada", concluindo que este necessita ser incorporado à teoria da aprendizagem nas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Salerno, Mario Sergio. "Essência e aparência na organização da produção e do trabalho das fábricas "reestruturadas"." Production 5, no. 2 (December 1995): 191–202. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131995000200005.

Full text
Abstract:
O texto discute a mudança organizacional na produção das empresas industriais contemporâneas a partir de uma visão particular do que seria o âmago da abordagem clássica de organização, qual seja, o conceito de "tarefa". É discutido um caso de mudança radical de organização do trabalho numa empresa radicada no Brasil, que exemplifica bem a ruptura do "paradigma"de tarefa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Câmara, Fernando Portela. "A catástrofe de Kraepelin." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 10, no. 2 (June 2007): 307–18. http://dx.doi.org/10.1590/1415-47142007002009.

Full text
Abstract:
A psiquiatria moderna nasce de uma descontinuidade histórica que a leva a uma mudança súbita radical, tendo Kraepelin como o agente dessa transformação. Os fatos analisados mostram que essa mudança manifestou-se como um típico salto qualitativo, sendo analisados sob o método interpretativo da Teoria da Catástrofe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Palma, Patrícia Brito, and Miguel Pina Cunha. "Mudança e criatividade nas organizações: o caso de uma aquisição." PSICOLOGIA 13, no. 1/2 (June 4, 2014): 193. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v13i1/2.566.

Full text
Abstract:
O presente estudo pretendeu averiguar o impacto de uma mudança radical na criatividade de uma organização. Foi estudada uma empresa recentemente adquirida e adoptado um racional construído a partir do modelo circular de criatividade (Basadur, 1997), de acordo com o qual a criatividade organizacional é sinónimo de adaptabilidade, e consiste num processo cíclico em que se sucedem as actividades de formulação de problemas e implementação de soluções. Os resultados obtidos apontaram, regra geral, para uma melhoria pós-mudança face ao que se verificava anteriormente em relação aos aspectos facilitadores da criatividade. Colocou-se, contudo, a possibilidade de a melhoria observada ter decorrido de uma tentativa de melhoria de processos e não de um impacto directo da mudança sobre a criatividade.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v13i1/2.566
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Oliveira, Lourival José, and Giovanna Beatriz Bortoto. "Repensando as formas de proteção dos direitos sociais na pós modernidade: crítica à prevalência da liberdade individual e econômica das partes." Revista de Direito 12, no. 01 (March 16, 2020): 01–25. http://dx.doi.org/10.32361/202012019101.

Full text
Abstract:
Este artigo possui como objeto a nova concepção do Estado nacional, cujas mudanças ocorreram como parte dos resultados da globalização, na qual a liberdade econômica foi valorizada em detrimento dos direitos sociais. O Estado, com limitações territoriais e políticas, sofreu perda de poder nesta nova realidade chamada de pós-modernidade. Nesse panorama, verificou-se um processo de “flexibilização” e “desconstitucionalização” dos direitos sociais, inclusive no Brasil, com radical mudança de paradigmas, considerando o crescente processo de privatização daquilo que ocupava o espaço público. Justifica-se o estudo pela necessidade de repensar formas de sustentação dos direitos fundamentais em face dessa mudança paradigmática. Adotou-se o método dedutivo, com pesquisa bibliográfica em abordagem crítica e interdisciplinar. Concluiu-se pela necessidade de desenvolvimento de meios capazes de proteger os direitos sociais na pós-modernidade, defendendo a aplicação principiológica que sustentam os direitos sociais nos contratos privados, para compatibilizá-los com a liberdade econômica enquanto realizadora de valores públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Borges, Abel Silva. "Notas para uma teoria da mudança social em Herbert Marcuse." Psicologia & Sociedade 26, no. 3 (December 2014): 533–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822014000300002.

Full text
Abstract:
As análises e reflexões apresentadas neste ensaio têm por base as questões e propostas lançadas por Marcuse em relação ao mundo desenvolvido e à formação do indivíduo. É possível se delinear um projeto de investigação que deve dar base às teorias da mudança social, mantendo unidas Filosofia, Teoria social e Política radical. Neste ensaio apresento reflexões para a refundamentação da teoria marxista, tais como as desenvolvidas por Marcuse no texto "Acerca do conceito de negação da dialética", escrito em 1966. O autor ainda nos remete a uma reflexão sobre o capitalismo maduro, sua fase imperialista. Exibo, também, uma breve exposição das ideias do autor a respeito da importância da esfera estética para uma teoria da mudança social. É grande a valorização dada por ele à dimensão estética, estando a formação do homem contemporâneo calcada na técnica, na estética e na política, o que abre novas possibilidades para se pensar projetos de mudança social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bissa, Walter Mareschi, Jean-Pierre Ybert, Eduardo Luis Martins Catharino, and Miryam Kutner. "Palaeoenvironmental evolution in the coastal plain of Baixo Ribeira during the shell mounds occupation." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 10 (December 22, 2000): 89. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2000.109379.

Full text
Abstract:
A análise palinológica e diatomológica do perfil sedimentar de uma turfeira da região do Baixo Ribeira de Iguape (estado de São Paulo, Brasil), mostrou mudanças significativas nas condições ambientais. Antes de 3.250 anos AP a região era recoberta por águas salobras em conexão com o mar, depois ela foi ocupada por uma floresta paludosa. A penetração do mar está relacionada à transgressão marinha que culminou há 5.100 anos AP. A descida do nível do mar foi progressiva de 5.100 anos AP até o presente, sem oscilações notáveis. Esta mudança radical das condições ambientais pode explicar a distribuição geográfica dos sítios arqueológicos da região, em particular a presença de sambaquis a 50 km da costa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moura, Fernanda Maria de Jesus Sousa de Pires, Michelly Gomes da Silva, Suziane Carvalho de Oliveira, and Lara de Jesus Sousa Pires de Moura. "Os sentimentos das mulheres pós-mastectomizadas." Escola Anna Nery 14, no. 3 (September 2010): 477–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452010000300007.

Full text
Abstract:
Pesquisa qualitativa, que objetivou: descrever os sentimentos das mulheres sobre o câncer de mama e discutir as mudanças ocorridas na vida da mulher após o câncer de mama. Ocorreu em um ambulatório de ginecologia de um hospital público de Teresina. Foram entrevistadas 13 mulheres mastectomizadas. Na análise das entrevistas, surgiram três categorias: Sentimentos negativos gerados pela percepção física após mastectomia; Sentimentos positivos gerados pelo conforto espiritual; e Sentimentos gerados pela falta de apoio e atenção dos profissionais durante a assistência. A mudança na vida da mulher com câncer é radical, devido principalmente ao diagnóstico e tratamento. As dificuldades são incalculáveis, pois requerem adaptações profundas no modo de pensar e agir, que influencia física e emocionalmente o convívio pessoal e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tomei, Stefano Andrade. "Metapolítica." ÎANDÉ : Ciências e Humanidades 5, no. 1 (April 5, 2021): 102–18. http://dx.doi.org/10.36942/iande.v5i1.207.

Full text
Abstract:
Este artigo visa delimitar as mudança ocorridas desde o começo do ano na política externa brasileira (PEB) visto a mudança radical na orientação política do novo governo. Além do mais pretendemos abordar as fontes e pressuposições desta nova concepção ideológica e ver como estas suplantam a formulação tradicional da PEB. Discorreremos então sobre a natureza de tal concepção ideológica e sobre o que essa nos diz sobre a nova política externa em curso. Tentaremos elucidar a ideologia do alto ocupante do Itamaraty, o chanceler, nos atendo a sua formulação ideológica no que temos de mais próximo de um manifesto desta: o texto “Trump e o Ocidente”. Visaremos procurar a origem e os objetivos deste pensamento, entendendo desta maneira como se pretende formular a nova PEB. Finalizaremos nosso trabalho entendendo que esta formulação é própria de um nicho ideológico ao qual não foi dado grande atenção em outras épocas e que este se consubstância na mudança política que ocorreu para a subida do Governo Bolsonaro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Paula, Ana Paula Paes de, Daniel Calbino, Dimitri Toledo, Fernanda Tarabal, Leonardo Mascarenhas, and Raquel Barreto. "A Economia Solidária e a questão do imaginário: em busca de novas perspectivas." Organizações & Sociedade 18, no. 57 (June 2011): 323–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302011000200007.

Full text
Abstract:
A Economia Solidária é hoje um movimento dividido em duas correntes teóricas que dão ensejo a dois projetos políticos distintos: um conservador, de inserção de trabalhadores na economia capitalista, e outro radical, de transformação da economia e estabelecimento de novos valores sociais. Com relação ao projeto radical, vários desafios se interpõem no percurso, desafios estes que se ligam, principalmente, à dificuldade de modifi car os valores que sustentam as novas práticas. Nesse sentido, este trabalho busca demonstrar a contribuição da noção de Imaginário Social na mudança de valores e efetivação de um projeto radical de Economia Solidária. Acredita-se que o entrelaçamento entre estrutura e cultura, entre práticas e valores deve ser indissociável, e ter como pano de fundo e força motriz o imaginário social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Faria, Sergio L., Juvenal A. Oliveira Fo, Alice R. Garcia, Christiane Amalfi, Julia M. B. Spirandeli, and Eliane C. de Campos. "Quimioterapia Concomitante à Radioterapia no Tratamento Adjuvante do Câncer da Mama Localizado." Revista Brasileira de Cancerologia 47, no. 2 (June 29, 2001): 153–58. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2001v47n2.2323.

Full text
Abstract:
Introdução: O tratamento adjuvante do câncer da mama com freqüência envolve o uso de radio (RT) e quimioterapia (QT). A seqüência ideal desta combinação ainda não foi estabelecida. O atraso da RT pode permitir falha local; o atraso da QT pode permitir falha sistêmica. Um tratamento não deve prejudicar o outro. Este artigo relata nossa experiência com RT+QT concomitantes. Material e Métodos: Foi feita análise retrospectiva de pacientes com câncer da mama que receberam RT+QT ao mesmo tempo, após a cirurgia (conservadora ou radical), tratadas entre jan/89 e jan/99. A RT não incluiu mamária interna e axila, e teve dose total de 50Gy. Durante a RT pacientes receberam 1 ou 2 ciclos de ciclofosfamida, methotrexate e 5 fluouracil (CMF). Foram avaliadas mudanças de dose, toxicidade, tolerância. Resultados: Idade média de 44 anos; seguimento mediano de 33 meses. Cirurgia conservadora: 62 pts; mastectomia: 41 pts. Todas receberam o tratamento sem mudança de dose ou interrupção da RT. Quanto à QT, 10/103 pts receberam 10%-20% menos dose de QT. Não houve evidência de mudança em resultados cosméticos. Conclusão: Resultados sobre demora no início de RT ou QT vêm de estudos retrospectivos e são conflitantes. Enquanto a seqüência ideal do uso de RT e QT está para ser definida, temos feito ambos os tratamentos ao mesmo tempo, com uso de CMF como esquema de QT, sem maiores mudanças de dose ou toxicidade de nenhum dos tratamentos. A idéia é não atrasar nenhum dos dois tratamentos, mas está para ser provado se esta alternativa traz benefícios significativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ferreira, João Sette Whitaker. "São Paulo: cidade da intolerância, ou o urbanismo "à Brasileira"." Estudos Avançados 25, no. 71 (April 2011): 73–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142011000100006.

Full text
Abstract:
Ao observar a cidade de São Paulo, é fácil perceber que ela vive verdadeiro colapso. Impera uma dramática desigualdade, que faz que ao menos um terço de sua população viva em condições indignas. Ao mesmo tempo, sua pujança econômica alavanca um ininterrupto crescimento que, paradoxalmente, aprofunda seus problemas: poluição, enchentes, insegurança, transportes precários, congestionamentos são algumas das mazelas que hoje caracterizam a cidade. Quais as causas dessa tragédia urbana? Elas se encontram na lógica do Estado patrimonialista, de uma sociedade que nunca conseguiu vencer sua herança escravocrata, e de uma ordem estamental que consolida permanentemente a modernização conservadora. E qual é o caminho para sua solução? Ele está na necessidade de uma radical mudança na lógica de funcionamento da cidade, nas dinâmicas de funcionamento do Estado patrimonialista, que dependem, por sua vez, de profundas e necessárias mudanças individuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Demetresco, Sylvia. "Vitrines: Alice em vitrinas." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 4, no. 10 (January 24, 2010): 42. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v4i10.182.

Full text
Abstract:
Alice no País das Maravilhas, obra de Lewis Carroll que inspirou o filme lançado em 2010, virou temática de vitrinas, roupas, móveis e objetos variados em todo o mundo. Na Le Printemps, em Paris, eis que surge, pela primeira vez em muito tempo, uma mudança radical no cenário (interior e exterior) da loja de departamentos – um trabalho criativo, inovador e... perfeito! (...)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Santos, José Erimar dos. "Desordem e regresso: a “nova” reforma do ensino médio e a deficiência cívica sem o saber pensar o espaço e sem o saber nele agir." Geografia Ensino & Pesquisa 23 (June 3, 2019): 4. http://dx.doi.org/10.5902/2236499430993.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta um panorama geral acerca da “Nova” Reforma do Ensino Médio, abordando os aspectos estruturantes que qualificam tal mudança e que se refletem nas bases econômico-pedagógicas, didático-pedagógicas, psicopedagógicas e pedagógico-administrativas influenciadoras, estruturadoras e dinamizadoras do sistema educacional brasileiro, no atual período geográfico – o período técnico-científico-informacional. Envolve como base teórica contribuições do geógrafo Milton Santos, Yves Lacoste e do educador Dermeval Saviani, dentre outros, fornecendo o referencial teórico da leitura e compreensão do espaço geográfico e da atual natureza estruturante da política educacional brasileira, destacando os aspectos específicos que fundamentam essa reforma educacional. Dentre os resultados, procura despertar para uma visão radical, crítica e contextualizante acerca das mudanças educacionais em voga com essa reforma, que, revestida de terminologias inovadoras (Base Nacional Comum Curricular, Itinerários Formativos...), percebidas nos documentos oficiais e discursos ideológicos, na realidade são antigas pretensões marcadas por descentramento e desconstrução de ideias pedagógicas anteriores, decorrentes das atuais mudanças no mundo do trabalho, ameaçando o futuro da disciplina e ciência Geografia e, portanto a cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Jesus, Deise Lourenço de, and Murilo Bastos da Cunha. "A biblioteca do futuro: um olhar em direção ao presente." Informação & Informação 24, no. 3 (December 31, 2019): 311. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n3p311.

Full text
Abstract:
Introdução: as inovações tecnológicas que surgem no contexto das bibliotecas estão diretamente ligadas à sua capacidade de evolução e adaptação. Descobrir e estudar quais dessas novas tecnologias podem ser mais bem aproveitadas nas bibliotecas pode ser a diferença entre evoluir ou padecer. Objetivo: mapear as tendências recentes encontradas na literatura científica sobre as mudanças que estão ocorrendo nas bibliotecas Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura, para determinar as principais tendências encontradas na literatura científica recente, a partir dos anos 2000, sobre as inovações e mudanças que têm ocorrido nas bibliotecas. Resultados: observou-se alguns aspectos de destaque no que concerne às bibliotecas do futuro: a biblioteca participativa, confiança radical, a evolução da web, makerspaces, livros digitais interativos, redes sociais e mudança no perfil do profissional que trabalha na biblioteca. O futuro das bibliotecas é ainda incerto, mas aponta em algumas direções, e é definitivamente digital, com acesso universal, porém não gratuito, inclusivo, social, vivo e em constante evolução, uma evolução muito mais rápida e dinâmica do que a observada no século XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Barrera Rivera, Paulo. "Desencantamento do mundo e declínio dos compromissos religiosos." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 4, no. 4 (October 21, 2020): 87–104. http://dx.doi.org/10.22456/1982-2650.2247.

Full text
Abstract:
A multiplicação de opções e práticas religiosas pareceria tornar indiscutível o questionamento da secularização. A “quantidade” de religião apresenta-se como dado inquestionável que não permite enxergar mudanças profundas na religião. Neste ensaio propomos a hipótese de que o crescimento religioso apenas representa confirmação da radical transformação do lugar da religião na modernidade. Transformação ela que a globalização viria a acelerar. O conceito de secularização, insuficientemente discutido no estudo da religião na América Latina, e, em decorrência disso, objeto de críticas incapazes de superá-lo, continua a nos ajudar quando colocado na perspectiva maior do desencantamento do mundo. Ensaiamos, assim, uma análise da mudança religiosa a partir de conceitos como “desencantamento do mundo” e “saída da religião”, visando mostrar que no lugar de uma crise o que temos é uma transformação do estatuto social do sagrado, que não se inaugura com a secularização mas a precede e a ultrapassa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Luz, Rodolfo Alves da, and Cleide Rodrigues. "O processo histórico de ocupação e de ocorrência de enchentes na planície fluvial do rio Pinheiros de 1930 até os dias atuais." GEOUSP Espaço e Tempo (Online) 24, no. 2 (May 29, 2020): 340–60. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.164499.

Full text
Abstract:
O processo de urbanização de São Paulo impôs grandes modificações em seus sistemas fluviais originais, sendo um exemplo fundamental o caso do Rio Pinheiros. Do ponto de vista das mudanças geomorfológicas, esse processo pode ser sistematizado em três momentos: até a década de 1930; da década de 1930 a de 1990 e; da década de 1990 aos dias atuais. Apesar das enchentes serem um problema constante e resistente para a região, projetos que buscavam diminuir seus impactos por meio da preservação de setores da planície foram, e ainda são ignorados pelos gestores da cidade. Esse artigo demonstra como a preservação de remanescentes do sistema fluvial e a recuperação das funções hidrológicas perdidas são essenciais para a regeneração urbana, enfatizando-se a planície fluvial do Rio Pinheiros e a questão da necessidade de uma mudança radical de lógica no uso e ocupação de planícies fluviais como a do Pinheiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Vasconcelos, ISABELLA FRANCISCA FREITAS GOUVEIA de, HÉLIO ARTHUR REIS IRIGARAY, FABIANA BRAGA LEAL, and LEONARDO ARAUJO de CARVALHO. "Inovação tecnológica radical e mudança organizacional: a institucionalização de organizações resilientes e formas de trabalho mais substantivas." Cadernos EBAPE.BR 17, no. 4 (October 2019): 895–922. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120190144.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo-dossiê apresenta inicialmente uma reflexão sobre a institucionalização de organizações resilientes, uma vez que a mudança organizacional é a reinvenção de um novo sistema de regras e normas com o propósito de encorajar novas condutas e convívios e formas de negociação necessárias e, no que concerne, lograr a colaboração dos indivíduos na organização e a execução de novas soluções tecnológicas. Dedicando-se ao número temático “Inovação em Organizações de Economias Emergentes”, o propósito, conforme expresso pelos editores convidados desta edição, Bernardes, Borini e Figueiredo (2019), é instigar uma contemplação orientada à estruturação de uma agenda de pesquisa crítica sobre a área das estratégias de inovação e das organizações em economias emergentes e suas implicações originais na academia brasileira. Uma introdução ao estudo da inovação tecnológica na comunicação científica é apresentada, englobando pesquisa científica, publicações científicas e tecnologia digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Namo de Mello, Guiomar. "Formação inicial de profesores para a educação básica: uma (re)visão radical." Revista Iberoamericana de Educación 25 (January 1, 2001): 147–74. http://dx.doi.org/10.35362/rie250991.

Full text
Abstract:
Sob o pressuposto de que a formação inicial e continuada de professores é a prioridade a atender na educação brasileira neste início do século xxi, o presente trabalho pretende contribuir para a necessária mudança no conteúdo e desenho da educação superior de professores para a educação básica. Reconhecendo que a formação inicial é apenas um componente de uma estratégia mais ampla de profissionalização do professor, indispensável para implementar uma política de melhoria da educação básica. O trabalho finaliza propondo a criação de um sistema nacional de certificação de competências docentes e a priorização da área de formação de professores nas políticas de incentivo, fomento e financiamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Dos Santos, Elisangela Prudencio, and João Paulo Allain Teixeira. "Insensibilidade da Modernidade: A Colonização da Primeira Periferia Europeia e sua Repercussão no Constitucionalismo Latino Americano." Revista Brasileira de Teoria Constitucional 2, no. 2 (December 3, 2016): 1108. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-961x/2016.v2i2.1539.

Full text
Abstract:
O colonialismo propiciou o nascimento da modernidade, porque a Europa passou a ser o Centro do Mundo, implementando seu padrão, onde liquidou as tradições dos povos originários. O colonialismo e a colonialidade do poder/saber e do ser provocou inúmeras violências sobre os povos originários, contudo, por não aceitar essa subalternização, os movimentos indígenas exigiram uma mudança radical nas sociedades andinas, onde o Novo Constitucionalismo Latino Americano reescreve sua história, sob uma perspectiva descolonial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Blanc, Julien. "MUDANÇA SOCIAL E MODERNIZAÇÃO ECOLÓGICA NO BRASIL SOCIAL CHANGE AND ECOLOGIC MODERNIZATION IN BRAZIL." Revista Pós Ciências Sociais 18, no. 2 (April 29, 2021): 271. http://dx.doi.org/10.18764/2236-9473.v18n2p271-288.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as trajetórias de conversão para agricultura orgânica de agricultores familiares localizados na região metropolitana de São Paulo durante os anos 1990 e 2000. Esta conversão ocorreu sob o impulso inicial de indivíduos ligados ao movimento da teologia da libertação e depois da estruturação posterior de um mercado regional em torno da grande distribuição. O texto mostra como a integração desses agricultores em um sistema de mercado regido por lógicas capitalistas foi acompanhada, localmente, por uma profissionalização da agricultura e pela implantação de lógicas e estruturas empresariais. Mostra também como estas dinâmicas de modernização ecológica, embora contribuindo para a geração de uma nova elite rural e de novas formas de desigualdade social, parecem ao mesmo tempo poder contribuir para a manutenção da agricultura em um contexto de forte pressão urbana, para o retorno dos jovens a esta atividade e para a construção de territórios de qualidade ecológica. Nesse sentido, ele indaga se existiriam contextos nos quais a modernização ecológica seria um compromisso aceito por defensores de uma alternativa mais radical? Qualquer que seja a resposta a essa pergunta, a demonstração aqui proposta sublinha a importância de reintegrar a análise das trajetórias ecológicas agrícolas em um estudo mais geral das mudanças sociais, particularmente em seus componentes locais.AbstractThis paper analyzes small farmers’ trajectories in converting to organic farming in the metropolitan region of São Paulo during the 1990s and 2000s. The conversion occurred under the initial push of individuals connected the movement of the Theology of Liberation and after the structuring of a regional market around large-scale distribution. The paper shows how the integration of these farmers in a market system ruled by capitalist logic was accompanied, at the local level, by the professionalization of agriculture and by the implantation of corporate structures and logic. It also shows how these ecologic modernization dynamics, while contributing to the creation of a new rural elite and new forms of social inequality, seem to also be able to contribute to the maintenance of farming in a context of strong urban pressure, to the return ofyoung people to farming, and the construction of territories of ecologic quality.In this sense, it questions whether contexts exist in which ecologic modernization would be a compromise accepted by defenders of more radical alternatives? Whichever the answer to this question, the answer we propose underlines the importance of reintegrating the analysis of the ecologic farming trajectories to a broader study of social changes, mainly in its local components.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Godinho Gil, Ana. "A Terra Subtil." Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas 3, no. 2 (January 10, 2021): 247–61. http://dx.doi.org/10.21680/2595-4024.2020v3n2id23261.

Full text
Abstract:
Vivemos tempos estranhos e ameaçadores. Pandemia e alterações climáticas são suficientemente graves para nos deixar numa perplexidade sem nome. Como descrever o que se está a passar nos múltiplos planos em que se desdobram as nossas subjectividades? Que aconteceu aos nossos corpos e aos nossos afectos? À nossa potência de vida? Pensamos numa hipótese - experimentar cruzar a mudança radical dos nossos hábitos e mentalidades com a transformação dos sistemas sociais, agindo todos juntos, acreditando noutra coisa – na Terra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Paula, Ana Paula Paes de. "Aproximações entre Michel Foucault e a Escola de Frankfurt: por uma abordagem pós-crítica radical para os estudos organizacionais." Organizações & Sociedade 27, no. 95 (December 2020): 705–25. http://dx.doi.org/10.1590/1984-9270954.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é demarcar uma mudança teórica e metodológica no campo dos estudos organizacionais com a proposição de uma abordagem pós-critica radical. Inicialmente, buscamos apontar como as teorias pós-críticas são debatidas na área da educação, utilizando essas referências para construção de uma abordagem pós-crítica radical baseada em uma interlocução entre Michel Foucault e a Escola de Frankfurt, assim como no conceito de “radicalização crítica”, que aproxima teoria e práxis. Em seguida, exploramos os pontos de contato entre a perspectiva foucaultiana e frankfurtiana, cerzindo suas aproximações e interlocuções. Na sequência, aprofundamos a articulação entre essas duas perspectivas, problematizando as noções de sujeito, “radicalização crítica” e práxis. Por fim, apresentamos possibilidades para a adoção de uma abordagem pós-crítica radical nos estudos organizacionais, apontando um marco teórico, ontológico, analítico e metodológico, bem como suas implicações do ponto de vista da práxis. Nas considerações finais, enfatizamos que essa abordagem se encontra em construção, estando aberta para contribuições e debate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Costa Aguiar, Denise Regina. "O DIREITO DE APRENDER NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA." Revista e-Curriculum 15, no. 4 (December 21, 2017): 1081. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1081-1099.

Full text
Abstract:
A pesquisa objetivou investigar os pressupostos que presidem a estrutura curricular numa concepção crítico-emancipatória e analisar uma proposta político-pedagógica para o ensino fundamental que considera a diversidade cultural, a desigualdade social existente e o direito de todas as crianças à aprendizagem na escola pública. Trata-se de uma mudança na lógica da escola, um processo sócio-histórico-cultural vislumbrando a construção de uma escola pública, popular, democrática, com qualidade social. A função social da escola objetiva a aquisição de conhecimentos e valores, a formação humana e a formação cidadã, o direito à voz, à participação, à reinvenção do mundo e tem como horizonte a construção de uma escola mais justa e solidária. Por fim, a educação popular e a estrutura curricular crítico-emancipatória condicionam uma mudança radical na estrutura organizacional no cotidiano da escola e na proposta de gestão da política pública em um sistema de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Murteira, Maria Clara. "A Erosão Drástica da Segurança de Rendimento na Reforma em Portugal: O Efeito Cumulativo dos Ajustamentos Incrementais." Notas Económicas, no. 50 (April 20, 2020): 43–63. http://dx.doi.org/10.14195/2183-203x_50_4.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a sucessão de reformas do sistema público de pensões iniciada, por volta do ano 2000, em Portugal. Identifica uma transformação radical dos objetivos e instrumentos da política de pensões, dos princípios organizadores do sistema e da conceção dos direitos. A provisão pública de rendimento na reforma reduz‑se de forma gradual, mas drástica, implicando a transferência progressiva da responsabilidade e do risco para os indivíduos. Para explicar como foi possível concretizar a mudança institucional radical, apesar da aparente estabilidade das políticas, mantendo a sociedade “anestesiada”, faz‑se referência aos processos políticos das reformas (as estratégias que evitam a oposição e os discursos de legitimação) e ao uso de mecanismos de ajustamento automático (instrumentos que contribuem para a despolitização dos cortes das pensões, porque reduzem a despesa sem exigir alterações legislativas).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Martinho, Ana Maria. "Literaturas africanas, história e cultura: uma arqueologia radical e diversas interrogações." Língua-lugar : Literatura, História, Estudos Culturais, no. 3 (August 12, 2021): 84–99. http://dx.doi.org/10.34913/journals/lingualugar.2021.e528.

Full text
Abstract:
Neste artigo procuramos discutir algumas das questões que a circulação do texto literário africano impõe e permite, na contemporaneidade, sendo certo para nós que tal só pode ser concretizado quando posto em relação com a história, a cultura, as artes. O futuro da receção e estudo destas literaturas depende da mudança assumida dos lugares de escuta, de fala e de produção crítica e aí pode residir a sua importância na desconstrução de modelos convencionais de leitura, o que entendemos como fundamental. Por isso nos interessam o escopo da definição de literatura radical e correspondentes metodologias críticas subversivas. A literatura, tal como as artes e a história, pode responder no fundo a questões da natureza equivalente, nomeadamente àquelas que rompem com o cânone e que não se limitam à discussão do que mudou entre textualidades de validação colonial e as suas muitas versões pós-coloniais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Borém, Fausto. "Resenha: a pitada de pimenta de Paul McCartney em The Lives of John Lennon de Albert Goldman; bastidores do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band." Per Musi, no. 30 (December 2014): 187–200. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992014000200022.

Full text
Abstract:
Resenha sobre o capítulo Paul grinds pepper do livro The Lives of John Lennon (1988) de Albert Goldman, que traz dados relevantes, pouco conhecidos e polêmicos sobre os bastidores do disco LP Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, lançado pelos Beatles em 1967 e o disco compacto com as faixas Penny Lane e Strawberry Fields forever, também lançado em 1967. Traz também o contexto histórico que precedeu a mudança estética mais radical da carreira dos Beatles, especialmente as gravações dos discos Rubber soul (1965) e Revolver (1966).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Castillo, José Antonio Bonilla. "A UNIVERSIDADE DO SÉCULO XXI NECESSITA UMA MUDANÇA RADICAL. UMA PROPOSTA ESPECÍFICA: A CRIAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE NOVAS IDÉIAS." Revista Eletrônica de Ciência Administrativa 2, no. 1 (May 15, 2003): 1–20. http://dx.doi.org/10.5329/recadm.20030201005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Bento, Sérgio. "O sujeito reconstruído: sobre algumas imagens mallarmaicas na obra de Alejandra Pizarnik." Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, no. 38 (December 2011): 173–81. http://dx.doi.org/10.1590/2316-40183812.

Full text
Abstract:
Resumo A leitura da obra poética da argentina Alejandra Pizarnik revela ao leitor atento um emaranhado de imagens que remetem a um dos ícones da poesia moderna, o francês Stéphane Mallarmé. Entretanto, nota-se, ao mesmo tempo, uma radical mudança de comportamento do sujeito poético da autora, que em vez de desaparecer no teatro autorreferente do significante - como na obra mallarmaica -, infla-se e transforma o mundo externo em sua extensão. O que tal artigo sustenta é que esse movimento se dá em resposta ao enfraquecimento e à fragmentação que caracterizam o dito sujeito contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Benedicto. "O Futuro “Estatelante” da Documentação Administrativa." Revista do Serviço Público 104, no. 3 (September 5, 2017): 117–30. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v0i3.2651.

Full text
Abstract:
E eu me curvasse, submisso, aos ditames da semântica, o título deste ensaio incluiria, forçosamente, a palavra revolução. Com efeito, o que se encontra nos estaleiros tecnológicos em matéria de documentação administrativa, já em fase operacional, ou ainda experimental, é tão avançado, ou tão novo, ou tão diferente, ou tão inusitado, que nenhuma outra expressão poderá descrever melhor do que esta: revolução documentalística. Alguém definiu o a que se chama revolução como «a inspiração exaltada da História». No caso presente, porém, o termo revolução seria empregado simplesmente para traduzir isto: mudança brusca, radical e atordoante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Hilário, Leomir Cardoso. "A potência da crítica: o problema da aporia em Habermas e seu destino em Adorno." Kriterion: Revista de Filosofia 55, no. 129 (June 2014): 309–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-512x2014000100017.

Full text
Abstract:
Este artigo procura refletir acerca do ponto a partir do qual Habermas afirma a inatualidade da crítica social da primeira geração frankfurtiana, em específico Adorno, a saber, a ideia de que a crítica radical da racionalidade articulada com a análise social conduziria inevitavelmente a uma aporia analítica, a qual só poderia ser superada pela mudança de paradigma no interior da teoria crítica. Focalizando como Adorno busca manter a situação aporética da crítica social, busco redimensionar a aporia tirando-a do registro de obstáculo inultrapassável em direção à condição de possibilidade do exercício crítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Marín, Jorge García, and Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão. "EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS." Práxis Educacional 16, no. 37 (March 27, 2020): 496. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.6402.

Full text
Abstract:
Neste trabalho refletimos sobre a construção de novas identidades masculinas baseadas em modelos fluidos, e que não podem exercer o machismo por 24 horas, por isso necessitam da performatividade das identidades hegemônicas como um recurso de sobrevivência patriarcal. Brevemente, comentamos alguns dos territórios como o futebol e os bares que atuam como campos sociais onde essa estrutura patriarcal se reproduz e trazemos exemplos de hábitos que continuam estruturando o patriarcado. Concluimos, entre outras coisas, que a ética do cuidado aplicada à educação das crianças pode proporcioanr uma mudança radical na concepção do ser humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ray, Amit S., and Sabyasachi Saha. "India at the WTO: Evolving Priorities, Unaltered Paradigm." Brazilian Journal of International Relations 2, no. 2 (September 10, 2013): 244–71. http://dx.doi.org/10.36311/2237-7743.2013.v2n2.p244-271.

Full text
Abstract:
India’s stance at the WTO has undergone a sea change since the beginning of the Uruguay Round. This paper attempts to trace the shifting coordinates of India’s position at the WTO. By focussing on three specific areas of negotiations, namely agriculture, services and TRIPS, the paper presents a theoretical analysis of how India’s stance at the WTO has evolved over time and whether it reflects any paradigm shift. In the light of international relations theory we argue that although the priorities and coordinates of India’s stance at the WTO have shifted over time, the underlying ‘neo-realist’ position adopted by India remains by and large unaltered. A postura da Índia na OMC passou por uma mudança radical desde o início da Rodada Uruguai. Este artigo tenta traçar as coordenadas de mudança de posição da Índia na OMC. Ao concentrar-se em três áreas específicas de negociações, ou seja, agricultura, serviços e TRIPS, o trabalho apresenta uma análise teórica de como a postura da Índia na OMC tem evoluído ao longo do tempo e reflete qualquer mudança de paradigma. À luz da teoria das relações internacionais que afirmam que, embora as prioridades e as coordenadas da posição da Índia na OMC têm mudado ao longo do tempo, a posição subjacente "neo-realista", aprovado pela Índia permanece em grande parte inalterada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Marques, Luciana Rosa. "Democracia radical e democracia participativa: contribuições teóricas à análise da democracia na educação." Educação & Sociedade 29, no. 102 (April 2008): 55–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302008000100004.

Full text
Abstract:
A democracia tem sido um tema bastante presente na pesquisa em educação, especialmente a partir da década de 1980. As concepções hegemônicas de democracia, provenientes da teoria política e da sociologia, vêm apresentando-a como um procedimento de governo, no qual a participação aparece como técnica de gestão, como forma de legitimação de uma integração consentida. Todavia, tanto a sociologia como a ciência política nos oferecem alternativas de teorias democráticas que se colocam no campo das teorias não-hegemônicas, nas quais a participação é um elemento de emancipação e, portanto, de mudança social. Este artigo discute duas destas perspectivas: a democracia participativa, proposta por Boaventura de Sousa Santos, e a democracia radical e plural, proposta por Ernesto Laclau e Chantall Mouffe. Busca, assim, contribuir para o aprofundamento das perspectivas teóricas que podem ser utilizadas no campo dos estudos sobre a democracia na educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Azmanova, Albena, and José Ivan Rodrigues de Sousa Filho. "Anticapital para o século XXI (sobre a metacrise do capitalismo e as possibilidades abertas para a política radical)." Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade 25, no. 1 (June 27, 2020): 149–63. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i1p149-163.

Full text
Abstract:
Tomando o caráter moderado dos protestos sociais recentes como seu ponto de partida, esta análise investiga as democracias liberais em seu estado atual, um estado em que a suposta crise do capitalismo entrou, ela própria, em crise – uma condição social de metacrise, marcada pela ausência de energias utópicas e da prospectiva de uma revolução –, ao mesmo tempo que a sociedade experiencia a si mesma em crise perpétua. Esta investigação apreende, então, o potencial de mudança radical pelo prisma da subversão do capitalismo (e não da derrubada dele ou da resistência a ele) através de práticas que combatam a própria dinâmica constitutiva do capitalismo – a produção de lucro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Carpenedo, Manoela. "Vivendo a nossa ascendência marrana. Ritual e identidades judaicas entre os evangélicos judaizantes no Brasil." Lusotopie 18, no. 2 (February 10, 2020): 167–91. http://dx.doi.org/10.1163/17683084-12341742.

Full text
Abstract:
Resumo Baseada em uma etnografia conduzida entre 2013 e 2015, este estudo explora como uma comunidade Evangélica carismática desenvolveu um processo radical de judaização. Enquanto tal processo visa restaurar algumas práticas e teologias cristãs vistas como degeneradas, tal mudança é também motivada por alegações de uma origem criptojudaica reivindicada através de identidades marranas. Através da incorporação de práticas religiosas inspiradas no Judaísmo Ortodoxo, a comunidade coletivamente reconstrói suas identidades ‘evangélicas judaizantes’. No entanto, a identificação dessa comunidade com o Judaísmo não é linear, mas pautada em uma constante negociação entre elementos judaicos e o passado cristão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Collell, Maria-Rosa, and Jordi Xifra. "A história recente de relações públicas na Espanha." Organicom 13, no. 24 (June 11, 2016): 85. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139318.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o estado da arte das relações públicas na Espanha, com base em indicadores utilizados no estudo conhecido como The global public relations handbook (2009). Isso significa uma abordagem cultural das relações públicas espanholas de hoje. Sob esse ponto de vista mostramos que a Espanha é um país que sofreu uma mudança radical, de uma ditadura para um dos sistemas mais democráticos do mundo, transformando substancialmente o seu sistema econômico, a sua cultura e sua sociedade. Esta transformação teve consequências fundamentais sobre a prática de relações públicas, porque as relações públicas tratam da liberdade de expressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Marder, Michael, Andityas Soares de Moura Costa Matos, and Ana Clara Abrantes Simões. "Plantas e filosofia, plantas ou filosofia." (Des)troços: revista de pensamento radical 2, no. 1 (August 25, 2021): 164–76. http://dx.doi.org/10.53981/destroos.v2i1.34168.

Full text
Abstract:
O presente artigo reflete sobre o atual interesse da filosofia e das ciências em geral nas plantas, em especial tendo em vista seu caráter coletivo e descentralizado, o que, longe de garantir qualquer mudança radical no pensamento e no mundo, pode representar um aprofundamento da deslocalização inerente ao capitalismo. Dessa maneira, partindo das complexas (ir)relações entre plantas e filosofia, aponta-se para a dimensão metafísica que o debate sobre a suposta “inteligência” das plantas envolve hoje, o qual pode ser contraposto a outro modelo, dificilmente capturável pelo capitalismo, qual seja, o do pensar-planta aqui brevemente delineado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ferreira, Vicente Da Rocha Soares, Marcelo Ferreira Tete, Antonio Isidro da Silva Filho, and Marcos De Moraes Sousa. "INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO FEDERAL NO BRASIL NA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS." Review of Administration and Innovation - RAI 12, no. 4 (December 30, 2015): 99. http://dx.doi.org/10.11606/rai.v12i4.101521.

Full text
Abstract:
O tema inovação tem se apresentado como um dos assuntos que mais geram interesses dos pesquisadores, tanto daqueles que estudam organizações do setor privado quanto daqueles que estudam o setor público. Diante desse quadro, o objetivo deste trabalho foi analisar como ocorre a inovação no setor público com base em casos de inovação premiados no Concurso de Inovação na Administração Pública Federal entre 2006 e 2010. É um trabalho de natureza qualitativa que utilizou o modelo de vetores de competências e características técnicas da inovação em serviços para analisar o conjunto de 30 casos de inovação. Os casos foram organizados em três grupos para serem analisados. Os resultados apontam que dois desses grupos apresentaram inovação radical, processo pelo qual a inovação representa a criação de um novo conjunto de características expressas em um produto totalmente novo; e um grupo apresentou inovação incremental, pelo fato de demonstrar substituição de características no serviço, mas não uma mudança na estrutura geral do sistema. Como lacuna, aponta-se que a análise foi feita à luz da inovação em serviços pela ausência de referências em administração pública. Sugerem-se estudos que descrevam mudanças nos vetores e identifiquem indutores e inibidores das inovações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Corrêa, Hércules Tolêdo. "E o leitor se tornou um escritor: relações entre letramento literário e a formação do escritor em A menina do sobrado, de Cyro dos Anjos1." Revista do Centro de Estudos Portugueses 24, no. 33 (December 31, 2004): 235. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.24.33.235-252.

Full text
Abstract:
<p>Em 1942, no coração da Segunda Guerra Mundial, Monteiro Lobato lança <em>A chave do tamanho</em>, livro que propõe retirar da humanidade todos os meios para exercer a violência, alijá-la do acesso ao maquinário guerreiro e reduzi-la ao mundo natural. O livro testemunha uma mudança radical de opinião quanto às noções de desenvolvimento e progresso e demonstra a atenção com que Lobato se debruçou sobre o principal problema de seu tempo.</p> <p>En 1942, en plena Segunda Guerra Mundial, Monteiro Lobato lanza «La Llave del Tamaño», libro que propone retirar de la humanidad todos los medios para ejercer la violencia, negarle el acceso a las máquinas de guerra y reducirla al mundo natural. El libro es testimonio de un cambio de opinión radical con relación a las nociones de desarrollo y progreso y demuestra la atención con que Lobato se dedicó al principal problema de su tiempo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Flores, Hilda Agnes Hübner. "Corimbo: mulher e educação." Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo 3, no. 1 (October 22, 2020): e313893. http://dx.doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3893.

Full text
Abstract:
Este artigo estuda a Mulher e sua Educação através de leitura de Corimbo, jornal que por 60 anos circulou na cidade portuária de Rio Grande, sob propriedade e direção de duas mulheres. O Corimbo disponibilizou aos leitores desde ocorrências triviais a fatos importantes como: abolição, mudança de regime político, guerra civil e guerras mundiais, mão de obra tombada, Feminismo, Positivismo, o binômio Educação & Instrução à luz de conceitos oriundos da França. No Brasil o Positivismo se estendeu ao estado do Rio Grande do Sul e ao Rio de Janeiro militar, na década de 1980 e início da República, sob doutrinamento do positivista radical de Júlio Prates de Castilhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Strauss, Francisco, and Jacqueline Leta. "Entre o ensino, a pesquisa e a assistência médica: um estudo de caso." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 16, no. 4 (December 2009): 1027–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702009000400011.

Full text
Abstract:
Investiga as relações entre ensino, pesquisa e assistência médica mediante análise de documentos e relatos de nove professores do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os resultados apontaram forte tradição da bicentenária escola médica quanto às atividades de ensino e assistência médica e mostraram que, apesar de a atividade de pesquisa preceder a inauguração do tridecenário Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, só depois de sua criação - paralelamente ao desenvolvimento da pós-graduação e ao surgimento da epidemiologia clínica - com a mudança radical da metodologia da pesquisa clínica, essa atividade acadêmica vem ganhando espaço na instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Luiz Antonio Machado da. "Sociabilidade violenta: por uma interpretação da criminalidade contemporânea no Brasil urbano." Sociedade e Estado 19, no. 1 (June 2004): 53–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922004000100004.

Full text
Abstract:
O ensaio analisa uma das formas de organização social das relações de força que são legal e administrativamente definidas como crime comum violento, tal como aparecem nas grandes cidades, com ênfase para o Rio de Janeiro. A abordagem proposta implica considerar a relação entre a produção simbólica e certas práticas sociais em sua concretude e singularidade mais imediata. Para efeitos da argumentação desenvolvida, o texto, ao esboçar a noção de sociabilidade violenta, busca captar a natureza e o sentido da radical transformação de qualidade das relações sociais a partir das práticas de criminosos comuns, mudança que a produção sociológica tem tido enorme dificuldade em apreender.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Zorzin, Nicolas. "Arqueologia Distópica: a implementação da lógica do capital na gestão do patrimônio." Revista de Arqueologia 28, no. 2 (December 4, 2015): 97–117. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v28i2.430.

Full text
Abstract:
Desde os anos 1980, a privatização do setor arqueológico espelha seu contexto político-econômico. Depois da crise financeira de 2008 e de seus efeitos devastadores na comunidade profissional, este sistema tem sido objeto de crescentes críticas. O objetivo deste artigo é demonstrar a configuração altamente problemática da arqueologia privada pra seus praticantes, para a cultura material e para a vasta maioria do público. Os sistemas da arqueologia em vários países são explorados, incluindo Canadá, Austrália e Japão. Uma mudança radical da lógica dominante do capital, no sentido de alternativas cooperativas e colaborativas, viáveis a longo prazo e reconectadas às pessoas no presente, é sugerida como uma alternativa mais factível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ribeiro, Ana Elisa. "Educação e tecnologias digitais na pandemia." Cadernos de Linguística 2, no. 1 (January 28, 2021): 01–16. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id270.

Full text
Abstract:
Este ensaio foi escrito a partir da experiência radical e forçada de usos de tecnologias digitais na educação escolar brasileira, em todos os níveis de ensino, em reação às necessidades impostas pela pandemiado Novo Coronavírus. Refletimos sobre a relação entre escola, educação e tecnologias digitais, tecendo considerações sobre nossa tímida experiência antes da pandemia e o esboço de um futuro próximo,após a experiência com plataformas de ensino e recursos que obrigaram à mudança dos tempos e espaços das aulas. São oferecidas mais perguntas do que respostas, já que se trata de um texto provocativo, sem a intenção de prever o futuro ou dar soluções pretensiosas e ainda impossíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Komniski, Paula Cristina Nogueira Vieira, and Daniela Shienkman Chatelard. "Nascimento: cesura, catástrofe e psicanálise." Estilos da Clinica 23, no. 3 (December 31, 2018): 523–41. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i3p523-541.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo discutir, à luz da teoria psicanalítica, alguns dos aspectos psicológicos presentes no momento do nascimento. Para tanto, exploraremos o termo “cesura”, utilizado por Freud em 1926 e retomado por diferentes autores para tratar da complexidade dessa experiência, marcada, dentre outros eventos, pela prematuridade do bebê e sua relação de dependência absoluta no início da vida. Dependência esta que se estenderá, de forma relativa, por muitos anos, sem nunca deixar de estar presente nas relações humanas. Trataremos também da importância da figura materna, representante do ambiente, para o acolhimento e sustentação psíquica do bebê que acaba de nascer. A mudança radical de ambiente vivenciada pelo bebê, que passa do mundo aquático para o mundo aéreo – assim como a reorganização dopsiquismo materno que acontece com a chegada de um filho são experiências radicais, resultando no que será considerado por alguns autores como experiência catastrófica. O artigo busca compreender essa maneira de abordar tal acontecimento, procurando explorar o sentido de tal descrição, assim como suasimplicações nas formas afetivas de se relacionar do humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Zahreddine, Danny, and Guilherme Di Lorenzo Pires. "A Irmandade Muçulmana Egípcia: Aspectos transnacionais e nacionais de sua atuação política." Carta Internacional 11, no. 1 (April 30, 2016): 118. http://dx.doi.org/10.21530/ci.v11n1.2016.315.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta um balanço da história da Irmandade Muçulmana e sua relação com os sucessivos governos egípcios desde 1928, ano da criação da Irmandade por Hassan al-Banna. Uma abordagem histórica que vislumbre os caminhos políticos da Irmandade Muçulmana no decorrer das décadas mostra os processos que induziram mudanças significativas na agenda política da organização. Nas primeiras décadas de existência, a Irmandade Muçulmana era uma organização com vocação transnacional e engajada no combate ao colonialismo, ao imperialismo e ao regime egípcio, visto como corrupto e imoral. Para estas contendas, a organização desenvolveu uma ideologia militante e radical que encorajava ações drásticas, e até mesmo violentas. Contudo, desde o governo de Anwar Saddat, a Irmandade Muçulmana vem adotando uma postura diferente em relação à política, na medida em que ganhou legitimação social informal, ainda que não tenha recebido o reconhecimento legal. A partir deste momento, a Irmandade teve uma relação complexa com o regime egípcio, caracterizada por um ciclo de acomodação e coerção por parte do regime. Fatores políticos e sociais são fundamentais para a compreensão da mudança da agenda política da Irmandade Muçulmana de uma organização intransigente engajada nas questões regionais para uma organização que busca a aceitação institucional doméstica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Merhy, Emerson E., and Marcos S. Queiroz. "Saúde pública, rede básica e o sistema de saúde brasileiro." Cadernos de Saúde Pública 9, no. 2 (June 1993): 177–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1993000200009.

Full text
Abstract:
Este artigo focaliza o desenvolvimento da saúde pública no Brasil com o intuito de analisar os problemas com os quais se depara o processo atual de municipalização dos serviços de saúde. Argumenta-se que a postura neoliberal ou conservadora tornou-se incapaz de articular uma proposta viável para o sistema de saúde. Por outro lado, a proposta reformista concentra sua atenção no sistema de saúde e sua administração, tendo como modelo a postura positivista das ciências naturais e administrativas. Argumenta-se que apenas uma mudança radical no paradigma da medicina, na qual a dimensão coletiva e social predomina sobre a dimensão biológica e individual, permitiria conciliá-la com as necessidades de saúde da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Furnival, Ariadne C. "Desenvolvimento sustentável e a sociedade da informação: uma parceria natural?" Transinformação 12, no. 1 (June 2000): 73–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862000000100007.

Full text
Abstract:
Nci forma de uma revisão da literatura, é examinada a hipótese de que o advento da cliamada "sociedade pós industrial" ou "sociedade da informação" tem dado lugar a um período de atividade socio-econômico que representa uma mudança radical do modo anterior de desenvolvimento. E discutido o consenso de que a dinâmica desta nova forma de sociedade favorece um tipo de desenvolvimento econômico e social ecologicamente mais sustentável, principalmente porque o novo paradigma tem como seu eixo a informação e atividades relacionadas a ela, o que promoveria uma suposta "desmaterialização" da sociedade. A questão das formas com as quais este novo paradigma de desenvolvimento pode, ou não, afetar os chamados "países recém desenvolvidos" é também discutida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography