Academic literature on the topic 'Obstáculos epistemológicos y metodológicos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Obstáculos epistemológicos y metodológicos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Obstáculos epistemológicos y metodológicos"

1

Santos, Márcio Ponciano dos, Laerte Silva da Fonseca, and Ivanete Batista dos Santos. "Reflexões histórica e epistemológica da demonstração da lei dos senos e seus possíveis obstáculos ao conhecimento." TANGRAM - Revista de Educação Matemática 4, no. 3 (2021): 162–78. http://dx.doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13185.

Full text
Abstract:
Os estudos sobre trigonometria impulsionam discussões que fomentam inúmeras pesquisas na área da Educação Matemática. Assim, levantou-se a hipótese da existência de obstáculos no processo de construção da demonstração da Lei dos Senos. Nesta pesquisa, são apresentados os resultados de uma investigação que teve por objetivo refletir sobre o cenário histórico e epistemológico da demonstração da Lei dos Senos destacando os pontos de inércia e lentidões (obstáculos epistemológicos) associados à concepção deste conteúdo. Para a condução metodológica foi desenvolvida uma análise histórica e epistemológica para compreender o contexto e os obstáculos referentes ao conhecimento estudado. O arcabouço teórico apoiou-se nos conhecimentos sobre a história da matemática e dos estudos referente aos obstáculos epistemológicos. Da investigação, constatou-se a necessidade em estudar os marcos a respeito da Lei dos Senos pois os indícios demarcados na história da matemática apresentam poucos elementos para investigação desse campo do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

García Valencia, Alejandro David. "Obstáculos epistemológicos en la relación docencia-investigación." Paideia Surcolombiana, no. 12 (November 1, 2006): 39. http://dx.doi.org/10.25054/01240307.1053.

Full text
Abstract:
Este trabajo analiza los diversos obstáculos pedagógicos e investigativos que presentan muchos docentes en sus prácticas. Si hablamos de la enseñanza el principal obstáculo esta en la ruptura entre teoría y práctica, y si hablamos de investigación aparecen tres que son: el formalismo académico, el practicismo académico, la influencia de los manuales de investigación que se ofrecen como recetas metodológicas sin tener en cuenta las tendencias epistemológicas en investigación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Aragão, Daniela Sales de Souza, Kayciane Assunção Alencar, Lucélia Fernandes de Almeida Lima, Francisco José Alves de Aquino, and Solonildo Almeida da Silva. "A relação não pragmática do homem com a natureza na visão de Bachelard e os desafios da ciência contemporânea." Research, Society and Development 9, no. 9 (2020): e873998180. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8180.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo discutir o conhecimento unitário e a relação pragmática do homem e a natureza como obstáculo para a formação do espírito científico na visão de Gaston Bachelard e os desafios da ciência contemporânea. Os dogmas, as generalidades e as preconcepções sem constatação científica configuram como entraves à consecução do avanço científico. A partir desses obstáculos, situa os desafios que a ciência contemporânea enfrenta. Em termos metodológicos, é uma pesquisa de natureza bibliográfica e fundamenta-se pela interpretação de dados qualitativos baseados nos obstáculos epistemológicos que imobilizam a formação do espírito científico. Compreende-se que o conhecimento unitário impossibilita a investigação de fenômenos particulares e que o pragmático explica os fenômenos a partir da utilidade que trazem ao homem, sendo problematizado por Gaston Bachelard como um obstáculo a formação do espírito científico. Considera-se que os pressupostos de Bachelard propõem uma nova abordagem quanto à concepção de epistemologia, apontando uma ressignificação no método dialético de produção e sistematização do processo científico. Evidencia-se no estudo que o desenvolvimento da ciência foi e ainda é influenciado pela cultura de sua época.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Damasceno Júnior, José Ademir, and Mairton Cavalcante Romeu. "O PLANETÁRIO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA FACILITAR O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA RUPTURA ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO COMUM." Revista Prática Docente 3, no. 1 (2018): 231–48. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2018.v3.n1.p231-248.id206.

Full text
Abstract:
No Brasil o ensino de Astronomia ainda apresenta muitas limitações. Muitas pesquisas apontam a má formação inicial dos professores e concepções alternativas verificadas facilmente em alunos como sendo umas das principais dificuldades encontradas. Essas concepções alternativas apresentam-se como obstáculos epistemológicos. Portanto, levantou-se o questionamento: como o Planetário poderá contribuir para que sejam superados obstáculos epistemológicos no ensino de Física? Este trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica, tomando por base documentos oficiais nacionais e resultados de pesquisas anteriores descritos em revistas, artigos, dissertações e teses, teve como objetivo investigar acerca do Planetário como recurso metodológico para facilitar o ensino de Física, através da ruptura entre o conhecimento científico e o conhecimento comum. Como resultado, acredita-se que o Planetário possibilita um novo olhar do indivíduo, dele questionar suas primeiras observações, muitas vezes ingênuas, melhorar a compreensão da composição espacial dos astros e de como se relacionam através dos fenômenos. As conclusões deste estudo revelam que o Planetário poderá promover a superação de obstáculos epistemológicos e, assim, facilitar o ensino de Física, desde que o professor realize uma abordagem teórica e metodológica para a sua utilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jorge, Welington Junior, Leticia Toniete Izeppe Bisconcim, and Tayza Cristina Nogueira Rossini. "OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DO PESQUISADOR NA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA OBRA INDIGNAÇÃO." Revista Uningá 55, no. 1 (2018): 76–84. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.55.euj2252.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetivou traçar os obstáculos pelos quais os cientistas passam ao procurarem respostas a fim de compreenderem a ciência. Para tanto, foi realizada uma analogia entre os conceitos de Obstáculos Epistemológicos conferidos por Gaston Bachelard e a obra Indignação de Philip Roth. Por meio dessa comparação, buscou-se considerar a perspectiva do pesquisador, mostrando quais os caminhos e dificuldades pelas quais perpassa o indivíduo que produz ciência. Nesse sentido, a analogia será feita comparando os conceitos teóricos e a história trazida na obra Indignação, para assim, no diálogo entre obras de naturezas diferentes, buscarmos semelhanças no que diz respeito ao comportamento do pesquisador na construção na ciência e como ambos vão evoluindo no decorrer das experiências e contato com o novo, considerando os procedimentos metodológicos da pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Matos, Fátima Regina Ney, Nuno Miguel Bernardo Alexandre Correia, Rafael Fernandes de Mesquita, and Adriana Kirley Santiago Monteiro. "O SERVIÇO SOCIAL COMO CIÊNCIA: QUANDO O MÉTODO SE TORNA UM OBSTÁCULO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO." New Trends in Qualitative Research 20, no. 3 (2024): e1075. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.20.3.2024.e1075.

Full text
Abstract:
A escolha desse tema recaiu sobre uma inquietação que surgiu a partir da procura por periódicos científicos com fator de impacto no campo do Serviço Social. O objetivo desse trabalho é argumentar, a partir da análise de seis artigos escolhidos pelos títulos, alguns dilemas que surgiram em relação ao objeto de estudo do Serviço Social, ao método científico utilizado e aos obstáculos epistemológicos com os quais os mesmos se defrontam. Em termos metodológicos, foi realizado um ensaio científico. É importante salientar que um ensaio se caracteriza como uma exposição lógica e reflexiva fundamentada na argumentação e interpretação pessoal e não apresenta o padrão clássico de um artigo científico (objetivos, revisão de literatura, método, discussão, considerações finais). O tema não será explorado de maneira exaustiva, até porque o número de artigos analisados não fornece dados suficientes para uma análise profunda, sendo que muito provavelmente existem outras causas além do objeto, do método e dos obstáculos epistemológicos na construção da cientificidade do Serviço Social. A análise mostrou algumas inconsistências metodológicas em três dos artigos estudados. É possível que no campo do Serviço Social esteja havendo um predomínio do instinto conservativo bachelardiano em relação ao método marxiano, o que pode estar travando o seu desenvolvimento como ciência. Nesse ensaio teórico científico, nossa pretensão foi refletir sobre um tema e não procuramos respostas, e sim levar a uma reflexão profunda do leitor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mora, Sol. "Inversiones de China, acaparamiento de tierras y gobernanza de la tierra. Reflexiones metodológicas para su estudio." Revista Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales (Relmecs) 11, no. 2 (2021): e098. http://dx.doi.org/10.24215/18537863e098.

Full text
Abstract:
Este artículo reflexiona acerca del diseño metodológico desarrollado para afrontar los obstáculos que la escasez de información impone al estudio de las inversiones de China en infraestructura y su incidencia en el acaparamiento de tierras desde un enfoque de Economía Política Internacional. Tras exponer las principales limitaciones metodológicas que enfrentan los estudios en la temática, presenta los supuestos ontológicos y epistemológicos que, enmarcados en la corriente del realismo crítico, guiaron la selección de la estrategia metodológica y las técnicas de recolección de datos. La conclusión subraya los aportes que el estudio de múltiples casos seleccionados mediante un relevamiento de inversiones de China presenta para otras investigaciones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Baltar, Ronaldo, and Cláudia Siqueira Baltar. "Reflexões sobre os percursos metodológicos em ciência social computacional." Simbiótica 8, no. 4 (2022): 17–45. http://dx.doi.org/10.47456/simbitica.v8i4.37345.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo do artigo é refletir sobre os desafios e a importância para as ciências sociais em se envolverem de forma mais próxima com os métodos da ciência social computacional. O principal argumento é que o diálogo interdisciplinar, propiciado pelos métodos computacionais aplicados aos estudos das questões sociais, pode trazer contribuições importantes para as ciências sociais, sobretudo em virtude da contínua e crescente transformação das fontes e dados de pesquisa qualitativa ou quantitativa em registros digitais. O artigo mostra uma visão sobre como se constitui o campo da ciência social computacional e aborda alguns obstáculos epistemológicos que dificultam a introdução dessa formação nas ciências sociais, sobretudo em língua portuguesa. Palavras-chave: ciência social computacional; simulação baseada em agentes; análise de redes sociais; ciência dos dados; ciências sociais. Abstract This paper discusses some challenges and the importance of methodological approximation between social sciences and computational social science. The main argument is that interdisciplinary dialogue, provided by computational methods applied to the studies of social phenomena, can bring important contributions to the social sciences, especially due to the continuous and growing transformation of qualitative or quantitative records into digital data. The study provides some insights into how the field of computational social science is constituted and addresses some epistemological obstacles that hinder that approximation, especially in the Portuguese language social sciences. Keywords: computational social science; agent based social simulation; social network analysis; social sciences. Resumen Este estudio discute algunos desafíos y la importancia de la aproximación metodológica entre las ciencias sociales y las ciencias sociales computacionales. El argumento principal es que el diálogo interdisciplinario, proporcionado por métodos computacionales aplicados a los estudios de fenómenos sociales, puede aportar importantes contribuciones a las ciencias sociales, especialmente debido a la continua y creciente transformación de registros cualitativos o cuantitativos en datos digitales. El estudio proporciona algunas ideas sobre cómo se constituye el campo de las ciencias sociales computacionales y aborda algunos obstáculos epistemológicos que dificultan esa aproximación, especialmente en las ciencias sociales de la lengua portuguesa. Palabras clave: ciencias sociales computacionales; simulación social basada en agentes; análisis de redes sociales; ciencias sociales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Roberto, Govela Espinosa. "Obstáculos epistemológicos y metodológicos para acercarse a la realidad de las Personas con Discacapacidad Inteletual: Algunas propuestas." Intersticios Sociales, no. 3 (March 1, 2012): 1–33. https://doi.org/10.55555/IS.3.

Full text
Abstract:
En este ensayo se discute la idea de que la forma en que las personas con una inteligencia promedio (llamadas neurotípicas) conciben a las personas con discapacidad intelectual, como de un nivel inferior de cognición y no como una forma distinta de inteligencia (calificada como neurodivergente), ha generado un obstáculo epistemológico que ha impedido un acercamiento del sujeto cognocente a la realidad de las personas con discapacidad; esto ocurre desde su propio punto de vista y no como una práctica generalizada por parte de los familiares, médicos y terapeutas. Tal situación, a su vez, ha generado que no se conciban propuestas metodológicas para conocer la cotidianidad de estas personas. En consecuencia, en este ensayo se propone, por un lado, una serie de alternativas metodológicas para abordar dicha cotidianidad y, por el otro, opciones para la realización de estudios en esta materia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Govela Espinoza, Roberto. "Obstáculos epistemológicos y metodológicos para acercarse a la realidad de las personas con discapacidad intelectual: algunas propuestas." Intersticios Sociales, no. 3 (March 1, 2012): 33. http://dx.doi.org/10.55555/is.3.24.

Full text
Abstract:
En este ensayo se discute la idea de que la forma en que las personas con una inteligencia promedio (llamadas neurotípicas) conciben a las personas con discapacidad intelectual, como de un nivel inferior de cognición y no como una forma distinta de inteligencia (calificada como neurodivergente), ha generado un obstáculo epistemológico que ha impedido un acercamiento del sujeto cognocente a la realidad de las personas con discapacidad; esto ocurre desde su propio punto de vista y no como una práctica generalizada por parte de los familiares, médicos y terapeutas. Tal situación, a su vez, ha generado que no se conciban propuestas metodológicas para conocer la cotidianidad de estas personas.En consecuencia, en este ensayo se propone, por un lado, una serie de alternativas metodológicas para abordar dicha cotidianidad y, por el otro, opciones para la realización de estudios en esta materia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Obstáculos epistemológicos y metodológicos"

1

RIBEIRO, Elinete Oliveira Raposo. "Obstáculos epistemológicos no estudo do calor." Universidade Federal do Pará, 2004. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1803.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2011-03-23T21:19:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0<br>Item created via OAI harvest from source: http://www.bdtd.ufpa.br/tde_oai/oai2.php on 2011-03-23T21:19:29Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:bdtd.ufpa.br:198<br>The intention of this work is to identify epistemological obstacles in the process of construction of related physical concepts to the heat, from the epistemology of Gaston Bachelard. The research was developed, having as public target, students of third series in the average education of a public school of Belém. For the identification of epistemological obstacles, a questionnaire of opened answers was elaborated, which was applied, first in a group, objectifying the validation of the inquiry instrument. This test, guided the reformulation of the questionnaire for future application in other groups. The answers make possible three different strategies of analysis: in the first one it was focused presence of epistemological obstacles without restricting students or questions, from which it was identified the presence of substantiality obstacle, first experience, verbal, realistic and animistic common knowledge; second it was guided to detect epistemological obstacles disclosed by each student, in all the set of questions, where we verify the presence of at least one epistemological obstacle in the set of answers of each student; third it searched to relate each question (topical) with the corresponding epistemological obstacles, where we verify that the obstacles of the first and substantiality experience were present in answers of almost all the boarded topics, and the obstacles of, verbal, realistic and animistic the common knowledge, are present in lesser frequency. In the attempt to contribute with the improvement of Physics Education, the work shows some suggestions to the theacher, searching the overcoming of these obstacles for the students.<br>O propósito deste trabalho é identificar obstáculos epistemológicos no processo de construção de conceitos físicos relacionados ao calor, a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. A pesquisa foi desenvolvida, tendo como público alvo, estudantes de terceira série no ensino médio de uma escola pública de Belém. Para a identificação de obstáculos epistemológicos, foi elaborado um questionário de respostas abertas, o qual foi aplicado, primeiramente em uma turma, objetivando a validação do instrumento de investigação. Esse teste orientou a reformulação do questionário para posterior aplicação em outras turmas. As respostas possibilitaram três diferentes estratégias de análise: na primeira focalizou a presença de obstáculos epistemológicos sem restringir alunos ou questões, a partir do qual foi identificada a presença de obstáculo substancialista, experiência primeira, conhecimento geral, verbal, realista e animista; a segunda foi orientada para detectar obstáculos epistemológicos revelados por cada estudante, em todo o conjunto de questões, onde foi verificada a presença de pelo menos um obstáculo epistemológico no conjunto de respostas de cada estudante; a terceira buscou relacionar cada questão (tópico) com os correspondentes obstáculos epistemológicos, onde foi verificado que os obstáculos da experiência primeira e substancialista estavam presentes em respostas de quase todos os tópicos abordados, e os obstáculos do conhecimento geral, verbal, realista e animista, estão presentes em menor freqüência. Na tentativa de contribuir com a melhoria do Ensino de Física, o trabalho apresenta algumas sugestões aos professores, buscando a superação desses obstáculos pelos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Trindade, José Analio de Oliveira. "Os obstáculos epistemológicos e a educação matemática." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1996. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111424.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Letícia Vieira Oliveira. "Números reais no ensino fundamental: alguns obstáculos epistemológicos." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082010-085854/.

Full text
Abstract:
Resultados em avaliações nacionais como Prova Brasil e Saeb dão indícios de que o ensino/aprendizagem de Matemática na Escola Básica tem sido deficiente. Na tentativa de entender como o aluno aprende para que o ensino ocorra de forma adequada a esse modo de construir o conhecimento, vários estudos têm sido realizados a respeito da Epistemologia do conhecimento. A Epistemologia de Gaston Bachelard afirma que a construção do conhecimento se dá com um movimento de ruptura frente ao conhecimento previamente estabelecido, com uma resistência à racionalização desse conhecimento denominado obstáculo epistemológico. O didata francês Brousseau traz a idéia de obstáculo epistemológico em Matemática como um obstáculo ligado à resistência de um saber mal adaptado e o vê como um meio de interpretar determinados dos erros recorrentes e não aleatórios cometidos pelos estudantes quando lhes são ensinados alguns conceitos matemáticos. A presente pesquisa teve por objetivo identificar obstáculos epistemológicos no ensino/aprendizagem de números reais por meio de questionários aplicados a alunos de 4ª série (ou 5º ano) a 8ª série (ou 9º ano) do Ensino Fundamental.<br>Results in national evaluations as Prova Brasil and Saeb give indications of that education/learning of Mathematics in the Basic School has been deficient. In the attempt to understand how the students learn so that education occurs of adequate form to this way to construct the knowledge, some studies have been carried through regarding the knowledges Epistemology. The Gaston Bachelards Epistemology affirms that the construction of the knowledge occurs through a movement of rupture front to the knowledge previously established, with a resistance to the rationalization of this knowledge called epistemological obstacle. The French didata Brousseau brings the idea of epistemological obstacle to Mathematics as an obstacle to the resistance of one to a badly suitable knowledge and sees it as a way to interpret some of the recurrent and not random errors committed by the students when some mathematical concepts are taught to them. The present research had for objective to identify to epistemological obstacles in education/learning of real numbers by means of applied questionnaires the students of 4th to 8th grade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Luisa Maria [UNESP]. "Obstáculos epistemológicos à integralização das problemáticas sócio-ambientais em Sociologia." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/88754.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-06-01Bitstream added on 2014-06-13T19:47:25Z : No. of bitstreams: 1 ferreira_lm_me_mar.pdf: 542129 bytes, checksum: bfe0a2f7b1f116da253a9dd672306727 (MD5)<br>Esta dissertação possui dois objetivos fundamentais, quais sejam, analisar as condições subjetivas do progresso científico em Sociologia, por meio do conceito de obstáculo epistemológico e aplicar esse conceito a certos postulados da Sociologia de Émile Durkheim tendo como pano de fundo sua obra Da divisão do Trabalho Social (1999). Nossa ideia central é que Sociologia deve superar certos obstáculos. Tais quais, sua concepção de homem, considerado apenas em seu âmbito moral e as explicações do social pelo social. Os quais frente à atualidade de questões como as problemáticas sócio-ambientais tem se apresentado insuficientes para a formação de um novo espírito científico em Sociologia. Na medida em que desconsideram a relação do homem com a natureza<br>This dissertation has two main objectives namely to analyze the subjective conditions of scientific progress in Sociology, through the concept of epistemological obstacle and apply this concept to certain postulates of the sociology of Emile Durkheim as background with his work The Division of Labor social (1999). Our central idea is that sociology must overcome certain obstacles. As such, his conception of man, considered solely in its scope moral and social explanations of the social. The front of the current which issues such as social and environmental issues has appeared insufficient for the formation of a new scientific spirit in Sociology. To the extent that disregard the relationship between man and nature
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Luisa Maria. "Obstáculos epistemológicos à integralização das problemáticas sócio-ambientais em Sociologia /." Marília, 2012. http://hdl.handle.net/11449/88754.

Full text
Abstract:
Orientador: Aluisio Almeida Schumacher<br>Banca: Rodrigo Barbosa Ribeiro<br>Banca: Maria da Graça Chamma Ferraz e Ferraz<br>Resumo: Esta dissertação possui dois objetivos fundamentais, quais sejam, analisar as condições subjetivas do progresso científico em Sociologia, por meio do conceito de obstáculo epistemológico e aplicar esse conceito a certos postulados da Sociologia de Émile Durkheim tendo como pano de fundo sua obra Da divisão do Trabalho Social (1999). Nossa ideia central é que Sociologia deve superar certos obstáculos. Tais quais, sua concepção de homem, considerado apenas em seu âmbito moral e as explicações do social pelo social. Os quais frente à atualidade de questões como as problemáticas sócio-ambientais tem se apresentado insuficientes para a formação de um novo espírito científico em Sociologia. Na medida em que desconsideram a relação do homem com a natureza<br>Abstract: This dissertation has two main objectives namely to analyze the subjective conditions of scientific progress in Sociology, through the concept of epistemological obstacle and apply this concept to certain postulates of the sociology of Emile Durkheim as background with his work The Division of Labor social (1999). Our central idea is that sociology must overcome certain obstacles. As such, his conception of man, considered solely in its scope moral and social explanations of the social. The front of the current which issues such as social and environmental issues has appeared insufficient for the formation of a new scientific spirit in Sociology. To the extent that disregard the relationship between man and nature<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Filho Luiz Carlos dos. "Geometrias Não Euclidianas : obstáculos epistemológicos na formação de licenciandos em matemática." reponame:Repositório Institucional da UFABC, 2016.

Find full text
Abstract:
Orientadora: Profa. Dra. Maria Beatriz Fagundes<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.<br>O corpo de conhecimento das Geometrias Não Euclidianas redefiniu as fronteiras da matemática no campo da geometria e seu estabelecimento pode ser caracterizado como uma descontinuidade e ruptura no processo de desenvolvimento do conhecimento científico conformeevidenciada na epistemologia de Gaston Bachelard,para quem o conhecimento do real imediato,frequentemente,se constitui em um obstáculo epistemológicoao conhecimento científico. O conceito central no âmbito da pesquisa aqui proposta,de obstáculo epistemológico,é tratado principalmente em "A formação do espírito científico" (1937, primeira edição). Obra, na qual Bachelard descreve e analisa alguns obstáculos epistemológicosque surgiram no decorrer da história do pensamento científico,e que também setornouuma referência importante na área de ensino de ciências,conforme autoras como Barbosa e Bulcão (2011) e Lopes (1996),e em ensino de matemática (TRINDADE, 1996). Na pesquisapretende-se observar e analisar o papel de obstáculos epistemológicosquesurgem no contexto do ensino e da aprendizagem das Geometrias Não Euclidianas durante a formação inicial de licenciandos em matemática. Com tal objetivo, foirealizado um estudocomofoco na elaboração, realização e análise de um minicurso sobre Geometrias Não Euclidianas, para estudantes do último semestre do curso de licenciatura em matemática,em uma instituição de ensino superior da região da grande São Paulo. Os dados foramcoletados a partir de registros deaulas gravadasem vídeo e áudio e a análise dos dados foifeitacom base emtranscrições destas gravações, seguindo ospreceitos da Análise de Discurso conformea proposta de Orlandi (2015).Esta análise evidenciou o papel de obstáculos epistemológicos denominados:verbal; experiência primeira; substancialista e generalização abusiva, os quais ocorreram na formação dos licenciandos durante a construção de conceitos sobre Geometrias Não Euclidianas.<br>The body of knowledge of Non-Euclidean Geometry redefined the boundaries of mathematics on geometry field. Your arisecan be characterized as a discontinuity and rupture in scientific knowledge development process as evidenced in the epistemology of Gaston Bachelard, for whom the real immediate knowledge often constitutes an epistemological obstacle to scientific knowledge. The concept of epistemological obstacles, central within the research here proposed project, is mainly treated in "The formation of the scientific spirit" (1937, first edition). This work, in which Bachelard describes and analyzes some epistemological obstacles that have emerged during the history of scientific thought, has also become an important referencein the science education area as authors such as Barbosa and Bulcão (2011) and Lopes (1996) and also in mathematics education (Trinity, 1996). In research conducted in this master's work is intended to observe and analyze the role of epistemological obstacles that arise in the context of teaching and learning of Non-Euclidean Geometry during the initial training of undergraduates in mathematics. To achieve these goals, it conducted a study that focused on the development, implementation and analysis of a short course on Non-Euclidean Geometry, for students in their final semester of the degree in mathematics course in a higher education institution in the Greater São Paulo region. The datawere collected from records of videotaped lessons. The Data analysiswas made from transcripts of the recordings, according to the precepts of Discourse Analysis, following the proposal of Orlandi (2015). This analysis highlighted the role of some epistemological obstacles in training undergraduates during the constructionconcepts of Non-Euclidean Geometry.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Weyne, Gastão Rúbio de Sá. "Obstáculos epistemológicos para a inclusão de disciplinas matemáticas nos currículos de medicina." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10932.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:57:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gastao Rubio de Sa Weyne.pdf: 3029917 bytes, checksum: 68293006e4323a48923cbe0c40aafbf2 (MD5) Previous issue date: 2012-10-01<br>This work aims the identification, analysis and discussion about the epistemological obstacles presented when it is questioned the resistance for inclusion, in the curriculum, in the medical courses of mathematical subjects as Biomathematics, Bioinformatics. Simulation, Mathematical Models and Optimization. Based on mixed criterions of antiquity, tradition, conservativeness , positive evaluation from official agencies, press information, opinions of medicine educators and texts from consecrated books of history of medicine, was studied the programs of six faculties of medicine of Brazil and sixteen faculties og medicine of some developed countries, being verified tha Biostatistics is accepted for all this faculties. The epistemological obstacles are from historic origin or proceeding for old and wrong knowledge, curriculum structures, educators, concerned to profile of future physicians, traditionalism, conservativeness, corporative spirit, ideology and relations of power. It was adopted, as base for orientation, the studies of Brousseau, founded on Bachelard, about the epistemological obstacles. It is give a proposal about the medicine curriculum, including Biomathematics in the first year and Mathematical Models, together Biostatistics in the second year in the courses of medicine<br>Neste trabalho procura-se identificar, analisar e discutir os obstáculos epistemológicos que se apresentam quando se questiona a resistência à inclusão, nos currículos dos cursos de Medicina, de disciplinas que abordem conteúdos de Matemática, como Biomatemática, Bioinformática, Simulação, Modelos Matemáticos e Otimização. Com base em critérios mistos de antiguidade, tradição, avaliações positivas de órgãos oficiais, conceito junto à mídia, opiniões e professores de Medicina e informações extraídas de consagradas obras de História de Medicina, foram estudados os currículos de seis Faculdades de Medicina do Brasil e dezesseis Faculdades de Medicina de alguns países desenvolvidos, constatando-se que a disciplina Bioestatística é amplamente aceita. Os obstáculos epistemológicos encontrados são de origem histórica ou oriundos de conhecimentos anteriores equivocados, relativos a estruturas curriculares, professores, perfil do formando, tradicionalismo, conservadorismo, corporativismo, critérios, desequilíbrios, ideologia e relações de poder. Adotou-se, como base de orientação, os estudos de Brousseau, fundados em Bachelard, sobre os obstáculos epistemológicos. Como proposta de currículo sugere-se a inclusão da disciplina Biomatemática no primeiro ano do curso de Medicina e da disciplina Modelos Matemáticos em Medicina, a ser ministrada no segundo ano do aludido curso, juntamente com Bioestatística
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Edinalva Rodrigues. "Ensino de frações na Educação de Jovens e Adultos: obstáculos didáticos e epistemológicos." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11016.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:57:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edinalva Rodrigues Ferreira.pdf: 3705947 bytes, checksum: ba772663e48a81f8a3029b08d56d4cbd (MD5) Previous issue date: 2014-12-17<br>This study investigates obstacles to learning that students of the Youth and Adult Education reveal in the study of fractions. This is a qualitative research with analysis of the activities addressed to a sample of four students of high school 2nd grade students of a public school. The study proposed to discover learning obstacles that students have in relation to such content. The theoretical basis of this research follows the assumption of the Theory of Didactic Situations. The procedures of the study sought to design and implement an instructional sequence in order to answer the research question that is whether and to what extent an instructional sequence, whose preparation takes into account the specificities of students of the Youth and Adult Education, contribute to diagnosis obstacles to the construction of conceptions part-whole and operators, related to fractions. The sequence was organized with three activities that consist of similar problems and applied in three consecutive sessions. The results indicate that the sequence of activities applied in the classroom contributed to that were diagnosed pedagogical and epistemological obstacles concerning to the study of fractions which were revealed in learning situations. The data collected showed that although the subjects are young and adults students who, in their experiences, deal with the fractions and their representations, and the content is treated in all previous series, they recognize a fraction, but not understand the concept, representation and conceptions<br>Este estudo investiga obstáculos à aprendizagem que os alunos da Educação de Jovens e Adultos revelam no estudo das frações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise das atividades resolvidas por uma amostra de quatro alunos do 2ª ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual. O estudo se propôs a levantar obstáculos à aprendizagem que alunos da Educação de Jovens e Adultos apresentam em relação ao referido conteúdo. A base teórica desta pesquisa segue o pressuposto da Teoria das Situações Didáticas. Procurou-se elaborar e aplicar uma sequência didática a fim de responder a questão de pesquisa que consiste em saber em que medida uma sequência didática, cuja elaboração leva em conta as especificidades dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, contribui para o diagnóstico de obstáculos à construção das concepções parte-todo e operadores, referentes às frações. A sequência foi organizada com três atividades compostas por problemas semelhantes e aplicada em três sessões consecutivas. Os resultados indicam que a sequência de atividades aplicadas em sala de aula colaborou para que fossem diagnosticados obstáculos didáticos e epistemológicos, referentes ao estudo de frações, que se revelam em situações de aprendizagem. Os dados coletados mostraram que apesar de os sujeitos da pesquisa serem alunos jovens e adultos que, em suas vivências, lidam com as frações e suas representações e de o conteúdo ser tratado em todas as séries anteriores, os mesmos reconhecem uma fração, mas não compreendem o conceito, a representação e as concepções
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cezare, Paola Sussai Luz. "Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica : conceitos e propostas pedagógicas." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, 2016. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000205352.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo a respeito do conceito de Adaptação dos Seres Vivos. O trabalho foi construído no formato de multipaper. No primeiro artigo intitulado A Epistemologia de Bachelard e a Construção do Conceito de Adaptação das Espécies, apresentamos uma retomada histórica da construção do conceito de adaptação, no qual utilizamos o referencial de Gaston Bachelard para evidenciar a origem de certos obstáculos epistemológicos. No segundo artigo intitulado A transição do Habitat Aquático Para o Terrestre Pelos Vertebrados Sarcopterígios: Uma Proposta de Seleção de Conteúdos Baseada em Conceitos Estruturantes partimos da noção de Adaptação como conceito estruturante, para identificar como esse conceito estruturante se articula com os conceitos auxiliares, contemplando tanto a biologia evolutiva como a funcional. O terceiro artigo possui o formato capítulo, este foi intitulado Superando Obstáculos Epistemológicos e Pedagógicos: Sequência Didática da Construção Histórica do Conceito de Adaptação e a Narrativa Histórica da Transição do Ambiente Aquático Para o Terrestre Por um Grupo de Vertebrados, aqui propomos uma sequência didática baseada nos dois artigos anteriores, como meio de superar obstáculos pedagógicos que surgem na dinâmica da construção do conhecimento em sala de aula.<br>This dissertation presents a study about the concept of adaptation of the living beings. The work was built in multipaper format. On the first article entitled The epistemology of Bachelard and the construction of the concept of adaptation of species, we present a historical resumption of construction of the concept of adaptation, in which we use the framework of Gaston Bachelard to show the origin of certain epistemological obstacles. In the second article entitled The transition from aquatic habitat for land by sarcopterígios vertebrates: a proposal of content selection based on structuring concepts, we start with the concept of adaptation as a structural concept in biology to develop a teaching sequence about the environment occupation by terrestrial vertebrates, contemplating the Functional Biology and Evolutionary Biology. The third article has a chapter format, this was titled Overcoming epistemological and pedagogical obstacles: didactic sequence of the historical construction of the concept of adaptation and Historical Narrative of Transition Aquatic Environment For Terrestrial Vertebrates For a group we propose a teaching sequence based on the previous two articles, as a means to overcome educational obstacles that arise in the dynamics of the construction of knowledge in the classroom.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Medeiros, Claudia Escalante. "Uma proposta para o ensino de química em busca da superação dos obstáculos epistemológicos." Universidade Federal de Pelotas, 2014. http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2682.

Full text
Abstract:
Submitted by Simone Maisonave (simonemaisonave@hotmail.com) on 2014-09-22T20:01:44Z No. of bitstreams: 3 Claudia Escalante Medeiros_Dissertação.pdf: 8687739 bytes, checksum: de56ca792587acb0a3712618f83217a1 (MD5) Claudia Escalante Medeiros_Produto da Dissertação.pdf: 1268345 bytes, checksum: 6b11fcf73f904fca59336a00b19f391b (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2014-09-22T20:01:44Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Claudia Escalante Medeiros_Dissertação.pdf: 8687739 bytes, checksum: de56ca792587acb0a3712618f83217a1 (MD5) Claudia Escalante Medeiros_Produto da Dissertação.pdf: 1268345 bytes, checksum: 6b11fcf73f904fca59336a00b19f391b (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2014-05-16<br>Sem bolsa<br>O presente trabalho é resultado de uma investigação sobre a própria prática docente na qual se observou a necessidade de desenvolver metodologias que privilegiam o envolvimento ativo do aluno, superando sua passividade e despertando-lhe o interesse pelos conceitos ensinados na sala de aula. Desta forma apresenta-se: Uma proposta para o ensino de Química em busca da superação dos obstáculos epistemológicos que objetiva utilizar mapas conceituais e modelos, como estratégias de proposição de situações-problemas, visando superar os obstáculos epistemológicos verificados no ensino dos conceitos correlatos ao estudo das Ligações Químicas. O referencial teórico aporta-se na Epistemologia de Gaston Bachelard e suas proposições para o conceito de obstáculo epistemológico. A metodologia adotada aproxima-se da pesquisa-ação (André, 2008) com abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu através da organização e desenvolvimento de uma Unidade Didática, no qual foram realizados 09 (nove) encontros. Estes ocorreram nos meses de agosto a outubro de 2013 com uma turma de primeiro ano- Ensino Médio Politécnico. A análise dos dados se deu de forma descritiva (Lüdke e André, 2012), para as atividades didáticas desenvolvidas durante a Unidade Didática e pela Análise Textual Discursiva (Moraes, 2003) para analise das impressões produzidas nos sujeitos investigados. Os resultados demonstram que o trabalho desenvolvido contribuiu para o crescimento do grupo investigado, estimulando o aprendizado e o interesse pela disciplina de Química, o que leva a indicar que a melhoria do ensino no âmbito escolar requer do professor ressignificar o conhecimento científico através de metodologias inovadoras, estimulando os alunos a participar, ativamente, na construção de sua aprendizagem. Como consequência tem-se a superação dos obstáculos epistemológicos e a efetivação da construção do espírito científico como nos ensina BACHELARD (1996).<br>This work is the result of an investigation into his own teaching practice in which he noted the need to develop methodologies that emphasize active student involvement, overcoming their passivity and arousing interest in the concepts taught in the classroom. Thus presents: A proposal for the teaching of chemistry in the effort to overcome the epistemological obstacles that aims to use conceptual maps and models, propose strategies for problem situations, aiming to overcome the epistemological obstacles checked in teaching concepts related to the study of Chemical Bonds. The theoretical framework brings in the Epistemology of Gaston Bachelard and his propositions to the concept of epistemological obstacle. The methodology adopted approaches of action research (Andre, 2008) with a qualitative approach and data collection occurred through the organization and development of didactic unit, in which nine (09) meetings were held. These occurred in the months from August to October 2013 with a class of first year-Polytechnic High School. The analysis of data was descriptively (Lüdke and Andre, 2012), for didactic activities during the Didactic Unit and the Textual Discourse Analysis (Moraes, 2003) to analyze the prints from the subjects investigated. The results demonstrate that the work contributed to the growth of the group investigated, stimulating learning and interest in the subject of chemistry, which leads to indicate that the improvement of teaching in schools requires the teacher to reframe scientific knowledge through innovative methodologies by encouraging students to participate actively in the construction of their learning. As a result one has to overcome the epistemological obstacles effecting the construction and the scientific spirit teaches us how Bachelard (1996).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Obstáculos epistemológicos y metodológicos"

1

Nunes, Manuel Jacinto. O Pensamento de Keynes: Aspectos epistemológicos e metodológicos. Impr. Nacional-Casa da Moeda, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

S, Juan José Bautista. Hacia una dialéctica del desarrollo de la vida: Ensayos metodológicos y epistemológicos. Autodeterminación, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Trujillo Cedeño, Miryan, Nivia Marina Castro, and César Augusto Delgado García. El concepto de función y la teoría de situaciones. Universidad de La Salle. Ediciones Unisalle, 2010. http://dx.doi.org/10.19052/9789588939704.

Full text
Abstract:
La obra plantea la naturaleza compleja y transdisciplinar de los problemas en la educación matemática, afirmando la necesidad de adoptar una posición epistemológica explícita y militante. Se presentan los fundamentos epistemológicos que orientan el diseño de situaciones de enseñanza de los conceptos matemáticos y la adopción de las unidades de análisis en la investigación sobre el uso de las calculadoras, en el marco de la teoría de situaciones de Cuy Brousseau y su relación con los conceptos de la epistemología genética de Piaget y la mediación sociocultural. Además, se familiariza al lector con la epistemología del error y los obstáculos cognitivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Los obstáculos epistemológicos en la enseñanza . Editorial Gedisa , 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

El campo teórico feminista: Aportes epistemológicos y metodológicos. Universidad Nacional Autónoma de México, Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades, 2016.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ibagón Martín, Nilson Javier, Rafael Silva Vega, Adriana Santos Delgado, and Robin Castro Gil, eds. Educación histórica para el siglo XXI. Principios epistemológicos y metodológicos. Universidad Icesi; Universidad del Valle, 2021. http://dx.doi.org/10.18046/eui/acluz.1.2021.

Full text
Abstract:
Crear un espacio de debate, reflexión colaborativa y difusión del conocimiento en el ámbito de la educación escolar, como una forma de enfrentar los desafíos producidos por la realidad cultural y social en transformación acelerada en las últimas décadas, es la propuesta contenida en el libro que tenemos entre las manos, Educación Histórica para el siglo XXI: principios epistemológicos y metodológicos. Los lectores al recorrer los capítulos, escritos por diversos investigadores de diversos países identificados con el campo de la Educación Histórica, entrarán en contacto con investigaciones innovadoras y estimulantes que exploran el desarrollo del pensamiento histórico y la formación de la conciencia histórica en el espacio escolar. En el amplio universo de las investigaciones en enseñanza de la Historia, la perspectiva de la Educación Histórica, se ubica en la actualidad como área específica, con fundamentación propia anclada en la epistemología de la historia, en la metodología de investigación de las ciencias sociales y en la historiografía. En estos estudios los investigadores han explorado las tipologías, fuentes y estrategias de aprendizaje histórico de niños, jóvenes y adultos en el espacio escolar. Desde el punto de vista teórico, las investigaciones toman como referencia principal la teoría y la filosofía de la historia, y, en tanto, enfoque metodológico, realiza análisis de ideas que los sujetos en situación de aprendizaje manifiestan alrededor de la historia [Geyso Dongley Germinari].
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Hacia la descolonización de la ciencia social latinoamericana: Cuatro ensayos metodológicos y epistemológicos. Rincón Ediciones, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bona, Juliano. Possibilidades Intermatemáticas em seus aspectos metodológicos, epistemológicos e filosóficos: Por uma internacionalização do currículo como plano de imanência. Editora Bressan Monteiro, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/529494.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Desafíos del análisis del tiempo en las ciencias sociales. Teseo, 2017. http://dx.doi.org/10.55778/ts502917504.

Full text
Abstract:
&lt;p&gt;En este libro se abordan distintos problemas del análisis del paso del tiempo en los fenómenos sociales y algunos de los desafíos metodológicos, epistemológicos y de integración de las ciencias sociales con otras disciplinas científicas que pueden enriquecer esta tarea. A partir de un estudio longitudinal de condiciones de vida en el Partido de Tres de Febrero (Buenos Aires), se aborda la evolución de los ingresos para un panel de hogares iniciado en 2000, y las transiciones en la pobreza por ingresos en el período 2000-2005. Este período es de especial interés por haberse registrado durante esos años una crisis socioeconómica significativa en la sociedad argentina. Los análisis estadísticos a partir de técnicas de panel se integran y enriquecen con la identificación de problemas epistemológicos, metodológicos y teóricos del análisis del tiempo. Una comprensión mayor de estos desafíos seguramente enriquece el quehacer de las ciencias sociales.&lt;/p&gt;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Areiza Madrid, Verónica, and José Luis Morales Sánchez. Concepciones de pensamiento crítico en los discursos educativos de Colombia: 1990-2020. Editorial Universidad Pontificia Bolivariana, 2021. http://dx.doi.org/10.18566/978-958-764-960-4.

Full text
Abstract:
En Colombia, el pensamiento crítico es adoptado en la educación formal como referente de calidad, sin embargo, carece de reconocimiento en sus fundamentos epistemológicos, pedagógicos y metodológicos, al limitar la práctica de enseñanza en el aula, dado que se trabaja a partir de nociones, creencias y perspectivas subjetivas de lo que a él refiere. Por tanto, esta investigación cualitativa, basada en la revisión documental y el análisis de contenido, busca esclarecer tales fundamentos mediante la descripción de las concepciones de pensamiento crítico en la educación colombiana a partir de cuatro discursos que circulan en la literatura educativa internacional y nacional: políticas públicas educativas, investigaciones de aula, textos didácticos y teórico-pedagógicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Obstáculos epistemológicos y metodológicos"

1

Ferreira Farias da Cunha, Leonardo, and Alcinéia de Souza Silva. "Obstáculos epistemológicos na construção do conhecimento geográfico." In Formação docente, ensino de geografia e o livro didático. SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/87429991p.309-322.2021.

Full text
Abstract:
Este livro e seus respectivos capítulos exprimem as inúmeras abordagens do complexo teórico e metodológico que envolve a pesquisa acadêmica e a discussão de temas relacionados com a Formação Docente, o Ensino de Geografia e o Livro didático e que são fundamentais para a compreensão da Geografia Escolar. Foi organizado com a intenção de incentivar os novos pesquisadores por meio da publicação de seus artigos, ou seja, aqueles apresentados no XVIII ENANPEGE, em São Paulo, 2019, e fomentar ainda mais a rede com novas perspectivas de Formação Docente, do Ensino de Geografia e do Livro Didático em âmbito nacional, com a reunião de publicações de diversos grupos de pesquisas, em diferentes linhas de Ensino de Geografia nos Programas de Pós-Graduação em Geografia de Universidades localizadas em todas as regiões brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

"PARADIGMAS, ANOMALÍAS Y OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS:." In El paradigma de la seguridad jurídica en un estado en transformación: el caso de la inversión extranjera. Universidad del Externado de Colombia, 2015. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv13vdf7b.5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

EMANUELLE TAVARES MENDONÇA, LÍVIA, MÁRCIA ADELINO DA SILVA DIAS, and PAULO CÉSAR GEGLIO. "A PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD: SÍNTESE E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS." In Escola em tempos de conexões - Volume 01. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.01.045.

Full text
Abstract:
ESTEJA EM FASE DE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA OU PERMANENTE, O PROFESSOR PRECISA MANTER-SE EM CONSTANTE REFLEXÃO E CRÍTICA DE SUA PRÁTICA, CONFIGURANDO A AÇÃO DOCENTE, ACIMA DE TUDO, COMO UMA ATIVIDADE INTELECTUAL. PARA ISSO, É NECESSÁRIO ROMPER COM ALGUNS OBSTÁCULOS QUE SE APRESENTAM NA ELABORAÇÃO E CONDUÇÃO DAS AULAS, SENDO QUE AS TEORIAS EPISTEMOLÓGICAS, AQUI DESTACANDO A PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD, SERVEM A ESSE FIM. GASTON BACHELARD, DEDICOU BOA PARTE DE SUA OBRA A REFLEXÕES SOBRE A CIÊNCIA E SUA COMPREENSÃO E FOI PIONEIRO AO PREOCUPAR-SE COM A NECESSIDADE DE REFLEXÃO DA AÇÃO CIENTÍFICA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA SÍNTESE DA PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD E BUSCA RELACIONAR AS DISCUSSÕES SOBRE O NOVO ESPÍRITO CIENTÍFICO BACHELARDIANO COM QUESTÕES METODOLÓGICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA ISSO, SE PROPÔS UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJOS RESULTADOS SERÃO OBTIDOS ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DAS OBRAS DE GASTON BACHELARD. SOB A ÓTICA DO ENSINO, PODE-SE DESTACAR ALGUNS PONTOS IMPORTANTES DENTRO DA EPISTEMOLOGIA BACHELARDIANA. AO DESENVOLVER UMA PEDAGOGIA CIENTÍFICA, ELE DEFENDE A PSICOLOGIA DO ERRO, ROMPE COM O SENSO COMUM, MUDA A CULTURA EXPERIMENTAL, OPÕE-SE À CIÊNCIA BASEADA NA OPINIÃO, DISSERTA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE PRÁTICAS DIALÉTICAS E CONCEPÇÕES ABERTAS E PROPÕE COMO ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO, A PROPOSIÇÃO DE HIPÓTESES E A EXPERIMENTAÇÃO. ESPERA-SE QUE A DISCUSSÃO PROPOSTA AQUI CONTRIBUA NA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

GASPAR DA COSTA, RENATA, and ANTONIO JOSÉ DA SILVA. "CIRCUNFERÊNCIA TRIGOMÉTRICA: REFLEXÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS À LUZ DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA." In Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vi.conapesc.2021.01.054.

Full text
Abstract:
"ESTE TEXTO TEM O PROPÓSITO DE FOMENTAR REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA, EM ESPECIAL, A CIRCUNFERÊNCIA TRIGONOMÉTRICA. A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD, EM ESPECIAL OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, SUBSIDIARÃO A COMPREENSÃO DA GÊNESE DESSE CAMPO DA MATEMÁTICA E POSSÍVEIS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS QUE PODEM SER ENFRENTADOS PELOS ALUNOS ATUALMENTE. UMA VEZ ELENCADOS, APOIADOS AINDA EM BACHELARD, MAS AGORA TAMBÉM NOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE RAYMOND DUVAL BUSCOU-SE UMA FORMA DE SUPERAR ESSES OBSTÁCULOS. A PESQUISA AINDA CONTEMPLA O LIVRO DIDÁTICO DEVIDO À IMPORTÂNCIA E INFLUENCIA DESSE RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO EDUCATIVO. FOI IDENTIFICADO UM OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO ASSOCIADO AO CONTEXTO HISTÓRICO DA TRIGONOMETRIA. ALÉM DISSO PROPUSEMOS UMA FORMA DE GARANTIR A CONVERSÃO ENTRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA TRIGONOMÉTRICA."
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

"Los obstáculos epistemológicos en la ciencia moderna." In Filosofía y crítica del presente. Ediciones USTA, 2019. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctvr33dgb.20.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MATTOS FEIJÓ, LARISSA, VIVIANE ABREU DE ANDRADE, and ROBSON COUTINHO SILVA. "IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA PARA A SUPERAÇÃO DE POSSÍVEIS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO PRESENTES NA ESTRUTURA COGNITIVA DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.310.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA A IDENTIFICAÇÃO E A SUPERAÇÃO DE POSSÍVEIS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS ASSOCIADOS AO ENSINO DO TEMA SISTEMA DIGESTÓRIO EM 18 ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. OS DADOS REFERENTES AO CONHECIMENTO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS E ANALISADOS SEGUNDO A METODOLOGIA INTERPRETATIVA HERMENÊUTICA. A ANÁLISE DE ABORDAGEM QUALITATIVA REVELOU QUE OS ESTUDANTES APRESENTAVAM CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARCIALMENTE EM DESACORDO COM A LITERATURA CIENTÍFICA, EVIDENCIANDO A PRESENÇA DE POSSÍVEIS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELACIONADOS AO TEMA. A PARTICIPAÇÃO NA ATIVIDADE PARECEU AJUDAR OS ALUNOS A (RE)CONSTRUIR TAIS CONHECIMENTOS, EVIDENCIANDO O POTENCIAL DA ATIVIDADE PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO TEMA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Medina Carruitero, Fernando Eli. "Análisis de la organización matemática referida a los números enteros presente en libros de texto." In Investigaciones en educación matemática. Pontificia Universidad Católica del Perú, 2023. http://dx.doi.org/10.18800/9786123172015.002.

Full text
Abstract:
El presente trabajo toma en consideración los obstáculos epistemológicos asociados a la evolución del número entero y los reconoce en textos didácticos empleados en la educación básica. En la introducción de los números enteros se identifican problemas en contexto aritméticos, similares a los empleados con números naturales, de modo que no se evidencia la naturaleza distinta que tiene el nuevo conjunto numérico. Esta situación generará obstáculos didácticos que se pondrán de manifiesto cuando los estudiantes realicen operaciones en los enteros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bezerra, Maria Auxiliadora. "DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS NO ENSINO DE PORTUGUÊS." In Argumentação e Linguagem. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3031914087.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

García-Herreros, Nicolás Figueroa. "La crítica del Sur global: reflexiones sobre los estudios constitucionales comparados." In El derecho como laboratorio de saberes. Meditaciones sobre epistemología. Universidad del Rosario, 2022. http://dx.doi.org/10.12804/urosario9789587849059.05.

Full text
Abstract:
Este capítulo analiza los desafíos que la crítica del Sur global plantea a la agenda universalista de los estudios constitucionales comparados.1 En la primera parte, se ofrece una reconstrucción de esta crítica, con la intención de rescatar su denuncia de la desigualdad epistémica que caracteriza los estudios constitucionales comparados. Esta reconstrucción concluye con la necesidad de interiorizar los aportes de la crítica del Sur global, principalmente su llamado a la pluralización de las experiencias constitucionales estudiadas y al reconocimiento de la igual capacidad de todas las culturas y tradiciones jurídicas para participar en la discusión global sobre el constitucionalismo moderno. Sin embargo, se advierte la necesidad de trascender esta crítica para escapar a las dificultades que genera el concepto de Sur global. Se identifican tres dificultades: a) la rigidez metodológica a la que conduce el determinismo geográfico prevalente en el uso de este concepto, b) la tendencia de este discurso crítico hacia el separatismo epistémico y el particularismo que interpone serios obstáculos a la construcción de un lenguaje común sobre el constitucionalismo moderno y c) los riesgos de reificación conceptual generados por el proyecto político de resistencia que motiva esta crítica. En la segunda parte, se ofrece un análisis de las propuestas epistemológicas y metodológicas planteadas por Bruce Ackerman en su libro Revolutionary constitutions: Charismatic leadership and the rule of law. El trabajo de Ackerman busca ilustrar tan solo una forma, que no pretende ser la única, en que los estudios constitucionales comparados pueden, por un lado, interiorizar los aportes de esta crítica y, por otro, trascenderla, en el sentido de prescindir del concepto de Sur global como categoría guía del análisis comparado. Por último, se ofrecen unas breves conclusiones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sabel, Eduardo, and Cristiane Aparecida dos Santos. "CONTRIBUIÇÕES DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DE BACHELARD NO ENSINO DE MATEMÁTICA." In Trajetórias e perspectivas para a pesquisa em matemática 2. Atena Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5082315024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Obstáculos epistemológicos y metodológicos"

1

Paiva, Ana Carla Pimentel, FRANCISCO RÉGIS VIEIRA ALVES, and HELENA MARIA DE BARROS CAMPOS. "A COMPLEXIDADE CONCEITUAL DAS ENVOLTÓRIAS: UMA BREVE ANÁLISE DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS." In III Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão. Editora Integrar, 2024. http://dx.doi.org/10.51189/ensipex2024/36914.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CRUZ, LETIANE LOPES DA. "RACIONALIDADE CRÍTICA E ABERTA: CONDIÇÕES PARA A SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS." In Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE 2024). sepebr, 2024. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2024.28727.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Natiely Quevedo dos, and Lourdes Aparecida Della Justina. "LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E O ENSINO DO TEMA ÁGUA – ANÁLISE DE POSSÍVEIS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS BACHELARDIANOS." In Anais do Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão. Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/163666.2-19.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

LUIZ GALVAO DE CARVALHO, JOAO. "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A RESPEITO DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS." In XXV EBRAPEM. Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/xxvebrapem.454453.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Cláudio José de, Zenith Rosa Silvino, Deise Ferreira De Souza, Marina Izu, and Hyago Henriques Soares. "ENSAIOS FILOSÓFICOS E EPISTEMOLÓGICOS DE UM LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1489.

Full text
Abstract:
Introdução: Um laboratório pode ser definido como atividade que envolve observação, experimentação ou produção num campo de estudo, sendo um ambiente didático propício para o trabalho em grupo. Por se tratar de um local que oportuniza a discussão, o laboratório aumenta a interação entre os alunos e potencializa o confronto de seus conhecimentos prévios com outras possibilidades e explicações, bem como relaciona a teoria à prática. Já o termo “capital humano” é oriundo das proposições do economista Theodore W. Schultz, após a criação de uma disciplina chamada “Economia da educação”, em meados da década de 1950. Essa disciplina, juntamente com os resultados de suas análises, rendeu ao educador o Prêmio Nobel de Economia, em 1979, pelo trabalho intitulado “Investment in human capital”, publicado na American Economic Review. Objetivo: relatar as vivências de um grupo de pesquisa em laboratório de formação de capital humano em um curso stricto sensu. Método: trata-se de um relato de experiência, de pesquisadores inseridos no Grupo de Pesquisa Cidadania e Gerência em Enfermagem, com vistas a dar continuidade das atividades acadêmicas com foco na formação de capital humano. O grupo de pesquisa faz parte do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). Resultados: os diversos referenciais teóricos e metodológicos culminaram em diversas estratégias de formação, culminando no então denominado “laboratório de formação de capital humano”. Conclusão: as diversidades e a pluralidade existentes no laboratório como estratégias constituíram importante meio de formação e qualificação do capital humano, uma vez que as atividades conjuntas permitiram compartilhar saberes em prol dos avanços da coletividade, bem como, na formação de novos doutores no grupo de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pérez, Adriana, Gerardo Cueto, María Fernández, et al. "Mejorando las competencias para la enseñanza de la estadística de profesores de secundaria en formación a través de talleres participativos." In Advances in Statistics Education: Developments, Experiences, and Assessments. International Association for Statistical Education, 2015. http://dx.doi.org/10.52041/srap.15204.

Full text
Abstract:
Se describe una intervención didáctica cuyo objetivo fue acompañar el trayecto formativo en estadística de los futuros profesores de Matemática de la escuela media. Se diseñaron talleres sobre estadística descriptiva y probabilidad que comprendieron una revisión conceptual, la identificación de los obstáculos epistemológicos, el desarrollo de actividades didácticas y un espacio de reflexión final. Las actividades incluyeron material manipulativo, simulaciones y análisis de datos reales. Se dictaron 5 talleres en institutos de formación docente de Buenos Aires. Los 280 asistentes mostraron un alto grado de participación y evaluaron positivamente la iniciativa en cuanto a contenidos, pertinencia y aplicabilidad. Se diseñó una página web para facilitar la comunicación e interacción con la comunidad educativa. Esta iniciativa promueve el razonamiento estadístico y una mejor actitud hacia la estadística en los profesores, lo cual es imprescindible si se desea obtener egresados de la escuela media capaces de interpretar información estadística de manera fundamentada, crítica e independiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moraes, Larisse Lorrane Monteiro, Karoline De Sarges Fonseca, Bruno Sebastião Rodrigues da Costa, and Pedro Augusto Lopes Rosa. "O PAPEL DO DOCENTE QUE ATUA NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO DA ESCOLA PÚBLICA." In I Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/ensipex/4.

Full text
Abstract:
Introdução: Este trabalho discute os desafios e as possibilidades do papel do professor que atua no ensino fundamental da rede pública de ensino. Objetivo: Com o objetivo de identificar quais são os maiores obstáculos que estes educadores enfrentam para a realização da sua práxis pedagógica no seu ambiente de trabalho. Material e métodos: Esta pesquisa foi realizada em conformidade a visão de uma professora que atua no 7º e 8º ano do ensino fundamental de uma escola da área rural do município de Tailândia/Pará. A metodologia escolhida foi a utilização de entrevista semiestruturada como método de pesquisa, dispondo como método de validade a pesquisa qualitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para a construção de seu embasamento teórico, foi realizado uma suscinta pesquisa acerca do processo de ensino e aprendizagem em uma visão documental, expondo também sobre a realidade metodológica do ensino público na visão da educadora, os trabalhos que mais constam no texto são: a BNCC – Base Nacional Comum Curricular (2018), a qual normatiza o ensino em todas as esferas sociais; a LBD – Lei de diretrizes e Bases da Educação (1996), que define e regulamenta o sistema educacional brasileiro; Iosif (2007), que explana sobre a educação na escola pública e o comprometimento da cidadania global emancipada, e Sganzerla e Silva(2016), que discorrem acerca da Evasão Escolar e Suas Facetas. Resultados: Os resultados analisados nos mostram que a educação brasileira é sucateada em diversos aspectos, na estrutura física das escolas: sem bibliotecas, laboratórios e espaço de lazer, nos recursos metodológicos de maneira geral, pois subentende-se que o professor precisa somente de um quadro para mediar uma aula de qualidade e na desvalorização do professor, que não dispõe do mínimo para executar uma práxis pedagógica. Conclusão: Os dados construídos e analisados nos inferem que a educação pública necessita de investimento por partes dos governantes, de projetos que viabilizem a valorização do professor como agente ativo desse sistema de ensino, de prédios estruturados para que o corpo escolar possa fornecer o seu melhor desempenho com o intuito sempre direcionado no melhor ensino para o aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Obstáculos epistemológicos y metodológicos"

1

Garcé, Adolfo, Ruth Bernheim, and Elisa Hernández. Consulta a tomadores de decisión en políticas públicas de ciencia, tecnología e innovación sobre sus fuentes de información. Inter-American Development Bank, 2010. http://dx.doi.org/10.18235/0009432.

Full text
Abstract:
Este trabajo se estructura en tres partes. En la primera parte se exponen los Aspectos conceptuales y metodológicos vinculados a la investigación (metodología, marco teórico y antecedentes). En la segunda parte, se presenta un análisis descriptivo de los Principales resultados de la investigación, desde una perspectiva comparada entre los países participantes de Proyecto. En particular, en esta parte se analizan los obstáculos que se interponen al uso de las Encuestas de Innovación como insumos en las políticas del sector, distinguiendo problemas de oferta, de demanda y de interfase entre oferta y demanda, así como algunas tensiones identificadas en el escenario de la toma de decisiones de la política de CTI. Finalmente, se presentan algunas Reflexiones finales del estudio: síntesis y recomendaciones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography