Academic literature on the topic 'Mulheres na literatura'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Mulheres na literatura.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Mulheres na literatura"

1

De Souza, Sandra Duarte. "Representações de gênero na literatura evangélica." Estudos de Religião 31, no. 3 (December 20, 2017): 317. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1078/er.v31n3p317-331.

Full text
Abstract:
A literatura evangélica direcionada ao público feminino, não raras vezes se apresenta como um “manual de conduta” para as mulheres, visando “aconselhá-las” em seu cotidiano. Esse artigo apresenta e analisa as representações de gênero evocadas nesse tipo de literatura, com especial enfoque para cinco títulos que durante anos estiveram entre os mais vendidos no Brasil e que têm as mulheres como público alvo. Verifica-se que as representações de gênero dominantes nesse tipo de literatura, afirmam uma mulher paradigmática cuja identidade se constitui necessária e obrigatoriamente por meio do casamento e da maternidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gagnebin, Jeanne Marie. "LITERATURA, MULHERES, DISCURSO FILOSÓFICO. SOBRE HELENA." Revista Ideação 1, no. 42 (December 17, 2020): 22. http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i42.5957.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este artigo pretende estabelecer, a partir da figura de Helena na tradição poética e filosófica (platônica) grega, como o discurso filosófico se constitui por uma recusa semelhante da beleza da ficção e da sedução das mulheres. Ficção e “feminino” apresentariam uma valorização da ambiguidade e da pluralidade de possíveis que coloca em risco a definição unívoca do conceito filosófico clássico de “verdade”. PALAVRAS-CHAVE: Ficção, Feminino, Filosofia.ABSTRACT: This paper aims to establish, based on the figure of Helen in the Greek poetic and philosophical (Platonic) tradition, how the philosophical discourse is constituted by a similar refusal of the beauty of fiction and the seduction of women. Fiction and “feminine” would present an appreciation of ambiguity and the plurality of possible ones that put at risk the univocal definition of the classic philosophical concept of “truth”.KEYWORDS: Fiction. Feminine. Philosophy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Carla Marins, Fernanda Maria do Valle Martins Lopes, and Octavio Muniz da Costa Vargens. "A vulnerabilidade da mulher idosa em relação à AIDS." Revista Gaúcha de Enfermagem 31, no. 3 (September 2010): 450–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-14472010000300007.

Full text
Abstract:
Trata-se de revisão sistemática da literatura que abrange o período de 1994 a 2009, cujo objetivo foi discutir a vulnerabilidade da mulher idosa em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Foi realizada a busca nas bases: Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), usando-se como descritores vulnerabilidade, mulher e Aids. Foram analisados 18 textos incluindo artigos em periódicos, teses e dissertações. Concluiu-se que mulheres idosas e vulnerabilidade à Aids estão diretamente relacionadas, através de características de gênero que perpassam pela submissão, construídas histórica e socialmente. É fundamental o desenvolvimento de estudos que gerem publicações acessíveis às mulheres, de modo a possibilitar que estas possam ver a si mesmas como sujeitos em risco de contrair Aids pelo simples fato de serem mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Mayane Karyne Amâncio da, Géssyca Luyse Procópio Gonzaga, and Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa. "Traumatismos maxilofaciais em mulheres vítimas de violência física: Revisão de literatura." Research, Society and Development 10, no. 9 (August 2, 2021): e55910918485. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18485.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever os traumas faciais em mulheres que são vítimas de violência e a atuação do Cirurgião- Dentista no atendimento desses casos. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura sobre a temática traumatismos maxilofaciais em mulheres vítimas de violência física. Resultados: A região da face se torna um alvo pelo fato de o agressor poder visualizar claramente a sensação de dor, sendo uma forma de exteriorizar o domínio sobre a mulher, uma vez que muitas vezes seu desejo é depreciá-la e torná-la submissa. É possível utilizar parâmetros de que a cada 4 minutos uma mulher é agredida, sendo seus parceiros/companheiros caracterizados como os principais agressores (65,6%), seguido dos ex-companheiros (24,2%), conhecidos (8,73%) ou desconhecidos (1,47%). Dentre os traumatismos maxilofaciais decorrentes de violência contra a mulher, tem sido reportado que as injúrias em tecidos moles na face são as mais prevalentes. Conclusão: Conclui-se que os traumatismos maxilofaciais por violência em mulheres tem um número expansivo, com isso se faz preciso o reconhecimento do cirurgião dentista no cenário intervindo no combate à violência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Izzo, José Rubens. "Mulheres." GV-executivo 5, no. 2 (October 3, 2006): 68. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v5n2.2006.34346.

Full text
Abstract:
No passado, a principal imagem que talvez retratasse as mulheres era a de mãe ou de esposa. Hoje, depois de alguns avanços e de intensa luta pela igualdade de direitos, os retratos do feminismo se diversificaram. Neste ensaio, o leitor pode observar diversas facetas em que se apresenta o feminino em nossas sociedades. As mulheres estão presentes nas artes, na literatura, na religião e no teatro, bem como no cotidiano mais concreto, como mães e trabalhadoras braçais. Vistas em conjunto, essas imagens dão testemunho da ampla participação das mulheres na construção daquilo que é genuinamente humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marins, Liliam Cristina, and Cielo Griselda Festino. "MULHERES EM TRADUÇÃO: LITERATURA E INCLUSÃO SOCIAL." Revista X 14, no. 5 (November 26, 2019): 22. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i5.67169.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir as relações de poder e resistência por meio da tradução cultural, interlingual e literária provenientes de grupos considerados “minoritarizados”, como é o caso das mulheres de diferentes culturas. Entendemos que no ato da tradução as perspectivas ideológicas se manifestam não somente na temática, mas também no uso da linguagem, dos estilos narrativos e das estratégias de tradução que as tornam uma arma de resistência. Para ilustrar essa discussão, consideramos a apropriação do texto shakespeariano Romeu e Julieta por uma mulher da terceira idade, parte de uma comunidade maior, embora marginalizada – a Universidade da Terceira Idade. Em um movimento de expansão interpretativa, o gênero dramático e o modus operandi textual são ressignificados, a partir de uma perspectiva comunitária, social e ideológica. Logo, consideramos o que significa o ato tradutório em comunidades plurilíngues como a indiana, nos focando nas traduções de contos escritos por mulheres, sobre temáticas femininas, nas línguas vernáculas da Índia traduzidas para o inglês assim como para outras línguas regionais. Essa discussão está baseada no conceito de expansão interpretativa de Monte Mór (2015) e da tradução de Baker (2006), Derrida (2005), Devy (1997), Sobral (2008) e Tymockzo (2006).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Daniela Barsotti, and Elisabeth Meloni Vieira. "Imagem corporal de mulheres com câncer de mama: uma revisão sistemática da literatura." Ciência & Saúde Coletiva 16, no. 5 (May 2011): 2511–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000500021.

Full text
Abstract:
A mulher passa por um importante processo de reformulação da imagem corporal quando lida com o câncer de mama. Este artigo objetiva a compreensão da relação que o câncer de mama e seus tratamentos têm no processo de (re)elaboração da imagem corporal das mulheres, visando assim ao fomento de subsídios para a formação e a capacitação de profissionais de saúde mais atentos à promoção da qualidade de vida delas. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura de artigos científicos publicados entre 2004 e 2009 disponíveis em três bases de dado; 56 artigos foram revisados e agrupados em quatro categorias. Destacamos a necessidade de mais estudos que contemplem características socioculturais de mulheres com câncer de mama, sobre diferenças na (re)elaboração da imagem corporal de mulheres jovens e de mulheres mais velhas, e de publicações brasileiras sobre a experiência pessoal e aspectos socioculturais específicos de mulheres com câncer de mama.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Félix, Regina R. "Sexo-política na literatura brasileira por mulheres." Revista Estudos Feministas 17, no. 2 (August 2009): 628–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2009000200022.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silveira, Rosa Maria Hessel, and Iara Tatiana Bonin. "Gênero, heroísmo e patriotismo em obras de literatura para crianças." Revista HISTEDBR On-line 9, no. 34 (October 23, 2012): 255. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v9i34.8639592.

Full text
Abstract:
No presente artigo analisamos representações de mulher presentes em obrasliterárias destinadas a crianças escolarizadas das primeiras décadas do século XX: CultoCívico, escrita por João Roque Moreira Gomes, que circulou entre professores sul-riograndenses, e Heroínas e Mártires Brasileiras, de autoria de Renato Sêneca Fleury,dedicada principalmente a meninas leitoras. Estas coletâneas de poesia e prosa sãomarcadas por um ideário patriótico e forte inspiração cívica, valores característicos doperíodo. Através de uma análise discursiva, buscamos delinear certo perfil feminino,observando que nos textos examinados figuram mulheres devotadas ao lar e à família, queassumem a maternidade como condição natural e que educam os filhos para o patriotismo,a honradez e o respeito às instituições legais. Figuram ainda mulheres heroínas que, emcontextos de guerra, assumem frentes de combate, lutando ao lado de seus maridos, ouainda, como mulheres consagradas à caridade, atuam em hospitais de campanha, cuidandodos soldados com zelo maternal. Tais obras apresentam e enaltecem acontecimentosprotagonizados por mulheres e homens e, através de exemplos edificantes, colaboram paranaturalizar determinados atributos femininos, ensinando sobre patriotismo e sobre práticasdesejáveis naquele contexto histórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

BARBOSA DA SILVA CORDEIRO, MAISA, and RAUER RIBEIRO RODRIGUES. "Literatura juvenil e crítica feminista: emancipação nos contos de fada de Marina Colasanti." Signo 45, no. 84 (September 1, 2020): 47–59. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v45i84.15385.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a representação de mulheres nos contos “A primeira só” e “São os cabelos das mulheres”, presentes nos livros Uma ideia toda azul (1979) e Com certeza tenho amor (2009), de Marina Colasanti. Nosso objetivo é defender que há, nos contos analisados, transgressões de gênero a partir da alteração do papel da mulher nos contos de fadas. Se, majoritariamente, nos contos de fadas, o destino das personagens mulheres é alterada a partir da interferência mágica ou masculina, em Colasanti as próprias mulheres modificam seu destino ao se posicionarem eticamente contra o domínio patriarcal. Os contos analisados apontam para o questionamento, no plano do literário, de valores patriarcais ainda vigentes, por meio de personagens que se debatem com a condição de assujeitamento na qual elas estão imersas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Mulheres na literatura"

1

Luclktenberg, Isabel Maria Barreiros. "Editora Mulheres." Florianópolis, SC, 2011. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95119.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2011
Made available in DSpace on 2012-10-25T20:50:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2013-07-16T20:42:44Z : No. of bitstreams: 1 297784.pdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
O objetivo desta dissertação é, através de um recorte a partir do estudo da formação do livro e da leitura no Brasil no século XIX, refletir sobre a sociedade leitora no período e como a história da literatura se relaciona com a solidificação de uma produção editorial. O foco da análise é a inserção das mulheres no campo literário brasileiro e como essa inserção se dá no século XX-XXI, com a atuação dos movimentos feministas e de uma produção acadêmica que se volta para o estudo da literatura produzida por mulheres. É com esse objetivo de recuperar obras de escritoras do passado, sejam elas brasileiras ou não, que surge a Editora Mulheres. Esta pesquisa busca, assim, fazer um levantamento documental das obras publicadas pela Editora desde 1996, quando de sua criação, através de pesquisa na internet e de textos mantidos pela própria Editora. Como esta pesquisa é datada, 15 anos da Editora Mulheres, até julho de 2011 foram publicadas 96 obras, entre romances, poesia, teatro, relatos de viajantes estrangeiras e estudos sobre questões de gênero; todas compostas de biografia, ensaio crítico, bibliografia e pequena amostragem de texto. Com a recuperação dessas escritoras do passado e a visibilidade e o acesso de vozes de teóricas e críticas contemporâneas, é possível ampliar a história literária brasileira e escrever uma história que não apenas inclua nomes de autoras, mas apresente, numa linha editorialmente coerente, outras e silenciadas formas de ler e de escrever.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

VIEIRA, Mônica do Corral. "As mulheres choradeiras: literatura e cinema." Universidade Federal do Pará, 2011. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2770.

Full text
Abstract:
Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-05-21T17:07:08Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MulheresChoradeirasLiteratura.pdf: 1632653 bytes, checksum: d952da395ddfa5f4f6c87dd35490e3cd (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)
Approved for entry into archive by Edisangela Bastos(edisangela@ufpa.br) on 2012-05-21T17:07:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MulheresChoradeirasLiteratura.pdf: 1632653 bytes, checksum: d952da395ddfa5f4f6c87dd35490e3cd (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-05-21T17:07:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MulheresChoradeirasLiteratura.pdf: 1632653 bytes, checksum: d952da395ddfa5f4f6c87dd35490e3cd (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Previous issue date: 2011
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Este trabalho tem como objetivo a compreensão e estudo de cultura da Amazônia, visando a produzir conhecimento qualificado sobre Literatura e Cinema na Amazônia e suas relações com estratégias artísticas para interpretá-las. Para atingir este objetivo, utilizo o conto „As Mulheres Choradeiras‟, de Fábio Castro, e o curta homônimo, de Jorane Castro, permitindo assim um estudo focado em material de análise específico voltado para os costumes, as crenças, o mito, a hibridização e as traduções interculturais que se desenham nessa obra. O objetivo dessa pesquisa é estudar o conto e o curtametragem, enfatizando assim a diferença de linguagens por ele apresentadas e mostrar a leitura universal que se pode fazer a partir de cada uma dessas expressões artísticas. Essa pesquisa pretende apresentar leituras universais de um conto paraense com temática voltada para a realidade amazônica e ressaltar o estudo dos mitos e da oralidade que envolve a criação do conto de Fábio Castro e sua propagação. Os mitos e a oralidade possibilitam uma (re)construção e desenvolvimento de conhecimentos que permeiam a atividade da leitura (conhecimentos artístico, cultural, social, filosófico e histórico) além de enriquecer e (re)afirmar a identidade latino-americana. Por isso, esse trabalho tem o intuito de relacionar a história do conto a outras leituras, tais quais sua aproximação e semelhança aos mitos, oralidade e outras literaturas em geral. Entende-se, portanto, que todos estes elementos constituem uma literatura rica e de grande importância para o mundo, e não apenas para a região onde foi produzida.
This work aims to understand and study the Amazon culture and also to produce qualified knowledge on Literature and Cinema in the Amazon, as well as its relation to artistic strategies attempting to interpret them. To achieve this objective I use the tale „The keeners', by Fabio Castro, and the homonym short film, by Jorane from Castro, allowing a focused study on a specific material of analysis focused on the customs, beliefs, myth, hybridization and intercultural translations which emerge from this work. The purpose of this research is to study the tale and the short film, emphasizing the difference in distinct used languages and show the “universal reading” that is possible to withdraw from each of these artistic expressions. This research intends to present a “universal reading” from a paraense tale themed on the Amazon reality and emphasize the study of myths and oral traditions which involve the creation and spreading of Fabio Castro‟s tale. The myths and oral traditions allow a (re)construction and development of knowledge that underlie the activity of reading (such as artistic, cultural, social, philosophical and historical knowledge) as well as enrich and (re)assert the Latin American identity. Therefore, this research aims to relate the story of the tale to other readings, such as their approach and similarity to myths, oral traditions and other literature in general. It is understood, therefore, that all these elements constitute a rich literature of great importance to the world, not just to the region where it was produced.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Neitzel, Adair de Aguiar. "Mulheres rosianas /." Florianópolis, SC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77979.

Full text
Abstract:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.
Made available in DSpace on 2012-10-17T09:14:56Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T01:01:07Z : No. of bitstreams: 1 138203.pdf: 2482544 bytes, checksum: 89dca3925e74d52763564c5fe71a5b7c (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Veridiana. "Histórias (d)e mulheres." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102667.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Literatura
Made available in DSpace on 2013-07-16T01:35:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 222390.pdf: 605984 bytes, checksum: 3a58988ccea67287a6355f5e20345b33 (MD5)
Uma proposta de leitura de um romance que conta quinhentos anos de história do Brasil ou quinhentos anos de história das mulheres no Brasil. Refiro-me à obra A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas, de Maria José Silveira, publicada em 2002. Observa-se, na estrutura do romance, a relação que a autora estabelece entre ficção e história, num jogo bem undido entre vinte personagens mulheres. Apresento, desse modo, uma reflexão que incide sobre as tais personagens e o período histórico em que viveram. Entram em pauta debates morais, nos quais se afirma a periculosidade dessa prática e que resultam numa série de acontecimentos recolhidos, agrupados, organizados, de modo a constituir um anel de uma grande cadeia de fatos históricos. A cintilação destes, sem lei aparente, choca-se, mistura-se e comanda-se reciprocamente em torno de cada mulher, em cada momento de sua vida. Uma reconstituição da chegada dos portugueses ao Brasil, de 1500 até o século XXI. Ou seja, de Inaiá a Maria Flor. Entre elas, uma história de revolução constante, paciente, obscura e prudente, talvez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bezerra, Mara Gonzalez. "Mulheres que habitavam Comala." Florianópolis, SC, 2011. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95450.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2011
Made available in DSpace on 2012-10-26T01:48:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 295800.pdf: 1154021 bytes, checksum: 457df8c966eafa119c736268ce77c7a4 (MD5)
Este trabalho realiza uma análise das personagens femininas do romance Pedro Páramo, de Juan Rulfo, de 1955. Investiga como foi construída a representação das mulheres e como se constituem ficcionalmente as relações entre homem e mulher na sociedade do período da Revolução Mexicana. Para compreender como Rulfo constrói tais personagens, seleciono algumas delas, a partir de pesquisa bibliográfica documental e ficcional, e desenvolvo uma leitura sobre a construção desses papeis femininos. A construção estético e ficcional de perfis psicológicos do romance procura mostrar uma sociedade rural em decadência, onde o cotidiano e as relações são regidos pelo desencanto e pela (des)esperança de uma outra história.
This dissertation analyzes the female characters in the romance novel "Pedro Paramo", written by Juan Rulfo in 1955. The novel investigates the construction of the representation of women and how they fictionally constitute the relations between men and women in the society of the Mexican Revolutionary era. To understand how Rulfo creates these personages, I select some of them, and through documentary and fictional bibliographic research, I develop a reading on the construction of these female roles. The aesthetic and fictional development of the psychological profiles of this romance novel attempts to show a decadent rural society where everyday life and relationships are governed by disenchantment and the hope(lessness) of a different story.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gomes, Anderson. "E por falar em mulheres." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88108.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Literatura
Made available in DSpace on 2012-10-22T05:40:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 208369.pdf: 422801 bytes, checksum: a4883ca8e881afa505fffbbe3e064e0f (MD5)
Este trabalho analisa textos publicados pela escritora Marina Colasanti durante a década de 80, no Brasil. Este período histórico compreende o final do regime militar e o início de um processo de redemocratização do país, bem como da visibilidade de um discurso feminista mais concreto e da consolidação do movimento feminista brasileiro. Os textos de Colasanti selecionados para esta análise obedecem à seguinte seqüência: artigos compilados nos livros A nova mulher e Mulher daqui pra frente; o livro Intimidade Pública, que consiste nas respostas de Colasanti às cartas de leitoras que escreveram para a revista Nova e, finalmente, uma pequena seleção de contos destinados ao público infantil, juvenil e adulto. Através da articulação dos diálogos que estes textos mantêm entre si, buscou-se compreender como Colasanti procurou discutir certos comportamentos sociais já internalizados, que vinham, há séculos, sugerindo um espaço secundário para a mulher em diversos âmbitos sociais. Assim, a pluralidade textual de Colasanti caracteriza-se, dentro do período analisado, como um espaço privilegiado de representação, interpretação e articulação da experiência social feminina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Vanessa Fátima Moraes de. "Mulheres machadianas e os círculos de poder." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2602.

Full text
Abstract:
A ordem patriarcal está presente em muitos romances escritos a partir do século XIX, nos quais existe a frequente representação do homem branco em papel de destaque e da mulher em papel inferior, de clara ou velada submissão. Entre essas obras figuram A mão e a luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878), escritas por Machado de Assis. Este trabalho se detém nesses três romances para analisar a presença de marcas patriarcais em personagens que pertencem às camadas burguesas da sociedade, sobretudo as figuras femininas, que, de acordo com a ótica aqui adotada, muitas vezes surgem nessas narrativas como pleiteantes a um lugar próximo ao núcleo representado por famílias detentoras de poder que gozam de consideração e prestígio na sociedade de então. Para a realização dessa análise, além de outros pesquisadores, foram empregadas as teorizações de Roberto Reis (1987) para tratar sobre a sociedade patriarcal, as metáforas relacionadas à espacialidade “casa”, “rua”, e “outro mundo” de Roberto DaMatta (1997a, 1997b), bem como os estudos sobre a obra machadiana de Therezinha Mucci Xavier (2005), Roberto Schwarz (2012) e Valdeci Rezende Borges (2007).
The patriarchal order is present in many novels written from the nineteenth century, in which there is the frequent representation of the white man in prominent paper and the woman in inferior paper, of clear or veiled submission. These works include A mão e a luva (1874), Helena (1876) and Iaiá Garcia (1878), written by Machado de Assis. This work focuses on these three novels to analyze the presence of patriarchal marks in characters that belong to the bourgeois layers of society, especially the female figures, who, according to the perspective adopted here, often appear in these narratives as plaintiffs to a place nearby to the nucleus, represented by families that hold power that enjoy consideration and prestige in the society of that time. In order to carry out this analysis, besides other researchers, the theories of Roberto Reis (1987) were used to deal with the patriarchal society, the metaphors related to the "home", "street" and "other world" spatiality of Roberto DaMatta (1997a, 1997b), as well as studies about Machado’s work of Therezinha Mucci Xavier (2005), Roberto Schwarz (2012) and Valdeci Rezende Borges (2007).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gartner, Mariléia [UNESP]. "Mulheres contando história de mulheres: o romance histórico brasileiro contemporâneo de autoria feminina." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2006. http://hdl.handle.net/11449/103689.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-02-23Bitstream added on 2014-06-13T20:44:03Z : No. of bitstreams: 1 gartner_m_dr_assis.pdf: 677114 bytes, checksum: 8fbfc2daf9f1cb467078f23214b93813 (MD5)
O romance histórico publicado no Brasil, a partir de 1990, apresenta-se predominantemente em duas tendências, denominadas pela crítica como Novo Romance Histórico e Metaficção Historiográfica. Nesse contexto, para a literatura feminina, é bastante promissora a ficção histórica contemporânea, que representa um novo viés para a produção literária de mulheres. Assim, nesta pesquisa, três romances de autoria feminina são estudados: Desmundo (1996), de Ana Miranda; Os Rios Turvos (1993), de Luzilá Gonçalves Ferreira; Rosa Maria Egipcíaca de Santa Cruz (1997), de Heloísa Maranhão. O contexto histórico das obras é o Brasil colonial e a personagem principal de cada uma das narrativas é uma mulher. São elas: a órfã Oribela, que veio de Portugal para casar no Brasil; Filipa Raposa, a mulher assassinada do poeta Bento Teixeira; e Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz, a primeira afro-brasileira a ter escrito um livro. Nesses romances a condição feminina é mais do que simples fonte temática: é o elemento que estrutura e organiza as narrativas. Conseqüentemente, eles permitem olhar, de forma aparentemente descompromissada, para a história das mulheres, extraindo da desmemória da história oficial (para introduzir no interior do universo ficcional) temáticas que ficaram à margem das versões históricas escritas pelo patriarcado, como a sexualidade feminina.
The published historical novel, in Brazil, from 1990, is presented, predominantly, in two trends, called, by critics, as: New Historical Novel and Historiographic Metafiction. In this context, for women's literature, the contemporary historical fiction is sufficiently promising, being able, also, to represent the maturity of the literary production of women. Thus, in this research, three novels, of female authorship, are studied: Desmundo (1996), by Ana Miranda; Os Rios Turvos (1993), by Luzilá Gonçalves Ferreira; and Rosa Maria Egipcíaca de Santa Cruz (1997) by Heloísa Maranhão. The historical context of the works is colonial Brazil, and the main character of each of the narratives is a woman. They are: Oribela, the orphan who came from Portugal to marry in Brazil, Filipa Raposa, the wife, assassinated, of the Bento Teixeira, and Rosa Maria da Vera Cruz, first afro-Brazilian to have written a book. In these novels, the feminine condition is more than a simple thematic source, it is the element that structures and organizes the narratives. Consequently, they allow one to look at, in an apparently uncompromised form, to the history of the women, extracting of the forgetfulness of official history (to introduce in the interior of the fictional universe) themes that had been at the margins of the historical versions written by the patriarchy, as feminine sexuality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Braff, Roseli Deienno. "A maldição de Eva : vozes femininas nos romances A dança dos cabelos, Sombras de julho e O vestido, de Carlos Herculano Lopes /." Araraquara, 2016. http://hdl.handle.net/11449/138312.

Full text
Abstract:
Orientador: María Dolores Aybar Ramírez
Banca: Carla Alexandra Ferreira
Banca: Sylvia Helena Telarolli de Almeida Leite
Banca: Cleide Antonia Rapucci
Banca: Márcia Valéria Zamboni Gobbi
Resumo: Este trabalho investiga como se materializa textualmente a relação dialógico-polifônica entre as vozes femininas dos romances A dança dos cabelos (2001), Sombras de julho (1994) e O vestido (2006), do escritor mineiro Carlos Herculano Lopes, além de interpretações significativas colhidas nos estudos de gênero das três obras. Em razão da ainda pouca visibilidade do autor objeto deste trabalho, o primeiro capítulo apresenta informações pautadas, sobretudo, em fortuna crítica extraída de textos jornalísticos, bem como a contextualização do escritor na História e na literatura brasileira. Em seguida, realiza-se a apresentação das obras do corpus, além de uma síntese das principais linhas teóricas utilizadas. O segundo capítulo dedica-se à análise das vozes em perspectiva dialógica e, também, a um universo ficcional essencialmente masculino, conjugando a violência de classe, aquela que derrama sangue pela posse da terra, e a violência de gênero, a posse do corpo feminino. O terceiro capítulo analisa um universo essencialmente feminino: a violência contra a violência: ação e reação - a vingança e a submissão; o direito à voz e à escrita, bem como o direito à memória, e o ato dessacralizador das tradições ficcionalmente construídas, além da representação como confirmação e denúncia de uma violência instituída, aqui tornada matéria ficcional. Na fundamentação teórica básica, utilizaram-se os conceitos de dialogismo e polifonia desenvolvidos por Bakhtin, essencialmente em Problemas da poética de Dostoievski (2005). A voz do narrador e a percepção do focalizador são analisadas com base no Discurso da narrativa, de Genette (1995). Devido ao corpus, que recorta três obras cujas narradoras são mulheres, e a própria escolha temática, utilizaram-se algumas teorias dos estudos de gênero aplicados ao discurso literário, tais como a...
Abstract: This research investigates how it is materialized in the text the dialogical-polyphonic relation between the female voices of the novels A dança dos cabelos (2001), Sombras de julho (1994) and O vestido (2006) by Carlos Herculano Lopes - a writer from Minas Gerais -, in addition to meaningful interpretations collected through the gender studies approach of the three works. Because of a yet small visibility of the author subject of this research, the first chapter presents information extracted mainly from journalistic texts as well as an overview of the writer in history and Brazilian literature. Thereafter, a presentation of the corpus takes place, plus a summary of the main theoretical lines used in this dissertation. The second chapter is dedicated to the analysis of voices in dialogical perspective, and to an investigation of an essentially male fictional universe, which combines class violence, the one that spills blood because of land possession, and gender violence, through the possession of female body. The third chapter analyzes an essentially feminine universe: violence against violence: action and reaction - revenge and submission; the right to voice and writing, as well as the right to memory and the desecrating act of traditions fictionally built, besides the study of representation as confirmation and denunciation of an established violence, transformed here in fictional matter. For the basic theoretical foundation, it was used Bakhtin's concept of dialogism and polyphony developed mainly in Problemas da poética de Dostoievski (2005). The narrative voice and the perception of the focalizor are analyzed based on Genette's (1995) Discurso da narrativa. Due to the corpus, which comprises three works whose narrators are women, and even to the theme choice, it was used some theories from gender studies applied to literary discourse, such as the notion of gende...
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gärtner, Mariléia. "Mulheres contando história de mulheres : o romance histórico brasileiro contemporâneo de autoria feminina /." Assis : [s.n.], 2006. http://hdl.handle.net/11449/103689.

Full text
Abstract:
Orientador: Antônio Roberto Esteves
Banca: Maria Lídia Lichtscheidl Maretti
Banca: Cleide Antonia Rapucci
Banca: Marlise Vaz Bridi
Banca: Cleonice Nascimento da Silva
Resumo: O romance histórico publicado no Brasil, a partir de 1990, apresenta-se predominantemente em duas tendências, denominadas pela crítica como Novo Romance Histórico e Metaficção Historiográfica. Nesse contexto, para a literatura feminina, é bastante promissora a ficção histórica contemporânea, que representa um novo viés para a produção literária de mulheres. Assim, nesta pesquisa, três romances de autoria feminina são estudados: Desmundo (1996), de Ana Miranda; Os Rios Turvos (1993), de Luzilá Gonçalves Ferreira; Rosa Maria Egipcíaca de Santa Cruz (1997), de Heloísa Maranhão. O contexto histórico das obras é o Brasil colonial e a personagem principal de cada uma das narrativas é uma mulher. São elas: a órfã Oribela, que veio de Portugal para casar no Brasil; Filipa Raposa, a mulher assassinada do poeta Bento Teixeira; e Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz, a primeira afro-brasileira a ter escrito um livro. Nesses romances a condição feminina é mais do que simples fonte temática: é o elemento que estrutura e organiza as narrativas. Conseqüentemente, eles permitem olhar, de forma aparentemente descompromissada, para a história das mulheres, extraindo da desmemória da história oficial (para introduzir no interior do universo ficcional) temáticas que ficaram à margem das versões históricas escritas pelo patriarcado, como a sexualidade feminina.
Abstract: The published historical novel, in Brazil, from 1990, is presented, predominantly, in two trends, called, by critics, as: New Historical Novel and Historiographic Metafiction. In this context, for women's literature, the contemporary historical fiction is sufficiently promising, being able, also, to represent the maturity of the literary production of women. Thus, in this research, three novels, of female authorship, are studied: Desmundo (1996), by Ana Miranda; Os Rios Turvos (1993), by Luzilá Gonçalves Ferreira; and Rosa Maria Egipcíaca de Santa Cruz (1997) by Heloísa Maranhão. The historical context of the works is colonial Brazil, and the main character of each of the narratives is a woman. They are: Oribela, the orphan who came from Portugal to marry in Brazil, Filipa Raposa, the wife, assassinated, of the Bento Teixeira, and Rosa Maria da Vera Cruz, first afro-Brazilian to have written a book. In these novels, the feminine condition is more than a simple thematic source, it is the element that structures and organizes the narratives. Consequently, they allow one to look at, in an apparently uncompromised form, to the history of the women, extracting of the forgetfulness of official history (to introduce in the interior of the fictional universe) themes that had been at the margins of the historical versions written by the patriarchy, as feminine sexuality.
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Mulheres na literatura"

1

A literatura das mulheres da floresta. São Paulo, SP: REBRA Selo Editorial, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Edfeldt, Chatarina, and Anabela Galhardo. Mulheres que escrevem, mulheres que lêem: Repensar a literatura pelo género. Lisboa, Portugal: 101 Noites, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Memória, literatura e cultura: As vozes de mulheres italianas. Passo Fundo, RS, Brasil: Universidade de Passo Fundo, UPF Editora, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mulheres de escritores: Subsídios para uma história privada da literatura. São Paulo, SP, Brasil: Annablume, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mulheres em letras: Antologia de escritoras mineiras. Ilha de Santa Catarina: Mulheres, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sobre mulheres e estrangeiros: Alguns romances de Olga Gonçalves. Niterói, RJ: Editora da UFF, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mulheres representadas na literatura de autoria feminina: Vozes de permanência e poética da agressão. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Luzilá Gonçalves. A escrita da nova mulher. Recife: Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPE, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mulheres para um homem-- para o homem, a mulher. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Las muchachas de La Habana no tienen temor de Dios--: Escritoras cubanas (s. XVIII-XXI). El Vedado, Ciudad de la Habana: Ediciones Unión, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Mulheres na literatura"

1

Baltrusch, Burghard. "Almada-Negreiros, José Sobral de: Deseja-se Mulher." In Kindlers Literatur Lexikon (KLL), 1–2. Stuttgart: J.B. Metzler, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05728-0_2320-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ESTEVES, P. S. F. "Tecendo mulheres: Diálogo Literário entre Lucinda Persona e Marina Colasanti." In Literatura & Intertextualidade, 211–34. Mares Editores, 2016. http://dx.doi.org/10.35417/978-85-5927-020-4_211.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Fernanda Mota. "MULHERES À MARGEM DA MATERNIDADE NA LITERATURA NEGRA." In A Diversidade e as Questões Políticas, Históricas e Culturais, 79–88. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6762020037.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barbosa, Anna Christina Freire. "MULHERES E AMBIÇÃO NA ESCRITA DE ELISABETH BADINTER." In A Expressividade e Subjetividade da Literatura, 32–40. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9381902095.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Aline Escobar Magalhães, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Lizbeth Oliveira de Andrade, and Yngrid Karolline Mendonça Costa. "A Mulher Representada Nos Livros De Literatura Infantil Contemporâneos: Sementes De Ideias Lançadas Para Possíveis Brotos De Reflexão." In Educação, mulheres, gênero e violência, 241–54. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015. http://dx.doi.org/10.36311/2015.978-85-7983-713-5.p241-254.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Telles De Oliveira, Kethonny, Lino Rodrigues Da Silva, Ana Márcia Lopes Dos Santos, Dara Luiza De Oliveira, Jamilly Cristina Pessoa Najar, Michelli Domingos Da Silva, and Katia Feitoza Callera. "ASPECTOS PSICOSSOMÁTICOS EM MULHERES ADULTAS: UMA BREVE REVISÃO DA LITERATURA." In Science e saúde: CIÊNCIA E ATUALIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE, VOLUME 2. Editora e-Publicar, 2021. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c20211303263.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Miller, Stela. "Mulheres na literatura – uma história de preconceitos a serem superados." In Mulheres, Gênero e Sexualidades na sociedade - diversos olhares sobre a cultura da desigualdade - Volume II, 97–119. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2020. http://dx.doi.org/10.36311/2020.978-65-86546-86-6.p97-119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins, Catarina Isabel Caldeira. "Mulheres poderosas: género, raça, sexualidade, classe, nação e outras categorias nómadas na literatura contemporânea de mulheres africanas." In Dissidências sexuais e de gênero, 177–92. EDUFBA, 2016. http://dx.doi.org/10.7476/9788523220037.0009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Diniz, Gabriele Teixeira, and Gustavo Abílio Galeno Arnt. "Literatura e História: amor e opressão em “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontës." In Protagonismos de mulheres nas artes e na sociedade, 110–19. Editora Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/532852.1-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Jéssica França de. "VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA: OS CORPOS-MULHERES FRAGMENTADOS EM RUBY SPARKS E A MOÇA TECELÃ." In REFLEXÕES SOBRE CINEMA, LITERATURA E OUTRAS ARTES:, 591–603. Even3 Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/532420.1-39.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Mulheres na literatura"

1

BONIFÁCIO, Bruna Carmona, and Ronaldo de Oliveira CORRÊA. "Design de Superfície e Trabalho de Mulheres: Levantamento de Literatura." In 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-1.3_aco_13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida Brito, Ana Paula, Vanessa Zaniboni do Carmo, Gilceria Shimoda, SUZETE DE FÁTIMA Ferraz Bergamaschi, and Atsuko Seto Yamaçake. "O USO DA METOCLOPRAMIDA EM MULHERES LACTANTES COM HIPOGALACTIA: REVISÃO DA LITERATURA." In JBI Brasil - 2017 Conferência das Américas - Implementação de Evidências. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/jbi-2017-74786.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, Yuri Moura Mata, and Aila De Almeida Aguiar. "CONTRIBUIÇÕES DA MICROPIGMENTAÇÃO PARAMEDICA NA RECONSTRUÇÃO MAMARIA EM MULHERES MASTECTOMIZADAS." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1531.

Full text
Abstract:
Introdução: O câncer (CA) de mama é uma das neoplasias que acomete mulheres no mundo, entendendo que pode acometer homens e mulheres, apesar de ter prevalência maior no sexo feminino. Objetivo: O presente estudo objetiva a análise da relevância e benefícios da tecnologia micropigmentação paramédica na reconstrução do complexo areolar para melhora e/ou recuperação da autoestima em mulheres que passaram pelo processo de mastectomia, além de observar o processo de tratamento cirúrgico, bem como os impactos causados pela doença na vida das mulheres. Métodos: foi feita uma pesquisa em torno da literatura, artigos e textos indexados em periódicos como: Scielo, Pubmed, PEDro e Bvs. Foram utilizadas como palavras direcionadoras nos idiomas português e inglês: micropigmentação, câncer de mama, autoimagem. Foram aceitos artigos em recorte livre de tempo, dada a escassez da literatura. Após leitura considerei artigos que tratavam sobre atuação da micropigmentação na reconstrução do complexo areolar e desconsiderou-se artigos que não contemplavam o objetivo do estudo. Resultados: Essa patologia apresenta alto índice de prevalência no mundo, sendo considerada a terceira doença que mais mata. Com o avanço das tecnologias nos estudos oncológicos a sobrevida das mulheres acometidas com CA de mama aumentou, as condutas terapêuticas que tem por objetivo a cura dessa neoplasia acabam por ser bastante invasivo, desencadeando alguns desconfortos que afetam a estética corporal e saúde psicológicas desse público. A saúde estética traz contribuições relevantes na melhora e/ou recuperação da autoestima, tendo como um dos seus recursos a micropigmentação paramédica técnica considerada pela literatura ideal por não oferecer dor, invasão ou qualquer outro tipo de desconto para paciente nesse estágio final de reconstrução. Conclusão: A saúde estética através da micropigmentação tem se mostrado uma terapêutica com baixo índice de morbidade, rápida, segura, sem desconforto, assim, auxilia na reabilitação psicossocial/sexual/emocional e física das pacientes com CA de mama.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ramos, Suellen Barros, and Karen da Silva Figueiredo. "Uma Taxonomia dos Tipos de Preconceito Enfrentados por Mulheres na Área de Tecnologia." In XII Women in Information Technology. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2018.3390.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discutir a discriminação enfrentada por mulheres na TI a partir de um estudo de caso de uma campanha para a conscientização sobre o tema. Este trabalho realiza uma análise de conteúdo do feedback recebido nesta campanha e apresenta uma taxonomia das formas de preconceito sofridas pelas mulheres na TI baseada em categorias da literatura dos estudos de gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos Bastos Soares, Adria, Lucas Henrique de Amorim Lima, Rogério do Espírito Santo Amorim Correa, and Simone Argentino. "INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA." In III Jornada Marabaense das Ligas Acadêmicas em Saúde. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/ijmdlaes2021_124978.384572.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Ana Clara Machado Pinheiro, Victoria Relvas Fernandes Vianna, Vera Lúcia Mota da Fonseca, Roberto de Azevedo Antunes, and Afranio Coelho-Oliveira. "Hidradenite supurativa: uma revisão da literatura." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130222.

Full text
Abstract:
Introdução: A hidradenite supurativa (HS) é uma doença folicular inflamatória crônica causada pela oclusão e ruptura de unidades foliculares, com acometimento secundário de glândulas apócrinas, principalmente nas regiões axilar, inframamária, inguinal e anogenital. Afeta 1 a 4% da população, com maior incidência em mulheres (3:1). A obesidade e o tabagismo são importantes agravos à doença. Objetivo: Divulgar conhecimento científico sobre a HS, a fim de expor e elucidar os desafios diagnósticos e, principalmente, de seu manejo. Material e Métodos: Realizada revisão da literatura científica disponível nas principais bases de dados, incluindo análise do mais recente editorial publicado sobre HS pela The International Society for the Study of Vulvovaginal Disease (ISSVD). Resultados e Conclusão: Geneticamente, há fraqueza de parede folicular, com facilidade em sua ruptura. De acordo com a severidade, é classificada em Estágio I de Hurley — formação de abscesso, único ou múltiplo, sem fistulização ou cicatriz, geralmente de resolução espontânea; Estágio II — lesões coalescidas, fibrose cutânea e fístulas, por abscessos recorrentes, persistente; Estágio III — envolvimento difuso, conexões de tratos fistulosos, abscessos e cicatrização hipertrófica fibrosa. Diagnosticada pela característica típica das lesões, por sua topografia e pela presença de recorrência e cronicidade. O tratamento objetiva prevenir o aparecimento de novas lesões e reduzir a extensão e a progressão das existentes; prevenir a cicatrização e a fistulização das lesões extensas; estimular a cessação do tabagismo, a prática de depilação a laser; e reduzir traumas adicionais, evitando-se calor, umidade, fricção e suor. Em todos os estádios, considerar o uso de metformina, principalmente em sobrepeso. No geral, sugere-se o uso de medicações tópicas, com clindamicina loção 1%, e corticoides intralesionais, como acetato de triancinolona, e antibioticoterapia sistêmica por 7‒10 dias, com amoxicilina + clavulanato, doxiciclina ou clindamicina. Terapia antiandrogênica com drospirenona e etinilestradiol, e uso de espironolactona ou finasterida mostraram-se benéficos em alguns estudos. O uso de gluconato de zinco, vitamina C e vitamina D3 foi favorável na prevenção de novas lesões. O tratamento cirúrgico envolve incisão ampla quando de forma persistente. No Estágio III, a terapia principal é cirúrgica, sendo as outras medidas farmacológicas também importantes, mas de menor impacto. Recomenda-se o uso de imunobiológicos, como infliximab ou adalimumab, por serem grandes aliados na redução de sinais flogísticos no pré-operatório, a fim de simplificar a cirurgia. A HS é uma enfermidade de difícil diagnóstico e manejo. Não se dispõe de um tratamento ideal que forneça bons resultados funcionais e estéticos para todos os pacientes. A abordagem cirúrgica vem despontando como alternativa com bons resultados. A informação e o apoio são essenciais, haja vista o impacto na qualidade de vida gerado pela doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nunes, Thayanna Klysnney Moreira, Aleteia Patricia Araujo, and Maristela Holanda. "Mulheres na Pós-graduação nas Áreas de Exatas: Um Estudo de Caso na Universidade de Brasília." In Women in Information Technology. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wit.2020.11303.

Full text
Abstract:
As áreas relacionadas às Ciências Exatas têm uma baixa representatividade de mulheres. No nível de mestrado e doutorado, a literatura apresenta que existe uma lacuna de diversidade de gênero. Esta é a realidade da área da Computação, que integra a grande área das Ciências Exatas. Desta forma, este artigo aborda a questão de pesquisa: Como está a representatividade feminina nas áreas de Ciências Exatas e da Terra na Universidade de Brasília (UnB)? Para responder esta pergunta foram utilizados os dados abertos e a definição de área Ciências Extasa e da Terra (CET) da CAPES. Como resultado foi possível constatar que Computação é a área das CET com o menor número de mulheres proporcionalmente nos cursos de mestrado e doutorado da UnB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Morais, Lynna Stefany Furtado, Beatriz Caroline Conceição do Nascimento, Sara Cristina Santos Rodrigues, Maria Zilda Domingos da Silva, and Suzane dos Santos Matos. "ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO DO SISTEMA SANGUÍNEO ABO E O RISCO DE INFECÇÃO E MORTALIDADE POR COVID-19: REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Hematologia Clínico-laboratorial On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/621.

Full text
Abstract:
Introdução: No início de 2020, foi confirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a pandemia da doença COVID-19 causada pelo vírus SARS-Cov-2. O sistema sanguíneo ABO, composto por quatro tipos sanguíneos: A, B, AB e O, é associado à múltiplas doenças infecciosas, como hepatite B e dengue hemorrágica. Por conseguinte, surge a necessidade de investigação da relação entre o risco de infecção e mortalidade por COVID-19 e os diversos tipos sanguíneos. Objetivo: Levantamento bibliográfico em busca da associação entre a infecção e mortalidade por COVID-19 e o sistema sanguíneo ABO. Material e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir de artigos publicados nas bases de dados PUBMED e Google Acadêmico com um recorte temporal de 2019 a 2020. Resultados: O risco de infecção por SARS-Cov-2 é maior em mulheres com tipo sanguíneo A. Em contrapartida, indivíduos com tipo sanguíneo O têm menores riscos de infecção pelo vírus. Com relação ao tipo sanguíneo AB, há maior inclinação para complicações e mortalidade por COVID-19. Por outro lado, o tipo sanguíneo O está associado a menores riscos de complicações, e o tipo sanguíneo B a menores taxas de mortalidade pelo vírus. Conclusão: Indivíduos com tipo sanguíneo A, principalmente mulheres, estão mais suscetíveis a infecção por COVID-19. O tipo sanguíneo O está relacionado a menores riscos de infecção pelo vírus. Complicações e mortalidade associadas ao sistema ABO ainda não possuem muitas evidências, porém destaca-se que pessoas com tipo sanguíneo AB requerem maior cuidado. Acerca do tipo sanguíneo B, os resultados são escassos, mas há inclinação para menor mortalidade pelo vírus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

da Silva, Gean Scherer, Saulo Bueno de Azeredo, Natália Gonçalves Rengel, Gabriela Kohl Hammacher, and Fabiana Tonial. "MANEJO E PREVENÇÃO DE INFECÇÃO POR Trichomonas vaginalis EM MULHERES." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/697.

Full text
Abstract:
Introdução: O Trichomonas vaginalis é um protozoário flagelado causador de doenças, sobretudo em órgãos genitais femininos. A principal delas é a Tricomoníase, mas também pode causar vaginites. Por isso, conhecer o melhor tratamento e os mecanismos para evitar futuras reinfecções pelo T. vaginalis é importante no estudo da parasitologia humana. Objetivo: Avaliar, por meio de revisão de literatura, o melhor tratamento e a como prevenir a (re)infecção de Trichomonas vaginalis em mulheres. Material e métodos: Realizou-se busca na base de dados PubMed utilizando os descritores “Trichomonas vaginalis”, “treatment”, “prevention” e “woman”. Como critérios de inclusão, estabeleceu-se artigos publicados nos últimos 10 anos a partir de janeiro de 2021 e relacionados a Ensaios Clínicos, com texto completo gratuitamente. Resultados: A ideia fundamental sugere que a prevenção deve ser aliada ao tratamento, pois o risco de reinfecção é alto, e ela deve ser realizada com uso de preservativos, principalmente. Um estudo avaliou o tratamento da Tricomoníase comparando o uso do Metronidazol em dose única – primeira linha de tratamento – e o uso da dose por 7 dias. Essa última teve 8% menor chance de apresentar T. vaginalis no teste de cura, sendo, pois, melhor qualificada para tratamento. Ademais, um estudo comparando o creme vaginal Zataria multiflora com placebo demonstrou que o creme tem os mesmos efeitos de melhora de sintomas clínicos que o Metronidazol, podendo ser usado para tratar vaginite por T. vaginalis. Um estudo apontou que o DIU de cobre pode aumentar a probabilidade de infecção por T. vaginalis em mulheres, sendo fundamental realizar exames após uso de Metronizadol e avaliar uso de outro anticoncepcional. Por fim, um estudo avaliando o uso de metronidazol 750mg intravaginal, associado a miconazol 200mg, a fim de prevenir infecção, concluiu que essa associação pode reduzir infecção pode T. vaginalis em mulheres. Conclusão: No que se refere ao melhor tratamento para infecção por T. vaginalis, utilizar Metronidazol é a melhor opção. Já para prevenir infeção pelo parasita, orienta-se consulta médica para avaliar método anticoncepcional e receber orientações acerca do cuidado da saúde feminina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Azevêdo, Sâmya Pires Batista de, Ana Beatriz Silva Barbosa, Raniery Augusto Dos Santos Beserra Nogueira, Thayonara Irineu Da Costa, and Jamile Rodrigues Cosme De Holanda. "UMA REVISÃO DA LITERATURA ACERCA DAS ALTERAÇÕES DA MICROBIOTA VAGINAL NO PERÍODO GESTACIONAL E PARTO." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1181.

Full text
Abstract:
Introdução: Durante o período gestacional ocorrem diversas modificações fisiológicas no organismo feminino, e tais modificações são responsáveis por promover alterações no potencial hidrogeniônico (pH) vaginal e no equilíbrio da microbiota local. Nessa fase, as células epiteliais ricas em glicogênio estão abundantes, e como consequência disso vai favorecer a produção de ácido lático pelos lactobacilos, reduzindo ainda mais o pH vaginal. Objetivos: Evidenciar as alterações que ocorrem na microbiota vaginal no decorrer da gestação, e de que forma tais alterações irão influenciar na gravidez e parto. Material e Métodos: O presente estudo consta de uma revisão da literatura, realizada mediante a análise de artigos científicos publicados nas línguas inglesa e portuguesa, entre os anos de 2018 e 2019, por meio de pesquisa nos bancos de dados: Biblioteca Virtual em Saúde. Utilizando-se os Descritores em Ciência da Saúde: Flora; Microorganismos e Vaginose bacteriana, de forma associada com o operador booleano “AND”. Resultados: Observou-se que o pH garante o equilíbrio da flora vaginal, visto que nela há microrganismos residentes que lá vivem de forma comensal, tais como Gardnerella vaginalis, Megasphaera phylotype, espécies de Moliluncus, Bacteroides, Prevotela, Atopobium, e micoplasmas. Durante a gestação, a mulher passa por várias modificações fisiológicas e hormonais que podem vir a alterar, direta ou indiretamente, o pH vaginal e consequentemente proporcionar um bom ambiente para a proliferação desses microrganismos. Como consequência, temos a instalação da vaginose bacteriana, que é uma das infecções do trato genital feminino mais comuns, que atinge, principalmente, as mulheres no período gestacional. Esta pode causar desde uma simples infecção até um parto prematuro ou aborto, a depender da gravidade, diagnóstico e tratamento precoce. Conclusão: É possível constatar que a alteração da flora vaginal da gestante se apresenta de forma muito variada, o que pode dificultar a detecção da vaginose bacteriana. Os estudos comprovaram que gestantes podem apresentar flora vaginal alterada, mesmo sem apresentar sintomatologia. Devido às consequências danosas para a gestante e para o feto, é importante estabelecer rotinas que permitam diagnosticar, esclarecer e intervir nas alterações de flora vaginal no período gestacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography