Academic literature on the topic 'Não alfabetizado'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Não alfabetizado.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Não alfabetizado"

1

Marchesoni, Laís Bastos, and Elsa Midori Shimazaki. "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: EXPLORARANDO CONCEITOS." Educação: Teoria e Prática 31, no. 64 (March 15, 2021): 1–17. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14368.

Full text
Abstract:
Ao identificarmos a necessidade de pesquisar conceitos de letramento e alfabetização, desenvolvemos a presente pesquisa com o objetivo de compreendê-los por meio de diversos autores que discutem e investigam sobre tais processos. Para atender ao objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica pautada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Compreender conceitos de alfabetização e letramento e a relação entre eles é imprescindível para que se possam construir práticas efetivas de leitura e escrita. Este estudo permitiu a constatação de que alfabetização e letramento são processos distintos, porém indissociáveis. Concluímos que ser alfabetizado vai além do simples conhecimento sobre o código linguístico, ou seja, não basta apenas conhecer as letras do alfabeto. Saber decodificar algumas palavras ou frases não é suficiente para ter domínio do uso da língua escrita. Constatamos que ser alfabetizado ultrapassa um simples conhecimento sobre as letras e, por fim, verificamos que, em uma sociedade com a cultura letrada, como a atual, mais que alfabetizados, os indivíduos precisam ser letrados, ou seja, ademais de terem domínio da leitura e da escrita, precisam utilizá-las em seu cotidiano, dando-lhes significado social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Waleika Da Cruz, Espedito Fidelis de Araújo, José Oreste de Oliveira, and Francisco Marcôncio Targino de Moura. "Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 49 (February 28, 2020): 325–39. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2336.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança. Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira Costa, Kleber Ferreira, Renata Ferreira Rios, and Wellington Moreira Lopes. "O letramento dos invisíveis: a operacionalização dos letramentos por adultos não alfabetizados." Revista do GELNE 21, no. 1 (April 2, 2019): 77–88. http://dx.doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n1id16071.

Full text
Abstract:
Pegar o ônibus, ler a bula de remédio, acessar redes sociais são atividades corriqueiras no cotidiano de sujeitos letrados em nossa sociedade, mas para o adulto não alfabetizado essas e outras práticas sociais são vivenciadas com momentos de resistência e (re) construção do modo de agir diante do novo. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo investigar que mecanismos de letramentos são acionados pelos adultos não alfabetizados em meio à sociedade grafocêntrica, que permite sua interação com os multiletramentos. Esta pesquisa tomou por base os estudos de Soares (2005), Cavalcante Jr. (2009), Tfouni (2010), Bosi (2003) e outros, que a luz da abordagem qualitativa, de cunho exploratório nos levou a entender como adultos não alfabetizados operacionalizam os letramentos diversos em seu cotidiano. PALAVRAS-CHAVE: Letramentos; Operacionalização; Adultos não-alfabetizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cury Sarian, Maristela. "HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS." Revista Educativa - Revista de Educação 20, no. 3 (November 14, 2018): 637. http://dx.doi.org/10.18224/educ.v20i3.6849.

Full text
Abstract:
Este trabalho, inscrito na perspectiva da Análise de Discurso proposta por Pêcheux e Orlandi, apresenta a análise da atividade de língua portuguesa “Uso de laptop no reforço escolar”, realizada numa escola pública da cidade de São Paulo, extraída da página do Programa Um Computador por Aluno — PROUCA, a fim de dar visibilidade: às filiações de sentido das nomeações reforço escolar e recuperação paralela produzem em nossa sociedade; ao modo pelo qual o sujeito não alfabetizado é individualizado nessa discursividade; à memória da alfabetização em nossa formação social e à tensão língua imaginária e língua fluida nessa política de inclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fantin, Monica. "Os cenários culturais e as multiliteracies na escola." Comunicação e Sociedade 13 (June 20, 2008): 69–85. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.13(2008).1145.

Full text
Abstract:
Os cenários da cultura contemporânea colocam diferentes desafios para o professor, que além da capacidade de escrever e ler, necessita emergir na cultura e dominar os códigos das diferentes linguagens. Nesse contexto, a educação para os media, entendida neste texto como mídia-educação, discute sobre as possibilidades educativas de ver, interpretar, problematizar e produzir os mais diferentes tipos de textos de forma crítica e criativa, utilizando todos os meios, linguagens e tecnologias disponíveis. Considerando que os media não podem mais estar excluídos de um processo de alfabetização, precisamos pensar sobre o que significa estar alfabetizado no século XXI e isso implica ressignificar os conceitos de literacia, media literacy e das multiliteracies. É o que este artigo discute, ampliando a concepção de alfabetização e configurando outros cenários para imaginar a Escola Estação Cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Assolini, Filomena Elaine, and Leda Verdiani Tfouni. "Os (des)caminhos da alfabetização, do letramento e da leitura." Paidéia (Ribeirão Preto) 9, no. 17 (December 1999): 25–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x1999000200004.

Full text
Abstract:
Considerando que o vocábulo letramento tem sido diferente e freqüentemente utilizado por profissionais da educação, buscamos investigar, com base nos postulados teórico-metodológicos da análise do discurso de "linha" francesa e nos trabalhos de Tfouni sobre alfabetização e letramento, os diferentes enfoques de letramento que atualmente circulam no contexto escolar, bem como as conseqüências e implicações para a prática de ensino de leitura e de escrita decorrentes desses enfoques.Realizamos entrevistas com professores e assistimos a aulas por eles ministradas com o objetivo de verificar se suas concepções de letramento eram levadas a efeito no ensino de leitura e de escrita. Uma das conclusões a que chegamos é que, no contexto escolar, letramento é tomado como sinônimo de alfabetização, sendo o aluno não-alfabetizado rotulado de "iletrado", "ignorante" e "analfabeto". Criticamos tal enfoque e apresentamos as propostas de alfabetização letrada e de um trabalho que considere leitura como atribuição de sentidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sampaio, Fernando Alisson Santos, and Simone Bueno Borges da Silva. "Da decodificação ao projeto de leiturização: perspectivas para o ensino de leitura nas escolas." Tabuleiro de Letras 13, no. 1 (June 19, 2019): 130. http://dx.doi.org/10.35499/tl.v13i1.6140.

Full text
Abstract:
Nos dias atuais, muitos estudos no campo dos Letramentos têm se debruçado sobre a divisão social das técnicas de uso da escrita, cujo efeito, numa sociedade hierarquizada e estratificada, desvela e aponta, consequentemente, para uma distribuição desigual das técnicas de acesso aos bens simbólicos, assim como reforça os traços excludentes da população brasileira. Entre os aspectos que corroboram para este cenário está uma proposta de ensino de leitura com foco na Alfabetização, desprezando, assim, as dimensões sociais e políticas do ato de ler. A partir disso, formamos muitos alfabetizados e poucos letrados. Em consequência, há a expansão do iletrismo, caracterizando-se pela exclusão das condições que permitam aos estudantes participarem das redes de circulação de impressos. Nesse sentido, neste trabalho, por meio de uma revisão de literatura (FREIRE, 1989; KLEIMAN, 1995; 2000; 2004; ROJO, 2009; STREET, 2014), tenho como objetivo defender uma concepção de formação em leitura não mais centrada no alfabetizado, mas sim no leitor, a partir de um Projeto de Leiturização (FOUCAMBERT, 1994). Ademais, apresento possibilidades de trabalho com a leitura de um modo mais efetivo e democrático. Os resultados apontam que um processo formativo pautado nos usos sociais da escrita e da leitura contribuem significativamente para a formação de leitores críticos, bem como de pessoas mais preparadas para o enfrentamento dos entraves de sua comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Francisco Renato. "O sujeito letrado e não alfabetizado em Central do Brasil: cenas de oralidade e letramento." Research, Society and Development 8, no. 2 (January 1, 2019): e2582633. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i2.633.

Full text
Abstract:
Central do Brasil, premiado filme brasileiro, de 1998, do cineasta Walter Salles, traz, pelas lentes da grande tela – o cinema – o retrato 3 X 4 de um Brasil analfabeto e suas implicações sociais e ideológicas. Por essa ótica, este estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, tem por objetivo refletir sobre a presença de práticas de letramento social, construídas através do discurso dos sujeitos letrados, embora não alfabetizados, retratados no filme. A análise demonstra que, os processos de leitura, escrita e oralidade são instâncias indissociáveis na sociedade letrada atual, construída sobre a égide do grafocentrismo, ou seja, cada vez mais centrada na leitura e na escrita, com significado e significância em seus territórios de interação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tfouni, Leda Verdiani. "Letramento e autoria." Cadernos de Linguística 2, no. 1 (February 24, 2021): 01–20. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id299.

Full text
Abstract:
Em minha proposta de letramento, a relação entre ser alfabetizado e ser letrado não élinear, o que acarreta um giro teórico e metodológico na questão, visto que deixamos deconsiderar indivíduos empíricos que fazem uso da língua escrita, e sim posições de sujeito dentrodo continuum do letramento, o que implica considerar o lado da perda. Refiro-me às práticasorais, que coexistem com a economia escriturística. Defendo a proposta de um continuum, agraduação de um saber sobre a escrita, que seria independente de variáveis tais comoalfabetização, escolaridade e escolarização. Senso assim, não é a língua que é considerada comoparâmetro, mas os discursos que servem de suporte às práticas letradas. Também a dicotomialíngua oral/língua escrita não serve mais, devido à interpenetração. O que está em questão não ése o sujeito é alfabetizado, mas em que medida ele pode ocupar a posição de autor. Mobilizarei osconceitos de dispersão e deriva para descrever o processo de autoria. O sujeito ocupa a posição deautor quando retroage sobre o processo de produção de sentidos, procurando amarrar a dispersãoque está sempre se instalando, devido à equivocidade da língua, e produz aquilo que Lacandenominou de point de capiton, lugares do processo de enunciação onde há indícios de que osujeito efetuou um movimento de retorno ao enunciado, e pode, assim, olhá-lo de outro lugar. Seconsegue cercar a dispersão, o autor, no entanto, não irá nunca evitar a deriva de sentidos,produto da equivocidade da língua. Ao longo da exposição, apresentarei análises de corpora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Miléo, Irlanda Do Socorro de Oliveira, and Léia Gonçalves de Freitas. "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA SOB A ÓTICA DISCENTE: PROBLEMATIZANDO AS PRÁTICAS ESCOLARES." Nova Revista Amazônica 8, no. 3 (December 6, 2020): 151. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i3.9633.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa problematiza as possíveis dificuldades enfrentadas no percurso formativo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA de uma escola pública no município de Porto Moz – PA, cujo objetivo central foi analisar as prováveis dificuldades encontradas no processo de alfabetização e letramento, a partir da concepção dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, acrescida de questionário semiestruturado aplicado aos alunos da 2.ª etapa da referida escola, que após analisado evidenciou os seguintes resultados: o processo de alfabetização e o letramento ocorrem desarticulados, evidenciando a existência apenas do primeiro ato, já que esse processo não compreende o mundo sociocultural dos estudantes; estes, por sua vez, percebem a aprendizagem da leitura e da escrita a partir da contextualização das práticas sociais, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado. E, embora os estudantes da EJA tenham percepção dessa articulação, reconhecem que na escola, há esforço dos docentes por trabalhar as experiências e as vivências comunitárias e profissionais dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Não alfabetizado"

1

Guedes, Rosinete Barbosa. "As práticas letradas e não letradas no Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande-PB." Universidade Federal da Paraí­ba, 2011. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/6376.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:42:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 18289951 bytes, checksum: 0e7e34587ebdd273ab6070eac5693599 (MD5) Previous issue date: 2011-03-23
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
We take into account that the teaching practice adopted in the Programa Brasil Alfabetizado in Campina Grande (including the didactic material) correspond neither to the objectives nor to the proposals of the referred program, nor to its assessment. In order to carry out the study, we analyzed the teachers‟ education, the available material, the teaching practice and the PBA evaluation devices. Thus, this thesis aims at understanding how the teaching practice related to the teaching of the mother tongue within the PBA CG, through on-going education, contributes for effective adequacy to the objectives and evaluation of the program at national level. The theoretical framework is based on Freire (1983), Perrenoud (1999), Soares (2002), Kleiman (2004), Marcuschi (2004). We consider that literacy practices in emergency programs are only possible if there are effective public policies for teacher education considering that the teacher is the main literacy agent. The results achieved through the research lead us to the following conclusion: although the proposal of the program views literacy practices as an alternative for writing and reading acquisition, such result can be achieved only if there is an investment on on-going teacher education. In the present work, the result is positive due to the researcher‟s intervention, enabling the teacher to reflect on her practice of teaching Portuguese as a mother tongue and rendering possible a change in relation to the planning and the development of her own practice, which constitute part of the on-going education.
Partimos do pressuposto de que a prática pedagógica em sala de aula do Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande (incluindo materiais didáticos) não reflete nem os objetivos, nem as propostas do Programa Brasil Alfabetizado e nem sua avaliação. Para isso, levamos em conta o processo de formação do professor, os materiais disponibilizados, a prática didático-pedagógica e os mecanismos avaliativos do PBA. Esta tese, portanto, objetiva compreender como a prática pedagógica no Ensino de Língua Materna no PBA CG, via formação continuada, contribui para a efetiva adequação aos objetivos e à avaliação do programa em âmbito nacional. Assim nos fundamentamos em Freire (1983), Perrenoud (1999), Soares (2002), Kleiman (2004), B. Marcuschi (2004). Entendemos que a prática do letramento na alfabetização em programas emergenciais só se efetiva se houver políticas públicas eficazes para a capacitação do professor-alfabetizador, considerando-o como o principal agente do letramento. Os resultados obtidos na pesquisa conduzem à seguinte conclusão: embora a proposta do programa considere as práticas letradas como alternativa para que se alfabetize, este resultado só é alcançado com o investimento em formação continuada. Aqui, o resultado foi positivo por conta da intervenção da pesquisadora, permitindo que a professora-alfabetizadora fizesse uma reflexão sobre sua prática de ensino da LM, bem como possibilitando um redirecionamento na programação e no desenvolvimento da sua prática pedagógica, que constitui parte da formação continuada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Amaleide Lima dos. ""Tá vendo aquele edifício moço?": a especificidade da inclusão digital para trabalhadores da construção civil não alfabetizados." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2008. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11901.

Full text
Abstract:
158 f.
Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-30T15:32:05Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Amaleide Santos.pdf: 4564983 bytes, checksum: 785ac27eb536579e016e2ed172aeda84 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora Lopes(silopes@ufba.br) on 2013-06-12T16:54:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao Amaleide Santos.pdf: 4564983 bytes, checksum: 785ac27eb536579e016e2ed172aeda84 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-06-12T16:54:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Amaleide Santos.pdf: 4564983 bytes, checksum: 785ac27eb536579e016e2ed172aeda84 (MD5) Previous issue date: 2008
O tema da “inclusão digital” vem sendo objeto de vários estudos no país, mas constata-se que pouca atenção ou pesquisas acadêmicas estão voltadas para a relação que jovens e adultos não alfabetizados estabelecem com as tecnologias digitais. A pesquisa busca responder a pergunta: Como pensa, interage e faz uso das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação o imenso contingente da população não alfabetizada? Para compreender as “agruras” vivenciadas pelos trabalhadores não alfabetizados, optou-se por uma metodologia que permitisse dar voz aos sujeitos da pesquisa. Os capítulos estão organizados em ordem do percurso de vida dos trabalhadores, sendo os discursos dos mesmos entremeados por reflexões de autores de diferentes áreas, o que possibilitou-nos conhecer e compreender os processos que os sujeitos que não dominam a leitura e a escrita desencadeiam em torno das tecnologias digitais, suas dificuldades, suas conquistas. A pesquisa faz emergir a realidade vivida, e sofrida, por jovens e adultos não alfabetizados, especialmente os profissionais da indústria da Construção Civil, por ser este o setor que emprega maior número de pessoas com baixa ou nenhuma escolaridade, trazendo à tona as lutas diárias que estas pessoas travam com os recursos digitais que estão a sua volta. A pesquisa identifica uma situação de “peleja digital” do não alfabetizado diante das TIC. Os resultados revelam que as salas de aula implantadas nos canteiros de obras, seguem uma proposta didática centrada no analógico e não alcançam a efetividade digital demandada pelos trabalhadoresalunos. Como conclusão, a pesquisa chama a atenção para o perigo das tecnologias serem utilizadas como argumento para uma possível “exclusão” ou incapacidade atribuída aos jovens e adultos não alfabetizados para lidar com os recursos da informação e da comunicação, da mesma forma que durante séculos de educação no Brasil não foram oportunizadas igualdades educacionais básicas que permitissem a universalização da “alfabetização analógica”.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Borges, Veridiana P. "Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização :produção e reconhecimento de morfemas." Universidade Catolica de Pelotas, 2015. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/464.

Full text
Abstract:
Submitted by Cristiane Chim (cristiane.chim@ucpel.edu.br) on 2016-07-22T16:28:09Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Veridiana Borges.pdf: 2609434 bytes, checksum: ae1ab0499ee04eaf382a5e586fba77a5 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-22T16:28:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Veridiana Borges.pdf: 2609434 bytes, checksum: ae1ab0499ee04eaf382a5e586fba77a5 (MD5) Previous issue date: 2015-11-30
The focus of this research was Morphological Awareness, which is the ability to reflect on the morphemes of the language. It was analyzed in data from illiterate children and from children in the literacy process on words whose structures carry, especially, the derivational suffixes -eiro, -ista, -or, the inflectional suffix of gender and the prefixes des- and re-. This study not only focused on the abilities of morpheme production and morpheme recognition but also applied tasks, divided into two main areas: four tasks aimed at morpheme production (Production Task of Lexical Family, Production Task of Words with Agentive Suffixes, Production Task of the Inflection Morpheme of Gender with Pseudo-words, Production Task of Prefixes) and four tasks aimed at morpheme recognition (Recognition Task of Base- Morpheme, Recognition Task of Agentive Suffixes, Recognition Task of the Inflection Morpheme of Gender, Recognition Task of Pseudo-words). Other affixes also became part of the analysis, such as the suffixes -inho and -ão, because of answers to open questions found in the proposed tasks. The corpus was obtained through interviews with 16 children, 8 males and 8 females, divided into two groups: Group 1 - illiterate children, aged 4 and 5 years old; Group 2 - children in the literacy process, aged 6 and 7 years old. Results show the older the children get and the more they advance in the literacy process, the more their Morphological Awareness increases, although it had already been found in the first age group that took part in the study. The children had greater success in morpheme recognition tasks than in production tasks and the data showed that the prefix awareness was more complex than the suffix awareness. Therefore, the acquisition of suffix derivation happens before the prefix one. The data also pointed out levels of markedness among suffixes and prefixes that were reviewed, as well as levels of Morphological Awareness; higher complexity was found in morpheme segmentation.
O foco da presente pesquisa foi a Consciência Morfológica, que é a capacidade de refletir sobre os morfemas da língua. Foi analisada a Consciência Morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização, a partir de palavras em cuja estrutura estão presentes especialmente os sufixos derivacionais -eiro, -ista, -or, o sufixo flexional de gênero e os prefixos des- e re-. Centrado nas capacidades de produção e de reconhecimento de morfemas, o estudo integrou a aplicação de tarefas, divididas nesses dois grandes eixos: quatro foram as tarefas de produção de morfemas (Tarefa de Produção de Família Lexical, Tarefa de Produção de Palavras com Sufixos Agentivos, Tarefa de Produção de Morfema Flexional de Gênero com Pseudovocábulos, Tarefa de Produção de Prefixos) e quatro foram as tarefas de reconhecimento de morfemas (Tarefa de Reconhecimento de Morfema-Base, Tarefa de Reconhecimento de Sufixos Agentivos, Tarefa de Reconhecimento de Morfema Flexional de Gênero, Tarefa de Reconhecimento de Pseudovocábulos). Outros afixos também passaram a fazer parte da análise, como os sufixos -inho e -ão, em razão de respostas a questões abertas presentes nas tarefas propostas. O corpus foi obtido por meio de entrevistas com 16 crianças, sendo 8 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, divididas em dois grupos: Grupo 1 – crianças não alfabetizadas, com idade entre 4 e 5 anos; Grupo 2 – crianças em processo de alfabetização, com idade entre 6 e 7 anos. Os resultados mostraram o crescimento gradual da Consciência Morfológica à medida que aumenta a idade das crianças e o contato com o processo de alfabetização, embora já se mostre presente desde a primeira faixa etária que integrou o estudo. As crianças obtiveram maior sucesso nas tarefas de reconhecimento de morfemas do que nas de produção, e os dados mostraram que a consciência de prefixos se apresentou mais complexa do que a de sufixos da língua, sendo, portanto, a aquisição da derivação sufixal mais precoce do que a prefixal. Os dados também apontaram níveis de marcação entre os sufixos e os prefixos que foram objeto de análise, assim como níveis de Consciência Morfológica, mostrando-se a maior complexidade na segmentação de morfemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moraes, Jaira Coelho. "Brasil alfabetizado e misión robinson : um estudo comparativo acerca das políticas de alfabetização no Brasil e na Venezuela – 2003-2013." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/117779.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa é um estudo comparado entre dois programas de alfabetização de jovens e adultos que tiveram início no ano de 2003: o PBA – Programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido no Brasil, e a Misión Robinson, na Venezuela. A análise destas políticas nos dois países em relação ao momento particular do capitalismo é objetivo principal, e em específico, buscou-se conhecer como se formam os alfabetizadores. O tema aborda a questão do alfabetismo/analfabetismo como um dos problemas sociais que mais atingem a América Latina. No Brasil, temos ainda uma população de quase 14 milhões de analfabetos. A Venezuela foi considerada território livre de analfabetismo em 2005 após ter adotado o método Yo Sí Puedo no conjunto do programa Misión Robinson. Este tema, entretanto, ainda não se esgota. A pesquisa tem como base uma concepção dialética materialista. Nesta concepção a totalidade é resultante das operações de análise dos múltiplos elementos que compõem essa totalidade inter-relacionada em uma rede de conexões. A base de investigação deu-se através de documentos como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, entre outros dispositivos legais, no Brasil. Para a Venezuela, documentos com base na Constituição Bolivariana de 1999, Lei Orgânica de 1980 e outros documentos que versam sobre as missões bolivarianas. Além desses instrumentos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações nos espaços de formação em ambos os países. Desta forma, procuramos demonstrar a tese de que os dois projetos de governo para acabar com o analfabetismo, por estarem relacionados a um projeto societário, enfrentam as contradições do atual momento do capitalismo, de globalização neoliberal. E, com efeito, apresentam aspectos e elementos contraditórios na sua essência que reforçam e dão continuidade ao atual modelo social, econômico, político e cultural excludente que ainda vivemos. Nosso intuito com esta pesquisa é contribuir na formulação de políticas emancipatórias que se reflitam não somente na diminuição das taxas de analfabetismo, como também no nível de qualidade de ensino e aprendizagem dos jovens e adultos. Neste sentido, a pesquisa comparativa é um bom instrumento para a avaliação e promoção do exercício da cidadania e o cumprimento da justiça social.
This research is a comparative study between two youth and adults literacy programs that began in 2003: LBP - Literate Brazil Programme, developed in Brazil, and Misión Robinson in Venezuela. The analysis of these education policies of these two countries regarding the particular moment of the capitalism is the main objective; regarding the specific objective, aims to understand how does the literacy instructors are formed. The topic addresses the literacy / illiteracy issue as one of the problems that most affects Latin America. Brazil still has an illiterate population of nearly 14 million; on the other hand, in 2005 Venezuela was considered an illiteracy-free territory after having adopted the method Yes I Can (Yo Sí Puedo) throughout the Misión Robinson program. However, this is still a subject of intense debate. This research is based on a dialectical materialist conception. In this conception, the totality is resultant of the analysis operations of many elements that compose the totality interrelated in a connection net. We took in consideration as legal grounds resources such as the Federal Constitution of 1988, Education Guidelines and Bases Law of 1996, among other legal documents in Brazil. For Venezuela, the Bolivarian Constitution of 1999, the Organic law of 1980 and other documents that deal with the bolivarian missions. In addition to these instruments, semi-structured interviews and observations were carried out in the training area in both countries. We aim to demonstrate the thesis in which these two governmental projects that look forward to put to an end the illiteracy, being related to a social project, face the contradictions of the current moment of capitalism, the neoliberal globalization. Moreover, there are in their essence contradictory elements and aspects that reinforce and contributes to the continuity of the current social, economic, political and cultural exclusionary system that we still live on.The main goal of this research is to contribute to the formulation of emancipatory policies that will not be reflected just on the decrease of illiteracy rates but also on the teaching and learning quality standard for youth and adults. In this sense, a comparative research is a good instrument to evaluate and promote the exercise of citizenship and the fulfillment of social justice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kozelski, Adriana Cristina. "O método Paulo Freire de alfabetização no Programa Paraná Alfabetizado no município de Palmas : uma presença ausente? / Adriana Cristina Kozelski ; orientador, Peri Mesquida." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2010. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1681.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010
Bibliografia: f. 101-107
Esta pesquisa procurou verificar o nexo existente entre a proposta metodológica do Programa de Governo Paraná Alfabetizado e o método Paulo Freire de alfabetização. Para desenvolvê-la, foi necessário não só fazer uma pesquisa bibliográfica e nos espaços o
This research searched to check the relation between the Government Program Literate Paraná methodological proposal and Paulo Freire#s literation method. To develop this was necessary not just to do a bibliographical research and in the spaces which can b
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tfouni, Leda Verdiani. "Adultos não-alfabetizados : o avesso do avesso." [s.n.], 1986. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/268858.

Full text
Abstract:
Orientador: Angela Kleiman
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-07-16T02:27:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tfouni, Leda Verdiani.pdf: 5050056 bytes, checksum: b6c9c8a0546b1216fc09f76620899652 (MD5) Previous issue date: 1986
Resumo: Este trabalho tem como objetivo tentar explicitar alguns aspectos do funcionamento cognitivo de um grupo de adultos brasileiros não-alfabetizados, através da observação de como usam a linguagem, em situação dialógica, diante de uma tarefa especifica: a compreensão de raciocinios lógico-verbais. Apesar de haverem sido testados em uma situação controlada experimentalmente, a análise das produções verbais dos sujeitos, no entanto, foi efetuada seguindo a metodologia de Análise do Discurso, o que permitiu que fossem considerados como relevantes dados emergentes durante o processo de enunciação, tais como a produção de sincretismos e o uso de modalidades. Apesar de não haver sido encontrada qualquer evidência da existência de raciocinio lógico em populações ágrafas, em estudos trans-culturais anteriores, esta pesquisa revelou alguns sujeitos que demonstraram ter adquirido os atributos cognitivos necessários para a compreensão dos silogismos¿Observação: O resumo, na íntegra poderá ser visualizado no texto completo da tese digital
Abstract
Doutorado
Doutor em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sepúlveda, Francisca Gorete Bezerra. "Educação de jovens e adultos: análise da política e da prática de formação de educadores no Programa Brasil Alfabetizado." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10142.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:32:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisca Gorete Bezerra Sepulveda.pdf: 1474691 bytes, checksum: ee8adf2cf26ff5b7728896c43b86a82e (MD5) Previous issue date: 2009-06-09
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The current research has the objective to analyze the public policies of formation (initial and continuing) of educators for young people and adults, in the Brazilian education scenario. Upon the numerous questions included in several researches on this theme, our curiosity has been focused on the investigation of advances and difficulties on the formation of educators for young people and adults, from 2000 to 2006. To illustrate this matter, we analyzed the Programa Brasil Alfabetizado, (from 2003 to 2006) and the MOVA/Guarulhos, intending on identifying possible advances on the proposals and practices of new educators formation. To comprehend the political and pedagogical relations in this process, to compose our theoretical referential, we based our studies on Beisiegel, Paiva, Haddad, Di Pierro and Freire. This research has taken a qualitative approach. The methodological procedures included bibliography research and analysis of documents. For collecting the field data, semi-structured interviews were made to educators of young people and adults of MOVA/Brasil Alfabetizado in Guarulhos and analysis of literacy and educators formation policies documents of Programa Brasil Alfabetizado. The qualitative analysis of the testimonies, interviews and documents revealed, among other aspects, that the educators formation policy has been registering advances in the pedagogical proposals and the methodological orientations. It was also concluded that progress has been made in the socio-educational actions targeted to learners, in the articulation of educational policies integrated to social policies of the Federal Government. Our analysis has revealed that the principles which orientate the public policies of young people and adults literacy are based on political-pedagogical references of Paulo Freire s philosophy. Thus, it has been concluded that the literacy conception has changed from a limited view of reading, writing and counting, to a wider comprehension, understanding literacy as a political-educational process of insertion of man in the world, aiming transformation. Despite the improvements, it has been noticed that the formation of young people and adults educators still characterizes itself as a fragile process by the fact that those educators remain in a situation of volunteers. It is added to that the severe statement that most of them do not have the teachers formation for being so. It could also be identified a reduction in the time of capacitating practices of those educators as regards to the amount of hours. The time that has been dedicated to capacitating is 30 hours for initial formation and 2 hours for continuing formation, what is, doubtless, absolutely insufficient. For the policies of teacher qualification for young people and adults to ensure greater effectiveness in the process of literacy, given the indications and guidelines for research, it is important to be made serious investment of the government in the training of educators, including, here, the opportunity to that these can be trained in universities
A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as políticas públicas de formação (inicial e continuada) dos educadores de jovens e adultos, no cenário da educação brasileira. Frente aos questionamentos registrados em inúmeras pesquisas sobre esse tema, a nossa curiosidade centrou-se na investigação de avanços e dificuldades na formação dos educadores de jovens e adultos, no período de 2000 a 2006. Para ilustrar essa temática, analisamos o Programa Brasil Alfabetizado (período 2003 e 2006) e o MOVA/Guarulhos, na intenção de identificar possíveis avanços nas propostas e nas práticas de formação desses educadores. Para compreender as relações políticas e pedagógicas no processo de formação dos educadores tomamos como apoio, para compor o nosso referencial teórico, os estudos de Beisiegel, Paiva, Haddad, Di Pierro e Freire. Essa pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluíram levantamento bibliográfico e análise de documentos. Para o levantamento dos dados de campo foram realizadas entrevistas semi estruturadas com educadores de jovens e adultos do MOVA/Brasil Alfabetizado em Guarulhos e análise de documentos das políticas de alfabetização e de formação do Programa Brasil Alfabetizado. A análise qualitativa dos depoimentos, entrevistas e de documentos revelaram, entre outros aspectos, que a política de formação dos educadores registra avanços nas propostas pedagógicas e orientações metodológicas. Constatou-se, também, que houve avanços na ampliação das ações sócioeducacionais destinadas aos alfabetizandos, na articulação de políticas educacionais integradas às políticas sociais do Governo Federal. A nossa análise revelou, ainda, que os princípios que têm orientado as políticas públicas de alfabetização de jovens e adultos, se fundamentam nos referenciais políticopedagógicos do pensamento de Paulo Freire. Verificou-se, assim, que a concepção de alfabetização ampliou-se de uma visão limitada de ler, escrever e contar, para uma compreensão mais abrangente, entendendo a alfabetização como um processo político-educacional de inserção do homem no mundo, visando à transformação. Apesar dos avanços detectados, porém, constatou-se que a formação de educadores de jovens e adultos ainda se caracteriza como um processo frágil pelo fato de esses educadores permanecerem em uma situação de prestadores de serviços voluntários. Acrescente-se a isso a grave constatação de que a maioria deles não dispõe de formação docente para o exercício do magistério. Pode-se identificar, também, um aligeiramento nas práticas de capacitação desses educadores em relação à carga horária. O tempo que tem sido dedicado à capacitação registra 30h para formação inicial e 2h para a formação continuada, o que é, sem dúvida, absolutamente insuficiente. Para que as políticas de qualificação docente de jovens e adultos possam garantir maior efetividade ao processo de alfabetização, atendendo às indicações e orientações das pesquisas, é importante um investimento sério do Poder Público na formação dos educadores, incluindo-se, aí, a oportunidade de que esses possam ser formados em Instituições de Ensino Superior
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Flávia Burdzinski de. "Significação conceitual na alfabetização escolar: um trabalho com projetos no primeiro ano do ensino fundamental." reponame:Repositório Institucional da UNIJUI, 2012. http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1841.

Full text
Abstract:
Em texto dissertativo de nível de Mestrado em Educação nas Ciências, discuto questões referentes à significação conceitual e sua relação na alfabetização escolar, apresentando dados produzidos a partir de instrumento de registro histórico, denominado “Documentação Pedagógica”, de episódios coletados em vídeo-gravações e de situações e fatos correntes junto a uma turma de alunos em período de alfabetização escolar. O trabalho foi desenvolvido pela própria professora da turma e autora dos registros realizados. Objetivou compreender o processo de construção de uma alfabetização significativa, ou seja, a partir do significado dado ao sistema de signo que envolve a alfabetização de crianças e sua relação com a significação de conceitos escolares e do cotidiano que circulam de forma sistemática e intencional na escola. Parte do pressuposto de que nenhuma atividade terá relevância na vida se não for compreendido seu sentido, seu significado, sua importância. Na escrita, quanto maior o significado dado às palavras registradas, maior é o uso que a criança faz dessa ferramenta essencial à inserção cultural, o que consequentemente institui a relevância dessa atividade para a vida. Há muitos estudos sobre alfabetização e significação conceitual na escola, mas pouco tem sido estudado sobre a relação existente entre esses processos, que foi o objetivo central da pesquisa realizada. Constituem o texto dissertativo, em sua primeira parte, a trajetória da pesquisadora no percurso de construção da pesquisa, como os objetivos, a problemática, a relevância do estudo e os caminhos metodológicos. Estes se efetivaram com base na Análise Textual Discursiva e na metodologia do Estudo de Caso do tipo etnográfico. A segunda parte contempla a explicitação de conceitos relacionados a conhecimento escolar, significação conceitual e alfabetização escolar, com realce na abordagem histórico-cultural de base vigotskiana. Na terceira parte são analisados os dados empíricos da pesquisa a partir, principalmente, da Documentação Pedagógica relativa ao Projeto “Viagem de Barco”, desenvolvido com dezesseis alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola de rede particular, do Município de Santo Ângelo –RS – Brasil. Os dados selecionados para discussão foram produzidos a partir de categorias que, ao serem analisadas, produziram proposições que constituem o corpo do terceiro capítulo da pesquisa. De maneira geral pode-se afirmar que a abordagem histórico cultural contribui para pensar a alfabetização de um modo diferente da maioria das discussões na área, pois considera a escrita como um signo complexo que altera as estruturas cognitivas do sujeito, permite desenvolver novos processos mentais e compreende a relação alfabetização/significação conceitual como processo que potencializa uma e outra. Ao conceituar e significar as palavras encontradas em seu contexto de pesquisa, a criança sente a necessidade de escrever e desse modo entende a função da escrita com novos sentidos, evoluindo seu significado. No caminho inverso, o registro escrito amplia o poder e significado das palavras e assim desenvolve conceitos. A pesquisa contribui para o campo educacional na medida em que concebe a alfabetização e a significação conceitual com novos olhares.
192 f.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leme, Andressa Caroline Francisco. "Agora é para alfabetizar, sim ou não? : análise dos discursos especializados sobre a idade certa para iniciar a alfabetização no contexto da ampliação do ensino fundamental para nove anos." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-17102015-183713/.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo efetuar uma análise dos discursos especializados sobre as relações entre a infância e a cultura escolar letrada a partir da perspectiva de Michel Foucault. Mais precisamente, busca-se examinar os discursos sobre a idade mais adequada para o início do processo de alfabetização, que marca a passagem da educação infantil para o ensino fundamental. O interesse pelo tema justifica-se tendo em vista a recente ampliação do ensino fundamental para nove anos, com a antecipação do ingresso no primeiro ano, que passou a ocorrer aos seis anos e não mais aos sete anos de idade. Esse fato gerou uma série de discussões pedagógicas acerca das consequências dessa mudança para as crianças de seis anos, que anteriormente frequentavam a educação infantil e passaram a frequentar o ensino fundamental. A partir do estudo de documentos oficiais e revistas pedagógicas destinados à formação docente, pretende-se identificar os argumentos mobilizados nos discursos para a defesa de uma idade mais indicada para o início do processo de alfabetização. A análise evidenciou que os discursos sobre o tema caracterizam a educação infantil e o ensino fundamental como duas culturas escolares distintas. A educação infantil é concebida como uma etapa da escolarização que tem como propósito favorecer o desenvolvimento infantil espontâneo, de modo que todo aprendizado realizado nessa etapa, inclusive o da leitura e da escrita, deve partir do interesse e da curiosidade das próprias crianças. O ensino fundamental, por sua vez, destina-se à formação do estudante por meio do ensino sistemático das disciplinas escolares definidas no currículo.
This research aims to make an analysis of the specialized discourse on the relationship between childhood and schools literate culture, from Michel Foucault\'s perspective. More precisely, it seeks to examine the speeches on the most appropriate age for the beginning of literacy process, which marks the transition from preschool to elementary school. The importance of this subject is justified in view of the recent expansion of primary education to nine years, with the anticipation of entering the first year, which now occur at six and no more at seven years old. This has raised a number of pedagogical discussions about the consequences of this change for children that are six years old, who previously attended kindergarten and began to attend the elementary school. From the study of official documents and pedagogical journals for teachers training, the analysis intended to identify the arguments deployed in the speeches for the defense of a more appropriate age for the beginning of the literacy process. The analysis showed that the speeches on the subject characterize the kindergarten and elementary school as two different school cultures. Early childhood education is conceived as a stage of schooling that aims to foster the spontaneous child development, so that all learning undertaken at this stage, including reading and writing, should start from the interest and curiosity of the children themselves. The primary school, in turn, is intended for the formation of the student through the systematic teaching of school subjects defined in the curriculum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Slomp, Paulo Francisco. "Conceitualização da leitura e escrita por adultos não-alfabetizados." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1990. http://hdl.handle.net/10183/1428.

Full text
Abstract:
Esta é uma pesquisa piagetiana clássica que se insere na trilha aberta por Emília Ferreiro na área da psicogênese da alfabetização. A questão central investigada é a de saber qual o conhecimento que os adultos nãoalfabetizados possuem do sistema de escrita. Foram entrevistados 35 sujeitos utilizando o método piagetiano de interrogatório clínico. o material empregado estava composto por cupom fiscal de supermercado, bilhete de loteria, calendário, conta de luz, receita médica, nota fiscal padrão, fotos do meio urbano, recortes de revistas, desenhos com legendas, impressos padronizados de anúncios (do tipo "vende-se" , "aluga-se", "é proibido fumar", Solicitava-se o reconhecimento de classificação de textos "legíveis", palavra e da oração, interpretação de textos acompanhados ou não de imagem, realização de cálculos mentais e produção de escrita. Verificou-se que, embora não haja ainda uma compreensão global do funcionamento do sistema alfabético de escrita, os adultos não-alfabetizados apresentam conceitos etc.), entre outros. letras e números, análise ao nível da emissão verbal, passando por aquele que atribui uma letra para cada macro-partição da emissão verbal (sílaba), até o mais aprimorado que detecta então os elementos mínimos da emissão (fonemas) e trata de fazer a correspondência entre letras e fonemas. Este último nível desvenda o modo pelo qual que correspondem a níveis progressivos de desenvolvimento cognitivo. Esses níveis vão desde aquele que ainda não estabeleceu um vínculo entre a escrita e a pauta sonora da pesquisas com crianças pré-alfabetizadas verifica-se que nas há uma identidade estrutural entre crianças e adultos na forma de se apropriar do conhecimento do modo de funcionamento da língua escrita. Os adultos não apresentam as noções mais primitivas manifestadas pelas crianças pois possuem uma boa distinção entre letras e números, Conquistaram a possibilidade de realizar cálculos mentais, compreendem melhor a importância das segmentações do texto, não agridam nomes semanticamente relacionados para interpretar "sobras de texto" na análise de orações, etc. A pesquisa contribui para um melhor entendimento do processo de aprendizagem da leitura e escrita e pode ser utilizada para uma analise crítica dos métodos pedagógicos tradicionais de alfabetizal;ão de adultos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Não alfabetizado"

1

As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB. Editora Universidade de Brasília, 2020. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460220.

Full text
Abstract:
Este livro visa contribuir para uma práxis de alfabetização de jovens e adultos desde uma perspectiva histórico-cultural marxista, adotada pelo Grupo de ensino, pesquisa e extensão em educação popular e estudos filosóficos histórico culturais (Genpex), desde seu projeto original em fins da década de 1980, no Paranoá e Itapoã. Seu foco é sobre a formação, que se prefere nomear constituição, de alfabetizadoras/es e formadoras/es de alfabetizadoras/es, na atividade pedagógica de elaboração de texto coletivo em sala de aula, como parte de um processo alfabetizador mais amplo, que se dá nas etapas de planejamento coletivo, execução do planejamento e avaliação do trabalho executado. O objetivo deste trabalho é iluminar o processo de elaboração de texto coletivo com base nas significações que alfabetizandas, alfabetizadoras, estudantes e professoras/es universitários/as constroem sobre a atividade ao nela se engajar durante um determinado tempo. Para isso, foram realizadas entrevistas com essas/es atoras/es e procedidas análises coletivas em várias rodadas de leitura e interlocução sobre os textos transcritos. Como principais achados tem-se que o texto coletivo se constitui nas relações sociais de contradição (avanços e recuos, acordos e desacordos) nos vários ambientes educativos numa perspectiva dialógica-dialética-transformadora. Sua elaboração é, ao mesmo tempo, produto e procedimento metodológico. Possibilita o dessilenciamento das alfabetizandas, alfabetizadoras, dirigentes do movimento popular, professoras, estudantes e demais atoras/es. Assim, a ampliação da compreensão sobre o texto coletivo revela as várias fases do seu movimento de constituição e de seus desdobramentos no processo alfabetizador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ALMEIDA, L. S., R. L. MONTEIRO, and E. C. F. LUQUETTI, eds. Alfabetização: desafios e possibilidades da docência no século XXI. Libroe, 2021. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-995908-0-1.

Full text
Abstract:
É inegável entre os profissionais da educação que a alfabetização é uma das fases de mais profunda importância na vida escolar. Freire (2001) aponta esse processo como essencial para a vida plena em sociedade, tornando-se, a alfabetização, elemento fundamental para o exercício da cidadania. Nesse contexto, aprender a ler e escrever significa tornar-se conhecedor de uma cultura, ao mesmo tempo em que se adquirem habilidades para contribuir na construção e manutenção da cultura. E nessa perspectiva, uma das principais funções da escola é de preparar cidadãos para um mundo letrado, para lidar com diferentes tipos de textos e contextos de interação linguística. Portanto, fomentar discussões nesse campo, bem como as implicações que se apresentam em determinados períodos históricos, torna-se essencial para o vislumbre de novas perspectivas no contexto da alfabetização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mendes, Leonel Vicente. A escolarização e a formação de quadros nas regiões libertadas da Guiné-Bissau: Uma perspectiva histórica (1963-1973). Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-456-2.

Full text
Abstract:
A partir de uma perspectiva histórico-crítica, o presente livro permitirá ao leitor compreender o processo de escolarização e a formação de quadros nas regiões libertadas da Guiné-Bissau, durante a luta armada da libertação nacional entre o período de 1963-1973, data que marca o início e o fim da luta armada contra o colonialismo português. As regiões libertadas constituíram pequenos espaços geográficos fora do domínio colonial que eram administradas política e militarmente pelo PAIGC. As escolas construídas naquelas regiões, que abrangiam quase dois terços do território nacional, desempenharam um papel fundamental no processo de alfabetização, emancipação social e política da população guineense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Maísa G. Iniciação Científica de Jovens Pesquisadores: uma coletânea Ciência Viva. Editora Colab, 2021. http://dx.doi.org/10.51781/97865869201470.

Full text
Abstract:
A Alfabetização Científica, por meio do desenvolvimento da Iniciação Científica, com alunos pesquisadores da Educação Básica, é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos, onde possam experimentar e fazer ciência, além de viabilizar integração e troca de experiências entre estudantes pesquisadores e professores orientadores, culminando em suas descobertas científicas. Tais produtos científicos são divulgados em eventos científicos, que representam uma ferramenta de promoção da cultura científica, da experimentação, da disseminação e da popularização do conhecimento, instigando a criatividade, a inovação e o uso de novas tecnologias. Nessa direção, a obra Iniciação Científica de Jovens Pesquisadores: uma Coletânea Ciência Viva, foi organizada com o intuito de reunir pesquisas realizadas por estudantes da Educação Básica que tiveram destaque no desenvolvimento e apresentação dos seus trabalhos no Ciência Viva, evento científico promovido pelo Museu Dica, do Instituto de Física, da Universidade Federal de Uberlândia. Essa obra busca incentivar as habilidades dos alunos pesquisadores, e dos professores orientadores no campo da pesquisa, abrindo oportunidade para instigar o desenvolvimento da curiosidade científica, em suas dimensões biológica, histórica, social e cultural, considerando os questionamentos que nascem das experiências, expectativas e estudos teóricos dos projetos dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Não alfabetizado"

1

AUGUSTO OLIVEIRA DOURADO, DIEGO, and CECILIA DE FATIMA CASTELO BRANCO RANGEL DE ALMEIDA. "ALFABETIZAÇÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA: CONCEITOS E PERSPECTIVAS NAS ÁREAS DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.071.

Full text
Abstract:
A BOTÂNICA É UMA DAS GRANDES ÁREAS DA BIOLOGIA, SEU ESTUDO PERMITE A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DOS VEGETAIS PARA A VIDA NO PLANETA E UMA MAIOR CONSCIÊNCIA SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS. MESMO ASSIM, É VISTA PELOS ALUNOS COMO DESINTERESSANTE, TEDIOSA E DIFÍCIL. INÚMEROS ARTIGOS BUSCAM MANEIRAS DE RESOLVER OS PROBLEMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E APROXIMAR A CIÊNCIA DOS ALUNOS, FORNECENDO SUBSÍDIOS E METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA INSTRUMENTALIZÁ-LOS PARA UMA VIDA EM SOCIEDADE. SENDO ASSIM, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO, BUSCANDO A COMPREENSÃO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS E DAS INTER-RELAÇÕES EXISTENTES. A INICIAÇÃO CIENTÍFICA APROXIMA OS ALUNOS DAS CIÊNCIAS, DO FAZER CIENTÍFICO, DE SEUS MÉTODOS, INTERROGAÇÕES, FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, EXPERIMENTOS E IDEIAS. UMA PESSOA ALFABETIZADA CIENTIFICAMENTE TEM MELHORES CONDIÇÕES DE UTILIZAR CONCEITOS CIENTÍFICOS NA TOMADA DE DECISÕES RESPONSÁVEIS QUE INTEGREM VALORES E DE PARTICIPAR, PROATIVAMENTE, NA SOCIEDADE EM QUE VIVE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Daniela dos Santos, and Denise Dias de Carvalho Sousa. "ALFABETIZAR BRINCANDO NÃO É BRINCADEIRA." In Educação: Atualidade e Capacidade de Transformação do Conhecimento Gerado 10, 178–88. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.72220110819.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

AGUIAR, Lívia Amanda Andrade de, Lidiane de Melo MEDEIROS, Sammya Danielle Florencio dos SANTOS, Débora Deyse Buás RAMOS, Priscila Eduarda Dessimoni MORHY, Raimundo Nonato Brilhante de ALENCAR, and Augusto FACHÍN-TERÁN. "SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TEATRO DE FANTOCHE NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CRIANÇAS." In PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO AMAZONAS. RFB Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558891390.5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

NUNES DE OLIVEIRA, DIANA, HENRIQUE ROGÉRIO ROCHA DA CRUZ, and WELLISON RAFAEL DE OLIVEIRA BRITO. "COLEÇÕES BOTÂNICAS: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.151.

Full text
Abstract:
NESTE ESTUDO ABORDAMOS A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO UMA ESTRATÉGIA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA PELA EDUCAÇÃO. O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA FOI UTILIZAR COLEÇÕES BIOLÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS, AMAZONAS. OS ESTUDANTES PARTICIPARAM DE DIVERSAS ATIVIDADES COMO EXCURSÃO AO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA, IMPLEMENTAÇÃO DE UMA COLEÇÃO BIOLÓGICA VIVA, VISITAS AO HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, COLETA DE MATERIAL BOTÂNICO E CONFECÇÃO DE EXSICATAS. COM O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, OS ESTUDANTES APRENDERAM A ELABORAR RELATÓRIOS COM BASE NA METODOLOGIA CIENTÍFICA, PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DO NOME CIENTÍFICO NA IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES, BEM COMO COMPREENDERAM O QUE SÃO E QUAL A FUNÇÃO DAS COLEÇÕES BIOLÓGICAS, SOBRETUDO DAS COLEÇÕES BOTÂNICAS. COM ISSO, INCENTIVAMOS A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES AINDA NO ENSINO MÉDIO, COM A PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A VIDA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bacila, Maria Silvia. "O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e a formação continuada do professor alfabetizador." In Educação no Século XXI - Volume 45 – Gestão Pedagógica e Docência. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-177-7.cap.16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Belache, Fabielle Souza, and Thaís Nascimento Pereira. "Alfabetização e o método Fonovisuoarticulatório." In Educação no Século XXI – Volume 19. 10.5935, 2019. http://dx.doi.org/10.5935/978-85-7042-115-9.cap.08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cacemiro, Zulmira Ferreira de Jesus, and Valdilene Zanette Nunes. "NARRATIVAS DE MIGRANTES: EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO “NÃO ESCOLAR”." In Epistemologia e Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas 2, 1–17. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5262108031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Monteiro, Solange Aparecida de Souza, Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Maria Regina Momesso, Valquiria Nicola Bandeira, Carlos Simão Coury Corrêa, Andreza de Souza Fernandes, Monica Soares, and Vanessa Cristina Scaringi. "CRIANÇA COM DISLEXIA: LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO." In Perspectivas e Processos da Alfabetização, 42–49. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5641923125.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brito, Elisiany dos Santos, Francinete Braga Santos, and Cristiane Álvares Costa. "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL." In Educação e Tecnologias: Experiências, Desafios e Perspectivas 4, 93–98. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9561919116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

DE GASPI, SUELEN, CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA MAGALHÃES JÚNIOR, and LUCIANI DE OLIVEIRA. "ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE “BIOLOGIA” POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.064.

Full text
Abstract:
O ATUAL CENÁRIO GLOBALIZADO, IMPÕE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO A PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES QUE SEJAM CAPAZES DE RELACIONAR A CIÊNCIA AO MUNDO EM QUE VIVEM. ESTA PREOCUPAÇÃO DEVE NORTEAR OS CURRÍCULOS DAS DIVERSAS DISCIPLINAS ESCOLARES, DENTRE AS QUAIS, A BIOLOGIA. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO SITUADO NO OESTE DO PARANÁ, A PARTIR DO TERMO INDUTOR “BIOLOGIA”, POR MEIO DA ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. OS RESULTADOS PERMITIRAM IDENTIFICAR QUE OS ALUNOS ASSOCIAM A BIOLOGIA A CONCEITOS ESPECÍFICOS CURRICULARES, NÃO CORRELACIONANDO-A AS RELAÇÕES CIENTÍFICAS OU EVENTOS PRESENTES NO COTIDIANO, INDICANDO A NECESSIDADE DE UM ENSINO QUE ENFATIZE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA QUE RELACIONE OS CONTEÚDOS DISCIPLINARES AO MUNDO EM QUE VIVEMOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Não alfabetizado"

1

Renata M. Gobbo, Maria, Cinthyan R. Sachs C. Barbosa, and Fernanda Mafort. "Interfaceando com o Espectro Autista." In XVII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2018. http://dx.doi.org/10.5753/ihc.2018.4191.

Full text
Abstract:
Crianças com Transtorno no Espectro Autista (TEA) apresentam, em algum grau, déficits na comunicação, comportamento e interação social. Jogos têm sido utilizados para ajudá-las nessas questões. Porém, pouca atenção é dada na alfabetização de crianças com TEA e isso reflete também nos jogos com esse propósito. Conceitos de acessibilidade e design interativo são deixados de lado na interação entre usuários autistas e tais aplicativos, o que acaba prejudicando a eficácia dos jogos, principalmente na questão da alfabetização. Este trabalho aborda o desenvolvimento de um jogo que foi criado não apenas para alfabetizar crianças no espectro autista, mas também para familiarizá-las com atividades de autocuidado e higiene pessoal (chamadas de Atividades de Vida Diária - AVDs), através de PECS (Pictures Exchange Communication System).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

L. S. S., A. "É TUDO NO DEDÃO! CONSTRANGIMENTOS VIVIDOS POR ADULTOS NÃO ALFABETIZADOS – OS SUJEITOS DA EJA." In ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/paulofreire-2018-89621.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

COUTINHO, SORAYA PAULA FRANCINETH SOUZA, DANIELE DOROTÉIA ROCHA DA SILVA DE LIMA, and Elizabeth Orofino Lucio. "ALFALETRA PARÁ: NO CURRÍCULO ALFABETIZADOR." In Seminário Nacional de Educação Básica. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/110659.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Heisler, Nadine, and Sabrina Vieira Da Luz. "Uso de Jogo Online no Apoio ao Processo de Alfabetização Infantil: Programa Domlexia." In IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e). Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2019.8940.

Full text
Abstract:
O presente trabalho descreve uma proposta de um jogo online de apoio à alfabetização para crianças com risco de dislexia com base na consciência fonológica. O programa Domlexia formulado para ser utilizado com toda a turma de 1º ano do Ensino Fundamental também integra uma atividade de avaliação em cada etapa de jogo, que permite um acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e traça um perfil do progresso da alfabetização. Foi realizado um piloto de aplicação do jogo em duas turmas de alfabetização e os resultados demonstraram melhora nos testes de consciência fonológica após um mês de uso do jogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Magale, and Jutta Cornelia Reuwsaat Justo. "Alfabetização Científica em práticas pedagógicas na formação inicial de professores dos anos iniciais." In I Congreso Internacional de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional, 2019. http://dx.doi.org/10.15359/cicen.1.30.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo identificar indícios de alfabetização científica nas práticas planejadas e realizadas, em escolas de anos iniciais, por alunas do Curso Normal de Aproveitamento de Estudos Noturno, aliadas a processos integrados de ciências e alfabetização, assim como às habilidades constantes da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, analisam-se onze práticas pedagógicas, considerando os relatórios das alunas sobre as atividades realizadas durante a prática docente. Os resultados foram apresentados em um quadro, no qual se destacam os processos integrados de ciências e alfabetização verificados nas práticas. Um exemplo de uma prática integradora é descrito. Evidenciou-se atividades que contemplaram as habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Identificou-se a possibilidade de desenvolvimento da alfabetização científica por meio de processos integrados de ciências e alfabetização, quando esta é desenvolvida e aplicada desde a formação inicial dos professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

A. O. R., S. M. "NÃO DEIXE MORRER MINHA ESPERANÇA: PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS." In ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/paulofreire-2018-89631.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Morais, Anderson Melo de, Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira, Jaíne Santos, and Robson De Oliveira. "Proposta de uma Ferramenta Tecnológica Focada no Auxílio na Educação de Jovens e Adultos." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.01.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a proposta de desenvolvimento da ferramenta EJA Conectada, criada para uso em sala de aula como auxílio as práticas pedagógicas do professor, contribuindo, no processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ferramenta é baseada no método de alfabetização de Paulo Freire que considera os alunos com suas experiências de vida e formas de conhecimento do mundo letrado. São apresentados os diversos tipos de conteúdo, organizados em módulos, com atividades interativas que permitem ao aluno praticar as habilidades de leitura, compreensão e produção de textos, assim como os recursos de design utilizados na programação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Aires, Samanta, Ynessa Santos, Maria Aparecida Alves de Andrade, Lucineide Araújo, and Charles Madeira. "Chute Certo: Um Jogo Digital Educativo para Auxiliar no Processo de Alfabetização." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.753.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o jogo digital educativo Chute Certo que tem por objetivo auxiliar no processo da alfabetização de crianças entre 5 e 8 anos. Um protótipo do jogo foi desenvolvido e validado com alunos em uma escola da rede pública de ensino, apresentando resultados positivos na garantia do treino das habilidades de leitura esperadas para o nível. O jogo se insere no grupo de jogos digitais planejados especificamente para alfabetização de crianças e difere-se de outros trabalhos similares por incorporar o usuário em uma atmosfera de jogo de futebol, que culturalmente desperta o interesse nas crianças brasileiras, e apresenta o conteúdo de treinamento da leitura através da formação de sílabas e da associação de verbetes com figuras apresentadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dantas, Emerson, Ana Paula De L. Borges, and Ayla Dantas. "Avaliando a Utilização do Aplicativo AppAlpha no Processo de Alfabetização de Adultos." In IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e). Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2019.8894.

Full text
Abstract:
Visando tornar mais dinâmico o processo de alfabetização, uma estratégia que vem sendo adotada é a utilização de Objetos de Aprendizagem (OAs). Neste artigo, é apresentado um desses OAs, o AppAlpha, e sua avaliação. Esse OA procura exercitar a conexão entre som e letra através de um jogo da forca, trabalhando também a soletração de palavras. Para poder avaliá-lo, o OA foi utilizado por alunos adultos e professores com o propósito de obter seu feedback, considerando como pontos de observação a sua aceitação, facilidade de uso e suas funcionalidades. A partir das opiniões dos mesmos, foi possível perceber uma grande aceitação dos dois grupos que participaram do estudo, o que mostra que o AppAlpha tem potencial para apoiar o processo de alfabetização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva de Alcântara, Amanda, Maria Eduarda Correia dos Santos, and Denis Rocha Calazans. "CARTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E ATIVIDADES LÚDICAS." In VI Congresso internacional das lincenciaturas. Instituto internacional despertando vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.ivcointerpdvl.2017.00084.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography