Academic literature on the topic 'Odontopediatria e Ortodontia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Odontopediatria e Ortodontia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Odontopediatria e Ortodontia"

1

Brockveld, Lucimeire De Sales Magalhães, and Sonia Isoyama Venâncio. "Como os livros-texto de Odontopediatria e Ortodontia abordam os temas aleitamento materno e alimentação complementar?" Revista da ABENO 20, no. 1 (April 24, 2020): 44–51. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.889.

Full text
Abstract:
O aleitamento materno (AM) e a alimentação complementar (AC) contribuem para o desenvolvimento do sistema estomatognático e evitam doenças bucais como a cárie e maloclusão. Este artigo apresenta um estudo qualitativo de análise documental para verificar as informações sobre AM e AC em quatro livros de referência para a graduação em Odontologia no Brasil, sendo dois livros de Odontopediatria e dois de Ortodontia. Os livros foram escolhidos por indicação na bibliografia destas duas disciplinas em seis cursos de Odontologia do estado de São Paulo. A pesquisa demonstrou que as informações estão em maior quantidade e profundidade nos livros de Odontopediatria e algumas necessitam de atualização. Conclui-se que a literatura estudada, de apoio ao aprendizado do estudante de Odontologia apresenta conteúdo útil e pertinente e serve como disparador para novas buscas. Lacunas importantes foram identificadas nos livros de Ortodontia analisados em relação aos benefícios do AM e AC que podem contribuir para a prevenção de doenças bucais. Os livros de Odontopediatria trazem conteúdo mais completo, sendo que o livro publicado em 2017 é também o mais atualizado, embora alguns aspectos necessitem ainda de alinhamento com as novas evidências científicas e com as orientações dos guias alimentares nacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Andrade, Ildeu, Alexandre Moro, Luciane Macedo de Menezes, Gladys Cristina Dominguez, and José Augusto Mendes Miguel. "Entrevista com Lorenzo Franchi." Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 20, no. 3 (July 19, 2021): 8–23. http://dx.doi.org/10.14436/2675-486x.20.3.008-023.ent.

Full text
Abstract:
Nascido em Florença, capital da Toscana e uma das mais belas cidades do mundo, Lorenzo Franchi cresceu cercado das mais belas obras de arte e arquitetura renascentistas. Isso pode, em parte, explicar a natureza sensível e delicada desse homem que se tornou, ao longo dos últimos anos, uma referência na produção de evidência de qualidade em nossa especialidade. Prof. Franchi formou-se em Odontologia e recebeu seu PhD em Ortodontia Preventiva na Universidade de Florença, Itália, onde hoje é Diretor da Faculdade e Professor Titular do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria. É, também, Professor Visitante na Universidade de Michigan/EUA, onde vem colaborando com a equipe do Prof. James McNamara por mais de 25 anos. Foi com essa parceria, juntamente com seu finado amigo Tiziano Baccetti, que dezenas de trabalhos foram publicados, especialmente sobre o tratamento da Classe II e Classe III, definição do momento ideal para o tratamento ortopédico e expansão rápida da maxila, entre outros conceitos que norteiam nossa prática cínica. Casado com Mara e pai de um casal de filhos, Anna e Andrea, Lorenzo é, como grande parte dos italianos, católico fervoroso e dono de uma fé inabalável. Tenho a sorte de ter convivido com ele nos últimos anos e receber muitos ensinamentos, além de sua amizade e generosidade. Nesta entrevista, temos um resumo do trabalho de toda uma vida dedicada ao estudo da Ortodontia, com respostas claras e didáticas, muito proveitosas para aqueles que desejam revisar seus conceitos clínicos ou que iniciam o aprendizado sobre o crescimento craniofacial e suas alterações. José Augusto Mendes Miguel (coordenador da entrevista)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Fabiana Aparecida Mayrink de, Marcelo Tarcísio Martins, Mateus Antunes Ribeiro, Pedro Henrique Azevedo da Mota, and Marcus Vinícius Queiroz de Paula. "Indicações e tratamentos da laserterapia de baixa intensidade na odontologia: uma revisão sistemática da literatura." HU Revista 44, no. 1 (February 8, 2019): 85–96. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2018.v44.13934.

Full text
Abstract:
Introdução: O laser de baixa intensidade (LLLT – Low Level Laser Therapy) possui efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e trófico tecidual, podendo ser aplicado em uma grande variedade de condições clínicas na odontologia. Objetivo: este estudo teve como objetivo revisar as indicações e as possibilidades de tratamento de LLLT nas diversas especialidades odontológicas. Métodos Como estratégia de busca fez-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, BSV e SCIELO para identificar estudos relevantes de 2016 a 2018. Uma combinação das seguintes palavras-chaves forai utilizada: low level laser therapy e dentistry. Estas foram combinadas através do operador boleano “AND”. Resultados: foram encontrados 37 artigos com indicação de tratamento com laser de baixa intensidade na periodontia, ortodontia, cirurgia, odontopediatria, DTM, patologia, endodontia e dentística. Conclusão: LLLT é um tratamento seguro, sem efeitos colaterais que pode ser utilizado nas especialidades odontológicas como eficaz tratamento coadjuvante aos convencionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Batista, Joyce Falcão, Michele Cacique de Andrade Fialho, Paula Carolina Mendes Santos, Sérgo Ricardo Magalhães, Camilo Aquino Melgaço, and Kelly Oliva Jorge. "TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM CRIANÇAS COM FISSURA LABIOPALATAL." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 19, no. 2 (March 6, 2019): 105–19. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v19i2.140.

Full text
Abstract:
As Fissuras Labiopalatais sã o anomalias orofaciais congênitas muito frequentes no ser humano. Sua etiologia é considera da multi fatorial e inclui fatores here ditários e ambientais.Sabe-se que a ocorrência de Fissuras Labiopalatais é causa de anomalias dentárias e fator pre-disponente ao desenvolvimento de doenças bucais. Assim sendo, foi objetivo do presente estudo contribuir para a produção de conhecimento sobre o tratamento odontológico direcionado às crianças com fissura s labiopalatais. Levantou-se a importância do início do tratamento se dar o mais breve possível, a fim de evitar consequências funcionais e psicológicas nos indivíduos fissurados. A reabilitação de pacientes com fissuras labiopalatais deve ser feita por uma equipe multidisciplinar. A odontopediatria e a ortodontia são fundamentais em todas as fases do tratamento do portador de fissura labiopalatal, atuando na adequação do meio bucal e na preservação dos elementos dentários sadios ao término do tratamento ortopédico e ortodôntico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Bruno Arlindo de Oliveira, Cintia Ferreira Gonçalves, Luciane Zanin, and Flávia Martão Flório. "Inserção de egressos de Odontologia do Tocantins no mercado de trabalho." Revista da ABENO 16, no. 2 (July 12, 2016): 93–104. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.293.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi investigar a inserção e a perspectiva profissional de egressos de Odontologia no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo observacional, transversal e descritivo, realizado por meio de um questionário eletrônico aplicado aos 298 egressos de um curso de Odontologia do Tocantins, distribuídos em 14 turmas (2008 a 2015). A taxa de resposta foi de 61,41% (n=183). Após análise dos dados (Teste de Qui-quadrado/Exato de Fisher; nível de significância de 5%) verificou-se que 65,6% dos respondentes eram do sexo feminino, com idade média de 30 (±6,6) anos. O tempo médio de formado foi de 3,7 (±2,2) anos. Dentre os egressos, 37,8% trabalhavam em serviço público, sendo que 17,5% o faziam exclusivamente. A maioria deles trabalhava no estado do Tocantins (65,0%), sendo que 62,8% estava cursando ou cursou pós-graduação, sendo Ortodontia (17,5%), Endodontia (14,8%), Odontopediatria (7,6%); a área de Saúde Coletiva apareceu para 3,8% dos respondentes. A renda mensal da maioria (46,4%) foi de até 5 salários mínimos (R$ 3 640,00) e 49,8% dos respondentes mostraram-se satisfeitos com o rendimento mensal. A inserção imediata no mercado de trabalho foi relatada por 72,7% dos egressos, sendo que 6% não exerciam a profissão naquele momento e destes, 2,7% nunca exerceram. Dentre as disciplinas consideradas mais significativas na graduação apareceram Cirurgia Oral (26,8%), Endodontia (21,3%), Dentística (14,2%), Odontopediatria (11,5%), Prótese (9,3%) e Saúde Coletiva (4,9%). Os resultados encontrados permitem concluir que a inserção dos egressos no mercado de trabalho foi rápida e a maioria se encontrava satisfeita com os rendimentos naquele momento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Câmara, João Victor Frazão, Daniel Otero Amaral Vargas, Julio Cesar Campos Ferreira Filho, Isabel Ferreira Barbosa, Amara Eulalia Chagas Santos, Hana Fried, Lucianne Cople Maia, and Gisele Damiana da Silveira Pereira. "Reabilitação cirúrgico-restauradora de dente anterior com fratura coronorradicular: relato de caso." Research, Society and Development 9, no. 7 (June 16, 2020): e853974992. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4992.

Full text
Abstract:
Introdução: Fraturas em dentes anteriores podem ocasionar danos estéticos e funcionais. O tipo, disposição e extensão da fratura são determinantes para o prognóstico e tratamento. Objetivo: Relatar o manejo odontológico em paciente diagnosticado com fratura coronorradicular. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 13 anos de idade, compareceu ao Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da FO-UFRJ com relato de trauma no dente 21 por queda da própria altura na escola há cerca de 3 meses. Clinicamente, observou-se uma linha de fratura na mesial e, através do exame radiográfico, observou-se a fratura no terço cervical da raiz, adjacente à parede pulpar. O dente afetado apresentou resposta positiva ao teste de vitalidade, negativa a dor por palpação/percussão e sem alteração periodontal. O plano de tratamento consistiu na cirurgia periodontal a retalho sem alívio e posterior colagem do fragmento. Conclusão: O atendimento pós-trauma deve ser imediato com o objetivo de possibilitar um tratamento eficaz sem sequelas. Neste relato de caso, o acompanhamento clínico realizado por uma equipe interdisciplinar proporcionou uma decisão terapêutica conservadora e estética através da técnica de colagem de fragmento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Luiz Gabriel Pacífico, Diego Costa Rodrigues, Waldo Silva Mariz, José Lucas Medeiros Torres, Nileidde Soares de Sá Leitão Pinheiro, Maria Carolina Bandeira Macena, Rachel de Queiroz Ferreira Rodrigues, and Fátima Roneiva Alves Fonseca. "Manejo do comportamento infantil e saúde bucal na sala de espera: um relato de experiência." Research, Society and Development 9, no. 7 (June 16, 2020): e888975069. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.5069.

Full text
Abstract:
O presente artigo se consolida como uma experiência vivida pelos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos – PB, no Programa de Extensão “heróis do sorriso: humanizando olhares para um resgate de atitudes". O objetivo foi destacar a importância do Cirurgião-Dentista e dos acadêmicos na melhora comportamental de crianças durante o atendimento clínico, bem como a necessidade de um gerenciamento comportamental clínico durante a espera do serviço odontológico. A experiência foi realizada com crianças que continham idade entre 1 e 13 anos, que frequentavam a Clínica Escola de Odontologia da UFCG para atendimento na Odontopediatria e Ortodontia, aplicando-se atividades lúdicas e palestras durante a permanência das crianças na sala de espera e acompanhando-as no atendimento. Durante o projeto notou-se a melhora do comportamento das crianças na realização dos procedimentos clínicos, bem como a sua confiança com o Cirurgião-Dentista e cuidados com a higiene bucal. Em suma, foi possível reconhecer que a vivência propiciou aos extensionistas um novo olhar para a educação em saúde bucal, amparado nas práticas desenvolvidas com as crianças, no sentido de compreender caminhos e cenários de atuação que renovam o exercício do processo educativo em saúde, tendo em vista a superação de práticas pontuais e lineares de cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Geovana Bezerra Brum, Isis Samara de Melo Queiroga, Esdras Gabriel Alves-Silva, Eloiza Leonardo de Melo, Marleny Elizabeth Márquez de Martínez Gerbi, Mávio Eduardo Azevedo Bispo, Renata Araújo Gomes de Sá, and Maria Regina Almeida de Menezes. "O uso do laser Er:YAG na Odontologia: revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 7, 2021): e9310313063. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13063.

Full text
Abstract:
Os lasers (acrônimo para amplificação de luz por emissão estimulada de radiação) possuem inúmeras aplicações na área da saúde. Apresentam diversos efeitos dependentes da energia emitida e da absorção pelo tecido-alvo. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura atual sobre o uso do laser Er: YAG, destacando seus benefícios, limitações, relevância e impacto para saúde bucal e para a odontologia. Foi feita uma pesquisa dos artigos nas bases de dados eletrônicas (CAPES, PubMed e MEDLINE), utilizando os descritores: “Dentistry”, “Laser Therapy” e “Er: YAG laser”, indexados no período de 2015 a 2020 que se tratavam de revisões sistemáticas, relatos de caso, ensaios clínicos, estudos in vivo, revisões integrativa e ensaios clínicos randomizados simples cegos. Após os critérios de elegibilidade foram analisados 18 artigos integralmente publicados em língua inglesa. Existem muitos estudos mostrando que o laser Er:YAG se torna relevante por suas diversas aplicações na odontologia como na odontopediatria, em endodontia, em ortodontia, na odontologia preventiva, no manejamento de pacientes com necessidades especiais e na aquisição de melhores efeitos estéticos. Importante ressaltar que em muitos dos procedimentos não precisa de anestesia, a tecnica é muito menos invasiva, dispensando suturas e com isso permitindo um pós operatório mais tranquilo quando comparado com tecnicas tradicionais. As limitações abrangem elavado custo e necessidade de tempo maior para o profissional se adaptar ao novo processo de trabalho e seguir os protocolos, pois ainda, precisa-se de mais estudos clinicos para se estabelecer protocolos universais em algumas situações clínicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, José Eduardo de Oliveira. "Programa preventivo da cárie dentária baseado no controle mecânico da placa bacteriana em crianças, por meio da profilaxia profissional periódica: Resultados após 25 anos de acompanhamento." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 14, no. 3 (June 2009): 44–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192009000300007.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: o objetivo deste trabalho foi verificar a incidência de cárie dentária em um programa de prevenção aplicado durante 25 anos em clínica particular. METODOLOGIA: participaram desse programa 640 crianças de ambos os gêneros, na faixa etária de 3 a 15 anos de idade. O programa foi baseado no controle mecânico da placa bacteriana dentária por meio da profilaxia profissional com jato de bicarbonato de sódio com uma periodicidade mensal. A incidência de cárie foi verificada por meio de exames clínicos durante as sessões de atendimento e radiográficos anualmente. A média de idade das crianças ao ingressarem no programa foi de 7,8 anos. RESULTADOS: antes de ingressar no programa, as crianças apresentaram, em média, 5,3 faces cariadas, enquanto após o programa a média foi de 0,18. A incidência de cáries por ano antes do programa foi de 0,9 faces cariadas e durante o programa de 0,03. O tempo de permanência das crianças no programa foi, em média, de 52,6 meses, e a média de faltas foi de 0,5 falta por ano. Esses resultados demonstram o sucesso do programa, principalmente por ter uma filosofia que procura o equilíbrio da biodiversidade da cavidade bucal, sem o risco de produzir efeitos colaterais indesejáveis. CONCLUSÕES: conclui-se, assim, que esse parece ser o caminho mais curto para resolver o problema da cárie dentária, ou seja, o controle mecânico da placa bacteriana dentária através da profilaxia profissional mensal, pois é um método de prevenção possível de ser aplicado em qualquer criança, independentemente de suas condições psicomotoras e sociais, e que proporciona a melhor relação custo-benefício, além de estar de acordo com os conceitos mais atuais de cárie e de seus fatores etiológicos. Em função da faixa etária das crianças, o programa é de suma importância para clínicas de Odontopediatria e Ortodontia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Espinoza Arias, Carmen Julia, Diana Karolina Rivera Pico, and María Fernanda Carvajal Campos. "Avances de la Odontopediatra y su relación con la Ortodoncia presente y futuro." Revista Arbitrada Interdisciplinaria de Ciencias de la Salud. Salud y Vida 3, no. 6 (July 1, 2019): 714. http://dx.doi.org/10.35381/s.v.v3i6.339.

Full text
Abstract:
Recibido: 15 de mayo de 2019Aprobado: 10 de junio de 2019La odontología pediátrica ha visto mejoras considerables en materiales y opciones de tratamiento en los últimos años. Mientras que otras especialidades dentales han experimentado enormes avances en sus materiales y métodos en los últimos cuarenta años, la odontología pediátrica ha evolucionado mucho más lentamente. Aunque se ha tenido éxito con los tratamientos del pasado, las opciones menos invasivas que involucran menos y más productos químicos biocompatibles solo pueden beneficiar a nuestros pacientes y nuestra práctica de la odontología. Este artículo se centrará en los siguientes desarrollos nuevos en odontología pediátrica: tratamiento pulpar menos invasivo, el cambio de formocresol a ATM, restauraciones bioactivas y fluoruro de diamina de plata. Por últimos se presentan los cincos avances en odontpediatra que más entusiasman en la actualidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Odontopediatria e Ortodontia"

1

Boni, Rosana Cristina. "Influencia do biotipo facial, nas alterações oclusais da mordida aberta anterior, apos a remoção de habitos de sucção." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289212.

Full text
Abstract:
Orientador : Heloisa Amelia de Lima Castro
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-01T02:34:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Boni_RosanaCristina_D.pdf: 3924793 bytes, checksum: 90c455be336df4c9f9ef351033fb994a (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de verificar a influência do biótipo facial, nas alterações oclusais da mordida aberta anterior, em crianças de 4 a 6 anos de idade, que abandonaram o hábito de sucção de chupeta e ou mamadeira, através do Método de Esclarecimento. A amostra foi constituída de 33 crianças, leucodermas, de ambos os sexos, portadoras de hábito de sucção de chupeta e ou mamadeira, que possuíssem mordida aberta anterior. Os pacientes foram submetidos ao Método de Esclarecimento; não foram utilizados dispositivos ortodônticos. As crianças foram separadas em três grupos diferentes, em decorrência do biótipo facial: Braquifacial, Mesofacial, e Dolicofacial. As alterações morfológicas, decorrentes da remoção do hábito foram avaliadas, através de telerradiografias em norma lateral da cabeça, que foram executadas, no início do tratamentos e após a eliminação do hábito de sucção. A avaliação cefalométrica considerou as grandezas: Ângulo Interincisivo, Ângulo 1.NA, Distância l-NA, Trespasse Vertical e Trespasse Horizontal. Os resultados mostraram que as medidas cefalométrica sofreram alterações significativas, estatisticamente, decorrentes do tratamento para remoção do hábito, com o Método de Esclarecimento. Entretanto, quando comparados os três grupos, as alterações não foram significativas, estatisticamente. Portanto, foi possível concluir, que ocorreram alterações no posicionamento dos incisivos, em decorrência do abandono do hábito de sucção de chupeta e ou mamadeira, mas, sem influência do biotipo facial
Abstract: The aim of this study was to check the biotype facial influence, in occlusion alterations in the anterior open bite, in children from 4 to 6 years old, which has abandoned the dummy and or bottle nursing sucking habit, through Awareness Method the sample was obtained from 33 children, leukodermas of both sexes, who used dummy and or bottle nursing sucking, presenting an anterior open bite. The pacients were submitted to Awareness Method; it weren't used orthodontics appliances. The children were separated in 3 different groups, according to their facial biotype. The morphology alterations caused by this treatment were assessed through cefhalometric analysis, which were taken in the beginning of the treatment and after the sucking removal habito The assessment values were: lnterincisor Angle, 1.NA, l-NA, Overbite and Over jet. The results showed that the cefalometrics values had suffered alterations, significant statistically, caused by the removal habit, with the Awareness Method. However, when comparated the 3 groups, Braquifacial, Mesofacial and Dolicofacial, the alterations weren't significant statistically. Therefore, it was Possible to conclude, that it happened alterations in the position of the incisors, due to the abandon the dummy and or bottle nursing sucking habit, but without biotype facial influence
Doutorado
Doutor em Biologia e Patologia Buco-Dental
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silveira, Maria Teresa Xavier da. "Idades dentaria e ossea : estudo em crianças brasileiras, na faixa etaria de 6 a 10 anos." [s.n.], 1991. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290356.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonio Carlos Usberti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-14T05:12:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silveira_MariaTeresaXavierda_M.pdf: 1591734 bytes, checksum: 4981ab31f1ee7e7af9f0d0d971492e7e (MD5) Previous issue date: 1991
Resumo: Com o intuito de contribuir para o estabelecimento de padrões normais de maturação entre brasileiros e estabelecer uma possível relação existente entre idade cronológica, dental e esqueletal, foi realizado um estudo em crianças da zona urbana de Piracicaba, na faixa etária de 6 a 10 anos. De posse das radiografias de mão e punho que nos ditaram a idade óssea e das radiografias periapicais do segundo pré-molar inferior esquerdo que nos informaram o estágio dentário tabulamos os dados. Através dos resultados pudemos observar que: a maturação óssea nas crianças do sexo masculino apresentou evolução lenta, não correspondendo às faixas etárias estudadas; o desenvolvimento dentário encontrado apresentou-se próximo dos resultados apresentados por NOLLA (28) e MÉDICI FILHO(23); não existe relação absoluta entre idade óssea e idade dentária; as mesmas apresentaram maturação óssea mais precoce do que os meninos, em todas as faixas etárias estudadas; o desenvolvimento dentário entre brasileiros, em ambos os sexos, é ligeiramente maIs precoce quando comparado com crianças norte-americanas
Abstract: In order contribute to the stablishment of normal standards of maturation among Brazilians and to stablish a possible relationship existent among the chronological, dental and skeletal ages, it was realized a study in children from 6 to 10 years old, from the urban zone of Piracicaba. In possession of radiographies of hand and wrist, that dictated us the osseous ages and of the periapical radiographies of the left lower second premolar, which informed us about the dental stage, we have listed the data. Throughout the results we roud observe that the osseuous maturation of the male children presented a slow evolution and the ages dindn't correspond: the dental development found is dose by the results presented by Nolla (28) and MÉDICI FILHO(23); there isn't an absolute relationship between the osseous and dental age; the girls presented a more precocious maturation than the boys in all studied ages; the dental development among Brazilians for bath sexes, is slighty more precocious when compared with North-American children
Mestrado
Ortodontia
Mestre em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maraccini, Valeria. "Deglutição atipica com pressão lingual na região geniana : estudo em individuos brasileiros caucasoides, nas idades de 6 a 9 anos." [s.n.], 1990. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/288347.

Full text
Abstract:
Orientador: Norma Sabino Prates
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-14T02:20:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maraccini_Valeria_M.pdf: 1375550 bytes, checksum: 7ba7a05c9155913e468831a6bca139a8 (MD5) Previous issue date: 1990
Resumo: Foram avaliados 19 indivíduos caucasóides, nas idades de 6 a 9 anos, portadores de maloclusão Classe I de Angle com mordida cruzada posterior uni ou bilateral em pacientes da Clinica Integrada Infantil da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas. Após detectada a deglutição atipica com pressão lingual na região geniana, usamos uma placa impedidora-reeducadora inferior para a realização de uma série de exercícios mioterápicos...Observação: O resumo, na íntegra poderá ser visualizado no texto completo da tese digital
Abstract: We have availed 19 caucasian patients, they've had between 6 to 9 years old, postering Angle Class I malocclusion with uni or bilateral posterior cross bite in patients children Clinical of the School Dentistry of Piracicaba, Campinas State University. After detected the abnormal swallow pattern with lingual pression on mandible lingual region (incisor lingula face) we've used a lower impeding-reeducating removable appliance to realize a mioterapic exercises ...Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertations
Mestrado
Ortodontia
Mestre em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sobreira, Filho Jose. "Dentadura decidua : estudo cefalometrico de estruturas cranio faciais em individuos brasileiros dotados de oclusão dentaria normal." [s.n.], 1991. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/288348.

Full text
Abstract:
Orientador: Norma Sabino Prates
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-14T02:39:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SobreiraFilho_Jose_M.pdf: 1932949 bytes, checksum: 50d45b0d5d422b8eb273d0e7648237dd (MD5) Previous issue date: 1991
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed.
Mestrado
Ortodontia
Mestre em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hoffelder, Luciana Bocudo. "Efeitos da expansão rápida da maxilia sobre o posicionamento dos caninos superiores potencialmente impactados na fase da dentadura mista." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/152704.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou avaliar as alterações propiciadas pela expansão rápida da maxila (ERM) na trajetória de erupção dos caninos superiores na fase da dentadura mista. Foram selecionados caninos no estágio 8 de Nolla e que estivessem localizados nos setores II, III ou IV e distribuídos em 3 Grupos: Grupo 1 (G1) - Caninos Potencialmente Impactados com Expansão (CPIE) (n=49), Grupo 2 (G2) – Caninos em Normalidade Sem Expansão (CNSE) (n=54) e Grupo 3 (G3) – Caninos em Normalidade Com Expansão (CNCE) (n=27). Foram avaliadas as posições vertical, horizontal e angular dos caninos e dentes adjacentes em 2 tempos (T1 e T2) com intervalo de 1 ano, em radiografias panorâmicas. Os dados foram analisados estatisticamente (p<0,05). Os seguintes resultados foram obtidos: Após a ERM (T2), os CPIs (Grupo 1) melhoraram seu posicionamento tornando-se semelhante aos caninos em normalidade (Grupo 2) em todas as variáveis. As maiores alterações horizontal e angular dos caninos após a ERM contribuíram para as mudanças dos CPIs para os setores menos severos e para manutenção de um alto percentual de normalidade no Grupo 3 (92,59%). O percentual de caninos no setor I aumentou de 0% para 44,9%. O percentual de caninos nos setores II, III e IV diminuiu de 65,31% para 51,02%, de 28,57% para 4,08% e de 6,12% para 0%, respectivamente. Em geral, a melhora vertical dos caninos foi significantemente maior nos Grupos 1 e 3, resultando num maior percentual de caninos erupcionados ou próximos à erupção. Os Grupos em normalidade (2 e 3) permaneceram semelhantes na maioria das variáveis, exceto para o posicionamento horizontal, onde o canino do Grupo 3 mostrou posicionamento ainda mais favorável do que o do Grupo 1. Como conclusão tem-se que a ERM apresentou impacto favorável na erupção dos CPIs, proporcionou a reversão do desvio do eixo de erupção dos CPIs, restabelecendo o desenvolvimento normal.
The purpose of this study was to evaluate the changes caused by rapid maxillary expansion (RME) in the maxillary canine eruption path in the mixed dentition phase. Canines in stage 8 of Nolla and that were located in sectors II, III or IV were selected and distributed in 3 Groups: Group 1 (G1) - potentially impacted canines with expansion (PICE) (n = 49), Group 2 (G2) - canines in normality with no expansion (CNNE) (n = 54) and Group 3 (G3) - canines in normality with expansion (CNWE) (n = 27). The vertical, horizontal and angular positioning of canines and adjacent teeth were evaluated in T1 and T2 with a year interval using panoramic radiographs. The data were analyzed statistically (p <0.05). The following results were obtained: After RME (T2), PICs (Group 1) improved their positioning, becoming similar to canines in normality (Group 2) in all variables. The greater horizontal and angular changes of the canines after the RME contributed to the changes of the CPIs for the less severe sectors and to maintain a high percentage of normality in Group 3 (92.59%). In general, canine vertical improvement was significantly higher in Groups 1 and 3, resulting in a higher percentage of canines erupted or near the eruption. The groups in normality (2 and 3) remained similar in most variables, except for the horizontal positioning, where the canine Group 3 showed even more favorable positioning than Group 2. Conclusion: RME had a favorable impact on the eruption of PICs, provided a reversal of the deviation of the PIC eruption path, restoring normal development.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pollmann, Maria Cristina Pinto Coelho Mendonça de Figueiredo. "Da disfunção respiratória na estruturação craniofacial." Tese, Universidade do Porto. Reitoria, 1997. http://hdl.handle.net/10216/14352.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pollmann, Maria Cristina Pinto Coelho Mendonça de Figueiredo. "Da disfunção respiratória na estruturação craniofacial." Doctoral thesis, Universidade do Porto. Reitoria, 1997. http://hdl.handle.net/10216/14352.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

NORMANDO, Thiene Silva. "Estudo epidemiológico de ocorrência da má oclusão na dentição decídua de crianças da rede pública e privada do município de Belém-Pará." Universidade Federal do Pará, 2008. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4923.

Full text
Abstract:
Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-02-14T15:57:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_EstudoEpidemiologicoOcorrencia.pdf: 1859062 bytes, checksum: ade9da9d6574e9ab8e8747ee51a774c1 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-04-30T14:12:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EstudoEpidemiologicoOcorrencia.pdf: 1859062 bytes, checksum: ade9da9d6574e9ab8e8747ee51a774c1 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-04-30T14:12:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EstudoEpidemiologicoOcorrencia.pdf: 1859062 bytes, checksum: ade9da9d6574e9ab8e8747ee51a774c1 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Previous issue date: 2008
A literatura evidencia que a má oclusão pode se manifestar desde os estágios mais precoces do desenvolvimento oclusal, e, na maioria dos tipos morfológicos, não apresenta auto-correção nos estágios posteriores do desenvolvimento oclusal. Para que políticas públicas possam ser adotadas no sentido de incluir a ortodontia preventiva e interceptativa nos programa de saúde bucal, visando beneficiar principalmente a parte da população menos favorecida, este trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência da má oclusão na dentição decídua na cidade de Belém-PA, examinando crianças de escolas públicas e privadas, verificando a influência do nível sócio-econômico na manifestação da má oclusão. Para tanto, foram examinadas 652 crianças, de ambos os sexos, de 3 a 6 anos de idade, na fase de dentição decídua completa, matriculadas em préescolas da rede privada e da rede pública do ensino de Belém- Pará. Foi observada uma prevalência de 81,44% de má oclusão, sendo mais frequente nas crianças do gênero feminino da rede privada (p=0.01). A má- oclusão de Classe II foi mais prevalente, seguida da Classe I e da Classe III. Dentre os diferentes tipos morfológicos de má oclusão, a sobremordida e a mordida cruzada posterior foram mais prevalentes nas crianças da rede privada, em ambos os gêneros, enquanto o trespasse horizontal aumentado e a classe II, apresentaram uma maior ocorrência nas crianças da rede privada no gênero feminino. A má oclusão de Classe I e III foram mais freqüentes nas crianças do gênero feminino na rede pública. A mordida aberta anterior e a mordida cruzada anterior, mostraram comportamento semelhante nos dois grupos de escola, em ambos os gêneros. A perda precoce de dentes decíduos foi mais prevalente (p=0.000) nas crianças da rede pública em ambos os gêneros. Assim, pode-se concluir que a ocorrência da má oclusão na dentição decídua na cidade de Belém é muito alta; que o nível sócio-econômico exerce influência sobre a manifestação das más oclusões, pois essas foram mais freqüente nas crianças da rede privada do gênero feminino e que a ocorrência da perda precoce de dentes decíduos nas crianças da rede pública ainda apresenta um índice alarmante, decorrente provavelmente de uma política de saúde pública ineficiente, que atue em nível preventivo e interceptativo.
The literature shows that malocclusion can manifest it self from the earliest stages of occlusal development and, in most types morphologies, it shows no self-correction in the later stages of occlusal development. This study aimed to assess the prevalence of malocclusion in deciduous dentition in the city of Belém- PA, examining children from public and private schools, and to check the influence of socio-economic level in the manifestation of malocclusion, so that public policy can be adopted to include preventive and interceptative into oral health services, targeting mainly to benefit the least favoured part of the population. 652 children of both sexes were examined, 3 to 6 years of age in the deciduous dentitions stage, enrolled in pre-schools in the private network and public network of education in Belém-Pará. There was a prevalence of 81,44% of malocclusion, being more common in female children in the private network (p = 0.01). The Class II malocclusion was most prevalent, followed by Class I and Class III. Among the different types of morphological malocclusion, the overbite and the posterior crossbite were more prevalent in children from the private network for both genders, although the overjet and Class II, had a higher occurrence in females only in children from the private network . The Class I and III malocclusion were more common in female children in the public network. The anterior openbite and the anterior crossbite, showed similar trends in both groups of schools for both genders. The early loss of temporary teeth was more prevalent (p=0.000) among children of the public network for both genders. Thus we can conclude that the incidence of malocclusion in deciduous dentition in the city of Belém is very high, in addition the low socio-economic influences the expression of malocclusion because they were more frequent among female children in the private network; and that the occurrence of early loss of temporary teeth in children in the public network still has an alarming rate, due to an inefficient public health policy, which serve at the preventive and interceptative level.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vida, Catarina Sofia Cardoso. "Ortodontia intercetiva no tratamento das malo-oclusões em odontopediatria." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/33898.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
A dentição decídua é fundamental para a criança executar as principais funções orais: mastigação, deglutição, fala e respiração. Desempenha também uma função importante na conservação do comprimento da arcada dentária e guiam a erupção dos dentes permanentes, orientando assim a sua direção de erupção. Desequilíbrios e alterações oclusais nesta dentição podem ser responsáveis por modificações no padrão destas funções e originar desarmonias esqueléticas, dentárias e funcionais. A ortodontia intercetiva, na qual podem ser utilizados aparelhos fixos e removíveis, atua no sentido de travar e tratar malo-oclusões assim que são detetadas, de forma a melhorar o desenvolvimento esquelético, muscular e dentoalveolar. O tratamento precoce oferece diversas vantagens na minimização ou até mesmo na eliminação da necessidade de tratamentos complexos na dentição permanente, na relação entre arcadas dentárias proporcionando um crescimento e desenvolvimento normal, para além de ter um papel fundamental na melhoria da auto-estima. A correção ortodôntica intercetiva é benéfica em várias formas de malo-oclusão, tais como o apinhamento dentário, mordida cruzada, mordida aberta e malo-oclusões de classe II e classe III. A presente monografia tem como principal objetivo abordar os diferentes tipos de malo-oclusão em odontopediatria e apresentar as principais opções terapêuticas recorrendo à ortodontia intercetiva.
The primary dentition is essential for the child to perform the main oral functions: chewing, swallowing, speech and breathing. It also plays an important role in conserving the length of the dental arch and guides the eruption of permanent teeth, thus guiding their eruption direction. Imbalances and occlusal changes in this dentition may be responsible for changes in the pattern of these functions and lead to skeletal, dental and functional disharmony. Interceptive orthodontics, in which fixed and removable appliances can be used, acts to stop and treat malocclusions as soon as they are detected, in order to improve skeletal, muscular and dentoalveolar development. Early treatment offers several advantages in minimizing or even eliminating the need for complex treatments in permanent dentition, in the relationship between dental arches providing normal growth and development, in addition to having a fundamental role in improving self-esteem. Interceptive orthodontic correction is beneficial in various forms of malocclusion, such as dental crowding, crossbite, open bite and class II and class III malocclusions. This monograph has as main objective to address the different types of malocclusion in pediatric dentistry and to present the main therapeutic options using interceptive orthodontics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alves, Joana Paiva. "Tratamentos intercetivos em odontopediatria." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10400.14/26090.

Full text
Abstract:
Introdução: A avaliação do crescimento e desenvolvimento craniofacial das crianças é idealmente multidisciplinar. É fundamental a integração das diferentes áreas médicas para um correto planeamento estético e funcional do sistema estomatognático. Os tratamentos intercetivos estão integrados num conjunto de abordagens específicas onde a odontopediatria e a ortodontia atuam, evitando a progressão de uma má-oclusão através da remoção de hábitos deletérios, da colocação de aparelhos ou rampas/pistas. O principal objetivo deste estudo foi verificar, através de uma análise observacional descritiva transversal, a importância dos tratamentos intercetivos em odontopediatria, avaliando os conhecimentos e as práticas dos médicos dentistas perante cada criança. Material e métodos: Realizaram-se 3 questionários. O questionário I foi divulgado online e direcionado a médicos dentistas, alcançando 206 profissionais. Os questionários II e III foram efetuados pelo método de entrevista, obtendo-se 10 participantes em cada. O questionário II foi dirigido a crianças submetidas a tratamentos intercetivos e o questionário III aos respetivos encarregados de educação. Resultados: 20,4% da amostra não consulta pacientes pediátricos, pelo que a nossa amostra para as questões mais relevantes foi de 164 participantes. Todos estes (100%, n=164) consideraram saber o que são tratamentos do foro intercetivo, sendo que 56,7% (n=93) não aconselhou a execução destes em pacientes com má higiene oral. No entanto, referiram como fator mais relevante para a sua realização a necessidade funcional do paciente (79,9%). São ainda os profissionais que exercem há mais anos que privilegiam o tratamento em colaboração com terapeutas da fala (p-value=0,004) e otorrinolaringologistas (p-value=0,001). Verifica-se que os médicos dentistas não generalistas não consideram tanto o fator custo para a realização de tratamentos do foro intercetivo comparativamente com os generalistas (p-value=0,018). Quase todas as crianças questionadas (n=9) consideraram o tratamento de fácil adaptação. Também os seus encarregados, na sua totalidade (n=10), acharam que a adaptação dos seus filhos face ao tratamento executado foi boa. Conclusões: Os tratamentos intercetivos são uma realidade sólida praticada por médicos dentistas generalistas, odontopediatras e ortodontistas. A grande maioria dos casos de má-oclusão quando diagnosticada precocemente pode ser intercetada, tentando evitar tratamentos corretivos mais complexos.
Introduction: The craniofacial growth assessment and development of children is ideally multidisciplinary. The integration of the different medical areas is fundamental for a correct esthetic and functional planning of the stomatognathic system. Interceptive treatments are integrated in a set of specific approaches where pediatric dentistry and orthodontics work, avoiding malocclusion progression through the removal of deleterious habits, appliance placement or ramps/lanes. The main objective of this study was to verify, through a transverse descriptive observational analysis, interceptive treatments importance in pediatric dentistry, evaluating the knowledge and practices of the dentists. Material and methods: Three questionnaires were carried out. Questionnaire I was published online and directed to dentists, reaching 206 professionals. Questionnaires II and III were performed by the interview method, obtaining 10 participants in each. Questionnaire II was directed to children undergoing interceptive treatments and Questionnaire III to their parents. Results: 20.4% of the sample did not consult pediatric patients, so our sample for the most relevant questions was of 164 participants. All of these (100%, n = 164) considered knowing what interceptive treatments are, and 56.7% (n = 93) did not advise their implementation in patients with poor oral hygiene. However, the functional need of the patient (79.9%) was the most relevant factor. Treatment in collaboration with speech therapists (p-value = 0.004) and otorhinolaryngologists (p-value = 0.001) is prefered by professionals who have been practicing for more years. It can be seen that non-generalists dentists do not consider the cost factor for the intersegmental treatments as compared to generalists (p-value = 0,018). Almost all children (n = 9) considered the treatment easy to adapt. All of their caretakers (n = 10), said that their children 's adaptation to the treatment was good. Conclusions: Interceptive treatments are a solid reality practiced by general dentists, pediatric dentists and orthodontists. The vast majority of malocclusion cases when early diagnosed can be intercepted, trying to avoid more complex corrective treatments.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Odontopediatria e Ortodontia"

1

Odontologia Social, Cariologia, Odontopediatria, Ortodontia e... Campus, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Manual de practicas de odontopediatria, ortodoncia y odontologia preventiva. Ripano, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Temprano no, a tiempo. Tratamientos de primera fase : Odontopediatría - ortodoncia - 1. ed. CIB (Corporación para Investigaciones Biológicas), 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cameron, Angus, and Richard Widmer. Handbook of Pediatric Dentistry. 2nd ed. Mosby, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography