To see the other types of publications on this topic, follow the link: Onde superficiali.

Journal articles on the topic 'Onde superficiali'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Onde superficiali.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Krause, João Carlos, Antonio Vanderlei Dos Santos, Flavio Kieckov, Marcelo Paulo Stracke, and Rubem Romero Panta. "CONSTRUÇÃO DE UM REATOR A PLASMA PARA TRATAMENTO SUPERFICIAL DE POLÍMEROS – APLICAÇÃO AO POLIESTIRENO (PS)." Revista CIATEC-UPF 8, no. 2 (November 17, 2016): 10. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v8i2.5686.

Full text
Abstract:
A modificação superficial polimérica demonstra-se extremamente útil em inúmeras áreas em que propriedades superficiais do material, tais como, molhabilidade, biocompatibilidade, adesividade, microestrutura, entre outros, conduzem seus usos e aplicações em setores como tecnologia de membranas, aplicações medicinais e biotecnológicas e a tecnologia de materiais e recobrimentos. Muitas técnicas de tratamento superficiais já conhecidas apresentaram bons resultados na literatura, onde superfícies de polímeros que inicialmente demonstravam conter uma superfície hidrofóbica foram modificadas tornando-se hidrofílicas. Uma das técnicas utilizadas para modificação de superfícies poliméricas é a técnica de tratamento por plasma, utilizada neste projeto, que tem por objetivo empregar a técnica de modificação superficial para tratamento de um polímero para torná-lo hidrofílico. Neste sentido, aplicou-se a técnica de tratamento por plasma para modificar as propriedades superficiais do poliestireno (ps). Após o tratamento realizou-se medidas de ângulo de contato em água (wca) e obtendo-se resultados satisfatórios para este material, apontando características hidrofílicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Ane Caroline Celestino, Lucas Da Silva Vicente, Christian Egídio Da Silva, Cristina De Carvalho Ares Elisei, and Sérgio Roberto Montoro. "CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO AÇO INOXIDÁVEL 17-4 PH NITRETADO UTILIZADO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS." Revista Univap 22, no. 40 (October 27, 2016): 31. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1132.

Full text
Abstract:
Neste trabalho será apresentada a caracterização microestrutural do aço inoxidável 17-4 PH martensítico destinado à indústria petroquímica. Este foi endurecido por precipitação, via tratamento térmico de solubilização. Posteriormente, passou pelo processo de tratamento superficial de nitretação líquida, provedor de nitrogênio, elevando a dureza superficial do material e resistência à corrosão. Para a caracterização morfológica utilizou-se técnicas metalográficas, que consiste em etapas de preparação de amostra, onde se realiza lixamento e polimento para a remoção das imperfeições superficiais; ataque químico corrosivo com a finalidade de revelar os microconstituintes do metal e microscopia ótica a fim de examinar a superfície da amostra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

EFFGEN, Julia Frederica, and Eberval MARCHIORO. "MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA-ES, COM O USO DE ANÁLISE DE PROCESSOS HIERARQUIZADOS (AHP)." Geosciences = Geociências 36, no. 4 (January 17, 2018): 731–42. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v36i4.12066.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar a distribuição das áreas de suscetibilidade a movimentos de massa na Região Administrativa 1 do município de Vila Velha (ES). O método utilizado para realização do trabalho foi o de Análise de Processos Hierarquizados (AHP), com a avaliação das variáveis geologia (cobertura superficial), declividade e curvatura horizontal. Verificou-se que os maciços costeiros, na porção norte da área de estudo, são as áreas de maior suscetibilidade, onde ocorrem a combinação de coberturas superficiais da formação Maciço Vitória, declividades predominantemente maiores que 17° e curvaturas horizontais apresentando alternância entre divergentes e convergentes. As colinas costeiras apresentam suscetibilidade variando entre média e alta nos terços médio e inferior das encostas, com declividades entre 17-27°, depósitos aluvionares e curvaturas horizontais divergentes e convergentes alternadas. As áreas de planícies têm baixa suscetibilidade a movimentos de massa, com declividades entre 0-11°, coberturas superficiais formadas por depósitos aluvionares e litorâneos e curvatura horizontal retilínea. O modelo de suscetibilidade gerado foi validado em trabalho de campo, onde foram identificadas cicatrizes de movimentos de massa na porção média e alta das encostas, em conformidade com o modelado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alleoni, L. R. F., and O. A. de Camargo. "Atributos físicos de latossolos ácricos do norte paulista." Scientia Agricola 51, no. 2 (August 1994): 321–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161994000200019.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foram quantificadas a argila dispersa em água (ADA), a água disponível (AD) e a superfície específica (SE) de amostras superficiais e subsuperficiais de três latossolos ácricos paulistas. Estes atributos foram relacionados com a carga elétrica líquida, o ponto de efeito salino nulo e o potencial elétrico superficial. As quantidades de argila dispersa em água diminuíram bastante em profundidade, tendo seus valores variado de 0 a 2% no horizonte B. Nestas camadas, a densidade de carga elétrica, o potencial elétrico superficial e o deltapH estiveram próximos da neutralidade, favorecendo a floculação dos colóides. Os teores de água disponível foram baixos em todas as amostras (<6%), com exceção da camada superficial de um dos latossolos, onde o teor foi médio (6-12%). Os baixos valores refletiram a forte microagregação destes solos, cujo movimento e retenção de água são similares aos de solos arenosos. Os valores de superfície específica de todas as amostras foram baixos (variando de 42 a 104m²/g), resultado da predominância de minerais cauliníticos e oxídicos na fração argila dos solos. Foi observado efeito positivo da matéria orgânica e dos óxidos de ferro nos valores de SE ao longo dos perfis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bezerra, Sandro Augusto, and José Ramon Barros Cantalice. "Erosão entre sulcos em diferentes condições de cobertura do solo, sob cultivo da cana-de-açúcar." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 3 (June 2006): 565–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000300016.

Full text
Abstract:
A erosão entressulcos acontece pela desagregação originada do impacto das gotas de chuva e pelo transporte do escoamento superficial, por arraste e suspensão das partículas superficiais do solo desagregadas, onde se encontram a matéria orgânica e os nutrientes fundamentais para a produção agrícola. O trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes coberturas do solo em área de cultivo de cana-de-açúcar sob o escoamento superficial na erosão entressulcos. As condições avaliadas foram: solo descoberto; resíduo em contato direto com o solo; dossel da cana-de-açúcar e efeito somado do dossel da cana-de-açúcar e do resíduo em contato com o solo, para três e 12 meses após o corte da cana-planta. Os regimes de escoamento na erosão entressulcos foram laminar lento, e a erodibilidade para o Argissolo Vermelho-Amarelo foi de 1,87 x 10(6) kg s m-4, por conta da presença de mica e caulinita. O resíduo da cana em contato direto com o solo destacou-se no aumento da rugosidade hidráulica, e o dossel pela interceptação da chuva que retardou o início do escoamento superficial, possibilitando maiores taxas de infiltração de água no solo e menores taxas da erosão entressulcos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribeiro, Marcelo Sterpheson. "Turismo em Tempos de Modernidade Liquida." Revista Latino-Americana de Turismologia 3, no. 2 (May 11, 2018): 8–23. http://dx.doi.org/10.34019/2448-198x.2017.v3.10046.

Full text
Abstract:
O texto que segue tem o intuito de relacionar a modernidade líquida com a questão do turismo, pensar as transformações que desembocam na atualidade e questionar como o turismo lida com estas interrogações. O trabalho será desenvolvido tendo em vista a liquidez da modernidade, assim como seu lado fluido, estabelecendo um diálogo com as práticas que os turistas desenvolvem numa sociedade cada vez mais superficial. Utilizarei de leituras de textos filosóficos, assim como de uma reflexão comparativa com as práticas da atividade turística, um dos resultados que tenho em vista é traçar um perfil do turista, onde poderá auxiliar a ter uma visão mais ampla desta prática no nosso tempo. Como conclusão, questionar as próprias práticas do turismo, levando a ter práticas menos superficiais e que possa dialogar com o ser, tendo um horizonte de atuação mais amplo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

McMURRAY, PETER. "Once Upon Time: A Superficial History of Early Tape." Twentieth-Century Music 14, no. 1 (February 2017): 25–48. http://dx.doi.org/10.1017/s1478572217000044.

Full text
Abstract:
AbstractThe early history of tape can be and has been told in a number of ways: as a byproduct of fascism; as a serendipitous outcome of signals intelligence and the spoils of the Second World War; or as a synergistic result of American capitalism at the hands of Bing Crosby and engineer John Mullin. Instead, I consider how Fritz Pfleumer's ‘sounding paper’ – inspired by his work in cigarette manufacturing – led to a medium that brings together elements of magnetic technologies (i.e., non-inscriptive data storage) with the plastic operations of film (e.g., cutting, splicing, looping), augmented by a variety of new temporal possibilities (e.g., pause, rewind). To that end, I analyse the production and subsequent circulation of tape, tape recorders, and tape recordings in Germany during the Second World War, including many orchestral recordings by Wilhelm Furtwängler and Herbert von Karajan. After the war, these technologies and tapes were looted from Germany, leading to the subsequent emergence of tape recording in the United States, United Kingdom, and Soviet Union. The post-war dissemination of tape illustrates not only the geopolitics of technology, but also the ways in which the peculiar characteristics of tape fostered certain cultural and technological practices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Braz, D. C., J. C. P. Barbosa, A. Nunes Filho, R. C. S. Rocha, D. R. Silva, and C. Alves JR. "Influência das espécies do plasma na modificação das propriedades superficiais do titânio tratado por plasma de N2 - Ar - O2." Matéria (Rio de Janeiro) 17, no. 2 (2012): 1035–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762012000200009.

Full text
Abstract:
O presente estudo mostra uma relação entre o comportamento das espécies ativas do plasma com as propriedades superficiais do titânio. Para tanto, espécies ativas como N2+ (391,4 nm) e O (844,6 nm) foram analisadas por espectroscopia de emissão óptica (OES) em plasma produzido por uma mistura de gases N2 - Ar - O2. O fluxo de nitrogênio e argônio foram fixados em 1 e 4 sccm (centímetro cúbico padrão), respectivamente e o fluxo de oxigênio foi variado entre 2 e 4 sccm. Este processo apresentou uma não linearidade da intensidade da espécie N2+(391,4 nm) com o aumento do fluxo de O2, onde no fluxo de 3 sccm apresentou maior intensidade comparado com os demais fluxos utilizados. Foi observado que as espécies ativas influenciam na modificação das propriedades após o tratamento a plasma. As espécies N2+ (391,4 nm) mostraram ser mais efetivas na formação de fases de nitreto. Os parâmetros de rugosidade foram mais altos quando as espécies N2+ (391,4 nm) apresentavam maior intensidade. A dureza foi maior para o fluxo onde houve maior intensidade da espécie N2+ (391,4 nm). Medidas de tensão superficial também apresentaram maiores valores para o fluxo onde as espécies N2+ (391,4 nm) estavam em maior evidência. Enquanto, a espécie N2+ (391,4 nm) influenciou na componente dispersiva, a espécie O (844,6 nm) teve influência na componente polar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kemerich, Pedro Daniel da Cunha, Carlos Eduardo Balestrin Flores, Willian Fernando de Borba, Ademir Eloi Gerhardt, Bruno Acosta Flores, Alexandre Couto Rodrigues, and Guilherme Barros. "Indicativo de contaminação ambiental por metais pesados em aterro sanitário." Revista Monografias Ambientais 13, no. 4 (November 26, 2014): 3744–55. http://dx.doi.org/10.5902/2236130814441.

Full text
Abstract:
O chorume é um liquido escuro, que contém altas concentrações de compostos orgânicos e inorgânicos. Esse líquido pode conter metais pesados, sólidos suspensos e compostos orgânicos originados da degradação de substâncias que são metabolizadas, como carboidratos, proteínas e gorduras. Em virtude do local onde se encontra poderá atingir e contaminar o solo e recursos hídricos superficiais e subterrâneos, pondo em risco a população que vive nas proximidades da área. O presente trabalho teve como objetivo analisar as concentrações dos metais pesados bário, cobre e cromo em solo ocupado por aterro sanitário. Para coleta do solo foram realizadas tradagens em 10 diferentes pontos e profundidades. Para determinação dos metais foi utilizado a técnica de Fluorescência de Raios-X por Energia dispersiva e com auxilio do software Surfer 10 foram especializados os dados gerando-se os cartogramas. Todos os metais citados no presente trabalho indicam contaminação do solo em alguns pontos e profundidades, destacando-se o ponto 8 a uma cota de 538,94 m, obtendo concentrações de Bário, Cobre e Cromo indicando relação do fluxo superficial e sub superficial da água com contaminação por estes elementos, com os resultados obtidos pode-se constatar o potencial de contaminação por metais em solo ocupado pelo Aterro Sanitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Fabiana Cristina dos, and Jefferson Gomes Confessor. "Geoquímica e geocronologia em campos de murunduns no Chapadão do Diamante –Serra da Canastra-MG." Caderno de Geografia 30, no. 1 (January 24, 2020): 99–111. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2020v30nesp1p99-111.

Full text
Abstract:
A distribuição dos materiais superficiais nas vertentes em ambiente de Cerrado dispõe de particularidades intrínsecas, que estão relacionadas com o posicionamento topográfico, formato das vertentes, fitofisionomia e com escoamento superficial e subsuperficial da água. Estes aspectos estão associados com a sazonalidade climática, típica deste ambiente. A área de estudo está localizada no Chapadão Diamante do Parque Nacional da Serra da Canastra-MG, onde estão presentes campos de murunduns. A metodologia consistiu em análises de Textura, Luminescência Oticamente Estimulada (LOE) e Difratometria por Raio-X da fração argila. A avaliação prognóstica correlacionou os resultados de forma subjetiva, por se tratar de um estudo embasado em probabilidades, considerando o conhecimento disponível sobre cada atributo na literatura especializada. A análise da área oferece informações importantes, dotada de grande valor geográfico, seja no âmbito da geomorfologia, quanto aos estudos do meio físico integrados aos setores de planejamento e gestão ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Segal, Rina, Akiva Trattner, Isaac Alteras, Arie Ingber, Michael David, and Miriam Sandbank. "Once-weekly treatment with oral ketoconazole for superficial fungal infections." Journal of the American Academy of Dermatology 28, no. 1 (January 1993): 126–27. http://dx.doi.org/10.1016/s0190-9622(08)80856-0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Menezes, Jacinta de Fatima Freitas, João Victor Pena dos Santos, José Arthur de Souza Santos Dutra, Matheus Gomes Tavares, and Heloisa Alves Guimarães. "Contaminação de águas superficiais por agrotóxicos: análise dos impactos causados na saúde humana e ambiental." Biológicas & Saúde 11, no. 37 (June 30, 2021): 19–35. http://dx.doi.org/10.25242/8868113720212259.

Full text
Abstract:
Atualmente o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, pesquisadores vêm alertando sobre os problemas causados pelo uso intensivo destas substâncias, que tem fomentado uma grande preocupação em diversos setores devido aos riscos potenciais que estes compostos trazem ao ambiente e aos seres humanos, uma vez que boa parte desses agrotóxicos vem sendo associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos. Apesar disso, cada vez mais estes compostos são utilizados para o controle da integridade de plantações. Estudos comprovam um aumento constante de águas contaminadas por agrotóxicos, que por meio da lixiviação e do escoamento superficial são transportados, prejudicando a qualidade das águas subterrâneas e superficiais. É o caso do município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro (RJ), Brasil, onde de acordo com estudo nacional realizado para determinar a presença de agrotóxicos na água, é uma das cidades nas quais 27 tipos de agrotóxicos chegam à suas torneiras para consumo humano, e em determinados casos, os agrotóxicos encontram-se acima dos limites legais existentes no Brasil. Diante deste cenário, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os efeitos da exposição aos diversos agrotóxicos encontrados nas águas superficiais do município. As discussões e apontamentos do trabalho poderão contribuir para demonstrar a grande degradação da qualidade de recursos hídricos da região, causada pelo uso intensivo de agrotóxicos, incluindo fontes de água de consumo humano e de chuvas, amplificando o risco de contaminação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Fernandes, Alcione S., and Giselle M. Alves. "Ondas superficiais de gravidade." Revista Brasileira de Ensino de Física 31, no. 2 (June 2009): 2306.1–2306.6. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172009000200007.

Full text
Abstract:
Neste artigo discutimos a propagação de ondas de pequena amplitude num líquido de profundidade constante com base em uma equação de ondas. A solução geral mostra que a velocidade de propagação é dependente do comprimento de onda de modo que ocorre o fenômeno da dispersão. Soluções para os casos de pequena e grande profundidades são também obtidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Barros, Allan C., Marcos V. Folegatti, Claudinei F. Souza, and Bruno L. Santoro. "Distribuição de água no solo aplicado por gotejamento enterrado e superficial." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 6 (December 2009): 700–707. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000600006.

Full text
Abstract:
Devido à falta de estudos sobre o movimento da água quando aplicada abaixo da superfície, realizou-se este trabalho com o objetivo de avaliar a distribuição de água aplicada pelo sistema de gotejamento enterrado e convencional. O experimento de campo foi conduzido na área experimental do Departamento de Engenharia Rural da ESALQ/USP - Piracicaba, SP. Para o estudo, trincheiras foram abertas e instaladas sondas de TDR, dispostas a 0,05; 0,15; 0,25; 0,35 e 0,45 m profundidade, e a 0,05; 0,15; 0,25; 0,35 m comprimento, totalizando 17 sondas por trincheira. Os tratamentos foram baseados na profundidade de aplicação (0,0 e 0,10 m) e vazão aplicada (2 e 4 L h-1): ENT2; ENT4; SUP2 e SUP4. A cada hora era aplicado 1 L de água (total de 10 L), seguida de leituras com o TDR. Medições do disco úmido e saturado foram feitas com régua milimetrada; além disso, estabeleceu-se um volume controle onde foi avaliada a uniformidade de aplicação; assim, foi possível verificar, em relação aos sistemas superficiais, que os sistemas enterrados apresentaram menor área superficial molhada e atingiram maior largura e profundidade; já as maiores concentrações foram obtidas próximas ao ponto de emissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Oliveira, Francisca M. de, Soahd A. R. Farias, Beatriz S. O. de Ceballos, Carlos A. V. de Azevedo, Hans R. Gheyi, and Andreya K. de Oliveira. "Diagnóstico de qualidade das águas da microbacia do riacho Angico, para fins de irrigação." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 9, suppl 1 (2005): 221–25. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v9nsupp221-225.

Full text
Abstract:
Resumo Neste trabalho, realizou-se um diagnostico da qualidade das águas superficiais e subterrâneas da microbacia do Riacho Angico, afluente pertencente a região do médio curso do Rio Paraíba, objetivando-se avaliar seu uso para irrigação. Durante o período de 11 meses de pesquisa, colheram-se amostras de água em 9 fontes, correspondentes a 5 poços tubulares com cata-vento, 2 poços amazonas e 2 cacimbões, no leito do riacho. Das 77 amostras de água coletadas, em apenas duas fontes os valores de pH (8,60 e 8,89) foram acima da recomendação da classificação da UCCC (1974). Para irrigação, não existe água de excelente qualidade na microbacia do riacho Angico, em que as diferentes fontes apresentaram baixas, moderadas e severas restrições de uso, quanto ao risco de salinização, porém com nenhuma restrição de seu uso quanto ao risco da sodificação e/ou permeabilidade da água no solo. As águas das nove fontes estudadas não são adequadas para utilização pelos métodos de irrigação por aspersão e superficial decorrente das avaliações dos parâmetros cloreto e sódio, onde tais valores resultam em classificação de baixa/moderada e severa restrições de uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Schaller, Mark. "The Parental Care Motivational System and Why It Matters (for Everyone)." Current Directions in Psychological Science 27, no. 5 (September 12, 2018): 295–301. http://dx.doi.org/10.1177/0963721418767873.

Full text
Abstract:
Although it is easy to assume that the psychology of parental care pertains only to parents and their children, this is not so. An emerging body of research on the parental care motivational system reveals implications for everyone. All normally developing human beings are characterized by evolved psychological mechanisms that regulate parental caregiving. These mechanisms are responsive to superficial cues and so (among nonparents as well as parents) can be triggered by the perception of young children or other childlike things. Once activated, these mechanisms precipitate protective and nurturant responses. These responses manifest in many different ways, with implications for a wide range of psychological phenomena (many of which might appear, superficially, to be unrelated to caregiving)—including risk-averse attitudes, aggression, intergroup prejudice, moral judgment, impression formation, and mate preferences. This article provides an illustrative overview of empirical research documenting these implications and identifies new directions for future research on the motivational psychology of parental care.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Brainer-Lima, Paulo Thadeu, Alessandra Mertens Brainer-Lima, and Hildo Cirne Azevedo Filho. "Deslocamento do cérebro na craniotomia estereotáxica para lesão superficial." Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 23, no. 04 (December 2004): 148–50. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1625450.

Full text
Abstract:
ResumoObjetivo: demonstrar por um método alternativo o desvio do alvo estereotáxico calculado pela tomografia computadorizada para cirurgia de tumor cerebral superficial. Método: estudo clínico descritivo de 16 pacientes operados para ressecção da lesão cerebral superficial auxiliada por marcação estereotáxica onde um marcador foi colocado na aracnóide próximo ao alvo, através de buracos de trépano, antes da craniotomia completada. A localização da marca na aracnóide foi aferida antes e depois da craniotomia por fotografia digital. Resultados: a diferença entre os alvos antes e depois da craniotomia foi, em média, de 12,3 mm, com desvio maior para tumores secundários quando comparados com os primários (p = 0,0048). Conclusão: a utilização de estereotaxia em cirurgia com alvo superficial pode necessitar de correção em virtude da modificação do alvo após a craniotomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Aguiar, Gean Pablo Silva, Vilásia Guimarães Martins, Paola Chaves Martins, Raphael Aparecido Boschero, and Carlos Prentice-Hernández. "Produção de biossurfactantes a partir de diferentes resíduos agroindustriais." Brazilian Journal of Food Research 9, no. 2 (December 31, 2018): 117. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v9n2.3944.

Full text
Abstract:
Biossurfactantes são substâncias tensoativas com inúmeras aplicações. A produção de biossurfactantes a partir de 5, 10 e 15% de soro de queijo foi realizada por Bacillus subtilis e Corynebacterium aquaticum na concentração de 2% e meio mineral mínimo. O cultivo foi realizado a 200 rpm, 30ºC por 48 h. Para os resíduos de corvina (Micropogonias furnieri) foram realizados 2 planejamentos experimentais fatoriais 32, onde foram avaliadas a influência dos micro-organismos (2%) e a concentração de pescado 0,83, 1,66 e 2,50%. Um dos planejamentos foi realizado em biorreatores com chicanas e sem chicanas. As condições de cultivo foram, agitação de 200 rpm, 30ºC por 72 h. Os cultivos que utilizaram o soro de queijo como substrato obtiveram baixa redução da tensão superficial. Nos cultivos com resíduos de pescado houve redução da tensão superficial para valores próximos de 24 mN.m-1 nos biorreatores com chicanas e 27 mN.m-1 para os sem chicanas. O melhor resultado foi obtido nos biorreatotes com chicanas onde foi utilizada a concentração de 0,83% de pescado e o micro-organismo Corynebacterium aquaticum, obtendo 23,74 mN.m-1 de tensão superficial, sendo o valor obtido menor do que valor do biossurfactante mais referenciado na literatura, a Surfactina, que possui tensão de 27 mN.m-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Maciel, Jéssica Bezerra, Hudson Pimentel Costa, Danielle Rabelo Costa, Sérgio Horta Mattos, Francisco Glauber Peixoto Ferreira, Olienaide Ribeiro de Oliveira Pinto, Lívia Paulia Dias Ribeiro, and Juan Carlos Alvarado Alcócer. "Qualidade da água consumida por uma comunidade rural na região do Sertão Central, Ceará." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 2 (February 11, 2021): 317–27. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.002.0029.

Full text
Abstract:
A água é essencial para os seres humanos, no entanto, a sua disponibilidade vem se tornado cada vez mais difícil pelo o comprometimento da qualidade para fins de consumo devido à poluição causada por diferentes fontes, tais como: efluentes domésticos, efluentes industriais e deflúvio superficial urbano e agrícola. Nesse contexto, este trabalho objetivou avaliar os padrões de qualidade da água para consumo de fontes subterrâneas e superficiais no Distrito de Custódio no Município de Quixadá, Ceará. A pesquisa foi caracterizada como do tipo observacional, sendo também transversal e qualitativo-quantitativa, onde foram analisadas cinco fontes alternativas de abastecimento, sendo quatro poços e um açude. Os resultados foram comparados à portaria de consolidação virgente de nº5 de 2017 do Ministério da Saúde. Como resposta, verificaram que houve alterações físico-químicas para cor (20%), turbidez (20%), dureza total (20%), cloretos (60%) e amônia (80%), como também 100% de contaminação microbiológica nas amostras coletadas, estando fora dos valores máximos permitidos pela portaria vigente, monstrando que as fontes de água estão inadequadas para consumo humano. Desse modo, as implementações de medidas urgentes necessitam serem efetivadas, além de melhorias no saneamento básico da região, a fim de reduzir ou eliminar contaminantes que possam estar presentes nas fontes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Munhoz, Cássia Beatriz Rodrigues, and Jeanine Maria Felfili. "Fitossociologia do estrato herbáceo-subarbustivo em campo limpo úmido no Brasil Central." Acta Botanica Brasilica 22, no. 4 (December 2008): 905–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062008000400002.

Full text
Abstract:
O campo limpo úmido é uma das fisionomias de Cerrado onde o lençol freático é superficial durante o ano todo. Em geral ocorrem bordeando as matas de galeria, sendo um local de ligação entre estas e as fitofisionomias bem drenadas de Cerrado. O objetivo deste estudo foi analisar a estrutura fitossociológica do estrato herbáceo-subarbustivo de uma comunidade de campo limpo úmido na Fazenda Água Limpa, Brasília, e avaliar possíveis alterações na composição e cobertura de espécies, em diferentes ocasiões no período de 13 meses, após incêndio. Uma área de 400×400 m foi subdividida em quatro porções de 200×200 m onde foram sorteadas as linhas de amostragem. No levantamento fitossociológico, adotou-se o método de interseção na linha, onde cada linha foi dividida em seções de 1 m. Foram amostradas 84 espécies incluídas em 54 gêneros e 24 famílias. A similaridade de Sørensen entre as quatro transeções amostradas foi baixa, entre 0,26 e 0,55%. As linhas sobre solos com lençol freático superficial o ano todo apresentaram composição de espécies diferenciada das linhas sobre solos com flutuação sazonal do lençol freático. A similaridade entre os cinco períodos de inventário foi elevada, pois as espécies mais importantes mostraram pouca variação nas suas taxas de cobertura ao longo do ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Abrantes, João R. C. B., João L. M. P. de Lima, and Abelardo A. A. Montenegro. "Desempenho da modelagem cinemática do escoamento superficial para chuvas intermitentes em solos com cobertura morta." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 19, no. 2 (February 2015): 166–72. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n2p166-172.

Full text
Abstract:
A cobertura morta é uma prática de manejo imprescindível para o controle do escoamento superficial. Condições antecedentes de umidade do solo, padrões de precipitação e cobertura do solo têm relevância no desprendimento, no transporte das partículas sólidas e na geração de escoamento superficial. Este estudo objetivou avaliar o desempenho do modelo da onda cinemática no escoamento superficial oriundo de eventos de chuvas intermitentes de múltiplos picos considerando-se diferentes densidades de cobertura. Ensaios de laboratório foram realizados em um canal de terra e com um simulador de chuva adotando-se três cenários de cobertura do solo: i) Solo nu; ii) Cobertura morta, com densidade de 2 t ha-1 e iii) Cobertura morta com densidade de 4 t ha-1. Os experimentos mostram, de forma bem clara, que a cobertura morta afeta fortemente o escoamento superficial. A intermitência e as características das chuvas sequenciais também influenciaram tal processo. O modelo da onda cinemática previu eficientemente o escoamento superficial apresentando coeficiente de Nash-Sutcliffe superior a 0,75 e coeficiente de determinação maior que 0,90, para todas as condições de cobertura, quando a umidade inicial do solo era elevada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pinheiro, Cristiano Guedes. "Holocausto: outros lugares de resistência." Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG 4, no. 6 (March 30, 2010): 27–42. http://dx.doi.org/10.17851/1982-3053.4.6.27-42.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é desmistificar a idéia que, durante o Holocausto, o povo judeu marchou para a morte como “carneiros para o abate”, sem oferecer nenhuma resistência ao próprio extermínio. Fruto de uma análise superficial, essa idéia equivocada e preconceituosa, não leva em consideração o contexto multifacetado daquele momento. Para além disso, pretende-­se aqui, identificar “outros lugares” onde a resistência foi efetivamente possível, lugares onde homens e mulheres, levaram a efeito, ações de resistência diante das tentativas do sistema de transformá-­los em não-­humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Resende, Maraísa Aparecida Pinto, Débora Rodrigues Alves, Luã Augusto dos Santos, Virgílio Silva Maximiano, and Augusto César Sette-Dias. "Evaluation of the Degradation of a Resin Composed by the Metabolites Produced by Streptococcus mutans: in vitro Study." Journal of Health Sciences 20, no. 4 (December 30, 2018): 248. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2018v20n4p248-251.

Full text
Abstract:
Os Streptococcus mutans são microrganismos constituintes do biofilme oral, onde seus metabólitos podem promover alterações superficiais e microestruturais dos compósitos comprometendo suas propriedades. O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, o efeito dos metabólitos produzidos por essa bactéria por meio de um meio de cultivo à base de sacarose 5% sobre a superfície e microestrutura de uma resina composta. Foram confeccionados 32 corpos de prova em resina composta, os quais foram divididos em quatro grupos (N=8): o grupo controle externo (G1), grupo controle interno imerso em caldo BHI (G2), no grupo G3 foi inoculado o Streptococcus mutans ATCC® 25175™ e no grupo G4 foi inserido o mesmo microrganismo associado à sacarose 5%. Após o período laboratorial, correspondente a 42 dias, as amostras foram submetidas à análise da superfície através dos testes de microrrugosidade, micrografia e microdureza superficial obtida por meio de ensaio Vickers. Os resultados obtidos foram submetidos ao teste Anova One-Way, onde se verificou que os grupos G3 e G4 apresentaram maior rugosidade superficial e menor dureza quando comparados com os grupos controle G1 e G2. Concluiu-se que os metabólitos produzidos pelos Streptococcus mutans são capazes de alterar a superfície e a microestrutura do compósito avaliado in vitro e em boca, pode comprometer a longevidade das restaurações confeccionadas com este tipo de material.Palavras-chave: Streptococcus mutans. Resinas Compostas. Bactérias.AbstractStreptococcus mutans are microorganisms constituent of the oral biofilm, where their metabolites can promote superficial and microstructural alterations of the composites compromising their properties. The objective of this study was to evaluate, in vitro, the effect of the metabolites produced by this bacterium by means of 5% sucrose based culture medium on the surface and microstructure of a composite resin (Charisma®, Heraeus Kulzer®, Hanau, Germany). The samples were divided into four groups (N = 8): the external control group (G1), the internal control group immersed in BHI broth (G2), the G3 group was inoculated with Streptococcus mutans ATCC® 25175™ and in group G4 the same 5% sucrose associated microorganism was inserted. After the laboratory period, corresponding to 42 days, the samples were subjected to the surface analysis through the tests of microroughness, micrograph and surface microhardness obtained by means of Vickers assay. The results were submitted to One-Way Anova test, where it was verified that the G3 and G4 groups presented higher surface roughness and lower hardness when compared to the G1 and G2 control groups. It was concluded that the metabolites produced by Streptococcus mutans are capable of altering the surface and the microstructure of the composite evaluated in vitro, and in the mouth it could compromise the restorations longevity made with this type of material.Keywords: Streptococcus mutans. Composite Resins. Bacterium.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Araújo, Guilherme de Medeiros Lins de, Nilberto Dias de Araújo, Rodrigo Pessoa de Farias, Francinete Carla Nunes Cavalcanti, Maria do Livramento Ferreira Lima, and Ricardo Antonio Faustino da Silva Braz. "Micoses superficiais na Paraíba: análise comparativa e revisão literária." Anais Brasileiros de Dermatologia 85, no. 6 (December 2010): 943–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962010000600031.

Full text
Abstract:
A partir de fichas individuais, fizemos um levantamento da incidência de casos de micose superficial, diagnosticadas sob o ponto de vista clínico em quatro Unidades de Saúde da Família de Patos-PB, no ano de 2007. Tivemos uma amostra de 197 notificações positivas, onde as mais incidentes foram: Pitiríase e Tínea, sendo a maior prevalência na faixa etária de 11 a 20 anos e o sexo feminino, o mais acometido. Um número elevado de infecções não identificadas foi encontrado: 46,19%, no entanto, a identificação destes agentes torna-se inacessível, por não serem infecções de notificação obrigatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Gontijo, Luciana de Paula, Enio Tonani Mazzieiro, and Janes Landre Júnior. "Composição química e resistência mecânica da base de braquetes "Straight-Wire"." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 9, no. 4 (August 2004): 52–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192004000400005.

Full text
Abstract:
Esse trabalho objetivou comparar as durezas superficiais e as características metalográficas das bases de braquetes "straight-wire" de quatro marcas comerciais: Morelli, Abzil Lancer, Unitek e A-Company. As durezas superficiais foram avaliadas por meio de um teste de dureza realizado com o auxílio de um microdurômetro. Os resultados indicaram diferenças entre as marcas comerciais testadas onde os braquetes da A-Company apresentaram os valores mais altos de dureza (314 HV), seguidos da Unitek (325 HV), Abzil (230 HV) e Morelli (192 HV). As características metalográficas das bases de braquetes foram avaliadas por meio de um espectrômetro, onde observou-se a presença de elementos de liga como o cromo, o níquel, o silício, o cobre, o alumínio, o enxofre e o nióbio. A quantidade de cada elemento de liga variou entre as marcas, provavelmente devido ao processo de fabricação industrial, mas sem interferir na qualidade final da liga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Nathan, S. S., G. Williams, N. Hounsel, and S. P. F. Hughes. "Once-daily ceftriaxone out-patient therapy for superficial wound infection following major orthopaedic operation." European Journal of Orthopaedic Surgery & Traumatology 6, no. 2 (May 1996): 115–17. http://dx.doi.org/10.1007/bf00568328.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Quináglia, Gilson Alves, Daniela Dayrell França, Gisela De Assis Martini, Fabiano Fernandes Toffoli, Rosângela Pacini Modesto, Rúbia Kuno, and Maria Inês Zanoli Sato. "Investigação da atividade estrogênica em águas subterrâneas do Estado de São Paulo." Águas Subterrâneas 31, no. 1 (January 10, 2017): 79. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v31i1.28667.

Full text
Abstract:
Os interferentes endócrinos são substâncias químicas de diversas naturezas como hormônios naturais (estrona - E1, estradiol - E2, estriol - E3), hormônios sintéticos (etinilestradiol - EE2, utilizado em anticoncepcionais), compostos orgânicos sintéticos como o bisfenol A, praguicidas organoclorados como o DDT, entre outros, capazes de interferir na ação dos hormônios. Com o atual quadro de demanda hídrica no Estado de São Paulo e consequente aumento da exploração de água subterrânea, o potencial de infiltração de água superficial contaminada por interferentes endócrinos na água subterrânea tem aumentado devido ao rebaixamento do lençol, especialmente nos locais onde poços de alta vazão estão localizados próximos às águas superficiais. As redes de esgotos danificadas e sistemas sépticos podem também levar a lixiviação desses compostos para as águas subterrâneas. Com objetivo de investigar a atividade estrogênica em águas subterrâneas do Estado de São Paulo, a CETESB utilizou no presente estudo o bioensaio BLYES (Bioluminescent Yeast Estrogen Screen), baseado em leveduras bioluminescentes, no período de 2011 a 2015. Dos 78 pontos de coleta da rede de monitoramento, 6 apresentaram atividade estrogênica superior ao limite de quantificação do método, entretanto, os valores ficaram abaixo do valor de referência de 3,8 ng E2 eq L-1, evidenciando que não há risco à saúde humana para consumo de água subterrânea a longo prazo. Os resultados mostram que as águas subterrâneas analisadas estão protegidas quanto à ocorrência de atividade estrogênica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Freitas, Jonathas Barbosa de Araújo, Jaime Joaquim da Silva Pereira Carbal, Anderson Luiz Ribeiro De Paiva, Tatiane Barbosa Veras, and Rafael Vinícius de Albuquerque Monteiro. "Influência da interação rio-aquífero sobre a distribuição vertical da meiofauna hiporreica." Águas Subterrâneas 33, no. 4 (September 27, 2019): 354–67. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v33i4.29528.

Full text
Abstract:
Entre os processos de autopurificação natural que ocorrem na zona hiporreica, estão os de aspecto biológico, onde os organismos da meiofauna desempenham importantes funções, favorecendo a melhoria da qualidade da água de recarga do aquífero subjacente ao rio. São diversos os fatores que influenciam a distribuição vertical da comunidade meiofaunística como o hidrodinamismo na massa hídrica superficial e a disponibilidade de matéria orgânica e oxigênio nas camadas mais profundas. Por isso, este artigo objetivou avaliar a influência destes dois fatores na distribuição vertical da meiofauna hiporreica em três pontos do rio Beberibe-PE. O hidrodinamismo foi considerado como resultado direto do regime pluviométrico e o fluxo vertical entre o rio e o aquífero foi analisado a partir de medições realizadas em três períodos pluviométricos distintos com auxílio do piezômetro diferencial. A análise da distribuição vertical da meiofauna foi realizada a partir do levantamento da abundância média em camadas de 2 cm até a profundidade de 10 cm. Foram contabilizados 4906 indivíduos pertencentes a 8 grupos taxonômicos. Os resultados mostraram que as camadas superficiais foram as mais abundantes. Entretanto, a diminuição desta abundância não se deu gradativamente com a profundidade, provavelmente por uma vazão maior do rio no período chuvoso e/ou por condições de rio influente. Apesar de que estes fatores não demonstraram um caráter completamente determinante sobre a distribuição vertical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos, Laércio Leal. "QUANTIFICAÇÃO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL E EROSÃO DO SOLO EM REGIÕES SEMI-ÁRIDAS." Revista Brasileira de Geografia Física 2, no. 1 (September 10, 2009): 14. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v2i1.232623.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de quantificar o escoamento superficial e a produção de sedimentos na região semi-árida paraibana, através do modelo hidrossedimentológico KINEROS2 na sub-bacia 1 (0,59 km2) do Riacho dos Namorados, localizada na Bacia Experimental de São João do Cariri (BESJC). Os resultados demonstram que o modelo consegue simular os processos de forma estável e satisfatória, e também, foi capaz de estimar, com fidelidade, a erosão do solo em eventos individuais, sendo, portanto, uma boa ferramenta para prever a produção de sedimentos em locais onde não existem observações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Godwin, Y., G. A. C. Wheble, and C. Feig. "Assessment of the presence of independent flexor digitorum superficialis function in the small fingers of professional string players: Is this an example of natural selection?" Journal of Hand Surgery (European Volume) 39, no. 1 (January 29, 2013): 93–100. http://dx.doi.org/10.1177/1753193412474151.

Full text
Abstract:
This study estimated the prevalence of independent flexor digitorum superficialis function in the small fingers of 90 violin and viola players. The hypothesis tested was that the independent digital movements required in this population would select out those with absent flexor digitorum superficialis function. Professional string players were tested clinically, using standard and modified tests, for flexor digitorum superficialis function. Two additional physical tests were applied: the gap and stretch tests. These tests assess ring finger movement once the small finger is placed and the instrument is held in the chin-hold position. A statistically significant reduction in the prevalence of absent flexor digitorum superficialis function was confirmed in the musicians compared with a control group and published meta-analysis. This suggests that independent flexor digitorum superficialis function is important for professional musicians playing at an elite level.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Maia, Dênison R. J., and Marco-Aurelio De Paoli. "Embranquecimento do polipropileno isotático injetado contendo TiO2 como pigmento." Polímeros 10, no. 4 (December 2000): 209–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282000000400008.

Full text
Abstract:
Descrevemos neste trabalho as causas e o mecanismo do embranquecimento de peças de polipropileno isotático injetado. Para isto foram injetados corpos de prova e placas com e sem estabilizantes. As amostras foram envelhecidas por exposição ambiental e em equipamento de envelhecimento acelerado (Weatherometer). Foi feito o acompanhamento visual das peças para que pudessem ser caracterizadas quando começassem a embranquecer. A caracterização foi feita através de espectroscopia FT-IR por reflectância, Microscopia eletrônica de varredura, Microfluorescência de raios-X, Reflectância de luz e Microanálise de energia dispersiva (EDS) da superfície. Os espectros de infravermelho mostraram o aparecimento de diversos produtos de degradação como cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, ésteres, perésteres e alfa-cetoésteres. Quando as amostras começaram a embranquecer foi verificada a formação de fissuras superficiais e o aumento da reflectância de luz para todos os comprimentos de onda do espectro. Concomitantemente foi verificado que a composição de superfície não é alterada pelo envelhecimento. A superfície não apresenta grande quantidade de partículas de TiO2 expostas. Conclui-se que o embranquecimento das peças é devido ao fissuramento superficial que aumenta a quantidade de luz refletida na superfície e não pela migração do pigmento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Santos, Thais E. M. dos, Abelardo A. A. Montenegro, and Demetrius D. Silva. "Umidade do solo no semiárido pernambucano usando-se reflectometria no domínio do tempo (TDR)." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 15, no. 7 (July 2011): 670–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662011000700004.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com o presente trabalho investigar a variabilidade temporal do conteúdo superficial da água no solo, através da reflectometria no domínio do tempo (TDR), em consequência das características de precipitação ocorridas no semiárido pernambucano, estudando esta dinâmica sob diferentes tipos de cobertura superficial do solo. O estudo foi realizado em uma encosta de uma bacia representativa, em um Argissolo Amarelo Eutrófico típico, onde foram instaladas quatro parcelas experimentais dotadas de duas sondas TDR, para investigação da umidade do solo e do sistema para monitoramento do escoamento superficial. Os tratamentos adotados foram: cobertura natural (CN), solo descoberto (SD), palma forrageira (P) e barramentos, associados à cobertura morta (B+CM). A partir dos resultados obtidos durante o período de ocorrência de chuvas erosivas, a umidade do solo apresentou elevada variabilidade no tempo, estando relacionada aos diferentes tipos de cobertura e propriedades do solo. A cobertura morta mostrou ser a prática conservacionista mais adequada para manutenção da umidade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Lonin, Serguei. "Influencia de una película de hidrocarburo en el régimen térmico en el área de un derrame." Boletín Científico CIOH, no. 25 (December 1, 2007): 45–53. http://dx.doi.org/10.26640/22159045.161.

Full text
Abstract:
Se estudia la influencia de los hidrocarburos en la superficie del mar en el régimen térmico y la dinámica del agua. Se supone que una película afecta el régimen de la capa superficial mediante los siguientes factores: aumento del albedo, atenuación del oleaje, disminución o cesación de la evaporación del agua y acumulación de la radiación solar de onda corta en la capa superficial. Estos mecanismos se estudian en los experimentos numéricos con ayuda de un modelo 1D de la capa superficial del océano y se presentan los resultados para las condiciones de calma y los vientos moderados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Normando, Carlos Alberto, and Ricardo De Sousa Costa. "Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio a Partir das Limitações da Física Clássica." Revista do Professor de Física 3, Especial (July 6, 2019): 61–62. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v3iespecial.25881.

Full text
Abstract:
Cercados estamos por variados acontecimentos, onde fenômenos relacionados à Física, como, conceitos variados de Espaço, Tempo e diversas manifestações da Luz, são ainda hoje tópicos de difícil compreensão por parte dos estudantes, principalmente quando se trata de temas relacionados a Física Moderna e Contemporânea, seja por não conseguirem entender o assunto, ou o que é mais comum, total ausência desse conteúdo nas salas de aula do Ensino Médio (PIRES, 2008). Talvez por falta de tempo, dificuldade em trabalhar esses conceitos, professores deixam de ensiná-lo, ou trabalham de forma superficial. Sendo assim, este trabalho visa relacionar a Física Moderna e Contemporânea com a Física Clássica, mostrando como elas são correlacionadas. Para abordar esse tema em sua árdua e laboriosa construção, será utilizado um Caderno Didático, com uma proposta de transposição didática, onde se propõe que: Relatividade, Radiação do Corpo Negro e Dualidade Partícula/Onda, sejam apresentados e trabalhados simultaneamente em sala de aula, com o intuito de que se perceba , entenda-se essa longa ponte entre a Física Clássica e a Física Moderna e Contemporânea. Para sequência didática nos orientamos pelo humanismo do educador Paulo Freire. Busca o pesquisador que esse Produto Educacional, possa ser utilizado em sala de aula, por todos os professores que o julgarem relevante ao tratar sobre esses tópicos. Neste sentido, a Física nos apresenta diversos aspectos diferentes e maravilhosos da Natureza e das coisas que nos cercam. O fato de optar por trabalhar com a expansão da Física, usando os tópicos, Relatividade, Radiação do Corpo Negro e Dualidade Partícula/Onda, tem a ver como esses temas são relevantes desde Galileu, Newton, Einstein e tantos outros artífices maravilhosos até os dias atuais, na evolução de toda tecnologia que nos cerca. Um vídeo ao relacionar luz, imagem, tempo e naturalmente velocidade, tão fundamental no cotidiano, põe toda a ciência, que envolve Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo, ao nosso dispor, sendo utilizada rotineiramente no mundo, muitas vezes sem que as pessoas entendam como toda essa tecnologia foi construída. Sendo assim, este trabalho tem como objeto de estudo o ensino aos estudantes do ensino médio, da complementaridade entre Física Moderna e Contemporânea com a Física Clássica, através dos tópicos, Relatividade, Radiação do Corpo Negro e Dualidade Partícula/Onda, onde será utilizado um Caderno Didático, com uma proposta de transposição didática , que aplicará conceitos teóricos da aprendizagem do brasileiro Paulo Freire, objetivando um melhor aprendizado aos estudantes do 3° ano do Ensino Médio, relacionando esses temas a realidade estudantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Zenico, T., M. Zoli, F. Fabbri, C. Camporesi, and G. Maltoni. "Treatment of superficial bladder tumors with alpha 2b Interferon and Epirubicin." Urologia Journal 59, no. 1_suppl (January 1992): 127–29. http://dx.doi.org/10.1177/039156039205901s42.

Full text
Abstract:
The relapse of superficial bladder tumours can be prevented, after endoscopic treatment, by intravesical chemo and immunoprophylaxis. In the first 6 months of 1991, 14 patients (13 males, 1 female, average age 58.3) were treated endoscopically for superficial bladder tumours, which had been detected on average 3.5 years earlier. Intravesical treatment was with 50 mg Epirubicin and, after 3 hours, alpha-2b Interferon once a week for 8 weeks. The patients had a hematological and cystoscopic control every 3 months for one year. A decrease in tumour recurrence was noted at the first endoscopic control, then only slow growth of superficial bladder tumour recurrence was observed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Lissoni, G., G. Galbiati, R. Borin, M. Ferruti, and C. Milani. "Adjuvant immunotheraphy in the treatment of superficial multicentric bladder tumors." Urologia Journal 59, no. 1_suppl (January 1992): 176–78. http://dx.doi.org/10.1177/039156039205901s57.

Full text
Abstract:
The authors report their results in adjuvant immunotherapy with B.C.G. after TUR for superficial and multicentric bladder tumors (Ta-T1). After TURB a cycle of intravesical immunotheraphy with 150 mg of BCG (Bacillus Calmette-Guerin) is performed once a week for 6 weeks, ther every 2 weeks for 6 times and finally once a month for 1 year. (16.5 months of treatment). Controls with CTM and cystoscopy are performed periodically. 63 patients have been treated: 20 (60.6%) are free from disease with follow-up of 18–36 months; 87.5% of patients who had BCG as immunotherapy after first TUR for bladder tumor, are free from disease. Comparing their results with experiences reported in literature with Mytomicin and Doxorubicin, the authors think that adjuvant immunotherapy with BCG is actually the best local treatment for these tumors. Some patients (25%) had slight troubles because of therapy but only in 3 cases (9.09%) treatment was stopped. In conclusion intravesical therapy with BCG significantly changes natural history of superficial bladder tumor, increasing the time free from disease (in our experience: 27 months).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Alwan, Thair F., and Christopher B. Watkins. "Intermittent Warming Effects on Superficial Scald of Apple Fruit." HortScience 31, no. 4 (August 1996): 605b—605. http://dx.doi.org/10.21273/hortsci.31.4.605b.

Full text
Abstract:
Fruit of `Cortland', `Delicious' and `Law Rome' were warmed for 24 hours at 20°C either weekly, once every 2 weeks, or once every 3 weeks during storage. The effect of these treatments on fruit ripening and concentrations of alpha-farnesene and conjugated trienes in hexane extracts of the skin were measured during storage. Without warming, scald incidence of the cultivars was 70%, 14%, and 85%, respectively. Intermittent warming treatments resulted in a marked reduction of scald though effectiveness was affected by cultivar. In `Cortland', scald was reduced only by the weekly warming treatment (10%) as was less effective than DPA (1%). In `Delicious', all warming treatments were equally effective. In `Law Rome', weekly warming resulted in better control of scald (3%) than DPA (14%) and less frequent warming was proportionately less effective in controlling the disorder. Concentrations of conjugated trienes at 281 nm did not relate consistently to scald incidence after storage. However, ratios of conjugated trienes of 258 nm or 269 nm with 281 nm strongly support a hypothesis that non-toxic and toxic oxidation products of alpha-farnesene interact and influence the effectiveness of postharvest treatments on scald control (Du and Bramlage, 1993; JASHS 118:807-813). A hypothesis relating the interactions between ripening and scald development will be presented. Supported in part by USDA Specific Cooperative Agreement 58-1931-5-017.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bloom, PB, and EJ Rosser. "Efficacy of once-daily clindamycin hydrochloride in the treatment of superficial bacterial pyoderma in dogs." Journal of the American Animal Hospital Association 37, no. 6 (November 1, 2001): 537–42. http://dx.doi.org/10.5326/15473317-37-6-537.

Full text
Abstract:
Twenty-one dogs with canine superficial bacterial pyoderma were treated with clindamycin at a dosage of approximately 11 mg/kg body weight, q 24 hours, given orally for 14 to 42 days. All dogs were reexamined on days 14, 28, and, if necessary, 42 and given a clinical score of excellent (i.e., complete remission), good (i.e., primary lesions resolved but secondary lesions evident), fair (i.e., partial improvement but primary lesions still evident), or poor (i.e., no improvement or worsening of the lesions). A clinical score of excellent was obtained in 71.4% (15/21) of the dogs in this study within 14 to 28 days.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Toma, S., S. Colombo, L. Cornegliani, P. Persico, M. Galzerano, M. M. Gianino, and C. Noli. "Efficacy and tolerability of once-daily cephalexin in canine superficial pyoderma: an open controlled study." Journal of Small Animal Practice 49, no. 8 (August 2008): 384–91. http://dx.doi.org/10.1111/j.1748-5827.2008.00585.x.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Restrepo, Christina, Peter J. Ihrke, Stephen D. White, Ian B. Spiegel, and Verena K. Affolter. "Evaluation of the Clinical Efficacy of Pradofloxacin Tablets for the Treatment of Canine Pyoderma." Journal of the American Animal Hospital Association 46, no. 5 (September 1, 2010): 301–11. http://dx.doi.org/10.5326/0460301.

Full text
Abstract:
A third-generation fluoroquinolone, pradofloxacin (PRA), is currently being developed to treat bacterial infections in dogs. The purpose of this study was to assess the clinical efficacy in 20 dogs affected with superficial and deep pyoderma. An initial aerobic skin culture was performed in dogs with superficial pyoderma; aerobic/anaerobic tissue culture was performed in dogs with deep pyoderma; and skin cytology and biopsies were obtained from all dogs. Pradofloxacin (approximately 3 mg/kg per os [PO]) was administered daily to all dogs. Clinical efficacy was recorded at 4 weeks for dogs with superficial pyoderma and at 3 and 6 weeks for dogs with deep pyoderma. At a mean dosage of 3.7 mg/kg PO once daily, PRA treatment resulted in an excellent to good clinical response within 3 to 6 weeks for all 20 dogs with superficial and deep pyoderma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Alves, Laurizio Emanuel Ribeiro, Heliofábio Barros Gomes, Maurílio Neemias dos Santos, and Ismael Guidson Farias de Freitas. "Balanço de radiação através do satélite Landsat-8 na bacia do Rio Pajeú." Geography Department University of Sao Paulo 33 (August 23, 2017): 117. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v33i0.124577.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo realizar a estimativa do saldo de radiação à superfície-Rn através do algoritmo SEBAL e imagens do satélite Landsat-8 para a Bacia do Rio Pajeú. Os dados de Rn estimados pelo SEBAL foram comparados com medições obtidas em duas estações automáticas localizadas nos municípios de Floresta e Serra Talhada. Foi utilizada uma imagem dos sensores OLI (Operational Land Image) e TIRS (Thermal Infrared Sensor) abordo do satélite Landsat-8, orbita 216 e ponto 66, para o dia 20 de novembro de 2016. A partir das imagens se obteve a radiância e reflectividade espectral, seguido do albedo de superfície, índices de vegetação, emissividade, temperatura superficial, radiação de onda curta incidente – Rs, radiação de onda longa incidente e emitida - Rol,atm e Rol,emi, respectivamente, e Rn. Nos resultados encontrados observa-se que os menores valores de albedo e temperatura foram observados em corpos d’água e vegetação, e maiores valores em áreas urbanas. Estas componentes estão ligadas diretamente com as componentes do saldo de radiação, onde se observou menores valores de Rol,atm e Rol,emi que estão diretamente ligadas a maior ou menor Rn. A validação dos dados do algoritmo SEBAL a partir das estações automáticas foi observado um erro relativo entre 9 e 11% para a imagem Landsat-8 para o dia 20/09/2016, verificando a acurácia das imagens para a estimativa do saldo de radiação à superfície – Rn, para a Bacia do Rio Pajeú.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Molares B., Ricardo, Tatiana Vanegas J., Juan Bustamante V., and Carlos A. Andrade A. "Aspectos Oceanográficos de las aguas sobre la Depresión Providencia en mayo de 2004." Boletín Científico CIOH, no. 22 (December 1, 2004): 11–25. http://dx.doi.org/10.26640/22159045.124.

Full text
Abstract:
Se investigaron las características oceanográficas de las aguas sobre la Depresión Providencia (Lat. 12.8º N, Long. 81.7º W) mediante un estudio físico, químico y biológico hecho a bordo del BO ARC Providencia del 25 de mayo al 17 de junio de 2004. Análisis de los parámetros físicos mostraron que la llegada de una onda atmosférica proveniente del Este modificó la capa de mezcla profundizándola de 35 a 55 m en ocho días. Estimaciones geostróficas indicaron un flujo principalmente hacia el sur de ~0.12 m/s. Las capas superficiales no se encontraron ocupadas por agua superficial del Caribe indicando la poca influencia de los grandes ríos suramericanos en la región en esta época. El núcleo de agua subsuperficial subtropical tuvo salinidades superiores a 37.0 en 125 m de profundidad, valores altos de acuerdo con la climatología. El agua intermedia antártica presentó una salinidad mínima de 34.795 en 700 m de profundidad y se encontró agua profunda del Atlántico Norte en profundidad. Las medidas químicas y de nutrientes estuvieron dentro de los rangos conocidos para el área estudiada y se reportan especies de macrofauna de superficie y béntica viva en el momento del muestreo. Los parámetros estudiados indicaron que las aguas en la Depresión estuvieron bien ventiladas en el momento de las mediciones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

De Jesus Almeida, Luara, Wantiê Teles Adorno, Glêndara Aparecida De Souza Martins, Paulo Alexandre Oliveira, and Warley Gramacho da Silva. "MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA À ÁREA SUPERFICIAL DO ABACAXI PEROLA." Engevista 17, no. 1 (October 1, 2014): 35. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v17i1.624.

Full text
Abstract:
O abacaxi (Ananas comosus L. Merril), pertence ao gênero Ananás, que é o mais importante da família Bromeliaceae. A variedade “Pérola” é a mais cultivada no Brasil, e sua polpa é rica em suco, saborosa, pouco ácida e de coloração branco ou amarelo pálido. O congelamento de produtos agrícolas, dentre eles as frutas, é um processo de transferência de calor, que pode ser mais rápido ou mais lento dependendo do tamanho da sua área superficial, a qual pode ser determinada para quantificar a energia gasta num processo de congelamento. O objetivo desse trabalho foi determinar a área superficial do abacaxi “Pérola” por meio do ajuste de curvas no software Python, visto que a área superficial é onde ocorre a troca térmica. Foram analisadas 15 amostras ao todo, nas quais coletamos as medidas de peso, altura, diâmetro e circunferência dos discos. Terminadas as medições, foi feita uma tabela relacionando peso, altura e área total de cada amostra, e em seguida os dados foram plotados no software Python a fim de encontrar qual a função que melhor adequa a curva aos dados obtidos usando o método das tentativas. A função que melhor se ajustou aos dados experimentais foi a cúbica 87,110p³ - 619,757p² + 1590,135p – 444,186, na qual o indivíduo substitui o “p” pelo peso do abacaxi e encontra a área superficial aproximada do fruto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

PAYNE, JOHN, RODNEY HUDDLESTON, and GEOFFREY K. PULLUM. "Fusion of functions: The syntax of once, twice and thrice." Journal of Linguistics 43, no. 3 (October 22, 2007): 565–603. http://dx.doi.org/10.1017/s002222670700477x.

Full text
Abstract:
In this paper we present a detailed new analysis of the English expressions once, twice and thrice. These, we claim, are primarily compound determinatives, analogous in many respects to expressions like someone and somewhere. The new analysis exploits the framework of the Cambridge grammar of the English language (2002) in which the morphological nature of the compound determinative category reflects a fusion of functions, typically determiner (or modifier) and head of NP. We refine the notion of fusion of functions, and show that constructions which employ fusion of functions have properties which clearly distinguish them from superficially similar constructions which employ incorporation or hybridization. The paper therefore provides further evidence for the existence of fusion of functions as a distinct syntactic configuration, and indirectly supports theoretical frameworks which treat functions and categories as distinct primitives.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Pereira, Luciano, Rafael Pereira, Osmar Neto, and Marcio Magini. "The Short and Long Term Effects of Tibialis Anterior Local Cooling on Dorsiflexion Force." Journal of Human Kinetics 26, no. 1 (December 1, 2010): 65–71. http://dx.doi.org/10.2478/v10078-010-0050-1.

Full text
Abstract:
The Short and Long Term Effects of Tibialis Anterior Local Cooling on Dorsiflexion ForceThe goal of this study was to analyze and compare the superficial temperature, dorsiflexion force and electromyographic (EMG) signal of tibialis anterior muscle before and after superficial cooling application. Seventeen healthy untrained volunteers were divided into two groups. Subjects were submitted to seven procedures of maximal voluntary isometric contractions of dorsiflexion, once before and six times after thirty minutes of either superficial cooling of the anterolateral side of the leg with an ice pack (LC group) or rest (control group). Superficial temperature, dorsiflexion force and EMG of the tibialis anterior muscle were evaluated immediately, 5, 15, 30, 45 and 60 minutes after cooling intervention. The results showed that the superficial temperature reduced significantly for 60 minutes post cooling, dorsiflexion force and amplitude of EMG signal was reduced only immediately after cooling application, whereas median frequency of EMG signal was significantly reduced up to 60 minutes post cooling application. The study concludes that superficial cooling with ice pack for thirty minutes can decrease the dorsiflexion force and EMG activity only immediately after the cooling application, while it causes a prolonged decrement on the superficial local temperature and on the median frequency of the EMG signal. These findings suggest that clinicians should be aware of the immediately alterations in motor output performance that result from muscle local cooling interventions which are followed by rapid recovery.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Carasek, H., O. Cascudo, M. S. J. Dos Santos, and N. Lemes. "Avaliação em obra da resistência superficial de revestimentos de argamassa." Revista ALCONPAT 1, no. 2 (May 30, 2011): 115–34. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v1i2.10.

Full text
Abstract:
RESUMOO presente trabalho tem como objetivo avaliar, em obra, a resistência superficial à tração (RST) de revestimentos de argamassa. O ensaio para avaliação dessa propriedade ainda não é normalizado no Brasil, merecendo, portanto, estudos visando a sua futura padronização, haja vista ser a resistência superficial de um revestimento de argamassa um dos aspectos relevantes no que tange ao seu desempenho. Neste sentido, foram realizadas avaliações em duas obras de diferentes construtoras na cidade de Goiânia (estado de Goiás, Brasil), onde foram analisadas a influência do operador do ensaio, as influências do traço, local de aplicação e idade do revestimento, e a influência da ergonomia durante a produção do revestimento. Os resultados obtidos foram analisados empregando procedimentos estatísticos, tendo sido calculado o tamanho da amostra e realizadas análises de variâncias, além de correlações entre a RST e outros ensaios realizados. Como resultado, obteve-se que o tamanho da amostra compatível com a variabilidade obtida no ensaio é de 10 a 15 corpos-de-prova por situação individual de análise. Também se verificou que as variáveis estudadas (traço da argamassa, idade do revestimento e ação de intempéries) exercem influência significativa nos resultados de RST. Foram observadas correlações satisfatórias entre a RST e os resultados de ensaios de resistência de aderência (r=0,87), permeabilidade (r=0,81) e índice esclerométrico (r=0,99).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Porsani, N. K., V. Trombini, P. A. Ana, and L. F. G. Setz. "Avaliação reológica da hidroxiapatita." Cerâmica 64, no. 371 (September 2018): 325–30. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132018643712334.

Full text
Abstract:
Resumo Os biomateriais, como a hidroxiapatita (HA), podem apresentar diferentes taxas de reabsorção no organismo em função da patologia a ser tratada e são dependentes das propriedades físico-químicas do biomaterial, onde a condição superficial é de fundamental importância. Neste trabalho, buscou-se desenvolver um biomaterial à base de HA com o silicato de sódio (Na2SiO3) como dispersante e com potencial de formação de biovidro na superfície, além disso, conhecer as condições reológicas para se obter produtos adequados por conformação a úmido, via processamento coloidal. Caracterizou-se o material em termos da forma das partículas, observadas em microscópio, e área superficial específica. As medidas reológicas das suspensões utilizadas foram realizadas em reômetro rotacional. Observou-se a possibilidade de produção do biomaterial proposto, conformado em moldes porosos, através de suspensões com 2,0% em massa de silicato de sódio trabalhando-se preferencialmente em taxas de cisalhamento abaixo de 200 s-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Arcari, Thiago De Liz, Priscilla Kern, Laura Sobral Verona, and Davide Franco. "As interações entre águas subterrâneas e superficiais em uma laguna costeira: Lagoa da Conceição, Florianópolis/SC, Brasil." Águas Subterrâneas 33, no. 1 (January 26, 2019): 34–44. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v33i1.29213.

Full text
Abstract:
As interações entre as águas subterrâneas e superficiais (Asub-Asup) ocorrem em todos os tipos de corpos hídricos, como rios, lagos, lagoas costeiras e oceanos. A importância deste processo é cada vez mais reconhecida e estudada, onde recentes investigações no sul do Brasil identificaram grande importância das descargas de águas subterrâneas (DAS) nos aportes de nutrientes e ciclos biogeoquímicos do oceano. A área de estudo configura-se em uma laguna costeira sufocada, localizada na Ilha de Santa Catarina. O método de identificação e quantificação deste trabalho foi o seepage meter, que consiste em medições diretas e pontuais dos fluxos na interface sedimento-água. A metodologia apresentou resultados satisfatórios, identificando padrões de interação Asub-Asup em cinco estações amostrais. Os resultados apresentaram taxas de DAS variando de -12,0 a 6,0 cm/d, levando à proposta de modelos conceituais dos regimes de interação Asub-Asup localmente, onde presume-se que estes sejam afetados diretamente pelo uso dos recursos hídricos e variações nos gradientes hidráulicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Chen, Hong-Ray, Chien-Chang Kao, Chih-Wei Tsao, Shou-Hung Tang, Meng En, Tai-Lung Cha, Guang-Huan Sun, Seng-Tang Wu, and Dah-Shyong Yu. "Comparison of Different Treatment Schedules of Mitomycin C Intravesical Instillation in High-Risk Superficial Bladder Cancer Patients." Aktuelle Urologie 50, no. 03 (October 23, 2018): 292–97. http://dx.doi.org/10.1055/a-0750-5595.

Full text
Abstract:
Abstract Objective This study was performed to compare the efficacy of intravesical mitomycin C (MMC) instillation for the prophylaxis of Ta or T1 high-risk nonmuscle invasive bladder cancer (NMIBC) using different schedules. Materials and methods This retrospective cohort study was conducted on 152 patients treated with intravesical MMC from April 2009 to September 2016. The mean follow-up time was 32.67 months. All patients underwent a complete transurethral resection of bladder tumor (TURBT) and postoperative instillation of MMC within 24 h. The patients were divided into 4 treatment groups: Group 1 was followed-up without any maintenance MMC dose treatment; Group 2 received an MMC instillation once per week for the first 8 weeks; Group 3 received an MMC instillation once per week for the first 8 weeks, and once per month for the following 6 months; and Group 4 received an MMC instillation once per week for the first 8 weeks, and once per month for the following 12 months. Results The overall recurrence rate was 27.6 %. Group 1 had a significantly high (p < 0.05) recurrence rate of 50 %, while there was no difference in the recurrence rate between the last 3 schedules (Group 2:15 %; Group 3: 24.1 %; group 4: 27.2 %). Moreover, the recurrence rates of Ta or T1 tumors, and low-grade or high-grade tumors were not statistically different among these patient groups. Conclusion Our comparison of the different schedules of intravesical MMC instillation revealed a significantly higher recurrence rate with one MMC instillation post-TURBT than in patients with a maintenance dose of 8 weeks, 6 months, and 12 months. The time of the MMC maintenance schedule exhibited no significant differences between 8 weeks and 12 months. Thus, we conclude that for T1 or Ta high-risk NMIBC, MMC instillation can be performed once after TURBT, followed by a maintenance treatment once per week for 8 weeks.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Lima, Robson Bezerra de, and José Vicente Ferreira Neto. "QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA BACIA ENDORREICA DO TABULEIRO DO MARTINS, MACEIÓ-AL." Revista de Geografia 37, no. 3 (December 24, 2020): 277. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2020.246647.

Full text
Abstract:
A água é um recurso natural limitado, provavelmente o único recurso natural associado com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É essencial à vida, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário. Esta pesquisa traz, como temática, o estudo da qualidade das águas subterrâneas da bacia endorreica do Tabuleiro do Martins, Maceió/AL, localizada no domínio dos Tabuleiros Costeiros de Maceió, na Bacia Sedimentar Alagoas, onde essas águas são intensivamente exploradas para consumo humano e industrial. Trata-se de uma bacia endorreica, onde as águas superficiais se acumulam nas depressões do terreno natural, de onde evaporam ou infiltram no solo. A região possui clima tropical, subúmido seco, com baixa amplitude térmica e precipitações anuais em torno de 1480 mm, referente ao período 1913 a 1983. A recarga dos sistemas aquíferos se dá principalmente pela infiltração do excedente de águas pluviais, estimada em 400 mm anuais. Das unidades litoestratigráficas na região, são exploradas as formações Barreiras, Marituba e Poção, isoladamente ou em conjunto, quando formam um só sistema aquífero. Dentre as atividades potencialmente poluidoras identificadas na região, destacam-se: sistema de esgotamento sanitário, constituído por fossas sépticas e sumidouros; efluentes líquidos industriais na área do Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante; postos de combustíveis; e o sistema de drenagem superficial da região, constituído de lagoas para amortecimento de cheias que são também utilizadas como corpos receptores de efluentes domiciliares e industriais. Foi adotado o método hipotético dedutivo para a avaliação da qualidade das águas subterrâneas locais captadas por poços tubulares da Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), inicialmente através da análise estatística dos parâmetros físico-químicos determinados pela CASAL nos anos de 2008 e 2018, visando também o estudo comparativo dos dados disponíveis nesse período.Foi avaliada a variabilidade espacial dos parâmetros físico-químicos das águas subterrâneas, visando identificar áreas sujeitas à contaminação, principalmente em regiões que possuem relevância econômica e ambiental para a sociedade. Também foi identificado o grau de vulnerabilidade natural das águas subterrâneas da bacia endorreica do Tabuleiro do Martins, através do modelo GOD, índice de vulnerabilidade baseado na litologia, na profundidade até o lençol freático e no grau de confinamento da água subterrânea. Por fim, a pesquisa identificou áreas na bacia endorreica do Tabuleiro do Martins onde já há indícios de poluição ou degradação das águas subterrâneas comparando com o grau de vulnerabilidade natural correspondente. Palavras-chave: Poluição de águas subterrâneas; Geoestatística; Vulnerabilidade de aquíferos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography