Academic literature on the topic 'Natura - Sustentabilidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Natura - Sustentabilidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Natura - Sustentabilidade"

1

Sólio, Marlene Branca. "Comunicação organizacional e sustentabilidade." ALCEU 18, no. 36 (June 10, 2018): 70–90. http://dx.doi.org/10.46391/alceu.v19.ed36.2018.105.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende refletir sobre o cenário social, político e econômico contemporâneo, relacionando-o ao sensível avanço tecnológico e à crescente influência de empresas/organizações/corporações sobre o comportamento da sociedade. Considera especialmente o período delimitado entre a segunda metade do século XX e os dias atuais, elegendo como objeto de análise o Relatório de Sustentabilidade 2014 e o site da empresa Natura, uma das 0 selecionadas no ranking Maiores e Melhores promovido pela revista Exame. A pesquisa busca, a partir das 10 heurísticas de Nielsen, analisar principalmente aspectos de usabilidade do mencionado relatório, relacionando a presença ou não dessa característica ao esforço da empresa, no sentido de promover interatividade com seus públicos, princípio básico de uma empresa que contempla ações de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Andreina Del Carmen Camero de, Eliza Pinto Narciso Saltarelli, and Sabrina Soares da Silva. "A COLONIZAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE: ANÁLISE DO DISCURSO DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS DA NATURA COSMÉTICOS." Revista de Gestão Social e Ambiental 14, no. 1 (June 16, 2020): 18–37. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v14i1.2139.

Full text
Abstract:
O conceito de sustentabilidade ganhou destaque no ambiente corporativo nos últimos anos, o que não significa necessariamente que as empresas assumam todos os seus fundamentos. O discurso de sustentabilidade, sendo cooptado pelo capitalismo, torna-se uma ferramenta de marketing. A cooptação de pensamentos alternativos pelo capitalismo, como a sustentabilidade, é mantida pela colonialidade, por meio de discursos hegemônicos que reproduzem e reforçam estruturas institucionais, políticas, econômicas, culturais e de poder. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar o discurso de sustentabilidade em peças publicitárias da Natura Cosméticos a partir das quatro dimensões da colonialidade. As análises evidenciam que os enunciados pretendem destacar características e valores, de modo a persuadir o consumidor a comprar e utilizar os produtos da marca. Ocorre o silenciamento de alguns aspectos, tais como a exploração da natureza, a mercantilização de recursos naturais, os impactos ambientais do extrativismo, e as exigências de padrões de beleza, os quais podem ser relacionados às quatro dimensões da colonialidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Raphaelly Antunes, Romário Carlos Martins, and Paulo Henrique Paulista. "ESTUDO DE CASO NA EMPRESA NATURA: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO." Revista Univap 22, no. 40 (April 18, 2017): 768. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1565.

Full text
Abstract:
Muitas entidades procuram seguir políticas como termos sustentáveis para chamar a atenção dos indivíduos e obter maior lucratividade sob seus concorrentes onde organizações que se certificam como sustentável possui maior viabilidade no mercado em que atua. Pensar em sustentabilidade é optar por atividades que não explore o meio ambiente e não agrida as gerações futuras. Sendo assim, neste presente trabalho adotaremos o tema sustentabilidade empresarial da empresa Natura e suas atividades sustentáveis que criam valor para a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Homero Junior, Paulo Frederico, and Alexandre de Pádua Carrieri. "Desenvolvimento sustentável e trabalho precário no relato integrado da Natura: pensando um contrarrelato." Organizações & Sociedade 27, no. 93 (June 2020): 199–215. http://dx.doi.org/10.1590/1984-9270932.

Full text
Abstract:
Resumo A incorporação do(s) conceito(s) de sustentabilidade aos discursos empresariais tem se caracterizado como um movimento ideológico voltado à legitimação do poder das grandes corporações. Em 2010 o International Integrated Reporting Committee (IIRC) foi organizado com o propósito de criar uma diretriz globalmente aceita para a contabilização da sustentabilidade. Como as teorias da legitimidade apontam que a comunicação desempenha um papel central nos processos de legitimação, neste artigo comparamos a representação da força de trabalho das revendedoras de cosméticos nos relatórios corporativos de 2015 da Natura Cosméticos S/A, uma das corporações brasileiras mais engajadas nas iniciativas do IIRC, aos resultados de pesquisas acadêmicas independentes. Com isso propomos um contrarrelato, ou seja, um discurso a respeito do desempenho organizacional produzido por atores que sejam independentes da gestão da organização. Corroborando o entendimento do IIRC como um empreendimento interorganizacional para legitimar uma definição de sustentabilidade que seja amigável aos negócios, argumentamos que, em seu relato integrado, a Natura celebra a exploração de trabalho precário como uma contribuição para o desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pires, Fernanda Mendes, and André Luiz Fischer. "INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DE PESSOAS E ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE: O CASO NATURA." Revista de Gestão Social e Ambiental 8, no. 1 (September 10, 2014): 54. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v8i1.831.

Full text
Abstract:
A crescente importância que a questão do desenvolvimento sustentável vem ganhando na sociedade e no debate acadêmico impulsiona as organizações a introduzi-la em suas estratégias e práticas de gestão. O tema vem tomando a agenda de executivos e empresas, gerando um movimento que merece a reflexão da pesquisa organizacional. Este estudo busca contribuir com essa análise adotando a perspectiva da gestão estratégica de pessoas. Propõe-se verificar se ocorrem mudanças significativas nas políticas e práticas de gestão de pessoas das empresas que incorporam a sustentabilidade em sua estratégia de negócios. Para isso realizou-se um estudo de caso em uma empresa reconhecida no Brasil por vincular sua imagem e estratégia de negócio com o desenvolvimento sustentável, a Natura. Os principais achados demonstram que a área de recursos humanos é chamada a atuar como importante protagonista da busca por este posicionamento estratégico. Algumas das suas políticas e práticas são adaptadas à nova estratégica, tais como: a gestão de desempenho, a seleção, a remuneração e o processo de sucessão. Estas mudanças comprovam teses da perspectiva contingencial de gestão estratégica de RH, demonstrando que a empresa procura estruturar e alinhar seu sistema de gestão de pessoas ao seu intento estratégico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rech, Mariliza, Débora Gomes de Gomes, Valmor Reckziegel, and Marcos Antônio de Souza. "Práticas sustentáveis voltadas à Green Logistic: Estudo multicaso em empresas de cosméticos." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 18, no. 3 (December 16, 2019): 419–46. http://dx.doi.org/10.18593/race.20170.

Full text
Abstract:
Este estudo aproxima os temas de sustentabilidade e Green Logistic, com o objetivo de analisar quais práticas de sustentabilidade, voltadas à Green Logistic, são evidenciadas pelas três maiores empresas de cosméticos atuantes no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo básico, multicaso, descritivo e documental, com abordagem qualitativa, por meio de análise de conteúdo dos relatórios de administração e de sustentabilidade, dos exercícios sociais de 2014 a 2018, das empresas Avon, o Boticário e Natura. Os resultados da pesquisa demonstraram que as três empresas analisadas evidenciam práticas de sustentabilidade voltadas à Green Logistic, especialmente com relação à redefinição de processos, de toda a cadeia produtiva e de distribuição; redução de gases de efeito estufa; uso de outros modais de transporte; parcerias com transportadoras, cadeia de fornecimento, operadores logísticos e terceiros; redução e otimização na distribuição dos produtos; logística reversa; e redução das pegadas de carbono.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves, Ana Paula Ferreira, Gabriele Volkmer, and Marcio Luis Miron Jappe. "A geração de valor como um fator-chave à sustentabilidade: o caso de uma empresa brasileira." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 2, no. 1 (September 28, 2014): 96. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2015.v2ed11601.

Full text
Abstract:
Lidar com a escassez de recursos naturais, as desigualdades sociais e outros desafios socioambientais faz parte da história da humanidade. A partir da década de 70, o debate sobre as questões socioambientais aumentou, evidenciando um “paradigma da sustentabilidade”, onde as preocupações com o meio ambiente e com a sociedade foram traduzidas em mudanças, a nível cultural, governamental e empresarial. Esse paradigma considera que as questões de sustentabilidade tornaram-se condição sine qua non para que as empresas existam no mercado. No entanto, as diferentes perspectivas têm dado espaço para várias abordagens a serem seguidas, distribuídas entre dois extremos: uma abordagem para “poupar recursos”; e, o outro, uma abordagem para “utilização dos recursos de forma sustentável”. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar os resultados da abordagem de “utilização dos recursos de forma sustentável” sobre a geração de valor de uma empresa. Para tanto, dados secundários foram avaliados para investigar o caso da Natura S/A. Os resultados confirmam a premissa que a “utilização dos recursos de forma sustentável” leva ao desenvolvimento de novos processos e produtos, melhorando o desempenho da firma, e, assim, gerando mais valor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Voges, Claúdia, Cleber Broietti, and Suliani Rover. "Disclosure ambiental dos relatórios corporativos da empresa Natura à luz da teoria da divulgação voluntária." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 13, no. 2 (July 2, 2021): 100–120. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2id21751.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o nível de disclosure ambiental dos relatórios de sustentabilidade da Natura Cosméticos S.A., no período de 2001 a 2019, à luz da Teoria da Divulgação Voluntária. Metodologia: Utiliza a metodologia desenvolvida por Clarkson et al. (2008) para coleta e análise dos dados. Estes autores desenvolveram o índice de avaliação do nível da divulgação voluntária sobre políticas, desempenho e insumos ambientais que são divididos em 29 itens de divulgação hard e 16 itens de divulgação soft. Resultados: Os itens de divulgação hard e soft do disclosure oscilaram no período analisado. A nota máxima obtida pela empresa foi 59 (dentre os 95 pontos possíveis), alcançada no ano de 2013, no relatório dos indicadores da GRI. Cabe destacar que nos itens hard, a variação do nível de evidenciação foi de 9% a 49%, enquanto nos itens soft, a empresa obteve variação de 19% a 88%. Contribuições do Estudo: A contribuição prática e teórica da pesquisa está vinculada à evidenciação ambiental de uma grande empresa nacional envolvida com o meio ambiente, além de incrementar a literatura de divulgação ambiental nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carmo, Ana Paula Cantarino Frasão do, Betzabeth Slater Villar, Daniela Bicalho, Flavia da Silva Miguel, Flavia Schwartzman, and Rosana Maria Nogueira. "Modos de organização e desafios da participação dos Agricultores Familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar." Segurança Alimentar e Nutricional 28 (April 9, 2021): e021016. http://dx.doi.org/10.20396/san.v28i00.8659189.

Full text
Abstract:
Introdução: A venda dos produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) representa uma experiência que favorece a sustentabilidade alimentar. Objetivo: Descrever os alimentos fornecidos ao PNAE e caracterizar a venda do agricultor familiar segundo organização produtiva, considerando estabelecimento familiar e apoio institucional e técnico, nos municípios do estado de São Paulo. Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado entre 2012 e 2013 com 110 agricultores que forneceram alimentos para 16 municípios do PNAE no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados e para a análise foram utilizadas estatística descritiva e teste de McNemar. Resultados: Houve prevalência no fornecimento de alimentos in natura pelos agricultores familiares; e aumento das vendas para mercados institucionais, após a vigência da Lei no 11.947/2009. A falta de apoio institucional e de assistência técnica foram as dificuldades mais prevalentes para os agricultores. Conclusão: A agricultura familiar é uma fonte de acesso a alimentos in natura para o PNAE contribuindo para um cardápio escolar saudável, com alimentos frescos e locais. Os fatores que mais dificultam a venda da agricultura familiar para o PNAE são a necessidade de apoio técnico e institucional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barden, Júlia Elisabete, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, Bruno Nonnemacher Buttenbender, and Gustavo Rodrigo da Silva. "Pegada hídrica da produção de leite in natura: uma análise das principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul." Revista de Administração da UFSM 10 (December 1, 2017): 117. http://dx.doi.org/10.5902/1983465925413.

Full text
Abstract:
Tendo em vista a importância econômica e social da produção de leite in natura para o Rio Grande do Sul, torna-se relevante avaliá-la sob o ponto de vista da sustentabilidade ambiental. Uma das formas para isso é por meio da estimativa da pegada hídrica para as produções pecuárias, que contribui tanto para o conhecimento sobre o consumo de água utilizada quanto para a promoção da gestão e da conservação desse recurso. Diante disso, o objetivo deste trabalho é estimar a pegada hídrica da produção do leite in natura para as principais regiões produtoras de leite no Rio Grande do Sul: 77 municípios que integram os Coredes Fronteira Noroeste, Produção e Vale do Taquari. Para tanto, foi utilizada uma metodologia padrão para estudos dessa natureza, sendo os dados coletados de diferentes fontes: do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2014) no que concerne à produção de leite e à quantidade de vacas ordenhadas; e da literatura consolidada no que diz respeito a parâmetros preestabelecidos. Os resultados indicam que, quanto mais produtivo for o rebanho, maior é a sua capacidade de conversão em relação à transformação do alimento consumido em produto final, o que significa que, quanto maior for a produtividade de leite, menor será a sua pegada hídrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Natura - Sustentabilidade"

1

Rodrigues, Priscila Westphal. "O design estratégico na representação da sustentabilidade das embalagens Natura Ekos." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2014. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3424.

Full text
Abstract:
Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-05-05T13:38:40Z No. of bitstreams: 1 Priscila Westphal Rodrigues.pdf: 26637362 bytes, checksum: 3a33013e0628ae15f41eecd63f1d44b8 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-05T13:38:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Westphal Rodrigues.pdf: 26637362 bytes, checksum: 3a33013e0628ae15f41eecd63f1d44b8 (MD5) Previous issue date: 2014-08-20
Nenhuma
A embalagem é um dispositivo midiático que serve como um canal de transmissão de mensagens para diferentes camadas sociais no cotidiano e que pode contribuir para aprendizagem de uma cultura de consumo mais sustentável, intensificando por meio do design as suas diversas finalidades, entre elas: conter, proteger e identificar o produto. Considerando os aspectos comunicacionais da embalagem, entende-se que ela é integrada à identidade de um produto e influencia na decisão de compra dos indivíduos. O designer pode explorar estrategicamente os significados simbólicos para o desenvolvimento de representações gráficas tanto no nível informacional quanto no nível simbólico. Como objetivo geral deste trabalho, busca-se investigar como o Design Estratégico pode potencializar os efeitos de sentido a partir das percepções sobre a sustentabilidade das embalagens dos produtos da Natura Ekos. Para tanto, estabelecem-se como objetivos específicos: a) investigar e problematizar o Design Estratégico na perspectiva da sustentabilidade; b) explicitar as estratégias de design emitidas pela Natura nas embalagens da linha de produtos Natura Ekos; c) analisar as embalagens de cosméticos Natura Ekos de castanha e buriti a partir da teoria da significação baseada em Barthes e Bourdieu; d) propor diretrizes projetuais para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis que potencializem os efeitos de sentido. Como método, utilizando-se de pesquisa exploratória, investigam-se as percepções dos indivíduos com base nos grupos focais de usuários de produtos Natura Ekos, não usuários de produtos Natura Ekos, designers e especialistas na área ambiental ou social. Como resultados, apresentam-se as percepções estratificadas dos participantes dos grupos focais com base na teoria da significação e do Design Estratégico, operando na complexidade das representações de sustentabilidade das embalagens, no nível metalinguístico como ponto de integração entre o metaprojeto, a sustentabilidade e a significação. A partir dos resultados da pesquisa, apontam-se cinco diretrizes projetuais para a criação de sistemas produto-serviço para potencializar os efeitos de sentido das representações gráficas que remetem à sustentabilidade: 1) criando a sustentabilidade; 2) gerando as estratégias de sustentabilidade; 3) reconhecendo as informações; 4) reconhecendo os materiais; 5) repensando as formas do design.
The packaging is a media device that serves as a channel of message transmission for different social strata in daily life and can contribute for the learning of a more sustainable consumption culture, intensifying through design their various purposes, among them: contain, protect and identify the product. Considering the communicational aspects of the packaging, it is understood that it is integrated into a product’s identity and it influences in the individuals’ purchase decision. The designer can strategically explore the symbolic meanings to the development of graphic representations both in informational level as in the symbolic level. As a general objective of this work, it is sought to investigate how Strategic Design may potentiate the effects of meaning from the perceptions about the sustainability of the packaging of the Natura Ekos products. For this, it is established as specific objectives: a) investigate and discuss the Strategic Design from the sustainability perspective; b) explicit the design strategies issued by Natura on the packaging of Natura Ekos line of products; c) analyze the cosmetic packaging of Natura Ekos chestnut and buriti from the signification theory based on Barthes and Bourdieu; d) propose project guidelines to the development of sustainable packaging that enhance the effects of meaning. As a method, using exploratory research, it is investigated the individuals’ perceptions based in the focus groups of users of Natura Ekos products, non-users of Natura Ekos products, designers, and experts in environmental and social area. As results, it is presented the perceptions that were stratified from the focus groups’ participants based in the signification theory and in the Strategic Design, operating in the complexity of sustainability representations in the packaging, in the metalinguistic level as integration point between the metaproject, sustainability and signification. From research results, it is pointed five project guidelines for creating product-service systems to enhance the sense effects of graphic representations that relate to sustainability: 1) creating the sustainability; 2) generating the sustainability strategies; 3) recognizing the information; 4) recognizing the materials; 5) rethinking design forms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Ester Junia da. "Natura: estratégias argumentativas para construção de uma imagem ligada à sustentabilidade." Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. http://hdl.handle.net/1843/LETR-97PLVN.

Full text
Abstract:
Ce travail a pour objectif danalyser le contenu publié sur le site de lentreprise Natura Cosméticos, à la page « Sobre a Natura », sur la période de janvier à mars 2012. Le but est de comprendre de quelle manière la Naturasappuie sur le développement durable pour construire son image et quelles ressources argumentatives sont utilisées à cette fin. Pour lélaboration de cette étude, nous utiliserons la Théorie Semiolinguistique développée par Patrick Charaudeau, car elle rend possible une compréhension du discoursdans les domaines linguistiques et extralinguistiques. Nous aurons aussi comme support les études de largumentation pour mieux comprendre le processus de construction de limage de soidans le discours. La proposition est de disserter sur la relation entre les entreprises et le développement durableen ayant pour but doffrir une plus grande compréhension de notre objet danalyse, en plus daborder la question dinternet et des sites corporatifs pour comprendre le lien entre ce dispositif et la construction de limage de soi.
Este trabalho tem como propósito analisar o material divulgado no site da empresa Natura Cosméticos, na página Sobre a Natura, no período de janeiroa março de 2012. O objetivo é compreender de que forma a Naturase apoia na sustentabilidade para construir a sua imagem e quais recursos argumentativos são utilizados paraesse fim. Para a elaboração desse estudo, utilizaremos a Teoria Semiolinguística desenvolvida por Patrick Charaudeau, por possibilitar um entendimento do discurso nos âmbitos linguístico e extralinguístico. Também teremos como base os estudos da argumentação para entender melhor o processo de construção da imagem de sino discurso. A proposta é discorrer sobre a relação entre as empresas e a sustentabilidade com o objetivo de proporcionar um maior entendimento acerca de nosso objeto de análise, além de abordar a questão da internet e dos sites corporativos para compreender a ligação desse dispositivo com a construção da imagem de si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SUZUKI, Gilberto Takashi. "O conceito de sustentabilidade e estratégia empresarial: o caso da Natura na Amazônia." Universidade Federal do Pará, 2009. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2935.

Full text
Abstract:
Submitted by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2012-09-06T14:18:13Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ConceitoSustentabilidadeEstrategia.pdf: 2129311 bytes, checksum: a9c70186f65cf9dcc53fa541a62321b8 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2012-09-10T13:48:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ConceitoSustentabilidadeEstrategia.pdf: 2129311 bytes, checksum: a9c70186f65cf9dcc53fa541a62321b8 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-09-10T13:48:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_ConceitoSustentabilidadeEstrategia.pdf: 2129311 bytes, checksum: a9c70186f65cf9dcc53fa541a62321b8 (MD5) Previous issue date: 2009
Estudo de caso da empresa Natura, unidade fabril localizado no município de Benevides, Pa. O trabalho objetivou analisar o conceito de sustentabilidade e estratégia empresarial aplicada pela empresa Natura. A pesquisa teve caráter descritivo e nível de análise organizacional. Utilizou-se como fontes de evidências, materiais de arquivos disponibilizados pela web, transcrições de entrevistas, relatórios anuais. A pesquisa permitiu identificar que a empresa optou pela valorização da economia regional, buscando parcerias profissionais com cooperativas. Desta forma, entende-se que a empresa trabalha o conceito de sustentabilidade, ao estabelecer parcerias com pequenos agricultores. Conclui-se nesta pesquisa, que a empresa também recebe benefícios ao estabelecer-se próximo à fonte de matéria prima, como economia de custos de transporte. Por ser a primeira empresa de grande porte no segmento de perfumaria, a estabelecer-se na região amazônica, a empresa tem uma vantagem competitiva ao manter um contato com os agricultores familiares e utilizando-se de uma imagem de sustentabilidade como ferramenta de marketing.
Case study company Natura, plant in the city of Benevides, Pa. The study aimed to analyze the concept of sustainability and business strategy applied by the company Natura. The research was descriptive and organizational level of analysis. Used as sources of evidence, archival materials available on the web, transcripts of interviews, annual reports. The research identified that the company opted for the recovery of the regional economy, seeking professional partnerships with cooperatives. Thus, it is understood that the company works the concept of sustainability, to establish partnerships with small farmers. Conclusion of this research, the company also receives benefits to settle near the source of raw materials, such as saving transport costs. As the first large company in the sector of perfumery, to settle in the Amazon region, the company has a competitive advantage by maintaining contact with family farmers and using a picture of sustainability as a marketingtool.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SILVA, Kézia Barbosa da. "A sustentabilidade e seu caráter fundamental à luz do pensamento Marxista." Universidade Federal do Pará, 2016. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8725.

Full text
Abstract:
Submitted by Cássio da Cruz Nogueira (cassionogueirakk@gmail.com) on 2017-06-16T16:01:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_SustentabilidadeCaraterFundamental.pdf: 10694338 bytes, checksum: 947e34d3e1bdfe2c8d686e17ef42add6 (MD5)
Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-06-20T12:57:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_SustentabilidadeCaraterFundamental.pdf: 10694338 bytes, checksum: 947e34d3e1bdfe2c8d686e17ef42add6 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-20T12:57:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_SustentabilidadeCaraterFundamental.pdf: 10694338 bytes, checksum: 947e34d3e1bdfe2c8d686e17ef42add6 (MD5) Previous issue date: 2016-09-02
A pesquisa tem por objeto a análise da sustentabilidade e o seu caráter fundamental no direito brasileiro, à luz do pensamento marxista, com enfoque nos paradigmas do antropocentrismo, ecocentrismo e sustentabilidade-centrismo. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e o método da análise do conteúdo, adotando como referencial do pensamento marxista John Bellamy Foster. Verificamos os elementos essenciais para uma concepção constitucional de sustentabilidade, bem como seu caráter fundamental, utilizando de documentos internacionais, bem como da Constituição Federal e de leis infraconstitucionais. Analisamos a correlação da sustentabilidade como o princípio da dignidade da pessoa humana, como o princípio constitucional da função social e com o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Abordamos os paradigmas do antropocentrismo, do egocentrismo e da sustentabilidade-centrismo, seguida a análise do relatório de sustentabilidade da Natura. Por fim, direcionando a pesquisa sob a ótica marxista, que demonstra os efeitos do modo de produção capitalista na relação homem-capitalista atual, tendo em vista que, o avançar em sua direção é possível na medida em que minimizar-se a alienação do homem da natureza.
The research aims at the analysis of sustainability and is fundamental character in Brazilian law in the light of Marxixt thought, focusing on anthopocentrism paradigms, ecocentrism and sustainnability-centrism. To this end, we use the bibliographical research and the method of content analysis, takin as reference the Marxixt thought jOHN bELLAMY Foster Constitution and infra-constitutional laws. We analyzed the correlation of sustentainability with the principle of human dignity, with the constitucional principle of the anthropocentrism, ecocentrism and sustaincentrism paradigms, the the analysis of perpective, that demonstrates the effects of the capitalist mode of production inthe relationship man-nature, we suggest the need to reflect about sustainability inthe current minimize the alienation of man from nature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hashiba, Luciana. "Desenvolvimento de novos produtos e sustentabilidade: um estudo de caso pela ótica de recursos." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2013. http://hdl.handle.net/10438/10780.

Full text
Abstract:
Submitted by Luciana Hashiba (luhashiba@gmail.com) on 2013-04-24T14:32:19Z No. of bitstreams: 1 Tese Final LH.pdf: 8363727 bytes, checksum: 39d141cb52ff42664889b08e2d4e4844 (MD5)
Approved for entry into archive by Suzinei Teles Garcia Garcia (suzinei.garcia@fgv.br) on 2013-04-24T18:11:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Final LH.pdf: 8363727 bytes, checksum: 39d141cb52ff42664889b08e2d4e4844 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-04-24T18:25:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Final LH.pdf: 8363727 bytes, checksum: 39d141cb52ff42664889b08e2d4e4844 (MD5) Previous issue date: 2013-03-19
Innovation and sustainability within their continuous efforts develop a bilateral relationship in which sustainability depends on innovation and sustainability is also an 'engine' of innovation. The development of new products (New Product Development - NPD) is recognized as one of the main types of innovation, and despite the extensive literature, it still presents challenges for businesses by introducing discontinuity in its operations, requiring greater understanding of how the company reconfigures itself facing strategic change. This study aims to describe how the principles of sustainability are incorporated into the NPD, as a process and as an organizational capacity, through the perspective of resources. A single and exemplary case study of a brazilian company in the cosmetics industry explores this company’s NPD and its changes towards the strategic direction for sustainability. In the case analyzed it is shown how sustainability principles were incorporated into NPD through the perspective of resources, skills and operational capabilities, establishing the relationship between innovation and sustainability. The strategy of sustainability depended on the ability and the process of NPD to be incorporated into the company's operations. Moreover, it shows the specificity of the company Natura, by observing that its culture and vision were clearly related to the principles of sustainability, even before the company itself explicitly adopted this strategic direction. This study aims to contribute to a field not yet explored in the analysis of innovation and sustainability jointly and at the levels of operations and business. It is expected that the six theoretical proposals made in this study will provide opportunities for further studies.
A inovação e a sustentabilidade em seus esforços contínuos desenvolvem uma relação bilateral, na qual a sustentabilidade depende da inovação e a sustentabilidade também é um “motor” de inovação. O desenvolvimento de novos produtos (New Product Development - NPD) é reconhecido como um dos principais tipos de inovação, e apesar da extensa literatura, ainda apresenta desafios para as empresas por introduzir descontinuidade nas suas operações, requerendo maior entendimento de como a empresa se reconfigura frente a mudanças estratégicas. Este estudo tem como objetivo descrever como os princípios de sustentabilidade são incorporados ao NPD, como processo e capacidade organizacional, pela ótica de recursos. Um estudo de caso único e exemplar de uma empresa brasileira do setor de cosméticos explora o NPD desta empresa e suas mudanças perante a orientação estratégica para a sustentabilidade. No caso analisado é mostrado como os princípios de sustentabilidade foram incorporados ao NPD pela ótica de recursos, competências e capacidades operacionais, estabelecendo a relação entre inovação e sustentabilidade. A estratégia relacionada à sustentabilidade dependeu do processo e da capacidade de NPD para ser incorporada às operações da empresa. Além disto, ele mostra a especificidade da empresa Natura, ao se observar que sua cultura e sua visão já traziam claros elementos relacionados às perspectivas da sustentabilidade, mesmo antes da própria empresa adotar este direcionamento estratégico explicitamente. Este estudo visa contribuir com um campo ainda pouco explorado de análise de inovação e sustentabilidade de forma conjunta e nos níveis das operações e do negócio. Espera-se que as seis proposições teóricas feitas proporcionem oportunidades para novos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brito, Olga Marina dos Reis. "O pastoreio extensivo no Campo Branco. Sustentabilidade sócio-económica e interligação com os objectivos de conservação d." Master's thesis, ISA/UTL, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5325.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Agronómica - Economia Agrária e Gestão do Território - Instituto Superior de Agronomia
During centurys it was developted one extensive grazing system in the Campo Branco region, contributing to the evolution of a landscape called steppic fields. The habitats in this region are classified as proritary under the nature conservation point of view. During the LACOPE project (Large Scale Extensive Grazing Systems in Europe) it was developed a linear programming model that simulated several agrarian political cenarys and how these measures influenced the land uses, economic sustainability of the farms and the survival of the habitats. In this work we present the results of the modelling process and the several political measures, agricultural and others, that influenced and modelated the landscape since the XIX Century. The Zonal Plan of Castro Verde was one of the few measures that have succeed to maintain some economic sustainability and the nature conservation purposes. According with the modelization process and bibliography the grazing system is not sustainable but is essential for the maintenance of the steppic birds. We evaluate possible measures that can be implemented in a way that allows the survival of the extensive grazing farms and the habitats.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Hernandez, Andrea Cattaneo. "Vender e educar com produtos sustentáveis ambientalmente: o caso dos consultores Natura em Sorocaba-SP." Universidade Federal de São Carlos, 2013. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8347.

Full text
Abstract:
Submitted by Maria de Lourdes Mariano (lmariano@ufscar.br) on 2017-01-05T17:14:03Z No. of bitstreams: 1 HERNANDEZ_Andrea_2013.pdf: 2504422 bytes, checksum: 611bc5745dfa57f440d2ce0fbba1bdd9 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria de Lourdes Mariano (lmariano@ufscar.br) on 2017-01-06T14:10:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HERNANDEZ_Andrea_2013.pdf: 2504422 bytes, checksum: 611bc5745dfa57f440d2ce0fbba1bdd9 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria de Lourdes Mariano (lmariano@ufscar.br) on 2017-01-06T14:10:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HERNANDEZ_Andrea_2013.pdf: 2504422 bytes, checksum: 611bc5745dfa57f440d2ce0fbba1bdd9 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-06T14:10:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HERNANDEZ_Andrea_2013.pdf: 2504422 bytes, checksum: 611bc5745dfa57f440d2ce0fbba1bdd9 (MD5) Previous issue date: 2013-07-30
Não recebi financiamento
The consumption has always been necessary for human survival. However in the XXI century it became the center of discussions about the environmental crisis. The act of consuming became the life purpose for many individuals, and the reason for overexploitation and environmental degradation. The changing of consumption patterns emerges as a possible solution through consumer awareness about the impact of their actions, which depends on reformulation of many concepts and values from an engaged environmental education, mainly in changing consumer profile and the means of production. With consumers more aware, the business sector will adopt more responsible standards in order to survive to the most rigorous market and avoid a future shortage. The Natura Cosmetics SA, for example, is considered as a company with sustainable profile, which has social and environmental concerns in their production processes, as well as programs and projects. The company's stance, therefore, can serve as an example to society and be a precursor of changes related to individual`s environmental attitudes. The company’s marketing method is realized through direct sales, which allows a closer relationship between seller and consumer, and therefore a possibility of environmental education. If the company`s consultants consider and follow the values of the company in their daily attitudes and professionals, the dissemination of ideas about conscious consumption and consequently a brand valuation will take place. The present work is a study about the influence of corporate values and practices adopted by the company Natura Cosmetics S.A. in daily life of a group of consultants. This work is characterized by a case study, through observation of consultants meetings, interviews and document analysis, whit the aim assessing whether the environmental actions adopted by the company reach, in fact, its consultants both in daily life as in their sales, discussing the educational potential that the company has and the opportunities which it offers. From the results obtained it is clear that interviewees encourage consumption under the pretext of preserving and enhancing domestic products of the company , that is, potential environmental education for the enhancement of the brand in the market is probably not addressed efficiently. Are required, therefore, different strategies of environmental education, consistent with the attitudes of selling and educating.
O consumo sempre foi necessário à sobrevivência do ser humano. No entanto em pleno século XXI, esse se encontra no foco das discussões sobre a crise ambiental. O ato de consumir virou a razão de viver de muitos indivíduos, e o motivo para uma superexploração e degradação do ambiente. A mudança dos padrões de consumo surge como uma possível solução por meio da conscientização dos consumidores sobre o impacto de suas ações, a qual depende da reformulação de diversos conceitos e valores, a partir da educação ambiental engajada, principalmente na mudança de perfil do consumidor e dos meios de produção. Com consumidores mais consciente, o setor empresarial, adotará padrões mais responsáveis para sobreviver ao mercado mais exigente e evitar um futuro de escassez. A Natura Cosméticos S.A., por exemplo, é considerada uma empresa com perfil sustentável, que possui preocupações socioambientais em seus processos produtivos, além de programas e projetos. A postura da empresa, portanto, pode servir como um exemplo para a sociedade e ser precursora de mudanças relativas a atitudes ambientais dos indivíduos. A forma de comercialização dos produtos é realizada por meio da venda direta, o que permite uma relação mais próxima entre vendedor e consumidor e, portanto, uma possibilidade de educação ambiental. Se os consultores da empresa considerarem e seguirem os valores dessa em suas atitudes cotidianas e profissionais, ocorrerá a disseminação de ideias sobre consumo consciente e consequentemente uma valorização da marca. O presente trabalho é um estudo de caso sobre a influência dos valores e p rá ticas corporativas adotadas pela empresa Natura S.A. no cotidiano de um grupo de consultores atuantes na cidade de Sorocaba (SP). O estudo de caso, nesse trabalho, se dá por meio da observação em reuniões de consultores, entrevistas e análise documental, se propõe a avaliar se as ações socioambientais adotadas pela empresa atingem, de fato, seus consultores tanto no cotidiano quanto nas vendas, discutindo-se o potencial educacional que a empresa possui e as possibilidades da qual ela dispõe. A partir dos resultados obtidos percebe-se que os entrevistados incentivam o consumo sob o pretexto de preservar e valorizar os produtos nacionais da empresa, ou seja, potencial de educação ambiental para a valorização da marca no mercado provavelmente não é abordado de forma eficiente. São necessária, portanto, estratégias diferenciadas de educação para o ambiente, compatíveis com as atitudes de vender e educar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Rômulo Theodoro. "Uso da terra e avaliação da naturalidade para o planejamento e manejo ambiental de bacias hidrográficas (Sudeste do Brasil)." Universidade Federal de São Carlos, 2016. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8607.

Full text
Abstract:
Submitted by Aelson Maciera (aelsoncm@terra.com.br) on 2017-03-30T17:50:12Z No. of bitstreams: 1 DissRTC.pdf: 5354775 bytes, checksum: a0a22223c6b028dfb5ad30b4e6ee3f39 (MD5)
Approved for entry into archive by Ronildo Prado (ronisp@ufscar.br) on 2017-04-03T20:16:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissRTC.pdf: 5354775 bytes, checksum: a0a22223c6b028dfb5ad30b4e6ee3f39 (MD5)
Approved for entry into archive by Ronildo Prado (ronisp@ufscar.br) on 2017-04-03T20:16:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissRTC.pdf: 5354775 bytes, checksum: a0a22223c6b028dfb5ad30b4e6ee3f39 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-03T20:25:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissRTC.pdf: 5354775 bytes, checksum: a0a22223c6b028dfb5ad30b4e6ee3f39 (MD5) Previous issue date: 2016-09-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Ecosystems managed manifest vulnerability according to decline of ecological resilience and depletion or loss of the main ecosystem service flows. Driving forces acting in landscape result in changes, which require regional management actions and / or local, in conjunction with other external factors. To operationalize these concepts in landscape management, this study approached the dynamics of the intensity changes in land use and conservation conditions of biodiversity scenarios, between 2004 and 2014, for the Jacaré-Guaçu and Jacaré-Pepira watershed rivers. The same analyzes were applied on floodplains formed at the Jacaré-Guaçu and Jacaré-Pepira headwaters in 2004, 2014 and 2015. Conditions of sustainability, involving environmental aspects from the land use and cover dynamic and sustainability indicators were assessed in these areas. Land use and cover dynamics maps were produced based on visual interpretation of Landsat images. Biodiversity conservation scenarios were designed based on Urbanity Index, which estimates the naturalness landscape conditions. The results showed a predominantly anthropogenic scenario, induced by expansion of the agricultural anthropogenic and non-agricultural anthropogenic land uses, and trough conversion of other land use types in sugarcane and forestry. The historical process of land use occupation for agricultural production remains the main driving force of landscape changes, which currently occupies more than 70% of the watersheds area. The Jacaré-Guaçu watershed river presented a critical scenery due to naturalness areas losses and critical naturalness areas increase. The biodiversity conservation scenery showed a reduction area and spatial displacement between 2004 and 2014, resulting from loss and fragmentation of natural capital in the watersheds. Despite the increase in natural vegetation areas, the watershed are far from a sustainable condition, according to loss of carrying capacity and the ecosystem services provision. There was no changes evidenced in land use and cover in floodplains, however, the localization of floodplains showed high vulnerability due to agricultural and urban areas, which indicates evidence of sustainability losses evidences.
Ecossistemas manejados manifestam vulnerabilidade em função do declínio da resiliência ecológica e do esgotamento ou perda dos fluxos de serviços ecossistêmicos. Forças motrizes atuantes na paisagem resultam em modificações que demandam ações de gerenciamento regional e/ou local, em conjunto com outros fatores externos. Para operacionalizar esses conceitos na gestão da paisagem, este trabalho abordou a dinâmica do uso da terra e as condições de conservação e sustentabilidade de cenários de biodiversidade nas sub-bacias hidrográficas dos Rios Jacaré-Guaçu e Jacaré-Pepira, no período de 2004 a 2014, e nas áreas alagáveis formadas na foz dos Rios Jacaré-Guaçu e Jacaré-Pepira, no período de 2004, 2014 e 2015. A condição de sustentabilidade foi avaliada com base na dinâmica do uso e cobertura da terra e de indicadores estruturais da paisagem. Mapas da dinâmica de uso e cobertura da terra foram elaborados com base na digitalização em tela de imagens LandSat com resolução espacial de 30m e composição espectral composta de três bandas próximas ao infravermelho, vermelho e verde, datadas de 2004, 2014 e 2015. Cenários de conservação da biodiversidade foram projetados com base no Indicador de Urbanidade, que estima as condições de naturalidade da paisagem. Os resultados demonstram um território predominantemente antropizado, induzido pela expansão de áreas antrópicas agrícolas e não-agrícolas, e pela conversão de outros tipos de cobertura da terra em plantios de cana-de-açúcar e silvicultura. O processo histórico de ocupação do território para a produção agrícola representa a principal força motriz de transformação da paisagem, ocupando, atualmente, mais de 70% da área total das sub-bacias hidrográficas. A sub-bacia do Rio Jacaré-Guaçu apresentou um cenário de condições mais críticas em função da perda de áreas com maior naturalidade. Os cenários de conservação da biodiversidade apresentaram redução em área e deslocamento espacial entre os anos abordados, resultante da fragmentação e perda do capital natural das sub-bacias hidrográficas. Apesar do aumento de áreas de vegetação natural, entre os anos de 2004 e 2014, as subbacias hidrográficas dos Rios Jacaré-Guaçu e Jacaré-Pepira estão distantes de uma condição sustentável, em função da perda da capacidade de suporte e da provisão de serviços ecossistêmicos. Não foram evidenciadas alterações na extensão das áreas alagáveis entre os anos abordados. Entretanto, as mesmas apresentaram perda de sustentabilidade por estarem localizadas em uma região com alta vulnerabilidade em função das áreas agrícolas e urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues, Jamile Pereira Cunha. "Inovação e sustentabilidade em organizações de pequeno e médio porte: análise de uma cadeia de suprimento." Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, 2017. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23674.

Full text
Abstract:
Submitted by Biblioteca de Adminsitração (bibadm@ufba.br) on 2017-07-26T11:14:44Z No. of bitstreams: 1 JAMILE PEREIRA CUNHA RODRIGUES.pdf: 1130553 bytes, checksum: 3242ec60ec0f8dc5fae959bc6089a630 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-07-26T16:13:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JAMILE PEREIRA CUNHA RODRIGUES.pdf: 1130553 bytes, checksum: 3242ec60ec0f8dc5fae959bc6089a630 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-26T16:13:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAMILE PEREIRA CUNHA RODRIGUES.pdf: 1130553 bytes, checksum: 3242ec60ec0f8dc5fae959bc6089a630 (MD5)
Muitos dos problemas socioambientais da atualidade são provenientes da atuação predatória das empresas, especialmente das grandes indústrias que visam majoritariamente o lucro. A constituição da noção de desenvolvimento sustentável e sua absorção no ambiente empresarial é uma tentativa de equacionar a degradação ambiental fruto da atividade empresarial. Atual-mente, as grandes empresas estão estabelecendo uma gestão responsável de suas atividades e também dos impactos externos em suas cadeias. Com isso ocorre a extensão das práticas sus-tentáveis da empresa para sua cadeia de suprimento, contribuindo para a minimização dos impactos das atividades empresariais. A sustentabilidade na cadeia de suprimento preconiza que a empresa tem responsabilidades além de seu ambiente interno, respondendo também pelas ações de seus diretos ou indiretos, especialmente os fornecedores de servi-ços, produtos, insumos e matérias-primas, fazendo surgir inovações sustentáveis. Os conceitos e teorias que embasam essa pesquisa são: Desenvolvimento Sustentável, Inovação e Gestão da Cadeia de Suprimento Sustentável. Por meio de uma abordagem qualitativa, essa pesquisa consiste no estudo de caso único e interpretativo da cadeia de suprimento da Natura, tendo como propósito analisar a influência da Natura na adoção de inovação sustentável de seus fornecedores de pequeno e médio porte. Tem-se como foco apenas os fornecedores desse por-te como uma tentativa de inseri-los na temática da sustentabilidade empresarial. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram documentos e entrevistas semi-estruturadas com atores chave da cada organização analisada com posterior análise de conteúdo. Foram analisadas: a Natura, enquanto empresa focal, um fornecedor de insumos produtivos (COMARU), um for-necedor de produtos acabados (Jomo) e um fornecedor de serviços indiretos (CoCriar). Cons-tata-se ao final que alguns dos fornecedores analisados são influenciados por essa empresa focal por meio de exigências impostas, embora tal influência não seja condição determinante para o surgimento de inovação sustentável nesses . Contudo as inovações resul-tantes das exigências da Natura contribuem para a gestão sustentável da sua cadeia.
ABSTRACT Many of socio-environmental problems in present day come from the predatory behavior of companies, especially from the large industries that aim to make a profit. The constitution of the concept of sustainable development and its absorption by the companies is an attempt to equate environmental degradation resulting from business activity. Today, large companies are establishing responsible management of their activities and also the external impacts on their chains. As a result, the company's sustainable practices are extended to its supply chain, contributing to minimize the impacts of business activities. Sustainability in the supply chain advocates that the company has responsibilities for its internal actions, but also responds to the actions of its direct or indirect stakeholders, especially suppliers of services, products, inputs and raw materials, leading to the emergence of sustainable innovations. The concepts and theories underlying this research are: Sustainable Development, Innovation and Sustainable Supply Chain Management. Through a qualitative approach, this research comprises the unique and interpretive case study of Natura’s supply chain, aiming to analyze the influence of Natura in the adoption of sustainable innovation of its small and medium-sized suppliers. It focuses only on suppliers of this size as an attempt to insert them in the theme of corporate sustainability. The techniques of data collection used were documents and semi-structured interviews with key actors of each analyzed organization with subsequent content analysis. The following organizations were analyzed: Natura, as a focal company, a supplier of productive inputs (COMARU), a supplier of finished products (Jomo) and an indirect service provider (CoCriar). In the end, some of the suppliers analyzed are influenced by this focal company through imposed requirements, although such influence is not a determining condition for the emergence of sustainable innovation in these stakeholders. However, the innovations resulting from Natura's requirements contribute to the sustainable management of its chain.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pontalti, Sieli Margareth. "Insustentável sustentabilidade." reponame:Repositório Institucional da UCS, 2012. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/345.

Full text
Abstract:
Antigamente, quando a Terra não era superexplorada, a noção do tempo não interferia no futuro. Sabia-se que o planeta comportaria o humilde usufruto, mas tudo mudou com a revolução neolítica que eclodiu a demanda socioambiental após a revolução industrial. Hoje é possível saber por quantos anos ainda haverá água, comida e energia para provisão da espécie caso não seja contida a crise, revitalizada à vontade política e elevado os compromissos ambientais. De fato o ser humano não habita nenhum pedaço de matéria sem transformá-lo, porém essa alteração foi fortemente substituída pela destruição massiva dos ecossistemas. Atualmente a ação antrópica provoca incansavelmente uma série de perturbações, afetando drasticamente os recursos naturais e toda a biodiversidade. Os índices de alteração do habitat apresentam um estágio de comprometimento nunca visto antes e o ambiente passa rapidamente a apresentar profundas modificações. Em um curto espaço de tempo conhece-se a extinção, a degradação e a contaminação da natureza. Num contexto ainda antropocêntrico, de informações globalizadas e de uma ciência cada vez mais ilimitada, é sabido que a espécie humana deverá apresentar competências diversas das habitualmente exigidas, para que haja continuidade evolutiva sobre seu exímio exercício de um ser demasiado humano. Assim, a Sustentabilidade surge como condição na modernidade para materialização da vida, impondo limites ecológicos para o desenvolvimento e medidas concretas através da operacionalização dos deveres humanos. Nessa etapa de transição, a sustentabilidade desponta como salvação para a crise inter-setorial, de ampla magnitude e gravidade persistente, e busca reavaliar o extermínio antrópico para que a ação humana não comprometa a satisfação das gerações futuras, nem afete ainda mais as gerações presentes. Ser sustentável num mundo de altíssima produção e consumo só será possível por meio de um crescimento justo, inclusivo e equitativo. A insustentabilidade começa a apresentar-se sustentável diante do caos e indica uma evolução da mentalidade comum, que em muitos casos se dá até mesmo de forma forçosa. O ser humano depois de colocar sua própria existência em risco, revê seus conceitos sobre a relação homemnatureza e busca sustentabilizar sua continuidade na Terra.
Submitted by Marcelo Teixeira (mvteixeira@ucs.br) on 2014-05-22T13:36:34Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Sieli Pontalti.pdf: 1279684 bytes, checksum: 2c1cf4fc93ae41e49c0b3c6cbf21d11f (MD5)
Made available in DSpace on 2014-05-22T13:36:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Sieli Pontalti.pdf: 1279684 bytes, checksum: 2c1cf4fc93ae41e49c0b3c6cbf21d11f (MD5)
When the Earth was not overexploited, the notion of time has not interfered in the future. It was known that the planet behave the humble enjoyment, but everything changed with the Neolithic revolution that exploded environmental demand after the industrial revolution. Today it is possible to know how many years there will still be water, food and energy for provision of the species if not contained the crisis. In fact the human being does not live any piece of matter without turning it, but this change over time was strongly replaced by massive destruction of ecosystems. Currently the human action causes a lot of disturbances, drastically affecting natural resources and the biodiversity. The rates of change in habitat have a stage of commitment and the environment never seen before flicking to present profound changes. In a short time is known extinction degradation and contamination of nature. In an anthropocentric context of globalized information and a science increasingly limitless, it is known that the human species should present many of the skills usually required, so there is evolutionary continuity. Thus Sustainability emerges as a condition for materialization in modern life, imposing ecological limits to development through concrete measures and operationalization of human duties. In this transition phase, sustainability emerges as salvation for the crisis, large scale and seriousness of persistent pursuit and extermination anthropic to reassess that human action does not compromise the enjoyment of future generations, not further affect present generations. Be sustainable in a world of high production and consumption will only be possible through a growth fair, inclusive and equitable. The unsustainability begins to appear sustainable in the face of chaos and indicates an evolution of the common mentality. The human being after putting his own existence at risk, review their concepts about the relationship between man and nature or greening your life on Earth.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Natura - Sustentabilidade"

1

Biodiversidad y sustentabilidad. Tuxtla Gutierrez, Chiapas, México: Universidad de Ciencias y Artes del Estado de Chiapas, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Encontro de Geografia Física da Amazônia (2nd 2008 Universidade Federal do Pará). Amazônia: A utilização de seus recursos naturais e sustentabilidade. Belém, Pará: Editora Amazônia, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Adriano Stanley Rocha, Marinella Machado Araujo, and Alessandra Bagno Fonseca Rodrigues de Almeida. Estudos avançados de sustentabilidade urbano-ambiental. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Franco, Buenafuente Sandra Maria, ed. Amazônia: Riquezas naturais e sustentabilidade sócio-ambiental. Boa Vista/RR: Editora UFRR, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

1958-, Castro Pérez Francisco, ed. Sociedad y ambiente en México: Áreas naturales protegidas y sustentabilidad. Mérida, Yucatán: Universidad Nacional Autónoma de México, Centro Peninsular en Humanidades y Ciencias Sociales, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ganem, Roseli Senna, Fabiano José Arcadio Sobreira, and Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo. Qualidade e sustentabilidade do ambiente construído: Legislação, gestão pública e projetos. Brasília: Centro de Documentação e Informação, Edições Câmara, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sonnet, Fernando H. Sustentabilidad de los recursos, eficiencia y equidad intergeneracional: Una revisión crítica. Córdoba, República Argentina: Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Económicas, Departamento de Economía y Finanzas, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sonnet, Fernando H. Sustentabilidad de los recursos, eficiencia y equidad intergeneracional: Una revisión crítica. Córdoba, República Argentina: Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Ciencias Económicas, Departamento de Economía y Finanzas, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Angelo, Humberto. Comércio de madeiras tropicais: Subsídios para a sustentabilidade das florestas do Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente - MMA, Secretaria de Biodiversidade e Florestas - SBF, Programa Nacional de Florestas - PNF, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferraz, Claudio. Concessões florestais e exploração madeireira no Brasil: Condicionantes para a sustentabilidade. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Programa Nacional de Florestas, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Natura - Sustentabilidade"

1

Santos, Cassiano José dos. "OS ESSÊNIOS E A SUSTENTABILIDADE." In Sustentabilidade: O alicerce da união entre homem e natureza, 104–18. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.11821250610.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

GUERRA, C. S., F. I. IZOLANI, L. M. RUVIARO, and Leura DALLA RIVA. "DA AGROECOLOGIA AO RESPEITO À SOCIOBIODIVERSIDADE: UM OLHAR SOBRE A (IM)POSSÍVEL SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DE OUTRA FORMA DE PRODUZIR ALIMENTOS." In AGROECOLOGIA E DIREITOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE, 53–73. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-13779-3.

Full text
Abstract:
A sociedade moderna, dentro da sistemática do processo de globalização, possibilitou que a colonialidade entre Norte Social e Sul Social pudesse ser mantida, inclusive ditando a forma de produção viável e lucrativa àquele, as monoculturas latifundiárias baseadas em larga utilização de agrotóxicos e transgênicos, em detrimento da destruição de culturas milenares, da natureza, da biodiversidade e das relações do homem com os recursos naturais, impactando no desrespeito aos direitos da sociobiodiversidade e no comprometimento da concretização da supostamente busca da sustentabilidade aqui no Sul Social, incluso o Brasil, enquanto um dos maiores importadores de agrotóxicos e exportadores de commodities do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kanashiro, Amanda Sayori, and Alexandre Toshiro Igari. "Avaliação dos Custos de Oportunidade para Restituição de Áreas de Vegetação Nativa na Indústria Canavieira Paulista." In Sustentabilidade e Interdisciplinaridade, 175–200. Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/9788521218722-08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

FREITAS DE ALMEIDA, ÉRICA, TAISSA DE PAULA BRANDÃO, and MARIA CLARA DA SILVA FORSBERG. "EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.226.

Full text
Abstract:
? IMPORTANTE ABORDAR AS QUEST?ES AMBIENTAIS DURANTE TODA A EDUCA??O B?SICA, DE MODO A CONTRIBUIR PARA A FORMA??O DE CIDAD?OS CR?TICOS E CONSCIENTES DE SEU PAPEL NA BUSCA DA CONSERVA??O DO MEIO AMBIENTE. NO ENTANTO, PARA SE ATINGIR ESSA FINALIDADE ? NECESS?RIO PENSAR A EDUCA??O PARA A SUSTENTABILIDADE (EPS) DENTRO DO PROCESSO DE FORMA??O DOCENTE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO DISCUTIR ASPECTOS DA EDUCA??O PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMA??O DE PROFESSORES. A PESQUISA DESENVOLVIDA CARACTERIZA-SE POR SER DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO BIBLIOGR?FICA. FOI VERIFICADO QUE O CONCEITO DE EPS EST? SENDO BASTANTE UTILIZADO EM ESTUDOS QUE ENVOLVEM A FORMA??O DE PROFESSORES. CONSTATAMOS QUE ALGUMAS INSTITUI??ES AT? TENTAM INCLUIR A EPS EM SEUS DOCUMENTOS CURRICULARES, NO ENTANTO, NA PR?TICA OS FUNDAMENTOS N?O S?O TRABALHADOS COMO DEVERIAM SER.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sancho, Thaís Aurora Vilela, João da Costa Pantoja, and Joára Cronemberg Ribeiro Silva. "Análise da ventilação natural e de qualidade do ar interno: Hospitais Sarah Brasília e Sarah Lago Norte." In Tecnologia, ambiente e sustentabilidade, 206–27. LaSUS FAU, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/536223.1-11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

NIÑO-CASTILLO, Jacob Elías. "Metodología socioformativa aplicada al análisis del patrimonio natural-cultura-turismo de todo lugar." In Sustentabilidad Turismo y Educación, 24–35. ECORFAN, 2019. http://dx.doi.org/10.35429/h.2019.1.24.35.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carbone, Amanda Silveira, Marcelo Limont, Valdir Fernandes, and Arlindo Philippi Junior. "RELAÇÃO ENTRE CAPITAL NATURAL E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS: REVISÃO SISTEMATIZADA." In Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agroecologia 3, 132–41. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.29319160415.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Stoqui, Vinícius Bonafin, and Anna Paulla Artero Vilela. "A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA." In Sustentabilidade: O alicerce da união entre homem e natureza, 1–10. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1182125061.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Saldanha, Orlando, and Denise Regina da Costa Aguiar. "NOVAS TECNOLOGIAS PARA EXTRAÇÃO DA MADEIRA NATIVA BRASILEIRA." In Meio Ambiente: Inovação com Sustentabilidade 2, 183–202. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.46119011022.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Janiele Ferreira da, Silva, Barros Géssica Alexandre de, Duarte Larissa Querino da Silva, and Filho José Jordão. "POTENCIAL ANTIOXIDANTE DE EXTRATO DE ESPECIARIAS NA CONSERVAÇÃO DE PRODUTOS CÁRNEOS- REVISÃO." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 135–49. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.135-149.

Full text
Abstract:
Diversos estudos consolidam o uso de antioxidantes sintéticos na indústria de produtos à base de carne, no entanto afirmam que o uso desses componentes pode trazer risco a saúde do consumidor por apresentar potencial cancerígeno e tóxico. Com isso diversas alternativas vêm sendo estudadas, dentre elas o uso de fontes naturais com potencial antioxidante tem chamado a atenção da indústria alimentícia. O objetivo dessa revisão é apresentar pesquisas que abordaram o uso de antioxidantes naturais em produtos cárneos, os compostos bioativos dessas fontes, a retardação do processo oxidativo, além do uso de antioxidantes naturais em substituição aos sintéticos, suas utilidades e aplicações dentro da fabricação de alimentos, investigações sobre as propriedades e compostos bioativos presentes nos extratos ou aditivos alimentares a base de especiarias, quais são as propriedades antibacterianas e antioxidantes que minimizam o processo de oxidação em diversos produtos, além de melhorar os atributos sensoriais e qualidade dos mesmos aos quais são adicionados. Garantindo assim um aumento na vida de prateleira e retardação do processo oxidativo, assegurando maior estabilidade lipídica de produtos formulados com carnes. Concluimos que o uso de antioxidantes naturais proveniente de vegetais, especiarias, e frutas tem um enorme potencial, para ser utilizada na indústria alimentícia devido as suas propriedades antioxidantes e microbiológicas que garatem o aumento do tempo de vida útil desses produtos levando ao público consumidor adquirirem produtos de qualidade, seguro e saudavéis, tendo em vista que por ser uma fonte natural traz diversos beneficios aos consumidores e ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Natura - Sustentabilidade"

1

ALMEIDA, Tamara B. H. de, and Marcia Regina DIEHL. "O Design estratégico e a sustentabilidade no desenvolvimento de embalagens: Case Natura Sou." In 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-5.3_aco_07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Camacho, Marcelo Santana, and Fabrício De Souza Farias. "Proposição de um Algoritmo para Classificação de Desempenho Municipal em Sustentabilidade." In Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2021.15744.

Full text
Abstract:
O Barômetro da Sustentabilidade tem se destacado como uma das principais metodologias de criação de indicadores de sustentabilidade. Neste trabalho apresentamos uma proposta denominada ‘barometroR’, baseada em um algoritmo que visa a simplificação do número de atributos necessários para obtenção do índice de sustentabilidade. Para validação dos resultados, são comparados dois métodos de pré-processamento para seleção de características com o modelo original baseado na literatura, em um estudo de caso para 13 municípios, em que se avaliam 26 atributos. Os resultados demonstram que a metodologia proposta garante a mesma pontuação do Barômetro com intervalo de confiança de 95% selecionando 10 atributos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Jailson De Araújo. "BIOPOLÍMEROS APLICADOS A SUSTENTABILIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1060.

Full text
Abstract:
Introdução: Biopolímeros são polímeros naturais produzidos por seres vivos ou obtidos a partir de recursos naturais renováveis. O uso de polímeros naturais em diversos setores, desde as industrias até a medicina, vem sendo cada vez mais frequente, principalmente pela maior preocupação com saúde, sustentabilidade, biodiversidade e meio ambiente. Objetivo: Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo investigar, através de uma revisão de literatura, as principais aplicações de biopolímeros como fonte alternativa e favorável a sustentabilidade. Material e métodos: A revisão de literatura consistiu na busca por artigos científicos e livros publicados nas bases de dados Scielo, Scopus e Web of Science. Na busca dos artigos e livros foram utilizados os descritores: “biopolímeros”, “sustentabilidade”, “biodiversidade”, e “nanomateriais”, os quais foram utilizados isolados e/ou em combinações. Foram encontrados diversos artigos e livros relacionados ao tema e os mesmos foram analisados quanto a relevância do tema voltado para a sustentabilidade e biodiversidade. Resultados: Os resultados apontaram muitos exemplos do uso de biopolímeros no nosso dia a dia, em diversas áreas. Observou-se que na indústria, diversos polímeros naturais são utilizados com os mais variados propósitos. Como por exemplo, a utilização dos chamados “polímeros verdes” que apresenta a vantagem de capturar CO2. Além desse, o polímero de amido também é utilizado na fabricação de sacos de lixo, material de preenchimento de embalagens e, também, na fabricação de filmes comestíveis para embalagem e proteção de alimentos. Observou-se ainda que uma grande vantagem do uso dos biopolímeros é sua degradação no ambiente. Em consequência, os biopolímeros ganham cada vez mais espaço devido a essa e outras propriedades de interesse ambiental. Conclusão: Portanto, a partir dos resultados apresentados nesse estudo, verifica-se que o uso de biopolímeros como fonte de sustentabilidade é de extrema importância para o cenário atual envolvendo a preservação ambiental. A utilização crescente desses materiais representa uma alternativa favorável para o uso sustentável dos recursos naturais e conservação da biodiversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maia, Cristiane Scheidegger Laia. "SUSTENTABILIDADE NO CONTROLE DE PRAGAS AGRÍCOLAS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1699.

Full text
Abstract:
Introdução: O controle de pragas em sistemas agrícolas predominante no Brasil, tem sido o emprego de insumos químicos, sendo que o mais utilizado, são os de amplo espectro de ação, o que tem causado elevada toxicidade em vertebrados, à fauna benéfica extensiva, ao homem, bem como a contaminação de solos e de águas. A preocupação com a sustentabilidade ecológica destes sistemas, tem movido várias pesquisas em diversos setores, pois em diversas regiões do Brasil, estão implantados grandes áreas com monocultivos, destinados a produção de grãos. Objetivo: Diante do exposto este trabalho tem como objetivo, explanar técnicas, que consigam reduzir os impactos negativos ao ambiente, decorrentes de práticas de controle de pragas. Material e métodos: O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter analítico com referência ao principais meios de controle de pragas utilizados que possam garantir a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Realizou-se busca de artigos em revistas online e monografias. Após serem selecionados, realizou-se a leitura exploratória, visando aprofundamento no tema e, leitura seletiva para escolha do material adequado aos objetivos deste estudo. Resultados: O emprego do Manejo integrado de pragas faz uso de algumas técnicas, que variam de acordo com o tamanho da propriedade agrícola, fatores climáticos e disponibilidade de equipamentos. Entre as técnicas, estão: o monitoramento de pragas para decisão de controle, que se bem empregadas contribuem para a diminuição do uso de insumos químicos; uso de práticas Culturais, como implantação de policultivos, rotação de culturas, culturas iscas, plantio em data antecipada ou atrasada, uso de espaçamentos menores; Controle biológico; Uso de variedades resistentes; Uso de pesticidas seletivos, dando preferência a produtos naturais. Conclusão: Pode-se concluir, que através do emprego destas técnicas é possível produzir em quantidades que possam atender a demanda nacional, bem como garantir a sustentabilidade dos sistemas agrícolas, sem comprometer o meio ambiente e nem o futuro das gerações subsequentes, ou seja, uma produção sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva Filho, Jose de Nazaré Oliveira da, Mirian Militão Cardoso, and Paloma Garcia Braga. "OS DESAFIOS DA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS POR REGENERAÇÃO NATURAL." In I CONGRESSO NORTE NORDESTE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ONLINE) - AVANÇO TECNOLÓGICO E SUSTENTABILIDADE. Editora Omnis Scientia, 2021. http://dx.doi.org/10.47094/iconneca.2021/23.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

ROWIECHI, JOSIANE, AMANDA ZILLI, and JULIANA CAMARGO DE AGUIAR. "Da Sustentabilidade ao Antropoceno? Uma narrativa sobre a natureza nos estudos organizacionais." In Anais do VI Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/15075.6-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Júnior, José, Raimundo Costa, Silvio Lima, and Luciano Iñguez. "FORNECIMENTO RELATIVO DE IRRIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO PARA SUSTENTABILIDADE DO DISTRITO DE IRRIGAÇÃO." In III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiarido. Associação COMVERGIR Sustentavel, 2017. http://dx.doi.org/10.18068/iiisbrns2017.gas522.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Coelho, Cassio, and Celia Ralha. "MASE-EGTI: Simulador baseado em Teoria dos Jogos Evolucionários para Sustentabilidade Ambiental." In X Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2019.6430.

Full text
Abstract:
MASE, uma ferramenta baseada em Sistemas Multiagentes para Simulação Ambiental, foi concebida para simulação em cenários de exploração em sistemas ambientais com agentes BDI-cognitivos. Por esse motivo, a versão mais atual da ferramenta é denominada MASE-BDI. MASE especializa-se em modelos de Land Use Cover Change, com agentes espacialmente posicionados explorando o meio natural de acordo com regras determinadas pelo usuário. Neste artigo apresenta-se o MASE-EGTI, que introduz submodelos sociais ba- seados em Teoria de Jogos Evolucionários para a resolução de conflitos de re- cursos espaciais pelos agentes do MASE. Tais submodelos não apenas refletem comportamentos sociais dos agentes, mas também perfis de exploratórios no ambiente. Pontos de equilı́brio das distribuições das estratégias são explorados em cenários de competição por espaço fı́sico, e os resultados dos experimentos são comparados com os realizados no MASE-BDI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"CONCEITUAÇÃO INOVADORA DE SISTEMA HÍBRIDO RENOVÁVEL DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA DO SEMIÁRIDO." In II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. Associação COMVERGIR Sustentável, 2015. http://dx.doi.org/10.18068/iisbrns2015.convsa015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

DA SILVA, CRISLAINE MARIA, JOAO JUSTINO BARBOSA, and MARIA MARLY DE OLIVEIRA. "VISAO DIALÓGICA E COMPLEXA SOBRE SUSTENTABILIDADE POR PROFESSORES DE ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.07.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography