To see the other types of publications on this topic, follow the link: Oleiro.

Journal articles on the topic 'Oleiro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Oleiro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Maciel, Cleiton Ferreira, Maria Izabel de Medeiros Valle, and Jeanne Mariel Brito de Moura Maciel. "“Homens do barro” e estratégias empresariais: uma análise da relação capital-trabalho no polo oleiro-cerâmico de Iranduba-AM." Plural (São Paulo. Online) 20, no. 1 (June 5, 2013): 9. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2013.69561.

Full text
Abstract:
O presente artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado em sociologia na Universidade do Amazonas, do ano de 2010 a 2012, e analisa a relação entre empresa, trabalhadores e sindicatos no polo oleiro-cerâmico de Iranduba-AM, setor que fabrica 75% dos tijolos e das telhas consumidos no Amazonas. A ideia central deste trabalho é mostrar quais são as principais estratégias empresariais empreendidas pelo dono da olaria investigada, bem como traçar um perfil dos trabalhadores oleiros. Além disso, busca-se revelar o papel do sindicato oleiro na luta por melhorias nas condições de trabalho e aumento de salários. Entre os resultados da pesquisa, destacam-se: as precárias condições de trabalhos às quais os trabalhadores da olaria estão submetidos; os baixos salários; e a busca pelo controle da mão de obra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ghazzaoui, Fátima. "Cerâmica fragmentada — oleiro miserável." Magma, no. 14 (December 27, 2018): 143–52. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2018.154408.

Full text
Abstract:
Em busca de novos métodos de investigação para sua poética, em Lição de Coisas, Carlos Drummond de Andrade volta sua atenção à figuração dos objetos como matéria de sua poesia. O presente estudo, que parte da análise formal de um dos poemas do livro — Cerâmica —, pretende mostrar que essa figuração se dá em chão histórico, mesmo quando aparentemente a cena descritiva encobre as tensões sociais. Diante de um contexto em que a coisificação do mundo e do homem é regra e em que as coisas assumem uma independência fantasmagórica, a alienação e a reificação do sujeito passam a ser marcas indeléveis de suas vivências. Como consequência, tanto a memória individual quanto a memória coletiva constituem-se de experiências marcadas de negatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Rosiane Barbosa. "RELIGIOSIDADE CABOCLA NA ARTE CERAMISTA DE ICOARACI/PA." Revista Relegens Thréskeia 7, no. 1 (October 24, 2018): 68. http://dx.doi.org/10.5380/rt.v7i1.61888.

Full text
Abstract:
Este artigo, abordará a emergencia do estudo do fenomeno religioso, por meio do imaginario dos povos do norte, esta bem associado na produção ceramista de Icoaraci/ Pa pautada na reprodução artistica das crenças amazonicas nos objetos produzidos pela comunidade de oleiros,se dandopela criação do artista em que este desenvolve uma primazia pelos motivos religiosos do povo pré cabralinoexistentesna região amazonica, estando estando os oleiros do Paracuri como agentes difusores das encantarias e o movimento do ser humano de antigas civilizações com a natureza e por meio de suas peças artesanais. Atraves da pesquisa de campo metodologicamente entrevistando os oleiros do bairro e por meio das analises das peças ceramicas produzidas na localidade e permitiu identificar a presença da difusão da perspectiva religiosa dos povos nativos da região como afirmação cultural na pratica do oleiro icoaraciense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maciel, Cleiton Ferreira, Jeanne Mariel Brito de Moura, and Maria Izabel de Medeiros Valle. "As artimanhas do capital: um estudo das estratégias empresariais no Pólo oleiro-cerâmico da Região metropolitana de Manaus." Áskesis - Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 1, no. 2 (May 3, 2020): 40–53. http://dx.doi.org/10.46269/1212.455.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa as estratégias do capital sobre o trabalho no Pólo oleiro-cerâmico da Região Metropolitana de Manaus (RMM), setor que fabrica 80% dos tijolos e telhas consumidos no estado do Amazonas. Essas estratégias estão relacionadas à reorganização do processo global de acumulação do capital a partir das exigências dos novos paradigmas da produção: flexibilidade, inovações organizacionais, novas tecnologias, etc. Assim, na primeira parte do trabalho busca-se mostrar a inserção e a importância da produção de tijolos no cenário econômico amazonense. Na segunda parte aborda-se a contribuição sociológica para a compreensão das artimanhas do capital sobre o trabalho, nos ajudando a compor, assim, a terceira parte do artigo, onde se identificam e problematizam-se os arranjos organizacionais do capital no âmbito oleiro-cerâmico da RMM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Durand, Aline, Jacques Thiriot, Helder Abraços, and Laurent Maggiori. "Os oleiros e a gestão da lenha nas cozeduras redutoras: aproximações etnoarqueológicas em Portugal." Estudos do Quaternário / Quaternary Studies, no. 16 (June 22, 2017): 99–106. http://dx.doi.org/10.30893/eq.v0i16.147.

Full text
Abstract:
Na Europa, o abastecimento em lenha que os oleiros utilizam nos fornos de cozedura redutora medieval é mal conhecido. Com efeito, os dados antracológicos são escassos e os textos a esse respeito são muitas das vezes silenciosos. Impõe-se por isso uma abordagem etnoarqueológica, para compreender melhor esta actividade. Uma missão em Portugal, entre 2005 e 2007 teve como objectivo, observar os últimos oleiros artesanais cozendo a sua cerâmica em atmosfera redutora, como na Idade Média. Os inquéritos orais e as observações das cozeduras foram sistematicamente registadas e filmadas. Os dados obtidos completam as observações arqueológicas. Dez ou vinte dias antes da cozedura, os oleiros e seus familiares cortam a lenha com a ajuda de instrumentos agrícolas de uso quotidiano. Não foi observado nenhum corte de lenha em particular. É recolhida lenha de pequena dimensão e calibre (<2cm) e não ramos ou troncos, visto que o oleiro deseja um rápido aumento da temperatura nos fornos, antes do seu encerramento. A gestão da lenha e do fogo durante a cozedura, levam a manter as matas limpas. Pela primeira vez, foi dada atenção à observação dos elementos imateriais. O resultado mais importante da pesquisa e que deve ser sublinhado, centrou-se na adaptabilidade dos gestos e na variabilidade das práticas do saber-fazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Villanueva Puig, Marie-Christine. "A respeito de uma ânfora do Pintor de Amásis conservada no Cabinet des Médailles da Biblioteca Nacional da França, em Paris: três grandes divindades da Atenas arcaica." Tempo 21, no. 38 (June 2015): 27. http://dx.doi.org/10.20509/tem-1980-542x2015v2138032.

Full text
Abstract:
O programa iconográfico de uma ânfora ática de figuras negras, datada de cerca de 540 a. C., assinada pelo oleiro Amasis e atribuído ao Pintor de Amasis (Cabinet des Médailles da Biblioteca Nacional da França, em Paris) é reexaminado. A partir disso, propõe-se avaliar a importância documental das imagens veiculadas pelos vasos numa abordagem de história sócio-religiosa da Atenas arcaica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nóbrega, Viviane. "O barro na mão do oleiro: representações e sensibilidade através da cultura material." Habitus 12, no. 2 (June 26, 2015): 333. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v12.2.2014.333-334.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Salles, Penélope Eiko Aragaki, and Valter Hugo Mãe. "Entrevista com Valter Hugo Mãe." Revista Crioula, no. 18 (December 26, 2016): 122. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.123182.

Full text
Abstract:
O entrevistado, Valter Hugo Mãe, é considerado um dos autores mais consagrados da literatura portuguesa da atualidade. Nos seus 20 anos de carreira literária, teve vários livros publicados em diferentes gêneros: poesia, romances, contos, livros infanto-juvenis. Sua obra tem sido aclamada tanto pela crítica literária quanto pelo público em geral. Ganhador do Prêmio José Saramago (2007) e Portugal Telecom (2012), o escritor português esteve no mês de novembro lançando o seu novo romance Homens Imprudentemente Poéticos, cuja história é ambientada num Japão antigo e conta um pouco a trajetória do artesão Itaro e suas desavenças com o oleiro Saburo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Correia Gorini, Katia. "O imaginário da ceramista e do oleiro: produções criativas de sobrevivência através da arte cerâmica." Revista Scientiarum Historia 1 (November 5, 2018): 8. http://dx.doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.229.

Full text
Abstract:
A produção cerâmica artesanal depende da sensibilidade artística que emerge do pensamento e do meio de vida do ser nativo. Por sua vez, é uma estratégia para gerar fonte de renda como meio de sobrevivência em comunidades tradicionalmente pobres e desprovidas de emprego, de escolaridade e de intermediações ou conexões com as facilidades tecnológicas da vida moderna. Produzir cerâmica é uma atividade profissional considerada subalterna dentro da hierarquia econômica e social dessas comunidades, desde os tempos da escravidão e da colonização. Ao buscar traçar as histórias de vida dos produtores de cerâmica, seus modos de trabalho, suas ambições, suas perspectivas de vida, pode-se tomar consciência do atravessamento conceitual entre a arte popular e a arte considerada culta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pirola, André Luiz Bis, and Juçara Luzia Leite. "“Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional." Revista História Hoje 5, no. 10 (November 24, 2016): 08. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v5i10.279.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar a interseção entre Ensino de história e Educação Profissional como via significativa para a superação de dualismos educacionais. A partir de estudos da história cultural que evocaram a noção de materialidade, propõe-se uma reflexão que dá ênfase à indissociabilidade entre as condições formais, tecnológicas, materiais e aos sentidos múltiplos elaborados pelos sujeitos históricos que intervêm em tais condições. Nesse sentido, o artigo demonstra como ensino e história, contanto que atentos às materialidades e sensibilidades, constituem dimensões imprescindíveis ao entendimento das lutas entre práticas e representações, formas e reformas que pretendem limitar as possibilidades da educação profissional e a própria possibilidade de transcender tais limitações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Santana, Juliana de Castro. "A EXTERIORIDADE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO SENTIDO." Linguagem em (Dis)curso 21, no. 2 (August 2021): 185–95. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-210202-4019.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo teórico-analítico, ancorado na Análise de Discurso, reflete sobre o funcionamento da linguagem no que se refere à produção do conhecimento e de sentido(s) sócio-historicamente compartilhados, considerando que não é possível significar o mundo fora da linguagem. Percorre a hipótese de que o funcionamento do corpo, a produção de sentidos e o processo de produção do conhecimento científico se assemelham ao funcionamento da linguagem, porque, de fato, tudo é linguagem. Para tanto, explora a relação entre língua, vazio, silêncio e sentido(s), partindo de um conto de Kafka e da metáfora do vaso e do oleiro, de Heidegger, sem perder de vista o processo de produção do conhecimento e sua relação com a linguagem e os gestos de interpretação. A análise sugere que no cerne da produção do conhecimento não está a essência, o objeto real ou a substância, mas sim o silêncio, o vazio, a barreira e a contradição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Maciel, Cleiton Ferreira, Maria Izabel de Medeiros Valle, Jeanne Mariel Brito de Moura, and Allison Santos de Andrade. "“Os donos do barro”: reflexão sobre as artimanhas do capital no Polo oleiro-cerâmico da Região Metropolitana de Manaus." Somanlu - Revista de Estudos Amazônicos 11, no. 1 (2011): 171–93. http://dx.doi.org/10.29327/233099.11.1-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gonzaga, Waldecir, and Ygor Almeida de Carvalho Silva. "Um vaso para honra e outro para desonra: a eleição divina em Rm 9,19-29." Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap 4, no. 1 (July 15, 2021): 201. http://dx.doi.org/10.25247/2595-3788.2021.v4n1.p201-230.

Full text
Abstract:
Este artigo se propõe a examinar a perícope de Rm 9,19-29, com vistas a entender se, neste texto bíblico, o Apóstolo Paulo trataria realmente de predestinação dupla ou absoluta, como foi compreendido pela maioria dos reformadores. O foco se concentra especialmente em expressões de difícil interpretação dos vv.21-23: “Acaso o oleiro não tem autoridade para fazer [...] um vaso para honra, e outro para desonra? [...] vasos de ira, que foram preparados para a destruição, [...] vasos de misericórdia, que Ele preparou de antemão para a glória”. A exegese é trabalhada com base nos princípios dos seguintes métodos: Histórico-Crítico, Análise Retórica Bíblica Semítica e Uso do Antigo Testamento no Novo Testamento. São levados em conta estudos de autores antigos e recentes. Paulo não está dizendo que Deus predestina um para a salvação e outro para a perdição, antes mesmo de seu nascimento. Isso seria colocar os seres humanos como simples marionetes, sem nenhuma liberdade ou possibilidade de conversão. O “horizonte argumentativo” paulino não é o antropológico, mas sim o teológico. Ele quer realçar a soberania e a misericórdia de Deus, mesmo diante dos limites humanos, seja com os judeus, seja como os gentios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Sousa, Nadjany Gomes, Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, and Edney Loiola. "O REAPROVEITAMENTO DOS RESIDUOS SÓLIDOS NA PRODUÇÃO DE CERÂMICA COMO FATOR DE REDUÇÃO DE CUSTOS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 3 (September 30, 2020): 867. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020867-882.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi verificar se o reaproveitamento de resíduos da produção cerâmica impacta nos custos de produção. Dessa forma, o método utilizado foi através de pesquisa campo, com questionário semi-estruturado ao gestor de uma empresa do segmento da indústria de cerâmica no Tocantins, com abordagem caracterizada qualitativa, com delineamento bibliográfico, na qual buscou-se mostrar que é possível utilizar-se, o reaproveitamento dos resíduos sólidos e reduzir custos sem prejuízo na produção, e ainda preservar o meio ambiente, pois trata-se de uma política ecologicamente sustentável. O desenvolvimento do setor oleiro-cerâmico, a pesquisa verificou que o gerenciamento e implantação de programas de resíduos sólidos, traz resultados significante no que tange a redução dos custos diretos considerados variáveis como (argila), na produção de cerâmica, na qual estão voltadas para a gestão produtiva sustentável, ocorridos na produção de bens ou serviços, que de forma franca agrega um percentual de grande expressão para o conjunto da gestão das empresas do segmento industrial, que possibilita aos gestores como um novo e atual processo de geração de informações, visando à redução de custos na fabricação do produto, o aumento de produção com a adaptação de novas tecnologias para os gestores maximizar os resultados e ainda demonstrar ser competitiva de modo sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Vieira Santos, Jean Carlos, and João Albino Silva. "Olaria e Turismo Cultural: reflexões sobre o caso Alentejo-Portugal." Revista Turismo em Análise 26, no. 4 (December 30, 2015): 933–59. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p933-959.

Full text
Abstract:
O propósito norteador deste artigo é trazer algumas reflexões sobre a produção espacial oleira do destino turístico Alentejo. Os fatos ora apresentados ressaltam que estamos em presença de um dos mais importantes elementos identitários dessas populações, a arte popular oleira. Desse modo, o encadeamento geográfico deste artigo tem como escala de análise os municípios de Évora, Redondo, Viana do Alentejo, Estremoz e a aldeia de São Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz). Metodologicamente, o ponto de partida de análise desta pesquisa diz respeito a um “modelo com os elementos que caracterizam as olarias e os oleiros do destino turístico Alentejo”, colocando a peça de barro no centro do debate. Para o desenvolvimento deste texto, o levantamento bibliográfico, a aplicação de inquéritos, os trabalhos de campo, as conversas informais registradas em caderno de campo e a obtenção do material fotográfico foram essenciais. Por fim, o artigo mostra quem são os oleiros no destino turístico internacional, destacando o perfil desses sujeitos como resultado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Da Cunha, Jorge Luiz, and Cláudia Regina Costa Pacheco. "VIOLÊNCIA, CIDADANIA E DISCIPLINAMENTO: controvérsias na escola." Revista Diálogo Educacional 9, no. 28 (July 7, 2009): 557. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v9i28.3325.

Full text
Abstract:
Compreender o fenômeno da violência na escola, bem como pensar soluções possíveis para o problema constitui-se o principal mote deste artigo. Partindo de uma análise histórico-cultural da educação e da constituição humana, buscou-se refletir sobre a diversidade humana e a possibilidade de construção da cidadania. Discutindo os sentidos e significados da educação para os gregos, a ideia de cidadania se sobressai a partir de um agir humano em consonância com a coletividade. Este ensaio configura-se no resultado de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que além de discorrer sobre o sentido de “ser humano”, analisou de que forma esse humano se constrói no âmbito escolar ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 557-569, set./dez. 2009 Licenciado sob uma Licença Creative Commons 558 CUNHA, J. L. da; PACHECO, C. R. C. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 557-569, set./dez. 2009 diante de práticas educativas disciplinadoras. Questiona-se a crise da escola e as dificuldades enfrentadas pela docência ao lidar com uma realidade cada vez mais conflituosa. A análise da obra de Bueb (2006) é um exemplo da constante procura por soluções ao depauperamento de valores morais e éticos. A incapacidade de os professores resolverem conflitos se contrapõe a uma coragem de educar necessária na atualidade. Na revisão de literatura feita, autores como Hentig (2007), Bueb (2006), Brumlik (2007), Bergmann (2006), entre outros trouxeram grandes contribuições para esta discussão. Entender os conceitos de violência, cidadania e disciplinamento é questionar nossa própria realidade, não só escolar, mas principalmente ela. Nossa tarefa enquanto educadores, seja “oleiro” ou “jardineiro”, está justamente na desconstrução de uma realidade imposta, no questionamento de práticas e teorias educativas e na busca por uma convivência pacífica, que não negue conflitos, mas que saiba trabalhá-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Sánchez-Muniz, F. J., R. Arroyo, J. M. Sánchez-Montero, and C. Cuesta. "In vitro digestibility study of thermal oxidized palm oleins Estudio de la digestibilidad in vitro de oleínas de palma termooxidadas." Food Science and Technology International 6, no. 6 (December 2000): 449–56. http://dx.doi.org/10.1177/108201320000600603.

Full text
Abstract:
Information on digestibility and absorption of oils and fats used for frying is under debate. To get knowledge on this, unused palm olein (9.27 ± 0.10% w/w polar content), used frying palm olein with a moderate degree of alteration (14.81 ± 0.90% w/w polar content) and highly altered used frying palm olein (26.36 ± 0.30% w/w polar content) and their respective nonpolar and polar fractions were studied. Samples were analyzed by high-performance size-exclusion chromatography before and after a 20-min in vitro incubation with pancreatic lipase. Formation of monoacylglycerols and free fatty acids reflected no relevant differences between unused and moderately altered oleins, whereas the most altered olein was hydrolyzed to a much lesser degree. The presence of oligomers (dimers and polymers of triacylglycerols) negatively affected the hydrolysis of triacylglycerol monomers in whole oleins. The hydrolysis of these monomers in the isolated nonpolar and polar fractions ranked between 60.2% and 78.5%. Oligomers were efficiently hydrolyzed by pancreatic lipase in whole un used and moderately altered oleins but not in the most altered one. Polymers from isolated polar fractions were poorly hydrolyzed or not hydrolyzed at all. These data suggest that whole oleins contained some compounds that increase susceptibility of oligomers to enzymatic hydrolysis and that such compounds were not present in the polar fraction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Tavares, T. S., K. T. Magalhães, N. D. Lorenzo, and C. A. Nunes. "Thermal and chemical characterization of fractions from Syagrus romanzoffiana kernel oil." Grasas y Aceites 72, no. 3 (September 15, 2021): e420. http://dx.doi.org/10.3989/gya.0325201.

Full text
Abstract:
The Jerivá (Syagrus romanzoffiana) kernel oil (JKO) has a pleasant coconut-like smell, with about 33% lauric acid and 28% oleic acid. The oil also contains bioactive compounds, such as phenolics, carotenoids, and tocopherols. JKO has a solid consistency at low temperatures, but has a low melting point and low solid content at room temperature. Thus, this work aimed to evaluate the thermal properties related to crystallization and fusion, as well as the chemical and oxidative characteristics of JKO fractions, olein and stearin, obtained from dry and solvent fractionation. In general, stearins had higher crystallization and melting temperatures, and higher solid fat content, unlike oleins, which may be associated with the concentration of high melting triglycerides in the stearins. No statistically significant difference was found for fatty acid profile or oxidative stability of the fractions. The type of fractionation influenced the chemical and thermal properties of JKO fractions. The solvent process promoted the most relevant differentiation of fractions. An olein was obtained with 7% less solid fat at 25 °C which remained visually liquid at 2 °C below the oil, as well as a stearin with 17% more solid fat at 25 °C which remained visually solid at 3 °C above the oil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ferreira, Gilda Carneiro, Elias Carneiro Daitx, Celine Coutinho de Oliveira, and Pamela Ressignelli de Lima. "Programa de apoio à legalização mineral de olarias da região de Rio Claro (SP)." Rem: Revista Escola de Minas 65, no. 1 (March 2012): 119–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672012000100017.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta os resultados de um projeto denominado de Projeto Parceria, desenvolvido no período de 2007 a 2010, com objetivo de orientar, tecnicamente, os oleiros associados da ASCER, para a correta condução das atividades de extração de matéria-prima das jazidas utilizadas pela indústria oleira. As atividades desenvolvidas, nesse projeto, contemplam a legalização da situação minerária das atuais áreas de extração, orientação em relação à recuperação das áreas degradadas pela mineração e caracterização cerâmica dos materiais argilosos utilizados na produção de tijolos. Fizeram parte desse estudo quatorze Olarias situadas na região de Rio Claro (SP). A legalização das atividades de extração mineral, na área da jazida de cada olaria, conduziu, automaticamente, à legalização ambiental, que está sendo atualmente executada. Duas olarias não puderam regularizar as suas extrações, pois as áreas de suas propriedades estavam oneradas no DNPM. Outras duas olarias não possuíam documentações referentes à parte jurídica das empresas, necessárias para legalização de suas áreas. Os materiais argilosos utilizados pelos oleiros foram caracterizados quanto às suas aplicações cerâmicas como material nobre para a fabricação de telhas e tijolos, gerando produtos de alta qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Jean Carlos Vieira, and João Albino Silva. "A ARTE DA OLARIA NO TURISMO DA REGIÃO ALGARVE, PORTUGAL." Turismo - Visão e Ação 17, no. 3 (December 1, 2015): 658. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v17n3.p658-690.

Full text
Abstract:
Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de veicular uma abordagem e analisar um contexto em que a tradicional atividade popular oleira se mantém viva em território luso, preservando uma identidade associada ao turismo e aos seus negócios. Ela se tornou, aliás, potencialmente a ideia central que sustentou a escolha do tema: estudar a realidade contemporânea da olaria de Porches/Lagoa na região Algarve, sul de Portugal. Desse modo, a proposta deste texto tem, como ponto de partida de análise, um “modelo com os elementos que caracterizam as olarias e os oleiros do Algarve”, apresentando uma reflexão com possibilidades multidisciplinares de discussões inexauríveis. A construção deste estudo foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, da aplicação de questionário e de trabalhos de campo e gabinete, permitindo uma aproximação dos pesquisadores com a realidade portuguesa investigada. Como resultado, o artigo mostra quem são os oleiros no destino turístico internacional: 50,2% são de origem algarvia, 33,2% são oriundos de outros países e 16,6% são do Alentejo. Tais indivíduos têm entre 50 e 65 anos, e 50,2% se formaram em escolas. Palavras-chave: Artista Estrangeiro. Olaria. Algarve. Cultura. Turismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Valois, R. R. S., M. M. Oliveira, J. H. G. Rangel, J. S. Vasconcelos, C. J. S. Mendonça, A. P. Maciel, and E. Longo. "Utilização do método hidrotérmico assistido por micro-ondas na síntese de catalisadores a base de SnO2 dopados com nióbio." Cerâmica 62, no. 363 (September 2016): 309–15. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132016623632048.

Full text
Abstract:
Resumo A síntese de nanopartículas de óxido de estanho dopado com nióbio pelo método hidrotermal assistido por micro-ondas foi investigada, utilizando como precursores o etóxido de nióbio e pentóxido de nióbio. Os catalisadores obtidos foram aplicados na reação de esterificação do ácido oleico. Através das técnicas de difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura, espectrometria de energia dispersiva de raios X e espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier, as características estruturais e morfológicas dos pós foram analisadas. A aplicação dos catalisadores resultou em um rendimento de 41,6% de oleato de metila.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lin, Siew Wai, and Saw Mei Huey. "High Oleic Enhancement of Palm Olein via Enzymatic Interesterification." Journal of Oleo Science 58, no. 11 (2009): 549–55. http://dx.doi.org/10.5650/jos.58.549.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Salinas, A. S., J. V. Gutiérrez, F. E. Larmat G., and A. E. Ramírez-Sanabria. "Hidrogenación electrocatalítica de oleato de metilo y linoleato de metilo con titanio recubierto con sistemas tipo Ni/SnO(x)." CIENCIA EN DESARROLLO 7, no. 1 (February 15, 2016): 37–43. http://dx.doi.org/10.19053/01217488.4229.

Full text
Abstract:
Expone los resultados de la hidrogenación electrocatalítica (HEC) de los ésteres metílicos de los ácidoslinoleico y oleico. El primer parámetro estudiado fue el potencial de electrólisis en el cual se generael hidrógeno activo mediante voltametría cíclica, estableciéndose en -600 mV. Los electrocatalizadoresempleados a base de titanio recubiertos con sistemas de níquel soportado sobre óxidos de estaño (II) y(IV) mostraron diferente comportamiento hacia los diversos substratos estudiados. El sistema con óxido de estaño (II) fue más activo hacia la hidrogenación de oleato de metilo, y el sistema con óxido de estaño (IV) resultó más activo frente a la hidrogenación de linoleato de metilo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pashkov, Vitaliy M., and Andrii A. Olefir. "Innovative Partnership as New Form of Public Procurement in the European Union." SOCRATES. Rīgas Stradiņa universitātes Juridiskās fakultātes elektroniskais juridisko zinātnisko rakstu žurnāls / SOCRATES. Rīga Stradiņš University Faculty of Law Electronic Scientific Journal of Law 2, no. 8 (2017): 66–80. http://dx.doi.org/10.25143/socr.08.2017.2.66-80.

Full text
Abstract:
The article by legal scientists of Ukraine Vitaliy M. Pashkov and Andrii A. Olefir presents a problem which might be binding to all legal specialists of Europe; namely, on innovative partnership as a new form of public procurement in the European Union. Successful economic and social development may be connected with new forms of innovative partnership. Ukrainas tiesību zinātnieki Vitālijs M. Paškovs (Vitaliy M. Pashkov) un Andrijs A. Olefirs (Andrii A. Olefir) krājumā ievietotajā rakstā apskata problēmu, kas varētu būt saistoša visiem Eiropas tiesību speciālistiem, proti, par inovatīvo partnerību kā jaunu publiskā iepirkuma formu Eiropas Savienībā. Sekmīga ekonomiskā un sociālā attīstība var būt saistīta ar jaunām inovatīvām partnerības formām.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Diniz, Demóstenes Alves, Vanessa Lorena do Nascimento, Jessyca Maria Alencar e. Sá, Jessica Christie Souza e. Silva, Rennan Antônio Barreto de Abreu, Francisco Alves de Souza Júnior, Alleson Jamesson da Silva, et al. "Tratamento com óleo de etanolamina 5% em Hemangioma oral em paciente idoso: relato de caso." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 2, 2020): e675997970. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7970.

Full text
Abstract:
Introdução: O hemangioma é um tumor benigno que ocorre devido à proliferação anormal de vasos sanguíneos, acomete principalmente lábios, língua, mucosa jugal e palato. Geralmente, o diagnóstico é clínico, através de anamnese e exame físico detalhado. Entre as opções terapêuticas, a escleroterapia vem sendo utilizada com resultados satisfatórios clínicos e estéticos. O oleato de monoetanolamina (Ethamolin®) é um derivado do ácido oleico com propriedades coagulativas que realizam coagulação local da lesão, se tornando uma forma conservadora e segura de tratamento mesmo em pacientes idosos. Relato do caso: Paciente do sexo masculino, melanoderma de 80 anos, compareceu ao hospital da restauração com uma lesão na borda lateral da língua de caráter nodular, arroxeada o qual foi submetido ao tratamento com agentes esclerosantes. Discussão: A conduta terapêutica foi a escleroterapia química com Ethamolin com remissão total da lesão e resultado estético satisfatório, em aproximadamente 40 dias. Objetivo: Através deste relato observa-se que o tratamento foi efetivo, mesmo não utilizando métodos invasivos. A substância oleato de monoetanolamina (Ethamolin®) tem se mostrado bastante positiva em numerosas aplicações na área da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Torpoco Carmen, Virginia, and Juan Garbarino Bacigalupo. "ESTUDIOS DE HONGOS CHILENOS I: METABOLITOS EN RAMARIA FLACCIDA (FR.) RICKEN VAR. CHILENSIS LAZO." Revista Cientifica TECNIA 22, no. 1 (April 4, 2017): 65. http://dx.doi.org/10.21754/tecnia.v22i1.91.

Full text
Abstract:
De los cuerpos fructíferos de Ramaria flaccida (Fr.) Ricken var. chilensis Lazo, se aislaron ergosterol y peroxiergosterol, además de los ácidos mirístico, palmítico, esteárico, oleico, linoleíco y linólenico. Las estructuras de estos metabolitos fueron determinadas mediante análisis espectroscópicos Masas, RMN 1H y RMN 13C. Palabras clave.- Metabolitos, Ergosterol, Acidos grasos. ABSTRACTFrom fruit bodies of Ramaria flaccida (Fr.) Ricken var. chilensis Lazo, were isolated ergosterol, peroxiergosterol, as well as myristic, palmitic, stearic, oleic, linoleic and linoleic acids. Structures of these metabolites were deduced by means of spectroscopic analysis mass, RMN 1H and RMN 13C. Keywords.- Metabolitos, Ergosterol, Fat acit..
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Isleib, Thomas G., Harold E. Pattee, R. Scott Tubbs, Timothy H. Sanders, Lisa O. Dean, and Keith W. Hendrix. "Intensities of Sensory Attributes in High- and Normal-Oleic Cultivars in the Uniform Peanut Performance Test." Peanut Science 42, no. 2 (November 1, 2015): 83–91. http://dx.doi.org/10.3146/0095-3679-42.2.83.

Full text
Abstract:
ABSTRACT In order to ascertain whether or not flavor differed between high- and normal-oleic peanuts (Arachis hypogaea L.), data from the quality assessment phase of the Uniform Peanut Performance Test (UPPT) were used to compare the mean of 27 high-oleic cultivars with 32 normal oleic cultivars and registered germplasm lines. No difference was detected for any sensory attribute intensity except stale/cardboardy. That difference was minor (0.16 vs. 0.28 flavor intensity units, P = 0.0008) and favored high-oleics. Although there was no detectable difference between high- and normal oleic lines, there was variation among individual lines for oil content, roast color, and several sensory attributes (dark roasted, raw/beany, roasted peanutty, sweet aromatic, sweet, bitter, wood-hulls-skins, and “off flavors” stale/cardboard, fruity/fermented, and plastic/chemical). No variation at all was detected among lines for astringent, earthy, painty, metallic, or sour. The absence of large differences between the two major oleic acid types and the presence of variation among lines within types for some key attributes suggests that it is possible to identify high-oleic cultivars with superior flavor profiles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Oliveira, Monaly Lima de, Leide Dayara Cesar Veiga, Ivan José Correia Neto, Helissa Mayane Nunes da Silva Oliveira, and Fernanda Braga Peixoto. "Escleroterapia com oleato de monoetanolamina na abordagem de lesões vasculares da cavidade oral." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 20 (March 10, 2019): e585. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e585.2019.

Full text
Abstract:
Introdução: O oleato de monoetanolamina (Ethamolin®) é um derivado do ácido oleico com propriedades coagulativas, que de forma crescente vem sendo difundido para o tratamento da esclerose de lesões vasculares em cavidade oral. Este componente químico realiza coagulação local através da ativação do fator de coagulação XII, resultando em trombose do endotélio vascular seguida de fibrose da parede do vaso, reduzindo ou eliminando as lesões sem necessidade de uma abordagem cirúrgica invasiva. Detalhamento do caso: O presente estudo relata um caso clínico em paciente gênero masculino, quarenta e dois anos de idade, que procurou atendimento odontológico com queixa de veias que não somem. No exame intra oral foi observado lesão única, nodular, assintomática, de implantação séssil e coloração purpúreo-azulada em mucosa jugal, com hipótese diagnóstica de varicosidade. Discussão: A conduta terapêutica foi a escleroterapia química com Ethamolin com resultado satisfatório, havendo resolução parcial da lesão em apenas 20 dias. Através de um método não cirúrgico conseguiu-se alcançar a resolução parcial tendo uma recuperação estética do paciente. Destaca-se a utilidade da substância oleato de monoetanolamina (Ethamolin®) de forma positiva em numerosas aplicações na pratica médica e seu uso pouco conhecido no meio odontológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Preciado-Ortiz, Ricardo E., Arturo D. Terrón Ibarra, Ma Gricelda Vázquez-Carrillo, Noel O. Gómez-Montiel, Dolores Briones-Reyes, and Alfonso Peña-Ramos. "H-388 O, HÍBRIDO DE MAÍZ TRILINEAL DE GRANO BLANCO OLEOSO PARA EL SUBTRÓPICO DE MÉXICO." Revista Fitotecnia Mexicana 42, no. 3 (September 18, 2019): 309–11. http://dx.doi.org/10.35196/rfm.2019.3.309-311.

Full text
Abstract:
El maíz (Zea mays L.) en México es un insumo de platillos tradicionales, alimentos balanceados y productos industriales. Su diversidad genética permite, mediante diversos métodos de mejoramiento, obtener variedades con mayor valor agregado, tal es el caso de las variedades oleosas que producen granos con alto contenido de aceite (ACA), lo cual incrementa el valor de la cadena productiva de esta especie, en beneficio de los productores, industriales y consumidores. Un maíz se considera oleoso cuando su contenido de aceite es superior al 6 % (Lambert, 2000). El H-388 O, híbrido de maíz oleoso de grano blanco, fue generado por el Programa de Maíz del INIFAP en el Campo Experimental Bajío (CEBAJ), como alternativa para la industria de la masa y la tortilla, ya que además de producir buen rendimiento de tortilla (1.5 kg kg-1 de maíz), su mayor cantidad de ácidos grasos insaturados (oleico y linoleico) imparten mayor suavidad a las mismas; además, el mayor contenido calórico del grano puede mejorar la conversión alimenticia en la producción de huevo, carne y leche. También puede ser una excelente fuente de materia prima para el desarrollo de nuevos productos en la industria de la transformación (Alexander, 1988; Lambert, 2000).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Sepúlveda, Eurico de, Vanessa da Mata, and Marisol Ferreira. "O espólio da encosta do Lado Ocidental do Castelo de Alcácer do Sal (LOCAS) Alentejo, Portugal : a terra sigillata de tipo itálico decorada e marcas de oleiro II (Um projecto de João Carlos Faria) = Samian ware of the western slope of the Castle of..." Espacio Tiempo y Forma. Serie II, Historia Antigua, no. 26 (December 15, 2014): 371. http://dx.doi.org/10.5944/etfii.26.2013.13752.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Vashan, S. J. Hosseini, N. Afzali, A. Golian, M. Malekaneh, and A. Allahressani. "Modifying egg fatty acid content by supplementation of laying hen diets with palm olein oil (POO)." Proceedings of the British Society of Animal Science 2009 (April 2009): 212. http://dx.doi.org/10.1017/s1752756200030519.

Full text
Abstract:
Palm oil is the most abundant of all oils produced globally. It is very high in saturated fatty acids specifically palmitic acid, but other fatty acids (monounsaturated (MUFA) and polyunsaturated) are presented at low concentrations. In the processing plant some high amount of oleic acid with some other unsaturated fatty acids are extracted and marketed as Palm olein oil, and used to reduce blood or egg cholesterol (Rievelles et al., 1994). The objective of this study was to determine the optimum level of dietary palm olein oil required to enrich the mono-unsaturated fatty acid content of yolk, egg cholesterol and antibody titre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Dalchiavon, Flávio Carlos, Claudio Guilherme Portela de Carvalho, Renato Fernando Amabile, Vicente de Paulo Campos Godinho, Nilza Patrícia Ramos, and Jefferson Luís Anselmo. "Características agronômicas e suas correlações em híbridos de girassol adaptados à segunda safra." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 11 (November 2016): 1806–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016001100002.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar as características agronômicas de híbridos de girassol adaptados à segunda safra e determinar as correlações entre elas. Testaram-se 15 híbridos - dois alto oleicos e 13 não alto oleicos (híbridos tradicionais) -, além de um híbrido como testemunha. Um delineamento experimental de blocos ao acaso foi utilizado com quatro repetições, e as semeaduras foram feitas em 2013 e 2014. As características avaliadas foram as seguintes: dias para a maturação fisiológica, altura de planta, produtividade de grãos, teor de óleo e produtividade de óleo. As maiores produtividades de grãos ocorreram em híbridos que não são nem precoces nem de porte mais baixo. A correlação entre produtividade de grãos e produtividade de óleo foi positiva e significativa; no entanto, as correlações entre teor de óleo e essas duas características não foram significativas. Os híbridos de girassol 'Syn 045' e 'Syn 3950A' (alto oleico) se destacaram, na segunda safra, quanto à produtividade de grãos e de óleo. O híbrido 'CF 101' - ciclo precoce - apresenta boa produtividade de grãos e de óleo e, portanto, é a opção adequada para a semeadura tardia na segunda safra. Assim, estão disponíveis híbridos de girassol adaptados e com características adequadas ao cultivo de segunda safra e às demandas do mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Vitiello, Rosa, Francesco Taddeo, Vincenzo Russo, Rosa Turco, Antonio Buonerba, Alfonso Grassi, Martino Di Serio, and Riccardo Tesser. "Production of Sustainable Biochemicals by Means of Esterification Reaction and Heterogeneous Acid Catalysts." ChemEngineering 5, no. 3 (August 7, 2021): 46. http://dx.doi.org/10.3390/chemengineering5030046.

Full text
Abstract:
In recent years, the use of renewable raw materials for the production of chemicals has been the subject of different studies. In particular, the interest of the present study was the use of oleins, mixtures of free fatty acids (FFAs), and oleic acid to produce bio-based components for lubricants formulations and the investigation of the performance of a styrene-divinylbenzene acid resin (sPSB-SA) in the esterification reaction of fatty acids. This resin has shown good activity as a heterogeneous catalyst and high stability at elevated temperatures (180 °C). It was tested in the esterification reaction of oleic acid with 1,3-propanediol and of oleic acid with glycerol. In particular, the esterification reactions were performed in a steel stirred batch reactor and a PBR loop reactor. Tests were conducted varying the reaction conditions, such as alcohol type, temperature, reaction time, and catalysts, both homogeneous and heterogeneous ones. From the obtained results, acid resin (both in reticulated and not-reticulated form) showed high activity in esterification reaction of oleic acid with 1,3-propanediol and of oleic acid with glycerol and good resistance to the deactivation; thus, they can be considered promising candidates for future applications in continuous devices. Viscosity tests were performed, underlining the good properties of the obtained products as lubricant bases.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

J.M.N. Marikkar. "Principal Component Analysis of Fatty Acid Data to Detect Virgin Coconut Oil Adulteration by Palm Olein." CORD 34, no. 1 (October 1, 2018): 9. http://dx.doi.org/10.37833/cord.v34i1.24.

Full text
Abstract:
Authentication of virgin coconut oil (VCO) is important to safeguard customers from adulteration practices. A study was carried out to distinguish VCO from VCO adulterated with palm olein (PO) using principal component analysis (PCA) of fatty acid (FA) compositional data. Six samples of VCO, and six samples of palm olein were obtained from oil producers’ companies in Malaysia. Six samples of adulterated VCO were prepared by mixing with palm olein in 5% increment of adulteration. Fatty acid compositions of all oil samples were determined individually and the data were analyzed statistically. PCA analysis showed that lauric, palmitic and oleic acids were the most influencing parameters to discriminate VCO from adulterated VCO. Out of the thirteen FA variables investigated, ten were found to display high correlation with increasing adulteration. Predictive models showing higher coefficient of determination (R2) and good confidence limits were useful for quantification purposes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Correia, Virgílio Hipólito. "Os oleiros de Conimbriga." Conimbriga: Revista de Arqueologia 43 (2004): 215–26. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8657_43_11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Osorio, José Henry. "Producción de metabolitos en fibroblastos incubados con acido oleico deuterado./Metabolite production of fibroblasts incubated with deuterated oleic acid." Archivos de Medicina (Manizales) 13, no. 2 (December 15, 2013): 202–7. http://dx.doi.org/10.30554/archmed.13.2.24.2013.

Full text
Abstract:
Objetivo: los estudios in vitro, que buscan intermediarios de la degradación mitocondrial de ácidos grasos, facilitan el diagnóstico de alteraciones hereditarias o adquiridas en esa ruta metabólica, el presente estudio analiza la produccion de metabolitos en fibroblastos incubados con acido oleico deuterado. Materiales y métodos: fibroblastos de personas sin antecedentes de alteraciones metabólicas, fueron incubados en presencia de ácido oléico deuterado, y sus metabolitos fueron analizados mediante cromatografía de gases acoplada a espectrometría de masas (GC-MS) Resultados: Se encontró un perfil característico luego de la incubación de este sustrato por fibroblastos. Conclusiones: Este sustrato podría ser usado para realizar estudios in vitro de algunas deficiencias de la β-oxidació mitocondrial de ácidos grasos, mediante la comparación de fibroblastos normales vs fibroblastos de pacientes que presenten deficiciencias de esa vía metabólica. Objective: In vitro studies for searching intermediates of mitochondrial fatty acid degradation,are a tool for diagnosis of hereditary or adquired alterations of the above mentionedmetabolic pathway. The present work analizes the metabolite production in fibroblastsincubated with deuterated oleic acid. Materials and methods: fibroblasts of personswithout antecedents of metabolic alterations, were incubated with deuterated oleic acidand its metabolites were analyzed using gas chromatograpy-mass spectrometry (GCMS).Results. It was found a characteristic profile after incubation of fibroblats with thissubstrate. Conclusion: this substrate could be used to perform in vitro studies of somemitochondrial fatty acid β-oxidación deficiencies, by comparison of normal fibroblastsvs fibroblats of patients who present defiencies of the above named metabolic pathway
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Paunovic, Dragana, Jovana Markovic, Lazar Stricevic, Vesna Vujasinovic, Milica Stevanovic, Aleksandra Cirkovic, and Biljana Rabrenovic. "The influence of cutting thickness, shape and moisture content on oil absorption during potato frying." Journal of Agricultural Sciences, Belgrade 66, no. 1 (2021): 67–74. http://dx.doi.org/10.2298/jas2101067p.

Full text
Abstract:
Potato chips and French fries are products which are often used in the human diet. The aim of this study was to investigate the influence of cutting thickness, shape and moisture content on palm olein uptake, as well as the quality of the palm olein during the production of fried potatoes. Blanching operation was conducted in water for 3 minutes at a temperature of 85oC, while the frying process was conducted in palm olein for 3 minutes at a temperature of 165oC. The peroxide value and free fatty acid content (% oleic acid) were determined by standard analytical methods. The oil content in samples was determined by the standard Soxhlet extraction (the reference method). The results showed that the potato chips had approximately four times more oil uptake compared to potato sticks. The oil content was significantly lower in blanched potato slices (by 43.3%) but significantly higher in blanched potato sticks (by 53.5%) compared to unblanched samples. The analyzed quality parameters of palm olein were within the allowable value range. Based on the results obtained in this study, it can be concluded that the thickness, surface area and moisture content of the potato had a significant effect on oil uptake.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Méndez Cruces, Plácido. "Heráldica del condado: San Salvador de Leirado y Santa María de Oleiros." Cuadernos de Estudios Gallegos 48, no. 114 (December 30, 2001): 281–94. http://dx.doi.org/10.3989/ceg.2001.v48.i114.151.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Possebom, Gessieli, and Gessica Possebom. "Imobilização de concentrado lipolítico de penicillium crustosum em diferentes suportes para aplicação em reações de síntese." Tecno-Lógica 22, no. 1 (January 22, 2018): 78. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v22i1.9879.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a imobilização do concentrado lipolítico bruto e precipitado, obtido a partir do fungo filamentoso Penicillium crustosum em dois suportes, alginato de sódio e argila poço A, e avaliar a atividade enzimática no processo de esterificação. A imobilização dos extratos foi produzida na URI campus de Erechim. O extrato enzimático bruto e precipitado foi imobilizado em alginato de sódio com carvão ativado e montmorrolonita Poço A, conforme metodologias consolidadas e, após, determinou-se a atividade enzimática de síntese para os dois suportes. Em seguida, realizou-se a transesterificação enzimática de óleos vegetais em meio orgânico, a síntese enzimática de etil oleato em sistema livre de solvente, a esterificação enzimática de geraniol e ácido propiônico e a determinação de conversão de transesterificação do óleo de soja. Na etapa de imobilização, o suporte mais eficaz foi o alginato de sódio, tanto para o extrato bruto, quanto para o precipitado. A produção enzimática de ésteres foi mais satisfatória na esterificação de ácido oleico e etanol, apresentando conversão de 64,48% de etil oleato para o extrato bruto imobilizado. Para a reação de transesterificação de óleo vegetal, a maior conversão encontrada foi de 4,68% para o extrato bruto imobilizado. Assim, o suporte mais adequado, nas condições estudadas, foi o alginato de sódio. A produção enzimática de ésteres foi mais satisfatória para o extrato bruto imobilizado, concordando com a maior atividade enzimática, também encontrada nessas condições, apresentando-se, então, de modo geral, como o melhor desempenho encontrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pena, Sandro Dias, Gleicy Karen Abdon Alves Paes, Eliane de Castro Coutinho, Lucy Anne Cardoso Lobão Gutierrez, and Ana Júlia Soares da Silva Barbosa. "MELHORIA DO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA DO SETOR OLEIRO- CERÂMICO POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO ENXUTA E DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS / IMPROVEMENT OF THE PRODUCTION PROCESS OF A COMPANY IN THE POTTERY-CERAMIC SECTOR THROUGH THE USE OF LEAN PRODUCTION TECHNIQUES AND EVALUATION OF ENVIRONMENTAL IMPACTS." Brazilian Journal of Development 6, no. 9 (2020): 67849–66. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n9-281.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Voon, Phooi Tee, Sin Tien Lee, Tony Kock Wai Ng, Yen Teng Ng, Xiou Shuang Yong, Verna Kar Mun Lee, and Augustine Soon Hock Ong. "Intake of Palm Olein and Lipid Status in Healthy Adults: A Meta-Analysis." Advances in Nutrition 10, no. 4 (May 16, 2019): 647–59. http://dx.doi.org/10.1093/advances/nmy122.

Full text
Abstract:
ABSTRACT It is not clear whether a saturated fatty acid–rich palm olein diet has any significant adverse effect on established surrogate lipid markers of cardiovascular disease (CVD) risk. We reviewed the effect of palm olein with other oils on serum lipid in healthy adults. We searched in MEDLINE and CENTRAL: Central Register of Controlled Trials from 1975 to January 2018 for randomized controlled trials of ≥2 wk intervention that compared the effects of palm olein (the liquid fraction of palm oil) with other oils such as coconut oil, lard, canola oil, high-oleic sunflower oil, olive oil, peanut oil, and soybean oil on changes in serum lipids. Nine studies were eligible and were included, with a total of 533 and 542 subjects on palm olein and other dietary oil diets, respectively. We extracted and compared all the data for serum lipids, such as total cholesterol (TC), LDL cholesterol, HDL cholesterol, triglyceride, and TC/HDL cholesterol ratio. When comparing palm olein with other dietary oils, the overall weighted mean differences for TC, LDL cholesterol, HDL cholesterol, triglycerides, and the TC/HDL cholesterol ratio were −0.10 (95% CI: −0.30, 0.10; P = 0.34), −0.06 (95% CI: −0.29,0.16; P = 0.59), 0.02 (95% CI: −0.01, 0.04; P = 0.20), 0.01 (95% CI: −0.05, 0.06; P = 0.85), and −0.15 (95% CI: −0.43, 0.14; P = 0.32), respectively. Overall, there are no significant differences in the effects of palm olein intake on lipoprotein biomarkers (P > 0.05) compared with other dietary oils. However, dietary palm olein was found to have effects comparable to those of other unsaturated dietary oils (monounsaturated fatty acid– and polyunsaturated fatty acid–rich oils) but differed from that of saturated fatty acid–rich oils with respect to the serum lipid profile in healthy adults.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pozo Díez, R. M., T. A. Masoud Musa, M. C. Pérez Camino, and M. C. Dobarganes. "Intercambio lipídico durante la fritura de patatas prefritas congeladas en aceite de girasol alto oleico." Grasas y Aceites 46, no. 2 (April 30, 1995): 85–91. http://dx.doi.org/10.3989/gya.1995.v46.i2.907.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gutierrez, L. E., A. V. K. O. Annicchino, and L. Lucatti. "Capacidade fermentativa de Saccharomyces cerevisiae enriquecida com ácidos graxos." Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 47, no. 2 (1990): 575–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0071-12761990000200017.

Full text
Abstract:
Levedura de panificaçao (Saccharomyces cerevisiae) foi obtida anaerobicamente (sem e com adição dos ácidos graxos palmítico, oleico e linoleico) e aerobicamente e utilizada em ensaios de fermentação com 14% e 16% de sacarose a 32°C. Não houve diferenças significativas, quanto a viabilidade celular, entre os tratamentos das leveduras com ácido oleico, ácido linoleico e aerobicamente (as quais foram ricas em palmitoleico e oleico). As leveduras enriquecidas com ácido palmítico e anaeróbicas apresentaram maior redução na viabilidade do que com ácidos graxos insaturados. Foi observado um aumento na produção de ácido pirúvico e uma redução nos álcoois superiores com a redução da viabilidade celular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Gonçalves, Mariana Delgado, Flávio Castro da Silva, Ana Caroline Lopes Maria, Luan Alves de Souza, and Pamella Christina Ortega de Oliveira. "PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEL PRODUZIDO COM ÓLEOS UNITÁRIOS E MISTURAS BINÁRIAS." Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online), no. 53 (February 3, 2020): 33–50. http://dx.doi.org/10.5327/z2176-947820190426.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, realizaram-se a produção e a caracterização do biodiesel comóleos unitários e misturas binárias. As amostras foram caracterizadas segundoas resoluções da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP) e com base nas técnicas de ressonância magnética nuclear (RMN ¹H)e por cromatografia gasosa (CG). Todos os biodieseis produzidos possuemmassa específica e viscosidade cinemática em conformidade com as normasda ANP. Por meio da RMN, foi possível obter o rendimento da reação de cadaóleo. O biodiesel produzido com óleo unitário de algodão apresentou o menorrendimento (79,50%), porém a mistura binária de óleo de coco e algodãoteve o maior rendimento (93,16%). Verificou-se que a adição de óleo de cocoa qualquer mistura binária ocasiona aumento no rendimento da produção debiodiesel. Por intermédio da CG, foi possível observar quais ácidos predominamnos biodieseis produzidos e como essa predominância está relacionada aosóleos utilizados. No biodiesel de palma, constatou-se o predomínio dos ácidospalmítico e oleico. No biodiesel de óleo de coco os ácidos predominantes foramo láurico e o mirístico, e no biodiesel do óleo de coco e algodão os ácidos emmaior quantidade foram o láurico e o oleico. No biodiesel de algodão os ácidosprincipais foram o oleico e o linoleico. Para a mistura soja e algodão foramencontrados os ácidos mirístico, palmítico, esteárico, oleico e linoleico, e para amistura soja e coco, em sua maioria, os ácidos láurico, palmítico, oleico e linoleico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Alconchel-Gago, Felipe, Abel Santamaría, and Isaac Túnez. "Antioxidant effect of oleic acid and hydroxytyrosol in an experimental model similar to Huntington's disease." ACTUALIDAD MEDICA 99, no. 792 (August 31, 2014): 60–64. http://dx.doi.org/10.15568/am.2014.792.or01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Gallegos, C., L. A. García-Zapateiro, M. A. Delgado, J. M. Franco, C. Valencia, M. V. Ruiz-Méndez, and R. Garcés. "Oleins as a source of estolides for biolubricant applications." Grasas y Aceites 61, no. 2 (February 22, 2010): 171–74. http://dx.doi.org/10.3989/gya.075209.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

GARCÍA-DE SOTERO, Dora Enith, Víctor Erasmo SOTERO-SOLÍS, and Edson LESSI. "CARACTERIZACIÓN DE LA FRACCIÓN LIPIDICA DE TRES RAZAS DE PIJUAYO (Bactris gasipaes H.B.K)." Folia Amazónica 9, no. 1-2 (July 1, 2006): 29. http://dx.doi.org/10.24841/fa.v9i1-2.124.

Full text
Abstract:
Se caracterizó el fruto y la fracción lipídica del mesocarpio de tres razas de pijuayo: «Microcarpa» Pará, «Mesocarpa» Solimóes y «Macrocarpa» Putumayo. Los frutos fueron colectados del Banco Activo de Germoplasma de Pijuayo del Instituto Nacional de Pesquisas de la Amazonia (INPA)-Manaus, Brasil. Los aceites del mesocarpio de cada muestra frieron extraídos con el aparato de Soxhlet, y la composición de los ácidos grasos, determinados por cromatografia gaseosa, fue principalmente de ácido palmítico, oleico y linoleico. Los tres grupos raciales no presentaron variación significativa en la concentración de palmítico y oleico, pero sí difieren significativamente en linoleico. Las concentraciones para la raza «Microcarpa» Pará fue de 49,7 y 5,9% de ácido oleico y linoleico respectivamente; 42,3 y 12,3% en la raza «Mesocarpa» Solimóes; 41,6 y l4,2% en la raza «Macrocarpa» Putumayo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Perez-Santana, Melissa, Gloria B. Cagampang, Liwei Gu, Ian S. MacIntosh, Susan S. Percival, and Andrew J. MacIntosh. "Characterization of physical properties and retention of bioactive compounds in cookies made with high oleic red palm olein." LWT 147 (July 2021): 111499. http://dx.doi.org/10.1016/j.lwt.2021.111499.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Daniyan, Ilesanmi A., Emmanuel I. Bello, Tunde I. Ogedengbe, and Pius B. Mogaji. "Gas Chromatography and Fourier Transform Infrared Analysis of Biodiesel from Used and Unused Palm Olein Oil." International Journal of Engineering Research in Africa 42 (April 2019): 47–64. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/jera.42.47.

Full text
Abstract:
The need for quality control of biodiesel is important to ensure the development of a clean, trouble free and safe alternative fuel technology to fossil diesel. In this work, the gas chromatography analysis of the biodiesel produced from used frying oil was carried out using PerkinElmer Clarus 500 Gas Chromatograph (GC), fitted with a capillary split injector and Fourier Infrared Detector (FID). Also, the Fourier Transform Infrared Spectroscopy was used to determine and monitor the concentration of biodiesel produced from used and unused palm olein oil. The Fourier Transform Infrared (FTIR) analysis was carried out using the FTIR Spectroscopy (FTIR 1-S Shimadzu, Japan, Model 4100) and Microlab software as well as Attenuated Total Reflectance (ATR) sample interface system. 0.5 ml of samples of the unused palm olein oil and biodiesel were taken in at the interface at a resolution of 4 cm-1 within the region of 4000 cm-1 to 400 cm-1 . The GC-MS analysis did not indicate any soap-like material, indicating that the catalyst was able to handle transesterification reaction without transition to saponification reaction. The results of the interaction between the components of the fuel samples and the radiation as a function of wavelength indicates the functional groups and the type of vibration in the fuel samples. The results obtained indicate the presence of an intense band of C=O stretching of methyl ester and O-CH3 group. It also show concentration of the five main fatty acids that are present in most biodiesel; palmitic, stearic, oleic, linoleic, and linolenic acids indicating the successful transesterification of palm olein oil to biodiesel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Green, Henry, and Jeremy Treglown. "Olein." Grand Street, no. 42 (1992): 42. http://dx.doi.org/10.2307/25007553.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography