Academic literature on the topic 'Núcleo de inflação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Núcleo de inflação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Núcleo de inflação"

1

Santos, Cristiano, and Ivan Castelar. "Evaluating core inflation measures in Brazil." Economia Aplicada 20, no. 1 (March 7, 2016): 35. http://dx.doi.org/10.11606/1413-8050/ea134823.

Full text
Abstract:
Este artigo avalia as medidas de núcleo da inflação utilizadas pelo Banco Central do Brasil a partir de modelos econométricos de séries temporais. Três aspectos básicos do núcleo são avaliados: a ausência de viés, a dinâmica de ajustamento e a capacidade preditiva fora da amostra. As medidas avaliadas foram o núcleo por exclusão sem monitorados e alimentos no domicílio, o núcleo por exclusão ex2, o núcleo médias aparadas suavizadas e o núcleo dupla ponderação. Os resultados mostram que apenas os núcleos por exclusão ex2 e as médias aparadas suavizadas não possuem viés e servem como indicador da dinâmica de ajustamento para a inflação. Com relação à capacidade preditiva, os resultados indicam que os núcleos divulgados pelo BC do Brasil não são adequados para prever a inflação no longo prazo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa Filho, Adonias Evaristo da. "Inflação e incerteza inflacionária no Brasil." Economia Aplicada 20, no. 4 (December 9, 2016): 355. http://dx.doi.org/10.11606/1413-8050/ea125774.

Full text
Abstract:
Este artigo estuda a relação entre o nível da inflação e a incerteza inflacionária no Brasil. Essa variável é obtida a partir de dois métodos. No primeiro, a incerteza inflacionária é estimada por meio de modelos GARCH. No segundo, a incerteza inflacionária é identificada como o desvio-padrão das expectativas de inflação. Testes de causalidade de Granger apontam para causalidade em ambos os sentidos entre a incerteza inflacionária e a inflação. A incerteza inflacionária é positivamente correlacionada com a inflação corrente, e Granger-causa o componente permanente da inflação (núcleo da inflação), quando mensurada pelo desvio-padrão das expectativas de inflação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Zaniol, Cristina, Cássio Pazinatto, Ana Paula Sturbelle Schiller, and Jean Carlo Pech De Moraes. "Previsão de inflação com o uso de Inteligência Artificial." Revista Brasileira de Computação Aplicada 13, no. 2 (May 18, 2021): 96–104. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v13i2.12584.

Full text
Abstract:
A inflação é um aumento generalizados dos preços em uma economia. Pequenas taxas de inflação são naturais; entretanto, a incerteza causada pela volatilidade da inflação dificulta o delineamento de políticas monetárias. No Brasil, adota-se o IPCA como meta de inflação; entretanto, o uso de núcleos de inflação como meta possibilitaria o delineamento de políticas monetárias menos rígidas e menos suscetíveis à choques externos. Neste trabalho, propõe-se a construção de núcleos de inflação baseados em wavelets, uma vez que em contextos inflacionários apresentam melhor desempenho na análise da tendência quando comparados com núcleos de inflação usuais. Para a previsão, adotam-se técnicas de inteligência artificial, como as redes neurais. O uso de redes neurais possibilita lidar com problemas altamente complexos, os quais nem sempre podem ser descritos por modelos analíticos. Delimitam-se as estimativas prováveis das previsões futuras através de intervalos de confiança. Dentre as principais conclusões do trabalho, salienta-se que os núcleos de inflação baseados em wavelets possuem menores intervalos de confiança, além de apresentarem menores erros na construção da rede neural. Verifica-se, ainda, que as previsões geradas pelos núcleos de inflação são suavizações da inflação, permitindo identificar a tendência da inflação para um horizonte de até doze meses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barros, Ricardo R., Luiz F. Irigoyen, Glaucia D. Kommers, Raquel R. Rech, Rafael A. Fighera, and Claudio S. L. Barros. "Intoxicação por Ramaria flavo-brunnescens (Clavariaceae) em bovinos." Pesquisa Veterinária Brasileira 26, no. 2 (June 2006): 87–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2006000200005.

Full text
Abstract:
Dois surtos de intoxicação pelo cogumelo Ramaria flavo-brunnescens são relatados em bovinos de duas fazendas localizadas nos municípios de Santa Maria e São Gabriel, no Rio Grande do Sul, no período de abril-maio de 2005. De um total de 180 bovinos de sobreano que tiveram acesso a bosques de eucaliptos, 19 adoeceram e 10 morreram. A evolução clínica foi de 8-15 dias e os sinais clínicos incluíam depressão, perda de peso, desidratação, salivação excessiva, afrouxamento e perda dos pêlos longos da cauda, alisamento da superfície dorsal da língua com ocasional ulceração, afrouxamento do estojo córneo dos chifres, fezes em forma de cíbalos e recobertas por película de muco, hipópion, hifema e opacidade da córnea. Dois novilhos tinham leucocitose devido a leve desvio regenerativo à esquerda. Os achados de necropsia confirmaram as observações clínicas e adicionalmente incluíam esofagite fibrinonecrótica, principalmente no terço distal do esôfago. Alterações histopatológicas na pele da cauda incluíam hiperqueratose ortoqueratótica, folículos pilosos com contornos irregulares, espessamento da camada de queratina tricolemal e formação ocasional de tampões de queratina; degeneração e necrose da bainha radicular externa também era observada. Nos cascos havia hemorragia, fibrina e infiltrado neutrofílico nas lâminas dérmicas, hiperplasia do topo das lâminas epidérmicas com queratinização irregular e retenção dos núcleos; várias lâminas epidérmicas estavam encurtadas e fundidas. Na mucosa da língua o epitélio de revestimento estava adelgaçado, com atrofia e perda das papilas filiformes, áreas multifocais de disqueratose e espongiose das células da camada basal. Em algumas porções havia perda do epitélio e a superfície da língua era formada por tecido de granulação e infiltrado inflamatório misto. A mucosa esofágica de seis novilhos apresentava vários graus de necrose epitelial e inflamação. A perda do epitélio de revestimento revelava uma área subjacente de tecido de granulação com marcado infiltrado inflamatório predominantemente neutrofílico e macrofágico. Em seis novilhos, o bulbo, na altura do óbex, apresentava áreas focais bilaterais e simétricas de malacia que afetava a substância branca e partes do núcleo dorsal do vago e do núcleo hipoglosso. São discutidos a epidemiologia, os sinais clínicos, a patologia e a patogênese da intoxicação por R. flavo-brunnescens em bovinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martins, Regina Helena Garcia, Norimar Hernandes Dias, Daniela Carvalho dos Santos, Alexandre Todorovic Fabro, and José Reinaldo Cerqueira Braz. "Aspectos clínicos, histológicos e de microscopia eletrônica dos granulomas de intubação das pregas vocais." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 75, no. 1 (February 2009): 116–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992009000100019.

Full text
Abstract:
Granulomas são lesões bilaterais e pediculadas das apófises vocais. Etiologias: intubação, refluxo, traumatismos, fonotraumatismo e idiopática. OBJETIVO: Analisar aspectos clínicos e morfológicos dos granulomas de intubação. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo retrospectivo dos pacientes submetidos à microcirurgia por granulomas de intubação, atendidos na Instituição onde foi realizado, a partir de 2002. Analisaram-se: idade, sexo, indicação e tempo da intubação, sintomas, laudos de videolaringoscopia e número de biópsia. Realizou-se estudo histológico em todos os casos e de microscopia eletrônica em três deles. RESULTADOS: 10 pacientes (7 F e 3 M), idade entre 2 anos e 72 anos e tempo de intubação entre 4 horas e 21 dias. Rouquidão foi o principal sintoma. A histologia mostrou hiperplasia epitelial, intenso inflamação importante no corion e proliferação vascular. Na MEV observou-se epitélio escamoso com escassa descamação. À MET, junções intercelulares alargadas e desmossomos alterados. No corion havia lagos sanguíneos, intensa inflamação, e fibroblastos com alterações estruturais como núcleos irregulares e cisternas dilatadas. CONCLUSÕES: Granulomas pós-intubação aparecem em qualquer idade, mesmo em intubação por curto período, e causam rouquidão precocemente. As principais alterações morfológicas são observadas no corion, como proliferação vascular, inflamação e alterações estruturais em fibroblastos indicando disfunção e dano celular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Duailibi, Kalil, Rafael Brandes Lourenço, Elisa Poleza Mello, Marcelo Gontijo Magalhães, Geraldo Teles Machado Netto, Mariana Campoy Noé Diaz, and Thaísa Saddi Tannous. "Refluxo gastroesofágico participando da cascata cognitiva do pânico." Jornal Brasileiro de Psiquiatria 57, no. 4 (2008): 280–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0047-20852008000400010.

Full text
Abstract:
O transtorno do pânico (TP) é um transtorno ansioso não-fóbico que acomete de 1,5% a 4% da população mundial. É caracterizado por ataques imotivados de mal-estar psíquico e sintomas somáticos, além de ansiedade antecipatória à crise, com prejuízo funcional ao indivíduo. O objetivo deste relato de caso é descrever a associação entre transtorno do pânico e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). MCL, 25 anos, apresentava crises de pânico frequentes, pouco responsivas ao tratamento durante 6 meses, mesmo com readequação da farmacoterapia. Iniciou-se investigação, sendo fechado o diagnóstico de DRGE, cujo tratamento culminou em remissão das crises de pânico. A dor torácica aguda da DRGE era interpretada como ameaça proximal, ocasionando dúvidas sobre passar mal e hiperventilação, servindo como gatilho da cascata cognitiva do pânico, no mesencéfalo dorsal. A inflamação da mucosa esofágica funciona como ameaça distal, estimulando a amígdala e causando ansiedade antecipatória, mantendo a elevação dos hormônios de estresse. Segundo o modelo de Deakin-Graeff, embora a 5-HT iniba o ataque de pânico e facilite a ansiedade antecipatória, no TP esta última é estimulada por meio do núcleo dorsal da rafe. Portanto, casos que incluem a associação TP e DRGE devem ser mais bem examinados, para que haja diagnóstico e tratamento adequados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Marcia C., Rafael A. Fighera, Alexandre Mazzanti, Juliana S. Brum, Felipe Pierezan, and Claudio S. L. Barros. "Neuropatologia da cinomose canina: 70 casos (2005-2008)." Pesquisa Veterinária Brasileira 29, no. 8 (August 2009): 643–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2009000800008.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo realizar uma investigação anátomo-patológica detalhada das lesões e sua distribuição no sistema nervoso central (SNC) de cães com cinomose. Foram avaliadas secções padronizadas do encéfalo e da medula espinhal de 70 cães. Os casos foram agrupados de acordo com a idade dos cães e classificados conforme a evolução das lesões. Os resultados permitem concluir que: (1) encefalomielite induzida pelo vírus da cinomose canina é mais prevalente em filhotes e adultos; (2) lesões macroscópicas no SNC ocorrem com baixa freqüência; (3) o encéfalo é mais acometido do que a medula espinhal; (4) as cinco regiões anatômicas mais afetadas do encéfalo são, em ordem decrescente de freqüência, o cerebelo, o diencéfalo, o lobo frontal, a ponte e o mesencéfalo; (5) a região anatômica mais afetada da medula espinhal é o segmento cervical cranial (C1-C5); (6) lesões subagudas e crônicas são mais comuns do que lesões agudas; (7) desmielinização é a lesão mais prevalente e ocorre principalmente no cerebelo, na ponte e no diencéfalo, quase sempre acompanhada de astrogliose e inflamação não-supurativa; (8) na maior parte dos casos em que há astrogliose, observam-se astrócitos gemistocíticos, freqüentemente com formação de sincícios; (9) leptomeningite não-supurativa, malacia e necrose cortical laminar são lesões relativamente freqüentes no encéfalo, mas não na medula espinhal; (10) corpúsculos de inclusão no encéfalo são muito comuns, ocorrem principalmente em astrócitos e com freqüência menor em neurônios; no entanto, independentemente da célula afetada, são vistos predominantemente no núcleo; (11) uma classificação da encefalite na cinomose com base em síndromes clínicas relacionadas com a idade do cão é imprecisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Orsini, Marco. "COVID-19: O que todos devemos saber!" Fisioterapia Brasil 21, no. 2 (May 2, 2020): 133. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v21i2.4073.

Full text
Abstract:
Toda vez que eclode uma doença infecciosa, independente de agente patógeno, existem sempre duas respostas. No caso do vírus, especificamente quando ocorre invasão celular, a célula sinaliza que seu mecanismo de ação já está combalido ‘dominado’ e dispara o mecanismo de apoptose (suicídio programado) - tal mecanismo para qualquer célula corpórea. Em adição, a resposta imunológica exacerbada, ou seja, a utilização de um enorme grupo de células de defesa maior que o agente agressor, provoca um desequilíbrio da resposta imunológica (tempestade inflamatória).O COVID-19 tem mostrado em pouco tempo que parece “conhecer” todas as cadeias de ‘sinalização’ que se associam ao sistema imune. Essa resposta em cascata relaciona-se com a presença de citocinas liberadas pelos linfócitos B, ativadas por macrófagos que, posteriormente, processam antígenos do vírus em questão. Tal informação é rapidamente repassada para o linfócito T.Em resumo, não somente a parte ‘citopática’ do linfócito T quanto à produção de citocinas aos anticorpos do linfócito B fazem eclodir uma ebulição inflamatória. Independente dessas colocações se observarmos a replicação viral existem três tipos de material genético do vírus. Existem vírus do tipo DNA, RNA positivo e RNA fita negativo. O COVID-19 é um vírus RNA fita positivo, ou seja, ele não precisa ser transformado em fita RNA negativo para depois ser mutado para DNA e, conseqüentemente, em RNA positivo.Chama atenção o imediatismo de replicação viral pelo ribossomo citoplasmático, muito rico no reticulo endoplasmático rugoso. O CODIV-19 possui uma ’replicase’ que faz parte de seu próprio núcleo. Indubitavelmente, podemos considerá-lo como um patógeno autônomo de material genético. A maquinaria, após sofrer infecção, começa a dar sinais de fragilidade e associar o “botão” de start para “morte” programada.Os fisioterapeutas, além dos médicos que lidam com pacientes internados por CODIV-19, devem ter em mente a ação das citocinas, dos pneumócitosII e da ACE II, principais gatilhos para tal cascata. Os enfermos graves são, em sua maioria, “sépticos” e “inflamados”.Eventualmente me perguntam se o CODID-19 trata-se de um vírus pulmonar. Obvio que não – é uma doença sistêmica. Entretanto relembremos que o vírus atinge os pneumócitos do tipo II (células do tipo pneumócitos, encontradas no parênquima pulmonar e exuberante nos alvéolos). Essas produzem e secretam surfactantes, um tipo de substância composta de fosfolipídeo e proteínas, que reduzem a tensão superficial alveolar e impedem a aproximação das moléculas de água e, conseqüentemente, o colabamento dos alvéolos pulmonares.Possuo como autor, fascínio por dois tipos de sistemas do nosso organismo: o sistema nervoso central (que é único – essas subdivisões que o desmembram em (periférico, autonômico e vegetativo) são didáticas e pouco provocativas quando não associadas, além do imunológico, esse fantástico. Faço referência ao sistema imune do metazoário (organismo superior) – altamente sofisticado. Possuímos um mecanismo de defesa tanto inato como adquirido que nos fez chegar, lutar, sobreviver até os dias atuais. Sistema esse que o COVID-19 parece ter a chave de toda a engrenagem de sinalização.Retornando ao processo inflamatório, desculpem-me por ser prolixo e reminiscente, mas esse é um universo ainda não explorado. Por exemplo, a infecção do sistema nervoso central é uma particularidade do SNC (Encefalite\Mielite), seguida ou associada à inflamação. A infecção da pneumonia, no parênquima pulmonar, seguida ou associada de inflamação. No coração, a infecção/inflamação expressadas pela miocardite.Em resumo, entender o processo inflamatório, é um conhecimento que perpassa as infecções agudas, subagudas e crônicas, embora não gostemos da titulação fornecida às infecções subagudas, pois são agudas ou crônicas.Um último questionamento que gostaria de levantar aqui faz referência ao termo “degenerativo”. Tal termo não deveria mais ser utilizado em nosso meio. O que é degenerativo? Devemos ter uma causa para tal. Caso contrário, desde que nascemos estamos degenerando. Por exemplo, a aterosclerose já é considerada uma doença inflamatória. Os fatores de risco considerados desfavoráveis para a COVID-19 são as doenças inflamatórias crônicas e o comportamento individual de nosso sistema imune à agressão viral. Podemos citar diabetes, asma, DPOC, hipertensão, obesidade e aterosclerose. Creio que o maior exemplo de doença inflamatória crônica é a obesidade. Todos esses mecanismos levam a destruição tecidual. Acabamos utilizando uma epigrama de que todos os caminhos nos levam a Roma, ou seja, vários mecanismos levam à morte celular, contemplando nesse cenário a própria apoptose celular (suicídio celular programado).Esse, que tanto falamos, pode ser considerado um vírus ‘simples’, entretanto conhecedor de vários caminhos do sistema imune e central que ainda desconhecemos; mas certamente iremos bloqueá-lo – até que venha um novo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fiorencio, Antonio, and Ajax R. Bello Moreira. "O núcleo da inflação como a tendência comum dos preços." Revista Brasileira de Economia 56, no. 2 (2002). http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71402002000200001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ramalho, Valdir. "AS RAÍZES CONCEITUAIS DO INERCIALISMO." Análise Econômica 18, no. 33 (October 7, 2009). http://dx.doi.org/10.22456/2176-5456.10646.

Full text
Abstract:
A tese de que uma elevação geral de preços se perpetua é o núcleo de uma elaborada visão de inflação, o inercialismo. Este artigo levanta as origens dos elementos centrais dessa visão, enfocando trabalhos cruciais de eminentes pesquisadores da inflação entre os inícios dos anos 50 e 80, tais como Franklyn Holzman, James Duesenberry, Gardney Ackley, Charles Schultze, L. Dicks-Mireaux, K. K. F. Zawadzki, Arthur Okun, Georgy Perry, Michael Wächter, Martin Baily, John B. Taylor, James Tobin, e outros. Há aqui uma breve história dos conceitos de choque inflacionário, espiral preços-salários, conflito distributivo, Curva de Phillips, expectativas retrospectivas, contratos justapostos, patamar inflacionário, autoperpetuação da inflação, inércia de preços e salários, e inflação institucionalizada pela indexação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Núcleo de inflação"

1

Filomena, Erik Stephanou Elsenbruch. "Wavelets : uma aplicação a estimação do Núcleo de Inflação Brasileiro." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/182014.

Full text
Abstract:
Wavelets são descritas como sendo capazes de dar tanto resolução em frequência como resoluçãao temporal a um sinal. Este trabalho revisa o que e o domínio da frequência em um espa co de dimensão nita, como o RN e apresenta como a Transformada Wavelet Discreta e a Maximum Overlap Discrete Wavelet Transform podem ser usadas para decompor um sinal em diversos componentes de escalas, que podem ser vistos como componentes de frequência ou componentes temporais. Então uma aplicação para a estimação do núcleo de inflação para o IPCA oficial brasileiro e apresentada. Ela consiste em obter uma Análise Multirresolução baseada na wavelet Daubechies 2 e estimar a inflação subjacente, ou removendo-se níveis detail, ou aplicando um algoritmo de threshold. Por ultimo, alguns testes de qualidade de medida sugeridos pela literatura são executados. Isso e feito com o conjunto completo dos dados e com um conjunto restrito, obtido com um método baseado em wavelets para detecção de quebras estruturais em séries temporais.
Wavelets are described as being able to give both a time resolution and a frequency resolution to a signal. This work reviews what is the frequency domain when represented by a nite dimensional space such as the RN and presents how the Discrete Wavelet Transform and the Maximum Overlap Discrete Wavelet Transform can be used to decompose a signal in several scale components, which can be viewed as frequency components or as time components. Then an application to the estimation of the core in ation for the o cial Brazilian CPI is presented. This is done by obtaining a Multi Resolution Analysis based on the Daubechies 2 wavelet and estimating the underlying in- ation rate by either removing detail levels completely or applying a threshold algorithm. Lastly, a few tests of quality of measurement proposed by the literature are performed. This is done with the full set of data and a restricted set, obtained with a wavelet method for detecting structural breaks in time series.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Cristiano da Silva. "Núcleo da inflação no Brasil: uma abordagem empírica no domínio de frequência." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5408.

Full text
Abstract:
SANTOS, Cristiano da Silva. Núcleo da inflação no Brasil: uma abordagem empírica no domínio da frequência. 2012. 45 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2012.
Submitted by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2013-07-16T19:31:06Z No. of bitstreams: 1 2012_dissert_cssantos.pdf: 717263 bytes, checksum: a351325e74ea59843a1fe5ebd6378c79 (MD5)
Approved for entry into archive by Mônica Correia Aquino(monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2013-07-16T19:31:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_dissert_cssantos.pdf: 717263 bytes, checksum: a351325e74ea59843a1fe5ebd6378c79 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-07-16T19:31:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_dissert_cssantos.pdf: 717263 bytes, checksum: a351325e74ea59843a1fe5ebd6378c79 (MD5) Previous issue date: 2012
This paper proposes a new measure of core inflation called systematic core and makes a comparative evaluation with conventional cores used by the Central Bank of Brazil. To estimate the systematic core is proposed in this paper used the method of decomposition empirical methods, which is able to separate noise data by spectral decomposition and partial reconstruction of the series of inflation. The evaluation and comparison of the cores of inflation are performed by testing econometric predictions outside the sample. The empirical results show that conventional cores used by the Central Bank does not contribute to forecast inflation out of sample and not have all the desirable statistical properties for which a nucleus. Already the new measure of core obtained in this work contributed to predict inflation out of sample and answered the statistical properties of non-biased, attractor of inflation and weakly exogenous, having therefore the characteristics required for a measure to be useful to policy objectives monetary.
Este trabalho propõe uma nova medida de núcleo da inflação denominada núcleo sistemático e faz uma avaliação comparativa com os núcleos convencionais utilizados pelo Banco Central do Brasil. Para estimar o núcleo sistemático proposto neste trabalho é utilizado o método de decomposição em modos empíricos, que é capaz de separar ruído dos dados através da decomposição espectral e reconstrução parcial da série de inflação. A avaliação e comparação dos núcleos da inflação são realizadas por meio de testes econométricos e previsões fora da amostra. Os resultados empíricos apontam que os núcleos convencionais utilizados pelo Banco Central não contribuem para prever a inflação fora da amostra e não possuem todas as propriedades estatísticas desejáveis que para um núcleo. Já a nova medida de núcleo obtida neste trabalho contribuiu para prever a inflação fora da amostra e atendeu as propriedades estatísticas de ausência de viés, atrator da inflação e fracamente exógeno, possuindo, portanto, as características exigidas para uma medida ser útil aos objetivos da política monetária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Litvac, Basiliki Theophane Calochorios. "Núcleos de inflação no Brasil e poder preditivo da inflação total." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2013. http://hdl.handle.net/10438/10598.

Full text
Abstract:
Submitted by Basiliki Theophane Calochorios Litvac (basiliki.litvac@gmail.com) on 2013-03-06T22:27:11Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_Basiliki_final_rev.pdf: 681459 bytes, checksum: 86dfce2ca595dfd933509d266c084a2d (MD5)
Approved for entry into archive by Suzinei Teles Garcia Garcia (suzinei.garcia@fgv.br) on 2013-03-07T12:53:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao_Basiliki_final_rev.pdf: 681459 bytes, checksum: 86dfce2ca595dfd933509d266c084a2d (MD5)
Made available in DSpace on 2013-03-07T13:14:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_Basiliki_final_rev.pdf: 681459 bytes, checksum: 86dfce2ca595dfd933509d266c084a2d (MD5) Previous issue date: 2013-02-05
Este trabalho tem por objetivo avaliar para o caso brasileiro uma das mais importantes propriedades esperadas de um núcleo: ser um bom previsor da inflação plena futura. Para tanto, foram utilizados como referência para comparação dois modelos construídos a partir das informações mensais do IPCA e seis modelos VAR referentes a cada uma das medidas de núcleo calculadas pelo Banco Central do Brasil. O desempenho das previsões foi avaliado pela comparação dos resultados do erro quadrático médio e pela aplicação da metodologia de Diebold-Mariano (1995) de comparação de modelos. Os resultados encontrados indicam que o atual conjunto de medidas de núcleos calculado pelo Banco Central não atende pelos critérios utilizados neste trabalho a essa característica desejada.
This paper aims at evaluating one of the most important desirable properties of a core inflation measure: to be a better predictor of headline inflation over the future. To achieve this goal, two benchmark models using monthly IPCA data were compared with six VAR models for each one of the core measures calculated by the Brazilian Central Bank. The forecasting performance was evaluated comparing the mean square error and by the Diebold-Mariano (1995) test for predictive accuracy. The evidence found indicates that the current set of core inflation measures calculated by the Central Bank does fulfill this desired property.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Cristiano da Silva. "Ensaios em econometria de séries temporais: núcleo e previsão da inflação no Brasil." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2017. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23002.

Full text
Abstract:
SANTOS, Cristiano da Silva. Ensaios em econometria de séries temporais: núcleo e previsão da inflação no Brasil. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, 2017. 96f.
Submitted by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2017-06-02T19:12:48Z No. of bitstreams: 1 2017_tese_cssantos.pdf: 2208108 bytes, checksum: 9169861d6fe6f46319946a80ea7e54ba (MD5)
Approved for entry into archive by Mônica Correia Aquino (monicacorreiaaquino@gmail.com) on 2017-06-02T19:13:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_tese_cssantos.pdf: 2208108 bytes, checksum: 9169861d6fe6f46319946a80ea7e54ba (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-02T19:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_tese_cssantos.pdf: 2208108 bytes, checksum: 9169861d6fe6f46319946a80ea7e54ba (MD5) Previous issue date: 2017
The objective of this thesis is to study the issues related to the core and the forecast of inflation in the Brazilian economy after the real plan by means of three independent tests that has as intersection the use of time series econometrics. In the first essay we compare the inflation forecasts obtained with common factors estimated from a large data set, with the predictions provided by the Central Bank of Brazil's Focus survey and by the integrated autoregressive moving average (ARIMA) and autoregressive vector (VAR ). The results show that the predictions of the Focus survey are the ones with the lowest mean square error between the models compared and that the gains of using large amounts of data to predict inflation are limited. The second essay investigates whether the core of inflation capturing the permanent price changes has any relation to the long-run inflation trajectory. For this, two core measurements are constructed with unobserved (UC) component models estimated by maximum likelihood and Kalman filter. The results show that the core measure constructed with a multivariate UC model is the only one among the measured measures that is unvented and a prior indicator of inflation, with the lowest error out-of-sample forecast. The third essay also proposes a new core measure of inflation following the notes of the second essay and advancing considering the possible non linearity and non-stationary inflation in Brazil. In order to estimate the new core, the empirical decomposition method (EMD) is used that does not use the assumptions of the series to be stationary or linear. The results indicate that the new core measure obtained has a better performance to predict out-of-sample inflation among the measures evaluated and has the statistical properties of being cointegrated, unbiased, attractive and strongly exogenous in relation to inflation, characteristics that are useful For monetary policy purposes.
O objetivo desta tese é estudar as questões relacionadas ao núcleo e à previsão da inflação na economia brasileira após o plano real por meio de três ensaios independentes com o uso da econometria de séries temporais. O primeiro ensaio investiga se o uso da grande quantidade de séries macroeconômicas disponíveis contribui para melhorar a previsão da inflação. Para isso, se compara as previsões da inflação obtidas com fatores comuns estimados de um grande conjunto de dados, com as previsões fornecidas pela pesquisa Focus do Banco Central do Brasil e por modelos autorregressivo integrado de média móvel (ARIMA) e vetor autorregressivo (VAR). Os resultados mostram que as previsões da pesquisa Focus são as que apresentam menor erro quadrático médio entre os modelos comparados e que os ganhos de se utilizar grande quantidade de dados para prever a inflação são limitados. O segundo ensaio investiga se o núcleo da inflação que captura as mudanças de preços que são permanentes possui alguma relação com a trajetória de longo prazo da inflação. Para capturar o componente permanente, duas medidas de núcleo são construídas com modelos de componentes não observados (UC) estimados por máxima verossimilhança e filtro de Kalman. Os resultados mostram que a medida de núcleo construída com um modelo UC multivariado é a única entre as medidas avaliadas que é não viesada e um indicador antecedente da inflação, possuindo o menor erro previsão fora da amostra. O terceiro ensaio também propõe uma nova medida de núcleo da inflação seguindo os apontamentos do segundo ensaio e avançando ao considerar a possível não linearidade e não estacionariedade da inflação no Brasil. Para estimar o novo núcleo é usado o método de decomposição em modos empíricos (EMD) que não utiliza os pressupostos da série ser estacionária ou linear. Os resultados apontam que a nova medida de núcleo obtida tem um melhor desempenho para prever a inflação fora da amostra entre as medidas avaliadas e possui as propriedades estatísticas de ser cointegrada, não enviesada, atratora e fortemente exógena em relação à inflação, características que são úteis para os objetivos da política monetária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Joao Paulo Madureira Horta da. "Mecanismos de transmissão da inflação de commodities não energéticas para o IPCA e seu núcleo." Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9TMLFY.

Full text
Abstract:
We estimated vector autoregression for the brazilian economy between the years 1999 and 2012 in order to ascertain the magnitude of the pass-through from non-energy commodities index to prices levels index. We analyzes the responses of the inflation index as full mainly of core one. The core price level is impacted from the 2nd quarter ahead and its effects are similar to headline prices. The exchange rate and the level of economic activity plays a major role for the analysis of pass-through. It is concluded that the impact in IPCA transmits to its core, which shows the spread of the inflation of the brazilian economy from commodity market.
Estima-se vetores auto-regressivos para a economia brasileira entre os anos de 1999 e 2012 a fim de se averiguar a magnitude do repasse inflacionário oriundo da oscilação da cotação das commodities não energéticas. Analisa-se tanto as respostas do índice de inflação pleno como do núcleo do IPCA. Constata-se que o núcleo do nível de preços é impactado a partir do 2º trimestre e que os efeitos de 2ª ordem são similares aos de 1º ordem. A taxa de câmbio e o nível de atividade econômica são preponderantes na análise do repasse inflacionário. Conclui-se que o impacto no IPCA pleno transmite-se para o seu núcleo, o que demonstra a propagação inflacionária na economia brasileira proveniente do mercado de commodities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves, Ana Paula de Almeida. "Núcleo da inflação como fator comum do IPCA: uma abordagem do modelo de fator dinâmico generalizado." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-24072009-154249/.

Full text
Abstract:
Sob o regime de metas de inflação cabe à autoridade monetária balisar seus instrumentos de política de forma a manter a estabilidade do nível geral de preços. Neste aspecto, pelo caráter volátil dos índices de inflação cheia os bancos centrais de todo o mundo utilizam o conceito de núcleo da inflação para tentar capturar com maior acurácia a tendência subjacente da taxa de inflação. Muitas vezes os índices de preços ao consumidor estão altamente sujeitos a volatilidades decorrentes de fatores temporários e muitas vezes localizados. E já que o objetivo da autoridade monetária está em zelar pela estabilidade \"real\" (ou de fato) do nível geral de preços, mudanças temporárias ou localizadas não afetam as taxas de inflação no longo prazo e, consequentemente, não cabe à autoridade monetária responder a tais mudanças, pois isso poderia gerar uma volatilidade desnecessária à política monetária com consequência sobre as flutuações da atividade econômica no período. Dessa forma, Bancos Centrais do mundo inteiro fazem uso de núcleos de inflação. Este trabalho aplica uma nova metodologia de cálculo de núcleo para a inflação brasileira, utilizando o modelo de fatores dinâmicos generalizados. Esta abordagem permite diferenciar fatores localizados (idiossincráticos) dos choques comuns (generalizados) em um grande conjunto de dados. Usamos o IPCA em seu nível mais desagregado e geramos o choque comum entre este conjunto. E a este choque chamamos de núcleo da inflação. Sua eficiência em termos de antecedência à inflação cheia no curto prazo foi testada por meio de uma cointegração, VEC, tais resultados foram comparados com o desempenho do núcleo por Exclusão, mostrando uma maior eficiência do núcleo aqui encontrado.
Under the inflation target system lies to the monetary authority the evaluation of the best tools to keep general price stability. In this context, due to the volatile character of the inflation, central banks around the world use the concept of the inflation core in attempt to capture in a more accurately way the prices trends. Several times, consumer prices indexes are subjected to very volatile prices, due to temporary or localized factors. As the vigilance of the monetary authority relies on the real stability of the general prices level, temporary or localized changes doesn\'t affect the inflation indexes in the long run and, therefore, it\'s not an issue to the central bank to respond to this variations, this could indeed create an unnecessary volatility to the monetary politics with consequences to the economic activity in the period. This way, central banks around the world calculate and use inflation core. This paper applies a new methodology to calculate the inflation core to the Brazilian inflation, using the generalized dynamic factor model. With this approach it\'s possible to differentiate the localized factors from the common (generalized) shocks in a great data set. We use IPCA on its more disaggregated level and create a common shock in the data set, and we name this shock the inflation core. We test the advance of this core to the inflation in the short run using a VEC, and compare with the results of the Exclusion core, we show that your core by using dynamic factor model is more effcient then Exclusion core.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Korek, Karoline Kwiatkowsk. "Medidas de núcleo de inflação no Brasil e a tendência de longo prazo nos preços: uma abordagem sobre decomposição de séries de tempo." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2016. http://hdl.handle.net/10438/17000.

Full text
Abstract:
Submitted by Karoline Korek (karoline_korek@hotmail.com) on 2016-09-04T02:01:28Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-KAROLINEKOREK.pdf: 2167537 bytes, checksum: 97c2553ef949e34a01b010d81faf8f23 (MD5)
Rejected by Renata de Souza Nascimento (renata.souza@fgv.br), reason: Karoline, boa tarde Por gentileza, retire de seu trabalho a acentuação do nome Getúlio, que consta no nome da Fundação. Em seguida, realize uma nova submissão. Grata. on 2016-09-05T17:37:07Z (GMT)
Submitted by Karoline Korek (karoline_korek@hotmail.com) on 2016-09-05T21:04:35Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-KAROLINEKOREK.pdf: 1516086 bytes, checksum: 7a47a65fe991d967e6d230a400ed6a7f (MD5)
Approved for entry into archive by Renata de Souza Nascimento (renata.souza@fgv.br) on 2016-09-05T21:10:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-KAROLINEKOREK.pdf: 1516086 bytes, checksum: 7a47a65fe991d967e6d230a400ed6a7f (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-06T12:07:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-KAROLINEKOREK.pdf: 1516086 bytes, checksum: 7a47a65fe991d967e6d230a400ed6a7f (MD5) Previous issue date: 2016-08-10
The purpose of this study is to verify if the measures of core inflation calculated by Brazil ́s Central Bank are able to capture the trend in prices when there are movements and are therefore, good indicators for driving the monetary policy inserted in the context of the Target Inflation System. The approach of this study is to apply the Unrestricted Multivariate Unobserved Components Model on core inflation and headline inflation in order to estimate the permanent and transitory components, capturing the innovations using the prediction error decomposition. The aim of this study is to capture the magnitude of the trend and transitory disturbances of the core inflation and headline inflation and thus, identifying if the variables are good long-term indicators when there are movements in the prices.
O propósito deste trabalho é verificar se as medidas de núcleo de inflação calculadas pelo Banco Central do Brasil são capazes de captar a tendência de longo prazo dos preços e se, portanto, são bons indicadores para condução da política monetária inserida no contexto do Sistema de Metas de Inflação. O instrumental submetido a este estudo tem por finalidade aplicar o Modelo Multivariado Irrestrito de Componentes não Observados sobre as medidas de núcleo de inflação e inflação, com o objetivo de decompor as séries econômicas em componentes permanente e transitório e consequentemente, capturar as inovações presentes no termo de erro de cada variável. Com isso, este trabalho tem por análise central avaliar a magnitude da tendência de longo prazo e dos distúrbios temporários sobre as medidas de núcleo de inflação e inflação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Braz, André Furtado. "Núcleos de inflação: avaliação das atuais medidas e sugestão de novos indicadores para o Brasil." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2011. http://hdl.handle.net/10438/9813.

Full text
Abstract:
Submitted by André Furtado Braz (andre.braz@fgv.br) on 2012-05-11T18:14:39Z No. of bitstreams: 1 Versão Final_André Braz.pdf: 728822 bytes, checksum: eb3a9ee3323bce96ed76b7dbb7ed3a48 (MD5)
Approved for entry into archive by Vitor Souza (vitor.souza@fgv.br) on 2012-05-11T18:15:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versão Final_André Braz.pdf: 728822 bytes, checksum: eb3a9ee3323bce96ed76b7dbb7ed3a48 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-05-17T20:16:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão Final_André Braz.pdf: 728822 bytes, checksum: eb3a9ee3323bce96ed76b7dbb7ed3a48 (MD5) Previous issue date: 2011-12-16
Desde a implantação do sistema de metas de inflação em julho de 1999, o Banco Central (BC) tem utilizado para monitorar a política monetária um número crescente de indicadores, dentre os quais, incluem-se as medidas de núcleo de inflação. O objetivo é obter uma informação mais precisa sobre o curso da inflação no país e, consequentemente, sobre o futuro da política monetária. Além do Banco Central, muitas instituições financeiras utilizam medidas de núcleo para orientar suas estimativas em relação ao comportamento da inflação no país. Deste modo, esta dissertação faz uma avaliação dos núcleos de inflação utilizando os principais testes estatísticos e econométricos sugeridos pela literatura econômica e propõe ainda novos indicadores para o Brasil.
Since the implementation of inflation targeting system in July 1999, the Central Bank (BC) is used to monitor the monetary policy of a growing number of indicators, among which include measures of core inflation. The goal is to obtain more precise information about the course of inflation in the country and hence on the future of monetary policy. In addition to the Central Bank, many financial institutions use core measures to guide their expectations regarding the behavior of inflation in the country. Thus, this paper makes an assessment of core inflation using the main statistical and econometric tests suggested in the literature and proposes new economic indicators for Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leal, Taciane Stein da Silva. "O núcleo tuberomamilar modula a nocicepção e a inflamação periférica via receptor H1 medular." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172810.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2017-01-31T03:15:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 343421.pdf: 2174655 bytes, checksum: a029041d87a092247057ba21ab0c6281 (MD5) Previous issue date: 2016
A medula espinhal é conhecida por ser um centro de controle ortodrômico (nocicepção) e antidrômico (neuroinflamação) na via nociceptiva. A histamina medular endógena participa da modulação da nocicepção e da inflamação periférica. Estudos prévios relatam o envolvimento do receptor H1 (H1R) medular na nocicepção e de um componente neurogênico na modulação da inflamação periférica. Assim, o nosso objetivo foi analisar o efeito da liberação endógena de histamina através da manipulação farmacológica do núcleo tuberomamilar (TMN) e a participação do receptor H1 medular na modulação da nocicepção e da inflamação periférica em um modelo de monoartirte induzida por carragenina/LPS. Inicialmente uma injeção de carragenina foi realizada na articulação do joelho direito dos ratos e 72 depois o LPS foi administrado na mesma articulação. A avaliação da incapacitação e do edema articular iniciou-se 3 horas após o LPS e foi medida por 3 horas. Administração intratecal de histamina aumentou a incapacitação e o edema articular, enquanto os antagonistas do receptor H1 (cetirizina,) diminuiu ambos os parâmetros. O agonista do receptor H3 (immepip) diminuiu tanto a incapacitação quanto o edema, de forma contraria. O antagonista H3 (tioperamida) aumentou a incapacitação e o edema articular. A microinjeção de glutamato no TMNv, causou um aumento na incapacitação e no edema articular, enquanto que a microinjeção de cloreto de cobalto no TMNv inibiu tanto a incapacitação, quanto o edema articular. Alem disso, a administração prévia de cetirizina ou bumetanida (um bloqueador do cotransportador Na+- K+- 2Cl-, NKCC1) intratecal, previniu o aumento da incapacitação e do edema articular provocado pela microinjeção de glutamato no TMNv. A microinjeção de orexina no TMNv, potencializou a incapacitação e o edema articular. Administração intra-TMNV do antagonista dos receptores de orexina, almorexant, não apresentou efeito sobre a incapacitação e o edema periférico. A histamina pode atuar na medula espinhal através de seus receptores H1 e H3 modulando a nocicepção e a inflamação periférica. O bloqueio medular do receptor H1, inibe a potencialização da incapacitação e do edema decorrente da microinjeção intra-TMNv de glutamato. Similarmente bumetanida inibe a incapacitação e o edema decorrente da microinjeção de glutamato. Consequentemente, isso sugere que o sistema histaminérgico medular pode ser explorado para melhorar a analgesia, bem como o processo inflamatório periférico.

Abstract : The spinal cord is known to be a center that controls both ortodromic (nociception) and antidromic traffic (neuroinflammation) of the sensory pathway. Histamine receptors are known to participate in spinal cord nociceptive transmission and previous studies have suggested that spinal H1 receptors play an important role in the modulation of nociception and the neurogenic component of peripheral inflammation in the modulation. We herein investigated the effect of endogenous histamine release by pharmacological manipulation of tuberomammillary nucleus (TMN) and the participation of the medullary H1 receptor, in a carrageenan/LPS-induced arthritis model. LPS was administered in the same joint 72 h after of carrageenan. The articular incapacitation and the increase of articular diameter were measured 3 h after LPS, and hourly for 3 h. Spinal and intra-TMNv treatments were administered 15 and 20 min before LPS injection in the knee-joint, respectively, and compared with the vehicle-treated group. Intrathecally injected histamine increased the incapacitation and the articular diameter, whereas the H1R antagonist, cetirizine, decreased both parameters. The H3R agonist, immepip, decreased both incapacitation and edema, and the H3R antagonist, thioperamide, increased both parameters. Intra-TMN injection of glutamate potentiated both incapacitation and edema, whereas inhibition with cobalt chloride decreased both parameters. Furthermore, previous spinal administration of a subeffective dose of cetirizine or bumetanide (a blocker of the Na+-K+-2Cl- cotransporter, NKCC1), reverted the effect of the intra-TMN glutamate injection on incapacitation and edema. Intra-TMV injection of orexin B increased incapacitation and articular edema, but the antagonist of orexin receptors, almorexant, has no effect on the incapacitation and articular edema. Moreover, combining of orexin B and almorexant inhibit effect of orexin B on incapacitation and edema. Histamine seems to act at the spinal level via H1 and H3 receptors to modulate acute arthritis in rats. An H1 receptor antagonist was found to inhibit the incapacitation and edema potentiated by glutamate administered intra-TMNv. Similarly, bumetanide inhibited the incapacitation and edema potentiated by glutamate administered intra-TMNv. Consequently, our results suggest that histaminergic spinal system has an important role in the transmission of nociception and may be explored for improving analgesia, as well as its peripheral antiinflammatory effects.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silveira, Ludmila Lima. "Envolvimento do processo inflamatório nas alterações observadas na neurotransmissão glutamatérgica no núcleo do trato solitário de ratos submetidos à hipóxia mantida." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17134/tde-19072018-101050/.

Full text
Abstract:
A hipóxia mantida de curta duração (HM) está associada a alterações cardiorrespiratórias e ao desencadeamento de processo inflamatório em humanos e modelos experimentais. Ademais, há evidências de que a HM pode alterar a transmissão sináptica na região do Núcleo do Trato Solitários (NTS). No presente estudo, utilizamos a minociclina, um inibidor da ativação microglial e antiinflamatório, para avaliar a influência da inflamação desencadeada pela HM sobre a neurotransmissão glutamatérgica nos neurônios do NTS que enviam projeções para a região ventrolateral da medula (NTS-VLM). A hipótese geral do nosso estudo foi a seguinte: a HM induz processo inflamatório no tronco encefálico, o qual contribui para o aumento da neurotransmissão glutamatérgica em neurônios NTS-VLM, colaborando para a elevação da pressão arterial média (PAM) observada nestes ratos. Embora tenhamos observado aumento da pressão arterial média em ambos os grupos de ratos tratados com veículo (solução salina + água destilada, ip) ou minociclina [(30mg/Kg ip por 3 dias) submetidos a 24h de HM (FiO2 0.1) em relação aos seus respectivos grupos controle (FiO2 0,28), o aumento da MAP foi menor nos ratos previamente tratados com minociclina. Os registros eletrofisiológicos utilizando a técnica de whole cell patch-clamp mostraram que a HM não produziu alterações nas propriedades ativas e passivas dos neurônios NTS-VLM. No entanto, os neurônios de ratos submetidos a HM apresentaram aumento nas correntes glutamatérgicas espontâneas e evocadas pelo estímulo do trato solitário. Esse grupo de animais também apresentou aumento no número de microgliais na região do NTS. As alterações mencionadas foram atenuadas pelo tratamento prévio com minociclina. Concluímos que a inflamação induzida pela HM contribui para o aumento da neurotransmissão glutamatérgica nos neurônios NTS-VLM o qual poderia estar relacionado com a hipertensão arterial observada nestes ratos.
Short-term Sustained hypoxia (SH) is associated with cardiorespiratory changes and inflammatory process in humans and experimental models. There is also evidence that SH can change the synaptic transmission in the nucleus tractus solitarius (NTS) region. Here we use the minocycline, an anti-inflammatory and microglial inhibitor, to evaluate the role of inflammation triggered by SH on the excitatory neurotransmission in the NTS neurons sending projections to the ventrolateral medulla (NTS-VLM). We hypothesized that SH induces brainstem inflammatory process, which may contribute to increase in excitatory neurotransmission and excitability of the NTS-VLM neurons, collaborating to the high blood pressure observed on these rats. Although we have observed increased MAP in both groups of rats treated with vehicle (saline + distilled water, i.p) or minociclina [(30mg/Kg i.p for 3 days) submitted to 24h of SH (FiO2 0.1) in relation to their respective control groups (FiO2 0.28), the MAP increase was lower in rats treated with minociclina. The whole cell patch-clamp recordings showed that SH produced no changes in active properties of NTS neurons. However, neurons of rats submitted SH presented an increase in the glutamatergic neurotransmission and the number of microglial at the NTS region. These increases were prevented in the groups previously treated with minociclina. We conclude that inflammation induced by SH contributes to the increased excitatory neurotransmission in NTS-VLM neurons that could be associated to high blood pressure observed in these rats.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Núcleo de inflação"

1

Denardin, Anderson, Alice Kozakevicius, and Alex A. Schmidt. "AVALIAÇÃO DA MEDIDA DE NÚCLEO DE INFLAÇÃO BASEADA NO MÉTODO WAVELET PARA O BRASIL." In Economia e sustentabilidade: princípios fundamentais. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200601157.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Núcleo de inflação"

1

Zaniol, Cristina, and Jean Carlo Moraes. "Previsão e Núcleo de Inflação: uma abordagem baseada em Wavelets e Redes Neurais." In CNMAC 2019 - XXXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. SBMAC, 2020. http://dx.doi.org/10.5540/03.2020.007.01.0418.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Da Silva, Victoria Caroline, and Mariana Calheiros Poloni. "INFERÊNCIAS DA IMUNOPATOLOGIA CONGÊNITA NAS MANIFESTAÇÕES CARDÍACAS DO LÚPUS ERITEMATOSO NEONATAL." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1007.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O lúpus eritematoso neonatal (LEN), é uma patologia imunológica caracterizada pela presença de anticorpos maternos IgG específicos anti-Ro e anti-La capazes de atravessar a barreira placentária, culminando em lesões nos neonatos. As manifestações cardíacas serão abordadas nesse resumo, mas além desta, existem as manifestações hematológicas, hepáticas, cutâneas e neurológicas. OBJETIVOS: realizar revisão bibliográfica acerca da imunopatologia transplacentária em neonatos e suas consequentes manifestações clínicas no âmbito da cardiologia. MATERIAL E MÉTODOS: Revisão integrativa nas plataformas PubMed e Scielo, utilizando os descritores do Decs e do MeSH, limitando-se a produções de 2018 a 2021. Foram buscados os termos: “Lupus Erythematosus, Systemic” “immunology” e “pregnancy”. RESULTADOS: O LEN é uma doença autoimune na qual ocorre transferência materno passiva de autoanticorpos contra os antígenos Ro e La do feto. Os anticorpos anti-Ro reconhecem as proteínas celulares Ro52/52kD (presente no núcleo e citoplasma) e a Ro60/60kD (localizada no núcleo e nucléolo). Já os anticorpos anti-La reconhecem a proteína 47kD (situada entre o núcleo e o citoplasma). Durante a gestação, entre a 18ª e 26ª semana, os anticorpos Ro e La maternos se translocam, através da placenta, e ligam-se aos antígenos Ro e La na superfície dos cadiomiócitos fetais. Esses anticorpos maternos são fagocitados pelos macrófagos, gerando inflamação local que resultará na fibrose atrioventricular (AV). Consequentemente, o ventrículo realizará um bombeamento próprio e em ritmo lento, uma vez que não haverá passagem dos ritmos cardíacos atrioventriculares, visto que o nó AV está disfuncional. Além do bloqueio AV, a reação anticorpo-antígeno pode resultar em outras alterações cardíacas, como bradicardia sinusal, prolongamento do intervalo QT, cardiomiopatia, insuficiência cardíaca congestiva, miocardite e anormalidades valvares. Para avaliar estrutura, ritmo e função do coração, é recomendado ecocardiografia fetal na 16ª semana de gestação em grávidas com teste positivo para anticorpos anti-Ro e anti-La ou com historia prévia de filho com lúpus neonatal. CONCLUSÃO: As manifestações cardíacas do LEN são significativas em razão de sua gravidade. Assim, o diagnóstico deve ser realizado principalmente pelo acompanhamento médico, por meio da clínica e ecocardiograma fetal. O prognóstico e tratamento dependerão das manifestações cardíacas evidenciadas e do grau de acometimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bonacina, Patrick, and Saulo Bueno Azeredo. "MECANISMOS INFLAMATÓRIOS PROMOTORES DA DOENÇA ATEROSCLERÓTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." In I Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/671.

Full text
Abstract:
Introdução: A aterosclerose é uma doença multifatorial, lenta e progressiva, resultante de respostas celulares e inflamatórias. A placa aterosclerótica forma-se num processo de acúmulo de lípides e elementos fibrosos, que se depositam na parede das artérias. Está entre as principais causas de morte por doenças não contagiosas, matando milhares de pessoas anualmente. Objetivo: Compreender os mecanismos inflamatórios promotores da doença aterosclerótica. Material e Métodos: Esse trabalho é uma revisão sistemática de literatura sobre mecanismos inflamatórios da aterosclerose. Para realizá-la pesquisou-se no SCIELO e PUBMED os descritores: “aterosclerose, inflamação”, além de material do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/DA). Resultados: Utilizou-se 4 artigos que contemplavam o assunto pesquisado e informações atualizadas da SBC/DA para se fazer a revisão e constatou-se que a resposta inflamatória na aterogênese é mediada por mudanças funcionais em algumas células. A ativação destas células desencadeia a elaboração e interação de um extenso espectro de citoquinas, moléculas de adesão e fatores de crescimento, acarretando acúmulo de lípides e proliferação de células musculares lisas. Adicionalmente, a resposta inflamatória pode ser induzida pelo estresse oxidativo, principalmente à oxidação da LDL. As placas ateroscleróticas recém formadas são consideradas vulneráveis, pois apresentam núcleo necrótico com presença de grande número de elementos inflamatórios. A inflamação gerada inibe as células musculares lisas, impedindo a formação de uma capa fibrosa mais espessa; logo, menos propensa à ruptura. Assim, considera-se a aterosclerose uma doença inflamatória, pois em condições normais, o endotélio vascular apresenta uma superfície inerte. Entretanto, havendo lesão da primeira célula endotelial ocorre um recrutamento de monócitos e consequente liberação de seus produtos, desenvolvendo uma intensa cadeia de respostas inflamatórias vasculares. Conclusão: Conhecer as atividades celulares e mecanismos inflamatórios relacionados ao seu mau funcionamento é indispensável para propiciar um melhor suporte clínico nas terapêuticas e profilaxia desse problema de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography