To see the other types of publications on this topic, follow the link: Objetivos de desenvolvimento sustentável.

Journal articles on the topic 'Objetivos de desenvolvimento sustentável'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Objetivos de desenvolvimento sustentável.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Carvalho, André Pereira de. "Objetivos do desenvolvimento sustentável." GV-executivo 14, no. 2 (October 8, 2015): 72. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v14n2.2015.56854.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silveira, Luís Ávila, and Sara Madeira. "Objetivos do desenvolvimento sustentável:." Cadernos de Geografia, no. 41 (June 30, 2020): 31–41. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_41_3.

Full text
Abstract:
The present article aims to display a reflection on the concept of Decent Work and Economic Growth, admitted as one of the 17 Sustainable Development Goals and presented in the 2030 Agenda for Sustainable Development. For a better understanding of the aforementioned subject matter, this paper will focus on the theme of Sustainable Development whose theoretical contents are coordinated with seminal initiatives such as The Declaration of the United Nations on Human Environment (1972), the report Our Common Future (1987), The United Nations Millennium Declaration (2000), The Future We Want (2012) as well as The 2030 Agenda for Sustainable Development (2015). The present study will also elaborate on the subject of Decent Work and Economic Growth itself by relating it with the topics of Green Economy and Sustainable Tourism. Study cases, such as Tourism Creative Factory: Eco Soul Ericeira (Portugal); Istra Inspirit (Croatia); Connecting Community, Local Friends and Visitors to a Unique Experience and Happiness - Triponyu.com (Indonesia); Art and Tourism Painting a New Future for Women – banglatanak.com – India and Building a Future in The Community – Bushmans Kloof Wilderness Reserve and Wellness Retreat – South Africa, will be reflected upon within the spectrum of their relevance towards social, environmental and economic sustainability as well as the acknowledgment of human inclusivity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soares, Fabiana Pegoraro. "Objetivos de desenvolvimento sustentável e geografia escolar." Terrae Didatica 15 (November 22, 2019): e019048. http://dx.doi.org/10.20396/td.v15i0.8657602.

Full text
Abstract:
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o principal eixo da atual Agenda 2030 da ONU e, para que sejam efetivos, é imprescindível educar, de modo formal e informal, crianças, jovens e adultos para uma mudança nas relações sociais, políticas e com a natureza. Os objetivos deste trabalho são analisar a relação entre os ODS e os conteúdos da Geografia escolar propostos pela BNCC e trazer algumas reflexões sobre sua potencial aplicação nas aulas e projetos interdisciplinares que envolvem a disciplina. Para isso, utilizou-se como base teórica textos da ONU e da UNESCO sobre ODS, além da BNCC de Ensino Fundamental. Por fim, os assuntos e conteúdos referentes aos ODS 1, 2, 3 e 4 e à BNCC de Geografia foram comparados e estabeleceu-se uma lista de possíveis relações entre eles e os exemplos de abordagens e métodos de aprendizagem para os ODS propostos pela UNESCO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Liszbinski, Bianca Bigolin, and Maria Margarete Baccin Brizolla. "ENGAJAMENTO CORPORATIVO AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL." Vivências 17, no. 33 (June 21, 2021): 83–105. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.363.

Full text
Abstract:
O fenômeno do engajamento corporativo aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) é tratado como novo e exclusivo na literatura, tendo alcance em diversas áreas de pesquisa e sendo carente de aprofundamento teórico e empírico. Diante disso, este artigo teve o objetivo de explorar as características da atual frente de pesquisa sobre o engajamento corporativo aos ODS, por meio de um estudo bibliométrico de acoplamento bibliográfico e de co-ocorrência de palavras. Além do reconhecimento dos autores e periódicos mais relevantes sobre esta temática, identificou-se por meio da técnica de acoplamento de documentos, as principais abordagens que permeiam o engajamento aos ODS: sustentabilidade, implementação e medição, educação e partes interessadas, fatores institucionais, modelos de negócios e colaboração. A análise de co-ocorrência de palavras permitiu indicar as tendências conceituais dominantes sobre este tema (metas de desenvolvimento sustentável, gestão, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, desempenho, inovação, governança, framework, impacto e engajamento de partes interessadas) e como estas estão agrupadas, possibilitando contribuir para uma melhor compreensão do recente desenvolvimento desse campo do conhecimento e apresentar oportunidades para futuros estudos nesse assunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Buttenbender, Bruno Nonnemacher, Douglas Henrique Flach, Carlos Cândido da Silva Cyrne, Júlia Elisabete Barden, and Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar. "Cooperativismo e desenvolvimento: aproximações acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 3 (January 14, 2021): 613–26. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.003.0049.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo identificar como o cooperativismo permite uma aproximação e participa da construção do desenvolvimento sustentável, proporcionando a reflexão e sensibilização a respeito das oportunidades e desafios que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam neste cenário. Metodologicamente, o estudo se classifica como uma pesquisa quali-quantitativa, fundamentada em um levantamento bibliográfico e documental de caráter exploratório, visto que o objetivo deste estudo é identificar como o cooperativismo participa da construção das condições para o desenvolvimento sustentável, em especial via Agenda 2030. A etapa qualitativa buscou identificar a relação existente entre os Princípios do Cooperativismo e os ODS, enquanto que a etapa quantitativa e buscou mensurar as ações de responsabilidade social que foram desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras, vinculadas ao programa Dia de Cooperar (Dia C), e que contribuem direta ou indiretamente para o alcance dos ODS. As principais conclusões permitem afirmar que o cooperativismo está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sua teoria e prática, tanto a partir dos princípios e valores que norteiam o movimento, em especial o da intercooperação e do interesse pela comunidade, quanto em se considerando as ações de responsabilidade socioambiental desempenhadas pelas cooperativas nos espaços onde estas se encontram. Entende-se assim, que o cooperativismo desempenha um papel fundamental na construção da mudança de paradigmas e comportamentos que conduzirão à construção do desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alves, Fernanda Maria Melo. "EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL." Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa 1, no. 3 (December 3, 2019): 01. http://dx.doi.org/10.36732/riep.v1i3.42.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Mariana Rodrigues de Almeida Espel de. "Museus e Desenvolvimento Sustentável." Revista ARA 7, no. 7 (November 21, 2019): 193–220. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v7i7p193-220.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem o objetivo de demonstrar a aplicação dos indicadores de Desenvolvimento Sustentável sugeridos pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para Museus. Esta aplicação tem o intuito de demonstrar como é possível reconhecer o nível de sustentabilidade dos Museus. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas que evidenciam a importância de se organizar tais parâmetros, com base nas características do País em que o Museu está instalado e que demonstram a efetiva contribuição destas organizações no que se refere aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Neste estudo preliminar, foram realizadas recolha de dados em dois museus da Região Centro de Portugal. A recolha de dados teve como referência Indicadores de Sustentabilidade sugeridos e publicados pela OCDE em 2018. Estes parâmetros foram a base da recolha de dados, que resultou em uma análise do nível de sustentabilidade desses dois museus, seguindo as referências OCDE. O resultado demonstrou uma efetiva possibilidade de medição dos níveis de sustentabilidade dos museus e mostra também, a potencialidade dos museus para cooperação nos objetivos delineados pela Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, elaborado pela Organização das Nações Unidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomes, Magno Federici, and Leandro José Ferreira. "Políticas públicas e os objetivos do desenvolvimento sustentável." Direito e Desenvolvimento 9, no. 2 (December 3, 2018): 155–78. http://dx.doi.org/10.25246/direitoedesenvolvimento.v9i2.667.

Full text
Abstract:
O presente estudo visa trabalhar os novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e as dimensões da sustentabilidade. O estudo irá abordar as dimensões da sustentabilidade que vêm sendo desenvolvidas pela doutrina no cenário nacional. O objetivo central do estudo é analisar se os ODS contemplaram todas as dimensões da sustentabilidade que vêm sendo estudadas pela doutrina. O problema que se pretende resolver é se os ODS podem influenciar positivamente na implementação de políticas públicas. Para tanto, foram utilizados, na realização desta pesquisa, o método vertente jurídico-teórico e raciocínio dedutivo com técnica de pesquisa bibliográfica. Ao final da pesquisa será possível evidenciar que os ODS procuraram ao máximo permear todas as dimensões da sustentabilidade de modo a prestigiar, objetivar e consubstanciar um pleno desenvolvimento pautado na sustentabilidade e suas multidimensões, com vistas a propiciar o bem-estar duradouro para as presentes e futuras gerações. Assim, é indispensável que as políticas públicas passem a ser consideradas sustentáveis, mediante integral respeito aos ODS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Roma, Júlio César. "Os objetivos de desenvolvimento do milênio e sua transição para os objetivos de desenvolvimento sustentável." Ciência e Cultura 71, no. 1 (January 2019): 33–39. http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602019000100011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Andrade de Oliveira Farias, Elana, Andrey Seraphim Guilherme, Ana Clara Brandão da Silva, Raíssa André de Araujo, Elisa Maria Mano Esteve, and Claudia do Rosário Vaz Morgado. "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da cidade do Rio de Janeiro." Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares 3 (March 16, 2022): 1–20. http://dx.doi.org/10.24220/2675-7885v3e2022a5547.

Full text
Abstract:
A produção acelerada de resíduos nas cidades acarreta disposição inadequada e danos ao meio ambiente e à saúde. O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é uma ferramenta de gestão pública para garantir a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos municipais, sendo importante na busca de soluções e meios para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dessa forma, o estudo busca analisar a nova versão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município do Rio de Janeiro, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das políticas públicas municipais relacionados a eles. Para isso, realizou-se uma análise bibliográfica do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, relacionando seu conteúdo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seus respectivos princípios e metas. Os objetivos gerais do plano estão de acordo com 10 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Já a destinação final, está relacionada principalmente com o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 13. Os tópicos e ações do documento estão associados com as metas de 3 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As diretrizes gerais do plano relacionam-se com 7 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as diretrizes específicas com 4 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as diretrizes do planejamento estratégico com 6 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as metas com 4 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos atualmente não possui conexão direta com a lei municipal n°6.906/2021 e o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática da Cidade do Rio de Janeiro, porém suas ações vão de acordo com às ambições de ambos, e espera-se uma maior concordância nas próximas versões. De forma geral, o plano apresenta mais correlações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 e 12, e demonstra um esforço no planejamento de ações e ferramentas relacionadas à sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silveira, Matheus Dos Santos da, and Natália Carvalho Viana de Sousa. "Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Saúde Mental: discussões à luz do conceito de desenvolvimento sustentável em contextos amazônicos." Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD 9, no. 18 (December 30, 2020): 124–54. http://dx.doi.org/10.30612/rmufgd.v9i18.12143.

Full text
Abstract:
Desde o final do século passado o mundo vive a necessidade de reconstruir suas definições acerca do desenvolvimento. Todavia, somente a definição de sustentabilidade não se fez suficiente às reformulações necessárias no desenvolvimento das nações. Com isso foram criadas medidas gerais que funcionam como parâmetros ao novo modelo de desenvolvimento. Denominadas de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, compostos por 17 objetivos, as ODS servem como norteadores para tomada de decisão em inúmeros aspectos que interferem na noção de sustentabilidade, entre elas a promoção da saúde. Sabe-se que o conceito de saúde é amplo e abarca inúmeros fatores; a saúde mental é um deles e encontra-se em constante questionamento por sua invisibilidade em pautas sustentáveis e documentos internacionais, contrariando dados alarmantes de adoecimento em todo mundo. Frente ao questionamento sobre a importância de discussões e reformulações acerca do tema, o presente artigo buscou discutir o conceito de saúde mental nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, utilizando a Amazônia enquanto recorte contextual, tendo em vista a diversidade da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Gomes, Magno Federici, and Ariel Augusto Pinheiro dos Santos. "Multidimensionalidade e Regulamentação do Desenvolvimento Sustentável." Revista de Direito, Economia e Desenvolvimento Sustentável 2, no. 2 (February 20, 2017): 17. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0057/2016.v2i2.1385.

Full text
Abstract:
A pesquisa investiga o termo “desenvolvimento sustentável”, em suas dimensões e a regulamentação legislativa. O objetivo geral é elencar as dimensões e a regulamentação legislativa. Os objetivos específicos foram a caracterização das dimensões, bem como a identificação de sua trajetória. Empregou-se como linha teórico-metodológica a jurídico-sociológica, pois, ante a amplitude do tema, o ramo jurídico foi insuficiente para alcançar os objetivos. Procedeu-se com o raciocínio dedutivo, tendo em vista a idealização de princípios gerais que devem ser empregados em casos particulares. Constatou-se a ressignificação da locução, além da propagação do termo em textos normativos a partir de 2000.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Hornung, Regiane, Adriana Maria De Grandi, Ana Paula da Silva Leonel, and João Carlos Gonçalves. "Educação profissional no meio rural e suas implicações no desenvolvimento sustentável." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 14, Supl. 2 (June 2, 2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2021v14supl.2.e9430.

Full text
Abstract:
As alternativas de profissionalização vinculadas às políticas públicas podem ser uma opção para a manutenção dos jovens no meio rural, a fim de melhorar a qualidade de vida no campo e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Assim, surge a necessidade de formar profissionais capazes de construir conhecimento que possibilite a resolução das questões mais urgentes no contexto ambiental e produtivo. Diante disso objetivou-se estudar a educação profissional no meio rural e sua relação com o desenvolvimento rural sustentável por meio de uma análise qualitativa de artigos, leis e decretos, dentre outros documentos. Este artigo apresentou a educação no campo e sua relação com o desenvolvimentou rural sustentável, bem como destacou os objetivos de desenvolvimento sustentável e suas constribuições para o meio rural. Ainda, descreveu a educação profissional e as legislações pertinentes ao tema. Portanto, a educação do campo pode estar ligada ao desenvolvimento rural sustentável e aos objetivos do desenvolvimento sustentável, ainda pode contribuir com os aspectos e particularidades de educação profissional no meio rural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ferreira, Patrícia, Jorge Cristino, and Carlos Ribeiro. "Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável – PEGADAS." AmbientalMENTEsustentable 23-24, no. 1 (March 30, 2018): 257–61. http://dx.doi.org/10.17979/ams.2017.23-24.1.3382.

Full text
Abstract:
Inserido no âmbito de um projeto municipal mais amplo que visa o desenvolvimento sustentável do território, o programa PEGADAS – Programa Ecológico de Guimarães para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável pretendeu reforçar a educação e sensibilização ambiental num contexto de promoção dos objetivos mundiais consagrados na Agenda 2030 e que impõe como objetivo essencial a garantia da aquisição de “conhecimento e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis”, ao mesmo tempo que coloca como prioritários os eixos da proteção ambiental, através do uso de energias renováveis, ação contra as alterações climáticas, proteção da vida marinha e terrestre, produção e consumos sustentáveis ou desenvolvimento de comunidades sustentáveis (Centro Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, 2016). Tem como princípios a equidade, a transversalidade e a abrangência de ação nas suas interações com as escolas em particular e a comunidade alargada no geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Setti, Bruna Migliaccio, Tânia Lobo Muniz, and Marcos Claro Da Silva. "A contribuição do Marco Ruggie aos objetivos do desenvolvimento sustentável." Scientia Iuris 21, no. 3 (November 29, 2017): 287. http://dx.doi.org/10.5433/2178-8189.2017v21n3p287.

Full text
Abstract:
A proposição do presente estudo consiste na evolução da mentalidade trazida por discursos políticos e sociais a respeito do conceito de desenvolvimento sustentável. Busca-se também demonstrar que este é cada vez mais dependente do papel das empresas no cenário internacional, não somente através da tutela do meio ambiente, mas também como no ato de proteger, respeitar e remediar os direitos humanos. Para isso, denota-se necessário que os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 tenham como pilar Os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, constituídos a partir do Marco Ruggie. Dessa feita, a pesquisa apresenta análise complexa do termo sustentável, em suas multidimessões (social, ética, ambiental, econômica e jurídico-política), para, ao final, reconhecer que, de fato, cada vez mais os direitos humanos são essenciais para alcançar o desenvolvimento sustentável, o que representa uma responsabildiade para as empresas globais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Araújo, Ana Beatriz Arantes. "A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável." Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI 4, no. 2 (July 31, 2019): 25–49. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2019v4n2.46079.

Full text
Abstract:
This work seeks to analyze the National Commission on the Sustainable Development Goals (CNODS, in Portuguese) from its constitution, structure and first delivers. Created in 2016, its installation and work began after the representatives took office in June 2017. It is presented as a collegiate, consultative organ, with parity between the government and civil society, to advance social participation. Among its competences lays the proposition of an action plan to implementations of the UN’s 2030 Agenda to Sustainable Development in Brazil. We seek to verify whether the commission complies to those aspects within its mandate during the first years of functioning. For that, we searched the Brazilian government’s official publications’ digital archive, from 2015 and 2017 and the documents available at the commission’s website. We highlight the decree that created it (Decreto nº 8.892/2016) and the 2017-2019 Action Plan. We concluded the commission is a weak governance instrument, with restricted and limited social participation and underrepresentation of subnational governments. It predisposes the prominence of the Federal Executive Secretariat and lacks the participation of important sectorial agencies inside the SDGs scope. During the period, its strategic planning stayed restricted to short-term planning.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

ROSA, Vanessa De Castro, and Guilherme De Souza CAMPOS. "A AGROECOLOGIA COMO MECANISMO DE EFETIVAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL." Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca 15, no. 1 (April 8, 2020): 321–40. http://dx.doi.org/10.21207/1983.4225.1005.

Full text
Abstract:
A Agenda 2030, construída a partir dos objetivos do milênio e das decisões tomadas na Rio+20, consiste em 17 objetivos de desenvolvimento sustentável associados a 169 metas que buscam auxiliar a comunidade internacional no processo de construção do desenvolvimento sustentável, além de se reforçar paradigma de solidariedade e sustentabilidade para o Direito e para as Relações Internacionais. A Agenda está em vigor desde 2016 e estabelece metas para serem cumpridas até 2030, para observância destas metas e prazo, a Agroecologia mostra-se como um importante instrumento de efetivação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), conforme estudo realizado, em 2013, pela Aliança para a Soberania Alimentar na África (AFSA) que analisou 50 casos de uso de agricultura agroecológica em 22 países africanos, constatou-se que a Agroecologia contribuiu para a atingir 10 dos 17 ODS. A partir deste estudo organizado por Michael Farrely e de autores como Enrique Leff e Miguel Altieri, compreende-se a agroecologia, como agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável, além de campo de saber interdisciplinar, que se afirma na sociedade como teoria crítica, prática agrícola sustentável e movimento social, contribuindo para a implantação de um modelo agrícola e social sustentáveis nos moldes dos ODS. Este artigo estuda como a agroecologia, através das leis que versam sobre o tema, poderá efetivar os ODS no Brasil, por intermédio de pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e qualitativo, cuja análise de leis, decretos, tratados e artigos especializados sobre o tema, buscará evidenciar a relação dos dispositivos legais com os ODS. Conclui-se que a agroecologia e o direito são instrumentos promotores dos ODS, porém, a legislação agroecológica brasileira atua de forma tímida, visto que disputa espaço com uma política agrícola direcionada para o agronegócio, de modo que a não implementação dos ODS está no campo da efetividade e não da normatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Antunes, Mateus Dias, Márcia Aparecida Andreazzi, Sônia Maria Marques Gomes Bertolini, and Rute Grossi Milani. "Saúde e desenvolvimento sustentável: uma análise da convergência das publicações científicas." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 15, no. 5 (August 24, 2020): 304–19. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9614.

Full text
Abstract:
Devido a atual preocupação mundial com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, objetivando vidas sustentáveis e saudáveis, torna-se relevante evidenciar a situação e a direção dos estudos nessa área. Este trabalho analisou a consonância das publicações científicas, indexadas em bases de dados mundiais, num período de 25 anos, sobre o tema Saúde e Desenvolvimento Sustentável. Verificou-se um aumento na quantidade de publicações a partir de 2012, com grande diversidade de eixos temáticos. Porém, temas como segurança alimentar, agricultura sustentável, cidades sustentáveis e saudáveis, sociedades pacíficas e inclusivas e educação ambiental foram pouco explorados, evidenciando a necessidade de maior articulação entre esses temas e as ações em saúde, na busca pelo desenvolvimento sustentável e saudável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rodrigues de Oliveira, Dayana, Ana Karolina Silva de Lima, Nájila Rejanne Alencar Julião Cabral, and Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima. "Programa Selo Município Verde e a efetividade dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável." Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares 2 (December 22, 2021): 1–12. http://dx.doi.org/10.24220/2675-7885v2e2021a5529.

Full text
Abstract:
A dificuldade na internalização de políticas públicas no território nacional demonstra que é imprescindível a atuação da gestão local ambientalmente adequada para alcançar o cumprimento das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Programa Selo Município Verde é uma certificação ambiental cearense, iniciada em 2003, com o propósito de fortalecer a agenda ambiental municipal. Este trabalho teve como objetivo analisar as relações entre os indicadores ambientais do Programa com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A presente pesquisa documental, de abordagem qualitativa, teve por método a análise de conteúdo de Bardin, com coleta de dados de base secundária, analisando-se os 5 eixos do Programa quanto à Política Municipal de Meio Ambiente; Saneamento Ambiental e Saúde Pública; Recursos Hídricos; Agricultura Sustentável; Biodiversidade e Mudanças Climáticas. Os resultados indicam que o Programa possui aderência aos Objetivos 1, 2, 3, 4, 6, 8, 9, 11, 12, 13, 15, 16 e 17 da Agenda 2030. Conclui-se que os eixos analisados do Programa Selo Município Verde demonstram ter relação com as diferentes metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na consecução da Agenda 2030, o que pode significar que a certificação ambiental cearense é uma ferramenta adequada e catalisadora na gestão local para atingir o Desenvolvimento Sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ferreira de Andrade, José. "A água e o desenvolvimento sustentável." Direito e Desenvolvimento 1, no. 1 (May 5, 2017): 187–203. http://dx.doi.org/10.26843/direitoedesenvolvimento.v1i1.132.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo consiste na identificação dos alicerces da política nacional de recursos hídricos de garantir a quantidade dos recursos e sua qualidade, de promover objetivos de desenvolvimento sustentável no sentido genérico usado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Visa estabelecer padrões aptos a garantirem a saúde pública, o bem estar da população e a possibilidade de se praticar o uso da pesca, objeto de pesquisa de iniciação científica do Curso de Direito. Palavras-chave: Água. Rios. Pesca. Desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Arruda, Carmen Silvia Lima de. "A NOVA AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL." Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro 22, no. 42 (June 27, 2018): 24. http://dx.doi.org/10.30749/2177-8337.v22n42p24-50.

Full text
Abstract:
Em 2015, numa decisão histórica, os Estados membros da ONU, dentre eles o Brasil, se reuniram para estabelecer os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável como parte da Agenda 2030 para transformar nosso mundo, buscando o fortalecimento da paz universal com mais liberdade, através da erradicação da pobreza e diminuição das desigualdades. Nos próximos 15 anos os Estados trabalharam conjuntamente, numa parceria global, para alcançar as ambiciosas metas universais que visam garantir a dignidade humana, com plena realização pessoal, protegendo o planeta da degradação, trazendo prosperidade e paz. O presente trabalho tem por objetivo examinar a evolução do desenvolvimento sustentável, com uma breve retrospectiva das Convenções Internacionais, os objetivos pactuados, 17 ODS, bem como alguns avanços já obtidos pelo Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Veroneze, Silvana, Odair Schmidt, Cristian Baú Dal Magro, and Sady Mazzioni. "Responsabilidade Social Corporativa e Adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável." Revista de Administração IMED 11, no. 1 (December 21, 2021): 113. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2021.v11i1.4379.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é avaliar o efeito conjunto dos fatores endógenos e do desempenho em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na adesão das empresas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito internacional. Realizou-se pesquisa explicativa, documental e quantitativa, com análise descritiva e por meio de oito modelos de regressão logística binária. Foram analisadas 2.786 empresas de capital aberto listadas nos países do G-20, que publicaram seus relatórios de sustentabilidade no ano de 2018, das quais 300 aderiram aos ODS. Os resultados indicam que o desempenho em RSC influencia positivamente a adesão das empresas aos ODS. Ademais, quanto aos fatores endógenos analisados, o tamanho da empresa e o crescimento de vendas demonstraram influência sobre a adesão aos ODS, de forma positiva e negativa, respectivamente. Complementarmente, conclui-se que a RSC modera positivamente a relação entre auditoria big four e adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O estudo fornece insights das implicações do desempenho em RSC na adesão das empresas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em âmbito internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Brum, Argemiro Luís, Mara Aparecida Barnaski Fagundes, Jorge Oneide Sausen, Marisandra da Silva Casali, and Maria Margarete Baccin Brizolla. "As práticas sustentáveis na cadeia produtiva do leite e os objetivos de desenvolvimento sustentável." Revista Campo-Território 16, no. 39 Abr. (April 29, 2021): 31–65. http://dx.doi.org/10.14393/rct164002.

Full text
Abstract:
A cadeia produtiva do leite, considerada muito relevante para a economia do país, vêm sendo ponto chave de discussão em virtude da baixa preocupação com o meio ambiente e as questões sociais. Portanto, este estudo objetiva a partir de um levantamento teórico, expor o cenário atual do setor leiteiro no Rio Grande do Sul, desde a propriedade rural até a oferta dos produtos, em seguida, apresentar a descrição de seu funcionamento à luz dos teóricos da sustentabilidade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais especificamente o ODS 2. O estudo é de cunho descritivo, trata-se de uma revisão de literatura, com base em dados secundários disponibilizados por diferentes organizações governamentais tanto nacional como internacional. Conclui-se que a sustentabilidade está presente em todos os elos da cadeia produtiva do leite, seja através de ações dos órgãos governamentais, seja através de aprendizagem constante dos produtores. Quanto aos mecanismos de combate à fome e a miséria, há dois cenários: enquanto o Estado abriga um número expressivo de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza extrema, as agroindústrias trabalham com apenas 65% de sua capacidade produtiva gerando números negativos na balança comercial do Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, Marcos Mateus da, Evelin Larissa Rombi de Aquino, Leandro Bonadio Machado, Cristiane Hengler Corrêa Bernardo, and Wagner Luiz Lourenzani. "A extensão rural com foco nos objetivos do desenvolvimento sustentável: uma análise mundial e local." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 27, 2020): e39691210751. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10751.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica a respeito da extensão rural no Brasil e no Mundo com um olhar voltado para o Objetivo 2 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como meta a fome zero e agricultura sustentável. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, com busca nas principais bases científicas com vistas a selecionar referências no estudo de extensão rural com foco nos ODSs. A estruturação do trabalho pautou-se na compreensão do contexto mundial e nacional, verificando as influências da extensão rural antes e no pós 2015 (estabelecimento dos ODS para a Agenda 2030), resultados e transferência de tecnologia e por fim as discussões e considerações. Os resultados indicam a necessidade de uma dedicação do Estado em regular os serviços de extensão público e privado, para que não haja produtor descoberto de serviços de extensão, além de fomentar junto aos produtores e agricultores familiares, práticas sustentáveis de produção agrícola, como a agroecológica, como forma de atender às demandas crescentes por alimentos saudáveis e manter a prática agrícola sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira, Gabriela Dias de, and Fábio Ferreira Morong. "A MINERAÇÃO BRASILEIRA À LUZ DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL." Colloquium Socialis 4, no. 1 (May 7, 2020): 31–45. http://dx.doi.org/10.5747/cs.2020.v04.n1.s088.

Full text
Abstract:
This article has the scope of the way the process and the sustainability try to act in a united formfor the sustainabedevelopment, in a way to briefly present definitions towards the sustainable development goals (SDG). Futhermore, it demonstraits a wide comprehention of how the SDG and the brazilian mining activities interrelate harmonicly, besides explaining completly its negative effects, it trys to show the real contribution and potential of the mining sector in the sustainable development goals. This paper also observes the fulfillment of its effective implementation in the brazilian territory and in the world, as well as aspects related to the dam safaty, showing, how the how the fiscalization in this context, can be considered the primary element, influent and adpted to the SDG, and whatever way may be, enventually, be propost to reach this essential harmony betweenSDG and Mining. The mathod applied was the legal deductive, from this analysis of the national lesgisation and doctrine. Therefore it is pertinent the need of interrelate and harmony of sustainable methods conected to mining,changing how the companies use the mining resorces, changing it to sustainable actions in a way that makes the extrations of ores a less agressive activitie to the enviorment, using of all the tecnology and studies available to minimize and compreheend the impacts generated, economic investiments to social and educational purposes, thus being ONU’s SDG, indispensables way to reach the higly expected sustainable development in the mining activies areas of Brazil and the world.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Munoz, Andrea Elena Pizarro, Janilza Bezerra da Silva Morais, Yeken Anwar Serri, and Leonardo Soares Giordano. "Trabalho precarizado na pandemia e os objetivos de desenvolvimento sustentável." Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional 24, no. 24 (October 21, 2020): 81–90. http://dx.doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v24n24p81-90.

Full text
Abstract:
A pandemia do novo coronavírus tem trazido uma série de mudanças para a sociedade que extrapolam a crise sanitária de proporções mundiais. A necessidade de isolamento social impôs a necessidade de trabalhar de casa para uma parcela da população que pôde recorrer a esta alternativa e com isso impulsionou o crescimento dos serviços prestados por aplicativos. Neste ensaio, abordamos as implicações do trabalho dos entregadores por aplicativo no âmbito do ODS 8 Crescimento econômico e trabalho decente. Do discurso de empreendedorismo, consumo consciente à falta de direitos trabalhistas e baixa remuneração, analisa-se o trabalho precarizado na pandemia à luz das transformações nas relações de trabalho no Brasil, o aprofundamento da crise econômica e desemprego, o processo de uberização e os impactos para trabalhadores e empresas de serviços por aplicativos. Ao final, são apontadas algumas iniciativas de reação dos trabalhadores em torno de movimentos de valorização do trabalhador e união por reivindicação de direitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

De Carvalho, Francisco Toniolo. "A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU E SEUS ATORES: O IMPACTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS." Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito 21, no. 3 (December 11, 2019): 5. http://dx.doi.org/10.22409/conflu.v21i3.34665.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa apresentar o papel dos atores locais nas relações internacionais dentro do contexto de concretização dos 17 objetivos elencados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Estes são 17 objetivos estão elencados ao longo de um documento formal ratificado pelos 193 Estados membros da ONU. Para isso, o artigo apresenta um breve histórico da construção do conceito de desenvolvimento sustentável bem como uma análise da evolução do conceito de atores internacionais nas principais teorias das relações internacionais com o objetivo de evidenciar qual a função dos atores locais no plano das relações internacionais através do seu papel de implementadores dos objetivos da Agenda 2030. A metodologia utilizada enfatizou a revisão bibliográfica e a análise documental, em especial da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A conclusão mostra que a Agenda 2030 eleva o papel das cidades como atores das relações internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Bassi, Willian Di Gaetano, Angelita Moutin Segoria Gasparotto, and Gilmerson Inácio Gonçalves. "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO VANTAGEM COMPETITIVA NA GERAÇÃO DE VALOR PARA AS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS." Revista Interface Tecnológica 17, no. 1 (July 30, 2020): 279–91. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i1.705.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar os processos industriais de uma empresa que atua na produção de suco de laranja, como suas operações se relacionam com os conceitos de sustentabilidade, valor compartilhado e sua sintonia com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). O estudo aborda também temas relevantes para produção sustentável bem como apresenta os motivadores para a mudança de comportamento do mercado consumidor, baseando-se nos conceitos de fronteiras planetárias e limites de crescimento. O objetivo do estudo é entender como os conceitos de sustentabilidade podem contribuir para a agregação de valor à empresa e como suas operações se relacionam com estes conceitos, sua sintonia com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), impactos e os resultados gerados advindos do desenvolvimento sustentável da organização. Os resultados obtidos demostram que as organizações empresariais que são sustentavelmente responsáveis pode obter vantagens competitivas haja visto a mudança no comportamento dos clientes e investidores. Concluiu-se que a empresa estudada possui em seu planejamento estratégico e em seu âmago a inclusão de ações sustentáveis em todas as operações de sua cadeia de valor e esta forma de fazer negócios vem trazendo resultados positivos a organização e para a sociedade onde ela está inserida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Dantas, Nadege da Silva, and Isabel Lausanne Fontgalland. "Análise das Leis Ambientais Brasileiras e sua Interface com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 9, 2021): e32010414248. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14248.

Full text
Abstract:
A legislação ambiental brasileira constitui-se um elemento estratégico para o alcance do desenvolvimento sustentável, tendo em vista ser o principal instrumento de comando e controle que o Estado possui para regular as atividades produtivas e econômicas em geral, ao estabelecer os limites e normas na relação público-privado. Neste sentido, o trabalho objetivou analisar as principais leis ambientais brasileiras, apontando sua interface com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas, e suas metas. Espera-se contribuir com futuros trabalhos nessa área, dada a jovialidade do tema, além de possibilitar um olhar mais objetivo sobre o assunto, utilizando-se como parâmetros os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que servirão de base para identificar os que se aproximam mais das questões ambientais, no sentido de contribuir para o alcance do desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Karl, Alexandre Augusto, and Júlia Scholz Karl. "Inovação Sustentável Empresarial: interfaces entre o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030." JPM - Journal of Perspectives in Management 6 (March 24, 2022): 27. http://dx.doi.org/10.51359/2594-8040.2022.253062.

Full text
Abstract:
As inovações representaram a principal fonte de vantagem competitiva nos últimos anos, forçando empresas a criarem novos serviços, produtos e práticas organizacionais e de marketing. Esta tendência se baseia em vários desenvolvimentos relacionados ao papel das incubadoras de empresas, do meio acadêmico e das empresas no sentido de alcançar o empreendedorismo inclusivo, a inovação e o crescimento sustentável. Nota-se que estudos sobre empreendedorismo sustentável são incipientes, tornando as pesquisas mais escassas em relação à Agenda 2030. Neste sentido, a presente pesquisa selecionou 13 artigos relevantes e que discutem o tema, com o objetivo de analisar a inovação do ponto de vista sustentável, abordando aspectos econômicos, sociais e ambientais, preocupações estas que são objeto da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, conduziu-se uma revisão de literatura para identificação de conceitos pertinentes à inovação sustentável, os quais foram correlacionados e discutidos. Como resultado, observou-se que a inovação sustentável leva ao empreendedorismo sustentável, e por conseguinte, às metas e objetivos do desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Garção Puosso, Desirée, and Motauri Ciocchetti de Souza. "O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Nº 16 E A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS." Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (RIBSP) 3, no. 7 (August 23, 2020): 157–69. http://dx.doi.org/10.36776/ribsp.v3i7.94.

Full text
Abstract:
Em setembro de 2015, algumas metas foram criadas por intermédio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – durante a Assembleia Geral da ONU. A partir disto, definiu-se uma Agenda para 2030, que propôs a 193 países um Plano Global, composto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com 169 metas. Dentre os objetivos traçados, destaca-se o de promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, temas retratados pelo ODS 16, objeto específico do presente estudo, que busca alcançar seu fundamento, finalidade e compreensão filosófica. A abordagm é qualitativa e pautada em revisão bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Bazzoli, João Aparecido, and Érica Nascimento da Silva. "OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS-11) E O DIREITO À CIDADE." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 8, Especial (November 3, 2021): 23–29. http://dx.doi.org/10.20873/uftsupl2021-12508.

Full text
Abstract:
Em setembro de 2015, chefes de Estado, de Governo e altos representantes da Organização das Nações Unidas reuniram-se em Nova York e adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esta Agenda é um plano de ação global que objetiva alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tem como lema ''não deixar ninguém para trás''. Para que estes objetivos (ODS) sejam efetivamente alcançados se vislumbra haver necessidade da sua territorialização a partir do contexto global, adaptando-os para às condições nacionais e subnacionais. Este trabalho objetivou analisar qualitativamente as ações locais de aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que foram realizadas em 2019 pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), decorrentes de atividades extensionistas transcorridas em Palmas-TO. A metodologia qualitativa aplicada ao estudo partiu do acompanhamento das atividades realizadas pelo Programa, da análise de registros acadêmicos e das produções acadêmicas resultantes destas atividades. Concluiu-se com este estudo que para fortalecer e fomentar este tema inter-relacionando-o aos debates acerca do Direito à Cidade, serão necessários a integração destas ações locais acadêmicas com as políticas institucionais (Projetos políticos pedagógicos) e o estabelecimento de parcerias externas, além de maior divulgação do trabalho para a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

De Lima Pereira Mahnic, Chayne, Diego Fiel Santos, and Hans Michael van Bellen. "Um retrato avaliativo dos objetivos de desenvolvimento sustentável nas capitais brasileiras." Revista Grifos 29, no. 50 (June 6, 2020): 52. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v29i50.5214.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa representa uma parcela de contribuição para o campo dos estudos sobre sustentabilidade, apresentando e avaliando em que estágio da sustentabilidade institucional, econômica, social e ambiental se encontra as capitais brasileiras. A presente investigação buscou compreender e avaliar como a sustentabilidade está presente nas capitais brasileiras. Para o alcance dos objetivos estabelecidos pela investigação, o percurso metodológico foi composto por levantamentos bibliográficos e documentais. A partir do referencial bibliográfico foi possível realizar uma revisão do corpo teórico sobre sustentabilidade. A partir do levantamento documental foram obtidas informações sobre indicadores voltados para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa desenvolveu uma investigação que resultou em uma descrição da situação, através de dados e informações levantadas através de fontes secundárias. Dentre os indicadores analisados na dimensão institucional, o índice referente à ‘transparência de governos municipais’ obteve entre as capitais brasileiras o maior quantitativo de índices com situação acima do parâmetro. Na dimensão econômica, as regiões centro-oeste, sudeste e sul apresentaram uma situação mediana do PIB per capita, calculado a partir da média dos índices das capitais pertencentes aos seus territórios. As dimensões social e ambiental demonstram que quase todas as capitais brasileiras apresentam índice médio e alto. A situação de cada capital brasileira para estabelecer o desenvolvimento sustentável de suas localidades torna-se relevante para fiscalizarmos e cobrarmos um país melhor. Além disso, para expormos a realidade brasileira e fazermos comparações em termos de políticas públicas, atuação do governo, dentre outras ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Lucena, Mycarla Míria Araújo de. "Reflexões sobre Ciência, Tecnologia e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)." CTS em foco: Boletim da ESOCITE.BR 2, no. 3 (2021): 27–32. http://dx.doi.org/10.29327/233515.2.3-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Scarpioni, Marcos. "Gestão escolar a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4." Sapienza: International Journal of Interdisciplinary Studies 2, no. 1 (March 30, 2021): 123–39. http://dx.doi.org/10.51798/sijis.v2i1.28.

Full text
Abstract:
Este estudo de caso tem por objetivo, compreender um processo de gestão escolar pautado na Agenda 2030, especialmente pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4), direcionado as escolas municipais de São Paulo. A Secretaria Municipal de Educação, através das Delegacias Regionais de Ensino apresenta às suas escolas um novo currículo pedagógico - Currículo da Cidade (CC) - o qual declara recepcionar a Agenda 2030. Em virtude disto, temos como pergunta principal: em que medida o CC contribui para uma melhor gestão escolar naquelas escolas em periferias urbanas com indicadores de vulnerabilidade social e ambiental sem conflitar com a implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) a qual já está em processo de implantação. Como procedimentos metodológicos foram analisados documentos oficiais verificando sua implementação deste novo currículo nas escolas. Como resultados obtivemos que o CC busca inovar na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das unidades escolares ao inserir (ODS) contidos na Agenda 2030, e ainda, a compatibilização destes com a BNCC a qual possui um conjunto de diretrizes didáticas, pedagógicas, estruturantes da coordenação e gestão escolar. Concluímos que o currículo pode sim contribuir para outra forma de gestão escolar, porém, neste instante, não é possível verificar qualitativamente quais são os reais benefícios oriundos desta nova forma de gestão, por não existirem indicadores sobre a qualidade de ensino-aprendizagem voltadas a uma defesa e proteção ambiental nas escolas e suas externalidades positivas diretas para a comunidade em seu entorno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

De Oliveira, Marcus Vinicius Xavier. "O Direito ao Desenvolvimento e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O princípio da interdependência como parâmetro para a criação e manutenção das políticas públicas." Rev. secr. Trib. perm. revis. 9, no. 17 (May 11, 2021): 14–30. http://dx.doi.org/10.16890/rstpr.a9.n17.p14.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi estruturado sobre alguns objetivos. O primeiro foi o de comprovar que o Direito ao Desenvolvimento se realiza na forma do Desenvolvimento Sustentável, cuja compreensão se tornou possível pelo princípio da interdependência. O segundo foi o de descrever a relação entre o Direito ao Desenvolvimento e políticas públicas, especialmente aquelas voltadas à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cuja descrição e finalidade foram realizadas no terceiro tópico, tendo-se adotado como paradigma o tema da discriminação de gênero no mercado de trabalho. Por fim, conclui-se pela necessidade dos Estados no geral, e do Brasil em particular, adotar e/ou reforçar políticas públicas que deem eficácia às suas obrigações internacionais derivadas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O método de pesquisa foi o crítico e o procedimento a consulta bibliográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Vizeu, Fabio, Francis Kanashiro Meneghetti, and Rene Eugenio Seifert. "Por uma crítica ao conceito de desenvolvimento sustentável." Cadernos EBAPE.BR 10, no. 3 (September 2012): 569–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512012000300007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste texto é ensaiar uma crítica ao conceito de desenvolvimento sustentável, por meio da articulação de argumentos para se confrontar a visão aparente desse conceito, vislumbrando sua essência ideológica que, de forma nada ingênua, cria uma falsa noção de conciliação entre o capitalismo e a questão ecológica. Para se alcançar esse objetivo, busca-se, na perspectiva Frankfurtiana, a base metodológica para ensaiar esta crítica. Apresentam-se, dessa forma, os fundamentos da contradição do conceito de desenvolvimento sustentável sob a ótica da lógica interna do capitalismo, demonstrando a impossibilidade de conciliação entre uma suposta prática ecologicamente viável com os objetivos desse sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Jannuzzi, Celeste Aída Sirotheau Corrêa, Cibele Roberta Sugahara, Denise Helena Lombardo Ferreira, Orandi Mina Falsarella, and Duarcides Ferreira Mariosa. "Olhar interdisciplinar da sustentabilidade na busca de fontes de informação sobre a água no Brasil." Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares 1 (November 12, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2675-7885v1e2020a5162.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo identificar conteúdos formais relacionados à água no Brasil, no intuito de assinalar e reunir fontes de informação qualificadas disponíveis na Internet que possam orientar, auxiliar e fomentar a discussão sobre recursos hídricos face aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O artigo, em sua introdução, discorre sobre a sustentabilidade como uma área interdisciplinar emergente que busca reunir uma variedade de disciplinas institucionalizadas para a formulação de um olhar mais articulado no campo do conhecimento. Em seu desenvolvimento, disserta sobre as ações empreendidas pela sociedade em prol da sustentabilidade, com destaque para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e discorre sobre a importância da água e dos recursos hídricos para o planeta e a condição em que, hoje, se encontram. Destaca a informação como fator de desenvolvimento sustentável da sociedade e sobre a importância de se conhecer as fontes de informação sobre recursos hídricos disponíveis na Internet. Trata-se de uma pesquisa documental, nas qual se procura identificar na Internet, fontes de informação formais sobre recursos hídricos, cujos dados estejam relacionados ao conteúdo apregoado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mais especificamente, com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 06. Como resultado, apresenta-se uma lista de fontes de informação que disponibiliza conteúdos possíveis de serem utilizados para auxiliar o direcionamento das discussões sobre recursos hídricos na sociedade, de forma geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Melo, Lúcia Silva Albuquerque de, and Maria De Fátima Nóbrega Barbosa. "Turismo sustentável e objetivos de desenvolvimento sustentável: perspectiva bibliométrica avaliativa e relacional no período 2015-2020." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 4 (April 27, 2020): 371–85. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.004.0030.

Full text
Abstract:
O artigo teve como objetivo analisar a produção científica internacional do turismo sustentável dentro da perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, visando compreender as características das publicações científicas. A metodologia utilizada foi de abordagem exploratória-descritiva, o procedimento consistiu em análise de artigos referentes as temáticas de Turismo Sustentável e ODS, a partir da base de dados Web of Science abrangendo o período de 2015 a 2020, com a palavra-chave usada 'Sustainable tourism';'sustainable development goals', foram executadas duas etapas de filtragem. Na primeira, optou-se por manter como tipos de documentos artigos e revisões e, na segunda, procedeu-se uma exclusão de áreas de pesquisa fora do escopo da temática em estudo, totalizando, ao final, 232 artigos. A etapa seguinte constitui-se de avaliação relacionada ao ano de publicação, áreas de pesquisa, periódicos, países, idioma, autores e número de citação. O uso do software VosViewer possibilitou a organização de grupos (cluster) baseados em cocitação e as redes de coocorrências de palavras-chave, em uma perspectiva qualitativa. Como resultados, observou-se que a pesquisa sobre essa temática se encontra em um estágio inicial da discussão, com um crescimento no volume de artigos publicados no período de 2015 a 2020. Os termos mais destacados giram em torno das palavras-chave turismo sustentável, turismo, desenvolvimento sustentável e objetivos de desenvolvimento sustentável, ou seja, as elencadas como foco do estudo. No tocante aos cluster de coautoria, os resultados apontam para formações numerosas de clusters de autores (206) ainda que, seja perceptível a dispersão nas redes sinalizando, aparentemente, a jovialidade da temática ODS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cini, Ricardo De Amorim, and Caroline Filla Rosaneli. "Alimentação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável à luz da Bioética e Soberania Alimentar." Revista Brasileira de Bioética 14, edsup (April 12, 2019): 94. http://dx.doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26269.

Full text
Abstract:
As Nações Unidas introduziram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) com propostas de âmbito global através de objetivo e metas para solução até o ano de 2030. Chamados de Agenda 2030, versam sobre o desenvolvimento sustentável, abordando temáticas como pobreza, saúde e alimentação. O objetivo 2 trata especificamente sobre fome zero, segurança alimentar e nutricional e agricultura sustentável. O objetivo desse artigo foi analisar os tópicos relacionados ao sistema agroalimentar no documento final da Agenda, a partir da perspectiva da convergência entre a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (DUBDH) e soberania alimentar. Sobre aspectos relacionados ao meio ambiente, percebe-se que o documento levanta a preocupação com mudanças climáticas, contaminação do solo, água e ar, mas não indica uma associação com a agricultura convencional, de larga escala, monocultural, uma das maiores responsáveis pela degradação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

De Oliveira Machado, Crisle Jocemara, and Andreia De Bem Machado. "SUSTENTABILIDADE: INOVAÇÃO CORPORATIVA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 1 (February 6, 2021): 85–98. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i1.61.

Full text
Abstract:
RESUMO Em nossa sociedade, o desenvolvimento sustentável está sendo cada vez mais discutido. Em 2015, a ONU, em reunião com 193 países, estabeleceu metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que deverão ser cumpridas até 2030. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a sustentabilidade corporativa nas empresas de Santa Catarina. Para tanto buscou-se fazer uma revisão documental apartir dos Relatórios de Sustentabilidade disponibilizados nos sites de 08 empresas. Assim, foi possível mensurar resultados apartir de ações que contribuem para um desenvolvimento sustentável, observando seus impactos econômicos, sociais e ambientais. Palavras-chave: Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Inovação corporativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ferreira, Anderson Saccol, and Vanessa Matté. "Estudo estratégico para o desenvolvimento do turismo sustentável nos municípios que compõem a região da AMAI no Oeste Catarinense." Revista Brasileira de Administração Científica 11, no. 4 (August 24, 2020): 118–31. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2020.004.0009.

Full text
Abstract:
O estudo aborda estratégias para o desenvolvimento sustentável do turismo nos municípios que compõem a região da Associação dos Municípios do Alto Irani - AMAI de forma intermunicipal. O objetivo da pesquisa está em desenvolver um estudo estratégico que possa servir de suporte para o desenvolvimento sustentável do turismo nos municípios que compõem a região da AMAI no Oeste Catarinense. Adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental e a Matriz de Condicionantes, Deficiências e Potencialidades (Matriz CDP). Por meio da Matriz CDP, elaborou-se os objetivos estratégicos e as metas para o desenvolvimento sustentável do turismo. Como resultados identificamos a precária infraestrutura urbana e rural para suprir a demanda do turismo local e a falta de políticas públicas intermunicipais para o desenvolvimento sustentável do turismo. O estudo propõe um direcionamento possibilitando a correção das fragilidades e promovendo as potencialidades por meio das rotas turísticas intermunicipais como forma de criar meios que possibilitem o cumprimento dos objetivos estratégicos pré-estabelecidos promovendo o turismo sustentável regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gimenes Amaro, Andréia, and Viviane Kraieski de Assunção. "Saúde e bem-estar nos ODS: problematizando os conceitos de saúde e doença a partir do diálogo entre saberes." ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste 6, no. 12 (June 4, 2020): 247–64. http://dx.doi.org/10.48074/aceno.v6i12.8994.

Full text
Abstract:
Saúde e bem estar são questões prioritárias nos documentos que propõem-se a orientar as nações rumo ao desenvolvimento sustentável. Contempladas no objetivo 3 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estas questões refletem o conhecimento hegemônico e atendem aos interesses do modelo de desenvolvimento capitalista. Este artigo reflete sobre as concepções que orientam as estratégias que visam um desenvolvimento sustentável, e o modelo de desenvolvimento com o qual estão comprometidos. Por fim, aponta a intermedicalidade como um caminho possível na promoção efetiva da saúde e do bem estar das pessoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Zachow, Marlowa, Alan Denizzar Limeira Coutinho, Jaqueline Gomes Demarchi Grisa, Márcia Andréia Barboza, Patricia Ines Costa, and Paulo Alexandre Laskosk. "A reforma agrária como ferramenta para o desenvolvimento rural sustentável no assentamento Valmir Mota em Cascavel, Paraná." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 14, no. 5 (December 20, 2019): 597–602. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v14i5.7396.

Full text
Abstract:
O Movimento sem terra (MST) surgiu como forma de lutar pela terra e pela reforma agrária, bem como promover o desenvolvimento sustentável. A Organização das Nações Unidas (ONU), por sua vez, tem trabalhado em 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável. Através de um estudo de caso, buscou-se entender como a reforma agrária pode promover o desenvolvimento rural sustentável no Assentamento Valmir Mota de Oliveira, na cidade de Cascavel no Oeste do Paraná. Foi verificado que o Assentamento desenvolve várias práticas de sustentabilidade, atendendo 8 dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Silva, Isabel Christina Araújo da, and Kettrin Farias Bem Maracajá. "Analisando os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) na gastronomia do Sertão Paraibano." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 15, 2021): e12510716501. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16501.

Full text
Abstract:
A gastronomia tem crescido como um atrativo dentro da experiência turística do visitante e parte integrante da cultura local. Desse modo, repensando as atividades turísticas gastronômicas de modo mais sustentável, à luz da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e alinhando tais temáticas, o presente estudo buscou analisar de que forma o queijo artesanal de leite de cabra, produzido na Fazenda Carnaúba de Taperoá - Paraíba, pode contribuir na promoção da cultura e na geração de emprego, relacionando-o com os ODS. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória com relação aos seus objetivos; no que diz respeito aos procedimentos técnicos, a pesquisa conta com um estudo de caso, na Fazenda Carnaúba, com a aplicação de questionários aos consumidores do queijo, bem como o produtor/proprietário. No que tange a questão de pesquisa, considera-se um estudo exploratório, bibliográfico e documental. Sendo considerada uma pesquisa qualitativa, com o viés quantitativo ao interligar os objetivos do estudo e os respectivos ODS através de uma mensuração gráfica das respostas obtidas nos questionários, contando com o auxílio do software RStudio para geração desse material gráfico. Dessarte, percebeu-se que o queijo artesanal contribui como um promotor da cultura local e gerador de emprego e renda; identificou-se também que o produto colabora diretamente com o desenvolvimento de metas e objetivos contidos nos ODS da Agenda 2030.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Carvalho, Nathália Leal, Cristiano Kersting, Gilvan Rosa, Lumar Fruet, and Afonso Lopes Barcellos. "Desenvolvimento sustentável X desenvolvimento econômico." Revista Monografias Ambientais 14, no. 3 (April 30, 2015): 109–17. http://dx.doi.org/10.5902/2236130817768.

Full text
Abstract:
Desenvolvimento sustentável é o uso racional dos recursos naturais em prol do bem-estar social, garantindo o crescimento econômico necessário para suprir as nossas demandas e as necessidades das futuras gerações. Com o objetivo de identificar às origens conceituais e algumas práticas direcionadas a sustentabilidade desenvolveu-se o estudo. Os recursos naturais têm se tornado cada vez mais escassos, devendo-se levar em consideração sua possível exaustão. Com essa ameaça, buscam-se alternativas para que o desenvolvimento sócio-econômico seja sustentável. Uma política social forte é ainda a principal necessidade para a conquista do desenvolvimento sustentável, principalmente nos países emergentes assim como o Brasil. Questões ambientais, relacionadas ao uso de agrotóxicos, desmatamento excessivo, mão de obra escrava e infantil são alguns dos fatores que as políticas públicas tentam inibir, porém continuam agindo de forma lenta e ineficaz na maioria dos estados brasileiros. Assim há uma emergente mudança de paradigmas sociais, onde é necessário perceber valores que direcionam nosso desenvolvimento econômico e nossa relação com o meio ambiente. O uso da sustentabilidade torna-se o grande desafio social das próximas décadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Lima, Jandir Ferrera de. "Desenvolvimento regional sustentável." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 11 (June 29, 2021): 132–43. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v11.3454.

Full text
Abstract:
Esse texto é uma reflexão sobre a interação entre desenvolvimento regional e o desenvolvimento sustentável, aqui chamado de desenvolvimento regional sustentável. Para atender o objetivo, é apresentada a definição de desenvolvimento sustentável e como o mesmo é limitado pelo crescimento da economia regional; se discute a relação entre o desenvolvimento regional sustentável, os valores locais e a prospectiva territorial. A abordagem conclui que o desenvolvimento regional sustentável tem de se tornar uma prática avançando além do simples discurso. Para isso ele precisa se tornar um valor da sociedade e dos atores que governam as regiões nas suas mais diferentes esferas. Palavras-chave: Território. Desenvolvimento sustentável. Economia regional. Desenvolvimento regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Lazaro, Lira Luz Benites, and Amaury Patrick Gremaud. "CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS PROJETOS DE MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO NA AMÉRICA LATINA." Organizações & Sociedade 24, no. 80 (March 2017): 53–72. http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230803.

Full text
Abstract:
Resumo Os acordos sobre o clima incorporam a relação entre o desenvolvimento sustentável e a mudança climática. Particularmente, por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), integram-se objetivos de redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a promoção do desenvolvimento sustentável. O objetivo do artigo é avaliar a contribuição dos projetos de MDL para o desenvolvimento sustentável em três países latino-americanos: Brasil, México e Peru. O estudo se baseou na revisão da literatura e na avaliação de 461 projetos, registrados no primeiro período do Protocolo de Kyoto. Os resultados mostram que apesar das três autoridades nacionais estabelecerem critérios para avaliar o desenvolvimento sustentável, elas não garantiram que todas as atividades de MDL contribuíssem para o seu alcance, e outros projetos apenas descrevem a redução da emissão de algum GEE para justificar sua contribuição. No Brasil e no Peru, a maior contribuição é na dimensão econômica, e no México na dimensão ambiental. O estudo mostra que o principal objetivo dos governos tem sido atrair investimentos e o discurso do desenvolvimento continua no MDL. Na avaliação dos projetos é dada maior importância à questão econômica, frente pouca importância dada para a dimensão social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

CANDITO, VANESSA, Karla Mendonça Menezes, and Carolina Braz Carlan Rodrigues. "CIÊNCIA - TECNOLOGIA - SOCIEDADE: possibilidades de articulação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável." Revista Pedagógica 24 (March 16, 2022): 1–22. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v24i1.6558.

Full text
Abstract:
O Ensino de Ciências intenciona construir práticas inovadoras, contextualizadas e integradas que contribuam para o entendimento dos paradigmas socioambientais presentes na contemporaneidade, dialogando com outras áreas do saber. Nessa perspectiva, torna-se essencial que as instituições de ensino direcionem os estudantes a se perceberem enquanto sujeitos sociais. Assim, o ambiente escolar constitui-se como um espaço plural para discutir as problemáticas apresentadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e de tal modo firmar um elo entre a educação científica e o desenvolvimento sustentável. Esse estudo analisa as concepções de docentes sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e as possibilidades de articulação com os ODS em suas práticas pedagógicas. Foi realizado em uma escola pública do Rio Grande do Sul, da qual participaram sete professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se um questionário semiestruturado, composto por oito questões que investigaram os aspectos relativos à formação e o tempo de atuação docente, às práticas pedagógicas e as concepções sobre CTS e os ODS. Os achados evidenciaram que o enfoque CTS e os ODS se articulam às ações educativas no Ensino Fundamental, com potencial para superar as barreiras sistêmicas que o desenvolvimento sustentável enfrenta. Sendo assim, evidencia-se a necessidade de fomentar a prática pedagógica, oportunizando formações continuadas que visem a articulação do enfoque CTS aos ODS, como meio de desenvolver conhecimentos, atitudes e o compromisso com a sustentabilidade, para uma educação com vistas à integralidade do sujeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Caetano, Viviane Angélica, Suely De Fátima Ramos Silveira, and Alexandre Matos Drumond. "ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE ERVÁLIA – MG." Revista de Gestão Social e Ambiental 6, no. 3 (September 6, 2013): 15. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v6i3.526.

Full text
Abstract:
Ao longo da história econômica mundial observa-se que houve significativo crescimento em alguns países, no entanto, recursos naturais foram explorados sem a devida preocupação sobre sua manutenção e o crescimento não proporcionou a mesma evolução na qualidade de vida das pessoas. Em resposta a este contexto, foram elaboradas propostas alternativas: o Desenvolvimento Sustentável e o Desenvolvimento Local, os quais juntamente com a Estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil compõem a fundamentação teórica deste artigo. O artigo analisa a Estratégia Negocial de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) agenciada pelo Banco do Brasil (BB) através de um estudo de caso em Ervália (MG) entre 2008 e 2010, cuja principal atividade econômica é a cafeicultura. Este artigo objetiva identificar a incorporação dos princípios de desenvolvimento local e sustentável pela Estratégia Negocial do DRS, analisar os resultados alcançados por esta estratégia e verificar se neste município o DRS do BB promove o desenvolvimento local sustentável. A metodologia utilizada pautou-se pela análise documental e entrevistas com os parceiros estratégicos do DRS na busca de suas percepções quanto ao alcance dos objetivos. Esta estratégia do Banco do Brasil está estruturada conforme os princípios de desenvolvimento local e sustentável, entretanto apresenta resultados incipientes frente aos objetivos traçados. Ressalta-se que o BB desempenhou papel crucial como mediador de conflitos locais e promotor de ações de desenvolvimento da atividade cafeeira. Conclui-se que o BB induz o desenvolvimento local, no entanto, são necessários esforços de monitoramento para alcançar precisamente os objetivos e promover o desenvolvimento local e sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography