Academic literature on the topic 'Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul"

1

Bernarde, Paulo Sérgio, Daniele Bazzo Miranda, Saymon de Albuquerque, and Luiz Carlos Batista Turci. "Amphibia, Anura, Hemiphractidae, Hemiphractus helioi Sheil and Mendelson, 2001: distribution extension in the state of Acre and second record for Brazil." Check List 6, no. 4 (October 1, 2010): 491. http://dx.doi.org/10.15560/6.4.491.

Full text
Abstract:
We report the second records of Hemiphractus helioi from Brazil based on specimens collected during field studies in forest of Môa River, Cruzeiro do Sul, Acre. These new records extended the range of this species about 100 km to the east from the nearest collection site known in Parque Nacional da Serra do Divisor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maske, Wilson. "Anabatistas sob o Cruzeiro do Sul: a experiência Menonita no Brasil (1930-1945)." Revista Pistis Praxis 5, no. 1 (October 24, 2013): 253. http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.7683.

Full text
Abstract:
A imigração de alemães menonitas para o Brasil, notadamente para o Paraná e para Santa Catarina, revestiu-se de um caráter bastante especial, em comparação com outros grupos imigrantes. Originários da Reforma Protestante do século XVI, os menonitas se constituíram num grupo religioso bastante fechado e que rejeitava o contato com o mundo secularizado. Seus fundamentos religiosos se basearam no anabatismo, que rejeitava a ordem constituída, em nível religioso e também na relação do cristão com o Estado. Por esse motivo, os menonitas passaram a ser fortemente perseguidos, o que os fez buscar colonizar áreas despovoadas na Europa e nas Américas, em colônias fechadas, autogovernadas, onde tudo, inclusive atividades econômicas, hospitais e escolas, estava sob seu controle. Esse isolamento levou-os a criar uma identidade religiosa e étnica muito própria e característica, em que a língua alemã exercia um papel de coesão do grupo e que se fundamentava numa produção de memória histórica bastante ampla. Apesar de pacifistas, muitas vezes os menonitas foram vistos como elementos perigosos que precisavam ser integrados pelos governos dos países em que residiam. Disso resultaram imigrações forçadas, como foi o caso dos menonitas que chegaram ao Brasil a partir de 1930, vindos da Rússia soviética. Nesse estudo, será analisado também de que forma os menonitas tentaram implementar um projeto de colonização, primeiro em Santa Catarina e depois no Paraná, que possibilitasse sua sobrevivência econômica, mas também permitisse a manutenção da identidade religiosa e étnica do grupo, privilegiando a produção de fontes pelo grupo.]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues dos Santos Silva, Jefferson, Matheus Kuckmanski Taveira, Anderson Azevedo Mesquita, Rodrigo Otáveio Peréa Serrano, and José Genivaldo do Vale Moreira. "CARACTERIZAÇÃO TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE, BRASIL." UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre 3, no. 1 (July 30, 2021): 12. http://dx.doi.org/10.47418/uaquiri.vol3.n1.2021.4585.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo realizar diagnóstico do comportamento dos registros pluviométricos mensal e anual na cidade de Cruzeiro do Sul, Acre, ocorridos entre os anos de 1970 a 2019, a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, que são importantes ferramentas de análise exploratória para variáveis quantitativas contínuas. Estatísticas como média e Coeficiente de Variação, além de técnicas gráficas foram destacadas como elementos de apoio à tomada de decisão em relação ao comportamento da precipitação pluviométrica registrada para a localidade em estudo. Os resultados convergiram para a confirmação de um período seco, compreendido de maio a setembro, além de um período notadamente chuvoso, de outubro a abril. O valor médio mensal de precipitação foi de 178,1 mm, tendo o mês de março o maior valor médio de precipitação total mensal, enquanto o menor valor médio foi registrado no mês de julho. Os resultados permitiram concluir que os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março apresentam as menores variações pluviométricas para os 49 anos avaliados, com coeficientes de variação menor o igual a 35,95%. Além disso foi verificado que a precipitação mensal registrada para Cruzeiro do Sul apresentou grande variabilidade, com intervalo de 32,38% a 71,65% no coeficiente de variação, tendo o maior valor atribuído ao período seco (baixo valor médio de precipitação total) e o menor valor associado ao período chuvoso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Volpato, Marcelo de Oliveira. "Gêneros e formatos no ciberjornalismo do interior paulista brasileiro." Media & Jornalismo 21, no. 38 (April 20, 2021): 185–203. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_38_9.

Full text
Abstract:
Ao apresentar parte de resultados de pesquisa mais ampla (Autor, 2019), este texto procura inserir os estudos de gêneros e formatos jornalísticos no âmbito do jornalismo para internet praticado no interior paulista brasileiro. Utiliza-se da categorização trazida por Marques de Melo e Assis (2016) e conceitos sobre jornalismo local e ciberjornalismo de proximidade para estudar os conteúdos online de três jornais — Jornal da Cidade (Bauru), Cruzeiro do Sul (Sorocaba) e Correio Popular (Campinas). Serve-se de revisão bibliográfica, estudo de casos múltiplos, entrevistas semiestruturadas e análise quantitativa de conteúdo, com objetivo de categorizar as proporções entre os diferentes gêneros e formatos jornalísticos. Considera-se que os casos estudados buscam reproduzir aspectos e práticas da imprensa nacional e, quanto aos formatos de conteúdos, trazem predomínio para o gênero informativo e formatos de notícias e notas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jesus, Djanires Lageano Neto de, Débora Fittipaldi Gonçalves, and Marta Regina da Silva-Melo. "Perspectivas das territorialidades e desenvolvimento do turismo de experiência em Mato Grosso do Sul, Brasil." ENTRE-LUGAR 9, no. 18 (December 14, 2018): 14–36. http://dx.doi.org/10.30612/el.v9i18.8883.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo investigar elementos de territorialidade e desenvolvimento regional/local das cidades indutoras de turismo em Mato Grosso do Sul, na busca de possíveis relações e possibilidades para a implantação do segmento Turismo de Experiência. A metodologia proposta foi baseada na investigação qualitativa de caráter descritiva, bibliográfica, documental e social, integrando o grupo de pesquisas de ordem qualitativa. Os resultados parciais caracterizam o mapa turístico de Mato Grosso do Sul, a partir das cidades indutoras de turismo (Campo Grande, Bonito e Corumbá) previstas na Política Nacional de Turismo, mediante os aspectos interculturais e multidimensionais de desenvolvimento local/regional, além de relacionar propostas e atividades de experiência turística no território sul-mato-grossense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Parra, Felipe. "Jornalismo científico, representações sociais e estigmatização." Journal of Social Sciences, Humanities and Research in Education 3, no. 1 (June 30, 2020): 38–47. http://dx.doi.org/10.46866/josshe.2020.v3.n1.86.

Full text
Abstract:
O presente texto corresponde a uma crítica sobre notícias que difundiram informações sobre as rádios livres sorocabanas. Em específico, pretende-se cruzar registros jornalísticos com os depoimentos de pessoas que tiveram suas próprias emissoras caseiras de radiodifusão em Sorocaba na década de 1980, 1990 e 2000. Para tanto, utiliza-se a análise documental para estudar duas matérias publicadas no jornal O Cruzeiro do Sul. Quanto aos depoimentos dos realizadores dessas rádios livres, recorre-se ao uso da história oral temática e de entrevistas semiestruturadas como metodologias de investigação. As resultantes indicam que houve um esforço por meio da mídia impressa para criar um estereótipo negativo das emissoras clandestinas de Sorocaba. Contudo, nota-se uma mudança no discurso a respeito das radiodifusoras independentes do município paulista quando tais iniciativas adquiriram notoriedade nacional e internacional. (Imagem de Krzysztof Pluta por Pixabay)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souto Maior, Luiz A. P. "O Brasil e o regionalismo continental frente a uma ordem mundial em transição." Revista Brasileira de Política Internacional 49, no. 2 (December 2006): 42–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-73292006000200003.

Full text
Abstract:
No artigo aborda-se a questão de em que medida as mudanças ocorridas no cenário nacional e internacional justificam que o Brasil leve adiante uma política externa de potência emergente, no nosso continente e no mundo. Para fundamentar suas conclusões, o artigo considera alguns aspectos relevantes da política mundial desde o fim da Segunda Guerra Mundial, bem como a importância de uma base regional para o exercício de uma política internacional mais assertiva e os desafios que isso nos coloca, particularmente na América do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gadelha, Carlos Augusto Grabois, and Laís Costa. "Integração de fronteiras: a saúde no contexto de uma política nacional de desenvolvimento." Cadernos de Saúde Pública 23, suppl 2 (2007): S214—S226. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2007001400011.

Full text
Abstract:
As fronteiras do Brasil com os países da América do Sul foram, nas últimas décadas, associadas a uma agenda negativa de intervenção pública com o intuito quase exclusivo de garantir a segurança nacional por meio da imposição de restrições de toda ordem. No presente século, com uma progressiva e lenta mudança no paradigma geopolítico, a integração entre as nações do continente passa a ser vista como prioritária. A região de fronteira, como ponto crítico desse processo de integração, passa a configurar uma área estratégica para a integração sul-americana, entrando na agenda de desenvolvimento dos Estados nacionais. Nesse novo contexto, o artigo procura subsidiar a aproximação do campo da saúde com o do desenvolvimento regional, com foco na região de fronteira, caminhando num sentido duplo: de um lado traz a agenda de desenvolvimento para o campo da saúde e, de outro, fornece pistas de como as ações em saúde podem contribuir para uma perspectiva mais geral de desenvolvimento e integração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Emperaire, Laure, Ludivine Eloy, and Ana Carolina Seixas. "Redes e observatórios da agrobiodiversidade, como e para quem? Uma abordagem exploratória na região de Cruzeiro do Sul, Acre." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 11, no. 1 (April 2016): 159–92. http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222016000100009.

Full text
Abstract:
Resumo A diversidade de plantas cultivadas, selecionadas e conservadas pelos agricultores tradicionais, é de interesse tanto local quanto nacional, além de constituir um patrimônio biológico e cultural. No caso da Amazônia, apesar de atualmente dispormos de uma suma de dados sobre a agrobiodiversidade, a diversidade das opções metodológicas mobilizadas torna difícil uma visão sintética de suas dinâmicas. Para entendê-las, torna-se imprescindível assegurar um monitoramento, em longo prazo, de localidades sentinelas ou observatórios, e construir indicadores a serem compartilhados entre populações locais, pesquisadores e formuladores de políticas públicas. Como exemplo, propomos uma abordagem exploratória da agrobiodiversidade levantada junto a 52 agricultores de duas comunidades da região de Cruzeiro do Sul (Acre), a partir de uma abordagem qualitativa sobre as formas locais de denominação das plantas e quantitativa, fundamentada sobre a medida da riqueza (número de espécies ou variedades presentes). A amplitude da riqueza é de 338 plantas, principalmente variedades locais, levantadas com uma alta frequência de espécies ou de variedades apenas cultivadas por um ou dois agricultores, sua estruturação é marcada pela presença de um modelo aninhado, sendo evidenciado o núcleo de plantas de maior coesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brene, Paulo Rogério Alves, Ronaldo Raemy Rangel, Renan Henrique Luquini, Umberto Antonio Sesso Filho, and Cleverson Neves. "Evolução dos índices socioeconômicos e fatores motivadores de investimentos no município de Jaraguá do Sul/SC." Geosul 33, no. 66 (March 2, 2018): 215–45. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n66p215.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar os indicadores socioeconômicos do município de Jaraguá do Sul destacando a evolução da estrutura produtiva, assim como levantar, a partir da perspectiva do empresariado do município, os fatores motivacionais de investimentos. No tocante à metodologia, destacam-se o uso de dados secundários de órgãos de pesquis e a pesquisa estruturada (entrevistas), e como ferramenta analítica utilizou-se do cálculo dos índices de correlação, mais especificamente os de Pearson (valor) e de Spearman (posto/ordem). O foco do cálculo desses indicadores foi medir a proximidade das características de Jaraguá do Sul com outros municípios. Como resultado, destaca-se que se deve ter reserva quanto à comparação entre o município de Jaraguá do Sul e outros do estado de Santa Catarina e que a estrutura produtiva observada no município está acima da média nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul"

1

Nascimento, Maria Janaina de Oliveira Gordiano. "Avaliação da implementação e resultados da política nacional de educação especial nas escolas estaduais de Cruzeiro do Sul - Acre." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/435.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-01-19T14:56:20Z No. of bitstreams: 1 mariajanainadeoliveiragordianonascimento.pdf: 1006868 bytes, checksum: c83735682bff6843f581720fda03e780 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-01-25T17:59:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mariajanainadeoliveiragordianonascimento.pdf: 1006868 bytes, checksum: c83735682bff6843f581720fda03e780 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-25T17:59:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mariajanainadeoliveiragordianonascimento.pdf: 1006868 bytes, checksum: c83735682bff6843f581720fda03e780 (MD5) Previous issue date: 2014-08-12
Esta dissertação objetiva descrever e analisar o processo de implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Cruzeiro do Sul no estado do Acre e propor um plano de ação para os trabalhos com a inclusão de alunos com deficiência. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa documental, realizada por meio da análise e estudo da política, da legislação vigente, de dados do censo escolar e dos relatórios anuais enviados pelas escolas ao setor da secretaria responsável pela educação especial, o NAPI (Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão). Foram aplicados questionários aos professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e intérpretes. Realizou-se posteriormente, entrevistas com o coordenador geral do NAPI e com dois dos orientadores que acompanham e dão suporte aos professores de AEE intérpretes e atendentes pessoais. Ao longo dos capítulos é possível verificar como o processo de implementação da política nacional de educação especial ocorreu nas escolas estaduais de Cruzeiro do Sul, os avanços conquistados e o que, ainda, merece aprofundamento e melhorias. As reflexões são realizadas a fim de corroborarem com as proposições apresentadas com o intuito de aprimorar os trabalhos oferecidos nas escolas estaduais do município.
This paper aims to describe and analyze the process of implementation of the National Policy on Special Educacion in the context of inclusive education in the city of Cruzeiro do Sul in the state of Acre and propose an action plan to work with the inclusion of students with disabilities. The methodology consisted of a documental research, carried out by means of the analysis and study of the policy, the existing legislation, the school census and annual reports sent by the school to the sector of the secretary responsible for special education, the NAPI (Nucleum for Pedagogical Support the Inclusion). Surveys were applied to teachers of AEE (Educational Specialist Attendance) and interpreters. Subsequently, interviews were held with the general coordinator of the NAPI and with two of supervisors accompanying and supporting the teachers of AEE, interpreters and personal attendants. Over the chapters it is possible to verify how the process of implementation of the National policy on Special education was realized in the state school in Cruzeiro do Sul, the advances achievements and that, still, deserves further development and improvements. The reflections are carried out in order to corroborate with the aim of improving the work offered in the state school of the district.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Matos, Kleber Gesteira e. "Ordem e progresso na Amazonia : o discurso militar indigenista." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8453.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2010.
Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-06-17T22:35:28Z No. of bitstreams: 1 2010_KleberGesteiraeMatos.pdf: 4098987 bytes, checksum: 27a04b9ca1063af08e0388c8e6daf5ad (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-06-17T22:36:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_KleberGesteiraeMatos.pdf: 4098987 bytes, checksum: 27a04b9ca1063af08e0388c8e6daf5ad (MD5)
Made available in DSpace on 2011-06-17T22:36:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_KleberGesteiraeMatos.pdf: 4098987 bytes, checksum: 27a04b9ca1063af08e0388c8e6daf5ad (MD5)
Esta dissertação aborda o discurso do Exército brasileiro sobre os povos indígenas na Amazônia. O período de abrangência dos dados foi escolhido em função de dois fatos significativos a respeito das interações entre militares e indígenas: a construção da rodovia Perimetral Norte, no início da década de 1970, em Roraima, e as manifestações públicas de generais contra a demarcação e homologação, em terras contínuas, da Raposa Serra do Sol no decorrer do ano de 2008, até a conclusão do procedimento de regularização fundiária deste território em 2009. Dentre os setores que formulam representações a respeito dos índios, os militares figuram entre aqueles de maior expressão histórica, política e ideológica. No entanto, esta questão tem sido pouco contemplada nos programas de pesquisa no Brasil. A investigação captou expressões do discurso militar indigenista em diversas fontes: discursos organizados em projetos, exposição de motivos, estatutos, decretos e textos legais; entrevistas de oficiais do Exército concedidas aos meios de comunicação; discursos, voltados para a própria corporação, registrados em boletins, revistas institucionais e no site da Força Terrestre; palestras, amparadas pela projeção de slides feitas por generais em eventos públicos; registro e análise do depoimento de um general abordando a questão indígena; discursos pronunciados por militares no Congresso Nacional; análise de ícones e insígnias de unidades militares estampados em bandeiras, uniformes, placas, folhetos, publicações, constituindo um discurso imagético que também se refere aos povos indígenas. Na primeira parte da dissertação (Capítulo 1), precedendo a análise deste amplo conjunto de dados, foi realizada uma contextualização diacrônica sobre os antecedentes discursivos da representação militar sobre os índios. No desenvolvimento do texto, procura-se evidenciar que o discurso militar produz confinamentos, disciplina corpos e mentes, busca a redefinição de direitos e territórios indígenas. Esta proposição revela que falar é fazer algo, dessa forma, os discursos militares produzem realidades e conseqüências, muitas vezes desastrosas, sobre aqueles de quem se fala. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation addresses the Brazilian army‘s discourse on indigenous peoples in Amazonia. The time period of the data collected and analyzed was chosen because of two significant facts regarding the interactions between the army and indigenous peoples: the construction of the ‗Perimetral Norte‘ highway in the early 1970s, in the Brazilian state of Roraima, and the public demonstrations of the generals against the demarcation and homologation of the indigenous land ‗Raposa Serra do Sol‘, during the year 2008, until the completion of the procedure for regularization of this territory in 2009. Although the military sector is one of those with higher historic, political and ideological expression that creates representations about the indigenous peoples in Brazil, this question has been rarely addressed in academic researches. This study investigates the expressions of the military discourse on indigenous peoples in several sources: speeches organized into projects, explanatory memorandum, statutes, decrees and legal texts; interviews with Army officials granted to the media; speeches addressed to the corporation itself, newsletters, institutional magazines and the Força Terrestre (Ground Force) website; lectures supported by the use of slides made by generals in public events; recording and analysis of the testimony of a general about the ‗indigenous issue‘; speeches by military in Brazilian Congress; analysis of icons and badges of military units printed on flags, uniforms, cards, brochures, publications, constituting also an imagery discourse that refers to indigenous peoples. In the first chapter of the dissertation, preceding the analysis of this large data set, a diachronic contextualization of the discursive background of the military representation concerning indigenous peoples is presented. In the development of the argumentation, it is demonstrated that the military discourse produces confinement, disciplines bodies and minds, tries to redefine indigenous rights and territories. This proposition reveals that talking is doing something. In this way, military discourses produce realities and consequences, often disastrous, for those of whom they speak.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Luiz, Xavier do Nascimento João. "Monitoramento de aves migratórias da ordem charadriiformes no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Rio Grande do Sul." Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8373.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T22:59:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo413_1.pdf: 1808144 bytes, checksum: 0d01105122555479b2b2b6d248c9fed5 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
O Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no sul do Brasil, foi criado como garantia de refúgio para aves migratórias. Com o objetivo de avaliar a importância do local para o condicionamento pré-migratório de cinco espécies de Charadriiformes (Charadrius semipalmatus, Calidris alba, Calidris pusilla, Calidris fuscicollis e Sterna hirundo), utilizou-se dados coletados em diferentes anos, de 1993 a 2007, para o monitoramento das espécies, considerando duas variáveis, a gordura acumulada e o estado da plumagem. Também revisou-se as rotas migratórias das quatro primeiras espécies. Comparou-se a massa média das aves no período de sua chegada ao Sul do Brasil e na migração para o Norte. Dados de massa e comprimento de asa foram utilizados para cálculos de capacidade de vôo de C. semipalmatus, C. alba, C. pusilla e C. fuscicollis. De S. hirundo também avaliou-se o estado de conservação das penas de vôo e os tipos de plumagens ocorrentes na população capturada em abril e analisouse as proporções de indivíduos capturados, por idade, para confirmar a predominância de adultos e, a origem das aves recuperadas em 2006 e 2007, para avaliar se a maioria das aves era da costa norte-americana. Verificou-se que os valores médios de massas das cinco espécies aumentaram nos meses de abril e maio, confirmando a expectativa de acúmulo de reservas energéticas pelas aves no período de preparação para migrar. Dos C. semipalmatus, mais de 70% da população em estudo apresentou valores positivos de capacidade de vôo, em distâncias de até 3.598 km em abril e maio e, já no primeiro terço de abril verificou-se aumento na proporção de aves com potencial para voar 1.000 km e maiores. O mesmo foi verificado para C. alba a partir do segundo terço do mês. O maior valor de capacidade de vôo obtido para C. alba foi de 2.010 km. Mais da metade da população de C. pusilla capturada a partir do segundo terço de abril apresentou valores positivos de capacidade de vôo, cuja proporção seguiu aumentando até maio. O maior valor de capacidade de vôo para a espécie obtido no estudo foi de 3.500 km. Dos C. fuscicollis também verificou-se tendência de aumento em abril, acentuada a partir do dia 21, e com a predominância de indivíduos capazes de empreender vôos de 1000 km ou mais, localizados também a partir dos 25 dias após 1º de abril. A maior capacidade de vôo calculada para C. fuscicollis foi de 4.130 km. De S. hirundo, as aves de abril estavam em final de muda das penas de vôo, tendo sido registrados alguns indivíduos mudando em seqüências simultâneas distintas tanto nas asas quanto nas caudas, caracterizando 2 centros de mudas para rêmiges e retrizes. Em abril as aves estavam iniciando a aquisição da plumagem nupcial. Do total de aves capturadas, 90% eram adultas. Das 9 recuperações, 8 foram anilhadas nos Estados Unidos, em New York (7), e Mayne (1). A utilização preferencial da rota migratória do Oceano Atlântico tanto no sentido Norte-Sul, quanto Sul-Norte foi confirmada para C. semipalmatus, C. alba, C. pusilla e C. fuscicollis. No período de estudo, o Parque Nacional Lagoa do Peixe foi de importância fundamental para o condicionamento pré-migratório de Charadrius semipalmatus, Calidris alba, Calidris pusilla, Calidris fuscicollis e Sterna hirundo, propiciando os nutrientes necessários às mudas de penas e acúmulo de reservas energéticas para iniciar a migração a partir de abril
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Trindade, Iole Maria Faviero. "A invenção de uma nova ordem para as cartilhas : Ser Maternal, Nacional e Mestra : Queres Ler?" reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2001. http://hdl.handle.net/10183/1891.

Full text
Abstract:
Esta Tese trata de discursos e representações presentes nas cartilhas ou primeiros livros usados na alfabetização no Estado do Rio Grande do Sul, entre 1890 e 1930. A partir do campo dos Estudos Culturais e das contribuições dos estudos pós-modernos, pósestruturalistas e da Análise Crítica do Discurso, em sua vertente foucaultiana, analiso discursos e representações que aparecem nessas obras, examinando também de que forma se harmonizam/circulam por outros discursos da época ou por narrativas que hoje se fazem deles/as. Metodologicamente, privilegio a interpretação textual, incluindo, além das cartilhas, outras fontes documentais, para contextualização desse período histórico. Organizo a análise em seis capítulos. No capítulo Em busca dos começos, discuto a “originalidade” da Cartilha maternal e do método de ensino da leitura que a orienta, de autoria do poeta luso João de Deus, considerando que tal obra é produto da interconexão de discursos e textos lusos, sob forte influência da produção metodológica francesa. Tal análise tem em vista contextualizar, em parte, a opção que o governo gaúcho fez de adoção oficial do método João de Deus. Cabe ao capítulo Progredir, melhorando a contextualização do projeto de Instrução Pública do Estado durante a primeira república, em seus contornos positivistas de valorização da pedagogia moderna A construção de escolas monumentais, a substituição da mobília escolar e a aquisição de material didático, próprios ao método de ensino intuitivo, ao método de leitura João de Deus e ao modo de ensino simultâneo, dão materialidade à reforma instituída. O capítulo O circuito cultural das cartilhas contempla a discussão de prescrições para o exame, aprovação e adoção de cartilhas e a análise de documentos de controle de sua distribuição às escolas públicas nesse período, já que custos de importação e edição impediam a aquisição da cartilha lusa, sendo esta substituída por cartilhas gaúchas. O capítulo A unidade de métodos e de doutrinas através de contrafações, similaridades e adaptações visibiliza, pela análise das lições de cartilhas adotadas - Maternal, Nacional e Mestra -, métodos de ensino da leitura e da escrita que orientavam a sua produção e de que maneira elas se aproximavam da obra “original” de João de Deus e de discursos que vigoravam à época Deslocamentos nos discursos sobre leitura e escrita podem ser evidenciados no primeiro livro Queres ler?, que suplantaria a Cartilha maternal. O capítulo A formação da identidade nacional nas páginas das cartilhas discute a valorização da língua, vultos e símbolos, para construção da unidade nacional republicana, bem como a comemoração de datas cívicas e o uso de apetrechos escolares nacionalizadores. O capítulo A escolarização da educação e da alfabetização trata da reinvenção desses conceitos, transpostos também para as lições das cartilhas, evidenciando como esses textos culturais contribuíram para formar o sujeito “civilizado”, isto é, o/a bom filho/a, bom/a aluno/a, e, por conseqüência, o/a bom/a trabalhador/a, o/a bom/a cidadão e o/a bom/a brasileiro/a. Concluo, por fim, com esta pesquisa, que as cartilhas fizeram parte de uma cadeia de produção cultural, sendo sua intertextualidade marcada pelo impacto da interdiscursividade da modernidade republicana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tognarelli, Vanda Rutkowski. "Avaliação institucional do processo construído à vivência do SINAES: a consolidação do "sujeito coletivo institucional"." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10216.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:32:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vanda Rutkowski Tognarelli.pdf: 2056341 bytes, checksum: f0401dd90635ce47713b598104905ded (MD5) Previous issue date: 2010-05-28
This investigation, whose genesis arose from an intentional research-action planned within the context of Brazilian Higher Education Evaluation, aims at suggesting alternatives for differential practices in exercising the processes of Institutional Evaluation. This study, conducted within the universe of Cruzeiro do Sul University, a private institution of Higher Education in São Paulo city, reexamined the theoretical discourse and the practice historically institutionalized along the implementation of the self-evaluation processes and pointed out evidences to other possibilities of thinking and acting within this knowledge area. Even being aware of the limits partial experiences face in relation to a crystallized culture in the evaluation area, this study insists on the importance of putting aside the same way of doing things, the repetition of bureaucratic and alienated actions which are implicit in the majority of the evaluation processes and, at the same time, it proposes critical and innovative practices. For doing so, it was indispensable the exercise of participation and the collective construction of the knowledge through proposals which had meaning and significance for the involved people, making them subject of the processes in which they took part. The evaluation process should have elements able to revealing what is essential in the relations among the subjects and their professional identities in the environment in which it is revealed. In the collaborative practice, the subjects, in this thesis nominated as institutional collective subjects , have built up their own knowledge and have opened up ways to deal with the effects of power which permeates the policies which direct the Higher Education Evaluation. Building up specific knowledge, based on an own methodology, made us able to identify in public policies, in this case the implementation of the National System of Higher Education Evaluation SINAES, some possibilities to consolidate a different proposal in selfevaluation process. The results of the experience justified the usage of the institutional evaluation space as a way for the acting of the subjects, promoting actions of consolidation and visibility of the institutional quality
Esta investigação, cuja gênese surgiu de uma pesquisa-ação intencional e planejada no contexto da Avaliação da Educação Superior Brasileira, objetiva sugerir alternativas para práticas diferenciadas no exercício de processos de Avaliação Institucional. Este estudo, inserido no universo da Universidade Cruzeiro do Sul, uma instituição particular de ensino superior da cidade de São Paulo, reexaminou o discurso teórico e a prática instituída historicamente na implantação de processos de autoavaliação e deu evidência a outras possibilidades de se pensar e agir nesta área do conhecimento. Mesmo ciente dos limites que as experiências parciais encontram diante da cultura enraizada na área avaliativa, o estudo insiste sobre a importância de se transpor a mesmice, a repetição do rosário burocrático e alienante implícito na maioria dos processos avaliativos, bem como propõe práticas críticas e inovadoras. Para tanto, mostrou ser imprescindível o exercício da participação, da construção coletiva do conhecimento por meio de propostas que tenham sentido e significado aos envolvidos tornando-os sujeitos dos processos em que se inserem. O processo avaliativo deve ter elementos capazes de desvelar o que é essencial nas relações entre os sujeitos e suas identidades profissionais no ambiente em que esta se revela. Na prática participativa, os sujeitos, que nesta tese denomino sujeito coletivo institucional , construíram seus próprios saberes e abriram caminhos para lidar com os efeitos do poder que impera nas políticas que direcionam a Avaliação da Educação Superior. Construir conhecimentos específicos, ancorados por uma metodologia própria, capacitou-nos para identificar nas políticas públicas, no caso a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, aberturas para consolidar uma proposta diferenciada em processo autoavaliativo. Os resultados da experiência justificaram a utilização do espaço da avaliação institucional como meio para a atuação dos sujeitos, proporcionando ações de consolidação e visibilidade da qualidade institucional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul"

1

Koga, Arisa, Gabriela Novais Guesso, and Rodrigo Tartari. "SAZONALIDADE MICROMETEOROLÓGICA E A CHEGADA DE UM EVENTO DE FRIAGEM NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 61–74. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060904.

Full text
Abstract:
Sazonalmente, massas de ar frio provenientes do sul do continente atingem a região do sudoeste da Amazônia Brasileira em alguns dias do ano. Estes eventos são capazes de ocasionar perturbação atmosférica e alterar os parâmetros micrometeorológicos de forma a influenciar na vida biológica da floresta. O objetivo deste trabalho foi descrever a sazonalidade micrometeorológica, bem como a chegada de um evento de friagem e seus efeitos na região do município de Humaitá-AM, para o ano de 2017. Foram utilizados dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A precipitação total foi de 2710,6 mm.ano-1, sendo sua sazonalidade bem definida por duas estações características, seca e chuvosa. A umidade relativa do ar manteve-se com padrões típicos da região na ordem de 70-90% durante todo o ano. A radiação solar global incidente apresentou o menor valor no período de seca e o maior na transição do período seco para o chuvoso. A temperatura máxima atingiu valores na ordem de 35 ºC, e a pressão e velocidade do vento demonstraram um aumento expressivo no mês de julho e valores mínimos em novembro. O evento da passagem da friagem gerou alterações em todos os parâmetros analisados, com queda brusca na temperatura e aumento na pressão e velocidade dos ventos. A umidade relativa do ar apresentou valores baixos devido a friagem ter massa de ar seca e fria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography