To see the other types of publications on this topic, follow the link: O QUE AS PESQUISAS REVELAM SOBRE A SAÚDE NO BRASIL.

Journal articles on the topic 'O QUE AS PESQUISAS REVELAM SOBRE A SAÚDE NO BRASIL'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'O QUE AS PESQUISAS REVELAM SOBRE A SAÚDE NO BRASIL.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Lefèvre, Ana Maria Cavalcanti, Fernando Lefevre, Maria Rosa Logiodice Cardoso, and Márcia Maria Porto Rossetto Mazza. "Assistência pública à saúde no Brasil: estudo de seis ancoragens." Saúde e Sociedade 11, no. 2 (December 2002): 35–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902002000200004.

Full text
Abstract:
Com vistas a ilustrar aspectos conceituais da técnica de pesquisa qualitativa; Discurso do Sujeito Coletivo, especialmente no que toca à figura metodológica da Ancoragem, o presente trabalho retrata alguns resultados de duas pesquisas: uma sobre satisfação do usuário de serviços de saúde e outra sobre cuidadores de idosos. Objetiva o trabalho também discutir algumas representações sociais sobre a assistência pública à saúde no Brasil atual, obtidas através da análise destas Ancoragens. A análise e a discussão das Ancoragens ressaltam a sua utilidade para o resgate das representações sociais. Quanto a seu conteúdo, estas representações revelam a presença de um conflito entre a lógica universalista do Direito e a lógica do Mercado no imaginário brasileiro atual no campo da saúde o que constitui um indicador claro do processo em curso de mercantilização da saúde no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Demétrio, Fran, Elvira Rodrigues de Santana, and Marcos Pereira-Santos. "O Itinerário Terapêutico no Brasil: revisão sistemática e metassíntese a partir das concepções negativa e positiva de saúde." Saúde em Debate 43, spe7 (2019): 204–21. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042019s716.

Full text
Abstract:
RESUMO A compreensão de como as pessoas procuram ajuda para resolver suas demandas ou problemas de saúde tem sido cada vez mais o foco de pesquisas. Objetiva-se analisar a produção científica nacional que aborda os Itinerários Terapêuticos (IT) a partir das concepções negativa e positiva de saúde. Foram pesquisados estudos na Biblioteca Virtual em Saúde, no período de 2008 a 2019. O metaestudo teve como objetivo interpretar e resumir os resultados. Foram identificados 224 estudos, e 50 foram selecionados. O principal núcleo de interesse na abordagem teórica considerou a doença/problema como disparador para a busca de terapêutica. Observa-se o predomínio de estudos com alto rigor metodológico e que usaram entrevistas e análise de conteúdo para produção de dados. Os resultados dos estudos revelam os sentidos que os sujeitos atribuem ao processo saúde-doença-cuidado. Entre as redes de apoio aos IT, destacam-se a família e os serviços de saúde. A resolutividade do sistema formal e a integralidade do cuidado também foram analisadas. Conclui-se que a ampliação de referenciais de análise e as perspectivas teóricas nos estudos sobre IT, a exemplo da concepção positiva de saúde, podem contribuir para a efetividade da integralidade e a eficácia simbólica no cuidado em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Wanzeler, Felipe Saul da costa, and Júlia Aparecida Devidé Nogueira. "ATIVIDADE FÍSICA EM POPULAÇÕES RURAIS DO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA." Revista Brasileira de Ciência e Movimento 27, no. 4 (December 20, 2019): 228. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v27i4.10601.

Full text
Abstract:
A presente revisão sintetizou evidências sobre a prática de atividade física e fatores associados em populações rurais brasileiras. As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Scielo, Scopus e Biblioteca Virtual em Saúde no período de 2008 a 2018. Foram incluídos artigos originais, em idiomas: Inglês e/ou Português, realizados com populações rurais. A análise final foi composta por 17 artigos. Desses, 36% são provenientes de pesquisas realizadas na região nordeste, 29% na região sudeste, 29% na região sul, 6% na região norte; não havendo registro de pesquisa realizada na região centro-oeste do país. A maioria das publicações ocorreu a partir do ano de 2014 (82%). As evidências revelaram elevadas frequências de insuficientemente ativos entre as populações rurais (de 13 a 77%), especialmente no domínio lazer, independentemente da faixa etária. As maiores frequências de suficientemente ativos foram nos domínios trabalho, deslocamento e domicílio, com diferenças por sexo. A atividade física foi positivamente associada aos fatores de saúde: estado nutricional, aspectos cognitivos, qualidade de vida, capacidade funcional, autopercepção de saúde e as doenças crônicas. Em relação as características metodológicas, as pesquisas analisadas eram quantitativas, transversais e utilizaram questionários. Para além dos impactos fisiológicos atrelados ao gasto energético total, deve-se questionar se a atividade física no trabalho, deslocamento e domicílio, muitas vezes realizada em condições adversas, também promove saúde. A incorporação de outros referenciais teóricos as pesquisas, como o da epidemiologia crítica, delineamentos mais robustos e metodologias qualitativas podem ampliar a compreensão da atividade física no contexto de vida das populações rurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Clarisse Mendes Pinto Gomes, Milton Augusto Pasquotto Mariani, and Sergio Iván Braticevic. "As múltiplas fronteiras presentes no atendimento à saúde do estrangeiro em Corumbá, Brasil." Saúde e Sociedade 24, no. 4 (December 2015): 1137–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902015137475.

Full text
Abstract:
Corumbá é o maior município brasileiro limítrofe com a Bolívia e está dotado de melhor infraestrutura de saúde que seu país vizinho e, aliado ao fato deste não dispor de serviços gratuitos a todos os seus habitantes, tem atraído um fluxo significativo de fronteiriços para atendimento ao serviço de saúde público, tornando-se palco de coexistência de comportamentos e identidades, muitas vezes controversos. Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre os dados empíricos oriundos das entrevistas realizadas junto a profissionais de saúde atuantes em Corumbá e tem como objetivo analisar as múltiplas fronteiras reconhecidas a partir dos discursos proferidos por eles. Para tanto, faz-se uso de contribuições teóricas, com aportes geográficos e antropológicos, para compreender as diferentes abordagens de fronteira extraídas a partir da perspectiva dos agentes de saúde sobre o atendimento aos fronteiriços e também sobre o Sistema Integrado de Saúde das Fronteiras - SIS-Fronteiras, projeto criado pelo Ministério da Saúde do Brasil, em 2005. As informações obtidas a partir da pesquisa de campo, dotada de caráter qualitativo, evidenciam que o elevado grau de permeabilidade com a fronteira política entre Brasil-Bolívia tem favorecido a construção de fronteiras étnicas e culturais, em que o estrangeiro, especialmente o boliviano, é o "outro" na interação social entre profissional de saúde e usuário dentro das unidades de saúde. E ainda revelam inúmeros desafios na concretização do projeto SIS-Fronteiras nessa região fronteiriça, sobretudo o desconhecimento dos profissionais de saúde quanto ao projeto e seus objetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Antonia Maura Alves, João Carlos Magalhães, and Ricardo Monezi Julião de Oliveira. "Relato de experiência do evento científicoda terapia Reiki." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 7 (June 22, 2012): 72. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc7(1)623.

Full text
Abstract:
Introdução:O campo de Energia Universal (REI) e o campo de energia do que é vital no planeta (KI), é o mais próximo do que significa em japonês a palavra Reiki. Uma das técnicas mais usadas no Brasil e em Portugal pela população, segundo pesquisa científica que abordou as histórias e arquétipos de cuidadores. Objetivo:O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do 2º Simpósio Luso-Brasileiro de Reiki, que reuniu 250 pessoas entre pesquisadores, terapeutas de Portugal e do Brasil, representação do Ministério da Saúde do Brasil e do Vice-Consul de Portugal em Fortaleza, além de entidades de prevenção e tratamento de doenças crônicas. Método: O Simpósio discutiu o impacto da terapia Reiki na qualidade de vida e no tratamento complementar de doenças crônicas. Contou com a troca de experiências, sobretudo de pesquisas científicas das universidades presentes a respeito da técnica, além de palestras,reunião entre pesquisadores para a construção de um projeto de investigação de cooperação entre Brasil e Portugal, debate na Rádio Universitária, lançamento de livros e noite cultural com exposição fotográfica do artista indígena Elitiel Guerra. Resultados: A eficácia do Reiki parte da percepção dapessoa como um todo, diminuindo padrões de ansiedade e melhorando a qualidade de vida. Integrado a outros medicamentos e procedimentos, o Reiki, reduz sintomas e efeitos colaterais de quimioterapia e radioterapia, aumenta a sensação de bem estar, diminui o medo, estresse, depressão, aumenta auto-estima e a energia vital. As pesquisas, quantitativas e qualitativas, sobre o Reiki continuam em fase de estudos, mas os primeiros resultados revelam seus impactos numa melhor resposta do organismo na prevenção e tratamento das doenças crônicas. Conclusão: Na edição brasileira, o evento científico marcou pelo debate do crack como questão de saúde pública, pela participação de diferentes áreas de pesquisa, além da participação de quase todos os estados brasileiros, da apresentação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e a carta final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Machado, Ana Flavia, Mônica Viegas Andrade, and Ana Carolina Maia. "A relação entre estrutura ocupacional e acesso a plano de saúde no Brasil: uma análise para 1998 e 2003." Cadernos de Saúde Pública 28, no. 4 (April 2012): 758–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2012000400015.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é caracterizar a cobertura de planos privados de saúde segundo a inserção dos indivíduos no mercado de trabalho brasileiro. Considerando as informações sobre status de cobertura de plano de saúde e inserção no mercado de trabalho, foram definidos grupos homogêneos de trabalhadores. Para construção da tipologia, recorre-se ao método Grade of Membership (GoM) - ou Grau de Pertencimento, utilizando a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) referente aos anos de 1998 e 2003, que apresentam suplemento de saúde. Cinco perfis de indivíduos foram definidos. As variáveis-chave para denominação dos grupos são: grau de cobertura de planos de saúde, condição de atividade e escolaridade do indivíduo. Os achados revelam relação positiva entre cobertura de plano, rendimento do trabalho e, em alguma medida, sindicalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Eduardo Mazzaroppi Barao. "Análise dos principais desafios e entraves para a cooperação técnica internacional em saúde Brasil-Moçambique." Ciência & Saúde Coletiva 22, no. 7 (July 2017): 2267–76. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.03502017.

Full text
Abstract:
Resumo A saúde tornou-se tema prioritário na agenda da cooperação técnica internacional brasileira na última década, com Moçambique sendo considerado parceiro estratégico do Brasil, tendo em vista o volume de projetos e de recursos disponibilizados. Assistiu-se ali a uma mudança de paradigma em política externa, servindo a relação bilateral de laboratório para uma nova postura exterior do Brasil, enquanto provedor de cooperação internacional. Uma análise retrospectiva e atual dos resultados aponta, todavia, para a reminiscência de importantes entraves e desafios, cujo conhecimento e enfrentamento revelam condições necessárias ao aprofundamento da relação bilateral e ao aperfeiçoamento da cooperação técnica internacional em saúde do Brasil. O presente artigo tem como objetivos a identificação e a análise desses entraves, com a apresentação de propostas, e como metodologia a revisão da literatura especializada sobre o tema e a pesquisa qualitativa dos principais atores e instituições envolvidas nessa cooperação bilateral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gama, Andréa de Sousa, Karen Mary Giffin, Antonia Angulo-Tuesta, Gisele Peixoto Barbosa, and Eleonora d'Orsi. "Representações e experiências das mulheres sobre a assistência ao parto vaginal e cesárea em maternidades pública e privada." Cadernos de Saúde Pública 25, no. 11 (November 2009): 2480–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2009001100017.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa as diferentes representações e experiências quanto ao parto vaginal e cesárea de mulheres de diferentes estratos sócio-econômicos, bem como a natureza das relações profissionais de saúde/usuárias no contexto institucional em que estão inseridas. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida em três maternidades do Município do Rio de Janeiro, Brasil, sendo uma pública, uma conveniada com o SUS e uma particular, com mulheres que tiveram os dois tipos de parto. Os resultados revelam que o modelo de organização dos serviços público e privado apresentam variações que produzem diferentes tipos de assistência e de relação entre os profissionais de saúde e as usuárias, dando forma a experiências distintas entre as mulheres pesquisadas. Todavia, ao empreendermos uma crítica assentada nas relações de gênero, podemos verificar que o modelo de assistência ao parto permanece submetendo quem deve ser sujeito e reproduzindo o projeto da medicalização - mesmo que este processo se manifeste de formas diferenciadas entre os grupos estudados -, o que reduz o campo da assistência e inviabiliza um lugar de poder diferenciado das usuárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Edmonds, Alexander, and Emilia Sanabria. "Entre saúde e aprimoramento: a engenharia do corpo por meio de cirurgias plásticas e terapias hormonais no Brasil." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 23, no. 1 (March 2016): 193–210. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702016000100012.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo explora as margens da medicina, em que práticas de saúde e aprimoramento se confundem. Ele é baseado no trabalho de campo desenvolvido no contexto de dois projetos de pesquisa distintos no Brasil sobre cirurgia plástica e terapias de hormônio sexual. Há uma significativa sobreposição clínica dessas duas terapias. Ambas estão disponíveis nos sistemas de saúde público e privado de tal forma que revelam a dinâmica de classes subjacente à medicina brasileira. Essas terapias também têm uma dimensão experimental enraizada no contexto normativo do Brasil e nas expectativas da sociedade em relação à medicina como forma de controlar a saúde reprodutiva e sexual da mulher. O uso medicinal experimental desses tratamentos está associado a um uso experimental “social”: as mulheres os adotam em resposta a pressões, ansiedades e aspirações no âmbito profissional e na vida pessoal. Argumenta-se aqui que essas técnicas experimentais estão se tornando moralmente autorizadas como um controle rotineiro da saúde da mulher, integradas aos tratamentos predominantes de obstetrícia e ginecologia, e sutilmente confundidas com práticas de cuidados pessoais que são vistas no Brasil como essenciais para atingir uma forma de feminilidade moderna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Milbrath, Viviane Marten, Maria da Graça Corso da Motta, Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz, and Jéssica Stragliotto Bazzan. "A percepção da criança/adolescente com Paralisia Cerebral sobre sentir-se saudável ou doente." Revista de Enfermagem da UFSM 8, no. 3 (September 28, 2018): 504. http://dx.doi.org/10.5902/2179769228009.

Full text
Abstract:
Objetivo: compreender como a criança/adolescente com paralisia cerebral vivencia e percebe seu processo de saúde e de doença. Método: pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica – hermenêutica realizada no sul do Brasil, com onze crianças/adolescentes com paralisia cerebral, de outubro de 2011 a junho 2012. As informações foram coletadas por meio de entrevista fenomenológica, analisadas por meio da abordagem hermenêutica. Resultados: as crianças/adolescentes com paralisia cerebral compreendem a saúde como sinônimo de felicidade, ressaltando que a doença se trata de um fenômeno de privação, que interfere no seu modo de ser nas atividades cotidianas. Entretanto, mesmo com todas as privações, os participantes percebem-se como saudáveis. Considerações Finais: as crianças/adolescentes revelam-se como um ser-no-mundo com uma imagem corporal que lhes proporciona prazer, com valores morais e éticos. A formação desta autoimagem positiva é influenciada pela perspectiva criada pela família na visualização do vir-a-ser criança/adolescente com paralisia cerebral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Lobato, Gustavo, Claudia L. Moraes, and Michael E. Reichenheim. "Magnitude da depressão pós-parto no Brasil: uma revisão sistemática." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 11, no. 4 (December 2011): 369–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292011000400003.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: realizar uma revisão sistemática dos estudos sobre a magnitude da depressão pós-parto (DPP) no Brasil. MÉTODOS: a busca e seleção da literatura baseouse em artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, nas bases de dados eletrônicas Lilacs, SciELO e Medline. RESULTADOS: foram selecionados 14 estudos, sendo que 13 deles reportavam a prevalência de DPP e apenas um estudo de seguimento com limitada casuística (n=21) trazia estimativa da incidência do agravo (42,8%). A grande heterogeneidade em relação à população de estudo, método diagnóstico utilizado e período pós-parto focalizado dificultou a obtenção de uma estimativa agregada da prevalência de DPP no Brasil. Contudo, estudos conduzidos em unidades básicas de saúde, no âmbito da Estratégia de Saúde da Família ou em populações carentes apontaram uma prevalência entre 30 e 40% de DPP, enquanto pesquisas que incluíram amostras de base populacional e populações de unidades hospitalares terciárias revelaram uma prevalência de cerca de 20%. CONCLUSÕES: embora novos estudos sejam necessários para melhor caracterizar as peculiaridades que envolvem a magnitude da DPP no Brasil, as evidências disponíveis justificam uma atenção prioritária para os agravos à saúde mental materna no âmbito da saúde pública no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos Neto, Edson Theodoro dos, Adauto Emmerich Oliveira, Eliana Zandonade, Silvana Granado Nogueira da Gama, and Maria do Carmo Leal. "O que os cartões de pré-natal das gestantes revelam sobre a assistência nos serviços do SUS da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil?" Cadernos de Saúde Pública 28, no. 9 (September 2012): 1650–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2012000900005.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar a completude de informações sobre assistência pré-natal nos cartões de gestantes, segundo a cobertura do serviço de saúde pública: Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e unidade básica de saúde (UBS) tradicional, na Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil. Um estudo seccional selecionou aleatoriamente 1.006 cartões de puérperas em maternidades da região escolhida para a pesquisa. A completude dos cartões de pré-natal foi avaliada pelos critérios de Romero & Cunha, que mensuram a qualidade numa escala decrescente de excelente (incompletude < 5%) a muito ruim (incompletude > 50%). De forma geral, o preenchimento das informações nos cartões foi ruim (incompletude > 20%), contudo, no ESF o cartão é mais bem preenchido do que no PACS e nas UBS, principalmente para vacinação antitetânica (p = 0,016) e pesagem gestacional (p = 0,039). Concluiu-se que a qualidade da assistência pré-natal no SUS da Região Metropolitana da Grande Vitória encontra-se distante das políticas nacionais de saúde materno-infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ribeiro, Aridiane Alves, Cássia Irene Spinelli Arantes, Dulce Maria Rosa Gualda, and Lídia Aparecida Rossi. "Aspectos culturais e históricos na produção do cuidado em um serviço de atenção à saúde indígena." Ciência & Saúde Coletiva 22, no. 6 (June 2017): 2003–12. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017226.13362016.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo teve como objetivo interpretar os aspectos culturais e históricos subjacentes ao tecido social em que o cuidar é construído no contexto de atenção à saúde indígena. Trata-se de pesquisa interpretativa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Foi conduzida em 2012 em uma Casa de Apoio à Saúde do Índio (CASAI) do Mato Grosso do Sul, Brasil. Na coleta de dados utilizaram-se técnicas de observação sistemática, análise documental e entrevistas semiestruturadas com dez profissionais. Efetuou-se análise dos dados à luz da abordagem da Antropologia Social e da Saúde. Os conceitos antropológicos código social e etnocentrismo fundamentaram a intepretação dos resultados. Identificaram-se duas categorias: CASAI, um espaço entre a rua e a aldeia; Etnocentrismo e o cuidado em saúde indígena. O tipo de prática de saúde exercido e o código social vigente são interinfluenciáveis. No espaço social estudado, a lógica social vigente é da rua. A organização institucional e a valorização dos profissionais sobre o corpo biológico indígena são determinantes para construção do cuidado sob a ética da rua. As concepções dos profissionais revelam indícios de etnocentrismo no cuidado em saúde. Os trabalhadores empreendem, entretanto, olhar relativizado sobre os indígenas na CASAI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gamarra, Tatiana Pereira das Neves. "A produção acadêmica sobre a Agência Nacional de Saúde Suplementar: um olhar a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações." Saúde e Sociedade 26, no. 3 (September 2017): 712–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017169923.

Full text
Abstract:
Resumo A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde, e responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil. Embora tenha sido criada no ano de 2000, já existe considerável produção de estudos sobre a Agência, sendo pertinente conhecer o que abordam essas pesquisas. Nesta perspectiva, este artigo de revisão bibliográfica buscou analisar a produção acadêmica sobre a ANS existente na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Trata-se de pesquisa qualitativa que utiliza a técnica análise de conteúdo temática. Todos os estudos presentes na Biblioteca que abordem a ANS foram examinados. Para a seleção do material bibliográfico não foi realizado recorte temporal. Foram incluídas as teses e dissertações que apresentaram a expressão “Agência Nacional de Saúde Suplementar” em quaisquer dos campos de busca disponíveis. Foi possível identificar os principais temas existentes nestas produções acadêmicas: aspectos econômicos da regulação, aspectos político-jurídicos da regulação e aspectos relacionados à saúde da regulação; também foram discutidas as semelhanças e as diferenças de compreensão em relação à referida instituição reguladora. Concluiu-se que os temas identificados não se excluem, ao contrário, são complementares, indicando as diferentes facetas da instituição estudada. Além disso, a análise da produção acadêmica permitiu revelar diferenças de compreensão em relação à Agência, ora vista como instância de conciliação, ora considerada órgão burocrático e lento, e também como instituição que incentiva práticas de promoção à saúde e prevenção de doenças e melhoria da qualidade em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Maekawa, Rafael, Marly Monteiro de Carvalho, and Otávio José de Oliveira. "Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades." Gestão & Produção 20, no. 4 (November 5, 2013): 763–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2013005000003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é identificar as principais motivações, benefícios e dificuldades na certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 em empresas brasileiras. Adicionalmente investigaram-se as principais práticas de gestão da qualidade que dão suporte a este tipo de certificação e qual o seu relacionamento com outros tipos de sistemas, tais como a ISO 14001 (Gestão Ambiental) e a OHSAS 18001 (Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho). A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa tipo survey, cuja amostra conteve 191 empresas. As principais motivações para implementação da ISO 9001 identificadas foram: possibilidade de melhoria na organização interna, maior eficiência produtiva e maior confiabilidade na marca. A resistência dos funcionários foi apontada como a maior dificuldade. Já os principais benefícios obtidos foram: melhoria da qualidade nos processos e maior conscientização dos empregados em relação à qualidade. Os resultados revelam que os programas e ferramentas da qualidade mais utilizados são: 5S, brainstorming e diagrama de Ishikawa; enquanto os menos utilizados são: o Servqual e o QFD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Fernanda Rodrigues da, Liliam Deisy Ghizoni, and Magnus Luiz Emmendoerfer. "TRABALHO E SAÚDE: UM OLHAR SOBRE A INCIDÊNCIA DESSAS TEMÁTICAS NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS." Administração: Ensino e Pesquisa 16, no. 2 (June 30, 2015): 341. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.234.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetivou verificar nos currículos dos cursos de graduação em Administração de Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil a presença de conteúdos relacionados a trabalho e saúde, focados nas transformações do mundo do trabalho e nas vivências de prazer-sofrimento dos trabalhadores. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar de âmbito nacional, realizada em duas etapas: a primeira efetuada via internet junto aos sites das instituições e a segunda consistindo-se na aplicação de um instrumento com os professores dos cursos de Administração dessas Instituições. Os dados revelam que os alunos de Administração não estão preparados para lidarem com as implicações do dimensionamento da relação saúde e trabalho, conforme mostra o resultado da Escala Likert: muito preparados (1%), preparados (6%), razoavelmente preparados (32%), pouco preparados (50%) e nada preparados (10%). Os dados apontaram que os cursos de Administração abordam os conteúdos relacionados a trabalho e saúde ainda de forma limitada, pontual e dispersa. A pesquisa revelou que os cursos de Administração teriam a ganhar se dedicando mais à escuta das ciências humanas para a formação do administrador. Em linhas gerais, acredita-se que esta pesquisa contribuirá para a formação de futuros administradores menos alienados e mais preparados para lidar com as questões emblemáticas do mundo do trabalho e suscitará a discussão da necessidade de inserir e expandir, nos projetos pedagógicos, disciplinas direcionadas para desenvolver o olhar crítico dos novos gestores sobre as relações de trabalho na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Bispo, Paula Marília De Oliveira, and Carolina Villa Nova Aguiar. "SAÚDE E ADOECIMENTO PSÍQUICO DE PROFESSORES: ESTUDO SOBRE BURNOUT E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO." Revista Psicologia, Diversidade e Saúde 7, no. 1 (February 21, 2018): 10. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i1.1665.

Full text
Abstract:
A partir do percurso histórico da carreira docente no Brasil, percebe-se que a profissão docente encontra-se inserida em um contexto de profundas contradições: por um lado, o trabalho docente é protegido por leis que pretendem garantir seu reconhecimento e as adequadas condições para o seu exercício; por outro, trata-se de um trabalho exigente e complexo, que nem sempre tem as condições de trabalho asseguradas. O objetivo do presente trabalho foi identificar aspectos relacionados à saúde e ao adoecimento psíquico de professores de escolas particulares e públicas do estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo e de corte transversal. Participaram do estudo 60 professores, sendo a maioria do sexo feminino (83,3%) e pós-graduados (69,5%). O instrumento de pesquisa contou com escalas de Burnout e de Qualidade de vida no Trabalho (QVT) validadas para o contexto brasileiro. Os procedimentos de análise envolveram estatísticas descritivas e de comparação de médias. Os resultados apontaram que 35% dos participantes manifestaram a presença da Síndrome de Burnout. Com relação à análise da QVT dos docentes, obteve-se que a média geral foi de 3,16 (DP=0,66), o que pode ser considerado como um nível moderado. A análise conjunta dos níveis de Burnout e QVT permitiu a constatação de que professores que não apresentam a síndrome do Burnout têm uma tendência a apresentar melhor QVT. Tais achados revelam a interdependência de ambos os fenômenos. Acredita-se que a presente pesquisa traz resultados capazes de contribuir com futuras intervenções realizadas junto aos professores de organizações públicas e privadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Correia, Marcia Castilho, Bianca Marques Figueiredo Leal, and Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos. "Ferramenta gratuita para projetos sustentáveis: estudo de caso em laboratórios públicos de pesquisa em saúde." Ambiente Construído 21, no. 1 (January 2021): 217–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000100503.

Full text
Abstract:
Resumo Edifícios para laboratórios de pesquisa em saúde necessitam atender às regulamentações edilícias e a normas de biossegurança, conforme o tipo de laboratório proposto. No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um centro de referência em pesquisas em saúde, tem desenvolvido projetos que contemplam questões voltadas para a sustentabilidade. Revela-se uma tarefa difícil conjugar os requisitos de sustentabilidade para as edificações públicas com as imposições de biossegurança. O presente artigo visa investigar sobre o potencial de uso de uma ferramenta gratuita de avaliação de sustentabilidade no ambiente construído em projetos de laboratórios para pesquisa em saúde, que usualmente ocupam edificações públicas, e ainda considerar o atendimento aos requisitos da biossegurança, através de uma abordagem baseada em evidências. Para isso, utilizou-se um estudo de caso de um projeto para edificação laboratorial da Fiocruz que requer requisitos de segurança biológica de risco NB-3 e de sustentabilidade através da ferramenta de avaliação gratuita SBTool. A matriz de análise resultante indica que os ditames da biossegurança trazem restrições à concepção do projeto de laboratórios e ainda impõem limitações para a sustentabilidade. Apesar de algumas restrições, a ferramenta proposta poderá reduzir os gastos públicos com certificações comerciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Dos Santos Carvalho, Desirée, Elisabet Pereira Lelo Nascimento, and Gislene Henrique De Souza. "Desafios do dimensionamento da força de trabalho para a conformação da rede de atenção à saúde." Saúde Coletiva (Barueri) 11, no. 61 (February 1, 2021): 4818–27. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4818-4827.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este artigo visa identificar e analisar os desafios postos ao dimensionamento da força de trabalho para a conformação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), na perspectiva dos arranjos organizativos produzidos no Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo dos anos no Brasil. Método: Trata-se de ensaio teórico, sustentado por análise documental e revisão não sistemática da literatura, as normativas e publicações do Ministério da Saúde, materiais acadêmicos e científicos. Resultado: Revela que diversas formas de identificação das necessidades de força de trabalho estão descritas, no entanto, não foi identificado um método que considere a composição da RAS e/ou indicadores regionais como parâmetros nos cálculos de dimensionamento da força de trabalho. Conclusão: É imperativo ampliar pesquisas, divulgar mais experiências práticas sobre o tema e desenvolver metodologias de dimensionamento da força de trabalho que considerem a integração sistêmica dos serviços da RAS, as necessidades de saúde e o território.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Vollmer, Rayssa Bravo de Oliveira, Marcela de Abreu Moniz, Joana de Andrade Nobre Ferraz, Rayara Mozer Dias, Lídia Santos Soares, Brunno Lessa Saldanha Xaxier, Jane Baptista Quitete, et al. "Interface entre exposição química e riscos à saúde da criança: Conhecimento de graduandos de Enfermagem." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 3, 2021): e18710514796. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14796.

Full text
Abstract:
Introdução: O avanço nas políticas de prevenção e pesquisas em saúde ambiental infantil exige a qualificação de profissionais de saúde com conhecimentos e habilidades sobre riscos à saúde da criança da exposição a contaminantes químicos ambientais. Objetivo: Avaliar se estudantes de enfermagem identificam a relação entre fatores de exposição química e riscos à saúde da criança e se este conhecimento difere conforme o ano de graduação. Método: Estudo transversal com questionário aplicado a 120 estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal Fluminense, campus Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. A análise estatística envolveu o teste Qui-quadrado, exato de Fisher e Kruskal-Wallis. Resultados: Evidenciou-se diferença significativa no conhecimento dos estudantes entre os cinco anos de graduação sobre os seguintes fatores de exposição: amamentação, uso de drogas durante a gestação e solo com a presença de pesticidas. Destaca-se que, um número maior de alunos do terceiro ano concordou com as assertivas sobre tais fatores. Apesar do conhecimento sobre metilmercúrio ter se diferenciado estatisticamente entre os estudantes dos cinco anos, 44,9% não souberam opinar sobre este xenobiótico. Conclusão: Os participantes dos últimos anos do curso de graduação em enfermagem avaliado não demonstraram conhecimento adequado sobre alguns fatores de exposição química infantil indicando que o contexto formativo não tem ofertado atividades de ensino sobre este tema. Tal desconhecimento dos estudantes revela que a inclusão de conteúdos relativos à saúde ambiental infantil, especialmente da toxicologia, no currículo da enfermagem é fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pinho, Leandro Barbosa de, Luciane Prado Kantorski, Christine Wetzel, Eda Schwartz, Celmira Lange, and Juliana Graciela Vestena Zillmer. "Atividades terapeuticas: compreensao de familiares e profissionais de um centro de atencao psicossocial." Escola Anna Nery 17, no. 3 (September 2013): 534–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452013000300018.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: analisar a compreensão de familiares e profissionais de saúde mental sobre as atividades terapêuticas no cotidiano de um Centro de Atenção Psicossocial. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um Centro de Atenção Psicossocial do Estado de Santa Catarina, Brasil. RESULTADOS: As atividades terapêuticas, por exemplo, revelam o leque de possibilidades de atuação e imersão das práticas nas novas tendências de cuidado na área, assim como o risco de adoção de posturas verticalizadas e cristalizadas, mais compatíveis com modelos de atendimentos tradicionais, contra as quais a própria Reforma Psiquiátrica luta há mais de 20 anos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se que o estudo proporcione novos olhares sobre a Reforma Psiquiátrica no contexto estudado, de modo a problematizar os processos de trabalhos das equipes e a relação dos serviços com os usuários que atendem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Santos, Raul da Silveira, Francisco Pereira de Oliveira, Jair Cecim da Silva, Silvia Helena Benchimol Barros, João Plínio Ferreira de Quadros, and Elder José dos Santos Silva. "EXTRACTIVE RESERVES AND PUBLIC POLICIES INTENDED TO THE TRADITIONAL PEOPLES AND COMMUNITIES OF BRAZILIAN AMAZON." International Journal for Innovation Education and Research 8, no. 6 (June 1, 2020): 381–93. http://dx.doi.org/10.31686/ijier.vol8.iss6.2430.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo analisar, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, as políticas públicas desenvolvidas nas Reservas Extrativistas (RESEX [1]) da Amazônia brasileira, com foco principal em políticas educacionais e de saúde e reforma agrária. O principal referencial teórico-metodológico foi baseado na exploração da literatura, seguido de coleta de dados, em livros, documentos oficiais, artigos, teses e dissertações sobre o tema proposto. Posteriormente, foram realizadas análises de dados e produção textual. Os resultados revelam que, apesar das recentes melhorias, o Brasil ainda apresenta uma distribuição desequilibrada de sua riqueza ao considerar as populações rurais e florestais, principalmente em termos de direitos constitucionais como territorialidade, saúde e educação, decorrentes de decisões burocráticas que desconsideram o conhecimento dos povos tradicionais e comunidades. [1] Com o objetivo de maior clareza, leitura fluida e pesquisa facilitada, as siglas foram mantidas em seu idioma original, enquanto nomes próprios, planos e órgãos foram traduzidos pelos autores deste artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Moita, Galba Freire, Allan Claudius Queiroz Barbosa, and Vitor Manuel Reis Raposo. "Quality Saúde – uma adaptação transcultural multicêntrica dos constructos da escala Servqual de satisfação para o SUS, por translação de conhecimento de especialistas e usuários." Revista do Serviço Público 70, no. 2 (June 28, 2019): 325–64. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v70i2.3142.

Full text
Abstract:
O Conselho Federal de Medicina (2014, 2015) publicou pesquisas que revelaram umasuposta insatisfação de mais de 90% da população brasileira no que diz respeito à saúdepública e à suplementar. Em uma pesquisa bibliográfica integrativa sobre a mensuração dequalidade e satisfação do usuário de saúde no Brasil são tímidos os resultados obtidos, alémde não haver registros de padronização de sistemas de mensuração de qualidade e satisfaçãono SUS. Por sua vez, uma breve análise da escala proposta na iniciativa do Gespública(BRASIL, 2014) revela muita similaridade com as cinco dimensões e com as 22 questõesda escala original Servqual (PARASURAMAN et al., 1991ª ; BERRY et al., 1994), mas, não háevidências da validade na construção da escala de satisfação que compõe o IPPS. Objetivo:estudaram-se as questões da escala Servqual visando à validação de constructos (ideiasforças)representativos das 22 questões originais, no âmbito do SUS. Métodos: Os resultadosobtidos das respostas de 195 profissionais e 506 usuários, em três fases sucessivas (painelde especialistas, grupos Delphi e pesquisa de campo), foram objetos de análise descritiva ede significância estatística. Resultados/conclusões: os 40 constructos, 22 subdimensões e05 macrodimensões que surgiram e tiveram valorações médias acima do nível 3 (relevante)foram usados para análise inferencial, com rigor metodológico. As análises de confiabilidadee validade resultaram em um modelo final de 38 constructos, 15 subdimensões e quatromacrodimensões que podem, futuramente, basear a proposição de questões pertinentesem um instrumento avaliativo de qualidade percebida (satisfação) no SUS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Borges, Márcia Terezinha Trotta, and Regina Helena Simões Barbosa. "Confluindo gênero e educação popular por meio de uma pesquisa-ação para a abordagem do tabagismo feminino em contextos de vulnerabilidade social." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 17, no. 46 (August 23, 2013): 601–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832013005000013.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta resultados gerados por uma pesquisa-ação (PA) que abordou o tabagismo feminino em espaços populares. A proposta originou-se do diálogo entre os campos conceituais e metodológicos oriundos do feminismo e da educação popular, e teve por objetivo captar e compreender questões subjetivas e objetivas do universo feminino relacionadas ao fumar, tanto no âmbito familiar quanto no sociocomunitário. A PA capacitou seis moradoras de uma comunidade do Rio de Janeiro, Brasil, ex-fumantes, para desenvolveram um processo educativo que alcançou, de forma dialogada e participativa, mulheres, homens, jovens e crianças. Os resultados revelam como se constrói, por meio da práxis educativa dialógica, um conhecimento compartilhado sobre a saúde que resulta da integração entre saber acadêmico e saber popular, confirmando o potencial desta proposta de enfrentamento do tabagismo feminino nos contextos populares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santelle, Odete, Ana Maria Cavalcanti Lefèvre, and Ana Maria Cervato. "Alimentação institucionalizada e suas representações sociais entre moradores de instituições de longa permanência para idosos em São Paulo, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 23, no. 12 (December 2007): 3061–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2007001200029.

Full text
Abstract:
Foram analisadas representações sociais sobre alimentação entre moradores de instituições de longa permanência para idosos, para identificar condicionantes do comportamento alimentar que podem interferir no estado nutricional destes indivíduos. Realizada pesquisa qualitativa e exploratória em cinco asilos de São Paulo, Brasil. Participaram quarenta idosos de ambos os gêneros, sem distúrbios cognitivos, residentes nas instituições há seis meses ou mais. Foram selecionados vinte sujeitos desnutridos ou em risco de desnutrição e vinte sem risco de desnutrição. Foram utilizadas entrevistas com roteiro semi-estruturado e os dados analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que, na percepção dos idosos, a rotina alimentar institucionalizada, os cardápios rotineiros e a oferta insuficiente de hortaliças e frutas interferem negativamente no processo de alimentação. Os idosos reconhecem que a alimentação equilibrada melhora a saúde e a qualidade de vida. Revelam que a inapetência de alguns está relacionada a comidas que não agradam ao paladar, problemas de saúde e à assistência inadequada durante as refeições. Este estudo contribuiu para identificar fatores psicológicos e sociais que podem concorrer para a maior freqüência de desnutrição entre idosos institucionalizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Juliana Catarine Barbosa da, and Pedro de Oliveira Filho. "Produções discursivas sobre o trabalho em equipe no contexto da reforma psiquiátrica: um estudo com trabalhadores de Centros de Atenção Psicossocial." Estudos de Psicologia (Campinas) 30, no. 4 (December 2013): 609–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2013000400014.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva analisar as produções discursivas de trabalhadores de Centros de Atenção Psicossocial sobre o processo de atuação em equipe. Adota-se como abordagem teórico-metodológica a Psicologia Social Discursiva, uma abordagem construcionista no contexto da Psicologia Social. A opção por centrar os estudos nos trabalhadores em saúde mental deve-se ao fato de que, no Brasil, esses profissionais foram os precursores do movimento de Reforma Psiquiátrica. A pesquisa, de natureza qualitativa, contemplou 14 entrevistas semiestruturadas com profissionais de dois Centros de Atenção Psicossocial da cidade de Recife (PE). Delimitação de lugares, diluição de saberes e necessidade de formação profissional foram sentenças recorrentes durante as entrevistas. As falas aqui analisadas revelam equipes que se encontram permeadas por conflitos, tensões e possibilidades de construção de suas práticas profissionais. Tais falas apontam para a necessidade de dar visibilidade e fomentar discussões sobre as referidas práticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Leal, Cintia Barbosa, Ivanna Santos Silva, and Laurimary Caminha Veloso. "Perfil epidemiológico e incidência das vítimas de suicídios no Brasil." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 19, 2020): e7989109256. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9256.

Full text
Abstract:
A organização mundial de saúde (OMS) aponta que, o suicídio é uma das três principais causas de óbitos na população entre 15 e 44 anos presente em países desenvolvidos e em desenvolvimento. A taxa mundial de suicídio situa-se em torno de 11,5 óbitos por 100 mil habitantes. O suicídio caracteriza-se como o ato deliberado, consciente e intencional, por meio do qual o indivíduo provoca a própria morte que ocorre por uma convergência entre fatores psicológicos, biológicos e sociais que representa um grande problema de saúde pública em todo o mundo. O objetivo deste estudo foi analisar a tendência da mortalidade por suicídio nas regiões brasileiras no período de 2015 a 2018.Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, documental, retrospectiva, de caráter descritivo, com abordagem quantitativa sobre taxas de suicídios no Brasil ocorridas no período de 2015 a 2018. Os dados foram obtidos no Sistema de Informações no banco de dados oficial do SINAN, do DATASUS. Foi possível evidenciar que os adultos na faixa etária de 30 a 39 anos apresentam uma elevada taxa de óbitos por suicídio no país observando ainda que há uma significativa parcela entre jovens de 15 a 19 anos. O sexo masculino se destaca por cometer mais autoextermínio que o sexo feminino e quanto ao estado civil o solteiro apresenta uma taxa mais elevada quando comparado a pessoa casada. Os dados obtidos revelam que há uma necessidade urgente de medidas preventivas em relação ao suicídio, devido às proporções dos números de casos de óbitos em relação a esse ato deliberado provocado intencionalmente e voluntariamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santos, Gilney Costa, Patricia Constantino, Miriam Schenker, and Luzania Barreto Rodrigues. "O consumo de crack por mulheres: uma análise sobre os sentidos construídos por profissionais de consultórios na rua da cidade do Rio de Janeiro, Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 25, no. 10 (October 2020): 3795–808. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320202510.05842019.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo problematiza os sentidos construídos por profissionais de Consultórios na Rua (CnaR) sobre o consumo de crack por mulheres e suas implicações às práticas de cuidado. Pesquisa qualitatitava realizada junto a quatro equipes de CnaR (eCnaR) que atuam em três territórios do município do Rio de Janeiro, totalizando 25 profissionais. Produzidos a partir de grupos focais, os dados empíricos apontam para a diversidade de sentidos na compreensão do crack, entendido como a “droga da morte” ou a ‘pedra da felicidade’.A discussão e a análise dos dados revelam que o gênero é incorporado de modo controverso no cotidiano dos serviços: mesmo que os discursos sinalizem para diferenças nos padrões de consumo de crack entre homens e mulheres, no acesso e uso dos serviços psicossociais e na forma de obtenção da droga, as mulheres continuam sendo pensadas pela sua capacidade reprodutiva. Apontam, ainda, que mesmo nos serviços da rede assistencial de saúde, usuárias de crack são estigmatizadas: por serem mulheres que consomem crack e pela situação de rua. Sinalizam que impera na organização da rede de serviços o ideário da mulher-mãe. Advoga-se pelo imperativo da incorporação do referencial empírico-analítico dos estudos de gênero na política de atenção à saúde de usuários de crack.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Martins dos Santos, Maria Aparecida, Carlos Alberto Feliciano, Daniel Christante Cantarutti, Gabriel Pereira, and Giovana Carolina Sousa Oliveira Soares. "CAMPONESES ASSENTADOS NO PONTAL DO PARANAPANEMA NA DINÂMICA DA SUBORDINAÇÃO AO CAPITAL AGROINDUSTRIAL." PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho 20, no. 1 (June 7, 2019): 81–105. http://dx.doi.org/10.33026/peg.v20i1.6204.

Full text
Abstract:
A região do Pontal do Paranapanema, localizada no Oeste do Estado de São Paulo, possui 117 assentamentos rurais frutos do processo de Reforma Agrária, se configurando como uma das regiões do Brasil onde a questão agrária se torna mais latente, sobretudo pela concentração de assentamentos rurais e quantidade de família assentadas. Diante disso, nos chama a atenção as discussões sobre as formas de reprodução destas famílias camponesas, das quais destaca-se a subordinação ao capital agroindustrial, levando-os à integração por meio da produção de pepinos para conserva. Os resultados da pesquisa revelam a subordinação da renda e do trabalho das famílias mostrando como essa dinâmica de produção controla o tempo, a produção e o trabalho e como coloca em risco a saúde das famílias pela quantidade de agrotóxicos utilizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Barbosa, Lívia Mirelle, Hilka Tupinambá de Oliveira Brasil, Lucas Emmanuell de Morais Neves, Priscilla Sarmento Pinto, Lívia Maria Lopes de Oliveira, Caio Henrique Ribeiro de Lima, Jhony Herick Cavalcanti Nunes Negreiros, Manuelly Pereira de Morais Santos, Maria de Fátima Pinto Ribeiro, and José Rodrigues Laureano Filho. "Importância do Cirurgião-Dentista no âmbito hospitalar: revisão narrativa da literatura." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 30, 2020): e575997622. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7622.

Full text
Abstract:
Com o crescente interesse na interface entre saúde bucal e saúde geral, muitos estudos tem verificado o trabalho do cirurgião-dentista no suporte de pacientes em cuidados intensivos, entretanto o Brasil não tem acompanhado esta tendência. Logo, o objetivo desse trabalho é discutir a importância do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar, através de uma revisão sobre a temática. Foi realizada uma uma revisão da literatura, cuja coleta de dados foi realizada nas bases de dados MEDLINE, Scielo e LILACS, abrangendo publicações de 2000 a 2020, através da aplicação dos descritores em ciências da saúde “unidade hospitalar de odontologia”, “assistência odontológica”, “serviços de saúde bucal”, “controle de infecções” e “higiene bucal”, e os MeSH terms “dental service, hospital”, “dental care”, “dental health services”, “infection control, dental” e “oral hygiene”. Ao fim, 37 trabalhos foram incluídos nesta revisão. Os resultados da pesquisa demonstraram a atuação do cirurgião-dentista como membro da equipe hospitalar auxiliou na redução da mortalidade e do tempo de internação. Também verificou-se necessário em casos de internamentos longos, demandas por tratamentos de atribuição privativa ao cirurgião-dentista. Não obstante, vários estudos revelam a falta de padronização da metodologia de assistência bucal de pacientes hospitalizados, sendo o profissional que apresenta melhor indicação para eleboração de diretrizes e supervisão da equipe executora, o cirurgião-dentista. Conclui-se com os achados desta revisão corroboram, com evidências relevantes, sobre a necessidade da atuação do cirurgião dentista no âmbito hospitalar, bem como na padronização dessa assistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ferraz, Dulce Aurélia de Souza, and Maria Ines Battistella Nemes. "Avaliação da implantação de atividades de prevenção das DST/AIDS na atenção básica: um estudo de caso na Região Metropolitana de São Paulo, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 25, suppl 2 (2009): s240—s250. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2009001400006.

Full text
Abstract:
Desde os anos 1990, a incorporação da prevenção das DST/AIDS na atenção básica é internacionalmente recomendada. No Brasil, investimentos para essa incorporação vêm sendo feitos pelo Ministério da Saúde. Esta pesquisa realiza uma avaliação da implantação dessas atividades, mediante estudo de caso em profundidade, realizado numa unidade de saúde da família da Região Metropolitana de São Paulo. Analisam-se o conjunto das atividades da unidade e aquelas específicas de prevenção das DST/AIDS, por meio de observações diretas e entrevistas semi-estruturadas com profissionais do serviço. Verifica-se que o perfil tecnológico da unidade se assemelha ao dos tradicionais serviços da atenção básica brasileiros, apresentando limitado potencial de concretização do princípio da integralidade. Incorporam-se atividades de prevenção das DST/ AIDS, porém esvaziadas de importantes sentidos tecnológicos, como o diálogo e a atenção à singularidade dos usuários. Esta e outras características revelam um tensionamento entre as propostas tecnológicas do programa e o perfil tecnológico atual da atenção básica. Entretanto, a explicitação desse tensionamento pode favorecer a reflexão sobre novos valores no cotidiano da atenção básica, potencializando a concretização de arranjos tecnológicos mais integrais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santos, Karine David Andrade, Joilson Pereira da Silva, and Leonor María Cantera Espinosa. "Autocuidado das Profissionais da Assistência a Mulheres Vítimas de Violência." Revista de Psicologia da IMED 12, no. 2 (August 31, 2020): 22. http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2020.v12i2.3528.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve o objetivo de verificar as práticas de autocuidado nos níveis individual e institucional efetivadas por profissionais da assistência a mulheres em situação de violência. Com este propósito, foi aplicado um roteiro de entrevista com perguntas sobre estes aspectos em 12 profissionais de centros de atendimento a mulheres em situação de violência na cidade de Aracaju e do interior de Sergipe, no Brasil. Os achados remetem para a importância dos fatores socioculturais e econômicos nas práticas de cuidado em saúde, os prejuízos causados em nível coletivo e institucional da presença de um Estado distanciado das questões públicas, e revelam os conflitos e dificuldades de delimitação do papel do profissional da psicologia na área da assistência social. Assim, os resultados deste estudo apontam para o fortalecimento do debate dos papéis assumidos pela mulher, dos movimentos de políticas públicas e de construção de novos saberes para a atuação profissional do psicólogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Maffissoni, André Lucas, Carine Vendruscolo, and Fernanda Karla Metelski. "Redes de Atenção à Saúde: Movimentos do Ensino e Serviço Rumo à Efetivação do Modelo Assistencial." Ensaios e Ciência: C. Biológicas, Agrárias e da Saúde 21, no. 2 (November 7, 2017): 110. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2017v21n2p110-116.

Full text
Abstract:
Revisão integrativa da literatura, que objetivou caracterizar as produções bibliográficas sobre Redes de Atenção à Saúde no Brasil entre o período de 2005 e 2015. Na busca dos trabalhos, ocorrida em janeiro de 2016, utilizaram-se os termos: “Redes de Atenção à Saúde” e “Assistência à Saúde”, no portal Biblioteca Virtual em Saúde. Um total de 16 produções, que se relacionavam ao tema proposto foram selecionadas e divididas, em duas temáticas de discussão: “As Redes e sua implicação no modelo de atenção à saúde” e “A participação dos diferentes setores e sujeitos para a efetivação das Redes”. Os artigos discutem acerca das potencialidades, que um sistema operacionalizado na dinâmica de Redes pode trazer para a atenção em saúde, bem como revelam a importância do envolvimento do setor ensino no processo de construção e consolidação destas, em decorrência de sua função de notável importância nos processos formativos de futuros profissionais da saúde. As publicações também demonstram diversas dificuldades na concretização desse modelo de atenção, o que advém da falta de conscientização e adesão ao modelo, por parte dos sujeitos, que atuam diretamente ou indiretamente no Sistema de Saúde, incluindo-se profissionais, estudantes, professores, usuários e gestores. Foi encontrado um número limitado de artigos científicos, o que demonstra necessidade de ampliar as pesquisas na área.Palavras-chave: Redes de Atenção à Saúde. Assistência à Saúde. Educação em Saúde.AbstractIntegrative review of literature that aims to characterize the bibliographic productions about Health Care Networks in Brazil between the period of 2005 and 2015. The search of the articles, collected in January of 2016, included the terms “Health Care Networks” and “Delivery of Health Care”, on Health Library Virtual portal. An entire of 16 publications that were related to the proposed theme were selected and divided into two thematic discussions: “The impact produced by Networks on health care system” and “The participation of different sectors and people to the Networks establishment”. The articles discuss about the potential that an operationalized system in Networks dynamics can bring to health care as well as reveal the importance of the education sector involvement concerning the construction and consolidation of the same, due to their remarkable importance when it comes to theformation process of future health professionals. The publication also demonstrates several difficulties achieving this care model, which arise from the lack of awareness and accession to the model by the subjects that act directly or indirectly on the Health System, including professional, students, professors and managers. A limited number of scientific articles were found which shows the need to expand the researches in this area.Keywords: Health Care Networks. Health Delivery. Health Education.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Spezani, Renê dos Santos, Antonio Marcos Tosoli Gomes, Juliana de Lima Brandão, Livia Fajin de Mello dos Santos, and Carla Cristina Gonçalves. "Pensamentos de umbandistas da Cidade do Rio de Janeiro sobre a pandemia da COVID-19: interfaces entre religião, saúde e sociedade." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 26, 2020): e33691211154. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11154.

Full text
Abstract:
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da COVID-19, caracterizada pelo alto número de infecções e óbitos pelo mundo e, como o nível de conhecimento acerca do vírus ainda é baixo, é compreensível que as pessoas construam hipóteses, compartilhem crenças e pensamentos na sociedade, atravessados por várias áreas mediante as informações recebidas e difundidas. Neste sentido, a Umbanda no Brasil, com suas particularidades, cosmovisão e cosmogonia atuantes em situações de saúde e doença, demonstra saber próprio e capaz de orientar comportamentos e atitudes de seus fiéis através das crenças partilhadas, o que é relevante investigar. Para tanto, o objetivo deste estudo consiste em analisar o pensamento dos umbandistas da cidade do Rio de Janeiro sobre a pandemia da COVID-19 e sua influência quanto ao enfrentamento da doença. Assim, trata-se de pesquisa exploratória, realizada pelo Google Forms, com 100 participantes que moram no Rio de Janeiro, maioria mulheres, com idade média superior a 40 anos. Os resultados alcançados revelam que os participantes possuem crenças religiosas para compreender e explicar a pandemia da COVID-19 e a interação desta com a terra, os seres humanos, estágios de evolução do homem e do mundo em que habita, além de aspectos relativos à personificação do mal neste contexto. Contudo não atribuem à esfera da religião a solução exclusiva para o cenário atual, mas sim às descobertas científicas, as quais também norteiam suas práticas preventivas de saúde frente à pandemia e refutam as crenças de que o vírus foi criado em laboratório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Simone Martins da, and Adriane Ribeiro Rosa. "O IMPACTO DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO FATOR DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO." Revista Prâksis 2 (May 3, 2021): 189–206. http://dx.doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2446.

Full text
Abstract:
A pandemia de COVID-19 e as medidas de contingenciamento como o distanciamento social e a suspensão de atividades presenciais de ensino, apesar de imprescindíveis, podem desencadear maior desconforto emocional e aumento do risco de doenças psiquiátricas, em especial, entre os grupos mais vulneráveis. O objetivo desse artigo é discutir os efeitos da pandemia e das medidas de contingenciamento sobre a saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção de saúde e bem-estar. Para tal, será considerada uma abordagem narrativa, com recortes de pesquisas sobre a saúde mental dos estudantes durante a pandemia e excertos de normativas e diretrizes educacionais sobre as medidas de prevenção e de enfrentamento da COVID-19 às instituições de ensino. Esta revisão evidencia que um número expressivo de estudantes, de diferentes níveis e modalidades de ensino, tiveram que lidar com os efeitos psicológicos causados pela ruptura da rotina pessoal e suspensão do ensino presencial. Os efeitos se revelaram na forma de sentimentos de medo, solidão, angústia, alterações de sono que podem evoluir para sintomas de estresse, ansiedade e depressão. As normativas e diretrizes educacionais, que regulamentam os sistemas educativos no Brasil, evidenciam que a educação deve abranger processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho e nas instituições de ensino. Desta forma, concluímos que é papel das instituições de ensino elaborarem planos que contemplem objetivos de aprendizagem que minimizem os impactos psicológicos impostos pela pandemia, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Silva, Clenivaldo Pires da, Gustavo Kenji Doi Sakamoto, Mauricio Pires de Pontes, Ruan Rompato Vieira, Jean Paulo Silva Natal, and Helio Conte. "Os riscos ambientais no Brasil devido ao uso do defensivo Malathion Emulsão Aquosa - EA 44% no controle de Aedes Aegypti (Linnaeus, 1762) (díptera; culicidae): uma revisão." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 6 (July 6, 2020): 638–46. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.006.0051.

Full text
Abstract:
O mosquito Aedes aegypti (conhecido como mosquito da dengue ou pernilongo rajado), vem se espalhando em quase todo o planeta, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. O Aedes aegypti é o principal vetor de múltiplas doenças, como dengue, zika e chikungunya. Uma das estratégias em muitos municípios brasileiros na tentativa de combater esse mosquito é a utilização do ‘Fumacê’, um defensivo líquido que tem na sua principal composição Malathion em Emulsão Aquosa (EA) 44%. O presente estudo teve como objetivos identificar quais os efeitos negativos para seres vivos e meio ambiente devido ao uso inadequado do Malathion no combate ao mosquito da dengue. Foi realizado um levantamento nas bases de dados (PUBMED, Science Direct e Google Scholar), nos últimos cinco anos (2014-2018), usando as restrições ou combinações de termos: ‘Malathion’, ‘Malation’, ‘Malatião’, ‘Aedes aegypti’, ‘A. aegypti’, ‘Mosquito da Dengue’, ‘Inseticida’, ‘Organofosforado’, ‘Animais Nocaute’, ‘Intoxicação’. A pesquisa procurou identificar dados sobre riscos do uso inadequado do Malathion para a saúde humana, a toxicidade do defensivo, o impacto sobre o meio-ambiente, as alternativas de biorremediação e algumas opções biotecnológicas. Desta forma, o defensivo Malathion através de estudos in vivo em animais como: Cyprinus carpio (carpas); Rattus norvegicus (ratos Wistar) e testes in vitro com células de linhagens humanas mostrou efeitos tóxicos em baixas concentrações. Estes dados revelam a necessidade de mais estudos sobre este defensivo para melhor entendimento de seus efeitos sobre os seres vivos e o meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bursztyn, Ivani, Luiz Fernando Rangel Tura, and Jéssica da Silva Correa. "Acesso ao aborto seguro: um fator para a promoção da equidade em saúde." Physis: Revista de Saúde Coletiva 19, no. 2 (2009): 475–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312009000200013.

Full text
Abstract:
Intensos movimentos no sentido de reconhecer o direito da mulher de decidir sobre a interrupção da gravidez provocaram ampla legalização do aborto entre países do norte, enquanto nos demais, devido à legislação restritiva, persistem as práticas inseguras. Visando a contribuir para o debate corrente no Brasil, apresenta-se uma sistematização dos aspectos tratados na literatura especializada quanto às implicações para a saúde pública impostas pela restrição de acesso ao aborto seguro. Foram pesquisadas bases bibliográficas Pubmed e Lilacs, enfatizando-se aspectos psicossociais associados à prática do aborto inseguro. Utilizando-se a análise de conteúdo, identificaram-se quatro eixos temáticos: magnitude do aborto e seu impacto, observando-se que graves consequências que levam à internação e morte devido ao aborto são características dos países com restrição legal; aspectos psicológicos e as práticas contraceptivas entre as mulheres que já sofreram aborto, observando-se que as principais diferenças entre mulheres que abortam e as demais revelam uma maior dificuldade de adaptação aos métodos disponíveis; estratégias para redução de danos resultantes do aborto inseguro, observando-se que algumas medidas podem ser eficazes mesmo em vigência de restrição legal; e a implicação da bioética para a legalização do aborto, observando-se que a legalização depende, principalmente, da capacidade de as mulheres defenderem seus interesses na agenda política. Concluiu-se que a proibição do aborto, na prática, afeta as mulheres pobres de países pobres, perpetuando uma situação de negligência e iniquidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Oliveiraa, Vania Jesus Dos Santos de. "Caracterização das Produções Científicas Sobre Levantamento Etnobotânico de Plantas Medicinais: Revisão Integrativa." Ensaios e Ciência: C. Biológicas, Agrárias e da Saúde 21, no. 1 (July 4, 2017): 42. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2017v21n1p42-47.

Full text
Abstract:
Com a expansão da indústria farmacêutica, o consumo de plantas medicinais perdeu espaço, entretanto, os altos custos destes fármacos, contribuiu para o ressurgimento do uso de plantas medicinais. Este estudo tem como objetivo avaliar como se configura a produção científica sobre levantamento etnobotânico das plantas medicinais no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados: Lilacs e Scielo, totalizando 16 publicações nos últimos cinco anos. Os resultados revelaram que no ano de 2014 houve um acréscimo em pesquisas sobre levantamento etnobotânico, isto devido à grande importância que, atualmente, vem se dando para utilização de produtos naturais. Pode-se perceber que a maior concentração dos estudos ocorre na região Nordeste, em seguida aparece as regiões Norte, Sul e Sudeste. Quanto aos Estados, o destaque é para o Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Amazonas. Por meio da análise dos achados científicos, nota-se que a revista de Plantas Medicinais – RBPM apresentou uma maior frequência de artigos publicados sobre levantamento etnobotânico. A maioria dos artigos adotou a abordagem qualitativa, natureza descritiva e as entrevistas representaram o instrumento de coleta de dados mais utilizado. Conclui-se que ao analisar as evidências científicas sobre levantamento etnobotânico, observa-se que outras regiões do Brasil devem explorar esse tipo de pesquisa para favorecer o mundo científico com mais informações sobre plantas medicinais em todo Brasil. Entretanto, as metodologias utilizadas nos artigos sobre levantamento etnobotânico encontram-se adequadas quanto as abordagens e métodos escolhidos pelos pesquisadores, assim também como instrumento de coleta de dados.Palavras-chave: Medicina Tradicional. Educação em Saúde. Plantas Medicinais.AbstractWith the pharmaceutical industry expansion, the consumption of medicinal plants lost ground, however, the high costs of these drugs have contributed to the resurgence of the medicinal plants use. This study aims to evaluate the configuration of the scientific literature on ethnobotanical survey of medicinal plants in Brazil. This was an integrative review of the literature in databases: Lilacs and Scielo, totaling 16 publications in the past five years. The results revealed that in 2014 there was an increase in research on ethnobotanical survey, this is due to the great importance that has been given currently to the use of natural products. It is possible to notice that the highest concentration of studies occurs in the Northeast followed by North, South and Southeast. As for the states the highlight is to Ceara, Minas Gerais, Rio Grande do Sul and Amazonas. By analyzing the scientific findings, it is realized that the magazine of Medicinal Plants - RBPM showed a higher frequency of articles published on ethnobotanical survey. Most of the articles adopted the qualitative approach, descriptive and the interviews represented the most widely used data collection instrument. It is concluded that when analyzing the scientific evidence on ethnobotanical survey, it is observed that other regions of Brazil should explore this kind of research to promote the scientific world with more information about medicinal plants throughout Brazil. However, the methodologies used in the articles on ethnobotanical survey are suitable regardingthe approaches and methods chosen by the researchers, as well as data collection instrument.Keywords: Traditional Medicine. Health Education. Medicinal Plants
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Niquini, Roberta Pereira, Sonia Azevedo Bittencourt, Elisa Maria de Aquino Lacerda, Claudia Saunders, and Maria do Carmo Leal. "Atencao nutricional no pre-natal de baixo risco do Sistema Unico de Saude: teoria e modelizacao." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 13, no. 4 (December 2013): 345–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292013000400007.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: descrever a teoria da atenção nutricional no pré-natal de baixo risco da rede do Sistema Único de Saúde. MÉTODOS: estudo avaliativo cujo referencial teórico foi o Modelo de Avaliação de Implementação de Love (2004), em seu terceiro estágio (oferta da intervenção). A análise de cobertura foi realizada com base em dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde de 2006 e a de componentes contemplou a elaboração dos modelos causal e lógico-operacional. RESULTADOS: a cobertura da atenção pré-natal mostrou-se quase universal no Brasil. Entretanto a não participação em processos da atenção pré-natal e nutricional relacionou-se à maior vulnerabilidade socioeconômica. A magnitude elevada de distúrbios nutricionais gestacionais e o encadeamento lógico das causas presumidas desses distúrbios e de suas consequências ressaltam a pertinência em intervir na ingestão nutricional das gestantes, dada a capacidade que se tem de agir sobre essa causa e a eficácia/efetividade demonstrada das ações. Quanto ao mérito do modelo lógico-operacional, entendeu-se que se a estrutura e o processo da atenção nutricional forem adequadamente implementados pode-se chegar aos resultados esperados. CONCLUSÕES: a descrição da teoria da intervenção e sua modelização revelam-se como etapas fundamentais à avaliação da implementação da atenção nutricional no pré-natal, na busca por seu aprimoramento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Paes, Luciana Braz de Oliveira, and Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler. "A cesariana em microrregião do interior paulista: uma realidade assustadora." Enfermagem Brasil 15, no. 6 (December 26, 2016): 285. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v15i6.713.

Full text
Abstract:
A resolução do parto por cesárea constitui-se em problema amplamente discutido no Brasil e na região que abrange uma microrregião do estado de São Paulo - da Divisão Regional de Saúde XV (DRS XV), já que inclui municípios com os maiores índices de cesárea do Brasil e, consequentemente, do mundo. Como em outras localidades brasileiras, várias questões são aventadas para explicar os índices abusivos de cesárea nesta região paulista, em especial nos setores de saúde suplementar e em nível particular.Ocorre o desrespeito às indicações obstétricas e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que desde 1985 publicou que não há justificativa para índices superiores a 10-15%, em qualquer país, estado, região, município ou instituição de saúde. Recentemente, pela Portaria Nº 306, de 28 de março de 2016, foram aprovadas as “Diretrizes de Atenção à Gestante: a operação cesariana”, definindo a taxa de cesariana no Brasil entre 25%-30%.Na microrregião em foco não temos tais taxas de partos normais nem no sistema público de saúde (SUS), evidenciando-se um aumento crescente nas taxas de cesariana, muitas vezes induzindo-se a mulher e família para conseguir meios financeiros para financiamento desta cirurgia. Que se dirá, então, do sistema privado de atenção em obstetrícia, com índices que se aproximam de 99% de nascimentos por cesariana.Vale apresentar o perfil das mulheres que realizam a cesárea, a maioria de forma eletiva: faixa etária de 20 a 34 anos; 6 a 7 consultas de pré-natal; casadas ou com companheiro; maior nível de escolaridade e de recursos financeiros; sem problemas obstétricos.É preocupante verificar que o maior acesso ao pré-natal não reduziu o número de cesarianas, que esta cirurgia teve um aumento progressivo e se tornou quase absoluta no setor privado de atenção obstétrica; que estão aumentando os índices de cesárea no SUS e mesmo com todas as evidências, há dificuldades de atuação do enfermeiro obstetra.As publicações científicas sobre este assunto são unânimes em destacar a cesariana eletiva como uma vergonha nacional e sobre a necessidade de ações e intervenções para coibir essa prática e de promover a formação e (re)inserção da enfermagem obstétrica, com vistas à humanização do nascimento e alcance de maiores índices de parto normal.Dados de pesquisa em todo o país mostram a influência médica e familiar na decisão pela cesárea, os fatores socioeconômicos que são decisivos para sua indicação e realização e a precariedade da assistência pré-natal. Interagem e se emaranham interesses econômicos, corporativistas de conveniência/interesse/poder médico e a “preferência” da mulher.Emerge neste contexto as lacunas na qualidade da assistência ao nascimento que revelam caminhos de violência obstétrica, da medicalização que negligencia ou impede o trabalho em equipe, o abuso de intervenções e de uso de tecnologias desnecessárias e também a não valorização ou desvalorização da participação do enfermeiro obstetra na condução do trabalho de parto ao menos. Como explicar a perpetuação de uma prática em um país com tantos problemas na atualidade, não permitindo ações humanizadoras que desonerariam a atenção obstétrica e devolveriam ou propiciariam à mulher o protagonismo do parto. Legislações neste aspecto existem em grande número, mas são descumpridas sem maiores responsabilizações.Percebe-se que o momento atual de resolução do parto na região da DRS XV estudada é mais crítico do que seria possível imaginar e que é preciso juntar forças para modificação de comportamentos e usar de estratégias que viabilizem resultados alentadores, com foco na humanização do nascimento.São necessárias estratégias e ações a serem implementadas embasadas em pesquisas sobre questões sociais, econômicas, possibilidades de espaços de atuação, agentes envolvidos e determinação das competências de cada um, deixando claro o que é privativo e o que é compartilhado e que a mulher/família são os protagonistas nesse contexto. Cabe não esmorecer na luta pela enfermagem obstétrica: a cada um o seu papel, a todos a responsabilidade do agir profissional ético, legal e humanístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Lucca, Alessandra, and Elizabeth Aparecida FS Torres. "Condições de higiene de "cachorro-quente" comercializado em vias públicas." Revista de Saúde Pública 36, no. 3 (June 2002): 350–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102002000300015.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi identificar situações nas quais existiam riscos de alimentos preparados e comercializados em vias públicas (cachorro-quente) estarem ou se tornarem contaminados (pontos críticos) e estabelecer um método de controle para prevenir o perigo de contaminação de alimentos (pontos críticos de controle). Os dados foram coletados em 20 pontos de venda, na região de Cerqueira César, por meio de entrevistas, preenchimento de questionários, observação das práticas de manipulação e armazenamento dos alimentos, bem como medição da temperatura (produtos cárneos) e pH (molhos). Os resultados indicaram que, em 30% dos estabelecimentos, as condições de higiene foram consideradas péssimas ou regulares. As preparações à base de carne e frango e o purê de batata foram consideradas de alto risco. Tais observações revelaram técnicas higiênico-sanitárias inadequadas para o preparo dos lanches e falta de conhecimentos básicos sobre manipulação e higiene dos alimentos, razão pela qual tais alimentos representam um problema de saúde pública. Devido à escassez de pesquisas na literatura científica e de dados oficiais sobre o comércio de alimentos de rua no Brasil, propõe-se que estudos adicionais sejam feitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Oliveira, Mariana Fraga, Mariana Barros Sucupira Contino, and Luiz Antonio Dos Anjos. "Tendência do estado nutricional da população idosa brasileira de 1989 a 2009." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, no. 1 (January 5, 2017): 58. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.384.

Full text
Abstract:
O declínio das taxas de fecundidade e mortalidade vem aumentando progressivamente a proporção de idosos no Brasil, demonstrando a necessidade de se melhorar o conhecimento a respeito desta população. Estudos populacionais indicam que o estado nutricional (EN) da população jovem e adulta brasileira vem se modificando ao longo dos anos para um quadro de redução da desnutrição e aumento do sobrepeso/obesidade. O presente estudo tem como objetivoavaliaro ENda população idosa brasileira, com base na Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN) realizada em 1989 e na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) realizada em 2008-2009. Os dados da POF pertinentes à presente análise (idade, sexo, macrorregião, renda, habitação, massa corporal e estatura) foram obtidos dos microdados disponíveis no site do IBGE. Para que fosse possível a comparação entre os dados das duas pesquisas, utilizou-se os métodos sobre avaliação realizada nos dados da PNSN por Tavares & Anjos (1999), de onde se obteve os resultados da PNSN. O EN foi estabelecido pelo Índice de Massa Corporal, calculado como massa corporal dividida pelo quadrado da estatura, seguindo os pontos de corte da OMS (WHO, 1995). A idade foi estratificada em faixas de 5 anos a partir dos 60 até os 80 anos, sendo agrupadas numa única faixa após esta idade. Os dados foram processados no SAS, considerando a amostragem complexa das pesquisas com o uso dos respectivos pesos amostrais calibrados para representar a população brasileira. Na PNSN foram 4277 idosos com dados válidos que representavam 10229403 indivíduos. Do total, 47,4% eram homens. Na POF foram analisados dados de 20099 idosos, representando 21341727 indivíduos, sendo 44,5% homens. Havia mais mulheres em todas as faixas etárias e mais da metade da população estudada se concentrou na faixa de 60-69,9 anos em ambas as pesquisas. Em ambas as pesquisas observou-se que o percentual de sobrepeso Grau II e III foi maior entre as mulheres. A prevalência de magreza foi maior na PNSN em todas as faixas etárias, ao contrário da prevalência de sobrepeso, que foi maior na POF. Quando analisada por macrorregião, a prevalência de sobrepeso foi maior no Sul, Sudeste e Centro-Oeste em relação ao Norte e Nordeste, ao contrário da magreza, que foi maior os dois últimos. A área rural se destacou nas prevalências de magreza e adequação. O percentual de magreza foi inversamente proporcional à renda média domiciliar per capita e às condições de moradia em ambas as pesquisas. O presente trabalho pôde confirmar a transição nutricional no Brasil entre os idosos. Os dados da PNSN, de 1989, apresentam uma população idosa cujo estado nutricional é majoritariamente adequado, com prevalências de magreza e sobrepeso pouco preocupantes. Em contrapartida, os dados da POF de 2008-09 revelaram uma população com tendência ao sobrepeso e menores prevalências de magreza. Este achado se assemelha ao achado para a população brasileira mais jovem e requer planejamento do setor de saúde para enfrentá-lo adequadamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Campestrini, Niliana Teixeira de Faria, Bárbara Munhoz Da Cunha, Prescila Mota de Oliveira Kublitski, Léo Kriger, Pablo Guilherme Caldarelli, and Marilisa Carneiro Leão Gabardo. "Atividades educativas em saúde bucal desenvolvidas por cirurgiões-dentistas com escolares: uma revisão sistematizada da literatura." Revista da ABENO 19, no. 4 (December 25, 2019): 46–54. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.886.

Full text
Abstract:
Promover saúde bucal por meio da educação é uma estratégia possível de ser realizada por profissionais da área odontológica. No entanto, é tarefa desafiadora no que se refere à garantia de uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e de hábitos de vida. Esta revisão sistematizada teve como objetivo abordar o papel do cirurgião-dentista enquanto educador, capaz de atuar em ações voltadas para escolares, e em seguida fazer uma reflexão acerca do processo de formação profissional nesse contexto. Foram consultadas as bases LILACS e BBO via Biblioteca Virtual em Saúde e SciELO, com busca restrita para publicações entre os anos de 2009 a 2019, em língua portuguesa e realizadas no Brasil. Os descritores empregados foram educação, criança, saúde bucal e Odontologia. Foram selecionados e analisados nove artigos, os quais contemplavam atividades educativas em saúde bucal para crianças em escolas. Adicionalmente, foi feita uma reflexão sobre a capacitação do cirurgião-dentista, com base na nas Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia. Observou-se que a ações educativas são de suma importância para as crianças, com impactos positivos em suas vidas, em condições clínicas e comportamentais. De modo reflexivo, coube um olhar crítico à fragilidade do que ainda é proposto durante a formação do cirurgião-dentista, mesmo mediante propostas curriculares atuais que almejam a expansão de competências e habilidades para fora do ambiente clínico. Concluiu-se que as pesquisas consultadas revelaram o aspecto positivo das ações em saúde bucal executadas. Contudo, sabe-se que, apesar do atual cenário estimulado por novas propostas curriculares, aos cirurgiões-dentistas ainda é custosa a transposição de barreiras que permitam maior engajamento em atividades educativas, que aqui foram reveladas como essenciais para o público escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

De Aquino Alves, Joyce Amâncio. ""A Violência não nos pertence, nós somos vítimas dessa violência": discursos sobre o genocídio da população negra em Recife-PE." Conexão Política 8, no. 1 (September 10, 2019): 29. http://dx.doi.org/10.26694/rcp.issn.2317-3254.v8e1.2019.p29-48.

Full text
Abstract:
A discussão sobre o genocídio da população negra tem sido intensificada a partir da luta antirracista dos movimentos negros no Brasil, que buscam apontar a desigualdade e a violência que os atingem na sociedade. Nessa perspectiva, os discursos sobre o genocídio da população negra aparecem sob a forma de protesto político e a militância antirracista tem buscado evidenciar o fenômeno de violência e exclusão que definem as condições desse segmento na História Brasileira. É a partir da ideia do Mito da democracia racial e de um colonialismo ainda não rompido que a interpretação das estatísticas de mortes das vidas negras e dos índices de acessos à saúde, educação, moradia, entre outros, revelam a condição do ser negro. A nossa pesquisa busca compreender a construção dos discursos sobre o genocídio da população negra no cenário de Recife-PE. A partir dos discursos, identificamos os posicionamentos dos sujeitos sociais através do aporte teórico pós-colonial e da análise crítica do discurso na perspectiva de Teun Van Dijk, analisando os mecanismos mais ou menos sutis pelos quais o sistema de dominação racial é reproduzido. Por meio de entrevistas, foi possível perceber os elementos que compõem e constroem os discursos sobre o genocídio da população negra pautados numa desmistificação da igualdade racial. Aponta-se que os discursos analisados estabelecem duas principais matrizes sociais discursivas: as raízes do Colonialismo português e o Mito da Democracia Racial que se apresentam sob uma rede de significados, denunciando que não rompemos com esses fundamentos e que a democracia racial já tensionada se encontra em crise a partir dos discursos evidenciados no cenário político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Val, Alexandre Costa, Leonardo Mendes Mesquita, Vinícius de Abreu Rocha, Hugo Alejandro Cano-Prais, and Gustavo Meirelles Ribeiro. "“Nunca Me Falaram sobre Isso!”: o Ensino das Sexualidades na Perspectiva de Estudantes de uma Escola Federal de Medicina." Revista Brasileira de Educação Médica 43, no. 1 suppl 1 (2019): 108–18. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190140.

Full text
Abstract:
RESUMO Estudantes e profissionais de saúde se mostram embaraçados ao se depararem com questões relativas às sexualidades de seus pacientes. Diante disso, não é incomum o estabelecimento de uma relação superficial, erros no diagnóstico e a impossibilidade de condução do tratamento. Pesquisas indicam que essa dificuldade decorre de uma formação inadequada dos profissionais, especialmente no que diz respeito ao cuidado de grupos vulneráveis, cujas experiências extrapolam os marcos heteronormativos hegemônicos que delimitam o campo sexual. No Brasil, poucos estudos buscaram compreender como esse assunto é tratado no ensino médico. Esta investigação se debruçou sobre essa questão e teve como objetivo conhecer, na perspectiva de estudantes de uma escola federal de Medicina, como os aspectos relacionados às sexualidades e aos gêneros são abordados em suas graduações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 estudantes do último ano do curso. As falas foram gravadas, transcritas e examinadas por meio da análise de conteúdo. O diálogo entre as categorias empíricas que se sedimentaram ao longo da investigação e a literatura revelaram dificuldades dos alunos em lidar com um tema que não pode ser completamente apreendido por um saber técnico e operacional. A ideia de que não se fala sobre o assunto no curso de Medicina contribui para velar o fato de que se fala (e se fala muito) sobre tais questões. A abordagem, no entanto, se dá por um viés organicista, que contribui para a manutenção da crença em categorias binárias, naturalizadas e essencializadas, que reforçam as normas que regulam o campo da sexualidade. Apostando no protagonismo de todos aqueles envolvidos no ensino médico, discute-se, finalmente, a necessidade de alterações qualitativas no currículo que possibilitem a construção de novas formas de conhecimento e de atuação. Formas que, valorizando experiências, saberes e práticas pedagógicas diversas, possam romper com as dicotomias e com as hierarquias hegemônicas, transformando positivamente a realidade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva, Francisca Fabiana da, and José Carlos Martins da Silva. "Uma experiência de formação para a participação social." Trilhas Filosóficas 10, no. 1 (July 12, 2018): 67–84. http://dx.doi.org/10.25244/tf.v10i1.3063.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente trabalho configura-se como um estudo acerca da atuação da Pastoral da Criança no controle social das políticas públicas de saúde, especificamente no desenvolvimento de processos de formação que favorecem a participação social e o exercício da cidadania, que constituem práticas fundamentais para a construção da sociedade do Bem Viver. As atividades realizadas pelos voluntários, capacitados pela Pastoral da Criança, nos espaços políticos e sociais, semeiam esperança junto a um povo sofrido, esquecido pela sua condição social, ao mesmo tempo que fortalecem a comunidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que analisamos a ação da entidade à luz dos materiais educativos produzidos para formação e acompanhamento dos agentes voluntários. Como pressupostos teóricos utilizamos, entre outros, os estudos de Gonh (2011), Pastoral da Criança (2000, 2008) e Nascimento (2006). Os resultados revelam que as ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança aliadas à participação política dos voluntários, nos conselhos municipais de saúde e na comunidade, contribuem para a melhoria das políticas públicas de saúde e se constituem como práticas sociais efetivas de construção da cidadania. Palavras-chave: Formação; Participação Social; Saúde; Cidadania. Abstract: The present work is a study about the performance of Pastoral da Criança in the social control of public health policies, which are fundamental practices for the construction of the society of well live. The activities carried out by volunteers, trained by Pastoral da Criança, in the political and social spaces, hey sow hope together with the suffering people, forgotten by their social condition, at the same time that they strengthen the community. This is a qualitative research, in which we analyze the action of the entity in the light of the educational materials produced for training and follow-up of volunteer agents. As theoretical presuppositions, we use, among others, the studies of Gonh (2011), Pastoral da Criança (2000, 2008) and Nascimento (2006). The results show that the actions developed by Pastoral da Criança, together with the political participation of the volunteers, in the municipal health councils and in the community, contribute to the improvement of public health policies and constitute effective social practices for the construction of citizenship. Keywords: Formation; Social Participation; health; Citizenship. REFERÊNCIAS BRASIL. Constituição (1988). Constituição Federal. República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. _____. Ministério da Saúde. Secretaria da Atenção à Saúde. Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1990. CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Fraternidade e Política: justiça e paz se abraçaram: Manual/CNBB. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1996. ______. Compêndio da doutrina Social da Igreja / Pontifício Conselho “justiça e paz”. 4 ed. São Paulo: Paulinas, 2008. GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo: Cortez, 2011. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010: população residente, resultados do universo segundo mesorregiões, microregiões, municípios, distritos, subdistritos e bairros: Rio Grande do Norte. [online]: IBGE, 2010. Disponível em: <http://www.ibge.com.br>. Acesso em: 03 jan. 2014. ISTITUTO GOVERNAR. Revista Governar Cidades. Ano 1. n.O1, p. 8-16, fev. 2010. NASCIMENTO, José Mateus. Um Evangelho segundo a Pastoral da Criança: por uma pedagogia de sobrevivência. 2006. 265f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2006. PASTORAL DA CRIANÇA. Guia do líder da Pastoral da Criança: Para países de língua portuguesa. 22. ed. Curitiba. 2000. _____. O Articulador junto ao conselho de saúde. Curitiba: [s.n.], 2008. (Série Participação e Controle Social). REIMBERG, Cristiane Oliveira. Dois olhares sobre a relação entre jornalismo e a Pastoral da Criança: a comunicação popular do jornal da entidade e a cobertura jornalística da Folha de S.Paulo. São Paulo. 164f. Monografia (Especialização em Jornalismo Social) - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2006.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Moreira, Reginaldo. "O corpo pesquisador e o corpo pesquisado." Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 5, no. 1 (January 13, 2021): 636–48. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2018v5.p636.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é revelar a entrada do extensionista pesquisador/cartógrafo, do campo da comunicação popular e comunitária, no território trans. Quais as implicações e afetos múltiplos geram no corpo pesquisador e no corpo pesquisado, que também é pesquisador e vice-versa. A via de mão dupla dessas pesquisas concomitantes e a permissão das ativistas do movimento social, para nossa entrada no campo. A pesquisa se dá a partir das ações de extensão do Projeto “Plataformas Digitais: a produção comunitária de novas narrativas alternativas ao discurso hegemônico, como dispositivo de produção de novos sentidos”, em curso na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo é a construção coletiva de um programa de rádio, cuja narrativa seja contra hegemônica à narrativa produzida pela grande mídia, que via de regra, as estigmatiza. Descobrir cada potencialidade na construção de uma nova narrativa, que possa interferir na construção de uma nova imagem das transexuais e travestis da cidade de Londrina, cidade do interior do Estado Paraná, interferindo no imaginário social acerca desta população. Para tanto a pesquisa utiliza-se da proposta metodológica da Cartografia Sentimental, de Sueli Rolnik, que se inspira na fonte cartográfica de Deleuze e Guattari. Toda inserção, afetações e agenciamentos, se transversalizam a partir do corpo pesquisador ao encontro com os corpos vibráteis e rizomáticos das trans, participantes do Coletivo Elity Trans. A metodologia teórica-pragmática-poética, da cartografia sentimental, possibilita que o pesquisador/cartógrafo narre em primeira pessoa as implicações com o campo. O processo de produção do programa de rádio já dura dez meses e os quatro primeiros programas para web rádio acabaram de ser finalizados. A produção de uma rádio revista eletrônica, denominada “É BABADO, KYRIDA!” é resultado de um processo de participação democrática, que reuniu as trans, os ativistas do Grupo Elity Trans, docentes e discentes da Universidade Estadual de Londrina e de outras universidades, tendo como eixo norteador a saúde integral da população trans e garantindo seu protagonismo. A narrativa alternativa em rádio visa revelar a diversidade de pontos de vista das pessoas trans sobre a realidade. O Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo, cuja expectativa de vida é de 35 anos. Diante destes dados alarmantes, o programa visa contribuir com a prestação de serviço à toda sociedade, esclarecendo sobre os direitos desta população, a fim de diminuir os estigmas sociais impostos e mostrar como pode ser rica a convivência com as diferenças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Souza, Niciane Maria de Paula, Deborah Santos Pereira, Miriam Silva Inácio Alves, Rêne Mary de Queiroz Carvalho, and Natália de Cassia Horta. "ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS, SOBRECARGA E QUALIDADE DE VIDA DO CUIDADOR DE IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER." Percurso Acadêmico 10, no. 19 (April 6, 2020): 42–57. http://dx.doi.org/10.5752/p.2236-0603.2020v10n19p42-57.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve por objetivo analisar os fatores, especialmente os socioeconômicos, presentes no núcleo familiar que possa influenciar no cuidado da pessoa com diagnóstico médico de doença de Alzheimer (DA). Trata-se de estudo de caso transversal e exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram 10 cuidadores principais, 2 cuidadores secundários e 10 indivíduos com DA adscritos em uma Unidade Básica de Saúde, do município de Betim, Minas Gerais. Na pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta: a Escala de Sobrecarga de cuidadores de Zarit, o Questionário Critério de Classificação Econômica Brasil, a entrevista com roteiro semiestruturado e o diário de campo do pesquisador sendo feita análise de conteúdo dos achados. A pesquisa foi aprovada e submetida pelo Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Minas. Os achados da pesquisa revelam que o aspecto sócio econômico influencia na maneira que são realizados os cuidados aos idosos com Doença de Alzheimer. Torna-se necessário que um membro do núcleo familiar assuma o cuidado ao idoso adoecido por dificuldades para contratar profissionais cuidadores, tido como cuidador informal. O perfil desse cuidador é majoritariamente do sexo feminino em idade adulta e com baixa escolaridade. O cuidado é realizado em longos períodos, sem auxílio para a divisão das tarefas, sem capacitação e com poucos recursos financeiros, o que leva à sobrecarga do cuidador e um cuidado fragilizado. Os desafios enfrentados nesse processo de cuidar são múltiplos indo desde a falta de conhecimento sobre a doença até a falta de políticas de cuidado de longa duração que subsidiem a assistência a essas famílias. O estudo revelou a necessidade premente de apoio ao cuidador, especialmente aos cuidadores familiares, prevalente no contexto brasileiro, que tem vivido em um grau de sobrecarga de moderada a severa, com repercussões em sua qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Banna, Simone Costa, and Jaqueline Bulgarelli. "Custos de cuidados de saúde no SUS na atenção terciária em oncologia." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 12, spec (May 25, 2021): 1–2. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v12.1064.

Full text
Abstract:
Estudos na literatura revelam que o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer no Brasil é marcado pelas imensas desigualdades de oferta da assistência especializada, demora no diagnóstico e início do tratamento. Em relação à atenção terciária, a concentração dos recursos diagnósticos e terapêuticos, desejável para garantir maiores volumes e melhor qualidade do atendimento, muitas vezes impõem extensos deslocamentos a uma parcela considerável da população, sendo que, serviços especializados de cirurgia, radioterapia e quimioterapia estão concentrados nas cidades grandes, fazendo com que esta proporção considerável de pacientes que moram distantes desses serviços, estejam suscetíveis a uma menor sobrevida. O diagnóstico tardio revela a carência na quantidade e qualidade de serviços oncológicos fora das grandes capitais, assim como a baixa capacitação profissional na atenção oncológica, a incapacidade das unidades de saúde em absorver a demanda e as dificuldades dos gestores municipais e estaduais em definir e estabelecer um fluxo nos diversos níveis assistenciais. Em um país com as dimensões do Brasil, a distribuição desigual da população e dos serviços de saúde no território marca um desafio a ser enfrentado. Garantir o acesso da população aos diferentes níveis assistenciais é um dos sentidos atribuídos à integralidade através do artigo 196 da Constituição de 1988, que trata a saúde como direito de todos e dever do Estado, mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos. Conforme os termos do artigo 195, os custos de cuidados com a saúde devem ser realizados através de recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. A vigente Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (Portaria 874/2013- GM/MS) busca contemplar em todas as unidades federadas ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, e apresenta a necessidade do cuidado integral ao usuário na Rede de Atenção à Saúde e estabelece que o tratamento do câncer seja realizado em estabelecimentos de saúde habilitados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ou como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) de forma regionalizada e descentralizada, atuando de forma organizada e articulada com o Ministério da Saúde (MS) e com as Secretarias de Saúde dos estados e municípios. Desta forma, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) que atua como órgão técnico e normativo do Ministério da Saúde (MS) no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e controle do câncer no Brasil estimou no biênio 2019--2020, o surgimento de aproximadamente 600 mil novos casos de câncer no país, com exceção do câncer de pele não melanoma. Sendo que os tipos de câncer mais incidentes em homens serão próstata (31,7%), pulmão (8,7%), intestino (8,1%), estômago (6,3%) e cavidade oral (5,2%) e nas mulheres os com maior incidência serão os cânceres de mama (29,5%), intestino (9,4%), colo do útero (8,1%), pulmão (6,2%) e tireóide (4,0%). Em 2017, o custo total com tratamento de câncer no Brasil, foi de R$ 4,5 bilhões, sendo 48% deste valor destinado à quimioterapia, 10%, radioterapia e 7% na hormonioterapia. Os gastos com esses tratamentos totalizaram R$ 2,9 bilhões neste ano, enquanto procedimentos hospitalares chegaram a R$ 1,1 bilhão, representando 25% das despesas. No ano de 2018, R$ 4,6 bilhões, sendo que quimioterapia representou 49% das despesas, enquanto radioterapia e hormonioterapia ficaram responsáveis por 10% e 6% dos gastos, respectivamente. Os procedimentos hospitalares continuaram a representar 25% das despesas. Através de estatísticas do DATASUS nos anos de 2017 e 2018, foi estimado que cada paciente de câncer custou, em média, cerca de R$ 9 mil por ano para o sistema de saúde público brasileiro (R$ 9.107 em 2017 e R$ 9.157 em 2018). Com relação aos procedimentos realizados no SUS, observa-se um crescimento contínuo na quantidade de procedimentos de radioterapia, cirurgia e, principalmente, quimioterapia realizados nos últimos cinco anos. Isto indica que o uso dos serviços de saúde voltados para o tratamento de neoplasias vem aumentando no País com consequente aumento de custos associados. Investigar os custos de cuidados de saúde no SUS destinados para a atenção terciária em oncologia. Foi realizado uma revisão integrativa utilizando as bases de dados BVS, PubMed, Web of Science e Scopus, norteado com a pergunta de pesquisa: “O que os estudos na literatura destacam sobre os custos de cuidados de saúde no SUS destinados a atenção terciária em oncologia?”. A sintaxe utilizada para as bases de dados foi: ("Cost allocation" OR "Cost control" OR "Costs and cost analysis" OR "Health care costs" OR "Hospital costs") AND ("Oncology" OR "Cancer institutes" OR "Hospital service of Oncology") AND ("Outpatient care" OR "Tertiary health care" OR "Third level of health care" OR "Unified health system"). O total de estudos identificados nas bases de dados BVS, PubMed, Web of Science e Scopus, foram 59 estudos, 8 estudos no Google acadêmico, totalizando 67 estudos. Foram excluídos 3 duplicatas e 1 assunto diferente do artigo em estudo e 31 estudos excluídos após a leitura de títulos e resumos. Realizada a leitura na íntegra de 32 estudos e selecionados 9 estudos para inclusão na revisão. A garantia da integralidade da saúde e da aplicabilidade correta dos recursos destinados para a atenção terciária no SUS necessita de uma gestão eficiente assim como de estratégias advindas da economia da saúde para que pacientes oncológicos em tratamento possam ter acesso digno, eficiente e de qualidade, adequado às condições de vida destas pessoas, considerando sua região, condição econômica e estágio da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Jesus, Fernanda Lamede Ferreira de, Otávio Neto Almeida Santos, Marcus Vinicius Talamini Junior, Tamara Maria Gomes, Fabrício Rossi, and Rodrigo Máximo Sánchez Román. "ÁGUAS RESIDUÁRIAS PARA IRRIGAÇÃO NO BRASIL: UMA ABORDAGEM QUÍMICA, FÍSICA E MICROBIOLÓGICA." IRRIGA 25, no. 3 (September 28, 2020): 562–89. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2020v25n3p562-589.

Full text
Abstract:
ÁGUAS RESIDUÁRIAS PARA IRRIGAÇÃO NO BRASIL: UMA ABORDAGEM QUÍMICA, FÍSICA E MICROBIOLÓGICA FERNANDA LAMEDE FERREIRA DE JESUS1; OTÁVIO NETO ALMEIDA SANTOS2; MARCUS VINICIUS TALAMINI JUNIOR3; TAMARA MARIA GOMES4; FABRÍCIO ROSSI5 E RODRIGO MÁXIMO SÁNCHEZ ROMÁN6 1 Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal Rural da Amazônia, Rod. PA 140, CEP. 68680-000 Tomé-Açu, Pará, Brasil, fernanda.lamede@ufra.edu.br 2 Departamento de Engenharia de Biossistemas, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Av. Pádua Dias, 235, CEP 13418-900, Piracicaba, São Paulo, Brasil, otaneto@alumni.usp.br 3 Department of Agriculture and Life Sciences, Lincoln University, 85084 Ellesmere Junction Road, Lincoln, POBOX 7647, Canterbury, New Zealand, marcus.talaminijunior@lincolnuni.ac.nz 4 Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo, R. Duque de Caxias, 225 - Jardim Elite, CEP. 13635-900, Pirassununga, São Paulo, Brasil, tamaragomes@usp.br 5 Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo, R. Duque de Caxias, 225 - Jardim Elite, CEP. 13635-900, Pirassununga, São Paulo, Brasil, fabrício.rossi@usp.br 6 Departamento de Engenharia Rural e Socioeconomia, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Av. Universitária, nº 3780 - Altos do Paraíso, CEP. 18610-034, Botucatu, São Paulo, Brasil, msanchezr@gmail.com 1 RESUMO Os principais atributos a serem avaliados na qualidade da água residuária para irrigação contemplam os parâmetros físicos, químicos e biológicos, que definem o potencial para uso. As águas residuárias podem conter contaminantes, os quais podem ocasionar efeitos adversos no solo, nas plantas e nas águas subterrâneas se estiverem presentes em concentrações elevadas. O objetivo deste trabalho foi discutir as principais características que influenciam na qualidade da água residuária destinada à irrigação por meio de levantamento de informações disponíveis na literatura específica. O uso de efluentes para fins de irrigação requer uma abordagem mais cautelosa e o estudo sobre o mesmo ainda é incipiente. Os resultados obtidos nas pesquisas revelam que diversas culturas podem ser irrigadas com águas residuárias, quando devidamente tratadas. Este fato, ratifica a importância de se adotar uma política de reuso ainda mais específica no que diz respeito à utilização de águas residuárias em diversas atividades agrícolas, principalmente pela irrigação. Todavia, ainda existem diversos problemas relacionados a essa prática, sendo necessários mais estudos que contribuam para desenvolvimento da agricultura, visando à conservação dos recursos naturais, produção das culturas e segurança a saúde. Palavras chave: Recurso hídrico, efluente, agricultura, contaminação, reuso. JESUS, F. L. F.; SANTOS, O. N. A.; TALAMINI JUNIOR, M. V; GOMES, T. M.; ROSSI, F.; SÁNCHEZ-ROMÁN, R. M. WASTEWATER FOR IRRIGATION IN BRAZIL: A CHEMICAL, PHYSICAL AND MICROBIOLOGICAL APPROACH 2 ABSTRACT The main attributes to be evaluated in irrigation water quality include physical, chemical and biological parameters that define the potential for use. Wastewater may contain contaminants, which may cause adverse effects on the soil, plants and groundwater if they are present at high concentrations. The objective of this work was to discuss the main characteristics that influence the quality of the wastewater destined to irrigation by means of information gathering available in the specific literature. The use of effluents for irrigation requires a more cautious approach and its study of is still incipient. The results obtained in the surveys reveal that several crops can be irrigated with wastewater when properly treated. This fact confirms the importance of adopting an even more specific reuse policy regarding the use of wastewater in various agricultural activities, mainly through irrigation. However, there are still several problems related to this practice, and further studies are needed that contribute to the development of agriculture, aiming at the conservation of natural resources, crop production and health security. Keywords: Water resource, effluent, agriculture, contamination, reuse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography