Academic literature on the topic 'Norma ISO 11620'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Norma ISO 11620.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Norma ISO 11620"

1

Lins, Etiene G., Maria Cristina S. Guimarães, Jeorgina Gentil Rodrigues, Camila Clementino Lamarão, Vânia Guerra Silva, and Diones Ramos Silva. "Indicadores de desempenho de bibliotecas no campo da saúde: um estudo piloto na FIOCRUZ." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 4, no. 1 (September 18, 2006): 116. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v4i1.2039.

Full text
Abstract:
O Cict - Centro de Informação Científica e Tecnológica, percebendo a mudança no ambiente das bibliotecas e da clientela crescente, e em busca de melhores resultados institucionais, focado no atendimento aos usuários, estabeleceu um projeto de pesquisa para desenvolver uma metodologia para indicadores do desempenho. Baseado na Norma ISO 11620 uma equipe de pesquisadores e bibliotecários tem trabalhado em uma série de indicadores para a finalidade de avaliação para todas as três bibliotecas do Cict. O artigo descreve o caminho trilhado até então neste projeto e aponta alguns resultados que tem dado forma a todo processo. Abstract As the libraries’ environment changes to increasing accountability, institutional outcomes and user centered, Cict – Center of Scientific and Technical Information has been established a research project to develop a methodology to study performance indicators. Based on ISO 11620 a team of researchers and librarians have been working in a set of indicators for evaluating purpose for its three libraries .This paper describes the way pursued so far and the collaborating process that has been shaping the whole process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guimarães, Maria Cristina S., Etiene Gonzalez Lins, Jeorgina Gentil Rodrigues, Camila Clementino Lamarão, Márcia Jabor Santos, Vânia Guerra da Silva, and Diones Ramos da Silva. "Indicadores de desempenho de bibliotecas no campo da saúde: relato de estudo piloto na Fiocruz." Perspectivas em Ciência da Informação 12, no. 1 (April 2007): 84–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362007000100007.

Full text
Abstract:
Relato de projeto de pesquisa, em curso, sobre a implantação de um programa de avaliação de desempenho de bibliotecas no campo da saúde. Uma equipe de pesquisadores e bibliotecários tomou como ponto de partida a Norma ISO 11620 para derivar um conjunto mínimo de indicadores adequados à avaliação de três diferentes bibliotecas especializadas da Fundação Oswaldo Cruz. O relato enfatiza a importância do processo de cooperação entre os profissionais, ingrediente essencial para sustentabilidade da iniciativa e os desafios futuros que se avizinham.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martín, Sandra Gisela, and Valentina Lafuente. "Referencias bibliográficas: indicadores para su evaluación en trabajos científicos." Investigación Bibliotecológica. Archivonomía, Bibliotecología e Información 31, no. 71 (March 22, 2017): 151. http://dx.doi.org/10.22201/iibi.0187358xp.2017.71.57814.

Full text
Abstract:
El presente trabajo tiene como objetivo establecer un modelo mediante la aplicación de indicadores de evaluación a la calidad de las referencias bibliográficas en trabajos científicos. Se desarrollan 5 indicadores de calidad para la revisión bibliográfica en el cuerpo de la obra y 9 para las referencias bibliográficas (bibliografía) incluidas al final. Los indicadores se desarrollaron utilizando la estructura recomendada por la norma ISO 11620. Se presenta, además, una guía de observación para ser utilizada, con el objeto de recopilar y ponderar la información de las referencias bibliográficas. El modelo propuesto constituye una propuesta abierta a nuevas revisiones, aportes y/o sugerencias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guimarães, Maria Cristina S., Etiene Gonzalez Lins, Jeorgina Gentil Rodrigues, Camila Clementino Lamarão, Vânia Guerra da Silva, and Diones Ramos da Silva. "Indicadores de desempenho de bibliotecas na Fiocruz: um caminho em construção." Ciência da Informação 35, no. 3 (December 2006): 248–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652006000300024.

Full text
Abstract:
A ampla e crescente inserção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos serviços de informação aponta para a necessidade de adoção de novas abordagens de gestão, especialmente nas bibliotecas acadêmicas. O desafio se avoluma quando se trata do desempenho de bibliotecas em instituições complexas, que acolhem diversos espaços de informação, frutos de práticas, temas e interesses de pesquisa diferenciados. Esse é o caso do Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict), unidade técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição que ocupa papel de liderança no cenário internacional no campo da pesquisa em saúde. Partindo da Norma ISO 11620, o presente trabalho relata o desenvolvimento e o caminho até aqui percorrido por um projeto de pesquisa que objetiva a escolha de um conjunto de indicadores de desempenho aplicáveis a três diferentes bilbiotecas especializadas do Cict.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rozados, Helen Beatriz Frota. "Uso de indicadores na gestão de recursos de informação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 3, no. 1 (September 30, 2005): 60. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v3i1.2054.

Full text
Abstract:
Aborda aspectos de mensuração, focalizando o uso de instrumentos de medição, particularmente indicadores, para a avaliação de recursos de informação. Conceitua indicadores de desempenho, salientando a importância de seu uso na gestão destes recursos, com foco no cliente/usuário. Comenta sua autoridade para a gestão da qualidade e processo de tomada de decisão. Apresenta documentos que tratam de indicadores de desempenho voltados a bibliotecas tradicionais e digitais, como as Normas Internacionais ISO 11620, ISO 20983, o Projeto EQUINOX, além de um manual publicado pela UNESCO, como fontes básicas e qualificadas para o estudo e a seleção de indicadores e metodologias. Conclui, ressaltando a importância do uso sistemático de indicadores para a tomada de decisão, avaliação e gestão de recursos de informação. Recomenda a promoção de ações que visem sensibilizar órgãos de pesquisa e organismos governamentais para o incentivo a sua adoção, bem como a implementação de conteúdos sobre o assunto, junto aos cursos da área de Ciência da Informação, dentro do processo de desenvolvimento de competência em informação. Abstract It approaches measurement aspects, focusing the measurement instruments use, particularly indicators, to information resources evaluation. It conceptualizes performance indicators, explaining how important it is to use it on managing these resources, focused on the client/user. It comments its authority for quality management and decision taking. It presents documents deal with performance indicators concerning traditional and digital libraries, among which International Standards ISO 11620, ISO 20983, the EQUINOX Project, plus a manual published by UNESCO, as basic and qualified sources for the formation and selection of indicators and methodologies. It concludes, highlighting the importance of the systematic use of indicators for evaluation, decision taking and information resources management. It recommends the promotion of actions aiming to motivate research and governmental agencies to adopt them, and also the inclusion of studies on the subject in graduate courses, in the field of Information Science, in the process of developing competence in information.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Paula, Marciléia Aparecida De, and Waldomiro De Castro Santos Vergueiro. "Avaliação de desempenho em bibliotecas: revisão de literatura e apresentação de indicadores." Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 13, no. 2 (November 16, 2018). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n2.42927.

Full text
Abstract:
Considerando a importância de que a qualidade dos processos praticados em uma instituição seja mensurada e avaliada, busca revisar a literatura sobre os temas Qualidade, Gestão da Qualidade, Avaliação em Serviços de Informação e Indicadores de Desempenho, relacionando-os com o contexto das bibliotecas. Além disso, considerando, especificamente, os processos de desenvolvimento de coleções (mais relacionados à avaliação do uso do acervo) e de processamento técnico, apresenta a metodologia de aplicação de nove indicadores de desempenho. A metodologia empregada para a seleção dos indicadores foi a análise da terceira edição da norma BS ISO 11620 Information and documentation – Library performance indicators, publicada em 2014, e da segunda edição das Diretrizes da IFLA intituladas Measuring quality: performance measurement in libraries, publicadas em 2007. Dentre os indicadores selecionados estão cinco para o desenvolvimento de coleções (Disponibilidade de Títulos Solicitados; Disponibilidade Imediata; Porcentagem de Títulos Solicitados na Coleção; Taxa de Uso da Coleção e Porcentagem do Acervo não Usado) e quatro para o processamento técnico (Porcentagem das Publicações Acadêmicas da Instituição no Repositório Institucional; Média de Tempo de Processamento dos Documentos; Produtividade da Equipe de Processamento e Custo por Título Catalogado). A aplicação de indicadores de desempenho é de suma importância para as instituições que querem buscar dados e informações que as auxiliem na avaliação e na tomada de decisão quanto à possíveis melhorias nos processos de trabalho.Palavras-chave: Gestão da Qualidade. Avaliação de Desempenho em Bibliotecas. Indicadores de Desempenho. Norma BS ISO 11620. Diretrizes da IFLA.Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38263
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Paula, Marciléia Aparecida de, and Waldomiro De Castro Santos Vergueiro. "Proposta de Indicadores de Desempenho para avaliação de processos do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do ABC." Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 12, no. 2 (October 12, 2017). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n2.35907.

Full text
Abstract:
Considera-se importante medir e avaliar a qualidade dos processos que são colocados em prática em uma instituição. Dessa forma, o trabalho investiga sobre indicadores de desempenho para bibliotecas e propõe sua aplicação nos processos de Desenvolvimento de Coleções e de Processamento Técnico do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do ABC (SisBi UFABC). Para tanto, revisa a literatura sobre temas relacionados, os quais incluem: Qualidade, Gestão da Qualidade, Avaliação em Serviços de Informação e Indicadores de Desempenho. Também analisa a terceira edição da norma BS ISO 11620 Information and documentation – Library performance indicators, publicada em 2014, e a segunda edição das Diretrizes da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) intituladas como Measuring quality: performance measurement in libraries, publicadas em 2007. Após a análise, propõe os indicadores de desempenho mais adequados para a avaliação dos processos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Jamile De, William Barbosa Vianna, and Heloisa Costa. "Identificação de linhas de ação para melhoria contínua em biblioteca especializada: Um estudo a partir da norma ABNT NBR ISO 11620:2008/2014." Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 13, no. 2 (November 28, 2018). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n2.41858.

Full text
Abstract:
Este artigo consiste em identificar, por meio de um processo estruturado, linhas de ação para promover a melhoria contínua de produtos e serviços em uma biblioteca especializada na área de engenharia.. Apresenta estudo na literatura referente a bibliotecas especializadas, estudo de usuários, produtos e serviços em bibliotecas especializadas, qualidade e melhoria contínua a partir de investigações em três momentos: a) estudo da norma ABNT NBR ISO 11620:2008,; b) realização de entrevista com uma bibliotecária gestora; c) elaboração de um questionário aplicado aos usuários da unidade de informação. O resultado obtido resultou na elaboração da análise SWOT, a qual possibilitou identificar linhas de ação para melhorias dos produtos e/ou serviços oferecidos. Constata que todos os serviços/produtos necessitam de aperfeiçoamento, destacando-se a urgência no melhoria do espaço físico e a criação da tabela de temporalidade para a documentação arquivística integrante do acervo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paula, Marciléia Aparecida de, and Waldomiro de Castro Santos Vergueiro. "Avaliação de desempenho em bibliotecas: revisão de literatura e apresentação de indicadores." Informação & Sociedade: Estudos 28, no. 1 (April 2, 2018). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2018v28n1.38263.

Full text
Abstract:
Considerando a importância de que a qualidade dos processos praticados em uma instituição seja mensurada e avaliada, busca revisar a literatura sobre os temas Qualidade, Gestão da Qualidade, Avaliação em Serviços de Informação e Indicadores de Desempenho, relacionando-os com o contexto das bibliotecas. Além disso, considerando, especificamente, os processos de desenvolvimento de coleções (mais relacionados à avaliação do uso do acervo) e de processamento técnico, apresenta a metodologia de aplicação de nove indicadores de desempenho. A metodologia empregada para a seleção dos indicadores foi a análise da terceira edição da norma BS ISO 11620 Information and documentation – Library performance indicators, publicada em 2014, e da segunda edição das Diretrizes da IFLA intituladas Measuring quality: performance measurement in libraries, publicadas em 2007. Dentre os indicadores selecionados estão cinco para o desenvolvimento de coleções (Disponibilidade de Títulos Solicitados; Disponibilidade Imediata; Porcentagem de Títulos Solicitados na Coleção; Taxa de Uso da Coleção e Porcentagem do Acervo não Usado) e quatro para o processamento técnico (Porcentagem das Publicações Acadêmicas da Instituição no Repositório Institucional; Média de Tempo de Processamento dos Documentos; Produtividade da Equipe de Processamento e Custo por Título Catalogado). A aplicação de indicadores de desempenho é de suma importância para as instituições que querem buscar dados e informações que as auxiliem na avaliação e na tomada de decisão quanto à possíveis melhorias nos processos de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Norma ISO 11620"

1

Tejada, Sánchez Alvaro Julián. "Matriz de evaluación de bibliotecas escolares con la norma ISO 11620:2014 caso Biblioteca Martin Buber del Colegio León Pinelo." Bachelor's thesis, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2017. https://hdl.handle.net/20.500.12672/7423.

Full text
Abstract:
Formula y valida una matriz de evaluación de bibliotecas escolares (mebe) elaborado en base a la normativa internacional y considerando los indicadores de rendimiento para bibliotecas propuestos por la ISO 11620:2014. Para comprobar su efectividad se aplica en la biblioteca escolar del colegio León Pinelo (Lima, Perú) con el propósito de describir y analizar su funcionamiento, obteniendo información relevante de apoyo a la gestión. Además, a través de la técnica de revisión documental, basada en datos y estadísticas de gestión del año 2016, presenta los resultados mediante el uso de 15 listas de cotejo, utilizando los indicadores propuestos en la matriz, seis de los cuales son seleccionados del modelo ISO 11620:2014, y los otros nueve son propuestas del autor. Además, para su formulación se considera el uso de la herramienta de autoevaluación de bibliotecas escolares de la Fundación Germán Sánchez Ruipérez (España), la cual permite validar y complementar el funcionamiento de la (mebe) con su terminología y los enfoques ligados a la promoción de la lectura. Finalmente, se propone a la comunidad bibliotecaria una herramienta validada por expertos e instrumentalizada, adaptada a las necesidades de la biblioteca escolar peruana. Luego de su aplicación, se realiza una propuesta de plan de acción para el uso de estándares e indicadores a nivel nacional atendiendo a un vacío existente en la normativa nacional en este tipo de unidades de información.
Trabajo de suficiencia profesional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gutierrez, Jara Claudia Pilar. "Aplicación de la norma ISO 11620:2014 y su cumplimiento en el Centro de Información de la Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas Sede Villa." Bachelor's thesis, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2016. https://hdl.handle.net/20.500.12672/5802.

Full text
Abstract:
Describe y analiza las actividades del Centro de Información UPC Sede Villa aplicando los indicadores de rendimiento de la norma ISO 11620:2014, con la finalidad de conocer su estado actual y el rendimiento de los procesos que realiza dicho centro, esto repercutirá en la toma de decisiones y ayudará a mejorar ciertos aspectos relacionados a la gestión bibliotecaria.
Trabajo de suficiencia profesional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dionicio, Pino Diana. "Servicio de información de la Biblioteca Virtual “Graña y Montero”, evaluación de la recuperación a través de la Norma ISO 11620:1998." Bachelor's thesis, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2015. https://hdl.handle.net/20.500.12672/8542.

Full text
Abstract:
El documento digital no refiere asesor
Publicación a texto completo no autorizada por el autor
Indica el ámbito de estudio de las bibliotecas virtuales y señala la importancia de una evaluación del sistema de recuperación de información. Teniendo como objetivo general describir y evaluar el servicio de información que brinda la Biblioteca Virtual Graña y Montero, en base a la adaptación de la norma ISO 11620:1998, en relación del uso, búsqueda y recuperación de información. Se elabora un análisis de estas tres categorías, lo que implica el desarrollo del mismo, para lo cual se parte de la definición y funciones que deben cumplir las bibliotecas virtuales.
Trabajo de suficiencia profesional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Paula, Marciléia Aparecida de. "Proposta de indicadores de desempenho para a avaliação de processos do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do ABC." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27163/tde-19092018-142625/.

Full text
Abstract:
Considerando a importância de que a qualidade dos processos realizados em uma instituição seja mensurada e avaliada, tem por objetivo pesquisar sobre indicadores de desempenho para bibliotecas e propor sua aplicação. O objeto do trabalho está delimitado considerando-se, especificamente, os processos de desenvolvimento de coleções (mais relacionados à avaliação do uso do acervo) e de processamento técnico do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do ABC (SisBi UFABC). Para tanto, revisa a literatura sobre os temas abordados (Qualidade, Gestão da Qualidade, Avaliação em Serviços de Informação e Indicadores de Desempenho), contextualiza o macro e o micro ambientes envolvidos (UFABC, SisBi UFABC, Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Divisão de Processamento Técnico) e apresenta casos de aplicação de indicadores de desempenho em bibliotecas. Analisa a terceira edição da norma BS ISO 11620 Information and documentation - Library performance indicators, publicada em 2014, e a segunda edição das Diretrizes da IFLA intituladas Measuring quality: performance measurement in libraries, publicadas em 2007. Ambos documentos trazem orientações para a aplicação de indicadores de desempenho especificamente em bibliotecas. Após a análise dos dois documentos, apresenta a aplicação de seis indicadores de desempenho, sendo três para os processos de desenvolvimento de coleções (Disponibilidade de Títulos Solicitados; Taxa de Uso da Coleção e Porcentagem do Acervo não Usado) e três para o processamento técnico (Mediana de Tempo de Processamento dos Documentos; Produtividade da Equipe de Processamento e Custo por Título Catalogado). Por fim, apresenta a análise dos resultados, bem como as considerações finais.
Considering the importance of measuring and evaluating the quality of the processes practiced in an institution, this work aims to research about performance indicators for libraries and proposes their application. The object of the work is delimited considering, specifically, the processes of collections development (more related to the evaluation of the use of the collection) and technical processing of the Libraries System of Federal University of ABC (SisBi UFABC). To accomplish that, it reviews the literature on the topics covered (Quality, Quality Management, Evaluation in Information Services and Performance Indicators), contextualizes the macro and micro environments involved (UFABC, SisBi UFABC, Division of Collections Development and Division of Technical Processing) and presents cases of applications of performance indicators in libraries. Analyzes the third edition of BS ISO 11620 Information and documentation - Library performance indicators, published in 2014, and the second edition of the IFLA Guidelines, entitled Measuring quality: performance measurement in libraries, published in 2007. Both documents provide guidance for the application of performance indicators specifically in libraries. After analyzing the two documents, it presents the application of six performance indicators, three for the processes of collections development (Required Titles Availability; Collection Turnover and Percentage of Stock not Used) and three for the technical processing (Median Time of Document Processing; Employee Productivity in Media Processing and Staff Costs per Title Catalogued). Finally, it presents the results analysis, as well as the final considerations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernández, Telles Nora Linda. "Migración de un sistema de gestión de calidad basado en la norma ISO 9001:2008 a la norma ISO 9001:2015 en una empresa metalmecánica." Bachelor's thesis, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2020. https://hdl.handle.net/20.500.12672/11621.

Full text
Abstract:
Evalúa cómo impacta la transición de un sistema de gestión de la calidad basado en la norma ISO 9001:2008 a la versión 2015 en la satisfacción de los clientes de una empresa metalmecánica. La presente investigación se desarrolló debido a la necesidad de la empresa “Metalmecánica ABC” por evaluar el impacto de la transición de su SGC implementado y certificado bajo el estándar ISO 9001:2008 a la versión 2015 en términos de satisfacción al cliente. Para lo cual la investigación se centrará en las siguientes dos variables dependientes como satisfacción del cliente con respecto a la conformidad del producto y satisfacción del cliente con respecto al cumplimiento de las fechas pactadas. La técnica utilizada para recolectar de datos referidos a la satisfacción del cliente fue la encuesta, la cual permitió conocer la percepción de estos previo y posterior a la transición del SGC. La norma ISO 9001:2015 se utilizó como principal herramienta durante el desarrollo de la transición del SGC, cada uno de los 10 capítulos y sus requisitos fueron interpretados e implementados en este proceso. La metodología utilizada para la transición del SGC consiste en un análisis de brechas, el cual permite comparar la situación actual de la organización en contraste con la situación objetivo deseada, para que de esta forma se identifiquen las desviaciones y se determinan los planes de acción pertinentes. El proceso de transición por el que pasó la empresa en estudio consistió en la realización de un diagnóstico del SGC implementado, posteriormente se determinó la situación objetivo deseada, para así realizar el análisis de las brechas existentes. Una vez identificadas las brechas, se identificaron las causas que originaron dichas brechas, para el establecimiento de planes de acción que tiendan a eliminarlas. Posteriormente, se implementaron los planes de acción propuestos y se les realizó seguimiento y medición para asegurar su sostenibilidad. Las variables independientes tratadas durante el proceso de transición fueron gestión de riesgos del proceso de diseño y desarrollo y gestión de riesgos del proceso de planificación y control de la producción, debido a que se requiere demostrar su relación directa con la satisfacción del cliente. La investigación concluye que la transición de un SGC basado en el estándar ISO 9001:2008 a la versión 2015 aumenta la satisfacción del cliente en una empresa metalmecánica. Finalmente, se exponen recomendaciones que facilitaron la transición eficaz del SGC.
Tesis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pimenta, Elaine Cristina Tomás. "Desempenho de uma biblioteca universitária baseada em indicadores de desempenho da ISO 11620: ações para melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços prestados." Mestrado Profissional em Gestão Pública, 2016. http://repositorio.ufes.br/handle/10/5589.

Full text
Abstract:
Submitted by Morgana Andrade (morgana.andrade@ufes.br) on 2016-12-22T18:06:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) Dissertação - Elaine Cristina Tomás Pimenta.pdf: 1855983 bytes, checksum: 1725b62028da8b2da5d2e438ff6c30a7 (MD5)
Approved for entry into archive by Morgana Andrade (morgana.andrade@ufes.br) on 2016-12-22T18:08:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) Dissertação - Elaine Cristina Tomás Pimenta.pdf: 1855983 bytes, checksum: 1725b62028da8b2da5d2e438ff6c30a7 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-22T18:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) Dissertação - Elaine Cristina Tomás Pimenta.pdf: 1855983 bytes, checksum: 1725b62028da8b2da5d2e438ff6c30a7 (MD5)
O uso de indicadores para avaliar o desempenho de serviços de bibliotecas tem se tornado cada vez mais necessário, e seus resultados têm ajudado a melhorar o funcionamento dos serviços e da gestão. Este estudo se propõe identificar quais ações são necessárias para melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços prestados pela Biblioteca Central da Ufes e tem como objetivo avaliar a Biblioteca Central da Ufes usando indicadores de desempenho selecionados da ISO 11620, e a partir da seleção do conjunto desses indicadores, avaliar o desempenho dos serviços da Biblioteca Central da Ufes, analisar os resultados e propor ações de melhoria a partir da apuração dos dados. A metodologia adotada é de cunho qualitativo e quantitativo. A primeira etapa da metodologia foi baseada em uma revisão bibliográfica; na segunda etapa, a meta foi a obtenção de uma lista de indicadores de desempenho em que foram selecionados 35 indicadores para medir o desempenho da Biblioteca Central; e na terceira etapa, foi feita uma pesquisa de campo com o uso dos instrumentos: questionário, formulário, observação e análise documental. Para as análises estatísticas foi utilizado o software Microsoft Office Excel 2013. A pesquisa com o formulário contou com a participação de 135 usuários e a pesquisa com o questionário recebeu a colaboração de 572 usuários. Resultado de alguns indicadores: disponibilidade de títulos (87%), quantidade de publicações acadêmicas de propriedade da instituição no RI (12%), quantidade de materiais raros acessíveis pelo catálogo web (40%), horas de abertura em comparação com a procura (88%), quantidade de títulos não utilizados (32%), quantidade de atendimentos a usuários em aulas de treinamento por indivíduo (30), custo por uso da coleção (R$ 32,81), equipe de atendimento ao usuário como porcentagem da equipe total (60%), etc. As ações necessárias para solução dos problemas são: efetivação de projetos, fixação de metas de produção do trabalho, execução de treinamentos para os usuários, divulgação dos serviços, capacitação de pessoal, criação de políticas e aumento de verba para aquisição de materiais. A presente pesquisa poderá ter continuidade, visando ao diagnóstico do desempenho dessa biblioteca ao longo dos anos.
The use of indicators to evaluate the performance of library services has become increasingly necessary, and its results have helping to improve the functioning of services and management. This study aims to identify: what actions are needed to improve performance and quality of services provided by the Central Library Ufes. And aims to evaluate the Ufes Central Library using selected performance indicators of ISO 11620, and from the selection of the set of indicators identified in ISO 11620 in order to assess the performance of Ufes Central Library services apply the evaluation, analyze the results and propose improvement actions from the calculation of the results. The methodology is qualitative and quantitative. The first step of the methodology was based on a literature review; in the second step, the goal was to obtain a list of performance indicators indicators 35 which were selected to measure the performance of BC, and; the third stage, a field research was made which was used instruments: questionnaire form, observation and document analysis. For statistical analysis we used the Microsoft Office Excel software 2013. Research on the form with the participation of 135 users, and research with the questionnaire with the participation of 572 users. Result of some indicators: Titles Availability (87%), Number of academic publications owned by the institution in RI (12%), Number of affordable rare materials through the web catalog (40%), Hours open compared with demand (88%), Number of unused bonds (32%), Number of calls to users in training classes per individual (30), Cost per use of collection (R$ 32.81), The user service team as a percentage of the total staff (60%), etc. The necessary actions for solving the problems are: the realization of projects, placement of job production targets, training sessions for users, promotion of services, staff training, creating policies and increased funding for the purchase of materials. This search may be continued for the diagnosis performance of this library over the years.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Machado, Aurora Marques. "Modalidades de avaliação de Serviços de Bibliotecas Universitárias: estudo exploratório." Master's thesis, 2011. http://hdl.handle.net/10362/13382.

Full text
Abstract:
A avaliação de desempenho dos serviços fornecidos à comunidade académica pelo sistema biblioteca universitária do ensino público, em Portugal, é o objecto desta investigação. Trata-se de um estudo exploratório das práticas e ferramentas de avaliação utilizadas e das concepções dos Profissionais de Informação, responsáveis ou coresponsáveis pela gestão das bibliotecas universitárias, no que respeita ao auto diagnóstico do desempenho organizacional como forma de melhorar a decisão, a eficácia, os resultados e os impactos dos serviços fornecidos às respectivas comunidades. A observação – estruturada e controlada para responder à pergunta de partida – pressupôs a elaboração de uma ferramenta híbrida, simultaneamente quantitativa e qualitativa que nos pareceu a forma mais adequada de responder aos objectivos da investigação. O ratio de resposta corresponde a 19,04% do universo de bibliotecas universitárias do ensino público. O diagnóstico de avaliação organizacional das bibliotecas universitárias do ensino público consubstanciou-se nos indicadores previstos na NP ISO 11620, standard que normaliza a metodologia para aferir a utilidade e relevância dos serviços fornecidos. Os resultados demonstram que apenas 25% das bibliotecas entendeu a necessidade de definir documentos estratégicos e de alinhamento da organização como a visão e, apesar de 70% afirmar que avalia os serviços, só 10% o faz utilizando a ISO 11620. A mesma dificuldade se sente na aplicação do standard relativo à recolha de dados estatísticos (ISO 2789): apenas 5% afirma utilizar a norma. A reduzida utilização destes dois standards dificulta a inevitável comparação do desempenho entre bibliotecas universitárias, num futuro próximo. Nenhuma biblioteca universitária participante faz avaliações custo/eficácia, custo/benefício ou qualidade/custo e nenhuma compara os resultados com as suas congéneres. O plano estratégico é maioritariamente (75% das bibliotecas) preparado em função de percepções que se pretendem alterar e só 8,3% o faz de acordo com a missão e objectivos estratégicos da Universidade. Constata-se a falta de instrumentos de alinhamento organizacional, o que compromete essencialmente a gestão de topo ou estratégica. Em nenhum caso o orçamento depende dos resultados do desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Norma ISO 11620"

1

Ogden, Daniel. The Werewolf in the Ancient World. Oxford University Press, 2020. http://dx.doi.org/10.1093/oso/9780198854319.001.0001.

Full text
Abstract:
The ancient world already cherished a rich folklore of werewolfism that broadly resembled the one copiously attested for the central medieval period in Europe. Our best access to the sort of narrative that underpinned such folklore comes in the well-known werewolf tale of the Neronian Petronius’ Satyricon, which shares some striking motifs with the equally famous AD 1160-78 Anglo-Norman tale of Bisclavret by Marie de France. It was, accordingly, folklore that determined the ancients’ conception of what a werewolf actually was. Almost all the evidence for werewolfism in antiquity should be regarded either as folkloric in nature or as secondary to and refractive of a folkloric core. The ancients re-deployed, finessed and parlayed this focal conception in distinct ways in diverse cultural contexts. Notions, themes and images were borrowed from this folkloric home and transferred, in as it were a metaphorical fashion, to other realms of human experience and endeavour, be this: aetiological myth, in the case of the material bearing upon Lykaon; rites of passage or of maturation, in the case of the material bearing upon the Lykaia rite; or medicine, in the case of the medical writers’ identification of the disease of ‘lycanthropy.’ It is this that accounts for what initially appears to be the incoherent, chaotic and centrifugal nature of the evidence-field for werewolves that the ancients have bequeathed to us.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography