To see the other types of publications on this topic, follow the link: Nova SBE.

Books on the topic 'Nova SBE'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 books for your research on the topic 'Nova SBE.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse books on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Yun, Nŭng-sŏn. Nosa munje ŭi sae chipʻyŏng: Hanʼguk ŭi nosa 30-yŏn. Sŏul Tʻŭkpyŏlsi: Samsŏng Ŏnŏ Yŏnʼguwŏn, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, João Carlos. Johnny Alf: Duas ou três coisas que você não sabe. São Paulo, SP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SAE Automotive Dynamics, Stability & Controls Conference (2006 Novi, Mich.). Proceedings of the 2006 SAE Automotive Dynamics, Stability & Controls Conference: [February 14-16, 2006, Sheraton Detroit Novi, Novi, Michigan, USA]. Warrendale, PA: Society of Automotive Engineers, Inc., 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Hanguk nosa kwangye ui sae chipyong. Tasan Chulpansa, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Educação profissional e territórios: As experiências e os sentidos da implantação do IFG em Luziânia-GO. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-466-1.

Full text
Abstract:
Ao longo dessa primeira década de implantação, pude acompanhar o trabalho que vem sendo realizado e testemunhar, na condição de diretor-geral, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Reitor do IFG, a importância do Campus Luziânia para o desenvolvimento regional e local, na promoção de justiça social, equidade e geração de novas tecnologias. Este livro, escrito a várias mãos, representa um pouco do trabalho realizado por um coletivo de professores e professoras, abnegados, que durante uma década de labor em uma instituição federal de Ensino Técnico Profissionalizante tem contribuído para a mudança de trajetórias de vidas, promovendo uma verdadeira inclusão social. Ao longo dos capítulos desta obra, temos uma diversidade de temas que se apresentam como uma possibilidade de contribuição com o debate necessário e atual da Educação Profissional. São temas que contextualizam caminhos dignos de emancipação humana, de articulação do ensino, da pesquisa aplicada e da extensão tecnológica com outras políticas públicas, como a segurança pública. O foco na verticalização do ensino e na agregação da formação acadêmica com o preparo para o mundo do trabalho, como ação transformadora da realidade do ensino brasileiro, gerando uma nova possibilidade de futuro e um novo espaço para desenvolvimento da trajetória educacional dos trabalhadores, evidencia o fato de o Campus Luziânia fazer parte de um projeto inédito no mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

O Direito achado na rua: Introdução crítica ao Direito como liberdade. Editora Universidade de Brasília, 2021. http://dx.doi.org/10.26512/9786558190097.

Full text
Abstract:
O direito como ‘expressão de uma legítima organização social da liberdade’ constitui o marco conceitual original do projeto denominado O Direito Achado na Rua. Um projeto de formulação de uma nova concepção de direito, em uma nova sociedade que se anunciava mais livre, justa e solidária, e que por seu turno apresenta hoje dilemas e desafios que nos convocam à reflexão-ação. É nesse contexto que surge a presente obra, com sentido plural, ora de revisitar os conceitos teóricos e epistemológicos de O Direito Achado na Rua, desde a sua concepção até os momentos atuais, a partir de suas linhas de pesquisa, ora para se projetar em novas formulações teóricas e práticas, a partir de uma atualização de temas que hoje, há exatos 30 anos da sua concepção, se reconhece a urgência e necessidade de sua abordagem, sem os quais não se é possível a formulação de um projeto de sociedade livre, justo e solidário, como os são a pauta antirracista e antipatriarcal. Este volume se apresenta também como uma compilação de autoria do coletivo de pesquisadoras e pesquisadores de O Direito Achado na Rua, bem como intelectuais e representantes de movimentos sociais que ao longo desses 30 anos compõem a fortuna crítica do Direito, e que historicamente estiveram sempre em diálogo com O Direito Achado na Rua, além de anunciar novas e atuais parcerias para a construção de agendas em comum na dimensão teórica e prática. Nesta edição, que forma o Volume X da Série O Direito Achado na Rua: Introdução Crítica ao Direito como Liberdade, com os selos da Editora UnB e da OAB Editora, na intrincada narrativa e consistente tessitura analítica do conjunto de leituras de um formidável elenco de expositores - formado por uma centena de autores e autoras provenientes dos espaços acadêmicos e políticos alcançados pela projeção de O Direito Achado na Rua nos Estados Unidos, México, Peru, Chile, Argentina, Espanha, Portugal e de todas as regiões do Brasil - pudemos repensar nossa experiência histórica e avaliar suas possibilidades ainda expansíveis e interpelantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moraes, Rodrigo Bombonati de Souza, ed. Indústria 4.0: Impactos sociais e profissionais. Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/9786555060508.

Full text
Abstract:
A complexidade dessa nova configuração produtiva necessita, na mesma medida, de diferentes olhares para dar sentido às consequências sociais e profissionais desta verdadeira quarta revolução industrial, que está em pleno processo de consolidação. Elaborada de maneira multidisciplinar, com rigor científico e linguagem acessível, esta obra se destina a um público amplo, composto por acadêmicos e profissionais de diferentes áreas e organizações (empresariais, educacionais, governamentais, entre outras), propondo reflexões sobre a militarização do cotidiano por meio das vigilâncias digitais, as repercussões éticas das novas tecnologias e os impactos da Indústria 4.0 nas áreas profissionais da administração, das ciências da computação, da pedagogia e da psicologia. A leitura possibilitará compreender como a tecnologia perpassa diferentes aspectos e dimensões da vida contemporânea. Além de alertar para a necessidade do uso mais humanizado da tecnologia, os autores e as autoras também se preocuparam em desvelar, no calor dos acontecimentos, alguns dos seus insidiosos encantos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pureza, José Manuel, Maria Raquel Freire, and Paula Duarte Lopes. A Multidimensionalidade da Paz: Dinâmicas de Política Internacional e Resolução de Conflitos. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1262-1.

Full text
Abstract:
No ano em que se celebra o décimo quinto aniversário do programa de doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos (PIRC), este livro recolhe contributos dos/as nove primeiros/as doutores/as nele formados/as. Os ensaios agora publicados são sínteses das teses de doutoramento defendidas no programa e dão nota, por isso, do património de reflexão inicial construído neste contexto e que, desde então, tem vindo a ser acrescentado e aprofundado temática e metodologicamente. Através destes nove estudos, é partilhada com a comunidade de leitores uma leitura do mundo que tem a construção de uma paz multidimensional como seu foco e que exprime os caminhos percorridos nos primeiros quinze anos por este laboratório de debate e de reflexão que é o Doutoramento PIRC. Expressando a pluralidade de abordagens que é assumida por este programa doutoral, este conjunto de estudos adota ângulos diversos de abordagem da centralidade dessa paz exigente e multidimensional no sistema internacional contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lopes, Manuel. Os Cuidados de Saúde face aos desafios do nosso tempo: Contributos para a Gestão da Mudança. Imprensa Universidade de Évora, 2021. http://dx.doi.org/10.24902/uevora.21.

Full text
Abstract:
São equacionados os desafios que as atuais condições demográficas e epidemiológicas colocam aos cuidados de saúde. Nesta base é feita uma análise aprofundada das reformas dos cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Continuados Integrados. Dessa análise resultam propostas de mudança focadas nos desafios futuros e abrindo os horizontes além dos Cuidados Continuados Integrados pois as respostas àqueles dependem de todo o sistema e não apenas de um nível de cuidados. Assim, reflete-se sobre as implicações dos cuidados centrados na pessoa e da integração e continuidade de cuidados, propõe-se um modelo de desenvolvimento dos cuidados continuados integrados, equacionam-se as múltiplas possibilidades decorrentes das novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à saúde e, por último, analisam-se brevemente as implicações de um novo modelo de desenvolvimento para os serviços de saúde tendo como pontos de referência o processo de mudança no sistema de saúde, a questão da gestão do conhecimento, tudo isto enquadrado numa economia do bem-estar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Valcácer, Milla. A guerra e o fogo: A rebelião dos perdedores. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-290-2.

Full text
Abstract:
Uma nova religião manifesta-se em um mundo caído e o domina por completo. A Grande Guerra Mundial, também chamada de “A Grande Marcha Pela Paz”, divide a massa humana entre Dignos e Sujos, os quais disputam um mundo sem História. Astrid Blomer sabe muito pouco sobre si. Apenas que suas lembranças são perigosas e que seus sonhos não são apenas sonhos. O Grande Sacerdote e Profeta da Nova Fé a vê como sua natural sucessora, a qual deverá implantar a definitiva Dignidade ao mundo – pena que a jovem não pense o mesmo. Em sua única oportunidade de fuga, inicia sua redescoberta do mundo, desvendando uma terra amazônica que não pertence a ninguém. Astrid conhece um grupo de jovens Sujos sonhadores, aliados à causa de resgatar a resistência à força Digna, que apenas querem voltar à casa da qual foram repentinamente expulsos e que creem na imagem de um misterioso homem de olhos tempestuosos como sendo um elemento capaz de reverter o rumo da guerra nesses tempos de desolação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Magagnin, R. C., A. N. R. Silva, L. C. L. Souza, Rui A. R. Ramos, Daniel Souto Rodrigues, M. S. G. C. Fontes, and G. G. Manzato, eds. PLURIS 2021 - 9º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável - Pequenas cidades, grandes desafios, múltiplas oportunidades. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", 2021. http://dx.doi.org/10.21814/pluris21.

Full text
Abstract:
O PLURIS representa a continuidade da parceria entre pesquisadores do Brasil e de Portugal que se realiza desde 2005. Constitui-se em uma associação técnico-científica, de caráter multidisciplinar, reunindo profissionais que atuam principalmente nos seguintes temas: Ambiente e Energia; Cidades Inovadoras e Inteligentes; Mobilidade e Transportes e Planejamento Regional e Urbano. Precedido pelo PLURIS 2018, realizado em Coimbra (Portugal), o Congresso bianual teve sua nona edição realizada no Brasil e originalmente seria sediada na cidade de Águas de Lindóia, nos dias 07, 08 e 09 de abril de 2021. Entretanto, face aos efeitos da pandemia do COVID-19, o congresso foi realizado no formato digital. O evento é aberto aos diversos perfis de participantes: pesquisadores, estudantes e profissionais ligados aos temas e tópicos abordados. Assim, a sua nova edição em 2021 procurou reforçar e enriquecer os contatos estabelecidos nas edições anteriores e integrar novos participantes, cujos trabalhos acadêmicos e profissionais se enquadrassem nas áreas temáticas do congresso. O tema do PLURIS 2021, "Pequenas cidades, grandes desafios, múltiplas oportunidades", procurou enaltecer a grande maioria das cidades dos territórios brasileiro e português. Sabe-se que o processo de urbanização é frequentemente associado aos grandes centros urbanos, mas tal processo ocorre também em cidades de pequeno porte demográfico. Consequentemente, essas cidades também merecem atenção em relação ao planejamento das áreas de habitação, saneamento básico, educação, saúde, mobilidade, segurança, proteção ambiental e preservação do patrimônio histórico e cultural, pois estes aspectos interferem na qualidade de vida dos seus habitantes. O atual desafio das cidades de pequeno porte é proporcionar um desenvolvimento urbano, ambiental, econômico e cultural sob o viés sustentável. Em função de sua escala, menor extensão territorial e menor população, esses municípios têm como diferencial em relação às demais cidades a implementação de ações de planejamento mais efetivas, fator esse que poderia contribuir para assegurar melhor qualidade de vida aos cidadãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Benedicto, Edna Aparecida Ferreira. Palavra e escrita de homens: As mulheres no discurso parlamentar do novo código civil brasileiro. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-182-0.

Full text
Abstract:
Na sociedade brasileira, homens e mulheres foram tratados de forma diferente na elaboração dos códigos jurídicos até a segunda metade do século XX, não considerando os pontos em que os gêneros se aproximam ou distanciam. Pautados na estrutura patriarcal conservadora, formulado no contexto de transição de uma sociedade escravista para a capitalista, a elaboração do primeiro Código Civil brasileiro submeteu as mulheres aos homens, compreendidas como relativamente incapazes, relegadas a um papel de submissão, travestindo a força física dos homens em poder e autoridade. Mudanças no status jurídico das mulheres ocorreram ao longo do século XX, primeiro pelo reconhecimento das mulheres como sujeitas de direito, expandindo a partir da concessão dos direitos sociais, depois políticos e, por fim, os direitos civis que começam a serem delineados com o Estatuto da Mulher Casada/1962. Formulado e legislado basicamente por homens, o Novo Código Civil/2002 garantiu em seus dispositivos legais, a igualdade entre homens e mulheres. Mudanças políticas, sociais, econômicas, culturais e jurídicas, tanto dentro do país quanto fora, marcaram todo o processo de tramitação da lei em suas três décadas de processo legislativo, obrigando os parlamentares a adequarem suas falas a nova realidade, principalmente jurídica, Estudando os discursos dos parlamentares, as proposições de emenda, os debates nas comissões e os relatórios o estudo hora sintetizado no livro, fruto dos estudos de mestrado da autora, faz uma analise histórica do processo que consolidou, mesmo que não de forma ideal, a igualdade entre homens e mulheres no Novo Código Civil de 2002.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Altmann, Alexandre, Isabel Maria Freitas Valente, and José Blanes Sala. Serviços ecossistêmicos e direito: delineamentos para uma teoria jurídica geral e uma tipologia. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2143-2.

Full text
Abstract:
Os serviços ecossistêmicos, enquanto os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas, são fundamentais à sobrevivência e ao bem-estar humano. No entanto, eles não são suficientemente considerados nas decisões sobre a conservação ou degradação dos ecossistemas, motivo pelo qual se encontram em declínio. Cabe ao Direito dar uma resposta efetiva para tornar os serviços ecossistêmicos visíveis perante a sociedade, instituições e economia. Algumas iniciativas já estão sendo implementadas, mas a maior parte consta apenas na letra fria da lei (“law in the books”). Nesse contexto, o presente trabalho visa a compreender o que são os serviços ecossistêmicos, como eles emergiram enquanto uma nova racionalidade nas ciências ambientais e na economia, bem como a forma como o Direito está recepcionando esse novo conceito. O primeiro objetivo desta obra é verificar como o Direito pode contribuir para garantir a preservação e o acesso justo e equânime a esses serviços. Outrossim, com o objetivo de sistematizar e operacionalizar as normas, institutos, instrumentos e políticas voltadas para a tutela e valorização dos serviços ecossistêmicos, propõe-se uma teoria jurídica geral dos serviços ecossistêmicos. Por fim, a presente obra apresenta uma tipologia de institutos, instrumentos e políticas voltadas para a tutela e promoção dos serviços ecossistêmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Matthews, Donald M. The Future of NORA. Oxford University Press, 2018. http://dx.doi.org/10.1093/med/9780190495756.003.0037.

Full text
Abstract:
NORA is a very young field of anesthesia practice. The idea of a text concerning NORA would have seemed unlikely as recently as five years ago, so prognosticating about the future of NORA has potential pitfalls. Most particularly, the pace of change in medical practice can be very rapid, especially if a disruptive or innovative technology is introduced. None-the-less, certain predications can be made based on the rapid evolution of NORA. It will be interesting to look back in thirty years and to see what percentage of these predications prove to be accurate. This chapter discusses and predicts the future of NORA, its expected growth, and how facilities and practices will need to evolve to accommodate it.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Educação (Integral) para o século XXI: cognição, aprendizagens e diversidades. Gradus Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46848/978690.

Full text
Abstract:
Com vistas a contribuir com a construção dessa nova educação, a presente coletânea traz textos que se dedicam às questões voltadas à aprendizagem e à educação integral, na busca pela alforria cognitiva da sociedade brasileira. Sem educação pública, integral e universal, o caminho será, inexoravelmente, de trevas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Horvat-Levaj, Katarina. Palača Vranyczany-Dobrinović : Ulica Andrije Hebranga 1, Zagreb : povijest gradnje, valorizacija i prijedlog konzervatorskih smjernica. Institut za povijest umjetnosti, 2021. http://dx.doi.org/10.31664/9789537875831.

Full text
Abstract:
U konzervatorskom elaboratu br. 3 obrađena je palača Vranyczany- Dobrinović u Ulici Andrije Hebranga 1 (k. č. 2495 k. o. Centar), danas sjedište različitih odjela i ureda HAZU (Odjel za zaštitu i održavanje imovine i kulturnih dobara, Odjel za izdavačku djelatnost, Financijsko-ekonomski odjel, Odsjek za etnologiju, Odsjek za narodni život i običaje, uredi Razreda za likovne umjetnosti, Kabineta za arhitekturu i urbanizam i Razreda za tehničke znanosti, Kabinet grafike s izložbenom dvoranom i drugi), a najreprezentativniji dio palače zaprema Moderna galerija. Kao projekt bečkog arhitekta Otta von Hofera, građena od 1881. do 1883. za plemića Ljudevita Vranyczany-Dobrinovića, palača je u zagrebački Donji grad i u njegovu zelenu potkovu unijela novo mjerilo i novu kvalitetu, ostvarenu ekspresivnim pročeljem, naglašenim ugaonom edikulom, te raskošnim vestibulom, stubištem i dvoranama. U cjelovitoj obnovi nakon oštećenja u potresu pristupit će se i pomnoj restauraciji eksterijera s arhitektonskom plastikom i skulpturama, najvrjednijih dijelova interijera sa štukaturama, kao i dvorišta s vrtom.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Barros, Marcus Aurélio de Freitas, and Victória Rincon Machado Mourão Crespo. As políticas públicas e os desafios da tutela judicial no Brasil em tempos de constitucionalismo e globalização. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-87836-26-3.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo, a partir de um estudo específico das políticas públicas no contexto do atual modelo de Estado Constitucional, explicitar os principais desafios à tutela judicial das policies no Brasil. Parte-se de um estudo específico do constitucionalismo, desde os seus antecedentes até o novo modelo constitucional, a fim de ressaltar suas principais bases teóricas e os reflexos que sofre da globalização econômica. Após, passa-se a um exame das políticas públicas na perspectiva de sua tutela judicial, identificando suas relações com a Política, o Direito e a jurisdição constitucional, oportunidade em que se enfatiza a dimensão jurídico-constitucional das policies. Também é feita uma investigação à parte das políticas públicas, salientando sua perspectiva multidisciplinar e promovendo um diálogo, sobretudo, com a Ciência Política. O objetivo é identificar sua gênese, principais características, os limites da regulação jurídica, o ciclo em que se desenvolve e a necessidade de serem inseridas, até diante de exigências de um mundo globalizado, num ambiente de boa governança. Neste momento, já se anuncia que o controle judicial alcança todo o ciclo das policies. Após tudo isso, passa-se ao estudo da tutela judicial das políticas públicas, inicialmente tendo em conta os principais precedentes judiciais no Brasil, com ênfase nas decisões dos Tribunais Superiores. Por fim, identificam-se os principais desafios da tutela judicial estudada, sendo identificado como desafio maior construir uma nova teoria das decisões judiciais e dos meios executivos a sua concretização, que seja adequada às exigência de uma sociedade complexa e globalizada, de modo que deve enfrentar aspectos como os relativos: a) à legitimidade da decisão à luz do princípio democrático; b) à identificação dos fundamentos e limites para o controle na prática; c) às exigências relacionadas com o procedimento e as formas processuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

MOREIRA, J. C., and Maria Cristina R. IOP. AUTORIA E SABERES DOCENTES. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-14588-5.

Full text
Abstract:
Ao esboçar algumas palavras para prefaciar esta obra com autorias e saberes genuinamente enraizados nas práxis cotidianas das colegas professoras e dos colegas professores da Educação Básica, nosso sentir-pensar-agir se encontra com muitas genteidades que educam(- -se) com outras genteidades de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Faz-nos imergir-emergir em diferentes mundos e contextos, com a presença de muitas gentes, buscando “aprofundar as relações entre o pensar, o escrever e o viver. [...] para uma reflexão sobre as relações entre teorias e práticas, relação que se exprime muitas vezes como uma dificuldade, tanto no sentido de teorizar uma prática como no sentido de esclarecer uma prática por uma abordagem teórica já existente” (JOSSO, 2004. Experiência de Vida e Formação, p. 142). Ademais, educar(-se) e escrever em tempos de pandemia do COVID 19, que nos assola desde o início do ano de 2020, não é tarefa simples, pois estamos sendo desafiados a nos reinventar, mesmo não sabendo quais os caminhos que conseguiremos construir. Mais do que nunca somos desafiadas/os a assumir nossas autorias, fazer novas escolhas durante e depois dessa Pandemia; sim, quando esse “isolamento” passar, o “normal” não pode reduzirse ao voltar para o antigo “normal” de antes desse período trágico; algo de diferente e novo precisamos criar e construir, em nossas escolas e na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Antologia da pandemia: vivências e percepções de acadêmicos de medicina sobre a COVID-19. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.apv252.1121-0.

Full text
Abstract:
Começo este prefácio praticamente com um desabafo: como docente de um curso médico, jamais imaginei que poderia ministrar aulas sobre uma pandemia “em tempo real”, presenciando seus acontecimentos e vivenciando as experiências de quem se encontra em um momento histórico da humanidade. Os vírus são os responsáveis pelo maior número de doenças infecciosas em todo o mundo, podendo ser transmitidos através de diversas formas. No final do ano de 2019, a China se deparou com uma nova infecção viral que não tardou em se espalhar pelo mundo, assumindo caráter pandêmico, oficialmente decretado pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março de 2020. O novo vírus, hoje denominado de SARS-CoV-2, é causador de uma infecção que pode ser fatal – a COVID-19. A pandemia de COVID-19 impôs ao mundo novos hábitos, na tentativa de controlar da transmissão viral e diminuir o número de casos da doença. Uma dessas grandes mudanças ocorreu na educação, quando escolas e universidades precisaram se adequar ao sistema de ensino remoto. No contexto pandêmico, foi ofertada a disciplina de Virologia Médica aos alunos do terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Dentre os inúmeros vírus previstos no programa da disciplina, estava a família Coronaviridae, contemplando o vírus recém descoberto. Diferente dos demais vírus a serem estudados, não havia livro suficientemente atualizado para falar sobre o SARS-CoV-2. É... Estávamos de fato dentro da história, uma história que somente aparecerá em livros daqui a algum tempo. A aula sobre a família Coronaviridae1 transformou-se, então, em um grande diálogo e discussão sobre a atual situação sanitária mundial. E, neste contexto, surgiu também outra dúvida: como eu iria avaliar os alunos sobre o referido assunto se a própria ciência ainda está em busca de muitas respostas? Foi então que surgiu a ideia de “avaliar” os alunos através de suas percepções e vivências sobre a pandemia construindo relatos pessoais. À princípio, a atividade seria avaliativa; mas após nova solução a respeito de como realizar a avaliação dos alunos, a participação tornou-se voluntária, com adesão de 29 dos 41 alunos matriculados. Assim, esta antologia apresenta 30 1 Agradeço a colaboração da Professora Doutora Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio, da Universidade Federal do Ceará na referida aula. textos2 escritos voluntariamente pelos alunos que cursaram o terceiro semestre do curso médico na UECE no período letivo de 2020.1. Agradeço a cada aluno que compreendeu a importância de registrar sua percepção como futuro médico e dedicar-se a refletir sobre este momento sanitário histórico para o mundo. A docência pode ultrapassar o limite da sala de aula, quer física ou virtual, e proporcionar experiências que contribuam para a formação pessoal, além da profissional, dos acadêmicos. Assim, este não se trata de um livro técnico. Trata-se de um documento que contém vivências reais e pessoais de acadêmicos que foram pacientes, parentes de pacientes ou observadores e que um dia estarão integrando a chamada “linha de frente” de combate a doenças como a COVID-19. Aproveitem a leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Tool Kim Yong-ok i mal hanun Noja wa 21-segi (Uri sidae ui sae saenggak). Tongnamu, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cortés Bello, Yenny Milena. Comprender y producir textos: de la teoría a la práctica. Editorial Uniagustiniana, 2018. http://dx.doi.org/10.28970/ua.nc.2018.n14.

Full text
Abstract:
La siguiente nota de clase aborda las temáticas y ejercicios de aplicación respecto a los procesos de escritura y comprensión lectora vistos en la clase Métodos de estudio; curso destinado a los estudiantes de primer semestre, de las distintas carreras de la Universitaria Agustiniana. Esta nota presenta de manera introductoria el concepto de metacognición y su relación con los procesos de producción de textos y comprensión de lectura. Posteriormente, se presentan dos unidades principales: la primera se centra en las estrategias de lectura y lectura crítica y en la segunda, se desarrollan elementos relacionados con las etapas del proceso escritural. Para cada una de estas unidades, se presentan los ejercicios que se proponen como trabajo en clase o trabajo autónomo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

MÜLLER, Liziany, Juliane PAPROSQUI, and S. ZANCAN. NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-14591-5.

Full text
Abstract:
A humanidade vive um momento histórico ocasionado pela primeira pandemia do século XXI, a COVID-19. No mês de março de 2020, surgem os primeiros casos no Brasil, desde então, o país entrou em distanciamento/isolamento social, e com isso, a sociedade vem sofrendo impactos que se refletem na vida social, econômica, política e educacional. Com o atual contexto, o sistema educacional necessitou se adequar a essas novas condições que a sociedade enfrenta. Diante disso, ações rápidas foram tomadas pelo Ministério da Educação, que criou a Portaria N. 544, 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do COVID-19. Logo, as instituições educacionais precisaram se re(organizar) para atender com qualidade e equidade todos os estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pinto-Coelho, Zara. Transartes, arte expandida e novas linguagens. Edited by Helena Pires. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2021. http://dx.doi.org/10.21814/1822.73505.

Full text
Abstract:
Assistimos, hoje, a uma elasticidade no mundo das artes sem precedentes, ao mais ousado experimentalismo de novas técnicas, novas linguagens, a práticas e processos que desafiam os limites disciplinares pré-estabelecidos, com efeitos inesperados. Arte e natureza, arte e vida, arte e não-arte justapõem-se, entrelaçam-se, elidem-se mutuamente. Discernir e compreender as transformações operadas na arte contemporânea e designadamente a transdisciplinaridade, carece de uma visão mais ampla, capaz de extrapolar, e de assim enquadrar, o entendimento do campo artístico. Mais do que uma combinação, aquilo que diferencia a transdisciplinaridade é a atitude, abordagem e necessidade de incursão para lá dos limites da disciplina de partida e o retorno a algo singular, sem igual. Este livro expressa bem as intersticialidades que caraterizam a arte contemporânea e pretende contribuir para o alargamento dos horizontes do debate sobre os limites do ser da arte e da vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Giumbelli, Emerson, and Fernanda Arêas Peixoto. Arte e Religião: passagens, cruzamentos, embates. ABA Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.48006/978-65-5973-031-5-1.

Full text
Abstract:
Interpelando certas visões correntes que tendem a enfatizar a oposição entre arte e religião, os oito ensaios reunidos neste volume se dirigem às zonas de fronteiras, nas quais é possível flagrar a proliferação de contágios entre expressões religiosas e artísticas. Nessas zonas fronteiriças, as análises, etnograficamente orientadas, logram desvelar formas e repertórios, técnicas e procedimentos, materiais e realizações novas que deslocam trilhas e sentidos consolidados. Neste livro, arte e religião continuam a habitar mundos contíguos ou a se encontrar em configurações variadas. Essa perspectiva propõe que olhemos para elas menos por meio de postulados e assertivas (do tipo “a arte é” ou "a religião se define por”), mas sobretudo em função de práticas que efetivam passagens, cruzamentos e embates, na origem de novas criações artístico-político-religiosas, muitas delas de resultados e efeitos surpreendentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Costa Cruz, Elisa. Guarda Parental: releitura a partir do cuidado. Edited by Bruna Schlindwein Zeni. Editora Blimunda, 2021. http://dx.doi.org/10.51779/guardaparental.

Full text
Abstract:
Desde a promulgação da Constituição da República de 1988 a guarda foi analisada de duas formas principais no Direito das Famílias: a primeira, com a releitura constitucional a partir da qual a guarda passou a ser entendida como responsabilidade parental exercida no interesse dos filhos; a segunda, a partir de 2008 e 2014 com a inclusão da guarda compartilhada no Código Civil. Esse livro pretende dar início a uma terceira e nova discussão, sobre o conteúdo e significados da guarda. Busca-se mostrar que a guarda sempre esteve associada à posse da criança ou adolescente, o que não se revela compatível com a doutrina da proteção integral, e propor a ressignificação do instituto à luz do cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Costa Filho, Cícero João da. À margem da História: Representações e Cerceamento de Direitos no Brasil Contemporâneo. Editora SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/67960418-2021.

Full text
Abstract:
Se o negro, com sua farta tradição cultural, fora marginalizado, o que dizer das minorias, como exemplo o grupo LGBTS+, mulheres, ex-escravos, que levariam pelo resto da vida a invalidez perambulando pelas ruas? Nessa ótica, a coletânea é um grito contra o esquecimento, contra o paradigma tradicional da história, que vem mudando, haja vista os estudos de escritores negros enfatizando uma nova visão a respeito da cultura negra; uma excelente literatura traz para a ordem do dia a necropolítica, a decolonização etc. Estudos sobre gênero já são uma realidade, colocando por terra a sexualidade como uma simples questão ligada ao órgão sexual. As “minorias” precisam se fazer maioria para que assim a História contemple o que é da alçada da cultura humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Buitrago Arria, Daniel Sebastián. Lógica simbólica con aplicaciones a problemas filosóficos contemporáneos. Editorial Uniagustiniana, 2018. http://dx.doi.org/10.28970/ua.nc.2018.n13.

Full text
Abstract:
La presente es una nota de clase que pretende servir de apoyo pedagógico para el desarrollo de los contenidos de la asignatura Lógica II. En particular, la nota tiene el propósito de acompañar al estudiante en la identificación de la validez de los argumentos mediante la simbolización de términos. Para ello, además de las explicaciones teóricas, cuenta con un repertorio de ejercicios para evaluar el avance de los estudiantes en estas temáticas. Adicionalmente, se presentan algunos cuestionamientos que proponen la filosofía contemporánea y la filosofía de la lógica en torno a algunos de los conceptos de la lógica simbólica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pereira, Cristiane, ed. Assessoria de imprensa: novas realidades, novos desafios. Vecher, 2021. http://dx.doi.org/10.47585/9786599324246.

Full text
Abstract:
Apesar de ser um ofício criado há mais de cem anos, a assessoria de imprensa continua sendo um dos mercados mais fortes da comunicação. Entretanto, nos últimos anos, a área sofreu mudanças gigantescas. Composta por oito capítulos, a obra Assessoria de imprensa: novas realidades, novos desafios busca elucidar estas modificações a partir de experiências vivenciadas por profissionais do mercado. Assim, espera-se que os textos apresentados neste livro sirvam para iniciar um bom debate sobre o presente e o futuro da assessoria de imprensa em meio a tantas novas possibilidades. Uma discussão mais do que necessária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ferjan, Marko. Izzivi kadrovskega managementa v XXI. stoletju. University of Maribor Press, 2021. http://dx.doi.org/10.18690/978-961-286-423-1.

Full text
Abstract:
Marko Ferjan obravnava fenomene: zadovoljstva pri delu, organizacijske klima in zavzetosti. Koncept zadovoljstva pri delu izhaja iz paradigme organizacijskega vedenja. Konec 20. stoletja se je že zdelo, da v teoriji in praksi kadrovskega managementa koncept zadovoljstva ni več aktualen. Vendar v zadnjem obdobju merjenje zadovoljstva v povezavi z merjenjem zavzetosti spet postaja aktualno. Marsikatera današnja anketa zadovoljstva pa ne upošteva spoznanj znanosti, ni pa zanemarljivo, da je pri uporabi anket o zadovoljstvu vačsih prihajalo tudi do zlorab. Zato se je avtor odločil za ponovno obravnavo te teme. Iztok Podbregar, Antonia Novak in Polona Šprajc obravnavajo prepoznavanje, spodbujanje in vključevanje raznolikosti talentov. Eva Jereb v prispevku poda značilnosti trenutno najbolj zastopanih generacij na delovnih mestih v organizacijah. Vesna Novak obravnava razširjenost prekarnega dela. nameni posledicam prekarnosti. Eva Jereb in Marko Urh se ukvarjata s spremembami in tranzicijo v času krize ter vloga vodstva organizacij pri tem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Santos, Marcos Pereira dos, Silvio Almeida Junior, and Ideilton Alves Freire Leal. Metodologias ativas e ensino híbrido: potencialidades e desafios. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.mae504.1121-0.

Full text
Abstract:
Num mundo em profunda transformação, a educação precisa ser muito mais flexível, híbrida, digital, ativa, diversificada. Os processos de aprendizagem são múltiplos, contínuos, híbridos, formais e informais, organizados e abertos, intencionais e não intencionais. (MORAN, 2017, p.23)1 É fato que a busca constante por modelos de ensino e aprendizagem que forneçam informações importantes para o desenvolvimento de competências, habilidades e técnicas faz com que a Educação seja um ramo, no contexto da Ciência, em constante processo de movimento. A alteração do “modelo bancário” ensinado nas escolas pelos docentes ao longo dos anos, que traz o aluno como figura principal, agora o torna protagonista do seu próprio saber, dando assim autonomia para a construção de conhecimentos e, como consequência, altera o papel do professor, deixando este de ser o agente central do ato educativo para tornar-se mediador, apoiador, facilitador, guia, orientador e auxiliador no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Certamente, a situação atual vivida pela sociedade mundial devido ao advento da pandemia de novo Coronavírus (COVID-19) acelerou a implantação de medidas mais ativas, dinâmicas e inovadoras para o ensino (escolar e universitário), alterando o espaço físico das instituições educacionais de ensino presencial com a adoção (emergencial) de educação em estilo remoto e ensino híbrido, utilizando-se ambas de diversas plataformas digitais on-line e metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Com base nas afirmativas de José Manuel Moran (2017), as quais são apresentadas na epígrafe-citação inicial deste prefácio e extraídas de seu texto científico autoral denominado “Metodologias ativas e modelos híbridos na educação”, é possível asseverar que as metodologias ativas de ensino e aprendizagem e o modelo híbrido de educação estão inseridos no contexto educacional do século XXI, amplamente marcado pelo uso das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDICs), o que 1 MORAN, J. M. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. et al (Orgs.). Novas tecnologias digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, p.23-35, 2017. tem contribuído de forma significativa no enfrentamento dos problemas e na superação dos desafios atuais no campo da Educação. Esse novo modelo educacional exige a personalização do ensino, o que possibilita aos estudantes, pela mediação docente, elaborar estratégias e participar ativamente do processo educativo, utilizando, inclusive, diferentes ferramentas tecnológicas e somando novos aprendizados aos seus conhecimentos prévios. Nessa perspectiva, tem-se emergido, na contemporaneidade, diversas produções acadêmico-científicas que versam sobre as temáticas metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação híbrida, colaborando assim para a difusão dos conhecimentos científicos e mobilização de práticas educativas inovadoras, tanto na escola de Educação Básica quanto na Educação Superior. Diante do panorama delineado, sentimo-nos muitíssimo honrados e agradecidos em organizar, prefaciar e publicar a presente coletânea científica intitulada METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HÍBRIDO: POTENCIALIDADES E DESAFIOS, que compila um total de vinte e quatro artigos científicos alusivos ao tema trazido a lume, sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, em que os(as) autores(as) e coautores(as) participantes – pesquisadores(as) em Educação, educomunicadores(as), educadores(as), docentes, professorandos(as) e demais intelectuais oriundos(as) de diferentes áreas do saber científico – procuram contribuir significativamente para a disseminação do conhecimento erudito educacional, oportunizando compartilhar estudos teóricos, pesquisas empíricas e experiências pedagógicas práticas de maneira enriquecedora, analítica e crítico-reflexiva. Os textos científicos aqui reunidos, que ora passam a ser de domínio público (acesso livre e integral), evidenciam como as metodologias ativas de ensino e aprendizagem estão sendo incorporadas nos diversos campos do conhecimento científico, tais como Educação, Engenharia, Saúde, entre outras; bem como o modo pelo qual tais metodologias inovadoras têm se mostrado eficazes e eficientes principalmente no âmbito dos estilos híbrido e remoto (on-line) de educação, os quais conquistaram muitos adeptos no período pré-pandemia de novo Coronavírus e (ainda) vem ganhando cada vez mais espaços no cenário (pós-)pandêmico do chamado “novo normal”. Longe de ter a pretensão de emitir juízo de valor hierárquico acerca da relevância dos vinte e quatro artigos científicos que engendram esta primorosa miscelânea literária, mas apenas por uma questão de ordenamento temático lógico, didático, pedagógico e metodológico, torna-se mister salientar que os capítulos textuais que compõem a presente obra científica se encontram sequencialmente organizados segundo os assuntos abordados, as áreas do saber científico envolvidas e/ou os níveis educacionais vinculados. Posto isto, aproveitamos o ensejo para, de forma reiterada, agradecer imensamente à Editora Amplla pela oportunidade de organizar, prefaciar e publicar em parceria esta belíssima obra científica, assim como a todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as) que colaboraram com os seus primorosos artigos científicos para a construção coletiva de saberes educacionais ora disponibilizados neste livro. Sem mais delongas, almejamos sinceramente que este livro organizado e produzido por meio de muitas mãos e diferentes olhares possa ser de utilização recomendável no campo da Educação, bem como lido e relido quantas vezes forem necessárias, tornando-se um artefato sociocultural de suma importância para a elaboração de novos conhecimentos acadêmico-científicos nos mais diversos níveis e modalidades de ensino, assim como uma rica fonte de consulta (bibliográfica e eletrônica) para o desenvolvimento de futuros trabalhos científicos, teóricos e práticos, acerca da temática aqui abordada. Afinal de contas, mesmo em meio às limitações circunstanciais inerentes a todo ato educativo, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem e a educação híbrida estão aí, repletas de potencialidades, possibilidades, desafios e perspectivas. A cada leitor(a), em particular, o nosso cordial respeito. Abraços fraternos e excelentes leituras, estudos e pesquisas!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Barbosa, Adriano Tadeu. Marketing pessoal (não) é para todos. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-315-2.

Full text
Abstract:
No conhecido popular, Spoiler é quando alguma fonte de informação, como um site ou um amigo, revela informações sobre o conteúdo de algum livro ou filme, sem que a pessoa tenha visto. Neste caso eu faço o papel do amigo que vai revelar o conteúdo deste livro. Conforme você for lendo você vai tendo a chance de interagir, seja de forma impressa - se foi este o formato escolhido do seu livro, ou de forma digital - se for um e-book. Ah, na forma impressa você também pode ir pro digital, pois ao longo da construção do seu Plano de Marketing Pessoal neste livro, você vai encontrar QR Codes para mirar seu celular e preencher com suas informações até completar o seu plano, que ainda será visto por mim antes de lhe enviar, por e-mail, diante do seu registro. Claro que com a nova lei de proteção de dados nós sabemos que eu não irei fazer nada com seus dados além de gerar minhas considerações sobre seu plano, sendo para mim uma fonte particular de estudos à medida que todos preenchem os planos, para que eu possa consultar e encontrar os principais problemas e soluções para eu continuar a criar conteúdos com este tema, nas minhas redes sociais. Então é tudo em comum acordo. E com muito carinho, porque para mim este meu trabalho, ao qual me dedico desde 2006, levará meus sonhos à realidade até o fim da vida, pois amo o que faço, por isso quero ajudar você a também seguir com seus sonhos e projetos, acrescentando um pouco mais do Marketing Pessoal aos seus objetivos. Confie e vamos juntos, desde já com minha gratidão. Por fim, este livro marca o início de um novo ciclo com minha empresa, a Ponto Pessoal, que você conhecerá a história logo mais. Já são 10 anos, de 2010 a 2020, no meio da construção e vivência de muitas experiências pelo Brasil, que me fizeram escrever este livro, tomando a partir de agora lugar no histórico de resultados da minha vida, transformando o Marketing Pessoal para o Marketing para Pessoas. Espero que faça muito sentido para você, assim como faz para mim, e, que juntos, possamos ir mais além, descobrindo se ele é ou não para todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pinheiro, Harald Sá Peixoto. Educação e Diversidade Cultural: desafios amazônicos. Editora Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932123.

Full text
Abstract:
O E-book “Educação e Diversidade Cultural – Desafios Amazônicos” expressa o desejo de situar as discussões sobre Educação e Cultura para fora dos clichês mais convencionais. Essa tendência mais contemporânea pretende colocar temas da cultura amazônica diante de uma nova relação de tensões interculturais, em confronto com outros modos de subjetividade, novos sujeitos sociais e com outras possíveis racionalidades, em face de um movimento cada vez mais emergente de descolonização e desmoronamento de fronteiras que impedem a visibilidade do Outro. Os processos educacionais se inserem nesse cenário de mudanças e alcançam nos textos aqui trabalhados o esforço de pesquisadores maduros em suas experiências de campo e suas abordagens metodológicas e teóricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ciências da saúde no Brasil: contribuições para enfrentar os desafios atuais e futuros. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.csb122.1120-0.

Full text
Abstract:
O lançamento deste livro acontece durante a ocorrência de um evento de saúde que se torna marco na história do mundo globalizado: a pandemia do novo coronavírus que tem evidenciado iniquidades sociais e de saúde, além de impor inúmeros desafios para a ciência e para gestores em saúde. Em um cenário de negacionismo e desvalorização do conhecimento científico, este livro intitulado "Ciências da saúde no Brasil: contribuições para enfrentar os desafios atuais e futuros" vem à tona para evidenciar a densidade e a importância do que tem se produzido enquanto ciência nas universidades brasileiras. Neste sentido, é importante destacar o caráter político e atualizado desta obra na medida em que se conta com um número considerável de textos que contemplam discussões sobre a COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus - Sars-Cov-2), uma questão emergente e atual, revelando, portanto, o caráter original dos textos aqui contidos que, certamente, contribuirão para compreensão das especificidades de saúde diante de crises sanitárias, além de evidenciar a preocupação da ciência brasileira em compreender e contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para o campo da saúde no país. Ademais, os textos que compõem esta obra apontam para o cenário atual das condições de saúde das populações específicas com ênfase sobretudo na saúde do idoso, da mulher, da população indígena e LGBTQIA+, evidenciando que as ciências da saúde no Brasil têm se debruçado sobre as condições de saúde das comunidades, considerando suas particularidades e a diversidade sociocultural de um país de dimensões continentais. Outras questões no campo da saúde pública também vêm à tona para evidenciar a importância do campo da política, planejamento e gestão em saúde, além de considerar a relevância da saúde ocupacional, da sustentabilidade e das próprias práticas de assistência nos serviços de saúde. O caráter diversificado e interdisciplinar dos estudos aqui contidos contempla pesquisas de cunho tanto quantitativo como qualitativo que se distribuem entre artigos originais, artigos de revisão e relatos de experiências, evidenciando a diversidade metodológica com a qual se tem realizado estudos, pesquisas e intervenções no Brasil. Este livro foi organizado de forma a proporcionar ao leitor um encadeamento lógico e temático das leituras, além de permitir a associação entre os diversos temas aqui contidos, com vistas a construir uma reflexão consistente sobre o campo das ciências da saúde no Brasil. Da leitura feita pelo prisma da subjetividade de cada leitor, poderão ser produzidos outros olhares, novas reflexões, proposições, diálogos e tensionamentos que, como espera-se, possam adensar o debate sobre a saúde da população brasileira. Desejamos a todos uma boa leitura e destacamos o entusiasmo pela presente publicação assim como o otimismo com o qual enxergamos o desenvolvimento de iniciativas como esta que só tendem a fortalecer o contexto acadêmico das ciências da saúde no Brasil. As reflexões proporcionadas pelos textos permitem desvelar muitos dos desafios deste campo, além de incentivar o debate e traçar apontamentos para as ações, pesquisas, proposições e intervenções futuras no âmbito da universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Dickmann, Ivo, ed. Pedagogia da reinvenção: cartas pedagógicas a Paulo Freire. Livrologia, 2021. http://dx.doi.org/10.52139/livrologia9786586218633.

Full text
Abstract:
Não são todas as pessoas que se deliciam lendo artigos, tem gente que prefere ler uma carta que – se bem escrita – instiga a responder, a dialogar, a compartilhar... E isso, dá mais resultado e transforma mais os lugares de vivência, as escolas, as unidades de saúde, as universidades que os artigos científicos escritos e publicados em inglês. Por mais duro que posso ser, afirmo: o artigo já não está mais sozinho no lugar central da produção do conhecimento na pós-graduação, outras formas de conhecimento aparecem todos os dias com a nova geração de pesquisadores e pesquisadoras que vêm ocupando esse espaço acadêmico. Isso é parte do processo permanente de reinvenção de que trata essa obra coletivamente amorosa, vivemos tempos de reinvenção do legado de Freire, da Academia, de nós mesmos!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Cavalcante, Vitor Hugo Gomes Lacerda, Laisa Pontes da Silva, Francilayra Adelina da Silva Roseno, Islane Vitoria Santos da Costa, Maria Eduarda Ferreira da Silva, Alexander Fernando Ribeiro da Silva, and Liliane Alcântara Araújo. #Fique em casa e cuide da natureza: um guia de atividades promotoras para a educação ambiental. IFPI, 2021. http://dx.doi.org/10.51361/978-65-86592-16-0.

Full text
Abstract:
Com a pandemia do Coronavírus, a tradição de aulas presenciais foram modificadas, proporcionando assim uma nova chance diante dessa problemática mundial, para desenvolver soluções e atitudes que visem proporcionar uma continuidade de experiências, mesmo que em home office, para que por meio destas haja sensibilização, mediante possíveis reflexões para hábitos sustentáveis e os seus impactos na qualidade ambiental. Esse projeto digital interativo tem como objetivo principal produzir e divulgar o conhecimento específico da área de preservação ambiental marinha para educadores e alunos do ensino de educação básica, com ênfase no combate e prevenção do Covid-19. Espera-se que você embarque nessa aventura de recursos e atividades lúdicas com caráter educacional diante dos problemas decorrentes do isolamento social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Luiz Carlos Rodrigues da. Metamorfose. Editora Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932086.

Full text
Abstract:
A obra apresenta uma coletânea de poesias que se insere no cenário da imaginação do autor com a fabulação poética de um universo: a Metamorfose. O poeta se deleita com a transformação enquanto é criado e reinventado por ela. Suscita novas condições para a poesia e faz da experiência literária uma forma de equacionar a vida em um eterno devir existencial. Nesse terreno de metamorfoses incertas e fugazes, a poesia se coloca como rastro, sempre fugidio do medo de um ser em transformação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pereira, Maria Helena da Rocha. Obras de Maria Helena da Rocha Pereira IX: Estudos sobre Língua e Literatura Portuguesas. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1879-1.

Full text
Abstract:
Neste volume se reúnem vinte e oito estudos da autora, entre os muitos que publicou sobre a temática geral da língua e literatura portuguesas. Porque não foi possível localizá-la, ficou de fora a oração Os caminhos da harmonia de uma língua única, apresentada a convite da Academia Brasileira de Letras, que a autora tinha planeado incluir entre os estudos que agora se publicam (vd. “Nota Prévia” ao vol. I, pp. V-VI).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Simões, Carlota, and Francisco Contente Domingues. Portugueses na Austrália: as primeiras viagens. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0633-0.

Full text
Abstract:
Corria o ano de 2007 quando o jornalista britânico Peter Trickett publicou na Austrália um livro no qual atribuía a descoberta daAustrália ao português Cristóvão de Mendonça, ainda durante a primeira metadedo século XVI. Já nos anos setenta do século XX tinha havido uma acaloradadiscussão entre historiadores acerca da eventual descoberta da Austrália porportugueses, mas o assunto tinha ficado adormecido durante algumas décadas.Quando em 2008 se publicou, em Portugal, <em>Para Além de Capricórnio. Comoos navegadores portugueses descobriram e cartografaram secretamente a costa daAustrália e da Nova Zelândia, 250 anos antes da chegada do Capitão Cook</em>, atradução do livro de Trickett para português, o Museu da Ciência daUniversidade de Coimbra reuniu especialistas de diversas áreas para discutiremo tema. No presente livro encontram-se reunidas algumas das contribuições dessecolóquio, <em>Portugueses na Austrália</em>.<br />
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Institutos Federais : os desafios da institucionalização. Editora Universidade de Brasília, 2021. http://dx.doi.org/10.26512/9788523010652.

Full text
Abstract:
Como o conjunto de dezenove escolas de aprendizes artífices do início do século XX está se transformando em vigorosa expansão da educação profissional com a criação dos Institutos Federais; como essa secular organização está operando tal mudança a partir dessa nova estrutura organizacional — de simples escolas para os desafortunados a uma complexa rede que chegará a mais de quinhentas escolas e que tem sob sua responsabilidade a educação básica e a superior; como essas distintas realidades têm convivido e que conflitos precisam ser superados: esses questionamentos envolvem o tema desta obra, que analisa, a partir de pesquisas conduzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, as contribuições e os desafios da educação profissional no Brasil do século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Gonzaga, Luciano. IDENTIDADE DOCENTE: desenvolvimento profissional e pessoal em diferentes percursos. Editora BAGAI, 2020. http://dx.doi.org/10.37008/978-65-87204-83-3.20.11.20.

Full text
Abstract:
Este livro reúne um conjunto de investigações empíricas, pesquisas acadêmico-científicas, relatos de experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas por líderes de pesquisa em educação e áreas afins e por educadores da rede pública e privada de ensino acerca do ‘ser/constituir-se professor’, consistindo em uma valiosa fonte bibliográfica para a realização de novas pesquisas no campo da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Folostina, Ruxandra, and Elena Simion. Invatarea digitala la copiii cu nevoi educationale de suport. Editura Universitara, 2020. http://dx.doi.org/10.5682/9786062812065.

Full text
Abstract:
La nivel international, multe tari declara in prezent ca digitalizarea sistemului educational reprezinta un obiectiv principal. Un impact major al acestei decizii se poate constata la nivelul procesului de proiectare si elaborare curriculara. Cartea isi propune sa raspunda necesitatilor actuale generate de implementarea unui curriculum bazat pe tehnologie digitala, participand la compatibilizarea practicii didactice cu aceasta noua orientare.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Aelenei, Laura. ADHD la adult. Interferente cu tulburarile de personalitate. Editura Universitara, 2021. http://dx.doi.org/10.5682/9786062812393.

Full text
Abstract:
Lucrarea de fata se refera la tulburarea cu deficit de atentie/ hiperactivitate la adult (ADHD) abordand relatia dintre aceasta si tulburarile de personalitate. ADHD, considerata pana in ultimii ani o afectiune a copilariei, dupa noua clasificare a bolilor psihice -DSM-5, este intalnita mult mai frecvent la adult. Problematica discutata este cercetata pe larg in literatura de specialitate in ultima perioada, fiind un subiect de interes, tinand cont de faptul ca daca la multe grupe diagnostice DSM-5 a pastrat viziunea anterioara, la tulburarea ADHD modificarile au dus la unele diferente notabile. Este evident acum ca simptomatologia ADHD este vazuta ca o componenta relativ constanta de-a lungul vietii individului, cu eventuale atenuari odata cu varsta, dar cu persistenta unei proportii de manifestari la adult, care puteau fi pana acum neobservate. Aceasta viziune se apropie foarte mult de descrierile clasice ale personalitatii, de aici si posibilitatea unei comparatii intre cele doua patologii. Noua perspectiva din ICD 11 urmeaza si ea tendinta DSM-5 in ceea ce priveste ADHD la adult. Astfel, se evidentiaza mult mai clar posibilitatea diagnosticarii acestei patologii la populatia adulta si necesitatea atentiei sporite vizavi de identificarea trasaturilor specifice acestei patologii.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Cabral, Danilo Marcus Barros, Cláudio Pereira da Silva, and Janaina Muniz Picolo. MANUAL DO ENEM 2021. Gradus Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46848/978135.

Full text
Abstract:
Apresentamos a segunda edição do Manual do Enem mais uma vez tendo como foco a progressão da estrutura intelectual, física e humana/psicológica dos nossos alunos, no que se refere à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Toda a equipe de professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Campus Conceição do Araguaia, assim como também, colaboradores externos, elaborou esta segunda edição do manual, com a certeza de um projeto inovador, que alcançou e continuará alcançando discentes e docentes, a fim de que se obtenham caminhos essenciais ao sucesso da realização da prova. Tal projeto já se apresenta como histórico para o sistema de ensino autônomo do Campus e da educação pública nacional. Com uma nova Era para a educação, em relação ao enriquecimento de processos tecnológicos, o Manual do Enem se torna um suporte fundamental a toda comunidade acadêmica, visando o acompanhamento da atualização do sistema de provas, mais especificamente às disciplinas. Esta edição, assim como a primeira, continua com a atualização de dados gerais e específicos sobre o certame que se torna fundamental à preparação exitosa e ao diagnóstico geral das exigências para a formação do alunado, com vistas ao ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Freitas, Antonio Jerfson Lins de, João Teófilo, and Viviane Prado Bezerra. Diálogos sobre a Ditadura. Editora SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/87429892-2021.

Full text
Abstract:
Em 2021, 57 anos nos separam do início de um dos períodos mais sombrios da História brasileira. Apesar de mais de meio século ter se passado, nunca a ditadura civil militar esteve tão presente em nossas vidas, com a nova ascensão de uma ideologia política que apela para o extremismo nos moldes fascistas. Parece anacronismo, mas não há termo melhor para definir um grupo político que defende posicionamentos contrários à democracia, aos direitos básicos dos cidadãos, à existência de minorias, segundo o qual deve “se curvar ante a maioria”. Em nenhum momento se produziu tanto conhecimento sobre a ditadura, felizmente, na maioria dos casos, conhecimento sério, embasado em fatos, em pesquisa, em reflexões coerentes. Em meio ao turbilhão negacionista e anticientífico, o trabalho dos onze historiadores entrevistados neste livro se mostra fundamental, pois produzir ciência nos dias atuais é, sim, um ato de resistência. Diante disso, nada melhor do que iniciarmos a série Território Científico com este tema tão atual e tão fundamental, afinal, a História, com agá maiúsculo, mais do que nos ajudar a registrar quem nós somos como povo, nos obriga a lembrar daquilo que preferiríamos esquecer, mas que não podemos, se quisermos preservar nossa humanidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

MUCH, L. N., F. G. CENTA, and K. KRÜGER, eds. Novo Ensino Médio: desafios administrativos, estruturais e pedagógicos para sua implementação. Libroe, 2020. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-991247-2-3.

Full text
Abstract:
A Lei 13.415, aprovada em 16 de fevereiro de 2017, introduziu importantes alterações na legislação educacional vigente em nosso país, principalmente no que se refere à etapa do Ensino Médio. Entre as determinações propostas, ela alterou artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) e ainda inclui nela o novo artigo (35-A), que apresenta orientações específicas para a organização curricular do Ensino Médio. O artigo 35-A da LDB enfatiza que os direitos e objetivos do Ensino Médio serão definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que o novo currículo para esta etapa de escolaridade deverá ser organizado em duas partes distintas, uma de formação geral básica (parte comum em todo o território nacional), responsável por trabalhar um conjunto de competências e habilidades que deverão aprofundar e consolidar as aprendizagens essenciais; e outra parte composta por itinerários formativos (parte diversificada), onde o estudante definirá seu percurso formativo, escolhendo, a partir de seus interesses, uma ou mais Áreas Curriculares para aprofundar seus conhecimentos, ou então, optar por uma formação técnica profissional, se assim desejar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Neves, José Pinheiro, Pedro Rodrigues Costa, Maria Paula de Vilhena Mascarenhas, Ilda Teresa de Castro, and Virginia Román Salgado. Eu sou tu. Experiências ecocríticas. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, 2020. http://dx.doi.org/10.21814/1822.68550.

Full text
Abstract:
Torna-se urgente “uma recomposição das práticas sociais e individuais (…) segundo três rubricas complementares – a ecologia social, a ecologia mental e a ecologia ambiental – sob a égide éticoestética de uma ecosofia” (Guattari, 1990, p. 23). Foi esta “urgência” que nos levou a organizar este livro. A necessidade foi a de reunir, para propagar e ecoar, um conjunto de fundamentos para uma ecologia político-social, que responda às problemáticas levantadas pelos diversos movimentos (feministas, urbanistas, LGBT, ecologistas, neo-anarquistas, artivistas, netativistas, entre outros); um conjunto de fundamentos para uma ecologia mental e psico-corporal, tendo em conta a necessidade de alertar para as novas formas de individuar, para novas subjetividades e para novos modos de responder aos diversos desafios da atual contingência; e um conjunto de fundamentos para uma ecologia sócio-ambiental, que se centre mais na relação com ecossistemas não antropocêntricos constituídos por minerais, vegetais e animais (agro-ecologia, permacultura, eco-aldeias, políticas florestais, agricultura biológica, agricultura de proximidade, horticultura terapêutica, entre outros). Os textos aqui reunidos vão neste sentido, apelando a um “eu sou tu” mais próximo de uma experiência verdadeiramente ecológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Abreu, Joana Rita Sousa Covelo, Larissa Araújo Coelho, and Tiago Sérgio Cabral. O contencioso da União Europeia e a cobrança transfronteiriça de créditos: compreendendo as soluções digitais à luz do paradigma da Justiça eletrónica europeia (e-Justice) - Volume II. Universidade do Minho. Escola de Direito (ED), 2021. http://dx.doi.org/10.21814/1822.73489.

Full text
Abstract:
[Excerto] Os textos publicados neste e-book, sob o tema “O Contencioso da União Europeia e a cobrança transfronteiriça de créditos: compreendendo as soluções digitais à luz do paradigma da Justiça Eletrónica europeia (e-Justice)” correspondem, na sua essência, ao suporte teórico da 2.ª Edição da Summer School, com o mesmo título, a ser promovida de 5 a 9 de julho de 2021, na Escola de Direito da Universidade do Minho. A publicação desta obra corresponde a um dos objetivos visados no Módulo Jean Monnet com o acrónimo “eUjust” e subordinado ao tema “EU Procedure and credits’ claims: approaching electronic solutions under e-Justice paradigm”, desenvolvido, na Escola de Direito da Universidade do Minho, de setembro de 2019 a agosto de 2022, com a chancela da Comissão Europeia e do Programa ERASMUS+, que conta com a coordenação da Prof. Doutora Joana Covelo de Abreu, Professora da mesma instituição, e integrando, na sua equipa, a Prof. Doutora Alessandra Silveira e o Prof. Doutor Pedro Madeira Froufe. Neste contexto, o Módulo partiu da sensibilidade auscultada pela equipa que o integra de que, com o estabelecimento de um Mercado Único Digital, a União Europeia começou a votar uma atenção particular às dinâmicas associadas às novas tecnologias de informação e de comunicação ao serviço de uma boa administração da justiça. Na verdade, apesar de se verificarem esforços em equacionar, introdutoriamente, uma justiça eletrónica europeia, que datam de 2007 (e com o arranque do primeiro Plano Plurianual de Ação, do Conselho, em 2009), a realidade é que esta ganhou novo fôlego e atualidade com a apresentação, em 2019, do Plano e da Estratégia do Conselho sobre justiça eletrónica europeia, a implementar até 2023. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Freitas, Ramiro Ferreira de. O “meu” corpo cego e a invisibilidade de sua performance nas práticas escolares de educação física. Editora BAGAI, 2021. http://dx.doi.org/10.37008/978-65-89499-10-7.10.01.21.

Full text
Abstract:
A deficiência visual foi – e ainda é – percebida por muitos como um problema que leva a grandes incapacidades. No projeto de inclusão, ambicionado pelos recentes avanços médicos, pedagógicos e jurídicos, diversos “muros” imaginários ligados à intransigência secular adquirida pelo raciocínio dividido entre “normais” e “inválidos” foram substituídos pelas intenções de reconhecimento e acolhimento do outro (pelo menos quanto ao fornecimento de condições especiais no convívio reservado). Nesta obra, buscou-se inverter a ordem: quem fala é o “eu” experimentando, no próprio corpo, o “viver” sem enxergar. Ambígua narrativa, com proposta metodológica de longo prazo, o trabalho constitui esboço, pelo que uma sociedade fundamentada nos valores dignidade e autonomia passa a tipificar o fenomenológico constructo subjetivo, correrá riscos no momento do “desenho acessível” se não ouvir, vislumbrar e sentir tanto necessidades quanto possibilidades raramente cogitadas no hermético circuito dos “cuidadores”. Quando o objeto é difuso e confunde-se com o autor, olhará, o leitor, que nossa preocupação intelectual se justifica inclusive no instante da diversidade: os defeitos existem em todos os homens, fisicamente claros ou não, logo, as técnicas convencionais e adaptativas instituem nova época na qual, é saudável esperar, ninguém continue “apagado” em virtude das suas características oftalmológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Machado, Andreia de Bem, and Vera Regina Lucio. ESCOLA, CURRÍCULO E TECNOLOGIAS: desafios e possibilidades para a prática pedagógica. Editora BAGAI, 2021. http://dx.doi.org/10.37008/978-65-89499-17-6.22.01.21.

Full text
Abstract:
Novos desafios em todas as dimensões da sociedade permearam a sociedade no ano de 2020 e ainda se fazem presentes neste início de 2021, foi necessário re-pensar novas maneiras de aprender e mediar o conhecimento. Sendo assim, essa obra tem como objetivo analisar as possibilidades e os desafios da escola e das propostas curriculares frente às tecnologias digitais didático-pedagógicas utilizadas no contexto educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

COSTA, C. S., ed. A educação inclusiva na escola de nossos dias. Dictio Brasil, 2021. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-86953-22-0.

Full text
Abstract:
A educação no Brasil, a cada ano, depara-se com desafios que requerem, por um lado, mais investimentos e, por outro, uma série de reflexões acerca de novas demandas com as quais os educadores precisam enfrentar e trabalhar. Desse modo, esta coletânea foi proposta com o objetivo de reunir trabalhos acadêmicos com foco na implementação da inclusão escolar nas escolas brasileiras diante de suas limitações e possibilidades no cenário atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography