Academic literature on the topic 'Ney Matogrosso'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ney Matogrosso.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ney Matogrosso"

1

Godoi, Rodolfo. "O cômico na performance artística de Ney Matogrosso." Arquivos do CMD 7, no. 2 (September 3, 2020): 12–26. http://dx.doi.org/10.26512/cmd.v8i2.31149.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a comicidade na performance do cantor Ney Matogrosso, em especial em uma de suas músicas de maior sucesso, Homem com H (autoria de Antônio de Barros, composta nos anos 1970). Desenvolvem-se reflexões sobre como a performance artística em questão pode provocar uma inquietação crítica quanto aos padrões sociais de gênero e da heteronormatividade através do humor, mobilizando uma disputa simbólica e se tornando uma referência à memória cultural de grupos LGBTs no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barbosa, João Victor Medeiros, and Kamilla Maria Medeiros Barbosa. "Rosa de Hiroshima na voz e no corpo de Ney Matogrosso." Revista Geografia, Literatura e Arte 2, no. 1 (October 15, 2020): 125–40. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.157134.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa duas realizações de montagens performáticas de Ney Matogrosso distintas entre si da mesma canção, A Rosa de Hiroshima, composta a partir do poema de Vinícius de Moraes. Aborda-se a trajetória artística de Ney Matogrosso a partir da construção de sua autonomia enquanto artista em dois momentos: no grupo Secos e Molhados e após, em sua carreira solo, no show Olhos de Farol, no período de 1973 e 1999, momentos em que realiza sua composição em performance do poema A Rosa de Hiroshima. Observam-se traços peculiares de sua identidade artística em um diálogo entre alguns prismas teóricos sobre a performance e o contexto das suas duas composições, buscando analisar as nuances do movimento do corpo, e sua influência na ressignificação do poema, em cada uma das versões compostas pelo artista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Campos Costa, Grace, and Lays da Cruz Capelozi. "MARGINALIDADE, CONTRAVIOLÊNCIAE PERFORMANCE: QUESTÕES ACERCA DA OBRA “BANDIDO”(1976)DE NEY MATOGROSSO." Fênix - Revista de História e Estudos Culturais 17, no. 1 (June 14, 2020): 408–17. http://dx.doi.org/10.35355/0000063.

Full text
Abstract:
Tão importante quanto analisar as letras dos compositores da Música Popular Brasileira (MPB) e contextualizá-las historicamente, se faz extremamente necessário não perder de vista o trabalho dos intérpretes que além de ressignificar as canções, ainda possuem um árduo trabalho criativo e corporal que corrobora para que essas canções ganhem sentidos que são intrínsecos as questões do seu próprio tempo. Partindo deste prisma, Robson Pereira da Silva analisa a performance do cantor Ney Matogrosso, por meio das suas interpretações, desenvolturas no palco e o diálogo político-social da década de 1970 que foi marcada pela ditadura militar no Brasil. O recorte proposto pelo autor compreende a fase do início da carreira solo de Ney Matogrosso e abrange o período entre 1976 e 1977, logo após a sua saída do grupo musical Secos e Molhados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nogueira, Fernanda. "Metamorfose ambulante: a desidentificação carnavalesca de Ney Matogrosso na militadura brasileira." ETD - Educação Temática Digital 18, no. 4 (November 17, 2016): 769. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646425.

Full text
Abstract:
Este ensaio é um relato crítico sobre a carreira de Ney Matogrosso na década de 1970. Tratamos aqui de ler o repertório estético e político do artista como parte da produção filosófica e crítica brasileira que confronta a ditadura militar e a ordem sexual binária imposta aos corpos, ambas heranças vivas de esferas de controle e dominação implementadas desde a colonização. O texto faz também um chamado a romper com a historiografia tradicional, baseada no acúmulo de informação típico da era do capitalismo cognitivo, em prol de uma epistemologia sensível, que seja capaz de reler repertórios locais populares excluídos do âmbito acadêmico com o intuito de encontrar ali um teoria de gênero situada. A primeira parte desse relato oferece um panorama das motivações que levaram a desenvolver esta pesquisa; logo procura conectar características intervencionistas do trabalho de Ney Matogrosso, a ruptura de expectativas elaborada por ele, e a confrontação de esquemas perceptivos em uma sociedade marcada pela colonialidade e pela ditadura; oferece ainda leituras de época sobre a questão de gênero em seu trabalho e de outros artistas, e termina com trechos de relatos em primeira pessoa de diferentes momentos , onde Ney Matogrosso menciona claramente temas como gênero, sexualidade e sua forma de ativismo artístico, marcado por estratégias camaleônicas, metamórficas, inclassificáveis. As reflexões apresentadas no texto têm como pano de fundo a história da ditadura militar no Brasil, a história dos movimentos homossexuais e feminista, teorias pós-marxistas e pós-estruturais, e políticas existenciais periféricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mesquita, Cristiane. "Ziguezague: em ziguezague entre Ney Matogrosso e Flávio de Carvalho." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 6, no. 13 (January 24, 2013): 42. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v6i13.136.

Full text
Abstract:
A oitava edição do ziguezague: desfiles incríveis, conversas transversais, oficinas transitivas1 contou com uma presença muito especial: Ney Matogrosso2. Aos 71 anos de idade, 33 discos lançados e uma vivacidade impressionante, Ney é um artista que nunca se esgota, graças à sua liberdade artística e veia camaleônica. Além de ser um dos maiores intérpretes musicais do Brasil, o cantor é exuberante e seduz um público diversificado com apresentações vigorosas, performances marcantes e figurinos singulares (...)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Da Silva, Robson Pereira. "“Sou quem sou, e não sou nada, sou uma história já contada”: sujeitos cênicos - expressão erótica na obra audiovisual de Ney Matogrosso no contexto de autoritarismo (1975-1982)." Antíteses 8, no. 16 (December 18, 2015): 303. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2015v8n16p303.

Full text
Abstract:
<p>Verifica-se, no presente artigo, as investigações acerca das transgressões performáticas de Ney Matogrosso, no contexto da ditadura civil militar brasileira. Desta feita, percebe-se a exibição de sujeitos (tipos/arquétipos) marginais, nos procedimentos performáticos (fonograma, capa, encarte, espetáculo), que configuraram sentido a obra do artista durante as décadas 1970 e 1980. O artista, em suas obras, inverte a ideia regida pela cultura afluente em procedimentos compostos por materiais audiovisuais, oportunizados e difundido em uma indústria cultural, o que garante, historicamente, a materialidade da produção do intérprete da Música Popular Brasileiro – o registro da <em>performance</em>. Neste estudo, preconiza a historicidade da estética da subversão em Ney Matogrosso, como uma atitude política frente ao regime de autoritarismo produtor de interdições do potencial erótico.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Robson Pereira da. ""Nenhuma malícia será castigada"." albuquerque: revista de história 7, no. 14 (December 29, 2015): 83–102. http://dx.doi.org/10.46401/ajh.2015.v7.2972.

Full text
Abstract:
No momento em que o Brasil passava por uma “transição” entre a ditadura militar e uma possível redemocratização, caracterizada na chamada reabertura política, o autoritarismo dava mostras de não arrefecer sobre a esfera do comportamento, sexualidade e erotismo. Nesse sentido, o presente artigo busca compreender as possibilidades de transgressão às permanentes interdições supracitadas, especialmente no início da década de 1980, por intermédio da análise do espetáculo Mato Grosso (1982), do artista Ney Matogrosso. As performances do referido espetáculo apresentavam sujeitos marginais do campo social, porém conformadores de arquétipos/identidades sociais brasileiras (índios, caipiras e malandros) como articuladores das demandas de grupos marginalizados efervescentes e candentes de expectativas diante das nuances de mudança que a lenta dissolução do cesarismo militar apresentava. A carnavalização da interdição foi utilizada por Ney Matogrosso como instrumento de expressão dos impulsos eróticos que tendiam ser abafados por uma moral repressora permanente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carias, Felipe Biguinatti. "O Assalto À “Normalidade” Pela Obra Bandido (1976 – 1977), De Ney Matogrosso." Revista Territórios e Fronteiras 13, no. 1 (July 31, 2020): 538. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v13i1.1068.

Full text
Abstract:
O cenário artístico brasileiro, durante o regime militar, participava ativamente na elaboração de linguagens que fizessem crítica ao governo, porém, não havendo consenso por qual caminho deveriam perpassar, se seria pela mensagem textual e engajada ou pela cena performática de grande aceitabilidade do público. Discussão e entrave histórico que Robson Pereira da Silva analisa com maestria na obra Ney Matogrosso... para além do bustiê: performances da contraviolência na obra Bandido (1976-1977).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silveira, Éderson Luís, and Anísio Batista Pereira. "NEY MATOGROSSO ENTRE BUTLER E FOUCAULT: SOBRE SUJEITOS E SUBVERSÕES DE IDENTIDADES." Revista X 14, no. 4 (September 16, 2019): 240. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66064.

Full text
Abstract:
As análises históricas da sexualidade que Michel Foucault realizou acerca dos modos como o sexo foi visto com o passar dos anos forneceram à Judith Butler a base para a formulação de gênero, sexo e sexualidade não como entidades fixas, mas vistas como construídas e reconstruídas ao longo dos anos em diferentes sociedades e contextos. O presente trabalho parte de análise documental de abordagem qualitativa e visa apreender diálogos e tensionamentos que lancem luzes aos estudos de gênero na atualidade. Para isso, haveremos aqui de nos debruçar sobre o excerto de uma entrevista com o artista Ney Matogrosso. Dessa forma, os autores aqui mobilizados com o intuito de trazer contribuições à discussão da produção de sujeitos pela exterioridade e acerca da (des)construção de identidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Véliz, Marivi. "Entre o arquivo de Aruanda e o repertório do amor, a passagem queer até uma outra Brasilidade: Uma análise dos videoclipes das canções “Cavaleiro de Aruanda”, interpretada por Ney Matogrosso, e “Carta de Amor” de Maria Bethânia." Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes 4, no. 6 (July 31, 2018): 95. http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v4i6.5964.

Full text
Abstract:
ResumoA palavra queer é importada dos estudos acadêmicos americanos, e pelo mesmo pode ser problemática para a análise de contextos culturais onde a sexualidade e o gênero são constantemente negociados nos processos de sobrevivência. Este parece ser o caso do Brasil, onde as influências da cultura indígena e africana fazem parte de tradições populares. Em certo sentido, estas expressam uma subversão dos binários associados ao sexo ou o gênero. Esta subversão é reproduzida e estetizada pela mídia convencional e independente num diálogo íntimo. Faz parte do que pode ser visto nos videoclipes e nas canções “Cavaleiro de Aruanda”, interpretada por Ney Matogrosso, e “Carta de Amor” de Maria Bethânia. AbstractQueer is a concept imported from American academia, and for that reason it might be problematic to analyze cultural contexts where sexuality and gender are constantly negotiated in the survival process. This seems to be the case in Brazil where the influences of indigenous and African cultures form a fundamental component of the popular traditions. In some way, they can express a subversion of the binaries associated with sexuality and gender. This subversion is reproduced and aestheticized either by independent or mass media as part of an intimate dialogue. This could be seen in the video clips and the lyrics of “Cavaleiro de Aruanda” performed by Ney Matogrosso and “Carta de Amor” written and performed by Maria Bethânia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ney Matogrosso"

1

Queiroz, FlÃvio de Araujo. "Ney Matogrosso: Sentimento ContramÃo: TransgressÃo e Autonomia ArtÃstica." Universidade Federal do CearÃ, 2009. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3148.

Full text
Abstract:
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
O presente trabalho aborda a trajetÃria artÃstica do cantor Ney Matogrosso no perÃodo compreendido entre os anos de 1975 a 1983, dentro de uma perspectiva de entendimento da construÃÃo da autonomia artÃstica do cantor em relaÃÃo à censura moral do regime militar e ao cerceamento da indÃstria fonogrÃfica e da mÃdia. Dessa maneira, observar-se-à a construÃÃo social do corpo transgressor do artista, que rompeu com um referente cultural do que naquele momento significava ser âmachoâ e com o eminentemente instituÃdo; tendo, dentro de uma pluralidade de princÃpios e comportamentos, sido posto em uma condiÃÃo de liminaridade artÃstica frente aos poderes instituÃdos
The present work makes an analysis of the artistical career of the singer Ney Matogrosso, between 1975 and 1983, by trying to understand the development of his artistic autonomy process in such an adverse context as that of the military regime and its moral censure, the limiting record companies and media as well. In this perspective the transgressive body of the singer and also its social construction will be analyzed. The body language and behavior of the singer have broken away from all cultural references and values of machismo at the time. He has also broken the rules of social customs, and consequently he has been put in a liminar condition in relation to the establishment, in despite of belonging to a society rich in multiplicity of principles and behaviors
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

QUEIROZ, Flávio de Araújo. "Ney Matogrosso: sentimento contramão, transgressão e autonomia artística." http://www.teses.ufc.br/, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1218.

Full text
Abstract:
QUEIROZ , Flávio de Araújo. Ney Matogrosso: sentimento contramão, transgressão e autonomia artística. 2009. 271f. Tese(Doutorado em Sociologia). Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2009.
Submitted by GLAUBENILSON CAVALCANTE (glaubenilson@yahoo.com.br) on 2011-11-17T14:26:42Z No. of bitstreams: 1 QUEIROZ, FA..pdf: 3053163 bytes, checksum: ffccac5b3f6031c685d0b43f25d02ed0 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2011-11-23T13:47:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 QUEIROZ, FA..pdf: 3053163 bytes, checksum: ffccac5b3f6031c685d0b43f25d02ed0 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-11-23T13:47:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 QUEIROZ, FA..pdf: 3053163 bytes, checksum: ffccac5b3f6031c685d0b43f25d02ed0 (MD5) Previous issue date: 2009
The present work makes an analysis of the artistical career of the singer Ney Matogrosso, between 1975 and 1983, by trying to understand the development of his artistic autonomy process in such an adverse context as that of the military regime and its moral censure, the limiting record companies and media as well. In this perspective the transgressive body of the singer and also its social construction will be analyzed. The body language and behavior of the singer have broken away from all cultural references and values of machismo at the time. He has also broken the rules of social customs, and consequently he has been put in a liminar condition in relation to the establishment, in despite of belonging to a society rich in multiplicity of principles and behaviors
O presente trabalho aborda a trajetória artística do cantor Ney Matogrosso no período compreendido entre os anos de 1975 a 1983, dentro de uma perspectiva de entendimento da construção da autonomia artística do cantor em relação à censura moral do regime militar e ao cerceamento da indústria fonográfica e da mídia. Dessa maneira, observar-se-á a construção social do corpo transgressor do artista, que rompeu com um referente cultural do que naquele momento significava ser “macho” e com o eminentemente instituído; tendo, dentro de uma pluralidade de princípios e comportamentos, sido posto em uma condição de liminaridade artística frente aos poderes instituídos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Godoi, Rodolfo Luiz Costa de. "Ney Matogrosso : liberação sexual, performance artística e disputas simbólicas." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/32476.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.
Submitted by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-08-15T20:23:02Z No. of bitstreams: 1 2018_RodolfoLuizCostadeGodoi.pdf: 2174339 bytes, checksum: f5169d24c501bdca6d28ebc1b4531d8d (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-08-27T17:59:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_RodolfoLuizCostadeGodoi.pdf: 2174339 bytes, checksum: f5169d24c501bdca6d28ebc1b4531d8d (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-27T17:59:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_RodolfoLuizCostadeGodoi.pdf: 2174339 bytes, checksum: f5169d24c501bdca6d28ebc1b4531d8d (MD5) Previous issue date: 2018-08-15
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O trabalho centra-se no artista brasileiro Ney Matogrosso buscando entender as relacoes entre a arte e a sociedade, mais especificamente a arte performatica com as transformacoes sociais. Assim, a liberalizaço sexual do Brasil nas ultimas decadas e relacionada com a produço do artista. Busquei, atraves de entrevistas semi-estruturadas, entender como homens homossexuais e bissexuais apropriam-se da obra do artista para elaborarem e legitimarem suas proprias existencias e praticas. Inclui tambem dialogo com o proprio artista, aprofundando a pesquisa a partir de sua propria voz. Analisei dois elementos recorrentes na obra do cantor, o ironico e o erotico, que se faz atraves da sua performance, e como esses elementos se relacionam com as dinamicas do poder e com os simbolos socioculturais . Por fim, ampliei a analise, descrevendo um panorama historico e atrelando o desenvolvimento da industria cultural no Brasil as praticas culturais de homens homossexuais e bissexuais. Ao final, considero a importancia da atenço para as producoes esteticas e culturais para as pessoas ́GBT, como forma de aglutinaço desses sujeitos e de possibilidade de compartilhamento de experiencias, espacos de socializaço e tambem como instrumento que pode atravessar sensivelmente uma diversidade de pessoas, independente de suas identidades sexuais e de genero, levando-as a diferentes formas de compreenşo e praticas sociais no que tange as liberdades sexuais.
The work focuses on the Brazilian artist Ney Matogrosso seeking to understand the relations between art and society, more specifically performance art with social transformations: Thus, the sexual liberalization of Brazil in the last decades is related to the artist's production: Isought, through semi-structured interviews, to understand how homosexual and bisexual men appropriate the artist's work to forge and legitimize their own existences and practices: It also includes dialogue with the artist himself, deepening the research from his own voice: I analyzed two recurring elements in the singer's work, the ironic and the erotic, that are made through his performance, and how these elements relate to the dynamics of power and to the socio-cultural symbols: Finally, the analysis is expanded, describing a historical panorama linking the development of the cultural industry in Brazil to the cultural practices of homosexual and bisexual men: In the end, I consider the importance of attention to aesthetic and cultural productions for ́GBT people, as a way of agglutination of these subjects and of the possibility of sharing experiences, spaces of socialization, and also as an instrument that can significantly cross a diversity of independent of their sexual and gender identities, leading them to different forms of understanding and social practices regarding sexual liberties.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Robson Pereira da. "“Para além do bustiê” – performances da contraviolência na obra bandido (1976-1977) de Ney Matogrosso." Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6052.

Full text
Abstract:
Submitted by Marlene Santos (marlene.bc.ufg@gmail.com) on 2016-08-30T20:11:26Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Robson Pereira da Silva - 2016.pdf: 727332 bytes, checksum: 4e1dc76425bdc9a1b09b56b0f2bb6422 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-08-31T13:12:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Robson Pereira da Silva - 2016.pdf: 727332 bytes, checksum: 4e1dc76425bdc9a1b09b56b0f2bb6422 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-31T13:12:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Robson Pereira da Silva - 2016.pdf: 727332 bytes, checksum: 4e1dc76425bdc9a1b09b56b0f2bb6422 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-07-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Ney Matogrosso during the military regime, especially in the 1970s, performed it marginal individuals who helped in the process of "symbolic production" in their performances (phonograms, cover, liner notes, music Show Video); conventionally an aesthetic of subversion. However, his work was not disconnected from the reality of their time. So here, it’s analyzed in dialogue with the productions that have agreed to submit the incorporation of marginal figures. Thus, the main objective of this research is to understand the cultural context in the 1970s the structure of feeling based on the counter-violence that exhibited with marginal performativity in artistic productions between 1964-1979. For this, here it’s envisaged the overview of clashes of representations engendered from the 1970s, when appeared the division internal and differences in the art of segments connected to the left, where social, political and cultural dilemmas reached art.
Ney Matogrosso durante o regime militar, especificamente na década de 1970, corporificou personagens marginais que auxiliaram no processo de “produção simbólica” em suas performances (fonograma, capa, encarte, videoclipe, espetáculo); o que convencionou uma estética da subversão. Entretanto, sua obra não esteve desligada da realidade de sua época. Por isso, aqui é analisada em diálogo com as produções que tiveram o compromisso de exibição e corporificação de figuras da marginalidade. Assim, a intenção principal dessa dissertação é compreender a obra de Ney Matogrosso no bojo das performances da contraviolência, em diálogo com a produção cultural da década de 1970, pela estrutura de sentimento calcada na evidência da articulação entre erotismo e violência que exibiu como performatividade: a figura do marginal, em produções artísticas, entre 1964-1979. Para isso, é preciso retomar o panorama de lutas de representações que se engendraram a partir da década de 1970, momento em que se dimensionou a circunscrição de divergências internas nos segmentos de arte ligados à esquerda e a contracultura, em que dilemas sociais, políticos e culturais recaíram sobre a arte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Manon de Salles. "A roupa depois da cena." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-12012016-102324/.

Full text
Abstract:
A partir da estreita relação entre a roupa social e o figurino, dentro e fora do espetáculo, esta tese tem como objetivo investigar os percursos que faz a roupa após a \"cena\", isto é, a partir do momento em que são guardadas como documentos de pesquisa e não mais usadas como objeto de consumo e descarte. São discutidas questões relacionadas aos acervos têxteis e os processos necessários para a sua conservação e esse será o objeto de estudo: as iniciativas existentes fora dos espaços museológicos que vem sendo realizadas por grupos de teatro, universidades, colecionadores, instituições culturais e estilistas. Será debatido o exemplo do Centre National du Costume de Scène, na França, a coleção de figurinos do cantor/performer Ney Matogrosso numa instituição de ensino, e o desenvolvimento, como estudo de caso, do projeto de conservação e exposição da coleção de marionetes do estilista/figurinista Fause Haten.
From the close relationship between social clothes and costumes, in and out of the show, this thesis aims to investigate the pathways that make the clothes after the \"scene\" that is, from the moment they are saved as documents research and no longer used as an object of consumption and disposal. Issues are discussed related to textiles collections and the processes needed for its conservation and that will be the object of study: existing initiatives outside the museum spaces that have been performed by theater groups, universities, collectors, cultural institutions and designers. It will be discussed the example of the Centre National du Costume de Scène in France the collection of costumes the singer / performer Ney Matogrosso an educational institution, and the development, as a case study, the conservation project and exhibition designer collection of puppets / costume Fause Haten
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Ney Matogrosso"

1

Matogrosso, Ney. Ney Matogrosso: Ousar ser. São Paulo: SESC São Paulo, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ney Matogrosso, um cara meio estranho. Rio de Janeiro, RJ: Rio Fundo Editora, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ney Matogrosso: O ator da canção. 2nd ed. Rio de Janeiro: Multifoco Editora, Luminária Academia, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ney Matogrosso: Ousar Ser. Imprensa Oficial SP, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Ney Matogrosso"

1

Dunn, Christopher. "Masculinity Left to Be Desired." In Contracultura. University of North Carolina Press, 2016. http://dx.doi.org/10.5149/northcarolina/9781469628516.003.0006.

Full text
Abstract:
Chapter Five explores social and cultural practices that challenged traditional conventions of gender and sexuality in Brazilian society. In the late 1970s, emergent feminist and gay movements succeeded in expanding the range of leftist political debates to include discussions around gender roles, sexual desire, corporal pleasure, and other issues previously regarded as personal or private and therefore outside the realm of the political. These activists sought to link political repression to diverse forms of sexual repression such as the maintenance of male dominated gender relations, the policing of female sexuality, or the violent suppression of homosexuality. Here the author draws on the alternative press, especially the largest gay journal Lampião da Esquina. He examines here the influential work by performers who subverted gender norms, like former tropicalists Caetano Veloso and Gilberto Gil, the gender-bending troupe Dzi Croquettes, and gay icon Ney Matogrosso. The author also discusses left-wing intellectuals, including former guerillas such as Fernando Gabeira, who sought to redefine notions of masculinity during the final phase of military rule.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography