To see the other types of publications on this topic, follow the link: Orientação educacional.

Journal articles on the topic 'Orientação educacional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Orientação educacional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Arieta, Mariana de Souza, and Katiuscha Lara Genro Bins. "Orientação Educacional e Inclusão." Caderno Marista de Educação 12, no. 1 (September 13, 2021): e40790. http://dx.doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40790.

Full text
Abstract:
Este estudo retrata a pesquisa de conclusão do curso de especialização em Educação Inclusiva da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e visa refletir sobre a importância do orientador educacional nos processos inclusivos no contexto da escola regular, buscando responder a seguinte pergunta: quais são as interfaces e os itinerários necessários para o processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação básica regular, no ensino fundamental – anos iniciais – de uma escola da rede privada de Porto Alegre, na perspectiva da atuação do orientador educacional? Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa através de observações em diferentes momentos da rotina escolar e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com sete professoras e quatro famílias de estudantes público-alvo da educação especial, que resultaram em proposições de caminhos e parcerias que se fazem necessárias na atuação desse profissional, através da acolhida das famílias e estudantes, do apoio fornecido ao professor e demais educadores, das proposições de formação continuada para toda a comunidade educativa e do fornecimento de recursos necessários para proporcionar a equidade nos processos de ensino e aprendizagem, a fim de contribuir para a construção de uma cultura mais inclusiva no contexto das escolas. Através dos relatos dos entrevistados foi possível pensar em itinerários/caminhos a serem percorridos e em interfaces/parcerias necessárias para que essa proposta se efetive. O professor sozinho não torna uma escola inclusiva. Todos precisam ser atores e protagonistas neste processo, e o papel do orientador educacional torna-se fundamental, considerando o fato de ser o primeiro contato do estudante e da família na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Marcelo Henrique, and Antonio Serafim Pereira. "ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS." Criar Educação 10, no. 1 (June 18, 2021): 77. http://dx.doi.org/10.18616/ce.v10i1.5651.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca analisar as perspectivas teóricas que influenciam e envolvem o trabalho da Orientação Educacional brasileira no século XXI. Para tal fim, descrevemos o contexto do seu desenvolvimento histórico e legal diante dos avanços e retrocessos do sistema educacional brasileiro, e posteriormente, articulamos os conceitos das perspectivas teóricas da Orientação Educacional com a abordagem predominante em três obras de autores distintos publicadas na última década. Nesta sequência, o artigo abordará a relação estreita que possui o papel da Orientação Educacional com os princípios gerais estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular, visando contribuir para a compreensão da responsabilidade e compromisso na formação integral dos estudantes e uma educação de qualidade. A pesquisa configura-se de cunho bibliográfico e a investigação dos dados foi realizada a partir de estudos em livros, artigos, periódicos, pesquisa intensiva e análise das legislações brasileiras a respeito da Orientação Educacional. Possuindo caráter esclarecedor, esta pesquisa poderá servir de auxílio para a reflexão de referências bibliográficas já existentes sobre o tema Orientação Educacional no contexto educacional brasileiro. PALAVRAS CHAVE: Perspectivas Teóricas. Orientação Educacional. Base Nacional Comum Curricular. Formação Integral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Schnitman, Ivana Maria. "Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online." ETD - Educação Temática Digital 12 (November 18, 2010): 287. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v12i0.1214.

Full text
Abstract:
Considerando que toda interação da educação online ocorre através de interfaces digitais, pode-se supor que a mediação pedagógica seja um importante fator para o sucesso de uma experiência educacional on-line. O desafio se estabelece quando este princípio é confrontado por projetos educacionais pautados na educação de massa. As características de uma educação em larga escala se chocam e podem até mesmo ameaçar, propostas educacionais que preconizem a mediação pedagógica como princípio educacional básico. Tendo em vista esta perspectiva, buscou-se examinar se existiu uma relação de dependência entre o sucesso de uma experiência educacional online e diferenças na interação pedagógica mediada de docentes on-line. A fim de examinar esta questão, foram coletadas informações sobre os resultados de uma disciplina online de orientação de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), em um curso de Pós-Graduação a distância. Utilizando parâmetros relacionados: a situação e resultados da orientação e ao grau de interação estabelecido pelos professores orientadores, foi aplicado o teste estatístico Chi Quadrado, que revelou que a interação pedagógica mediada é estatisticamente significante para o sucesso de uma experiência educacional online.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fialho, Lia Machado Fiuza, and Francisca Genifer Andrade de Sousa. "Juventudes e redes sociais: interações e orientações educacionais." Revista Exitus 9, no. 1 (January 1, 2019): 202. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id721.

Full text
Abstract:
O advento das novas tecnologias tem alterado os modos de vida dos indivíduos na sociedade, em especial, dos usuários jovens de redes sociais. Questiona-se como se efetivam as interações juvenis com as redes sociais e quais orientações educacionais são mediadas por seus responsáveis, para o uso consciente dessa ferramenta. Realizou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu 30 participantes - 15 jovens cearenses e 15 pais - com o objetivo de compreender a utilização das redes sociais pelos jovens e as mediações educacionais desenvolvidas pelos responsáveis para orientação ao uso crítico dessas ferramentas. A coleta de dados, realizada mediante questionários mistos, possibilitou constatar: tempo excessivo de utilização da internet pelos jovens, em maior proporção para acesso às redes sociais; Facebook, Whatsapp, Mensseger e Instagran, respectivamente, como aplicativos mais utilizados; relação de dependência com a internet e autoexposição; e ausência de orientação educacional veiculada pelos pais e pela escola aos jovens. As discussões desses resultados apontaram para relevância da formação de identidades juvenis desde a sociabilidade intermediada pelas tecnologias da informação e comunicação, o que gera a necessidade dos pais conhecerem e acompanharem as interações realizadas pelos seus filhos nas redes sociais para evitar situações de perigo e orientar o uso crítico e consciente com mediação educacional dialógica. Palavras-chave: Redes sociais. Juventudes. Orientação educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

David, Ricardo. "A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL PARA PROFESSORES E ALUNOS." Revista Ciências Humanas 10, no. 1 (June 30, 2017): 108–15. http://dx.doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo11.

Full text
Abstract:
RESUMO Entender a orientação educacional quando esta surge e como esta se configura hoje é de suma importância para entender a importância da mesma no desenvolvimento humano e social. O trabalho pedagógico necessário à sociedade democrática não é o de implementação passiva de diretrizes educacionais e a consequente preparação dos alunos para apenas executarem ordens. A escola tem o direito e o dever de organizar o trabalho pedagógico que continua para formação do cidadão. O direito se refere ao respeito pelo trabalho dos profissionais da educação, sobretudo, o supervisor pedagógico, que nela atuam, assim como o direito do aluno de ter uma educação que necessita como pessoa. Portanto, a necessidade de construção coletiva do projeto político pedagógico implica que todos participem também da sua avaliação em todos os momentos e dimensões do trabalho. O projeto pedagógico é a própria organização do trabalho pedagógico da escola, construída e reconstruída continuamente pela equipe escolar, executado e avaliado por todos os que atuam na escola. Por ser a avaliação da aprendizagem uma comprovação e qualificação de um projeto, se faz necessário que saiba distinguir as mesmas de acordo com sua finalidade. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar a gênese da orientação educacional, demonstrando sua importância na sociedade até os dias atuais. Para isso a metodologia utilizada foi à revisão crítica de literatura em educação e orientação educacional. Palavras chave: Gestão pedagógica, orientação educacional, educação, supervisão escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

David, Ricardo Santos. "O ORIENTADOR EDUCACIONAL E A ESCOLA: A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E EXERCÍCIO DA CIDADANIA." Revista Labor 1, no. 18 (December 31, 2017): 104. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i18.18801.

Full text
Abstract:
RESUMO: Entender a orientação educacional quando esta surge e como esta se configura hoje é de suma importância para entender a importância da mesma no desenvolvimento humano e social. O trabalho pedagógico necessário à sociedade democrática não é o de implementação passiva de diretrizes educacionais e a consequente preparação dos alunos para apenas executarem ordens. A escola tem o direito e o dever de organizar o trabalho pedagógico que continua para formação do cidadão. O direito se refere ao respeito pelo trabalho dos profissionais da educação, sobretudo, o supervisor pedagógico, que nela atuam, assim como o direito do aluno de ter uma educação que necessita como pessoa. Portanto, a necessidade de construção coletiva do projeto político pedagógico implica que todos participem também da sua avaliação em todos os momentos e dimensões do trabalho. O projeto pedagógico é a própria organização do trabalho pedagógico da escola, construída e reconstruída continuamente pela equipe escolar, executado e avaliado por todos os que atuam na escola. Por ser a avaliação da aprendizagem uma comprovação e qualificação de um projeto, se faz necessário que saiba distinguir as mesmas de acordo com sua finalidade. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar a gênese da orientação educacional, demonstrando sua importância na sociedade até os dias atuais. Para isso a metodologia utilizada foi à revisão crítica de literatura em educação e orientação educacional. Palavras - chave: Gestão pedagógica; Orientação educacional; Educação; Supervisão Escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lembeck, Elaine, and Silvana Corbellini. "ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: ACOLHIMENTO E INCLUSÃO DO ALUNO IMIGRANTE." Revista Educa��o - UNG-Ser 17, no. 3 (August 15, 2022): 16. http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v17n3-4717.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa busca compreender como o trabalho do Orientador Educacional corrobora no acolhimento e na inclusão dos alunos imigrantes. Foi realizado um aprofundamento do entendimento de conceitos como acolhimento e inclusão, após isso, buscou-se compreender esse raciocínio sistêmico excludente no qual existe discrepância nas formas de tratamento de tal modo que um ser é sujeito e o outro se torna objeto. Buscando um entendimento sólido, bem elaborado e reflexivo, sobre a atuação do OE nesse contexto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que se deu através de estudo de caso com revisão teórica e investigação empírica na cidade de Porto Alegre/RS. Esta pesquisa qualitativa exigiu coleta de dados que foi feita através de questionário estruturado aberto, o qual foi enviado e recebido por e-mail em função da pandemia por COVID-19. Os dados recebidos foram analisados a partir de Bardin (2011). Desse processo resultou a compreensão da necessidade de um(a) Orientador(a) Educacional que, com uma prática acolhedora, inclusiva, política e ética, se estruture em parceria com os outros profissionais da escola para atender os estudantes imigrantes. Também foi possível delimitar que acolhimento e inclusão são práticas limítrofes, mas distintas e apontou para a necessidade de estimular o uso das tecnologias como um aporte na desconstrução de estereótipos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Trevisan, Jaira Borges, and Cristiano Borges Trevisan. "Ação da Orientação Educacional: Um Estudo de Caso." Revista Acadêmica Online 6, no. 33 (2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.36238/23595787.artcient.08252020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vendrúscolo, Dulce Maia Silva, and Maria Cecília Manzolli. "O currículo na e da enfermagem: por onde começar e recomeçar." Revista Latino-Americana de Enfermagem 4, no. 1 (January 1996): 55–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691996000100006.

Full text
Abstract:
Este estudo apóia-se na premissa de que toda prática educacional se faz baseada em pressupostos de natureza filosófica e pedagógica, representando o currículo, a visão de mundo percebida pela escola e seus professores. A questão orientadora desta investigação assim se coloca: Qual a percepção do professor sobre as concepções curriculares norteadoras do currículo de graduação de enfermagem? Participaram da pesquisa 36 professores de 9 escolas paulistas de enfermagem que responderam à entrevista formulada a partir da técnica do Diferencial Semântico. As concepções-educacionais, tradicionalista, cognitiva, comportamentalista, de auto-realização e de reconstrução social, orientaram esta análise. Os resultados da pesquisa expressaram as preferências dos sujeitos para posturas educacionais de caráter humanístico e social, demonstrando haver, entretanto, a orientação ora para postura mais renovadoras, ora para mais tradicionais, caracterizando não haver uma concepção predominante na orientação do currículo. A realidade curricular da enfermagem demonstra a existência de um plurarismo de posturas filosóficas e pedagógicas na orientação do ensino de graduação, sendo estas opções, muitas vezes, resultantes das aspirações e dos ideais do próprio professor atribuídos ao processo educacional vigente na enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Da Silva, Claudionor Renato. "TCC de pedagogos(as) em formação: orientação e modelos teóricos de orientação." Revista Brasileira Multidisciplinar 20, no. 2 (July 10, 2017): 29. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2017.v20i2.519.

Full text
Abstract:
As produções no campo da educação sobre a orientação científica docente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vêm aumentando, consideravelmente e se concentram nas áreas da Educação a Distância e Educação em Ciências e Matemática. Contudo, estas produções, no seu conjunto, exigem uma organização e delineamento urgentes referente ao rigor científico da produção de conhecimento; necessita-se de uma epistemologia sobre a orientação docente. Na tentativa de acrescentar um item reflexivo no campo educacional, este ensaio se debruça sobre o tema, tecendo considerações sobre a orientação docente do TCC na formação inicial de pedagogos(as), privilegiando algumas linhas conceituais e teóricas: 1) teoria da afetividade na orientação; 2) teoria motivacional. Com o uso do método bibliográfico atende-se à seguinte pergunta de pesquisa: de que forma algumas linhas conceituais vêm apontando a articulação entre orientação docente, TCC e pesquisa educacional, em cursos de pedagogia e como elas se apresentam como recursos sadios e produtivos na relação orientador(a)/orientando? Ao se apresentarem as duas linhas teóricas se propõem alternativas à orientação docente e à produção dos orientandos(as). Finaliza-se o ensaio com a reflexão sobre o que se configura um “bom” TCC e o aspecto da publicização, e, para isto, se apresenta a Teoria das Restrições como modelo de gestão da produção do TCC em cursos de pedagogia para se atingir a práxis educativa com a transformação da realidade, pela pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Almeida, Laurinda Ramalho de. "A psicologia de Carl Rogers na formação e atuação de orientadores educacionais / The psychology of Carl Rogers in the training and activities of school counselors." Revista de Educação PUC-Campinas 23, no. 2 (June 21, 2018): 311. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3838.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é investigar a contribuição da Psicologia de Carl Rogers na formação e atuação de orientadores educacionais no Estado de São Paulo. O estudo realizado atende às características da abordagem qualitativa de pesquisa. Foram analisados depoimentos de duas ex orientadoras educacionais, uma de escola pública e outra de escola particular. Para a análise dos depoimentos empregou-se a “análise da prosa”, proposta metodológica de Marli André. Para contextualizar a Orientação Educacional no Estado de São Paulo, evidenciando seu entrecruzamento com a abordagem rogeriana, é feita apresentação sucinta da Orientação Educacional na legislação brasileira e uma referência ao primeiro concurso público de ingresso de orientadores educacionais na rede pública estadual de ensino de São Paulo. A análise evidenciou que a psicologia de Rogers, em especial as condições ou atitudes facilitadoras, consideração positiva incondicional, autenticidade e empatia, fizeram parte do repertório formativo das orientadoras. Também evidenciou que, no contexto escolar, a incompreensão do não diretivismo da proposta rogeriana ocasionou a deturpação das ideias de Carl Rogers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Moraes, José Damiro de. "Noemy Rudolfer e a organização da escola e do mundo do trabalho nos anos 1920 e 1930." Educação e Pesquisa 38, no. 2 (June 2012): 485–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022012000200014.

Full text
Abstract:
Os anos 1920 e 1930 são importantes para compreendermos e percebermos a organização do Estado e das relações entre capital e trabalho, bem como a construção de um pensamento educacional liberal. Na época, a educação despontava como uma preocupação das elites e dos governantes, seja nas discussões ocorridas no âmbito da Associação Brasileira de Educação (ABE), seja por meio das reformas educacionais dos Estados. A psicologia que se buscava consolidar no campo científico apresentava propostas para o campo da educação e do trabalho com a orientação e a formação dos futuros dirigentes e dirigidos. Foi nesse campo que Noemy Rudolfer teve relevante destaque ao pensar e agir em defesa da psicologia educacional e de suas variantes destinadas ao ambiente escolar, como a orientação profissional. Em ambos os domínios, ela pretendia colocar o homem certo no lugar certo. A ampliação do controle na esfera do trabalho e na escolha das carreiras no campo educacional objetivava instaurar a psicologia como ciência que habilmente evitaria os conflitos sociais. Rudolfer contribuiu para isso ao fortalecer e ampliar o campo a partir de sua atuação na divulgação e na aplicação da psicologia educacional e da orientação profissional no país, configurando uma modernização conservadora. A partir de sua produção e de sua trajetória, buscamos desvelar a colaboração de Rudolfer para a construção de tal pensamento no Brasil dos anos 1920/1930, quando se assumia um discurso modernizador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Prestes Vivian, Ellen Cristine. "PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS." Vivências 18, no. 35 (January 1, 2022): 203–17. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.482.

Full text
Abstract:
Com objetivo de levantar uma reflexão e investigar as possíveis perspectivas e como a atuação do(a) Orientador(a) Educacional Bilíngue pode contribuir na educação de surdos, foi realizada uma entrevista - através de um questionário - com Intérpretes de Libras e Professores de Libras que atuam ou atuaram em escolas públicas regulares da educação básica. A escolha por estes profissionais partiu da percepção de que os mesmos trabalham com maior proximidade dos estudantes surdos, da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da cultura surda no ambiente escolar. Igualmente, não há Orientadores Educacionais Bilíngues atuantes na cidade em que esta pesquisa foi realizada. Casualmente, as participantes selecionadas são mulheres. A pesquisa constituiu-se como um estudo de caso de caráter qualitativo. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Com a leitura das respostas das participantes ao questionário e articulando com os pressupostos teóricos, emergiram duas categorias, a saber: i - Desafios e dificuldades e ii - Contribuições e potencialidades. Com base nas respostas das participantes ao questionário, foi notável a necessidade de investimentos na formação continuada dos educadores, que proporcione o reconhecimento de políticas linguísticas, da Libras e da cultura surda pelos Orientadores Educacionais. Esse reconhecimento possibilita caminhos para se alcançar a educação bilíngue no ambiente escolar. A Orientação Educacional é fundamental para o acolhimento dos estudantes e para a promoção do diálogo entre família e escola, por isso, na educação de surdos a Orientação Educacional Bilíngue contribui potencialmente na inclusão e formação dos educandos(as) surdos(as) com equidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Alves, Renata Camargo, Luciane Soares de Lima, Dulce Aparecida Barbosa, Silvana Andrea Molina Lima, and Ana Rita De Cássia Bettencourt. "Impacto de uma intervenção educacional de enfermagem em pacientes portadores de DPOC." Revista Enfermagem UERJ 27 (November 5, 2019): e30338. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2019.30338.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar os efeitos imediatos da orientação do plano de alta hospitalar aos pacientes com DPOC. Método: estudo prospectivo, comparativo, realizado num hospital privado de São Paulo, com pacientes com DPOC. Na primeira etapa foi aplicado questionário “Plano educacional para pacientes com DPOC” para avaliar conhecimento do paciente sobre sua doença. Na segunda etapa foi realizada intervenção educacional e na terceira, reaplicação do questionário. A comparação do resultado do pré e pós-teste foram feitas pelo teste T pareado. Projeto de pesquisa aprovado em comitê de ética, parecer no 003/12. Resultados: dos 50 pacientes participantes do estudo, 68% responderam não conhecer bem sua doença antes da orientação e apenas 22% após intervenção educacional. Todas seções do questionário apresentaram aumento na média de acertos após intervenção educacional. Conclusão: orientação do plano de alta hospitalar mostrou-se efetiva resultando em melhora imediata do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Wolf, Vaneza Lira Waldow, Juan Eduardo Samur-San-Martin, Suzy Ferreira de Sousa, Hemerson Dinis Oliveira Santos, Augusto Gerhart Folmann, Roberto Régis Ribeiro, and Gil Guerra-Júnior. "EFETIVIDADE DE PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO PARA OBESIDADE COM BASE EM ORIENTAÇÕES PARA ESCOLARES ADOLESCENTES: REVISÃO SISTEMÁTICA." Revista Paulista de Pediatria 37, no. 1 (January 2019): 110–20. http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/;2019;37;1;00015.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: Verificar a efetividade de intervenções educacionais baseadas na orientação sobre atividade física e nutrição em escolares. Fonte de dados: Foi realizada busca sistemática em quatro bancos e bases de dados eletrônicos, com artigos publicados entre outubro de 2007 e janeiro de 2017 que abordaram a realização de intervenções educacionais com ênfase em educação nutricional e atividade física ou exercício físico em escolares com idades entre 10 e 19 anos. Síntese dos dados: Foram selecionados 12 artigos para esta revisão. Desses estudos, quatro incluíram a intervenção educacional; quatro associaram intervenções educacionais à inclusão de alimentos saudáveis e atividade física; dois estudos relacionaram as orientações e a atividade física; e, por fim, dois ligaram as orientações com o consumo de alimentos saudáveis. Conclusões: As intervenções baseadas na orientação de atividade física e/ou nutrição foram eficientes, com resultados superiores nos estudos que associaram a prática de atividade física à orientação. Entretanto, observou-se a necessidade da realização de novos estudos que abordem as intervenções educacionais em escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lima, Bárbara Grace Tobaldini de, Eduarda Maria Schneider, Bruna Cristina Tomazini Neto, and Luciana Paula Vieira de Castro. "Educação Superior em tempos de Pandemia Versus a (Des) orientação dos Documentos Oficiais." Research, Society and Development 9, no. 8 (June 25, 2020): e100985193. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5193.

Full text
Abstract:
Desde o início de 2020, o mundo tem passado por grandes desafios devido à pandemia da Covid-19. No Brasil, a doença ocasionou o começo de uma série de mudanças no cenário educacional, a partir de março, quando houve a suspensão das aulas no país. Desde então, houve a publicação de documentos para nortear as redes educacionais de ensino. No entanto, esses apresentam termos genéricos e com poucas recomendações aos dirigentes e ao trabalho pedagógico. Assim, é objetivo deste texto refletir sobre as orientações de duas Universidades públicas federais, frente à pandemia do novo Coronavírus no Brasil. A partir dos encaminhamentos da análise documental, foram analisados os documentos relacionados à educação, emitidos durante a pandemia nas referidas IES. Identificamos duas categorias de análise. A primeira categoria aborda as Tecnologias de Informação e Comunicação, nela retomamos argumentos teóricos, ferramentas caraterísticas e as contribuições e limitações da internet ao contexto educacional. Na segunda categoria discutimos sobre as modalidades de ensino nas instituições de ensino superior. Mediante análise identificamos que em todos os documentos analisados, há desafios quanto às políticas educacionais que visam ações estratégicas para essa situação de pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mion, Rejane Aurora, and José André Peres Angotti. "Em busca de um perfil epistemológico para a prática educacional em educação em ciências." Ciência & Educação (Bauru) 11, no. 2 (August 2005): 165–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132005000200002.

Full text
Abstract:
Procuramos fazer uma comparação entre programas de investigação científica em Lakatos (1978 e 1979) e programas de investigação-ação educacionais crítico-ativos, buscando assim o perfil epistemológico da prática educacional em ciências naturais, apontando em que a ciência pode iluminar a nossa prática, os nossos problemas de ensinar e aprender. Nas idéias de Lakatos, buscamos complementos para a estruturação de um programa de investigação-ação educacional na formação inicial de professores, bem como a orientação para a reconstrução racional da própria prática educacional. Não estamos querendo priorizar as ciências naturais sobre as ciências sociais, mesmo porque essa visão de mundo não daria conta dos problemas no ensino, pois são visões distintas. Buscamos bases epistemológicas para o fazer educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Garrido, Felipe Andres Zurita. "Educación y Espacio Público en la experiencia histórica reciente de Chile: El caso de la transformación neoliberal y autoritaria del sistema educacional durante la Dictadura Militar (1973-1990)." Cadernos de História da Educação 17, no. 3 (November 17, 2018): 691. http://dx.doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-6.

Full text
Abstract:
Este artículo tiene como objetivo analizar algunas transformaciones sufridas por el sistema educacional chileno durante la Dictadura Militar (1973-1990), desde la perspectiva de la mutación del papel desempeñado por el Estado en el campo educacional. Para lograr dicho objetivo se siguen los siguientes pasos: en un primer momento, se caracteriza el sistema educacional chileno vigente hasta 1973. En un segundo momento, se analizan algunas Políticas Públicas Educacionales de orientación neoliberal diseñadas e implementadas por el equipo económico de la Dictadura Militar. Finalmente, se proponen conclusiones con respecto a los impactos de las acciones desarrolladas por la Dictadura Militar sobre el sistema educacional y el profesorado, resaltando un cuestionamiento en torno a la modificación de la comprensión oficial de lo educativo en el espacio público.Palabras clave: Políticas Públicas Educacionales; Dictadura Militar; Chile. ResumoEste artigo tem como objetivo analisar algumas transformações sofridas pelo sistema educacional chileno durante a Ditadura Militar (1973-1990), na perspectiva da mutação do papel desempenhado pelo Estado no campo educacional. Para atingir este objetivo, seguem-se os seguintes passos: num primeiro momento, é caracterizado o sistema educacional chileno em vigor até 1973. Em um segundo momento, são analisadas algumas Políticas Públicas Educacionais de orientação neoliberal desenhadas e implementadas pela equipe econômica da Ditadura Militar. Finalmente, são propostas conclusões sobre os impactos das ações desenvolvidas pela Ditadura Militar sobre o sistema educacional e o corpo docente, destacando um questionamento sobre a modificação do entendimento oficial da educação no espaço público.Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais; Ditadura Militar; Chile. AbstractThis article aims to analyze some transformations suffered by the chilean educational system during the Military Dictatorship (1973-1990), from the perspective of the mutation of the role played by the State in the educational field. To achieve this goal, the following steps are followed: Initially, the chilean education system in force until 1973 is characterized. In a second moment, some neoliberal-oriented Educational Public Policies designed and implemented by the economic team of the Military Dictatorship are analyzed. Finally, conclusions are proposed regarding the impacts of the actions developed by the Military Dictatorship on the educational system and the teaching staff, highlighting a questioning about the modification of the official understanding of education in public space.Keywords: Public Educational Policies; Military Dictatorship; Chile.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sousa, Kasandra Conceição Castro de, and Fausto dos Santos Amaral Filho. "Mito, ideologia e utopia na Política Educacional Escolar Indigenista Brasileira." Praxis Educativa 17 (2022): 1–15. http://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18352.035.

Full text
Abstract:
Neste artigo, fez-se uma revisão teórica dos conceitos de ideologia, utopia e mito. O objetivo foi identificar esses fenômenos culturais nos discursos que têm orientado a Política Educacional Escolar Indigenista Brasileira (PEEIB) ao longo da história e o papel desempenhado. O problema proposto foi: O que é ideologia e o que é utopia nos discursos científicos que orientam a PEEIB? Qual o lugar que o mito ocupa hoje e pode vir a ocupar nesse cenário? Com base em pesquisa bibliográfica e documental, identificaram-se dois discursos que assumiram o protagonismo na orientação da PEEIB ao longo da sua história. Concluiu-se que um é ideológico e outro é utópico, enquanto o mito precisa ser divulgado à sociedade não-indígena para que a PEEIB fomente intercâmbios culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Wouters, Janete Allassia Drebes, and Eliane Aparecida dos Santos Galvão. "A Orientação Educacional no Brasil e o contexto da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS." Research, Society and Development 8, no. 4 (February 13, 2019): e1784961. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i4.961.

Full text
Abstract:
Esse artigo é um recorte da dissertação de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana/RS, da primeira autora. O texto tem como objetivo apresentar o contexto histórico da Orientação Educacional no Brasil, evidenciando a realidade do município de Santa Maria, RS, ao longo desse processo. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental. Deste modo, a partir dos momentos históricos tanto nacional como local, pode-se observar que a Orientação Educacional teve uma diversidade de funções que acarretou ao longo da história em desprestígio e discordâncias sobre o papel desse profissional na equipe gestora das escolas. Conclui-se que colocar em evidência o contexto histórico da Orientação Educacional é de fundamental importância para que o papel desse profissional seja valorizado, de modo que ele possa vir a contribuir com os desafios da gestão escolar, atuando como parte de uma equipe gestora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Lenz, Adriana Janice, and Moacir Fernando Viegas. "Um estudo sobre as práticas educativas de mediação de conflitos na orientação educacional." Perspectiva 39, no. 2 (June 7, 2021): 1–19. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2021.e71217.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo descrever, analisar e explicar as práticas educativas de mediação de conflitos das orientadoras educacionais. A discussão se justifica pelos limites da produção teórica sobre o tema e pelas contribuições às práticas de mediação em que estão envolvidos profissionais da educação, alunos e familiares de alunos. O estudo apoiou-se no materialismo histórico e dialético, em elementos conceituais e históricos sobre os conceitos de mediação e de conflito e, por fim, em contribuições de autores do campo da orientação educacional. Metodologicamente, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro orientadoras educacionais que, no momento da pesquisa, trabalhavam em escolas públicas. Os resultados são apresentados em quatro categorias de análise: a) formação e experiência, onde é discutida a ausência de práticas educativas específicas sobre a atuação profissional das orientadoras, além do exíguo material teórico disponível; b) organização e divisão do trabalho, onde fica clara a reprodução da divisão do trabalho capitalista na prática dessas educadoras; c) práticas educativas de mediação de conflitos, onde se descreve a complexa trama de atividades realizadas por essas trabalhadoras e d) identidade profissional, tópico onde são abordados os dilemas advindos dos muitos papéis que elas desempenham.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pascoal, Miriam, Eliane Costa Honorato, and Fabiana Aparecida de Albuquerque. "O orientador educacional no Brasil." Educação em Revista, no. 47 (June 2008): 101–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982008000100006.

Full text
Abstract:
Historicamente, a orientação educacional tem sido uma das funções exercidas pelo profissional da educação denominado pedagogo. Nos diferentes estados brasileiros e nas diferentes redes escolares, este profissional, se existente, recebe denominações variadas e exerce atividades também variadas. Tal diversidade descaracteriza a real dimensão de seu fazer profissional e estabelece um conflito entre os diversos papéis desempenhados pelos diferentes profissionais da educação. Neste sentido, este artigo apresenta um mapeamento da existência desse profissional na rede pública estadual brasileira, além de uma discussão crítica sobre a especificidade do trabalho do orientador educacional, apontando para a necessidade de sua presença em todas as escolas da rede escolar brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Stederoth, Dirk. "Capital humano e panorama educacional." Educação 43, no. 2 (July 16, 2020): e35974. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35974.

Full text
Abstract:
O ensaio reconstrói a história das reformas do sistema educacional alemão, escolhendo a famosa crítica de Heinz-Joachim Heydorn, dos anos 1970, como eixo da argumentação. Tanto a pré-história dessa crítica quanto as políticas das últimas décadas revelam uma continuidade da orientação pedagógica que, desde o conceito do capital humano até os critérios de competência e de adaptação às demandas da economia e da tecnologia em permanente transformação, perde de vista o homem. Ao invés de focar em competências humanas imediatamente aproveitáveis, o autor pleiteia em favor da formação universal, convencido ser essa a melhor condição para se enfrentar os desafios da dinâmica inscrita ao mundo moderno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Zanata, Eliane, and Daniel Novaes. "ESCOLA EM DEBATE: o papel da orientação, supervisão e gestão educacional." Cadernos Cajuína 7, no. 1 (February 22, 2022): 227102. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.511.

Full text
Abstract:
O que dizem as pesquisas sobre o papel da orientadora pedagógica na escola? Quais as atribuições da supervisora escolar? O gestor é um administrador da escola? Qual o papel desses profissionais? Partindo desses questionamentos, este artigo tem por objetivo, problematizar as implicações da orientadora, supervisora e do gestor escolar. Para tanto, realizou-se uma busca pela bibliografia pertinente ao assunto por meio de palavras-chave. O que motiva a escrita desse artigo, é a busca pelo entendimento a respeito do papel desses profissionais no contexto escolar e como as demandas externas problematizam sua prática. As pesquisas analisadas dão indícios de que esses profissionais são incumbidos de realizar inúmeras tarefas, o que leva ao entendimento de serem considerados como o faz tudo, o resolve problemas, mas não são apenas isso, são brilhantes profissionais de suporte para o bom funcionamento do sistema escolar, fazendo a ponte entre o externo e o interno, os problemas e os caminhos para soluções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Fernandes, Júlio Flávio de Figueiredo, Mauro Giffoni Carvalho, and Edson Nascimento Campos. "Vigotski e Bakhtin: a ação educacional como projeto dialógico de produção de sentido." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 7, no. 2 (December 2012): 95–108. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-45732012000200007.

Full text
Abstract:
Este texto se propõe a estabelecer um diálogo entre Vigotski e Bakhtin, tomando como parâmetros o quadro referencial de conceitos associados à orientação vigotskiana sobre Zona de Desenvolvimento Imediato e à orientação bakhtiniana sobre o dialogismo da linguagem. Utilizando tais parâmetros, propõe-se a refletir sobre a fundamentação do processo educacional através de princípios teóricos ou aforismas que afirmam a especificidade da mediação com que se realiza a relação educador/educando.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

ZAIDAN, Samira. "PRODUTO EDUCACIONAL: DESAFIO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO." Revista Brasileira de Pós-Graduação 16, no. 35 (June 24, 2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.21713/rbpg.v16i35.1707.

Full text
Abstract:
Como se relacionam a elaboração de dissertação e produto educacional no processo do Mestrado Profissional em Educação (MPE)? Este relato reflexivo apresenta a experiência dos orientadores da Linha Educação Matemática do Promestre, mestrado profissional vinculado à área de Educação da Capes. No processo seletivo deste MPE, incentiva-se que os candidatos apresentem reflexões sobre suas práticas e destaquem desafios como problema de pesquisa. Ao final, o mestrando deve apresentar dissertação e produto educacional, sendo que este será um resultado concreto diante do desafio apresentado. No início, esperava-se que a pesquisa realizada conduzisse naturalmente à elaboração de produto educacional como um desdobramento, mas isto não ocorria, ficando, muitas vezes, o produto elaborado às pressas ao final e, por vezes, desvinculado do estudo realizado, da própria dissertação. As reflexões sobre a experiência mostram que a elaboração de um produto educacional necessita intencionalidade na orientação, já nos procedimentos metodológicos. Foi feita a escolha por um trabalho de orientação coletiva e, entre os procedimentos, a pesquisa-ensino. Relata-se quatro trabalhos desenvolvidos no Programa que refletem em seus processos de construção um equilíbrio entre produto educacional e dissertação. O entendimento aqui apresentado se mostra como especificidade do MPE, fortalecendo sua identidade como processo formativo de produção de conhecimento e recursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Ferraz, Iris Ramos Lacava. "Orientação educacional com psicanálise: um lugar de escuta em tempos de escola remota." Estilos da Clinica 26, no. 1 (April 29, 2021): 29–43. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p29-43.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz, a partir da análise das falas dos atendimentos realizados pela orientação educacional no período de ensino remoto, efeitos e reflexões que um espaço de escuta pode produzir durante a pandemia de COVID-19. De modo virtual, a busca pelo Serviço de Orientação Educacional seguiu acontecendo, e trouxe pontos que nos são caros para pensar a parentalidade na atualidade. À luz da psicanálise, discute-se dois apontamentos a partir dos atendimentos realizados: o primeiro localiza-se justamente na demanda que é levada à escola, sinalizando um apelo ao saber sobre a criança à quem supõe-se saber sobre toda criança. O segundo diz respeito ao discurso dos pais sobre o filho - que revela algo para além daquilo que se apresenta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pereira, Renata Maria da Rosa, Joseane Frassoni Dos Santos, and Cláudia Rodrigues De Freitas. "O papel da orientação educacional na articulação em rede: o caso Davi." Educação, Ciência e Cultura 26, no. 2 (May 14, 2021): 01. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i2.7696.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva analisar o papel da Orientação Educacional na articulação da rede de apoio ao aluno em uma escola da RME de Porto Alegre. Trata-se de um estudo de caso e o referencial teórico toma por base o Pensamento Sistêmico com Maturana, Varela e Davila. A análise aponta o papel da Orientação Educacional como um setor de articulação com as demais áreas sociais, compondo a rede de apoio ao aluno. Evidencia-se, dessa maneira, a importância do trabalho colaborativo como forma de enfrentar os desafios do cotidiano escolar, além de ser perceptível que a potencialização do espaço de escuta para o acolhimento do outro, frente às diferenças, constitui uma relação que convém ser amorosa e de respeito a fim de estabelecer um processo de aprendizagens para todos por meio da convivência. Ressalta-se, finalmente, que o espaço da microrrede contribui para dar existência ao aluno como sujeito social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Baptista, Maria das Graças de Almeida. "A educação crítica como possibilidade educacional." Filosofia e Educação 6, no. 2 (June 29, 2014): 245–65. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v6i2.8635379.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz para o debate a educação crítica em Gramsci e Vigotski, apresentando-a como possibilidade educacional. O estudo parte do pressuposto que, no Brasil, a educação ativa, influenciada pela orientação teórica de Dewey e de Piaget, permanece como possibilidade, uma vez que o transplante dos princípios da educação ativa teve como resultado um esvaziamento da obra desses autores. O desenvolvimento da presente reflexão aponta tanto para a condição pedagógica objetiva à construção da concepção e da prática do professor crítico, quanto para a Universidade, enquanto espaço privilegiado de criação das condições necessárias a que essa educação possa vir a se tornar uma realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Santos, Ayran Vinícius dos. "Um estudo sobre a orientação profissional em contextos educacionais." Contradição - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais 2, no. 2 (2021): 1–11. http://dx.doi.org/10.33872/revcontrad.v2n2.e025.

Full text
Abstract:
A orientação profissional é uma intervenção que visa auxiliar e buscar o sentido para profissão daquele que se encontra em conflito na escolha, portanto, conhecendo as óticas sociais sobre o trabalho e as profissionais de dentro das instituições de ensino, torna-se mais significante e menos estressor. Contudo, evidencia-se aspectos históricos e culturais que permitem vislumbrar a orientação profissional de forma ampla e crítica, esbarrando em algumas divergências que aconteciam durante a consolidação das práticas. Dessa maneira, o compromisso ético do profissional, baseiam as práticas consciente e responsável, visando promover conhecimento e políticas que reconheçam a necessidade e importância de implementação no contexto educacional, acometendo-se em um novo paradigma de visualização de carreira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

da Costa Rosa Souza, Maria Luiza, and Ana Maria Ribas. "Orientação educacional e mediação de conflito: a busca por uma escola restaurativa." Revista de Educação ANEC 41, no. 154 (2017): 77–93. http://dx.doi.org/10.22560/reanec.v41i154.39.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Orth, Arlete Cherobini, and Marister Grutzmann Buchmann. "ORIENTADORES EDUCACIONAIS: DILEMAS SOBRE SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR." SABER CIENTÍFICO 8, no. 2 (December 12, 2019): 114. http://dx.doi.org/10.22614/resc-v8-n2-1133.

Full text
Abstract:
Este estudo discorre sobre a importância dos orientadores educacionais e os dilemas vividos por estes profissionais na abordagem da sexualidade no ambiente escolar. Elegeram-se como objetivos desta pesquisa debater sobre a importância da Orientação Educacional quanto ao tratamento da sexualidade no ambiente escolar; reconhecer a importância da abordagem da educação sexual na construção do saber realizado de forma harmoniosa pelos alunos; verificar como o trabalho do professor pode ser realizado de maneira dinâmica quanto à questão da sexualidade; e conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos orientadores educacionais no trato da sexualidade com os aprendizes. Para atender a proposta do presente trabalho optou-se pela abordagem qualitativa, sendo o relato apresentado de forma discursiva, utilizando-se pesquisa bibliográfica. Foram abordados os seguintes assuntos: infância e adolescência, educação sexual de crianças e adolescentes e dificuldades e desafios vivenciados pelos orientadores educacionais no trato da sexualidade junto aos alunos. A pesquisa bibliográfica foi realizada entre 28 de abril e 22 de outubro de 2018. Como principais resultados deste trabalho podem-se afirmar que: a sexualidade é inerente ao ser humano, por isso a necessidade de ser abordada no ambiente escolar; e geralmente professores e pedagogos têm dificuldades em trabalhar este assunto com os alunos. Conclui-se que os educadores, dentre eles os atuantes na área de Orientação Educacional, necessitam superar suas dificuldades quanto ao tratamento da sexualidade nas escolas mediante a construção de um perfil adequado, o que será de grande importância para o bom entendimento deste tema por parte dos educandos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Roncaglio, Sônia Maria. "A relação professor-aluno na educação superior: a influência da gestão educacional." Psicologia: Ciência e Profissão 24, no. 2 (June 2004): 100–111. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932004000200011.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da relação professor-aluno na educação superior e da influência que esta recebe da gestão educacional. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo etnográfico, englobando entrevistas e observação de campo, com alunos e professores de um curso de Pedagogia, no segundo semestre de 2002. Como resultado, verificou-se que a gestão educacional interfere na relação professor-aluno, em três níveis, concomitantemente: através das tomadas de decisão do gestor no processo pedagógico em geral; especificamente, em seu relacionamento com o professor e com o aluno e na orientação deste nas suas dificuldades e vicissitudes. Conclui-se que há necessidade de coerência entre teoria e prática na organização do trabalho pedagógico do professor e maior integração entre gestor e professor para melhor compatibilizar interesses e objetivos educacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Biesta, Gert. "Boa educação na era da mensuração." Cadernos de Pesquisa 42, no. 147 (December 2012): 808–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742012000300009.

Full text
Abstract:
Neste artigo, defendo a necessidade de se reconectar com a questão da finalidade na educação, principalmente à luz da tendência recente de focalizar as discussões na área quase exclusivamente na mensuração e na comparação de resultados educacionais. Primeiramente, argumento por que a questão da finalidade deve sempre ter um lugar na discussão educacional. Depois, exploro alguns motivos pelos quais essa questão parece ter desaparecido da agenda educacional. A parte central do artigo é uma proposta para se tratar da questão da finalidade na educação - ou seja, a que diz a respeito ao que constitui uma boa educação - de uma forma sistemática. A questão da finalidade é complexa e, ao deliberar sobre ela, devemos fazer uma distinção entre as três funções da educação a que me refiro: qualificação, socialização e subjetivação. Na parte final do artigo, dou exemplos de como essa proposta pode ajudar a fazer perguntas mais precisas sobre a finalidade e a orientação dos processos e práticas educacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Amorim Alves Dias, Douglas, Cristiane Moreira da Silva, and Luiz Felipe de Oliveira Pacheco. "ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA CLASSES POPULARES: DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DA PSICOLOGIA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, no. 5 (May 1, 2022): e351411. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1411.

Full text
Abstract:
A Orientação Vocacional é uma ferramenta da Psicologia, que busca ajudar o indivíduo na construção de seu projeto de vida. Dito isto, o objetivo deste artigo é investigar se existem modelos específicos de aplicação de VP à realidade das classes populares e/ou se uma nova proposta é necessária para atender a esse público. O tema se justifica pela importância para os estudos de Psicologia, Educação e Políticas Públicas. Esta pesquisa pretende responder às seguintes perguntas: existem modelos de intervenção atuais na Orientação Vocacional, capazes de atender às necessidades das classes populares, ou há necessidade de uma nova proposta de intervenção? Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, por meio da consulta de livros e artigos científicos que abordam o tema VP em escolas públicas, com pesquisas selecionadas realizadas em diferentes etapas do desenvolvimento educacional. A partir do estudo do histórico de Orientação Vocacional, bem como dos dados obtidos sobre a prática realizada no Estágio Supervisionado em Processos Educacionais, evidencia-se a importância do VP nas escolas públicas, além do fato de não haver um modelo específico que se encaixe nesse contexto. Conclui-se que os investimentos teóricos e metodológicos do VP, bem como das classes populares, são importantes para garantir o avanço dessa ferramenta e para a elaboração de novas estratégias de ação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oliveira, João Paulo Cavalcante, Vitor Borges Monteiro, and Guilherme Irffi. "EXISTE DIFERENÇA SALARIAL EM FUNÇÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL? ANÁLISE PARA O MERCADO DE TRABALHO CEARENSE." Revista Gênero 20, no. 1 (November 8, 2019): 119. http://dx.doi.org/10.22409/rg.v20i1.38494.

Full text
Abstract:
Para comparar as remunerações obtidas por indivíduos heterossexuais e homossexuais no mercado de trabalho em Fortaleza – Ceará, utiliza-se uma amostra por conveniência e, ainda adota o processo bola de neve, uma vez que os entrevistados homossexuais indicam seus irmãos heterossexuais. A escolha por irmãos se justifica para mitigar possíveis heterogeneidades de oportunidades e background familiar. Analisando os resultados, pode-se dizer que existe diferença educacional, sendo que os homossexuais possuem maior média educacional do que os heterossexuais; entretanto, não se observa diferença em termos salariais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Constantino, Paulo Roberto Prado, Marília Macorin de Azevedo, and Sérgio Eugenio Menino. "ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO: inserção, atribuições e contexto de atuação." PLURAIS - Revista Multidisciplinar 5, no. 1 (June 21, 2020): 285. http://dx.doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.285-304.

Full text
Abstract:
A orientação educacional destinada às escolas de educação profissional está presumida nos documentos oficiais do Estado de São Paulo há quase um século, no entanto, seria disseminada em todo o território paulista somente a partir de 2014. O artigo tem por objetivo delinear a inserção destes profissionais, suas atribuições funcionais e os aspectos destacados de sua atuação, analisando a orientação educacional presente nas Escolas Técnicas Estaduais ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Baseado em estudos exploratórios, sobre os dados obtidos por meio de pesquisa documental e das experiências de autoria, identificaram-se os primeiros momentos da função, as dificuldades das escolas em obterem candidatos qualificados à função, os eixos de atuação fundamentais destes sujeitos, bem como outras considerações relevantes para uma reflexão sobre a prática e a gestão da educação profissional técnica de nível médio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rossi Duci, Juliana, and Ana Paula Gomes Seferian. "(Re)significando a atuação docente: orientação de residência educacional e o ensino remoto." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 6, no. 19 (December 24, 2021): 943–55. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2021.v6.n19.p943-955.

Full text
Abstract:
O artigo que aqui se apresenta em forma de narrativa autobiográfica, compreende a temática da formação e trabalho docente como valorização da subjetividade singular e plural que contribui na investigação das mais variadas formas de expressão que a categoria docente vivenciou e vivencia num contexto de Pandemia, uma vez que tal processo permite investigar a própria subjetividade, mas também a ação profissional nas dimensões temporal e espacial que se reorganizam. Deste modo, narramos aqui nossa experiência em dupla docência, ao longo do 1º semestre de 2020, em um curso de Licenciatura em Ciências Humanas em uma Faculdade de Educação no âmbito do Programa de Residência Educacional na cidade de São Paulo a partir de uma reflexão: como nós, orientadoras de residência, (re)significamos nossa atuação frente ao processo de ensino e aprendizagem no contexto de ensino remoto? Tal processo resultou em uma autorreflexão sobre os desafios e potencialidade do uso de recursos tecnológicos e audiovisuais na realização da atividade docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Coelho dos Santos Parreão, Yasmin, and Ladislau Ribeiro do Nascimento. "OFICINAS DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL PARA JOVENS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA." Capim Dourado: Diálogos em Extensão 3, no. 1 (January 1, 2020): 111–19. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p111.

Full text
Abstract:
Este trabalho relata uma ação de extensão universitária promovida em uma escola pública localizada em Miracema do Tocantins – TO. Realizamos oficinas de intervenção psicossocial com o intuito de promover práticas de cuidado de si no contexto escolar. Contamos com a participação de um grupo de vinte e três estudantes com histórico de dificuldades de aprendizagem. A intervenção foi desenvolvida em oito encontros semanais, cada um com carga horária de duas horas. As atividades abrangeram rodas de conversa sobre experiências cotidianas, análises coletivas acerca da realidade social, oficinas de artesanato e de Capoeira de Angola, leituras de poesias, e troca de informações sobre áreas de formação e de atuação profissional. Os/as participantes foram mobilizados/as pelo (re)conhecimento de habilidades e competências desenvolvidas ao longo de suas trajetórias escolares. PALAVRAS-CHAVE: Extensão Universitária. Escola Pública. Intervenção Psicossocial. Psicologia Escolar e Educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Fernandes, Fabiana Silva. "Abordagens de planejamento educacional em Cadernos de Pesquisa (1972-1986)." Cadernos de Pesquisa 44, no. 153 (September 2014): 522–46. http://dx.doi.org/10.1590/198053142777.

Full text
Abstract:
Estudo documental dos artigos publicados no periódico Cadernos de Pesquisa sobre planejamento educacional. Foram analisados 35 trabalhos publicados na seção Planejamento Educacional, no período compreendido entre 1972 e 1986. Buscou-se analisar os textos dentro de uma perspectiva histórica sobre o desenvolvimento do planejamento educacional na América Latina. Procedeu-se com a análise documental, definindo-se dois níveis de análise, um em relação aos elementos textuais dos artigos e outro sobre o conteúdo veiculado. No primeiro nível de análise foram identificados textos de caráter analítico, sínteses de metodologias e experiências e guias de orientação. Em relação ao segundo nível de análise, observaram-se as seguintes categorias: a primeira compreendendo o planejamento educacional subordinado ao sistema econômico; a segunda, artigos que abordam temas e reflexões sobre o planejamento educacional; e a terceira categoria, trabalhos que fazem crítica ao planejamento educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Soares Coutinho-Souto, Waleska Karinne, and Denise De Souza Fleith. "Inclusão educacional: estudo de caso de um aluno com dupla excepcionalidade." Revista de Psicología 39, no. 1 (January 22, 2021): 339–79. http://dx.doi.org/10.18800/psico.202101.014.

Full text
Abstract:
Escolas com orientação inclusiva são consideradas um meio eficaz de combate às atitudes discriminatórias. No caso dos alunos superdotados, tem-se observado um interesse pela realização de estudos envolvendo aqueles que apresentam, simultaneamente às habilidades superiores, dificuldades comportamentais, emocionais e de aprendizagem, fenômeno denominado dupla excepcionalidade. O objetivo deste estudo de caso foi analisar a inclusão educacional de um aluno superdotado com transtorno de Asperger a partir da perspectiva de gestores, professores, mãe e do próprio aluno. A inclusão educacional do aluno participante da pesquisa foi considerada um processo de natureza complexa e multidimensional por depender da participação de toda a comunidade escolar e da família. Verificou-se que o atendimento educacional especializado favoreceu sua inclusão educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Massabni, Vânia Galindo, and Maria Cecília Arantes Nogueira Ravagnani. "Progressão Continuada: qual construtivismo está em jogo?" Paidéia (Ribeirão Preto) 18, no. 41 (December 2008): 469–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2008000300005.

Full text
Abstract:
A teoria construtivista de Piaget fundamenta políticas educacionais brasileiras há trinta anos, permanecendo nas propostas educativas e em vertentes teóricas construtivistas que estudam contribuições à educação. Este artigo tem como objetivo verificar se os principais argumentos que sustentam a proposta de Progressão Continuada se apóiam no Construtivismo Piagetiano ou não. A atual proposta de Progressão Continuada tem uma abordagem construtivista, ausente na idéia original de Progressão Continuada na política educacional. Confrontando os argumentos de textos acadêmicos e oficiais com textos de Piaget, verifica-se que a proposta se fundamenta na Psicologia e em uma orientação construtivista, mas não no Construtivismo Piagetiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

De Oliveira, Ramon. "A pesquisa em educação: a gestão educacional como tema do debate." EccoS – Revista Científica, no. 48 (March 29, 2019): 273–94. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n48.8109.

Full text
Abstract:
Tendo como referência os impactos que as avaliações realizadas pela CAPES tiveram na dinâmica dos programas de pós-graduação e na produção de teses e dissertações, discute-se a necessidade de a pesquisa em educação ter maior rigor teórico e metodológico e analisar a política educacional de uma perspectiva mais complexa. Metodologicamente, suportados em literatura centrada na pesquisa educacional e na experiência ao longo de 15 anos de orientação a projetos de pesquisa que elegeram a gestão educacional como tema central de investigação, buscou-se sistematizar uma contribuição para as pesquisas em educação atentarem às dimensões micro e macro, determinantes da realidade escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Martins, Ana Carolina Hyer de Faria da Silva, and Cláudia Hernandez Barreiros. "PERCEPÇÕES DA EQUIPE TÉCNICA ESCOLAR E DAS FAMÍLIAS DOS EDUCANDOS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO SOBRE BULLYING E O PAPEL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL." e-Mosaicos 8, no. 18 (September 23, 2019): 160–75. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.43436.

Full text
Abstract:
Este artigo foi construído a partir da pesquisa de mestrado que resultou na elaboração da dissertação intitulada “‘Nem sempre o adulto resolve’: o serviço de orientação educacional e as práticas de bullying no primeiro segmento do ensino fundamental.”. O recorte elaborado destaca 1) as percepções da equipe escolar e dos responsáveis de educandos sobre o bullying em uma escola de referência do Rio de Janeiro; 2) o papel da orientação educacional e da equipe escolar nas práticas de prevenção e enfrentamento do bullying. Por meio de uma pesquisa qualitativa na qual foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e a sondagem de opinião, foi possível analisar as formas de bullying presentes na instituição, sua relação com o preconceito e as práticas pedagógicas/ funções de cada agente participante da pesquisa no processo de manutenção, prevenção e enfrentamento do bullying.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Da Silva, Ana Virgínia Maria, Débora Magalhães Araújo, Rafaela Brenda Araújo Da Silva, Carolina Martins Moraes, and Fauston Negreiros. "Orientação Profissional e Vulnerabilidade Social na Escola Pública: Um Relato de Experiência." Revista de Psicologia da IMED 13, no. 2 (December 24, 2021): 175. http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2021.v13i2.4052.

Full text
Abstract:
O presente relato apresenta uma experiência de extensão universitária no desenvolvimento de um projeto interventivo de Orientação Profissional (OP) em contexto educacional, o qual contou com a participação de estudantes do Ensino Médio de uma instituição da Rede Pública Estadual. Partindo de uma perspectiva crítica, objetivou-se desenvolver ações formativas e de reflexão sobre os processos de OP e de construção de projeto de vida em uma escola pública em situação de vulnerabilidade social, com base na abordagem sócio- histórica da OP e na psicologia educacional. As intervenções ocorreram ao longo de dois semestres letivos e foram divididas em duas etapas: a primeira consistiu no processo de observação e construção de vínculos; a segunda ocorreu ao longo de cinco encontros e consistiu no desenvolvimento da orientação profissional. Percebeu-se a importância de um trabalho que leve em consideração as questões de diferenças sociais e como podem impactar a realidade de tal grupo. Ademais, o projeto auxiliou os estudantes para uma escolha profissional com maiores possibilidades, em que puderam se perceber como sujeitos que podem ocupar determinados espaços e profissões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Giachini, Fábio Ferreira, Erika Tiemi Ikeda, Iana Verena Santana Albuquerque, Luiz Aparecido Bortolotto, Heno Ferreira Lopes, and Maria Ignez Zanetti Feltrim. "Desempenho físico e qualidade de vida de pacientes hipertensos em um programa de orientação educacional." Revista Pesquisa em Fisioterapia 9, no. 3 (August 29, 2019): 369–77. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i3.2468.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Intervenções educacionais, que incluem aumento no nível de atividade física e controle da hipertensão arterial, podem ser estratégias eficazes e de baixo custo. OBJETIVO: Avaliar os efeitos de um programa educacional no controle da pressão arterial (PA), desempenho físico e qualidade de vida (QV) de hipertensos. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo de intervenção, controlado, não randomizado, com adultos hipertensos, ambos os gêneros, acompanhados ambulatoriamente. O programa multiprofissional constituiu-se de 12 encontros com orientações sobre DCV e mudanças no estilo de vida. Aplicou-se o teste de caminhada dos seis minutos (TC6M), questionários QV Minnesota e Internacional de Atividade Física (IPAQ) e medidas de PA. Utilizou-se os testes t-Student pareado ou de Wilcoxon e ANOVA para medidas repetidas. RESULTADOS: Participaram 20 pacientes, 82% mulheres, 62±11 anos. Houve redução da pressão arterial sistólica (147,0 vs 126,0) e diastólica (85,0 vs 70,0), aumento na distância percorrida (458±83 vs 499±77 p<0,001), redução nos sintomas de fadiga (4±3 vs 2±3 p<0,001) e dispneia (4±2 vs 2±2 p<0,05) aos esforços e referência de maior nível de AF (sedentários 2 vs 0; irregularmente ativos 12 vs 5; ativos 8 vs 11; muito ativos 0 vs 4). Redução na pontuação de todos os domínios na QV foi significante: Físico (14,5±11,7 vs 8,9±9,9 p=0,004); Emocional (8,4±6,5 vs 5,3±6,6 p=0,004); Outros (9,5±8,5 vs 6,6 p<0,001); Total (32,5±25,5 vs 19,7±23,5 p<0,001). CONCLUSÃO: Programas educacionais, envolvendo aumento da atividade física, são eficazes no controle da PA, aumento no desempenho físico e melhora na QV de pacientes hipertensos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Medeiros de Almeida, Arthur José. "Política educacional e educação física no Distrito Federal." Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação 22, no. 3 (November 30, 2020): 493–507. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.25930.

Full text
Abstract:
A relação entre política educacional e a Educação Física constitui o tema desse artigo. O objetivo foi analisar as concepções de Educação e Educação Física que fundamentam o Projeto Educação com Movimento da rede pública de ensino do Distrito Federal. Foram consultados referenciais teóricos das áreas das políticas públicas, Sociologia e da Educação Física escolar. Para a realização da pesquisa documental foram analisados documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que estruturam o projeto. A análise visou estabelecer nexos entre as concepções contidas nos documentos estudados, por meio da análise de conteúdo. Nesse sentido, notou-se a falta de definição da concepção pedagógica de ensino em Educação Física que forneça uma orientação teórico-metodológica aos professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Alves da Silva Moreira, Jani, and Nicole de Oliveira Lima. "Políticas para a educação inclusiva, diversidade cultural e a formação de professores: primeiras aproximações." Revista Educação, Psicologia e Interfaces 3, no. 4 (December 30, 2019): 122–34. http://dx.doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i4.232.

Full text
Abstract:
Este texto tem como objetivo compreender a política para a Educação Inclusiva no Brasil, no contexto da propalada diversidade cultural. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de análise bibliográfica que abordou as primeiras aproximações sobre o tema. Considera-se que a perspectiva da sducação inclusiva diante da divdersidade cultural deve ser entendida sob o aspecto de incluir a todos e todas no sistema educacional, sendo assim, engloba todas as pessoas que, historicamente são excluídas do acesso e do direito a aprendizagem e ao desenvolvimento no espaço educacional, sejam elas, crianças e adolescentes pobres, negros, indígenas, outras etnias, imigrantes, em conflito com a lei, com necessidades educacionais especiais, com deficiências, jovens e adultos em atraso escolar, diferentes identidades e orientação sexual, entre outros. O tema é relevante, pois se refere a um dos desafios a ser alcançado na Agenda E2030, no qual carece de uma compreensão crítica para identificar os desafios, avanços e retrocessos no campo da Educação Inclusiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Santos, Lucíola Licínio de C. P. "Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões." Cadernos de Pesquisa, no. 120 (November 2003): 15–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742003000300003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é dar uma visão geral do trabalho de Bernstein e de sua importante contribuição para a teoria e a pesquisa no campo da sociologia da educação. Busca-se também explicar as razões de algumas incompreensões de seus conceitos e de sua orientação teórica. Para isso, o artigo está dividido em três partes. A primeira, procura mostrar como o trabalho de Bernstein é analisado no interior do campo acadêmico. A segunda, explora como o autor desenvolveu sua teoria, de acordo com a meta de avaliação que faz de seu trabalho. A terceira, volta-se para a análise de sua obra, baseada na extensa literatura educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Santana Rossi, Aline Cristina, and Célia Beatriz Piatti. "Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 12, no. 1 (August 16, 2020): 304. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34645.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo é um instrumento por meio do qual abordamos a problemática da gestão escolar. Esta temática é analisada a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, pois esta teoria educacional e pedagógica, que está em desenvolvimento, permite uma apreensão sólida, real e histórica sobre a função social da educação escolar a partir de uma premissa conectada com as reais demandas e interesses formativas dos seres humanos. Concluímos que todos os esforços de organização e gestão escolar precisam ter como objetivo o desenvolvimento de ações educacionais que promovam a socialização dos conhecimentos em suas formas mais desenvolvidas e numa orientação crítica.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography