To see the other types of publications on this topic, follow the link: Nitrificação/Desnitrificação.

Journal articles on the topic 'Nitrificação/Desnitrificação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 20 journal articles for your research on the topic 'Nitrificação/Desnitrificação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Elivânia Vasconcelos Moraes, Heraldo Antunes Silva Filho, Adrianus Cornelius Van Haandel, and José Tavares Sousa. "Capacidade metabólica de bactérias heterotróficas de sistemas de lodo ativado em ambientes aeróbios e anóxicos." Engenharia Sanitaria e Ambiental 25, no. 1 (January 2020): 41–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522020140295.

Full text
Abstract:
RESUMO Para projetos de sistemas de lodo ativado em países com temperaturas elevadas, como a do Brasil, sugere-se a introdução de um ou mais reatores anóxicos, visto que a nitrificação torna-se um fator quase inevitável. A desnitrificação é um processo capaz de reduzir custos com aeração em até 20%, recuperar a alcalinidade perdida com a nitrificação e ainda remover matéria orgânica e nitrogênio. Este estudo teve como objetivo avaliar a capacidade metabólica de bactérias heterotróficas desses sistemas em ambiente aeróbio e anóxico via nitrato e via nitrito. Para os testes foram comparadas duas configurações: Bardenpho e University of Cape Town (UCT). Os resultados mostraram significativa viabilidade da desnitrificação via nitrato, pois as taxas médias obtidas de consumo de oxigênio e oxigênio equivalente foram semelhantes para ambos os sistemas, indicando que, além da remoção do nitrogênio, a matéria orgânica é removida com a mesma eficiência de um reator aeróbio, possibilitando a redução de custos com aeração devido à possibilidade de limitá-lo apenas ao processo de nitrificação. Contudo, na desnitrificação pelo uso do nitrito, percebeu-se uma redução na capacidade de remoção de matéria orgânica em até 60%, que pode inferir em uma vantagem duvidosa na opção de um processo de nitrificação e desnitrificação simultâneo, mesmo que este apresente menor demanda de oxigênio dissolvido (OD). Entretanto, pode ser viável a sua utilização quando houver também a pretensão de remoção de fósforo via nitrito por organismos acumuladores de fósforo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zoppas, Fernanda Miranda, Andrea Moura Bernardes, and Álvaro Meneguzzi. "Parâmetros operacionais na remoção biológica de nitrogênio de águas por nitrificação e desnitrificação simultânea." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 1 (March 2016): 29–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41520201600100134682.

Full text
Abstract:
RESUMO O nitrogênio é um dos contaminantes mais importantes presentes nas águas residuais. As alternativas tecnológicas mais usuais para o tratamento de águas contendo esse composto lançam mão do ciclo bioquímico do nitrogênio, o qual se sustenta em dois processos, a nitrificação e a desnitrificação. Dentre os parâmetros que influenciam na remoção de nitrogênio, podemos citar a concentração de oxigênio dissolvido, relação carbono/nitrogênio, temperatura, pH entre outros. Este trabalho apresenta uma revisão sobre a remoção biológica de nitrogênio das águas e os principais parâmetros que influenciam na sua remoção, dando ênfase ao processo de nitrificação e desnitrificação simultânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Camila Ferreira, Carla Beatriz Casagrande Bortoluci, Eduardo Paniguel Oliveira, Matheus Marques Pizzo, and Renata Piacentini Rodriguez. "Remoção biológica de nitrogênio em águas residuárias: uma revisão dos processos convencionais aos processos modernos." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 3 (May 23, 2018): 174–87. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.003.0015.

Full text
Abstract:
O lançamento de efluentes em corpos receptores ou em redes de esgoto deve ser monitorado e atender a legislação vigente. As máximas concentrações permitidas para o lançamento de nutrientes, especialmente o nitrogênio, se tornaram mais restritivas após 2005. O nitrogênio é um nutriente que está presente em diferentes tipos de águas residuárias, como chorume, efluentes industriais e esgotamento sanitário. O descarte deste tipo de efluente sem redução da carga de nitrogênio resulta em impactos sobre a fauna e flora de ecossistemas em geral. A remoção de nitrogênio está baseada na conversão de amônia a nitrito e nitrato (nitrificação) e posterior redução destes à nitrogênio gasoso (desnitrificação). Diversos métodos biológicos foram e têm sido desenvolvidos para remover nitrogênio de efluentes baseados em configurações complexas de reatores em série ou em sistemas unicompartimentados. Recentemente, novas rotas metabólicas envolvendo processos mais eficientes e econômicos têm sido apresentadas. Este trabalho apresenta uma revisão da literatura para os processos de nitrificação e desnitrificação convencional, nitrificação e desnitrificação simultânea, Sharon (Single Reactor System for High Activity Ammonia Removal Over Nitrite), Anammox (Anaerobic Ammonium Oxidation) e Canon (Completely Autotrophic Nitrogen Removal Over Nitrite). As principais características de cada processo foram abordadas, destacando-se as principais reações envolvidas, crescimento biológico, inibidores, requisitos e aplicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Siqueira Neto, Marcos, Marisa de Cássia Piccolo, Solismar de Paiva Venzke Filho, Brigitte Josefine Feigl, and Carlos Clemente Cerri. "Mineralização e desnitrificação do nitrogênio no solo sob sistema plantio direto." Bragantia 69, no. 4 (December 2010): 923–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052010000400019.

Full text
Abstract:
O conhecimento da dinâmica do N no solo pode facilitar na decisão da rotação de culturas empregada e aplicação de fertilizante para as culturas. O objetivo deste estudo foi avaliar os estoques de N, o N-inorgânico, a mineralização do N e a desnitrificação sob sistema plantio direto (SPD). O experimento foi desenvolvido na Fazenda Santa Branca em Tibagi (PR), em Latossolo Vermelho distroférrico de textura argilosa, no período de setembro de 2000 a outubro de 2001. Os tratamentos dispostos em faixas não casualisadas com parcelas subdivididas foram: plantio direto por 12 e 22 anos com as sucessões milho/trigo (M/T) e soja/trigo (S/T). As quantidades de N-inorgânico e a mineralização e nitrificação líquidas foram maiores no SPD com 22 anos que no SPD 12 anos. A sucessão de culturas empregada não influenciou a mineralização líquida e a nitrificação líquida. As emissões de N2O foram 25% superiores na sucessão M/T em relação a S/T. O tempo de SPD aumentou o estoque de N no solo, assim como as quantidades de N-inorgânico e a mineralização e nitrificação, contudo, não foram observados maiores emissões de óxido nitroso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mezzomo, Luiza França, and Antonio Pedro De Oliveira Netto. "Reatores em bateladas sequenciais visando nitrificação/desnitrificação simultâneas de esgoto sintético sob baixa relação carbono/nitrogênio." Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade 8, no. 1 (August 6, 2020): 26. http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v8i1.18749.

Full text
Abstract:
A nitrificação e desnitrificação simultânea é um processo biológico inovador que minimiza a energia necessária para fornecimento de oxigênio, reduzindo a adição de fonte de elétrons. Este processo é aplicado a sistemas de biofilme de batelada sequencial e algumas de suas condições operacionais vem sendo testadas para a remoção máxima. Este trabalho avaliou as diferentes combinações de alcalinidade e nitrogênio com testes de 32 ciclos de 6h (com aeração de 4,5h) e nesse período foram realizadas análises para verificação das condições ambientais, das eficiências de remoção de carbono e nitrogênio como também a avaliação de adesão microbiana. As condições ambientais indicadas para o processo foram mantidas durante toda a operação. Com a relação carbono/nitrogênio média de 5,3, obteve-se eficiência de remoção de demanda química de oxigênio entre 62 e 84% e remoção de nitrogênio total de 14 a 34%. As eficiências de nitrificação e desnitrificação obtidas foram baixas, mas indicaram que não houve limitação do processo por indisponibilidade de doadores de elétrons. Por fim, a eficiência de remoção de demanda química de oxigênio mostrou-se, pela regressão múltipla, relacionada com a relação carbono/nitrogênio afluente, enquanto a eficiência de remoção de nitrogênio total sofreu forte influência da demanda química de oxigênio e da alcalinidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tonetti, Adriano Luiz, Bruno Coraucci Filho, José Roberto Guimarães, Pedro Sergio Fadini, and Cintia Elena Nicolau. "Desnitrificação em um sistema simplificado de tratamento de esgoto." Engenharia Sanitaria e Ambiental 18, no. 4 (December 2013): 381–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522013000400010.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa, foram operados três filtros anaeróbios com tempo de detenção hidráulica nominal de nove horas, sendo o efluente gerado disposto nos leitos de quatro filtros de areia em distintas taxas de aplicações. No primeiro filtro de areia, foram aplicados 50 L.m-2 uma vez por dia. No segundo, terceiro e quarto filtros, essa mesma carga foi disposta em 2, 3 e 4 horários, com aplicações espaçadas entre as 9h e as 16h, correspondendo às taxas de 100, 150 e 200 L.m-2.dia-1. Após a passagem pelo leito de areia, o efluente era encaminhado para reatores de desnitrificação preenchidos com brita 1. Os filtros de areia apresentaram uma grande capacidade de nitrificação e, após a adição da fonte externa de carbono, o reator de desnitrificação que recebia uma única disposição diária de 50 L.m-2 propiciou uma diminuição na concentração de N-total de 43,5%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fujii, Fábio Yugo, Roque Passos Piveli, Fábio Campos, Rodrigo Freitas Bueno, and Pedro Alem Sobrinho. "Desempenho de reator integrado de lodo ativado com biofilme em leito móvel." Engenharia Sanitaria e Ambiental 18, no. 4 (December 2013): 349–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522013000400007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da presença de suportes plásticos móveis (carriers) no processo de lodo ativado por meio da operação, sob diferentes tempos de retenção de sólidos para remoção de matéria carbonácea e nitrogênio, de dois sistemas aeróbios. Um deles, denominado LAC, foi constituído por reatores de lodo ativado com biomassa apenas em suspensão, e comparado com outro, LAI, com reatores integrados de lodo ativado com biofilme em leito móvel. Monitorou-se o crescimento das biomassas em suspensão e aderida e as condições ambientais nos reatores. Testes respirométricos determinaram os coeficientes cinéticos relativos à nitrificação. Foi possível a aplicação de carga de aproximadamente duas vezes a que foi suportada por um sistema de lodo ativado, a nitrificação se estendeu até reduzidas idades do lodo aeróbio e a desnitrificação ocorreu eficientemente. As velocidades específicas de crescimento das bactérias nitritantes e nitratantes foram determinadas para o processo com biofilme aderido, resultando similares às obtidas apenas com biomassa em suspensão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

de Freitas Bueno, Rodrigo, Fábio Campos, Pedro Além Sobrinho, and Roque Passos Pivelli. "Remoção biológica de nitrogênio por meio do processo de Nitrificação e Desnitrificação Simultâneas (NDS) em Lodo Ativado de Fluxo Contínuo." Revista DAE 222, no. 68 (February 12, 2020): 65–87. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.017.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo avaliar as condições de remoção de nitrogênio por meio do processo conhecido como nitrificação e desnitrificação simultâneas (NDS) em um sistema de lodo ativado operado sob fluxo contínuo em escala real. O estudo foi desenvolvido na Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp ETE – Limoeiro, localizada no município de Presidente Prudente/SP, Brasil. Para o controle do processo de NDS, o sistema de fornecimento de ar foi otimizado e as principais variáveis de interesse foram monitoradas de forma online. Em linhas gerais, pode-se concluir que o processo de lodo ativado operando com NDS resultou em boa eficiência na remoção de nitrogênio do esgoto, aplicando-se idade do lodo na faixa de 12 dias, tempo de detenção hidráulico médio de 16,6 horas e concentrações de oxigênio dissolvido nos reatores em torno de 0,5 mgO2.L-1. Os resultados demonstram que a nitrificação do esgoto ocorreu de forma eficiente, porém não completa, com residual em torno de 3,8 mgN-NH3.L-1. Já os resultados de concentração de N-Nitrato no efluente do processo de lodoativado demonstraram a expressiva eficiência do processo de desnitrificação, resultando em concentraçõesmenores que 2,5 mgN-NO3.L-1. A otimização do sistema de aeração resultou em uma economia média de 34% com o gasto de energia elétrica para aeração do sistema. De modo geral, o processo de NDS é uma alternativa a ser considerada tanto nos estudos de concepção para a implantação de novas estações como na adaptação de processos de lodos ativados existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Andrade, Lidiana, Ana C. B. Kummer, Ajadir Fazolo, Simone Dasmaceno, and Salah D. M. Hasan. "Influência de nitrogênio amoniacal e vazão de ar no processo de nitrificação, etapa de tratamento de efluente de abatedouro de peixe." Engenharia Agrícola 30, no. 1 (February 2010): 160–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000100017.

Full text
Abstract:
O efluente proveniente de abatedouro de peixes possui alto teor de nitrogênio, um dos principais causadores de eutrofização nos corpos d'água. Sua remoção pode ser feita em duas etapas separadas: nitrificação e desnitrificação. Este experimento teve como objetivo testar a influência da vazão de ar (valores de 1 a 3 L min-1) e a concentração de nitrogênio amoniacal (de 40 a 100 mg L-1) no processo de nitrificação. Foi utilizado um reator em batelada sequencial com biomassa imobilizada, com volume útil de 2,5 L, operado conforme delineamento composto central rotacional, em que as variáveis-resposta analisadas foram percentagem de conversão de nitrogênio amoniacal a nitrato e percentagem de acúmulo de nitrito. Os resultados mostraram, com intervalo de confiança de 95%, que o aumento dos dois fatores diminuiu significativamente a percentagem de conversão de nitrogênio amoniacal a nitrato. Já a percentagem de acúmulo de nitrito aumentou significativamente quando houve aumento da concentração de nitrogênio amoniacal, não sendo influenciada significativamente pela vazão de ar. Durante o experimento, a melhor condição de operação encontrada para o equilíbrio das reações foi com concentração de nitrogênio amoniacal de 70 mg L-1 e com vazão de ar de 2 L min-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Miwa, Adriana Cristina Poli, Rogério Herlon Furtado Freire, and Maria do Carmo Calijuri. "Dinâmica de nitrogênio em um sistema de lagoas de estabilização na região do Vale do Ribeira (São Paulo - Brasil)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 12, no. 2 (June 2007): 169–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522007000200008.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar os pro-cessos envolvidos nas transformações do nitrogênio em um sistema de lagoas de estabilização. Em amostragem nictemeral (24 horas) observou-se forte estratificação térmica durante a maior parte do ciclo amostrado a qual condicionou a compartimentalização vertical e a estratificação química nas duas lagoas, possibilitando a análise dos processos de forma segmentada pela ACP (análise de componentes principais), que mostrou-se ferramenta estatística muito útil na caracterização dos processos. A degradação de proteína, com subseqüente geração e acúmulo de nitrogênio amoniacal, foi observada, além da possível excreção de proteína ou aminoácidos por organismos fitoplanctônicos na superfície das lagoas. A provável ocorrência de nitrificação na superfície da lagoa anaeróbia evidenciou a necessidade de otimização de operação do sistema a fim de viabilizar a remoção de nitrogênio através da desnitrificação, processo provavelmente inibido pelas elevadas concentrações de oxigênio dissolvido registradas durante o dia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Santos, Mônica A. A. dos, Verônica Schmidt, Vanessa C. Bitencourt, and Michele T. D. Maroso. "Esterqueiras: avaliação físico-química e microbiológica do dejeto suíno armazenado." Engenharia Agrícola 27, no. 2 (August 2007): 537–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162007000300024.

Full text
Abstract:
Este trabalho avaliou a eficácia do armazenamento de dejetos de suínos por 120 dias, em três esterqueiras de propriedades suinícolas localizadas na bacia do lajeado Suruvi, município de Concórdia, região oeste de Santa Catarina. Os parâmetros analisados foram: decomposição do material carbonáceo, transformação de compostos nitrogenados, adsorção do fósforo e viabilidade de microrganismos patogênicos. Os resultados revelaram que: a) as maiores remoções de material carbonáceo ocorrem entre 30 e 60 dias de armazenamento; b) o ambiente anaeróbio das esterqueiras impossibilitou as remoções de nitrogênio amoniacal por nitrificação/desnitrificação; c) embora as remoções de ortofosfato na fase líquida do dejeto tenham sido significativas, a estocagem por longo período parece favorecer a migração desse elemento para a fase sólida do resíduo, e d) ao longo dos 120 dias de armazenagem, não foi possível reduzir o NMP médio de coliformes (CF e CT), porém os valores remanescentes ainda são elevados, fato que dificulta a disposição do material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Bueno, Rodrigo de Freitas, Roque Passos Piveli, and Fábio Campos. "Lodo ativado com aeração prolongada operado sob baixa concentração de oxigênio dissolvido: comportamento cinético das bactérias heterotróficas e autotróficas nitrificantes." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 5 (October 2019): 939–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019134260.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho teve como objetivo a determinação dos parâmetros cinéticos que descrevem o crescimento das bactérias heterotróficas e autotróficas nitrificantes em três sistemas de lodos ativados com aeração prolongada, operados com baixa aeração, a fim de se obter a remoção de nitrogênio de esgoto sanitário pelo processo de nitrificação e desnitrificação simultâneas (NDS). Em relação às remoções de matéria orgânica e nitrogênio, aplicando-se idade do lodo na faixa de 12 a 20 dias e concentrações de oxigênio dissolvido (OD) nos reatores em torno de 0,5 mg O2.L-1, foi possível obter eficiências superiores a 90% e um esgoto tratado com concentrações de nitrato inferiores a 7,0 mg N.L-1. Os experimentos realizados comprovam que, nas condições operacionais adotadas durante os testes respirométricos, as bactérias heterotróficas e autotróficas presentes nos lodos ativados estavam ativos e, ainda que baixa, a concentração de OD não foi limitante para o desenvolvimento da cinética dos processos envolvidos na remoção de materiais orgânico e nitrogenado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Santos, Mayara Oliveira dos, Catiane Pelissari, Benny Zuse Rousso, Monique Nunes de Freitas, and Pablo Heleno Sezerino. "Avaliação dos dois primeiros anos de operação de um wetland construído vertical de fundo saturado aplicado no tratamento de esgoto sanitário." Tecno-Lógica 22, no. 1 (January 22, 2018): 25. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v22i1.10500.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o desempenho de remoção de poluentes promovido por um wetland construído vertical de fundo saturado (WCV-FS), empregado no tratamento de esgoto sanitário, ao longo de 21 meses de operação e monitoramento. O WCV-FS (7,5 m² de área superficial) possui uma profundidade de 75 cm, com os últimos 40 cm saturados com esgoto, areia como material filtrante e plantado com Typha domingensis. A alimentação foi realizada de forma intermitente (4 pulsos d-1), com um regime hidráulico baseado em ciclos de alimentação e repouso de 3,5 dias na semana. Durante o estudo (junho/15 - março/17), o WCV-FS operou com uma carga orgânica média de 41 g DQO m-2 d-1 e taxa hidráulica de 80 mm d-1. O WCV-FS apresentou elevada remoção de matéria orgânica carbonácea em termos de DQO (91 %) e sólidos suspensos (96 %), apresentando um desempenho de tratamento similar aos sistemas híbridos de wetlands avaliados no estado de Santa Catarina. Em relação ao nitrogênio total, a remoção média foi de 45 %, podendo estar associada com os processos de nitrificação e desnitrificação sequencial na mesma unidade de tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Bueno, Rodrigo De Freitas, Bruno Martins, Nayara Maturo Andreazzi, and Fábio Campos. "Remoção biológica de nitrogênio associada à remoção físico-química do fósforo em um reator de lodo ativado operado sob baixa aeração." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 8, no. 2 (January 11, 2017): 110–19. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2017.002.0009.

Full text
Abstract:
No presente trabalho foi avaliado o comportamento de uma unidade piloto de lodos ativados para o tratamento de esgoto sanitário sob a configuração de aeração prolongada de fluxo contínuo, operado com baixa concentração de oxigênio dissolvido no tanque de aeração, a fim de se obter a nitrificação e a desnitrificação simultânea (NDS). Adicionalmente foi avaliado a remoção de fósforo no sistema por meio da dosagem de coagulante (Cloreto Férrico) diretamente no tanque de aeração. Os resultados mostram que a adição do cloreto férrico melhora a qualidade do efluente final em termos de DQO, devido a melhor floculação biológica e como consequência melhor sedimentabilidade do lodo o que pode ser atrativa para processos com NDS. Em relação a remoção de nitrogênio os resultados mostram que é possível de se obter com o processo de NDS um efluente com baixas concentrações de amônia, que foi de 7,0 mgN-NH3-/L e nitrato de 4,0 mg N-NO3-/L. Em relação ao fósforo a dosagem de 170 mgFeCl3/L, apesar de elevada resultou em um efluente com concentrações menores que 1,5 mP/L, apesar da concentração ainda ser alta as dosagens podem ser ajustadas para obtenção de concentrações que atendam os limites recomendados de lançamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Santos, Marcus Vinícius Alves dos, Juliana Cardoso de Morais, Shyrlane Torres Soares Veras, Wanderli Rogério Moreira Leite, Savia Gavazza, Lourdinha Florencio, and Mario Takayuki Kato. "Reatores híbridos anaeróbio e aeróbio para remoção de matéria orgânica e nitrogênio em esgoto doméstico diluído." Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, no. 3 (June 2021): 591–600. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522020284.

Full text
Abstract:
RESUMO A remoção de matéria orgânica e de nitrogênio em esgoto doméstico diluído foi avaliada em dois reatores híbridos, um anaeróbio (RHAN) e outro aeróbio (RHAE). O RHAN era formado por uma câmara tipo upflow anaerobic sludge blanket sobreposta por outra de filtro anaeróbio, enquanto o RHAE tinha uma câmara de lodo ativado sobreposta por outra de biofilme aerado submerso. A operação do sistema foi dividida em duas fases, FI e FII, com razões de recirculação de 50 e 75% e duração de 94 e 110 dias, respectivamente. Para a remoção de nitrogênio, o RHAE foi operado com oxigênio dissolvido de 3,0 mg.L-1. A técnica da reação em cadeia da polimerase foi empregada tanto para o lodo suspenso das câmaras inferiores, como para o biofilme aderido nas câmaras superiores, para identificar a presença de micro-organismos desnitrificantes e nitrificantes. As maiores eficiências de remoção em termos de demanda química de oxigênio e nitrogênio total foram obtidas em FII, sendo 91% e ~50%, respectivamente; as concentrações no efluente foram ~40 mg O2.L-1 e ~15 mg N-NT.L-1. A presença de três grupos de bactérias, as desnitrificantes, as oxidantes de amônia e as oxidantes de nitrito, foi confirmada no biofilme aderido do RHAE, indicando uma biomassa mixotrófica e sugerindo a possibilidade do processo de nitrificação e desnitrificação simultânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Carmo, Janaina Braga do, Cristiano Alberto de Andrade, Carlos Clemente Cerri, and Marisa de Cássia Piccolo. "Disponibilidade de nitrogênio e fluxos de N2O a partir de solo sob pastagem após aplicação de herbicida." Revista Brasileira de Ciência do Solo 29, no. 5 (October 2005): 735–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832005000500009.

Full text
Abstract:
O óxido nitroso (N2O) é um importante gás do efeito estufa, com um alto potencial de provocar o aquecimento global e de vida longa na atmosfera. Grande parte dos fluxos naturais de N2O ocorre a partir dos oceanos, enquanto o restante é resultado principalmente da contribuição de processos microbiológicos (nitrificação e desnitrificação) ocorridos em solos de regiões tropicais. A disponibilidade de N para processos metabólicos dos microrganismos pode ser um importante fator no controle das emissões de N2O nesses solos. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de melhorar a compreensão acerca dos controles sobre os fluxos de N2O a partir de solos com pastagem na Amazônia. Foram investigados os efeitos da disponibilidade de N, C e umidade na emissão de N2O a partir do solo de uma pastagem submetida ou não a práticas para recuperação de sua produtividade. O estudo foi realizado em condições de laboratório, incubando o solo coletado nas seguintes situações: (a) Controle - solo com pastagem estabelecida em 1983 e com manejo tradicional, constituída de uma mistura de Brachiaria brinzantha e Panicum maximum, além da presença de uma variedade de plantas invasoras, e (b) Herbicida - dessecação total das plantas da pastagem estabelecida em 1983, para o plantio direto de arroz e posterior ressemeadura de braquiária. É oportuno ressaltar que as amostras de solo (camada de 0-5 cm) das áreas foram coletadas no terceiro dia após a aplicação do agroquímico. Para o estabelecimento das comparações e compreensão dos controles nos fluxos de N2O do solo, foram adicionados ao solo para incubação: nitrato, dextrose e água; além do uso de acetileno para bloquear a oxidação do N2O a N2, estimando, assim, a proporção de N2 que foi emitido do solo. Os maiores fluxos foram observados quando o nitrato foi acrescentado ao solo sob condições de alta umidade. A adição de dextrose (fonte de C) elevou os fluxos de forma mais intensa no solo que recebeu aplicação de herbicida, cuja disponibilidade de N também era maior. Com a aplicação de acetileno foi possível observar que grande parte do N perdido sob formas gasosas ocorre como N2. Desse modo, o processo de desnitrificação mostrou-se dominante nos fluxos de N2O a partir do solo da pastagem estudada, enquanto o N foi o fator principal no controle desses fluxos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Santos, Ariane C. dos, and Roberto A. de Oliveira. "Tratamento de águas residuárias de suinocultura em reatores anaeróbios horizontais seguidos de reator aeróbio em batelada sequencial." Engenharia Agrícola 31, no. 4 (2011): 781–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162011000400016.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o desempenho de um sistema combinado anaeróbio-aeróbio para o tratamento de águas residuárias de suinocultura, com concentrações médias de sólidos suspensos totais (SST) de 18.624 e 11.395 mg L-1. Foram utilizados quatro reatores anaeróbios horizontais com volume total de 49,5 L cada, um com manta de lodo (RAHML) e três de leito fixo (RAHLF), instalados em série e seguidos de um reator aeróbio operado em batelada sequencial (RBS) com volume total de 339 L e com alimentação contínua. Nos RAHLF, foram utilizados como meios suporte de anéis de bambu, anéis plásticos de eletroduto corrugado e anéis de bucha (Luffa cillyndrica), respectivamente. Os tempos de detenção hidráulica (TDH) e as cargas orgânicas volumétricas (COV) aplicadas no RAHML foram de 12 e 10 h e 53 e 61 g DQO (L d)-1, respectivamente. O RBS foi operado com ciclo de 24 h e COV de 0,34 e 0,50 g DQO (L d)-1. As eficiências médias de remoção de DQOtotal e SST para o conjunto de reatores anaeróbios horizontais, em série, foram de 96 e 99%, e de 96 e 95%, respectivamente. As maiores produções volumétricas de metano ocorreram nos RAHLF, com valores médios de até 0,744 m³ CH4 (m³ reator d)-1. A inclusão do RBS permitiu melhorar a qualidade do efluente e a estabilidade do sistema de tratamento, atingindo eficiências de remoção de DQOtotal e SST de 99 e 99%, e de 98 e 99%, respectivamente. No RBS, ocorreu nitrificação e desnitrificação, com remoções de N-amoniacal de até 65%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Knoblauch, Ronaldir, Paulo Roberto Ernani, Timothy Wayne Walker, Larry Jason Krutz, Jac Jeremier Varco, Luciano Colpo Gatiboni, and Francisco Carlos Deschamps. "Volatilização de amônia em solos alagados influenciada pela forma de aplicação de ureia." Revista Brasileira de Ciência do Solo 36, no. 3 (June 2012): 813–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832012000300012.

Full text
Abstract:
A volatilização de amônia (NH3) e a nitrificação seguida pela desnitrificação são os principais mecanismos de perdas de N nos solos alagados destinados ao cultivo do arroz. Se os fertilizantes nitrogenados não forem manejados adequadamente, os índices de recuperação de N pelas plantas serão muito baixos. O objetivo deste trabalho foi quantificar a volatilização de amônia em solos alagados influenciada pela forma de aplicação de ureia, em casa de vegetação. Foram conduzidos dois experimentos, sendo um em Cambissolo (Thermic Vertic Haplaquepts), no Estado do Mississippi, EUA, e outro em Gleissolo (Entisol Aeric Typic), em Santa Catarina, Brasil. A captação de amônia foi realizada por esponjas acidificadas, colocadas dentro de tubos de PVC (15 cm de diâmetro e 60 cm de altura) encravados dentro de baldes com 15 cm de espessura de solo, sem a presença de plantas. Em cada vaso, foram aplicados 353 mg de N, equivalente a 200 kg ha-1 de N, nas seguintes formas: ureia sólida aplicada sobre a superfície do solo úmido, sem alagamento posterior; ureia solubilizada em água deionizada e aplicada sobre a lâmina de água de alagamento; ureia sólida aplicada sobre a lâmina de água de alagamento; ureia incorporada na lama, seguida de alagamento; ureia aplicada sobre solo seco, seguida de alagamento 48 h depois; e uma testemunha alagada (sem N). As esponjas captadoras de amônia foram trocadas ao serem completados 1, 3, 6, 9, 13, 17 e 22 dias de alagamento, e nelas determinou-se a quantidade de amônia volatilizada. Na água de alagamento do solo, determinaram-se o pH e a concentração de amônio. A emissão de amônia variou com a forma de aplicação da ureia, e o comportamento foi similar nos dois solos. A volatilização de amônia na testemunha foi insignificante. Nos tratamentos com ureia, as menores perdas ocorreram quando ela foi incorporada na lama (com posterior alagamento) seguida pela aplicação em solo seco com alagamento 48 h após, tendo atingido, respectivamente, 4 e 15 % do N aplicado no Cambissolo (CXbe) e 6 e 10 % no Gleissolo (GXbd). As maiores perdas ocorreram quando a ureia foi aplicada na lâmina de água, tanto na forma líquida (34 % no CXbe e 38 % no GXbd) quanto na sólida (29 % no CXbe e 37 % no GXbd), seguida pela ureia aplicada em solo úmido, sem alagamento (26 % no CXbe e 22 % no GXbd). A fim de evitar excessiva volatilização de amônia em solos cultivados com arroz no sistema inundado, a ureia deve ser aplicada na lama ou em condições de solo seco e, em ambos os casos, seguida de alagamento imediato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Thomaz Queluz, João Gabriel, Lauren Nozomi Marques Yabuki, and Marcelo Loureiro Garcia. "EFEITO DA TAXA DE AERAÇÃO NO DESEMPENHO DE ALAGADOS CONSTRUÍDOS AERADOS INTERMITENTEMENTE." IRRIGA 26, no. 1 (March 31, 2021): 151–64. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2021v26n1p151-164.

Full text
Abstract:
EFEITO DA TAXA DE AERAÇÃO NO DESEMPENHO DE ALAGADOS CONSTRUÍDOS AERADOS INTERMITENTEMENTE JOÃO GABRIEL THOMAZ QUELUZ; LAUREN NOZOMI MARQUES YABUKI E MARCELO LOUREIRO GARCIA Instituto de Geociências e Ciências Extas, Universidade Estadual Paulista, Avenida 24 A,1515, CEP: 13506-900, Rio Claro, SP, Brasil. queluz@fca.unesp.br; lauren.yabuki@unesp.br; marcelo.garcia@unesp.br 1 RESUMO O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes taxas de aeração na remoção de nitrogênio total (NT) e demanda química de oxigênio (DQO) em alagados construídos de fluxo subsuperficial horizontal (ACFH) aerados intermitentemente. Para isso, foram avaliados quatro ACFH em escala piloto utilizando diferentes taxas de aeração (0; 2; 5 e 10 L min-1) com intervalo de aeração intermitente fixo de 3 h d-1 (1h com aeração/7 horas sem aeração). Os sistemas receberam 8,6 L d-1 de efluente sintético, resultando em tempo de detenção hidráulica de 3 dias. Os resultados mostram que os ACFH aerados intermitentemente apresentaram elevada eficiência na remoção de DQO (>97%), NT (>80%) e NH4+ (>97%), enquanto o ACFH sem aeração apresentou menor eficiência na remoção de DQO (93,9%), NT (48,8%) e NH4+ (57,7%). Adicionalmente, os resultados também mostram que os três ACFH aerados intermitentemente obtiveram desempenho similar na remoção de DQO, NT e NH4+. Finalmente, os resultados permitem concluir que a aeração intermitente permite a ocorrência simultânea da nitrificação e da desnitrificação, aprimorando, assim, o desempenho dos ACFH na remoção de NT. Entretanto, o uso de diferentes taxas de aeração não altera a eficiência de remoção de NT e DQO. Palavras-chave: aeração artificial, remoção de DQO, remoção de nitrogênio. QUELUZ, J. G. T.; YABUKI, L. N. M.; GARCIA, M. L. EFFECT OF AERATION RATE ON THE PERFORMANCE OF INTERMITTENTLY AERATED CONSTRUCTED WETLAND 2 ABSTRACT The aim of the present work was to evaluate the effect of different aeration rates on the removal of total nitrogen (TN) and chemical oxygen demand (COD) in intermittently aerated horizontal subsurface flow constructed wetlands (HFCW). Four pilot-scale HFCWs were evaluated using different aeration rates (0, 2, 5, and 10 L min-1) with a fixed intermittent aeration interval of 3 h d-1 (1 h with aeration / 7 h without aeration). The HFCWs received 8.6 L d-1 of synthetic effluent, resulting in a hydraulic retention time of 3 days. The results show that intermittently aerated HFCWs were highly efficient in removing COD (>97%), TN (>80%) and NH4+ (>97%), while the HFCW without aeration showed lower efficiencies in the removal of COD (93.9%), TN (48.8%), and NH4+ (57.7%). In addition, the results also show that the three intermittently aerated HFCW achieved similar performance in the removal of COD, TN, and NH4+. Finally, the results indicate that intermittent aeration allows the simultaneous occurrence of nitrification and denitrification, thus improving the performance of HFCW in removing TN. However, the use of different aeration rates does not alter COD and TN removal efficiencies. Keywords: artificial aeration, COD removal, the nitrogen removal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Sutti, Bruno Otero, Roberto Pereira Borges, Luciana Lopes Guimarâes, and João Marcos Miragaia Schmiegelow. "NITROGÊNIO E MATÉRIA ORGÂNICA EM DOIS RIOS COM DIFERENTES GRAUS DE IMPACTOS NO SISTEMA ESTUARINO DE SANTOS (SÃO PAULO, BRASIL)." Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology 20, no. 1 (October 27, 2016). http://dx.doi.org/10.14210/bjast.v20n1.6864.

Full text
Abstract:
Este estudo visou avaliar sazonalmente e espacialmente as principais formas de nitrogênio inorgânico dissolvido (NID) e matéria orgânica (MO) nas águas superficiais dos dois maiores rios da Ilha de Santo Amaro, o Maratuã e o Crumaú. Estes apresentam características físicas similares, porém com diferentes níveis de interferências antropogênicas. Foi definida uma estação oceanográfica na jusante de cada rio, e uma terceira a montante do Crumaú. Neste local, os baixos valores de oxigênio dissolvido (OD) e pH em meio as elevadas concentrações de N-amoniacal, estabeleceram elevada razão NID/MO, apontando assim o aterro sanitário como uma contribuição mais significativa de nitrogênio a essas águas do que os despejos de esgotos “in natura” (comunidade de palafitas), ambos existentes nos arredores da nascente deste rio. O acentuado declínio de NID nas águas a jusante do Rio Crumaú indicaram a volatização/desnitrificação como o principal processo de remoção. Por outro lado, a maior distancia dos efluentes/despejos e o bom estado de preservação do manguezal da região jusante do Rio Maratuã refletiram nas maiores concentrações de MO, onde a nitrificação provavelmente esteve significativa devido aos mais elevados teores de OD e percentuais de nitrato. Este íon obteve um aumento de 50% no período chuvoso, com concentrações máximas nas jusantes dos rios, onde as elevadas velocidades de correntes traz um alerta à eutrofizações também em águas do canal de Bertioga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography