To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ondas estacionárias.

Journal articles on the topic 'Ondas estacionárias'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 16 journal articles for your research on the topic 'Ondas estacionárias.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Neves, Ubaldo Martins das. "Ensinando sobre ondas transversais, ondas estacionárias e ondas polarizadas utilizando um simples motor a pilha." Revista Brasileira de Ensino de Física 35, no. 1 (March 2013): 1–2. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172013000100007.

Full text
Abstract:
Apresentamos nesse artigo um aparato muito simples de ser construído e de custo quase zero que permite a produção de ondas estacionárias em uma corda. O aparato pode ser utilizado pelo professor para realizar demonstrações em sala de aula sobre os temas: ondas transversais, ondas estacionárias e polarização de ondas. O efeito da destruição de uma onda polarizada por meio de dois polarizadores cruzados também pode ser demonstrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Andrade, Marco Aurélio Brizzotti, Nicolás Pérez, and Julio Cezar Adamowski. "Levitação acústica." Revista Brasileira de Ensino de Física 37, no. 2 (June 2015): 2304–1. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11173721747.

Full text
Abstract:
<p>A levitação acústica pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar estudantes de graduação a aprender conceitos básicos de física, tais como movimento harmônico simples, ondas acústicas estacionárias, e energia potencial. Neste artigo, apresentamos o princípio de funcionamento de um levitador acústico e explicamos como aplicar as equações básicas da acústica para determinar a força de radiação acústica que atua numa esfera em uma onda estacionária.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guedes, Anderson Guimarães. "Estudo de ondas estacionárias em uma corda com a utilização de um aplicativo gratuito para smartphones." Revista Brasileira de Ensino de Física 37, no. 2 (June 2015): 2502–1. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11173721666.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho apresenta uma experiência de baixo custo de ondas estacionárias em uma corda. Ela usa um aplicativo de <italic>smartphone</italic> para sistema operacional Android, o “PA Tone”, que gera um sinal senoidal ao invés de um caro gerador de ondas comercial. Utilizamos um osciloscópio para analisar a onda senoidal gerada a partir do aplicativo para verificar se houve alguma mudança na forma de onda com o aumento da freqüência. Também usamos um osciloscópio para verificar a confiabilidade dos valores de frequência indicados nas configurações do aplicativo. O gerador de sinais “PA Tone” foi então usado com um oscilador mecânico ligado a uma corda, no clássico experimento de criação de ondas estacionárias, no qual a densidade linear da corda pode ser inferida. Este experimento mostrou que o aplicativo “PA Tone” é uma alternativa viável ao gerador de sinais comercial.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tavares, Carla Valéria Ferreira, Rejane Maria da Silva Farias, and Inaldo Jerfson Sobreira Silva. "Ondas estacionárias e ressonância: uma experiência de ensino a partir de atividade experimental demonstrativa." Brazilian Journal of Development 6, no. 5 (2020): 27807–18. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n5-287.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Krüger, Eduardo Leite, and Cintia Akemi Tamura. "Efeito de uma onda de calor na aclimatação no curto prazo durante experimentos suportados por câmara climática." Ambiente Construído 18, no. 1 (March 2018): 491–501. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000100234.

Full text
Abstract:
Resumo Estudos de conforto térmico humano em espaços abertos são de relevância para o planejamento urbano climaticamente orientado, estando relacionados à qualidade de vida em áreas urbanas. Considerando-se a frequência cada vez maior de ondas de calor nessas áreas, deve-se avaliar o efeito desses episódios na percepção térmica de citadinos. No presente estudo investigaram-se os efeitos da aclimatação no curto prazo na percepção térmica de indivíduos no espaço aberto durante episódios de onda de calor. Condições estacionárias foram garantidas por uma permanência prolongada dos participantes (n=16) em câmara climática, localizada em Karlsruhe, Alemanha, antes de sua exposição às condições externas. Foram aplicados questionários de sensação e preferência térmicas em três momentos: a) imediatamente ao sair da câmara, b) 15 minutos e c) 30 minutos após. Avaliam-se os efeitos de aclimatação na percepção térmica dos sujeitos comparativamente às condições térmicas externas, as quais são expressas em termos do índice UTCI (Universal Thermal Climate Index) e da correspondente sensação térmica dinâmica estimada DTS (Dynamic Thermal Sensation). Os resultados mostraram que, mesmo tendo as condições ao ar livre permanecido inalteradas ao longo do tempo de exposição de 30 min, os votos de percepção térmica dos sujeitos diferiram sutilmente nesse curto espaço de tempo, embora sem significância estatística. A aclimatação a onda de calor levou a maior tolerância ao calor logo após, com perda dessa aclimatação na sessão subsequente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Macedo, Humberto Gimenes, and Francisco Carlos Rocha Fernandes. "APLICAÇÃO DE WAVELETS NA ANÁLISE DE RÁDIO EMISSÕES SOLARES TIPO III MÉTRICAS." Revista Univap 22, no. 40 (October 31, 2016): 71. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1531.

Full text
Abstract:
Séries temporais associadas a explosões solares são classificadas como séries não estacionárias, assim sendo, suas componentes de frequência apresentam uma variação ao longo do tempo. Dessa maneira, torna-se necessário aplicar a transformada wavelet, pois ela concebe uma representação tempo-frequência, possibilitando identificar períodos em determinados intervalos de tempo, de forma a caracterizar o evento físico. Aplicou-se a técnica wavelet em duas séries temporais de um grupo de emissões tipo III registradas pelo espectrógrafo BLEN7M em 21 de abril de 2015 (08:30:00 UT – 09:00:00 UT), na faixa de ondas métricas (200 MHz – 800 MHz). Os resultados demonstram períodos entre 8 e 16 segundos em um mesmo subgrupo de emissões e dezenas de segundos (60 a 120 segundos) entre grupos. A configuração na qual os períodos apareceram nos resultados, sugerem que os eventos físicos responsáveis pela emissão do tipo III tem natureza intermitente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Rodrigo Marcel Valentim da, Fábio Dos Santos Borges, Júlio Davi Costa e. Silva, Jéssica Carrie Silva de Oliveira Lira, Maria Paula Marques de Oliveira, Louhanne Christine Berto Bezerra, Bruna Nobrega Bezerra, and Patrícia Froes Meyer. "Efeitos das ondas de choque piezoelétrica na adiposidade localizada." ConScientiae Saúde 18, no. 1 (March 29, 2019): 74–84. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v18n1.10485.

Full text
Abstract:
Introdução: A terapia de ondas de choque piezoelétrica (TOC) é uma técnica não invasiva que visa a reduzir o tecido adiposo subcutâneo localizado. Objetivos: Investigar os efeitos da terapia ondas de choque piezoelétrica na redução da adiposidade subcutânea localizada. Métodos: Efetuou-se um estudo experimental, com 31 participantes, de 25 a 45 anos, do sexo feminino. Foram realizadas quatro sessões de tratamento, uma vez por semana com parâmetros da OC piezoelétrica. Procedeu-se à aplicação dinâmica na região infraumbilical; e estacionária, na supraumbilical, ambas no lado esquerdo. O lado direito não recebeu aplicação, tornando-se o lado controle. Resultados: Na aplicação da TOC piezoelétrica na forma estacionária, houve maior redução de tecido adiposo do que no modo dinâmico. Conclusão: Pode-se observar que a terapia por OC piezoelétrica promoveu uma redução da adiposidade localizada, com o modelo de equipamento escolhido e na dose proposta neste estudo, constatada nas análises de plicometria e ultrassonografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fedorova, Natalia, Vladimir Levit, and Maria Helena de Carvalho. "Eventos de precipitação na cidade de Pelotas-RS associados a processos e sistemas sinóticos." Revista Brasileira de Meteorologia 22, no. 2 (August 2007): 134–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862007000200002.

Full text
Abstract:
Este artigo é um estudo observacional dos eventos de precipitação na cidade de Pelotas associados aos sistemas e processos sinóticos durante nove meses de um ano em que ocorreu La Niña, de um ano de El Niño e de um ano normal. Nesta investigação foram encontrados como sistemas sinóticos, as zonas frontais (fria, quente, oclusa, secundária e estacionária) e o processo de ciclogênese. Além disso, as precipitações dentro de uma massa de ar foram associadas a nuvens Cb e St e a complexos convectivos de mesoescala (CCM). Foram calculados os valores de precipitação (total-PTM e média-PM, por mês) gerados pelos diferentes sistemas sinóticos e as variações mensais destes valores foram analisadas. As maiores freqüências de precipitação em frentes frias, quentes, em ondas em frentes frias e em nebulosidades ciclogenéticas ocorreram no ano de El Niño. As precipitações nas frentes oclusas e secundárias foram mais freqüentes no ano de La Niña. As precipitações muita intensas em frentes frias, oclusas, em ondas e em extremidades de frentes frias foram mais freqüentes no ano de El Niño. Os valores máximos de PTM foram produzidos por frentes oclusas e ciclones jovens no ano de El Niño.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gomes, Cezar Augusto, and Everton Lüdke. "Uso da ressonância em cordas para ensino de física." Revista Brasileira de Ensino de Física 33, no. 3 (September 2011). http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172011000300018.

Full text
Abstract:
Nesse trabalho, discutimos um experimento laboratorial de baixo custo para o estudo da teoria de ondas estacionárias em cordas vibrantes. Fazendo uso de um aparato eletrônico relativamente simples, baseado na realimentação eletromagnética, conseguimos verificar tanto a harmonicidade das ondas estacionárias quanto a relação numérica existente entre os harmônicos presentes em oscilações obtidas para um dado modo de excitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lenart, Vinícius Mariani, Romeu Miqueias Szmoski, Rozane de Fátima Turchiello, and Sergio Leonardo Gómez. "Demonstração da geração de ondas eletromagnéticas estacionárias em um cabo coaxial." Revista Brasileira de Ensino de Física 42 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0178.

Full text
Abstract:
Resumo Os conceitos de ondas estacionárias e modos normais são dos mais fundamentais da física, tanto da mecânica clássica como da quântica e do eletromagnetismo. Demonstrações usuais da existência de modos normais de oscilação incluem quase que exclusivamente modelos mecânicos, como por exemplo, cordas vibrantes. Neste artigo propomos um experimento simples para a geração e observação de ondas eletromagnéticas estacionárias em um cabo coaxial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pizetta, Daniel Cosmo, Adilson Barros Wanderley, Valmor Roberto Mastelaro, and Fernando Fernandes Paiva. "Uma avaliação experimental do tubo de ondas sonoras estacionárias." Revista Brasileira de Ensino de Física 39, no. 3 (February 13, 2017). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2016-0264.

Full text
Abstract:
A maioria dos aparatos experimentais para o estudo de ondas de som estacionárias é composto por um tubo onde há um êmbolo com um microfone para captação do sinal e um alto-falante como fonte excitadora. Este mesmo êmbolo define o tamanho útil do tubo de forma manual. A interpretação correta dos fenômenos físicos relacionados a este experimento está intimamente conectada com a configuração experimental, podendo causar má interpretação. O sistema usual foi adaptado para ser automatizado e para que permitisse a movimentação do êmbolo e do microfone de forma independente. Os resultados obtidos na configuração de tubo semiaberto e fechado estão em acordo com a teoria e mostraram quais parâmetros afetavam de forma mais significativa os experimentos em relação à montagem tradicional, como a falta de vedação entre o alto-falante e o tubo e o perfil do sinal que não corresponde ao de uma onda estacionária quando o microfone está fixo ao êmbolo. Além de permitir uma correta interpretação do fenômeno, a utilização de um sistema automatizado para aquisição do sinal permitiu a observação de resultados experimentais que normalmente não são discutidos quando este tipo de experimento é realizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Vieira, L. P., D. F. Amara, and V. O. M. Lara. "Ondas sonoras estacionárias em um tubo: análise de problemas e sugestões." Revista Brasileira de Ensino de Física 36, no. 1 (March 2014). http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172014000100022.

Full text
Abstract:
No presente trabalho temos como objetivo apresentar alguns questionamentos com respeito à abordagem utilizada em alguns livros didáticos de nível médio sobre o tema de ondas sonoras estacionárias em tubos. Além de classificar os livros didáticos dentro de um conjunto de critérios estabelecidos, apresentamos também algumas sugestões para uma discussão mais aprofundada deste tema. Sugerimos o uso de gifs e animações e a utilização de dois experimentos simples, que permitem a visualização dos perfis de variação de pressão e deslocamento de ar para os modos harmônicos de vibração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cavalcante, Marisa Almeida, Renata Peçanha, and Anderson de Castro Teixeira. "Ondas estacionárias em cordas e determinação da densidade linear de um fio." Revista Brasileira de Ensino de Física 35, no. 3 (September 2013). http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172013000300021.

Full text
Abstract:
Este experimento explora e analisa os recursos gratuitos disponíveis on-line que podem ser utilizados no ensino e aprendizagem de Física. O experimento consiste em utilizar a saída de áudio de um computador para variar a frequência em uma das extremidades de um fio utilizando o software SweepGen, disponível gratuitamente na internet. Este trabalho apresenta dois métodos distintos para a determinação da velocidade de propagação da onda na corda bem como a sua dependência com a tração do fio: análise de vídeo com alta taxa de aquisição através do Tracker e uso de um foto-transistor conectado diretamente à entrada de microfone de um PC. Os resultados obtidos são convergentes indicando a eficácia dos métodos desenvolvidos e permitem, com custo extremamente reduzido, a realização de experimentos em ondulatórias e particularmente a compreensão do fenômeno de ressonância, tão presente no nosso dia a dia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Jesus, V. L. B. de, and D. G. G. Sasaki. "Uma abordagem por videoanálise da propagação de um pulso em uma catenária." Revista Brasileira de Ensino de Física 38, no. 3 (September 2016). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2015-0001.

Full text
Abstract:
Em geral, os artigos na área de ensino sobre propagação de pulsos ou de ondas estacionárias utilizam fios ou arames muito leves, cujos pesos são desprezíveis diante das tensões aplicadas. Essa aproximação simplifica tanto a equação de onda, tornando-a linear, como a relação entre a tensão e a velocidade da onda. Entretanto, esse procedimento restringe os experimentos e exige o uso de sensores e/ou equipamentos mais caros para extrair dados confiáveis. Diferentemente, o objetivo deste trabalho foi criar e analisar um experimento didático barato e eficiente para a obtenção da relação entre a velocidade e a tensão de um pulso e da densidade linear de uma corda, cuja massa não fosse desprezível. Nessa situação, a corda não fica em linha reta, mas pende devido ao seu próprio peso formando uma curva chamada catenária. Para a coleta de dados, foram empregados somente uma câmera de filmagem de um smartphone e um software gratuito de videoanálise. Os diferentes modelos teóricos aplicados na interpretação dos resultados permitiram uma compreensão mais ampla e profunda do experimento. A análise dos resultados revelou uma variação da acurácia e precisão de acordo com os modelos matemáticos adotados. Isso possibilitou uma interessante visualização de que o trabalho experimental não depende somente dos equipamentos empregados, mas é indissociavelmente entrelaçado com as respectivas teorias. Além disso, as diferentes formas de modelar um mesmo fenômeno, com uma gradação de complexidade, proporcionam abordagens ajustadas para os níveis médio e superior, bem como para os diversos cursos de graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Callegari, F. A. "Análise dos transientes de ondas de tensão em ambos os extremos de uma linha quarto de onda e analogia com o fenômeno de reflexão e transmissão de ondas eletromagnéticas." Revista Brasileira de Ensino de Física 33, no. 2 (June 2011). http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172011000200008.

Full text
Abstract:
Os valores estacionários da amplitude de uma onda de tensão em ambos os extremos de uma linha quarto de onda foram determinados através de uma análise de transiente, para um frente de onda incidente de tensão senoidal. Foram levadas em conta as múltiplas reflexões e transmissões parciais da onda incidente, junto com o acúmulo de fase devido à propagação. Foram também derivadas expressões genéricas para o caso mais geral de uma linha de comprimento qualquer. Foi mostrado que existe uma total analogia entre o estudo apresentado neste trabalho e a reflexão e transmissão de ondas eletromagnéticas na interface entre dois médios dielétricos diferentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Jacondino, William Duarte, Ana Lucia Da Silva Nascimento, André Becker Nunes, and Humberto Conrado. "ANÁLISE SINÓTICA DO MÊS DE ABRIL DE 2018 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: EPISÓDIO DE CALOR EXTREMO." Revista Brasileira de Climatologia 25 (August 13, 2019). http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v25i0.60992.

Full text
Abstract:
O mês de abril de 2018 foi noticiado o terceiro mês de abril mais quente da história desde que os registros globais de temperatura começaram em várias regiões dos Hemisférios Norte e Sul segundo órgãos oficiais nacionais e internacionais de meteorologia. O presente estudo tem como objetivo analisar as características atmosféricas de grande escala que causaram episódios prolongados de calor durante o mês em questão na região sul do Brasil. Os episódios de calor foram identificados com base nas temperaturas máximas e mínimas médias mensais que superaram o percentil 90 da série climatológica mensal de abril em 21 estações do INMET distribuídas na região de estudo. Para o estudo sinótico foram utilizados dados mensais de reanálises do MERRA-2 entre abril/1981 a abril/2018. Os resultados indicam que as altas temperaturas que predominaram durante o abril de 2018 na região de estudo estiveram associadas a uma configuração de bloqueio que se estabeleceu em decorrência da justaposição simultânea de uma formação em nível superior composta por uma crista estacionária centrada sobre a América do Sul com um anticiclone atípico persistente em baixos níveis atuando sobre o Oceano Atlântico no sul do País. O transporte efetivo de umidade específica nos baixos níveis realizado pelo Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul foi um fator importante para a manutenção das altas temperaturas, especialmente durante o período noturno uma vez que o vapor d’água em excesso nesta parte da camada atmosférica retém mais radiação de onda longa e manteve as temperaturas mínimas mais elevadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography