To see the other types of publications on this topic, follow the link: Objetivo Estratégico.

Journal articles on the topic 'Objetivo Estratégico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Objetivo Estratégico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bertucci, Janete Lara de Oliveira, and Rafael Diogo Pereira. "ENTRE A DECADÊNCIA E A RENOVAÇÃO: estratégias de sobrevivência de antigos hotéis localizados no hipercentro de Belo Horizonte." REBRAE 1, no. 2 (July 18, 2008): 213. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.v1i2.13364.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas por antigos hotéis localizados no hipercentro de Belo Horizonte para sobreviver às transformações ambientais que afetaram o setor, tais como a degradação do hipercentro da cidade e o aumento da concorrência, bem como a outros fatores, tais como alterações na estrutura de propriedade e controle e, sobretudo, ao próprio tempo físico e histórico. Para compreensão do processo estratégico dessas organizações, foram utilizadas as contribuições teóricas de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), que concebem a estratégia como um padrão consistente ao longo do tempo, bem como a tipologia estratégica de Miles e Snow (1978). Foi realizado um estudo qualitativo, por meio da técnica de estudos de caso, a partir de entrevistas em profundidade, realizadas com os sóciosproprietários e gestores dos três hotéis pesquisados, tendo todos esses mais de 40 anos de existência. As informações coletadas foram tratadas por meio da técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados mostram que essas organizações adotam comportamentos estratégicos defensivos, apresentam uma capacidade relativa de escanear o ambiente que as cerca, minimizam a importância dos fatores exógenos, e suas estratégias geralmente emergem de um processo quase errático, mais com o objetivo de resolver um problema imediato do que propriamente de constituir um padrão estratégico. Embora as alternativas estratégicas utilizadas tenham permitido a sobrevivência dessas organizações, novos desafios e também perspectivas promissoras parecem exigir que essas organizações (re)definam seus processos estratégicos para o futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Paulo, Luiz Fernando Arantes. "Planejamento estratégico e gestão por resultados: o caso do Ministério da Saúde." Physis: Revista de Saúde Coletiva 26, no. 3 (September 2016): 981–1007. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312016000300014.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho é avaliar em que medida o planejamento estratégico do Ministério da Saúde é aderente a uma estratégia de gestão por resultados, com foco especialmente nas escolhas estratégicas que orientam a organização, ou seja, nos resultados perseguidos. A primeira seção esclarece as premissas metodológicas utilizadas no estudo, que se orientam por três aspectos centrais: 1) as competências legais da administração federal na área da saúde; 2) os conceitos e definições de Gestão por Resultados; e 3) o conceito de resultado para o plano estratégico. Na segunda seção, há uma breve apresentação de como o planejamento estratégico do Ministério é formalizado por meio de três planos estratégicos de forma simultânea (Plano Plurianual, Plano Nacional de Saúde e Plano Estratégico), para em seguida avaliar quão aderente é este planejamento em relação às premissas metodológicas apresentadas na primeira seção. É possível concluir que o planejamento estratégico da União para a área da saúde não observa a divisão de competências definida pelo SUS, estabelecendo objetivos que ultrapassam consideravelmente a esfera de governabilidade do Governo Federal. Esse mesmo planejamento também elege como objetivos medidas administrativas de caráter operacional, que deveriam estar abaixo do recorte existente nos planos estratégicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira, Maria Laura Orlandi Demo, and Caroline Orlandi Brilinger. "A CONSTRUÇÃO DA ESTRATÉGIA EM UM HOSPITAL FILANTRÓPICO: UMA ANÁLISE COM BASE NA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA." Revista Alcance 25, no. 3(Set/Dez) (February 28, 2019): 276. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v25n3(set/dez).p276-290.

Full text
Abstract:
O artigo tem como tema a gestão estratégica em estabelecimentos hospitalares e seu desenvolvimento foi alicerçado sob a abordagem da Estratégia como Prática. Assim, teve como objetivo analisar o processo de formação da estratégia na prática de um hospital filantrópico de grande porte, para tanto, identificaram-se os atores, o modo como as práticas organizacionais interferem na formação das estratégias e as práxis relacionadas. Também foi estudada qual a postura da instituição frente a seu meio. Configura-se como uma pesquisa aplicada, caracterizada como um estudo de caso; a análise de dados foi qualitativa e pautada na análise crítica do discurso. Os resultados obtidos evidenciam que as estratégias da instituição não são dissociadas das práticas organizacionais, mas, ao contrário, exercem influências recíprocas. Isso propicia uma visão sistêmica, foco para ações e resulta no alcance dos objetivos estipulados. O presente trabalho contribui para um melhor entendimento do processo estratégico em ambientes dinâmicos e altamente regulados, mostrando que, embora haja determinismo ambiental, a organização adota uma postura dialética, com espaço para escolhas estratégicas. Além disso, contribui também com uma reflexão acerca dos atores envolvidos no processo estratégico, uma vez que mostrou que alguns atores não têm interesse em participar na construção de um plano formal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Da Silveira, Mariana, and Sergio Murilo Petri. "Balanced Scorecard em instituições de ensino: aplicação em um instituto federal de Santa Catarina." Revista Brasileira de Administração Científica 8, no. 3 (September 14, 2017): 122–34. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2017.003.0010.

Full text
Abstract:
Planejamento e gestão estratégica estão cada vez mais presentes no cotidiano das organizações públicas, baseados principalmente em experiências do setor privado. Neste sentido, a instituição objeto deste estudo tornou público, em 30 de dezembro de 2014, a primeira edição do seu planejamento estratégico, o Planejamento Estratégico 2013-2017. No entanto, no planejamento não estavam previstos mecanismos para avaliar o desempenho da instituição. Assim, o objetivo deste trabalho é aplicar a ferramenta de avaliação de desempenho Balanced Scorecard (BSC) em um Instituto Federal localizado no estado de Santa Catarina. Este estudo é uma pesquisa-ação com objetivo descritivo, no qual a definição do portfólio bibliográfico ocorreu com a utilização da metodologia Proknow-C, bem como foram utilizados livros e outros artigos relacionados ao tema. Partindo dos objetivos estratégicos pré-elaborados no planejamento estratégico da instituição e após entrevistas com os gestores, elaborou-se o painel de desempenho do BSC que dará subsídio para os gestores acompanharem a realização dos objetivos estratégicos em relação às metas propostas. Por meio do estudo, observou-se que o BSC pode ser considerado como uma promissora ferramenta para a avaliação de desempenho de instituições de ensino e constatou-se que dos sete objetivos estratégicos analisados, apenas o objetivo estratégico “criar manuais e fluxos de trabalho no IFC” não havia atingido 50% da meta, que é implantar até o final de 2017.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Felix, Rozelito, Patrícia do Prado Felix, and Rafael Timóteo. "Balanced Scorecard: adequação para a gestão estratégica nas organizações públicas." Revista do Serviço Público 62, no. 1 (January 27, 2014): 51–74. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v62i1.61.

Full text
Abstract:
Os órgãos da Administração Pública Federal (APF) terão maior êxito no alcance de seus objetivos estratégicos, investindo na implantação de um modelo de gestão estratégica, adaptado para o ambiente de governo, mantendo o alinhamento estratégico com os órgãos normativos e de controle. Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo de gestão estratégica, adaptado a partir das perspectivas do Balanced Scorecard (BSC) desenvolvido pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992, para ser utilizado pelos órgãos da APF; tal modelo mantém um alinhamento estratégico organizacional com as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU). O modelo irá permitir a gestão estratégica a partir da identificação dos objetivos estratégicos, metas, indicadores e ações referentes às perspectivas do Balanced Scorecard, o que permitirá o equilíbrio entre os indicadores de eficiência no acompanhamento das metas de cada órgão da APF, colaborando para uma gestão estratégica integrada, que venha a modernizar a gestão pública, agilizando as tomadas de decisões e a troca de informações.Palavras-chave: Balanced Scorecard; alinhamento estratégico; Administração Pública Federal; gestão estratégica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pérez-Yarza, Eduardo González, F. Cabañas González, and A. Moreno Galdó. "El factor de impacto, objetivo estratégico." Anales de Pediatría 58, no. 1 (2003): 1–2. http://dx.doi.org/10.1016/s1695-4033(03)77982-x.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

González Pérez-Yarza, Eduardo, F. Cabañas González, and A. Moreno Galdó. "El factor de impacto, objetivo estratégico." Anales de Pediatría 58, no. 1 (January 2003): 1–2. http://dx.doi.org/10.1157/13042230.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rodrigues, Manoel Gonçalves, and Fernando José Pereira da Costa. "A inovação no contexto das empresas: uma abordagem estratégica." Revista Brasileira de Administração Científica 10, no. 2 (June 20, 2019): 64–73. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2019.002.0005.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo abordar a questão da inovação no contexto das empresas/organizações, no âmbito da estratégia, na qual ganha relevo a administração estratégica. Essa, por seu lado, confere maior dinamismo/flexibilidade ao processo estratégico, superando a relativa inércia de muitas operacionalizações do planejamento estratégico. Desse modo, a questão da inovação, quer ou não de índole tecnológica, no concerto das empresas/organizações, deve assumir notório carácter estratégico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva Junior, Sady Darcy, and Edimara Mezzomo Luciano. "Proposta de Mapa Estratégico sob a Perspectiva dos Fatores Críticos para a Maturidade em Gestão de Projetos." Revista de Gestão e Projetos 1, no. 1 (June 1, 2010): 26–47. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v1i1.20103.

Full text
Abstract:
Gestão de projetos (GP) e gestão estratégica (GE) são assuntos de relevância cada vez maior no ambiente corporativo, apesar de normalmente serem abordados de forma isolada pelas organizações. Entretanto, uma das formas de ligação entre GP e GE ocorre por meio da maturidade em gestão de projetos. Nesse sentido, Rabechini e Pessoa afirmam que, para se obter maturidade em GP, é necessário decidir por uma série de ações consistentes, que podem ser caracterizadas como fatores críticos, tais como cultura e estrutura organizacional, bem como patrocínio dos níveis estratégico e tático. Outra forma de se buscar essa ligação é pela utilização do Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de auxílio para a relação entre os projetos e a estratégia organizacional. Com relação ao BSC, os próprios criadores do modelo, Kaplan e Norton, criaram posteriormente o conceito de mapa estratégico, a respeito do qual afirmam que "representa o elo perdido entre a formulação e a execução da estratégia". Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo propor um mapa estratégico, sob a perspectiva dos fatores críticos para a maturidade em GP. Para alcançá-lo, foi realizado este estudo de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, cujo referencial teórico contempla a GP, seus principais modelos de maturidade, na atualidade, bem como o conceito e a estrutura de um mapa estratégico. Em primeiro lugar, foram identificados 13 fatores críticos, em seguida foi elaborado e sugerido o mapa estratégico, o qual foi submetido à avaliação de seis especialistas (três da área de GP e três da área de GE). Como resultado, verificou-se uma contribuição diferenciada no enfoque da relação entre os mapas estratégicos e os fatores críticos para a maturidade em GP. Assim, este estudo agregou conhecimento em ambas as áreas de estudo: para o BSC e seus mapas estratégicos, propiciou um aprofundamento de sua aplicabilidade, com vistas aos fatores críticos para a maturidade em GP; para a GP, propiciou uma visão dos fatores críticos à sua maturidade, com vistas à construção de um mapa estratégico. No final, o objetivo deste estudo foi atingido, na medida em que respondeu à questão de pesquisa: como deve ser um mapa estratégico sob a perspectiva dos fatores críticos para a maturidade em GP?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Borges Jr., Adilson Adão, and Fernando Bins Luce. "Estrategias emergentes au deliberadas: um estudo de caso com os vencedores do premio "Top de Morketing" da ADYB." Revista de Administração de Empresas 40, no. 3 (September 2000): 36–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902000000300005.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo principal apresentar os conceitos de estratégias emergentes e deliberadas dentro de um contexto mais amplo de marketing estratégico. A administração dessas estratégias na empresa é de extrema importância para seus objetivos. Para tanto, o método do estudo de casos foi aplicado a fim de buscar as várias dimensões pertinentes a esse tema. Como contribuição à administração estratégica nas organizações, fica a composição das estratégias emergentes e deliberadas, visando, fundamentalmente, à flexibilidade no curto prazo, com consistência no longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Medeiros da Rosa, Marcelo, Sérgio Murilo Petri, Fabiano Domingos Bernardo, Carlos Visani Júnior, and Patrícia Bianco. "Alinhamento das estratégias de uma entidade pública: um estudo de caso." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 2, no. 1 (October 10, 2014): 78. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2014.v1ed21698.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo propor o alinhamento estratégico dos entes da Administração Pública como forma de melhorar a gestão estratégica, organizacional e orçamentária e os serviços ofertados aos cidadãos. A ferramenta escolhida para este processo é o Balanced Scorecard (BSC), método desenvolvido por Kaplan e Norton para implantação da estratégia organizacional e muito difundido em empresas privadas que, com as devidas adaptações, pode ser utilizado por organizações públicas. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo apresenta caráter científico, exploratório, com abordagem qualitativa e é classificado como um estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa foram: a análise documental; a aplicação de questionário semiestruturado com a direção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC); e a observação, mediante visitas à entidade e aos projetos por ela promovidos, ocorridas no ano de 2011. A partir da análise dos dados e da adoção do Mapa Estratégico como ferramenta de gestão, percebem-se as vantagens da utilização do Balanced Scorecard (BSC) na esfera pública, por meio da interação entre os 14 objetivos estratégicos das quatro perspectivas e a Missão da FCFFC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Kalaki, Rafael Bordonal, and Marcos Fava Neves. "Plano estratégico para o sistema agroindustrial citrícola brasileiro." Gestão & Produção 24, no. 2 (January 26, 2017): 338–54. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x1307-15.

Full text
Abstract:
Resumo: A laranja é, das frutíferas, a mais cultivada, conhecida e estudada no mundo. Atualmente a citricultura brasileira conta com aproximadamente 12 mil produtores de laranja, espalhados por mais de 800 mil hectares, cultivando 165 milhões de árvores, gerando em 2009 um PIB setorial de US$ 6,5 bilhões. Apesar da superioridade brasileira na produção de suco de laranja, o setor vem passando por algumas preocupações. O estudo tem por objetivo apresentar uma proposta de plano estratégico para o sistema agroindustrial citrícola brasileiro. Para desenhar o plano foi utilizado o método de Planejamento e Gestão Estratégica de Sistemas Agroindustriais (GESis). O estudo caracteriza-se como de natureza exploratória, sendo uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas análises de dados secundários e dados primários, coletados por meio de entrevistas em profundidade, baseadas em um roteiro semiestruturado. Como resultado, apresenta-se um plano estratégico específico para o sistema agroindustrial citrícola, no qual são propostos 8 macro-objetivos estratégicos para o sistema agroindustrial citrícola e 13 projetos que auxiliarão na busca de objetivos estratégicos e para mitigar os efeitos negativos vivenciados pelo setor, a fim de fortalecê-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Alencar, Isabele Gouveia Muniz de, Vanicleide Sá Nunes, Audimar Souza Alves, and Renato Di Paula Gomes Cruz. "Estratégia de implantação de aplicativo para prescrição de enfermagem." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 1 (January 1, 2018): 273. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i1a22626p273-279-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: relatar a experiência do COIISAE na implantação do módulo “Prescrição de Enfermagem”, cujas potencialidades qualificam a práxis de Enfermagem nos serviços geridos pela empresa. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado em um hospital universitário. Resultados: a implantação ocorreu por meio das seguintes fases: 1) Diagnóstico estratégico (visão dos cenários presentes e futuros); 2) Plano estratégico (objetivos estratégicos); 3) Iniciativa estratégica (desdobramentos de objetivos estratégicos); 4) Priorização das iniciativas 2015/2016; 5) Execução e acompanhamento. Conclusão: a acessibilidade da ferramenta demonstrou-se favorável para realizar as prescrições de Enfermagem, entretanto, cumpre ressaltar a responsabilidade do enfermeiro ao manter atualizada a prescrição. Descritores: Estratégias; Planejamento de Instituições de Saúde; Informática em Enfermagem; Processos de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Tecnologia da Informação.ABSTRACTObjective: to report the experience of COIISAE in the implementation of the module "Prescription of Nursing", whose potential qualifies Nursing praxis in the services managed by the company. Method: descriptive study, type of experience report, carried out in a university hospital. Results: the implementation took place through the following phases: 1) Strategic diagnosis (vision of present and future scenarios); 2) Strategic plan (strategic objectives); 3) Strategic initiative (unfolding of strategic objectives); 4) Prioritization of 2015-2016 initiatives; 5) Implementation and monitoring. Conclusion: the accessibility of the tool was favorable to perform the Nursing prescriptions, however, it should be emphasized the responsibility of the nurse in keeping the prescription updated. Descriptors: Strategies; Health Facility Planning; Nursing Informatics; Nursing Processes; Nursing Care; Information Technology.RESUMEN Objetivo: relatar la experiencia del COIISAE en la implantación del módulo "Prescripción de Enfermería", cuyas potencialidades califica la praxis de Enfermería en los servicios gestionados por la empresa. Método: estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, realizado en un hospital universitario. Resultados: la implantación ocurrió por medio de las siguientes fases: 1) Diagnóstico estratégico (visión de los escenarios presentes y futuros); 2) Plan estratégico (objetivos estratégicos); 3) Iniciativa estratégica (desdoblamientos de objetivos estratégicos); 4) Priorización de las iniciativas 2015/2016; 5) Ejecución y acompañamiento. Conclusión: la accesibilidad de la herramienta se demostró favorable para realizar las prescripciones de Enfermería, sin embargo, debe resaltar la responsabilidad del enfermero al mantener actualizada la prescripción. Descriptores: Estrategias; Planificación de Instituciones de Salud; Informática Aplicada a la Enfermería; Proceso de enfermería; Atención de Enfermería; Tecnología de la información.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Brodbeck, Ângela F., and Norberto Hoppen. "Alinhamento estratégico entre os planos de negócio e de tecnologia de informação: um modelo operacional para implementação." Revista de Administração Contemporânea 7, no. 3 (September 2003): 9–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552003000300002.

Full text
Abstract:
O alinhamento estratégico, aliado ao planejamento estratégico, é um importante instrumento de gestão. Por isso, novas abordagens para a operacionalização do alinhamento podem auxiliar a gestão corporativa em suas decisões e influir no desempenho organizacional. Este estudo, de natureza exploratória, teve por objetivo desenvolver um modelo operacional de alinhamento estratégico entre objetivos e estratégias de negócio e de tecnologia de informação, no qual convergem elementos promotores de alinhamento dos modelos clássicos de alinhamento estratégico, estudos sobre metodologia de implementação de planos estratégicos e de sistemas integrados de informação e resultados obtidos por meio da observação da promoção de alinhamento em múltiplos estudos de caso. Os principais resultados encontrados mostram que as organizações estão promovendo o alinhamento estratégico com maior ou menor intensidade, mesmo que de forma empírica e parcial; apontam os elementos metodologia e instrumentação da gestão como principais promotores de alinhamento durante a etapa de implementação do processo de planejamento; e revelam a importância destes dois elementos no comprometimento das pessoas envolvidas no processo de planejamento e no atingimento das metas planejadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Zanatta, Jocias Maier, Mauro Alberto Nuske, and Ismael Alan Halberstadt. "Planejamento estratégico para uma microempresa: estudo de caso em um supermercado do Rio Grande do Sul." Research, Society and Development 9, no. 2 (January 1, 2020): e36922006. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2006.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve o objetivo de desenvolver um planejamento estratégico para uma microempresa do comércio de produtos alimentícios do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa classificou-se quanto a abordagem, como dedutiva, quantitativa e qualitativa; quanto aos procedimentos, a pesquisa é descritiva, exploratória e um estudo de caso; e utilizou técnica de entrevista para a coleta de dados e planilha eletrônica do Microsoft Excel® para análise dos dados. Durante o estudo foram realizadas as cinco etapas do planejamento estratégico, que compreendem, definir o negócio, missão, visão e princípios, avaliar os ambientes interno e externo, construir a postura estratégica, elaborar os objetivos estratégicos e metas e, criar planos de ação para monitoramento. Conclui-se com o estudo, que o Supermercado Alpha se encontra na postura estratégica de desenvolvimento, em que é possível potencializar os pontos fortes e maximizar as oportunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Camejo, Shera. "Direccionamiento estratégico: Un Análisis en el contexto de las empresas de fluidos de perforación." Revista Ñeque 3, no. 7 (September 1, 2020): 139–50. http://dx.doi.org/10.33996/revistaneque.v3i7.37.

Full text
Abstract:
La dirección estratégica permite alinear a toda la empresa en el mismo derrotero y fortalecer aquellos comportamientos que contribuyen al logro de los objetivos planteados, la investigación tuvo como objetivo, analizar el direccionamiento estratégico en las empresas de fluido de perforación. Utilizando el enfoque descriptivo, con diseño de campo, no experimental, transeccional, se aplicó una encuesta a los gerentes y coordinadores estratégicos de las cinco (5) empresas de fluidos de perforación ubicadas en la división Sur del Lago Trujillo. Los datos arrojados indican que es importante orientarse a realizar una mejor gestión y planificación estratégica dentro de la organización. En particular, en las empresas bajo estudio el direccionamiento estratégico representa un enfoque gerencial que permite a la alta dirección determinar un rumbo claro, y promover las actividades necesarias para que toda la organización trabaje en la misma dirección.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Miranda, Ronaldo Leão de, and Berenice Beatriz Rossner Wbatuba. "A estratégia em processos de mudança organizacional: evolução e tendências." Desenvolvimento Socioeconômico em Debate 2, no. 2 (March 8, 2017): 4. http://dx.doi.org/10.18616/rdsd.v2i2.3224.

Full text
Abstract:
Com as grandes e rápidas transformações nas organizações é inevitável passarem despercebidas as mudanças que exigem das organizações contemporâneas planejamento e estratégias que garantam a sobrevivência, a continuidade e a competitividade da organização no mercado. Para suportar as dificuldades, essas organizações necessitam adaptar-se constantemente, utilizando-se das estratégias como principal meio para alcançar os objetivos organizacionais. Nesse sentido, torna-se imprescindível o uso do planejamento estratégico e a implementação dessa importante ferramenta de apoio gerencial, deve assegurar o alinhamento entre os processos e as estratégias organizacionais, em razão dos processos serem o dia-a-dia da organização, ou seja, os processos só terão êxito se as estratégias estiverem bem definidas e de fácil visualização e compreensão a todos os envolvidos no processo estratégico. O principal benefício obtido por meio desse alinhamento é a efetividade na execução das estratégias. Desse modo o objetivo principal do trabalho foi proceder um estudo teórico da evolução histórica da estratégia em processos de mudança organizacional, analisando possíveis tendências para o futuro. Quanto à metodologia, considera-se bibliográfica, descritiva e explicativa, pois buscou-se descrever e esclarecer quais os fatores que contribuem para a ocorrência de determinados fenômenos relacionados a estratégia em processos de mudança organizacional. O tratamento dos dados se deu de forma qualitativa por meio de análise de conteúdo, apoiando-se em procedimentos interpretativos, explicativos, com base nos diversos autores que estudam o assunto. Assim conclui-se que o processo estratégico alinhado à mudança organizacional tem papel relevante na sobrevivência competitiva da organização, tornando-se um diferencial no que tange a efetivação dos objetivos almejados.Palavras-chave: Estratégias; Planejamento Estratégico; Mudanças organizacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Zanatta, Jocias Maier, Jorge Oneide Sausen, and Ismael Alan Halberstadt. "Gestão estratégica e alinhamento organizacional: estudo de caso em instituições filantrópicas de saúde do Rio Grande do Sul." Revista Brasileira de Administração Científica 10, no. 4 (November 21, 2019): 50–72. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2019.004.0004.

Full text
Abstract:
A gestão estratégica e o alinhamento organizacional são fundamentais para as organizações que trabalham em Rede. O campo da estratégia é vasto e pressupõe as organizações em constante evolução e adaptação. Já o alinhamento para Mintzberg et al. (2006) é um ajuste necessário que deveria ocorrer entre ambiente, estratégia e recursos. O Balanced Scorecard (BSC) para Kaplan e Norton (2004, 2006) é uma ferramenta cada vez mais utilizada para medir o desempenho das organizações e conduz ao alinhamento entre a estratégia corporativa e as estratégias das unidades de apoio. O propósito deste trabalho é apresentar um estudo de caso sobre a gestão estratégica e alinhamento organizacional em instituições filantrópicas de saúde. Tem como objetivo analisar a estrutura de gestão estratégica da Associação Alpha e seu alinhamento junto às unidades operacionais hospitalares, com base na metodologia do Balanced Scorecard (BSC), identificando as potencialidades e fragilidades do sistema de gestão e, ao final, propor um novo modelo de gestão estratégica com vistas a uma efetiva gestão por resultados. O caminho metodológico percorrido pelo pesquisador quanto à natureza, classifica-se como pesquisa aplicada, quanto à abordagem, como qualitativa, quanto aos objetivos, como descritiva e exploratória; e quanto aos procedimentos técnicos, como um estudo de caso. A revisão bibliográfica está direcionada ao entendimento dos conceitos e abordagens sobres estratégias organizacionais, alinhamento estratégico, modelos de alinhamento estratégico, BSC, gestão hospitalar e cases de aplicação do BSC. Na apresentação dos resultados, identifica-se a estrutura de gestão estratégica da Associação Alpha e das unidades operacionais hospitalares, potencialidades e fragilidades do atual modelo de gestão estratégica. Por fim, propõe-se um novo modelo de gestão estratégica com vistas a uma efetiva gestão por resultados. O estudo pretende contribuir academicamente para o aprofundamento da metodologia do BSC, sobretudo em instituições hospitalares filantrópicas e, gerencialmente para a melhoria da gestão das instituições hospitalares com vistas a uma efetiva gestão por resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sellitto, Miguel Afonso, and Cláudio Walter. "Medição e pré-controle do desempenho de um plano de ações estratégicas em manufatura." Gestão & Produção 12, no. 3 (December 2005): 443–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2005000300013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar um método para a medição e o pré-controle de um plano de ações estratégicas em manufatura. Uma premissa de pesquisa é que o método possa modificar as medições com a mesma rapidez com que o ambiente competitivo se modifica, permitindo que a execução do plano estratégico se mantenha alinhada com os objetivos estratégicos de manufatura. Para testar e refinar o método, foi desenvolvido um estudo de caso em uma manufatura de ferramentas mecânicas. Foi recuperada a estratégia incremental de manufatura, composta por seis objetivos e um plano formado por quinze cursos de ação, e aplicado um método multicriterial para a definição de indicadores e de sua importância relativa. Partindo do desempenho atual medido pelos indicadores, o método mensura o potencial de cada ação em contribuir para o atingimento dos objetivos. Segue-se uma avaliação das lacunas entre o objetivo de desempenho, o desempenho atual e o desempenho esperado das ações. Avalia-se finalmente, em função dos potenciais de melhoria de desempenho de cada ação e das restrições de investimento, a priorização das ações. Resultam possibilidades de alterações na estratégia, que aumentam o valor pré-alimentado de desempenho, caracterizando a ação de pré-controle da estratégia. Uma parte dos resultados foi discutida, chegando-se a alternativas de continuidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Rodrigues, Jorge Luiz Knupp, and Oderlei Ferreira dos Santos. "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES: UM NOVO PARADIGMA PARA A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS." Revista Economia & Gestão 16, no. 44 (December 19, 2016): 109. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2016v16n44p109.

Full text
Abstract:
<p>Este estudo teve como objetivo avaliar a contribuição dos momentos do Planejamento Estratégico Situacional (PES) na gestão de Micro e Pequenas Empresas em busca de uma alternativa prática, simples e eficiente para a formulação da estratégia. Para isso, realizou-se um estudo de caso comparativo em Micro e Pequenas Empresas das áreas Indústria, Serviços e Comércio da cidade de Itapeva, SP. Para a análise dos dados, foi criado e aplicado um método próprio, denominado Análise Estratégica Tridimensional, que considerou a participação, utilidade e importância dos métodos de Planejamento Estratégico estudados. Os resultados demonstram que os momentos do Planejamento Estratégico Situacional apresentam diversos aspectos que contribuem com a gestão das Micro e Pequenas Empresas e apresenta um construto teórico e prático para a avaliação da prática estratégica. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pinho, Antonio Felipe de Almeida, and Jorge Ferreira da Silva. "Posicionamento estratégico e desempenho de mercado da indústria farmacêutica à luz da tipologia de Porter." Revista de Administração Contemporânea 5, no. 3 (December 2001): 27–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552001000300003.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo principal identificar de que modo, na indústria farmacêutica brasileira, as estratégias escolhidas pelas empresas, durante o período compreendido entre 1995 e 1998, influenciaram os seus posicionamentos e, conseqüentemente, impactaram os seus desempenhos de mercado. Apresenta, ainda, à luz da teoria de Porter (1980,1985) sobre estratégias competitivas, as estratégias relevantes para as empresas pertencentes à indústria farmacêutica brasileira durante o período pesquisado, bem como identifica os grupos estratégicos formados pelos componentes desse segmento industrial. Para tanto, foram utilizadas informações a respeito de 50 laboratórios, formando, assim, um banco de dados. Essa base de dados contém informações sobre o comportamento estratégico das empresas a partir de onze variáveis de estratégias perseguidas e de quatro variáveis de desempenho levantadas na literatura especializada. Os dados foram analisados estatisticamente com o uso destes procedimentos: análise de fatores, análise de cluster e análise multivariada da variância. Os resultados obtidos nessa análise sugerem que as diferenças de desempenho médio dos grupos estratégicos formados podem ser explicadas em função das diferenças entre as decisões estratégicas de cada empresa da amostra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oliveira, Natália Cristina Galliani de, and Leonardo Augusto Amaral Terra. "Prevalência das escolas de pensamento estratégico na implantação de sistemas ERP em concessionárias de veículos." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 6, no. 1 (May 5, 2013): 192. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v6e12013192-228.

Full text
Abstract:
Diante da constante evolução da tecnologia e das estratégias, a presente pesquisa teve como objetivo destacar a importância das estratégias no processo de implantação de um sistema ERP em concessionárias de veículos, identificando as contribuições das escolas de pensamento estratégico propostas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel em seu livro “Safari de Estratégia”. Para a elaboração deste trabalho, foi realizado um estudo multicasos em quatro concessionárias de veículos, com pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com a entrevista dos diretores e dos gerentes do departamento de TI das empresas em questão, que disponibilizaram as informações para a compreensão e mensuração da prevalência de cada linha de pensamento estratégico na referida atividade. Com os resultados apresentados, conclui-se que cada estratégia desenvolvida e executada durante a implantação possui características acentuadas de cada uma das escolas de planejamento estratégico, contribuindo para o sucesso da implantação e da utilização do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Salla, Neusa Maria Da Costa Gonçalves, Lisandro Rodrigo Grassel, and Rosane Maria Seibert. "Macrofluxo com Ações Integradas de Frameworks para Gerenciamento de Projetos: um estudo em operadora de planos de saúde." Desenvolvimento em Questão 18, no. 52 (August 21, 2020): 355–74. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.355-374.

Full text
Abstract:
Embora o planejamento estratégico seja utilizado para apoiar as organizações a alcançar os seus objetivos para manterem-se competitivas no mercado, pesquisas mostram que existem dificuldades na sua implementação e gerenciamento, sendo uma das principais dificuldades a falta de estrutura e metodologias adequadas para gerenciar a execução dos projetos definidos a partir dos objetivos estratégicos. Esta pesquisa trata de temas relacionados ao gerenciamento de projetos associados com a implementação do planejamento estratégico das empresas. O objeto de estudo foi a proposição de macro fluxos com ações integradas de frameworks para o gerenciamento de projetos em uma operadora de planos de saúde. Quanto aos aspectos metodológicos a pesquisa é de natureza aplicada, quanto aos objetivos é descritiva e explicativa, quanto a forma de abordagem do problema é qualitativa. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e análise de conteúdo. O desenvolvimento prático consiste na caracterização da organização; análise do planejamento estratégico; identificação da metodologia utilizada no gerenciamento de projetos; diagnóstico da situação dos projetos estratégicos; e a elaboração da proposta para a gestão de projetos estratégicos. A partir das análises dos dados coletados, considerando as principais dificuldades identificadas por meio da análise de conteúdo, presentes nas etapas de desdobramento, implementação e acompanhamento da estratégia na organização, propôs-se um macro fluxo com ações integradas de frameworks para o gerenciamento dos projetos estratégicos, com o objetivo de beneficiar a organização com uma metodologia estruturada e integrada para o seu gerenciamento de projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Duarte, Adailson Da Silva, Claudio Rodrigues Amaral, and Eber José Vasconcelos Costa. "Planejamento Estratégico." Revista Mosaico 2, no. 1 (September 28, 2016): 43. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v2i1.144.

Full text
Abstract:
Ao ser elaborado este trabalho, levaram-se em conta os pensamentosdo planejamento estratégico no paradigma pós-fordista, bem como a sua nãoutilidade no fordismo. Assim, serão expostas, juntamente, as relações de trabalhonos dois paradigmas, indicando como a presença ou ausência do planejamentoestratégico transforma o modelo de trabalho dentro de uma organização. Paratal, foi feito comparações entre autores que falam sobre o assunto, buscandosea interpretação mais adequada com o objetivo de esclarecer para os futurosestudos, colaborando de forma sistemática e objetiva um novo enunciado, pois,o que se estuda num momento sofre transformações no momento seguinte, e oque se quer, é buscar uma atualização de dados que possam referendar o estudoora iniciado, apresentando o momento fordista e o momento pós-fordista, o queele representou num momento e o que representa no momento atual, e, com isto,será possível estabelecer orientações cabíveis para um melhor enunciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Alexsandro Da, Rosimere Viera da Cruz de Souza, Carlos Rogerio Montenegro de Lima, Mauricio Andrade de Lima, and Nicole Smielevski de Souza. "A avaliação da gestão de recursos humanos por meio do balanced scorecard em alinhamento ao planejamento estratégico organizacional." Revista Brasileira de Administração Científica 8, no. 3 (September 15, 2017): 73–84. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2017.003.0006.

Full text
Abstract:
Atualmente, as organizações visam buscar equilíbrio e sucesso, tendo como principal expoente o capital humano. Sabe-se que se deve organizar e planejar todas as ações, prevendo oscilações que o mercado pode vir a demonstrar, sendo necessário que os colaboradores estejam em total sincronia e principalmente focados nos mesmos objetivos da empresa, podendo levar a organização ao sucesso ou ao fracasso. O departamento de Gestão de Pessoas se envolve nas mais variadas atividades, desde as operacionais, das quais são conhecidas como rotineiras, como a legislação trabalhista, até mais complexas, conhecidas como as estratégicas, como por exemplo, desenvolver atividades que busquem a qualidade de vida do colaborador no ambiente da organização. Nesse trabalho, analisou-se a área de Gestão de Pessoas, e a criação de valor a partir do emprego do Balanced Scorecard (BSC). O BSC, que é uma metodologia de difusão da estratégia adotada pela empresa, por meio de indicadores de desempenho dos objetivos estratégicos, tendo como uma de suas funções, a interação, comprometimento e o desempenho exercido pelas pessoas dentro das estratégias da organização. Também foi possível observar o quanto essa área tem se organizado de forma sistematizada, dado ao fato dos resultados positivos apresentados desse setor. A metodologia dessa pesquisa foi de cunho qualitativo, com enfoque bibliográfico, com o objetivo geral de verificar a possibilidade do Balanced Scorecard proporcionar a avaliação do capital humano, verificando de forma qualitativa os resultados ao planejamento de Recursos Humanos no planejamento estratégico organizacional. Desse modo, foi possível concluir que para alcançar os objetivos organizacionais relacionados a aprendizado e crescimento, explanados no planejamento estratégico, é importante o engajamento das pessoas envolvidas no processo, capazes de assegurar o alcance de tais metas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Narciso Gómez, Kennedy. "Desarrollo estratégico de recursos humanos en la Universidad Nacional Mayor de San Marcos." Gestión en el Tercer Milenio 19, no. 37 (October 31, 2017): 105–12. http://dx.doi.org/10.15381/gtm.v19i37.13780.

Full text
Abstract:
El campo del desarrollo estratégico de recursos humanos se centra en dos pasos. Primero se considera el planeamiento estratégico; y segundo, el desarrollo estratégico de recursos humanos. En el primer paso, consideramos el pensamiento estratégico adaptado de Michael Porter como herramienta de gestión empresarial que posibilitará la incorporación de los procesos involucrados a la vida cotidiana de la universidad con la participación directa de las facultades y oficinas centrales de línea en el proceso de planeamiento estratégico, con todos los beneficios que puede aportar la aplicación de su conocimiento y experiencia de primera mano al desempeño total de la universidad (Porter, 1982, 1987, 1990, 1992).El objetivo central de la investigación es formular un plan de desarrollo estratégico de recursos humanos en la Universidad Nacional Mayor de San Marcos; en este primer paso desarrollamos el diagnóstico de las fuerzas externas (factores económicos, políticos, tecnológicos, culturales, sociales y demográficos), los niveles del entorno empresarial (industria nacional e internacional), el análisis de la industria (modelo de las cinco fuerzas competitivas), el análisis interno (cadena de valor) y el proceso estratégico (formulación, implementación y control). Hemos considerado tres etapas para el marco de formulación de la estrategia: Primera etapa: entrada de datos (matriz de evaluación de factores interno, matriz de evaluación de factores externos, matriz de perfil competitivo). Segunda etapa: etapa comparativa (matriz DOFA: debilidades, oportunidades, fortalezas, amenazas). Tercera etapa: etapa de las decisiones (matriz cuantitativa de planeación estratégica). En el segundo paso se procedió a elaborar el modelo del desarrollo estratégico de los recursos humanos, considerando la visión, misión, fines, políticas, objetivos, identificación de las categorías de decisión estratégicas en el área de recursos humanos y programa de acciones estratégicas. Finalmente, consideramos invertir en el desarrollo estratégico de los recursos humanos de la UNMSM, que posibilitará lograr el éxito de su estrategia para alcanzar su misión.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Duarte, Adailson Da Silva, Claudio Rodrigues Amaral, and Eber José Vasconcelos Costa. "Planejamento Estratégico." Revista Mosaico 2, no. 1 (June 1, 2011): 43. http://dx.doi.org/10.21727/217877192011.rm.v2i1.43-52.

Full text
Abstract:
Ao ser elaborado este trabalho, levaram-se em conta os pensamentos do planejamento estratégico no paradigma pós-fordista, bem como a sua não utilidade no fordismo. Assim, serão expostas, juntamente, as relações de trabalho nos dois paradigmas, indicando como a presença ou ausência do planejamento estratégico transforma o modelo de trabalho dentro de uma organização. Para tal, foi feito comparações entre autores que falam sobre o assunto, buscandose a interpretação mais adequada com o objetivo de esclarecer para os futuros estudos, colaborando de forma sistemática e objetiva um novo enunciado, pois, o que se estuda num momento sofre transformações no momento seguinte, e o que se quer, é buscar uma atualização de dados que possam referendar o estudo ora iniciado, apresentando o momento fordista e o momento pós-fordista, o que ele representou num momento e o que representa no momento atual, e, com isto, será possível estabelecer orientações cabíveis para um melhor enunciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Duarte, Adailson Da Silva, Claudio Rodrigues Amaral, and Eber José Vasconcelos Costa. "Planejamento Estratégico." Revista Mosaico 2, no. 1 (June 1, 2011): 43. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v2i1.438.

Full text
Abstract:
Ao ser elaborado este trabalho, levaram-se em conta os pensamentos do planejamento estratégico no paradigma pós-fordista, bem como a sua não utilidade no fordismo. Assim, serão expostas, juntamente, as relações de trabalho nos dois paradigmas, indicando como a presença ou ausência do planejamento estratégico transforma o modelo de trabalho dentro de uma organização. Para tal, foi feito comparações entre autores que falam sobre o assunto, buscandose a interpretação mais adequada com o objetivo de esclarecer para os futuros estudos, colaborando de forma sistemática e objetiva um novo enunciado, pois, o que se estuda num momento sofre transformações no momento seguinte, e o que se quer, é buscar uma atualização de dados que possam referendar o estudo ora iniciado, apresentando o momento fordista e o momento pós-fordista, o que ele representou num momento e o que representa no momento atual, e, com isto, será possível estabelecer orientações cabíveis para um melhor enunciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Birchal, Fabiano Fernandes Serrano, André Luiz Zambalde, and Paulo Henrique de Souza Bermejo. "Planejamento estratégico situacional aplicado à segurança pública em Lavras (MG)." Revista de Administração Pública 46, no. 2 (April 2012): 523–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000200009.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo propor e discutir práticas de planejamento estratégico da segurança pública para o município de Lavras (MG), com base referencial no método de Planejamento Estratégico Situacional (PES). Apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre a metodologia PES e segurança pública, possibilitando a definição das variáveis de pesquisa. Sobre o estudo de caso, este foi realizado na cidade de Lavras (MG) e buscou identificar os problemas, os nós críticos e as estratégias de melhorias da segurança pública no município. Mais além, analisou-se a visão de diferentes atores sociais sobre a criminalidade, suas causas e soluções propostas para a cidade, finalizando-se com a proposição de ações estratégicas relacionadas à segurança pública em Lavras (MG). Esta pesquisa constatou que a participação dos atores sociais mostra-se como um caminho eficaz a ser seguido, no que diz respeito à formulação estratégica no contexto participativo. Concluiu-se, pois, que o método PES pôde contribuir para a proposição e discussão de práticas de planejamento estratégico da segurança pública, para o município de Lavras (MG), e que a participação de seguimentos representativos da sociedade é fundamental neste processo, potencializando soluções próximas e acessíveis à população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Biasi, Juliana Aparecida, Roberta Vicenzi Nercolini, Alfredo Iarozinski Neto, and Alessandra Tourinho Maia. "Qual é a posição estratégica das empresas de projeto de arquitetura?" Revista de Arquitetura IMED 6, no. 1 (August 2, 2017): 124. http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v6n1p124-146.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um diagnóstico dos fatores estratégicos das empresas de projeto do setor da construção civil. O objetivo é estabelecer o diferencial estratégico das empresas a partir do estudo empírico das variáveis associadas aos principais fatores estratégicos. A pesquisa foi baseada em um Survey que levantou dados de 116 empresas. Os resultados mostraram que as empresas de arquitetura adotam uma estratégia de diferenciação vista nas características dos projetos, porém necessitam de melhorias em diversos fatores para serem assertivos na estratégia escolhida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fierro Ulloa, Isidro José. "El rol del liderazgo estratégico en las organizaciones." Saber, Ciencia y Libertad 7, no. 1 (January 1, 2012): 119–23. http://dx.doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2012v7n1.1792.

Full text
Abstract:
El liderazgo como tal afecta el desempeño de las organizaciones y por consiguiente, el liderazgo estratégico es la formulación y articulación de una visión que representa la incorporación de los objetivos estratégicos. El objetivo principal de este artículo es analizar el aspecto conceptual del liderazgo estratégico y cómo éste puede aportar a que las organizaciones incrementen su competitividad en el mercado. Se realizó un recuento de literatura que recaba evidencias empíricas sobre el efecto del liderazgo estratégico en las organizaciones. Así, con base a esto, es posible concluir que el liderazgo estratégico puede marcar el rumbo, las pautas y las metas de las organizaciones. Al mismo tiempo, se concluye que el liderazgo estratégico tiene un efecto positivo en varios aspectos de la competitividad de las organizaciones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rese, Natália, Adriana Machado Casali, and Diego Iturriet Dias Canhada. "REFLEXÕES INICIAIS SOBRE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA ABORDAGEM DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL." Gestão e Sociedade 5, no. 10 (January 8, 2011): 42. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v5i10.1344.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a comunicação organizacional na abordagem da estratégia como prática social. Tal ponderação baseia-se nas contribuições da Escola de Montreal, a qual apresenta uma compreensão específica da comunicação como constitutiva das organizações. Neste ensaio teórico explora-se a interface entre os dois temas propostos - estratégia como prática e comunicação organizacional - evidenciando alguns estudos que já esquadrinharam esta relação. Apresentam-se inicialmente as questões fundamentais sobre a abordagem da estratégia como prática. A seguir, são tecidas considerações sobre a comunicação nas práticas estratégicas e percebe-se que esta pode ser compreendida como uma forma de entender a prática estratégica; uma aproximação metodológica do processo e; uma metáfora do mesmo. Deste modo, apresenta-se o processo estratégico como uma construção organizacional pautada em ações e práticas comunicacionais e discursivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Gonçalves, Dayene Mendes Silva, André Leal Luiz de Castro Leal, Maria Cristina Drumond e. Castro, and Fábio Carlos Macêdo. "Modelagem orientada a objetivo como suporte à gestão estratégica de TI nos Institutos Federais de Educação." Revista de Gestão e Secretariado 11, no. 1 (April 1, 2020): 176–200. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i1.921.

Full text
Abstract:
Em uma organização, a área de Tecnologia da Informação deve dar suporte às demais, possibilitando o alinhamento entre as decisões e as ações, a fim de atender aos objetivos almejados. A proposta deste trabalho é investigar a realidade da Gestão Estratégica de TI nos Institutos Federais de Educação, através da verificação de como os gestores dessa área elaboram e mantém um planejamento estratégico, partindo do pressuposto de que eles enfrentam dificuldades devido à falta de alinhamento e planejamento da área com os objetivos estratégicos institucionais. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa no que concerne às características e ao modo de investigação. A base desse estudo foi feita pelo levantamento de dados de pesquisas realizados pelo Tribunal de Contas da União, pela percepção dos gestores de TI e por documentos disponibilizados pelos Institutos Federais. Os dados analisados permitiram que os autores confirmassem seus pressupostos, mas que esse já é um tema de importância reconhecida entre os gestores que procuram meios de propiciar o fortalecimento da gestão estratégica e da governança de TI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Falsarella, Orandi Mina, and Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi. "Planejamento Estratégico Empresarial e Planejamento de Tecnologia de Informação e Comunicação: uma abordagem utilizando projetos." Gestão & Produção 24, no. 3 (March 27, 2017): 610–21. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x481-16.

Full text
Abstract:
Resumo: O trabalho discorre sobre a importância dos Sistemas de Informação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Planejamento Estratégico Empresarial e a relevância da integração desses sistemas e tecnologias às estratégias de negócio da organização. Trata-se de um estudo empírico fundamentado na literatura sobre o tema cujo objetivo é apresentar como o conceito projeto contribui para o processo de integração da estratégia de negócios da empresa com a estratégia da TIC. A proposta é construída através da relação dos produtos decorrentes do desenvolvimento do Planejamento Estratégico Empresarial, dos projetos necessários para iniciar a execução do plano e da relação desses como insumos para a elaboração do Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação e Comunicação. Como resultado, são apresentados exemplos que ilustram de forma prática esse processo de integração e seu acompanhamento com base no Balanced Scorecard.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Gonçalo, Cláudio Reis, Maria de Lourdes Borges, Alessandra Cassol, and Rafael Pereira Ocampo Moré. "Storytelling to the Identification of Strategy as Practice." Revista Ibero-Americana de Estratégia 12, no. 1 (March 1, 2013): 131–53. http://dx.doi.org/10.5585/ijsm.v12i1.1902.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é identificar conceitos e aplicações da abordagem narrativa em diferentes contextos de pesquisa. Em particular, a partir da investigação de experiências recentes com o uso de contar histórias, este estudo identificou uma estrutura de análise da estratégia praticada. Esta estrutura é baseada na utilização do relatório de histórias para identificar a diferença entre a intenção estratégica e a estratégia praticada. O uso de histórias como um veículo para transmitir mensagens e informações de retorno permite que a estratégia de terminação para ser melhor compreendida. A partir da perspectiva de um ambiente de organização complexa, destinado a estratégia será diferente da estratégia praticada. Tal lacuna contém um paralelismo entre o tempo da história singular, o que aconteceu com a realização da intenção estratégica eo tempo do processo de desenvolvimento estratégico. Neste período de tempo, ações individuais acontecer que formam a história oral, coerente ou não com a intenção de objetivos estratégicos. Este artigo pretende contribuir com agregação de valor por histórias que relatam, em diferentes resoluções de problemas e contextos organizacionais, como uma forma de análise da estratégia praticada. A análise proposta mostra-se a partir da aplicação de contar histórias, valorizado como uma abordagem de pesquisa organizacional para a identificação da evolução e do desempenho da estratégia. Sugere-se que esta análise dinâmica pode criar uma capacidade estratégica representado pela prossecução do futuro imaginado por uma disciplina sistemática de compreender as ações nas atividades organizacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Flores, Edson Luiz, Ana Cristina Fachinell, and Cíntia Paese Giacomello. "O alinhamento do pensamento estratégico: o BSC como condutor do processo na Caixa Econômica Federal." REBRAE 4, no. 1 (July 19, 2011): 37. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13622.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo verificar se a adoção dos conceitos do BSC (Balanced Scorecard) na avaliação da gestão das unidades de negócio da Caixa Econômica Federal contribuiu para o alinhamento do pensamento estratégico nos diversos níveis gerenciais da organização. Com tal finalidade, foi realizada uma pesquisa junto a três grupos de profissionais com atuação na gestão das unidades de negócio da empresa na região da Superintendência Regional da Serra Gaúcha. A pesquisa desenvolvida pode ser classificada como: aplicada (quanto a sua natureza); exploratória e descritiva (quanto aos seus objetivos); quantitativa (quanto a sua abordagem); e pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e levantamento (quanto aos procedimentos de coleta de dados utilizados). Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa que desenvolveu o instrumento de coleta de dados, seguindo o método de escalas multi-itens. A escala foi construída a partir da realidade da organização selecionada como campo de estudo e, para tanto, fundamentou-se nos sete desafios estratégicos da instituição para o período 2005-2015 e no alinhamento estratégico a partir da adoção do BSC, bem como a sua influência nos resultados da Caixa Econômica Federal. Os dados coletados foram analisados com o auxílio do software estatístico SPSS. Após a análise dos dados e informações oriundas da pesquisa verificou-se que a adoção do Balanced Scorecard contribuiu para o alinhamento do pensamento estratégico nos diversos níveisgerenciais da empresa. Além disso, a opinião dos três grupos gerenciais entrevistados é de que as estratégias executadas no presente estão alinhadas com os desafios estratégicos da organização e que o sucesso na execução das estratégicas contribuirá para a realização da visão de futuro da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Caires, Alan Felipe. "A Importância do Planejamento Estratégico nas Organizações." Revista de Ciências Gerenciais 22, no. 36 (December 30, 2018): 168. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2018v22n36p168-171.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do Planejamento Estratégico nas Organizações, destacando a Administração Estratégica como um planejamento eficiente e eficaz em uma organização dentro do conceito de clima de ambiente organizacional. Serão mostradas as prioridades que possuem o processo de implementação do planejamento estratégico através de uma administração, que procura esclarecer seus aspectos, missão, valores e visão de mercado, com o intuito de demonstrar através de opiniões de especialistas como deve ser tratado o planejamento estratégico, atualmente, e qual o objetivo que o planejamento estratégico influenciará no futuro da organização, com a visão crítica e analítica da posição que o mercado atuará e a performance que a empresa irá atingir por meio da desenvoltura do planejamento estratégico aplicado. Palavras-chave: Planejamento. Administração Estratégica. Estratégia Empresarial. AbstractThe aim of this paper is to demonstrate the importance of strategic planning in the organizations, highlighting the strategic management and efficient and effective planning in an organization within the concept of organizational climate environment. Priorities will be shown that has the implementation process of strategic planning by an administration that seeks to clarify aspects, mission, values and vision of the market, aiming to demonstrate through expert opinions on how it should be dealt with planning today and what the strategic goal that strategic planning will influence the future of the organization, with a critical and analytical position that the market will act and the performance that the company will achieve through the resourcefulness of strategic planning applied. Keywords: Planning. Strategic. Business Strategy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Salgado Chavarría, Claudio Fernando. "El crecimiento de maestrías y doctorados según el Plan de Desarrollo Estratégico del Sistema de Educación Superior de Honduras 2014-2023." Paradigma: Revista de investigación educativa 25, no. 40 (March 13, 2019): 13–42. http://dx.doi.org/10.5377/paradigma.v25i40.7534.

Full text
Abstract:
El objetivo de este ensayo es indagar acerca del crecimiento de maestrías y doctorados que se estipula en el Plan de Desarrollo Estratégico del Sistema de Educación Superior de Honduras 2014-2023. Primero, hacemos una exposición sucinta del contenido y objetivos estratégicos del Plan. Seguidamente, describimos los objetivos y las acciones que versan sobre maestrías y doctorados. A continuación, examinamos los avances de dichos programas a 2016, tanto en cantidad como en normativas emitidas respecto a esos grados académicos. El ensayo finaliza con un planteamiento acerca de la importancia de la formación de docentes para el Plan de Desarrollo Estratégico y con sugerencias en ese sentido. Palabras claveDesarrollo estratégico, educación superior, planificación, posgrados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Costa, Cassio Henrique Garcia, Luiz Gonzaga de Castro Júnior, Cassiano De Andrade Ferreira, Gideon Carvalho de Benedicto, and André Lucas Novaes. "TEORIA DA TRÍPLICE HÉLICE: UMA PROPOSTA DE MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA APLICADO À AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DO CAFÉ (INOVACAFÉ)." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 12, no. 2 (April 23, 2020): 250. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v12e22019250-284.

Full text
Abstract:
O objetivo neste estudo foi criar, por meio de uma pesquisa-ação, um modelo de gestão estratégica para a Agência de Inovação do Café (InovaCafé), integrando o Balanced Scorecard (BSC) à teoria da Tríplice Hélice. O alinhamento da pesquisa-ação às teorias da Tríplice Hélice, do Planejamento Estratégico e à abordagem do BSC forneceu os subsídios necessários à formulação de um modelo de gestão estratégica capaz de contemplar a complexidade da InovaCafé enquanto organização articuladora da Tríplice Hélice. Com o desenvolvimento de um mapa estratégico adaptado à InovaCafé, os objetivos indicadores, metas e iniciativas constituem inovações que podem ser exploradas em outras pesquisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cardona, Daniel, Juan Diego Forero, Luis Felipe Cardona, and Leonardo Rivera. "El WIP como objetivo estratégico en la distribución de planta." Ingenium 6, no. 14 (December 30, 2012): 23. http://dx.doi.org/10.21774/ing.v6i14.190.

Full text
Abstract:
Este artículo presenta una manera de obtener una distribución de planta que minimiza los niveles de inventario de trabajo en proceso (WIP) para un sistema de producción donde el flujo de materiales se lleva a cabo por medio de diferentes sistemas de manejo de materiales. El WIP como valor objetivo del problema de distribución de planta plantea una diferencia con la mayoría de modelos de optimización existentes y brinda información sobre una medida de rendimiento operativo que por lo general no es considerada, pero que impacta de manera directa los costos asociados a la producción. Se demostró que el modelo presentado permite encontrar diseños de planta con mejor desempeño en este indicador que los encontrados por medio de un modelo que considere un solo sistema de manejo de materiales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Patrice Philippe Dhenin, Miguel. "Além da Grand Strategy e do Entorno Estratégico: Uma proposta para esboçar uma Grande Estratégia Fronteiriça." Revista da Escola de Guerra Naval 27, no. 1 (2021): 31–54. http://dx.doi.org/10.21544/1809-3191.v27n1.p31-54.

Full text
Abstract:
O conceito de “Entorno Estratégico” surgiu no Brasil no começo do século como proposta elástica para abordar questões pautadas na projeção de poder. Ao desenhar um entorno geograficamente delimitado, o Brasil procurou definir conceitualmente áreas consideradas prioritárias para exercer sua influência política e estratégica. O artigo tem como objetivo a formulação de eixos para elaborar uma “Grande Estratégia Fronteiriça”. Em primeiro lugar, apresentaremos o conceito de “Entorno Estratégico”, a partir da perspectiva brasileira. Para tal, foi realizado um levantamento com os principais documentos oficiais que norteiam as políticas de Defesa. Em seguida, procuramos avaliar a relação entre “Entorno Estratégico” e “Grande Estratégia”, conceito que evoluiu na literatura anglo-sa-xônica ao longo do século XX. A partir do Plano Estraté-gico de Fronteiras, lançado em 2011, procuramos avaliar seu impacto nas políticas públicas para a região norte do Brasil. Finalmente, encerramos esse trabalho com uma breve proposta conceitual, balizando uma “Grande Es-tratégia Fronteiriça”, primeiros passos para propor uma política de Estado num futuro próximo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Joia, Luiz Antonio, and José Geraldo Andrade de Souza. "Articulando modelos de alinhamento estratégico de tecnologia da informação." Cadernos EBAPE.BR 7, no. 2 (June 2009): 252–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512009000200006.

Full text
Abstract:
O conceito de tecnologia da informação (TI) vem ganhando importância para as organizações. O uso eficiente da TI e a integração entre sua estratégia e a estratégia de negócios vão além da idéia de que se trate de uma mera ferramenta de automação de processos e de aumento da produtividade empresarial. Através do alinhamento estratégico de TI, busca-se o ajuste tanto das estratégias de negócios e de TI, quanto das estruturas internas da empresa. Para isso, diversos modelos desse alinhamento têm sido propostos. Este artigo analisa oito deles. O objetivo é propor uma articulação entre esses modelos de alinhamento estratégico, de modo a integrar os seus vários elementos comuns e complementares, propondo um novo modelo conceitual teórico, via triangulação analítico-teórica. O modelo proposto mantém os principais conceitos encontrados nos modelos de alinhamento estratégico de TI analisados, consolidando e explicitando os conceitos propostos individualmente por esses modelos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Pinheiro, Selma Sotelo, and Irene Raguenet Troccoli. "GRUPOS ESTRATÉGICOS NA INDÚSTRIA DE RESSEGUROS BRASILEIRA: UMA VISÃO DE SUA FORMAÇÃO INICIAL." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 9, no. 1 (May 5, 2016): 26. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v9e1201626-57.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa é estudo de caso de abordagem sobre o mercado de resseguros brasileiro, tendo como foco a forma como cinco resseguradoras locais em atuação no Brasil se configuram estrategicamente depois da abertura deste mercado, com o objetivo de investigar sua configuração estratégica em termos de agrupamentos estratégicos. A contribuição teórica está na surpresa representada pelo fato do IRB, apesar de sua configuração histórica específica é muito diferenciada dos demais players analisados. Como conclusão, as resseguradoras locais com atuação endógena demonstraram formar um grupo estratégico específico, enquanto todas as demais – as com atuação exógena, incluindo o IRB - se constituíram em outro grupo. Tal conclusão indica a importância destacada do público-alvo no que tange às definições estratégicas dos players neste mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Reckziegel, Valmor, Debora Gomes Machado, Marcos Antonio De Souza, and Regiane De Souza Piva. "O USO DE INOVAÇÕES NO ATENDIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: O CASO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL." REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade 7, no. 1 (July 1, 2017): 1–17. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v7i1.416.

Full text
Abstract:
Estudar a área de serviços, tanto em economias desenvolvidas como nas emergentes tem merecido atenção dos pesquisadores, pela representatividade de crescimento e importância econômica. Nesse contexto, aborda-se o interesse investigativo de ações estratégicas que convergem para investimentos em inovação em um segmento altamente competitivo, o de instituições financeiras. Para isso, o objetivo desta pesquisa foi analisar o novo modelo de atendimento da Caixa Econômica Federal, com incremento de inovações na implantação do gerenciamento de filas virtual e o alinhamento estratégico dessas ações, por meio de um estudo de caso. A empresa, objeto do estudo, representa o terceiro banco no Brasil em retorno sobre ativos e foi escolhida por acessibilidade. Os resultados da pesquisa apontam para o alinhamento estratégico dos investimentos no gerenciamento do atendimento, em particular no gerenciamento de filas, também que há aderência entre os objetivos estratégicos da organização e as ações em inovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Coelho, Gabriel Nilson, Sérgio Murilo Petri, Ana Paula de Archer de Arruda Borges, and David Daniel Hammes Junior. "CONSTRUÇÃO DE UM PAINEL ESTRATÉGICO BASEADO NAS PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD PARA O DEPARTAMENTO DE FINANÇAS DA UFSC." Revista de Administração de Roraima - RARR 7, no. 2 (February 1, 2018): 382. http://dx.doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v7i2.4488.

Full text
Abstract:
O trabalho tem por objetivo a construção de um Painel Estratégico baseado nas Perspectivas do Balanced Scorecard para o Departamento Financeiro da UFSC. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo como estratégia de investigação um estudo de caso. Foi feito um levantamento bibliográfico com a intenção de buscar estudos empíricos relacionados ao tema. A coleta de dados se deu através de entrevistas estruturadas, observação participante e análise de registros de arquivos. Como resultado obteve-se um Painel Estratégico, ferramenta legitimada pelo responsável do setor, baseado nas perspectivas do Balanced Scorecard que serve como ferramenta estratégica para o gestor na avaliação de desempenho para o departamento estudado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Pereira, Rafael Morais, Felipe Mendes Borini, and Adalberto Américo Fischmann. "Estilo Cognitivo e as Dimensões do Processo de Estratégia em Micro e Pequenas Empresas." REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas 6, no. 3 (December 18, 2017): 525–52. http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v6i3.497.

Full text
Abstract:
O processo da estratégia empresarial apresenta três dimensões: o pensamento lógico ou criativo, a formação deliberada ou emergente e a mudança revolucionária ou evolucionária. Ademais, o estilo cognitivo do estrategista também ganhou ênfase no campo da estratégia, sendo caracterizado pelo padrão individual de processamento de informações. Alinhando a cognição às dimensões do processo estratégico, adotamos como recorte as micro e pequenas empresas, consideradas como organizações empreendedoras. O objetivo geral do artigo foi analisar a relação entre o estilo cognitivo divergente holístico do empreendedor e as três dimensões do processo de estratégia em micro e pequenas e empresas. Adotou-se uma abordagem quantitativa, com coleta de dados a partir de questionário aplicado a uma amostra de 92 micro e pequenas empresas de um município do estado de São Paulo. Os resultados, a partir da análise da modelagem de equações estruturais, demonstraram a relação entre o estilo divergente holístico com o pensamento estratégico do tipo criativo, com a formação estratégica deliberada e com a mudança estratégica de caráter tanto revolucionário quanto evolucionário. Como contribuições, delineamos que, diante de um estilo divergente holístico, o empreendedor assume um pensamento estratégico criativo e preconiza tanto mudanças revolucionárias quanto evolucionárias. Por outro lado, a criatividade, a inovação e a visão holista do estilo em questão não corroboram necessariamente uma formação estratégica emergente, flexível e colaborativa, pelo contrário, se associam a uma formação deliberada sob responsabilidade exclusiva do empreendedor proprietário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, Jaqueline Luisa, and Sandra Lúcia Nogueira. "APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DO BALANCED SCORECARD EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 5, no. 7 (November 23, 2017): 19. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v5i7.50942.

Full text
Abstract:
Em um mundo de constantes transformações e mudanças mercadológicas evidencia-se a necessidade das pequenas empresas implantaram sistemas de gestão eficientes e medidas de desempenho para controle das atividades. O presente artigo se baseou na aplicação dos conceitos do Balanced Scored em uma empresa de pequeno porte com intuito de viabilizar processos gerenciais críticos, além de demonstrar um balanceamento da visão financeira, operacional e de longo prazo. Assim, este estudo tem como propósito aplicar os conceitos do Balanced Scored em uma empresa de tratamento e beneficiamento de madeiras, com o objetivo de desenvolver o pensamento estratégico e transformar as estratégias em ações. A fim de alcançar este objetivo, desenvolveu-se um quadro estratégico e definiu-se a missão, visão, metas e indicadores que a empresa não possuía, assim obteve-se uma visão clara dos objetivos e metas, esclarecendo e estabelecendo consensos, além de obter uma melhor integração entre os funcionários. A partir destas considerações, analisou-se que os conceitos do Balanced Scored podem ser aplicáveis a pequenas empresas e se bem executado garantem um bom gerenciamento das atividades, sendo uma importante ferramenta de gestão estratégica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Carla Cristina, and Lucilaine Pascuci. "Processo estratégico em arranjos produtivos locais: o desafio da cooperação." Revista Eletrônica de Ciência Administrativa 19, no. 3 (September 1, 2020): 393–416. http://dx.doi.org/10.21529/recadm.2020017.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo estratégico em um Arranjo Produtivo Local (APL) de desenvolvimento de softwares. Para tanto, examinou-se a influência de aspectos racionais e não racionais como sensemaking, criatividade, feeling e experiência nas estratégias adotadas pelos principais atores do APL. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com base em entrevistas e documentos, os quais foram analisados por meio da técnica de categorização temática. Resultados demonstraram que as estratégias resultam da ação efetiva dos atores, sob influência de aspectos racionais (estratégias deliberadas) e, principalmente, de aspectos não pertencentes ao domínio da razão (estratégias emergentes), resultantes de sensemaking, feeling, insights, experiência e criatividade. Conclui-se que o processo estratégico do APL é representando por um processo de formação estratégica, assumindo um caráter técnico e artesanal. A dinâmica identificada permitiu a identificação de um padrão no processo de formação de estratégias em APL que, apesar da pluralidade de atores, demonstrou o esforço na promoção de alinhamento entre decisões conjuntas e ações individuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Vanilson Araújo da, and Cláudio Márcio Campos de Mendonça. "ALINHAMENTO DOS PROJETOS DE TI AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO DE UNIVERSIDADE PRIVADA BRASILEIRA PERTENCENTE A UM GRUPO AMERICANO." EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação 1, no. 2 (January 8, 2016): 2. http://dx.doi.org/10.15628/empiricabr.2015.3745.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi descrever o processo de alinhamento estratégico dos projetos de TI de uma Universidade privada pertencente a um grupo Americano. Demonstrou como ocorre a classificação e priorização dos projetos em relação aos objetivos estratégicos da instituição. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória/descritiva, com abordagem de forma qualitativa, método de estudo de caso, técnica de coleta de dados documental e entrevistas com questões semiestruturadas. Com os resultados obtidos através do estudo de caso, concluiu-se que a aplicação do método proporciona uma gestão mais efetiva dos recursos de TI, mantendo o alinhamento com os objetivos estratégicos das áreas organizacionais. A organização estudada mostrou maturidade no uso de ferramentas de gestão, principalmente pelo o uso do BSC, que possibilita, através de seus conceitos e métodos, uma visão clara das estratégias, objetivos e metas empresariais, esclarecendo e estabelecendo consensos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ávila, Lucas Veiga, Cátia Lixisnki Lixisnki, Rodrigo Belmonte Da Silva, and Marcelo Mendes Arigony. "UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O CASO DE UMA EMPRESA FAMILIAR DO INTERIOR GAÚCHO." Revista GESTO 2, no. 2 (August 11, 2015): 37. http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/2014.v2i2.1330.

Full text
Abstract:
<p>Esta pesquisa foi desenvolvida na empresa Supermercados Pazini, na cidade de São Francisco de Assis/RS, com o objetivo de analisar a organização e seu ambiente, propondo um modelo de planejamento estratégico que oriente a empresa a um melhor posicionamento competitivo. Para isto, utilizou a abordagem da pesquisa qualitativa, quanto ao objetivo se caracterizou como exploratória e adotou a técnica de estudo de caso. Desse modo, para cumprir o objetivo geral foi realizada a avaliação da gestão organizacional, visando conhecer a empresa e seu ambiente para propor um modelo de planejamento estratégico que melhor se adequasse a realidade. Foi apresentado um modelo de planejamento estratégico para a empresa Supermercados Pazini, de acordo com o referencial teórico; foram propostas ações para implementação e controle do planejamento estratégico. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas com os proprietários, bem como a observação direta das operações realizadas na empresa. Após a análise dos dados coletados, foram propostos, à empresa, objetivos, estratégias e ações, abrangendo as áreas de recursos humanos, operação, marketing e finanças. Aplicado de forma eficaz, esse planejamento estratégico poderá tornar a empresa Supermercados Pazini referência em qualidade supermercadista na Região do Vale do Jaguari, proporcionando uma experiência de consumo diferenciada pelo atendimento e primando pela qualidade de vida de seus clientes, com lucratividade adequada para o seu desenvolvimento.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography