To see the other types of publications on this topic, follow the link: Organização da produção e da informação.

Journal articles on the topic 'Organização da produção e da informação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Organização da produção e da informação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ortega, Cristina Dotta. "Fundamentos da organização da informação frente à produção de documentos." Transinformação 20, no. 1 (2008): 07–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862008000100001.

Full text
Abstract:
Explora a noção de organização da informação documentária na perspectiva da produção de documentos. Compreende a produção de documentos como processo de elaboração de registros de informação que dão acesso às unidades de conhecimento, e não como produção desse conhecimento. Parte do pressuposto de que a noção de produção de documentos torna-se mais evidente na produção do documento eletrônico, quando ocorre uma aproximação entre as etapas de edição do texto do autor e as de representação, visando à sua recuperação em sistemas de informação. Traça e discute histórica e conceitualmente a produçã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Sandra Rafaela Batista da, Májory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda, and Hélio Márcio Pajeú. "Panorama contemporâneo acerca da organização da informação." Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação 9, mero especial (2022): 1–15. http://dx.doi.org/10.24208/rebecin.v9.333.

Full text
Abstract:
A Organização da Informação busca representar o conhecimento registrado e está presente na Ciência da Informação desde os primórdios dessa, assim as abordagens tratadas na Organização da Informação tendem a sofrer alterações temáticas conforme o período histórico. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é identificar a produção científica acerca da Organização da Informação, no período contemporâneo da Ciência da Informação (1990 –2020), visando constatar a relevância do assunto para a área, assim como, as abordagens aplicadas e os autores que mais produziram nesse período. Para isso vale-se da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vieira, Jessica Monique de Lira, and Fabio Assis Pinho. "A contribuição da organização e da visualização da informação para os sistemas de recuperação de informação." Informação & Informação 20, no. 1 (2015): 110. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p110.

Full text
Abstract:
<p><strong>Introdução: </strong>Apresenta resultados de pesquisa sobre a produção científica registrada em Ciência da Informação, a partir de dados empíricos obtidos em pesquisa bibliométrica sobre um corpus da literatura da área no Brasil, produzido por grupo de pesquisadores representativos, no período de 1993 a 2013, destacando as relações apresentadas no processo de consagração e de legitimação e cotejando-as com os aspectos teóricos relativos aos processos de produção e reprodução na literatura científica, assim como à distinção atribuída pela comunidade a pesquisadores
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ottonicar, Selma Leticia Capinzaiki, Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, and Isabela Santana de Moraes. "Aplicabilidade da Competência em Informação e da Organização do Conhecimento no processo de Gestão da Informação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 15, no. 3 (2017): 629. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v15i3.8649647.

Full text
Abstract:
No atual contexto de produção e acesso da informação, as organizações precisam saber tratar as informações obtidas, seja por meio digital ou analógico. A fim de tratar as informações, existe um processo conhecido como gestão da informação, responsável pela coleta, processamento, armazenagem e disseminação. Defende-se que as etapas desta gestão podem ser norteadas pela competência em informação e pela organização do conhecimento. Portanto apresentam-se os seguintes questionamentos: qual a importância da competência em informação e da organização do conhecimento na gestão da informação? Como as
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Duarte, Emeide Nóbrega, Rayan Aramís de Brito Feitoza, and Ana Raquel Pereira de Lima. "Tendências inovadoras da Gestão da Informação e do Conhecimento na produção científica da Ciência da Informação." P2P E INOVAÇÃO 7, no. 1 (2020): 166–85. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p166-185.

Full text
Abstract:
Analisa a produção científica sobre Gestão da Informação e do Conhecimento veiculadas aos anais do Grupo de Trabalho 4 do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação e no periódico Perspectivas em Gestão & Conhecimento nos anos de 2018 e 2019, com o propósito de comparar os resultados e tomar conhecimento sobre as tendências inovadoras do tema estudado. Metodologicamente, quanto à natureza, esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa e um estudo do tipo documental realizado no ambiente da web. Para organização dos dados, ad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Caballero Rivero, Alejandro, Juliana Lazzarotto Freitas, Leilah Santiago Bufrem, and Raimundo Nonato Macedo dos Santos. "Transversalidade na Produção e Organização do Conhecimento." Brazilian Journal of Information Science: research trends 17 (November 7, 2023): e023050. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023050.

Full text
Abstract:
Considera o domínio de produção científica dos bolsistas de produtividade em pesquisa em Ciência da Informação, no Brasil, como objeto de análise sobre a transversalidade na produção e Organização do Conhecimento. Adota como fonte a Base histórica dos bolsistas de produtividade da Ciência da Informação e da sua produção (1974-2020). Caracteriza esse domínio por meio da metodologia de Chen (2017), constituindo um corpus de 63 artigos sobre o tema, que se distribui entre 1996 e 2020. Como resultados, reconhecem-se contribuições abrangentes sobre conceitos, teorias e metodologias utilizadas pelos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Melo, Willian Lima, Leilah Santiago Bufrem, and Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia. "As perspectivas críticas à sociologia da ciência em Pierre Bourdieu e Terry Shinn: contribuições para uma percepção pluralista do campo disciplinar da ciência da informação." Informação & Informação 26, no. 3 (2021): 75. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p75.

Full text
Abstract:
Objetivo: propor, alinhadas à perspectiva crítica da percepção pluralista da organização da ciência, formas de identificação e categorização de agentes/instituições científicas relacionadas à Ciência da Informação no Brasil. Metodologia: pautada pela busca exploratória de informações concernentes a percepção pluralista da organização da ciência, bem como no desenvolvimento de modelos alternativos de aplicação, expandindo conhecimentos de um domínio teórico específico, o estudo se desenvolve em âmbito descritivo e propositivo, visando apresentar sólidos elementos da percepção pluralista da orga
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Manhique, Ilídio Lobato Ernesto, and Helen De Castro Silva Casarin. "Abordagem cultural da organização do conhecimento na ciência da informação brasileira." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 24, no. 56 (2019): 01–20. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e65174.

Full text
Abstract:
A organização do conhecimento é uma subárea da Ciência Informação que lida com a representação e classificação da informação para que ela se torne acessível para os usuários. Como campo de estudos incorpora as várias abordagens teóricas e epistemológicas que configuram a Ciência da Informação. Partindo dessas premissas, esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção científica da Ciência da Informação brasileira sobre a abordagem cultural da organização do conhecimento. Do ponto de vista metodológico, este estudo é natureza exploratória e combina as abordagens qualitativa e quantitativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mafezolli, Elisiane, and Jorge Moisés Kroll do Prado. "Lugares de Memória na Produção Científica da Ciência da Informação." Brazilian Journal of Information Science: research trends 17 (July 31, 2023): e023030. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023030.

Full text
Abstract:
Lugares de memória são espaços destinados para a manutenção e preservação das informações objeto daquele local. Um lugar digital de memória, além de preservá-la, oportuniza o acesso, de qualquer lugar, em qualquer tempo. A Ciência da Informação auxilia esses lugares na organização, armazenamento, recuperação, transmissão e utilização da informação, identificando-a como área interdisciplinar. O objetivo dessa pesquisa foi identificar a produção científica em torno do objeto lugar de memória e a sua relação com a Ciência da Informação, motivados principalmente pela hipótese de uma baixa produção
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Guimarães, Lúcia Filomena de Almeida, and Orandi Mina Falsarella. "Uma análise da metodologia Just-In-Time e do sistema Kanban de produção sob o enfoque da ciência da informação." Perspectivas em Ciência da Informação 13, no. 2 (2008): 130–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362008000200010.

Full text
Abstract:
A Ciência da Informação estuda os diversos aspectos da informação, envolvendo produção, organização, recuperação e distribuição. Dentro de uma empresa, a metodologia Just In Time (JIT) busca o atendimento das necessidades dos clientes, garantindo qualidade e trabalhando com o mínimo possível de estoque. Assim, uma análise da importância da informação neste ambiente é apresentada, mostrando que o foco e a base de todos os conceitos e ferramentas do JIT é a informação como pilar para o conhecimento estratégico efetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pereira, Carlindo de Lira. "Leitura crítica da Educação baseada em competências." REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL 5, no. 1 (2020): 145–50. http://dx.doi.org/10.48179/revext.v5i1.201.

Full text
Abstract:
Diante dos novos desafios proporcionados pela revolução industrial e a consequente avalanche de produção de conhecimento que sucedeu a nova forma de organização social, tornou-se imperativo a produção, numa escala sem igual na história da humanidade, de informação veiculada pelos mass midea para dar conta dos crescentes contingentes urbanos industriais concentrados nas grandes cidades e, por outro lado, da necessidade imposta pela produção em massa da sociedade capitalista, de produzir, sem cessar, o conhecimento necessário para atender as demandas de consumo em larga escala desse modelo de or
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pereira de Oliveira, Lais. "Por uma abordagem temática de organização da informação." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 4, no. 1 (2020): e21983. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2020v4n1id21983.

Full text
Abstract:
Aborda o tratamento temático da informação em sua perspectiva teórica. Incide sobre a literatura produzida em Biblioteconomia e Ciência da Informação sobre o assunto, tendo por base a necessidade de abordagem individualizada do eixo temático de organização da informação. Objetiva analisar teoricamente o tratamento temático da informação, como forma de explicitar a abordagem temática de organização da informação. Problematiza acerca da sustentação teórica da dimensão temática da organização da informação. Constitui pesquisa descritiva, teórica e de abordagem qualitativa. Emprega revisão de lite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Carvalho de Oliveira Souza, Irma Gracielle, Marynice De Medeiros Matos Autran, Alexandre Pereira de Souza, and Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque. "Reflexões sobre organização, representação e recuperação da informação de religiões de matriz africana." ConCI: Convergências em Ciência da Informação 6 (January 2, 2024): 1–27. https://doi.org/10.33467/conci.v6i.18999.

Full text
Abstract:
Aborda questões relacionadas a Organização, Representação e Recuperação da Informação, sobre religiões de matriz africana na Ciência da Informação. Tem como questão norteadora como as informações sobre Candomblé e Umbanda, especificamente, são representadas e recuperadas nos principais periódicos científicos, da Ciência da Informação? Tem como objetivo geral: Refletir sobre a representação da informação de religiões de matriz africana na Ciência da Informação, a partir da produção científica em periódicos correntes Qualis A de 2018 à 2022. Como estratégias para consecução desse estudo tem-se o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Sales, Odete Máyra Mesquita, Sale Mário Gaudêncio, and Dulce Amélia de Brito Neves. "Produção científica brasileira em organização e representação da informação: estudo bibliométrico nos periódicos Qualis A." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 23, no. 53 (2018): 16–24. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p16.

Full text
Abstract:
A pesquisa objetiva identificar, nos periódicos científicos com maior Qualis (estratos A1 e A2), a produção científica brasileira sobre a temática da Organização e Representação da Informação publicada na área da Ciência da Informação no período de 2007 a 2016 (últimos 10 anos). Metodologicamente, a coleta e a análise dos dados foram basiladas por meio de um estudo bibliométrico. Como resultados, foi percebido que, dentre os periódicos nacionais e internacionais, temos uma produção científica “doméstica”. Percebeu-se que as principais revistas que publicam pesquisas no campo da temática “Organ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Neves, Maria Helena De Moura. "As interfaces da língua em uso. Um tratamento funcionalista da entidade “oração”." Entrepalavras 13, no. 1 (2023): 1. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-12592.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é, com apoio na teoria funcionalista da linguagem, problematizar as interfaces da língua em uso, pondo centro especial na gramática que rege a língua e considerando todo o entorno da produção da linguagem. Em busca de paralelos com o próprio texto, parte-se da entidade “oração”, que é problematizada como organização da informação, como organização da interação linguística e como organização semântica. Entra em questão todo o processamento de configuração das cadeias linguísticas que se produzam, considerada a interface com o próprio fazer da linguagem, expandido na vivênci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ortega, Cristina Dotta. "Contexto de desenvolvimento da Organização da Informação, com enfoque para a Catalogação, na Escola de Ciência da Informação da UFMG." Perspectivas em Ciência da Informação 18, no. 2 (2013): 182–215. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362013000200012.

Full text
Abstract:
A Catalogação envolve o estudo dos modelos aplicáveis a registros de bases de dados, assim como a etapa da representação descritiva da produção desses registros. Enquanto tema que vem ganhando cada vez mais espaço de discussão entre professores e profissionais no Brasil, o objetivo deste trabalho é identificar os aspectos contextuais da Organização da Informação e, especificamente, da Catalogação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, por meio da observação da trajetória desta Escola na eleição de temas e no modo de abordá-los, buscando fomentar a compreensão de seu momento atual e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Joia, Luiz Antonio. "Tecnologia da informação para gestão do conhecimento em organização virtual." Production 9, no. 2 (1999): 05–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131999000200001.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta uma modelagem para integrar eficazmente diferentes tecnologias da informação de modo a aumentar a inteligência de organizações virtuais. O conceito de inteligência para uma organização virtual é analisado e as tecnologias da informação necessárias para a criação desse ambiente de negócios apresentadas, assim como um modelo integrador baseado na taxonomia tecnologia-serviços-processos-produção. Os maiores obstáculos e problemas para se obter uma organização virtual inteligente são descritos, assim como soluções para solucionar a questão. Tendências futuras e conclusões em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Mavale, Cecília. "A organização da informação nos textos de estudantes universitários moçambicanos." Diálogo das Letras 7, no. 3 (2018): 133–46. http://dx.doi.org/10.22297/dl.v7i3.3332.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de mostrar como os escreventes estruturam a informação na produção textual, de modo a formular enunciados com significado. A criação de um discurso coerente resulta da conjugação da forma e da função, o que exige conhecimento das regras subjacentes à estruturação da informação. As regras que têm como foco a gramática, a forma, não são suficientes para compreender a dinâmica do processamento discursivo. É que é importante compreender que o texto não deve ser interpretado apenas como unidade linguística, mas sim, considerá-lo como uma unidade comunicativa. Nesse sentid
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Gomes, Henriette Ferreira. "Informação, estudos e fazeres: travessias assertivas da mediação e suas dimensões como fundamento da Ciência da Informação." Informação & Informação 26, no. 4 (2021): 109. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p109.

Full text
Abstract:
Objetivo: Abordagem analítica acerca da informação, seus estudos e fazeres, buscando situar a mediação da informação e suas dimensões nos contornos epistemológicos do campo científico da Ciência da Informação. Metodologia: Estudo bibliográfico com a adoção da revisão sistemática da literatura (RSL). Resultados: Como filósofos e pesquisadores de outros campos que refletiram e refletem acerca das relações entre pensamento, linguagem e representação no processo de construção e compartilhamento do conhecimento, os pesquisadores da Ciência da Informação têm feito o mesmo ao tratarem da produção, or
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

d'Andréa, Carlos. "Estratégias de produção e organização de informações na web: conceitos para a análise de documentos na internet." Ciência da Informação 35, no. 3 (2006): 39–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652006000300004.

Full text
Abstract:
Este artigo visa a apresentar e articular conceitos importantes para a compreensão, sob a ótica da ciência da informação, das especificidades e potencialidades do documento eletrônico no ambiente hipertextual da web. Para isso, são resgatados termos como "documento", "cadeia documental" e "unidade de informação", que são aproximados a conceitos característicos do ambiente digital como "hipertextualidade" e "arquitetura da informação". Este trabalho é parte dos estudos realizados na dissertação "Estratégias de produção e organização de informações na web: uma análise de sites turísticos", apres
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Brito, Jean Fernandes, Daniel Martinez-Ávíla, Fernando Luiz Vechiato, and Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti. "O Museu da Diversidade Sexual como ecologia informacional complexa: um estudo sob a ótica da encontrabilidade da informação e arquitetura da informação pervasiva." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 13, no. 3 (2020): 853–71. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v13.n3.2020.27647.

Full text
Abstract:
Resumo: Considerando a importância em compreender o Museu da Diversidade Sexual da cidade de São Paulo como ecologia informacional complexa, tendo em vista que é composto por seus ambientes informacionais analógico e digital, esta pesquisa objetiva avaliá-lo a partir dos atributos da Encontrabilidade da Informação e da Arquitetura da Informação Pervasiva por meio de um checklist e a partir da técnica de observação participativa. De um modo geral, o Museu da Diversidade Sexual apresentou em sua grande maioria uma parcialidade no que diz respeito aos atributos de Encontrabilidade da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ferreira, Letícia Elaine, and Oswaldo Francisco de Almeida Júnior. "A mediação da informação no âmbito da arquivística." Perspectivas em Ciência da Informação 18, no. 1 (2013): 158–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362013000100011.

Full text
Abstract:
O texto analisa a Arquivologia e sua relação com a mediação da informação. Defende que a base teórica da Arquivologia proporciona condições fundamentais para que, no âmbito da prática, se desenvolvam operações metodológicas que resultem no tratamento adequado dos documentos. Dessa forma, ressaltando a práxis arquivística, compreende-se a utilização de instrumentos e técnicas como uma mediação de sistemas, na qual as etapas da metodologia arquivística atendem ao objetivo primordial de organização de massas documentais, possibilitando seu tratamento, com o propósito de recuperar e disponibilizar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Freitas, Juliana Lazzarotto, Bruna Silva do Nascimento, and Leilah Santiago Bufrem. "A organização do conhecimento na dinâmica da pesquisa em artigos da literatura científica da Brapci." Transinformação 26, no. 3 (2014): 295–303. http://dx.doi.org/10.1590/0103-3786201400030006.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as dimensões de pesquisa expressas concretamente na literatura da área de Organização do Conhecimento. Considera que a produção científica desenvolvida em determinados contextos sociais e momentos históricos reflete as mudanças e contradições desse contexto, tanto em sua organização interna quanto em suas aplicações. Questiona como se configuram as relações entre as opções metodológicas adotadas nessa literatura e o processo dinâmico de pesquisa sob a ótica multidimensional. Ilustra esse processo de análise a partir de um corpus de 105 artigos recuperados da Base Referencia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Cunha, Caio César Delfino. "Indicadores de ocorrência temática no campo da ciência da informação brasileira: uma perspectiva a partir dos artigos publicados no periódico Ciência da Informação." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 1, no. 2 (2017): 1–25. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n2id10855.

Full text
Abstract:
Trata da ocorrência temática no campo de Ciência da Informação (CI) no Brasil. Tem como objetivo geral, analisar a produção científica em CI, através dos artigos publicados na revista Ciência da Informação. Aborda os temas comunicação e conhecimento científico indicando as mudanças paradigmáticas no processo de comunicação científica. Apresenta um breve histórico acerca da Ciência da Informação, bem como seus paradigmas: Fisicista, Cognitivo e Social. Utiliza como metodologia, a pesquisa quantitativa e qualitativa, utilizando as técnicas de análise da informação e representação temática. Const
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

França, Maira Nani, and Angela Maria Grossi de Carvalho. "Análise da produção científica sobre mídias sociais e bibliotecas nos periódicos da Ciência da Informação no Brasil." Em Questão 25, no. 3 (2019): 296–320. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.296-320.

Full text
Abstract:
As mídias sociais se inserem na vida de grande parte da sociedade ao redor do mundo, nos mais diversos segmentos, impactando a forma de agir, pensar e se relacionar dos sujeitos. Às bibliotecas, como organizações responsáveis por disponibilizar acesso à informação, ao conhecimento e à aprendizagem, é imprescindível o acompanhamento das mudanças sociais e transformações tecnológicas, para que possam cumprir o seu papel na sociedade contemporânea. Neste contexto, com esta pesquisa busca-se identificar as características da produção científica brasileira sobre mídias sociais e bibliotecas de modo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Almeida, Josiana Florêncio Vieira Régis de, and Guilherme Ataíde Dias. "Estado da arte sobre análise de domínio no campo da Ciência da Informação brasileira." Brazilian Journal of Information Science 13, no. 3 (2019): 26–45. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n3.04.p26.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o estado da arte sobre a produção do conhecimento referente a Análise de Domínio na Ciência da Informação delimitada no âmbito das pesquisas brasileiras. Foram analisados 46 documentos (contando com a exclusão da duplicidade dos registros encontrados nas bases), classificados em artigos de periódicos, teses de doutorado, dissertações de mestrado, comunicações orais do ENANCIB e publicações de outra natureza com data de publicação entre 2013 e 2018. As buscas das publicações foram realizadas por meio da identificação dos descritores em português “Análise de domínio” e “Ciê
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Tognoli, Natália Bolfarini, and José Augusto Chaves Guimarães. "A organização do conhecimento arquivístico: perspectivas de renovação a partir das abordagens científicas canadenses." Perspectivas em Ciência da Informação 16, no. 1 (2011): 21–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362011000100003.

Full text
Abstract:
Desde o final do século XX, as novas formas de produção documental e as novas tecnologias de informação apresentadas à Arquivística têm levado os profissionais da informação a repensar os conceitos e princípios arquivísticos postulados nos antigos manuais da área. Nesse contexto, destaca-se a produção arquivística canadense, que transformou o país em solo fértil para as discussões que circundam a disciplina na contemporaneidade, representando muito bem as necessidades colocadas pelos novos meios de produção documental aos arquivistas na sociedade da informação, redescobrindo princípios e (re)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Bem, Roberta Moraes, and Christianne Coelho de Souza Reinisch Coelho. "Gestão do Conhecimento, Ciência da Informação e Biblioteconomia: uma análise bibliométrica da produção científica." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 12, no. 2 (2014): 38. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v12i2.1602.

Full text
Abstract:
A comunicação científica é representada pela produção bibliográfica, evidenciando a importância da recuperação, estudo e avaliação desta produção. Para tanto, tem-se a bibliometria como área que faz estudos estatísticos da produção científica. Desta forma, o presente artigo analisa quantitativamente as produções científicas resultantes de uma busca que associou os descritores “gestão do conhecimento” e biblioteconomia (ou “ciência da informação”). O protocolo de busca envolveu quatro bases de dados, resultando em 453 artigos. Observou-se um boom de publicações no ano de 2008, sendo 17 periódic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Bembem, Angela Halen Claro, and Plácida Leopoldina V. Amorim da Costa Santos. "Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy." Perspectivas em Ciência da Informação 18, no. 4 (2013): 139–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362013000400010.

Full text
Abstract:
A inteligência coletiva é tema interdisciplinar e tem sido explorado pelas mais diversas áreas do conhecimento. Como proposta totalmente ligada ao conceito de informação e às tecnologias da informação e comunicação, considera-se como pertinente a discussão do tema no escopo da Ciência da Informação. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo e exploratório a partir da obra de Pierre Lévy, identificando os preceitos sobre inteligência coletiva, suas ambiências e implicações. A pesquisa é de cunho documental e se foca em determinar o estado da arte da produção sobre inteligência coletiva, veri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Tanus, Gabrielle Francinne de S. C., Daniela Cândido da Silva, and Amanda Ingrid Silva de Silva. "presença de Michel Foucault na produção científica nacional da Biblioteconomia e Ciência da informação." InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 11, no. 1 (2020): 52–72. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v11i1p52-72.

Full text
Abstract:
Michel Foucault é um dos mais importantes autores das Ciências Sociais e Humanas (CSH), responsável por uma diversidade de publicações. A Biblioteconomia e a Ciência da Informação inserem-se no rol das CSH, apropriando-se das correntes de pensamento produzidos pelas ciências, consolidando o diálogo. Deste modo, a partir de um estudo bibliométrico o objetivo desta pesquisa é mapear a presença de Michel Foucault na produção científica nacional da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Para tanto, foi selecionada a Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), que indexa os art
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Hernandez, Bianca Ferreira, and Luciane Paula Vital. "Estudos de gênero para a organização do conhecimento no campo da Arquivologia." Informação & Informação 27, no. 1 (2022): 1. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p1.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar o estado da arte da pesquisa sobre estudos de gênero no contexto dos arquivos e da informação arquivística, bem como identificar contribuições desses estudos para a Arquivologia no âmbito da organização e representação da informação e do conhecimento arquivístico. Metodologia: Realiza Revisão Sistemática de Literatura nas bases de dados Web of Science (coleção principal), Library and Information Science Abstracts, Library, Information Science & Technology Abstracts e Information Science & Technology Abstracts. Resultados: Os estudos de gêneros com enfoque na documen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Corrêa, Fábio, Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, and Marta Macedo Kerr Pinheiro. "Aspectos da economia da informação: arquétipo conceitual econômico e social." Informação & Informação 22, no. 1 (2017): 185. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p185.

Full text
Abstract:
Introdução: As empresas passaram por significativas mudanças advindas de paradigmas evolutivos amparados por aspectos tecnológicos e informacionais, que provocaram transformações diversas tornando o ambiente, interno e externo, das organizações complexo, devido ao intricado rompimento de padrões na evolução da sociedade, no qual a informação, competição e tecnologia possuem atuação determinante.Objetivo: Este estudo objetivou promover uma reflexão acerca dos aspectos da economia da informação que determinam esta nova sociedade, norteando-se pela problemática: Quais aspectos subvertedores funda
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Moura, Rafaela Karoline Galdêncio de, and Pedro Alves Barbosa Neto. "Políticas de informação aplicadas à Gestão Documental." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 2 (August 21, 2018): 1–13. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2018v2n0id13387.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetiva estudar as políticas de informação e suas aplicações a Gestão Documental. Utiliza como metodologia a revisão de literatura por meio de livros e artigos científicos que deem suporte ao referencial teórico. Caracteriza o panorama geral das políticas de informação, seu contexto e conceituações nos diversos níveis de abrangência. Descreve as funções que as políticas de informação desempenham, o qual se relaciona com a produção, fluxo e sistema organizacional. Conceitua fluxo informacional como processo de compartilhamento da informação na realidade institucional, bem como at
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Nunes, Denise Bacellar, Elmira Simeão, and Ondina Pereira. "A prática da pesquisa documental em Psicologia." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 13, no. 1 (2020): 339–59. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29608.

Full text
Abstract:
A prática da pesquisa documental tem sido um desafio para diversas áreas do conhecimento, pois para executá-la é preciso observar além do documento e de seu conjunto organizado. A prática de uso da documentação depende de certas condições para sua apropriação enquanto objeto. Para possibilitar a aproximação entre a Psicologia e área de informação por meio da apropriação de registros descreve-se então a caracterização geral da produção científica que marca a construção epistemológica da produção da pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília. Com a organização da produção c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Linden, Leolíbia Luana, William Barbosa Vianna, and Marisa Basílio Brascher Medeiros. "Aspectos relevantes da arquivística contemporânea no âmbito da organização do conhecimento no Brasil." Brazilian Journal of Information Science 13, no. 2 (2019): 48–58. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n2.05.p48.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é identificar elementos teórico-práticos de Arquivística presentes no âmbito da produção cientifica em Organização e Representação do Conhecimento no Brasil por meio de uma análise dos Anais da ISKO Brasil entre 2011 e 2017. O estudo justifica-se pelas possibilidades de avanço tanto teórico-práticos das aproximações conceituais e metodológicas entre a Arquivística e a ORIC em vista da melhoria da qualidade da recuperação da informação. O levantamento identificou uma presença crescente de temas de processamento técnico em Arquivística na dimensão Aplicada e uma escassez de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Peres, Mônica Regina, and Anônio Lisboa de Carvalho Miranda. "As coleções digitais especiais: o caso CEDOC da Faculdade de Comunicação da UNB." Biblionline 14, no. 2 (2018): 74–84. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n2.40771.

Full text
Abstract:
O Centro de Documentação (CeDoc) da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC) reúne a memória da produção acadêmica e experimental da Faculdade a partir de um projeto de construção de um espaço laboratorial, transdisciplinar, para a investigação e criação de propostas de Gestão da Memória em Comunicação e Informação da Faculdade de Comunicação. Relata as ações aos produtos para a criação da coleção especial nos repositórios da BCE, que foi possível ao oferecer a disciplina optativa Comunicação, Informação e Computação: fundamentos e aplicação. Os as ações de preservação são: 1
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva Junior, Josemar Elias da, Jeffeson Higino da Silva, and Ana Cláudia Cruz Córdula. "Elaboração de produtos arquivísticos a partir da representação descritiva da informação." Revista Conhecimento em Ação 4, no. 2 (2019): 125–45. http://dx.doi.org/10.47681/rca.v4i2.25997.

Full text
Abstract:
Traz considerações acerca da Arquivologia no contexto das organizações sob a perspectiva da elaboração de produtos informacionais a partir do processo de representação descritiva da informação. Ao compreender que a Arquivologia tem como objetivo nortear o gerenciamento da informação orgânica registrada (documento), seja qual for o suporte, os arquivistas lançarão mão da produção de instrumentos de pesquisa ou serviços que viabilizem o fluxo informacional, a consulta ao acervo, bem como, o uso das informações. Neste sentido, tais produtos arquivísticos derivam do processo de representação descr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Euzebio, Ingrid Lima, Meri Nadia Marques Gerlin, and Luiz Carlos da Silva. "Lugar da Memória na Elaboração da Política Arquivística e de Preservação." Brazilian Journal of Information Science: research trends 17 (April 15, 2023): e023019. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023019.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo compreender a importância da memória na elaboração de políticas arquivísticas relevantes para a sociedade, possibilitando a continuidade de programas e práticas de preservação que contribuam com o acesso à informação na era digital. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa por meio da pesquisa descritiva e, quanto aos procedimentos metodológicos, uma revisão de literatura da produção científica disponível na Base de Dados em Ciência da Informação. Os resultados permitem a percepção da relação entre memória e política da área da Arquivística, conduzindo ao
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Moraes, Rafael Loureiro, and Jonice Oliveira Sampaio. "Um método de indexação e organização de informações baseado em um sociograma – Aplicação em domínios específicos." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 10, no. 2 (2017): 48–84. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2017.335.

Full text
Abstract:
O crescimento da produção bibliográfica em todas as áreas da ciência é evidente, porém a organização de suas informações ainda é um desafio. Diante disso o trabalho parte de uma proposta em melhorar uma organização da informação, neste caso uma taxonomia, utilizando a análise de redes sociais para auxiliar na gestão e atualização do conhecimento. Sendo assim, desenvolvemos uma metodologia que vai desde a escolha das publicações, definição de uma taxonomia de referência, aplicação de métricas de análise de redes sociais até a recomendação de uma nova taxonomia. Avaliamos o método quantitativame
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silva, Edcleyton Bruno Fernandes da, and Marlene Oliveira. "Formação e produção científica docente: uma análise dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola de Ciência da Informação da UFMG." BiblioCanto 8, no. 1 (2022): 1–20. http://dx.doi.org/10.21680/2447-7842.2022v8n1id26880.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar a formação dos docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Escola abriga dois Programas de Pós-Graduação stricto sensu em atividade, a saber: o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC), ambos integrantes da área de Comunicação e Informação com nota cinco na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Os procedimentos de cole
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ferreira, José Maria Carvalho. "Dilemas da organização do trabalho face à globalização e às tecnologias de informação e comunicação." RAM. Revista de Administração Mackenzie 9, no. 7 (2008): 112–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712008000700006.

Full text
Abstract:
Inscritas no contexto histórico da racionalidade instrumental do capitalismo, a crescente integração da ciência e da técnica tem-se traduzido num desenvolvimento exponencial das tecnologias de informação e de comunicação. Como denominador comum essencial, estas integram energia, informação e conhecimento que antes estavam integrados na acção individual e colectiva do factor de produção trabalho. Por outro lado, através dos seus efeitos estruturantes, a globalização, em termos sociais e espácio-temporais, tornou-se uma realidade cada vez mais plausível aos níveis local, regional, nacional e mun
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Karpinski, Cezar, Alan De Hollanda Vieira Guerner, and Sabrina Martins. "A produção bibliográfica em gestão da informação, empreendedorismo e inovação no Depósito Legal da Biblioteca Nacional (2003-2018)." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 8, no. 2 (2020): 76. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i2.71303.

Full text
Abstract:
Apresenta resultados preliminares de pesquisa em andamento no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a modalidade “Iniciação Científica”. O problema geral da pesquisa está centrado na pergunta “Como definir o campo epistemológico da Ciência da Informação de forma a incorporar o discurso contemporâneo da Epistemologia?”. Por meio de pesquisa bibliográfica, o projeto objetiva construir um panorama nacional da produção científica sobre Epistemologia em Ciência da Informação, mapeando o referencial teórico ou filosófico que embasa as principais vertent
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Vianna, Bárbara. "Fontes de informação jurídica no Brasil." Biblionline 19, no. 2 (2023): 100–114. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n2.66410.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta alguns dos fundamentos do direito no que tange as suas fontes formais e a organização do sistema jurídico brasileiro, o civil law. Analisa os principais conceitos de informação e de documentação jurídica, e enumera as fontes de informação jurídica, detalhando as primárias e secundárias, bem como seus aspectos mais relevantes para a recuperação da informação jurídica a partir das fontes formais do direito: legislação, doutrina e jurisprudência. A partir do estudo exploratório descritivo, fundamentado na experiência empírica, na pesquisa bibliográfica e revisão da literatura,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Moraes, Ilara Hämmerli Sozzi de, and Silvia R. Fontoura Rangel dos Santos. "Informação em Saúde: Os Desafios Continuam." Ciência & Saúde Coletiva 3, no. 1 (1998): 37–51. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812319983102772014.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta alguns dos desafios enfrentados pelo campo temático da "Informação em Saúde". Inicialmente, faz um breve histórico da evolução das ações relacionadas às informações, com o objetivo de ressaltar a lógica que vem determinando a organização e a disseminação dos sistemas de informação no país. Considerando o aumento, ocorrido na última década, da massa crítica relacionada à Informação em Saúde apresenta uma análise, de maneira panorâmica, dos espaços de atuação política e de produção do conhecimento na área: quanto ao ensino, à pesquisa e à circulação do conhecimento, a partir d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Sobreiro, Vinicius Amorim, Pedro Henrique De Sousa Leão Araújo, and Marcelo Seido Nagano. "Aplicação de sistemas dinâmicos na previsão de custos da produção." REVISTA PRODUÇÃO E ENGENHARIA 1, no. 1 (2016): 27. http://dx.doi.org/10.18407/issn.1983-9952.2008.v1.n1.p27-40.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi aplicar a técnica de Modelagem de Sistemas Dinâmicos - MSD para identificar os custos fixos, que na composição do custo total proporcionem viabilidade econômica à organização. A obtenção de tal informação possibilita uma empresa fixar preços, introduzir ou abandonar produtos como resposta aos rivais no mercado no qual está ou será inserida, além de ser uma perspectiva singular dos determinantes de desempenho das organizações. Para verificar tal aplicação, foi realizado um estudo de caso para a implementação de uma empresa envasadora de água mineral no Estado do Cear
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Tartarotti, Roberta Cristina Dal' Evedove, Paula Regina Dal'Evedove, and Mariângela Spotti Lopes Fujita. "Indexação em repositórios digitais." Scire: representación y organización del conocimiento 26, no. 2 (2020): 13–18. http://dx.doi.org/10.54886/scire.v26i2.4626.

Full text
Abstract:
Um dos desafios do campo da Organização do Conhecimento da Ciência da Informação é acompanhar a dinâmica do tratamento documental, face às mudanças tecnológicas e culturais na contemporaneidade. Particularmente em sistemas de recuperação da informação como os repositórios digitais de bibliotecas universitárias, torna-se necessária a representação do conteúdo intelectual dos recursos informacionais digitais visando o acesso aos mesmos baseando-se no seu assunto. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo investigar a temática indexação de assuntos na produção científica brasileira da Ciência d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva Neto, Carlos Eugênio, and João Wandemberg Gonçalves Maciel. "A era da gestão eletrônica de documentos: o uso de hipertexto na recuperção da informação em arquivos." PontodeAcesso 6, no. 1 (2012): 49. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v6i1.4541.

Full text
Abstract:
Apresenta um protótipo de recuperação de informações eletrônicas – feito a partir do uso de sistemas de hipertextos, em ambientes arquivísticos jurídicos. A hipótese levantada é a de que o hipertexto potencializa a recuperação da informação em arquivos, de onde há de necessitar de abordagens teóricas metodológicas que compreendam a complexidade da organização documental para proporcionar o acesso otimizado a informação registrada em ambientes virtuais. Discute o hipertexto no processo de representação e de recuperação da informação em arquivos jurídicos, uma vez que quando usa o hipertexto o u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Coutinho, Janine Giuberti, and Monica Padilla. "Informação adequada, confiável e oportuna em tempos de pandemia de COVID-19." Revista Panamericana de Salud Pública 44 (September 28, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.26633/rpsp.2020.118.

Full text
Abstract:
Em tempos de pandemia da COVID-19, informação adequada, confiável e oportuna, torna-se mais ainda relevante. O escritório da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil e parceiros, vêm desenvolvendo iniciativas para favorecer o acesso, compartilhamento e difusão das informações e conhecimentos produzidos, traduzidos, sistematizados sobre a COVID-19 como uma contribuição técnica para o enfrentamento da pandemia. Este artigo apresenta alguns desses recursos. É fundamental considerar como máxima relevância a produção e sínteses de conhecimento disponibilizado oportu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Bamberg, Callu Ribeiro Ferreira Pedreira e. Andrade, and Luciane Paula Vital. "Representação da dimensão cultural na Organização do Conhecimento." Informação & Informação 27, no. 4 (2023): 329–48. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n4p329.

Full text
Abstract:
Objetivo: O estudo tem como objetivo refletir sobre a representação da dimensão cultural na Organização do Conhecimento. Metodologia: Revisão de literatura dos Anais do ENANCIB, no Grupo de Trabalho 2 - Organização e Representação do Conhecimento, trabalhos que abordem a dimensão cultural. Realiza levantamento da produção científica do evento entre 2010 a 2019. Foram analisadas 423 comunicações científicas e realizada a análise de conteúdo dos títulos, resumos e palavras-chave. Resultados: Foram identificados 11 artigos que atendem aos objetivos, divididos em quatro categorias: a) Arte, b) Lit
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rogo, Gysele Fernandes dos Santos, Marta Ligia Pomim Valentim, and Ieda Pelógia Martins Damian. "Interface da memória organizacional e da cultura no âmbito da gestão do conhecimento." Perspectivas em Gestão & Conhecimento 14, no. 1 (2024): 2–16. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417x.2024v14n1.66580.

Full text
Abstract:
Aborda questões relativas à memória organizacional e seus atributos voltados às práticas inter-relacionadas a gestão do conhecimento, bem como sua influência em aspectos que norteiam a cultura da organização. A memória organizacional situa-se como um dos principais pilares da gestão do conhecimento. Objetiva refletir como a memória se relaciona com a cultura organizacional que, por sua vez, viabiliza o aprendizado e a produção de conhecimento organizacional. Adota, como procedimentos metodológicos, a revisão de literatura a partir de levantamento realizado na Base de Dados Referenciais de Arti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!