Academic literature on the topic 'Orientação educacional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Orientação educacional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Orientação educacional"

1

Arieta, Mariana de Souza, and Katiuscha Lara Genro Bins. "Orientação Educacional e Inclusão." Caderno Marista de Educação 12, no. 1 (September 13, 2021): e40790. http://dx.doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40790.

Full text
Abstract:
Este estudo retrata a pesquisa de conclusão do curso de especialização em Educação Inclusiva da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e visa refletir sobre a importância do orientador educacional nos processos inclusivos no contexto da escola regular, buscando responder a seguinte pergunta: quais são as interfaces e os itinerários necessários para o processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação básica regular, no ensino fundamental – anos iniciais – de uma escola da rede privada de Porto Alegre, na perspectiva da atuação do orientador educacional? Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa através de observações em diferentes momentos da rotina escolar e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com sete professoras e quatro famílias de estudantes público-alvo da educação especial, que resultaram em proposições de caminhos e parcerias que se fazem necessárias na atuação desse profissional, através da acolhida das famílias e estudantes, do apoio fornecido ao professor e demais educadores, das proposições de formação continuada para toda a comunidade educativa e do fornecimento de recursos necessários para proporcionar a equidade nos processos de ensino e aprendizagem, a fim de contribuir para a construção de uma cultura mais inclusiva no contexto das escolas. Através dos relatos dos entrevistados foi possível pensar em itinerários/caminhos a serem percorridos e em interfaces/parcerias necessárias para que essa proposta se efetive. O professor sozinho não torna uma escola inclusiva. Todos precisam ser atores e protagonistas neste processo, e o papel do orientador educacional torna-se fundamental, considerando o fato de ser o primeiro contato do estudante e da família na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Marcelo Henrique, and Antonio Serafim Pereira. "ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS." Criar Educação 10, no. 1 (June 18, 2021): 77. http://dx.doi.org/10.18616/ce.v10i1.5651.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca analisar as perspectivas teóricas que influenciam e envolvem o trabalho da Orientação Educacional brasileira no século XXI. Para tal fim, descrevemos o contexto do seu desenvolvimento histórico e legal diante dos avanços e retrocessos do sistema educacional brasileiro, e posteriormente, articulamos os conceitos das perspectivas teóricas da Orientação Educacional com a abordagem predominante em três obras de autores distintos publicadas na última década. Nesta sequência, o artigo abordará a relação estreita que possui o papel da Orientação Educacional com os princípios gerais estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular, visando contribuir para a compreensão da responsabilidade e compromisso na formação integral dos estudantes e uma educação de qualidade. A pesquisa configura-se de cunho bibliográfico e a investigação dos dados foi realizada a partir de estudos em livros, artigos, periódicos, pesquisa intensiva e análise das legislações brasileiras a respeito da Orientação Educacional. Possuindo caráter esclarecedor, esta pesquisa poderá servir de auxílio para a reflexão de referências bibliográficas já existentes sobre o tema Orientação Educacional no contexto educacional brasileiro. PALAVRAS CHAVE: Perspectivas Teóricas. Orientação Educacional. Base Nacional Comum Curricular. Formação Integral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Schnitman, Ivana Maria. "Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online." ETD - Educação Temática Digital 12 (November 18, 2010): 287. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v12i0.1214.

Full text
Abstract:
Considerando que toda interação da educação online ocorre através de interfaces digitais, pode-se supor que a mediação pedagógica seja um importante fator para o sucesso de uma experiência educacional on-line. O desafio se estabelece quando este princípio é confrontado por projetos educacionais pautados na educação de massa. As características de uma educação em larga escala se chocam e podem até mesmo ameaçar, propostas educacionais que preconizem a mediação pedagógica como princípio educacional básico. Tendo em vista esta perspectiva, buscou-se examinar se existiu uma relação de dependência entre o sucesso de uma experiência educacional online e diferenças na interação pedagógica mediada de docentes on-line. A fim de examinar esta questão, foram coletadas informações sobre os resultados de uma disciplina online de orientação de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), em um curso de Pós-Graduação a distância. Utilizando parâmetros relacionados: a situação e resultados da orientação e ao grau de interação estabelecido pelos professores orientadores, foi aplicado o teste estatístico Chi Quadrado, que revelou que a interação pedagógica mediada é estatisticamente significante para o sucesso de uma experiência educacional online.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fialho, Lia Machado Fiuza, and Francisca Genifer Andrade de Sousa. "Juventudes e redes sociais: interações e orientações educacionais." Revista Exitus 9, no. 1 (January 1, 2019): 202. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id721.

Full text
Abstract:
O advento das novas tecnologias tem alterado os modos de vida dos indivíduos na sociedade, em especial, dos usuários jovens de redes sociais. Questiona-se como se efetivam as interações juvenis com as redes sociais e quais orientações educacionais são mediadas por seus responsáveis, para o uso consciente dessa ferramenta. Realizou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu 30 participantes - 15 jovens cearenses e 15 pais - com o objetivo de compreender a utilização das redes sociais pelos jovens e as mediações educacionais desenvolvidas pelos responsáveis para orientação ao uso crítico dessas ferramentas. A coleta de dados, realizada mediante questionários mistos, possibilitou constatar: tempo excessivo de utilização da internet pelos jovens, em maior proporção para acesso às redes sociais; Facebook, Whatsapp, Mensseger e Instagran, respectivamente, como aplicativos mais utilizados; relação de dependência com a internet e autoexposição; e ausência de orientação educacional veiculada pelos pais e pela escola aos jovens. As discussões desses resultados apontaram para relevância da formação de identidades juvenis desde a sociabilidade intermediada pelas tecnologias da informação e comunicação, o que gera a necessidade dos pais conhecerem e acompanharem as interações realizadas pelos seus filhos nas redes sociais para evitar situações de perigo e orientar o uso crítico e consciente com mediação educacional dialógica. Palavras-chave: Redes sociais. Juventudes. Orientação educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

David, Ricardo. "A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL PARA PROFESSORES E ALUNOS." Revista Ciências Humanas 10, no. 1 (June 30, 2017): 108–15. http://dx.doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo11.

Full text
Abstract:
RESUMO Entender a orientação educacional quando esta surge e como esta se configura hoje é de suma importância para entender a importância da mesma no desenvolvimento humano e social. O trabalho pedagógico necessário à sociedade democrática não é o de implementação passiva de diretrizes educacionais e a consequente preparação dos alunos para apenas executarem ordens. A escola tem o direito e o dever de organizar o trabalho pedagógico que continua para formação do cidadão. O direito se refere ao respeito pelo trabalho dos profissionais da educação, sobretudo, o supervisor pedagógico, que nela atuam, assim como o direito do aluno de ter uma educação que necessita como pessoa. Portanto, a necessidade de construção coletiva do projeto político pedagógico implica que todos participem também da sua avaliação em todos os momentos e dimensões do trabalho. O projeto pedagógico é a própria organização do trabalho pedagógico da escola, construída e reconstruída continuamente pela equipe escolar, executado e avaliado por todos os que atuam na escola. Por ser a avaliação da aprendizagem uma comprovação e qualificação de um projeto, se faz necessário que saiba distinguir as mesmas de acordo com sua finalidade. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar a gênese da orientação educacional, demonstrando sua importância na sociedade até os dias atuais. Para isso a metodologia utilizada foi à revisão crítica de literatura em educação e orientação educacional. Palavras chave: Gestão pedagógica, orientação educacional, educação, supervisão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

David, Ricardo Santos. "O ORIENTADOR EDUCACIONAL E A ESCOLA: A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E EXERCÍCIO DA CIDADANIA." Revista Labor 1, no. 18 (December 31, 2017): 104. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i18.18801.

Full text
Abstract:
RESUMO: Entender a orientação educacional quando esta surge e como esta se configura hoje é de suma importância para entender a importância da mesma no desenvolvimento humano e social. O trabalho pedagógico necessário à sociedade democrática não é o de implementação passiva de diretrizes educacionais e a consequente preparação dos alunos para apenas executarem ordens. A escola tem o direito e o dever de organizar o trabalho pedagógico que continua para formação do cidadão. O direito se refere ao respeito pelo trabalho dos profissionais da educação, sobretudo, o supervisor pedagógico, que nela atuam, assim como o direito do aluno de ter uma educação que necessita como pessoa. Portanto, a necessidade de construção coletiva do projeto político pedagógico implica que todos participem também da sua avaliação em todos os momentos e dimensões do trabalho. O projeto pedagógico é a própria organização do trabalho pedagógico da escola, construída e reconstruída continuamente pela equipe escolar, executado e avaliado por todos os que atuam na escola. Por ser a avaliação da aprendizagem uma comprovação e qualificação de um projeto, se faz necessário que saiba distinguir as mesmas de acordo com sua finalidade. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar a gênese da orientação educacional, demonstrando sua importância na sociedade até os dias atuais. Para isso a metodologia utilizada foi à revisão crítica de literatura em educação e orientação educacional. Palavras - chave: Gestão pedagógica; Orientação educacional; Educação; Supervisão Escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lembeck, Elaine, and Silvana Corbellini. "ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: ACOLHIMENTO E INCLUSÃO DO ALUNO IMIGRANTE." Revista Educa��o - UNG-Ser 17, no. 3 (August 15, 2022): 16. http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v17n3-4717.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa busca compreender como o trabalho do Orientador Educacional corrobora no acolhimento e na inclusão dos alunos imigrantes. Foi realizado um aprofundamento do entendimento de conceitos como acolhimento e inclusão, após isso, buscou-se compreender esse raciocínio sistêmico excludente no qual existe discrepância nas formas de tratamento de tal modo que um ser é sujeito e o outro se torna objeto. Buscando um entendimento sólido, bem elaborado e reflexivo, sobre a atuação do OE nesse contexto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que se deu através de estudo de caso com revisão teórica e investigação empírica na cidade de Porto Alegre/RS. Esta pesquisa qualitativa exigiu coleta de dados que foi feita através de questionário estruturado aberto, o qual foi enviado e recebido por e-mail em função da pandemia por COVID-19. Os dados recebidos foram analisados a partir de Bardin (2011). Desse processo resultou a compreensão da necessidade de um(a) Orientador(a) Educacional que, com uma prática acolhedora, inclusiva, política e ética, se estruture em parceria com os outros profissionais da escola para atender os estudantes imigrantes. Também foi possível delimitar que acolhimento e inclusão são práticas limítrofes, mas distintas e apontou para a necessidade de estimular o uso das tecnologias como um aporte na desconstrução de estereótipos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Trevisan, Jaira Borges, and Cristiano Borges Trevisan. "Ação da Orientação Educacional: Um Estudo de Caso." Revista Acadêmica Online 6, no. 33 (2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.36238/23595787.artcient.08252020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vendrúscolo, Dulce Maia Silva, and Maria Cecília Manzolli. "O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçar." Revista Latino-Americana de Enfermagem 4, no. 1 (January 1996): 55–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691996000100006.

Full text
Abstract:
Este estudo apóia-se na premissa de que toda prática educacional se faz baseada em pressupostos de natureza filosófica e pedagógica, representando o currículo, a visão de mundo percebida pela escola e seus professores. A questão orientadora desta investigação assim se coloca: Qual a percepção do professor sobre as concepções curriculares norteadoras do currículo de graduação de enfermagem? Participaram da pesquisa 36 professores de 9 escolas paulistas de enfermagem que responderam à entrevista formulada a partir da técnica do Diferencial Semântico. As concepções-educacionais, tradicionalista, cognitiva, comportamentalista, de auto-realização e de reconstrução social, orientaram esta análise. Os resultados da pesquisa expressaram as preferências dos sujeitos para posturas educacionais de caráter humanístico e social, demonstrando haver, entretanto, a orientação ora para postura mais renovadoras, ora para mais tradicionais, caracterizando não haver uma concepção predominante na orientação do currículo. A realidade curricular da enfermagem demonstra a existência de um plurarismo de posturas filosóficas e pedagógicas na orientação do ensino de graduação, sendo estas opções, muitas vezes, resultantes das aspirações e dos ideais do próprio professor atribuídos ao processo educacional vigente na enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Da Silva, Claudionor Renato. "TCC de pedagogos(as) em formação: orientação e modelos teóricos de orientação." Revista Brasileira Multidisciplinar 20, no. 2 (July 10, 2017): 29. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2017.v20i2.519.

Full text
Abstract:
As produções no campo da educação sobre a orientação científica docente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vêm aumentando, consideravelmente e se concentram nas áreas da Educação a Distância e Educação em Ciências e Matemática. Contudo, estas produções, no seu conjunto, exigem uma organização e delineamento urgentes referente ao rigor científico da produção de conhecimento; necessita-se de uma epistemologia sobre a orientação docente. Na tentativa de acrescentar um item reflexivo no campo educacional, este ensaio se debruça sobre o tema, tecendo considerações sobre a orientação docente do TCC na formação inicial de pedagogos(as), privilegiando algumas linhas conceituais e teóricas: 1) teoria da afetividade na orientação; 2) teoria motivacional. Com o uso do método bibliográfico atende-se à seguinte pergunta de pesquisa: de que forma algumas linhas conceituais vêm apontando a articulação entre orientação docente, TCC e pesquisa educacional, em cursos de pedagogia e como elas se apresentam como recursos sadios e produtivos na relação orientador(a)/orientando? Ao se apresentarem as duas linhas teóricas se propõem alternativas à orientação docente e à produção dos orientandos(as). Finaliza-se o ensaio com a reflexão sobre o que se configura um “bom” TCC e o aspecto da publicização, e, para isto, se apresenta a Teoria das Restrições como modelo de gestão da produção do TCC em cursos de pedagogia para se atingir a práxis educativa com a transformação da realidade, pela pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Orientação educacional"

1

Lusvarghi, Maria Isabel Nogueira. "Orientação educacional e educação transformadora." [s.n.], 1987. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252829.

Full text
Abstract:
Orientador: Sergio Goldenberg
Dissertação (mestrado)-Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-13T20:20:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lusvarghi_MariaIsabelNogueira_M.pdf: 3906248 bytes, checksum: 326580ff5393bec94542fd54e2719bd2 (MD5) Previous issue date: 1987
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Thaiane. "Orientação educacional na atualidade : possibilidades de atuação." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14665.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Submitted by Elna Araújo (elna@bce.unb.br) on 2013-11-20T22:09:39Z No. of bitstreams: 1 2013_ThaianeFerreira.pdf: 415581 bytes, checksum: e69a0ed0c34345ee964ce9a27fd2e55f (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2013-11-21T11:03:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_ThaianeFerreira.pdf: 415581 bytes, checksum: e69a0ed0c34345ee964ce9a27fd2e55f (MD5)
Made available in DSpace on 2013-11-21T11:03:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_ThaianeFerreira.pdf: 415581 bytes, checksum: e69a0ed0c34345ee964ce9a27fd2e55f (MD5)
Esta pesquisa teve como foco a prática dos orientadores educacionais, inserida no Serviço de Orientação Educacional, SOE, hoje presente na maioria das escolas públicas do Distrito Federal. Os objetivos do estudo centraram-se então na investigação da ação de orientadores educacionais que atuam no DF, focando as concepções de Educação que ancoram suas práticas, suas concepções de orientação educacional, se essas podem ser vistas a partir de uma perspectiva complexa de atuação e como percebem o futuro dessa profissão. A fundamentação teórica norteadora da investigação foi a Teoria da Complexidade, pensada por Edgard Morin, por apresentar conceitos importantes na identificação do protagonismo do orientador educacional no âmbito da escola, em uma perspectiva de novos olhares e concepções que tem acompanhado as mudanças e as diversidades sociais e educacionais. O percurso metodológico escolhido para a compreensão pretendida amparou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, cujas bases epistemológicas podem ser definidas a partir da Epistemologia Qualitativa, cujos princípios gerais de produção de conhecimento, como o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento, a legitimação do singular e a compreensão da pesquisa como um processo de comunicação nos auxiliaram na revelação de importantes aspectos pelas orientadoras. Foram três colaboradoras escolhidas e cada uma é única representante do Serviço de Orientação Educacional da escola onde atua, coincidindo as três no tempo de atuação na referida área, cerca de quatro anos. Uma delas atua ainda como professora das séries iniciais em outra escola. Os instrumentos metodológicos utilizados foram dinâmica conversacional, um questionário, um completamento de frases, uma entrevista semiestruturada e uma redação. As informações construídas nos revelaram que a concepção de Educação das orientadoras está atrelada ao papel da escola nesse processo, como possível promovedora de meios para a aprendizagem dos alunos, bem como para sua felicidade. No entanto, percebida como ineficiente nesse propósito, acaba por gerar angústia pelo isolamento que causa às orientadoras em suas ações, impedindo que suas ações possam ser vistas a partir do paradigma da complexidade, que aqui nos apoia. O protagonismo e a eficiência do trabalho realizado foram considerados como dependentes da parceria dos professores, cuja especificidade de ensinar parece impedir ação cooperativa com as orientadoras e dependente das famílias dos alunos, que se mantém distantes da parceria colaborativa com a escola.Nesse sentido, é possível afirmarmos, por meio desses aspectos, que apesar da intencionalidade das orientadoras da reforma vislumbrada por Morin (2001c), elas se consideram impedidas a uma ação nessa direção, pois estão direcionadas a elas demandas historicamente delineadas, como o atendimento aos alunos problema, de forma individualizada em suas salas e o seu isolamento na escola. Diante desses resultados é possível motivarmos uma reflexão dos orientadores, bem como de todos os atores escolares acerca do fracasso escolar a partir de todos os elementos e de todos os sujeitos nele envolvidos, com a perspectiva do desenvolvimento de melhorias nesse processo. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research focuses on the practice of the school counselors in the Educational Orientation Desk (SOE in Portuguese), daily present in the majority of the public schools in Distrito Federal, Brasilia, Brazil. The goals of this study are centered into the investigation of the counselors actions in Distrito Federal, focusing on the conceptions about Education that are based in their practices, their conceptions about educational orientation, if they can be seen as from a complex perspective of acting and how they perceive the future of this profession. The theoretical validity guiding this study was the Complexity Theory thought by Edgar Morin, because this theory shows important concepts in the identification of the counselors‟ protagonism in the schools, in a view that encompasses new conceptions and looks which follow the changes and the educational and social diversity. The methodological course chosen to this required comprehension is the qualitative research whose epistemological bases are defined from the Qualitative Epistemology, whose general rules about knowledge building, as a feature of interpretative - constructivist of knowledge, the probate of singular aspects and the comprehension of the research as a communication process helped us to reveal important aspects by the school counselors. There were three chosen collaborating counselors and each of them is the only representative in the Orientation Educational Desk of their schools, coinciding them three with the operation period in the work area, about four years. One of them works as a teacher in the primary school in other school. The methodological instruments were conversational dynamics, a survey, a sentence fulfilling, a semi-structured interview and a composition. The build information show that the concept about Education of the counselors is linked to the role of the school in this process, as a possible promoting resource in students learning, such as to build their happiness. However, it was perceived insufficient for this purpose, it generates anguish by isolation that it causes to the school counselors in their actions, preventing that their actions can be seen since the Complexity Paradigm that supports this study. The protagonism and efficiency of this conjectured study were conceived dependents of the partnership among the teachers, whose specificity in teaching seems to impede cooperative action with the school counselors and dependent of the students‟ families, that keeps apart from the collaborative partnership school. Accordingly, it is possible to assure by means of these aspects, besides of the intentionality of the school counselors of the amendment glimpsed by Morin (2001c), they consider themselves blocked to act in this direction, because they are directed by the historical outlined demands, as to listen students problems, in an individualized way in their rooms and their isolation in the schools. Before these results it is possible motivate a reflection among the school counselors, such as all school participants upon scholar failure from all of elements and all people involved in it, with the development perspective of improvements in this process.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Melo, Sonia Maria Martins de. "Contribuições para a critica da orientação educacional." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1991. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75758.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
Made available in DSpace on 2012-10-16T04:10:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T17:26:22Z : No. of bitstreams: 1 82797.pdf: 3907637 bytes, checksum: 15851c56f207fc0c260358f8d020be2e (MD5)
O trabalho visa contribuir com a discussão sobre a questão dos especialistas em educação, principalmente o orientador educacional, e a sua presença na escola pública brasileira. Revê inicialmente algumas características básicas do capitalismo, em sua fase monopolista, por entendê-las como determinações sociais da forma histórica atual da orientação educacional, assim como o são das formas de todas as outras profissões. Alerta que muitas das críticas feitas a esses profissionais são feitas situando como determinações sociais da sua atuação na escola e, por extensão lógica, da própria função social dessa mesma escola, fases já há muito superadas do capitalismo. Cristalizando-se a crítica principalmente na fase manufatureira do capital, isto quando não se fixa apenas no fato isolado da questão da divisão técnica do trabalho fabril, transpondo, simplista e mecanicamente, o esquema já existente na escola. Revê também as formas históricas que a orientação assumiu, através de vários modos de produção, já que o conceito não é privativo do modo de produção capitalista. Revê, ainda, através da releitura crítica das classificações existentes, as formas que a orientação assumiu na realidade brasileira, principalmente na escola pública de 1o e 2o graus. A partir daí alerta, finalmente, para a necessidade de revisão das inversões metodológicas e equívocos de interpretação que ocorrem no trato da questão em pauta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Campos, Fabiana Reis Ribeiro. "Orientação profissional no sistema educacional de Imperatriz - MA." Universidade de Taubaté, 2016. http://www.bdtd.unitau.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=833.

Full text
Abstract:
A escolha profissional é um processo evolutivo que perpassa prioritariamente pelo autoconhecimento e pela compreensão do mundo do trabalho. É um processo contínuo que vai da infância à vida adulta. A orientação profissional tem importância crescente na sociedade atual, diante dos desafios do empreendedorismo e da empregabilidade. Acredita-se, portanto, que favorecer a construção de um projeto de vida, ainda na escola, possa permitir uma escolha profissional mais assertiva nesse mundo de constantes mudanças. Diante disso, este estudo pretende traçar um panorama da orientação profissional no sistema educacional de Imperatriz (MA). O estudo sobre orientação profissional nas escolas de ensino médio do Município é importante, pois o processo de escolha profissional é um dos grandes e primeiros desafios da vida dos adultos jovens. É um aspecto importante a implementação de estratégias de aprendizagem ao longo da vida, bem como de políticas que visem estimular a empregabilidade ativa, contribuindo nessa perspectiva para o desenvolvimento regional. O método aplicado neste estudo é o da pesquisa documental e de campo, do tipo levantamento. A pesquisa é exploratória, com análise documental e aplicação de questionário a alunos e gestores de escolas de nível médio de Imperatriz (MA). Foi realizada análise estatística e os resultados estão apresentados em forma de textos, figuras e tabelas. Após a análise documental percebeu-se a inexistência de diretrizes nacionais, estaduais e municipais que norteiem a prática da orientação profissional na educação básica. Há um consenso entre gestores e alunos quanto à importância da prática de orientação profissional na escola, entretanto a orientação profissional nas escolas de ensino médio de Imperatriz apresenta-se fragilizada pela ausência de sistematização e de planejamento para realização de atividades diversificadas e periódicas que oportunizem ao jovem momentos de vivência e de reflexão sobre o mundo do trabalho.
The career choice is an evolutionary process that permeates primarily by selfknowledge and understanding of the working world. It is a continuous process from childhood to adulthood. Career guidance has increase its importance in todays society, facing the challenges of entrepreneurship and employability. It is believed, therefore, that favor the construction of a life project, still in school, can allow a more assertive professional choice in this world of constant change. Thus, this study aims to give an overview of vocational guidance in the education system of Imperatriz (MA). The study on vocational guidance in high schools of the county is importante, because the process of professional choice is one of the great and first challenges of the young adults lives. It is an important aspect the implementation of learning strategies throughout life, as well as policies to encourage active employability, contributing in this perspective for regional development. The method applied in this study is the documentary and field research, the survey type. The research is exploratory, with documentary analysis and application of questionnaire to students and high schools managers of Imperatriz (MA). Statistical analysis was performed and the results are shown in form of text, figures and tables. After the documentary analysis was noticed the absence of national directrix, state and local guidelines to guide the practice of vocational guidance in basic education. There is a consensus among managers and students on the importance of practice vocational guidance at school, though the vocational guidance in high schools of Imperatriz presents weakened by the lack of systematization and planning for implementation of diversified and periodic activities that nurture to young moments of experience and reflection on the works world.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bruns, Maria Alves de Toledo. "Não era bem isto o que eu esperava da universidade : um estudo de escolhas profissionais." [s.n.], 1992. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253741.

Full text
Abstract:
Orientador : Maria Ines Fini
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-14T04:19:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruns_MariaAlvesdeToledo_D.pdf: 8478594 bytes, checksum: 20cb9d80ee765b2b566ed4042dac67c3 (MD5) Previous issue date: 1992
Resumo: Movida pelo desejo de interrogar o Ser que experiencia a escolha profissional, optei intencionalmente pela trajetória fenomenológica para realizar este trabalho, a qual possibilitou-me o acesso aos discursos de jovens que vivenciaram a escolha pelo curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP - Campus de Ribeirão Preto - período de 1980-1989. E, dessa forma, vir a compreender a vivência desta escolha a partir das possibilidades dos modos de Ser autêntico e/ou inautêntico sob a luz das idéias de Heidegger. Para este, o Ser está aberto a possibilidades de construir o seu próprio projeto de vida, que inclui o poder de fazer continuas escolhas, bem como de assumir responsabilidades, compromissos e riscos dessas escolhas ao longo de seu tempo vivido
Abstract: Moved by the desire to interrogate the' Being that exp experiences the proeess of choosing a profession, intentionally selested the phenomenologieal trajectorory to carry out this study. This provided me with access to the young adults of the psychology course of the College of Science and Letters of the University of são Paulo, Ribeirão Preto campus who werw experiencing this process at times between 1980 and 1989. The experience of choosing a profession can be understood considering the possible manners of an authentie and/or unauthentie Being in light of the ideas of Heidegger. As such the Being is open to possibilities of construeting his own life projeet, whieh is ineludes the power to make continuous choices as well as to assume the responsabilities. compromises and risks related to these choices
Doutorado
Psicologia Educacional
Doutor em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Milet, Rosa Maria Lepak. "A orientação educacional que ultrapassa os muros da escola." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1990. http://hdl.handle.net/10438/8990.

Full text
Abstract:
Submitted by Julie_estagiaria Moraes (julie.moraes@fgv.br) on 2012-01-13T16:41:19Z No. of bitstreams: 1 000056558.pdf: 7674459 bytes, checksum: f13ea4acb73df9eaedeba83418975046 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-01-13T16:41:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000056558.pdf: 7674459 bytes, checksum: f13ea4acb73df9eaedeba83418975046 (MD5) Previous issue date: 1990
This work consists of reflexion and analysis of the role of the educational guide in Brasilian public school that attends the students of popular classes. It also presents analysis of processes of selectivity of the present day public school and its relation to the social crisis of the nation. In this picture, it evaluates the importance and need of the presence of educational guide in the school from the theoretical and practical study of options that constitute the basis of the work debated in congresses of guides and that define the profissional position of the category, in face of the questions that do not allow classes of entering in the school. The work distinguishes the two of educacional guidance present in the school the popular conceptions nowadays, evidencing the fundamental aspects of the practice of guides that actuate in the teaching municipal net in Rio de Janeiro. It also affirms the political and pedagogical i~ portance of the educational guidance in the school, introducing experiences that indicate ways of reformulating pedagogical practice through the daily life out of school of the student.
Este trabalho consiste em reflexao e análise do papel do orientador educacional na escola pública brasileira que atende aos alunos das classes populares. Para isso apresenta análise dos mecanismos de seletividade da atual escola pública e sua relação com a crise social do país. Neste quadro, avalia a importância e necessidade da presença do orientador educacional na escola, a partir do estudo das opções teórico-práticas que fundamentam o seu trabalho, debatidas em congressos de orientadores e que definem a posição assumida por essa categoria profissional frente às questões que impedem as classes populares de usufruir da escola. Distingue as duas concepções de orientação educacional presentes na escola hoje evidenciando aspectos fundamentais da prática de orientadores que atuam na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Afirma a importância político-pedagógica da orientação educacional na escola, introduzindo experiências que apresentam caminhos para o redimensionamento da prática educativa através do resgate do cotidiano extra-escolar do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Johnson, Maria Cristina Folmer. "Projeto pessoal de vida e trabalho : a orientação profissional na perspectiva de orientadores e orientandos." [s.n.], 2000. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253491.

Full text
Abstract:
Orientador: Valerio Jose Arantes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-27T07:27:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Johnson_MariaCristinaFolmer_M.pdf: 610597 bytes, checksum: ab4f983ae1805070411784d2d41fb9d6 (MD5) Previous issue date: 2000
Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mori, Ana Luiza Pereira Moreira. "Orientação educacional do paciente hipertenso: efeito sobre a adesão ao tratamento." Universidade de São Paulo, 2002. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/tde-13022015-110818/.

Full text
Abstract:
A hipertensão arterial é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento constante da pressão sangüínea acima da normalidade (140 mmHg para a sistólica e 90 mmHg para a diastólica). Tem alta prevalência, em geral assintomática e é determinada por diversos fatores como raça, hereditariedade, idade e hábitos de vida relacionados à alimentação e à prática de exercícios físicos. É um dos maiores fatores de risco de morbidade e mortalidade cardiovasculares no mundo todo, causando além dos sérios problemas relativos à saúde, alto custo social. A falta de adesão às recomendações que são dadas aos pacientes é uma das causas do insucesso no tratamento dos indivíduos hipertensos, tornando-se um problema de saúde pública, encontrado em países do mundo todo. Por ser a hipertensão arterial uma doença assintomática é mais difícil motivar seu tratamento. Para isso, é fundamental a prática de uma sistemática contínua de orientação ao paciente pela equipe de saúde. O presente trabalho teve como objetivo estudar a repercussão de um programa educacional para melhorar a adesão do paciente ao tratamento. Foi aplicado pelo farmacêutico e comparado a um grupo controle, em pacientes atendidos pelo ambulatório de hipertensão do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, através de palestras e orientação individualizada. Os resultados foram avaliados por meio de questionário, dosagens de sódio e potássio urinário, controle de pressão arterial, peso corpóreo, medidas de circunferência de cintura e quadris e de exames bioquímicos laboratoriais, entre outras variáveis. Verificou-se que os pacientes do grupo experimental apresentaram maior redução da pressão arterial sistólica e diastólica, do nível sé rico de triacil-gliceróis e da relação entre cintura/quadril, além de apresentarem aumento da excreção urinária de potássio em volume de 24 horas e da porcentagem de acertos em questionários referentes a aspectos gerais sobre hipertensão arterial, em relação aos pacientes do grupo controle. Tais resultados indicam aumento de adesão ao tratamento, mediante o processo educativo oferecido ao grupo experimental.
Hypertension is a chronic disease featured by a continuous rise in blood pressure above normal levels (140mmHg for systolic pressure and 90mmHg for diastolic pressure). A highly prevalent disease, it is not usually accompanied by symptoms and is determined by a number of factors, such as race, heredity, age, and living habits related to food intake and physical exercises. It is one of the highest risk factors for cardiovascular morbidity and mortality, thus leading not only to serious health disorders, but also to high social expenditure. Unsuccessful treatment of individuals who suffer from hypertension is in part a consequence of the fact that patients do not follow recommendations, which ultimately causes hypertension to be a public health issue throughout the world. As patients do not display any symptoms, they turn out to be less easily motivated to undergo treatment. It is therefore utterly important that health professionals provide patients with continuous, systematic guidance. This project analyzes the effects of an educational program aimed at fostering patients adhesion to medical treatment. It was carried out by a pharmacist and compared to a control group comprised by patients who sought medical assistance at the University Hospital hypertension clinic of the Medical School of the University of São Paulo, by means of lectures and private guidance. Results were assessed by means of a questionnaire, urinary potassium and sodium dosages, arterial pressure control, corporeal weight, waist and hip circumference measures, laboratory biochemical tests, among other variables. Results showed that the educational process addressed to the said experimental group was effective as to lower systolic and diastolic blood pressure, serum triacylgycerol levels and waist-hip ratio. An increase in urinary potassium excretion was also observed within a 24-hour volume, along with a greater number of correct answers to general questions about hypertension among patients in the control group. Such results are an evidence that the number of individuals who adhered to medical treatment increased as a consequence of the educational process provided for the experimental group.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sparta, Mônica. "A exploração e a indecisão vocacionais em adolescentes no contexto educacional brasileiro." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2003. http://hdl.handle.net/10183/4411.

Full text
Abstract:
Este estudo investigou a exploração e a indecisão vocacionais em 659 alunos, de ambos os sexos e com idade média de 16,8 anos (DP=0,8), da terceira série do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Porto Alegre. A exploração vocacional foi definida como um construto multidimensional e a indecisão vocacional como uma variável unidimensional contínua. Um Questionário Sócio-demográfico, a Escala de Indecisão Vocacional (EIV) e o Levantamento de Exploração Vocacional (LEV) foram os instrumentos utilizados. Uma questão foi criada para a avaliação da postura dos adolescentes frente ao processo de escolha profissional. O LEV foi desenvolvido para a mensuração da exploração vocacional. Os dados foram analisados estatisticamente de forma descritiva e inferencial; neste caso foram realizadas uma análise de variância multivariada, análises de correlação bivariada e análises de regressão múltipla. Os resultados indicaram que os alunos da terceira série do ensino médio possuem níveis médio-altos de exploração vocacional e níveis médio-baixos de indecisão vocacional; que as moças apresentam níveis maiores de exploração e indecisão vocacionais do que os rapazes; que os alunos das escolas particulares acreditam mais nas oportunidades profissionais do que os alunos das escolas públicas; que os jovens engajados no processo de escolha profissional apresentam níveis mais altos de exploração vocacional e níveis mais baixos de indecisão vocacional do que os jovens não engajados e ambíguos; que a maior parte das dimensões da exploração vocacional correlaciona-se positivamente entre si e negativamente com o nível de indecisão vocacional; que a indecisão vocacional e o sexo são importantes preditores para a exploração vocacional; e que a exploração vocacional e a postura frente ao processo de escolha profissional são importantes preditores para a indecisão vocacional. Tais resultados forneceram uma ampla descrição sobre o comportamento exploratório e o sentimento de indecisão vocacionais dos alunos da terceira série do ensino médio, que se encontram em um momento da vida escolar em que são socialmente chamados a definir uma escolha profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Azevedo, Michele Miranda de. "A orientação educacional nas redes de ensino estaduais públicas do Brasil : concursos e funções." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21310.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
Submitted by Camila Duarte (camiladias@bce.unb.br) on 2016-07-25T13:20:35Z No. of bitstreams: 1 2016_MicheleMirandadeAzevedo.pdf: 8856741 bytes, checksum: 173cb419e64b913684fb4c4ff8dd0480 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2016-08-23T17:50:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_MicheleMirandadeAzevedo.pdf: 8856741 bytes, checksum: 173cb419e64b913684fb4c4ff8dd0480 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-23T17:50:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_MicheleMirandadeAzevedo.pdf: 8856741 bytes, checksum: 173cb419e64b913684fb4c4ff8dd0480 (MD5)
A pesquisa analisa e discute as relações e contradições entre a legislação nacional vigente referente ao Serviço de Orientação Educacional e as demandas dos sistemas de ensino estaduais públicos do Brasil em seus editais de concurso. Para alcançar esse objetivo geral de pesquisa, outros três objetivos específicos foram traçados: identificar e analisar a legislação nacional vigente a respeito da Orientação Educacional no Brasil; analisar e discutir as bases e perspectivas epistemológicas para a Orientação Educacional; e identificar e analisar as demandas dos sistemas de ensino estaduais públicos referente a Orientação Educacional contidas nos editais de concurso que preveem o Serviço de Orientação Educacional. A pesquisa seguiu a ontologia materialista-histórica-dialética enfatizando assim a dimensão do movimento histórico dos processos sociais, que constituem o objeto a ser estudado. No que se refere aos procedimentos de pesquisa, foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos legais analisados serão: Lei nº 5.564/68, Decreto nº 72.846/73; LDB 9394/96; e Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006; editais de concurso público para preenchimento de cargo que prevê serviços de orientação educacional, tendo como recorte temporal e geográfico editais dos estados da federação que abriram concurso posteriores ao ano de 2010. Os eixos da pesquisa são: Fundamentação legal, Perspectivas epistemológicas para Orientação Educacional e Demandas das redes estaduais. A pesquisa contribui para o campo da Orientação Educacional tanto nos aspectos exploratórios da pesquisa quanto nos aspectos conceituais da área. Concluiu que as redes estaduais demandam pela orientação educacional considerando, em sua maioria, a atividade inerente ao Pedagogo. A maior contradição entre a legislação vigente e as demandas dos sistemas estaduais consiste no fato de que a orientação educacional não é privativa a uma profissão. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research analyzes and discusses the relations and contradictions between existing national legislation concerning the Educational Guidance Service and the demands of the public state education systems of Brazil in their tender notices. To achieve this overall objective research, three other specific objectives were set: to identify and analyze existing national legislation regarding the Educational Guidance in Brazil; analyze and discuss the basis and epistemological perspectives for Educational Guidance; and identify and analyze the demands of the public state education systems related to Educational Guidance contained in tender notices which provide the Educational Guidance Service. The research followed the historical-materialist-dialectical ontology thus emphasizing the size of the historical movement of social processes that constitute the object being studied. With regard to research procedures, bibliographic and documentary research was conducted. Analyzed legal documents are: Law No. 5,564 / 68, Decree No. 72,846 / 73; LDB 9394/96; and CNE / CP No. 1 of May 15, 2006; tender notices for job of filling that provides educational guidance services, with the temporal and geographic cut edicts of the federation states that opened later contest to 2010. The axes of research are: Legal Grounds, epistemological perspective for Educational Guidance and demands of the state networks. The research contributes to the field of Educational Guidance in both the exploratory aspects of research as the conceptual aspects of the area. It concluded that the state networks demand for educational guidance considering, in most cases, the activity inherent in the pedagogue. The greatest contradiction between the legislation and the demands of state systems is the fact that the educational guidance is not private to a profession.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Orientação educacional"

1

Filho, Ezequiel Pinto Monteiro. Serviço de orientação educacional: Sua estrutura e sua dinâmica. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Nacional, Divisão de Pesquisas, Estudos e Avaliação, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brammer, Lawrence M. The helping relationship: Process and skills. 6th ed. Boston: Allyn and Bacon, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Brammer, Lawrence M. The helping relationship: Process and skills. 3rd ed. Englewood Cliffs, N.J: Prentice-Hall, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brammer, Lawrence M. The helping relationship: Process and skills. 4th ed. London: Prentice-Hall International (UK), 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Brammer, Lawrence M. The helping relationship: Process and skills. 5th ed. Boston: Allyn and Bacon, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Brammer, Lawrence M. The helping relationship: Process and skills. 7th ed. Boston, Mass: Allyn & Bacon, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ginger, MacDonald, ed. The helping relationship: Process and skills. 8th ed. Boston, MA: Allyn and Bacon, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Orientação Educacional, A. Cortez, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Orientação Educacional e Intervenção Psicopedagógica. Artmed, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Princípios e Métodos de Orientação Educacional. 2nd ed. Atlas, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Orientação educacional"

1

JOSÉ ANDRADE SILVA, RICARDO, and SANDRA JESUS DE MÉLO TAVARES SOARES. "A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR." In Escola em tempos de conexões - Volume 01. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.01.043.

Full text
Abstract:
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL, IDENTIFICAR COMO A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL PODE CONTRIBUIR NO COMBATE À EVASÃO ESCOLAR. TAL ANÁLISE, OBTIDA APÓS A REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TEM A SUA JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA À MEDIDA EM QUE A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, PODE CONTRIBUIR PARA QUE AS AÇÕES NECESSÁRIAS QUANTO AO ENTENDIMENTO SOBRE A REALIDADE DOS ALUNOS, SEUS PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, BEM COMO QUANTO ÀS PRÁTICAS E MÉTODOS PEDAGÓGICOS MAIS INDICADOS, POSSAM SER DETERMINANTES PARA QUE OS ESTUDANTES PERMANEÇAM NA ESCOLA E NÃO ABANDONEM O ENSINO. PELA PESQUISA REALIZADA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA EVASÃO ESCOLAR, TANTO PARA OS INDIVÍDUOS, QUANTO PARA O PRÓPRIO PAÍS, BEM COMO RECONHECER A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NO DESENVOLVIMENTO E ORIENTAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS ESTUDANTES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Granja, Tania de Assis Souza. "A ORIENTAÇÃO E O PROCESSO FORMATIVO: REMEMORANDO UM PERCURSO." In Gestão educacional escritos, 183–95. Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021. http://dx.doi.org/10.12957/eduerj.9786588607046.0010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Monteiro, Maria Eugênia, and Janaina de Almeida Sousa. "A PRÁXIS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA ABORDAGEM DA ECOLOGIA HUMANA." In Interfaces entre Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade, 1–9. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6012111031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Aquino, Daiane Caetano Costa de. "ATUAÇÃO DO ESPECIALISTA EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA." In AMPLAMENTE: SABERES NA EDUCAÇÃO, 196–204. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.14-15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mesquita, Raquel Cabral De. "ORIENTAÇÃO À QUEIXA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL." In Desafios da psicologia no Brasil. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200200272.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

ALEXANDRE DE ARAÚJO, JÂNIO. "POLÍTICAS PÚBLICAS, TERAPIA OCUPACIONAL E EDUCAÇÃO." In Ciência e democracia - o que essa relação depende de nós? Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conapesc.2022.01.089.

Full text
Abstract:
As novas concepções educacionais instauradas desde a redemocratização do país, ensejam para uma formação integral e direcionada para a qualidade e inclusiva, por isso entra em campo inovadores estudos e práticas das mais variadas áreas, sendo uma dela a terapia ocupacional (T.O) , ciência essa ainda pouco aplicada nas escolas públicas, porém de essencial relevância para o desenvolvimento do sujeito. Diante disso, o centro de interesse do trabalho é refletir e discutir sobre a inserção da terapia ocupacional como política pública educacional. A pesquisa se dá ao passo de uma investigação bibliográfica, utilizando obras de autores consagrados na política educacional e na terapia ocupacional, além da revisão de artigos e outros documentos oficiais que deslumbram as temáticas centrais. Além disso, foi aplicado uma abordagem exploratória. O estudo mostrou os principais aportes da terapia ocupacional na dimensão educativa, ainda é perceptível que as políticas públicas ainda são incipientes, porém há um movimento de profissionais, pais e estudantes em alavancar e cobrar da esfera pública ações mais efetivas, nas quais vão compor um rol de garantias relevantes para o ser aprendente. As propostas de atuação do terapeuta ocupacional precisa está alinhada com o contexto da escola, e especificamente com a relação aluno-professor. Delimitar uma política pública capaz de atender as dimensões multiprofissionais é uma urgência, tendo em vista que público da escola cada vez mais está plural, e além disso há um panorama nacional de leis aplicadas a educação notoriamente significativa e inclusiva. Por fim, foi constatado que se deve caminhar muito para que as políticas públicas educacionais aplicadas a terapia educacional seja efetivada. Outro ponto é que os governos precisam reconhecer a importância das técnicas de T.O são possibilidades para reabilitação e orientação dentro do lócus escola
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Simões, Alan José Batista. "A AÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR E DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA GESTÃO ESCOLAR." In Educação: Políticas, Estrutura e Organização, 26–33. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9751929044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mirtes Matheus Damaceno and Catharina Prates. "OS BENEFÍCIOS DE UMA ATIVIDADE MUSICAL DE QUÍMICA PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL." In Pesquisas e Inovações em Ciências Humanas e Sociais: Produções Científicas Multidisciplinares no Século XXI, Volume 2, 694–95. Instituto Scientia, 2022. http://dx.doi.org/10.55232/10830012.53.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Flávio Aparecido de. "O SUPERVISOR EDUCACIONAL E SEU PAPEL FRENTE AO FENÔMENO DA EVASÃO ESCOLAR." In Gestão Escolar: administração, supervisão, orientação e inspeção - Dimensões Teóricas, Práticas e Institucionais, 46–58. Editora Científica Digital, 2022. http://dx.doi.org/10.37885/211106735.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

GOLZER FERNANDES, FILIPE. "SEXUALIDADE, ORIENTAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES." In Escola em tempos de conexões - Volume 03. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.03.091.

Full text
Abstract:
ESTE ESTUDO OBJETIVA REALIZAR UM LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 2016 A 2021, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À SEXUALIDADE, ORIENTAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO REFERENDADA EM TESES E DISSERTAÇÕES OBTIDAS POR MEIO DE PESQUISAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE DUAS BASES DE DADOS DE ACESSO PÚBLICO: BIBLIOTECA BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD-IBICT) E NO PORTAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). OS RESULTADOS APONTAM QUE EXISTE UMA GRANDE GAMA DE PRODUÇÕES QUE BUSCAM ANALISAR COMO A SEXUALIDADE É ABORDADA NO CAMPO EDUCACIONAL, POR MEIO DO QUE TRAZEM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS), NO EIXO ORIENTAÇÃO SEXUAL, MAS QUE O DESCONHECIMENTO, DESPREPARO E DIÁLOGO ESCASSO POR PARTE DE PROFESSORES, ALUNOS, GESTORES E ESCOLAS ACABA DIFICULTANDO A INSERÇÃO DA TEMÁTICA COM MAIS RELEVÂNCIA DENTRO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES. AS PUBLICAÇÕES PROVENIENTES DE DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS, DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS, COM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DISTINTOS CONTRIBUEM PARA QUE TENHAMOS UMA VISÃO AMPLA DO ASSUNTO E BUSCA PROBLEMATIZAR COMO AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ESTÃO LIDANDO COM A TAREFA DE EDUCAR CADA VEZ MAIS DE FORMA PLURAL, INTERDISCIPLINAR, VALORIZANDO AS DIFERENÇAS, PROMOVENDO O RESPEITO E PAUTADA EM ASSUNTOS TÃO RELEVANTES E CAROS À SOCIEDADE NA ATUALIDADE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Orientação educacional"

1

Almeida, Roger Moreira De, and Isabel Cristina Rocha Titonelli Da Silva. "ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL REMOTA: NOVOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PANDEMIA." In II Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbraed/105.

Full text
Abstract:
Introdução: O orientador educacional não é um ponto de discussão dentro dos referenciais teóricos, suas funções são diminuídas em como apaziguar ou "corrigir" alunos que estejam apresentando um comportamento inadequado. Um breve histórico das mudanças das atribuições dos orientadores educacionais com o passar dos anos, trazendo uma análise do fazer tradicional e moderno dentro da função, é importante para desmistificar ideias arraigadas. Com a pandemia de COVID-19, as atividades dos orientadores precisaram ser transportadas para o ambiente remoto ou para ações diferentes das executadas no ambiente escolar. Objetivo: O artigo apresenta as práticas do orientador educacional durante a pandemia de COVID-19 e reitera sua importância no ambiente escolar diante das dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino remoto e mostrar um panorama da atuação da orientação educacional em meio ao contexto pandêmico almejando entender quais ações foram feitas para que o orientador educacional tivesse efetividade em seu fazer, listando os benefícios advindos destas ações para alunos e professores. Material e métodos: O trabalho pautou-se em pesquisa qualitativa, onde foram observadas as práticas de uma escola particular e uma pública, com atuação de orientadoras educacionais diferentes. Na visão do professor, observou-se quais procedimentos eram executados diante das exigências que apareciam neste novo contexto. Observou-se ainda quais impactos positivos foram identificados pelos professores no decorrer do período letivo analisado (2020/2021). Resultados: As orientações educacionais se reinventaram e propuseram o atendimento individualizado por ligação, chamada de vídeo, dentre outros. Alunos com mais dificuldade em tecnologia foram ajudados e assim se mantiveram na escola, podendo expressar seus sentimentos, direcionando a equipe no planejamento das atividades. Na rede privada, alunos com mais dificuldade na organização e problemas pessoais foram os mais atendidos e, com o auxílio da orientadora educacional conseguiram sucesso ao final do ano letivo, por meio das sessões de orientação educacional, da escuta apurada. Conclusão: Observou-se a importância da orientação educacional na condução do processo que convergia para o ensino e aprendizagem. A busca pelos alunos online ou presencialmente, o auxílio na organização de suas rotinas e sessões de orientação em grupo ou individuais, dentre outras ações, corroborou a multifuncionalidade do orientador educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Graciola, Marilda Aparecida Dantas, Adriane Martins Soares Pelissoni, Maria José Martins, Soely Aparecida Jorge Polydoro, and Helena Altmann. "Práticas da orientação educacional (SAE): oficinas de autorregulação da aprendizagem em formato de disciplina." In Simpósio de Profissionais da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.10165.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

de Sousa Lima, Gabrielly, and Camila Perez da Silva. "GUIA DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: AS DEMANDAS DA INCLUSÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL." In IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL. ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/sapiensuemasul2022.463293.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Andrade, Nicole, and Remi Castioni. "Orientação profissional: aproximar o conhecimento e a necessidade de inserção ocupacional de trabalhadores nas agências de emprego." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0107.

Full text
Abstract:
A Orientação Profissional - prevista na lei do FAT -, constitui o foco deste estudo. Objetivando relatar o que ocorre nas agências públicas de atendimento ao trabalhador, a Orientação Profissional pode auxiliar os trabalhadores que buscam apoio no período de desemprego. As mais de duas mil agências do Sistema Nacional de Emprego – SINE, não cumprem o que determina a legislação e esta é uma das causas do seu baixo desempenho. Ancorada na revisão da literatura e na análise do processo de acolhimento do trabalhador, realizado pelas agências, apresenta-se uma proposta de acolhimento, ao tempo que busca-se também, aproximar o sistema educacional por intermédio do CESAS (Centro de Educação de Adultos da Asa Sul), que em conjunto com a SETRAB (Secretaria do Trabalho) do Distrito Federal atuaria na certificação educacional e profissional dos perfis identificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Nicole, and Remi Castioni. "Orientação profissional: aproximar o conhecimento e a necessidade de inserção ocupacional de trabalhadores nas agências de emprego." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0107.

Full text
Abstract:
A Orientação Profissional - prevista na lei do FAT -, constitui o foco deste estudo. Objetivando relatar o que ocorre nas agências públicas de atendimento ao trabalhador, a Orientação Profissional pode auxiliar os trabalhadores que buscam apoio no período de desemprego. As mais de duas mil agências do Sistema Nacional de Emprego – SINE, não cumprem o que determina a legislação e esta é uma das causas do seu baixo desempenho. Ancorada na revisão da literatura e na análise do processo de acolhimento do trabalhador, realizado pelas agências, apresenta-se uma proposta de acolhimento, ao tempo que busca-se também, aproximar o sistema educacional por intermédio do CESAS (Centro de Educação de Adultos da Asa Sul), que em conjunto com a SETRAB (Secretaria do Trabalho) do Distrito Federal atuaria na certificação educacional e profissional dos perfis identificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ayres, Frederico, Glauce Viana Souza Torres, and Cristiane Koehler. "Ressignificações no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da UFMT, Modalidade a Distância." In Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2022.20386.

Full text
Abstract:
O presente texto traz reflexões sobre o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Mato Grosso, sendo este o primeiro curso no Brasil, na modalidade a distância, e no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O objetivo deste texto é apresentar como foi realizada, de maneira inovadora e colaborativa, a orientação dos estudantes em estágio supervisionado, nas escolas públicas durante a pandemia pela COVID-19. Esta orientação foi realizada a partir de propostas metodológicas que utilizaram os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação na produção de conhecimentos. O planejamento das aulas envolveu a articulação entre as inúmeras Tecnologias da Informação e Comunicação que são trabalhadas durante as disciplinas do curso, de tal forma a beneficiar o letramento digital, além da construção dos conhecimentos específicos. A inserção das tecnologias não foi feita de forma a substituir o docente em seu papel de facilitador do conhecimento, mas de ampliar as possibilidades de interação entre os sujeitos. A falta de letramento digital pode levar os sujeitos a supervalorizarem as tecnologias em detrimento do saber.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Campos, Vitor Bandeira. "ESTUDO DAS ÂNCORAS DE CARREIRA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL APLICADO AOS PROFISSIONAIS BIBLIOTECÁRIOS." In II Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbraed/98.

Full text
Abstract:
Introdução: São múltiplos os motivos os quais indivíduos enfrentam conflitos acerca de qual profissão seguirem, inclusive os já atuantes numa área profissional, por vezes recorrem à ajuda de serviços especializados em orientação profissional, à psicologia clínica, “coaching”, dentre outros, no intento de solucionarem suas inquietações relacionadas à uma suposta decisão equivocada no tocante à carreira. Objetivo: Objetivou-se investigar se as Âncoras de Carreira dos profissionais Bibliotecários formados no estado do Ceará, contemplam o perfil técnico-comportamental almejado ao contemporâneo profissional Bibliotecário, a partir do perfil estabelecido no “IV Encuentro de directores de escuelas de Bibliotecología y Ciencia de la Información del Mercosur”; ocorrido na cidade de Montevidéu, Uruguai, em 2000, e revisitado nos eventos de 2014 na cidade de Buenos Aires, Argentina, e em 2020, novamente em Montevidéu. Material e métodos: Para tanto, elaborou-se um estudo bibliográfico concernente a vocação, carreira, momentos e motivos de escolha do indivíduo, como também, sua percepção acerca de si mesmo: sua autoimagem. Referente à metodologia adotada, trata-se de uma pesquisa de caráter misto e que pode ser classificada como descritiva, através da análise de conteúdo aplicada em dados coletados por meio da aplicação do Inventário de Âncoras de Carreira; desenvolvido por Edgar Schein, idealizador da referida teoria, como também do conceito de Cultura Organizacional; a um corpus de 50 respondentes voluntários. Resultados: Os resultados obtidos sugerem que a contemplação do perfil de competências almejado é apenas parcial, devido a ocorrência principal da Âncora Técnica-funcional como âncora primária, discordando do que sugere o relatório do evento em Montevidéu, que aponta como âncoras desejadas as de: Competência Administrativa-Gerencial e Competência Criatividade Empreendedora, situadas apenas como secundárias e de menor relevância no grupo de voluntários submetidos ao inventário. Conclusão: Concluímos que a pesquisa atingiu seus objetivos, o de aferir se, de fato, os profissionais possuem as competências pessoais/comportamentais necessárias para o êxito no segmento profissional ora escolhido. Elenca-se também que o estudo realizado pode fomentar melhorias nos centros formadores destes profissionais quanto ao melhor desenvolvimento das competências e habilidades em deficiência nos seus educandos, tornando-os mais aptos às demandas e anseios do atual mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

MAIA, LAURINDA. "LIVES: VIABILIDADE DE USO COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM (OA)." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.57132.

Full text
Abstract:
ESTE ARTIGO CONDUZ PARA REFLEXÃO A VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DAS LIVES COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA). APRESENTA FATORES QUE EVIDENCIAM FACILIDADES E ENTRAVES PARA PESQUISA DE OA NA REDE DIGITAL. MOSTRA A IMPORTÂNCIA DO DESENHO DIDÁTICO NA AÇÃO EDUCACIONAL VISANDO A INCORPORAÇÃO EXITOSA DE UM OA. A ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA SINALIZA PARA A OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM LIVES COM FINALIDADE ACADÊMICA, A FIM DE MELHOR ANALISAR E INTERPRETAR ESSE FENÔMENO QUE SE ESTABELECEU NA CIBERCULTURA. O RESULTADO REVELA UM IMPACTO POSITIVO, COM RESSALVAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ramos, David Brito, Ilmara Monteverde Martins Ramos, and Elaine Harada Teixeira Oliveira. "Análise de recomendações de estratégias de aprendizagem baseadas em motivação." In Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil. Sociedade Brasileira de Computação, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/wapla.2022.227563.

Full text
Abstract:
No contexto educacional, a motivação está relacionada com o envolvimento do estudante no processo de aprendizagem e a adoção de estratégias de aprendizagem. Neste trabalho, foi utilizado um sistema de recomendação de 70 estratégias de aprendizagem com base na motivação. Assim, é feita uma análise das recomendações através das 60 avaliações de recomendação, realizadas por 41 alunos em uma disciplina de introdução à programação. Os resultados mostraram que as recomendações tiveram uma nota média de 4,3 numa escala de 5 estrelas. Também nos experimentos, foi possível classificar a orientação de meta de um estudante com base em sua trilha de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Araújo, Ana Priscila Barroso. "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PROJETO DE VIDA PARA OS INTERNOS DAS CASAS DE PRIVAÇÃO PROVISÓRIA." In I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e Social On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1674.

Full text
Abstract:
Introdução: A elaboração de um projeto de vida que integre o passado, o presente e o futuro, pode fornecer um novo significado para a vida, bem como prevenir futuros adoecimentos e promover a saúde. Uma orientação para a vida que permita a reflexão, a percepção e a compreensão da sua própria história, pode possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da criticidade, a quebra do ciclo vicioso, dos estereótipos, estigmatização e da situação de risco e vulnerabilidade que os internos das Casas de Privação Provisória foram expostos durante as suas vidas. Objetivo: Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo pensar em práticas que vão além da contenção, punição e da segurança, para arranjarmos condições em que os internos tenham o apoio necessário para superarem os seus conflitos passados, presentes e ampliarem as suas possibilidades futuras, baseadas, é claro, em suas possibilidades concretas de vida. Material e Métodos: Em decorrência da complexidade da proposta, o método deve priorizar atividades sócio-educativas, palestras e debates, roda de conversa, dinâmicas de grupo, vídeos, jogos educativos e role-play. Resultados: Os resultados visam ações que contribuem para um projeto individualizador, para a assistência dos internos pressupondo caráter educacional, bem como para oferecer assessoramento dos internos possibilitando a criação de seu projeto de vida e para fomentar e fortalecer o trabalho multidisciplinar com objetivo único nas Casas de Privação Provisórias. Conclusão: Diante do exposto, é possível concluir, que a implementação de um processo de orientação profissional para os internos das Casas de Privação Provisória pode contribuir para uma sociedade mais democrática, humanitária, solidária e igualitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography