To see the other types of publications on this topic, follow the link: Nova SBE.

Journal articles on the topic 'Nova SBE'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Nova SBE.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Nicolaci-da-Costa, Ana Maria. "Impactos psicológicos do uso de celulares: uma pesquisa exploratória com jovens brasileiros." Psicologia: Teoria e Pesquisa 20, no. 2 (August 2004): 165–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722004000200009.

Full text
Abstract:
A literatura recente revela que, ao penetrarem em nossas vidas, inovações tecnológicas, como os computadores e a Internet, geraram importantes transformações psicológicas. Sabe-se muito pouco, no entanto, sobre os impactos psicológicos de outra nova tecnologia: a telefonia celular. Os resultados de uma pesquisa exploratória sobre o uso de celulares por jovens cariocas sugerem que a telefonia móvel também está produzindo alterações psicológicas. Indicam, ainda, que essas alterações são condizentes com a nova organização subjetiva - fluida e em constante transformação - descrita por vários analistas da era contemporânea. No caso desses jovens, as principais alterações identificadas dizem respeito: à dilatação da sua autonomia, liberdade e privacidade; ao incremento da intimidade em vários de seus relacionamentos; à emergência de novas formas de controle interpessoal; ao aumento de sua sensação de segurança e ao sentimento de nunca estarem sós.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vaz, Eduardo. "La SBP y las nuevas generaciones." Residência Pediátrica 6, no. 1 (April 2016): 5. http://dx.doi.org/10.25060/residpediatr-2016.v6n1-01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Patronis Dominguez, Isabel Georgina. "Em defesa dos diálogos entre gerações para a Sustentabilidade." Pesquisa em Educação Ambiental 12, no. 1 (January 30, 2017): 115. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580x.vol12.n1.p115-128.

Full text
Abstract:
<p>A pesquisa em Educação Ambiental tratou das relações entre pessoas de diferentes idades em um processo coeducativo para a construção de sociedades sustentáveis, a partir da convicção de que a intergeracionalidade pode trazer qualidade aos diálogos e potencializar as ações transformadoras, contribuindo para formar novas comunidades de aprendentes que reflitam uma nova humanidade e outro mundo possível. Nesse sentido, procura auxiliar, também, à compreensão de elementos facilitadores ou que dificultam essas relações, oferecendo contribuições às práticas educativas socioambientais, principalmente no ensino fundamental e médio, e para a EA popular, ao procurar subsidiar essas práticas e quem sabe animar novos encontros e processos dialógicos entre gerações, dentro e fora das escolas, sobre e para a sustentabilidade. Além de porventura fornecer elementos que se desdobrem em novas pesquisas acadêmicas afins, levando-se em conta a necessidade de conhecer mais a respeito da intergeracionalidade, e ainda mais se o recorte for para a Sustentabilidade.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Manfré, Ademir Henrique. "ESCOLA, CURRÍCULO E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA NOVA GOVERNAMENTALIDADE?" Pensar Acadêmico 18, no. 2 (March 24, 2020): 211. http://dx.doi.org/10.21576/pa.2020v18i2.1886.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o conceito de competências socioemocionais oriundo das políticas curriculares educacionais brasileiras. Sabe-se que o conceito de competências já foi há muito utilizado no decorrer da história do currículo escolar. Entretanto, na atualidade, o referido surge numa perspectiva socioemocional demandando a formação de um conjunto de habilidades e procedimentos necessários para o indivíduo sobreviver no contexto do chamado empreendedorismo, do empresário de si. O texto assume o desafio de analisar as transformações do projeto educacional neoliberal contemporâneo. Essa proposta se deu a partir do conceito foucaultiano de governamentalidade. O objetivo desse debate é contribuir para uma reflexão crítica oferecendo meios para compreender os limites de uma concepção pedagógica de competências sujeitada aos imperativos neoliberais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Castillo, Lisa Earl. "O terreiro do Gantois: redes sociais e etnografia histórica no século XIX." Revista de História, no. 176 (August 14, 2017): 01. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2017.118842.

Full text
Abstract:
O Ilê Iyá Omi Axé Iyamassé, localizado na cidade de Salvador e mais conhecido como o Terreiro do Gantois, é um dos mais antigos candomblés da Bahia, comentado nos estudos afro-brasileiros desde os tempos de Nina Rodrigues e reconhecido como patrimônio histórico do Brasil desde 2002. Contudo, pouco se sabe sobre seus primeiros tempos, além de tradições orais sobre o envolvimento da fundadora no legendário Candomblé da Barroquinha. Este texto cruza dados das tradições orais com pesquisa documental e etnográfica, reconstruindo assim as histórias de vida da fundadora, Maria Júlia da Conceição, e de seu marido, Francisco Nazareth d’Etra, desde o cativeiro até a liberdade. A fundadora era de nação nagô, mas seu marido era jeje e as evidências sobre os primeiros tempos da comunidade religiosa apontam para a importância de influências jejes. O texto ainda traz novas reflexões sobre a antiga relação entre o Gantois e o Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Casa Branca), sugerindo uma nova cronologia para a cisão entre as duas comunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Macut, Ivan. "Ekumenska bibliografija u časopisu Nova revija (1922. - 1841.)." Služba Božja 60, no. 1 (March 1, 2020): 68–90. http://dx.doi.org/10.34075/sb.60.1.1.

Full text
Abstract:
Članak pod naslovom Ekumenska bibliografija u časopisu Nova revija (1922. – 1941.) uz uvod i zaključak, podijeljen je na tri dijela. U uvodu autor ukratko piše o nastanku časopisa Nova revija. Prvo poglavlje posvećeno je detaljnoj ekumenskoj bibliografiji časopisa i to od 1922. do 1941. godine, dakle od početka pa do prestanka izlaženja. U ostalim poglavljima autor donosi grupiranje ekumenske bibliografije po pojedinim teološkim i ekumenskim temama te ih autor nakon toga predstavlja i analizira. Obrađene su tri teme: Prva svjetska konferencija praktičnog kršćanstva u Švedskoj, Euharistija i Pitanje papinstva. Autorov je zaključak da su svi tekstovi u skladu s ondašnjim stavom Katoličke Crkve, teološkim postavkama i promišljanjima onoga vremena te da svi skupa promiču ekumenizam povratka, a što je i bila tendencija u pred-saborskoj katoličkoj ekumenskoj teologiji.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Scarton, Luciana Maria, César Augustus Winck, and Alex Leonardi. "CONFIANÇA EM REDES SEGUNDO A TEORIA DA NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 5, no. 2 (August 29, 2011): 66. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v5i2.30.

Full text
Abstract:
As organizações buscam reduzir seus custos, sem considerar que esses são divididos em de produção e de transação. No entanto, nos últimos anos, os debates teóricos sobre os custos de transação têm demonstrado relevante importância no contexto da competitividade. Nesse sentido, a Nova Economia Institucional, que traz consigo a Teoria dos Custos de Transação, aborda as estruturas de governança e suas formas de coordenação. Normalmente se classificam as estruturas organizacionais entre mercados e hierarquias, mas, sabe-se que o dinamismo do mercado competitivo considera a forma híbrida como uma terceira de estrutura de governança com um misto de controle e incentivo, onde as Redes ganham destaque. Portanto, tem-se por objetivo trazer uma discussão teórica sobre as relações de confiança em organizações híbridas, no contexto da Nova Economia Institucional e para facilitar a compreensão, elaborou-se um framework para demonstrar a importância da confiança em um ambiente de riscos e incertezas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Allen, Scott Joseph. "Arqueologia na região serrana quilombola, Alagoas - 2008-2009." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 2, no. 1 (June 30, 2008): 99–101. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v2i1.10726.

Full text
Abstract:
O período 2008-2009 marcará uma nova etapa nos estudos arqueológicos na Serra da Barriga, o que promete ampliar consideravelmente nosso conhecimento da região em geral, bem como dos quilombos de Palmares. Até o momento, pesquisas arqueológicas se concentraram na área demarcada pelo Sítio Histórico Nacional e, dentro deste, no sítio arqueológico designado SB1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Frangi, Giuseppe. "A China, Ai Weiwei e Andy Warhol." Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte 16, no. 1 (June 26, 2017): 155–66. http://dx.doi.org/10.26512/vis.v16i1.20479.

Full text
Abstract:
A nova arte chinesa do início do terceiro milênio adquiriu, com extraordinária rapidez, uma posição predominante a nível global. Entre os trinta artistas nascidos após 1950 e que têm cotações superiores a um milhão de dólares, a metade vem da China. Como se explica um fenômeno de tais dimensões? Quais os fatores que permitiram à nova arte chinesa conquistar os colecionadores ocidentais? Para tanto, a China demonstrou que sabe se deixar permear, sem problemas, por uma cultura pop; mas, desta maneira, criou as condições da própria indispensabilidade ao sistema, entregando nas mãos de sua leadership um poderoso instrumento para libertar a imagem do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soares, Flávia dos Santos. "A aritmética da “Nova escola para ler, escrever e contar”." Zetetike 27 (April 15, 2019): e019008. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v27i0.8653896.

Full text
Abstract:
Poucas são as informações sobre o ensino de Matemática no Brasil do século XVIII. O que se sabe é que a prática do “contar” estava incluída nos saberes da escola elementar, nas aulas de primeiras letras existentes no Brasil, e fazia parte do ensino ministrado pelos jesuítas. Mesmo com a expulsão dos jesuítas do império português em 1759, a influência dos religiosos não se desfez por completo e permaneceram aqui obras destinadas ao ensino elementar escritas por clérigos que mantiveram autorização para continuarem em uso. Uma obra de referência é a “Nova escola para ler, escrever e contar”, publicada em 1722 e possivelmente utilizada no Brasil até o século XIX. O objetivo deste texto é trazer alguns apontamentos com base na leitura da obra e sua proposta para o ensino de “contar”. Além disso, busca-se identificar vestígios de utilização da obra no contexto brasileiro, especialmente como referência na aferição da capacidade de professores para a escola de primeiras letras no início do século XIX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ferreira, Elenice. "A criação de escolas como política educacional no município de Vitória da Conquitsa, até os idos de 1945." Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências 10, no. 01 (June 7, 2021): 270–89. http://dx.doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8801.

Full text
Abstract:
O presente texto discorre acerca da criação de escolas como política educacional efetivada no município de Vitória da Conquista, dos primórdios do século XIX ao ano de 1945, e as mudanças ocorridas na educação local decorrentes dessa, tendo como suporte as contribuições teórico-metodológicas propostas pela Nova História francesa. Sabe-se que há muito a historiografia vem considerando que as realidades criadas pela ação do homem, sobre o espaço e no tempo, não podem ser analisadas apenas a partir de seus aspectos globalizantes, mas, também, a partir de suas particularidades e singularidades manifestadas em seu microespaço. Tal postura possibilita a abertura de novas fronteiras interpretativas, de modo a promover outras vias para as pesquisas no campo da História, em especial, da História da Educação. Trata-se do recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou as políticas públicas orientadas para o ordenamento da educação no município conquistense em diferentes dimensões: dos projetos de criação das escolas à organização do ensino. Nessa perspectiva, a pesquisa não deixou de reconhecer o município como entidade político-administrativa com vida própria, entretanto, articulado com as ações políticas e educacionais em nível estadual/nacional inerentes ao modelo de Estado federativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Intriligator, Devrie S. "Seventh Annual NOAA-Industry Space Weather Summit Meets." Space Weather 11, no. 10 (October 2013): 545–46. http://dx.doi.org/10.1002/swe.20101.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Murtinho, Vitor. "Uma intervenção distinta: Nova Sede da EDP [Parte 2]." Metálica, no. 60 (December 31, 2020): 12–17. http://dx.doi.org/10.30779/cmm_metalica_60_02.

Full text
Abstract:
Sem dúvida que – entre alguns outros – um dos grandes problemas que se colocam hoje nas cidades é o usufruto dos espaços privados pelos cidadãos. De facto, nem sempre a oferta de espaço público é suficiente, em quantidade e qualidade, para incentivar a vida social ao ar livre. Existindo hoje uma enorme preocupação com a sustentabilidade e a fruição plena do espaço urbano, é urgente pensar as cidades com um mínimo de espaço privativo e com um máximo de locais visualmente permeáveis e acessíveis ao cidadão comum. Este modelo não transporta nenhum ideal político, mas sobretudo pugna por uma cidade aberta e disponível para a civilidade. Ora, esta urbe não precisa obrigatoriamente de garantir que todo o espaço sobrante às complicadas circulações automóveis, necessário para a adequada mobilidade das pessoas, seja transformado em espaço verde. A intervenção dos irmãos Francisco e Manuel Aires Mateus para a Nova Sede Corporativa de EDP é, indubitavelmente, um dos bons exemplos urbanos onde se pensa a cidade como um todo e se sabe que o território é um bem valioso que deve – por princípio – estar liberto e ao serviço dos cidadãos. Esta obra, que se organiza a partir de um vazio central, permite a definição de um modelo de reorganização daquele território, que transcende a lógica dos perímetros de quarteirão ao possibilitar um enorme incremento de permeabilidades e gerando uma maior mobilidade na relação com a envolvente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cardoso, Claudia Corrêa, and Silvia Coutinho Areosa. "População idosa economicamente ativa no Vale do Rio Pardo: reflexões para o desenvolvimento regional." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 6, no. 3 (November 21, 2016): 216–34. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v6i3.1161.

Full text
Abstract:
O aumento da expectativa de vida, aliado à longevidade, tem provocado o surgimento de uma nova realidade: a do papel do idoso na sociedade contemporânea. Este artigo busca fazer uma discussão do envelhecimento atrelado à importância do idoso economicamente ativo para o desenvolvimento regional. A partir da análise e sistematização dos dados secundários dos dois últimos censos do IBGE esta pesquisa verificou um processo significativo do envelhecimento populacional na região do Vale do Rio Pardo (VRP) e dos idosos que permanecem no mercado de trabalho na região, estado, municípios e país. Segundo o censo de 2010, o Brasil possui 5.423.459 idosos economicamente ativos, o que representa que 3,34% da população idosa realiza alguma atividade produtiva. O Rio Grande do Sul e o Vale do Rio Pardo têm, respectivamente, 428.035 e 20.741 idosos no mercado de trabalho. Sabe-se com isso que 4,59% dos idosos gaúchos estão economicamente ativos, assim como 5,66% dos idosos da região estudada. O Brasil é um país que vem passando por diversas mudanças demográficas, culturais e econômicas. Assim, as pesquisas regionais e atuais podem contribuir revelando novas realidades e, portanto, é pertinente fazer uma discussão do envelhecimento atrelado à importância do idoso economicamente ativo para o desenvolvimento regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Da Silva, Marco Antonio Guimarães. "Apurar a vida até chegar à borra." Fisioterapia Brasil 12, no. 6 (May 20, 2017): 403. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v12i6.945.

Full text
Abstract:
Dizem que as pessoas costumam priorizar as leituras que fazem dos cadernos de jornais pelas idades que tem: até os vinte e poucos anos, se preocupam em dar uma olhadela na parte do cinema e de shows; a partir dos trinta, já se interessam pelos temas políticos; e a partir dos sessenta, vão direto para o necrológico, para ver se há ali um convite para o enterro de algum amigo ou conhecido ou quem sabe até mesmo o anúncio de sua própria morte, considerando-se aqui a versão mediúnica da coisa.Mas há algumas exceções para essa divisão didática e cronológica da leitura de cadernos dos jornais que acabo de fazer. Julgo poder me incluir entre elas. Ainda não tinha chegado aos 10 anos e já era leitor assíduo da coluna que Nelson Rodrigues escrevia para O Jornal ou para a Última Hora.Não sou um Rodrigueano de carteirinha, mas o estilo de Nelson Rodrigues me encantava (para mim ele foi o melhor cronista que o nosso país já nos deu) e viria a ser o responsável pela minha rotina diária de ler os jornais de cabo a rabo. Uma desgraçada rotina que se perpetuou em mim. Digo desgraçada rotina, porque a minha blindagem às noticias ruins foi, com o passar dos anos, diminuindo e tornei-me presa fácil de sentimentos que me levaram, ao longo do tempo, da indignação contida a um estado apoplético, quando vejo os descalabros veiculados na nossa imprensa. Tudo isso reflexo de uma sociedade quase que integralmente corrupta e corruptora; felizmente também aqui com exceções. Mas, em algumas situações, as noticias, ainda que desastrosas, vem acompanhadas de um boa dose de humor; humor negro, mas humor.E não pude conter um irônico sorriso quando li a seguinte notícia: “A nota do Brasil no Índice de Percepção de Corrupção, divulgado nesta quarta-feira pela ONG Transparência Internacional, evoluiu de 3,7 para 3,8 (escala de 0 a 10), na comparação com o ano passado”. A Nova Zelândia, com nota 9,5 é a mais bem colocada no ranking e a Somália e Coréia do Norte figuram nos últimos lugares, ambos com nota 1,0.No meu saudoso e longínquo tempo de aluno de escola primária, o modernismo pedagógico ainda não havia transformado os conceitos numéricos em conceitos qualitativos, representados por letras. Lembro-me que qualquer nota abaixo de sete era considerada nota ruim e podia levar-nos à reprovação; já que a recuperação, mecanismo criado para dar mais uma chance aos desditosos que não cumpriram seus deveres de casa, também ainda não havia dado a sua cara.Atualmente, não se pode deixar de reconhecer que há um certo combate das autoridades constituídas aos corruptos e até algumas ações que os levam à cadeia. Mas não se pode deixar de notar uma coisa: a maioria dos movimentos que caçaram os delinquentes de paletó e gravata foram frutos de denuncias da imprensa. Eu me pergunto: os órgãos de inteligência que assessoram o governo e que conseguiam, na época da ditadura, monitorar, prender e caçar os “comunistas”, não poderiam, antecipando-se às denuncias da imprensa, fazer o mesmo com relação a essas ratazanas? Ou teriam que esperar pela edição da próxima Veja, da Época, ou de qualquer outro periódico?O fato é que, com essa nota, não poderíamos nem mesmo entrar para uma turma de recuperação. Quem sabe no próximo ano? Ou talvez no próximo século? Ou talvez nunca? Mas não se exaspere, o budismo, nas palavras de Borges, nos diz: é preciso apurar a vida até chegar à borra, depois se desenganar dela; mas nunca sem conhecê-la.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Koerich, Magda Santos, Dirce Stein Backes, Keyla Cristiane do Nascimento, and Alacoque Lorenzini Erdmann. "Sistematização da assistência: aproximando o saber acadêmico, o saber-fazer e o legislar em saúde." Acta Paulista de Enfermagem 20, no. 4 (December 2007): 446–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002007000400010.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Analisar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) utilizada em dois hospitais de grande porte, um público e um privado, sob o olhar do pensamento complexo; Compreender o significado da SAE para os profissionais da equipe multiprofissional da saúde nessas duas instituições. MÉTODOS: Utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados com entrevista semi-estruturada com 15 participantes. RESULTADOS: O tema Vislumbrando a SAE como Fenômeno interativo e complexo foi identificado como central, pois perpassa os dois fenômenos: Verificando a possibilidade de um cuidado interativo, complementar e multiprofissional e Percebendo a desarticulação entre o saber fazer e o legislar. Discutiremos o segundo fenômeno. CONCLUSÃO: Apesar de ser recomendada pelas teóricas, orientada pelo ensino formal e exigida pela legislação profissional, a implementação da SAE ainda é incipiente, sugerindo-se inová-la à luz do pensamento complexo e da interdisciplinaridade, trazendo novas possibilidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Skripal, I. G., and O. V. Yegorov. "Taxonomic status of the agent of cereals pale-green dwarf and proposition of founding in the class of Mollicutes, of the order III Acholeplasmatales, family I Acholeplasmataceae, genus II Pluraplasma gen. nov., and its first species Pluraplasma granulum sp. nov." Studia Biologica 1, no. 1 (2007): 41–52. http://dx.doi.org/10.30970/sbi.0101.001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Tayassu, Catitu. "Paredes Poéticas." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 68 (June 4, 2011): 105–22. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i68.505.

Full text
Abstract:
Eram apenas quatro paredes e não muito altas. Paredes antigas, úmidas e insólitas. Através delas se confundiam a primeira e a última camada de tinta, ambas, baratas e pintadas às pressas. Tinta escusa, fugidia e melancólica. Cor aplicada por um pintor indubitavelmente inexperiente. Assim, o tempo, sucumbiu as vezes do suposto artesão. Ele revestiu o tom precedente pela pele do pó misturado à grossa argamassa que aguardava certamente uma outra cor e, quem sabe?, definitiva e bonita. Uma pintura toda nova e dessa vez bem feita! A tinta seria... branca.[...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sanden, Cecilia von. "Uma perspectiva da educação em ecologia social." Revista Eclesiástica Brasileira 52, no. 205 (March 31, 1992): 75–83. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v52i205.2907.

Full text
Abstract:
Integrar num artigo a cosmovisão franciscana, a educação e a ecologia parece uma tarefa bem fácil à primeira vista. Sabe-se muito bem que o franciscanismo privilegia a relação do ser humano com a natureza, como um modo de ser e tratar o mundo (Merino, 1989). Inevitavelmente isto vem ligado a uma forma de entender e comunicar aos outros essa realidade vivida, integrando não só a perspectiva social, mas também a ecologia, possibilitando de certa forma “descobrir uma nova racionalidade humana a serviço da arte da vida” (Merino, 1989)...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Carraro, Valéria, and Mauro José Ferreira Cury. "A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE." Olhar de Professor 18, no. 1 (April 10, 2018): 91–98. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.18.9806.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é tratar de um tema que contribua para o debate acerca da importância do idoso no atual cenário mundial e brasileiro; também se propõe a compreender o sentido da educação na vida do idoso, indivíduo que, após completar 60 anos ou mais, matricula-se num curso de graduação, em instituição de ensino regular e presencial e, durante dois, três, quatro ou mais anos, frequenta as aulas, realiza as atividades acadêmicas e convive em um ambiente com pessoas de diferentes idades/gerações. Busca-se ampliar as informações sobre o envelhecimento com o intuito de contribuir para a atualização do conceito estabelecido no imaginário social do que é velhice. O suporte teórico está baseado no universo do educador Paulo Freire, tendo em vista a ideia de que a educação é libertadora e desafiadora e, para os idosos que ingressam na universidade, mesmo havendo inúmeros desafios decorrentes da idade, os benefícios da aprendizagem são evidentes, já que oportunizam as relações intergeracionais, aquisição de novos saberes e a possibilidade dos idosos vislumbrarem um recomeço de uma nova carreira, de se tornarem novos atores sociais ou, ainda, quem sabe, apenas aproveitarem o tempo para o ócio intelectual. Os desafios e benefícios da educação levarão ao envelhecimento ativo e à conquista da cidadania. Este artigo trata de uma pesquisa empírica, teórica, qualitativa de cunho bibliográfico, que busca nas teorias de Freire e Edgar Morin novas possibilidades conclusivas para a educação da pessoa idosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Maria, Monica Antonio, Fátima Alice Aguiar Quadros, and Maria de Fátima Oliveira Grassi. "Sistematização da assistência de enfermagem em serviços de urgência e emergência: viabilidade de implantação." Revista Brasileira de Enfermagem 65, no. 2 (April 2012): 297–303. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000200015.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetivou analisar a viabilidade de implantação da SAE em um serviço de urgência e emergência hospitalar. Tratase de um estudo de campo, descritivo, qualitativo, estruturado pela análise de conteúdo de Bardin (2009). Foi realizado em um hospital especializado em atendimento de emergência. A amostra constituiu-se em oito técnicos de enfermagem, dois auxiliares e cinco enfermeiros, com experiência de no mínimo seis meses no pronto-socorro. As dificuldades referidas para a implantação da SAE são: complexidade nas suas etapas; desinteresse da instituição; despreparo teórico da enfermagem; sua desvalorização por outros profissionais; dimensionamento inadequado de funcionários e desajuste da estrutura física. Nesse contexto, nota-se que o enfermeiro perde representatividade na equipe de saúde e a aplicação da SAE acaba sendo freqüentemente subestimada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lebrão, Maria Lúcia, Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, Doralice Teixeira, and Fabíola Bof de Andrade. "Saúde bucal nas Coortes do Estudo SABE (Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento) em São Paulo." Revista Brasileira de Epidemiologia 18, no. 1 (March 2015): 278–82. http://dx.doi.org/10.1590/1980-5497201500010021.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar as características e os procedimentos metodológicos utilizados no Estudo SABE (Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento). Este é um estudo longitudinal com múltiplas coortes, realizado na cidade de São Paulo desde 2000. Os acompanhamentos são feitos a cada cinco anos, quando uma nova coorte é iniciada. O estudo SABE emprega um desenho amostral estratificado com múltiplos estágios para obter uma amostra representativa de pessoas com 60 anos ou mais de idade residentes na cidade de São Paulo, Brasil. Os dados são coletados por meio de questionário estruturado e a coleta de medidas clínicas é realizada por examinadores treinados e calibrados. O questionário inclui informações sobre as condições socioeconômicas e demográficas, função cognitiva, saúde geral, medicamentos, uso e acesso aos serviços de saúde, saúde oral, alimentação, apoio social, funcionalidade e bem-estar. O estudo de base incluiu medidas autorreferidas de saúde bucal e as medidas clínicas de saúde bucal foram introduzidas a partir de 2006.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Hino, Marcia Cassitas, Erico Przeybilovicz, and Taiane Ritta Coelho. "Bring your own device (BYOD): entendendo uma nova prática no ambiente acadêmico." Acta Scientiarum. Education 41, no. 1 (April 24, 2019): 42661. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.42661.

Full text
Abstract:
Este artigo identifica os fatores percebidos a partir da prática de BYOD no contexto acadêmico. A popularização dos dispositivos móveis gerou um movimento do uso desses dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Esse fenômeno passou a ser conhecido como Bring your own device (BYOD). Esta prática chegou às instituições de ensino e envolve diversas discussões entre professores e estudantes. Não se sabe ao certo se o uso de dispositivos ajuda ou atrapalha o andamento das aulas e o processo de aprendizagem. Para entender esse fenômeno, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores e alunos universitários. Inspirados na Grounded theory, desenhamos um modelo teórico que emergiu da análise dos dados. Esse modelo demonstra que a prática do BYOD no contexto acadêmico é determinada por fatores impulsionadores, de contexto e da prática. Os diversos fatores identificados no contexto acadêmico trazem resultados práticos, como a influência no processo de aprendizagem e a exposição ao aumento de jornada de trabalho. Os fatores da prática compreendem oito elementos: 1) interesse; 2) didática; 3) processo de aprendizagem; 4) ubiquidade; 5) produtividade; 6) responsabilidade; 7) padrões de uso; e 8) exposição. Este fenômeno pode estar relacionado ao contexto da sociedade e à modernidade tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Almeida de Araujo, Silvia. "BREVE ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA NOVA BNCC NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL." Revista Mais Educação 3, no. 8 - Outubro 2020 (October 2020): 708–15. http://dx.doi.org/10.51778/2595-9611.v3i8p708-715.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetiva sintetizar como o Estado de Mato Grosso do Sul se organizou para o estudo e a implementação da Nova BNCC (2017), nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, além de apontar os aspectos relativos às competências socioemocionais. Sabe-se que para que o currículo chegue à sala de aula há um longo caminho a ser percorrido, neste contexto, a intermediação dos principais atores que atuam no chão da escola é fundamental. No entanto entender como as articulações e organização dos estudos foram realizados diante dos inúmeros desafios relacionados ao processo de implementação do documento da Base faz-se necessário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

RSP, Editor. "Fábrica Nacional de Motores." Revista do Serviço Público 70, no. 01 (February 20, 2020): 3–5. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v70i01.4447.

Full text
Abstract:
Dedicamos o presente editorial a consignar mais uma vitóriaalcançada no domínio da gestão das empresas estatais.Os fatos apresentados a seguir são tanto mais dignos de nota,quanto se sabe que, entre nós, sempre circulou certo aforismo, dediscutível veracidade, sobre a generalizada inaptidão do Governo,como empreendedor e dirigente de organizações industriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Akinnawo, Ebenezer Olutope. "PSYCHOPATHOLOGY OF SHIFT WORK." Social Behavior and Personality: an international journal 17, no. 1 (January 1, 1989): 103–9. http://dx.doi.org/10.2224/sbp.1989.17.1.103.

Full text
Abstract:
This study examined the incidence and nature of general psychopathology among Nigerian shift workers. Three hundred and twenty subjects of both sexes were randomly selected from establishments running one type of shift or the other in Benin City, Nigeria. The Awaritefe Psychological Index (API) (Awaritefe, 1982) was used in the study. The data were analysed by 4 x 2 x 2 A NOVA supplemented Scheffe's orthogonal test of comparison. The shift workers were found to be more significantly psychopathological than the non-shift workers (p < 0.001). The prominent disorders found among the shift workers were intellectual, sleep, mood, and general somatic disorders. No significant difference could be attributed to sex and marital status of subjects. The relevance of the findings and their possible clinical implications are discussed. Recommendations for employers of shift workers and suggestions for future research are also made.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Paixão, Ricardo F., Marcelo C. R. Deschamps D'Alvarenga, and José Augusto G. da Silva. "Mercados de dois lados." GV-executivo 5, no. 1 (October 3, 2006): 25. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v5n1.2006.34365.

Full text
Abstract:
Voc&ecirc; sabe quais princ&iacute;pios econ&ocirc;micos explicam seu cart&atilde;o de cr&eacute;dito ou d&eacute;bito? As concep&ccedil;&otilde;es tradicionais de planejamento e implementa&ccedil;&atilde;o de estrat&eacute;gias mercadol&oacute;gicas j&aacute; n&atilde;o s&atilde;o suficientes para lidar com diversos mercados importantes. Nesses mercados todas as premissas fundamentais s&atilde;o alteradas pela necessidade de atender simultaneamente dois ou mais segmentos distintos, mas interdependentes. O artigo analisa uma nova abordagem econ&ocirc;mica que procura entender esses mercados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Araújo, Ediel dos Anjos, Danillo Matos de Deus, Simey Fernanda Furtado Teixeira, and Angelo Rodrigo Bianchini. "AS TIC como pressuposto metodológico para o ensino de Filosofia:." Olhares & Trilhas 21, no. 1 (May 7, 2019): 71–83. http://dx.doi.org/10.14393/ot2019v21.n.1.46265.

Full text
Abstract:
Em se tratando do ensino de Filosofia e de suas possibilidades no século XXI, em meio à velocidade da informação e todo aparato tecnológico em curso, sabe-se que o professor da referida disciplina precisa passar por um processo de atualização metodológica em função da necessidade de adequação a esta nova realidade tecnológica. Assim, com a intenção de revitalizar as aulas de Filosofia, propomos a utilização das TIC como um meio para a reflexão filosófica, aproveitando todas as suas potencialidades e possibilidades. Neste relato de experiência apresentamos uma possibilidade de implementação do ensino de filosofia, partindo da hipótese de que a tecnologia em sala de aula pode motivar os alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Hahn, Alexandre José, and Junior Bufon Centenaro. "Interdisciplinaridade e formação docente." Filosofia e Educação 11, no. 1 (September 11, 2019): 218–29. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v11i1.8652143.

Full text
Abstract:
Pesquisar sobre uma temática de tamanha envergadura e polissemia como a interdisciplinaridade não é uma tarefa simples, ainda mais quando ela está se constituindo em um campo de conhecimento próprio. Sendo assim, tocar no assunto exige cautela e rigorosidade intelectual, visto que a interdisciplinaridade não se resume apenas a uma ponte entre saberes como comumente é acatada. Não é uma questão de deslocamento, mas de vinculação, de atitude, de um olhar cruzado entre o que se sabe e o que sepode aprender com outros sujeitos e outros saberes; em sua gênese, podemos explicitar que a interdisciplinaridade “busca uma nova forma de compreensão a respeito do conhecimento e sua produção” (p. 11).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Perondi, Ildo. "Maria Madalena e o encontro com Jesus ressuscitado." Caminhos de Diálogo 4, no. 6 (December 13, 2016): 84. http://dx.doi.org/10.7213/cd.a4n6p84-91.

Full text
Abstract:
O texto de João 20,11-18 é um verdadeiro modelo de superação. Maria Madalena vai de madrugada ao sepulcro e sua situação é desesperadora: ela chora, não sabe o que está acontecendo, procura um Jesus morto e, quando Jesus lhe aparece, ela o confunde com o jardineiro. Mas é quando Jesus a chama pelo nome que ela desperta e reconhece o Rabbuni (mestre) e então é enviada a anunciar a boa notícia aos discípulos. Maria Madalena supera a sua situação de confusão, choro e perda para uma situação nova de quem encontrou o mestre e vai anunciar aos discípulos que o Senhor está vivo e ressuscitado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fontenelle, Isleide Arruda. "O mundo de Ronald McDonald: sobre a marca publicitária e a socialidade midiática." Educação e Pesquisa 28, no. 1 (June 2002): 137–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022002000100010.

Full text
Abstract:
O palhaço Ronald McDonald -- uma das imagens de marca da Corporação McDonald's -- é tomado como paradigma para pensarmos as relações entre mercado, mídia e entretenimento, as quais tem uma ligação direta com o que estamos conceituando como "socialidade midiática". Enquanto uma metáfora ideal de uma propaganda que parece não querer mais fazer sentido, a história do palhaço nos permite desvendar os sentidos contidos em duas das principais práticas do marketing moderno, a propaganda e a publicidade, revelando-nos como, entre o nonsense da propaganda contemporânea e uma publicidade que fundiu realidade e ilusão, há uma relação visceral entre mídia e publicidade, que estabelece uma nova forma de comunicação, na qual o sujeito torna-se apenas um meio para fins que ele sabe quais são, mas, paradoxalmente, age como se não soubesse. Tal paradoxo é revelador de uma forma de subjetividade profundamente marcada pela mídia enquanto agente socializador, na medida em que a atuação da mídia como mediador da socialidade contemporânea acabou por alterar o nosso universo perceptivo, saturando o nosso imaginário de uma forma radicalmente nova. Some-se a isso o fato de que a "socialidade midiática" implica uma nova forma de representação do sujeito no registro do "espetáculo", no sentido de que "estar na imagem é existir". Desnecessário dizer o quanto essas questões precisam ser contempladas pelos estudos contemporâneos sobre os processos de socialização e o quanto são desafiadoras para aqueles que atuam no universo da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Mišur, Ivo. "Krsna slava neretvanskih katolika prije Drugoga svjetskog rata." Služba Božja 60, no. 2 (May 20, 2020): 175–90. http://dx.doi.org/10.34075/sb.60.2.2.

Full text
Abstract:
U ovom radu obradit će se podatci o običaju slavljenja krsne slave u Hrvata rimokatolika u dolini Neretve koje je prikupio don Radovan Jerković do 1941. godine. Istraživanje će obuhvatiti sljedeće župe: Bagalovići, Desne, Borovce-Nova Sela, Komin, Metković, Slivno, Vid i Vidonje. Analizirat će se učestalost i geografska rasprostranjenost slavljenja pojedinih svetaca te na temelju tih podataka izvući zaključci.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Margarido, Elisabete Sabetta, and Valéria Castilho. "Aferição do tempo e do custo médio do trabalho da enfermeira na consulta de enfermagem." Revista da Escola de Enfermagem da USP 40, no. 3 (September 2006): 427–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342006000300016.

Full text
Abstract:
Neste estudo, a autora objetivou caracterizar os atendimentos de Consulta de Enfermagem, segundo pacientes pré-cirúrgicos do Programa de Coronária, estimar o tempo e o custo médio do trabalho de enfermeira na realização da Consulta de Enfermagem, estudar a existência de associação/correlação entre o tempo, o custo e outras variáveis de interesse. O desenvolvimento da consulta seguiu as fases da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A amostra foi constituída de 44 pacientes, sendo que 37 (84%) foram atendidos em consultas novas e 7 (16%) em consultas de seguimento. Os resultados alcançados foram: tempo médio igual a 48,91 minutos para as consultas novas e 22,14 minutos para as de seguimento, com um custo médio de cerca de R$ 18,01 para as consultas novas e de R$ 8,15 para as de seguimento. Os resultados mostram que o tempo médio de consultas novas superam de forma estatisticamente significativa o tempo médio das consultas de seguimento e, conseqüentemente, os custos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Carpinejar, Fabrício. "Marketing e literatura." GV-executivo 6, no. 5 (October 3, 2007): 35. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v6n5.2007.34700.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt;">A literatura forjou no passado a imagem do escritor como algu&eacute;m solit&aacute;rio, capaz de comungar de outro mundo e de o trazer a leitores seletos e predispostos. O bom poeta, em met&aacute;fora conhecida, &eacute; o buc&oacute;lico inspirado, cuja obra se coloca por si s&oacute;. Contudo, sabe-se hoje que a obra e seu autor n&atilde;o se constroem sozinhos: dependem de um p&uacute;blico, o qual &eacute; paulatinamente conquistado. Nesse percurso, o artigo prop&otilde;e uma nova forma de literatura e marketing se relacionarem.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Marga, Andrei. "O Sentido da História Contemporânea." Revista Estudos do Século XX, no. 18 (February 20, 2018): 15–36. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8622_18_1.

Full text
Abstract:
Ao longo dos tempos, diferentes autores vêm procurando uma definição da sociedade. Mais espiritualista, como Hegel procurava definir, ou positiva, como Comte, entre outros autores, longa é a tentativa de antecipar o curso do tempo presente. Porém, defende-se neste texto que, nas sociedades do tempo presente, as pessoas fazem a sua história de acordo com quatro sistemas gerados pelo tempo: a economia, a política, a administração e a cultura. Esta interação molda as vidas das pessoas e, consequentemente, a ordem do mundo. E é por esse motivo que entendemos que é esta visão integradora que facilita a visãoe compreensão do tempo e da História da sociedade. Para esta tentativa de compreensão das sociedades, interessa avaliar o papel dos seus atores, sobretudo das potências mundiais que maior destaque têm (EUA, China, Rússia, União Europeia), e que moldam, em função dos seus interesses, o mundo. Entendendo-se que a “play of the world” se vem decidindo a nível económico e militar, EUA, China e Rússia afiguram-se as três potências que moldam um novo background do mundo. Um mundo onde o confronto entre o socialismo oriental e o capitalismo liberal vem diminuindo, onde o projeto moderno de sociedade avança, perene de novos valores em competição, onde as liberdades individuais e os direitos humanos parecem prevalecer num futuro próximo e o problema do desenvolvimento económico e institucional continuará a ter a primazia. Porém, há que ponderar como é que as três superpotências se vão continuar a relacionar em áreas de contacto direto, tendo em conta que vão viver num mundo que clama o multilateralismo, um mundo héctico, onde cada potência sabe que nada tem a ganhar com grandes confrontos. Nesta nova ordem mundial a União Europeia terá de se reorganizar em direção à democratização, sob pena de ver o seu futuro em perigo, e recuperar o seu status a nível mundial. Todas estas mudanças, reorganizações, adaptações aos tempos e às suas necessidades levam-nos a viver num mundo repleto de desenvolvimentos alternativos, com oportunidades variadas, mas profundamente incerto. Porém, sem motivos para pessimismos pois essa incerteza pode facilmente ser ultrapassada com uma avaliação aprofundada das realidades, aproveitando aspossibilidades de usar a criatividade para alcançar novas ideias e novas formas de viver.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Marcelle Miranda da, and Marléa Chagas Moreira. "Desafios à sistematização da assistência de enfermagem em cuidados paliativos oncológicos: uma perspectiva da complexidade." Revista Eletrônica de Enfermagem 12, no. 3 (September 30, 2010): 483–90. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v12i3.7274.

Full text
Abstract:
doi: 10.5216/ree.v12i3.7274Trata-se de um estudo qualitativo, que objetivou analisar os fatores intervenientes no processo de implantação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) referidos por enfermeiros que atuam na unidade de internação de um hospital especializado em cuidados paliativos na oncologia, localizado no município do Rio de Janeiro - Brasil. O estudo foi realizado no ano de 2008 e participaram oito enfermeiras. A técnica de coleta de dados utilizada foi o grupo focal, e os dados foram submetidos à análise de conteúdo, sob a perspectiva da complexidade. A SAE pode ser entendida como uma das grandes buscas dos enfermeiros em prol da qualificação e humanização do cuidado. Para as enfermeiras, além do déficit de recursos humanos e de conhecimento relacionado à temática, no contexto de atuação, as múltiplas e complexas dimensões de cuidado do cliente e da família conferem maior complexidade ao processo de implantação da SAE, indicando que a mesma precisa ser estruturada a partir de referenciais dinâmicos e flexíveis, capazes de integrar os saberes disciplinares no reconhecimento do ser humano como ser complexo. Dessa forma, a SAE apresenta-se como um desafio, o que indica a necessidade de novas investigações para o aprimoramento contínuo da prática de enfermagem. Descritores: Enfermagem Oncológica; Planejamento de Assistência ao Paciente; Cuidados Paliativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bruns, Axel. "Gatekeeping, gatewatching, realimentação em tempo real: novos desafios para o jornalismo." Brazilian Journalism Research 10, no. 2 (March 7, 2015): 224–47. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v10n2.2014.750.

Full text
Abstract:
Faz vários anos que se sabe como os blogueiros e outroscomentaristas online independentes criticam, corrigem e de outra maneira desafiam o jornalismo convencional, porém isso ainda não foi plenamente aceito pelos jornalistas; as hostilidades entre as empresas de mídia e a nova geração de jornalistas cidadãos continuam a irromper de vez em quando. O antigo monopólio de gatekeeping mantido pela mídia de massa tem sido desafiado pela nova prática de gatewatching: feita pelos blogueiros individuais e pelas comunidades de comentaristas que podem não fazer reportagem das notícias de primeira mão, porém fazem a curadoria e avaliam as notícias e outras informações fornecidas pelas fontes oficiais, e assim prestam um serviço importante. E isso ocorre atualmente com cada vez mais rapidez, quase em tempo real: usando as redes sociais mais recentes, que divulgam, compartilham, comentam, questionam e desacreditam as matérias noticiosas dentro de minutos, e usando plataformas adicionais que possibilitam a colaboração ad hoc rápida e eficaz entre os usuários. Quando centenas de voluntários podem provar dentro de alguns poucos dias que um ministro alemão foi culpado de plágio sério, quando o mundo inteiro fica sabendo de terremotos e tsunamis pelo Twitter – como é que o jornalismo consegue acompanhar tudo isso?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bruns, Axel. "Gatekeeping, gatewatching, realimentação em tempo real: novos desafios para o Jornalismo." Brazilian Journalism Research 7, no. 2 (December 9, 2011): 119–40. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v7n2.2011.342.

Full text
Abstract:
Faz vários anos que se sabe como os blogueiros e outros comentaristas on-line independentes criticam, corrigem, e de outra maneira desafiam o jornalismo convencional, porém isto ainda não foi plenamente aceito pelos jornalistas; as hostilidades entre as empresas de mídia e a nova geração de jornalistas cidadãos continuam a irromper de vez em quando. O antigo monopólio de gatekeeping mantido pela mídia de massa tem sido desafiado pela nova prática de gatewatching: feita pelos blogueiros individuais e pelas comunidades de comentaristas que podem não fazer reportagem das notícias de primeira mão, porém fazem a curation e avaliam as notícias e outras informações fornecidas pelas fontes oficiais, e assim prestam um serviço importante. E isto ocorre atualmente com cada vez mais rapidez, quase em tempo real: usando as redes sociais mais recentes, que divulgam, compartilham, comentam, questionam e desacreditam as matérias noticiosas dentro de minutos, e usando plataformas adicionais que possibilitam a colaboração ad hoc rápida e eficaz entre os usuários. Quando centenas de voluntários podem provar dentro de alguns poucos dias que um ministro alemão foi culpado de plágio sério, quando o mundo inteiro fica sabendo de terremotos e tsunamis pelo Twitter – como é que o jornalismo consegue acompanhar tudo isto?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Lopes dos Santos, Gabriela. "Doença autoimune com incidência bucal: Nova proposta de tratamento." Revista da Faculdade de Odontologia de Lins 28, no. 2 (December 20, 2018): 65. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1236/fol.v28n2p65-66.

Full text
Abstract:
Pênfigo é uma doença autoimune que quando ativa ocasiona lesões na pele e mucosa bucal dos pacientes, caracterizado também por erosão descamativa. Até 1959 a perspectiva de vida dos pacientes não era favorável, porém a administração de corticosteroides reduziu significativamente as mortes em consequência do pênfigo. Desde então, o uso como protocolo de tratamento com corticoide é padrão. As altas doses do medicamento a longo prazo atingem altas taxas de sucesso, porém com efeitos adversos consideráveis. A literatura refere-se acerca da possibilidade de medicação imunossupressora, entretanto, sabe-se que as taxas de sucesso são menores quando comparadas com o protocolo padrão. A utilização de Rituximabe (RTX), cuja prescrição é para tratamento de algumas doenças em que os linfócitos B (células do sistema imunológico) desempenham papel importante. Em decorrência de sua ação o RTX é utilizado há alguns anos para o tratamento de doenças autoimunes refratárias, como é o caso do pênfigo. Resultados de publicações recentes mostram estudo randomizado comparando a eficácia da utilização de RTX em associação com prednisona (RTX-LDPRD) com outro grupo tratado, a longo prazo, com altas doses de prednisona, como monoterapia. Essa pesquisa englobou 90 adultos com diagnosticados com pênfigo vulgar ou pênfigo foliáceo, não tratados, onde o grupo RTX-LDPRD foi ministrado 1g de RTX nos dias 0 e 14, seguido de 500 mg aos 12 e 18 meses, em conjunto com 0,5 ou 1 mg/kg/dia de prednisona em 3 meses para doenças moderadas ou 6 meses em doenças graves. Por sua vez, o grupo que fazia uso de prednisona como monoterapia recebeu doses de 1 a 1,5 mg/kg/dia de prednisona no período de 12 a 18 meses. Ambos os grupos foram acompanhados por 36 meses. O estudo mostrou significância estatística aos 24 meses: 89% (41/46) dos pacientes do grupo (RTX-LDPRD) apresentou remissão completa (CR-WT), no período de 277 dias; em contrapartida, o grupo da monoterapia apresentou 34% (15/44) de melhora em 677 dias. Quando a doença mostrava-se em estágio de remissão o grupo RTX-LDPRD apresentou ausência dos sinais clínicos por 466 dias e o grupo controle, 62 dias. Os pacientes apresentaram uma vida plasmática do corticosteroide três vezes maior que em relação aqueles que faziam uso de RTX-LDPRD, e também menos efeitos adversos, tais como os distúrbios endócrinos, musculares e ósseos. Pacientes tratados com RTX combinados com doses pequenas de corticoides tiveram melhor resposta ao tratamento, resultado mais rápido e com maior tempo de ausência de sinais clínicos, com menos efeitos adversos. O tratamento com os RTX-LDPRD, quando comparado com outros tratamentos, foi € 5.500,00 mais caro, em média de R$24,310,00, entretanto, vale ressaltar que os benefícios citados são de grande importância clínica em pacientes que apresentavam recidivas constantes e tratamentos ineficazes. Qual é a importância dessa pesquisa para a Odontologia? Esse estudo mostra uma mudança que pode revolucionar o tratamento para esse tipo de doença autoimune, levando a um prognóstico mais favorável nas doenças autoimunes e em diferentes manifestações do pênfigo na cavidade bucal, que apresentava muitas recidivas, resistência a tratamento e manutenção dos achados clínicos. As primeiras manifestações clínicas da doença são suas bucais¹. Em muitos casos essas lesões atingem a gengiva, sob a forma de gengivite descamativa, mas também podem ser vistas sob a forma de lesões bolhosas que se rompem e deixam dolorosas áreas de erosões, em outros locais da cavidade bucal. Alguns profissionais que não apresentam conhecimento acerca das doenças bolhosas e autoimunes tratam o paciente como uma gengivite escamativa padrão ² ou mesmo uma disfunção endócrina, negligenciando um diagnóstico hematológico e realização de biopsia incisional, para diagnóstico correto e encaminhamento a um dermatologista, que acompanhará, juntamente com o cirurgião-dentista, o paciente quanto a lesões cutâneas e bucais, respectivamente. Em se tratando de doença autoimune cutaneomucosa e que promove quadro de exacerbação e remissão com frequência o tratamento proposto pode não só ajudar no controle das exacerbações, mas também diminuir os efeitos adversos dos corticosteroides. O resultado da pesquisa demonstra aspecto muito favorável ao uso do RTX-LDPRD, apesar de seu alto custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Nascimento, Jeverson. "CRISTIANISMO TECNOLÓGICO: AS IGREJAS EVANGÉLICAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS." Revista Eletrônica Espaço Teológico. ISSN 2177-952x 12, no. 22 (January 9, 2019): 63–77. http://dx.doi.org/10.23925/2177-952x.2018v12i22p63-77.

Full text
Abstract:
O presente artigo contempla uma abordagem reflexiva acerca do cristianismo tecnológico, enfatizando o crescimento tecnológico no século XXI, as igrejas evangélicas e o seu relacionamento com a tecnologia, bem como os problemas originários dessa relação. Sabe-se que a tecnologia avança a olhos nus, invadindo cada vez mais todos os setores da sociedade, e que ela é indispensável no mundo globalizado. O computador, a TV, o celular, o notebook, a internet, o smartphone, o tablet, etc., são novidades em constante evolução. Este trabalho aponta a internet como um recurso que pode fornecer conteúdos que qualificam a relação do indivíduo com Deus, a qual se tornou uma ferramenta extremamente útil e necessária para a articulação de setores da igreja evangélica, uma vez que dinamiza o tempo e as informações e, acima de tudo, atualiza e alarga horizontes. Conclui-se, portanto, que a internet, sem dúvida, é um campo de atuação cristã. Tratando-se da era digital, é possível afirmar que o atual contexto cristão exige uma atualidade das linguagens e das interações multimidiáticas. Porém, a fé pode ser afetada, mediante as muitas ofertas de distração dos recursos tecnológicos, quando o conteúdo central não é comunicado numa linguagem adequada ao tempo e ao meio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ramos, Rosineide Coelho, Rosimeire Coelho Ramos, Vânia Ribeiro de Souza, Daniel Dias Lopes, Gesimar Vieira de Mesquita, and Ana Paula Martins Guimarães. "Avaliação do grau de conhecimento de alunos de escolas públicas de dois municípios do interior do estado do Tocantins sobre o conteúdo de Biologia Celular." Educationis 5, no. 2 (September 26, 2018): 24–33. http://dx.doi.org/10.6008/spc2318-3047.2017.002.0003.

Full text
Abstract:
O ensino é caracterizado como um processo universal que apresenta um longo histórico global, sendo de grande importância para a sociedade, na qual, a mesma pouco sabe deste fenômeno inerente da ação humana. Dessa forma, compreende-se que o ensino de Ciências Biológicas tem o objetivo de formar alunos críticos, conscientes e embasados, para assim melhor entender o comportamento da sociedade atual. A presente pesquisa tem por objetivo expressar os resultados encontrados por meio da aplicação de um questionário, quanto ao grau de aprendizado dos alunos em sala de aula do ensino de Biologia, visando compreender o motivo que leva ao baixo índice de aprendizado da disciplina e a falta de motivação em conhece-la. Este questionário foi realizado em três escolas no estado do Tocantins, sendo duas no município de Guaraí, e uma no município de Bom Jesus. Concluiu-se, ao fim desta pesquisa, que é de grande relevância que os professores desenvolvam com seus alunos competências capazes de influenciar com o aprendizado dos mesmos, com relação a fortalecer a sua autonomia e a sua identidade na perspectiva de provocar um conhecimento autônomo, significativo e libertador. Nota-se que o ensino da biologia possui grande influência quando relacionada à tecnologia, e isto tem ocasionado muitas mudanças no contexto social, educacional e cultural, o que por sua vez exige que todos os envolvidos tomem novas formas de pensar nos processos de ensino e aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pasquini, Nilton Cesar. "Monitoramento de fármacos no Ribeirão Quilombo, estado de São Paulo, BR." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 5, no. 1 (August 18, 2016): 63–77. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v5i1.841.

Full text
Abstract:
O monitoramento de fármacos residuais em rios e lagos vêm ganhando atenção dos pesquisadores e da população mundial. Este trabalho monitorou os fármacos antiinflamatório diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno, paracetamol, piroxicam e os β-bloqueadores atenolol, metoprolol, nadolol, propranolol no Ribeirão Quilombo que abrange os municípios de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa e Americana, estado de São Paulo-BR, desaguando no Rio Piracicaba no estado de São Paulo. A quantificação foi realizada por cromatografia gasosa (GC-MS/MS), acoplado a um espectrômetro de massas. Avaliando os pontos podemos concluir que o ponto SU/NO apresentou as maiores concentrações. Pouco se sabe sobre o efeito do Atenolol, Metoprolol, Nadolol e Propranolol no meio ambiente aquático e seus efeito ecotoxicológicos. Este estudo mostra que o Ribeirão Quilombo é castigado e consecutivamente leva este castigo para o Rio Piracicaba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Retto Junior, Adalberto Da Silva. "Reinventar Paris." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 24, no. 44 (December 18, 2017): 166. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i44p166-168.

Full text
Abstract:
A mostra Réinventer Paris, com os 23 dos 815 projetos que participaram da competição internacional lançada pela prefeita socialista Anne Hidalgo, demonstra o que, para alguns críticos, significa uma nova forma de abordar o desenvolvimento urbano. As intervenções ambiciosas escolhidas para reinventar a Paris do futuro são a prova clara do que realmente pode ocasionar mudança de ritmo, alteração nos caminhos para o desenvolvimento de uma cidade, tomando por base a capacidade de instalar um verdadeiro laboratório. Por trás dos projetos selecionados encontra-se uma escolha política bem clara, que parte de uma administração que é capaz de planejar o futuro (tanto em médio e longo prazo) e acima de tudo, sabe colocá-la no centro do debate entre o público de especialista e outros tipos de atores locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gamboni, Otávio Contart, Péricles Bosquetti, João Vitor Jardim, and Bruno De Paulo Ferreira. "ANÁLISE MICROESTRUTURAL E DE DUREZA DO AÇO SAE 1050 APÓS PROCEDIMENTO DE TÊMPERA UTILIZANDO DIFERENTES FLUIDOS DE RESFRIAMENTO." SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 3, no. 1 (March 7, 2021): 140–50. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v3i1.142.

Full text
Abstract:
Amplamente utilizado nas indústrias para fabricação de peças e equipamentos, o aço SAE 1050, por se tratar de aço de médio carbono de baixa dureza, geralmente passa por um processo de tratamento térmico conhecido como têmpera antes de ser empregado. A têmpera é um processo que altera a microestrutura do aço por meio do aquecimento, seguido de um rápido resfriamento, objetivando o aumento da dureza pela formação de martensita; sendo o resultado muito dependente da velocidade de resfriamento. O presente artigo buscou analisar o as microestruturas formadas a partir da têmpera do aço SAE 1050 quando resfriado de diferentes modos. A maioria dos fluidos utilizados não são normalmente aplicados em âmbito industrial para tal finalidade; buscando-se então, novas opções que possam agregar na escolha de fluidos para resfriar esse tipo de aço. Foi realizada a análise química, ensaios de dureza e caracterizações microestruturais do aço SAE 1050, antes e após o tratamento térmico. Pode-se concluir que, dentre os tipos de fluidos testados, um tipo de óleo mineral normalmente utilizado em transmissões automotivas resultou em um elevado valor de dureza, quando comparado a outros tipos de óleo aplicados a esse tratamento térmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Kobata, Clarice Marie. "Psoríase – visão do dermatologista." Revista Paulista de Reumatologia, no. 2018 out-dez;17(4) (December 31, 2018): 6–12. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2018.17.4.6-12.

Full text
Abstract:
As descobertas científicas e clínicas estão sempre em evolução e podem ocorrer de uma maneira muito rápida, afetando todo o conhecimento sobre uma doença. O que se sabe ou se pratica hoje pode não ser adequado daqui a alguns anos. A psoríase é um exemplo disso. Desde os anos 1990, essa doença foi inundada por novas descobertas e desenvolvimentos na patogênese, na investigação clínica e nos tratamentos, e mudaram alguns conceitos sobre essa doença. Unitermos: Psoríase. Artrite psoriásica. Síndrome metabólica. Doenças cardiovasculares. Depressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Matos, Margarida Gaspar de. "A saúde do adolescente: O que se sabe e quais são os novos desafios." Análise Psicológica 26, no. 2 (December 9, 2012): 251–63. http://dx.doi.org/10.14417/ap.492.

Full text
Abstract:
Nos últimos trinta anos, a comunidade académica escreveu muito sobre os adolescentes, os seus problemas e a sua relação com os actores e contextos relevantes das suas vidas. A partir dos finais dos anos 1990, uma revolução social associada ao “boom” das novas tecnologias de informação e comunicação trouxe um novo desafio aos pais e aos profissionais de saúde e da educação, a quem no início os anos 1970 se pedia abertura, diálogo, interacção participada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Jiménez, Pablo, and Lino Rampazzo. "A BIOÉTICA LATINO-AMERICANA: HISTORICIDADE, ATUALIDADE E OPERACIONALIZAÇÃO DO CONCEITO." Revista de Direito Brasileira 17, no. 7 (September 26, 2017): 261. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2017.v17i7.3092.

Full text
Abstract:
No presente artigo objetiva-se desenvolver uma reflexão acerca da evolução e da correlação dos conceitos ética, bioética e biodireito de forma de avaliar a atualidade e operacionalização dos termos, em face da melhor resolução dos dilemas que enfrenta a sociedade brasileira e, por extensão, a latino-americana. Procura-se, assim, discutir os significados atribuídos aos construtos em estudo e destacar a utilidade e a função da Bioética como microssistema. Discute-se, igualmente, o caráter multidisciplinar e complexo de uma nova Bioética para o atual contexto sociocultural que se sabe sujeito às constantes mudanças oriundas dos problemas nacionais e globais hodiernos. Investigam-se os princípios que definem a bioética latino-americana e conclui-se que o respeito, a solidariedade, responsabilidade e a cooperação são, dentre outros, aqueles que devem ser promovidos para uma melhor operacionalização dos conceitos em estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Sousa, Aline Pereira, and Aluíza Alves De Araújo. "ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA CONTEMPORANEIDADE: NOVAS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA." Revista Leia Escola 20, no. 1 (July 28, 2020): 188. http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i1.1732.

Full text
Abstract:
As novas formas de comunicação e interação que surgiram nas últimas décadas podem ser de grande valia para o ensino de língua estrangeira. Assim, acredita-se que uma prática pedagógica que englobe a multiculturalidade presente nas sociedades atuais possa favorecer um ensino mais interdisciplinar e, consequentemente, mais contextualizado. Contudo, admite-se que o contexto formal e regular de ensino e a formação docente podem não ser, muitas vezes, aliados. Conclui-se que, de fato, existem desafios que precisam ser superados para a implementação de novas abordagens no ensino de LE que favoreçam o posicionamento crítico do estudante. Todavia, defende-se a necessidade de tentar enfrentá-los de forma analítica e consciente ao longo da carreira acadêmica: um bom professor não é aquele que sabe mais, mas o que está em constante formação e não perde do seu horizonte o compromisso com o ensino responsável e responsivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rosistolato, Rodrigo. ""Você sabe como é, eles não estão acostumados com antropólogos!": uma análise etnográfica da formação de professores." Pro-Posições 24, no. 2 (August 2013): 41–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73072013000200004.

Full text
Abstract:
A escola passou, na segunda metade da década de 1990, por uma mudança significativa em suas funções sociais. A partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ela foi convocada a contribuir com a socialização afetiva e sexual de adolescentes e jovens, via projetos de orientação sexual escolar. Entendia-se que a escola não deveria educar para a sexualidade, mas, sim, orientar. Essa nova demanda proporcionou uma série de debates sobre a escola e o que se deve fazer nela, além de ter sido o passo inicial para a configuração de cursos de formação de professores para o trabalho com orientação sexual na escola. Este artigo apresenta reflexões com base em pesquisas etnográficas realizadas em cursos de formação de professores e em salas de aula onde se desenvolviam projetos de orientação sexual na cidade do Rio de Janeiro. Descrevem-se as classificações relacionadas à sexualidade, à diversidade sexual e ao lugar da escola nesse debate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Stein, Dionisia Dos Santos, and Thais Scotti do Canto Dorow. "Ações educativas ambientais no cotidiano de uma escola municipal de Santa Maria, RS." Revista Monografias Ambientais 4, no. 4 (October 11, 2011): 596–606. http://dx.doi.org/10.5902/223613083910.

Full text
Abstract:
O grande desafio da temática ambiental é abordar questões em sua totalidade, evitando enfoques aos temas isolados, mesmo que relevantes. A prática de Educação Ambiental no cotidiano escolar apresenta alternativas para o envolvimento de toda a comunidade escolar com ações contínuas e não pontuais. Há possibilidades de uma educação ambiental interdisciplinar com o objetivo de problematizar o entendimento, mostrar que o educador tem um papel fundamental nesta nova perspectiva de ensino, criando, recriando, reinventando, fazendo o que não se sabe fazer, deixando-se ensinar com a participação de todos. Sabe-se que são as ações cotidianas que trazem grandes mudanças. Este trabalho traz uma reflexão sobre a educação ambiental na escola e a ética do cuidado. O objetivo principal foi desenvolver ações educativas com alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zenir Aita de Santa Maria, RS, sobre questões envolvendo o meio ambiente, através de palestras, folhetos, passeios ao redor da escola para uma leitura de paisagem, entrevistas com a direção da escola, professores e funcionários. Foram realizadas ações como: lixo no lugar certo, construção de minhocário, relógio do corpo humano com plantas medicinais, aproveitamento de cascas com o bolo de banana. Assim constatou-se que a escola oferece um ambiente favorável para que a Educação Ambiental seja desenvolvida continuamente abrangendo todas as disciplinas, na construção do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography