To see the other types of publications on this topic, follow the link: Núcleo de Pós-Graduação.

Journal articles on the topic 'Núcleo de Pós-Graduação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Núcleo de Pós-Graduação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Moreira, Maria Lígia, and Léa Velho. "Pós graduação no INPE: a aliança pesquisa-desenvolvimento e ensino." Cadernos de Pesquisa 39, no. 136 (April 2009): 243–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742009000100012.

Full text
Abstract:
A formação de recursos humanos em nível de pós-graduação no Brasil na área espacial teve início na década de 60, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A fim de constituir um corpo de especialistas para desenvolver as suas atividades, o instituto inicialmente se apoiou em uma estrutura que combinou o envio de pesquisadores para o exterior com a criação de programas de pós-graduação. Com vistas a analisar as estratégias adotadas para a constituição do núcleo de formação de mestres e doutores, este trabalho apresenta as atividades da pós-graduação no instituto, com foco nas décadas de 60 e 70. Também é apresentado um quadro do perfil dos egressos dos programas de Astrofísica e Geofísica Espacial formados até 2005, com o objetivo de identificar e analisar parte dos resultados obtidos por este núcleo de formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, Érica Peçanha do. "A periferia de São Paulo: revendo discursos, atualizando o debate." RUA 16, no. 2 (July 17, 2015): 112. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v16i2.8638822.

Full text
Abstract:
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP e pesquisadora do NUMAS - Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença. Bolsista da Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freitas, Maria Aparecida de Oliveira, Gabriela Souza dos Santos Demarchi, and Rosana Aparecida Salvador Rossit. "Educação Interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 22, suppl 2 (2018): 1647–59. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0644.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo foi desenvolvido no contexto da pós-graduação em Saúde e teve como objetivo analisar a percepção dos egressos da disciplina Formação Docente em Saúde em relação aos princípios da Educação Interprofissional (EIP). A EIP se compromete com uma formação que tem características marcantes: trabalho em equipe, discussão de papéis e responsabilidades, compromisso na solução de problemas, exercício permanente do diálogo e negociação na tomada de decisão. Responderam ao instrumento tipo Likert 79 egressos. Os dados receberam análise estatística e de conteúdo. O núcleo “Princípios norteadores da disciplina” indicou que trabalhar em equipe é possível e pode ser um caminho para o desenvolvimento de docentes comprometidos com a formação de profissionais de saúde alinhados aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Coelho, Wilma Baía, and Patricia Maria Melo Sampaio. "Entrevista - Nilma Lino Gomes." Revista História Hoje 2, no. 3 (October 10, 2013): 171. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v2i3.72.

Full text
Abstract:
Nilma Lino Gomes é pedagoga e mestre em Educação (UFMG), doutoraem Antropologia Social (USP) e pós-doutora em Sociologia pela Universidadede Coimbra. É professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação(FaE) da UFMG. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações étnico-raciais e Ações Afirmativas (NERA) e o GT21 Educação e Relações Étnico-raciais da Anped (2012-2013). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e integrante da Câmara de Educação Básicado Conselho Nacional de Educação (CNE). Atualmente, é reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lins, Abigail Fregni. "Impactos do trabalho de pesquisa colaborativo na formação e no desenvolvimento profissional de professores de Matemática no Projeto OBEDUC Núcleo UEPB." Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 9, no. 16 (June 30, 2017): 77–94. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.163.

Full text
Abstract:
O Programa OBEDUC da CAPES tem como meta fomentar estudos e pesquisas em educação que utilizem a infraestrutura disponível das instituições de educação superior e bases de dados existentes no INEP. Tem como objetivos proporcionar a articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas de educação básica, estimular a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados, em nível de mestrado e doutorado. Neste sentido, discutimos em nosso artigo resultados da aplicação de questionários, dos quais relatamos impactos do trabalho de pesquisa colaborativo na formação de dois dos oito graduandos e no desenvolvimento profissional de dois dos oito professores de Matemática inseridos no Projeto OBEDUC em rede Edital 2012 Núcleo UEPB nos últimos três anos. Foi de experiência única e enriquecedora aos professores em formação e em exercício terem tido a oportunidade de inserção ativa em um projeto envolvendo pesquisa na educação. Os resultados comprovam a vital importância de apoio governamental para recursos financeiros de ativida-des no desenvolvimento pré-profissional e profissional de professores, assim como recursos financeiros de atividades na pesquisa. Podemos afirmar fortemente que a implantação do Programa OBEDUC na CAPES provoca e problematiza novos rumos nas políticas educacionais de formação de professores e pesquisado-res de nosso país ao proporcionar interação e trabalho de forma conjunta, ao integrar alunos de graduação, de pós-graduação e professores em exercício em um mesmo projeto, em um mesmo processo, com um mesmo objetivo. Acreditamos que o Programa OBEDUC da CAPES se dá, e pode ser entendido, como uma área de estudo para políticas educacionais da educação superior de nosso país, tanto a nível graduação como a nível pós-graduação, como para o desenvolvimento profissional de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leal, Diego Feitosa, Bruno Bracco Donatelli Muro, Simone Maria Massami Kitamura Martins, Andrea Micke Morenoi, Aníbal Sant’Anna Moretti, and André Furugen Cesar de Andrade. "Núcleo de pesquisa em suínos como centro formador de recursos humanos para a suinocultura do futuro." Revista de Graduação USP 2, no. 3 (December 22, 2017): 147. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i3p147-150.

Full text
Abstract:
A suinocultura se destaca dentre as demais atividades produtivas pelo uso massivo de ferramentas tecnológicas, objetivando produzir em maior volume, de forma mais eficiente e sustentável. Nessa conjuntura, a suinocultura brasileira ocupa lugar destacado entre os principais países produtores, ocupando o quarto posto no ranking de produção e exportação de carne suína; dessa forma, fica clara a importância da atividade suinícola como grande geradora de divisas para o país. Assim, faz-se imprescindível a formação de recursos humanos altamente capacitados para que possam militar nesta seara com assertividade, impulsionando cada vez mais a produção de suínos e, em consequência, o desenvolvimento do país. Tendo em vista tal demanda, surgiu o Núcleo de Pesquisa em Suínos, resultado da união de forças entre o Laboratório de Pesquisa em Suínos, o Laboratório de Andrologia e Tecnologia de Embriões Suínos e o Laboratório de Sanidade Suína e Virologia, com o intuito de que os alunos da graduação, e não somente os da pós-graduação, como antes ocorria, pudessem entrar em contato com um cenário fidedigno da produção de suínos. Hoje, os alunos que estão ainda na graduação podem participar de atividades similares àquelas que são realizadas em uma granja comercial de suínos, com a vantagem de estarem sempre monitorados por professores e alunos de pós-graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Guilherme, Toni André Scharlau, and Evanise Rodrigues Gomes. "De Curitiba para Moçambique: ações de educomunicação e comunicação popular." Comunicação & Educação 21, no. 2 (December 16, 2016): 15. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p15-26.

Full text
Abstract:
O Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) é um programa de extensão universitária que foi criado em 2003 junto ao Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (Decom/UFPR). Antes de produzir um histórico dessa trajetória, apresentamos nesse texto os resultados que vêm sendo alcançados pela equipe e parceiros do projeto, bem como fornecer breves relatos das experiências. O NCEP tem como objetivo estimular a discussão sobre educomunicação e comunicação popular. Os alunos de graduação e pós-graduação envolvidos auxiliam os parceiros do Núcleo em projetos específicos na perspectiva do gerenciamento de ferramentas de comunicação. Atualmente, o NCEP conta com seis parcerias nas quais os integrantes do Núcleo desenvolvem oficinas de redação e produção em rádio e em jornal impresso, além de uma parceria internacional com a Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, que é relatada em destaque.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Salles, Carlos Alberto de, Daniela M. Gabbay, Erica B. Silva, Fernanda Tartuce, Luis Fernando Guerrero, and Marco Antônio G. L. Lorencini. "A experiência do núcleo de estudos de meios de solução de conflitos (NEMESC)." Revista Direito GV 6, no. 1 (June 2010): 67–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-24322010000100005.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a experiência desenvolvida pelo Núcleo de Estudos de Meios de Solução de Conflitos (NEMESC) no âmbito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. As atividades desenvolvidas, que completaram cinco anos em 2009, tiveram início informalmente através de grupo de estudo com alunos da graduação e pós-graduação e hoje se firmaram como disciplinas de extensão da Faculdade de Direito. Este artigo considera as atividades e práticas desenvolvidas pelo grupo, as escolhas metodológicas e o envolvimento dos alunos durante estes cinco anos de experiência do NEMESC, para demonstrar os resultados auferidos. o objetivo é contribuir para o debate sobre o tema e uma troca de experiências sobre meios de solução de conflitos no âmbito da faculdade de direito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Bruno Adriano Rodrigues da, and Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho. "Núcleos de estudos e educação integral/UNIRIO: o que se produz em comum, no campo da história?" Revista HISTEDBR On-line 19 (March 19, 2019): e019016. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654013.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar as interfaces teóricas e metodológicas existentes entre o Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e dedicados à pesquisa de natureza histórica sobre o tema da educação integral e(m) tempo integral. Trabalhamos com o referencial teórico do "Campo da História", uma vez que esta ciência possui inúmeras especialidades, dimensões e abordagens. Utilizamos como metodologia a "Revisão Sistemática", por ser uma ferramenta útil no acompanhamento da produção científica sobre um determinado tema, identificando lacunas e continuidades. Conclui-se que a interface teórico-metodológica desses núcleos, no contexto da educação integral, está centrada na produção de pesquisas históricas ancoradas nas dimensões da história política e cultural e nas abordagens constituídas pelos discursos, depoimentos e biografias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Liguori, Guido. "Gramsci: seu tempo e o nosso tempo." Libertas 21, no. 1 (June 19, 2021): 347–56. http://dx.doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.34169.

Full text
Abstract:
Entrevista com Guido Liguori realizada em abril de 2021. Entrevistado pelas professoras: SIMIONATTO, I. (Professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, Integra o Grupo de estudos Antonio Gramsci da UFSC e o Núcleo de estudos - Estado, sociedade civil, políticas públicas e Serviço Social do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFSC. DURIGUETTO, M. L.; (Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora Pós-Doutorado pela Fundação Instituto Gramsci - Roma – Itália). Tradução e notas [NT] de Ronaldo Vielmi Fortes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Palma, Rute Cristina Domingos da, and Katia Morosov Alonso. "Seminário Temático Internacional do PPGE/IE “Multiculturalismo, Gestão e Formação On Line”." Revista de Educação Pública 27, no. 66 (September 4, 2018): 1027. http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i66.7184.

Full text
Abstract:
O Seminário Temático Internacional denominado Multiculturalismo, Gestão e Formação On Line foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa LêTECE – Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação (PPGE/IE), pelo Programa Nacional de Administração Pública da UFMT e NEAD – Núcleo de Educação Aberta e a Distância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Alves, Laura Maria Silva Araújo, Vitor Sousa Cunha Nery, and Livia Sousa da Silva. "Cartografia das produções em História da Educação nos Programas de Pós-graduação em Educação no Pará (2005-2018)." Revista Brasileira de História da Educação 19 (June 16, 2019): e070. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19i0.47252.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva construir uma cartografia das produções sobre história da educação no Pará, tomando por base as teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-graduação em Educação da UFPA e da UEPA, no período de 2005-2018, o que nos permitiu avaliar os avanços nas produções relativas à história da educação na Amazônia e identificar lacunas e desafios aos pesquisadores da educação da região Norte, no campo da história da educação. As produções analisadas apontam que, embora não exista nos dois Programas de Pós-graduação em Educação uma linha e/ou núcleo específico na área da história da educação, constatou-se uma significativa produção. Ao final, analisamos em que medida os dois programas contribuíram para o fortalecimento de pesquisas em história da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Pippi, Luis Guilherme Aita. "Entrevista com Geraldo Gaudencio Faria: "Cidades 'médias' ou cidades 'intermediárias'?" Terr Plural 13, no. 3 (2019): 33–41. http://dx.doi.org/10.5212/terraplural.v.13i3.0004.

Full text
Abstract:
O arquiteto Geraldo Majela Gaudêncio Faria é Doutor em Sociologia pelo Institut d’Études du Développement Économique et Social - Université de Paris 1, Panthéon-Sorbonne. Atua como professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFAL. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Dinâmicas do Espaço Habitado da UFAL. Líder do Núcleo de Estudos Morfologia dos Espaços Públicos – MEP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Minayo, Maria Cecília de Souza, and Péricles Silveira da Costa. "Rumos e Desafios: Encerrando um Processo de Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensuem Saúde Coletiva (1994-1997)." Ciência & Saúde Coletiva 3, no. 1 (June 1998): 83–93. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812319983102862014.

Full text
Abstract:
Este artigo intenta realizar uma síntese de um processo avaliativo da Pós-Graduação (PG) em Saúde Coletiva brasileira, que vem sendo coordenado pela ABRASCO desde 1995. Particularmente, destaca questões nucleadoras de problemas identificados como prioritários para a PG da área: a estrutura curricular, analisando a possibilidade de instituição de um núcleo disciplinar ou temático para os cursos; a articulação entre os níveis formadores da PG, discutindo aspectos de ordem conceituai e organizacional; a qualidade dos cursos, buscando estabelecer parâmetros de avaliação que, ao tempo que permitam comparar os cursos, valorizem também a compreensão de suas especificidades; a produção e a divulgação científicas, numa tentativa de classificá-las e valorizá-las em suas diferentes formas. Por fim, numa perspectiva dialógica, sugere novos desafios à Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Echternacht, Anna Laudicea Itaborai, and Ivan Coelho de Sá. "Formação profissional em Museologia no âmbito da pós-graduação: o impacto do programa em museus portugueses (1964-1973)." Revista CPC, no. 23 (August 9, 2017): 170. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i23p170-201.

Full text
Abstract:
Na esteira do debate sobre formação profissional no campo da Museologia, é tempo de analisar o percurso da pós-graduação stricto sensu em Museologia no Brasil, buscando, em um primeiro momento, identificar as iniciativas realizadas ao longo das décadas de 1960 e 1970, a partir da constituição da Museologia como campo disciplinar. Neste artigo, tentaremos colaborar com um recorte deste mapeamento ao examinar um conjunto de documentos, localizados no Núcleo de Memória da Museologia no Brasil (NUMMUS/CCH/UNIRIO), relativos às bolsas de estudo financiadas por entidades públicas e privadas de Portugal no âmbito da pós-graduação durante as décadas de 1960 e 1970. Essas bolsas de estudo foram contempladas por egressos do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional (MHN) nas diversas interfaces do campo da Museologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Nunes, Everardo Duarte. "Saúde Coletiva: Revisitando a sua História e os Cursos de Pós-Graduação." Ciência & Saúde Coletiva 1, no. 1 (1996): 55–69. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812319961101392014.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, o autor analisa os principais aspectos da história da Saúde Coletiva e dos cursos de pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil, restritos ao Mestrado e Doutorado. A partir dos primeiros cursos, iniciados nos anos 70, verifica-se a sua paulatina ampliação até os dias atuais. No momento, existem no país 24 cursos, incluindo os denominados genericamente de Saúde Coletiva ou Saúde Pública, e os que se especializaram em Epidemiologia. Estão excluídos desta relação os cursos da área da enfermagem, odontologia social, administração em saúde e saúde da criança. São levantados alguns aspectos referentes aos fatores que foram importantes na emergência desses cursos, e que são tanto de ordem político-social, sanitários, como institucionais; a origem da denominação Saúde Coletiva; as discussões sobre o conceito de coletivo; os principais conteúdos que configuram a área. Nas Considerações Finais, ressalta-se o fato bastante atual da especialização na área da Saúde Coletiva, com a formação de áreas de concentração, das quais o destaque é a Epidemiologia; faz-se também referência às disciplinas consideradas como núcleo comum à área, destacando o papel das Ciências Sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Camargo, Maria Lucia De Barros, and Laíse Ribas Bastos. "Apresentação." Boletim de Pesquisa NELIC 17, no. 28 (March 16, 2018): 3–4. http://dx.doi.org/10.5007/1984-784x.2017v17n28p3.

Full text
Abstract:
O dossiê temático que apresentamos nesta edição de número 28 do Boletim de Pesquisa NELIC reúne uma seleção de trabalhos apresentados no evento Poesia, memória e arquivo: Carlos Drummond de Andrade, realizado entre os dias 30/10 a 01/11/2017 e organizado pelo Núcleo de Estudos Literários & Culturais – NELIC, com apoio do Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ferreira, Eliana Lúcia, Gislaine De Fátima Ferreira da Silva, Janine Lopes Carvalho, and Thyara Fiorillo Duarte Resende. "Audiodescrição: tecendo relações entre a arte cinematográfica, teatral e a dança." Educação e Fronteiras 10, no. 28 (November 22, 2020): 55–64. http://dx.doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13017.

Full text
Abstract:
O artigo em tela, idealizado pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância – NGIME, foi desenvolvido mediante análise dos trabalhos de conclusão de curso apresentados como pré-requisitos para obtenção de título de pós-graduação lato sensu em Audiodescrição, oferecida pela Universidade Federal de Juiz de Fora, nos anos de 2014 e 2015. Objetivou-se, no presente estudo, delinear o perfil das pesquisas produzidas na pós-graduação lato sensu em Audiodescrição, e de seus/suas participantes, buscando detectar relações entre a formação acadêmica/profissional e áreas de interesse e atuação. Considerando que a audiodescrição consiste em um recurso de acessibilidade comunicacional que possibilita a compreensão e a tradução de imagens em palavras, conforme preconiza a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, tendo como público alvo os/as deficientes visuais; a pós-graduação, oferecida na modalidade presencial e a distância, possuía tanto o intuito de contribuir para a formação profissional, como de destacar a potencialidade da audiodescrição na promoção da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Nessa perspectiva, os trabalhos de conclusão do curso mostram uma preocupação em promover essa inclusão, neles predominando temas relacionados a artefatos culturais como teatro, dança e arte cinematográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Falci, Denise Mourão, and Soraya Almeida Belisário. "A inserção do profissional de educação física na atenção primária à saúde e os desafios em sua formação." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 17, no. 47 (November 26, 2013): 885–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832013005000027.

Full text
Abstract:
A inserção do profissional de Educação Física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família evidenciou a fragilidade de sua formação para a atenção primária. Objetivou-se analisar sua formação para a inserção neste campo, em Minas Gerais. Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso. Os dados foram obtidos utilizando-se grupos focais. Os resultados apontaram essa inserção como positiva para a profissão e para os serviços de saúde, porém indicaram algumas dificuldades, dentre elas, a graduação foi mencionada como insuficiente para atuar na atenção primária. A pós-graduação foi identificada como uma das estratégias para minimizar essa insuficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Funk, Camila Samara, Raquel Porciúncula Rodrigues, Rossana Rad Fernandez, Daniel Demétrio Faustino-Silva, and Etiane Malacarne. "Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição: uma proposta de formação de odontólogos em Saúde da Família e Comunidade." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 51, no. 3 (November 25, 2010): 37–42. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.18537.

Full text
Abstract:
As Residências em Saúde, modalidade de pós-graduação lato sensu, configuram-se como uma estratégia de formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) com perfil capaz de modificar as práticas atuais a partir de uma nova cultura de intervenção e entendimento da saúde. Este ensaio busca apresentar a proposta da Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC) para o núcleo da Odontologia, ênfase Saúde da Família e Comunidade. O programa constitui-se no tripé ensino-assistência-pesquisa e objetiva formar odontólogos qualificados às exigências do SUS, capazes de trabalhar em equipe interdisciplinar, da atenção à gestão, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento de pesquisas, numa prática alicerçada nas concepções de humanização e vigilância em saúde, tendo os princípios da Atenção Primária à Saúde como eixos orientadores. O processo de ensino-aprendizagem em serviço é desenvolvido em dois anos, constituídos por atividades teóricas e práticas de campo - conjunto de saberes e práticas comuns a várias profissões, e núcleo - conjunto de saberes e práticas específicos a cada profissão. As atividades teóricas correspondem a cerca de 20% do total da carga horária, desenvolvidas na forma de atividades de pesquisa, estudos de caso, oficinas e seminários, intercalados com a prática nas Unidades da Saúde Comunitária e nos estágios previstos no programa de ênfase e núcleo. Esta modalidade de pós-graduação pretende dirimir as deficiências históricas de assistência e formação na área da Odontologia, formando cidadãos políticos, críticos e ativos, que busquem a construção coletiva de um projeto de saúde justo e qualificado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Koschier, Paulo Luiz Crizel. "Guia do Arquivo da Justiça do Trabalho de Pelotas. Núcleo de Documentação Histórica da UFPel – Professora Beatriz Loner." Mundos do Trabalho 11 (December 17, 2019): 1–20. http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2019.e67117.

Full text
Abstract:
O Núcleo de Documentação Histórica da UFPel – Professora Beatriz Loner constitui-se um espaço de ensino, extensão e, muito fortemente, de pesquisa. Reconhecido pela preservação de acervos vinculados à história do trabalho e dos trabalhadores, guarda o acervo da Justiça do Trabalho de Pelotas, de 1936 a 1998. Os 93.845 processos são utilizados como fontes em pesquisas na graduação e pós-graduação. O presente guia tem por objetivo consolidar informações básicas que possam servir a pesquisadores que estudam os processos da Justiça do Trabalho, mostrando, ao final, alguns exemplos de aplicação em pesquisas já realizadas. Para tanto, revisitou-se a cronologia da implantação da Justiça do Trabalho no Brasil, bem como discutiu-se a importância da Justiça do Trabalho na concepção de direito à memória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Puh, Milan, and Cibele Krause-Lemke. "Produção acadêmica em estudos eslavos no Brasil: balanços e perspectivas para o fomento de novas propostas de cooperação internacional." Fórum Linguístico 18, no. 1 (April 6, 2021): 5675–88. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e70280.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o campo de estudos eslavos na universidade brasileira, enfocando a produção docente de um programa de pós-graduação (mestrado) e um núcleo de estudos em uma região com população eslava significativa. A produção foi inicialmente catalogada e categorizada na forma de um mapeamento temático, seguido da análise discursiva e conceitual inédita, definida como dezescrita (BARZOTTO; RIOLFI, 2014). A pesquisa resultou em um inventário bibliométrico e cienciométrico em que se mapeou a produção docente do programa e do núcleo; identificou áreas correlatas da produção acadêmica local, nacional e internacional com as quais as linhas de pesquisa do programa e do núcleo mais se articulam. A partir dessa trajetória reforçamos a hipótese da necessidade de criação de balanços acadêmicos internos que possibilitariam uma melhor formação discente, maior valorização e divulgação do conhecimento produzido e, a partir daí, a criação de novas propostas de internacionalização de universidades brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Marini, Sátia, and Patrícia Rodrigues Costa. "ENTREVISTA COM SERGIO ROMANELLI." Belas Infiéis 1, no. 2 (February 28, 2013): 131–37. http://dx.doi.org/10.26512/belasinfieis.v1.n2.2012.11210.

Full text
Abstract:
Nascido em Villa Littorio, sul da Itália, Sergio Romanelli mudou-se para o Brasil em 1998. Na Bahia, morou com tios e primos maternos, onde buscou aperfeiçoar o português adquirido de forma autodidata, pois pretendia ingressar no mestrado. Identificou-se tanto com a língua que a considera sua “colíngua materna” e fala português com uma sutil mistura de sotaques. Romanelli é professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) junto ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras do Centro de Comunicação e Expressão e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET). É doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também cursou o mestrado, e atua principalmente nos seguintes temas: Língua e Literatura Italiana, Crítica Genética, Linguística Aplicada e Tradução. Além disso, é líder de grupos de pesquisa do CNPq, presidente da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG), membro oficial do Grupo de Trabalho de Crítica Genética da Anpoll, da ABRAPT, editor-chefe das revistas In-traduções (PGET) e Manuscrítica (Qualis A2), coordenador do Núcleo de Estudo de Processos Criativos da UFSC (NUPROC), vice-coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Italiano da UFSC (NEIITA), poeta e tradutor (Virgillito, Alberti, Twain). Em novembro de 2012, esteve presente no III Ciclo de Palestras – “Tradução em Contexto”, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade de Brasília (POSTRAD/UnB) –, no qual proferiu palestra intitulada “Manuscrito e tradução: espaços de criação”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Costa, Luciana Ferreira da, and Edilson Teixeira Barbosa Filho. "O produtivismo acadêmico na Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação no Brasil." Ciência da Informação em Revista 8, no. 1 (June 4, 2021): 165. http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2021v8n1j.

Full text
Abstract:
<p>A pesquisa em relato tem como objetivo analisar o impacto do produtivismo acadêmico na atividade desenvolvida pelos docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil, com ênfase nos programas em funcionamento nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do país. A partir disso, a pesquisa traça o perfil dos docentes do núcleo permanente dos programas; descreve a percepção dos docentes sobre o produtivismo acadêmico; identifica os impactos do produtivismo acadêmico na trajetória dos docentes. Para tanto, a pesquisa é de cariz bibliográfico, documental e descritivo, ancorada na abordagem qualitativa com aporte quantitativo. A coleta de dados dá-se por meio da aplicação de questionário, com dados tratados a partir da análise de conteúdo. Os resultados indicam que o grupo investigado, em sua maioria, reconhece as exigências e a ênfase no quantitativo da produção científica e o impacto da lógica produtivista no seu modo de vida, confirmando que o produtivismo pode afetar não só o trabalho, mas também acarretar problemas de saúde como ansiedade, estresse e a síndrome de <em>Burnout.</em> Conclui que esse fenômeno do produtivismo acadêmico é inerente à pós-graduação e que suas consequências vêm afetando o trabalho, a pesquisa, a saúde e o modo de viver dos docentes, algo talvez agravado, ainda mais, pela pandemia da COVID-19 e a necessidade do distanciamento físico.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Menezes, Harlon França de, Elizabete Farias Lima Silva, Alexandra Schmitt Rasche, Maria da Soledade Simeão dos Santos, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas, and Cleide Gonçalo Rufino. "Educação e saúde: análise documental da produção de um núcleo de pesquisa em enfermagem." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 15, 2020): e3229119775. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9775.

Full text
Abstract:
Objetivos: Apresentar a produção acadêmica do Núcleo de Pesquisa em Educação e Saúde em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery, na Pós-Graduação strictu sensu, no recorte temporal 2007 a 2019 e analisar o produto advindo desta construção para a Enfermagem e a formação em Enfermagem. Método: pesquisa quantitativa, descritiva realizada, por meio da análise documental das dissertações e teses defendidas. Dados coletados por meio da leitura dos resumos e dos textos completos. Resultados: Foram defendidos 51 estudos, de metodologia qualitativa, sendo o cenário hospitalar representou 46% dos estudos e a técnica de entrevista foi utilizada em 31 estudos. Foram publicados 38 artigos e 02 livros. Conclusão: o Núcleo mostrou consolidação e potência na construção do conhecimento na Educação em Enfermagem através da discussão de temas relacionados a saúde da população e o cuidado em enfermagem, bem como sobre o processo que permeia o sistema educacional e formação em Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Schlindwein, Luciane Maria, Ilana Laterman, and Joselma Salazar de Castro. "NUPEDOC: Formação Humana, Arte, Infância e Pesquisa." Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 10, no. 19 (December 31, 2018): 67–84. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.185.

Full text
Abstract:
O núcleo de pesquisa tem como eixo central dos estudos a formação de professores para a infância e atua na linha de pesquisa Educação e Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Os estudos e pesquisas fundam-se na perspectiva histórico-cultural com foco na escola, na cultura, na arte, na estética e em suas relações com a formação humana e a ação do professor e seus desdobramentos. O Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC) vem se organizando a partir de quatro eixos: a) formação inicial e continuada de professores para a infância; b) prática de ensino como co-formadora (ênfase na relação escola/universidade); c) desenvolvimento estético de professores e crianças; d) reflexões conceituais e metodológicas pautadas nos pressupostos teóricos e metodológicos de Vigotski e Bakhtin.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Watanabe, Plauto Christopher Aranha, Elza Carneiro Santos, and Vanessa De Araújo Faria. "NÚCLEO DE APOIO À CULTURA E À EXTENSÃO EM DIAGNÓSTICO ODONTOLÓGICO - RADIODIAGNÓSTICO EM ODONTOLOGIA." Revista Extensão & Cidadania 8, no. 13 (July 27, 2020): 145. http://dx.doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7102.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste artigo é mostrar a importância das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão em Diagnóstico Odontológico (NACEDO), um Núcleo de Extensão da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU/USP) como principal figura do tripé indissociável Extensão-Ensino-Pesquisa, para a Educação na Universidade. Métodologia: Através do atendimento de pacientes de rotina do Serviço de Radiodiagnóstico – NACEDO, onde circulam docentes, funcionários, alunos de graduação, pós-graduação, especialização/aprimoramento e, é claro, pacientes, referidos para realização de Diagnóstico em odontologia, trabalhamos as atividades fins da USP, indissociavelmente, fazendo chegar ao paciente e seus familiares, diversos aspectos de sua saúde geral. Resultados: Foram atendidos 13047 pacientes no período e realizados os respectivos laudos radiográficos, somados mais 250 laudos radiográficos realizados junto ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP). Todos esses pacientes, e/ou acompanhantes, com exceção dos pacientes do HCRP, responderam aos questionários e às orientações sobre a doença osteoporose. Conclusões: a interdisciplinaridade da atuação do NACEDO em Ribeirão Preto, através do Diagnóstico em odontologia trouxe um importante fenômeno de articulação do processo ensino-aprendizagem, teoria/prática, além de um rico material didático-científico ao grupo, e levou à comunidade informações inerentes à osteoporose, que é uma epidemia mundial. Resultado principal, são 15 anos de reflexão crítica conduzida pela Extensão Universitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Perez, Iana Uliana, and Aguinaldo Dos Santos. "RESUMO DE TESE - OPEN DESIGN NA PROMOÇÃO DE ECONOMIAS DISTRIBUÍDAS: HEURÍSTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE VESTUÁRIO." MIX Sustentável 5, no. 1 (March 31, 2019): 139. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2019.v5.n1.139-139.

Full text
Abstract:
A presente dissertação de mestrado foi realizada junto ao Núcleo de Design & Sustentabilidade, grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná. Seu objetivo é identificar e sistematizar heurísticas para aplicação dos princípios do open design ao desenvolvimento de vestuário mais sustentável, com utilização predominante de tecnologias de fabricação digital. Após a aplicação do método Action Design Research, o qual envolveu ciclos iterativos de desenvolvimento e avaliação de artefatos, foram sistematizadas oito heurísticas associadas ao desenvolvimento de vestuário, as quais foram generalizadas para três classes de problemas: incentivo à personalização, facilidade de montagem e sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Soler, Zaida Aurora Sperli Geraldes. "Pedagogia de projetos: proposição de sua utilização no ensino de graduação e pós-graduação em enfermagem." Enfermagem Brasil 13, no. 2 (April 10, 2014): 67. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v13i2.3682.

Full text
Abstract:
Em várias partes do mundo, em especial em países da Europa e algumas instituições de ensino dos Estados Unidos, a proposta educativa denominada pedagogia de projetos ou metodologia de projeto, sistematizada pelas inteligências múltiplas, é praticada em instituições de ensino democráticas e de excelência na formação, além de divulgada no meio científico em eventos, artigos, livros, dissertações e teses. Fernando Hernandez, grande pesquisador espanhol sobre o trabalho com projetos, é um dos estudiosos que deu o nome de “pedagogia de projetos”, destacando essa nova postura pedagógica, uma inovadora maneira de compreender e vivenciar o processo educativo, rompendo com a visão tradicional da educação e atendendo a alguns desafios da sociedade atual. Não significa uma mera técnica, mas uma maneira de desenvolver a formação escolar baseada no ensino para compreensão, como uma atividade cognoscitiva, experiencial, relacional, investigativa e dialógica [1].Por meio desta pedagogia são desenvolvidas além de conteúdos, as competências para aplicá-los na prática. Estas competências são desenvolvidas pelo estímulo das inteligências múltiplas dentro de cada projeto.Considerando as facilidades que a sociedade dispõe de comunicação e trânsito de informações pela internet, é de se esperar que a aprendizagem escolar fosse mais dinâmica e integrada com a vida atual. A pedagogia de projetos atende aos preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, envolvendo o ensino com muitos conteúdos e organizando-se em torno de uma produção determinada. Favorece a aprendizagem significativa, pois a estrutura de funcionamento dos projetos cria motivação nos alunos para o aprendizado com autonomia [2].Na pedagogia de projetos, o aluno tem participação ativa no seu processo de aprendizagem, com protagonismo e constante construção da autonomia e solidariedade. Ele se torna o “pesquisador-mor”, com a liberdade de pesquisar segundo seus interesses e seu projeto de aprendizado é a grande proposta pedagógica. É o aluno que propõe os temas transversais. Como valoriza o interesse do aluno, esse processo pedagógico gera situações de aprendizagem reais e diversificadas, incentivando as habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da resiliência [3,4].Os autores Max Lopes Wada e Mildren Lopes Wada Duque são os idealizadores da utilização da pedagogia de projetos em uma Escola de Ensino Fundamental, na cidade de São José do Rio Preto, denominada “Maria Peregrina” [5]. Trata-se de uma escola particular, porém gratuita, que há 9 anos trabalha com a pedagogia de projetos, ressaltando o ensino com foco na formação humana, na valorização do indivíduo, na participação construtiva e no estímulo a uma educação que envolva toda a comunidade.Na Escola Maria Peregrina todo processo de ensino-aprendizagem parte de situações-problemas trazidas pelos próprios alunos ou por situações significativas relacionadas ao meio em que convivem (o que querem pesquisar? por que querem pesquisar o assunto? o que já sabem sobre ele?). A partir da problematização é traçado o desenvolvimento e/ou o Itinerário Proposto do Projeto. Além disso, a participação efetiva da família é o grande alicerce do método adotado, juntamente com o acompanhamento individualizado de cada estudante.O interesse na utilização da pedagogia de projetos no ensino de Enfermagem, pela Profa. Dra. Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler emergiu da oportunidade de orientar em nível de mestrado, junto ao Programa de Enfermagem de Mestrado Acadêmico, o teólogo e educador Max Lopes Wada, que está desenvolvendo pesquisa denominada “Qualidade de Vida de Estudantes do Ensino Fundamental de Escola que utiliza a Pedagogia de Projetos”, vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Morbidade Referida e Gestão do Processo de Trabalho em Saúde (NEMOREGES). Estamos iniciando a utilização da Pedagogia de Projetos em duas disciplinas da 1ª série de um curso de graduação em Enfermagem – uma de metodologia científica e outra que envolve conteúdos de história, ética e legislação em Enfermagem, assim como junto a um curso de pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Enfermagem Obstétrica. A Profa. Dra. Zaida é responsável pelas disciplinas citadas da graduação em Enfermagem e organizadora e coordenadora geral dos cursos de Especialização em Enfermagem Obstétrica.Esperamos que a utilização da pedagogia de projetos no ensino de enfermagem se desenvolva em um ambiente fértil de aprendizagem. Vamos buscar que o processo de ensino-aprendizagem seja construído com muita precisão, para atender ao grande objetivo de desenvolvimento das capacidades dos alunos de graduação e pós-graduação em Enfermagem participantes deste projeto, em ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla e humanística. Tem tudo para “dar certo.”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Valente, Tamara da Silveira. "Contribuições do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação: a articulação psicanálise e educação e o significado de aluno-sujeito." Educar em Revista, no. 64 (June 2017): 137–52. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.49810.

Full text
Abstract:
RESUMO Neste artigo são apresentados os objetivos do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criado em 2008. Foi dado ênfase a alguns aspectos de pesquisas efetivadas no Programa de Pós-Graduação em Educação do Setor de Educação da UFPR, notadamente àqueles relacionados às possíveis contribuições da psicanálise ao ato educativo, e ao conceito de sujeito. As reflexões conduziram à noção de que a Psicanálise pode contribuir com Educação, entre outros motivos porque professores e educadores que conhecem os conceitos da metapsicologia se permitem construir com eles uma nova concepção de educação e consequentes inovações em seu ato educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rodrigues Pinho, Katia Liane, and Maria Lucia Teixeira Machado. "Reconversão produtiva no contexto da COVID-19: uma análise dos impactos em campo de pesquisa de pós-graduação." Revista Tecnologia e Sociedade 16, no. 44 (September 25, 2020): 118. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n44.12379.

Full text
Abstract:
A presente Nota Técnica buscou identificar como a Tecnologia Social (TS) - Núcleo de Oficinas e Trabalho, de Campinas/SP- atual campo de pesquisa de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, da Universidade Federal de São Carlos, criou estratégias de adaptação e reconversão produtiva visando enfrentar a crise social, econômica e sanitária gerada pela pandemia da COVID-19, oferecer respostas à necessidade de equipamentos de proteção individual e constituir um fundo visando a garantia de suporte para participantes. A análise caracterizou o conceito de reconversão produtiva, sua aplicabilidade no contexto nacional e seu processo de implementação em uma TS que atua com populações em situação de vulnerabilidade e isolamento social. A metodologia aplicada foi o levantamento de dados em campo sobre o processo de reorganização da equipe, as estratégias de comunicação institucional e as vendas realizadas. O arranjo institucional realizado demonstrou ser efetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ramalho, Sandra. "ENTRE-VISTA(S):INTERAÇÕES SEMIÓTICAS COM ANALICE DUTRA PILLAR, MOEMA MARTINS REBOUÇAS E MURILO SCÓZ." Palíndromo 10, no. 22 (October 25, 2018): 190–207. http://dx.doi.org/10.5965/21752346102202018190.

Full text
Abstract:
Na condição de editora do número 22 da Revista Palíndromo, decidi apresentar uma entrevista múltipla, uma entre-vista(s). Primeiro, porque gostaria de dialogar com essas várias pessoas mesmo, mas a chance de se fazer uma entrevista para uma revista científica é rara. Não conseguiria, uma por ano, dar conta de todos. No número 10, entrevistei Ana Claudia de Oliveira (PUC/SP), minha orientadora de doutorado, mas agora gostaria de trazer pessoas ligadas à semiótica, sim, mas mais próximas do ensino e do ensino de arte ou da semiótica do cotidiano. Queria ouvir Analice Dutra Pillar, Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, atuando na graduação e na pós-graduação, com vários livros publicados e editora da Revista GEARTE; Moema Lúcia Martins Rebouças, Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, igualmente com atuação na graduação e pós-graduação e com várias publicações, além de membro de sociedades de ensino e pesquisa no país e no exterior; e Murilo Scóz, Professor Efetivo da UDESC, atuando na graduação em Design e na pós-graduação em Design e em Moda, líder do Grupo de Pesquisa UDESC/CNPq NEST, Núcleo de Estudos Semióticos Transdisciplinares. Como explicar, explicitar ou mesmo, como denominar essa ideia de entrevista múltipla? Semioticamente, poderia dizer que se trata de um quadrado, o quadrado semiótico, quatro pontos, os três colegas e eu; mas aqui ninguém seria oposição semântica, no máximo estaríamos gravitando na elipse semiótica, em torno dos sentidos. Pensei em justificar com as interações arriscadas, onde os acidentes dar-se-iam em virtude de ser uma entrevista tríplice, inesperada. Mas resolvi justificar mesmo pela arte e sua ânsia do inusitado, do creare, do produzir o que não existe. E do ensino de arte mesmo, que visto ainda pelos preconceituosos como convencional e padronizado, igualmente tem ânsias de infinito, de sonhar o impossível e de, ao menos, humildemente acompanhar e dialogar com os sentidos do cotidiano de hoje em dia, com suas tecnologias, angústias, crises de identidade e incertezas quanto ao futuro. E vamos ouvir, então, nossos colegas semioticistas, com quem partilho o espaço de intersecção onde se encontram arte, semiótica e educação?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ribeiro, Luisa Helena de Almeida, and Rosemar Rosa. "Análise da educação inclusiva como temática de pesquisa nos programas de pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 16, 2021): e153101220311. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20311.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou analisar as pesquisas sobre a temática Educação Inclusiva em programas de Pós-graduação Stricto Sensu do IFTM, investigar as disposições sobre a Educação Inclusiva estabelecidas na Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015 e verificar em quais programas de Pós-graduação Stricto sensu do IFTM são desenvolvidas pesquisas sobre o tema. A metodologia envolveu pesquisas bibliográfica e documental no Catálogo de Teses e Dissertações do IFTM, com o propósito de levantar os dados necessários para responder ao objetivo geral do presente trabalho. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria das pesquisas foram desenvolvidas no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (PROFEPT), sendo um trabalho focado na inclusão social e profissional; outro apresentou uma análise da contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a aprendizagem; um estudo desenvolveu um aplicativo móvel para auxiliar crianças autistas em seu cotidiano e a última pesquisa selecionada referente ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFTM. Conclui-se que, dada a importância do assunto e o reduzido número de estudos na área, torna-se necessário o incentivo de novas pesquisas, bem como o acompanhamento dos trabalhos já desenvolvidos, pois as experiências socializadas configuram estratégias para o alcance dos objetivos da Educação Inclusiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Brito, Dyla Tavares de Sá, Vera Helena Ferraz de Siqueira, and Maristela Arantes Marteleto. "Demanda e clientela multiprofissional: influências e desafios para um Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde." Cadernos de Saúde Pública 15, suppl 2 (1999): S45—S53. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1999000600006.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo identificar características de indivíduos que procuram uma formação na área da educação em saúde, em nível de pós-graduação. Visa, também, problematizar algumas questões referentes à relação entre essa clientela e os objetivos e conteúdos da proposta do curso. A análise baseia-se em dados sobre a clientela inscrita e selecionada ao longo dos quatro anos de existência do curso de mestrado Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde, do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre outros aspectos, encontrou-se que a clientela, em razão da natureza de sua graduação e de seu trabalho, caracteriza-se pela multiprofissionalidade na área da saúde, trabalhando na docência e/ou na prática assistencial. O perfil encontrado serviu de base para discutir mudanças que vêm ocorrendo na configuração do curso, apresentando desafios para que a proposta cumpra seus papel social e atenda às necessidades da clientela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Schvarsberg, Benny. "PARANOÁ 8 Cadernos de Arquitetura e Urbanismo." Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, no. 8 (August 1, 2013): 1–22. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n8.2013.12091.

Full text
Abstract:
ApresentaçãoCom grande satisfação apresentamos o presente numero temático do periódico Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Este número registra os trabalhos, mesas redondas e debates desenvolvidos no âmbito do Evento Nacional denominado “VI Seminário Nacional de Avaliação do Ensino, Pesquisa e Extensão em Planejamento Urbano e Regional ”, que abreviaremos como “VI SEPEPUR”.Tratou-se de um evento realizado nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2012 na Universidade de Brasília com público composto basicamente de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação dos programas nas áreas de planejamento urbano e regional, arquitetura e urbanismo, geografia e congêneres, filiados e associados à ANPUR – Associação Nacional de Pós- graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, promotora do Evento. O VI SEPEPUR contou com a participação organizativa e executiva do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, do NEUR – Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais da UnB, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UnB.Desde a sua primeira versão em 2002, os Seminários Nacionais de Avaliação do Ensino, Pesquisa e Extensão em Planejamento Urbano e Regional, vem sendo organizados regularmente pela ANPUR a cada biênio. Nos últimos anos, esse evento contou com a presença dos coordenadores e representantes de todos os Programas de Pó s-Graduaçã o e Centros de Pesquisa filiados e associados, de muitos de seus professores e estudantes. Esse dado revela a abrangência e o reconhecimento do acúmulo acadêmico e cientifico produzido nesta trajetória de Seminários de Avaliação.A proposta desta sexta edição do Seminário, cujos resultados são registrados nesta publicação, foi formulada com base num conjunto de desafios enfrentados pelas diversas instituições que compõem a pós-graduação na área reunida pela ANPUR envolvendo programas de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura e Urbanismo, Desenvolvimento Regional e Territorial, Geografia, Economia, Sociologia e de á reas afins – frente à relaçã o entre ensino, pesquisa e extensã o no presente.Nesta perspectiva, o debate pretendeu também promover uma atualização e avaliação do estado da arte dos estudos, proposições e contribuições técnico-científicas em relação às políticas, programas e ações de ordenamento e planejamento territorial e urbano para as cidades, áreas metropolitanas, municípios e o Distrito Federal. E os desafios acadêmicos colocados para o ensino, pesquisa e extensão dos cursos de pós-graduação da área no sentido da produção de conhecimento para subsidiar a elaboração de políticas públicas que qualifiquem o nosso desenvolvimento urbano e territorial em bases técnico - científicas.Adicionalmente, os trabalhos aqui registrados propiciam a realização de um mapeamento institucional e acadêmico sobre os contornos e conteúdos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão das principais linhas do planejamento urbano e regional. Bem como permitem conhecer e debater outras experiências de ensino e pesquisa, inclusive internacionais, desenvolvidas nas á reas afins, e as perspectivas de ações polí ticas interassociativas. Desta forma, esta publicação constitui-se como um espaço de balanços temáticos, teóricos e metodológicos propiciando a análise do papel das Universidades (pesquisa, ensino e extensão) na formação do pensamento sobre as cidades e sobre o habitat, e a formulação de diretrizes para uma política da área urbana e regional.O modelo de estrutura organizativa do VI SEPEPUR combinou mesas redondas temáticas reunindo palestrantes convidados, debatedores e relatores, com a dinâmica de Grupos de Trabalho que formularam e sistematizaram diretrizes, a partir dos recortes temáticos, para a formulação da política acadêmica a partir da avaliação do ensino, pesquisa e extensão em planejamento urbano e regional.Em meu nome como organizador, em nome da ANPUR e da Comissão Organizadora, agradecemos especialmente a viabilização desta publicação ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, bem como ao NEUR/UnB, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UnB, ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e PlanejamentoTerritorial da PUC-Goiás, ao IPEA e a CAPES/MEC. Por fim, um agradecimento particular a todos os autores que aqui participam pela dedicada revisão de seus trabalhos que muito contribuiu para a qualidade desta publicação, e a Luana Miranda Esper Kallas pelo seu empenho para a viabilidade editorial deste número.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Soares, Fagno Da Silva. "POR UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NO BRASIL: Na oficina sociológica de Cristiano Bodart tomando Café com Sociologia." Revista Observatório 4, no. 6 (October 8, 2018): 1007–29. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p1007.

Full text
Abstract:
Entrevista realizada em 09 de setembro de 2018, com o sociólogo Cristiano Bodart, docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e membro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) e destacado pesquisador dos estudos em ensino de sociologia no Brasil. Cristiano das Neves Bodart, professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), cuja produção sociológica é substancial aos estudos em ensino de sociologia no Brasil. Seus estudos e reflexões acerca do ensino de sociologia no Brasil têm obtido ressonância entre o público acadêmico no país, auferindo relevo no avanço no conjunto da produção sociológica brasileira. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2016) com a tese Os Partidos Políticos e os Movimentos Sociais na Construção de Espaços Institucionalizados de Participação Social, mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Candido Mendes (UCAM, 2009) e licenciado em Ciências Sociais (2002). Participa do Conselho Editorial de importantes periódicos nacionais na área de sociologia e afins. Em sua profícua produção intelectual têm publicado inúmeros artigos em periódicos científicos de amplo alcance, capítulos de livros e apresentações de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais e realizado palestras nas mais diferentes universidades brasileiras. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas e vinculado ao Educação do Centro de Educação (CEDU) dessa mesma instituição, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais (ICS-UFAL) e da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).Atua como editor-chefe da Revista Café com Sociologia e dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS). Fundou há dez anos, o mais prestigiado blog de Sociologia e Ensino de Sociologia no Brasil, o Blog Café com Sociologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Fuhrmann, Nadia Lucia. "O primado do reconhecimento sobre a redistribuição: a origem dos conflitos sociais a partir da teoria de Axel Honneth." Sociologias 15, no. 33 (August 2013): 170–203. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222013000200007.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo precípuo socializar o estudo empreendido na Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth, em estágio pós-doutoral no Núcleo de Pesquisa "Violência e Cidadania", no Programa de Pós-graduação em Sociologia, da UFRGS, no período 2010-2011. A meta foi articular a pesquisa teórica sobre o "reconhecimento intersubjetivo e social" com uma investigação empírica qualitativa sobre as origens do fenômeno de rualização infanto-juvenil, no meio urbano. A hipótese preconizou o primado do reconhecimento negado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, em detrimento de condições econômicas desfavoráveis, como causa da migração para a vida nas ruas e da ocorrência dos múltiplos conflitos sociais deflagrados por essa condição. A pesquisa de campo foi realizada em parceria com duas instituições assistenciais de Porto Alegre, que oferecem o Serviço de Apoio Socioeducativo (SASE), conveniadas com a prefeitura municipal. Os resultados corroboraram a hipótese de que as políticas públicas de distribuição de renda desarticuladas das práticas assistenciais e educativas não contribuem para arrefecer as conflitualidades urbanas. Nesse sentido, o Programa SASE, voltado ao atendimento de crianças e jovens das classes populares que vivenciam diuturnamente a desestruturação familiar, o abandono afetivo, moral, intelectual e o desprezo social, contribui para o fortalecimento das três dimensões do reconhecimento: o amor, o direito e a estima social, reintegrando o público alvo ao núcleo familiar e à sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Barros, Helisabety. "Projeto de intervenção sobre as desigualdades entre os sexos com estudantes de uma escola pública." Cadernos de Gênero e Tecnologia 11, no. 38 (December 31, 2018): 20. http://dx.doi.org/10.3895/cgh.v11n38.8273.

Full text
Abstract:
O artigo é um relato de experiência vivenciado com estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual na cidade de Maceió/AL. É resultado da execução do Projeto de Intervenção intitulado “Ser HOMEM e Ser MULHER: problematizando as questões das desigualdades entre os sexos”, organizado como atividade do Curso de Pós-graduação em Gênero e Diversidade na Escola (GDE), coordenado pelo Núcleo Temático Mulher e Cidadania, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Buscou-se, através das atividades desenvolvidas na referida escola discutir a relação entre homem e mulher a partir do processo de atribuições de papéis e diferenças socialmente construídas, com o objetivo de promover um espaço para reflexão e construção de uma nova visão da relação de gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Barros, Helisabety. "Projeto de intervenção sobre as desigualdades entre os sexos com estudantes de uma escola pública." Cadernos de Gênero e Tecnologia 11, no. 38 (December 31, 2018): 20. http://dx.doi.org/10.3895/cgt.v11n38.8273.

Full text
Abstract:
O artigo é um relato de experiência vivenciado com estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual na cidade de Maceió/AL. É resultado da execução do Projeto de Intervenção intitulado “Ser HOMEM e Ser MULHER: problematizando as questões das desigualdades entre os sexos”, organizado como atividade do Curso de Pós-graduação em Gênero e Diversidade na Escola (GDE), coordenado pelo Núcleo Temático Mulher e Cidadania, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Buscou-se, através das atividades desenvolvidas na referida escola discutir a relação entre homem e mulher a partir do processo de atribuições de papéis e diferenças socialmente construídas, com o objetivo de promover um espaço para reflexão e construção de uma nova visão da relação de gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Luís Claudio Almeida. "O sagrado e o profano no tribunal do júri brasileiro." Prisma Juridico 4 (February 22, 2008): 161–80. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v4i0.589.

Full text
Abstract:
Este artigo foi especialmente elaborado para a disciplina chamada Tópicos Especiais: Estudos Sociológicos da Religião, cursada no mestrado em Sociologia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (NPPCS). Discutimos a posição institucional do júri como um locus em que, por trás de sua aparência secular, encontramos, no contexto de um ritual indispensável à afirmação do vínculo da sociedade com a justiça, a dialética entre o sagrado e o profano. Ao fazermos isso, estamos não apenas descrevendo como se organiza e se executa o rito do tribunal do júri do ponto de vista da teoria sociológica da religião, mas também revelando o que faz dessa instituição político-social um dos poucos exemplos de estabilidade institucional na história brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Santos, Luís Claudio Almeida. "O sagrado e o profano no tribunal do júri brasileiro." Prisma Juridico 4 (February 22, 2008): 161–80. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v4n0.589.

Full text
Abstract:
Este artigo foi especialmente elaborado para a disciplina chamada Tópicos Especiais: Estudos Sociológicos da Religião, cursada no mestrado em Sociologia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (NPPCS). Discutimos a posição institucional do júri como um locus em que, por trás de sua aparência secular, encontramos, no contexto de um ritual indispensável à afirmação do vínculo da sociedade com a justiça, a dialética entre o sagrado e o profano. Ao fazermos isso, estamos não apenas descrevendo como se organiza e se executa o rito do tribunal do júri do ponto de vista da teoria sociológica da religião, mas também revelando o que faz dessa instituição político-social um dos poucos exemplos de estabilidade institucional na história brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Xavier da Costa, Robson, and Isis Amaral Méro. "As artes visuais em centros de inovação universitários:." Revista Vazantes 4, no. 2 (December 24, 2020): 59–74. http://dx.doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.2.60826.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um recorte da Pesquisa Qualitativa sobre a relação pedagógica entre as Artes Visuais e os Centros de Inovação Universitários, apresentando o Estudo de Caso desenvolvido no Núcleo de Inovação Lab Criativo do Centro Universitário UNIPÊ, localizado no Município de João Pessoa, estado da Paraíba, junto ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE). Possui como objetivo geral analisar a relevância das Artes Visuais em Centros de Inovação Universitários, mediante o uso de elementos da Composição Visual (DONDIS, 2007) e a Arte Aplicada. Trabalhamos com o Lab Criativo do UNIPÊ e o Gerenciamento de Projetos PMBOK. Esta pesquisa demonstra a inserção das Artes Visuais no referido Centro de inovação a partir da economia criativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Editorial, Equipe. "APRESENTAÇÃO - DOSSIÊ ESPECIAL FICLLA." Revista X 14, no. 5 (November 26, 2019): 01. http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i5.70381.

Full text
Abstract:
O Fórum Internacional de Cultura, Literatura e Linguística Aplicada: práticas e transgressões, ocorrido na Universidade Federal do Paraná de 07 a 09 de novembro de 2018, foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Identidade e Leitura em parceria com o Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR e promovido pelo Programa de Pós Graduação em Letras da UFPR. Sua proposta foi concebida em homenagem ao Professor Dr. Lynn Mario Trindade Menezes de Souza (USP), cujo nome se tornou referência nas áreas de Linguística Aplicada, Estudos Culturais e Literatura, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Essa primeira edição do FICLLA buscou envolver o público nos temas de pesquisa apresentados com o intuito de contribuir para a discussão acadêmica dos assuntos abordados e aproximar opiniões “leigas” de “especializadas”, construindo conhecimento de forma mais democrática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Sant’Anna, Mara Rúbia. "Em torno de Sophia Jobim e os estudos de história da moda." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, no. 31 (April 15, 2021): 457–64. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.i31.1316.

Full text
Abstract:
O livro Estudos de indumentária e moda no Brasil: tributo a Sophia Jobim, com um simpático formato quadrado, 142 páginas, foi publicado em 2019 sob os auspícios do Museu Histórico Nacional (MHN). Nove pesquisadores brindam os leitores com seus textos, resultantes das apresentações realizadas em 27 de setembro de 2016, durante evento de mesmo título e organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem e do Objeto (NIO), pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Escola de Belas Artes – Universidade Federal do Rio de Janeiro (PGAV/EBA/UFRJ). O acontecimento mencionado foi acompanhado de uma exposição da coleção Sophia Jobim realizada nas dependências do MHN, museu para o qual foi doado o rico acervo da primeira professora de indumentária da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.[...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Bernardes, Rosvita Kölb, and Júlia Andressa Schütz. "Um Olhar sobre o Ensino de Artes e seu Papel Sócio-político." Revista Pleiade 15, no. 32 (May 31, 2021): 93–104. http://dx.doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.695.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta um recorte de um projeto de pesquisa em educação. Esse estudo se vincula a linha de pesquisa: Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e é desenvolvido junto ao Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação – CLIO. A investigação aqui apresentada propõe trazer um olhar sobre o ensino de artes e a educação, bem como salientar a importância dessa disciplina tanto em sala de aula quanto nos diferentes espaços formativos. Além disso, o estudo aborda questões que se ligam as políticas públicas educacionais no contexto formativo de escolas. Portanto, esta investigação traz a importância e a valorização dos diferentes contextos e sujeitos, respeitando e reconhecendo as especificidades de cada um, de cada lugar, de cada cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Canan, Silvia Regina, and Camila De Fátima Soares Dos Santos. "Educação superior em tempos de crise: há espaço nas políticas de educação para a discussão do professor universitário?" EccoS – Revista Científica, no. 48 (March 29, 2019): 339–61. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n48.8201.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva refletir sobre o contexto da educação superior em tempos de crise nesta segunda metade do século XXI, considerando a profissionalização do docente. Esse debate é fruto de uma pesquisa bibliográfica que tem base em estudos teóricos desenvolvidos no Núcleo de Estudos em Políticas e Processos de Educação Superior (NEPPES) do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW, vinculado a linha de Pesquisa do PPGEDU: Políticas Públicas e Gestão da Educação, tomando em consideração pesquisas já desenvolvidas pelo Núcleo e referenciais bibliográficos de autores que estudam a temática em âmbito nacional e internacional. O mote dos estudos gira em torno do fato de que o professor da educação superior, além de uma formação específica que o habilite ao magistério de uma determinada disciplina ou área do conhecimento, também necessita ter domínio da competência pedagógico-didática e da dimensão político-educacional na qual está inserido. A análise dos referenciais pesquisados oportunizou refletir sobre a profissionalização docente na Educação Superior, particularmente quanto à necessidade de tornar mais significativo o processo de aprendizagem dos educandos, futuros profissionais, a partir da prática docente. Para a discussão da temática, utilizamos as categorias: formação docente, profissionalidade docente e processo educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Barros, Ev'Angela Batista Rodrigues. "APRENDIZAGENS DA E NA EXTENSÃO DA PUC MINAS: MÚLTIPLAS INTERAÇÕES E INTERDEPENDÊNCIAS." @rquivo Brasileiro de Educação 5, no. 11 (April 15, 2018): 27–47. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-7344.2017v5n11p27-47.

Full text
Abstract:
Neste artigo, busca-se apresentar e discutir, norteados pelas concepções e diretrizes da Política de Extensão Nacional e os documentos parametrizadores da Extensão da PUC Minas, os resultados destacados em 27 relatórios analíticos de trabalho dos Núcleos Temáticos, Assessorias e Coordenadorias integrantes da Rede PROEX de Extensão, em seus diversos campi e unidades. Circunscrevendo-nos à última década (2006/2015), buscou-se avaliar em que medida (e de que forma) a institucionalização da Extensão na Universidade vem ressoando nos diversos agentes que interagem no cotidiano desta instituição – atuando nos âmbitos indissociáveis do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. A partir dos Planos de Ação Integrados (PAI), cada Núcleo temático, Coordenação Setorial, Instituto e Curso foi instado a fazer o relatório ao final de 2015, avaliando criticamente o que foi possível realizar integral ou parcialmente, bem como as causas e condicionantes desse desempenho. A análise de diferentes materiais (relatórios produzidos por docentes das diversas instâncias constitutivas da Rede) permitiu cenarizar a Extensão que temos (pontos positivos e dificuldades) e a que queremos construir (projeções e desafios), evidenciando pontos nodais (como uma postura integradora da ação dos agentes envolvidos, o investimento num sistema mais acurado de monitoramento e de registro dos projetos, de melhoria da comunicação entre todos os atores/setores, de consolidação de parcerias com as demais Pró-reitorias – de Graduação e de Pesquisa e Pós-graduação, de busca de maior interlocução com os parceiros que oferecem campos de inserção dos graduandos, entre outros), que se consagram como prioridades a serem perseguidas nos próximos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ribeiro, Carlos Augusto Barros, and Gerson Pech. "Fatores Contribuintes Decisivos para Maturidade em Gerenciamento de Projetos Segundo um Núcleo de Especialistas: uma perspectiva pela análise de conteúdo." Revista Gestão & Tecnologia 16, no. 3 (December 12, 2016): 138. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i3.771.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores decisivos para o aumento do nível de maturidade em gerenciamento de projetos das organizações. Exploramos o conhecimento e experiência de um núcleo de profissionais especializado, formado por docentes dos programas de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos. Realizamos uma pesquisa qualitativa cujos resultados foram estruturados pela técnica de análise de conteúdo. Assim, as questões-chave relacionadas ao nível de maturidade puderam ser reveladas e categorizadas. Como resultado deste estudo, os fatores decisivos apontados com maior intensidade, para cada uma das categorias, são: (i) Pessoas: composição eficaz da equipe de projeto, liderança efetiva e habilidades comportamentais; (ii) Organização: cultura organizacional e patrocínio executivo; (iii) Processos e Tecnologia: metodologia, uso de melhores práticas e sistemas de apoio aos projetos; (iv) Negócios e Clientes: melhoria da competitividade. Com isso, podemos traçar uma estratégia que contribua para as organizações aumentarem o desempenho na gestão de seus projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Bärtschi Gabatz, Ruth Irmgard, Sheldon Dias Pilenghi, Viviane Marten Milbrath, Bárbara Hirschmann, and Roberta Hirschmann. "Atualização dos profissionais e atuação do núcleo de educação permanente no serviço de urgência." Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research 22, no. 3 (April 27, 2021): 88–97. http://dx.doi.org/10.47456/rbps.v22i3.25889.

Full text
Abstract:
Introdução: A atuação profissional dos integrantes dos serviços de emergência visa à redução dos riscos e agravos à saúde de pacientes com prognóstico delicado, sendo imprescindível a capacitação e o suporte educacional permanente para a equipe. Objetivo: Conhecer de que forma os profissionais inseridos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) buscam por atualização profissional e quais iniciativas de Educação Permanente em Saúde (EPS) são desenvolvidas no SAMU de Pelotas. Métodos: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Pelotas com 12 profissionais das equipes de saúde das unidades móveis. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados pela Análise Temática. Resultados: Os resultados mostram como forma de atualização profissional o acesso à internet e a cursos de especialização e pós-graduação. As iniciativas de EPS ofertadas no SAMU possibilitam trabalhar com as demandas oriundas da prática cotidiana, qualificando os profissionais, padronizando a linguagem e os protocolos utilizados na assistência. Conclusão: As iniciativas de EPS são desenvolvidas no âmbito do SAMU, contudo faz-se necessário ampliar a abrangência delas na assistência, para que possam ser adequadas às necessidades em relação ao ambiente, aos materiais, aos recursos humanos e ao apoio institucional, tornando-se mais efetiva para os profissionais, para o serviço e para a qualificação da atenção à saúde à população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Coutinho, Luciana Gageiro, and Ana Paula Rongel Rocha. "Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola." Psicologia Clínica 19, no. 2 (December 2007): 71–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-56652007000200006.

Full text
Abstract:
Este artigo origina-se de uma pesquisa desenvolvida no NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, cujo objetivo é pensar os grupos de reflexão como uma forma de intervenção clínica, pautada por pressupostos da psicanálise, junto aos adolescentes. Propomos que os grupos de reflexão ampliam as possibilidades da escuta psicanalítica dirigida aos adolescentes, que pode se fazer presente de maneira mais direta no contexto institucional ou social no qual se inserem (escolas, instituições de acolhimento, projetos sociais, etc). Para isso, destacamos alguns conceitos e premissas da psicanálise que nos servem de referências para fundamentar nosso trabalho clínico e teórico. Em seguida, apresentamos uma experiência desenvolvida com um grupo de adolescentes durante o primeiro semestre de 2006 numa escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography