Academic literature on the topic 'Necessidades e demandas de serviços de saúde'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Necessidades e demandas de serviços de saúde.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Necessidades e demandas de serviços de saúde"

1

Braga, Patrícia Pinto, Roseni Rosângela de Sena, Clarissa Terenzi Seixas, Edna Aparecida Barbosa de Castro, Angélica Mônica Andrade, and Yara Cardoso Silva. "Oferta e demanda na atenção domiciliar em saúde." Ciência & Saúde Coletiva 21, no. 3 (March 2016): 903–12. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015213.11382015.

Full text
Abstract:
Resumo As mudanças no perfil demográfico e epidemiológico da população brasileira e a necessidade de repensar o modelo de atenção em saúde têm levado diversos países, como o Brasil, a pensar a Atenção Domiciliar (AD) como estratégia de atenção. Porém, identifica-se uma lacuna entre a oferta de serviços de AD, as demandas por cuidados e as necessidades em saúde apresentadas pela população. Assim, este artigo analisa as produções científicas, quanto à configuração das relações entre oferta, demanda e necessidades relacionadas à atenção domiciliar em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline) e Web of Science. Apesar de poucos artigos se aterem a essa questão, há evidências de que as demandas e as necessidades em saúde pouco têm sido levadas em conta para pensar a organização dos serviços de AD, tanto quantitativa quanto qualitativamente. A análise permite inferir que há um déficit na oferta de serviços de AD no contexto nacional e internacional considerando as demandas por cuidados e necessidades de saúde que se apresentam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Carine S. Sena Lima da, Fabiana Ferreira Koopmans, Lidiane Soares de Andrade, Donizete Vago Daher, Leonardo Maia, Polyana Dávila da Silva, Magda Guimarães de Araújo Faria, et al. "Necessidades de saúde e práticas de cuidados na Atenção Primária em Saúde." Nursing (São Paulo) 22, no. 249 (February 1, 2019): 2668–75. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2019v22i249p2668-2675.

Full text
Abstract:
Objetiva-se analisar a interface entre as necessidades de saúde dos usuários e as práticas de cuidado realizadas na APS. Revisão de escopo nas bases de dados: BVS, PubMed, Web of Science, Scopus, Science Direct, OASISbr e RCAAP, utilizando os descritores: Necessidades e demandas de serviços de saúde; Diagnóstico; Planejamento em saúde e Atenção Primária a Saúde. Encontrou-se 112 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e leitura analítica, foram incluídos 16 estudos. A análise gerou quatro categorias. Evidenciou-se que as práticas de cuidado não estão centradas nas necessidades de saúde dos usuários e sim nos agravos, fortalecendo o modelo biomédico de assistência. Percebeu-se que há uma frágil conexão entre as necessidades de saúde dos usuários e as práticas de cuidado realizadas no contexto da APS. Observa-se um lento avanço em relação ao trabalho com a comunidade na perspectiva de uma integração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Laís Silveira, Carlos Augusto Grabois Gadelha, Taís Raiher Borges, Paula Burd, José Maldonado, and Marco Vargas. "A dinâmica inovativa para a reestruturação dos serviços de saúde." Revista de Saúde Pública 46, suppl 1 (December 2012): 76–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102012000700011.

Full text
Abstract:
Desafios postos pelas mudanças demográficas e epidemiológicas e pela necessidade de redução dos custos têm exigido a reestruturação dos serviços de saúde. Nesse processo, as inovações em saúde aparecem como importantes protagonistas, uma vez que as tecnologias podem desempenhar papel fundamental tanto no que tange à expansão do acesso quanto à adequação do sistema às necessidades da população. Entretanto, a geração de inovação em saúde não se pauta exclusivamente por demandas e condicionantes sanitários; ao contrário, frequentemente reflete uma trajetória de desenvolvimento e pode ser cativa de interesses de grupos restritos da sociedade. Essas questões precisam ser consideradas tanto na análise da complexidade das dimensões da saúde quanto na investigação da potencialidade e dos desafios para o estabelecimento de uma dinâmica inovativa virtuosa para a reestruturação dos serviços em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martins, Sabrina Viana Quiles, and Maria Rita Rodrigues Vieira. "ALEITAMENTO MATERNO: NECESSIDADES E DEMANDAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DAS MÃES NO ALOJAMENTO CONJUNTO." Arquivos de Ciências da Saúde 23, no. 3 (November 18, 2016): 32. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.23.3.2016.346.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silveira, Andressa Da, and Eliane Tatsch Neves. "Dimensão política do cuidado às crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde: uma reflexão." Revista de Enfermagem da UFSM 7, no. 2 (September 11, 2017): 337. http://dx.doi.org/10.5902/2179769221976.

Full text
Abstract:
Objetivo: refletir sobre a dimensão política no cuidado à saúde de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde. Método: análise reflexiva sobre as políticas de saúde vigente, que se relacionam com a saúde da criança e do adolescente, considerando as demandas apresentadas por estas crianças. Resultados: apresenta-se alguns marcos das políticas públicas e sociais da saúde da criança e do adolescente, entre elas a inclusão dos direitos que asseguram o acesso universal à assistência à saúde. Dentre as políticas sociais, destaca-se a Lei Orgânica da Assistência Social. Conclusão: a despeito de as políticas públicas de saúde assegurarem os direitos de crianças e adolescentes, elas não atendem as especificidades das demandas dessa população que necessitam ser reconhecidas. Faz-se necessário o reconhecimento desta clientela nas taxas epidemiológicas no cenário nacional. O olhar de equidade é essencial para os desiguais que, muitas vezes, não encontram espaços nos serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soares, Teresa Cristina. ""A vida é mais forte do que as teorias" o psicólogo nos serviços de atenção primária à saúde." Psicologia: Ciência e Profissão 25, no. 4 (2005): 590–601. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932005000400008.

Full text
Abstract:
O artigo traz uma reflexão acerca do papel e da função do psicólogo nos serviços de atenção primária à saúde a partir da apresentação de relatos da bibliografia sobre a atuação desse profissional em unidades básicas de saúde (UBS) e no Programa de Saúde da Família (PSF). Mostra exemplos concretos de atuação a partir de vários referenciais teóricos da Psicologia. Discorre sobre a formação do psicólogo, ainda eminentemente clínica e de caráter elitista, com pouco enfoque nas questões de saúde pública do País e na necessidade de se repensar o ensino em função das demandas e necessidades da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Areco, Nichollas Martins, Matias Camila Alessandra, Rosalina Carvalho da Silva, and Cristiane Paulin Simon. "Caracterização dos serviços que atendem adolescentes: interfaces entre saúde mental e drogadição." Psicologia & Sociedade 23, no. 1 (April 2011): 103–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822011000100012.

Full text
Abstract:
A relação entre Estado e atendimento às demandas dos adolescentes sofreram mudanças históricas, tendo como importante marco a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Analisamos, com enfoque qualitativo, como os serviços de saúde mental e drogadição de um município do Estado de São Paulo compreendem a demanda dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As cinco instituições participantes informaram, por meio de questionários, as características dos serviços oferecidos e sua aproximação com a população atendida. Identificamos a fragmentação entre as ações públicas, havendo ora sobreposição de serviços, ora ausência desses, além do distanciamento das necessidades dos adolescentes, o que impossibilita que essas ações ofereçam elementos para que esse público mantenha uma relação positiva frente aos elementos vulnerabilizantes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Ana Maria, and Tatiana Lionço. "Democracia e gestão participativa: uma estratégia para a eqüidade em saúde?" Saúde e Sociedade 15, no. 2 (August 2006): 47–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902006000200006.

Full text
Abstract:
As práticas e mecanismos de participação social no campo da saúde constituem referências para a democracia participativa no Brasil. O presente ensaio parte da análise dos Comitês de Promoção de Eqüidade adotados pelo Ministério da Saúde. A eqüidade na saúde, entendida como o provimento de serviços para necessidades específicas de grupos ou pessoas, requer sujeitos e coletividades com poder e autonomia para enunciar seus desejos e necessidades. Os Comitês permitem aos distintos grupos sociais vocalizarem suas demandas e necessidades, provocando respostas articuladas do Governo, valorizando a integração de diversos órgãos governamentais para dentro e para fora do setor da saúde, com transversalidade e intersetorialidade. A institucionalização desta lógica na formulação e na gestão das políticas em saúde permite enfrentar a complexidade dos processos relacionados à saúde e à doença, às desigualdades e às iniqüidades. Ressalta-se a necessidade de mobilizar e re-politizar o debate sobre o direito à saúde, na perspectiva de ampliação da participação e do poder de intervenção dos grupos sociais em situação de exclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vieira, Joaquim Edson. "Definição de Necessidades Sociais para o Ensino Médico." Revista Brasileira de Educação Médica 27, no. 2 (August 2003): 153–60. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v27.2-011.

Full text
Abstract:
Resumo Necessidades sociais são originadas das necessidades de grupos, cuja aceitação decorre da força que esses grupos exercem na sociedade. Tocqueville notou a importância dada ao indivíduo e seu trabalho, e descreve a formação de organizações na sociedade americana. Elas impedem que o governo da sociedade se imponha aos indivíduos. Quando médicos tentam definir necessidades sociais que não as suas próprias, podem não estar comunicando reivindicações legítimas de grupos sociais. O estudo de condições de vida pode revelar identidade com grupos sociais, e o médico, ao assumir este papel, pretende ser o interlocutor de demandas de grupamentos pouco organizados. A organização popular pode não se estabelecer, e uma das alternativas para eliminar essa dificuldade, na área da saúde, seria construir o conceito de “Cidade Saudável”. As escolas médicas têm importante papel nessa proposta, ao ensinarem a diferença entre saúde e serviços de saúde, descobrirem e reconhecerem líderes e se sensibilizarem para envolvê-los na execução do projeto de localidade saudável. Iniciar projetos locais de promoção de saúde que dêem resultados positivos e visíveis e sensibilizar os moradores para a proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bezerra, Suely de Oliveira, and Maria Arlete Duarte Araújo. "As (re)configurações das demandas ao serviço social no âmbito dos serviços públicos de saúde." Revista de Administração Pública 41, no. 2 (April 2007): 187–209. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122007000200002.

Full text
Abstract:
Este artigo estuda as demandas impostas ao fazer profissional dos assistentes sociais na esfera pública dos serviços de saúde, a partir da redefinição do papel do Estado nos anos 1990. Inicialmente, discorre sobre o caráter reducionista do Estado à luz da política neoliberal implementada pelo governo brasileiro. Depois, lança um olhar sobre as políticas de saúde nos anos 1980 para explicitar as repercussões nos serviços públicos de saúde nos anos 1990. Por último, delineia as configurações e reconfigurações das demandas dirigidas ao serviço social no âmbito dos serviços públicos de saúde e aponta para a necessidade de uma leitura atenta das determinações sociais, históricas, econômicas, políticas e culturais nas expressões da questão social na saúde e, especialmente, das limitações da intervenção profissional nos processos relacionados ao binômio saúdedoença, uma vez que estão atrelados aos processos societários em nível macro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Necessidades e demandas de serviços de saúde"

1

Silva, Jennifer do Vale e. "Necessidades de saúde : subsídios a crítica do pensar/fazer saúde." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9299.

Full text
Abstract:
SILVA, Jennifer do Vale e. Necessidades de saúde : subsídios a crítica do pensar/fazer saúde. 2012. 218 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2012.
Submitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2014-10-06T15:22:25Z No. of bitstreams: 1 2012_dis_jvsilva.pdf: 2373983 bytes, checksum: 313cafa8bcdaed7f670f5b2130e54161 (MD5)
Approved for entry into archive by denise santos(denise.santos@ufc.br) on 2014-10-06T15:23:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_dis_jvsilva.pdf: 2373983 bytes, checksum: 313cafa8bcdaed7f670f5b2130e54161 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-10-06T15:23:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_dis_jvsilva.pdf: 2373983 bytes, checksum: 313cafa8bcdaed7f670f5b2130e54161 (MD5) Previous issue date: 2012
The health needs of the population are not answered satisfactorily, outlining challenges of various orders to health practices. Overcoming this scenario implies knowing the needs of social groups and creating tools and strategies to meet them, which requires efforts of sciences and practices in public health.This research examines health needs in urban peripheries of a midsize city in Northeast Brazil. Anchored in the dialectical method, needs were analyzed in conjunction with their entirety, seeking clarification of mediations and contradictions involved.Semi-structured interviews were conducted with residents,besides field observations, questionnaires, as well as documentary research. They evidenced five sets of needs: need for biomedical products and services; need for money to consume biomedical products and services; need for healthy food; need for healthy habits; and need for good interpersonal relationships with employees of health services.Although grouped together, those needs are singular to the individual and collective lifestyles, woven into a web that articulates social, political, cultural, economic, scientific and media actors; and reveal contradictions that are mostly unfavorable to meet the health needs and a process of social reproduction that is strongly targeted to the accumulation of capital.Health needs are multidimensional,they assume diverse forms and contents, according to the specificities of life and health of individuals and groups. For their recognition, they require methodsenrolled in different research traditions, being only partially captured by the epidemiological indicators traditionally used in health systems.
As necessidades de saúde da população não são atendidas de forma satisfatória, delineando desafios de diversas ordens às práticas de saúde. A superação deste cenário implica conhecer as necessidades dos grupos sociais e criar instrumentos e estratégias para atendê-las, o que requer esforços das ciências e práticas em saúde coletiva. Esta pesquisa analisa necessidades de saúde em periferias urbanas de uma cidade média do Nordeste brasileiro. Ancorado no método dialético, as necessidades foram analisadas em sua articulação com a totalidade, buscando a explicitação das mediações e contradições envolvidas. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com moradores, observações de campo, aplicação de questionário, além de pesquisa documental. Evidenciaram-se cinco conjuntos de necessidades: necessidade de produtos e serviços biomédicos; necessidade de dinheiro para consumir produtos e serviços biomédicos; necessidade de alimentos saudáveis; necessidade de hábitos saudáveis; e necessidade de boas relações interpessoais com os trabalhadores dos serviços de saúde. Embora agrupadas, elas são singulares aos modos de vida individuais e coletivos, tecidos numa trama que articula atores sociais, políticos, culturais, econômicos, científicos e midiáticos; e revelam contradições em sua maioria desfavoráveis à satisfação das necessidades de saúde e um processo de reprodução social fortemente direcionado para a acumulação do capital. As necessidades de saúde são multidimensionais, assumem conteúdos e formas diversificadas, conforme as especificidades de vida e saúde dos sujeitos individuais e coletivos. Carecem, para sua apreensão, de métodos inscritos em diferentes tradições de pesquisa, sendo apenas parcialmente capturadas pelos indicadores epidemiológicos tradicionalmente utilizados nos sistemas de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nayme, João Guilherme Rodrigues. "Organização da demanda no serviço Odontológico do Sistema Único de Saúde /." Araçatuba, 2012. http://hdl.handle.net/11449/115957.

Full text
Abstract:
Orientador: Nemre Adas Saliba
Banca: Renato Moreira Arcieri
Banca: Roosevelt da Silva Barros
Resumo: O Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe reformulações políticas e a reorganização de serviços de saúde bucal, baseadas em princípios doutrinários: universalidade, eqüidade e integralidade. O estudo teve como objetivo analisar e descrever a organização da demanda de pacientes, do serviço de saúde bucal de um município do estado de São Paulo, com enfoque na organização e na resolubilidade do serviço. Trata-se de um estudo exploratório, quanti-qualitativo descritivo dos serviços de saúde bucal, ofertados à população no município de Penápolis - SP. Foram utilizadas diversas estratégias metodológicas: análise documental, análise de dados secundários e entrevista semiestruturada com a Coordenadora de Saúde Bucal do município para obtenção de informações sobre o funcionamento e organização específicas do sistema de saúde do município. Foram analisados prontuários dos pacientes atendidos no período de dezembro a janeiro de 2010 no Centro de Especialidades Odontológicas e descrito o fluxo de pacientes, referenciados e contra-referênciados entre a Atenção Básica e Atenção Secundária. Categorias foram pré-definidas e ajustadas para análise: Descrição da rede de serviços odontológicos; Organização e Integração da Atenção Básica e Atenção Especializada; Procedimentos referenciados ao Centro de Especialidades Odontológicas, que tiveram no mínimo a primeira consulta; Procedimentos referenciados ao Centro de Especialidades Odontológicas, que tiveram tratamento especializado realizado; Tempo necessário para a conclusão do tratamento no Centro de Especialidade Odontológica; Número de consultas para conclusão do tratamento. A Atenção Básica Odontológica possui 10 Cirurgiões-Dentistas, 5 Equipes de Saúde Bucal e um Centro de Especialidades Odontológicas com 5 especialistas. O encaminhamento entre os níveis...
Abstract: The Brazilian Health System (SUS) brought reformulations on policies and reorganization of dental services, based on doctrine principles: universality, equality and integrality. The study had the aim to analyze and describe the organization of patients' demand, on dental services from a city of São Paulo State, focusing on organization, resolution of service. It's an exploratory and descriptive study with quantitative and qualitative characteristic of dental services offered to population from Penápolis-SP. It was used many methodological strategies: documental analysis, analysis of secondary data and semi-structured interview with the Coordinator of Dental Health from the studied city about the functioning and specific organization of city. It was also analyzed the recorders of patients attended on Centre of Dental Specialties and it was described the flow of patients referred and back-referred between Primary and Secondary Attention. Categories were predefined and adjusted: description of dental services net; Organization and Integration of Primary and Specialized Attention; Proceedings referred to Centre of Dental Specialties that had at least the first consult; Proceedings referred to the Centre of Dental Specialties that had completed the specialized treatment; The time necessary for conclusion in the Centre of Dental Specialties, Number of consults to conclude the specialized treatment. The Primary Dental Attention has 10 dentists, 5 teams of Oral Health and one Centre of Dental Specialties with 5 experts. The reference between the levels of attention is performed by records, developed on the own service and it indicate the needed specialty. In the Centre of Dental Specialties it was registered 1236 proceedings referred from Primary Attention, among them, 623 to endodontic (50,4%). It was concluded 757 (62,6%) cases...
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Salomão, Maria Lúcia Machado. "Necessidades de adolescentes atendidos em Unidades Básicas de Saúde do Município de São José do Rio Preto e as suas demandas para o cuidado em saúde: encontros e desencontros." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-25062009-104433/.

Full text
Abstract:
A adolescência é considerada um dos estágios do desenvolvimento humano, apresentando características específicas a partir dos quais se derivam necessidades de saúde. As teorias sobre esta fase da vida nos diversos campos do conhecimento como Antropologia, Sociologia, Psicologia, Medicina e outros, contribuíram na compreensão destas necessidades. Diante da amplitude e complexidade que reveste a adolescência na sociedade atual, o estudo possibilitou a aproximação a alguns aspectos relevantes para a saúde dos adolescentes. A organização dos serviços de saúde influiu tanto na percepção dessas necessidades, como no atendimento desses carecimentos. O objetivo do estudo foi compreender necessidades de saúde dos adolescentes atendidos em Unidades Básicas de Saúde tal como expressas nas demandas traduzidas pelos adolescentes, familiares dos adolescentes e profissionais que atendem os adolescentes no município de São José do Rio Preto. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com a utilização da técnica de Grupo Focal. O instrumento do estudo foi um roteiro com temas indutores (saúde, necessidades de saúde, ajuda recebida nestas necessidades, facilidades ou dificuldades nessa ajuda e expectativas em relação à ajuda). Foram realizados reuniões com nove grupos (três de cada categoria - adolescentes, familiares de adolescentes e profissionais de saúde que cuidam de adolescentes). As reuniões foram gravadas, constituindo-se no material empírico analisado, após a desgravação, com o desenvolvimento de matrizes temáticas. Buscou-se apreender as percepções dos sujeitos sobre necessidades de saúde, expressas como demandas para os serviços de saúde. Foi entendido como demanda a busca por ajuda nos serviços de saúde. As percepções de saúde e doença apreendidas nas narrativas dos participantes trouxeram aspectos de situações de saúde e de adoecimento, porém predominaram as de saúde na promoção e prevenção. Foram identificadas similaridades e contrastes nas narrativas de adolescentes, pais e profissionais levando-se em consideração os componentes psico-emocionais e cognitivos da socialização, do adoecimento e da utilização dos serviços de Saúde. O padrão de uso de serviços e de cuidado e auto-cuidado apontaram facilidades e dificuldades encontradas no cotidiano nos serviços de saúde. As narrativas com sugestões na atenção primária à saúde trouxeram as expectativas de ajuda para o cuidado no adoecimento, na promoção e na prevenção. Identificaram-se aspectos relevantes para o desenvolvimento de ações voltadas para a atenção à saúde de adolescentes em serviços de atenção primária à saúde, em particular na região de S.J. Rio Preto. Para todos os sujeitos do estudo, estas necessidades ou problemas de saúde, embora semelhantes, inclusive nas expectativas de ajuda, não fazem parte do processo de trabalho nos serviços de saúde e estes serviços não fazem parte da vida do adolescente. Cuidar do adolescente significa mais do que tratar e curar, para além das práticas médicas curativas. Este estudo reforça a idéia de que os adolescentes devem ser considerados sujeitos com necessidades e direitos concretos nos diversos aspectos da socialização e da saúde mental, da sexualidade, das situações de adoecimento e do uso nos serviços de saúde.
Adolescence is considered one of the periods of the human development, presenting specific characteristics from which health needs are derived. Theories about this life stage in several fields of knowledge such as Anthropology, Sociology, Psychology, Medicine, to name a few, contributed to the understanding of those needs. Faced with the amplitude and the complexity which, nowadays, adolescence consists of, this study made possible the proximity to some important aspects to the adolescent health. The organization of the health care services influenced both on the perception of the adolescent needs and on their treatment. The purpose of this study is to understand the health needs of adolescents treated in Primary Health Care Services as they were reported by adolescents, their families and professionals who treat them in the city of São José do Rio Preto. The nature of the methodology adopted was qualitative using the Focus Group technique. The instrument of the present study was a topic-guided questionnaire (talking about health, health needs, treatment received regarding those needs, easiness or difficulties in the treatment and expectations concerning it). It was held meetings with nine groups (three of each category adolescents, their families and professionals who treat them). The meetings were recorded, consisting of the empirical data analyzed after being transcribed, with topics being identified from them. It was intended to recognize the perception of the subjects of the study over health needs, expressed as requirements to health care services. It was meant as requirement the search for health care services. The perceptions of health and sickness taken in the narratives of the interviewed people raised issues about health situations and illness, although being predominant issues on health as promotion and prevention. It was identified similarities and differences among the narratives of adolescents, parents and professionals, taking into consideration psycho-emotional and cognitive elements of socialization, sickness or health care services used. The standard use of the services, and care and self-care pointed out easiness and difficulties found everyday in the health services, and the narratives with suggestions concerning primary attention to health raised the expectations of help to care of sickness, promotion and prevention. It was identified important aspects to the development of measures regarding the attention to the adolescent health in Primary Health Care Services, mainly in the region of São José do Rio Preto. For all the subjects in this study, those health needs or health problems, although similar to each other, and including the help expectations, are not considered part of the work process in the health services and these services are not considered part of the adolescent life. Taking care of the adolescent means much more than treating and healing, it is beyond the medical healing treatment. The present study reinforces the idea that adolescents should be considered subjects with needs and actual rights concerning the several aspects of socialization and mental health, sexuality, sickness situations and the use of the health services.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Yonekura, Tatiana. "Necessidades de saúde: construção de instrumento para o planejamento regional em saúde." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-15052017-151528/.

Full text
Abstract:
O objeto deste estudo é a identificação de necessidades de saúde por meio de um instrumento para gestores e técnicos das áreas de planejamento e gestão em saúde. O estudo considerou o arcabouço teórico-metodológico da Saúde Coletiva e particularmente da Epidemiologia Crítica que se fundamentam na categoria reprodução social para explicar os diferentes perfis de saúde e doença de um determinado território. Objetivo: construir um instrumento de captação de necessidades de saúde para subsidiar o planejamento regional em saúde. Método: Trata-se de um estudo metodológico que foi desenvolvido em quatro etapas: Etapa 1. Uma revisão integrativa para identificar os instrumentos de levantamento de necessidades de saúde existentes; Etapa 2. Entrevistas semiestruturadas e individuais com gestores da saúde para compreender as dificuldades no levantamento de necessidades. Os dados foram gravados, transcritos e analisados através da análise de conteúdo; Etapa 3. Construção de instrumento de levantamento de necessidades de saúde para subsidiar o planejamento regional em saúde; e Etapa 4. Validação de conteúdo por comitê de especialistas, por meio da técnica Delphi e índice de validade de conteúdo. Resultados: Em relação à revisão integrativa, foram identificados 17 instrumentos de levantamento de necessidades. As 123 variáveis utilizadas para identificar necessidades foram integradas em três categorias: necessidades de reprodução social, necessidades de presença do Estado e necessidades de participação política. Em relação às entrevistas, sete gestores de saúde da região metropolitana do Espírito Santo participaram do estudo. Quatro categorias compostas por 11 temas foram analisados: (1) Compreensão do conceito de necessidades de saúde, com um tema; (2) Necessidades de reprodução social, com dois temas; (3) Necessidades de presença do Estado, com sete temas; e (4) Necessidades de participação política, com um tema. A construção do instrumento envolveu a inclusão dos resultados da revisão e das entrevistas, resultando em material composto de introdução e cinco módulos (Módulo A Identificação das classes sociais, Módulo B Reconhecimento do território, Módulo C Necessidades de reprodução social, Módulo D Necessidades de presença do Estado, e Módulo E Necessidade de participação política). A validação de conteúdo foi realizada por meio da participação de oito especialistas. Tanto a introdução, quanto os módulos apresentaram de forma geral pontuação pelo índice de validade de conteúdo maior de 0,9, o que representa clareza, pertinência e relevância adequados. Apenas um item foi classificado com baixa clareza (0,75), e dessa forma precisou ser reformulado. Outras modificações foram realizadas, a partir da sugestão dos especialistas. Conclusão: o instrumento construído tem potencialidade para identificar necessidades de saúde, a partir da captação das desigualdades sociais dos diferentes territórios. Pondera-se no entanto que o instrumento é incapaz de sozinho sensibilizar gestores e técnicos das secretarias estaduais e municipais para a utilização e análise dos dados, e portanto sua utilização deve fazer parte de processos educativos que envolvam a compreensão dos referencias teórico-metodológicos que subsidiaram a construção do instrumento.
This work takes as its object of study the health needs identification by an instrument for both managers and technicians of health planning and management areas. The study has considered the theoretical-methodological framework of Collective Health, and in particular Critical Epidemiology, which is based on the social reproduction category to explain different health-disease profiles in a given territory. Objective: to develop an instrument to assess health needs aiming at subsidizing regional planning in health. Method: This is a methodological study. This study was developed in four stages: Stage 1. An integrative literature review to identify existing instruments for health needs assessment; Stage 2. Semi-structured and individual interviews with health managers to understand difficulties in needs assessment. The data was recorded, transcribed, and analyzed by content analysis; Stage 3. Development of an instrument for health needs assessment to subsidize regional planning in health; and Stage 4. Content validation by a committee of experts, by means of the Delphi technique and content validity index. Results: In relation to the integrative review, 17 instruments for needs assessment were identified; the 123 variables used to identify needs were grouped into three categories: social reproduction needs, State presence needs, and political participation needs. In relation to the interviews, seven health managers of the metropolitan region of Espirito Santo State took part in this study. Four categories composed by 11 themes were analyzed: (1) Understanding of the health needs concept, with one theme; (2) Social reproduction needs, with two themes; (3) State presence needs, with seven themes; and (4) Political participation needs, with one theme. The instrument development included adding both literature review and the interviews findings, resulting in a material divided in introduction and five modules (Module A Identification of social classes, Module B Territory recognition, Module C Social reproduction needs, Module D State presence needs, and Module E Political participation needs). The content validation was performed by eight experts. In general the content validity index of the introduction as well as the modules was higher than 0.9, what represents adequate clarity, pertinence, and relevance. Only one item was scored as low clarity (0.75), therefore needed to be reformulated. Other modifications were made according to the experts suggestion. Conclusion: The instrument that has been developed has potential to identify health needs by analyzing social inequalities of the different territories. However, it should be considered that the instrument, by itself, is unable to raise awareness among managers and technicians of state and municipal secretaries in order to use and analyze data. Therefore, it should be used as part of educational processes that include the study of its theoretical-methodological framework.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nayme, João Guilherme Rodrigues [UNESP]. "Organização da demanda no serviço Odontológico do Sistema Único de Saúde." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/115957.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-03T11:52:45Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-12-07Bitstream added on 2015-03-03T12:07:03Z : No. of bitstreams: 1 000796522.pdf: 1358536 bytes, checksum: 9b251b7e6d7a2f0edc6a2b09581b95bd (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe reformulações políticas e a reorganização de serviços de saúde bucal, baseadas em princípios doutrinários: universalidade, eqüidade e integralidade. O estudo teve como objetivo analisar e descrever a organização da demanda de pacientes, do serviço de saúde bucal de um município do estado de São Paulo, com enfoque na organização e na resolubilidade do serviço. Trata-se de um estudo exploratório, quanti-qualitativo descritivo dos serviços de saúde bucal, ofertados à população no município de Penápolis – SP. Foram utilizadas diversas estratégias metodológicas: análise documental, análise de dados secundários e entrevista semiestruturada com a Coordenadora de Saúde Bucal do município para obtenção de informações sobre o funcionamento e organização específicas do sistema de saúde do município. Foram analisados prontuários dos pacientes atendidos no período de dezembro a janeiro de 2010 no Centro de Especialidades Odontológicas e descrito o fluxo de pacientes, referenciados e contra-referênciados entre a Atenção Básica e Atenção Secundária. Categorias foram pré-definidas e ajustadas para análise: Descrição da rede de serviços odontológicos; Organização e Integração da Atenção Básica e Atenção Especializada; Procedimentos referenciados ao Centro de Especialidades Odontológicas, que tiveram no mínimo a primeira consulta; Procedimentos referenciados ao Centro de Especialidades Odontológicas, que tiveram tratamento especializado realizado; Tempo necessário para a conclusão do tratamento no Centro de Especialidade Odontológica; Número de consultas para conclusão do tratamento. A Atenção Básica Odontológica possui 10 Cirurgiões-Dentistas, 5 Equipes de Saúde Bucal e um Centro de Especialidades Odontológicas com 5 especialistas. O encaminhamento entre os níveis...
The Brazilian Health System (SUS) brought reformulations on policies and reorganization of dental services, based on doctrine principles: universality, equality and integrality. The study had the aim to analyze and describe the organization of patients’ demand, on dental services from a city of São Paulo State, focusing on organization, resolution of service. It’s an exploratory and descriptive study with quantitative and qualitative characteristic of dental services offered to population from Penápolis-SP. It was used many methodological strategies: documental analysis, analysis of secondary data and semi-structured interview with the Coordinator of Dental Health from the studied city about the functioning and specific organization of city. It was also analyzed the recorders of patients attended on Centre of Dental Specialties and it was described the flow of patients referred and back-referred between Primary and Secondary Attention. Categories were predefined and adjusted: description of dental services net; Organization and Integration of Primary and Specialized Attention; Proceedings referred to Centre of Dental Specialties that had at least the first consult; Proceedings referred to the Centre of Dental Specialties that had completed the specialized treatment; The time necessary for conclusion in the Centre of Dental Specialties, Number of consults to conclude the specialized treatment. The Primary Dental Attention has 10 dentists, 5 teams of Oral Health and one Centre of Dental Specialties with 5 experts. The reference between the levels of attention is performed by records, developed on the own service and it indicate the needed specialty. In the Centre of Dental Specialties it was registered 1236 proceedings referred from Primary Attention, among them, 623 to endodontic (50,4%). It was concluded 757 (62,6%) cases...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Arantes, Mariana Quites. "O cuidado em saúde: um enfoque sob necessidades de saúde na ótica de enfermeiros (as) na estratégia de saúde da família." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-05112012-202252/.

Full text
Abstract:
A temática deste estudo trata da prática de enfermagem de trabalhadores de nível superior que atuam em serviços da rede de Atenção Básica à Saúde, em especial, na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Foi desenvolvido com o objetivo de analisar como os enfermeiros identificam e intervêm nas necessidades de saúde, apresentadas pelos usuários que demandam os serviços de saúde de três Unidades de Saúde da Família, localizadas no município de Marília, São Paulo, além de conhecer as dificuldades e facilidades dos enfermeiros, ao desenvolverem a prática de enfermagem, na perspectiva da produção do cuidado em saúde. Constitui-se em um estudo de natureza descritiva e de abordagem qualitativa. Na coleta de dados, optamos pela observação livre e entrevista semiestruturada. A observação livre se deu durante os atendimentos agendados e eventuais, ocorridos na unidade e também na visita domiciliária. Participaram deste estudo três enfermeiras pertencentes à ESF da zona norte do município citado. Para a análise dos dados obtidos, utilizou-se a Análise de Conteúdo Temático. No decorrer da análise, foi possível apreender uma unidade temática relacionada às identificações e intervenções realizadas pelas enfermeiras, sujeitos desta pesquisa, e duas subunidades: eventos episódicos e problemas anteriores e eventos episódicos e problemas atuais. Os resultados da pesquisa apontaram o predomínio da identificação de necessidades de saúde como sinônimo de queixas, e nas intervenções prevaleceu a fundamentação no conhecimento biológico. Quanto às facilidades apontadas pelas enfermeiras observadas, observaram-se o vínculo e a autonomia em relação a alguns procedimentos, já as dificuldades destacadas foram a falta de recursos humanos, a não adesão dos usuários em relação às atividades coletivas, dentre outras. Dessa forma, concluímos que são necessários investimentos na formação e na qualificação dos enfermeiros para modificarem a prática em saúde, hoje focada na doença, para uma prática fundamentada em um conceito ampliado do processo saúde-doença, para que a satisfação das necessidades, anseios e dúvidas dos usuários passem a se constituir em foco de atenção da prática dos enfermeiros. Consideramos necessário utilizar a Educação Permanente no cenário do trabalho em saúde na atenção básica e assim possibilitar uma escuta qualificada dos trabalhadores, em especial, dos enfermeiros que atuam nos serviços de saúde.
This study deals with the practice of graduated nursing professionals who work in services of Primary Health Care Network, especially in the Family Health Strategy (FHS). It aims to analyze how nurses identify and intervene in health needs presented by the users who demand the health services of three Family Health Units, located in the city of Marilia, state of São Paulo, besides to understand the difficulties and facilities of nurses to develop nursing practice, in view of the production of health care. It consists of a descriptive and qualitative study. For data collection, free observation and semi-structured interview were used. The free observation was during the scheduled and possible attendances occurred in the unit and also at the home visit. Participants were three nurses form the FHS in the north zone of the city. For data analysis, the Thematic Content Analysis was used. During the analysis it was possible to identify a thematic unit related to the identification and interventions performed by nurses, who were subjects of this research, and two subunits: episodic events and previous problems and episodic events and current problems. The results showed predominance of the identification of health needs as a synonym of complaints, and in the interventions, the reasoning in biological knowledge prevailed. Regarding the facilities mentioned by the nurses are the bond and autonomy for some procedures, and the difficulties highlighted were the lack of human resources, non-compliance of users in relation to collective activities, among others. Thus it is concluded that investments are needed in training and qualification of nurses to change their practice in health, nowadays focused on the disease, for a practice based on an expanded concept of health-disease process, so that the satisfaction of needs, desires and doubts of the users becomes the focus of nursing care. It is necessary to use the Continuing Education in the setting of health work in primary care and thus provide a qualified listening of workers, especially nurses, who work in health services.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Amarante, Lidiane Cintia de Souza 1988. "Caracterização da demanda dos serviços de saúde em unidades de pronto atendimento segundo critérios classificação de risco, características sociodemográficas e superutilização." [s.n.], 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290870.

Full text
Abstract:
Orientador: Fábio Luiz Mialhe
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-24T14:39:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amarante_LidianeCintiadeSouza_M.pdf: 710997 bytes, checksum: 6706195aa45d18e11c3bc8c3ff01a655 (MD5) Previous issue date: 2014
Resumo: Este estudo é composto por três artigos, cujo objetivo principal foi caracterizar o perfil dos usuários nos serviços de saúde em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em um município de médio porte no Estado de São Paulo, baseado nos critérios de classificação de risco, e em seus contextos sociodemográficos, socioeconômicos, geográficos e de superutilização do serviço. O Estudo 1 foi realizado em duas Unidades de Pronto Atendimento e teve como objetivo investigar as características de usuários que foram classificados com critérios de risco urgente e não urgente, por meio de entrevistas individuais com uma amostra representativa de 756 usuários. Além disso, buscou-se investigar se houve associações entre as características sociodemográficas, autopercepção da saúde, doença crônica, acesso a Unidade de Saúde da Família (USF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), barreiras de acesso, meio de transporte, entre outros (variáveis independentes), com a procura pelo atendimento se apresentava risco urgente ou não urgente. Os resultados mostraram que os indivíduos classificados como não urgentes possuíam os seguintes fatores associados: eram aposentados, foram até o serviço de urgência caminhando ou de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), portadores de doenças crônicas, tinham autopercepção de que seu estado de saúde era urgente, foi encaminhado por conta própria/familiar. O estudo 2 foi realizado a partir de dados secundários coletados em uma UPA entre os anos de 2011 a 2012. A partir dos dados coletados, foi realizada inicialmente uma análise descritiva, apresentando a frequência dos usuários segundo sexo, idade, bairro onde reside e seu índice de exclusão social, horário em que procurou atendimento (manhã, tarde, noite) e a classificação de risco individual se urgente ou não urgente. Em um segundo momento, foi empregado teste estatístico para se avaliar as características associadas aos usuários que procuram pelos serviços da UPA com maior frequência (> 4 consultas). A variável desfecho "superutilização do serviço" foi associada ao grupo de indivíduos gestantes, crianças, idosos, deficientes físicos e mentais. No artigo 3 foi realizado um estudo qualitativo, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo com objetivo de apresentar as motivações de usuários classificados com necessidade de atendimento não urgente. Dentre as motivações para a busca de atendimento nas UPA, foram detectadas seis categorias principais: falta de infraestrutura do posto de saúde mais próximo; percepção de dor e sintomas de emergência; proximidade casa/trabalho; demora de agendamento e atendimento na Atenção Primária a Saúde (APS); qualidade do atendimento na UPA; hábito de utilização da UPA. Desta forma pretendeu-se contribuir para o aperfeiçoamento do processo de trabalho em saúde e qualificação dos serviços de urgência e emergência
Abstract: This study consists of three articles whose main objective was to characterize the profile of users in health services in Emergency Unit in a medium-sized municipality in the State of São Paulo, based on the classification criteria of risk, and their contexts demographic, socioeconomic, geographic and overutilization. Study 1 was conducted in two Emergency Care Units and aimed to investigate the characteristics of a sample of users that were ranked with criteria for urgent and non-urgent risk, through individual interviews with a representative sample of 756 users. Furthermore, we sought to investigate whether there were associations between sociodemographic characteristics, self-perceived health, chronic disease, access to USF/UBS, access barriers, transportation, among others (independent variables), with demand for care is presented risk urgent or not urgent. The results showed that individuals classified as non-urgent had the following associated factors: retired, went to the emergency department or walking SAMU, patients with chronic diseases, self-perception that their health condition was urgent referral for own/family account. Study 2 was conducted using secondary data collected in the Emergency Unit "Alfredo José de Castro" between the years 2011-2012. From the data collected, was initially performed a descriptive analysis showing the frequency of users by gender, age, neighborhood where he resides and its index of social exclusion, a time when tried to call (morning, afternoon, night) and the classification of individual risk is urgent or not urgent. In a second step, statistical test was used to assess the characteristics associated with users looking for UPA services more frequently (> 4 visits). The outcome variable" overutilization of service" was associated with the group of pregnant individuals, children, elderly, the physically and mentally disabled. In Article 3: A qualitative study was conducted, we used the technique of content analysis in order to test the motivations of users ranked in need of non-urgent care. Among the motivations for seeking care in the Emergency Care Units, were detected six major categories: lack of infrastructure of the nearest health post, perception of pain and symptoms of emergency, home / work proximity; takes care of scheduling and PHC, quality of care in the UPA; habit. In this way it was intended to contribute to the improvement of the work process in health and qualification of urgent and emergency services
Mestrado
Saude Coletiva
Mestra em Odontologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tavares, Luciane Santiago. "Demanda total por anticoncepção no Brasil: uso e necessidade insatisfeita por métodos anticoncepcionais." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2006. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5234.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2012-09-06T01:12:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) 863.pdf: 365080 bytes, checksum: 8eb75def26bf3803cb413f3178f68888 (MD5) Previous issue date: 2006
Objetivo geral desta dissertação é analisar a demanda total por métodos anticoncepcionais, avaliando os seus componentes, uso de métodos anticoncepcionais e de necessidade insatisfeita por tais métodos, utilizando os registros da Pesquisa Nacional de Demoia e Saúde realizada no Brasil em 1996 (PNDS-1996). Neste estudo, as análises do processo de escolha dos métodos reversíveis e irreversíveis sãodesenvolvidas separadamente, uma vez que há diferença na tomada de decisão em torno da adoção de cada um deles. Em todos esses modelos, a estrutura hierárquica dos dados foi levada em conta, na medida em que mulheres de uma mesma comunidade (setor censitário e município) devem apresentar atitudes e comportamentos semelhantes em relação ao uso de métodos contraceptivos. (...) Os resultados demonstram que nas regiões mais favorecidas economicamente existe um maior acesso a métodos contraceptivos reversíveis e isto provavelmente reduz a chance da adoção da esterilização feminina como prática dominante para o planejamento familiar. Observamos que o nível educacional da mulher é um forte preditor do uso de métodos reversíveis e esterilização. Quanto à necessidade insatisfeita por métodos anticoncepcionais encontramos uma necessidade insatisfeita para limitar maior do que para espaçar em todas as regiões. Observamos ainda que a região Nordeste apresenta a maior probabilidade de necessidade insatisfeita do País e que as mulheres com maior nível de escolaridade são menos propensas a ter uma necessidade insatisfeita para limitar. Sendo assim, os programas de planejamento familiar devem ser implementados para proporcionar um ambiente acolhedor, de fácil acesso, com informação, disponibilidade e oferta de diferentes métodos contraceptivos. A integralidade nas ações de saúde e o atendimento universal à população brasileira ainda se constituem num objetivo a ser alcançado pelas políticas de saúde no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Carolina Rogel de. "Construção social da demanda em saúde: como a oferta modela a demanda?" Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-23042018-144939/.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Espera-se do serviço de saúde que reconheça e resolva, na medida do possível, os problemas de saúde da população. E da Atenção Básica (AB) esperamos que seja a captadora de boa parte das condições que afetam a saúde das pessoas. A proposição da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), no Brasil, enuncia o \"acesso universal\" e a \"atenção às necessidades de saúde\" como parte dos fundamentos e diretrizes da AB, vendo-a como uma construção conjunta - trabalhador e usuário - de modo a produzir saúde dentro das instituições e pelo território que os circunda. OBJETIVO: O objetivo do trabalho é conhecer e analisar como a UBS/ESF reconhece e responde às necessidades demandadas pelos usuários e instituições presentes em seu território. MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a observação participante do cotidiano da unidade; visando o levantamento de dados a respeito da Unidade de Saúde escolhida e da constituição de seu território, a entrevista em profundidade e a produção de diário de campo. O local do estudo foram duas UBS/USF no município de São Paulo. Os sujeitos constituíram-se pelos profissionais do serviço de saúde e seus usuários. A forma de análise dos achados foi a hermenêutica-dialética, tendo em vista que o material produzido foi advindo de um conjunto de falas de diversos atores, em diferentes momentos, acerca de um mesmo tema. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi analisado o acolhimento à demanda espontânea em uma UBS, a forma como está organizado, os sentimentos que desperta nos trabalhadores e como interfere no fluxo de atendimento da unidade. São relatadas possibilidades de ampliação da escuta no encontro do usuário com trabalhador e como encontros podem ser totalmente técnicos e frios. Apresenta-se também os caminhos percorridos pelos usuários em busca de cuidado a partir de uma UBS, discute-se a integração da cidade com o cuidado prestado; as várias formas como o serviço é acessado e utilizado pelo usuário e a produção do cuidado realizada fora dos muros da unidade. Além disso a entrevista em profundidade apresentou dados sobre o percurso do usuário nos serviços como o desgaste durante a busca por cuidado; os exames diagnósticos como necessários para um bom cuidado e propostas para a organização da rede de serviços. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Repensar o modelo adotado, ampliar e democratizar a oferta de serviços e ações coordenadas pela cidade demanda mais tempo, organização e planejamento, mas pode, de fato, levar cuidado em saúde para o cotidiano das pessoas. Para tanto é necessário também discutir o lugar do serviço de saúde na sociedade capitalista e como o trabalho dos profissionais da saúde é recebido pela população e idealizado pelos trabalhadores. Os meios utilizados pelos trabalhadores no cuidar são vistos como mercadoria, disponibilizados pelo mercado, deixando à margem aqueles com menor poder aquisitivo. Uma outra clínica é necessária, e um outro arranjo de rede, que dê conta da infinidade de sensações e necessidades dos indivíduos.
INTRODUCTION: The public health care service is expected to recognize and resolve, as far as possible, the health problems of the population. And from Primary Health Care (PHC)* we hope that it will capture many of the conditions that affect people\'s health. The proposal of the National Basic Attention Policy (PNAB), in Brazil, states \"universal access\" and \"attention to health needs\" as part of AB\'s fundamentals and guidelines, viewing it as a joint construction - worker and user - in order to produce health within the institutions and the surrounding territory. AIM: The main theme of the work is to know and analyze how the Health Center recognizes and responds to the users´ and institutions´ needs in it´s present territory. MATERIAL AND METHODS: The methodology used for data collection was the participant observation of the daily life of the unit; aiming at gathering data about the chosen Health Unit and the constitution of its territory, the in-depth interview and the field diary production. The study site consisted of two different Health Centers in the city of São Paulo. The subjects were constituted by the professionals of the health service and its users. The form of analysis of the findings was hermeneutic-dialectic, considering that the material produced came from a set of statements of several actors, at different times, about the same theme. RESULTS AND DISCUSSION: The user embracement in the UBS was analized, the way it is organized, the feelings it arouses in the workers and how it interferes in the service flow of the unit. There are possibilities reported for listening in the user\'s meeting with the worker and how meetings can be totally technical and cold. It also presents the paths taken by users seeking care from a UBS, discussing the integration of the city with the care provided; the various ways in which the service is accessed and used by the user and the care produced outside the unit walls. In addition, the in-depth interview presented data on the user\'s route in services such as wear during the search for care; the diagnostic exams as necessary for good care and proposals for the organization of the service network. FINAL CONSIDERATIONS:The user embracement in the UBS was analized, the way it is organized, the feelings it arouses in the workers and how it interferes in the service flow of the unit. There are possibilities reported for listening in the user\'s meeting with the worker and how meetings can be totally technical and cold. It also presents the paths taken by users seeking care from a UBS, discussing the integration of the city with the care provided; the various ways in which the service is accessed and used by the user and the care produced outside the unit walls. In addition, the in-depth interview presented data on the user\'s route in services such as wear during the search for care; the diagnostic exams as necessary for good care and proposals for the organization of the service network.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Palma, Ariane Machado. "Representações de comunidade para o trabalho em saúde: demandas e necessidades médico-sociais no cotidiano das práticas do Programa de Saúde da Família." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-05082010-152612/.

Full text
Abstract:
Trata-se das representações de comunidade para o trabalho em saúde tal como a tomam os profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) tendo por base demandas e necessidades médico-sociais: violência, uso abusivo de álcool e drogas, e sofrimento mental, em um serviço de atenção primária à saúde no município de São Paulo. O percurso metodológico adotado é o da pesquisa qualitativa na modalidade de Estudo de Caso e as técnicas utilizadas foram: entrevista em profundidade semi-estruturada e grupo focal. O serviço de saúde estudado localiza-se em um território definido por bolsão de pobreza e é composto por duas equipes de saúde da família e três equipes ampliadas de saúde bucal, mental e de reabilitação. Vinte e seis profissionais de saúde participaram do estudo. A análise dos dados empíricos parte de três núcleos temáticos: trajetórias e percepções do cotidiano de práticas do PSF; relação serviço de saúde e comunidade; e compreensões temáticas das demandas e necessidades médico-sociais da comunidade. Neste sentido, apreendem-se limites e potencialidades do trabalho em saúde e da relação serviço de saúde e comunidade frente às demandas e necessidades relacionadas à violência, uso abusivo de álcool e drogas, e sofrimento mental; e discute-se que os profissionais de saúde possuem diferentes percepções acerca de comunidade, o que influencia diretamente o ser profissional diante dela. Compreende-se que profissionais de saúde podem instigar e integrar abordagens intersetoriais para atuarem com demandas e necessidades médico-sociais da comunidade, dependendo assim, se estas forem desveladas e acolhidas nas práticas de cuidado dos serviços de atenção primária à saúde.
It is about the representations of the community to the work in health, as well as the family health program professionals take it, having as a base the medical-social necessities: violence, overuse of alcohol and drugs, mental suffering in a primary attention health service in Sao Paulo municipality. The methodology adopted is the qualitative research in the case study modality and the techniques used were: semi-structured deep interview and focal group. The health service studied is placed in a territory defined as poverty pool and it is composed by two family health groups and three amplified buccal, mental health and rehabilitation. Twenty six health professionals participated in this study. The empiric data analysis starts from three thematic nucleuses: trajectory and daily perception of the practices of the FHP; relation health service and community; and thematic comprehension about the medicalsocial demands and necessities of the community. In this way, it is learned the limits and potentialities of the work in health and the relation health service and community before the demands and necessities related to violence, overuse of alcohol and drugs and mental suffering; and it is discussed that health professionals have different perceptions about the community, what influences directly the professional before it. It is understood that health professionals can instigate and integrate intersectorial approaches to deal with medical-social demands and necessities of the community, depending if these are unveiled and included in the practices of care of primary attention services to health.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Necessidades e demandas de serviços de saúde"

1

Martinho, Neudson Johnson, Carolina Carbonell Demori, and João Vitor Andrade. Ciências da saúde: aprendizados, ensino e pesquisa no cenário contemporâneo. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.csa511.1121-0.

Full text
Abstract:
Novos desafios surgem a cada dia na área de saúde, os quais vem demonstrando que somente a partir da confluência de saberes e fazeres das diversas áreas do conhecimento os sistemas de saúde estarão fortalecidos para o enfrentamento deles, tendo em vista a complexidade das ações que se fazem necessárias em todos os níveis de atenção: primário, secundário e terciário. As rápidas mudanças epidemiológicas e demográficas, concomitante ao surgimento de pandemias e recrudescimento de doenças transmissíveis e não transmissíveis no mundo, evocam novos olhares e fazeres que requerem transformações desde a formação dos profissionais, produção de conhecimentos com vistas à processos de trabalhos colaborativos nos serviços de saúde, nos quais ocorram uma compreensão quanto a complementariedade dos diversos saberes e fazeres que compõem a equipe de saúde, desconstruindo a cultura das ações sobrepostas ou, a falácia que algumas profissões são mais importantes e portanto, hegemônicas frente as outras. O mundo é complexo e dinâmico, logo, os seres humanos que nele existem também o são em suas dimensões existenciais considerando que estão imbricados no mundo e, por esta característica fenomenológica, o saber / fazer de uma única profissão jamais será capaz de compreender e atender as complexas necessidades factuais destes seres em todo o seu ciclo vital, tendo em vista a imprevisibilidades e incertezas oriundas delas. Com base nas afirmações supracitadas e partindo do princípio de que o trabalho em saúde não tem um produto concreto final, sendo seu resultado consequência das relações profissionais e interpessoais que subjazem suas ações de cuidado e não apenas resultante do saber/fazer de um único profissional, é importante enfatizar que toda a centralidade do processo de trabalho em saúde deve ser o usuário e suas complexas necessidades, as quais só poderão ser realmente atendidas com um cuidado interprofissional / colaborativo. Portanto, mudanças no modus operandi e modus faciendi na formação dos profissionais de saúde e no processo de trabalho suscitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades que devem permear a arte de ensinar, pesquisar e extensionar, reverberando no verdadeiro trabalho em equipe nos serviços de saúde, algo somente alcançável através da implementação de uma educação interprofissional nas universidades e cursos técnicos, assim como, a criação de políticas indutoras para o trabalho colaborativo, no qual os diversos saberes e fazeres profissionais sejam valorizados e reconhecidos quanto sua importante complementariedade, visando decisões terapêuticas compartilhadas no atendimento às necessidades de saúde no contexto mundial vigente frente a pandemia de COVID-19 e outras demandas biopsicossociais de cuidado humano. Nesta perspectiva, pensar em ciências da saúde é refletir sobre novos aprendizados, novas metodologias de ensino e novas formas de pesquisar em um cenário contemporâneo que desvela um mix de processos antigos que recrudescem e novos que surgem, apontando a urgência de novas tomadas de decisões, as quais sejam rápidas e eficazes em responder às complexas necessidades dos usuários do sistema de saúde, contribuindo para o resgate e manutenção da qualidade de vida. Desejamos a todos uma profícua leitura desta obra, a qual pela diversidade de temáticas abordadas, permitirá ao leitor não somente uma leitura do mundo sob o prisma dos autores ao socializarem os resultados alcançados em seus estudos, mas, sobretudo, poderá instigá-lo de certa forma à “reescrevê-lo”, no sentido de transformálo a partir da apreensão e ressignificação de conhecimentos contidos nas diferentes pesquisas que corporificam este e-book, permitindo um movimento de cruzamento e interdependência entre variadas competências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martinho, Neudson Johnson, Carolina Carbonell Demori, and João Vitor Andrade. Ciências da saúde: aprendizados, ensino e pesquisa no cenário contemporâneo. 2nd ed. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.csa528.2121-0.

Full text
Abstract:
Novos desafios surgem a cada dia na área de saúde, os quais vem demonstrando que somente a partir da confluência de saberes e fazeres das diversas áreas do conhecimento os sistemas de saúde estarão fortalecidos para o enfrentamento deles, tendo em vista a complexidade das ações que se fazem necessárias em todos os níveis de atenção: primário, secundário e terciário. As rápidas mudanças epidemiológicas e demográficas, concomitante ao surgimento de pandemias e recrudescimento de doenças transmissíveis e não transmissíveis no mundo, evocam novos olhares e fazeres que requerem transformações desde a formação dos profissionais, produção de conhecimentos com vistas à processos de trabalhos colaborativos nos serviços de saúde, nos quais ocorram uma compreensão quanto a complementariedade dos diversos saberes e fazeres que compõem a equipe de saúde, desconstruindo a cultura das ações sobrepostas ou, a falácia que algumas profissões são mais importantes e portanto, hegemônicas frente as outras. O mundo é complexo e dinâmico, logo, os seres humanos que nele existem também o são em suas dimensões existenciais considerando que estão imbricados no mundo e, por esta característica fenomenológica, o saber / fazer de uma única profissão jamais será capaz de compreender e atender as complexas necessidades factuais destes seres em todo o seu ciclo vital, tendo em vista a imprevisibilidades e incertezas oriundas delas. Com base nas afirmações supracitadas e partindo do princípio de que o trabalho em saúde não tem um produto concreto final, sendo seu resultado consequência das relações profissionais e interpessoais que subjazem suas ações de cuidado e não apenas resultante do saber/fazer de um único profissional, é importante enfatizar que toda a centralidade do processo de trabalho em saúde deve ser o usuário e suas complexas necessidades, as quais só poderão ser realmente atendidas com um cuidado interprofissional / colaborativo. Portanto, mudanças no modus operandi e modus faciendi na formação dos profissionais de saúde e no processo de trabalho suscitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades que devem permear a arte de ensinar, pesquisar e extensionar, reverberando no verdadeiro trabalho em equipe nos serviços de saúde, algo somente alcançável através da implementação de uma educação interprofissional nas universidades e cursos técnicos, assim como, a criação de políticas indutoras para o trabalho colaborativo, no qual os diversos saberes e fazeres profissionais sejam valorizados e reconhecidos quanto sua importante complementariedade, visando decisões terapêuticas compartilhadas no atendimento às necessidades de saúde no contexto mundial vigente frente a pandemia de COVID-19 e outras demandas biopsicossociais de cuidado humano. Nesta perspectiva, pensar em ciências da saúde é refletir sobre novos aprendizados, novas metodologias de ensino e novas formas de pesquisar em um cenário contemporâneo que desvela um mix de processos antigos que recrudescem e novos que surgem, apontando a urgência de novas tomadas de decisões, as quais sejam rápidas e eficazes em responder às complexas necessidades dos usuários do sistema de saúde, contribuindo para o resgate e manutenção da qualidade de vida. Desejamos a todos uma profícua leitura desta obra, a qual pela diversidade de temáticas abordadas, permitirá ao leitor não somente uma leitura do mundo sob o prisma dos autores ao socializarem os resultados alcançados em seus estudos, mas, sobretudo, poderá instigá-lo de certa forma à “reescrevê-lo”, no sentido de transformálo a partir da apreensão e ressignificação de conhecimentos contidos nas diferentes pesquisas que corporificam este e-book, permitindo um movimento de cruzamento e interdependência entre variadas competências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Relatório Financeiro do Diretor e Relatório do Auditor Externo. 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2020. Pan American Health Organization, 2021. http://dx.doi.org/10.37774/9789275723982.

Full text
Abstract:
Em 2020, a OPAS continuou a ser uma voz que representa a autoridade em termos de saúde na Região, oferecendo orientação política, estratégica e técnica para responder à pandemia da COVID‐19 entre os mais altos níveis de governo, agentes não estatais e a ONU e os Sistemas Interamericanos. Em linha com seus princípios de solidariedade e equidade, a OPAS instou pela unidade ao abordar o impacto da pandemia e ao oferecer acesso equitativo às ferramentas de resposta à COVID‐19, ao mesmo tempo em que defendeu a continuidade dos serviços de saúde essenciais para salvar vidas e mitigar os efeitos devastadores da pandemia sobre as conquistas obtidas a duras penas na saúde pública regional. A pandemia chamou a atenção para a necessidade de esforços acelerados, orientados por dados de qualidade, para reorganizar e ampliar a prestação de serviços de saúde para fazer face às necessidades impostas pelos casos de COVID‐19, incluído o atendimento intensivo, enquanto se mantinham os serviços essenciais de saúde em áreas como o diagnóstico e tratamento do câncer, a saúde mental, outras doenças não transmissíveis e as imunizações. Por meio de cooperação técnica, a OPAS continua a ser um catalisador para melhorar a saúde e o bem‐estar dos povos das Américas em colaboração com os Estados Membros e com os parceiros. As demonstrações financeiras e as notas às demonstrações financeiras foram preparadas em conformidade com as Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (IPSAS) e o Regulamento Financeiro e as Regras Financeiras da OPAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Furtado, Jose Henrique de Lacerda, Caio Ramon Queiroz, and Silvana Carloto Andres. Atenção Primária à Saúde no Brasil: desafios e possibilidades no cenário contemporâneo. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.aps276.1121-0.

Full text
Abstract:
A conquista do direito à saúde, legitimada na Constituição Federal de 1988, inaugurou no país uma nova forma de organização da oferta dos serviços de saúde à população. Na perspectiva da saúde como um direito universal, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi implantado no país, adotando a Atenção Primária à Saúde (APS) como estratégia principal de ampliação do acesso aos serviços ofertados. No entanto, não podemos deixar de reconhecer os diversos desafios que ela sempre enfrentou e vem enfrentando cronicamente, para se consolidar enquanto modelo assistencial que objetiva não só, ampliar o acesso ao sistema de saúde, mas também, tentar reverter o enfoque curativo, individual e hospitalar, tradicionalmente instituído nos sistemas de saúde nacionais, em um modelo preventivo, coletivo, territorializado e democrático1 . Nos últimos anos no Brasil, vivenciamos um cenário acentuado de desmonte da APS e das políticas públicas como um todo, ameaçando diversos direitos sociais legalmente constituídos e dificultando ainda mais, a manutenção de uma APS forte, em uma perspectiva abrangente e integral. Com a pandemia de COVID-19, este cenário só se acentuou, lançando foco aos diversos problemas estruturais que sempre estiveram presentes ao longo desses anos. Diante disso, eu, em parceria com o pesquisador Caio Ramon Queiroz e a pesquisadora Silvana Carloto Andres, aceitamos o desafio de organizar essa obra intitulada “Atenção Primária à Saúde no Brasil: desafios e possibilidades no cenário contemporâneo”, que objetivou englobar estudos que discutissem a temática relacionada aos desafios da APS no cenário atual brasileiro, com foco tanto em estudos teórico-conceituais, quanto em relatos de experiências e pesquisas desenvolvidas nas diversas regiões do país. Sendo assim, esta coletânea é composta por 28 capítulos, que contribuem significativamente para essa reflexão tão importante e necessária no contexto pandêmico atual, tendo em vista que a APS constitui-se enquanto a principal porta de 1 FAUSTO, M. C. R.; MATTA, G.C. Atenção Primária à Saúde: histórico e perspectivas. In: MOROSINI, M. V. G.C. Modelos de atenção e a saúde da família/Organizado por Márcia Valéria G. C. Morosini e Anamaria D’Andrea Corbo. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2007. entrada do sistema público de saúde brasileiro, com potencial para resolver grande parte das demandas de saúde da população. Dessa forma, os capítulos foram organizados de modo a proporcionar um encadeamento temático das leituras, a fim de despertar o interesse do leitor a aprofundar as reflexões oportunizadas pelos mesmos, iniciando com os capítulos que abordam diretamente a temática relacionada à APS no enfrentamento à pandemia de COVID-19, prosseguindo para os estudos que versam sobre as estratégias de fortalecimento da APS e por fim, para os estudos que abordam os diversos desafios cotidianamente enfrentados pelas equipes inseridas no sistema público de saúde do país. Por fim, deixo meus sinceros agradecimentos a todos (as) que aceitaram fazer parte de mais esse desafio coletivo, desde os (as) pesquisadores (as) autores (as) dos capítulos aqui publicados, até a equipe da Editora Amplla, por ter viabilizado as condições para que essa construção compartilhada de conhecimento se tornasse realidade e estive disponível para consulta de forma ampla a todos e todas. Considerando que este e-book constitui-se enquanto um mecanismo de luta e resistência coletiva em defesa do SUS e da garantia da saúde enquanto direito universal, fica aqui o convite à leitura e às reflexões propostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Orientación estratégica para enfermería en la Región de las Américas. Organización Panamericana de la Salud, 2019. http://dx.doi.org/10.37774/9789275320723.

Full text
Abstract:
[Resumen Ejecutivo]. Este documento presenta orientaciones estratégicas para el avance y el fortalecimiento de la enfermería en los sistemas y servicios de salud de acuerdo con las siguientes líneas de acción: 1. Fortalecer y consolidar el liderazgo y la gestión estratégica de la enfermería en el contexto de los sistemas de salud y en la formulación y monitoreo de políticas. 2. Abordar las condiciones de trabajo y las capacidades de los enfermeros y enfermeras para expandir el acceso y la cobertura con equidad y calidad, a fin de promover un modelo de atención centrado en las personas, la familia y las comunidades y el fortalecimiento tanto del primer nivel de atención como de las redes integradas de servicios de salud. 3. Fortalecer la calidad de la educación en enfermería para responder las necesidades de los sistemas de salud orientados al acceso universal a la salud y la cobertura universal de salud y los ODS. [Resumo Executivo]. Este documento apresenta orientações estratégicas para o avanço e fortalecimento da enfermagem nos sistemas e serviços de saúde, de acordo com as seguintes linhas de ação: 1. Fortalecer e consolidar a liderança e a gestão estratégica da enfermagem no contexto dos sistemas de saúde e na formulação e monitoramento de políticas. 2. Abordar as condições de trabalho e as capacidades dos profissionais de enfermagem de modo a ampliar o acesso e a cobertura com equidade e qualidade, a fim de promover um modelo de atenção centrado na pessoa, na família e na comunidade e fortalecer tanto o primeiro nível de atenção como as redes integradas de serviços de saúde. 3. Fortalecer a qualidade da educação em enfermagem para responder às necessidades dos sistemas de saúde voltados ao acesso universal à saúde, à cobertura universal de saúde e aos ODS. [Executive Summary[. This document provides strategic guidance for the advancement and strengthening of nursing in health systems and services, along the following lines of action: 1. Strengthening and consolidating leadership and strategic management of nursing in the context of health systems and in policy-making and monitoring. 2. Addressing the working conditions and capacities of nurses to expand access and coverage with equity and quality, in order to promote a people-, family-, and community-centered model of care and strengthen both the primary level of care and integrated health services networks. 3. Improving the quality of nursing education to respond to the needs of health systems focused on universal access to health, universal health coverage, and the SDGs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Gustavo Henrique Silva de. Administração e empreendedorismo: temas emergentes e aplicações contemporânea. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.aet474.1121-0.

Full text
Abstract:
Nos dias atuais, a administração (de empresas ou pública) tem assimilado conceitos e características de natureza empreendedora, que levam a mudanças de paradigmas dentro da própria área do conhecimento. Nesse limiar, a administração e o empreendedorismo se tornaram indissociáveis não apenas a nível acadêmico, mas na prática gerencial cotidiana. Com efeito, esse cenário chama a atenção dos pesquisadores e, cada vez mais, estudos são desenvolvidos com o foco em novas aplicações do conhecimento gerencial. É pensando nessa indissociabilidade, que este livro surge. Organizado em duas partes, o livro traz 15 capítulos que abordam temas extremamente atuais e emergentes que partem, ora de uma compreensão macro, ora de uma compreensão micro dos fenômenos que impactam diretamente as organizações, passando por temas, como: perfil empreendedor, liderança, pandemia, gestão estratégica, gestão de serviços, gestão de pessoas, gestão pública. A esse respeito, as implicações da pandemia da COVID-19 para as organizações e o mercado também ganham espaço contundente nesta obra, frente a uma série de rápidas mudanças que tornaram a gestão significativamente desafiadora neste ambiente complexo e instável. A obra foi concebida para ser utilizada, principalmente, por estudantes, professores, pesquisadores das subáreas ligadas às Ciências Sociais Aplicadas, mais enfaticamente a Administração. Apesar disso, empresários e gestores perceberão que podem se beneficiar de modo contundente desta obra, uma vez que são trazidas temáticas das mais diferentes ordens e cujo dimensionamento está na aplicabilidade prática da gestão empreendedora. Na primeira parte, “Discussões em Empreendedorismo”, abordam-se questões relacionadas conceitualmente e empiricamente ao empreendedorismo e à inovação, compreendendo o contexto empresarial e mercadológico em 7 capítulos. O Capítulo 1, “Barreiras e Facilitadores ao Empreendedorismo: Aspectos Teóricos e Instrumentação”, apresenta uma medida psicométrica inédita que mapeia a capacidade de desenvolvimento empreendedor individual a partir da identificação das principais barreiras (inibidores) e facilitadores (incentivadores). A ferramenta demonstra aplicabilidade para a realização de novas pesquisas e também fornece um mapeamento fidedigno do perfil empreendedor, considerando variáveis comportamentais e contextuais. O Capítulo 2, “Aversión Al Riesgo de Fracasar al Emprender un Negocio en México: Un Acercamiento con algunos Factores Educativos” (em tradução livre, Aversão ao Risco de Fracassar ao abrir um Negócio no México: Uma abordagem com alguns Fatores Educacionais), traz um estudo desenvolvido no México que relaciona a baixa escolaridade, a falta de acesso à educação e, consequentemente, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho como condicionantes para a intenção de empreender. Trazendo dados demográficos e socioeconômicos, o estudo contribui com uma discussão extremamente pertinente para a compreensão do empreendedorismo por necessidade e seu impacto direto no desenvolvimento produtivo local – um cenário muito semelhante ao contexto brasileiro. O Capítulo 3, “A Importância da Gestão em Tempos de Crises: Uma Reflexão sobre a Pandemia da Covid-19”, trata de uma temática emergente e, por meio de uma interessante revisão de literatura, destaca práticas e ações a nível gerencial que impactam diretamente a vida nas organizações no momento pandêmico. Nos Capítulos 4 e 5, “Financiamento para Inovação: Pontos Positivos e Negativos do Crowdfunding” e “Financiamento da Inovação por Meio do Crowdfunding: Fatores de Sucesso”, descrevem os principais pontos (positivos e negativos) da prática de financiamentos coletivos ou crowdfunding, por meio de uma análise focada na inovação tecnológica. Os capítulos trazem contribuições principalmente para micro e pequenas empresas que atuam com inovação e necessitam superar dificuldades de acesso a recursos financeiros. No Capítulo 6, “Empresas Familiares: Gestão e Características Empreendedoras em Tempos de Pandemia da COVID-19”, tem-se um levantamento com gestores de empresas familiares, em que são discutidas as relações gerenciais e sociais com implicação direta no cotidiano organizacional, com um enfoque direto neste tipo de organização. Além disso, é um estudo extremamente atual, pois traz uma contextualização sobre os desafios e impactos da Pandemia da COVID-19 no mundo empresarial. O Capítulo 7, “A Liderança Feminina nas Organizações de Trabalho: Desafios e Construções Sociais”, traz uma importante discussão sobre a igualdade de gênero e os desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho e no mundo empresarial. Por meio de uma pesquisa empírica, o capítulo aponta para uma profunda reflexão sobre o enfrentamento à desigualdade que envolve, de maneira coletiva, diversas áreas do conhecimento, instâncias e organizações sociais e educacionais. Fechando a primeira parte do Livro, o Capítulo 8, “Emergencia de Nuevos Modelos de Gestión Estrategica” (em tradução livre, Surgimento de Novos Modelos de Gestão Estratégica), embarca em uma análise teórica visando responder à seguinte questão: quais novas perspectivas e modelos de gestão estratégica estão surgindo para dar suporte ao desenvolvimento das empresas na atualidade? Dentro dessa perspectiva, tem-se um estudo que discute e reflete sobre o dinamismo e a complexidade dos ambientes social, econômico, tecnológico e natural, compreendendo a influência destes ambientes nas formas de gestão e de empreendedorismo. Na segunda parte, “Processos Gerenciais e Administrativas em Foco”, este livro aborda questões relacionadas às técnicas e ferramentas gerenciais e administrativas que se aplicam às organizações privadas e públicas, compreendendo variadas áreas do ambiente organizacional em 8 capítulos. No Capítulo 8, “Abordagem de Servicescape: Análise e Influência da Experiência do Consumidor em um Ambiente de Serviço”, analisa-se a influência da servicescape (ambiente físico onde acontece o serviço) na experiência do consumidor no processo de aquisição do serviço. Por meio de um estudo bibliométrico, o capítulo aprofunda sobre o servicescape e sobre o experienscape, levando em consideração também o que tem sido produzido academicamente na temática. O Capítulo 9, “A Importância do Treinamento como Estratégia de Potencialização do Desempenho dos Colaboradores nas Organizações”, faz uma breve análise sobre Treinamento, Desenvolvimento & Educação (TD&E), identificando os fatores que tornam esse processo tão relevante para as organizações, especialmente como estratégia de potencialização do desempenho dos colaboradores. Trazendo alguns conceitos gerais sobre a temática, o capítulo traça uma relação entre o processo de treinamento a nível de gestão de pessoas e o aumento da produtividade e a redução de custos. O Capítulo 11, “Cultura Organizacional: Uma Revisão Narrativa acerca das Tipologias e Influências na Gestão”, analisa os eventuais impactos que a cultura organizacional perfaz na gestão das organizações. Compreendendo as diversas tipologias culturais existentes, o capítulo oferece uma visão da gestão da cultura organizacional em prol da eficiência e do aumento da produtividade. No Capítulo 12, intitulado “Aplicação da Teoria das Filas em uma Hamburgueria: Um Estudo de Caso”, descreve uma pesquisa empírica realizada em um restaurante, do tipo hamburgueria, abordando-se a concepção do sistema de filas. O capítulo traz resultados interessantes para a compreensão dos fatores que envolve a gestão de filas dentro um ramo de negócio em extrema expansão no Brasil, que é o mercado de hambúrgueres e lanches. A partir deste momento, o livro se foca em estudos relacionados à gestão pública, trazendo 3 estudos que, individualmente, abordam a administração a nível municipal, estadual e federal. No Capítulo 13, “A Maturidade da Gestão do Conhecimento na SEAPI – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (RS)”, tem-se um estudo que analisa como a gestão do conhecimento está inserida no ambiente organizacional de uma secretaria de estado, fazendo um paralelo teórico-empírico com o nível de maturidade gerencial. Este capítulo contribui especialmente para o mapeamento da maturidade em gestão do conhecimento em organizações públicas, apresentando ferramentas e técnicas para este tipo de análise. No Capítulo 14, intitulado “Avaliação dos Processos Gerenciais da Prefeitura de Luis Gomes/RN à Luz do Modelo de Excelência em Gestão Pública”, abordam-se os processos administrativos e de prestação de serviços de uma prefeitura. Neste capítulo, é utilizado um modelo padrão de análise baseado em excelência, cuja principal contribuição está em propor pontos de correção nos processos gerenciais cotidianos e ações estratégicas a serem realizadas para a melhoria da prestação de serviços aos cidadãos. Dando continuidade aos estudos relacionados à gestão pública, tem-se, por fim, o Capítulo 15, “Pregão Eletrônico nas Aquisições Públicas Federais: Economia e Impactos a Luz da Normativa 03/2011”, que trata do impacto causado na economia creditada ao uso do Pregão Eletrônico, após a implementação da Instrução Normativa nº 3/2011 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Nesse sentido, o capítulo traz uma análise sobre a teoria dos leilões e a dinâmica do Pregão Eletrônico, à luz das demandas e necessidades da administração pública federal. Cabe ressaltar que este livro é fruto do esforço de cooperação desenvolvido por pesquisadores de diversas Instituições nacionais e estrangeiras, em que cada estudo apresentado perfaz uma particular contribuição para a área do conhecimento. E embora não se pretenda responder a todas as questões relacionadas à Administração e ao Empreendedorismo, esta obra traz algumas reflexões e discussões atuais que podem, de algum modo, contribuir positivamente com o avanço do conhecimento e incrementar a literatura na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Necessidades e demandas de serviços de saúde"

1

TOLDRÁ, ROSÉ COLOM, TAMIRES NICODEMOS VASQUES, TAMARA NEVES FINARDE, and CAROINA PIRES AMBRÓSIO. "CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO HOSPITALAR DE USUÁRIO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO HU-USP." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.074.

Full text
Abstract:
O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI DESCREVER A CONTRIBUIÇÃO DA ATUAÇÃO HUMANIZADA EM SAÚDE DESENVOLVIDA A UM USUÁRIO EM VULNERABILIDADE SOCIAL, A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO ACOMPANHADO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA DE CARÁTER QUALITATIVO FUNDAMENTADA NOS REGISTROS EM PRONTUÁRIO E VIVÊNCIAS DE RESIDENTES DE TERAPIA OCUPACIONAL E FISIOTERAPIA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A PARTIR DE UMA RELAÇÃO TERAPÊUTICA HUMANIZADA CENTRADA NAS NECESSIDADES DO USUÁRIO FORAM DESENVOLVIDAS ESTRATÉGIAS DE REABILITAÇÃO DE FORMA INTEGRADA COM A TERAPIA OCUPACIONAL E A FISIOTERAPIA, E ARTICULADAS COM A EQUIPE COM VISTA A PRODUÇÃO DE VIDA CORROBORANDO COM O QUE É PRECONIZADO PELA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO. ALÉM DAS AÇÕES DIRETAS COM O USUÁRIO, REALIZARAM-SE AÇÕES COM A REDE SOCIAL E SERVIÇO HOSPITALAR DE LONGA PERMANÊNCIA. DADA À NATUREZA DAS DEMANDAS SOCIAIS E DE SAÚDE DO USUÁRIO FOI POSSÍVEL RECONHECER A IMPORTÂNCIA À INTERDEPENDÊNCIA E COMPLEMENTARIDADE DAS AÇÕES COMPARTILHADAS COM A EQUIPE PROFISSIONAL PARA A HUMANIZAÇÃO E INTEGRALIDADE DO CUIDADO DURANTE A HOSPITALIZAÇÃO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Labegalini, Célia Maria Gomes, Poliana Ávila Silva, Iara Sescon Nogueira, Marina Bennemann de Moura, Lígia Carreira, and Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera. "DEMANDAS DO OPRIMIDO: NECESSIDADES EDUCATIVAS DE IDOSOS." In Prevenção e Promoção de Saúde 1, 61–70. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2741909129.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Duarte, Lúcia Rondelo, Ariane Amélia da Silva Tavares, and Isabella Maria Bonvechi de Sousa. "PERCEPÇÃO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA SOBRE SUAS NECESSIDADES DE SAÚDE." In Políticas e Serviços de Saúde 2, 183–94. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.18221040117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosso, Eliane, Daniela Viganó Zanoti Jeronymo, Michele da Rocha Cervo, Gustavo Zambenedetti, and Marília Daniella Machado Araújo Cavalcante. "DEMANDAS PARA FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL ENTRE TRABALHADORES DE UMA REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ." In Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem 3, 161–73. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.64221270117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pastório, Inês Terezinha, and Marli Renate Von Borstel Roesler. "DEMANDAS POR DIREITOS E O ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE MENTAL." In Saúde Mental: Um Campo em Construção, 106–15. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.96919030910.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Batista, M. R., Juliana Andrade Queiroz, Leonardo Presotto Chumpato, Murillo Fernando Nogueira Abud, and José Antonio Parreira Teodoro Faria Neto. "COMPARAÇÃO DAS DEMANDAS DE REGULAÇÃO DE ALTA E MÉDIA COMPLEXIDADE DO MUNICÍPIO DE MINEIROS NOS SERVIÇOS DE PRONTO DO ANTENDIMENTO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE MINEIROS E UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO." In Ações de Saúde e Geração de Conhecimento nas Ciências Médicas 3, 198–208. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.48520120320.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Necessidades e demandas de serviços de saúde"

1

Lidia Taño, Bruna, and Thelma Simões Matsukura. "Crianças e adolecentes inseridas em serviços de saúde mental: necessidades e demandas de familiares." In Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2014. http://dx.doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-28547.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barcelos, Raissa, Flavia Bernardini, José Viterbo, Luiz Monteiro, and Marília Ortiz. "Identificando Demandas Tecnológicas Computacionais para Atender as Necessidades do Cidadão: Um Estudo de Caso na Cidade de Niterói." In Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico. Sociedade Brasileira da Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wcge.2020.11257.

Full text
Abstract:
A transparência nos governos municipais deve levar em coinsideração a participação popular para identificar demandas de disponibilização e oferta de dados e serviços. Aferir a demanda da população pode ser realizada por meio de laboratórios vivos. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso no qual (i) analisamos as demandas apresentadas na 2ª Conferencia de Transparência e Controle Social na cidade de Niterói (execução de atividades em um laboratório vivo) e (ii) apresentamos a necessidade de infraestrutura de TICs e sistemas computacionais necessários. Ainda e necessário um estudo para identificar quais projetos de TIC precisam ser executados para atender as demandas apontadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Peres, Breno A. Fróes, Guilherme Aguiar, Claudio Fernandes, Flavio Seixas, and Débora Muchaluat-Saade. "Smiles 3D: Plataforma Web para Comunicação de Profissionais na Área Odontológica." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2019.6279.

Full text
Abstract:
Com a nova era digital, estão surgindo novas necessidades no mercado odontológico, sejam elas relacionadas a infraestrutura, especializações ou modelos de negociação. Dessa forma, para atender a tais necessidades, o projeto Smiles 3D foi criado, com o intuito de facilitar a comunicação entre protéticos e dentistas, visando melhorar a oferta e a aquisição de serviços e produtos odontológicos. Além disso, possibilita um relacionamento mais prático e rápido, seja comercial, educacional ou econômico, na área odontológica, tornando o mercado mais competitivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Kalinowski, Marcos, and Sheila Reinehr. "Estruturando Desenvolvimento de Software como um Serviço de TI: Uma Experiência Prática." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2013.15295.

Full text
Abstract:
Em ambientes organizacionais envolvendo sistemas em produção nem sempre é possível prever as demandas de desenvolvimento que irão surgir. Neste cenário, torna-se um diferencial para fornecedores estruturar-se para prestar serviços capazes de tratar estas demandas, respeitando, tanto o volume, quanto a prioridade de atendimento. Neste artigo é relatada a experiência de estruturar o desenvolvimento de software na forma de prestação de um serviço de TI que atenda a um acordo de nível de serviço (SLA) estabelecido com o cliente para atender às suas necessidades. Serão apresentadas a visão externa, por meio dos aspectos contratuais, e a visão interna, por meio dos controles gerenciais utilizados para assegurar o atendimento do SLA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fischer, Gabriel, Cristiano Costa, and Rodrigo Righi. "Usando IoT e Conceitos de Elasticidade em Cloud para Análise de Recursos Humanos em Hospitais Inteligentes." In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11516.

Full text
Abstract:
A alocação de profissionais de saúde em ambientes hospitalares muitas vezes não é capaz de se adaptar à demanda de pacientes. Há situações onde existem salas com pouco uso e profissionais ociosos, e salas com muito uso e menos profissionais do que o necessário. Neste contexto, nós propomos uma solução baseada no conceito de elasticidade em Cloud Computing, onde é possível adicionar, migrar ou remover recursos de acordo com as necessidades do serviço. Dessa forma, nos introduzimos o modelo Helastic, baseado em Internet das Coisas, capaz de monitorar o uso das salas pelos pacientes de um hospital e adaptar a capacidade de atendimento dessas salas. Usando uma abordagem preditiva, o Helastic e capaz de antecipar quando uma sala vai ter demanda acima da capacidade e propõe ações para movimentação dos recursos humanos para melhor atender a demanda. Utilizando dados de uma policlínica brasileira, constatou-se a diminuição do tempo de espera em até 96.73%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Padilha, Mariah Ferretti, Mirian Da Costa Lindolpho, Miriam Marinho Chrizostimo, Camille Rabello Ramos, and Suely Lopes De Azevedo. "NOVAS TECNOLOGIAS, REINSERÇÃO SOCIAL DOS IDOSOS E CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1488.

Full text
Abstract:
Introdução: A população idosa e sem serviços assistenciais encontra obstáculos maiores na adaptação à Era Digital por conta de limitações normais da faixa etária que promovem a dificuldade de adequação a novos cenários, tornando-se proscrita socialmente. Essa fato origina a exclusão digital, em que o indivíduo encontra obstáculos - fisiológicos, econômicos, sociais ou emocionais - para adequar-se à realidade digital e torna-se proscrito por conta da carência de serviços que atendam às suas necessidades e promovam sua reinserção na sociedade. É importante elaborar estudos e serviços que promovam a inclusão digital e a reinserção social do idoso. Cabe aos enfermeiros, que lidam diretamente com as particularidades do paciente, a concretização da Política Nacional da Pessoa Idosa que postula sobre a conquista da independência e autonomia. Objetivo: identificar nas bases de dados escritos sobre a importância da tecnologia na reinserção social dos idosos e destacar as contribuições da enfermagem nas evidências. Material e métodos: revisão integrativa da literatura realizada no período de março de 2020 a fevereiro de 2021, mediante consulta às bases de dados e/ou portais Biblioteca Virtual em Saúde, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, com recorte temporal de 2017 a 2021. Foram utilizados os descritores encontrados nos Descritores em Ciências da Saúde e o booleano “OR”: Tecnologia OR “Tecnologia e Aplicativos de Software”; Idosos OR “Pessoas Idosas”; Enfermagem. Resultados: Da amostra total, foram selecionados doze artigos e constituíram-se quatro categorias. Conclusão: o uso da internet e aparelhos celulares por idosos concretiza o envelhecimento ativo, ao desenvolver mecanismos compensatórios e a atualização contínua, mantendo o indivíduo socialmente ativo. A enfermagem contribui nesse cenário a partir do conhecimento do idoso em sua totalidade e da devida assistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ARAGAO, DIEGO FELIPE BORGES, FRANCISCO ANTONIO GONCALVES DE CARVALHO, THAILA DALIA DE SOUSA LACERDA, LUZIA RODRIGUES DE MACEDO, NEILANY ARAUJO DE SOUSA, NEILA PIO DE MORAIS, JOSE JANIELSON DA SILVA SOUSA, and JAIRO DE CARVALHO GUIMARAES. "A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL E O ATUAL CENÁRIO DE PANDEMIA." In Latin American Publicações. lapubl, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lace2021-0059.

Full text
Abstract:
A qualidade na gestão aplicada a políticas públicas de saúde no Brasil é de grande relevância para sistema único de saúde (SUS) e para política nacional de atenção às urgências e emergências. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consistiu em verificar, na literatura, a evolução histórica eas possibilidades e limites aplicados a gestão das políticas públicas de saúde relacionadas ao contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil. A qualidade na gestão da saúde se destaca por evidenciar sua importância no gerenciamento administrativo, no qual se observa a integração de um serviço que venha a atender as necessidades dos pacientes que buscam os serviços de saúde. Foi desenvolvida uma pesquisa Bibliográfica via fontes impressas e bancos de dados virtuais, tais pesquisas integraram entre os anos de 1990 a 2017, além de bibliografias que discutem o problema do novo coronavírus. Considerou-se como resultado final que a qualidade, os custos da atenção, a satisfação do cliente e a eficiência operacional têm sido as principais prioridades para o setor da saúde, porém a pandemia de Covid-19 causou um colapso na saúde brasileira, afetando as políticas públicas dessa área e evidenciando problemáticas já existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nascimento, Michelli Do, and Giovanna Do Nascimento. "CÂNCER INFANTIL: IMPACTOS PSICOSSOCIAIS APÓS O DIAGNÓSTICO E A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO NA ÁREA HOSPITALAR." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1547.

Full text
Abstract:
Introdução: O diagnóstico de câncer infantil representa um impacto na vida da criança e de seus familiares. É destacado um momento de incerteza em relação ao futuro, alterações nas relações sociais, mudanças de rotina e desafios do tratamento que dificultam o enfrentamento da situação. Dessa forma, é de extrema importância o acompanhamento psicológico para amenizar esses impactos e encontrar formas de lidar com uma doença difícil e delicada como o câncer. Objetivo: Compreender as demandas psicológicas das crianças e dos familiares frente ao diagnóstico do câncer infantil, bem como o papel da família durante o processo diagnóstico-tratamento e como o psicólogo pode atuar diante dessas demandas. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura científica selecionada criteriosamente com relevância para o trabalho. O material de leitura foi estudado a partir da técnica de conteúdo temática e coletado nas bases eletrônicas de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Periódicos Eletrônicos de Psicologia (Pepsic). Resultados: Os estudos revisados apontam que a criança tende a ter uma dificuldade para lidar com o diagnóstico, mantendo foco repetitivo nos aspectos negativos e causando forte impacto emocional ao se deparar com sua infância limitada pela doença. No âmbito familiar, a percepção e aceitação da criança frente ao diagnóstico da doença é influenciada pela forma que a família assimila, sendo de forma positiva ou negativa. É nesse momento que o psicólogo deve atuar abrangendo as demandas psicológicas dos familiares e da criança, com o objetivo de facilitar o processo de aceitação do diagnóstico. Conclusão: É de suma importância que o psicólogo hospitalar integre as duas vertentes (paciente e família) para que sejam trabalhadas as necessidades psicológicas de ambos, reduzindo os impactos psicossociais após o diagnóstico e contribuindo de forma significativa com o tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Aline Silva da Fonte Santa rosa de, Suely Lopes De Azevedo, Kevony Sousa Gomes Da Silva, Guilherme Batista Flores, and Robson Bras Pereira Filho. "(RE) PENSANDO O GERENCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM NAS UNIDADES HOSPITALARES." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1495.

Full text
Abstract:
Introdução: A gerência em enfermagem compreende a articulação entre as esferas gerenciais e assistenciais no processo de trabalho do enfermeiro nos cenários de atuação, mobilizando ações nas relações, interações e associações entre as pessoas. O ato de gerenciar em enfermagem conduz para uma assistência integral, aliando os conhecimentos teóricos científicos com a humanização do cuidado. Objetivo: Conhecer o impacto da gerência na prática assistencial da enfermagem no ambiente hospitalar. Materiais e Métodos: Estudo descritivo, qualitativo, tipo revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada no dia 17 de abril de 2021, no Portal da Biblioteca Virtual de Saúde, e nas bases de dados: LILACS, BDENF e Medline. Critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, em português, publicados entre 2016 a 2021, contendo dois a três descritores: gestão em saúde; enfermagem e assistência hospitalar. Foram excluídos os artigos incompletos, em outros idiomas e que não atenderam ao objetivo de estudo. Dos 76 artigos, 09 foram selecionados para a amostra. Resultados: Os estudos apontam que a prática gerencial do enfermeiro possui enfoque nas atividades burocráticas e pouco articuladas com a assistência. Identificou-se que a articulação/integração entre o gerenciamento e o cuidado, necessita de ferramentas gerenciais, dentre elas destaca-se: liderança, comunicação, interação, tomada de decisão e cooperação. O processo gerencial é composto pelo planejamento das ações, previsão e provisão de recursos materiais e humanos, controle e avaliação. Conclusão: É essencial que o enfermeiro ocupe cargos gerenciais para o desenvolvimento de um modelo de gestão que atenda as necessidades dos serviços de saúde, compreendendo a união entre atividades administrativas e assistenciais. O gerente em Enfermagem é um administrador da assistência, com atividades voltadas não só para a admissão de funcionários e escalas de trabalho, mas também para atividades de cuidar. Assim, para alcançar um gerenciamento de forma qualificada e humanizada, se faz necessário mudanças no processo de trabalho em enfermagem no sentido de fortalecer a interface da relação cuidar-gerenciar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lessa, Fernando Etros Martins, Liêver Moura De Oliveira, Letícia Maria Mendonça Arrais, Davi Weyne Linhares, and Adriana Pinheiro Bezerra Pires. "ATRASO NO DIAGNÓSTICO ONCOLÓGICO EM PACIENTES PEDIÁTRICOS DURANTE A PANDEMIA PELO COVID-19." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1580.

Full text
Abstract:
Introdução: Com a pandemia pelo COVID-19, a cobertura das redes de saúde em nosso país para pacientes oncológicos tornou-se ainda mais deficitária, causando impactos a serem estudados no prognóstico dessa população. Nessa perspectiva, o grupo pediátrico também foi fortemente prejudicado, pois a descoberta precoce de tal condição envolve uma gama de fatores que impactam não somente na durabilidade da doença, como pode ocasionar maiores danos psicológicos, familiares e sociais, diretamente afetados pelo momento do diagnóstico. Ademais, o atraso do diagnóstico e, nos pacientes já em tratamento, das necessidades de mudanças terapêuticas quando das falhas do tratamento ou das recidivas da doença, representam um grande desafio, tendo em vista seu impacto na progressão tumoral, na descontinuidade do tratamento, e todas as suas implicações. Objetivos: Analisar os impactos negativos da pandemia pelo COVID-19 no diagnóstico oncológico infantil, do ponto do atraso do mesmo e potencial piora no prognóstico. Materiais e Métodos: No intuito de adquirir os resultados mais compatíveis acerca do tema “Atraso no diagnóstico oncológico em pacientes pediátricos durante a pandemia pelo COVID-19”, foram inseridos no buscador da plataforma MEDLINE (PubMed), as palavras-chave, “COVID-19”, “diagnosis” e “pediatric cancer”. As buscas identificaram artigos apenas em inglês, no período de 2020-2021. Resultados: Comparando anos anteriores ao período da pandemia, o número de novos casos de câncer pediátrico reduziu consideravelmente, sugerindo um retrocesso no número de diagnósticos, atrelado às restrições das consultas eletivas nos serviços pediátricos. Outrossim, com a escassez de insumos terapêuticos e o grande número de perdas de seguimento no tratamento oncológico, houve priorização de pacientes crônicos ou com doenças avançadas, em detrimento ao diagnóstico de novos casos. Conclusão: É tácito que a pandemia pelo COVID-19 possui impacto negativo sobre novos diagnósticos oncológicos em pacientes pediátricos; além de dificultar o seguimento em casos anteriormente diagnosticados, fatos que culminam em piores prognósticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography