Academic literature on the topic 'Nový urbanismus'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Nový urbanismus.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Nový urbanismus"

1

Sanchez, Renata Latuf de Oliveira. "A celebração da utopia contemporânea do capitalismo." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 2, no. 7 (October 31, 2011): 174. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v2i7.8634588.

Full text
Abstract:
Os anos 1960 e 1970 foram marcados por uma crítica à urbanidade existente através da arquitetura experimental, super focada em tecnologia e computação; já os anos 80 e 90, quando um modelo de cidade contemporâneo se consolidava, deram lugar ao surgimento de uma nova discussão baseada no valor da história e cultura local, com forte apelo nostálgico: o Novo Urbanismo. Pode-se considerar tanto a arquitetura experimental quanto o Novo Urbanismo formas de utopia arquitetônica; no entanto, a última, apesar de não ter muitos exemplos, é uma utopia provável e consolidada, totalmente inserida no capitalismo. E é por isso que consegue progredir dentro de cada cidade idealizada. Proponho neste trabalho estudar a urbanidade criada por Walt Disney e sua Empresa, tanto na questão dos parques temáticos, mas principalmente na cidade de Celebration, FL, USA, dentro do conceito de Novo Urbanismo e também no contexto das “ressemantizações” do pós-modernismo designadas por Manfredo Tafuri. Mostrá-la como um exemplo que, ao contrário de utopias dos anos 60, baseadas em arquitetura experimental de aspecto tecnológico exacerbado, constitui-se em nova linguagem arquitetônica, ainda que irreal. Ainda, entendê-la como um projeto baseado nos princípios de uma Empresa, e também como reprodução em escala maior de uma ideia do gênio Walt Disney, que pensava na urbanidade de seus parques temáticos a fim de criar locais em que se estabelecessem relações diferentes daquelas das cidades de seu tempo, locais que estimulassem percepções e sensações únicas, afetando inclusive a psicologia de seus visitantes, transformando o que se entende por uma cidade típica do século XX – ideia essa transmitida da Main Street fictícia para uma Main Street real. Pretende-se enfatizar principalmente a relação de Celebration com o sistema capitalista de consumo, relacionado ao discurso de Tafuri, bem como sua validação como cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Macedo, Adilson Costa. "Seaside, ícone do novo urbanismo." Paisagem e Ambiente, no. 29 (October 8, 2011): 171. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i29p171-187.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mladenović, Milorad. "Comments on ('Saopštenja') of the new school (of architecture)." SAJ - Serbian Architectural Journal 3, no. 3 (2011): 37–78. http://dx.doi.org/10.5937/saj1101037m.

Full text
Abstract:
The comments on 'Saopštenja'(Informer - Notices) of the New school (of architecture) represent the analysis of the publication of a group of bulletins which during the period of 1970/1971 was edited by the Tripartite Committee of the Assembly of the Working Community of the Faculty of Architecture (as abbreviated The Board for the New School), with the intention of presenting to the public the process of tuition reform at the Faculty of Architecture. Being the Dean and the Chairman of the Committee at that time, Prof. Bogdan Bogdanović was the most significant participant in the reform process, and by that fact also the most responsible person for the contents of 'Saopštenja'. Today, these bulletins present the most valuable documents of the reform process of that time which enables one to follow both the implementation procedure and also the scientific and theoretical aspirations within the field of architecture and urbanism which provided the orientation to the reform. Also, these bulletins in a rather interesting way present the beliefs of that time on which manner the tuition within the field of architecture and urbanism should be carried out, particularly in respect to the significant social, political and cultural circumstances of that period. At the same time, this analysis attempts to find out the causes due to which the tuition of the New school of architecture lasted for quite short time.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Correia, Fernando Alves. "Os caminhos de um novo paradigma do planeamento urbanístico em Portugal." Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo 115 (December 30, 2020): 379–434. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v115p379-434.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende sublinhar a fundamentalidade do planeamento urbanístico no moderno direito do urbanismo. Todavia, para que o planeamento e o plano continuem a desempenhar essa função essencial, devem os mesmos interiorizar novas preocupações e novas exigências. Podemos falar, à luz da nova legislação e dos mais recentes contributos doutrinários, de um “novo paradigma do planeamento urbanístico português”. Como manifestações mais relevantes, podem citar-se, para além do planeamento urbanístico coordenado e multinível, o planeamento impulsionador do desenvolvimento urbano sustentável, o planeamento urbanístico socialmente sustentável, o planeamento de contenção urbanística, o planeamento urbanístico que toma em consideração a mobilidade urbana, o planeamento urbanístico aberto à participação dos cidadãos, à concertação e à contratualização, o planeamento urbanístico estimulador da reabilitação urbana, o planeamento urbanístico fomentador da segurança urbana, o planeamento urbanístico incentivador da proteção e valorização do património cultural e o planeamento urbanístico promotor da observância do princípio constitucional da igualdade. O artigo encerra com a interrogação sobre os impactos da pandemia da doença da COVID-19 no direito do urbanismo do futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gaspar, Jorge. "O novo urbanismo: convergências em diferentes matrizes culturais." Cadernos de Geografia, no. 17 (1998): 179–85. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_17_27.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Davies, Frank Andrew. "Mobilidades militares nas cidades contemporâneas - Resenha do livro ‘Cidades sitiadas: O novo urbanismo militar’, de Stephen Graham (Boitempo, 2016)." Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social 14, no. 1 (January 22, 2021): 329–35. http://dx.doi.org/10.17648/dilemas.v14n1.37104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

André, Paula. "As cidades da cidade. Lisboa na primeira metade do séc. XX: nova Lisboa (1936) e Lisboa nova (1948)." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 7, no. 1 (December 23, 2015): 89. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v7i1.8642549.

Full text
Abstract:
A realidade urbana actual tem sido tema de investigação e reflexão em monografias e ensaios, plataformas e laboratórios, exposições e seminários, que a partir de uma caracterização do presente ambiente construído e trabalhando numa convergência dos saberes (arquitectura, urbanismo, geografia, economia, história, antropologia, filosofia, sociologia, arte, design…), procuram debater visões prospectivas das quais resulta um vasto reportório conceptual que constrói a história urbana. A partir desta perspectiva transdisciplinar este estudo tem por objectivo demonstrar que as teorias da Science Sociale de Le Play, associadas à Escola Francesa de Urbanismo estiveram presentes na ideologia e no pensamento político de Salazar, com consequências efectivas nas reformas urbanas feitas pelo seu governo, quer na morfologia do território do Plano da Costa do Sol (divulgado em 1936 como nova Lisboa) quer na morfologia e arquitectura do Plano do Bairro de Alvalade (divulgado em 1948 como Lisboa nova), que se apresentaram como novas cidades da cidade e que se constituem como história urbana de Lisboa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vianna, Mônica Peixoto, and Débora Barros Cavalcanti. "ENSINO DO URBANISMO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: TECENDO A COMPREENSÃO DA CIDADE PARA A ATIVIDADE PROJETUAL." Gestão & Tecnologia de Projetos 11, no. 1 (April 4, 2016): 121. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99209.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de uma reflexão sobre o ensino do urbanismo e sua articulação com a atividade projetual em escolas de Arquitetura e Urbanismo a partir da elaboração e implantação de um projeto pedagógico inovador para um curso de Arquitetura e Urbanismo na região Nordeste do Brasil. Como relato de experiência, inicialmente o artigo tratará as bases conceituais e empíricas que deram origem à construção de uma visão crítica sobre os cursos de Arquitetura e Urbanismo na região. Em seguida serão abordados os critérios que foram a base deste novo projeto pedagógico e algumas estratégias adotadas para o ensino de urbanismo, principalmente a inclusão de uma disciplina que trata de planejamento urbano no primeiro semestre do curso e uma atividade de reconhecimento da cidade como palco da ação do arquiteto e urbanista. Por ser uma experiência ainda recente, serão relatadas as primeiras avaliações feitas por docentes e alunos sobre a aplicação prática dos critérios mencionados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alves Correia, Fernando. "O Direito do Ordenamento do Território e o Direito do Urbanismo em Portugal." Revista Andaluza de Administración Pública, no. 64 (December 31, 2006): 11–33. http://dx.doi.org/10.46735/raap.n64.412.

Full text
Abstract:
SUMARIO: I. INTRODUÇÃO. II. OS GRANDES DESAFIOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS.- 1. A promoção de um desenvolvimento territorial integrado, harmonioso e sustentável do País.- 2. A coerência e a harmonia do sistema de planeamento territorial.- 3. A avaliação dos impactes ambientais dos instrumentos de planeamento.- 4. O aprofundamento da participação dos interessados no procedimento de elaboração dos planos e a disciplina jurídica da contratação nos procedimentos de planeamento.- 5. A aposta num novo paradigma de urbanismo: o urbanismo qualitativo.- 6. A perequação compensatória dos benefícios e encargos resultantes dos planos dotados de eficácia plurisubjectiva.- 7. A codificação do direito do urbanismo. III. CONCLUSÃO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Skowronski, Aline Beatrís. "A cidade transformada pelo fogo - Anotações sobre o impacto de três incêndios sobre a forma urbana da cidade de Erechim – RS." Revista Ensaios 1, no. 5 (November 24, 2011): 3. http://dx.doi.org/10.22409/re.v1i5.293.

Full text
Abstract:
O trabalho a seguir apresenta uma análise de um período de ruptura que ocorreu no início da década de 30 na cidade de Erechim, localizada na região Norte do Estado do Rio Grande Sul. A cidade teve sua origem ligada ao período de criação de núcleos urbanos pelo Estado para abrigar os imigrantes europeus que desembarcavam no país e fazia parte da Colônia de mesmo nome fundada pela Comissão de Terras e Colonização que desenvolveu, de forma inédita no Estado, um projeto de urbanismo nos moldes do urbanismo moderno. O plano implantado foi ocupado por imigrantes que nele construíram suas casas conforme as lembranças que traziam de seus países de origem. O conjunto revelava as tradições preservadas pelos imigrantes. O contraste entre a tradição e a modernidade conviveu até o início da década de 30 quando incidiram sobre a cidade três grandes incêndios que alastraram quarteirões desfigurando a avenida que conformava o centro da cidade. No lugar das edificações em madeira foram construídos edifícios no estilo Eclético, com novo material e novas formas, o que deu origem a uma nova cidade. Através da análise da forma urbana, com o apoio conceitual de Henri Lefebvre e Aldo Rossi procurar-se-á entender como os incêndios contribuíram para a evolução urbana da cidade e de que forma eles representaram uma aceleração do processo histórico de Erechim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Nový urbanismus"

1

Kamená, Markéta. "Hudba jako veřejný prostor – Nový koncept brněnské Filharmonie." Master's thesis, Vysoké učení technické v Brně. Fakulta architektury, 2015. http://www.nusl.cz/ntk/nusl-216174.

Full text
Abstract:
The Philharmonic building is designed as a circular central building located in the center of an elliptical water ring. The house moderately expands to upward by an angle of ten degrees. This compositional princip implicitly refers to the morphology of ancient temples, but his reasoning is mostly functional. The water ring has a maximal size considering the size of the park, in spite of it is a significant limit for dimensions of the object. First floor therefore builds up the smallest possible surface area of the ring and each higher floor is increased according to the need of the philharmonic, especially so the floor area suffises to the big amount of dressing rooms and rehearsal. The total cubic capacity of the object is almost minimalist, a concert hall and other necessary equipment is designed in the lower limit of the minimum dimensions. The philharmonic is opened to the neighborhood around the perimeter of all floors, behind the facade common life takes place, this fact makes the building visually interesting. In the daylight, when traffic is muted, it gives the impression of the stoic temple, but in the evening it "coming to life". Architectural expression is subordinated to this princip. The facade is designed from structural glazing, to achieve the greatest possible effect of transparency. The abstract shaping without natural scale of the window or other articulated architectural elements is chosen with respect to the principle philharmonic as a temple of music, not primarily "only" public building. Requirements for the indoor climate indicate a need of the interior shading. In accordance with previous principles the shading elements are chosen abstractly as continuous vertical wooden beams starting at different height with respect to public space inside of the building.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Macurová, Lenka. "Hudba jako veřejný prostor – Nový koncept brněnské Filharmonie." Master's thesis, Vysoké učení technické v Brně. Fakulta architektury, 2015. http://www.nusl.cz/ntk/nusl-216172.

Full text
Abstract:
An assignment of diploma thesis was to design a concert hall for Brno Philharmonic. Ten years ago, an architectural competition was held to design Janáček cultural centre on a plot between the streets Veselá and Besední. The winning project was simplified and divided into two parts (underground parking and concert hall). My proposal is based on the planned parking, which finally begins to build in 2015. Shape of the house respects the surrounding buildings. My aim was create the building, which would be functional, urban, beautiful and more economical than the winning project.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kristek, Jan. "Lidé, moc a architektonické ideologie." Doctoral thesis, Vysoké učení technické v Brně. Fakulta architektury, 2014. http://www.nusl.cz/ntk/nusl-233273.

Full text
Abstract:
This thesis aims to classify contemporary way of thought in the architecture and urbanism mainly in respect to the formation of public space. Generally, it seeks to identify ideological background of individual ways of thoughts and their genealogy – therefore it explores their historical roots too. The methodological framework of the thesis is grounded in the critical theory and production of (public) space as well as architectural production is therefore understood as a political act; not necessarily in terms of the established political parties or ideologies but rather in the sense of production of the city space as a social arena, in which completion of various agents, interests and notions is present including the architectural discourses. The resulting form of the public space is than a result of this competition and unavoidable ideological antagonism, which is present in the ideological basis of the individual way of thoughts in architecture and urbanism.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Odstrčilík, Viktor. "Nové Nové sady - Přestavba území." Master's thesis, Vysoké učení technické v Brně. Fakulta architektury, 2011. http://www.nusl.cz/ntk/nusl-375504.

Full text
Abstract:
The work about Nové Nové Sady is solving place around avenue Nové Sady in a situation where the main railway station does not move into the Southern city center but is retained in its current location. The project is focused on urban sites where is now very low density. A large part of the land is occupied by the railway constructions. The aim was to create a functioning urban structure with high population density combined with smaller offices and shops. An important feature is the rise up density of the existing urban structure. Emphasis is placed on the views of the dominant Petrov Spilberk that this area offers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ramos, Ricardo Carvalho Lima. "Densidades urbanas e o concurso Bairro Novo." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2010. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2580.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-15T22:45:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ricardo Carvalho Lima Ramos1.pdf: 2470740 bytes, checksum: 003bc3edcf760a9cf7a4519eab308ad4 (MD5) Ricardo Carvalho Lima Ramos2.pdf: 2504389 bytes, checksum: 91cdb69d7ce7edb1a2dce4c7a7905ca0 (MD5) Previous issue date: 2010-08-13
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This dissertation contains an analysis of the urban density proposals of ten projects that were awarded in the Bairro Novo Contest, held in 2004. To do this, an investigation is made, starting with the industrial revolution, of historical antecedents which left a mark on 18th, 19th and 20th century cities in the form of designs and plans.
Esta dissertação analisa as propostas de densidades urbanas dos dez projetos premiados no Concurso Bairro Novo, organizado em 2004. Para tanto, são investigados os antecedentes históricos ocorridos a partir da revolução industrial, que marcam, sob a forma de projetos e planos as cidades dos séculos XVIII, XIX e XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lemos, Marilia Roennau. "O urbanismo em Porto Alegre no jornal Correio do Povo, durante o Estado Novo." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/27849.

Full text
Abstract:
O período do Estado Novo (1937-1945) foi marcado pela busca de progresso e de modernidade em âmbito nacional, e, em Porto Alegre, essa busca tomou forma em um processo de remodelação urbana, implantada pelo prefeito da cidade, Loureiro da Silva, sob a orientação do urbanista Arnaldo Gladosch e dos técnicos locais Ubatuba de Faria e Edvaldo P. Paiva. As intervenções, assim como os problemas urbanos de Porto Alegre, foram amplamente noticiados, no período, pelo jornal Correio do Povo. Este trabalho buscou apontar como as intervenções na cidade e a elaboração de um plano diretor, quando divulgados pelo jornal Correio do Povo, disseminaram, também, o anseio pela modernidade. O estudo adota a hipótese de que a imprensa em Porto Alegre, sobretudo o jornal Correio do Povo, durante o período do Estado Novo, propagava e promovia as novas teorias do urbanismo. O trabalho tem como objetivo investigar a evolução do urbanismo na cidade de Porto Alegre durante o Estado Novo, ao longo da administração de Loureiro da Silva, na leitura das publicações do jornal Correio do Povo. Está estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo aborda o período do Estado Novo em Porto Alegre, relacionando os principais acontecimentos urbanísticos da cidade, no contexto da época. No segundo capítulo, apresenta-se o papel da imprensa, e principalmente, do jornal Correio do Povo na capital. O terceiro capítulo traz para a análise dos textos do jornal, sobre as intervenções pela qual a cidade passava. Um achado importante é de que as notícias do Correio do Povo revelam, subjacente aos textos oficiais e aos projetos elaborados à época, a introdução na capital de novas idéias e tendências do urbanismo.
The period of the “Estado Novo” (1937-1945) was marked by the search of progress and of modernity nationwide and, in Porto Alegre, that search took form in a process of urban remodeling, implanted by the mayor of the city, Loureiro da Silva, under the orientarion of urbanist Arnaldo Gladosch and local technicians Ubatuba de Faria and Edvaldo P. Paiva. Those interventions, as well as the urban problems of Porto Alegre, were widely reported, at that time, on the newspaper “Correio do Povo”. This study has aimed to point out how the interventions in the city and the elaboration of a master urban plan, when published by the newspaper “Correio do Povo”, also disseminated the longing for modernity and the nationalism, and they introduced new urban ideas underlying the official texts and the projects elaborated at that time. The study adopts the hypothese that the press in Porto Alegre, specially the newspaper Correio do Povo, during the period of the Estado Novo, spread out and promoted the new theories on urbanization. The study has as objective investigating the evolution of the urbanism in the city of Porto Alegre, during the “Estado Novo”, along the administration of Loureiro da Silva, in the readings of the newspaper “Correio do Povo” . It is structured in three chapters. The first chapter approaches the period of the “Estado Novo” in Porto Alegre, relating the most important urban events of the city, in the context of the time. In the second chapter, it is presented the press role in the capital, mainly Correio do Povo’s one. The third chapter brings the analyses of the newspaper’s texts, on the interventions in the city. An important finding is that the reports of Correio do Povo disclose the introduction in the capital of new ideas and trends in urbanism, underlying the oficial texts and projects elaborated at that time.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Maria Helena Pizarro Paula. "A Rua Nova do Porto (1395-1520) : sociedade, construção e urbanismo." Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 2010. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000207306.

Full text
Abstract:
A presente dissertação é o fruto de uma investigação sobre a afamada Rua Nova, na cidade do Porto, no período entre 1395 e 1520, feita através dos diversos tipos de contratos das suas casas, contidos nos cinco Livros do Além Douro da Leitura Nova. Pretende-se com este trabalho clarificar qual o papel desta Rua no período medieval, conhecer as particularidades de ser propriedade régia, qual a sua aparência, limites e contextos, as casas que nela se construíam e qual o tipo de construção, quais as figuras que lhe deram vida e, ainda, de que modo se integrava no sistema de organização do burgo com os seus diversos serviços e estatutos. Tentámos olhar para este tema numa perspectiva diferente, percorrer um caminho mais específico, conhecer uma micro-realidade e tentar reconstituí-la o mais seriamente possível. Trata-se, portanto, de um trabalho sobre o como e o porquê de este arruamento 'o se implementar na zona ribeirinha e qual o impacto que causou a diferentes níveis, principalmente no urbanismo medieval portuense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Maria Helena Pizarro Paula. "A Rua Nova do Porto (1395-1520) : sociedade, construção e urbanismo." Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 2010. http://hdl.handle.net/10216/56102.

Full text
Abstract:
A presente dissertação é o fruto de uma investigação sobre a afamada Rua Nova, na cidade do Porto, no período entre 1395 e 1520, feita através dos diversos tipos de contratos das suas casas, contidos nos cinco Livros do Além Douro da Leitura Nova. Pretende-se com este trabalho clarificar qual o papel desta Rua no período medieval, conhecer as particularidades de ser propriedade régia, qual a sua aparência, limites e contextos, as casas que nela se construíam e qual o tipo de construção, quais as figuras que lhe deram vida e, ainda, de que modo se integrava no sistema de organização do burgo com os seus diversos serviços e estatutos. Tentámos olhar para este tema numa perspectiva diferente, percorrer um caminho mais específico, conhecer uma micro-realidade e tentar reconstituí-la o mais seriamente possível. Trata-se, portanto, de um trabalho sobre o como e o porquê de este arruamento 'o se implementar na zona ribeirinha e qual o impacto que causou a diferentes níveis, principalmente no urbanismo medieval portuense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodriguez, Karina Diógenes. "Princípios e parâmetros do novo urbanismo em territórios planejados no Brasil." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2016. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2897.

Full text
Abstract:
Submitted by Hernani Medola (hernani.medola@mackenzie.br) on 2016-10-20T14:12:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Karina Diógenes Rodriguez.pdf: 23301697 bytes, checksum: 9bc26b85c34999fd4f76a530a2bbbcc4 (MD5)
Approved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2016-10-20T14:33:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Karina Diógenes Rodriguez.pdf: 23301697 bytes, checksum: 9bc26b85c34999fd4f76a530a2bbbcc4 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-10-20T14:33:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Karina Diógenes Rodriguez.pdf: 23301697 bytes, checksum: 9bc26b85c34999fd4f76a530a2bbbcc4 (MD5) Previous issue date: 2016-02-25
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This study analyses the concepts, parameters and instruments of the contemporary tendencies of urban development in planned territories in Brazil, which originate from the movements “New Urbanism” and “Smart Growth”, having as case study Pedra Branca, a planned neighborhood located in Santa Catarina. The initial part of this dissertation is composed of an analysis of the conceptual and theoretical basis, using the research of secondary data (bibliographic research and conceptual reference), it is expected to aggregate knowledge about the subject. Later, the concepts are defined and organized as a way of making feasible the analysis in the case study. This study finished with a critical reflection on the case study of Pedra Branca and presents other reflections on the tendencies and difficulties of the implementation of Urbanism’s contemporary concepts which provide a desirable urbanity in Brazil’s planned territories.
Esta dissertação analisa os conceitos, parâmetros e instrumentos presentes nas tendências contemporâneas do desenvolvimento urbano nos territórios planejados no Brasil., advindos dos movimentos do “Novo Urbanismo” e do “Crescimento Inteligente” (Smart Growth) tendo como estudo de caso o bairro planejado de Pedra Branca em Santa Catarina. O trabalho constitui-se de uma parte inicial contendo uma análise da base conceitual teórica referencial, onde a partir da pesquisa de dados secundários (pesquisa bibliográfica e referências conceituais) se pretendeu agregar conhecimento acerca do assunto estudado. Posteriormente, os conceitos são definidos e organizados como forma de viabilizar sua análise no estudo de caso. O trabalho encerra com uma reflexão crítica sobre o estudo de caso de Pedra Branca e apresenta algumas reflexões acerca das tendências e dificuldades na implementação dos conceitos contemporâneos do urbanismo que propiciam a desejável urbanidade nos bairros planejados no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vidal, Laurent. "De Nova Lisboa à Brasilia." Paris : IHEAL éd, 2002. http://catalogue.bnf.fr/ark:/12148/cb388581510.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Nový urbanismus"

1

Helder, Ferreira, ed. Cidade antiga e novo projecto urbano: Viseu = Old city and a new urban artifact : Viseu. Porto: Ediçoes Caixotim, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Desenvolvimento sustentável às avessas nas praias de Maceió--AL: A liberação de espigões pelo novo Código de Urbanismo e Edificações. Maceió, AL: EdUFAL, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Richard, Plunz, Baratloo Mojdeh, and Conard Michael, eds. Prague 13: New urbanisms = Praha 13 : nové formy urbanismu. [New York]: Columbia University Graduate School of Architecture, Planning, and Preservation, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Correia, Luís Miguel. Obras Públicas no Estado Novo. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1894-4.

Full text
Abstract:
Neste livro analisam-se diferentes repertórios de atuação do Estado Novo no campo das obras públicas, da arquitetura ao urbanismo, passando pela intervenção em monumentos nacionais. Congregando vinte autores de distintas gerações e formações, pretende-se oferecer um ponto de situação, ainda que sempre parcelar e provisório, do conhecimento sobre os múltiplos programas desenvolvidos durante o regime, os quais tiveram, a diversas escalas, consequências na organização do espaço e do território português. Potenciar a sua leitura integrada constitui um dos principais objetivos deste volume. Em segundo lugar, visa-se evidenciar, acolhendo como vantajosa a existência de múltiplos posicionamentos analíticos, os denominadores comuns e os territórios de dissenso, os diferentes referentes teóricos e metodologias mobilizadas para compreender este objeto de estudo multifacetado. Rejeitando possíveis leituras unívocas, a materialização deste retrato poliédrico da historiografia nacional procura, antes, contribuir para (re)imaginar um horizonte de investigação, idealmente transdisciplinar, comparativo e colaborativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ortega, Amadeu Mezquida. Nova Declaració Valencianista: 100 anys després. ACV Tirant lo Blanc, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Urbanismo comercial em Portugal: A necessidade da uma nova gestão urbana : actas da conferência realizada em 23 e 24 de Março de 2001, no âmbito do 3. Fórum Internacional de Urbanismo. Lisboa: URBE, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sales, Gustavo de Luna, Ágatha M. Formiga de Souto, Angelina Nardelli Quaglia, Caio Frederico e. Silva, Frederico Flósculo Pinheiro Barreto, Ivan Manoel Rezende do Valle, Isadora Banducci Amizo, et al. Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós Covid: estudo de caso FAU/UnB. LaSus FAU; Universidade de Brasília, 2020. http://dx.doi.org/10.26512/9786599238437.

Full text
Abstract:
Muitos ambientes de ensino tiveram suas rotinas alteradas com a chegada da pandemia do novo Coronavírus. No contexto da Universidade de Brasília (UnB), que está desde de março de 2020 desenvolvendo atividades remotas, também estão sendo desenvolvidas uma série de atividades de planejamento visando à reocupação responsável do Campus. Neste sentido, este presente documento tem por objetivo informar todas as atividades desenvolvidas pelo subcomitê de infraestrutura e serviços da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UnB, no âmbito do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR). Este estudo está delimitado para a realidade de uso e ocupação da FAU/UnB, que fica localizada na ala norte do Instituto Central de Ciências – ICC, um dos edifícios mais emblemáticos de toda a Universidade. Destaca-se que há limitação temporal no referencial bibliográfico e técnico consultados e produzidos para o desenvolvimento deste estudo, os quais foram a base para a metodologia utilizada neste guia. A proposta do guia é oferecer uma possibilidade metodológica que auxilie gestores educacionais em reavaliarem os seus espaços para possibilitar uma ocupação dos ambientes de forma segura, responsável e com salubridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Nový urbanismus"

1

Kronbauer, Gracieli, and Marjorie Lemos Gubert. "COBOGÓ FLUIDO: PERSPECTIVAS PARA PENSAR SOBRE UM NOVO CONCEITO." In Arquitetura e Urbanismo: Planejando e Edificando Espaços, 255–69. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.52819100719.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Filho, Carlos Adelmar Monteiro Duarte, Emanuela Cristina Montoni da Silva, Flaviana Nogueira de Lima, Luiz Felipe Oliveira Luna de Farias, Tacyana Cinthya Matos Batista, Vinicius José Lopes Cursino, and Victoria Kamille de Castro Almeida. "MAPAS CONCEITUAIS: COMO DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA METODOLOGIA PROJETUAL." In Divergências e Convergências: Arquitetura, Urbanismo e Design, 1–9. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9462118031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machado, João Ricardo Freire de Morais, and Maisa Fernandes Dutra Veloso. "DESMISTIFICANDO O CO-LIVING: UMA NOVA FORMA DE ENTENDER A HABITAÇÃO." In Arquitetura e Urbanismo: Abordagem Abrangente e Polivalente, 243–54. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.95420220718.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Prochnow, Simone Back, and Silvio Belmonte de Abreu Filho. "QUARTA NATUREZA : UMA NOVA PAUTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO." In O Essencial da Arquitetura e Urbanismo 3, 39–53. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6541917043.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Eduardo Romero de, and Luís Gustavo Martins Botaro. "TRANSFORMAÇÕES URBANAS E A NOVA ESTAÇÃO DA SOROCABANA EM BOTUCATU." In Arquitetura, urbanismo e paisagismo: contexto contemporâneo e desafios em áreas centrais, 119–46. Cultura Acadêmica - Editora Unesp, 2015. http://dx.doi.org/10.17271/97885798374015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Miranda, Leyde Kelly, and Wendel de Miranda. "A NOVA TENDÊNCIA DE CONDOMÍNIOS RURAIS COM FINALIDADE DE LAZER - UM ESTUDO DE CASO DO SUL DE MINAS GERAIS." In Arquitetura e Urbanismo: Planejando e Edificando Espaços 4, 1–10. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0862127011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brandão, Raul Castro, and Estevane De Paula Pontes Mendes. "ESCOLAS SITIADAS E NOVO URBANISMO MILITAR: UM OLHAR SOBRE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO SUDESTE GOIANO." In Conflitos e Convergências da Geografia 2, 194–201. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.33019150419.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vilarinho, Luana Chaves. "PLANOS DIRETORES (1992 E 2007), ÁREAS DE ESPECIAL INTERESSE SOCIAL E ADENSAMENTO URBANO EM GOIÂNIA." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 24–33. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.24-33.

Full text
Abstract:
A pesquisa tem por enfoque analisar o período de 1992 a 2007, com o objetivo de entender quais foram as mudanças ocorridas entre os Planos Diretores, tendo em vista que foram os instrumentos municipais desenvolvidos a partir dos princípios da constituinte de 1988, que trouxe à tona a discussão sobre a função social da cidade, culminando, em 2001, com o Estatuto das Cidades. Partindo dos estudos urbanos, têm-se como objeto de estudo os bairros Jd. Goiás, Jd. Atlântico e Parque Amazônia. Objetivo: a partir dos Planos Diretores de 1992 e de 2007 pretende-se avaliar a expansão de Goiânia entre esses dois Planos. Avaliar também o papel da legislação na reestruturação urbana a partir de 1992, caracterizando a condição urbana contemporânea. Método: estudar textos de fundamentação, assim como fazer levantamentos dos documentos existentes nos órgãos públicos a fim de constituir a cartografia e historiografia das áreas de estudo. Cartografar as características da condição urbana contemporânea com a contribuição dos referidos autores visando, identificar o tempo de cada processo de reestruturação urbana, bem como as suas consequências para a produção do espaço urbano atual. Elaborar diagramas que revelam cronologicamente os momentos de ocupação que incitaram mudanças. Analisar os mapas presentes no diagnóstico dos PDIG de 1992 e de 2007. Resultados: o PDIG de 1992 visou o desenvolvimento das funções sociais da cidade. Suas diretrizes reforçaram alguns aspectos do PDIG anterior: ocupação da região sudoeste e a criação de novas centralidades. Observou-se que a expansão pretendida no PDIG de 1969 corroborou para a fragmentação do território. Os bairros Jd. Goiás, Jd. Atlântico e Parque Amazônia tiveram atuações relativamente diferentes um dos outros nos quesitos expansão, crescimento e densidade durante as décadas de 1990-2010. O PDIG de 2007, adotou o modelo de cidade compacta, seguindo os preceitos do Novo Urbanismo, resultando no estímulo à verticalização. Tomou os corredores de transporte coletivo como componentes estruturantes do modelo de ocupação urbana. Conclusão: as diretrizes do PDIG de 1992, reforçaram alguns aspectos do PDIG anterior: ocupação da região sudoeste e a criação de novas centralidades. Teve como uma de suas características principais a proposta de direcionar o crescimento da malha urbana para a região sudoeste. O PDIG de 2007, indicou a necessidade do crescimento urbano estar associado à dinâmica de sua ocupação concêntrica em paralelo à sua indução a sudoeste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Nový urbanismus"

1

Agata Kantarek, Anna, and Ivor Samuels. "Nowa Huta, Krakow, Poland. Old Urbanism, New Urbanism?" In 24th ISUF 2017 - City and Territory in the Globalization Age. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/isuf2017.2017.6463.

Full text
Abstract:
This paper considers the first stage of Nova Huta New Town built near Krakow in the 1950s. In contrast to UK and US new settlements of the post war period it is a high density apartment block development which was ignored in the literature for more than half a century because its design, based on a system of streets, is in contrast with contemporary forms of development, either low density garden city or higher density free standing apartment blocks. A discussion of its neglect and the recent rediscovery of its qualities, both in Poland and by exponents of the US New Urbanism (part of the Urban Morphology spectrum somewhat neglected by ISUF) leads to a systematic investigation of the development, its influences and how this project conceived in a radically different political and economic context, matches or departs from the tenets of the Charter for the New Urbanism. The extent to which the context has determined the differences leads to a conclusion discussing the enduring qualities and contemporary relevance of inherited urban forms. References: Biedrzycka A., Chyb A., Fryźlewicz M. (ed.) Nowa Huta - architektura i twórcy miasta idealnego. Niezrealizowane projekty, Muzeum Historyczne Miasta Krakowa, Kraków 2006. Gauthier,P. and J. Gilliland (2006), ‘Mapping urban morphology: a classification scheme for interpreting contributions to the study of urban form’, Urban Morphology 10.1, 41-50 Hatherley, O.(2015) Landscapes of Communism. A history through buildings (Allen Lane,London). Juchnowicz, S. (2005) ‘Nowa Huta-przeszłość i wizja. Z doświadczeń warsaztatu projektowego in Nowa Huta-przyszłość i wizja’. Studium muzeum rozprosznego, Biblioteka Krzysztoforska, Krakow. Lisowski, B. (1968) Modern architecture in Poland (Polonia Publishing House, Warsaw). Plater Zyberk, E. (2015) ‘Traditional urbanism: design policy and case studies’. in Jeleński et al eds. Tradition and heritage in the contemporary image of the city, Volume 1, Wyd. Politechniki Krakowskiej, Krakow. p160-171. The Congress for the New Urbanism (1999) Charter of the New Urbanism (1999) (https://www.cnu.org/who-we-are/charter-new-urbanism) accessed 4 January 2017. Wyrozumski J. (eds.) Narodziny Nowej Huty Towarzystwo Miłośników Historii i Zabytków Krakowa, Kraków, 1999.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ellwanger, Maciano, Dusan Schreiber, and Vanessa Theis. "A GESTÃO DOS ESTOQUES NA COMPANHIA MUNICIPAL DE URBANISMO DE NOVO HAMBURGO - RS." In IV Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2021.348020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sombra Jr., Fausto Barreira. "Revisitando "Brasília: contradições de uma cidade nova" (1967)." In IV JORNADA DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA FAU-MACKENZIE. 10.5935, 2018. http://dx.doi.org/10.5935/2238-5037.20180011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MARQUES, Patricia Sousa. "Jardim Nova Esperança: dos movimentos da invasão aos desafios dos habitantes frente ao atual urbanismo." In II Seminário Nacional de Planejamento Paisagem Urbana e Sustentabilidade. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/114056.2-44.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Faria, Gustavo Henrique Campos de, Carlos Eduardo Verzola Vaz, and Luciane Maria Fadel. "Parâmetros de design na análise e leitura de artefatos midiáticos: revisão narrativa." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.206.

Full text
Abstract:
Em um mundo de ritmo acelerado, arquitetos e urbanistas devem lidar com as inúmeras maneiras pelas quais as novas mídias afetam o ambiente construído. Essas mídias estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade contemporânea. Cada vez mais, as pessoas experimentam a cidade através das mídias móveis. Seja por meio de aplicativos de smartphones ou troca de mensagens com amigos, a cidade parece bem-vinda aos seus habitantes e visitantes fisicamente e digitalmente. As pessoas carregam seus smartphones no bolso quase como uma extensão do corpo, um dispositivo que funciona como porta de entrada para o mundo digital e virtual. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma revisão narrativa dos parâmetros de design na análise e leitura de artefatos midiáticos. Este trabalho desenha conceitos e discussões sobre as poéticas das novas mídias como um novo passo para compreender o contexto da cidade mediada. É importante saber que os espaços híbridos estão em construção hoje em dia e com a popularização dos smartphones, resultados inovadores estão surgindo em pesquisas recentes. Neste processo, não há dúvidas sobre o potencial da integração de cidades e sistemas digitais, e arquitetos e urbanistas devem experimentar e esboçar soluções para novas possibilidades em espaços públicos urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Carlos Eduardo da Rocha, Maria Angela Dias, and Frederico Braida Rodrigues de Paula. "jogo das formas: um jogo digital para o ensino das formas em arquitetura e urbanismo." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.199.

Full text
Abstract:
Com o advento da quarta revolução industrial, observa-se uma evolução exponencial da tecnologia digital, com profundos impactos no mercado de trabalho, na economia e nos formatos das empresas. Refletir sobre a formação dos profissionais que atuarão neste cenário requer a implantação de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a incorporação de jogos digitais (vídeo games) em ambientes de ensino e aprendizagem ganhou relevância. Este artigo é parte de um estudo de uma tese de doutorado, na qual um jogo digital intitulado "O Jogo das Formas" está sendo criado como instrumento de apoio ao estudo das formas e da concepção formal, proporcionando caminhos mais atrativos para o aprendizado. É baseado em um sistema de cartões que são divididos em 5 tipos: cartões de arquitetura e forma; cartões de tipos de ações; cartões de ações aditivas; cartões de ações subtrativas; cartões de ação de translação e cartões de representação. Esta proposta visa, portanto, alinhar-se com a nova dinâmica de ensino e aprendizagem, criando um conhecimento ativo, no qual os alunos interagem e modificam seus objetos de estudo. Além disso, as possibilidades oferecidas pela tecnologia permitem que os grupos criem seus próprios volumes, personalizando assim a experiência adquirida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

BOIANI, ESTELA, Verônica Tessele D`` Áquino, MAGDA CAMARGO LANGE RAMOS, Eduardo Moreira Costa, and Ligia Lenthz. "LAGOA UMA VISÃO CHIS CIDADES MAIS HUMANAS, INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS: INOVAÇÃO URBANA E COCRIAÇÃO." In Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2020. http://dx.doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1008.

Full text
Abstract:
: Na Era das Cidades, projeta-se que 70% da população viverá no ambiente citadino em 2050, caracterizando-se como uma nova fase no desenvolvimento urbano, exigindo novas e ousadas abordagens no planejamento urbano. O presente artigo se propôs a descrever um empenho por uma cidade que garanta a participação dos cidadãos nos processos de planejamento e desenvolvimento do ambiente urbano, sob a perspectiva da cocriação pelos cidadãos. Para que o objetivo fosse atingido, apresentou-se a Visão CHIS; Conceito de Inovação Urbana, e, um Projeto de Arquitetura e Urbanismo denominado Lagoa- Visão CHIS com diretrizes e intenções projetuais para região como resultado da apropriação dessa participação dos cidadãos. Este utilizou uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos amparado pela pesquisa aplicada e bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

López, Veronica, and Renata Benedetti Mello Nagy Ramos. "Experiência docente." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.309.

Full text
Abstract:
Nos anos 1990, no contexto do desenvolvimento da Internet e das tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), novos processos são desenvolvidos no âmbito do que se convencionou chamar de "Sociedade da Informação" ou "Sociedade do Conhecimento". O fluxo de mudança e as adequações à nova realidade, alcançou o campo da Arquitetura e Urbanismo, tanto na prática profissional (em escritórios de arquitetura), como no meio acadêmico, nas universidades públicas e particulares (CELANI; FRAJNDLICH, 2016). No ensino de Arquitetura no Brasil, as primeiras discussões sobre a aplicação de uma disciplina obrigatória de desenho assistido por computador emergiram, quando a portaria 1770/94, do MEC (Ministério da Educação e Cultura), fixou novas diretrizes e conteúdos mínimos, tornando a informática aplicada à Arquitetura e Urbanismo uma disciplina obrigatória. A partir desse marco, diante das novas tecnologias, inicia-se a introdução da informática, como disciplina e como área de conhecimento. Segundo a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a reestruturação curricular de 1994 envolveu diferentes aspectos, entre eles, a necessidade sentida socialmente pela comunidade profissional e acadêmica (professores e alunos) de atualizar a formação desenvolvida nas escolas, dada as novas dimensões apresentadas pela atuação profissional. Atualmente, no âmbito do ensino aprendizagem da Arquitetura e Urbanismo, a informática é tratada nas disciplinas de computação gráfica e nas disciplinas de Projeto. De acordo com Barison e Santos (2010, 2011), essa prática se tornou mais frequente, e se intensificou entre 2006 e 2009. Entre os apontamentos dos autores quanto ao emprego dessa prática, estão as estratégias e abordagens ligadas ao nível de competência que o aluno deve alcançar em relação à atividade que será exercida na prática profissional. Nesse contexto, passados mais de vinte anos da portaria 1770/94, do MEC que torna a informática parte do cotidiano acadêmico dos alunos de Arquitetura e Urbanismo, ainda existem questionamentos dos professores que ministram a disciplina e a busca pelo aprimoramento das práticas, relacionando o objeto de estudo com as necessidades formativas desses alunos. Desta forma, ao entender a necessidade de aprofundar e compreender mais sobre BIM no ensino de Arquitetura e Urbanismo, a presente pesquisa busca entender o processo de migração do ensino de desenho digital feito através do AutoCAD para o Building Information Modeling (BIM), assim como a aplicabilidade do software de plataforma BIM nos desenhos que os acadêmicos realizam em seus estágios. Neste sentido, esta pesquisa relatada a experiência vivida por uma das autoras, no primeiro semestre letivo dos anos 2019 e 2020, durante a disciplina eletiva de Computação Gráfica I, do curso de Arquitetura e Urbanismo em uma Instituição de Ensino Superior particular localizada no Centro-Oeste brasileiro. Na ocasião, durante o semestre letivo, foi ministrado aos acadêmicos do 5° semestre, dos períodos matutino e noturno, o ensino de Revit, (software de plataforma BIM) para a instrução de softwares de desenho digital. Com uma média de 15 alunos, as salas de aula continham equipamentos e o suporte para que houvesse a explicação detalhada dos comandos/ferramentas, computador e projetor para a demonstração dos comandos/ferramentas do software pelo professor, assim como o software Microsoft Revit 2017, instalado nos computadores que eram utilizados individualmente pelos acadêmicos. A disciplina descrita neste relato, com carga horária total de 80 horas, tinha como objetivo, a criação de desenho digital 2D e 3D para a representação de projetos arquitetônicos, através da abordagem teórico-prática, aplicando como método, a demonstração detalhada dos comandos/ferramentas do Microsoft Revit e, em seguida, a aplicação prática no processo de criação de componentes, elementos arquitetônicos e mais adiante, modelos de projeto arquitetônico. Especificamente, este estudo buscou demonstrar a influência no aprendizado que o conhecimento prévio de outros softwares tem sobre o aprendizado do Revit, assim como o grau de competência adquirido pelos discentes ao longo da disciplina e a aplicabilidade no mercado da construção civil. No final de cada semestre, a análise dos resultados indicou que o aluno que já possuía algum conhecimento prévio em outro software AutoCAD teve um melhor entendimento inicial das ferramentas/comandos do Revit, seja pela similaridade entre os mesmos ou pela familiaridade na utilização do desenho digital. Aqueles que, pela primeira vez, tiveram contato com o desenho digital, iniciando no Revit, relataram maior dificuldade em compreender a função das ferramentas e principalmente, a percepção em relação à dimensão (2D e 3D). Entre todos os discentes, o primeiro grupo, que recebeu aulas no ao de 2019, e que tinha conhecimento prévio em AutoCAD, se observou um nível de aprendizado mais elevado que o grupo do seguinte semestre (2020), alunos dos quais, a maioria não possuía contato prévio com AutoCAD. No período, enfatiza-se o formato de ensino remoto no ano letivo de 2020, onde os discentes receberam a capacitação de forma on-line, durante o qual, foi observada a diminuição do ritmo de aprendizado. Em relação ao nível de competência, Succar, Sher e Williams (2013) descrevem níveis onde vários incrementos de capacidade podem ser usados ​​para fins de medição e comparação. O Índice de Competência Individual (ICI) é uma versão simplificada do modelo de desempenho desenvolvido por Benner (1984) e inclui cinco níveis distintos. De acordo com esta análise, notou-se que aos estudantes participantes da pesquisa iniciaram a disciplina no Nível 0 de competência (nenhuma) e foi possível, ao final da disciplina, atingir o Nível 2 (intermediário) que denota uma compreensão conceitual sólida e alguma aplicação prática. De forma majoritária, observou-se que apesar do nível de conhecimento adquirido estar em nível suficiente para o desenvolvimento de projetos com o uso do Revit, os discentes não utilizaram o software fora das atividades da disciplina, pois o mercado de trabalho da região, todavia não implementou o uso do BIM, em uma porcentagem considerável, impedindo assim, o aperfeiçoamento no uso do Revit através da prática durante as atividades de estágio do acadêmico. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/e-7CC_y7dPo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ruschel, Regina Coeli. "Playlist de palestras dando suporte à sala de aula invertida no ensino de BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.291.

Full text
Abstract:
Muito conteúdo em forma de palestras e defesas de orientados de pesquisadores ativos e referencias em modelagem da informação da construção ficam dispersos ou são consumidos presencialmente somente por aqueles presentes nos eventos específicos onde as apresentações ocorrem. O conhecimento apresentado por pesquisadores ativos em BIM em palestras de disseminação da temática ou em defesas de pesquisas científicas carregam uma visão holística e ao mesmo tempo específica baseada no rigor acadêmico e científico, assim se diferenciando de palestras meramente com objetivos mercadológicos. Outro diferencial é a antecipação de resolução de problemas e respostas à lacuna do conhecimento norteador da pesquisa científica. Esse material é rico em conhecimento e se centralizado e tornado persistente pode apoiar atividades educacionais, de capacitação e de disseminação do BIM no Brasil. Esse resumo apresenta um esforço de resgate e disponibilização gratuita na licença de Creative Commons de palestras e defesas proferidas na temática de Modelagem de Informação da Construção realizadas pela pesquisadora Regina C. Ruschel (RUSCHEL, 2021). A proposta é dar suporte ao ensino de BIM por meio da metodologia ativa de sala de aula invertida. A sala de aula invertida consiste em inverter ações que ocorrem em sala de aula e fora dela. A transmissão dos conhecimentos, que no modelo tradicional, ocorre na sala de aula passa a ocorrer fora dela antes da aula em si. O material de estudo deve ser disponibilizado com antecedência para ser lido, assistido ou pesquisado pelo estudante. Na aula são realizados debates, projetos, simulações, trabalhos em grupos e obtidas solução de problemas tendo o aluno como protagonizador central, enquanto o professor é o mediador do processo de aprendizagem (VALENTE, 2014). Segundo Schneiders (2018, p. 67) o professor prepara os conteúdos e o compartilha, os alunos acessam o conteúdo, o professor acompanha esse acesso, em sala de aula os alunos apresentam suas dúvidas, o professor as esclarece, realiza-se uma atividade conjunta e após a aula revisa-se os conteúdos e se planeja um novo tópico. Nesse contexto, antes da aula desenvolvem-se as habilidade cognitivas de recordação e compreensão. Durante a aula o enfoque está em aplicar, analisar, avaliar e criar, analisar. Após a aula retoma-se todas as habilidades cognitivas desenvolvidas. Foi realizado um esforço de resgate e disponibilização gratuída, na licença de Creative Commons, de palestras e defesas proferidas na temática de Modelagem de Informação da Construção realizadas pela pesquisadora Regina C. Ruschel. A pesquisadora levantou em seu acervo pessoal um total de 59 palestras sobre a temática de BIM. Essas palestras ocorreram entre 2011 e 2021 sendo em eventos acadêmicos e não acadêmicos. Na grande maioria as palestras abordam o significado do BIM, estratégias de ensino e capacitação, desenvolvimento de usos específicos e tendências. Foi realizada uma classificação e priorização e iniciada a regravação das palestras que variam em duração de trinta minutos a uma hora. Foram criadas playlist no canal do YouTube associada à conta pessoal da pesquisadora. Essa opção, em contraposição a um canal institucional foi adotada visto que o vínculo da pesquisadora como professora colaboradora é instável, podendo resultar em descontinuidade. Na regravação das palestras participa apenas a pesquisadora. No entanto, na regravação das defesas participam o orientado e a pesquisadora. Orientamos nesse resumo como aplicar dois vídeos de palestras que abordam: competências BIM, processo de implantação BIM em projetos, usos do BIM, tecnologias BIM e a avaliação de desempenho em processo de concepção arquitetônica. Observa-se a riqueza de temas abrangidos em apenas duas palestras. O vídeo da palestra regravada do III ENCONTRO DE USUÁRIOS BIM DA BAHIA promovido pela Universidade Federal da Bahia e NÚCLEO BIM apresenta o conceito de competências BIM e quais competências são necessárias no processo de implantação do BIM em projeto. Também aborda-se as competências BIM possíveis de serem fomentadas em cursos de graduação de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Esse vídeo pode ser utilizado como preparação de aulas para o desenvolvimento de Planos de Execução BIM (PEB). Em sala de aula o professor pode promover atividades de aplicação simulada, criação ou analise de PEB para uma empresa fictícia ou uma empresa representada pela competência dos alunos envolvidos. Pode-se discutir instrumentos de diagnóstico de competências existentes para a tomada de decisão de treinamentos requeridos dado um PEB desejado. As referências apresentadas na descrição do vídeo também são indicativos de leitura para o material da sala de aula invertida. O vídeo “Avaliação em BIM na concepção de projeto: integração entre múltiplos desempenhos“ é a regravação da palestra proferida em 02/2021 no evento da ASHRAE abordando os impactos da modelagem da informação da construção em projetos de construção civiL promovido pelo Student Branch ArchTech-Labaut SP realizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. A palestra associou os conceitos de processo de projeto da metodologia de projeto arquitetônico com os processos e tecnologias BIM. Entre análise, síntese a avaliação, da concepção de projeto, foi dado o enfoque na avaliação. Foi apresentada a problemática da integração de múltiplos desempenhos ambientais na concepção de projeto e como BIM media esse processo. Esse vídeo é rico em conteúdo e pode ser utilizado na preparação de aulas invertidas que abordam o desenho de mapas de processo, a associação de tecnologias ao usos e os usos do BIM como a coordenação 3D ou detecção de interferências e avaliações de desempenho ambiental. Em sala de aula o professor pode promover atividades de desenhos de mapas de processo específicos ou a macro integração de mapas de processos. As referências apresentadas na descrição do vídeo é extensa e amplia com pesquisas internacionais e nacionais, principalmente, a leitura para preparação da sala de aula invertida. Essa plataforma de conteúdo tem grande potencial de transformação do conhecimento científico de BIM em material didático que fomenta o aprendizado e ensino continuado. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/RCUr4wEBffI
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kehl, Caroline. "Ferramentas BIM como apoio ao EaD em Arquitetura." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.287.

Full text
Abstract:
Atualmente, duas importantes transformações que afetam o processo de ensino-aprendizagem estão em curso no campo da Arquitetura. O primeiro diz respeito à metodologia EaD (Ensino a Distância). A outra mudança é mais abrangente: a substituição do processo de projeto baseado em CAD (Computer Aided Design) para BIM (Building Information Modeling) pela Indústria da Construção. O BIM permite a construção de modelos virtuais a partir de objetos paramétricos aos quais são atreladas tantas informações quanto necessárias para a compreensão do projeto. Seu desenvolvimento vem provocando o surgimento de inúmeras ferramentas de comunicação entre os diversos envolvidos no processo de projeto. Existem inúmeras ferramentas que foram desenvolvidas pelo mercado com a intenção de proporcionar a interação entre os diferentes projetistas (GOMES et al., 2018; RUSCHEL et al., 2013; BRODESCHI, 2011; FERREIRA, 2007). Muitas outras sequer são registradas em artigos acadêmicos. Enquanto o ensino passa por dificuldades no desenvolvimento de instrumentos especiais para qualificar as suas práticas, o mercado conta com uma variedade de soluções para cada função. Um olhar atento pode descortinar oportunidades de adaptação e compartilhamento. Por isso, o objetivo deste trabalho é propor a aplicação de ferramentas para comunicação criadas em empresas da Construção Civil como apoio no ensino-aprendizagem de projeto na graduação EaD em Arquitetura com base em BIM. Metodologicamente, expõe-se um exemplo de ferramenta que pode ser explorada no ensino. Ela representa um exemplo de outras que podem ser adaptadas do mercado para uso na academia. Então, explica-se o passo a passo de como seria aplicada a plataforma em disciplinas de projeto arquitetônico a distância. A ferramenta identificada como potencial para um primeiro estudo de caso (ainda não conduzido) consiste em um portal online desenvolvido pela Empresa A para a visualização dos seus relatórios de compatibilização de projetos com base no modelo BIM. Seu objetivo é concentrar informações, facilitar a comunicação e documentar as tomadas de decisão de projeto. A plataforma contém visualizador e espaço para interação mediante comentários. O acesso é via navegadores de internet, portanto não é necessário instalar qualquer software específico. Na graduação, especialmente na modalidade a distância, ela funcionaria como ponte entre professor e estudante. Sua implementação seguiria as seguintes etapas: (I) O antes: Sugere-se que seja feito um levantamento junto ao colegiado do curso sobre ferramentas BIM que podem ser adaptadas do mercado de trabalho para o ensino de projeto. (II) O durante: Escolhida a ferramenta, seguem-se os cinco passos apresentados a seguir. Aconselha-se que se aplique em turmas a partir da metade do curso. Passo 1: Formalização de convênio da instituição de ensino com a empresa; Passo 2: Empresa apresenta a ferramenta para os alunos e demonstra como ela é utilizada no processo de projeto real; Passo 3: Demonstração do professor sobre como a ferramenta será utilizada no exercício de projeto acadêmico; Passo 4: Projeto é desenvolvido ao longo do período mediado pelo professor através da ferramenta. Proposta de uso da ferramenta no ensino de projeto (em ciclos): 4.1 Alunos inserem suas propostas de projeto na plataforma usando formato BIM compatível; 4.2 Professor acessa o modelo via plataforma e faz os apontamentos necessários. É gerado automaticamente um relatório de apontamentos que é enviado para o aluno; 4.3 Alunos verificam os apontamentos e respondem com modificações e/ou dúvidas, argumentos ou comentários; Passo 5: Apresentação da Universidade para a Empresa com feedback sobre a ferramenta. (III) O depois: É primordial que seja descrita a experiência por meio de artigos científicos, reportagens, vídeos e outras mídias e que um novo ciclo seja retroalimentado pelas conclusões. A crescente adoção de BIM em currículos de Arquitetura e Urbanismo é discutida por autores como Santos (2015) e Batistello et al. (2019). Analisando o perfil dos estudantes nativos digitais, o aumento do uso de BIM, as políticas nacionais para sua disseminação e a demanda por profissionais competentes, a inserção de BIM nos currículos encontra contexto favorável para promover discussões. No entanto, a sincronia entre o que se aprende na academia com aquilo que o mundo corporativo exige é inexistente. No âmbito da literatura em Educação, formas eficientes de provocar essa aproximação dos polos mesmo quando é inviável conciliar o trabalho técnico com a prática discente encontram-se no escopo das Metodologias Ativas (LOVATO et al., 2018), como a Aprendizagem por Experiência e a Educação Corporativa (BAYMA, 2004). Nóvoa (apud BOTO, 2018) defende que os percursos se deem em comunidades práticas de aprendizagem. Extrapolando essa recomendação, nesta proposta de projeto de ensino propõe-se o compartilhamento entre pares para além dos muros das universidades: que os professores e estudantes dos cursos superiores estejam lado a lado dos colegas que ocupam as mais variadas formas de atuação profissional no mercado de trabalho. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/kBek23J6AK8
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography