To see the other types of publications on this topic, follow the link: Museu de Arte Sacra da Bahia.

Journal articles on the topic 'Museu de Arte Sacra da Bahia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 32 journal articles for your research on the topic 'Museu de Arte Sacra da Bahia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Fonseca, Edson Nery da. "Estudos Brasileiros e sua Inventariação Bibliográfica." Revista do Serviço Público 107, no. 3 (August 1, 2017): 11–20. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v0i3.2425.

Full text
Abstract:
Em meados do século XIX, o naturalista alemão George Heinrich Langsdorff realizou, a serviço da Rússia, duas expedições cientificas ao Brasil. Fazendo-se acompanhar de Artistas como João Maurício Rugendas, Adriano Taunay e Hercules Florence, Langsdorff recolheu copiosa documentação de interesse etnográfico,zoológico e botânico. Essa documentação permanece por mais de um século inédita – embora extremamente bem conservada — na Academia de Ciencias da União Soviética. Há cerca de cinco anos os desenhos aquarela e manuscritos enviados por Langsdorff foram microfilmados por Dom Clemente da Silva Nigra, diretor do Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia. Tais reproduções, entretanto continuam inéditas porque nenhum editor se interessou em publica-las.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moreira, Fuviane Galdino. "Vestuário e Arte Sacra no Brasil." Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte 16, no. 2 (December 2, 2017): 425–45. http://dx.doi.org/10.26512/vis.v16i2.20771.

Full text
Abstract:
Nas esculturas do Museu Solar Monjardim em Vitória (ES), há ornamentos comuns aos da arte sacra brasileira. Uma análise técnica e estilística dessas peças questiona o ornamento e a ornamentação (BONNE, 1996) nos usos e funções das vestes nas imaginárias cristãs na história da arte (TREXLER, 1991). A semelhança dessas esculturas capixabas com algumas peças brasileiras indica sua dupla procedência: de Portugal e do Brasil. Com isso, esperamos contribuir para a divulgação desse acervo em níveis nacional e internacional, gerando impactos positivos para a sua preservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Ivete Batista da Silva. "AS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES." Revista Relicário 7, no. 14 (June 27, 2021): 1–4. http://dx.doi.org/10.46731/relicario-v7n14-2020-165.

Full text
Abstract:
Apresentamos mais um número da Relicário, Revista do Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia, vol.7 n.14. Trata-se da Parte II, que dá seguimento à discussão sobre o tema da violência contra as mulheres, cuja Parte I foi publicada no Vol.7 n. 13.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Da Paz Pinheiro, Áurea, and Pedro Dias de Freitas Júnior. "Museu de Arte Sacra de Oeiras no Sertão do Piauí, Nordeste do Brasil." Museologia & Interdisciplinaridade 9, no. 18 (November 21, 2020): 370–85. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v9i18.29228.

Full text
Abstract:
O Plano Museológico é uma ferramenta indispensável no planejamento de programas, projetos e ações de um museu; deve ser elaborado de forma participativa, considerando missão e vocação da instituição. Neste trabalho, tomamos como referência o Museu de Arte Sacra de Oeiras ”“ PI (MAS), criado em 1983, como parte das celebrações dos 250 anos da Catedral de Nossa Senhora da Vitória. O MAS não tem um Plano Museológico, que consideramos fator preponderante para sua sustentabilidade. O museu tem como sede o Palácio capitão-mor João Nepomuceno Castelo Branco, antigo Paço Episcopal. Tem um rico e completo acervo que precisa ser documentado. A exposição de longa duração é formada por imagens de madeira policromada séculos XVII, XVIII e XIX; castiçais e coroas de prata, mobiliário das igrejas seculares de Oeiras e peças oriundas de colecionadores particulares. Com 35 anos de existência, para que a função social do MAS seja cumprida, o planejamento estratégico, materializado em um Plano Museológico se apresenta como basilar à existência futura, reafirmando sua função social - educativa e cultural
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Da Silva, Paula Rafaela. "O sagrado e o profano no museu: uma mediação através da moda." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 11, no. 24 (December 5, 2018): 353–59. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v11i24.790.

Full text
Abstract:
A exposição Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination (Corpos sagrados: moda e a imaginação católica), realizada pelo Metropolitan Museum of Arts and Costume Institute (MET) em Nova York, de 10 de maio a 8 de outubro de 2018, teve como objetivo promover a reflexão sobre o diálogo entre moda, religião e arte1 . A mostra esteve pautada em três elementos principais: trajes assinados por renomados estilistas que tiveram inspiração na arte sacra, a coleção de arte medieval do MET e peças raras do Museu do Vaticano, cedidas exclusivamente para a exibição. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bernardo da Cunha, Marcelo Nascimento, and Suely Moraes Cerávolo. "Reflexões sobre o Museu de Arte Popular do Instituto Feminino da Bahia." Em Questão 26 (November 7, 2020): 206–34. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245260.206-234.

Full text
Abstract:
As reflexões sobre o Museu de Arte Popular do Instituto Feminino da Bahia (IFB), escola para mulheres que marcou época na cidade do Salvador das primeiras décadas a meados do século XX, objetivam destacar aspectos ainda não explorados sobre a relação entre a edificação e a estrutura expográfica com a Coleção de Arte Popular dessa instituição baiana. Com base em pesquisa documental procura-se correlacionar as fontes consultadas, de modo a recompor o trajeto de formação de coleção para museu e descrever as características do espaço destinado a abrigar o acervo a partir de 1939 e os equipamentos e modos expositivos, concluindo-se sobre a importância e necessidade de mais pesquisas para desvendar as camadas de historiografia que ultrapassam a do próprio IFB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mariz, Vera. "DE HOSPITAL DA MISERICÓRDIA A MUSEU DE ARTE SACRA DA ILHA DE MOÇAMBIQUE (SÉC.XVI-1969)." ARTis ON, no. 3 (October 2, 2016): 151–59. http://dx.doi.org/10.37935/aion.v0i3.71.

Full text
Abstract:
Como testemunhos eloquentes dos primeiros tempos da ocupação portuguesa na primeira capital da colónia, a igreja da Misericórdia e o respectivo hospital da Ilha de Moçambique, sobreviveram, ao longo dos séculos, a várias tormentas, caso da extinção das Ordens Religiosas ou da separação do Estado e das Igrejas. Ainda assim, ao longo de uma vida marcada por momentos de prestígio e outros de decadência, o núcleo da Santa Casa da Misericórdia da ilha de Moçambique reuniu um tesouro considerável que, durante o Estado Novo, originou o Museu de Arte Sacra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Melo, Iaci Iara. "Os retábulos da nave e da sacristia da igreja da Companhia de Jesus em Belém do Pará." Antiguos jesuitas en Iberoamérica 1, no. 2 (February 25, 2014): 34–58. http://dx.doi.org/10.31057/2314.3908.v1.n2.17583.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de arte setecentista de talha, especificamente os retábulos remanescentes na nave e sacristia da antiga Igreja de São Francisco Xavier construída pela Companhia de Jesus em Belém do Pará, hoje rebatizada como Santo Alexandre e que desde 1998 integra o acervo do Museu de Arte Sacra, localizado na própria Igreja e no antigo colégio. A pesquisa apresenta análises técnicas, estilísticas e iconográficas de estatuária e carpintaria integradas na arquitetura produzidas nas oficinas do colégio, sob a orientação dos qualificados padres e irmãos da assistência portuguesa. A utilização de mestre de obras e oficiais mecânicos, formados na região a partir da mão de obra disponível (índios, negros e noviços), visavam à conversão, a aculturação e, sob certa medida, a independência artística da Metrópole, em consonância com o eficiente projeto catequético da Ordem na Europa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ceravolo, Suely Moraes. "O Museu do Estado da Bahia, entre ideais e realidades (1918 a 1959)." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 19, no. 1 (June 2011): 189–246. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-47142011000100007.

Full text
Abstract:
O artigo revê a trajetória do Museu do Estado da Bahia de 1918 a 1959, com vistas a identificar as sucessivas práticas museológicas e o engendramento - enquanto se institucionaliza e consolida-se - dos chamados processos de musealização, que estiveram também relacionados à personalidade de gestores e de suas expectativas diante das articulações políticas e sociais, bem como de suas expectativas em relação ao estado da Bahia. Perpassado por conflitos de diversas naturezas, apontam-se as alterações em seu modo de funcionamento. No marco cronológico em foco, caracterizam-se três momentos sucessivos: o da formação como museu histórico; o de consolidação como museu eclético, com olhos voltados para a história, e o caminho em direção à arte, sob a direção de José Valladares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Angélica Brito, and Eron Matheus Bitencourt. "Descobrir o museu, (re)descobrir a cidade." ETD - Educação Temática Digital 20, no. 3 (July 16, 2018): 586–603. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651710.

Full text
Abstract:
O presente artigo discutirá o museu enquanto espaço privilegiado de educação, fomento e acesso à cultura a partir da trajetória do projeto. Descobrindo Embu no Museu. Trata-se de um projeto de educação museal desenvolvido pelo Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (Embu-SP) desde 2007 cuja finalidade é aproximar a comunidade local do patrimônio cultural existente na cidade por meio da valorização da cultura local, do reconhecimento dessa identidade e do fortalecimento do sentimento de pertencimento à história do Embu. Ganhador do prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sua ação educativa consiste na formação de professores da rede básica de ensino e na visita de seus alunos ao museu. Em 2017, o projeto completou 10 anos de existência e o objetivo deste texto é realizar um balanço de suas ações, discorrendo sobre seu desenvolvimento, aplicação, resultados, avanços e desafios que surgiram ao longo de uma década de existência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pato, Ana Mattos Porto. "Arte contemporânea e arquivo: reflexões sobre a 3a Bienal da Bahia." Revista CPC, no. 20 (December 29, 2015): 112. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i20p112-136.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo pretende discutir a invisibilidade dos arquivos no Brasil e o papel de artistas e curadores na investigação de novos modelos de uso para os espaços de memória, a partir do contato com a arte e de projetos de cooperação entre instituições culturais. Para tratar da questão, o foco, aqui, será analisar o projeto de realização da 3a Bienal da Bahia e, em particular, uma das suas estruturas temáticas, dedicada à psicologia do testemunho e ao desenvolvimento de ações e pesquisas em torno de arquivos. Com enfoque para a experiência com artistas no Arquivo Público do Estado da Bahia, e os projetos desenvolvidos pelos artistas Eustáquio Neves, Ícaro Lira, Maria Magdalena Campos-Pons e Paulo Nazareth a partir do acervo do Museu Antropológico e Etnográfico Estácio de Lima.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Angélica Brito. "Do aldeamento de Mboy à formação do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas em Embu das Artes (SP)." Estudos Avançados 35, no. 102 (August 2021): 263–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35102.016.

Full text
Abstract:
RESUMO A antiga igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na cidade de Embu das Artes (SP), é um dos mais importantes documentos artísticos e arquitetônicos remanescentes da atuação da Companhia de Jesus no Brasil colônia. O prédio e seu acervo foram tombados em 1938 pelo então recém-criado Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) e, apesar de sua relevância, ainda são poucos os trabalhos que se dedicaram à formação da localidade e do acervo da antiga igreja, hoje exposto no Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, instalado no local. Este texto, portanto, pretende traçar brevemente o histórico de formação do aldeamento jesuítico de Mboy, enquanto um espaço de missão da Companhia de Jesus, e trazer alguns elementos importantes acerca da história de constituição e preservação deste patrimônio cultural ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Pereira, Anderson de Carvalho. "Memória discursiva em manuais de leitura de meados do século XX." Revista HISTEDBR On-line 19 (July 31, 2019): e019046. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652665.

Full text
Abstract:
O artigo mostra a partir da análise de manuais de leitura da primeira metade do século XX e de livros didáticos utilizados no século XXI, o modo pelo qual se construiu uma rede de sentidos sobre leitura. O corpus foi organizado a partir de material coletado no museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e analisado a partir das noções de discurso, sentido e memória discursiva da Análise de Discurso francesa. Mostramos um efeito de retorno do sentido individualista e utilitário de leitura que contraria o sentido polissêmico de uma “arte da leitura”. Percebemos, portanto, a consolidação deste lugar dominante nesta rede de memória discursiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Brasil, Pedro Henrique. "Os ex-votos de Catarina Paraguaçu: a mulher tupinambá através da arte, do museu e do catolicismo." Mosaico 13, no. 20 (July 18, 2021): 362–82. http://dx.doi.org/10.12660/rm.v13n20.2021.83402.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda a pintura “Visão de Paraguaçu” produzida em meados doséculo XIX pelo pintor Ângelo da Silva Romão, que traz a figura da indígenatupinambá, Catarina Paraguaçu, na Bahia do século XVI. Atualmente é exposta noMuseu Histórico Nacional na cidade do Rio de Janeiro. Duas hipóteses principaisconfiguram a pesquisa: a primeira é sobre a noção de longa duração utilizada para seentender as práticas de produção e circulação de pinturas votivas, os ex-votos, emtorno da representação de Catarina; a segunda se refere ao potencial da peça paraconstituir o acervo, entendendo o Museu como um espaço de memória voltado paraa pluralidade cultural, propondo-se o reconhecimento da importância da personagempara a arte e a história do catolicismo no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Fonteles, Bené. "Portfólio Bené Fonteles." Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes 4, no. 6 (July 31, 2018): 13. http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v4i6.5959.

Full text
Abstract:
SOBRE O ARTISTAJosé Benedito Fonteles (Bragança, PA, 1953). Artista plástico, jornalista, editor, escritor, poeta e compositor. Inicia sua carreira em 1971, expondo no 3º Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará. Em Fortaleza, trabalha como jornalista. Durante as décadas de 1970 e 1980, integra anualmente diversas exposições coletivas, nacionais e internacionais, ligadas à arte postal e a pesquisas de novos meios de expressão. Nesse período, participa de quatro edições da Bienal Internacional de São Paulo (1973, 1975, 1977 e 1981). Realiza, ainda, a partir de 1974, diversas mostras individuais, no Brasil e no exterior. Entre 1983 e 1986, dirige o Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Na década de 1980, envolve-se em projetos e movimentos voltados à preservação ecológica, procurando uni-los à criação artística. Em 1991, muda-se para Brasília, onde mantém atuação como ativista ecológico e organizador de eventos artísticos. Em 1997, organiza a montagem da sala especial do artista baiano Rubem Valentim (1922-2001), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA). Entre os livros que publica, destacam-se O Livro do Ser (1994) e O Artista da Luz (2001), sobre Rubem Valentim. Seu trabalho como compositor está reunido no CD Benditos, lançado em 2003, que agrupa três trabalhos anteriores, Bendito (1983), Silencioso (1989) e Aê (1991). Em 2003, recebe da Presidência da República a comenda Ordem do Mérito Cultural. Coordenador do Movimento Artistas Pela Natureza há 30 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rafael de Carvalho, Marcelo, and Mirtes Marins de Oliveira. "Lugares da memória na obra de Ayrson Heráclito." DAT Journal 5, no. 2 (June 19, 2020): 345–54. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v5i2.211.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a videoinstalação Os Sacudimentos (2015), composta por dois vídeos denominados O Sacudimento da Casa da Torre (8’32’) e O Sacudimento da Maison des Esclaves em Gorée (8’32’), obra realizada pelo artista brasileiro Ayrson Heráclito (Macaúbas, Bahia, 1968), a partir da versão exibida no Museu de Arte de São Paulo Assis Chate­aubriand (MASP) em 2018. Como abordagem metodológica foi utilizada, para uma discussão sobre a obra, a perspectiva conceitual de lugares da memória (les lieux de mémóire) desenvolvido por Pierre Nora, em 1984. Para Nora, os lugares de memória são aqueles onde a memória se cristaliza e se refugia. Seriam uma espécie de substituto da memória, simbolicamente representam o que resta e o que se perpetua de um outro tempo até o presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

De Morais, Aldilene Lopes. "O feio sacro na imagem de nossa senhora das dores." Nova Revista Amazônica 2, no. 2 (December 1, 2014): 42. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v2i2.6405.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca realizar um estudo sobre o feio sacro, presente nas imagens cristãs, mais especificamente na imagem de Nossa Senhora das Dores, que se encontra no Museu de Arte Sacra de Bragança-Pará (MASB). A imagem da santaapresenta-se com o coração fora do corpo e cravejado de espadas. Busca-se, então, mostrar como se deu o culto mariano e a devoção ao coração deMaria no Medievo. Ao visualizarmos a iconografia da referida santa temos a sentimento de piedade e enternecimento. A imagem constitui-se como algo fora dos padrões do belo, dessa maneira, é considerada como feia. Nesta perspectiva, entender como a arte lidava com as concepções cristãs é relevante, visto que a Idade Média mostrou-se ser um período de intensa religiosidade. Buscamos entender também, como a feiúra podia ser considerada como algo bom, desde que causasse comoção e piedade. A imagem de santos com aspectos de sofrimento poderia causar brandura nos cristãos. Assim, nosso intuito nesse trabalho é entender o significado do coração cravejado e sobre o corpo da santa. Umberto Eco, LêniaMongelli e Yara Frateschi, JérômeBaschet e André Vauchez nos fornecerão amparo teórico para esse estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Rodrigues, Marina Brito. "COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO - ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS: uma análise por indicadores de avaliação." PontodeAcesso 12, no. 2 (October 22, 2018): 103. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v12i2.28441.

Full text
Abstract:
O trabalho de pesquisa resultado desta dissertação objetiva apontar as competências em informação necessárias para que os gestores em arquivos, bibliotecas e museus de caráter público, da cidade de Salvador, possam atuar de modo a colaborar com a formação e o desenvolvimento da pessoa humana, a partir do acesso à informação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter qualitativo e que se desenvolveu por meio de visitas ao Arquivo Público do Estado da Bahia, à Biblioteca Central do Estado da Bahia e ao Museu de Arte Moderna da Bahia. A pesquisa apresenta o método de análise do conteúdo de entrevistas, a partir de indicadores de avaliação desenvolvidos de acordo com os padrões preconizados pela International Federation of Library Associations and Institutions, das entrevistas e da literatura da área, que foi ancorada em trabalhos de autores contemporâneos. O estudo aponta que os gestores dos espaços pesquisados compreendem o que são competências em informação e as utilizam conforme as suas necessidades, dada à realidade que cada instituição vivencia. Considera-se que o objetivo geral deste estudo foi alcançado, pois através dos resultados da pesquisa, foi possível compreender as competências em informação necessárias para os profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas e museus possam colaborar com a difusão do conhecimento na atualidade. Como resultado, foram apresentadas as principais competências em informação desenvolvidas pelos gestores que atuam nestes espaços e que são comuns aos profissionais de arquivos, bibliotecas e museus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Alessandra Conde da. "“Pois por quem David santo se condena?"." Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, no. 17 (December 31, 2019): 64–74. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.cllh.2019.178689.

Full text
Abstract:
Na pictografia do período medieval, é frequente a presença de personagens bíblicos. Estudos iconográficos e iconológicos revelam que os motivos davídicos se adaptaram tanto à pictografia, quanto à literatura. Se, nas imagens, o rei David não deixou de ser retratado sem a posse de uma harpa, coroa ou em companhia de um leão ou de um urso, por exemplo, na literatura, o rei é representado como profeta e como antepassado de Cristo, constituindo-se como topos. Nas Cantigas de Santa Maria, de Alfonso X e em A demanda do Santo Graal a menção a David é explícita. Sobretudo em relação ao temário, percebe-se que a imagem davídica é compreendida tanto como representante do humano, como do divino. Na construção da personagem, tanto na arte quanto na literatura, é possível perceber o sentido sagrado e profano que se interpenetram. Esse é um aspecto que se destaca principalmente no final da Idade Média e no Renascimento. Curiosamente, em uma ocorrência fortuita, um possível David perdido, no Museu de Arte Sacra na cidade de Bragança, no Pará, encontra correspondência na pictografia davídica. Tendo tais considerações como parâmetro, este artigo pretende refletir sobre a presença do rei David em textos da literatura, considerando a pictografia medieval sobre o monarca. Para este estudo, os apontamentos de Dominique Ponnau, José Alberto Morán, Francisco de Asís García, Manuel Pedro Ferreira, Márcia Mongelli, Mário Martins, Jean-Michel Roessli, Erwin Panofsky entre outros, serão tomados por auxílio teórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Davi, Marc. "Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres." Em Tese 26, no. 1 (November 19, 2020): 356. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.26.1.356-368.

Full text
Abstract:
Natural de Formiga, Minas Gerais. Marc Davi vive e trabalha em Belo Horizonte. Dedica-se ao desenvolvimento de trabalhos que transitam entra as linguagens, com ênfase em performance, escultura e instalação. Com formação em Artes Plásticas – bacharelado em Artes Plásticas na Escola Guignard (UEMG) – e outras áreas do saber – estudou medicina na Faculdade de Medicina da UFMG e bacharelado (incompleto) em Design Gráfico (UEMG). Estudou canto popular na Babaya Casa de Canto (2005-2009) e canto lírico (2009-2019) com Marilene Gangana, Neyde Ziviani e Sergio Anders. Desenvolve atualmente sua pesquisa em artes visuais no atelier ESPAI, em Belo Horizonte. Participou do grupo do Háptico de Sonia Laboriau, na escola Guignard, em 2007-2008 e do grupo de estudos e orientação de projetos com Solange Pessoa, em 2008. Fundador da plataforma Glory Hole, dedicada a experimentações de linguagens, sem categoria nem classificação. Em 2008 realiza a performance “Triângulo das delícias” no Instituto Inhotim. Em 2010 participa do filme “petit a” de Dora Longo Bahia, dentro do projeto Destricted.br e no mesmo ano recebe o convite de Marco Paulo Rolla para participar de suas performances, durante uma semana consecutiva de performances, na mostra dos terreiros da 29ª Bienal de São Paulo. Participou da residência artística CA-BRA (Centro América – BRAsil), em 2011, com jovens artistas de toda a América Latina. Em 2013 realiza sua primeira performance no Museu de Arte da Pampulha, na mostra Outra Presença. Com a mostra “Da morte e do amor – proposições de um aniquilamento do outro” inaugura a galeria Periscopio Arte Contemporânea em 2015. Deixa a galeria em 2017 e retoma sua poética baseada na diluição do corpo, na sublimação do objeto e na revivificação de símbolos decadentes. Foi finalista do Prêmio Pipa em 2020.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Fuzinato, Daniela Vitorio, Luiz Roberto Fontes, and Sérgio Francisco Monteiro da Silva. "O papel do médico legista e de outros profissionais forenses para a preservação do patrimônio arqueológico brasileiro." Saúde, Ética & Justiça 14, no. 1 (June 7, 2009): 17. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v14i1p17-25.

Full text
Abstract:
<span style="font-family: HelveticaLTStd-Roman; font-size: xx-small;"><span style="font-family: HelveticaLTStd-Roman; font-size: xx-small;"><p>Muitas vezes, em seu ofício, o médico legista e outros profissionais forenses são chamados para analisar restos humanos esqueletizados. Nestes achados, normalmente descobertas fortuitas, esses profissionais podem se deparar com restos ósseos que despertam interesse arqueológico, e não forense, e que, eventualmente, têm grande valor cultural e científico. Nesta situação, as leis e normas referentes à preservação e à manipulação do patrimônio arqueológico devem ser de conhecimento desses profissionais. Um exemplo recente é a descoberta, em fevereiro de 2008, de cadáveres antigos e bem conservados no Museu de Arte Sacra, localizado no Mosteiro da Luz, em pleno centro da cidade de São Paulo – evento que suscitou grande interesse acadêmico, popular e da imprensa. Este trabalho objetiva apresentar e divulgar as informações legais e normativas relativas ao patrimônio arqueológico para orientar médicos legistas e outros profissionais forenses nos procedimentos técnico-operacionais quando do achado de restos ósseos de interesse arqueológico. O patrimônio arqueológico constitui o testemunho essencial de atividades humanas do passado, favorecendo o conhecimento das origens e do desenvolvimento das sociedades humanas, sendo de fundamental importância para a humanidade inteira. Assim, a ciência da legislação de patrimônio arqueológico é fundamental para a salvaguarda do patrimônio nacional e para a melhoria e a conscientização do fazer médico-legal.</p></span></span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Anna. "Memórias sobre as reflexões da (não) perenidade nos museus: a aquisição e a documentação nos Salões de Arte da Bahia." Cadernos de Sociomuseologia, 2017. http://dx.doi.org/10.36572/csm.2017.vol.53.09.

Full text
Abstract:
This paper presented the thesis of museology master at Universidade Federal da Bahia. The text analyses questions of memory and oblivion in narratives of cultural representations, some encounters during in research, some investigative and theorical phases about museology, œuvres acquisition at Salões de Arte da Bahia and them documentation, the questions about œuvres ephemeral of Museu de Arte Moderna da Bahia, and the intangible and transitory that rise the perenniality in museums. Keywords: memory, museological documentation, salões de arte da Bahia, ephemeral œuvres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ferreira, Eunice Ramos. "O Museu de Arte Sacra e Etnologia como atrativo turístico (Fátima, Portugal)." Turismo e Sociedade 5, no. 1 (April 30, 2012). http://dx.doi.org/10.5380/tes.v5i1.25499.

Full text
Abstract:
A Organização Mundial do Turismo (OMT) aponta os museus como tendo um papel decisivo na reafirmação das narrativas e significados históricos e culturais a apropriar/a fruir pelos visitantes, pelos turistas, pela comunidade local, por exemplo. Evidenciar as motivações e as experiências dos visitantes, em torno da cultura material exibida no Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima (MASE, Portugal), é o que se pretende ressaltar neste artigo. O museu exibe objetos de arte sacra e também objetos etnográficos oriundos de África, América e Ásia. A metodologia encontra-se fundamentada no trabalho de campo efetuado no museu, com observação participante, análise de conteúdo ao livro de “opiniões dos visitantes” e aplicação de questionário aos visitantes (nacionais e estrangeiros). Os resultados finais encontrados reforçam, não só a importância da função social do MASE (através do acervo e coleções, essenciais para a divulgação da cultura da região e, particularmente, para a divulgação de objetos etnográficos de povos de várias regiões do mundo), como também, a importância do museu como atrativo turístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Brandão, Angela. "Dos seres alados da Antiguidade aos anjos do Rococó." História: Questões & Debates 61, no. 2 (December 18, 2014). http://dx.doi.org/10.5380/his.v61i2.39013.

Full text
Abstract:
O presente artigo parte de um objeto pertencente ao Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana: um trono episcopal atribuído a Antônio Francisco Lisboa, entalhado com um esquema decorativo composto por três figuras angelicais, um querubim central e dois anjos de corpo inteiro, despidos. A presença de anjos, Cupidos e crianças entre os elementos que compunham as armações efêmeras para a chegada do primeiro bispo à cidade de Mariana, descritos no relato Aureo Trono Episcopal, de 1749, abriu caminho para uma interpretação ampla e ainda incompleta da transposição das figuras aladas da arte Antiga – especialmente de Eros, por meio do neoplatonismo, para o Renascimento, transposição que será herdada pela arte barroca e rococó.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de. "Salve Santos Negros: curadoria, temporalidades e arte colonial." PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais 25, no. 43 (June 21, 2020). http://dx.doi.org/10.22456/2179-8001.104511.

Full text
Abstract:
Este artigo examina as dimensões narrativas e os regimes temporais perceptíveis na exposição Salve Santos Negros, com curadoria compartilhada do Rinaldo Pereira dos Santos e Dió Diniz, e realizada pelo Museu de Arte Sacra de Pernambuco, entre 2018 e 2019. Tal exposição nos oferece a oportunidade de conhecer operadores da prática curatorial que ativam preceitos e relações étnico-raciais, artísticos e históricos importantes para calcular e narrar o passado em espaços museológicos. Elegemos um aspecto crucial da curadoria: sua capacidade de tencionar regimes de historicidade distintos num processo ênfase nas narrativas históricas voltadas para a arte colonial, arte europeia dos seiscentos e a arte contemporânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Santos, Daniela Ortega Caetano dos, and Priscila Faulhaber. "As Carrancas de Jacque, Lina e Emanoel: a estética do assombro em três coleções de arte popular." MODOS 3, no. 3 (October 20, 2019). http://dx.doi.org/10.24978/mod.v3i3.4335.

Full text
Abstract:
Partiremos da análise da trajetória de três colecionadores de arte com diferentes perfis. Jacque Van de Beuque, artista plástico francês, nascido em 1922, buscou no Brasil, através do imaginário dos trópicos, esquecer os horrores da guerra e acabou por construir uma coleção que deu origem ao Museu Casa do Pontal; Lina Bo Bardi, arquiteta italiana nascida em 1914, chegou ao Brasil a convite de Assis Chateaubriand para construir do Museu de Arte de São Paulo e acabou por morar alguns anos na Bahia, período em que formou sua coleção de arte popular brasileira e, por fim, Emanoel Araújo, artista plástico baiano, nascido no Recôncavo em 1940, amealhou durante sua vida uma numerosa coleção que deu origem ao Museu Afro Brasil em São Paulo. Pretendemos então, avaliar o papel exercido pelos colecionadores e pelos museus no processo de formação de discursos sobre arte popular a partir da seleção e classificação dos artistas e de suas obras, ao definir quais os objetos que se destacam em suas coleções. Nossa comparação levará em conta como cada um dos três vê as carrancas do Rio São Francisco criadas do Mestre Francisco Biquica Guarany.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Almeida, Lilian Pestre de. "TROCAR AÇÚCAR POR QUADROS OU O MUSEU DE ARTE SACRA DO FUNCHAL NA ILHA DA MADEIRA." Linguagem: Estudos e Pesquisas 4, no. 1 (October 7, 2010). http://dx.doi.org/10.5216/lep.v4i1.12044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rodrigues, Mara Denise Nizolli, and Andréa Lacerda Bachettini. "RESTAURO DE PINTURA À ÓLEO SOBRE TELA." Seminário de História da Arte - Centro de Artes - UFPel, no. 6 (July 3, 2017). http://dx.doi.org/10.15210/sha.v0i6.11552.

Full text
Abstract:
Restauração da obra “Descanso da Sagrada Família na fuga para o Egito” pertencente à Coleção de Arte Sacra do Museu da Cidade do Rio Grande, RS, Brasil. Este trabalho é resultado dos procedimentos de restauro realizados na obra, que é uma pintura que se encontrava em ritmo acelerado de deterioração. Tinha seu suporte bastante fragilizado, porém, seu maior dano, eram as perdas de informação na leitura da imagem, em grande parte, da camada pictórica que se encontrava escurecida sob uma camada de verniz suja e oxidada, aplicada em uma intervenção anterior, provavelmente ocorrida por volta do ano de 2000. Neste trabalho de conclusão de curso serão expostos, detalhadamente, todos os procedimentos de restauração realizados na obra, desde sua chegada ao Laboratório de Conservação e Restauração de Pinturas do Instituto de Ciências Humanas da UFPel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos - Universidade Federal da Bahia, Eriel De Araújo. "A busca dá imagem, instaurações poéticas em lugares distintos." MODOS 2, no. 1 (January 14, 2018). http://dx.doi.org/10.24978/mod.v2i1.965.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta reflexões sobre minha experiência com a obra que produzi intitulada A busca dá imagem. Esta obra foi instalada no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, e no Institut für Auslandsbeziehungen – IFA Galerie, nas cidades de Stuttgart, Bonn e Berlin (Alemanha). Durante as montagens, os espaços expositivos, as condições arquitetônicas e, principalmente, as condições sociais e culturais de cada região, contribuíram para que a obra se modificasse a partir da sua apresentação formal, conceitual e construções sígnicas diversas. Experiências que ultrapassam o processo criativo, ao instaurá-la em lugares e condições sociais e culturais distintas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

CERÁVOLO, ANA LÚCIA. "Lina Bo Bardi e a experiência da restauração no Brasil." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 28 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672020v28e10.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente artigo tem como objetivo apresentar e aprofundar uma avaliação histórica e crítica da contribuição de Lina Bo Bardi à cultura arquitetônica brasileira e internacional, em particular para os fundamentos e a prática da restauração. A delimitação temporal se estende da década de 1960, quando a arquiteta projeta e executa a restauração do Solar do Unhão, em Salvador, adaptando-o para abrigar o Museu de Arte Moderna da Bahia, até a década de 1990, quando realiza suas últimas obras, antes de sua morte em 1992. A análise de algumas obras selecionadas, dentre as duas dezenas de projetos de restauração realizados, pretende contribuir, primeiramente, para identificar a coerência interna de sua produção, bem como para ponderar as transformações ocorridas ao longo do tempo. Pretende-se também explorar o diálogo que Lina Bo Bardi estabelece entre o ambiente italiano, as teorias da restauração e a prática brasileira. Por fim, objetiva-se que a análise proposta contribua para uma oportuna revisão da historiografia da arquitetura moderna paulista e brasileira, bem como colabore na construção da história da preservação do patrimônio cultural no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Alessandra Conde da. "“Pois por quem David santo se condena?"." Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, December 31, 2019, 64–74. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2019.178689.

Full text
Abstract:
Na pictografia do período medieval, é frequente a presença de personagens bíblicos. Estudos iconográficos e iconológicos revelam que os motivos davídicos se adaptaram tanto à pictografia, quanto à literatura. Se, nas imagens, o rei David não deixou de ser retratado sem a posse de uma harpa, coroa ou em companhia de um leão ou de um urso, por exemplo, na literatura, o rei é representado como profeta e como antepassado de Cristo, constituindo-se como topos. Nas Cantigas de Santa Maria, de Alfonso X e em A demanda do Santo Graal a menção a David é explícita. Sobretudo em relação ao temário, percebe-se que a imagem davídica é compreendida tanto como representante do humano, como do divino. Na construção da personagem, tanto na arte quanto na literatura, é possível perceber o sentido sagrado e profano que se interpenetram. Esse é um aspecto que se destaca principalmente no final da Idade Média e no Renascimento. Curiosamente, em uma ocorrência fortuita, um possível David perdido, no Museu de Arte Sacra na cidade de Bragança, no Pará, encontra correspondência na pictografia davídica. Tendo tais considerações como parâmetro, este artigo pretende refletir sobre a presença do rei David em textos da literatura, considerando a pictografia medieval sobre o monarca. Para este estudo, os apontamentos de Dominique Ponnau, José Alberto Morán, Francisco de Asís García, Manuel Pedro Ferreira, Márcia Mongelli, Mário Martins, Jean-Michel Roessli, Erwin Panofsky entre outros, serão tomados por auxílio teórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Freitas, Joseania. "Uma coleção-documento: estudo da coleção de cópias em gesso de arte centro-africana do Museu Afro-Brasileiro-UFBA- primeiras notícias de pesquisa." Cadernos de Sociomuseologia, 2017. http://dx.doi.org/10.36572/csm.2017.vol.53.02.

Full text
Abstract:
This post-doctoral research deals with the study of a collection of twelve copies of important works to act as a reference of the Center African Art, highlighted in the main specialized books and catalogs. Copies belong to the Afro-Brazilian Museum collection of the Federal University of Bahia (MAFRO / UFBA), were donated by the Royal Museum of Central Africa (Tervuren, Belgium). To understand the trajectory and the history of this collection of plaster copies, like collection-document, we had to work with institutional and personal stories, and live with lacunars spaces of the various files. This museum plot refers to the background of the creation of the great ethnographic museums, since the trajectory of the copies does not dissociate the trajectory of their original. The original pieces were taken from the former Belgian Congo, with productions of people in the geographic regions of the Democratic Republic of Congo and the North East of Angola. The colonial-slavery history, with its institutions and characters, is intertwined with parts in different contexts, since the withdrawal of their places of origin, nullifying their functions and uses, processing in ethnographic collections and later in art collections, serving material support for the dissemination of racial and racist ideas of cultural and social inferiority of African people. It is intended, at the end of the study process, produce a written narrative with several voices (book and catalog) and a expographic narrative, which will deal with matters relating to the implications and intertwining of stories involving the original collection and prints, different individuals and institutions that are particularly marked by their identity characteristics. Keywords: art central African, memory, patrimony, museums.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography