To see the other types of publications on this topic, follow the link: Nový urbanismus.

Journal articles on the topic 'Nový urbanismus'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Nový urbanismus.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Sanchez, Renata Latuf de Oliveira. "A celebração da utopia contemporânea do capitalismo." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 2, no. 7 (October 31, 2011): 174. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v2i7.8634588.

Full text
Abstract:
Os anos 1960 e 1970 foram marcados por uma crítica à urbanidade existente através da arquitetura experimental, super focada em tecnologia e computação; já os anos 80 e 90, quando um modelo de cidade contemporâneo se consolidava, deram lugar ao surgimento de uma nova discussão baseada no valor da história e cultura local, com forte apelo nostálgico: o Novo Urbanismo. Pode-se considerar tanto a arquitetura experimental quanto o Novo Urbanismo formas de utopia arquitetônica; no entanto, a última, apesar de não ter muitos exemplos, é uma utopia provável e consolidada, totalmente inserida no capitalismo. E é por isso que consegue progredir dentro de cada cidade idealizada. Proponho neste trabalho estudar a urbanidade criada por Walt Disney e sua Empresa, tanto na questão dos parques temáticos, mas principalmente na cidade de Celebration, FL, USA, dentro do conceito de Novo Urbanismo e também no contexto das “ressemantizações” do pós-modernismo designadas por Manfredo Tafuri. Mostrá-la como um exemplo que, ao contrário de utopias dos anos 60, baseadas em arquitetura experimental de aspecto tecnológico exacerbado, constitui-se em nova linguagem arquitetônica, ainda que irreal. Ainda, entendê-la como um projeto baseado nos princípios de uma Empresa, e também como reprodução em escala maior de uma ideia do gênio Walt Disney, que pensava na urbanidade de seus parques temáticos a fim de criar locais em que se estabelecessem relações diferentes daquelas das cidades de seu tempo, locais que estimulassem percepções e sensações únicas, afetando inclusive a psicologia de seus visitantes, transformando o que se entende por uma cidade típica do século XX – ideia essa transmitida da Main Street fictícia para uma Main Street real. Pretende-se enfatizar principalmente a relação de Celebration com o sistema capitalista de consumo, relacionado ao discurso de Tafuri, bem como sua validação como cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Macedo, Adilson Costa. "Seaside, ícone do novo urbanismo." Paisagem e Ambiente, no. 29 (October 8, 2011): 171. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i29p171-187.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mladenović, Milorad. "Comments on ('Saopštenja') of the new school (of architecture)." SAJ - Serbian Architectural Journal 3, no. 3 (2011): 37–78. http://dx.doi.org/10.5937/saj1101037m.

Full text
Abstract:
The comments on 'Saopštenja'(Informer - Notices) of the New school (of architecture) represent the analysis of the publication of a group of bulletins which during the period of 1970/1971 was edited by the Tripartite Committee of the Assembly of the Working Community of the Faculty of Architecture (as abbreviated The Board for the New School), with the intention of presenting to the public the process of tuition reform at the Faculty of Architecture. Being the Dean and the Chairman of the Committee at that time, Prof. Bogdan Bogdanović was the most significant participant in the reform process, and by that fact also the most responsible person for the contents of 'Saopštenja'. Today, these bulletins present the most valuable documents of the reform process of that time which enables one to follow both the implementation procedure and also the scientific and theoretical aspirations within the field of architecture and urbanism which provided the orientation to the reform. Also, these bulletins in a rather interesting way present the beliefs of that time on which manner the tuition within the field of architecture and urbanism should be carried out, particularly in respect to the significant social, political and cultural circumstances of that period. At the same time, this analysis attempts to find out the causes due to which the tuition of the New school of architecture lasted for quite short time.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Correia, Fernando Alves. "Os caminhos de um novo paradigma do planeamento urbanístico em Portugal." Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo 115 (December 30, 2020): 379–434. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v115p379-434.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende sublinhar a fundamentalidade do planeamento urbanístico no moderno direito do urbanismo. Todavia, para que o planeamento e o plano continuem a desempenhar essa função essencial, devem os mesmos interiorizar novas preocupações e novas exigências. Podemos falar, à luz da nova legislação e dos mais recentes contributos doutrinários, de um “novo paradigma do planeamento urbanístico português”. Como manifestações mais relevantes, podem citar-se, para além do planeamento urbanístico coordenado e multinível, o planeamento impulsionador do desenvolvimento urbano sustentável, o planeamento urbanístico socialmente sustentável, o planeamento de contenção urbanística, o planeamento urbanístico que toma em consideração a mobilidade urbana, o planeamento urbanístico aberto à participação dos cidadãos, à concertação e à contratualização, o planeamento urbanístico estimulador da reabilitação urbana, o planeamento urbanístico fomentador da segurança urbana, o planeamento urbanístico incentivador da proteção e valorização do património cultural e o planeamento urbanístico promotor da observância do princípio constitucional da igualdade. O artigo encerra com a interrogação sobre os impactos da pandemia da doença da COVID-19 no direito do urbanismo do futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gaspar, Jorge. "O novo urbanismo: convergências em diferentes matrizes culturais." Cadernos de Geografia, no. 17 (1998): 179–85. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_17_27.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Davies, Frank Andrew. "Mobilidades militares nas cidades contemporâneas - Resenha do livro ‘Cidades sitiadas: O novo urbanismo militar’, de Stephen Graham (Boitempo, 2016)." Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social 14, no. 1 (January 22, 2021): 329–35. http://dx.doi.org/10.17648/dilemas.v14n1.37104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

André, Paula. "As cidades da cidade. Lisboa na primeira metade do séc. XX: nova Lisboa (1936) e Lisboa nova (1948)." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 7, no. 1 (December 23, 2015): 89. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v7i1.8642549.

Full text
Abstract:
A realidade urbana actual tem sido tema de investigação e reflexão em monografias e ensaios, plataformas e laboratórios, exposições e seminários, que a partir de uma caracterização do presente ambiente construído e trabalhando numa convergência dos saberes (arquitectura, urbanismo, geografia, economia, história, antropologia, filosofia, sociologia, arte, design…), procuram debater visões prospectivas das quais resulta um vasto reportório conceptual que constrói a história urbana. A partir desta perspectiva transdisciplinar este estudo tem por objectivo demonstrar que as teorias da Science Sociale de Le Play, associadas à Escola Francesa de Urbanismo estiveram presentes na ideologia e no pensamento político de Salazar, com consequências efectivas nas reformas urbanas feitas pelo seu governo, quer na morfologia do território do Plano da Costa do Sol (divulgado em 1936 como nova Lisboa) quer na morfologia e arquitectura do Plano do Bairro de Alvalade (divulgado em 1948 como Lisboa nova), que se apresentaram como novas cidades da cidade e que se constituem como história urbana de Lisboa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vianna, Mônica Peixoto, and Débora Barros Cavalcanti. "ENSINO DO URBANISMO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: TECENDO A COMPREENSÃO DA CIDADE PARA A ATIVIDADE PROJETUAL." Gestão & Tecnologia de Projetos 11, no. 1 (April 4, 2016): 121. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99209.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de uma reflexão sobre o ensino do urbanismo e sua articulação com a atividade projetual em escolas de Arquitetura e Urbanismo a partir da elaboração e implantação de um projeto pedagógico inovador para um curso de Arquitetura e Urbanismo na região Nordeste do Brasil. Como relato de experiência, inicialmente o artigo tratará as bases conceituais e empíricas que deram origem à construção de uma visão crítica sobre os cursos de Arquitetura e Urbanismo na região. Em seguida serão abordados os critérios que foram a base deste novo projeto pedagógico e algumas estratégias adotadas para o ensino de urbanismo, principalmente a inclusão de uma disciplina que trata de planejamento urbano no primeiro semestre do curso e uma atividade de reconhecimento da cidade como palco da ação do arquiteto e urbanista. Por ser uma experiência ainda recente, serão relatadas as primeiras avaliações feitas por docentes e alunos sobre a aplicação prática dos critérios mencionados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alves Correia, Fernando. "O Direito do Ordenamento do Território e o Direito do Urbanismo em Portugal." Revista Andaluza de Administración Pública, no. 64 (December 31, 2006): 11–33. http://dx.doi.org/10.46735/raap.n64.412.

Full text
Abstract:
SUMARIO: I. INTRODUÇÃO. II. OS GRANDES DESAFIOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS.- 1. A promoção de um desenvolvimento territorial integrado, harmonioso e sustentável do País.- 2. A coerência e a harmonia do sistema de planeamento territorial.- 3. A avaliação dos impactes ambientais dos instrumentos de planeamento.- 4. O aprofundamento da participação dos interessados no procedimento de elaboração dos planos e a disciplina jurídica da contratação nos procedimentos de planeamento.- 5. A aposta num novo paradigma de urbanismo: o urbanismo qualitativo.- 6. A perequação compensatória dos benefícios e encargos resultantes dos planos dotados de eficácia plurisubjectiva.- 7. A codificação do direito do urbanismo. III. CONCLUSÃO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Skowronski, Aline Beatrís. "A cidade transformada pelo fogo - Anotações sobre o impacto de três incêndios sobre a forma urbana da cidade de Erechim – RS." Revista Ensaios 1, no. 5 (November 24, 2011): 3. http://dx.doi.org/10.22409/re.v1i5.293.

Full text
Abstract:
O trabalho a seguir apresenta uma análise de um período de ruptura que ocorreu no início da década de 30 na cidade de Erechim, localizada na região Norte do Estado do Rio Grande Sul. A cidade teve sua origem ligada ao período de criação de núcleos urbanos pelo Estado para abrigar os imigrantes europeus que desembarcavam no país e fazia parte da Colônia de mesmo nome fundada pela Comissão de Terras e Colonização que desenvolveu, de forma inédita no Estado, um projeto de urbanismo nos moldes do urbanismo moderno. O plano implantado foi ocupado por imigrantes que nele construíram suas casas conforme as lembranças que traziam de seus países de origem. O conjunto revelava as tradições preservadas pelos imigrantes. O contraste entre a tradição e a modernidade conviveu até o início da década de 30 quando incidiram sobre a cidade três grandes incêndios que alastraram quarteirões desfigurando a avenida que conformava o centro da cidade. No lugar das edificações em madeira foram construídos edifícios no estilo Eclético, com novo material e novas formas, o que deu origem a uma nova cidade. Através da análise da forma urbana, com o apoio conceitual de Henri Lefebvre e Aldo Rossi procurar-se-á entender como os incêndios contribuíram para a evolução urbana da cidade e de que forma eles representaram uma aceleração do processo histórico de Erechim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Cunha Junior, Henrique. "Urbanismo africano: 6000 anos construindo cidades (uma introdução ao tema)." Revista Teias 21, no. 62 (September 13, 2020): 371–82. http://dx.doi.org/10.12957/teias.2020.48759.

Full text
Abstract:
: O desenvolvimento do referencial conceitual da disciplina de “Urbanismo africano: 6000 anos construindo cidade” foi desenvolvido em pesquisas nos últimos 10 anos e a disciplina foi oferecida em alguns programas de pós-graduação nas áreas de ensino de Engenharia e Sociedade do NIDES-UFRJ e da arquitetura e urbanismo da UFBA. O artigo é sobre o desenvolvimento referencial conceitual do urbanismo com base na perspectiva da historia e cultura africana e do Pan-africanismo. Trata de uma abordagem considerada por nós original no campo do ensino de urbanismo, de caráter transdisciplinar, para as áreas de engenharia e sociedade, geografia urbana e arquitetura e urbanismo. O ensino da relação entre engenharia e sociedade é um campo relativamente novo abrange as relações sociais, compreendendo as relações etno-raciais, as culturas e as tecnologias. O urbanismo e a arquitetura são campos do conhecimento na interface sociedade e tecnologias construtivas, sendo que ao longo do século passado produziram uma visão eurocêntrica e um pensamento racista sobre o continente africano. A perspectiva do ensino do urbanismo com base na historia e cultura africana constitui uma inovação em ensino, faz parte do combate teórico-conceitual ao eurocentrismo. Neste artigo apresentamos o desenvolvimento das bases conceituais dessa disciplina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Olivo, Carla Martins, and Renato Leão Rego. "Ordenar a cidade, habitar moderno: Prestes Maia em Londrina." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 6, no. 1 (April 1, 2014): 514. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v6i1.8635313.

Full text
Abstract:
Este trabalho contextualiza o ‘Estudo de Urbanismo para Londrina’, elaborado em 1951 pelo engenheiro Francisco Prestes Maia. Cidade nova planejada do norte paranaense que experimentou considerável crescimento devido à cafeicultura e ao desenvolvimento regional, Londrina aspirava a uma forma urbana ordenada e moderna, equivalente à ‘arquitetura funcional’ que então se construía na cidade. Nesse sentido, este trabalho considera a repercussão do Estudo de Urbanismo na imprensa local, além de mapas e imagens contemporâneas, para mostrar que a proposta de Prestes Maia atingiu seu propósito, transformando a paisagem da cidade com a implantação de um sistema viário rádio-concêntrico, a instituição do zoneamento funcional e a proposição de algumas ideias estrangeiras de urbanismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Andrade, G. M., J. Domeneghini, J. P. S. K. Morando, and A. Romanini. "Princípios do Novo Urbanismo no Desenvolvimento de Bairros Sustentáveis Brasileiros." Revista de Arquitetura IMED 2, no. 1 (June 30, 2013): 90–96. http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v2n1p90-96.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gledhill, John, and Maria Gabriela Hita. "REQUALIFICAÇÃO URBANA E DESPEJOS EM CENTROS NOVO E ANTIGO DE SALVADOR." Caderno CRH 31, no. 82 (April 2018): 39–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792018000100003.

Full text
Abstract:
A cidade de Salvador replica o processo de “acumulação por espoliação”, característico de um urbanismo neoliberal em todo o mundo. Neste artigo, comparamos como atua a lógica da requalificação urbana em duas zonas da cidade. A primeira é uma grande e historicamente combativa favela localizada na região que tem se tornado o mais moderno “novo centro” da cidade. Nela, a chave dos problemas são os novos projetos de mobilidade urbana e a construção de condomínios para outras classes sociais. A segunda zona é o centro colonial da cidade, que experimenta uma nova fase de gentrificação. Ali, as políticas de patrimônio histórico se encontram com outras políticas, transformando os remanescentes espaços públicos da cidade neoliberal securitizada em zonas mais seguras para turistas e residentes mais ricos. Enfatizamos o valor de um entendimento etnograficamente fundamentado para compreender o que essas mudanças significam para moradores pobres da cidade, assim como a complexidade, a heterogeneidade e a ambiguidade de suas diferentes reações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Puchala, Rosa. "Centralidades e governança na área metropolitana de São Paulo: dilemas do regionalismo diante do desenvolvimento terciário nas cidades." Exacta 3 (February 28, 2008): 49–62. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v3i0.632.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a reestruturação de áreas urbanas centrais no recente processo de desenvolvimento do setor terciário na área metropolitana de São Paulo, com o objetivo de investigar a influência das políticas de governos locais, da competitividade entre cidades e do novo regionalismo na chamada dispersão urbana, que procura caracterizar o processo de fragmentação política e territorial entre governos e cidades e seu significado para a governança local e regional. Quanto à governança local, o artigo propõe resgatar algumas referências importantes do urbanismo contemporâneo, incluindo o urbanismo pós-moderno, o planejamento estratégico de cidades e o novo regionalismo. Por outro lado, no tocante à governança regional que envolve diversos níveis de governo e cidades, pretende investigar o sentido estratégico da política regional para o desenvolvimento de áreas centrais e a competitividade global do conjunto da área metropolitana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Puchala, Rosa. "Centralidades e governança na área metropolitana de São Paulo: dilemas do regionalismo diante do desenvolvimento terciário nas cidades DOI: 10.5585/exacta.v3i0.632." Exacta 3 (February 28, 2008): 49–62. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v3i0.632.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a reestruturação de áreas urbanas centrais no recente processo de desenvolvimento do setor terciário na área metropolitana de São Paulo, com o objetivo de investigar a influência das políticas de governos locais, da competitividade entre cidades e do novo regionalismo na chamada dispersão urbana, que procura caracterizar o processo de fragmentação política e territorial entre governos e cidades e seu significado para a governança local e regional. Quanto à governança local, o artigo propõe resgatar algumas referências importantes do urbanismo contemporâneo, incluindo o urbanismo pós-moderno, o planejamento estratégico de cidades e o novo regionalismo. Por outro lado, no tocante à governança regional que envolve diversos níveis de governo e cidades, pretende investigar o sentido estratégico da política regional para o desenvolvimento de áreas centrais e a competitividade global do conjunto da área metropolitana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Celani, Gabriela, and José Manuel Pinto Duarte. "O novo detalhe arquitetônico." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 4, no. 2 (December 31, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v4i2.8634546.

Full text
Abstract:
A ideia de fazer uma chamada específica da revista PARC com o tema do detalhamento arquitetônico surgiu a partir de dois acontecimentos no primeiro semestre de 2013. O primeiro foi o oferecimento da disciplina de Prototipagem e Fabricação Digital, em que se procurou explorar a relação entre o processo de detalhamento e o uso das novas tecnologias CAD/CAM, no programa de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (ATC). O segundo acontecimento foi a realização do congresso Sustainable Intelligent Manufacturing (SIM), de 26 a 29 de junho, na Faculdade de Arquitectura (FA) da Universidade de Lisboa, reunindo designers, arquitetos e representantes da indústria que utiliza alta tecnologia. A chamada se estendeu por vários meses, e não foi nada fácil localizar pesquisadores que já tivessem algum material produzido sobre este assunto tão novo. Nossos pareceristas realizaram um trabalho criterioso para garantir que este número não fugisse do assunto proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Morales, Fabio Augusto. "A RESTAURAÇÃO DO ODEION DE PÉRICLES EM ATENAS NO SÉCULO I A.C.: NOVOS E ANTIGOS PERSAS." Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas 1, no. 1 (April 13, 2016): 055–72. http://dx.doi.org/10.31669/herodoto.v1i1.24.

Full text
Abstract:
O artigo discute a restauração do Odeion de Péricles em Atenas, realizada por rei Ariobarzanes II da Capadócia entre 63 e 51 a. C. O teatro coberto, localizado próximo à encosta sudeste da acrópole, foi construído no século V a. C. e destruído durante o cerco do general romano Sula à cidade em 86 a. C., seja pelos invasores, seja pelos sitiados. A restauração deste “monumento anti-persa” é extremamente significativa para a compreensão das políticas externas ateniense na primeira metade do século I a. C., quando o poder romano criou um novo quadro geopolítico no Mediterrâneo oriental; argumenta-se que a formação de uma identidade anti-bárbara, profundamente relacionada a uma propaganda que relacionava Mitrídates e os partas aos antigos persas, foi a principal motivação para a intervenção capadócia no espaço urbano ateniense. A partir do ponto de vista da história urbana ateniense, a restauração é um exemplo eloquente de uma nova atitude diante do espaço urbano, que se tornaria uma característica central nas intervenções urbanas de Atenas nos período tardo-republicano e augustano: o urbanismo antiquário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Edson. "O processo de modernização urbana de jacobina: superando a “estagnação” e a “decadência” e trilhando o caminho do “progresso” (1955-1959)." Fronteiras 23, no. 41 (July 27, 2021): 124–46. http://dx.doi.org/10.30612/frh.v23i41.15001.

Full text
Abstract:
Na década de 1950, ocorreram mudanças substanciais no campo do urbanismo, na cidade de Jacobina (Bahia), especificamente nas ruas centrais, sendo construída uma nova materialidade e paisagem urbana. O presente artigo tem como propósito o estudo do processo de modernização urbana da cidade de Jacobina neste contexto, especificamente o trabalho circunscreve a analisar as obras de pavimentação das ruas do centro da cidade, a forma e o território urbano produzido pelas obras de urbanismo e o discurso da imprensa local sobre as transformações urbanas e a gestão municipal. Por outro lado, destaca a singularidade da experiência de modernização e da construção discursiva e simbólica sobre as mudanças urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bertuccelli, Aline Russo, André Dal'bó da Costa, André Ribeiro de Barros, Kaya Lazarini, and Taimê Bertagna. "A Vila Riza e a Destruição do Patrimônio Ferroviário Campineiro." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 1, no. 2 (June 1, 2008): 64. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v1i2.8634520.

Full text
Abstract:
No dia 13 de abril de 2007, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, os últimos exemplares habitacionais com arquitetura de tipologia ferroviária/fabril, singulares e representativos, foram demolidos para dar lugar à nova rodoviária da cidade a ser inaugurada no ano próximo. Duas dessas construções foram poupadas e se transformarão em museu! O objetivo deste texto elaborado por um grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, é o de registrar e noticiar a ação de demolição das casas da Vila Riza, no bairro da Vila Industrial de Campinas, para fomentar reflexões à respeito da preservação do patrimônio ferroviário e industrial da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Mascarenhas, Gilmar. "A produção da cidade olímpica e os sinais da crise de um modelo globalitário." GEOUSP: Espaço e Tempo (Online) 20, no. 1 (May 10, 2016): 52. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.107148.

Full text
Abstract:
Nas últimas três ou quatro décadas, o urbanismo olímpico se converteu em caros projetos de grande vulto, com impactos de alta visibilidade sobre questões sociais e ambientais em cada cidade-sede. No entanto, nos últimos cinco anos mostram uma crescente consciência global contra o alto investimento público nesses eventos, a violência dos despejos em massa de pobres sob interesses de gentrificação e a produção dos chamados “elefantes brancos”. O sistema olímpico tem percebido a crise e decidiu alterar suas regras "globalitárias", através da Agenda 2020. O nosso objetivo é examinar este novo cenário de transição global e verificar como Rio de Janeiro 2016 pode ser a última edição deste urbanismo olímpico contestado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ferreira, Oscar Luís, and Ana Elisabete Medeiros. "Pensar e Agir sobre o Patrimônio Moderno." Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, no. 25 (March 14, 2020): 71–82. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n25.2020.05.

Full text
Abstract:
A formação e capacitação profissional para pensar e agir sobre/na preservação do patrimônio cultural moderno constitui uma atividade relativamente nova, se comparada àquela associada à prática preservacionista dita tradicional. No contexto brasileiro, as primeiras inserções do conteúdo patrimonial nos cursos de arquitetura e urbanismo se dão nos anos setenta do século XX. Na capital nacional, a Universidade de Brasília – UnB, passa a oferecer no segundo semestre de 2002, como disciplina obrigatória do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Técnicas Retrospectivas – PROAU8 voltada para o projetar no construído. A chegada do tema da preservação, de uma maneira geral e, particularmente, do moderno, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, é recente: 2017. Estudos Especiais em Teoria, Histórica e Crítica – Pensar e Agir sobre o Patrimônio Moderno constitui uma das duas disciplinas que, desde então, vêm sendo ofertadas na Linha de Patrimônio Cultural. E é sobre ela que versa o artigo. Trata-se de partilhar e abrir ao debate a experiência da formação para o patrimônio levada a cabo pela disciplina. Para tanto, o trabalho se estrutura em dois momentos principais. O primeiro apresenta a disciplina de maneira geral. O segundo, traz à tona temas abordados pelos alunos, revelando como resultado as tendências das perspectivas de se pensar a preservação do moderno
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Santos, Rodolfo Carvalho Neves dos. "A cidade periférica e as influências teóricas da nova escola do urbanismo brasileiro." Scientia Iuris 25, no. 1 (March 31, 2021): 200. http://dx.doi.org/10.5433/2178-8189.2021v25n1p200.

Full text
Abstract:
Tem como objetivo apresentar as influências teóricas da chamada “Nova Escola do Urbanismo” responsável por proporcionar novas abordagens acadêmicas sobre a questão urbana no Brasil a partir da perspectiva da cidade periférica. Apresenta-se as duas matrizes teóricas que serviram de influência ao movimento: os marxistas franceses e os intérpretes sociais brasileiros, com destaque para Celso Furtado e Francisco de Oliveira. Parte-se do balanço feito por Ermínia Maricato em capítulo denominado “Formação e Impasse Do Pensamento Crítico Sobre A Cidade Periférica”, que integra livro de sua autoria com o título “O impasse da política urbana”, obra em que a autora avalia o ciclo de lutas e conquistas nos campos social, político e acadêmico que teve início durante a ditadura militar, mas que, após a criação do Ministérios das Cidades, em 2003, chega ao “fim do ciclo”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pontual, Virgínia, and Vera Milet. "Olinda: memória e esquecimento." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, no. 5 (November 30, 2001): 39. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2001n5p39.

Full text
Abstract:
Este artigo discute as recentes práticas urbanísticas em sítios históricos, destacando aquelas exaltadas, por uns, como um novo e eficiente modo de pensar as cidades e criticadas, por outros, como “culturalismo de mercado”. A essas críticas acrescenta-se outro argumento: o de que tais práticas usam a história do lugar como valor cultural, mas intervêm esvanecendo a sua especificidade e singularidade. Adotando a reconstituição histórica da formação do sítio de Olinda, responde à seguinte indagação: que práticas dos urbanistas levam ao esquecimento ou à memória da história do lugar? Assim, estão relatados fatos do passado que parecem denotar destruição e perda. No decorrer do artigo relaciona-se essa discussão aos relatos de memorialistas e textos de historiadores que informam sobre a formação da então vila da Capitania de Pernambuco.Palavras-chave: história; urbanismo; práticas urbanísticas; organização urbanística; memória; esquecimento. Abstract: This article discusses recent urban practices in historical sites. It highlights those practices which have been praised by some professionals for being a new and efficient way of thinking about towns and cities and criticised by others for being "cultural marketing". Another argument put forward is that some practices consider the history of a place as a cultural value but weaken its uniqueness and singularity through intervention. The article explores the reconstitution of the historical formation of the site of Olinda by answering the following question: which urban planning practices lead to the weakening or the strengthening of the historical preservation of a place? Thus, facts of the past are cited that seem to indicate why the result was destruction and loss. Throughout the article the discussion is related to the descriptions of annalists and texts of historians who report the formation of the then small town in the Captaincy of Pernambuco.Keywords: history; urban planning; practices; urban formation; memory; forgetfulness.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Sans, Natividad Muntaner. "Local administration records on the Internet: the Urbanism Area of the Consell Insular de Mallorca 1." El Profesional de la Informacion 14, no. 6 (November 1, 2005): 436–41. http://dx.doi.org/10.3145/epi.2005.nov.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Koury, Ana Paula, Felipe Contier, Claudio Silveira Amaral, and Ana Carolina Buim. "Para ler Arquitetura Nova Brasileira: arquitetos Flávio Império, Rodrigo Lefèvre e Sérgio Ferro." arq.urb, no. 29 (December 8, 2020): 01–03. http://dx.doi.org/10.37916/arq.urb.vi29.502.

Full text
Abstract:
Os primeiros estudos que abordaram o papel da Arquitetura Nova na arquitetura contemporânea Brasileira foram realizados há quase 20 anos atrás. (Koury, 1999 [2003], Arantes, 2000 [2002]). A revista arq.urb, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas, traz uma edição que procura ampliar o debate sobre a obra multifacetada dos arquitetos, Flávio Império (1935-1985), Rodrigo Lefèvre (1938-1984) e Sérgio Ferro (1938). Esses estudos inaugurais admitiram que a obra dos três arquitetos durante a década de 1960 foi uma co-produção entre eles, como reiteradamente afirmou Sérgio Ferro em suas entrevistas. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Colosso, Paolo. "Brasil 2020." Indisciplinar 6, no. 1 (October 23, 2020): 366–93. http://dx.doi.org/10.35699/2525-3263.2020.26344.

Full text
Abstract:
O artigo se soma ao esforço de formular teorias sociais críticas, capazes de pensar e agir em múltiplas escalas, compreendendo as mediações entre essas. Para tanto, o percurso aqui proposto se dá em três etapas. O primeiro analisa nosso momento histórico como um período marcado por crises globais, com um diagnóstico do presente que atenta para as reestruturações produtivas e fenômenos sociais que atravessaram a experiência e imaginário coletivo. No segundo momento, argumentamos pela necessidade de um pensamento-ação em duplo foco, isso é, construir desde já espaços que antecipem uma outra sociedade, mas também acumular forças nos centros de decisão da política institucional, convergindo na ideia de um novo projeto de sociedade. O terceiro momento, reflete sobre o lugar de arquitetas(os) e urbanistas nesses processos. Defendemos redefinições disciplinares nos estudos urbanos que permitam à urbanistas e arquitetas(os) incidirem mais diretamente numa cultura urbana transformadora, ou seja, participarem ativamente de projetos coletivos capazes de ampliar a democracia desde as cidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Celani, Gabriela. "COLABORAÇÃO REMOTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 6, no. 1 (January 25, 2021): 163–67. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2021v6n1id23866.

Full text
Abstract:
Durante a pandemia da COVID19, tivemos de aprender a ensinar e a colaborar remotamente. Isso se mostrou particularmente desafiador no caso das disciplinas de projeto de Arquitetura e Urbanismo, em que tipicamente os alunos interagem em um grande atelier. Mas a colaboração remota em projetos não é um assunto novo. Desde o final dos anos 1990, já havia um interesse em aprofundar este método, tendo como motivação a internacionalização do ensino e do trabalho dos arquitetos, ampliando seus horizontes e sua visão de mundo. Neste artigo, são relatadas primeiramente algumas dessas primeiras experiências e, em seguida, a experiência da própria autora no ensino remoto em 2020. Espera-se que este relato contribua com um novo olhar para esta situação forçada - e muitas vezes incômoda - que estamos vivenciando, mas que pode ter alguns aspectos positivos que poderão ser mantidos no futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

FONSECA, ANTONIO CLAUDIO PINTO DA, and CARLOS GUILHERME MOTA. "Fim das utopias? A cidade de São Paulo e a discussão do urbanismo contemporâneo." Estudos Avançados 33, no. 95 (January 2019): 191–202. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3395.0012.

Full text
Abstract:
RESUMO O texto discute a cidade em sua condição pós-moderna, entendendo seu corpo material e simbólico a partir do estudo da utopia geradora da cidade moderna do século XX até a construção de novo ideário da cidade contemporânea. Essa trajetória que gerou espaços riquíssimos será a base doutrinária em que urbanistas de todos os matizes gerarão os espaços urbanos do amanhã. A noção de utopia perpassa todo o texto, porque é argumento essencial para a superação dos nossos problemas urbanos atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Sánchez, Fernanda. "Políticas urbanas em renovação: uma leitura crítica dos modelos emergentes." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, no. 1 (May 31, 1999): 115. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.1999n1p115.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe a discussão acerca das mudanças nas políticas urbanas de fins de século sobre a base da cada vez maior centralidade das ações que perseguem a promoção das cidades. Deste modo, o city marketing, os planos estratégicos e o urbanismo-espetáculo aparecem como importantes instrumentos do chamado “novo planejamento urbano” que busca recuperar sua legitimidade quanto à intervenção pública na cidade. Neste contexto, a produção de imagens tem um papel cada vez mais relevante na formulação de novas estratégias econômicas e urbanas orientadas, sobretudo, para a internacionalização da cidade, mas também voltadas para a obtenção de notáveis efeitos internos, particularmente no que se refere à construção de uma ampla adesão social a um determinado modelo de gestão e administração da cidade. Assim, o estudo está voltado para as novas formas de realização da esfera política do planejamento e da gestão urbana.Palavras-chave: produção de imagens; planejamento estratégico; modelos emergentes. Abstract: This article discusses the changes in urban policies by the end of the century based on the centrality of actions aiming at the city promotion. In this way, city marketing, strategic planning and spectacle urbanism appear to be important instruments of the so called "new urban planning”, which tries to rescue its legitimity in relation to public intervention in the city. In this context, image production has an important role concerning the formulation of urban and economic strategies oriented, mostly, to the internationalization of the city, but also conceived to obtain remarkable internal effects, particularly in the sense of creating a large social adhesion to a certain model of city administration. So, the study focuses the new ways of realization of the political scenery of urban planning and managing.Keywords: image-making; strategic planning; emergent models.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos Neto, Isaías De Carvalho. "Esquizópolis." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, no. 3 (June 19, 1993): 37. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i3p37-44.

Full text
Abstract:
"Esquizópolis", expressão que titula este artigo foi inicialmente cunhada para caracterizar a situação de Salvador, BA, como cidade dividida, convivendo com duas formas de desenho urbano e arquitetônico resultantes da polaridade cidade nova/cidade velha. Este conceito aqui se expande para uma leitura mais abrangente. Nestes termos, alcança a possibilidade de compreensão das dualidades contidas em outras instâncias mais próximas das mentalidades, que explicam a interpretação feita para questões das origens e desenvolvimento do modernismo na arquitetura e no urbanismo contemporâneos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Leal, Bianca Marques Figueiredo. "BIM no ensino de tecnologia da construção." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (December 25, 2019): e019027. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653550.

Full text
Abstract:
A indústria da construção civil brasileira passa por uma fase de transição do modelo tradicional de projeto em Computer Aided Design (CAD) para o projeto mediado pela Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM). Com isso, há um encadeamento natural de adequação dos profissionais à nova metodologia de trabalho e, consequentemente, surge a necessidade de capacitá-los. Por isso, cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil estão alterando suas grades curriculares para implementar o ensino de BIM. Contudo, não tem sido discutida as alternativas de emprego do BIM na exposição dos conteúdos próprios à formação em Tecnologia da Construção. Dessa forma, o presente artigo possui o objetivo de apresentar possibilidades de uso do BIM no ensino de tecnologia da construção em curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo a partir de um estudo de caso. Esse estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado e utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Os resultados apontaram um grande potencial de utilização do BIM no ensino de tecnologia da construção, bem como em outras áreas do curso de arquitetura e urbanismo sem necessidade de alteração curricular. Por fim, esse estudo evidencia as mudanças que podem ocorrer na sala de aula se o docente se apropriar das ferramentas digitais existentes e se a instituição e a coordenação apoiarem essa proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Holzer, Werther. "Ser-na-Cidade: Por uma Arquitetura e Urbanismo como lugar." Pensando - Revista de Filosofia 8, no. 16 (March 4, 2018): 20. http://dx.doi.org/10.26694/pensando.v8i16.5659.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é o de levantar algumas possibilidades de se utilizar o aporte fenomenológico para a constituição de uma nova ontologia para a Arquitetura e o Urbanismo que priorize no projeto, seja da cidade seja de uma edificação qualquer, o habitar e o sentido do lugar, num diálogo com a Filosofia. O princípio que orienta a discussão é de que hoje, como a maioria dos habitantes da Terra é urbana, nosso ser-no-mundo se consubstancia como ser-na-cidade. Essa maneira contemporânea de ser pode ser observada, por exemplo, nas cidades médias e pequenas de uma urbanização dispersa, que desafia as utopias e os ideais e arquitetônicos e urbanísticos do século XIX e do século XX, colocando o desafio de se projetar segundo a imageabilidade, as marcas e matrizes paisagísticas, oferecidas por toda uma produção vernacular, esta sim, alheia aos ditames da geometria e da quantificação, e voltada para o mundo vivido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Trevisan, Ricardo, and Edna Maria Marques da Luz Ramos. "Sudeco e Liquilândia: o planejar uma cidade nova." Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, no. 25 (March 14, 2020): 38–55. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n25.2020.03.

Full text
Abstract:
A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) foi criada em 1967 para prosseguir com os trabalhos de planejamento e ocupação regional iniciados pela Fundação Brasil Central quando da “Marcha para o Oeste” (1938). Durante esse avanço colonizador, a Sudeco foi responsável pelo ordenamento territorial mediante Programas Especiais, como: Polamazônia, Polocentro, Prodepan e Pergeb, que favoreceram a implantação de infraestruturas de apoio (rodovias, pistas de pouso, redes de comunicação, represas), a abertura de novas fronteiras agrícolas, o povoamento direcionado, a criação de polos produtores e consumidores, bem como a urbanização, seja pela capacitação de núcleos urbanos existentes, seja pela condução no surgimento de cidades novas por iniciativa privada, como revela o projeto para Liquilândia (1975), no estado do Mato Grosso. Metodologicamente, o resgate de fontes primárias junto ao acervo da Sudeco, no Arquivo Nacional em Brasília, permitiu a este artigo revelar os processos que motivaram a concepção de uma cidade nova. Ao estudar o universo da Sudeco e o caso particular de Liquilândia, apresenta-se como resultados os desvios e os êxitos relativos ao estágio gestacional de uma cidade intencionada, ampliando o entendimento sobre esse processo e enriquecendo as pesquisas sobre a história recente da cidade e do urbanismo no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Sodré, João Clark de A. "Luís Saia e a formação de uma geração." Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), no. 18-19 (December 30, 2014): 76. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i18-19p76-94.

Full text
Abstract:
Ao mapear o campo de atuação de Luís Saia para além de seus trabalhos junto de preservação e restauração do patrimônio histórico em São Paulo, o artigo procurou situá-lo dentro do quadro mais amplo de sua geração. A partir deste entendimento, foi possível discorrer sobre sua contribuição na formação do novos arquitetos a partir dos anos 50, com a criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU- USP), reconhecendo o dispositivo da viagem como uma experiência formativa fundamental, tanto para a nova quanto para sua geração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Burgel, Guy. "Atenas, o olimpismo à guisa de urbanismo." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 6, no. 1 (May 31, 2004): 69. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2004v6n1p69.

Full text
Abstract:
Os Jogos Olímpicos de 2004 marcaram o coroamento de uma nova era iniciada na capital grega há mais de um quarto de século. O retorno a uma democracia reforçada, a vinculação à Europa política, a consciência da responsabilidade internacional assumida no Mediterrâneo oriental, nos Bálcãs e no vasto mundo através da marinha grega, confirmam Atenas em seu destino de “cidade global”. Para além da funcionalidade com relação à natureza das provas esportivas ou o desenrolar das festividades, a escolha dos sítios olímpicos respondeu a uma vontade estratégica afirmada sobre a totalidade do espaço da região urbana e a um desejo de reconversão geral das infra-estruturas após os Jogos. O presente texto mostra que, mais do que em Barcelona, onde o direcionamento da cidade para seu porto foi o grande evento dos anos 90, a mutação aqui engajada é mais fundamental, posto que Atenas, capital continental, não foi jamais uma cidade litorânea: desde a Antiguidade, o Pireu e suas bacias contribuintes constituem uma entrada marítima descentrada e a vocação da costa foi sempre mais balneária do que verdadeiramente urbana.Palavras-chave: Atenas; olimpíadas; urbanismo. Abstract: The 2004 Olympic Games marked the top of a new era opened at the Greek capital twenty five years ago. The reestablishment of a reinforced democracy, the attachment to Europe, the consciousness of its international responsibility at the East Mediterranean region, at the Balkans and around the world through its merchant marine, affirm Athens in its route to a “global city”. Besides the issue of functionality regarding the competitions and celebrations, the choice of the Olympic sites responded to a strategic will of reconverting the infra-structures after the Games in the benefit of the whole urban region. This article shows that, more than in Barcelona, where the city’s move towards the harbor was the main event of the 90s‘, the change in Athens has been more fundamental, since this continental capital has never been a coastal city: since the Antiquity, the Pireu and its basins constituted a maritime entry and the vocation of the coast has ever been more balneary than truly urban.Keywords: Athens; olympic games; urbanism.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Alves, Victor Augusto Campos. "Urbanismo, ideologia e o comum: notas sobre a sociedade urbana pós-capitalista." Cadernos Metrópole 21, no. 45 (August 2019): 439–59. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2019-4504.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo tem por objetivo discutir as relações entre algumas contribuições consagradas dentro da teoria urbana, fazendo um contraponto lefebvriano ao problema da cidade e da transformação radical da sociedade. Ao tratar do tema do urbanismo, do papel das ideologias e dos novos movimentos sociais, foi empreendido um esforço de postular a validade da problemática de Marx para os dias atuais e de discutir a programática da transição para o comunismo tendo como horizonte uma nova “sociedade urbana” e tendo em conta também o problema do direito. Sob a rubrica do comum, o texto busca trazer alguns autores (neo) marxistas que retomam esste conceito e indicar de que modo uma interpretação não economicista da obra marxiana permite vislumbrar novos caminhos revolucionários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Melchiors, Lúcia Camargos. "METROPOLIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA: TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS NAS METRÓPOLES DA AMÉRICA LATINA." PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP 10, no. 1 (August 28, 2017): 133. http://dx.doi.org/10.18468/pracs.2017v10n1.p133-154.

Full text
Abstract:
<p>Nas últimas décadas as metrópoles passaram por profundas transformações urbanas. As novas tecnologias da informação e comunicação e o novo enfoque de governança baseado na ampla liberalização econômica impulsionou diversos e significativos efeitos no espaço metropolitano e uma progressiva e generalizada ampliação mundial do espaço de acumulação, tornando as grandes aglomerações urbanas "nós" de uma rede global. O presente artigo discute os efeitos da globalização sobre as metrópoles latino americanas analisando seus impactos no processo contemporâneo de metropolização. Busca-se avaliar a generalidade capitalista e suas particularidades, identificando semelhanças e diferenças nas transformações físicas das metrópoles da América Latina. Adota-se a revisão bibliográfica como processo metodológico fundamentando-se a discussão em autores da geografia (Capel, Janoshcka, Borsdorf, Hildago) e do urbanismo (Pradilla Cobos, Mattos). Sob a ótica deste fenômeno capitalista são discutidos as principais tendências identificadas nessas transformações urbanas: a) decomposição produtiva e de mudanças nos padrões de mobilidade; b) surgimento de uma nova forma urbana difusa e fragmentada; c) existência de novos comportamentos locacionais de empresas e famílias formando ilhas urbanas; d) mudanças na estrutura metropolitana tendendo ao policentrismo; e) existência de um sistema econômico e urbano fortemente baseado em redes; f) contrastes morfológicos; g) importância do reforço de identidades; h) instrumentos de planejamento; e i) dinâmicas dos movimentos sociais. Defende-se que as metrópoles atuais Latino Americanas seguem as determinações do padrão neoliberal de acumulação, porém a esses se juntam particularidades características da região. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Fernandes da Conceição, Thayla. ""O rio da secura deságua na guerra”." Revista de Estudos Empíricos em Direito 7, no. 2 (June 3, 2020): 180–202. http://dx.doi.org/10.19092/reed.v7i2.465.

Full text
Abstract:
A cidade do Rio de Janeiro, ao tornar-se palco de diversos Grandes Eventos, foi apresentada como uma marca, a “Rio2016”, cujo slogan oficial é “A New World”, o que revela a opção pela adequação às diretrizes do mundo globalizado a partir do “norte”, que encara as cidades enquanto commodities, mercadorias (Vainer, 2000). Neste dito new world, a ideia da integração entre as forças de segurança/controle e o aprimoramento do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), surge como um dos maiores legados e se materializa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), prédio-sede para a desejada articulação das forças de segurança atuantes na cidade que se responsabilizariam pela garantia dos espetáculos em questão. Passados os eventos, anuncia-se uma nova grande crise no campo da segurança pública e no CICC se instala o gabinete da intervenção federal militar, solução política-institucional adotada para a referida crise. Utilizamos aqui, portanto, o CICC como uma linha de percurso analítico e simbólico para construirmos um arco narrativo sobre a passagem dos Grandes Eventos à decretação da intervenção, com foco nas problemáticas do campo da segurança pública, com destaque para os discursos das autoridades referentes e a instrumentalização de dados sobre a crise. Valemo-nos, por exemplo, das contribuições de Stephen Graham (2016) sobre o “novo urbanismo militar”, de Bruno Cardoso (2014) sobre o próprio CICC e de Vera Malaguti sobre a cidade do Rio e seus sentimentos políticos, principalmente o medo (2003).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Fleming, Maria Isabel D’Agostino, and Vagner Carvalheiro Porto. "Apresentação." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 32 (November 21, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2019.163318.

Full text
Abstract:
O simpósio concretizou oportunidades de diálogo, troca de perspectivas e contribuições entre especialistas do campo histórico-arqueológico, com destaque para a arqueologia clássica romana voltada à era digital, uma nova perspectiva que vem ganhando espaço e assumindo papel importante no campo da arqueologia. Estiveram presentes professores e especialistas de universidades brasileiras e do exterior, abordando temáticas voltadas à arqueologia romana provincial, como Oriente, Norte da África, Fronteiras, Religião e Práticas Mortuárias, Arquitetura e Urbanismo, Antiguidade Tardia, assim como o papel do meio digital na aproximação da arqueologia aos novos públicos com o enfoque das Humanidades digitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gutiérrez, León Guillermo, and Alejandro Guadarrama. "La estatua de sal, de Salvador Novo. Urbanismo e identidad homosexual en la ciudad de México, 1917-1921." Revista Valenciana, estudios de filosofía y letras, no. 22 (July 11, 2018): 37. http://dx.doi.org/10.15174/rv.v0i22.366.

Full text
Abstract:
Salvador Novo (1904-1974), en su autobiografía La estatua de sal (1998) plasmó el acontecer de la vida homosexual en la ciudad de México en el período que abarca de 1917 a 1921. En este trabajo se pretende, en base a la narración de Novo, hacer un análisis de cómo, a pesar de ser una conducta transgresora, el homoerotismo era una práctica bastante extendida en los diferentes estratos sociales. La ciudad de México, no sólo se presenta como escenario, los espacios públicos y privados son donde las acciones se desarrollan; su papel es protagónico en la novela. De ahí que también se analice cómo el urbanismo determina y condiciona la construcción de la identidad homosexual. Así vemos que el homosexual se convierte en agente de la inestabilidad en la estructuración de la red de relaciones sociales, y participa en la reconfiguración de los lugares de una ciudad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pousin, Frédéric. "Construir as visualizações da paisagem urbana: práticas inglesas e americanas posteriores à Segunda Guerra." RUA 9, no. 1 (October 7, 2015): 69. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v9i1.8640750.

Full text
Abstract:
A paisagem urbana foi objeto de um importante debate entre arquitetos, urbanistas e paisagistas, após a Segunda Guerra. Dois acontecimentos delimitam esse debate: a difusão do townscape pela revista inglesa The Architectural Review, que inaugura a tradição do visual planning: o estado de Las Vegas por Denise Scott Brown, que modifica em profundidade o olhar sobre a cidade contemporânea. A noção de paisagem, que interroga as fronteiras entre a arquitetura, o visual e a cultura aí referida, recorre frequentemente a descrições de cidade e de arquitetura. Estas supõem a manipulação de imagens, não se trata de um jogo, mas de uma nova forma de expressão do pensamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Pendiuk, Fábio. "A Imagem da Cidade no Cenário de Representação da Política." Revista Brasileira de Marketing 7, no. 1 (February 13, 2009): 23–30. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v7i1.644.

Full text
Abstract:
Com a introduo de um novo perfil de liderana na capital paranaense, busca-se identificar, a partir da anlise das imagens da cidade de Curitiba, produzidas na mdia antes e durante as eleies municipais de 2004, como esse elemento contribuiu para o resultado daquela competio eleitoral, uma vez que considerado importante na construo do cenrio de representao da poltica daquele momento. O estudo mostra que o cenrio construdo na mdia favorecia uma mudana do perfil tecnocrtico dos urbanistas, que exerciam a hegemonia na cidade desde a dcada de 1970, o que acabou favorecendo o candidato eleito prefeitura, cujo perfil era o que melhor se adaptava quele cenrio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Oliveira, Vítor. "POR UMA NOVA VISÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO | FOR A NEW VIEW ON ARCHITECTURE AND PLANNING." Oculum Ensaios 16, no. 3 (December 5, 2019): 433. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v16n3a4722.

Full text
Abstract:
Uma característica fundamental, ou, em outras palavras, um privilégio singular do trabalho em investigação cientifica é ter tempo para “parar”. Ter tempo para parar significa ganhar distância crítica com o objetivo de “olhar” para uma determinada realidade e fazer um ponto de situação, organizar o conhecimento, definir o estado da arte e, posteriormente, afinar ou reforçar caminhos existentes ou mesmo propor novas direções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

De Campos, Cristina. "Editorial." arq.urb, no. 25 (May 1, 2019): 2–5. http://dx.doi.org/10.37916/arq.urb.vi25.4.

Full text
Abstract:
Em seu novo número, a revista arq.urb oferece ao seu público trabalhos acadêmicos o resultado de pesquisas realizadas em diferentes universidades brasileiras que versam sobre temas relevantes não somente para a áreade Arquitetura e Urbanismo, mas para outros campos de interesse das Ciências Sociais Aplicadas. Neste número, os artigos selecionados contribuem com discussões em temas como patrimônio, mobilidade nas cidades brasileiras, uso da tecnologia para a gestão e planejamento urbanos, usos de espaços públicos e, a nãomenos importante, reflexão sobre o legado arquitetônico de experiências ocorridas no final do século XX. Como o leitor pode perceber, o mosaico composto pelo volume reúne análises instigantes que se fazem presentes em nosso cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Bragaia, Flavio Antonio D'Ugo, and Rafael Urano Frajndlich. "Redemocratização e legislação urbana." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 11 (December 14, 2020): e020022. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v11i0.8655530.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga diferentes instâncias do debate em curso no campo da arquitetura ao longo do processo de redemocratização no Brasil, a partir de artigos publicados entre 1985 e 1990 nas revistas Projeto e Arquitetura e Urbanismo (AU). A reorganização das relações entre Estado e mercado – uma das facetas do processo de redemocratização – deu novos contornos à disputa pela cidade entre os diversos representantes da esfera pública e da esfera privada. Por outro lado, o campo da arquitetura e suas diferentes instâncias participavam ativamente dos debates acerca do processo de redemocratização e, de maneira ora mais, ora menos explícita, seus atores defendiam suas posições políticas e alimentavam os debates acerca da nova Constituição. Havia, portanto, uma via de mão dupla entre as discussões no campo da arquitetura e a disputa pela cidade nos debates acerca da Constituição de 1988. O balanço de algo que pode ser chamado de “herança modernista” no Brasil e, especificamente, a associação entre a prática do planejamento urbano ao Plano Piloto de Brasília, de Lucio Costa, elucida tais posições. Como resultado, aproxima diferentes frentes do debate em curso no meio ao longo do recorte, possibilitando dar a esses anos lastro histórico no âmbito da arquitetura e urbanismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Vidotto, Taiana Car, and Ana Maria Reis de Goes Monteiro. "O discurso profissional e o ensino na formação do arquiteto e urbanista moderno em São Paulo: 1948 - 1962." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 22, no. 38 (December 18, 2015): 20. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v22i38p20-37.

Full text
Abstract:
No Brasil, entre as décadas de 1940 e 1960, a profissão do arquiteto e o ensino de arquitetura passaram, em sintonia, por profundas alterações. Essas modificações, resultado das influências presentes nos ideais do contexto internacional se concretizaram, no contexto nacional, a partir da sua difusão em periódicos e em eventos nacionais como os Congressos Brasileiros de Arquitetos e Encontros Nacionais de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Em São Paulo, as mudanças foram consequência da associação de diversos agentes que se consorciaram através do principal órgão da categoria dos arquitetos, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP). Nesse contexto, este artigo se propõe a analisar as circunstâncias e os agentes envolvidos nas discussões que culminaram no que se conhece como a Reforma de 1962 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), que tinha como intuito formar o arquiteto moderno. Para tal, a pesquisa, de caráter documental, considerou os debates presentes nos boletins e atas das assembleias do IAB/SP e os documentos existentes nos arquivos da FAUUSP e da Escola Politécnica da USP, no período compreendido entre a fundação da FAUUSP (1948) e a Reforma de 1962. O que se viu, foi o surgimento de um novo perfil profissional, o do arquiteto e urbanista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Santos, Luiz Eduardo Neves dos, and Maria Clélia Lustosa Costa. "Em busca da cidade moderna: a remodelação urbana de São Luís durante a Era Vargas (1936-1945)." Geosul 35, no. 76 (October 27, 2020): 637–61. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2020v35n76p637.

Full text
Abstract:
O presente artigo versa sobre o processo contraditório de legitimação por um lado de um urbanismo moderno, mas de natureza estatal e autoritária, no contexto de fortalecimento dos municípios brasileiros frente à uma nova realidade urbano-industrial no Brasil dos anos 1930 e 1940. Mais especificamente se detém nas repercussões para o espaço urbano de São Luís, capital do estado do Maranhão, durante a interventoria de Paulo Ramos e da gestão modernizante dos prefeitos Saboya Ribeiro e Pedro Neiva no período varguista. Para tanto, realizou-se uma pesquisa histórica a partir de fontes primárias, como jornais e documentos oficiais da época, com o objetivo de compreender como se deu a remodelação urbana em São Luís.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Pereira, Elson Manoel. "Como anda a participação? As condições para a elaboração de planos diretores participativos." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 19, no. 2 (April 27, 2017): 235. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2017v19n2p235.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as condições necessárias para uma participação de qualidade nos processos de elaboração de planos diretores municipais de ordenamento do solo. A partir de uma análise bibliográfica e de pesquisas realizadas pelo autor (PEREIRA, 2015), são apresentados os elementos considerados fundamentais para uma participação de qualidade: vontade política, tradição ou densidade participativa, existência de condições institucionais e adesão dos técnicos de urbanismo ao processo participativo. Ao lado dessas condições, enfatiza-se a necessidade de compreensão do território para a implantação da democracia participativa no desenvolvimento de políticas públicas urbanas. Por fim, há uma análise exemplificadora de como os elementos supracitados foram percebidos em um caso específico: o processo de elaboração do novo plano diretor de Florianópolis/SC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pereira Filho, Zander Ribeiro, Isabela Castilho Gomes de Souza, and Rodrigo Tannus Fonseca. "Reformulação curricular e espacial em um curso de arquitetura e urbanismo." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 12 (July 1, 2021): e021012. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v12i00.8660009.

Full text
Abstract:
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituo Federal Fluminense (IFF) finalizou em 2020 a reformulação do seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Entre os vários parâmetros avaliados, destaca-se a inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), interdisciplinaridade, atualização de conteúdos e reformulação espacial. Diante desse desafio, o objetivo visa apresentar os produtos de duas pesquisas realizadas paralelamente que auxiliaram nessas reformulações. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e pesquisa exploratória. A primeira pesquisa desenvolveu um método de análise das disciplinas. A segunda pesquisa propôs uma nova distribuição espacial do pavimento utilizado pelo curso. Os resultados destes trabalhos se entrelaçaram ao processo oficial da reformulação curricular, sendo capaz de influenciar nas tomadas de decisões. As análises da primeira pesquisa colaboraram para a inserção do Building Information Modeling (BIM), Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Design Generativo, Design Paramétrico, Programação Visual, Prototipagem Rápida e Fabricação Digital nas novas disciplinas de Expressão e Representação Gráfica. Contribuíram para a integração de disciplinas com maior relação interdisciplinar. Fizeram com que 31 disciplinas mudassem sua posição na matriz, 37 alterassem seus pré-requisitos, 74 revisassem suas ementas e que 25 se unisse a outras disciplinas, evitando conteúdos sobrepostos. 9 disciplinas se tornaram optativas e 74 atualizaram sua bibliografia. Os produtos da segunda pesquisa, influenciaram na reforma do pavimento do curso, realizadas para atender às novas demandas curriculares. Conclui-se que os produtos destas pesquisas se demonstraram significativos para a mudança curricular do referido curso, sendo capaz, também, de auxiliar em outras reformulações curriculares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography