Academic literature on the topic 'Museu de Maquetes d'Andorra'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Museu de Maquetes d'Andorra.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Museu de Maquetes d'Andorra"

1

Vasconcellos, Camilo De Mello. "Arqueologia e educação patrimonial: a experiência do MAE-USP." Revista CPC 14, no. 27esp (August 30, 2019): 255–79. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp255-279.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem a intenção de refletir a respeito do tema da educação patrimonial, levando-se em conta a realidade de atuação do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP). Para tal intento, o artigo apresenta algumas questões teórico-metodológicas sobre a relação entre educação patrimonial, a arqueologia e a museologia para, finalmente, na última parte, refletir a respeito de um projeto recém-aprovado de nossa instituição que inclui a utilização dos princípios da educação patrimonial a partir de maquetes táteis de sítios arqueológicos brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Drach, Patricia, Gisele Silva Barbosa, Fernanda Alves Barcellos, Thaissa Dos Santos Martins, Júlia Melo Araújo, and Letícia Freitas. "Evolução urbana do centro histórico de Petrópolis:." Revista de Morfologia Urbana 8, no. 2 (November 9, 2020): e00150. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v8i2.150.

Full text
Abstract:
A cidade de Petrópolis está localizada na Serra da Estrela, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Fundada como cidade de veraneio da Família Real Portuguesa, é reconhecida por seu traçado urbano e sua arquitetura, possuindo marcos importantes do seu desenvolvimento que auxiliam a compreensão da evolução da morfologia urbana conectada com a história da cidade e a interferência dos momentos históricos.do país. No seu Centro Histórico, casarões do século XVIII se misturam aos sobrados de diversos estilos, como, o Art Déco e o eclético. Também há exemplares da arquitetura modernista e imponentes construções do período industrial. Compreendo a complexidade do sistema de Sendo as cidades, sistemas complexos, o objetivo neste trabalho é apresentar um estudo deda evolução da forma urbana nos períodos de 1860 e 2020, considerando as questões da estrutura histórico-geográfica da cidade. Foram utilizadas diferentes ferramentas computacionais e desenvolvidos meios de conexão entre elas na geração dos modelos tridimensionais (maquetes) e dos mapas. A partir das análises, observou-se o caminho de expansão da cidade, a abertura de novas ruas no entorno do Centro Histórico e constatou-se que o tempo não dissolveu a concentração das classes sociais de maior poder aquisitivo ao redor do Museu Imperial, previamente definido, no Plano Urbanístico do Major Koeler de 1846. A análise revelou: (i) o percurso de expansão da cidade, com a abertura de ruas em torno do Centro Histórico; (ii) e a permanência da ordenação das classes sociais, definida pela primeira vez no Plano Urbanístico de 1846, na qual as classes altas foram alocadas - e ainda permanecem - nas áreas em torno do Museu Imperial..
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Tayene Coelho Gonçalves de, and Carlos Eduardo Silveira. "A percepção do usuário na disponibilização de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual em atrativos turísticos – um estudo no museu Oscar Niemeyer – Curitiba – PR." Turismo - Visão e Ação 23, no. 1 (February 25, 2021): 169–90. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v23n1.p169-190.

Full text
Abstract:
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o número de pessoas com alguma deficiência no mundo é estimado em 1 bilhão. Dessas pessoas, 285 milhões apresentam alguma disformidade visual. Para elas, é necessário um modo de comunicação diferenciado, por meio da percepção sensorial e tátil, como maquetes táteis, para a compreensão do espaço. Este estudo objetivou refletir a respeito da percepção e da experiência do usuário com deficiência visual no Museu Oscar Niemeyer (MON). A análise dessas percepções compartilhadas pelos visitantes ocorreu por meio de métodos de avaliação de pós-ocupação (APO), utilizando como métodos o Walkthrough, o Poema dos Desejos e o Mapa Comportamental, as entrevistas estruturadas e a observação não participante. A partir da análise de resultados, foi compreendida a relevância do toque e da audiodescrição na compreensão de um espaço e na criação de uma imagem mental, que favorecem a inclusão desses indivíduos na atividade turística. Evidenciou-se também a diferença dessa percepção por usuários cegos congênitos e cegos adquiridos. Por fim, evidencia-se com este trabalho a grande valia do fomento da acessibilidade e do turismo acessível, assim como a instrumentalização de atrativos turísticos com dispositivos acessíveis no atendimento dessa crescente demanda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Grazielle Rodrigues, Gustavo Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves, and Robson Coutinho-Silva. "Educação Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio da Feira de Ciências dos Pequenos Cientistas." Research, Society and Development 9, no. 7 (June 20, 2020): e990975140. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.5140.

Full text
Abstract:
No estudo buscou-se investigar as contribuições de uma Feira de Ciências, realizada no museu de ciências, sobre os alunos expositores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A avaliação da Feira se deu em dois momentos, onde se analisou a participação de cada criança durante o evento científico, considerando sua interação com o público visitante, suas habilidades durante a apresentação e o domínio do tema apresentado. Na segunda etapa, foi analisado a Feira sob a ótica das professoras participantes, por meio da entrevista semiestruturada. Investigou-se ainda, suas percepções durante o desenvolvimento dos trabalhos para a Feira, e as possíveis mudanças nos alunos e em sala de aula. Participaram da Feira de Ciências 85 crianças e 10 docentes, onde se identificou a presença de alunos em processo de alfabetização e da educação especial. Foram apresentados 19 trabalhos, categorizados como experimentos, jogos e maquetes. Os resultados mostraram o envolvimento dos alunos nas diferentes etapas do evento: da definição dos temas até o momento da apresentação do trabalho ao público. Infere-se, que, mediante a avaliação realizada, a Feira de Ciências, foi relevante para a promoção da educação científica nas crianças, o que contribuiu para mudanças positivas no ambiente escolar, assim como, um meio de inclusão social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Albuquerque, Glauce, Raíssa Gabrielly Araújo, Pedro Henrique Carvalho, Andrielly Figueredo, and Yago Maia. "CENTRO DE RESGATE À MEMÓRIA." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 5, no. 1 (January 23, 2020): 130–35. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2020v5n1id19430.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta, por meio de representações gráficas e explanação textual, a proposta de projeto desenvolvida pela Equipe Prumo para o Concurso de Ideias Memória do Hotel Reis Magos, realizado pelo Coletivo [R]existe Reis Magos, Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania (IAPHACC) e o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-RN. A referida proposta refere-se a um Museu de Resgate a Memória da Arquitetura Potiguar, que tem como objetivo revitalizar o edifício do antigo Hotel Internacional dos Reis Magos, um importante símbolo da arquitetura modernista da cidade de Natal, e que se encontra atualmente em estado de abandono. Para tal, como procedimentos metodológicos foram adotadas referências projetuais, somadas a pesquisas históricas tanto do edifício como do entorno, reconhecendo as necessidades e potencialidades para que fosse desenvolvido um projeto que atenda a realidade local. A partir desse estudo, foram elencadas diretrizes: priorização da mobilidade ativa, integração com o entorno e a adequação às demandas da população local. Assim, por meio de croquis, maquetes de papel e digital, a ideia foi evoluindo e se desenvolveu. O projeto propõe a restauração parcial do edifício e adição de novos elementos arquitetônicos e urbanos que dialoguem com o entorno, atribuindo ao local uma diversidade de usos, sendo eles: comercial, lazer, convivência e educacional. As alterações sugeridas estão voltadas, principalmente, ao ambiente interno do edifício e à utilização de áreas externas para inserir novos elementos, sem alterar ou interferir visualmente na envoltória modernista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CINTRA, JORGE PIMENTEL, and RODRIGO GONÇALES. "Aplicações das tecnologias Laser Scan e aerofotogrametria por drone para museus." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 27 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672019v27e25d1.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente trabalho apresenta alguns conceitos e diversas aplicações da tecnologia Laser Scan 3D (LS3D) para o levantamento de monumentos, peças de museu e esculturas, visando a obtenção de modelos, maquetes virtuais, filmes, exposições virtuais e maquetes em resina. Complementa-se, em alguns casos, com os levantamentos aerofotogramétricos com drone e situa-se na área que vem sendo conhecida como realidade virtual ou realidade aumentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Museu de Maquetes d'Andorra"

1

Museu de Maquetes d'Andorra: Guia-itinerari. Andorra: Unió Pro-Turisme d'Escaldes-Engordany, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography