To see the other types of publications on this topic, follow the link: Nova Esperança.

Journal articles on the topic 'Nova Esperança'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Nova Esperança.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ribaric, Sergio Alejandro. "O Batismo de Jesus: o sentido escatológico do reino de Deus." Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307, no. 78 (March 26, 2013): 21. http://dx.doi.org/10.19176/rct.v0i78.14443.

Full text
Abstract:
Em sua vida pública, Jesus jamais batizou alguém. Mas seus discípulos retomaram o rito quase que imediatamente após a ressurreição. As primeiras comunidades não eram orientadas apenas pela história de Jesus, mas pela vivência da prática do Reino anunciado por Ele. O batismo de Jesus é sinal de Sua aprovação quanto à mensagem da vinda próxima do Reino de Deus. A “boa nova” é a esperança do mundo oprimido e sem esperanças. E surge não como um horizonte longínquo ou espiritual ou fora da história. A esperança de Jesus é o presente que repercute e questiona esse presente. É uma esperança ativa, dinâmica, repleta da graça e da presença de Deus que quer uma mudança no mundo e mostra ao homem, por meio de Jesus, que essa mudança é possível. A prática do agir de Jesus, a partir de Seu batismo, é a esperança escatológica em Deus que se torna motor para um agir transformador, que corresponde aos valores do Reino de Deus. Da perspectiva da vida de Jesus, não é mais possível que o homem seja indiferente e se torne apenas espectador de um mundo em que os verdadeiros protagonistas se aproveitam dessa passividade e indolência para implantar o “seu reino” e deles tirar vantagens egoístas. Não haverá esperança para a humanidade a não ser pelo reconhecimento de sua responsabilidade nos sofrimentos que ele mesmo causa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Delevati Ben, Franciele, and Natália Lampert Batista. "ofício das parteiras em Nova Esperança do Sul, RS." Estrabão 2 (September 23, 2021): 32–40. http://dx.doi.org/10.53455/re.v2i.8.

Full text
Abstract:
O presente relato tem como objetivo de entender um pouco mais a respeito das parteiras e seu ofício e suas tradições, crendices, práticas e costumes, pois tais são de fundamental importância para as mulheres, numa época em que os recursos médicos eram quase inexistentes. A pesquisa qualitativa, foi realizada mediante entrevistas no município de Nova Esperança do Sul (NES), Rio Grande do Sul, Brasil. O ofício de parteira marcou a territorialidade e auxiliou forjar a identidade de NES, tendo essa personagem histórica como uma das principais vias de reconhecimento do papel social da mulher no lugar naquele período. Pensar o ofício das parteiras, a luz da Geografia Cultural, nos faz entender como elas podem contribuir com a organização do espaço, bem como ressalta que conhecer personagens históricos locais, que deixaram grandes legados e fizeram a diferença na vida de inúmeras mulheres e famílias, é um ato de valorização e reconhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Clarke, Patrick. "Operárias na calçada." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 16 (April 30, 1993): 29–30. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i16.354.

Full text
Abstract:
Encontrei, por aí, um dia, as comadres da calçada. Gente nova, povo novo lutador. Semeando a esperança no meio de uma grande desgraça. Vivendo a utopia da vida nova, transformada em poesia do reino, pelas lágrimas amargas da derrota. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Trevisan, Murilo Pereira, and Paulo Roberto Nino Júnior. "PROPOSTA DE EXPANSÃO PARA A CIDADE DE NOVA ESPERANÇA-PR." MIX Sustentável 4, no. 3 (October 24, 2018): 101–6. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2018.v4.n3.101-106.

Full text
Abstract:
As pequenas e médias cidades brasileiras tem enfrentado um sério problema com o seu crescimento, que é a falta de planejamento urbano, permitindo assim acontecer uma expansão desordenada. Este projeto de pesquisa tem seu estudo de caso focado em avaliar a expansão da cidade de Nova Esperança através de levantamento de áreas habitadas e áreas a futura habitação, planejando locar áreas de indústrias e comercio, seguindo modelos positivos já existentes em outras pequenas e medias cidades por fim uma proposta de planejamento urbano para a cidade com mapeamento e zoneamento de forma a favorecer seu crescimento e atrair investimentos ao local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Da Silva Arlindo, Marco Aurélio, and Rosemeire Aparecida de Almeida. "LUTA PELA TERRA EM MIRANDÓPOLIS (SP): TRAJETÓRIA DO ACAMPAMENTO NOVA ESPERANÇA/Struggle for land in Mirandópolis, State of São Paulo: trajectory of Camp Nova Esperança." REVISTA NERA, no. 40 (December 18, 2017): 163–80. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i40.5203.

Full text
Abstract:
A ocupação de terras no Brasil, tem sido um importante instrumento no processo de luta pela terra, pela reforma agrária e formação dos assentamentos, logo possibilitando ao campesinato se apropriar de uma fração do território capitalista. Nesse sentido, reconhecendo a ocupação por terras como estratégia fundamental para a formação dos Projetos de Assentamentos e, consequentemente a recriação do campesinato, o trabalho tem como objetivo analisar a formação do Acampamento Nova Esperança, este, espaço de luta fundamental na formação do Assentamento Primavera II, situado no município de Mirandópolis (SP). Em específico, analisamos a trajetória e memórias do assentados, assim enfatizando as dificuldades vivenciadas sob a lona preta. Teoricamente, o trabalho pauta-se em autores que se debruçam ao estudar a questão agrária ainda não resolvida no Brasil, e o campesinato como classe que nasce e se reproduz a partir das contradições do desenvolvimento capitalista. Além da analise bibliográfica, utilizamos como caminho metodológico a pesquisa de campo, tendo como principal instrumento as entrevistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Alfredo José. "Migrantes: profetas da esperança." Revista Eclesiástica Brasileira 70, no. 278 (February 26, 2019): 306. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v70i278.1163.

Full text
Abstract:
O artigo trata o vasto campo da mobilidade humana sob o enfoque da teologia e de uma espiritualidade das migrações, ou do caminho. Nesta perspectiva, os migrantes aparecem não somente como vítimas de estruturas sócio-econômicas assimétricas e injustas, mas, sobretudo, como protagonistas de “um novo céu e uma nova terra”. A partir da fronteira, por um lado, denunciam um sistema mundial que lhes nega uma cidadania digna em sua pátria ou fora dela, por outro, anunciam a necessidade de mudanças profundas em nível nacional e internacional. Pelo próprio ato de migrar, convertem-se em profetas de um amanhã renovado. Em sua marcha contínua, fazem mover a Igreja e a história. Com sua coragem e teimosia, apontam-nos um amanhã recriado.Abstract: The article deals with the vast field of human mobility from a theological perspective and that of the spirituality of the migrations or of the path. In this perspective, migrants appear not only as victims of asymmetrical and unjust socio-economic structures but most importantly as protagonists of “a new heaven and a new earth”. From the borders, on one hand, they denounce a world system that denies them a worthy citizenship in their own country or outside it, and on the other they announce the need for deep changes at the national and international levels. By the very act of migrating, they become prophets of a renewed tomorrow. In their permanent march they push the Church and history forward. With their courage and obstinacy, they show us a re-created tomorrow.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Massulo Albertin, Ricardo, Rafaela De Angelis, Generoso De Angelis Neto, and Bruno Luiz Domingos De Angelis. "DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA DE NOVA ESPERANÇA, PARANÁ, BRASIL." Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 6, no. 3 (May 1, 2019): 128. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v6i3.66477.

Full text
Abstract:
A arborização urbana é fundamental para garantir níveis satisfatórios de qualidade de vida, promovendo benefícios para a população. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo fazer um diagnóstico quali-quantitativo da arborização viária da cidade de Nova Esperança, Estado do Paraná, Brasil. Na análise quantitativa, foi realizado censo em 100% da zona urbana, nas quais as árvores foram identificadas por meio da metodologia usual taxonômica e por consulta bibliográfica específica. Para o diagnóstico qualitativo, foram elaboradas duas planilhas para obtenção dos dados de cada indivíduo arbóreo e arbustivo, tornando-se possível avaliar o estado de conservação das espécies identificadas e caracterizar as que necessitavam de manutenção, trazendo informações sobre o tronco, o sistema radicular, o local de plantio, e o tipo de manejo que deverão receber. Para o preenchimento da planilha, utilizou-se o método do código. Os resultados indicaram que existem 74 espécies e 8.908 indivíduos arbóreos e arbustivos. A maior frequência foi de sibipirunas com 63,44% e oiti com 14,96%. O trabalho ainda concluiu que 76,9% das árvores não demandam manutenção e 4,0% deverão ser erradicadas. Tais informações podem ser úteis ao planejamento da arborização viária do município, contribuindo como subsídio para o direcionamento na tomada de ações a serem realizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brancato, Braz Augusto Aquino. "D. PEDRO NA EUROPA: UMA NOVA ESPERANÇA PARA OS LIBERAIS PENINSULARES." Estudos Ibero-Americanos 11, no. 2 (December 31, 1985): 39. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.1985.2.36142.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Crisólogo Vieira de, and Hermes Alves de Almeida. "INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL DO ASSENTAMENTO CARRASCO /ESPERANÇA-ALAGOA NOVA, PB." Qualitas Revista Eletrônica 21, no. 2 (December 31, 2020): 147. http://dx.doi.org/10.18391/req.v21i2.5771.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento rural acompanhou os ditames do desenvolvimento econômico e estruturou-se a partir do modelo da modernização. Amplia-se, atualmente, o debate sobre as potencialidades da agricultura familiar a partir dos assentamentos rurais. Nesse contexto, houve a necessidade de se estabelecer os indicadores de desenvolvimento social, econômico, ambiental e organizacional do Assentamento Carrasco, localizado nos municípios de Esperança e Alagoa Nova, PB, sendo essas determinações os objetivos principais deste trabalho. Os procedimentos metodológicos consistiram na aplicação de questionários e entrevistas, com perguntas envolvendo as dimensões social, econômico, ambiental e organizacional do referido Assentamento, analisando-os dados mediante os métodos da estatística convencional e a da multicritério. Os principais resultados encontrados indicaram que a agricultura familiar, desenvolve-se, com base nos princípios agroecológicos e na preservação da vegetação nativa. As poucas orientações técnicas contribuem para o manejo diversificado de cultivos e da criação de pequenos animais. Embora a renda seja baixa, mas permita a permanência do assentado no campo e a maior parte da produção é usada no consumo próprio. O aporte oriundo dos benefícios sociais complementa a renda, sendo a Bolsa Família, o mais expressivo, seguidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Seguro Safra. Os indicadores sociais mostraram que há necessidade de investimento, sobretudo na melhoria e/ou no acesso à educação, assistência técnica, no sistema de organização e no incentivo aos jovens para permanecer no campo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Guido Vaz. "Avaliação de Satisfação em Intervenção Pública Realizada em um Aglomerado Subnormal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)." Administração Pública e Gestão Social 8, no. 4 (November 18, 2016): 212–24. http://dx.doi.org/10.21118/apgs.v1i4.1065.

Full text
Abstract:
O Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal brasileiro (PAC) realizou diversas intervenções urbanas entre 2008 e 2012. Analisa-se a percepção de satisfação de beneficiários de uma intervenção urbana realizada na favela Nova Esperança, Macaé, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, utilizando uma abordagem multimetodológica potencializada por um processo de triangulação entre quatro métodos. No referencial teórico, o artigo problematiza os processos de urbanização e favelização historicamente estabelecidos no Brasil desde a segunda metade do século XX e discute métodos para avaliação de impactos em intervenções urbanas. No estudo de caso concluiu-se que há serviços que melhoraram, porém outros não. Por fim, discute-se o contraste encontrado entre a avaliação geral e a avaliação serviço a serviço no caso Nova Esperança, apontando-se implicações para a pesquisa e para a prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Marques Samyn, Henrique. "MARIA-NOVA CONTRA O FASCISMO: A CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE EM BECOS DA MEMÓRIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO." Revista Araticum 21, no. 01 (June 8, 2020): 37–49. http://dx.doi.org/10.46551/21796793202000011.

Full text
Abstract:
O artigo parte da primeira obra escrita por Conceição Evaristo, Becos da Memória, para analisar a trajetória de Maria-Nova como agente de resistência em meio ao desfavelamento, percebido enquanto prática fascista. A relação de empatia que Maria-Nova constrói com as pessoas que a cercam fundamenta uma reação antifascista cujo fundamento é a afetividade, o que possibilita a construção da liberdade a partir da esperança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Dias, Cleysson Ricardo Jordão Braga, and Rodolfo Araújo de Moraes Filho. "LIDERANÇA SERVIDORA NA PRÁTICA: UM ESTUDO BRASILEIRO EM UMA “NOVA COMUNIDADE”." Revista Administração em Diálogo - RAD 22, no. 1 (February 17, 2020): 35–56. http://dx.doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i1.40787.

Full text
Abstract:
Este artigo é a continuação de estudos que intencionam investigar o fenômeno da liderança servidora em organizações nomeadas pela Igreja Católica de “Novas Comunidades”. A partir da conceituação da liderança servidora, realizou-se uma pesquisa na Família da Esperança (“Nova Comunidade” fundada no Brasil) através de um questionário guiado pelo Modelo de Patterson (2003), instrumentalizados por Dennis (2004), na versão em português de Luz (2011). Os dados foram analisados a partir da adoção de procedimentos ligados à estatística descritiva, e através da mensuração da importância e frequência, foi possível concluir que esta abordagem da liderança parece adequar-se ao estilo organizacional analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ibarra, Maria Cristina. "Design como esperança no engajamento com um grupo de moradores de um bairro do Rio de Janeiro." Arcos Design 11, no. 2 (February 20, 2020): 26–55. http://dx.doi.org/10.12957/arcosdesign.2018.47516.

Full text
Abstract:
No livro The method of Hope (2004), o antropólogo Hirokazu Miyazaki propõe uma nova modalidade de engajamento etnográfico que aborda a esperança como método e não apenas como um objeto de análise. À luz dos argumentos de Miyazaki, busca-se aqui explorar como o design contribui ou interrompe momentos de esperança. Esta exploração se faz através da análise do meu engajamento como designer com um grupo de moradores que lutou contra a violência no bairro de Santa Teresa (Rio de Janeiro), denominado "Coletivo Santa sem violência" (CSSV).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rozenchan, Nancy. "Memórias da imigração no acervo do Museu Judaico de São Paulo: cartões-postais." Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG 7, no. 13 (October 30, 2013): 125–32. http://dx.doi.org/10.17851/1982-3053.7.13.125-132.

Full text
Abstract:
Este artigo analisará a memória da imigração presentes nos cartões-postais do acervo do Museu Judaico de São Paulo. Da Europa para o Brasil e vice-versa, cartões-postais em iídiche, hebraico, polonês, alemão, ladino, russo, ou qualquer outra língua usada pelos judeus cruzaram frequentemente o Atlântico. Os poucos que se preservaram são, por vezes, valiosos documentos históricos da cultura deixada para trás, da nova cultura adotada, dos sentimentos aguçados devido à distância e da impossibilidade de retroceder ao local de origem e a tudo o que existiu naquele universo, das dificuldades em se adaptar às novas condições de vida, da saudade e da esperança pelas novas oportunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Côrte, Adelaide Ramos e. "Por uma política de informação documental." Revista do Serviço Público 43, no. 3 (June 23, 2017): 31–32. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i3.2050.

Full text
Abstract:
A reforma Administrativa e um espaço aberto para se estabelecer uma política de informação documental para o setor público onde as decisões deverão deixar de ter o caráter casuístico e passar para um estágio de ação decisória baseada na informação, tendo em vista a necessidade de continuidade dos programas e de sua não descaracterização a cada gestão. O Governo da Nova República trouxe de volta ao cidadão brasileiro o desejo de lutar e a esperança de vencer os obstáculos que o impedem de ter uma vida saudável. Exemplo disso e o empenho de todos no sucesso da nova política econômica adotada pelo Governo. A esperança de mudanças e sentida em todos os segmentos da sociedade. Neste cenário, surge o Plano de Reforma da Administração Federal com o objetivo de agilizar a máquina estatal, de valorizar o servidor público e de tornar o setor público eficiente, como bem o diz o professor Belmiro Siqueira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Freitas, Débora Laís. "Trabalho e Religião: questões éticas que permeiam as atividades dos membros da Comunidade de Confissão Luterana Nova Esperança em Rio Grande—RS." História Unicap 5, no. 9 (December 1, 2018): 241. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p241-253.

Full text
Abstract:
O presente artigo procura analisar a relação entre os membros de descendência ale-mã da comunidade Luterana Nova Esperança, na periferia da cidade do Rio Gran-de-RS e a atividade comerciária na cidade. Esta pesquisa se justifica na observação empírica de que boa parte dos membros da Nova Esperança trabalha no setor do comercio, em feiras ou pequenos estabelecimentos, além do fato de que a comuni-dade foi criada para abrigar fieis trabalhadores das feiras que não conseguiam par-ticipar dos cultos realizados na comunidade São Miguel, no centro da cidade. Para tanto, refletimos sobre as condições da imigração alemã para o Rio Grande do Sul e as concepções sobre o trabalho na doutrina luterana, buscando um paralelo entre o contexto histórico e social vivenciado pelos descendentes de alemães da comuni-dade em questão e os aspectos que regem a conduta do protestante luterano em sua vida, através de leituras sobre o tema e recurso de questionários e entrevistas com membros da comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Rubens Antonio da, and Paulete Goldenberg. "Doença de Chagas em Porto Letícia, São Paulo: um estudo comparativo no Pontal do Paranapanema." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 41, no. 6 (December 2008): 621–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822008000600013.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como propósito realizar diagnóstico da situação da doença de Chagas no assentamento antigo de Porto Letícia, compondo quadro da ocorrência no Pontal do Paranapanema. Atendendo à comparação com agrupamentos recentes, o estudo comportou a realização de pesquisa de triatomíneos, de conhecimentos sobre o vetor tendo em vista sua notificação e da soroprevalência da doença. Porto Letícia, constituindo o assentamento mais antigo, congregou uma população de estrutura jovem, semelhante à observada no assentamento recente Nova Esperança III. Com moradores provenientes de áreas endêmicas Porto Letícia apresentou a mais alta (5,6%) proporção de sororreagentes. Duas unidades domiciliares apresentaram infestação nesta localidade, tendo como contraponto a ausência de triatomíneos em Nova Esperança III e de 24 domicílios infestados no reassentamento Fazenda Buritis. Baixos níveis de disposição para notificação foram observados nos agrupamentos. Considerando a situação de risco de transmissão da doença o estudo reafirma a importância da notificação por parte da população sugerindo intensificação das atividades educativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Dinis, Anabela. "Tradição e futuro: um novo paradigma de competitividade para as regiões rurais e menos desenvolvidas." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 2, no. 1 (July 31, 2012): 156–88. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v2i1.171.

Full text
Abstract:
Quando se pensa em desenvolvimento económico o futuro é normalmente perspectivado como sendo protagonizado por empresas com tecnologias de ponta, com altos níveis de produtividade e zero defeitos. A análise destes desenvolvimentos tecnológicos é frequentemente feita com base nos pressupostos da economia industrial. Todavia, os desenvolvimentos tecnológicos revolucionaram também as regras do jogo económico, criando novas oportunidades para o desenvolvimento das regiões rurais e/ou mais desfavorecidas. Possuindo estas regiões um conjunto de activos cada vez mais valorizados pela sociedade moderna, tais como a forte ligação à natureza e os saberes tradicionais, as novas tecnologias podem constituir, mais do que uma ameaça, uma nova esperança para o seu desenvolvimento, permitindo elevar o nível de vida das suas populações e, ao mesmo tempo, evitar os malefícios das grandes sociedades industrializadas. Pretende-se com esta comunicação, alertar para as novas oportunidades que a "nova era" económica apresenta para a criação e desenvolvimento de empresas nestas regiões, bem como evidenciar as suas limitações e problemas e sugerir algumas formas de as ultrapassar. As considerações teóricas são acompanhadas por alguns estudos de casos bem-sucedidos em Portugal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Radcliffe, Frei Thimoty. "OP, O Manancial da Esperança, o Estudo e o Anúncio da Boa Nova." Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307, no. 14 (March 21, 2013): 69. http://dx.doi.org/10.19176/rct.v0i14.14260.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Avila, Daniel C. "Imaginação: entre o medo e a liberdade." Cadernos Espinosanos, no. 23 (August 15, 2010): 135. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2010.89410.

Full text
Abstract:
Medo e esperança aparecem na história da filosofia como problemas situados na dimensão temporal da existência. Espinosa acompanha essa tradição, bem como o uso da filosofia como uma medicina animi, porém reserva para si algumas diferenças. Ressaltando o papel da imagem na constituição de medo e esperança, demarca a via pela qual estes dois afetos são necessariamente produzidos pela limitação da imaginação à duração dos corpos. No entanto, quando livre dos impedimentos à sua potência, a mente é capaz de ordenar e concatenar as afecções do corpo, considerando a si mesma sem relação ao corpo, sob uma nova perspectiva. O tratamento do problema do medo, portanto, não se localiza no tempo presente, mas sim na eternidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Murad, Afonso, and Marcelo Rezende Guimarães. "O amadurecimento litúrgico das CEBs e os sinais de uma nova espiritualidade." Revista Eclesiástica Brasileira 52, no. 208 (December 31, 1992): 821–32. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v52i208.2844.

Full text
Abstract:
Em continuidade com os Intereclesiais anteriores, de Trindade e Duque de Caxias, o 8o Encontro também assumiu uma conotação predominantemente celebrativa. O objetivo principal não foi “amarrar conclusões” como num congresso, mas celebrar a caminhada. As orações ocuparam um espaço privilegiado. Embora “celebrai” não se reduza ao momento religioso formal, transparecendo também na alegria do encontro, na experiência de fraternidade, no alimentar a esperança, é no primeiro que se concentra o seu maior grau de explicitação à luz da fé...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Terrinha, Luís Heleno. "Necessidade, Efectividade e Legalidade da (Nova) Arquitectura Europeia de Supervisão Financeira." Review of Business and Legal Sciences, no. 21 (July 21, 2017): 73. http://dx.doi.org/10.26537/rebules.v0i21.966.

Full text
Abstract:
É usual afirmar-se que os momentos de crise fornecem, igualmente, grandes oportunidades. Num psicologismo porventura exacerbadamente optimista dir-se-á que uma crise deverá equivaler à produção de algo positivo: pode ou deve ser aproveitada para trilhar novos caminhos ou para tomar decisões até então postergadas e para as quais tinha faltado coragem ou motivação suficientes. Verdade ou não, e independentemente de se crer na palavra "crise" como sinónimo de renovada esperança, parece poder dizer-se que a própria integração europeia tem beneficiado, no sentido do seu aprofundamento, desses momentos decisivos e desafiantes, que, aparentando colocar tudo em causa, provocam respostas evolutivas inovadoras e audazes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Costa, Karina, and Sandra Regina Gregório. "RELATO DE UMA VIVÊNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA NOVA ESPERANÇA DO MUNICÍPIO DE TAIOBEIRAS/MG." Trabalho & Educação 30, no. 1 (May 19, 2021): 131–44. http://dx.doi.org/10.35699/2238-037x.2021.25315.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo observar e vivenciar a rotina dos funcionários e jovens que estudam na Escola Família Agrícola Nova Esperança e entender a importância da mesma para suas vidas e para a região. É uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando para isto o método da observação participante, bem como análise documental e conversas informais com os sujeitos da pesquisa. Assim, iremos relatar um breve histórico do surgimento das EFAs no Brasil, em Minas Gerais e na região do Alto Rio Pardo. Em sequência, abordar sobre a pedagogia da alternância, metodologia utilizada pelas EFAs, que é uma forma de proporcionar aos jovens que vivem na zona rural uma educação de qualidade, valorizando os aspectos culturais, sociais, comunitários e políticos. Por fim, faremos um relato de uma vivência na EFA Nova Esperança, situada no município de Taiobeiras, microrregião do Alto Rio Pardo de Minas Gerais, onde destacaremos o apoio desta escola família agrícola para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades desses alunos, contribuindo para que ao final do curso eles estejam capacitados e aptos a entrar tanto no mercado de trabalho, como também conscientes da importância de sua permanência em suas regiões, tornando-se assim referências e apoio para o crescimento e fortalecimento da agricultura familiar da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Souza, José Neivaldo de. "Querida Amazônia: Exortação Apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade." HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião 18, no. 55 (April 30, 2020): 432. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2020v18n55p432.

Full text
Abstract:
Observando a realidade amazônica, as dificuldades dos habitantes da floresta, em meio à extração predatória do lucro e os desafios de uma nova evangelização, Francisco convoca os católicos e convida os cristãos e pessoas de boa vontade a sonharem, à luz da fé e da Palavra de Deus, com uma Amazônia que defenda os direitos dos nativos e de seus habitantes; que preserve a riqueza das culturas que ali resistem; que conserve a beleza natural tão ameaçada e acolha o evangelho da libertação que denuncia as injustiças e a exploração sem limites. Este é o sonho do Papa! O documento “Amazônia querida” aponta para uma nova evangelização e uma nova Igreja com rosto ecológico: um projeto de esperança para a sociedade, a cultura, o meio ambiente e a Igreja.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ferreira, Rubio José, and Moizés Generino da Silva. "A organização eclesiástica da comunidade cristã Nova Esperança: entre o acolhimento e o desacolhimento." HORIZONTE 13, no. 40 (December 27, 2015): 2292. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2015v13n40p2292.

Full text
Abstract:
<p>As igrejas inclusivas nascem na necessidade de um grupo minoritário e excluído das igrejas convencionais, ter seu espaço para praticar a sua religiosidade de uma forma livre e aceita independente da sua orientação sexual. Assim, cabe indagar quais são os modelos de estruturação institucional que são construídos nas igrejas inclusivas, e em que medida, essas estruturas eclesiásticas são capazes de propiciar que elas cumpram sua ‘missão’ de ‘acolher’ pessoas gays, lésbicas, travestis e transexuais. A pesquisa que embasa o trabalho foi desenvolvida através de revisão bibliográfica, visitas aos cultos da Comunidade Cristã Nova Esperança e realização de entrevistas com líderes e frequentadores dessa Igreja, no sentido de realizar os objetivos propostos na pesquisa. A estrutura organizacional da CCNE assemelha-se ao modelo da igreja tradicional, o que, em certa medida, dificulta o acolhimento aos seus frequentadores.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Antonucci, Antonio Mataresio, Rafaela Maria Boson Jurkevicz, Alan Moreno Santos, and Isaac Romani. "DÍPTEROS SINANTRÓPICOS ENCONTRADOS EM GRANJA DE GALINHA POEDEIRA NO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA, PARANÁ." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 8, no. 2 (November 12, 2020): 324–35. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p324-335.

Full text
Abstract:
O trabalho objetivou identificar as principais espécies de moscas que infestam uma granja comercial de galinhas poedeiras localizada no município de Nova Esperança, PR. As coletas foram realizadas na estação de verão e inverno em três diferentes épocas, totalizando seis tratamentos. Aleatoriamente selecionaram-se três galpões da propriedade, nos quais as armadilhas foram instaladas diretamente no solo em três terços (inicial, médio e final) de cada barracão, totalizando nove armadilhas. Essa rotina repetiu-se a cada sete dias durante vinte e um dias, totalizando 27 coletas em todo período experimental. Cada amostra foi depositada em coletores universais com álcool 70% e encaminhada ao Laboratório de Parasitologia Veterinária do Centro Universitário Ingá, onde foram contabilizadas e identificadas e, posteriormente, averigou-se a sazonalidade das infestações. Um total de 547 insetos foram capturados e a espécie mais comum nos dois períodos de coletas foi a Musca domestica (93,2%). Conclui-se, desta forma, que a frequência das infestações em granjas avícolas está associada ao notável crescimento da produção de ovos no Brasil e à produção em grande escala de substratos orgânicos favoráveis ao desenvolvimento de moscas sinantrópicas. Somado a isso, a má gestão sanitária realizada nas instalações de criação de animais favorece ainda mais a manutenção dos dípteros nos locais, servindo como focos de dispersão de moscas para as cidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Nascimento Júnior, Claudionor Soares do, Élida Batista Vieira Sousa Cavalcanti, Aleson Pereira de Sousa, Daniele de Figueredo Silva, and Maria Denise Leite Ferreira. "Análise qualitativa do perfil químico de plantas medicinais do horto das Faculdades Nova Esperança." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 8, 2020): e816998033. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8033.

Full text
Abstract:
O presente trabalho trata-se da análise qualitativa de classes de metabólitos secundários presentes em amostras de cinco espécies de plantas medicinais oriundas do horto das Faculdades Nova Esperança, sendo elas: Justicia pectoralis Jacq var. stenophylla Leonard, Symphytum officinale L., Dysphania ambrosioides L., Ocimum basilicum L. e Artemisia vulgaris L. buscando-se conhecer o perfil de metabólitos secundários produzidos pelas espécies por triagem fitoquímica e RMN1H. Para análise qualitativa uma alíquota de cada extrato foi submetida isoladamente a ensaios específicos, estabelecidos na literatura, para identificar a presença das seguintes classes de constituintes: Flavonoides, Saponinas, Alcaloides, Taninos e Terpenoides, bem como por espectros de RMN de 1H. Dessa forma foram realizadas comparações com a literatura no intuito de verificar a presença das classes de metabolitos relacionadas com as atividades biológicas. Os dados permitiram constatar o predomínio de classes como: flavonoides, alcaloides e terpenos nas espécies, aliado as identificações dessas classes de compostos por meio de regiões características nos espectros de RMN de 1H nosermitindo o direcionamento de um perfil fitoquímico para cada planta separadamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Caldeira, Cleusa. "Medellín e o imperativo da Nova Evangelização." Teocomunicação 48, no. 2 (December 27, 2018): 241. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6736.2018.2.32334.

Full text
Abstract:
Com este artigo, desejamos recuperar a origem e o sentido originário da expressão “nova evangelização”, gestada no contexto da Igreja Católica na América Latina, sob o espírito de renovação do Concílio Ecumênico Vaticano II, na Conferência de Medellín em 1968. Não é raro atribuir a João Paulo II asua paternidade, visto que inúmeras vezes o pontífice fez uso da expressão. Mas, não significa queele tenha captado e reconhecido sua verdadeira face. Seu projeto, em grande medida, parece que esteve distante do espírito do Vaticano II e da tradição libertadora latino-americana. Evidente queo conceito “nova evangelização”, plasmado em Medellín, tem conotação específica. Entretanto,parece que determinados processos de evangelização levados a cabo pela própria Igreja Católica, sobretudo a partir dos anos 1990, esteve distante do seu sentido originário. Nem toda denominada “nova evangelização” é realmente nova, tanto fora como aqui em nosso Continente. Entretanto, ainda que “brasa sob cinzas”, a nova evangelização, preconizada por Medellín, existe e resiste contra toda esperança. Por isso, o imperativo por uma “conversão pastoral”, da Conferência de Aparecida, parece ser o melhor caminho para se pensar na vigência da “nova evangelização” em tempos pós-modernos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Donas Botto Sousa, João Paulo Lucas. "Arte, cultura e tradição em Vila Nova de Foz-Côa." DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh), no. 3 (March 1, 2012): 243–58. http://dx.doi.org/10.30827/dreh.v0i3.7100.

Full text
Abstract:
Viajar por Foz-Coa é viajar por dois Patrimónios da Humanidade, é percorrer os trilhos da memória e contemplar as formas deslumbrantes da natureza, da história e da arte paleolítica. Mais que um lugar-comum, a luta e os confrontos épicos do passado com o presente fazem estas gentes resistentes, heróis e autênticos construtores de sonhos e de esperança. As oportunidades perdidas rapidamente se transformam em olhares cativos, e as paisagens das rudes encostas do Douro e do Coa, com os seus vinhedos, mais não foram, no passado, do que janelas abertas à imaginação e à criatividade. Se o Museu do Coa narra uma história com uma riqueza imaterial invulgar e os socalcos do Douro respiram uma civilização ancestral ímpar, então, podemos alavancar um caminho turístico sustentável idealizando a conjugação destes dois fatores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Santana, Maria Júlia Bonfim, and Juliana Biluca. "ANÁLISE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ESTUDO DE CASO NO CONJUNTO RESIDENCIAL JÚLIO ZACHARIAS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 2 (July 17, 2020): 644. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020644-663.

Full text
Abstract:
A gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU), necessitam, primeiramente do diagnóstico da situação atual, analisando quali e quantitativamente a geração e as falhas no sistema adotado. Com o objetivo de diagnosticar a situação do município de Nova Esperança – PR o presente estudo realizou uma análise quantitativa, estimando a geração per capita, com dados do total coletado pela municipalidade. Outra análise mais aprofundada foi realizada no Conjunto Residencial Júlio Zacharias, por meio da aplicação de um questionário, visando identificar o nível de instrução dos moradores em questões relacionadas aos resíduos sólidos, e, para fins de caracterização, foi realizada uma análise gravimétrica dos resíduos passíveis de reciclagem gerados no bairro. Por meio da análise quantitativa, verificou-se a geração per capita de resíduos do município de Nova Esperança-PR sendo de aproximadamente 0,617 kg/hab.dia. Em relação ao questionário aplicado, a grande maioria dos entrevistados afirmou realizar a segregação dos resíduos entre seco e úmido, no entanto, há uma parcela dos residentes que afirmaram destinar certos tipos de resíduos considerados rejeitos, juntamente com os recicláveis. Enquanto a análise gravimétrica dos resíduos encaminhados a cooperativa, constatou que o material predominante é papel/papelão com 31,87 %, em seguida o plástico com 29,9 %, destacando que ainda 12,74 % são rejeitos, devido à falta de instrução a população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

GOMES, DANÚBIA LINS, ANA PAULA LOPES DA SILVA, KALLIANNA DANTAS ARAUJO, ELBA DOS SANTOS LIRA, ÉLIDA MONIQUE DA COSTA SANTOS, and JOÃO GOMES DA COSTA. "EXPLORAÇÃO DA CAATINGA EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO SEMIÁRIDO ALAGOANO." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 45, no. 1 (January 16, 2019): 142. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v45i1.51476.

Full text
Abstract:
RESUMO: A Caatinga apresenta uma ampla diversidade de espécies com potencial frutífero, medicinal, aromático, melífero, forrageiro, ornamental podendo ser consideradas como uma alternativa sustentável para a região Semiárida. Objetivou-se avaliar as formas de exploração dos recursos naturais da Caatinga, bem como as práticas de manejo empregados pelos produtores rurais dos Assentamentos Nova Esperança I, II e III (Olho D’Água do Casado) e Maria Bonita (Delmiro Gouveia), Alagoas. Foram aplicados 140 questionários junto aos proprietários rurais dos Assentamentos Nova Esperança I, II e III, em Olho D’Água do Casado, Alagoas e Assentamento Maria Bonita, em Delmiro Gouveia, Alagoas, visando conhecer a forma de exploração dos recursos naturais advindos da Caatinga. O uso principal das espécies da caatinga pelos Produtores rurais é a retirada de madeira para lenha (uso doméstico) e fabricação de cercas; Muitas espécies da Caatinga produzem frutos comestíveis, dentre os quais destaca-se Spondias tuberosa (Umbu) como o mais apreciado pelos produtores rurais dos locais estudados; As espécies da Caatinga são notoriamente utilizadas como medicamentosas de uso popular, destacando-se Myracrodruon urundeuva (Aroeira) e Ximenia americana (Ameixa) como as mais citadas pelos produtores rurais; Os produtores rurais fazem uso frequente da Caatinga, sendo o plantio de palma a técnica de manejo mais utilizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Oliveira, Everton Narciso de, Lúcia Maria Moraes, Renata Lazara Gouveia, and Rafael Spindola Vasconcelos. "PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA." Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos 4, no. 2 (February 7, 2019): 257. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v4i2.6894.

Full text
Abstract:
Atualmente a regularização fundiária é um tema pouco conhecido diante das comunidades, porém é de grande importância visto que parte da população desconhece seus direitos quanto à moradia. A regularização fundiária visa erradicar as irregularidades advindas de diversos setores da comunidade, com ênfase no setor de renda mais baixa, que devido à sua situação precária acaba por realizar ocupação de áreas e até mesmo pessoas idôneas que nunca tiveram a instrução correta da regularização. Esse artigo tem como objetivo caracterizar o papel da regularização fundiária de interesse social, bem como os métodos, deveres e direitos para legalização, sendo utilizado como estudo de caso o bairro Jardim Nova Esperança em Goiânia-Go. Justifica-se este estudo face a grande porcentagem de irregularidades em assentamentos, que alimentam à ineficiência do sistema habitacional e criam barreiras no que se diz respeito aos deveres e direitos da população. Conclui-se que o estudo realizado, apresentou a Regularização Fundiária do setor Jardim Nova Esperança que exigiu não apenas legalidade do poder público mas também introduziu ações de urbanizações a fim de uma melhoria habitacional. Para o poder público as ações provocaram dinamismos para que fosse reduzido as irregularidades quanto ao âmbito jurídico, social e econômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Martins, Yuri Victor de Medeiros, and Wilton Wilney Nascimento Padilha. "Estratégias pedagógicas de inclusão e retenção de estudantes em tempos de pandemia." Revista da ABENO 21, no. 1 (September 10, 2021): 1263. http://dx.doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1263.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva relatar a experiência das ferramentas e estratégias adotadas pelas Faculdades Nova Esperança (Facene) com exemplos da inclusão e da retenção dos alunos durante a suspensão das atividades acadêmicas presenciais. A Facene disponibilizou uma plataforma de interface, o Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possibilitou aos professores continuar com suas aulas teóricas em modalidade síncrona, no mesmo dia e horário da modalidade presencial, visando maior interação e engajamento durante as aulas por parte dos alunos. Em uma análise mais generalizada do ensino superior privado no Brasil, através de um levantamento do Sindicato das Empresas Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp), a evasão acumulada do semestre 2020.1 foi 32% maior que a evasão do primeiro de semestre de 2019, o que representa um universo de 265 mil alunos. Já na Facene, a evasão acumulada do semestre em que houve suspensão das atividades presenciais foi 14% maior que o mesmo período de um ano atrás. As medidas pedagógicas adotadas no Plano de Contingência Institucional das Faculdades Nova Esperança tiveram êxito como estratégias de inclusão e retenção dos alunos, além de minimizar as limitações vivenciadas pelos estudantes na continuidade da sua rotina acadêmica, ajudando-os no processo remoto de ensino, aprendizagem e avaliação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Tavares, Jeferson, Marcel Fantin, and Douglas de Almeida Silva. "Impasses da urbanização e regularização fundiária. Quem tem o poder de veto?" Cadernos Metrópole 23, no. 50 (April 2021): 155–76. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5006.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é problematizar os impasses nas decisões sobre remoções e regularização fundiária a partir do papel das ações de planejamento urbano em assentamentos precários. A questão central é compreender os conflitos interescalares e os embates entre os modelos de desenvolvimento urbano e ambiental. Nosso objeto de estudo é o processo de remoção dos moradores do jardim Nova Esperança, em São José dos Campos-SP sob dupla perspectiva: o empreendedorismo municipal e o plano de urbanização e regularização fundiária como instrumento de negociação. Os impasses que resultam desses conflitos são analisados pela teoria dos atores com poder de veto, particularizando a tomada de decisão sobre o uso e a propriedade da terra diante das novas formas de ordenamento territorial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Junker, Débora Barbosa Agra. "Tempo de re-colhimento – es-colher as lutas e re-colher a esperança." Educação & Linguagem 23, no. 2 (October 16, 2020): 5–21. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v23n2p5-21.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo ressaltar a relevância do pensamento de Freire como teoria educacional e práxis pedagógica que recupera a utopia para um mundo que enfrenta profunda crise sócio-geopolítica-econômica e incertezas diante de uma pandemia que afeta especialmente pessoas mais vulnerabilizadas de nossa sociedade. Argumenta que o espaço intermediário, zona limítrofe, entre o mundo pré-pandemia e pós-pandemia pode ser espaço criativo para refundar nossas epistemologias, cultivar nossa resiliência e despertar nossa sensibilidade para tecermos coletivamente uma nova forma de convivência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Pereira, Natália Andrade. "Richard Wagner: A esperança no ressurgimento da Cultura alemã." Multi-Science Journal 1, no. 2 (March 18, 2018): 13. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i2.81.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado da pesquisa dedicada ao perfil estético de Richard Wagner. A execução do trabalho investigativo demandou o manuseio das fontes bibliográficas primárias constituídas pelos principais escritos desse expoente da cultura alemã do século XIX, com maior atenção para o Beethoven e A arte e a revolução de Wagner. A argumentação se deteve na contextualização do ambiente artístico alemão da época em questão, para tanto foi necessária uma digressão aos fundamentos clássicos da arte extraídos do mundo grego, fonte comum de inspiração para o artista. O estudo aludido acima ocorre a partir da exposição da composição wagneriana, especialmente os trabalhos operísticos inspirados na mitologia germânica, cujo ápice induziu o autor de O anel dos nibelungos a postular uma nova perspectiva para a revolução cultural alemã com o a criação do teatro de Bayreuth. A partir desse momento, cabe refletir sobre o papel da música no contexto social alemão, e a defesa contundente da autonomia da arte em um período que dava lugar à profanação da cultura com a sua redução ao mero entretenimento. A reconstituição do ambiente cultural alemão reforça a crítica wagneriana a respeito da incompatibilidade da arte com os fenômenos de massificação da cultura que ao invés de promovê-la, produz efetivamente a sua redução ao espetáculo alienante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Roldão, Flávia Diniz. "APOIO ESPIRITUAL A FAMÍLIAS QUE VIVENCIAM A EXPERIÊNCIA DO DIVÓRCIO TITULO." Revista Pistis Praxis 2, no. 1 (October 24, 2010): 173. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v2i1.13754.

Full text
Abstract:
O trabalho faz uma reflexão teórica sobre a intervenção de ajuda e apoio espiritual a famílias que enfrentam a difícil transição do divórcio em seu ciclo vital. Aborda essa questão fazendo dialogar Psicologia e Teologia. O processo de divórcio implica diferentes tipos de perdas para as diferentes famílias e para as diferentes pessoas que fazem parte do sistema familiar. Toda perda impõe a necessidade de realização de processos de luto pelas mesmas, a fim de que o sistema possa lamentar as suas perdas, se reorganizar, e tocar a vida adiante com novos projetos. O apoio espiritual que pode ser prestado às famílias que vivenciam essa experiência de sofrimentos pelo processo de divórcio pode ser uma estratégia efetiva que sinalize possibilidades de acolhimento, esperança e transformação de sofrimentos e prantos em novas possibilidades. Destacam-se cinco diretrizes de ação para o apoio espiritual das famílias nesses casos: a) Agir com compaixão e acolher aqueles que sofrem; b) Relembrar Jesus como aquele que sacia e pode auxiliar a superar o vazio da perda; c) Auxiliar na lida com emoções dolorosas e difíceis que emergem na experiência de luto, sem negá-las, escondê-las ou banalizá-las; d) Auxiliar as pessoas a manterem os olhos voltados para a “boa nova”do Evangelho de Cristo, mantendo acesa a esperança; e) Oferecer à pessoa e à família a oportunidade de perceber que Deus pode transformar seus prantos em novas possibilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Wald, Arnold. "Trading Companies." Revista do Serviço Público 109, no. 1 (July 20, 2017): 89–100. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v0i1.2366.

Full text
Abstract:
Nos últimos meses, o grande público tem acompanhado a entrada na moda de uma nova estrutura empresarial, cujo sentido ainda não ficou muito claro para os leigos — as Trading Companies. A elas se referem os estudos especializados, as notícias de imprensa, as reuniões de associações de classe e os seminários de toda ordem. Já agora estamos com uma regulamentação própria do novo tipo de empresa que representa, para o nosso País, uma esperança de rápido e intenso desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Alves, Obede Rodrigues, Otniel Alencar Bandeira, Elizeu Demambro, Antônio Pasqualetto, and Lucia Maria Moraes. "O DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA URBANA ESTUDO DE CASO: JARDIM NOVA ESPERANÇA GOIÂNIA- GO." Enciclopédia Biosfera 13, no. 23 (June 24, 2016): 1593–607. http://dx.doi.org/10.18677/enciclopedia_biosfera_2016_142.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Rodrigues, Adrielly Vidal de Figueiredo, Ana Alice Meireles Da nóbrega, Rebeca Medeiros Dos Santos, and Estela Rodrigues Paiva Alves. "CLIMATÉRIO: PERSPECTIVAS DE MULHERES PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NOVA ESPERANÇA, JOÃO PESSOA-PB." Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança 18, no. 2 (August 31, 2020): 61–72. http://dx.doi.org/10.17695/revcsnevol18n2p61-72.

Full text
Abstract:
O climatério é uma fase natural da vida que pode se apresentar acompanhada de um conjunto de transformações de natureza biopsicossocial, podendo influenciar consideravelmente as relações interpessoais. Este é um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa de tratamento e análise de dados, tendo como objetivo compreender os aspectos existenciais da vivência do climatério por mulheres profissionais de saúde e a influência dos sintomas deste período sobre as relações pessoais no ambiente de trabalho. Para isso, foram entrevistadas, fazendo uso de um gravador de voz, 12 mulheres no climatério profissionais de saúde, com idades entre 40 e 65 anos, nos meses de junho e julho de 2019. As mulheres no climatério precoce e histerectomizadas foram excluídas do estudo. Os instrumentos utilizados foram: um roteiro de entrevista semiestruturado com quinze perguntas e o Índice Menopausal de Blatt & Kuperman. Este último é capaz de identificar e classificar os sintomas do climatério em leve, moderado e intenso. Utilizou-se como método de observação dos dados a análise de conteúdo de Bardin. Este estudo foi aprovado com o CAAE 08331219.5.0000.5179. Após análise, houve criação de duas categorias – os fogachos ou ondas de calor como fator de risco para depressão e indisposição ou falta de desejo sexual como expressão da baixa autoestima. Dada a relevância da síndrome do climatério, os sintomas identificados por meio do IMBK e referido pelas mulheres durante as entrevistas, bem como a vivência de cada uma, pode influenciar negativamente as relações pessoais no ambiente de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Leers, Bernardino. "Abortamento e maternidade." Revista Eclesiástica Brasileira 58, no. 229 (March 31, 1998): 91–113. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v58i229.2400.

Full text
Abstract:
Numa sociedade democrática e pluralista, debates sobre aborto geralmente criam confusão. Às vezes, a posição e o papel específico e único da mulher-mãe ficam na sombra. Ela não é simplesmente o lugar em que uma nova vida humana se desenvolve. Todo o processo de gravidez, parto e educação da nova criança depende das condições limitadas da mãe: de seu corpo, de sua saúde mental, de sua resistência, de sua esperança. A questão moral não se limita a uma ideia abstrata de mulher, mas inclui a situação pessoal e social real desta mulher, aqui e agora, em suas limitações. Na condição humana, a verdade de Deus é sempre óbvia? O que os cristãos fazem para ajudar uma mulher-mãe em caso de desespero?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Fantin, Maria Célia Martirani Bernardi. "O Leite da Pedra: A Idealização da América, a Partir da Câmera de Três Cineastas Italianos: Giuseppe Tornatore, Irmãos Taviani, Emanuele Crialese." Revista de Italianística, no. 18 (December 30, 2009): 179. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i18p179-193.

Full text
Abstract:
O presente estudo visa propor uma reflexão sobre oconceito de América idealizada, especialmente, a partir do início doséculo XX, em que as levas migratórias italianas, iludidas com a visãoparadisíaca da Nova Terra, partiam com a esperança de reconstruiruma vida digna, em que a fome, o abandono e a miséria da terra natalfossem esquecidos. Nesse intuito, buscaremos analisar as dimensõesque a partida da Itália em direção à América parece assumir, emparticular, sob a ótica de três cineastas italianos contemporâneos:Giuseppe Tornatore, Irmãos Taviani, Emanuele Crialese.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Linhares, Bruno J. "DR. DONALD E. CAPPS: UMA BREVE INTRODUÇÃOÀ SUA TEOLOGIA PASTORAL PARTE 2 de 2." REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões 5, no. 5 (July 29, 2014): 27. http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v5i5.66.

Full text
Abstract:
Esta é a segunda parte de um artigo que, brevemente, explora cinco livros de Donald E. Capps, professor emérito de Teologia Pastoral no Princeton TheologicalSeminary, Nova Jersey, EUA. Após apresentar, na primeira parte, alguns fundamentos teológicos e filosóficos para a compreensão de seu trabalho, nesta segunda parte são analisados como aspectos da vida pessoal e congregacional explicitados através de histórias podem ser reenquadrados na prática da poimênica, sob uma perspectiva de esperança. Palavras-chave: Teologia Pastoral. Teologia Prática. Hermenêutica. Aconselhamento Pastoral.Poimênica Clínica Teológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gula, Patricia, and Nadja Pinheiro. "Entre o limite e a esperança: relato de uma experiência em psicologia institucional." Psicologia: Ciência e Profissão 27, no. 2 (June 2007): 358–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932007000200015.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o trabalho em Psicologia institucional. Utilizando-se da perspectiva teórica de Bleger, é apresentada uma experiência de trabalho desenvolvida em uma instituição localizada na cidade de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, cujo principal propósito é profissionalizar adolescentes visando a seu ingresso no mercado de trabalho local. Como conclusão, são destacadas a importância e a pertinência do trabalho da Psicologia institucional, o qual permite uma significativa transformação tanto subjetiva, ao possibilitar, aos atores institucionais, a construção de suas próprias vidas, quanto institucional, ao tornar sua dinâmica mais flexível e menos cristalizada no exercício de um poder autoritário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Trombetta, Sergio, and Jaime José Zitkoski. "Educação para a sustentabilidade: horizontes na esperança de futuro." COLÓQUIO 11, no. 1 (September 22, 2014): 213–27. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v11i1.35.

Full text
Abstract:
A discussão central que buscaremos desenvolver no presente artigo é que a educação ocupa lugar privilegiado no processo de construção de uma cultura sustentável, que requer a superação do paradigma antropocêntrico. Urge mudanças radicais no estilo de vida em sociedade se quisermos evitar a destruição da vida. Nesse sentido, precisamos caminhar na direção de um novo humanismo alicerçado na sabedoria, na simplicidade e na humildade. O desafio da educação é reconciliar o ser humano com a natureza e desenvolver o sentido de pertença, ternura e responsabilidade frente à vida. Para desenvolver essa ética do cuidado e da responsabilidade em relação à natureza é imprescindível trabalhar o eu interior e desenvolver a consciência profunda de que somos dependentes da natureza. Eis aí a ecologia profunda, que requer de nós um encantamento amoroso, poético e místico frente à natureza. Essa transformação espiritual é essencial na caminhada em direção a uma cultura de convivência harmoniosa e pacífica com a Mãe Terra. Portanto, nossa tarefa no campo da educação é desenvolver um novo paradigma cultural capaz de contemplar a sustentabilidade nas práticas sociais, políticas e econômicas, que tenha sempre no horizonte possível a justiça social, a democracia, a solidariedade, uma cultura da paz, o respeito à pluralidade e uma política global dos direitos humanos. Nosso futuro comum na era da sociedade global dependerá da nossa capacidade de desenvolver essa nova consciência que busca a sustentabilidade em todas as dimensões de nossa existência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Vargas, Ignacio Madera. "A FÊ DOS POBRES: DESAFIO Â NOVA EVANGELIZAÇÃO." Perspectiva Teológica 45, no. 125 (October 24, 2014): 107. http://dx.doi.org/10.20911/21768757v45n125p107/2013.

Full text
Abstract:
A fé dos pobres possui uma lógica interna que é necessário aprofundar para identificar o que dita lógica pode oferecer aos processos de nova evangelização na Igreja e da missão continental proposta por Aparecida. No interior da confissão de fé, compreendida em seus níveis epistemológico e ético, caracteriza-se a fé dos pobres em suas dimensões de minoridade, resistência e maravilha e suas relações com a fé e a esperança. Uma nova dinâmica ministerial emerge como necessária para uma nova evangelização do continente que inclui o ministério dos teólogos e teólogas em relação adulta com os pastores e o magistério da Igreja.ABSTRACT: The faith of the poor has an internai logic that is necessary to deepen in order to identify the contribution that logic can offer to the processes of the new evangelization in the Church and of the continental mission proposed by Aparecida. Within the confession of faith understood in its epistemological and ethical leveis, the faith of the poor is characterized in its dimensions of minority, resistance and wonder and its relationship with faith and hope. A new ministerial dynamic emerges as necessary for a new evangelization of the continent which includes the Ministry of theologians (male and female) in an adult relation with the pastors and the Magisterium of the Church.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Cruz, Renatha Cândida da, and João Batista de Deus. "Da Esperança ao Triunfo: o estudo da formação de uma nova classe trabalhadora de Goiânia (GO)." Ateliê Geográfico 11, no. 3 (May 30, 2018): 193. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v11i3.43766.

Full text
Abstract:
Resumo:O objetivo principal deste artigo é tratar do processo de formação da Região Noroeste de Goiânia. Para tanto, realizou-se um amplo levantamento bibliográfico acerca das ocupações urbanas na capital goiana e elaborou-se uma periodização sobre a ampliação do espaço urbano a noroeste do centro da cidade. Os resultados obtidos permitiram verificar como uma comunidade deixa de ser um grande bolsão de pobreza para ser considerada uma representação da nova classe trabalhadora de Goiânia. A temática torna-se pertinente, visto que os bairros da Região Noroeste têm origem em sucessivas lutas coletivas pelo solo urbano e passam por um longo processo de mudanças sociais e econômicas. O aumento da renda ganha destaque nos estudos sobre a localidade, em que se debate se há uma nova classe média ou uma nova classe trabalhadora.Palavras-chave: Nova classe trabalhadora. Goiânia. Ocupações urbanas. Abstract:The main purpose of this article is figure out the process of formation in the Northwest Region of Goiania. To achieve this goal it conducted a comprehensive literature about the urban occupations in Goiânia and the development of a timeline on the expansion of urban areas to the northwest of the city center. The results of this research allowed us to understand as a community stops being a large slum to be considered a representation of the new working class of Goiania. The theme becomes relevant in sense that neighborhoods of the Northwest Region originates in successive collective struggle for urban land and go through a long process of social and economic change and how the increase in income is an important factor in studies about this place and being perceived the discussion above new middle class or new working classKeywords: New Workin Class, Goiânia, Urban Occupations. Resumen:El principal objetivo de ese artículo es la comprensión del proceso de formación de la Región Noroeste de Goiânia. Para alcanzar esa meta se ha realizado un amplio levantamiento bibliográfico sobre las ocupaciones urbanas en la capital goiana así como la elaboración de una periodización acerca de la ampliación del espacio urbano al noroeste del centro de la ciudad. Los resultados obtenidos por esta investigación permitieron comprender como una comunidad deja de ser parte de un gran cinturón de pobreza para pasar a ser considerada una representación de la nueva clase trabajadora de Goiânia. La temática se vuelve pertinente puesto que los barrios de la Región Noroeste tienen origen en sucesivas luchas colectivas por el suelo urbano y pasan por un largo proceso de cambios sociales y económicos haciendo con que el incremento de la renta sea un factor relevante en los estudios sobre la localidad, percibiéndose el debate sobre una nueva clase media o nueva clase trabajadora.Palabras clave: Nueva clase trabajadora. Goiânia. Ocupaciones urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Araújo, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu, and Joaquim Machado De Araújo. "A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária." Revista Portuguesa de Educação 31, no. 2 (December 6, 2018): 23–36. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.13719.

Full text
Abstract:
Este artigo assinala as vertentes utópica e ideológica da visão educativa da Educação Nova. Distingue uma perspetiva do totalmente novo fechado sobre si próprio, que se absolutiza e visa instaurar um mundo totalmente outro, e uma perspetiva do novo relativo, que reconhece as partes da novidade que estão “aí” à espera de uma formulação sistemática que as acolha e lhes dê o sentido de um todo. Um todo sempre não completo e, por isso, inconfundível com o campo da experiência e aberto a outras partes da novidade de que o todo possa carecer, mesmo que o ignore. Discorre também analítica e criticamente sobre a natureza do “novo” que a “novidade” da Educação Nova seria suposto veicular, e indaga se ele não é mais uma ilusão provocada pela crença e pelo desejo dos fundadores da Educação Nova do que, na verdade, um facto substantivo e radicalmente inovador como eles o pretendiam fazer crer. Por fim, considera as trocas mútuas da ideologia e da utopia enquanto figuras da imaginação e, reconhecendo a incorporação de partes do Novo na Escola Tradicional, identifica o impoder da Educação Nova e reafirma o Novo como ilusão necessária a um movimento de renovação pedagógica. Palavras-chave: Esperança; Educação Nova; Escola Tradicional; Rutura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Santos, Cledineia Carvalho. "Terno de Reis: entre a tradição e a atualização da identidade na comunidade quilombola Nova Esperança." Revista Lusófona de Estudos Culturais 6, no. 2 (December 20, 2019): 127–41. http://dx.doi.org/10.21814/rlec.2113.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca analisar como a festa de Reis, uma expressão cultural presente em diversas comunidades brasileiras, neste caso, na Comunidade Quilombola Nova Esperança, município de Wenceslau Guimarães, Bahia, mantém a tradição perante as diversas influências culturais oriundas das identidades móveis contemporâneas. A partir de narrativas dos participantes do Terno de Reis, o folguedo é importante elemento na reafirmação da identidade local e, sobretudo, dos laços de ancestralidade comum com o fundador da comunidade. Ao discutir a dinâmica que envolve todo o festejo da festa de Reis, torna-se pertinente pesarmos a cultura como algo dinâmico, vivo no tempo e no espaço, se (re)significando e avivando a memória do povo que possui relação contínua entre passado e presente. As narrativas apresentam ainda a preocupação com a permanência da festa diante das eminentes ameaças que o folguedo sofre face à liquidez das relações sociais contemporâneas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Souza, Katiuscia Dos Santos de, Mauro Célio da Silveira Pio, and Genilson Pereira Santana. "Análise química e bacteriológica da água de irrigação utilizada na Comunidade Agrícola Nova Esperança, Manaus - AM." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 6, no. 3 (December 31, 2012): 242. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v6i3.850.

Full text
Abstract:
A avaliação da qualidade da água utilizada para a irrigação o meio agrícola é relevante tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde humana. O uso contínuo de água contaminada acarreta poluição ao solo e às culturas cultivadas, transmitindo doenças por meio do consumo de hortaliças contaminadas. Desse modo, objetivou-se com esse trabalho avaliar a qualidade da água de irrigação de três corpos hídricos: poço, cacimba e igarapé, utilizada na Comunidade Agrícola Nova Esperança, localizada entre uma área urbana periférica e uma floresta nativa na cidade de Manaus – AM. Foram avaliados os metais potencialmente tóxicos (MPT): Cd, Cu, Co, Fe, Ni, Mn, Pb e Zn, utilizando espectrometria de absorção atômica por chama e medidas bacteriológicas (coliformes totais e fecais) pelo método de membrana filtrante. Os resultados indicam altos índices de coliformes totais e fecais, 89,3% nas amostras de água coletadas nos três corpos hídricos: poço, cacimba e igarapé da área de estudo, assim como elevados níveis de MPT, com destaque para Cd e Pb extremamente tóxicos. Os testes estatísticos mostraram que há influência do período sazonal sobre as concentrações médias dos MPT e que não existem diferenças significativas destes contaminantes, entre os diferentes corpos hídricos, durante todo o período estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography