To see the other types of publications on this topic, follow the link: Natureza - Efeitos do homem.

Journal articles on the topic 'Natureza - Efeitos do homem'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Natureza - Efeitos do homem.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Carlos, Alberto Leitão Ferraz. "AGROTÓXICOS: SAÚDE HUMANA E NATUREZA." Revistaft 28, no. 136 (2024): 87. https://doi.org/10.5281/zenodo.12752687.

Full text
Abstract:
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, ultrapassando o consumo dos EUA e da China somados. . Diversas pesquisas atestam os efeitos nocivos desses compostos químicos à saúde humana e ao meio ambiente. Trata-se de um pesquisa de caráter bibliográfico, onde se concluiu as externalidades negativas do alto grau de substâncias tóxicas na atividade agropecuária e aponta, possíveis alternativas para uma agropecuária mais sustentável ao homem e a natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nunes, Mônica Vannucci, and Eloiza Helena Tajara. "Efeitos tardios dos praguicidas organoclorados no homem." Revista de Saúde Pública 32, no. 4 (1998): 372–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101998000400011.

Full text
Abstract:
Procurou-se relacionar as informações disponíveis sobre os organoclorados e os efeitos crônicos provocados pela exposição. Os compostos organoclorados são os praguicidas mais persistentes já fabricados. Embora sejam geralmente eficientes no controle das pragas, são importantes poluentes ambientais e potenciais causas de problemas de saúde para o homem, tendo sido proibidos ou controlados na maioria dos países. Com poucas exceções, os efeitos tardios desses compostos sobre a saúde humana são difíceis de detectar, em função de dificuldades metodológicas e da extrapolação dos resultados. A genoto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sanches Ross, Jurandyr Luciano. "Inundações e deslizamentos em São Paulo. Riscos da relação inadequada sociedade-natureza." Territorium, no. 8 (September 15, 2001): 15–23. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_8_2.

Full text
Abstract:
Neste artigo começa-se por apresentar os aspectos físicos da Área Metropolitana de São Paulo (Brasil), mas também do seu crescimento demográfico explosivo e a grande impermeabilização do solo. Inundações e deslizamentos são numerosos e por vezes induzidos pelo homem. Questiona-se sobre a maneira de reduzir os seus efeitos catastróficos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinto, Dayla Barbosa, and Danielle de Ouro Mamed. "A Educação Ambiental Como Resposta ao Caos Socioambiental no Contexto da Sociedade de Risco." Revista de Pesquisa e Educação Jurídica 2, no. 2 (2016): 1. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9636/2016.v2i2.1258.

Full text
Abstract:
Com o desequilíbrio na relação homem-natureza instalou-se uma crise socioambiental, cuja própria humanidade passou a sofrer as consequências de suas investidas consumistas. Dentro desse contexto, a Educação Ambiental constitui valiosa ferramenta, capaz de libertar o homem da roda viva do consumismo e colocá-lo no eixo de sua própria existência outra vez. Assim, tal estudo busca demonstrar que o equilíbrio na relação homem-natureza e a gestão da crise socioambiental, deve partir, da (re) educação da humanidade quanto à modernidade e seus efeitos, adotando-se para isso a metodologia de pesquisa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Besen, Fabíola Graciele, Clério Plein, Marcos Andrade, and Valdir Serafim Junior. "Território, desenvolvimento e sustentabilidade – reflexões a partir da teoria de Karl Polanyi." Revista Grifos 29, no. 49 (2020): 89. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v29i49.5113.

Full text
Abstract:
A partir do momento em que o mercado passou a ser autorregulável, ele aniquilou as instituições sociais, o homem e a natureza, pois o trabalho e a terra passaram a ser oferecidos em mercados próprios, semelhantes a mercadorias, conforme aponta Polanyi (2012) em sua obra “A subsistência do homem”. Assim, o sistema econômico passou a ser o suporte para as relações sociais, enquanto exatamente o inverso deveria prevalecer, segundo o entender de Polanyi (2012). Dessa forma, os efeitos do mercado aniquilam o homem, as instituições sociais e a natureza. A crise ambiental, frente a esta perspectiva e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira Jr, Wanderley José. "Sobre o fenômeno da Técnica planetária: uma reflexão introdutória." Pensando - Revista de Filosofia 8, no. 15 (2017): 209. http://dx.doi.org/10.26694/pensando.v8i15.6176.

Full text
Abstract:
Explicita-se alguns aspectos fundamentais do pensamento heideggeriano tomando como fio condutor o aparecimento da questão da Técnica em diferentes momentos desse pensamento. Para além de uma abordagem antropológico-instrumental do fenômeno da técnica e seus efeitos práticos, vamos tentar compreendê-la como princípio metafísico que determina hoje todas as formas do homem relacionar com outros e com a natureza. Procura-se ainda compreender qual a natureza do pensamento apto a colocar em questão essa essência não-técnica e ainda impensada da Técnica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cabral, Ramon, and Heraldo Elias Montarroyos. "ECOLOGIA DESUMANA DOS CASTANHAIS." Revista Ouricuri 5, no. 2 (2015): 53–80. https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol5.i2.a1485.

Full text
Abstract:
Esse estudo investigou o cotidiano dos castanhais do município de Marabá (estado do Pará, Brasil) entre 1900-1950, utilizando um programa de pesquisa mínimo em Ecologia humana que descreve o processo adaptativo e os efeitos da interação do Homem com a Natureza. Com esse programa de pesquisa, foram reconstruídas algumas fontes historiográficas de época, projetando-se as relações sociais entre castanheiros, patrões e prostitutas no sistema que denominamos de “capitalismo selvagem”. Analisando os dados históricos, foi argumentado na discussão desse estudo que a ecologia social dos castanhais viol
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gonçalves, Daniel Diniz, and Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega. "Direitos da natureza: reflexões sobre possíveis fundamentos axiológicos." Revista Brasileira de Direito 14, no. 1 (2018): 340. http://dx.doi.org/10.18256/2238-0604.2018.v14i1.1685.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe-se a discutir o fundamento axiológico de um paradigma ecocentrista. Primeiramente, será exposta uma análise axiológica das racionalidades que orientam o modelo antropocêntrico, a saber, a economicista e a cientificista, que reputam que a natureza é um mero objeto, mero instrumental, para a promoção dos interesses dos seres humanos, ou mais propriamente, de alguns seres humanos. São desvelados os efeitos cruéis dessa percepção absolutista do antropocentrismo, materializados em desastres naturais de todo o tipo, que comprometem a qualidade de vida e a própria existência
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Haydn, Amanda, Mauro Castilho Gonçalves, and Silvio Luiz da Costa. "Apontamentos sobre a racionalidade tecnológica e o meio ambiente." Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental 28, no. 2 (2023): 1–22. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15343.

Full text
Abstract:
Notes on technological rationality and the environment Avanços tecnológicos carregam potencial emancipatório e ampliam a vida administrada, a dominação do homem sobre o homem e a destruição da natureza. Diante deste paradoxo, este artigo tem como objetivo refletir os efeitos da ciência e da tecnologia sobre os indivíduos e as condições de sua vida social. Para tanto, visita as contribuições, de um ponto de vista analítico e comparado, de autores clássicos como Freud, Marx, Marcuse, Mumford e Milton Santos. Entre os resultados, observa-se que o homem foi incorporado à máquina, em uma racionalid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinto, Rodrigo Hayasi. "A CONCEPÇÃO DE VERDADE NA RAZÃO DOS EFEITOS DE PASCAL." Cadernos Espinosanos, no. 40 (June 27, 2019): 65–94. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2019.159445.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é fazer uma discussão acerca da concepção de verdade presente no método A Razão dos Efeitos do filósofo francês Blaise Pascal. No opúsculo Do Espírito Geométrico, Pascal constata a presença de limites no âmbito da racionalidade que impedem a apreensão dos princípios da geometria de modo absoluto. Segundo pensamos, o método A Razão dos Efeitos, utilizado na obra Pensamentos, também estaria estruturado a partir desse pressuposto. Nos Pensamentos Pascal, na medida em que se depara com a impossibilidade de apreender o homem de modo absoluto, é levado a assumir uma concepção
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Trevizam, Matheus. "A presença da noite na literatura agrária romana: os casos do livro III das Geórgicas de Virgílio e do livro VI do De re rustica de Lúcio Júnio Moderato Columela." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 25, no. 1 (2015): 145–64. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.25.1.145-164.

Full text
Abstract:
Neste artigo, desejamos comentar pontos em relação com a noite e seus elementos no livro III das Geórgicas de Virgílio e no livro VI do De re rustica de Columela. Assim, elementos noturnos aparecem nas duas partes dessas obras, com o significado de uma porção da jornada diária ou como sinal da proximidade do homem rústico com a natureza. Mas Columela tende a concentrar-se no primeiro aspecto citado e a não ser tão imagético (nem mítico), enquanto Virgílio, por ocupar-se de uma obra de poesia, explora mais os efeitos de imaginação possíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Barreto, Cristiane Gomes, and Kilma Gonçalves Cezar. "A colonização e os modos de produção na Mata Atlântica Nordestina sob a ótica do materialismo histórico." Revista Econômica do Nordeste 43, no. 2 (2016): 327–38. http://dx.doi.org/10.61673/ren.2012.209.

Full text
Abstract:
O processo de colonização na Mata Atlântica Nordestina (MAN) gerou as consequências mais graves para a conservação do seu patrimônio natural. A fim de gerar subsídios para a definição de políticas e diretrizes de manejo e conservação dos remanescentes florestais na MAN. O artigo busca elucidar os efeitos dos modos de produção e do processo de colonização sobre a relação homem-natureza. Sendo assim, procura explicar as relações e motivações da estrutura social e comercial da colônia na Zona da Mata nordestina baseando-se numa combinação de elementos do capitalismo, feudalismo e escravismo, sob
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Da Silva Oliveira, Breno Vinícius. "A Relação Histórica Entre Religião e Ciência – A formação do caráter religioso da sociedade no século XXI." UNITAS - Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões 4, no. 2 (2016): 108–23. http://dx.doi.org/10.35521/unitas.v4i2.410.

Full text
Abstract:
O processo de racionalização permite ao homem tomar suas decisões baseado em meios técnicos que a ciência oferece, analisando os efeitos colaterais e também a repercussão de suas ações. Todavia, a racionalização para se consolidar como característica fundamental de uma sociedade necessita se incorporar às instituições estatais e a interpretações culturais, além de fazer parte do caráter e da personalidade do homem moderno. A racionalização é o processo pelo qual a cultura foi alterada, rompendo com o antigo e suas estruturas.A atual cultura religiosa existente demonstra-se cada vez mais plural
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Saviani, Dermeval. "SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 7, no. 1 (2015): 286. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.13575.

Full text
Abstract:
<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">Sabe-se que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos. Assim sendo, a compreensão da natureza da educação passa pela compreensão da natureza humana. Ora, o que diferencia os homens dos demais fenômenos, o que o diferencia dos demais seres vivos, o que o diferencia dos outros animais? A resposta a essas questões também já é conhecida. Com efeito, sabe-se que, diferentemente dos outros animais, que se adaptam à reali
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Magalhães, Marcos Pereira, Pedro Glécio Costa Lima, Ronize da Silva Santos, et al. "O Holoceno inferior e a antropogênese amazônica na longa história indígena da Amazônia oriental (Carajás, Pará, Brasil)." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 14, no. 2 (2019): 291–326. http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222019000200004.

Full text
Abstract:
Resumo Segundo estudos recentes, a influência indígena sobre a floresta amazônica foi intensa, diversificada e teve início com a chegada do Homem na região, nos primórdios do Holoceno inferior. Nesta história de longa duração, no entanto, a seleção cultural de espécies úteis promovidas não foi uma via de mão única. Ela impactou a seleção natural, quando muitas espécies foram distribuídas geograficamente pelas sociedades humanas, resultando em um importante capital para as gerações futuras. Por outro lado, essas mesmas sociedades tiveram suas escolhas, suas técnicas e seus costumes influenciado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Monteiro, Walbert. "“GUERRAS” QUE ENFRENTAMOS..." Revista de Ciências Jurídicas e Sociais - IURJ 3, no. 1 (2022): 101–5. http://dx.doi.org/10.47595/cjsiurj.v3i1.111.

Full text
Abstract:
Este ensaio discute o drama que vivemos em meio à nova guerra instalada e seus possíveis efeitos e ameaças do uso de armas nucleares, ainda imersos em uma pandemia e ao “bombardeio” que recebemos de informações desencontradas, contraditórias, falsas, colocando-nos na dúvida cruel sobre os atores envolvidos nessa tragédia. No contexto de todos os acontecimentos históricos, o homem conseguiu provar que a paz é uma utopia. Sua natureza egoísta e concupiscente, a sede de poder e de conquistas materiais, prepondera sobre os sentimentos mais nobres como o amor, o perdão, a misericórdia. E assim cami
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Frogneux, Nathalie. "Uma liberdade responsável e descentrada em relação à natureza: leitura antropológica de Princípio responsabilidade." Revista de Filosofia Aurora 24, no. 35 (2012): 435. http://dx.doi.org/10.7213/revistadefilosofiaaurora.7513.

Full text
Abstract:
Este texto explora a antropologia subjacente ao Princípio Responsabilidade. Jonas, ali, propõe um humanismo não antropocêntrico que leva em conta a posição deiscente do homem na natureza e sublinha a mútua dependência essencial entre eles. A crítica às utopias e essa posição deiscente do humano completam a réplica de Jonas ao dualismo acósmico de tipo gnóstico, isto é, do homem e da natureza, com um argumento ontológico e ético. Com efeito,se a essência da natureza e a do homem são mutuamente dependentes, as consequências do agir (tecnológico) humano importam em última instância para a humanid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ames, José Luiz. "Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão." Trans/Form/Ação 31, no. 2 (2008): 137–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31732008000200008.

Full text
Abstract:
Maquiavel é popularmente conhecido por uma teoria política associada ao seu nome: "maquiavelismo". O artigo realiza um esforço inicial para afastar o pensamento maquiaveliano de semelhante concepção. Em seguida, faz uma análise detalhada de todas as ocorrências do termo "educação", num total de onze, na sua obra. A hipótese que orienta nossa reflexão é de que a educação é pensada por Maquiavel como uma força destinada a controlar a desordem inerente ao movimento tanto do desejo quanto da natureza impedindo os efeitos deletérios daquele sobre a vida política. Graças à educação, o homem é capaz
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rocha, Emanuela, Juliana Baur, Glaucineide Coelho, and Patricia Drach. "PETRÓPOLIS MAIS-QUE-HUMANA." PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade 8, no. 29 (2024): 316–41. https://doi.org/10.15210/pixo.v8i29.27118.

Full text
Abstract:
O Antropoceno evidencia o protagonismo das ações antrópicas nas alterações ecossistêmicas do planeta. As mudanças estão dadas e os efeitos vêm sendo percebidos também em eventos que, apesar de serem tidos como extremos, são esperados com mais frequência. Compreender o Antropoceno enquanto fase de transição, convida pensar na sua superação a partir de uma perspectiva mais-que-humana, que questione a centralidade do debate no homem e no capital. O artigo apresenta, como objeto de estudo, a Petrópolis pós-desastre socioambiental de 2022 sob a perspectiva da dissociação das dinâmicas da natureza a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Páscoa Filho, João Ferreira da, Janira Costa Carvalho, Janete Costa Carvalho, Acsa Martins de Sena, and Renan dos Santos Lima. "Hans Jonas e o princípio responsabilidade: o progresso técnico como razão da natureza modificada do agir humano." Cuadernos de Educación y Desarrollo 16, no. 13 (2024): e6966. https://doi.org/10.55905/cuadv16n13-093.

Full text
Abstract:
Hans Jonas e o princípio Responsabilidade: o progresso técnico como razão da natureza modificada do agir humano. Aqui, procuramos analisar o início da relação entre homem e natureza e a harmonia existente, buscando mostrar o depois. Os vários períodos que fizeram com que tal relação viesse a ser destruída, como: a relação entre homem e a polis; a sobreposição do homo faber sobre o homo sapiens; o efeito que a técnica causou no próprio homem, na sua essência, como o prolongamento da vida, controle de comportamento, e manipulação genética. Por último, refletimos sobre o niilismo ético como sendo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Costa, Cristina Henrique da. "Símbolo, complexo e mito: o mistério Bachelard." Alea: Estudos Neolatinos 20, no. 3 (2018): 75–95. http://dx.doi.org/10.1590/1517-106x/2037595.

Full text
Abstract:
Resumo A contribuição deste artigo está em renovar a interpretação do lugar da imaginação no pensamento de Gaston Bachelard. Procurando restituir certo contexto estético que sustém as teses poéticas do autor, mostra-se aqui que, por um lado a afirmação da autonomia da dimensão simbólica primitiva do homem almeja proteger a imaginação poética dos efeitos racionais da dialética histórica, e por outro lado a atualidade da atividade de imaginação leva a pensá-la como dimensão crítica no próprio âmbito da história. Tenta-se, então, captar dois momentos fundamentais deste dispositivo ao mesmo tempo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

De Carvalho, Mário S. "HOMEM E NATUREZA EM HENRIQUE DE GANO: UMA MUDANÇA DE RUMO NA ANTROPOLOGIA AUGUSTINISTA." Veritas (Porto Alegre) 44, no. 3 (1999): 679. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.1999.3.35229.

Full text
Abstract:
Depois de J. Gómez Caffarena, de C.Bérubé e de R. Macken, sobretudo, terem insistidonuma leitura augustinista da antropologiahenriquina, a nossa contribuição (mais sistemáticado que histórica) pretende antes retirar asconsequências da correcção do augustinismoque, por meio do avicenismo, Henrique de Gandlevou a cabo. Propomos uma leitura da natureza(natura) na sua especificidade metafísica, deanterioridade em relação ao universal e ao singular,tendo como efeito uma antropoteologia que éuma verdadeira mudança de rumo do augustinismocomo uma quota-parte para a Modernidade.Ilustraremos a nossa te
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Souza, Marquessuel Dantas de. "PROVOCAÇÕES GEOGRÁFICAS: A NATUREZA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO." Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação 9, no. 3 (2015): 299. http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p299-310.

Full text
Abstract:
<p>O presente texto apresenta de maneira breve e introdutória uma interpretação filosófica e mitológica, assim entendida, sobre a ideia de Natureza nos estudos geográficos<strong>. </strong>Com efeito,<strong> </strong>delineando um olhar outro sobre o mundo, principalmente no processo de alfabetização. Para tanto, quase metafórica e poeticamente a Natureza aparecerá como aquilo indissociável ao homem. Não obstante, constituindo uma espécie de provocação geográfica uma vez que lida com pensamentos audaciosos quando voltado para a ideia de Educação na Geografia. En
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Franco, Caroline, and Simone Polli. "AS DIFERENTES VISÕES SOBRE INTERESSE PÚBLICO NAS PRIMEIRAS CORRENTES DO AMBIENTALISMO: O PRESERVACIONISMO E O CONSERVACIONISMO." Interfaces Científicas - Direito 9, no. 2 (2023): 144–55. http://dx.doi.org/10.17564/2316-381x.2023v9n2p144-155.

Full text
Abstract:
RESUMO: O princípio do “interesse público” é considerado juridicamente indeterminado. Ele possui relevância para definir como os bens devem ser devem ser tutelados pelo Estado, notadamente na delimitação de espaços territoriais e recursos destinados à proteção ambiental. Assim, o objetivo do presente artigo é sintetizar as distintas percepções sobre “interesse público” defendidas por duas correntes do ambientalismo radical (preservacionismo e conservacionismo), mostrando-se os efeitos disso no desenho de políticas ambientais. A pesquisa é aplicada e qualitativa, com análise exploratória por me
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Zanatta Albarello, Cristina, Eduardo Toaza, Augusto Poloniato Gelain, Gabriela Cella, Thiago De Bittencourt Buss, and Thais Caroline Fin. "CARCINOMA PENIANO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE CASO." Revista Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Biológicas 4, no. 2 (2020): 41–46. http://dx.doi.org/10.31512/ricsb.v4i2.240.

Full text
Abstract:
Introdução: O carcinoma peniano é um tumor maligno localizado no órgão sexual masculino. É considerado raro, visto que representa apenas 2% do total dos cânceres que afetam o homem. É mais frequente em indivíduos acima de 50 anos e apresenta como principal causa a má higiene íntima. Este relato aborda as principais características desta patologia e como pode ser realizado seu manejo na atenção primária. Objetivo: Através do relato de caso de carcinoma peniano, discutir o curso clínico da doença, os problemas sociais relacionados e sua importância na atenção primária. Metodologia: O estudo foi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Galvão, Manoela Nasiasene Lins Feitosa. "O HOMEM-TELA DE WIM DELVOYE E A RELATIVIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INDISPONIBILIDADE DO PRÓPRIO CORPO PARA FINS ARTÍSTICOS." Revista Contemporânea 5, no. 4 (2025): e7960. https://doi.org/10.56083/rcv5n4-075.

Full text
Abstract:
O presente trabalho almeja analisar a compatibilidade do ordenamento jurídico brasileiro com a comodificação da pele humana para efeitos artísticos, utilizando como paradigma o caso de Tim Steiner, que cedeu suas costas para que o artista Wim Delvoye as tatuasse e as levasse a leilão. Para isso, parte-se do estudo do Direito Comparado no tocante à salvaguarda da integridade física, em específico, na Suíça, o locus do contrato que ensejou a venda da pele de Tim, bem como em outros países de tradição jurídica civilista. Subsequentemente, examina-se a proteção do corpo prevista na legislação infr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

De Almeida Marques, Lygia, and Clarissa Mazon Miranda. "A INFORMAÇÃO DA COR NO AMBIENTE: EFEITOS PSÍQUICOS NA PESSOA." Revista Brasileira de Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology 4, no. 06 (2024): 100–117. https://doi.org/10.18815/revbo.v4i06.117.

Full text
Abstract:
No presente artigo, tem-se a intenção de indagar o quanto a cor, em relação à intencionalidade ontológica, pode contribuir com a experiência existencial do homem no seu ambiente e arquitetura, como mediadora da essência da sua identidade. Propõe-se analisar os efeitos que a cor ocupa no fenômeno do cromatismo em relação ao humano e qual informação revela no ambiente. Cada cor possui uma vibração específica em nossos sentidos, podendo atuar, de forma positiva ou não, como estimuladora da emoção, consciência e nos impulsos e desejos. A cor sofre a influência da cultura, é posta como símbolo e, p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Knack, Carolina. "A passagem do aluno do Ensino Médio ao Superior e seus efeitos no discurso: uma análise enunciativa." Domínios de Lingu@gem 11, no. 4 (2017): 1262. http://dx.doi.org/10.14393/dl31-v11n4a2017-9.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta parte do estudo desenvolvido para a tese de doutorado da autora. Com base na teoria enunciativa de Émile Benveniste e na dimensão antropológica do discurso que dela se pode depreender, explora o modo como o aluno – pela passagem de uma instância de ensino a outra –, a partir da ocupação de uma nova posição na sociedade, revela uma renovada posição de locutor no discurso. Para tanto, são analisados relatos oriundos de duas interlocuções orais com uma aluna participante da oficina de Língua Portuguesa do Programa de Apoio à Graduação da Universidade Federal do Rio Grande
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Souza, Washington José de, and Marcos Dias de Oliveira. "Fundamentos da gestão social na revolução industrial: leitura e crítica aos ideais de Robert Owen." Organizações & Sociedade 13, no. 39 (2006): 59–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302006000400004.

Full text
Abstract:
Bases históricas da Gestão Social são abordadas via idéias e experimentos de Robert Owen durante a Revolução Industrial. Sob o critério da variedade típica, Owen destaca-se em temas como qualidade de vida, cooperativismo, organização comunitária e ambiente, próximo, portanto, ao construto em pauta. São destacadas fragilidades comuns ao Owenismo e à Gestão Social por: adotarem idealizações do meio social e organizacional e não uma rigorosa reflexão do caráter das relações do Homem com o semelhante e com a natureza; articularem estratégias de gestão direcionadas à amenização de efeitos indesejáv
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Neves, Virgilio. "THÉODORE GÉRICAULT E SEBASTIÃO SALGADO: CONECTADOS PELO OLHAR DO ROMANTISMO." Art&Sensorium 4, no. 2 (2017): 144–58. http://dx.doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.144-158.

Full text
Abstract:
As fotografias de Sebastião Salgado contêm muito mais do que um apelo fotojornalí­stico. Nelas, as relações sociais e a natureza apresentam-se dilaceradas, corrompidas e fragmentadas pelas ações do próprio homem. Apesar de todas as crí­ticas de oportunismo estético que cercam a obra do fotógrafo, não há como não enxergar um olhar que ultrapassa a realidade e nos coloca diante de um comentário sensí­vel e subjetivo sobre perdas, trazendo uma reflexão sobre os efeitos da era pós-revoluções industriais sobre os indiví­duos. Salgado mergulha também no seu próprio universo e parece refugiar-se nele
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Lilian Souza, and Marcos Teixeira. "A Educação Ambiental nas escolas da Serra da Jiboia (BA): possibilidades de contribuições com o projeto de educação do campo." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 11, no. 2 (2016): 385–99. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2095.

Full text
Abstract:
Avaliamos a oferta da educação ambiental (EA) nas escolas localizadas nas zonas rurais de dois municípios da Região da Serra da Jiboia-BA. Aplicamos um questionário misto para 45 professores de 11 escolas, participamos de reuniões de planejamento, visitamos as escolas para observações do cotidiano e realizamos entrevistas abertas com os professores. Todos os professores afirmaram trabalhar a EA inserida nas disciplinas e em projetos sendo que a principal concepção de EA observada foi a naturalista/comportamental. A deficiência de formação básica dos professores associada à ausência de uma form
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Cunha, Ana Cristina Reis. "Tempos de barbárie: da necessidade de uma nova ética ambiental." Griot : Revista de Filosofia 16, no. 2 (2017): 67–80. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v16i2.778.

Full text
Abstract:
A escalada vertiginosa da atividade económica global, acompanhada do crescente desenvolvimento tecnológico, ameaça gravemente o equilíbrio ecológico do nosso planeta, pelo que urge alterar o paradigma de prosperidade até agora vigente. Torna-se necessário adotar uma nova ética ambiental. Trata-se do que designamos pela ética do ‘cuidado’, na qual não está em causa apenas a preocupação pela continuidade da espécie humana, que nos manteria numa visão antropocentrista, mas também o valor intrínseco da natureza. Há que superar o esquema ‘sujeito-objeto’, e isso faz-se quando o homem se vê como ‘se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Lilian, Yamamoto. "Resenha: Serraglio, Diogo Andreola. A Proteção dos Refugiados Ambientais pelo Direito Internacional-Uma leitura a partir da teoria da sociedade de risco, Editora Juruá, 2014." Revista Espinhaço 5, no. 2 (2016): 58–59. https://doi.org/10.5281/zenodo.3958008.

Full text
Abstract:
O livro de autoria de Serraglio, de maneira original, realiza uma abordagem das discussões sobre a proteção de ‘refugiados ambientais’ tomando por base a teoria da sociedade de risco de Ulrich Beck. É uma abordagem inédita no estudo sobre “refugiados ambientais” no Brasil e introduz didaticamente o leitor à complexidade do tema tratado no livro. A pesquisa sobre “refúgio ambiental” ainda é relativamente recente no país, e foi desenvolvida primordialmente em âmbito normativo, reflexo do que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Arruda, André Felipe Soares de, Fabrício Manoel Oliveira, and Lanna Thays Portela Moraes. "A natureza como sujeito de direito." Caderno de Ciências Agrárias 11 (December 21, 2019): 1–8. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2019.15968.

Full text
Abstract:
Os recentes desastres ecológicos em Mariana (2015) e em Brumadinho (2019), no estado de Minas Gerais ˗ Brasil, trouxeram à tona a necessidade de novas reflexões sobre a preservação do meio ambiente nacional. O ordenamento jurídico brasileiro, pautado em um modelo antropocêntrico de interação do homem com a natureza, considera esta como um recurso à disposição daquele, de modo que há apenas algumas limitações quanto ao seu uso, as quais, com efeito, não garantem a devida proteção, tampouco a recuperação dos ecossistemas afetados pelas mãos humanas. É possível perceber, no entanto, que tal parad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

De Queiroz Batista, Itallo Augusto, and Isaac Itamar De Melo Costa. "Sou mais macho que muito homem: discurso, resistência e processos de constituição do feminino na música Pagu." Revista do Sell 13, no. 1 (2024): 40–55. https://doi.org/10.18554/rs.v13i1.7988.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho consiste em fazer o uso da materialidade musical como fonte de significações. Os estudos estão atrelados à AD Pecheutiana, na perspectiva de que os discursos, que se materializam na música, carregam o poder de expressão histórico-social em múltiplos aspectos, dentre eles as questões de dominação e suas contraposições em relação às figuras femininas, expressando o imaginário cristalizado socialmente para elas e as resistências contra isso. A justificativa parte do pressuposto de que muitos compositores utilizam desse veículo para manifestar inquietações, carregadas de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Sabater Muñoz, Marcos. "A natureza analógico-sacramental da humanidade de Jesus Cristo, Verbo e imagem de Deus-homem." Brasiliensis 8, no. 15 (2019): 27–67. https://doi.org/10.64205/brasiliensis.8.15.2019.142.

Full text
Abstract:
O evento cristológico constitui o fundamento da fé da Igreja a partir do qual se desdobra o mistério da trinitariedade de Deus. A pessoa de Jesus Cristo se revela como pedra angular de toda a sistematização da teologia graças ao caráter sacramental da sua humanidade e ao senso analógico da sua corporeidade. A união hipostática das duas naturezas na pessoa do Filho abre a porta a um desenvolvimento ulterior dos termos clássicos de “Verbo” e “Imagem” no discurso teológico. Com efeito, a relação filial do Verbo feito carne com respeito ao Pai abre a possibilidade de um discurso escatológico abran
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Natália Lara Ferreira da, Francisca Lacerda da Silva, Alex Serafim de Lima, Emmanuelly Calina Xavier Rodrigues dos Santos, José Paulo Costa Diniz, and José Geraldo Rodrigues dos Santos. "Produção orgânica de mudas de essências florestais nativas e distribuição em comunidades rurais do semiárido paraibano." Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 9, no. 7 (2020): p7040. http://dx.doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7040.

Full text
Abstract:
Associado à degradação ambiental, o uso irracional de essências florestais nativas com fins farmacêuticos, industriais e medicinais, através da exploração das folhas, cascas, raízes e frutos, pode levar ao desaparecimento destas espécies. No bioma Caatinga, diversas espécies já integram a lista de ameaçadas de extinção. Contudo, são necessários meios rápidos e eficazes para a reversão dos efeitos negativos causados pela ação do homem. O projeto teve como objetivo contribuir para o reflorestamento de áreas degradadas na microrregião de Catolé do Rocha/PB com a produção e distribuição de mudas d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Marins, Caroline Bastos De, Flávia Dos Santos Caetano Antunes, Mylena Almeida De Oliveira, et al. "BRUCELOSE: UMA REVISÃO DE LITERATURA." Revista ft 29, no. 147 (2025): 38–39. https://doi.org/10.69849/revistaft/pa10202506222238.

Full text
Abstract:
A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella sp., as quais são capazes de acometer várias espécies domésticas e silvestres, além do homem. Se apresenta como uma enfermidade de grande impacto na saúde pública e no setor econômico, capaz de gerar problemas significativos no comércio internacional de animais, abortos e baixa fertilidade nas propriedades rurais, altos custos com programas de controle e erradicação e principalmente por comprometer os produtos de origem animal tornando-os vulneráveis as barreiras sanitárias. Apesar dos programas voltados ao controle e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ribeiro Nunes, Antônio José. "RESILIÊNCIA DO CRISOTILA: UMA ABORDAGEM ÀS CARACTERÍSTICAS, RISCOS AMBIENTAIS, A SAÚDE E PROTEÇÃO JURÍDICA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 4, no. 6 (2023): e412585. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v4i6.2585.

Full text
Abstract:
O aproveitamento dos recursos minerais acompanha o homem desde a antiguidade. Nos dias atuais, a sociedade é atendida por produtos minerais, entre esses, o crisotila, mineral que colocou o Brasil como um dos grandes produtores mundiais. A problemática da pesquisa apresenta a seguinte indagação: quais condições gerais possibilitam a manutenção da atividade de mineração e industrialização do crisotila? O objetivo deste artigo é demonstrar quais as condições legais jurídicas e características do minério que garantem sua sobrevida operacional, ou seja, a resiliência do crisotila frente aos riscos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Piccolo, Erasmo Aparecido, Henrique Carmona Duval, and Zildo Gallo. "ECOTEOLOGIA EM DESTAQUE: ORIENTAÇÕES TEOLÓGICAS AOS CRISTÃOS DIANTE DA CRISE AMBIENTAL NO SÉCULO XXI." Revista Contemporânea 4, no. 2 (2024): e3249. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n2-072.

Full text
Abstract:
As crises ambientais no século XXI com suas questões sociais, políticas, científicas, cenários e efeitos retroativos já são impossíveis de serem calculados e gerações futuras podem ter consequências perigosas. Os cientistas e instituições qualificadas informaram que o aquecimento global influenciou o nível do mar com ‘mudanças sem precedentes’. As leituras das Sagradas Escrituras permitem visualizar e conhecer o Pai, religiosos e teólogos devem ser compassivos em captar os ‘sinais dos tempos’. A Missão da Igreja é meditar o seu papel no século XXI e a Eco(Teo)Logia busca uma leitura e interpre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Domingos, Luiz Fabio, Vitor Oliveira, and Claúdio Manoel Luiz de Santana. "A PAZ EM SANTO TOMÁS DE AQUINO: SUA NATUREZA E SUAS CAUSAS." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 6 (2021): e26516. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i6.516.

Full text
Abstract:
A paz e a unidade implicam não somente a concórdia entre diversas vontades, mas também a união dos apetites de um mesmo ente, isto é, para a paz não basta que a unidade seja entre indivíduos, mas deve ser, antes, interna a cada indivíduo. Este artigo buscou responder a seguinte questão: o que é a paz? existem meios para alcançá-la? Por meio de um estudo de revisão bibliográfica, este artigo buscou descrever o constructo filosófico “paz”, a sua natureza e as suas causas. Ademais, definiu-se como objetivo correlacionar tal conceito na perspectiva de Santo Tomás de Aquino, com as virtudes: justiç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Melo, Geraldo José de, and Thálita Cavalcanti Menezes da Silva. "Problematizações Foucaultianas ao teletrabalho: governamentalidade e cuidado-de-si na experiência de servidores do Judiciário." Research, Society and Development 12, no. 2 (2023): e28612240268. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i2.40268.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo problematizar, à luz dos conceitos de governamentalidade e cuidado-de-si elaborados por Foucault, os efeitos do teletrabalho sobre a saúde mental de servidores públicos que exercem sua profissão na modalidade de teletrabalho integral em um Tribunal de Justiça da região do Nordeste do Brasil. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa apoiada no método da experimentação tal como entendida em uma perspectiva foucaultiana. Na produção de dados, foi utilizada a técnica de entrevista individual, e como instrumento um questionário sociodemográfico contendo uma pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Valesan, Mariene, Beatriz Fedrizzi, and Miguel Aloysio Sattler. "Vantagens e desvantagens da utilização de peles-verdes em edificações residenciais em Porto Alegre segundo seus moradores." Ambiente Construído 10, no. 3 (2010): 55–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212010000300004.

Full text
Abstract:
Pele-verde (trepadeiras recobrindo fachadas de uma edificação, muro ou outro elemento vertical) é uma técnica de baixo impacto ambiental e com benefícios para a edificação e seu entorno. O presente trabalho analisa peles-verdes encontradas em edifícios residenciais em Porto Alegre, a partir da percepção de seus moradores, como os objetivos de gerar um registro da utilização dessa técnica e de discutir suas principais vantagens e desvantagens. A metodologia de pesquisa valeu-se de entrevistas em profundidade, estruturadas por questionários, aplicadas junto a moradores de 38 edificações (unifami
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Fonseca, Ronald Assis, Kleber Ramon Rodrigues, Leopoldo Concepción Loreto Charmelo, Alessandro Saraiva Loreto, and Athos Alves Vieira. "Avaliação de atividades de risco na usina de tratamento de resíduos sólidos do Município de Manhumirim, Minas Gerais, Brasil." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 4, no. 7 (2017): 77–85. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.040708.

Full text
Abstract:
As questões ambientais vêm sendo destaque em todo mundo, não simplesmente por que o homem passou a respeitar a natureza, mas sim, porque os efeitos estão cada vez maiores e mais catastróficos. As ações antrópicas são as principais causas de degradação ambiental refletindo no consumo excessivo de recursos naturais e nos diversos tipos de poluição. É notório que o ser humano é extremamente consumista e despeja o seu resíduo sólido no ambiente em que vive. Neste contexto, os aterros sanitários, áreas que acumulam grandes quantidades de resíduos, representam uma alternativa. Entretanto, esses nem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Souza, Pedro Citó de, and Lucas de Souza. "O casamento homoafetivo e o ordenamento jurídico brasiliro: uma análise do presente e do futuro." OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 23, no. 1 (2025): e8571. https://doi.org/10.55905/oelv23n1-056.

Full text
Abstract:
Atualmente o casamento entre pessoas do mesmo gênero não possui nenhum status legal no ordenamento jurídico, sendo apenas uma garantia diante de resolução com efeitos vinculantes sobre os poderes executivo e judiciário. Isso acarreta uma fragilidade do direito diante da possibilidade de alteração não só judicial, como também legislativa, o que é um pouco mais difícil, mas que precisa ser conseguida. Diante da realidade legal de que o casamento possui uma natureza jurídica contratual na qual os contratantes são obrigatoriamente um homem e uma mulher, bem como da realidade normativa infralegal,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Mohamad Radwan Omar Chabrawi, Arij, Luciana Mercês de Lucena, and Fernanda Sousa Duarte. "TRABALHO, EMANCIPAÇÃO E OS DESAFIOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA EM MEIO AO CAPITALISMO." Trabalho (En)Cena 7 (December 22, 2022): e022018. http://dx.doi.org/10.20873/2526-1487e022018.

Full text
Abstract:
Face às precarizações do trabalho, à pobreza e à sombra do desemprego, surge a economia solidária, como alternativa em construção, que promove práticas laborais participativas, justas, cooperativas e coletivistas. Apesar dos pressupostos de justiça e emancipação do homem, observam-se diversas contradições entre o prescrito e o real da economia solidária, constatando-se a influência deletéria das condicionalidades impostas pelo capitalismo. Longe de descartar a economia solidária (ES) como alternativa emancipatória de trabalho, tais contradições indicam a necessidade de constante avaliação e ev
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

De Souza, Pedro Citó, and Lucas De Souza. "Pode casar? Análise legislativa do casamento homoafetivo no Brasil." Revista Caribeña de Ciencias Sociales 12, no. 5 (2023): 2178–89. http://dx.doi.org/10.55905/rcssv12n5-012.

Full text
Abstract:
Atualmente o casamento entre pessoas do mesmo gênero não possui nenhum status legal no ordenamento jurídico, sendo apenas uma garantia diante de resolução com efeitos vinculantes sobre os poderes executivo e judiciário. Isso acarreta uma fragilidade do direito diante da possibilidade de alteração não só judicial, como também legislativa, o que é um pouco mais difícil, mas que precisa ser conseguida. Diante da realidade legal de que o casamento possui uma natureza jurídica contratual na qual os contratantes são obrigatoriamente um homem e uma mulher, bem como da realidade normativa infralegal,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Rodrigueiro, Amanda Aparecida. "A PALAVRA-IMAGEM E OS ELEMENTOS MÍTICOS NA POÉTICA DE EUGÊNIO DE ANDRADE E A CORRESPONDÊNCIA ENTRE POESIA E PINTURA." Revista Desassossego 7, no. 13 (2015): 18. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v7i13p18-37.

Full text
Abstract:
<p>O presente estudo pretende apresentar uma leitura de poemas do poeta Eugênio de Andrade, observando-se o eixo temático que permeia seus poemas: os elementos naturais, e sua relação com o homem; e, ressaltando o seu poder imagético, a partir dos recursos poéticos presentes na sua obra.</p><p>Em um segundo momento, busca-se promover o diálogo de alguns poemas eugenianos com telas de pintores contemporâneos visando perceber e discutir as imagens sugeridas pela linguagem poética, discutindo, ainda, o processo de escrita e recursos presentes na obra, que permitem essa visualiza
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

BARROS, Ellen Gallliano de, and Fábio André GUARAGNI. "TUTELA PENAL AMBIENTAL À LUZ DA SOCIEDADE DE RISCO DE ULRICH BECK." Percurso 4, no. 31 (2019): 286. http://dx.doi.org/10.21902/revpercurso.2316-7521.v4i31.3805.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente estudo objetiva analisar a relevância da intervenção do Direito Penal na proteção efetiva do meio ambiente, sob a óptica da “Sociedade de Risco”, conceituada pelo sociólogo alemão Ulrich Beck. Posto isto, destaca-se, inicialmente, as particularidades de cada sociedade, em dado momento histórico, descritas pelo autor, respectivamente: sociedade pré-industrial; modernidade clássica; e sociedade de risco. A primeira fase caracterizou-se pela convivência integrada entre homem e natureza, produção artesanal e perigos de danos naturais, justificados pelo misticismo e divindades. Ap
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Vale, Francílio Vaz do. "O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE E O BIOCENTRISMO EM HANS JONAS/The responsibility principle and biocentrism on Hans Jonas." Cadernos do PET Filosofia 3, no. 5 (2012): 73–81. http://dx.doi.org/10.26694/cadpetfil.v3i5.674.

Full text
Abstract:
RESUMO Hans Jonas na obra O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica (2006 [1979]) apresenta o diagnóstico de uma civilização debilitada e perecível, constantemente ameaçada pelos poderes do homem tecnológico. De posse desta análise, constrói uma proposta no sentido de novas fundações para o edifício ético a partir de uma responsabilidade. Jonas constata o caráter antropocêntrico de uma ética que não abrangia as consequências dos impactos oriundas da ação humana sobre o homem e a vida na biosfera. Em seu ideário filosófico sobre a civilização tecnológica,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!