To see the other types of publications on this topic, follow the link: Neuroanatomia.

Journal articles on the topic 'Neuroanatomia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Neuroanatomia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rodrigues, Fabiano de Abreu. "NEUROANATOMIA DAS CORES - COLOR NEUROANATOMY." BRAZILIAN JOURNAL OF DEVELOPMENT 8, no. 1 (January 1, 2022): 2936–44. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n1-193.

Full text
Abstract:
A incidência de luz em determinados objetos emite diferentes freqüências e tamanhos de ondas eletromagnéticas que ao serem captadas pela retina, enviam um sinal para o córtex visual que organiza a imagem e gera uma determinada coloração, sendo assim a percepção da cor é uma interação entre ondas, olhos e cérebro. O presente artigo tem como objetivo uma revisão literária sobre o processo de captação de luz até a percepção da cor no cérebro e discorrer sobre como determinadas cores podem influenciar comportamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tostes Ferreira, Mauro Augusto, Sebastião Nataniel Silva Gusmão, and Robert Frederich Spetzler. "Realidade virtual e estereoscopia no ensino da neuroanatomia e neurocirurgia." Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 32, no. 04 (December 2013): 211–20. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1626017.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Por motivos diversos, o ensino da neuroanatomia durante a graduação médica e na residência de neurocirurgia é deficitário. Apresentamos a realidade virtual e a estereoscopia como eventuais métodos complementares de ensino à neuroanatomia e neurocirurgia. Método: Diversa gama de conteúdo digital interativo e estereoscópico foi produzida utilizando esterogramas de dissecações anatômicas. Resultados: A realidade virtual tenta melhor elaborar o ensino da neuroanatomia e neurocirurgia. Embora o trabalho verse sobre neuroanatomia e neurocirurgia, esses recursos podem ser empregados em qualquer área médica. Conteúdo anatômico de excelência foi adquirido e armazenado de modo que pôde ser manipulado por programa de realidade virtual e estereoscopia. Conclusão: A realidade virtual e a estereoscopia são ferramentas úteis no ensino e na aprendizagem da neuroanatomia e da neurocirurgia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Gustavo Vieira de, and Paula Alvarez Abreu. "A DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS DE ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL NO YOUTUBE." Saúde e Pesquisa 11, no. 3 (November 13, 2018): 459. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n3p459-465.

Full text
Abstract:
O estudo visa avaliar os métodos de exposição de conteúdos de neuroanatomia utilizados nos vídeos compartilhados no YouTube, o impacto destes vídeos e a aceitação dos usuários. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com abordagem descritiva e analítica observacional, envolvendo a análise de vídeos de neuroanatomia divulgados em português no site do YouTube. A pesquisa foi realizada no Youtube utilizando as palavras-chave “telencéfalo”, “diencéfalo” e “tronco encefálico”. Os vídeos foram categorizados de acordo com o método de exposição do conteúdo de neuroanatomia como equipamentos multimídia (EM), peças plásticas (PPT), peças plastinadas (PPN), e peças cadavéricas formolizadas (PCF) para avaliação do número de visualizações e aceitação dos usuários (número de likes e dislikes). Foi observado que as PPT foram mais utilizadas nos vídeos de neuroanatomia. Porém, os vídeos que utilizaram EM tiveram mais visualizações diárias e maior aceitação pelos usuários do Youtube. Os resultados do presente estudo sugerem que os vídeos de neuroanatomia utilizando EM podem contribuir de forma complementar para o ensino-aprendizado destes conteúdos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MEIRA, Alex Tiburtino, Gustavo Leite FRANKLIN, Francisco CARDOSO, Hélio Afonso Ghizoni TEIVE, Orlando Graziani Povoas BARSOTTINI, and José Luiz PEDROSO. "Professor Ângelo Machado: career, scientific contributions, and the iconic neuroanatomy book." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 79, no. 12 (December 2021): 1149–52. http://dx.doi.org/10.1590/0004-282x-anp-2021-0172.

Full text
Abstract:
ABSTRACT Professor Ângelo Barbosa Monteiro Machado (May 22, 1934 to April 6, 2020) was one of the most outstanding and respected professors in the Brazilian history. He worked broadly as a professor, neuroscientist, writer, dramaturgist, neurobiologist, and entomologist. The publication of the neuroanatomy book is pioneer, revolutionary, and iconic in the history of academic medical education in Brazil. In the literature field, he also wrote many books in which he adapted scientific knowledge to children. In this article, the authors approach the academic life of Professor Ângelo Machado and the steps that culminated in the most renowned Brazilian textbook of neuroanatomy: Neuroanatomia Funcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, Paola de, and Denis Guilherme Guedert. "ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU: UMA VISÃO DOCUMENTAL E DISCENTE." Atos de Pesquisa em Educação 11, no. 1 (May 2, 2016): 271. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2016v11n1p271-292.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo geral verificar por meio de uma pesquisa documental e um questionário proposto aos discentes, se o estudo da anatomia humana e neuroanatomia estão contemplando as necessidades propostas nas ementas das disciplinas específicas do curso de Fisioterapia – FURB (Universidade Regional de Blumenau). Para isso, realizou-se a análise das ementas e conteúdos programáticos dos planos de ensino da anatomia humana, neuroanatomia e das disciplinas específicas. Além disso, utilizou-se um questionário aplicado aos discentes, disponível on line na plataforma de criação e edição de documentos Google Docs. Foram convidados a responder o instrumento de pesquisa os alunos regularmente matriculados na sétima, oitava, nona e décima fase do curso de Fisioterapia no segundo semestre de 2014. Constituíram a pesquisa alunos maiores de 18 anos, de ambos os sexos, de qualquer etnia e que já concluíram anatomia humana e neuroanatomia e também já cursaram ao menos 70% das disciplinas específicas do curso de Fisioterapia da FURB. Foram excluídos do estudo os acadêmicos que cursaram as disciplinas estudadas em outras instituições de ensino. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. Os dados coletados na pesquisa documental e nos questionários foram agrupados sob a forma de unidades de registro e a partir delas agrupamentos foram identificados para a construção das categorias. Conclui-se que os conteúdos referentes à anatomia humana e neuroanatomia presentes nas disciplinas específicas na maior parte das vezes são contemplados na ementa e no conteúdo programático do plano de ensino da anatomia humana e neuroanatomia. Notou-se através dos relatos que houve uma dificuldade no entendimento das disciplinas de anatomia humana e neuroanatomia, isso condiz mediante os apontamentos dos discentes que afirmam que o que aprenderam não foi suficiente para suprir as necessidades das disciplinas específicas. Podemos perceber então um déficit no ensino-aprendizado da anatomia humana e neuroanatomia; porém, no que diz respeito aos conteúdos lecionados os discentes afirmam e que esse está de acordo com o que é exigido nas disciplinas específicas, mas devido a este déficit os alunos possuem dificuldades diante das disciplinas específicas com conteúdos relacionados à anatomia humana e neuroanatomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Smentkoski, Isabelle Poleto, Letícia Sayuri Ribeiro Sazaka, Gabriela Mariano Tomé, Henrique Guilherme Santos Martins, Carolina Guarini Marcelino, Bruno Miguel Nogueira Souza, and Roberta Ekuni. "O ensino de Histologia e Neuroanatomia por meio de jogos e materiais didáticos: experiência extensionista de uma educação não-formal." Revista Brasileira de Extensão Universitária 11, no. 3 (September 9, 2020): 301–13. http://dx.doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i3.11481.

Full text
Abstract:
O ensino de Neuroanatomia e Neuro-Histologia pode ser facilitado pelo uso de jogos e materiais didáticos. No “Conhecendo o Cérebro 2019”, ação extensionista executada por alunos e docentes da instituição focando na divulgação científica, dois estandes apresentaram atividades lúdicas abordando Neuroanatomia e Neuro-Histologia. O objetivo desse trabalho é relatar as propostas e fornecer subsídios para sua réplica. A ação foi dividida em três etapas: explicação sobre o encéfalo, com mostra de peças anatômicas reais e modelo didático; visualização de corte histológico do encéfalo, por meio do microscópio óptico e modelo didático inclusivo; e jogos para reforçar as informações apreendidas. Como resultado, 335 estudantes da Educação Básica, universitários e pessoas do público geral visitaram o evento e interagiram com as propostas didáticas fornecidas nos estandes. Eles fizeram perguntas, manipularam os materiais didáticos e jogaram o Jogo da memória dos lobos cerebrais. Além dessa interação e contribuição para com a alfabetização científica da comunidade externa, ações que divulgam a ciência também são importantes para o crescimento intelectual e profissional dos alunos. Sugere-se que os materiais didáticos descritos no trabalho sejam utilizados como recurso pedagógico, a fim de facilitar o aprendizado de Neuroanatomia e Neuro-Histologia. Palavras-chave: Neurociências; Educação Básica; Ensino; Extensão Universitária Teaching of Neurohistology and Neuroanatomy through games and didactics materials: extension experience of a non-formal education Abstract: Teaching neuroanatomy and neurohistology can be facilitated by the use of games and teaching materials. In "Knowing the Brain 2019", an extension action carried out by students and teachers of the institution focusing on scientific dissemination, two stands proposed recreational activities addressing neuroanatomy and neurohistology. The purpose of this work is to report the proposals and provide subsidies for their reply. The action was divided into three stages: explaining the brain with a sample of real anatomical pieces and a didactic model; visualization of a histological section of the brain through the optical microscope and an inclusive didactic model; and games to reinforce the information learned. As a result, 335 Basic Education students, university students, and the general public visited the event and interacted with the stands' didactic proposal. The visitors asked questions, manipulated the teaching materials, and played with the memory game of the lobes. In addition to this interaction and contribution to the scientific literacy of the external community, actions that disseminate science are also important for students' intellectual and professional growth. It is suggested that the teaching materials described here can be used to facilitate neuroanatomy and neurohistology learning. Keywords: Neuroscience; Basic Education; Teaching; University Extension
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mezzasalma, Marco Andre, Alexandre M. Valença, Fabiana L. Lopes, Isabella Nascimento, Walter A. Zin, and Antonio E. Nardi. "Neuroanatomia do transtorno de pânico." Revista Brasileira de Psiquiatria 26, no. 3 (September 2004): 202–6. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462004000300010.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: O Transtorno de Pânico (TP) é um transtorno de ansiedade que permite um estudo comparativo de modelos animais visando à elucidação dos circuitos cerebrais envolvidos na sua gênese, embora estes ainda tenham sido pouco discutidos. MÉTODOS: Os autores realizam uma revisão da literatura sobre neurobiologia e neuroanatomia do TP. RESULTADOS: Uma revisão de dados demonstra a existência de uma "rede de medo", que tem como ponto principal o núcleo central da amígdala e compreende o hipotálamo, o tálamo, o hipocampo, a substância cinzenta periaquedutal, o locus ceruleus e outras estruturas do tronco cerebral. Sua presença é evidenciada em estudos de modelos animais de estados emocionais e comportamentais, e sua presença e importância podem ser extrapoladas para o TP em humanos. CONCLUSÃO: Esta rede de medo pode permitir que novos avanços e estudos utilizando técnicas de neuroimagem e/ou psicofármacos possam auxiliar na maior elucidação da circuitos cerebrais do TP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gneiding, Beatriz, José Eduardo Basilio Oliveira Gneiding, Joelma Lucioli, Daniela Romani Bonotto, Bruna Carvalho da Silva, and Carlos Jose Gomes. "Neuroanatomia do medo em mamíferos." Revista Acadêmica Ciência Animal 16 (August 28, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.7213/1981-4178.2018.161107.

Full text
Abstract:
No transcorrer da história, pensadores e cientistas buscaram compreender as emoções, o comportamento e sua ligação com estruturas cerebrais e funções fisiológicas. Apesar da complexidade do encéfalo nas diferentes espécies, algumas ações cerebrais são comuns a todos os mamíferos, como as ocasionadas pelo medo. Este foi detalhadamente mapeado, evidenciando a existência de circuitos neurais específicos para o comportamento emocional. O medo possui dois circuitos distintos, um para o estímulo condicionado e outro para o incondicionado. O medo condicionado, também conhecido como medo aprendido, é desencadeado por estímulos que antecipam acontecimentos aversivos previamente vivenciados pelo animal, através de adapta-ções ou situações no ambiente no qual está estabelecido. Já o medo incondicionado, não derivado de experiências vividas anteriormente, conduz para o comportamento de fuga e/ou ataque na presença de um perigo real existente, a fim de livrar-se de uma situação ameaçadora. Embora as mesmas estruturas neurais estejam envolvidas, as vias utilizadas nesse mecanismo são distintas. Estes tópicos são abordados mais detalhadamente nesta revisão bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vismari, Luciana. "Neuroanatomia dos transtornos de humor." ConScientiae Saúde 3 (January 9, 2008): 95–102. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v3i0.326.

Full text
Abstract:
Diversas alterações neuroanatômicas e bioquímicas têm sido encontradas em pacientes portadores dos mais diferentes tipos de transtornos psiquiátricos, entre eles a depressão. Isso tem levado os pesquisadores a tentar identificar qual seria o padrão de alterações comuns a cada tipo de patologia psiquiátrica. Este trabalho procura fazer uma revisão da literatura a respeito das principais anormalidades neuroanatômicas observadas em pacientes unipolares e bipolares, com destaque para os lobos pré-frontal, frontal e temporal, córtex orbitofrontal, tálamo, amígdala, hipocampo, núcleos da base e eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Apesar de os dados da literatura se mostrarem bastante controversos, existe uma grande expectativa de que haja um padrão diferencial de envolvimento cerebral em pacientes unipolares e bipolares, sugerindo que esses dois tipos de transtorno de humor são biologicamente diferentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Abreu Rodrigues, Fabiano de, Eduardo Antonio de Sousa Campos, and Jennifer Aline Silva de Paula. "NEUROANATOMIA COMO VEÍCULO ESTRATÉGICO EM MARKETING." RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405 2, no. 9 (August 31, 2022): e29184. http://dx.doi.org/10.53612/recisatec.v2i9.184.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo discutir a estratégia em marketing sob o olhar da neuroanatomia. Discute-se a importância dos neurotransmissores da felicidade, em especial, a dopamina, sendo o neurotransmissor mais fácil de modular com técnicas de marketing. O conhecimento do cérebro e o mapeamento de personalidades por meio dos transtornos é significativo. É possível conseguir resultados promissores com a tríade: preço baixo, justo e alto. Também é considerado 4 fatores de interação com o consumidor: Interatividade, experimentação, conexão e recompensa. O conjunto deste estudo vai ao cerne da estratégia do consumidor. Há margem para novas pesquisas envolvendo os outros neurotransmissores da felicidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Martins, Rian Kassio dos Santos, Ana Núbia de Barros de Barros, Leidiane Cristina Vieira Ferreira Vieira Ferreira, Mayara Bocchi, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva, and Eduardo Vignoto Fernandes. "Neuroanatomia: Assiduidade na Monitoria e Desempenho Acadêmico." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 22, no. 4 (December 6, 2021): 589–92. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p589-592.

Full text
Abstract:
ResumoA Neuroanatomia é uma vertente complexa do estudo da Anatomia Humana, sendo a monitoria acadêmica (MA) uma forma dinâmica de habituar os discentes às estruturas e contribuir com a assimilação dos assuntos. O objetivo do presente estudo foi analisar a assiduidade nas atividades de MA com o desempenho dos estudantes. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, realizado com 91 discentes vinculados aos cursos de Psicologia e Fisioterapia. Os estudantes foram distribuídos em três grupos: indivíduos que não participaram da MA (G1), participaram poucas vezes da MA (G2) e aqueles com participação mais assídua na MA (G3), com base na mediana da frequência dos participantes na MA. A análise estatística foi realizada pelo programa GraphPad Prism 6. Observou-se que, em ambas as avaliações parciais, os indivíduos que apresentaram maior assiduidade (G3) na MA tiveram melhor desempenho em relação àqueles que não participaram da MA (G1). Quando realizada a média final, foi observado que os indivíduos com maior assiduidade (G3) apresentaram melhor desempenho, quando comparados tanto ao G1 como G2. Além disso, o teste de Spearman mostrou correlação positiva entre presença e nota. Os discentes que participam das atividades da monitoria encontraram vantagens pedagógicas, resultando em um melhor domínio do processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Anatomia. Ensino. Educação Superior. AbstractNeuroanatomy is a complex aspect of the study of Human Anatomy, and academic monitoring (AM) is a dynamic way to familiarize the students with structures and contribute to the subjects assimilation. The objective of the study was to analyze the assiduity in AM activities with the students' performance. It is a descriptive, transversal, and quantitative study, carried out with 91 students linked to the Psychology and Physiotherapy courses. The students were divided into three groups: individuals who did not participate in AM (G1), participated in AM less often (G2) and those with more frequent participation in AM (G3), based on the participants’ median frequency in AM. Statistical analysis was performed using the GraphPad Prism 6 program. It was observed that in both partial assessments, the individuals who showed greater attendance (G3) in AM had a better performance in relation to those who did not participate in AM (G1). When the final average was performed, it was observed that individuals with greater attendance (G3) performed better when compared to both G1 and G2. In addition, the Spearman test showed a positive correlation between presence and grade. The students who participate in the monitoring activities found pedagogical advantages, resulting in a better mastery of the teaching-learning process. Keywords: Anatomy. Teaching. Education.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Faria, José Weber Vieira de, Eberval Gadelha Figueiredo, Daniella Rodrigues Brito, and Manoel Jacobsen Teixeira. "A evolução histórica do ensino da neuroanatomia." Revista de Medicina 93, no. 4 (December 8, 2014): 146. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v93i4p146-150.

Full text
Abstract:
O estudo da neuroanatomia é mandatório e de fundamental importância para um bom exercício da medicina e, principalmente, da neurocirurgia. Esse artigo se propõe a revisar historicamente como ocorreu a evolução do ensino da neuro-anatomia em particular e da anatomia, em geral. Para essa finalidade foi realizada uma pesquisa com banco de dados em arquivos eletrônicos (PubMed, Lilacs) e em livros textos sobre o assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Tessitore, Adriana, Leopoldo Nisan Pfelsticker, and Jorge Rizzato Paschoal. "Aspectos neurofisiológicos da musculatura facial visando a reabilitação na paralisia facial." Revista CEFAC 10, no. 1 (March 2008): 68–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462008000100010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: revisão teórica dos aspectos e particularidades neurofisiológicas relevantes da musculatura orofacial, visando a reabilitação na paralisia facial periférica. MÉTODOS: revisão da literatura sobre neuro-anatomofisiologia da musculatura orofacial mediante pesquisa dos artigos dos periódicos nacionais e internacionais e nos livros científicos sobre o tema, no período entre 1995 a 2005. RESULTADOS: foram revistas 50 referências neste trabalho. Destas, 20 sobre neurofisiologia, 14 sobre neuroanatomia. As demais sobre fonoaudiologia e paralisia facial. Os artigos de neurofisiologia e neuroanatomia estudados foram divididos em três grupos: I - Aspectos do complexo neuromuscular; II - Características morfológicas e histoquímicas dos músculos da face e III - Denervação e atrofia muscular. CONCLUSÃO: a partir dos achados, procurou-se sistematizar didaticamente as particularidades da neuro-anatomofisiologia, cujo conhecimento, na impressão dos autores, são relevantes para o sucesso na reabilitação da paralisia facial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Borges, Alexandre Secorun, Luiz Cláudio Nogueira Mendes, and Márcio Rubens Graf Kuchembuck. "Exame neurológico em grandes animais. Parte I: Encéfalo." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 2, no. 3 (December 1, 1999): 04–16. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v2i3.3355.

Full text
Abstract:
Neste primeiro artigo abordando o exame neurológico em grandes animais são apresentados dados referentes à neuroanatomia e à neurofisiologia, e o exame das funções encefálicas. No próximo artigo será abordado o exame da medula espinhal desses animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Barreto, João Erivan Façanha, and Luciane Ponte E Silva. "Sistema límbico e as emoções." Revista Neurociências 18, no. 3 (March 31, 2001): 386–94. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2010.v18.8466.

Full text
Abstract:
Os sentimentos relacionados às emoções impulsionam a viver e geram reações diversas na relação do homem consigo e com o meio. O conhecimento das bases neurais dos processos emotivos teve grande avanço no final do século XX, a partir da neuroimagem e da neurofisiologia, quando foram descobertas novas conexões do Sistema Límbico (SL), como órgão subcortical, com áreas corticais cerebrais, que, em conjunto, atuam sobre o hipotálamo e o tronco encefálico. Objetivo. Revisar e discutir os aspectos atuais da neuroanatomia, pontuando, ainda, a importante relação entre os processos cognitivos, emocionais, os componentes autonômicos e somatomotores. Método. Revisão da literatura com aspectos históricos do SL. Resultados. Exposição das principais vias e circuitos neurais envolvidos com as emoções, seguindo-se uma discussão sobre as principais emoções. Conclusão. Conhecer as conexões neurais, no que se refere às emoções, é muito importante para o ensino e a pesquisa que poderão motivar novas descobertas na neuroanatomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ribas, Guilherme Carvalhal. "Das trepanações pré-históricas à neuronavegação: evolução histórica das contribuições da neuroanatomia e das técnicas de neuroimagem à prática neurocirúrgica." Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 25, no. 04 (December 2006): 166–75. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1625500.

Full text
Abstract:
ResumoEm forma de revisão, o presente artigo trata do histórico das contribuições da neuroanatomia e dos métodos de neuroimagem à prática neurocirúrgica. Destaca, em particular, a evolução histórica do conhecimento neuroanatômico a respeito da superfície cerebral e das correlações topográficas cranioencefálicas, o advento da microneurocirurgia e as recentes contribuições da ressonância magnética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Filho, Luiz Coutinho Dias. "Cérebro." JBNC - JORNAL BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA 14, no. 1 (January 11, 2018): 19–20. http://dx.doi.org/10.22290/jbnc.v14i1.427.

Full text
Abstract:
É comum a neurologistas e neurocirurgiões considerarem erroneamente o cérebro como sendo formado pelo diencéfalo e o telencéfalo. Tal erro está consignado em vários livrostextos de Neuroanatomia utilizados nas universidades brasileiras. O correto é incluir entre os componentes do cérebro apenas as estruturas telencefálicas, como estabelecido na Terminologia Anatômica Internacional e em renomados dicionários médicos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

de Abreu, Tainá, Maria Clotilde Henriques Tavares, Rafael Bretas, Rosângela Correa Rodrigues, Alcides Pissinati, and Tales Alexandre Aversi-Ferreira. "Comparative anatomy of the encephalon of new world primates with emphasis for the Sapajus sp." PLOS ONE 16, no. 9 (September 1, 2021): e0256309. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0256309.

Full text
Abstract:
Studies about the anatomy of the New World Primates are scarce, mainly comparative neuroanatomy, then a morphological comparative analysis about the tropical Primates were performed and a effort was made for an Old World Primates and modern humans relationship for the obtained data; plus, comments about behavior e and allometry were performed to try link the high cognition and abilities of the Sapajus with the neuroanatomical results, however, despite the deep neuroanatomic data obtained, we do not found an intrinsic relation to explain that.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Cotta Repolês, Lorena, Bruna Ramos Neves Neves, and Lindisley Ferreira Gomides. "Práticas complementares no processo de ensino e aprendizagem da neuroanatomia." Revista Neurociências 30 (August 30, 2022): 1–20. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13727.

Full text
Abstract:
Introdução. A tríade ensino, pesquisa e extensão vem sendo estimulada nos centros acadêmicos como proposta de aprendizado de forma dinâmica, interativa e reflexiva. A neuroanatomia é considerada uma das mais importantes disciplinas do curso de medicina, com conteúdo denso e complexo, portanto, a compreensão de estruturas neuroanatômicas e suas sinalizações faz-se necessária para a formação médica e para a vida. Este artigo apresenta uma experiência com a elaboração de peças neuroanatômicas sintéticas com a arte do biscuit e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, além da introdução à pesquisa, com a confecção de um manual didático de estudo (MDE). Relato de experiência. Estudantes de medicina do 1º, 2º e 3º períodos, sem experiência prévia com a massa de biscuit, foram motivados a elaborar peças sintéticas de estruturas do sistema nervoso central para fins de aprendizado e estudo. Resultados. Foram produzidas 26 peças, ao longo de um ano, com evolução notável das naturezas artística e neuroanatômica. Foram destacadas peças de cortes transversais da medula espinhal, partes do tronco encefálico e do cerebelo. Foi elaborado um MDE de neuroanatomia com as principais informações sobre as estruturas. Conclusão. Além dos aspectos de desenvolvimento pessoal, a experiência proporcionou maior aprofundamento teórico do conteúdo, introdução a pesquisa e consolidação do aprendizado, associando a teoria e a parte macroscópica observada nos livros com o lúdico da arte e os respectivos estímulos sensoriais e cognitivos através de repetições sucessivas. Os modelos elaborados estão sendo utilizados em aulas e mentorias científicas para melhor compreensão da disciplina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Faria, Jéssica Alves, Rodrigo Michelini de Oliveira Thomasi, Fellipe Alexandre Alves Moraes, Júlia Martins Nava, Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Silva, Cristiane Queixa Tilelli, and Maira De Castro Lima. "Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado." Revista Brasileira de Extensão Universitária 13, no. 2 (August 12, 2022): 243–55. http://dx.doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n2.12668.

Full text
Abstract:
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostrou que os alunos brasileiros apresentam déficit expressivo em leitura, matemática e ciências. A neurociência tem como objeto de estudo o sistema nervoso e descobertas recentes podem impactar a capacidade cognitiva da população. O projeto "Pílulas de Neurociências para um Cérebro Melhor: Ensino de Neuroanatomia e Aprendizado/Memória em Divinópolis-MG” foi desenvolvido com o objetivo de divulgar as neurociências para comunidade. A proposta extensionista foi desenvolvida por discentes da área da saúde da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, em Divinópolis-MG. O objetivo do artigo foi relatar a experiência extensionista do projeto de 2016 à 2020. Escolares, estudantes de cursinhos pré-vestibulares, universitários, professores e a população geral participaram de encontros teóricos e práticos em que puderam discutir sobre anatomia e função cerebral, com foco em mecanismos de memória e aprendizado. O impacto da qualidade do sono, da alimentação, da prática de atividade física, da diminuição do estresse e outros foram discutidos em cerca de setenta ações extensionistas em instituições de ensino, praças públicas e eventos acadêmicos. A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade nortearam a abordagem dos temas escolhidos nas ações extensionistas. O diálogo com a comunidade gerou impacto na formação do extensionista e, possivelmente, promoveu transformação social ao empoderar a população quanto à escolhas saudáveis para o cérebro. A consciência do papel social do cidadão escolarizado frente aos desafios da educação no país motivou a ação extensionista e permitiu a devolutiva da universidade pública à sociedade. Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição; Anatomia; Neurofisiologia; Educação Knowledge of neurosciences for the community: Teaching of neuroanatomy and memory/learning mechanisms Abstract: The International Student Assessment Program showed that Brazilian students have significant reading, mathematics, and science deficits. Neuroscience has the nervous system as its object of study, and recent discoveries can impact the cognitive capacity of the population. The project "Neuroscience Pills for a Better Brain: Teaching Neuroanatomy and Learning/Memory in Divinópolis-MG" was developed to disseminate neurosciences to the community. The action proposed was developed by students in the health area of ​​the Federal University of São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, in Divinópolis, Minas Gerais state, Brazil. The objective of the article was to report the experience of the project from 2016 to 2020. Schoolchildren, pre-university preparatory courses, university students, teachers, and the general population participated in theoretical and practical meetings, and they could discuss brain anatomy and function, focusing on memory and learning mechanisms. The impact of sleep quality, food, physical activity, stress reduction, and other topics was discussed in about seventy extension actions in schools, public squares, and academic events. Interdisciplinarity and interprofessionality guided the approach to the themes chosen in the actions. The dialogue with the community positively impacted academics and possibly promoted social transformation by empowering the population regarding healthy choices about the brain. The awareness of the social role of the educated citizen in the face the challenges of education in the country motivated the action and allowed the return of the public university to society. Keywords: : Community-Institutional Relations; Anatomy; Neurophysiology; Education
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Marins, Monica, Marilene Gloria Da Silva, Daniella Karim Ferreira, Débora Baltazar Dos Santos, and Danielle Paes Branco. "Produção e avaliação de material didático alternativo para o ensino de Neuroanatomia." Revista Sustinere 9, no. 1 (July 29, 2021): 145–59. http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2021.49177.

Full text
Abstract:
O ensino da Neuroanatomia é um grande desafio, uma vez que a nomenclatura não é de uso cotidiano e a visualização de estruturas que compõem esse sistema pode dificultar o entendimento. Diante das dificuldades, cabe ao professor estimular os discentes com alternativas que possam facilitar o entendimento do conteúdo. Algumas alternativas têm se mostrado eficazes no que diz respeito ao maior envolvimento dos alunos durante a disciplina com ganho considerável no aprendizado. Neste artigo elaboramos um material didático alternativo para o ensino do conteúdo sobre Medula Espinal, na disciplina de Neuroanatomia. Foram selecionadas para reprodução em EVA, imagens ampliadas de cortes de três níveis medulares. Cada corte continha regiões de interesse para encaixe (substância branca, substância cinzenta, vias sensoriais e motoras). Após aprovação pelo Comitê de ética em pesquisa, a atividade foi feita com os alunos divididos em grupos, cada grupo recebeu um conjunto de três cortes (com suas partes desmontadas) e uma lista de perguntas sobre o tema (para nota da disciplina). Após as atividades em sala de aula os alunos responderam a um questionário anônimo de avaliação com onze perguntas. A análise dos 342 questionários revelou que o método foi aprovado por mais de 94% dos alunos. Concluímos que o material mostrou-se vantajoso para o processo ensino-aprendizagem por suas dimensões, fácil manuseio e baixo custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Marins, Monica. "ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS CEGOS NA DISCIPLINA DE NEUROANATOMIA: RELATO DE CASO." Atos de Pesquisa em Educação 15, no. 4 (December 2, 2020): 1318. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1318-1337.

Full text
Abstract:
RESUMO No Brasil, apesar da inclusão de pessoas com necessidades especiais nos estabelecimentos de ensino ser garantida por lei, a efetivação dessa inclusão ainda enfrenta dificuldades. No nível universitário, tais dificuldades se multiplicam pelo número de cursos de graduação e de particularidades das disciplinas oferecidas. O presente estudo relata o caso de uma aluna cega, matriculada na disciplina de neuroanatomia, calcada eminentemente em imagens. A adaptação do conteúdo das aulas teóricas para essa aluna envolveu a utilização de massa de modelar e produção de relevos em imagens impressas. As atividades propostas e o material produzido contribuíram para o bom desempenho da aluna na disciplina. O empenho do professor se mostra como fator crucial para inclusão de alunos com necessidades especiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Abreu Rodrigues, Fabiano de. "OS ALICERCES DA TERAPÊUTICA E DA NEUROCIÊNCIA PARA O ALTO RENDIMENTO DESPORTIVO." RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405 2, no. 7 (June 30, 2022): e27152. http://dx.doi.org/10.53612/recisatec.v2i7.152.

Full text
Abstract:
Este artigo é apenas uma prévia, um exemplar do trabalho feito para uma alta performance do atleta com o uso das neurociências, ou seja, utilizando a neuroanatomia do sistema nervoso, com métodos que são comprovados cientificamente e assinados por doutores cientistas, onde são avaliados os indivíduos com base em suas nuances desde histórica comportamental, como através da possibilidade de uso de neuroimagens ou entendimento do cérebro que revelam as verdadeiras razões do comportamento, assim como as regiões do cérebro relacionadas como um todo para uma maior eficácia possível e obtenção de alta performance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Furtado Alves, Letícia, Karine Panuce de Oliveira, Eric Barros Sousa, Francivalda Barros da Silva, Karina Magalhães Alves da Mata Fernandes, and Cleverson Rodrigues Fernandes. "Lesão cerebelar: uma abordagem anatomo-funcional em urgência e emergência." JBMEDE - Jornal Brasileiro de Medicina de Emergência 1, no. 1 (May 11, 2022): e21005. http://dx.doi.org/10.54143/jbmede.v1i1.1.

Full text
Abstract:
O conhecimento da anatomia, funções e trauma cerebelar é de grande relevância para os profissionais de urgência e emergência. O presente artigo visa auxiliar no entendimento da anatomia e funções associadas aos sintomas característicos da lesão cerebelar no trauma cranioencefálico (TCE), acidente vascular encefálico (AVE) doenças e síndromes cerebelares. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática integrativa onde foram incluídos artigos publicados nos indexadores Pubmed, Scielo e Medline em português, inglês e espanhol,restrita a artigos publicados de 2000 até fevereiro de 2021 e livros de neurologia e neuroanatomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Margis, Regina, Patrícia Picon, Annelise Formel Cosner, and Ricardo de Oliveira Silveira. "Relação entre estressores, estresse e ansiedade." Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul 25, suppl 1 (April 2003): 65–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81082003000400008.

Full text
Abstract:
Os autores apresentam uma breve revisão de literatura sobre a relação entre ansiedade, eventos estressores e estresse. São descritas as diferentes situações estressoras, a definição de evento de vida estressor e os aspectos cognitivos, comportamentais e fisiológicos da resposta frente ao estresse. A neuroanatomia e os principais neurotransmissores envolvidos na resposta fisiológica de ansiedade ao estresse são descritos. Estudos genéticos que evidenciam a relação entre os eventos de vida estressores como fator de risco para ansiedade são apresentados. A relação causal entre os eventos de vida estressores e o aparecimento de ansiedade é abordada a partir de estudos realizados com adultos e adolescentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Souza, Vitor Hugo Enumo de. "MODELIZAÇÃO DE COMPONENTES DO SISTEMA NERVOSO: METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA PARA O CURSO DE PSICOLOGIA." Revista Uningá 56, S1 (March 2, 2019): 152–58. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.56.euj2624.

Full text
Abstract:
Na tentativa de suprir a escassez de material anatômico relacionado ao sistema nervoso, meios alternativos são utilizados constantemente no ensino da anatomia, como livros, textos, atlas, modelos sintéticos, modelos anatômicos confeccionados, entre outros. A confecção de modelos (modelização) vem sendo apontada como uma alternativa educacional promissora para o ensino das ciências morfológicas, entre elas a neuroanatomia. A motivação para este trabalho partiu da constatação da dificuldade dos estudantes da 1ª série do curso de psicologia de uma instituição de ensino superior privada de maringá (PR) na compreensão da neuroanatomia humana e na construção dos conceitos trabalhados em sala de aula. A atividade foi dividida em três etapas: A primeira teve como propósito a organização dos grupos e a busca e coleta de informações. A segunda consistiu na busca pelos materiais a serem utilizados e a construção do modelo representacional da(s) estrutura(s) do sistema nervoso sorteada(s). Na terceira etapa, os grupos apresentaram seus modelos anatômicos, relatando todas as etapas, ou seja, como foram executados, elaborados e montados, as dificuldades a as possíveis benesses dessa atividade. Conclui-se que confeccionar modelo funcional neuroanatômico apresenta-se como uma ferramenta alternativa de fácil manipulação, a qual acredita-se contribuir com o ensino-aprendizagem desse conteúdo. Quanto à confecção com material de baixo custo, frente à aquisição de modelos fabricados, reitera-se que é viável, tornando-se uma ferramenta pedagógica diante das dificuldades na compreensão do conteúdo. Além disso, baseando-se na literatura, a proposta apresenta-se viável, diante dos diversos métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem do referido componente curricular nas Instituições de Ensino Superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Sawaya, Ana Lydia, and Andrea Filgueiras. ""Abra a felicidade"? Implicações para o vício alimentar." Estudos Avançados 27, no. 78 (2013): 53–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142013000200005.

Full text
Abstract:
Quase dois bilhões de pessoas tem excesso de peso. Esse distúrbio alimentar vem acometendo cada vez mais crianças/adolescentes. Embora seja uma doença multicausal, há forte evidência da influência da propaganda e do ambiente obesogênico na mudança dos hábitos alimentares. As indústrias/comércio de alimentos desenvolveram técnicas capazes de gerar consumo excessivo através do desenvolvimento de sabores, imagens e técnicas de persuasão, e da produção de alimentos ricos em açúcar, sal e gordura que são nutrientes recompensadores e podem gerar vício alimentar. Este artigo debruça-se sobre a influência do consumo de alimentos palatáveis na neuroanatomia funcional do prazer e sua implicação para o vício alimentar. Discute ainda o Modelo Transteórico como ferramenta para intervenção no tratamento da obesidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Cunha, Erika Zanoni Fagundes, Adriane Hertel, João Luiz Androukovitch, and Gelson Genaro. "Dor crônica e bem-estar em animais de companhia." Pubvet 16, Sup (2022): 1–4. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v16nsup1.a1302.1-4.

Full text
Abstract:
Esta revisão tem por objetivo atrair a atenção para a importância de estudos colaborativos das bases biológicas da dor e sua relação à clínica psiquiátrica veterinária. Durante todo o período de vida, os animais defrontam-se com situações desafiadoras e estressantes que são capazes de desencadear respostas neuroendócrinas complexas, levando a ajustes no comportamento e na fisiologia, a fim de maximizar a probabilidade de sobrevivência. A dor pode alterar a funcionalidade cerebral, modificando estratégias de enfrentamento do indivíduo e influenciar na qualidade de vida. O conhecimento acerca da neuroanatomia, neurofisiologia e do conceito de bem-estar animal pode renovar a atenção para esse sistema complexo, e promover uma possível estratégia para o tratamento de condições dolorosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Soares, Luciana Maria de Morais Martins, and Rodrigo Farias Herculano Mendes. "Smartphone, QR code generator e Google Forms na ensinagem do tronco encefálico em Neuroanatomia." Revista Docência do Ensino Superior 9 (October 10, 2019): 1–17. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12059.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar o relato da experiência do uso do smartphone, do QR code generator e do Google Forms no favorecimento do ensino do tronco encefálico em Neuroanatomia. Para efetivação da proposta foram seguidos os seguintes passos: seleção das imagens neuroanatômicas; edição dessas imagens de modo a sinalizar a estrutura que se desejava identificar; criação do Google Forms utilizando as imagens e a tarefa de múltipla escolha; criação e acesso ao QR code e disponibilização aos aprendentes para execução junto ao celular. Após aula expositivo-dialogada sobre tronco encefálico com auxílio de projetor multimídia, foi apresentado o QR code com a tarefa de revisão. Após o preenchimento e o envio da tarefa, geraram-se, em Excel, gráficos contendo a frequência das respostas para análise e discussão dos itens que apresentaram maior número de equívocos. As tecnologias simplificam o processo de avaliação discente e oferecem um ensino mais atrativo, moderno e dinâmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Rodrigue, Amanda L., Aaron F. Alexander-Bloch, Emma E. M. Knowles, Samuel R. Mathias, Josephine Mollon, Marinka M. G. Koenis, Nora I. Perrone-Bizzozero, et al. "Genetic Contributions to Multivariate Data-Driven Brain Networks Constructed via Source-Based Morphometry." Cerebral Cortex 30, no. 9 (April 21, 2020): 4899–913. http://dx.doi.org/10.1093/cercor/bhaa082.

Full text
Abstract:
Abstract Identifying genetic factors underlying neuroanatomical variation has been difficult. Traditional methods have used brain regions from predetermined parcellation schemes as phenotypes for genetic analyses, although these parcellations often do not reflect brain function and/or do not account for covariance between regions. We proposed that network-based phenotypes derived via source-based morphometry (SBM) may provide additional insight into the genetic architecture of neuroanatomy given its data-driven approach and consideration of covariance between voxels. We found that anatomical SBM networks constructed on ~ 20 000 individuals from the UK Biobank were heritable and shared functionally meaningful genetic overlap with each other. We additionally identified 27 unique genetic loci that contributed to one or more SBM networks. Both GWA and genetic correlation results indicated complex patterns of pleiotropy and polygenicity similar to other complex traits. Lastly, we found genetic overlap between a network related to the default mode and schizophrenia, a disorder commonly associated with neuroanatomic alterations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ramírez, Luis Miguel. "IV CONGRESO NACIONAL DE MORFOLOGÍA." Archivos de Medicina (Manizales) 8, no. 1 (February 27, 2016): 5. http://dx.doi.org/10.30554/archmed.8.1.1328.2008.

Full text
Abstract:
Los dias 4,5 y 6 de septiembre de 2008 tendrá lugar el IV Congreso Nacional de Morfologíaen la ciudad de Manizales con la participación de reconocidos profesores, médicos y doctores,quienes expondrán temas de mucha actualidad, relacionados con la morfología macroscópica ymicroscópica.Los trabajos serán originales o meta-análisis y tendrán dos modalidades de presentación:simposio o póster y los contenidos abarcarán asuntos de anatomia macroscópica, histologia,Embriologia, neuroanatomia, enseñanza de la morfologia e historia de la morfologia. Lafecha límite, propuesta por el Comité Científico del Congreso, para el envío de los resúmenesserá el 20 de julio de 2008 a la dirección: http://www.autonoma.edu.co/congresoMorfología/. Enel evento también podrán participar todos los estudiantes de las facultades de medicina de lasuniversidades de Colombia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Alcalá, Nicolas, Martin Piazza, Gene Hobbs, and Carolyn Quinsey. "Assessment of Contemporary Virtual Reality Programs and 3D Atlases in Neuroanatomical and Neurosurgical Education." Carolina Journal of Interdisciplinary Medicine 1, no. 1 (September 28, 2021): 26–35. http://dx.doi.org/10.47265/cjim.v1i1.572.

Full text
Abstract:
Statement of Significance: The utilization of innovative technologies in medical education has received increasing attention in both undergraduate and graduate medical curricula. Understanding spatial, physiological, and pathological aspects of neuroanatomy are important for medical students and residents, alike. As virtual reality applications and platforms become more accessible to educators, learners, and the general public, such technology now represents a feasible modality of neuroanatomical education. This qualitative observational study compares and evaluates five programs based on the accessibility, breadth of content, and utility for various learner populations. Objective: Virtual reality (VR) is a growing technology of interest in medical education, particularly as the millennial generation has become the primary learners. We sought to compare the five available and affordable neuroanatomical programs with objective comparisons of the neuroanatomy, format, and target audience. Methods: The following programs were included: Sharecare VR, Organon VR, The Neurosurgical Atlas 3D Operative Neuroanatomy, BioDigital 3D Human Anatomy, 3D Brain. These programs were selected based on their price ($0-30) and platform (HTC Vive, Oculus Rift, iOS, Google Chrome). The following neuroanatomical categories were assessed: CNS, Cranial Nerves, PNS Skull, and Spine. Neuroanatomical level of detail was scored from 0 (absence of structure) to 3 (operative anatomy). Points were provided if programs included explanations of neuroanatomical relevance, models of pathology & physiology, references, and quiz features. These scores were tallied and compared. Results: The Neurosurgical Atlas and BioDigital scored highest (22 points each), followed by Organon VR (11), 3D Brain (9), and Sharecare VR (6). The Neurosurgical Atlas had the most detail with a score of 3 in each neuroanatomical category. BioDigital included more, but simpler, models. 3D Brain included simple CNS models, but useful explanations and references. Disappointingly, the VR-exclusive programs had entertainment-only models (Score = 1). Conclusions: The Neurosurgical Atlas is the most relevant and detailed model of neuroanatomy and is most appropriate for resident- or attending-level anatomic review. The remaining programs lacked detailed neuroanatomy limiting their potential for a neurosurgical audience.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Menezes, Cristiane Torres Guimarães, Edivaldo Xavier Silva Júnior, and Gilberto Santos Cerqueira. "Percepção de discentes frente ao uso de roteiros de estudo em aulas práticas de neuroanatomia." Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 14, no. 4 (September 2, 2019): 2244–59. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v14i3.11496.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

De Faria, José Weber V., Eberval Gadelha Figueiredo, and Manoel Jacobsen Teixeira. "Histórico da realidade virtual e seu uso em medicina." Revista de Medicina 93, no. 3 (September 4, 2014): 106. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v93i3p106-114.

Full text
Abstract:
Realidade Virtual pode ser definida como uma avançada interface homem-máquina que simula um ambiente realístico e permite que participantes interajam com ele. Essa ciência tem suas origens nas academias militares e na indústria do entretenimento, com grande impulso na segunda metade do século XX. Através de técnicas como a estereoscopia, é possível usar os sentidos humanos e emular experiências com grande fidelidade. Modelos de Realidade Virtual ganham importância cada vez maior para a medicina. Hoje é possível encontrar diversas aplicações nessa área, como planejamento pré-operatório, assistência, treinamento cirúrgico e ensino. Para o estudo da neuroanatomia e da neurocirurgia especificamente, embora os custos proibitivos e a experiência visual limitada ainda sejam realidade, a tecnologia da Realidade Virtual tem demonstrado grande eficiência e utilidade, assumindo definitivamente seu papel no contexto da educação médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Meneses, Murilo Sousa de, André Vieira da Cruz, Izara de Almeida Castro, and Ari A. Pedrozo. "Estereoscopia aplicada à neuroanatomia: estudo comparativo entre as técnicas de filtro de cores e de polarização." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 60, no. 3B (September 2002): 769–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2002000500017.

Full text
Abstract:
Atualmente há grande necessidade de maior disponibilização de material didático no ensino médico. A escassez de segmentos anatômicos e a toxicidade dos conservantes, como o formol, têm gerado uma busca intensa por novos meios de demonstração da anatomia humana. Como solução para esta dificuldade pode-se utilizar imagens tridimensionais (3D), que facilitam o processo de aprendizado. Este estudo tem como objetivo comparar e descrever duas técnicas de reprodução de imagens bidimensionais em três dimensões, o que é chamado de estereoscopia. Os dois métodos avaliados foram o de filtro de cores (anaglífico) e o de luz polarizada. As técnicas foram analisadas segundo a nitidez e o efeito 3D. Avaliaram-se 14 imagens por 5 pessoas, com notas de 0 a 4. A média total da técnica de polarização foi superior em relação à técnica anaglífica. Ambas realizam codificação de imagens, que consiste na separação e na exclusividade com que cada olho vê a imagem correspondente. Após vários ensaios fotográficos e adaptações gradativas a uma melhor técnica, baseando-se em conhecimentos de física elementar, fotografia e neuroanatomia, concluímos que ambas são capazes de produzir efeito 3D. No entanto, a melhor técnica, em termos de qualidade final da imagem foi a de polarização, não alterando a coloração natural da peça, mantendo traços nítidos e possuindo menor custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Araújo Silva, Yslaíny, Edivaldo Xavier da Silva Júnior, Bruno Nery Silva, Gabriella Pereira Rodrigues, Gabriella Oliveira de Sousa, Wbinayara Alves Novaes, Ricardo Kenji Shiosaki, Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva, and Paulo Adriano Schwingel. "Confecção de modelo neuroanatômico funcional como alternativa de ensino e aprendizagem para a disciplina de neuroanatomia." Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 12, no. 3 (September 5, 2017): 1674–88. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8502.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Falcão, J., A. Sandes, B. Rodrigues, I. Nascimento, P. Schwingel, and E. Silva Júnior. "Neuroanatomical structures manufacture: an alternative in the practical teaching of neuroanatomy." Journal of Morphological Sciences 33, no. 01 (January 2016): 017–21. http://dx.doi.org/10.4322/jms.093615.

Full text
Abstract:
Abstract Introduction: The neuroanatomy discipline is seen by students as one of the most complex and difficult of the basic cycle in health courses. This is taught with lectures and practical classes, where in the last one, the use is made of corpse parts. However, the use of this type of material has been decreasing making it professors and monitors search for new alternatives. One of these alternatives is the manufacture and the use of neuroanatomical models that assist and facilitate the understanding of practical teaching and learning. The study aims to manufacture neuroanatomical models alternative for the practical Neuroanatomy classes. Materials and Methods: The study is an action research, exploratory, descriptive, where were made neuroanatomical models in the Human Anatomy Laboratory at the University of Pernambuco, Petrolina, with cheap materials in order to improve learning in practical teaching. The confections of these models were made with polystyrene, biscuit dough, string, colored acrylic paint, ink colored oil, rubberized, cardboard and plaster bandages. Results: Were made ten neuroanatomical parts that corresponding to the spinal cord, reticular formation and the dermatomes of the limbs. Conclusion: It was observed that the manufacturing of these models is necessary for conducting practical classes being possible elaborate them with quality at low cost, being an alternative in front of real difficulties in obtaining corpse parts and being a strong tool in the teaching and learning of the Neuroanatomy discipline. But regardless of the alternatives utilized, the confection of models will never replace the use of corpse parts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Groenewegen, Henk J., and Michael Trimble. "The Ventral Striatum as an Interface Between the Limbic and Motor Systems." CNS Spectrums 12, no. 12 (December 2007): 887–92. http://dx.doi.org/10.1017/s1092852900015650.

Full text
Abstract:
Over the next 2 years, CNS Spectrums will be publishing a series of articles on neuroanatomy. The purpose of these articles is to broaden knowledge and interest in neuroanatomy, with a special reference to some key brain structures that are important for neuropsychiatry. Interest in nuclear structures and hodology, in connectivity and circuitry between brain regions, and in neurochemical associations has increased in the last 3 decades due to new neuroanatomical staining methods, brain imaging, and new treatments, such as deep brain stimulation.These columns will enliven an understanding of the clinical neuroscience interface but also provide a solid framework of contemporary neuroanatomy for psychiatrists and neurologists.The first in the series reviews the ventral striatum. Henk J. Groenewegen, MD, PhD, in a column dedicated to the late Lennart Heimer, MD, reveals the importance of this structure and its connectivity for a contemporary understanding of brain-behavior relationships. In earlier conceptions, the basal ganglia were solely related to motor function, uninvolved with emotion or cognition. This conception arose from a misunderstanding of basic neuroanatomy, which has been unravelled by careful neuroanatomical studies in the last 30 years with new tissue staining and tracing techniques.The basal ganglia are the main target structures of the limbic system, hence the motion in emotion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Angelo, Felippe T., Raphael Voltoline, Giuliano R. Gonçalves, and Shin-Wu Ting. "Interactive Individualized Neuroanatomy Labeling for Neuroanatomy Teaching." Journal of WSCG 22, no. 1-2 (2021): 29–38. http://dx.doi.org/10.24132/jwscg.2021.29.4.

Full text
Abstract:
As the imaging technology and the understanding of neurological disease improve, a solid understanding of neu-roanatomy has become increasingly relevant. Neuroanatomy teaching includes the practice of cadaveric dissectionand neuroanatomy atlases consisting of images of a brain with its labeled structures. However, the natural inter-individual neuroanatomical variability cannot be taken into account. This work addresses the individual grossneuroanatomy atlas that could enrich medical students’ experiences with various individual variations in anatomi-cal landmarks and their spatial relationships. We propose to deform the CerebrA cortical atlas into the individualanatomical magnetic resonance imaging data to increase students’ opportunity to contact normal neuroanatomicalvariations in the early stages of studies. Besides, we include interactive queries on the labels/names of neu-roanatomical structures from an individual neuroanatomical atlas in a 3D space. An implementation on top ofSimpleITK library and VMTK-Neuro software is presented. We generated a series of surface and internal neu-roanatomy maps from 16 test volumes to attest to the potential of the proposed technique in brain labeling. Forthe age group between 10 to 75, there is evidence that the superficial cortical labeling is accurate with the visualassessment of the degree of concordance between the neuroanatomical and label boundaries.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Souza Cabello, Carlos Alberto de, and Mariangela H. Siniscalchi. "A contribuição e socialização dos conhecimentos da neuroanatomia no contexto da sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem." Revista Iberoamericana de Educación 51, no. 1 (December 15, 2009): 1–6. http://dx.doi.org/10.35362/rie5111924.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho é expor diversas reflexões sobre a necessária participação da neurobiologia no universo escolar e o urgente entendimento das teorias pedagógicas no que concerne aos procedimentos utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se a importância de se conscientizar professores e pais para o desenvolvimento e a melhoria de práticas a fim de se alcançar sucesso na aprendizagem. Aborda também a importância do entendimento do sistema nervoso central e suas influências no aprendizado. Desperta a necessidade dos professores saberem dosar a quantidade de conteúdos transmitidos em relação ao tempo para que os alunos dediquem atenção ao conhecimento transmitido. Enfatiza o papel da emoção e da motivação, suas influências nos sistemas neuronais, que estabelecem quais informações serão guardadas. Salienta as influências do sistema de recompensas e a importância das alterações vistas e vivenciadas no mundo ao nosso redor. Propicia condições de entender a necessidade de os professores e pais conhecerem melhor seus alunos/filhos para adequar os conteúdos curriculares às competências individuais, descobrindo o que desperta a curiosidade e dá alegria aos aprendizes. Critica a prática de cobrar dos alunos com suas deficiências e destaca a importância de expandir capacidades preexistentes. Destaca a importância da psicogene da escrita e da leitura e suas profundas influências na criação do raciocínio abstrato, destacando formas para despertar um melhor desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como a linguagem e a atenção e consequentemente o aprendizado inclusive da matemática, desde que ocorra emoção motivação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Taylor, Charles F. C., Octavia R. Kurn, Steven P. Glautier, Deepika Anbu, Oliver Dean, Eva Nagy, Kate R. Geoghan, et al. "The Efficacy of Interdisciplinary Near-Peer Teaching Within Neuroanatomical Education—Preliminary Observations." Medical Science Educator 31, no. 2 (February 19, 2021): 387–93. http://dx.doi.org/10.1007/s40670-021-01238-6.

Full text
Abstract:
AbstractNear-Peer Teaching (NPT) is increasingly becoming an integral part of the medical curriculum. When considered alongside the increasing popularity of interdisciplinary education, it seems appropriate to explore NPT within an interdisciplinary context. In these observations, 3rd-year medical students taught 2nd-year psychology students neuroanatomy. The session was evaluated using three objective and subjective assays. A knowledge assessment test showed significant improvement after teaching, and there were significant improvements on self-perceived knowledge/attitudes towards neuroanatomy, as well as positive feedback on the use of NPT. These observations evidence the successful use of Interdisciplinary Near-Peer Teaching (INPT) within a neuroanatomical curriculum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ortiz, Cantin, Marie Carlén, and Konstantinos Meletis. "Spatial Transcriptomics: Molecular Maps of the Mammalian Brain." Annual Review of Neuroscience 44, no. 1 (July 8, 2021): 547–62. http://dx.doi.org/10.1146/annurev-neuro-100520-082639.

Full text
Abstract:
Maps of the nervous system inspire experiments and theories in neuroscience. Advances in molecular biology over the past decades have revolutionized the definition of cell and tissue identity. Spatial transcriptomics has opened up a new era in neuroanatomy, where the unsupervised and unbiased exploration of the molecular signatures of tissue organization will give rise to a new generation of brain maps. We propose that the molecular classification of brain regions on the basis of their gene expression profile can circumvent subjective neuroanatomical definitions and produce common reference frameworks that can incorporate cell types, connectivity, activity, and other modalities. Here we review the technological and conceptual advances made possible by spatial transcriptomics in the context of advancing neuroanatomy and discuss how molecular neuroanatomy can redefine mapping of the nervous system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Magalhães, Francisco Elezier, Jéssica Alves Ribeiro, Kaline De Melo Rocha, Victor Hugo Bastos, Marco Orsini, Francisco Victor Costa Marinho, Antonio Thomaz De Oliveira, Fernando Lopes e Silva Júnior, and Silmar Teixeira. "Modelos de percepção do tempo: um novo paradigma para o fisioterapeuta." Fisioterapia Brasil 17, no. 2 (August 5, 2016): 164. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v17i2.204.

Full text
Abstract:
A percepção do tempo é subjetiva e relativa, além de modulada por aspectos neurofuncionais como a emoção, memória e atenção, e está alterada em algumas patologias neuropsiquiátricas. Entretanto, ainda existe muita discussão sobre quais modelos de percepção do tempo são mais aceitáveis e como estão envolvidos nas doenças neurológicas. Desse modo, o conhecimento do fisioterapeuta sobre a percepção do tempo e seus modelos é um fator que pode direcionar ao tratamento do paciente, pois há uma ativação de áreas corticais na percepção do tempo que também são envolvidas na motricidade. Um modelo geral de processamento de informação temporal deve comportar um oscilador, acumulador e comparador dos dados obtidos com a memória. No entanto, as bases neurofisiológicas dos mecanismos de percepção do tempo ainda não são totalmente determinadas, existindo modelos que apontam a existência de um mecanismo neural único ou a de vários dispositivos especializados em diferentes escalas. Embora as mudanças na percepção do tempo não caracterizem uma doença, diversos comprometimentos neurológicos podem acometer a percepção temporal. Apesar dos esforços não se pode concluir sobre quais áreas desempenham a função temporizadora, apenas inferir por meio de experimentos realizados em animais e humanos.Palavras-chave: percepção do tempo, doença de Parkinson, neuroanatomia, neurofisiologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Aglinskas, Aidas, Joshua K. Hartshorne, and Stefano Anzellotti. "Contrastive machine learning reveals the structure of neuroanatomical variation within autism." Science 376, no. 6597 (June 3, 2022): 1070–74. http://dx.doi.org/10.1126/science.abm2461.

Full text
Abstract:
Autism spectrum disorder (ASD) is highly heterogeneous. Identifying systematic individual differences in neuroanatomy could inform diagnosis and personalized interventions. The challenge is that these differences are entangled with variation because of other causes: individual differences unrelated to ASD and measurement artifacts. We used contrastive deep learning to disentangle ASD-specific neuroanatomical variation from variation shared with typical control participants. ASD-specific variation correlated with individual differences in symptoms. The structure of this ASD-specific variation also addresses a long-standing debate about the nature of ASD: At least in terms of neuroanatomy, individuals do not cluster into distinct subtypes; instead, they are organized along continuous dimensions that affect distinct sets of regions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lima, Karine Ramires, Luiza Freitas Lopes, Náthaly Marks, Ronan Moura Franco, Elena Maria Billig Mello, and Pâmela B. Mello-Carpes. "Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica." Revista Brasileira de Extensão Universitária 11, no. 3 (September 28, 2020): 361–76. http://dx.doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i3.11512.

Full text
Abstract:
O conhecimento básico sobre a neurociência é importante em diversos aspectos da vida, já que permite o entendimento de processos neurais presentes em nosso dia a dia, como a cognição e a aprendizagem. Para o professor, principal mediador da construção do conhecimento na sala de aula, o conhecimento desta temática é importante para facilitar sua prática pedagógica, já que a neurociência contribui para a compreensão dos processos cognitivos e das individualidades de cada aluno. O objetivo deste estudo é relatar a percepção e o conhecimento de professores da Educação Básica do município de Uruguaiana/RS acerca da neurociência e sua importância para a educação, antes e após a realização da oitava edição do curso de formação continuada intitulado “Curso de Neurociência Aplicada à Educação”. No total, vinte e oito (28) professores participaram do curso, que abordou diferentes temas: neurociência e educação, neuroanatomia, neurofisiologia, neurobiologia da aprendizagem e memória, fatores que interferem na aprendizagem e inovação pedagógica. De acordo com a percepção dos professores, o curso ministrado foi de fundamental importância para a aquisição de novos conhecimentos sobre a neurociência, e todos concordaram que os conceitos abordados podem ser aplicados para melhorar sua prática pedagógica e seu ambiente de ensino. Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Cérebro; Professor Continuing training in neuroscience: perceptions of basic education teachers Abstract: Basic neuroscience knowledge is important in all aspects of life, as it allows the understanding of neural processes present in our daily lives, such as cognition and learning. For the teacher, the central mediator of knowledge in the classroom, it is essential to understand this theme since it can facilitate his pedagogical practice since neuroscience teaches to understand the student through their individualities. This study aims to report the perception and knowledge of primary education teachers in Uruguaiana, Rio Grande do Sul state, Brazil, about neuroscience, before and after the eighth edition of the continuing education course entitled "Course of Neuroscience Applied to Education." In total, twenty-eight (28) teachers participated in the course, divided into two modules that addressed different themes: neuroscience and education, neuroanatomy, neurophysiology, the neurobiology of learning and memory, factors that interfere in learning, and pedagogical innovation. According to the teachers' perception, the course taught was of fundamental importance for acquiring new knowledge about neuroscience, and everyone agreed on the possible applicability of the concepts covered to improve their pedagogical practice and their teaching environment. Keywords: Learning; Teaching; Brain; Teacher
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Petrosyan, Alina. "A Metaphoric Nexus of Terms in Neuroanatomy." Armenian Folia Anglistika 11, no. 1 (13) (April 15, 2015): 50–57. http://dx.doi.org/10.46991/afa/2015.11.1.050.

Full text
Abstract:
This article offers an overview on the usage of technological metaphors in medicine, and in Neuroanatomy in particular. Exploring major technological metaphors surrounding human brain and nervous system, the paper aims at illustrating the cognitive functions these metaphors have in communicating clinical phenomena and pathologies. The neuroanatomical section in the “Gray’s Anatomy” – the clinical Bible of medicine – has served a major reference point for the analysis of metaphors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santos, Roberto Pereira, and Marleide da Mota Gomes. "400 Years after Thomas Willis: beyond the Polygon / 400 Anos depois de Thomas Willis: além do Polígono." Brazilian Journal of Development 7, no. 12 (December 29, 2021): 117843–45. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n12-509.

Full text
Abstract:
Thomas Willis is famous for the cerebral arterial polygon that bears his name, but his contribution to neuroanatomy goes beyond that. Probably the first anatomist physician to attempt the study of the basal nuclei was Galenus. However, it was only in the 17th century that there was a leap in neuroanatomical knowledge of the region based on the studies by Willis, using a dissection technique with a caudal to cranial perspective.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Bryant, Katherine L., Longchuan Li, Nicole Eichert, and Rogier B. Mars. "A comprehensive atlas of white matter tracts in the chimpanzee." PLOS Biology 18, no. 12 (December 31, 2020): e3000971. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pbio.3000971.

Full text
Abstract:
Chimpanzees (Pan troglodytes) are, along with bonobos, humans’ closest living relatives. The advent of diffusion MRI tractography in recent years has allowed a resurgence of comparative neuroanatomical studies in humans and other primate species. Here we offer, in comparative perspective, the first chimpanzee white matter atlas, constructed from in vivo chimpanzee diffusion-weighted scans. Comparative white matter atlases provide a useful tool for identifying neuroanatomical differences and similarities between humans and other primate species. Until now, comprehensive fascicular atlases have been created for humans (Homo sapiens), rhesus macaques (Macaca mulatta), and several other nonhuman primate species, but never in a nonhuman ape. Information on chimpanzee neuroanatomy is essential for understanding the anatomical specializations of white matter organization that are unique to the human lineage.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lee, Gregory P. "The Neuropsychiatric View of Brain and Behavior." Journal of the International Neuropsychological Society 7, no. 5 (July 2001): 651–52. http://dx.doi.org/10.1017/s135561770125512x.

Full text
Abstract:
This volume is an introductory text summarizing much of the brain–behavior literature emphasizing the neuroanatomical underpinnings of psychiatric disorders. Because it has been written by a neuroanatomist and a neuropsychiatrist, much of the material in the book is typically not covered in the more orthodox texts written from a behavioral neurology or neuropsychological perspective. As such, this volume will be a valuable resource for students and practitioners of clinical psychology and psychiatry.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Candar, Esra, İbrahim Demirçubuk, and Gülgün Şengül. "Rufus of Ephesus: a historical perspective on his contributions to neuroanatomy." Anatomy 16, no. 1 (April 20, 2022): 45–50. http://dx.doi.org/10.2399/ana.21.92153208.

Full text
Abstract:
Rufus of Ephesus (circa 1–2 AD) lived in the ancient city of Ephesus, Izmir Province of Turkey. He made significant contributions to many branches of sciences including neuroanatomy. This historical perspective manuscript focuses mainly on his neuroanatomical contributions. He described several structures, such as the pericranium, meninges, encephalon, parencephalon, varicosities, and the anatomy of the sellar region and the eye. He also coined essential terms in the nervous system such as tunica prima (dura mater), tunica altera (pia mater), spinal marrow (spinal cord), base of brain (brainstem), and choroid tunic (choroid plexus). Because of the limited number of extant works, he is not as well-known as his contemporaries. Yet, Rufus of Ephesus deserves to be recognized to the fullest for his precious and numerous contributions to neuroanatomy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography