Academic literature on the topic 'Novo calvinismo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Novo calvinismo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Novo calvinismo"

1

De Souza, Robson Da Costa. "A tradição calvinista é intolerante? Uma breve contribuição à análise crítica da autorreferencialidade reformada | Is the Calvinist tradition intolerant? A brief contribution to the critical analysis of reformed self-reference." Reflexão 45 (June 9, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2447-6803v45e2020a4792.

Full text
Abstract:
Este artigo indica, sob uma perspectiva pós-estruturalista, uma possibilidade de articulação entre tópicos teológicos do calvinismo e seus desenvolvimentos posteriores, levando em conta, à luz do conceito laclauniano de articulação hegemônica, as questões engendradas nas tensas relações entre tolerância, intolerância e as lógicas autorreferenciais presentes na matriz teológica conservadora e dogmática de setores específicos do protestantismo brasileiro. Ainda, considera a viabilidade de uma releitura, desde a ótica pós-estruturalista, dos dinamismos culturais presentes nos ideais dessa nova forma de espiritualidade, com a indicação de uma alternativa ecumênica e progressista. Como a mistificação do discurso religioso protestante se baseia na ocultação, entre os fiéis reformados brasileiros, das instituições mais criativas e dinâmicas da Reforma, o texto caminha no sentido de uma “crítica imanente”, sem ignorar o destaque dado, na atualidade, à importância da gramática dos direitos humanos na consolidação de uma cultura pública secular, na dialética da secularização (e dessecularização).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rocha, Denise. "Um huguenote e um católico e a questão da (in)dissolubilidade do matrimônio em Luanda, no século XVII (A Gloriosa Família, de Pepetela (1997))." HORIZONTE 15, no. 46 (June 30, 2017): 543. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2017v15n46p543.

Full text
Abstract:
<p>O objetivo do estudo é evocar no romance <em>A Gloriosa Família</em>, do angolano Pepetela (1997), a dimensão internacional de um confronto religioso entre a nobreza católica, liderada pelos Guise, e a burguesia calvinista, apoiada pelos Bourbon, que culminou no massacre dos huguenotes, protestantes franceses, na noite de São Bartolomeu (1572), em Paris, e desencadeou a fuga dos sobreviventes para a Holanda e outros países. No “novo romance histórico”, que mostra a trajetória da família mestiça Van Dum, nos anos da ocupação de Luanda pelos holandeses (1641 a 1648), em acirrada competição com os portugueses pelos escravos para as plantações de cana-de-açúcar do Brasil, desenrola-se um conflito de fé e dogma entre um huguenote e um católico sobre o casamento: Jean Du Plessis e seu sogro Baltazar Van Dum. O oficial de ascendência francesa, nascido na Niederlande, aportou em Luanda (1641), como membro do exército conquistador e se casou com Matilde que cometeu adultério. Diante dessa tragédia familiar, o marido optou pela ruptura do casamento, que não tem caráter sacramental, segundo a tradição calvinista, e abalou o alicerce católico da ideologia da não dissolução matrimonial.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FLATT, KEVIN. "Theological Innovation from Spiritual Experience: Henry Alline's Anti-Calvinism in Late Eighteenth-Century Nova Scotia and New England." Journal of Religious History 33, no. 3 (September 2009): 285–300. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9809.2009.00798.x.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pich, Roberto Hofmeister. "“A razão é uma prostituta”: fundamentos de uma epistemologia luterana." Teocomunicação 49, no. 1 (December 6, 2019): 35708. http://dx.doi.org/10.15448/0103-314x.2019.1.35708.

Full text
Abstract:
Na teologia luterana, como também na maior parte da teologia cristã que o precedeu, o tema da relação “fé” e “razão” ocupa lugar importante. Ele está implicado ou é até mesmo diretamente tratado sempre que se põe em debate a natureza do saber teológico, a condição do teólogo cristão e da teologia cristã e as esferas de sentido e responsabilidade da fé como dom e condição humana e da razão ou da racionalidade como dom para a criação e condição humana no mundo. Apesar de suas muitas e variadas notas críticas, na “filosofia cristã” medieval a aliança entre metafísica e teologia apresenta contornos e direções claras de possibilidades; Lutero, por sua vez, parece ter rejeitado qualquer margem de sucesso para uma abordagem de cunho “escolástico” para o conhecimento de Deus, e isso se cristaliza na sua expressão crítica para a condição da razão humana quanto ao conhecimento teológico: “a razão é uma prostituta”. Recentemente, a temática da racionalidade implícita na atitude de fé que move o cristão em suas crenças e ações, bem como o teólogo e ateologia cristã, foi reelaborada na tradição reformada calvinista, em um programa de problematização da racionalidade da fé, em meio à atmosfera de profundo cientificismo do conhecimento na era contemporânea, por um lado, e, por outro lado, de fideísmo nas reações evangélico-protestantes à crítica externa oriunda das ciências exatas e da natureza. Articulou-se uma “epistemologia reformada”, que tange a natureza da racionalidade em geral e da racionalidade da fé em específico, oferecendo uma nova abordagem da justificação racional das crenças cristãs. Poderia haver, face a motivações semelhantes ou mesmo diante de propósitos distintos, uma teoria símile na tradição luterana, ou seja,uma “epistemologia luterana”? O presente estudo pretende esboçar uma resposta a essa pergunta, explorando uma comparação com os termos da epistemologia reformada e da teologia luterana sobre a crença cristã.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Novo calvinismo"

1

Lima, Leandro Antonio de. "Uma análise do chamado novo calvinismo, de seu relacionamento com o calvinismo e de seu potencial para o diálogo com a contemporaneidade." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2537.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:48:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leandro Antonio Lima.pdf: 9528334 bytes, checksum: 56aba09c075b0933555ebcb16dcb7977 (MD5) Previous issue date: 2009-10-30
Approaches the movement called New Calvinism which was established by the North American media as one of the 10 ideas changing the world. Analyses the birth of the movement and its appearance in important North American media outlets such as Time Magazine and New York Times. Relates the main theological and practical points of the movement as well the authors which are most associated with New Calvinism and the main spheres of influence of the movement. Compares New Calvinism with Traditional Calvinism, emphasizing the continuity and the discrepancies the most recent movement with its predecessor. Establish the real backdrop of the movement as well as its main appeals to the modern day and age. Evaluates the psychological and social aspects of the movement and notes the small influence it has on society and culture and seeks to point out the potential that New Calvinism has to dialogue with the modern age. Supplies theological material for complementation in light of Kuyper's ideas. Concludes that New Calvinism has not yet truly influenced the world in a lasting way, but it surely points a possible way to do so.
Aborda o movimento chamado de Novo Calvinismo que foi estabelecido pela mídia norte-americana como uma das dez idéias que estão mudando o mundo. Analisa o surgimento do movimento e seu destaque concedido por importantes mídias norte-americanas como Time Magazine e New York Times. Relata os principais pontos teológico-práticos do movimento e de seus autores representativos, bem como as principais esferas de atuação do mesmo. Compara o movimento denominado Novo Calvinismo com o Calvinismo tradicional, enfatizando a continuidade e as discrepâncias do mesmo em relação ao seu antecessor. Estabelece o verdadeiro pano de fundo do movimento, bem como seu principal apelo à época atual. Avalia os aspectos psico-sociais do movimento, constata a fraca influência sócio-cultural dele e busca estabelecer os potenciais do Novo Calvinismo para dialogar com a época atual. Fornece subsídios para uma complementação teológica do movimento à luz do Kuyperianismo. Conclui que o Novo Calvinismo ainda não é uma influência real e duradoura para o mundo, mas aponta os caminhos para como poderia ser.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rios, Eduardo Dias. "A subsistência pela fé: a interferência presbiteriana na formação política, econômica e social da cidade de Várzea Nova - BA." Universidade Católica de Pernambuco, 2015. http://www.unicap.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1097.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Este trabalho investigou a incursão da Igreja Presbiteriana no Brasil, sua ética calvinista e decurso até estabelecimento na cidade de Várzea Nova- BA. A pesquisa procurou, dentro de uma perspectiva teórica, escrutinar os rumos do presbiterianismo no Brasil e, sobretudo, de como esta foi fundamental ao estabelecimento e consolidação da cidade de Várzea Nova BA. Foi a partir dessa perspectiva religiosa que a cidade de Várzea Nova consegue uma alternativa de subsistência, a saber, a agave sisalana (o sisal) que será cultura essencial, e base econômica, para seu desenvolvimento e fator de subsistência para a população local. Associada à fé católica, já presente no cenário regional, o presbiterianismo, através do Rev. Otacílio Alcântara, inicia seu percurso e, pautados numa ética puritana de vocação, cria os mecanismos necessários à formação da comunidade, subsidiando na formação econômica da gênese local. Toda a análise tem como base teórica a sociologia weberiana, além das narrativas de longa duração que construíram a memória do povo varzeanovense e formaram a estrutura necessária à construção desse trabalho.
This study investigated the incursion of the Presbyterian Church in Brazil, the Calvinist ethics course and to establishment in the city of Várzea Nova-BA. The research sought within a theoretical perspective, scrutinize the direction of Presbyterianism in Brazil and, above all, as this was fundamental to the establishment and consolidation of the city of Várzea Nova - BA. It was from this religious perspective that the city of Várzea Nova can an alternative livelihood, namely the sisalana agave (sisal) that will be essential culture, and economic base for its development and subsistence factor for the local population. Associated with the Catholic faith, already present in the regional scenario, Presbyterianism, by Rev. Otacílio Alcantara, begins his journey, and based in a Puritan ethic of vocation, creates the mechanisms for formation of the community, supporting the economic formation of the local genesis. The whole analysis is theoretical basis Weberian sociology, in addition to long-term narratives that built the memory of varzeanovense people and formed the structure needed for the construction of this work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Novo calvinismo"

1

Adriaen Thomasz Key, 1545-1589: Portrait of a Calvinist Painter (Pictura Nova) (Pictura Nova). Brepols Publishers, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography