Academic literature on the topic 'Organização da Mulher Moçambicana'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Organização da Mulher Moçambicana.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Organização da Mulher Moçambicana"

1

Araújo, Nathalia Guedes de, and Maria Teresa Salgado Guimarães da Silva. "O silêncio-voz: as mulheres de Neighbours, De Lília Momplé." outra travessia 2, no. 28 (2021): 113–29. http://dx.doi.org/10.5007/2176-8552.2019.e73657.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar o romance Neighbours (1995) da escritora moçambicana Lília Momplé. A narrativa se passa em Moçambique, no ano de 1985, em três apartamentos marcados centralmente por mulheres, e tem como pano de fundo a organização de um raid assassino por agentes do Apartheid da África do Sul, junto a moçambicanos, a fim de desestabilizar o governo da época e trazer questionamentos ao povo. Em nossa leitura, pretendemos discutir o papel do silêncio das personagens femininas, amparando-nos nos textos de Chimamanda Ngozi Adichie (2015), bell hooks (2017), Michelle Pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Murambire, Ângela Paula de Albuquerque, and Hélia Maria Alberto. "O Direito de amamentação da mulher na função pública moçambicana e o aleitamento exclusivo." Brazilian Journal of Development 9, no. 1 (2023): 6031–52. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n1-409.

Full text
Abstract:
Os direitos das mulheres continuam ainda nesta era a representar desafios em várias vertentes da vida social. O sistema do patriarcado enraizado na instituição primária até a do mais alto nível continua a afectar os direitos das mulheres com impacto na sua vida e a dos seus filhos. As mulheres trabalhadoras das instituições públicas depois do parto tem três meses de licença de maternidade para cuidar da criança recém-nascida e querendo podem requerer mais um mês de férias para o efeito, nos termos do art. 100 do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado. O aleitamento materno é ideal
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Caldas, Nathalya Stephanni Silva Teixeira e. "A marginalização da mulher moçambicana durante o período de colonização: uma análise do poema Moça das Docas de Noémia de Sousa." Brazilian Journal of Development 11, no. 3 (2025): e78365. https://doi.org/10.34117/bjdv11n3-022.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de uma avaliação final de pós-graduação e tem como objetivo analisar e discutir a marginalização da mulher moçambicana dentro do contexto de colonização de Moçambique. Dessa maneira, pretendemos desenvolver uma análise da questão da marginalização da mulher moçambicana dentro do poema Moça das docas de Noémia de Sousa, que trata especificamente das mulheres que viviam em contexto de prostituição. Essa pesquisa foi marcada por uma investigação bibliográfica qualitativa, em que foram utilizados materiais, discussões e livros que aprofundassem a discussão sobre a marginali
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de. "Da Cosmopercepção ao Mulherismo:." Scripta 28, no. 64 (2024): 266–86. https://doi.org/10.5752/p.2358-3428.2024v28n64p266-286.

Full text
Abstract:
Nossa proposta é desenvolver uma análise do livro Cães à estrada e poetas à morgue (2022), da escritora moçambicana Deusa d’África. Para fundamentar nossas reflexões sobre o referido corpus, vamos nos ancorar nos posicionamentos críticos de Paulina Chiziane (2013) sobre escrita moçambicana de autoria feminina, de Clenora Hudson-Weems (2020) sobre mulherismo Africana e de Oyeronké Oyewumi (2021) sobre cosmopercepção. A poesia da escritora moçambicana Deusa D’África mostra um exercício continuum do projeto de moçambicanidade a partir de um discurso que se organiza no feminino no sentido de terri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vantitia, Felismina João Baptista, Isabel Castilho Palhano, Hemili Taynara Maruim, Rosiane Machado da Silva, and Regiane Hartmann Garcia. "Convergências da mulher brasileira e da moçambicana no trabalho (1990- 1999)." Revista HISTEDBR On-line 24 (April 15, 2024): e024014. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673557.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar as relações de trabalho das mulheres, traçando as semelhanças e as diferenças por meio da imprensa, no contexto brasileiro, mais especificamente no estado do Paraná, na cidade de Ponta Grossa, comparando com excertos da imprensa moçambicana. Neste estudo, adotamos como viés de análise a perspectiva metodológica da abordagem teórica histórico-crítica. Assim, os posicionamentos teóricos de Karl Marx e Friedrich Engels ganham destaque em relação à análise sobre o trabalho e suas contradições, presentes no contexto político e econômico de uma sociedade capita
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cardoso, Mariana Motta Campinho, and Renata Flavia da Silva. "Da assimilada à mãe Africa: representações do feminismo em O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane." Via Atlântica, no. 39 (September 20, 2021): 131–60. http://dx.doi.org/10.11606/va.i39.174891.

Full text
Abstract:
À luz de teóricos como Stuart Hall, Albert Memmi, Kabenguele Munanga e outros, este artigo propõe uma análise das personagens femininas centrais do romance O alegre Canto da Perdiz da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Na presente leitura, é levado em conta o resgate da história e da memória cultural de Moçambique relacionadas ao regime colonial e ao processo de descolonização. Nesse sentido, são privilegiadas as análises de duas representações ligadas a tais processos: a mulher assimilada e a mulher sacralizada na figura de mãe África.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MALOA, TÓME MIRANDA, and JOAQUIM MIRANDA MALOA. "A HISTÓRIA DA ECONOMIA SOCIALISTA MOÇAMBICANA." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 21, no. 38 (2024): 399–415. http://dx.doi.org/10.18817/ot.v21i38.1156.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo caracterizar a economia moçambicana que decorreu entre os anos de 1975 a 1990, período que se convencionou chamar de socialista, em que o governo pós-colonial adotou o Marxismo-Leninismo como instrumento político e ideológico de exercício do poder económico, político e social, seguidos pelos países socialistas, como a URSS, Iugoslávia, Bulgária, Checoslováquia, Alemanha Oriental (RDA), Hungria, Polônia, China, Cuba, etc. Influenciando o governo a recriar reformas de desenvolvimento baseadas nas experiências dos países socialistas. Este artigo se focou na pesquisa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Carvalho, Isaías Francisco Francisco. "A poética do outro em Niketche: figuras de alteridade na literatura moçambicana." MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 2, no. 46 (2017): 267. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i46.3882.

Full text
Abstract:
RESUMO: Analisa-se a condição da mulher negra moçambicana, no contexto da literatura pós-colonial, a partir da obra Niketche: uma história de poligamia (2004), enfocando-se as figuras de alteridade presentes na narrativa. O ponto fulcral da análise reside no estudo da poética do outro, afirmando-se a importância de se narrar a si mesmo ao suplantar o não-dizer do feminino negro. Graças à proeminência dos estudos pós-coloniais, esse Outro permanece em suspenso, ocupando um espaço intervalar, e passa a questionar a história única narrada sobre si. A personagem Rami, velha imagem outrizada, se de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Chingore, Tiago. "Empoderamento e equidade de género: os desafios atuais da mulher moçambicana." Dialogia, no. 37 (April 27, 2021): e17592. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n37.17592.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva debruçar sobre “empoderamento e equidade de género: os desafios actuais da mulher em Moçambique”. A representação política delas pode ser vista com um processo contínuo de disputas, controvérsias e, nas últimas décadas, de alguns progressos em termos de igualdade formal. Significa que, atualmente, a mulher possui o direito legal de participar e representar as instâncias políticas. A mulher contemporânea, a partir de suas conquistas nos vários aspetos sociais, culturais, econômicos e políticos, depara-se com a necessidade de reformular seus papéis no desempenho de tar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

David, Nismária Alves. "A mulher na cena literária em Paulina Chiziane e Conceição Evaristo: diálogos de resistência." Revista Crioula, no. 20 (December 20, 2017): 286. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.137540.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar os contos “As cicatrizes do amor”, da escritora moçambicana Paulina Chiziane, e “Quantos filhos Natalina teve?”, da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo. Para tanto, considera o conceito de gênero como categoria de análise. Ambas as autoras evidenciam a mulher na cena literária e é possível reconhecer, em seus textos, diálogos de resistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Organização da Mulher Moçambicana"

1

TEIXEIRA, R. D. S. "QUESTÕES DE GÊNERO NA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE MOÇAMBICANA: A MULHER EM XEQUE EM NIKETCHE: UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA DE PAULINA CHIZIANE." Universidade Federal do Espírito Santo, 2018. http://repositorio.ufes.br/handle/10/9225.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-08-01T23:43:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_12046_Dissertação.pdf: 741776 bytes, checksum: ed21e7fb6adbf82585936279f7213d6f (MD5) Previous issue date: 2018-05-03<br>O romance Niketche: uma história de poligamia, da autora moçambicana Paulina Chiziane, apresenta ao leitor as reflexões sobre o que é ser mulher negra em uma sociedade patriarcal e pós-colonizada. Nele são reveladas as incertezas e sofrimentos das mulheres moçambicanas que lutam pelo reconhecimento social e de si, buscando seu lugar em uma sociedade fragmentada pelas imposições da opressã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dantas, Luciana Neuma Silva Muniz Meira. "Identidade da mulher moçambicana nas obras de Noémia de Sousa e Paulina Chiziane." Universidade Estadual da Paraíba, 2011. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1759.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-09-25T12:19:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Neuma Silva Muniz Meira Dantas.pdf: 653029 bytes, checksum: 80fdaabde83b62046af46739cc661a56 (MD5) Previous issue date: 2011-04-07<br>This work aims to analyse the representation of Mozambican woman s voice during the Portuguese domination that made million of Africans slaves, injecting the inferiority of black race and the superiority of white race and culture, it was named civilized. During the period of colonization the presence of Portuguese in Mozambique affected the Mozambicans life mainly the woman w
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barros, Marcia Ester Zorzo. "Sindicatos rurais: organização e participação da mulher em Santa Catarina." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1990. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106311.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro tecnologico<br>Made available in DSpace on 2013-12-05T20:05:18Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1990Bitstream added on 2016-01-08T16:46:19Z : No. of bitstreams: 1 80808.pdf: 3082973 bytes, checksum: 7763e0812ad8e8ffe578406a0226ba81 (MD5)<br>A presente dissertação tem como objetivo reconstituir a história do sindicalismo rural no estado e Santa Catarina enfocando a participação das trabalhadoras nos organismos de classe. Primeiramente, preocupamo-nos com a tarefa de buscar as origens do sindicalismo e a h
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Simões, Ana de Matos. "Análise do Papel da Organização das Nações Unidas no Desenvolvimento dos Direitos da Mulher em Portugal - o Caso da CEDAW." Master's thesis, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/17614.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais<br>O princípio da não discriminação em função do sexo está há muito consagrado no Direito Internacional: começando pela Carta das Nações Unidas, na Declaração Universal dos Direitos do Homem e nos dois principais Pactos internacionais sobre direitos humanos: o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e o Pacto Internacional sobre Direitos Económicos, Sociais e Culturais. Em 1979 o princípio da não discriminação em função do sexo bem como outros direitos da mulher foram objecto de um tratado específico, a Convenção sobre a Elimi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barbosa, Karla Maria da Silva. "Feminismo e Emancipação Feminina: Um estudo sobre a concepção da emancipação da mulher negra na Bamidelê– Organização de Mulheres Negras da Paraíba." Universidade Federal da Paraíba, 2016. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/9758.

Full text
Abstract:
Submitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2018-02-02T13:18:05Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1031979 bytes, checksum: 49889da6b7f9f772fa097a152db58656 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-02-02T13:18:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1031979 bytes, checksum: 49889da6b7f9f772fa097a152db58656 (MD5) Previous issue date: 2016-06-30<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>As the historical process started to promote the different waves of feminism, other aspects also emerged based on the need for representat
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nina, Socorro de Fátima Moraes. "Trabalho, ambiente e saúde: cotidiano dos fazeres da mulher rural na Amazônia." Universidade Federal do Amazonas, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4212.

Full text
Abstract:
Submitted by Geyciane Santos (geyciane_thamires@hotmail.com) on 2015-06-26T15:39:42Z No. of bitstreams: 1 Tese-Socorro de Fátima Moraes Nina.pdf: 4456828 bytes, checksum: d88e4006d0732094356618935d4407a3 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2015-06-29T22:34:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese-Socorro de Fátima Moraes Nina.pdf: 4456828 bytes, checksum: d88e4006d0732094356618935d4407a3 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2015-06-29T22:43:43Z (G
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Amado, Maria Zélia Alves. "O trabalho da mulher nos agroecossistemas um estudo no projeto de assentamento Dandara Malhador (SE)." Universidade Federal de Sergipe, 2007. https://ri.ufs.br/handle/riufs/6627.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>At the last decade, the growth and actuation of brazilian woman in the work market has been extremely positive. In private, the performance of agricultural woman in the productive process of agriculture, assuring through the developed activities, contribution to the alimentary security. The research had for objective to describe the woman work in the agro ecosystems, aiming at subsidizing the planning of the institutions that act with woman in the context of familiar agriculture. It was developed a case study at the settlement proj
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Delgado, Maria Berenice Godinho. "A organização das mulheres na Central Única dos Trabalhadores: a Comissão Nacional sobre a Mulher Trabalhadora." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20244.

Full text
Abstract:
Submitted by Marlene Aparecida de Souza Cardozo (mcardozo@pucsp.br) on 2017-07-19T12:10:22Z No. of bitstreams: 1 Maria Berenice Godinho Delgado.pdf: 1018240 bytes, checksum: d562023a477ad1cf127dfbe7c2b2d674 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-07-19T12:10:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Berenice Godinho Delgado.pdf: 1018240 bytes, checksum: d562023a477ad1cf127dfbe7c2b2d674 (MD5) Previous issue date: 1996-05-03<br>The dissertation has no abstract<br>Este estudo constitui uma análise do processo de organização das mulheres na Central Única dos Trabalhadores (CUT), resgatando a tra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Barboza, Palacios Smilzinia Maritza. "A organização da mulher em torno a alimentação : uma aproximação socio-politica sobre os "comedores populares" em Lima, Peru." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281406.

Full text
Abstract:
Orientador: Niuvenius Junqueira Paoli<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas<br>Made available in DSpace on 2018-07-23T15:44:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BarbozaPalacios_SmilziniaMaritza_M.pdf: 6966157 bytes, checksum: 17cb23580fbc8c8ee81e7e929f553028 (MD5) Previous issue date: 1998<br>Resumo: Não informado<br>Abstract: Not informed<br>Mestrado<br>Mestre em Sociologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marques, Débora. "Os interrogatórios policiais da delegacia de repressão a crimes contra a mulher: fases e tarefas em uma perspectiva interacional." Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2009. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3492.

Full text
Abstract:
Submitted by isabela.moljf@hotmail.com (isabela.moljf@hotmail.com) on 2017-02-24T14:37:55Z No. of bitstreams: 1 deboramarques.pdf: 1655800 bytes, checksum: 53c0dd4460a3dca22dd0b14bb5e5d537 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-02-24T15:38:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 deboramarques.pdf: 1655800 bytes, checksum: 53c0dd4460a3dca22dd0b14bb5e5d537 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-02-24T15:38:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 deboramarques.pdf: 1655800 bytes, checksum: 53c0dd4460a3dca22dd0b14bb5e5d537 (MD5) Previous issue
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Organização da Mulher Moçambicana"

1

Moçambicana, Organização da Mulher. Estatutos e programa. OMM, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Josina, Maliqua, ed. Josina Machel: Ícona da emancipação da mulher moçambicana. ARPAC, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mondlane, Universidade Eduardo, and United Nations Fund for Population Activities, eds. Inquérito comportamento reprodutivo da mulher moçambicana: Cidade de Maputo, 1987. Ministério da Saúde, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Semana Teológico-Pastoral (11th 2006 Centro de Formação de Nazaré). A mulher na sociedade moçambicana actual: Centro de Formação de Nazaré, Actas da 11a Semana Teológica, Arquidiocese da Beira, 26-30 de junho 2006, Moçambique. Paulinas, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

OMSTEP 1975-1986: Trajetória : Pela revolução, lutaremos. Na reconstrução, estaremos presentes. [Conselho Nacional da Organização da Mulher de S. Tomé e Príncipe, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Contribuições dos profissionais de enfermagem e obstetrícia para a saúde da mulher. Relatos da Região das Américas. Pan American Health Organization, 2021. http://dx.doi.org/10.37774/9789275723647.

Full text
Abstract:
A Organização Pan-Americana da Saúde, em reconhecimento ao papel fundamental dos profissionais de enfermagem e de obstetrícia nos sistemas de saúde, decidiu publicar esses relatos para tornar visíveis as iniciativas e contribuições desses profissionais com foco na saúde da mulher. Esta publicação contribui para destacar o importante trabalho que realizam, em diferentes níveis de atenção e ambientes profissionais, e destaca a realidade da saúde da mulher nos países da Região das Américas. As atividades, histórias e casos relacionados ilustram o papel dos profissionais de enfermagem e de obstetr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guimarães, Paula Cristina David. Uma educadora republicana: a face desconhecida de Maria Lacerda de Moura. Editora UFMG, 2021. http://dx.doi.org/10.7476/9786558580829.

Full text
Abstract:
Este livro apresenta a face desconhecida de Maria Lacerda de Moura: a de professora republicana. No contexto da Barbacena do início do século XX, é apresentada a professora que iniciou sua carreira na Escola Normal da cidade, lugar onde mobilizou discursos, publicações e ações para validar a educação como condição primordial para a efetivação da república brasileira. Também é apresentada a reformadora social, que desafiou a sociedade patriarcal de seu tempo ao se colocar como intelectual e pesquisadora da educação, espaços pouco autorizados à mulher naquele período. Amparada na racionalidade c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tópicos em Gestão de Pessoas – Volume 1. Editora Poisson, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tópicos em Gestão de Pessoas – Volume 2. Editora Poisson, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins Rodrigues, Jorge José, and Maria Amélia André Marques. Ciências Socialmente Aplicáveis: Integrando Saberes e Abrindo Caminhos V. Editora Artemis, 2022. http://dx.doi.org/10.37572/edart_250822637.

Full text
Abstract:
O livro que ora se encontra nas vossas mãos, no seu quinto volume, é por tradição um livro de temática interdisciplinar e transdisciplinar no campo das ciências sociais aplicadas. É interdisciplinar porque cruza várias disciplinas do saber, ficando a sua transdisciplinaridade a dever-se aos múltiplos campos do conhecimento abrangidos por estes dezassete trabalhos, qual mosaico árabe. A metodologia seguida na organização do volume privilegiou os conteúdos dos artigos, procurando-se seguir uma lógica em que cada artigo possa contribuir para uma melhor compreensão do artigo seguinte, originando c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Organização da Mulher Moçambicana"

1

SOUZA, ANNA KAROLINA GOMES DE, GEOVANNA GABRYELE DOS SANTOS SILVA, ENELIC FERNANDA DOS SANTOS BARBOSA, RIAN RICARDO HENRIQUE DA SILVA, and GLÓRIA STÉPHANY SILVA DE ARAÚJO. "GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: DETERMINANTES SOCIAIS, SAÚDE REPRODUTIVA E IMPACTOS NA PERINATALIDADE." In SAÚDE DA MULHER E OBSTETRÍCIA: DO ENSINO À ASSISTÊNCIA, 7th ed. Editora Humanize, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5416747.7-6.

Full text
Abstract:
A adolescência segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é um período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. É uma etapa marcada por diversos conflitos, onde os jovens encontram-se em um momento de maturação psicológica e fisiológica, por exemplo, maiores mudanças nas emoções, organização e o início da puberdade (Simões, 2010).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

da Silva, Mariana Gomes, Davy Nascimento Gomes Galvão, João Alfredo Tenório Lins Guimarães, and Alessandra Plácido Lima Leite. "A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO CONTEXTO SOCIAL DA PANDEMIA DE COVID-19." In VIOLÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Hawking Editora, 2025. https://doi.org/10.56238/editorahawkingdoi2025002-003.

Full text
Abstract:
A violência contra a mulher é um fenômeno que permeia toda a sociedade e merece destaque devido a sua alta prevalência e à gravidade dos casos, sendo vista como um grande problema de saúde pública no Brasil. Essa categoria de violência é considerada universal, visto que é mundialmente praticada. Tal agravo é ampla e profundamente enraizado na sociedade patriarcal em que vivemos, onde há a necessidade de expressão de poder, domínio e controle a serem exercidos pela população masculina, que busca a subordinação de suas parceiras, sobretudo, nos relacionamentos conjugais, podendo ser visualizada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

PAULO, VANESSA SOUTO, JULIANA CRUZ BARRETO, GABRIELA GARCIA DE CARVALHO LAGUNA, and LUDMILA LOPES LUZ. "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO- INFANTIL." In SAÚDE DA MULHER E OBSTETRÍCIA: DO ENSINO À ASSISTÊNCIA, 7th ed. Editora Humanize, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5416747.7-3.

Full text
Abstract:
A mortalidade materno-infantil é um dos indicadores mais críticos de saúde pública, refletindo as condições socioeconômicas, o acesso a cuidados de saúde e a qualidade dos serviços oferecidos a gestantes e recém-nascidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 295.000 mulheres morreram durante a gravidez e o parto em 2017, e muitas dessas mortes poderiam ter sido prevenidas com cuidados adequados e educação em saúde (OMS, 2019). Dessa forma, investigar como a educação em saúde pode contribuir para a redução desses índices é de extrema relevância, logo é necessário compreender c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferrari, Gerson, and Eduardo Rossato De Victo. "FATORES ASSOCIADOS DA ATIVIDADE FÍSICA DE MODERADA A VIGOROSA, TEMPO SEDENTÁRIO, TEMPO DE TELA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE CRIANÇAS." In Saúde da mulher, criança e adolescente. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060108.

Full text
Abstract:
Com a Terceira Revolução Industrial ou a também chamada Revolução Digital, ocorreu uma mudança significativa no ambiente e no estilo de vida, resultando na diminuição da atividade física, aumento do comportamento sedentário e da oferta de alimento. Diante disso, surge a necessidade de não só estudar os benefícios da atividade física para a saúde e prevenção de doença, como também, a necessidade de investigar os possíveis fatores associados a esses comportamentos. A atividade física de intensidade moderada vigorosa faz parte das recomendações da Organização Mundial da Saúde e entre os principai
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Marcelo Pereira da, and Jéssica de Cássia Rossi. "O DISCURSO SOBRE A MULHER BRASILEIRA NO JORNAL PORTUGUÊS EXPRESSO: PRODUÇÃO DE SENTIDO NA ENUNCIAÇÃO NOTICIOSA." In Gestão e Organização da Informação e do Conhecimento 2. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2602116011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

LAUTENSCHLAGER, LUISE, VICTOR HUGO DA SILVA, THAINARA SIQUEIRA DA SILVA, et al. "ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA AMAMENTAÇÃO: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA." In SAÚDE DA MULHER E OBSTETRÍCIA: DO ENSINO À ASSISTÊNCIA, 5th ed. Editora Humanize, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5386013.5-3.

Full text
Abstract:
Identificar através da literatura os benefícios do aleitamento materno exclusivo (AME) até os 6 meses de idade para o bebê e para a mãe, bem como suas formas de promoção na Atenção Primária à Saúde (APS). Uma revisão integrativa da literatura, do tipo descritiva. Utilizando a estratégia PICO, os dados foram selecionados através das bases: LILACS, BDENF, BVS, SCIELO e PUBMED. Foram utilizados os descritores com operador “AND”: "Amamentação", "Atenção Primária", "Equipe Multiprofissional", "Aleitamento Materno". Os artigos selecionados atenderam aos seguintes critérios de inclusão: estudos compl
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

BESSA, CARINE DOS SANTOS. "NOÉMIA DE SOUZA: UMA OBRA DE REPRESENTATIVIDADE E EMPODERAMENTO." In Educação e relações étnico-raciais (Vol.3). Editora Realize, 2025. http://dx.doi.org/10.46943/x.conedu.2024.gt06.014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar a contribuição de Noémia de Souza para o empoderamento feminino na literatura moçambicana no processo de descolonização. Na perspectiva de compreender sua obra e mensurar a contribuição para a literatura moçambicana, primeiro se faz necessário conhecer seu lugar de fala, sua história, trajetória e ideologias. Buscaremos contextualizar a sociedade e a literatura de Moçambique e suas influências durante o período colonial e o processo de independência, para assim, nos debruçarmos sobre poemas de sua autoria que desenvolvem como temas: construção identitária, re
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SANTANA, ELISABETE SOARES DE, MARIA LUCILENE PEREIRA GRACIA, ISABELA SILVA MARQUES, et al. "INOVAÇÕES TERAPÊUTICAS NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE E SEUS EFEITOS NA PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE FEMININA." In SAÚDE DA MULHER E OBSTETRÍCIA: DO ENSINO À ASSISTÊNCIA, 10th ed. Editora Humanize, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5441901.10-4.

Full text
Abstract:
Introdução: A endometriose é uma condição ginecológica complexa que afeta uma proporção significativa de mulheres em idade fértil, caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, o que pode levar a dor crônica, disfunção e, em muitos casos, infertilidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, o que a torna uma preocupação de saúde pública significativa. Nos últimos anos, diversas abordagens inovadoras têm sido exploradas no tratamento da endometriose. Terapias hormonais, como o uso de contr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Lucas de Sousa, Ana Lívia Freire Eufrásio, Gabriel Rayan Costa Garcês de Souza, et al. "O ABRAÇO QUE SALVA VIDAS: BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU PARA BEBÊS PREMATUROS NA UTI NEONATAL." In SAÚDE DA MULHER E OBSTETRÍCIA: DO ENSINO À ASSISTÊNCIA, 8th ed. Editora Humanize, 2024. https://doi.org/10.29327/5457838.8-18.

Full text
Abstract:
Introdução: A Organização Mundial da Saúde (OMS) define um prematuro como todo recém-nascido que tenha nascido com menos de 37 semanas de gestação, podendo ser considerada, extrema, muito e moderada prematuridade. Objetivo: Enfatizar a importância dos efeitos do contato pele a pele dos recém-nascidos com a mãe pelo método canguru, por meio de estudos baseados em evidências. Metodologia: O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura onde a busca por dados de forma orientada foi realizada pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os seguintes termos: “Recém-Nascido Prematuro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nascimento, Lucas de Sousa, Gabrielle Cardoso Ribas, Mykaele Rebeca de Jesus Silva, et al. "IMPACTO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO E PROLONGADO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS E NO DESENVOLVIMENTO." In SAÚDE DA MULHER E OBSTETRÍCIA: DO ENSINO À ASSISTÊNCIA, 8th ed. Editora Humanize, 2024. https://doi.org/10.29327/5457838.8-13.

Full text
Abstract:
Introdução: O aleitamento materno exclusivo e prolongado é amplamente reconhecido como uma prática fundamental para a saúde e o desenvolvimento infantil. A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e a continuação do aleitamento junto com alimentos complementares até dois anos ou mais. Objetivo: Investigar o impacto do aleitamento materno exclusivo e prolongado na prevenção de doenças e no desenvolvimento infantil. Metodologia: Refere-se a uma ampla revisão integrativa da literatura, realizada em 2024 segundo as consultas às bases de dado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Organização da Mulher Moçambicana"

1

Sobrinho, Sousa da Silva, Suraya Roberto Filho, Antónia Maria Sobrinho Neto, and Ivone da Silva Machado Santos. "RITUAIS DE INICIAÇÃO COMO ELEMENTOS ESSENCIAIS DA EDUCAÇÃO AFRICANA (BANTU)." In I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICAS ESCOLARES. CEEINTER, 2025. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2262.

Full text
Abstract:
África é um continente multicultural, esta multiplicidade faz dela uma geografia rica. Um povo que desconhece e não se preocupa com as suas origens culturais está premeditado a grandes erros. O presente trabalho, com o tema: Rituais de iniciação como elementos essenciais da educação africana (bantu): caso do alambamento na cultura ambundu. Tem como objetivo: Analisar o impacto dos rituais de iniciação dos povos Ambundu na educação da geração mais nova. Os ambundu são um povo, com vários subgrupos, localizados no território angolano, têm os ritos e cerimónias como elementos fundamentais da sua
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araújo, Fabiana da Silva. "O silenciamento da mulher moçambicana no conto “Mutola”, de Paulina Chiziane." In Enfoc - Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico, Seminário PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/153545.16-48.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinto, Leda Cardoso Sampson, Hellem Cristian Basilio Lopes, Hélia de Sousa Chaves, et al. "Violência contra mulher: o ciclo de vida da pesquisa na mira da Ciência de Dados." In VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDAT. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2023. http://dx.doi.org/10.22477/vi.widat.69.

Full text
Abstract:
Introdução: Trabalho decorrente de projeto em andamento desde 2022 na temática violência contra mulher, em suas vertentes de atendimento e de proteção, e em seus módulos de informação cadastral, bibliográfica e estatística, com vistas a futuro desenvolvimento de um sistema de informação do tipo Current Research Information Systems (CRIS) temático, reunindo ciclo de vida da pesquisa e ciência de dados. Na fase inicial, explora o módulo projetos de pesquisa. Metodologia: Levantamento manual de registros de projetos no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), seguido de emprego de metodo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maia, Eloiza, and Raquel Quirino. "Inserção da mulher no mercado de trabalho brasileiro: violência simbólica e consolidação da dominação masculina nas relações de trabalho." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.2806.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo trazer um breve histórico sobre a precária inserção da mulher no mercado de trabalho brasileiro, identificar as possíveis causas que motivam essa precarização e divulgar alguns dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE, sobre estatísticas de gênero. A pesquisa é exploratória, tendo como instrumentos a pesquisa bibliográfica e análise de dados. O trabalho divide-se em três momentos. O primeiro traça um breve perfil que revela as condições subalternas em que as mulheres começam a entrar nesse universo assalariado. Na grande maioria das vezes, em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Damásio, Lia Cruz Vaz da Costa, Ana Vitória de Jesus Félix, Bruna Benigna Sales Armstrong, Juliana Guimarães de Macau Furtado, and Laura Beatriz Soares Mineiro. "Impacto da jornada LGBTQIA+: assistência em saúde a mulheres que fazem sexo com mulheres na formação de estudantes da área da saúde." In 46º Congresso da SGORJ e Trocando Ideias XXV. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2022. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2022132s1023.

Full text
Abstract:
Introdução: A necessidade de discussão de pautas sobre direitos sexuais e reprodutivos é urgente à sociedade atual. Movimentos sociais buscam mais inclusão de grupos marginalizados, por isso é preciso disseminar conhecimentos sobre saúde da mulher. No Brasil, dados mostram que 3 a 5% das mulheres experienciaram relação sexual com outras mulheres ao longo da vida. Nesse cenário, observa-se um número expressivo de pessoas que precisam ter suas necessidades atendidas. No entanto, pesquisas apontam os serviços de saúde como um dos principais contextos para a ocorrência de discriminação para a popu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Flávia Zanini Ribeiro dos, Carla Rayane dos Santos, Cristiane Braga, Érika Exner Rezende da Silva, Ana Regina de Lira, and Elisangela Francisca da Costa. "Auriculoterapia na promoção do cuidado dos profissionais da saúde." In Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo. Universidade Estadual de Campinas. Sistema de Bibliotecas, 2023. http://dx.doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5182.

Full text
Abstract:
O Serviço de Recursos Humanos do Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti, buscando ampliar a abrangência de seu programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e apoiado na Política Nacional (PNPIC/MS-2006) que institucionalizou as práticas integrativas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), viabilizou por meio de parcerias e da atuação voluntária de profissionais de enfermagem, a capacitação e a implantação da auriculoterapia, terapia da Medicina Tradicional Chinesa, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como prática continua a ser oferecida mensalment
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lopes, Julia Gindre Soreano, Adriana Do Socorro Uchoa Da Silva, Déborah Ribeiro Gonçalves, Amanda Picoli Cortez Simão, and Taisa Carnelutt Chafrão. "A ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE ATENDIMENTO A MULHER." In I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e Social On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1668.

Full text
Abstract:
Introdução: O trabalho do psicólogo no ambulatório objetiva oferecer suporte ao paciente durante todo o processo de adoecimento, auxiliar na compreensão da vivência do adoecimento, fortalecer o enfrentamento a doença, suscitar maior adesão ao tratamento e promover saúde mental como forma de potencializar as possibilidades de autocuidado. Objetivo: Descrever as percepções de residentes de diversas áreas acerca da atuação do psicólogo na equipe multiprofissional. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que descreve percepções de residentes de diferentes áreas de formação a respeito do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Frota, Liana Amora Leite, LANA AMORA LEITE FROTA, GABRIEL CRUZ GARCIA COSTA, and JACQUELINE AMORA LEITE FROTA. "CASOS DE VIOLÊNCIA PSICO/MORAL CONTRA A MULHER NO PERÍODO DE 2015 A 2021 EM SOBRAL -CE: VARIÁVEL PESSOA." In I Congresso Brasileiro de Estudos Epidemiológicos On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/epidemion/7639.

Full text
Abstract:
Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a violência é descrita como “o uso intencional da força física ou do poder, real ou ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”. Especificamente, a violência doméstica acontece dentro de lares, em que os agressores são em maioria os maridos, pais ou filhos e namorados da vítima Objetivos: entender e compreender por meio da discussão a variável pessoa em casos de vi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ribeiro, Maria Clara da Cunha, Maria de Nazareth Smith Pereira da Silva, Júlia Freire Carvalho, Isabella Guimarães Costa, Luciana Freire de Carvalho, and Luciana Maria Borges da Matta Souza. "Violência obstétrica: onde as instituições erram?" In 45º Congresso da SGORJ XXIV Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-20211311219.

Full text
Abstract:
Introdução: Uma em cada quatro mulheres sofre alguma forma de violência durante o parto. São relatadas manobras dispensáveis, procedimentos dolorosos sem consentimento, falta de analgesia ou negligência e descaso. Esses atos conceituam-se como violência obstétrica, entendida como qualquer intervenção desnecessária dirigida à parturiente ou ao neonato, praticada sem o consentimento da mulher e/ou em desrespeito à sua autonomia e integridade física ou psicológica. Objetivo: Conhecer a literatura relacionada à violência obstétrica, conceituando os tipos de violências obstétricas institucionais. M
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Mariana Quintela Rodrigues, Beatriz Gonçalves Rodrigues, Eduardo Oliveira Figueiredo, João Pedro Moreira Gonzalez Silva, Amanda Damian Marques, and Helton José Bastos Setta. "Uso de terapias complementares para alívio da dor no trabalho de parto em uma maternidade pública: um estudo descritivo." In 45º Congresso da SGORJ XXIV Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-20211311216.

Full text
Abstract:
Introdução: A analgesia de parto é um direito de toda mulher e oferecê-la é essencial conforme as boas práticas médicas na assistência ao parto. Há evidências de que a redução da dor impede o aumento exagerado da frequência cardíaca e da pressão arterial maternas. Sob esse panorama, as terapias complementares para alívio da dor (TCAD) no parto, como deambulação, cromoterapia, banho de aspersão, massagem, musicoterapia, bola suíça e aromaterapia, recebem destaque na assistência obstétrica humanizada. Alternativamente aos métodos farmacológicos, as TCAD apresentam a vantagem de não oferecerem ta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!