Academic literature on the topic 'Ortodontista'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ortodontista.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ortodontista"

1

Lopes, Erivaldo Ferreira, Kátia J. Novello Ferrer, Maria Helena Castro de Almeida, and Renato Castro de Almeida. "Ortodontia como atividade de meio ou resultado?" Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 13, no. 6 (2008): 38–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192008000600005.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a Ortodontia como atividade de meio, abordando as obrigações profissionais e as formas de se evitar e de se defender de ações judiciais. A grande parte dos litígios entre pacientes e ortodontistas se dá pelo fato equivocado, que ainda perdura, de que muitos juristas consideram a Ortodontia uma especialidade de fim, quando, na verdade, sua prática está sujeita a fatores que a caracterizam como atividade de meio. A Ortodontia deve ser, portanto, considerada uma obrigação de meio, onde o profissional tem o dever de utilizar todos os meios possíveis para atingir as expectativas do paciente, sem, entretanto, ter a obrigação de atingir o resultado idealizado. O ortodontista deve ser responsabilizado somente quando incorrer em imprudência, negligência, imperícia ou em caso de propaganda enganosa. Para evitar litígios, o ortodontista deve ter uma boa conduta profissional, registrando e mantendo arquivadas todas as etapas do tratamento, efetuando diagnósticos diferenciados, baseados nas características individuais, e escolhendo e conduzindo adequadamente o plano de tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Marcio. "Ortodontista raiz e ortodontista Nutella em tempos de Ortodontia digital." Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 18, no. 6 (2019): 4–7. http://dx.doi.org/10.14436/1676-6849.18.6.004-007.edt.

Full text
Abstract:
"Vivemos em uma era na qual a palavra digital se tornou extremamente conhecida e importante para todos. Na Ortodontia, não poderia ser diferente: é a inovação disruptiva permeando o nosso meio. Fluxo digital, ser digital, Ortodontia digital, planejamento digital, diagnóstico digital e outras denominações já fazem parte do vocabulário de muitos colegas ortodontistas. Não é fácil acompanhar a evolução de tudo aquilo que vem acontecendo e, simultaneamente, revolucionando a nossa querida especialidade."[...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soares, Elionai Dias, Adriana Silva de Carvalho, and Jurandir Antônio Barbosa. "Relação comercial do ortodontista brasileiro com o seu paciente, natureza obrigacional dos serviços prestados e riscos do tratamento ortodôntico." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 12, no. 1 (2007): 94–101. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192007000100013.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: investigar a opinião do ortodontista brasileiro sobre a problemática paciente x profissional em relação: 1) à importância da relação comercial estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor); 2) à natureza obrigacional dos seus serviços ortodônticos; 3) às explicações, ao paciente, dos riscos inerentes ao tratamento ortodôntico. METODOLOGIA: para tal, foi realizado um censo estatístico através de questionário enviado a todos os ortodontistas do Brasil, devidamente inscritos no Conselho Federal de Odontologia. RESULTADOS E CONCLUSÕES: participaram da pesquisa 1.469 ortodontistas (27,43% do universo pesquisado). Dessa forma, verificou-se que 86,93% dos ortodontistas brasileiros reconhecem a importância da relação comercial com seu paciente, de acordo com o CDC; 35,33% dos profissionais consideram a Ortodontia como uma atividade de meio, isto é, execução do tratamento ortodôntico sem promessa profissional de um resultado final; e 63,31% orientam, de forma oral e escrita, os seus pacientes sobre os riscos do tratamento ortodôntico. Concluiu-se que o ortodontista brasileiro está consciente da importância do CDC na relação comercial estabelecida com o seu paciente, o consumidor final. No entanto, apenas uma minoria dos ortodontistas do Brasil (20,97%), além de considerar importante essa relação comercial, entende a atividade ortodôntica como obrigação de meio e mantém o paciente informado, de forma oral e com os devidos registros, dos riscos de um tratamento ortodôntico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Marcio. "Finalização em Ortodontia: arte ou ciência? Como você mede a qualidade das suas finalizações?" Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 18, no. 5 (2019): 4–7. http://dx.doi.org/10.14436/1676-6849.18.5.004-007.edt.

Full text
Abstract:
Num dos editoriais anteriores, escrevi sobre “A Ortodontia, o tempo de tratamento e o super-ortodontista”. Pois é, pontuei que finalizar bem em Ortodontia pode não ser tão simples assim, porquanto vários fatores fazem-se presentes quando a finalização com excelência é o alvo principal. A maioria de nós, ortodontistas, acredita que está entre os melhores na arte de executar a Ortodontia: não somente provemos o alinhamento dentário, mas também elevamos a qualidade de vida dos nossos pacientes e esculpimos os tecidos moles na melhor direção, para atingir a melhor estética para cada face. Mas será que somos bons naquilo que fazemos, a Ortodontia? Uma pergunta importante, que nos leva a refletir sobre o tema: como você mede ou quantifica a qualidade dos seus resultados ortodônticos?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martins, Renato Parsekian. "O que é o efeito Bauschinger?" Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 20, no. 4 (2021): 68–71. http://dx.doi.org/10.14436/2675-486x.20.4.068-071.bio.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O presente artigo se propõe a explicar e discutir a efeito Bauschinger na Ortodontia. CONCLUSÃO: Sabendo como os materiais metálicos se comportam, o ortodontista pode utilizar as propriedades mecânicas a seu favor e, também, saber como minimizar os efeitos indesejados que podem ocorrer devido às peculiaridades da Ortodontia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moresca, Ricardo, Ana Carolina de Oliveira Garcia D’Amato, and Veronnica Rolemberg Cantuario. "Tratamento da Classe II com distalização sequencial dos dentes superiores utilizando alinhadores Invisalign." Orthodontic Science and Practice 16, no. 62 (2023): 38–56. http://dx.doi.org/10.24077/2023;1662-060123e4.

Full text
Abstract:
A utilização de alinhadores no tratamento ortodôntico é uma realidade cada vez mais presente na rotina do ortodontista, especialmente em pacientes adultos que buscam alternativas mais confortáveis e estéticas para os aparelhos fixos convencionais. O tratamento da Classe II com alinhadores representa um grande desafio na Ortodontia atual, uma vez que o planejamento do caso, os princípios mecânicos empregados e os resultados esperados podem variar em relação às mecânicas tradicionais. Considerando a importância e a recorrência do tema na atualidade, o objetivo deste artigo foi relatar o caso de uma paciente adulta com má oclusão de Classe II tratada com a distalização sequencial dos dentes superiores utilizando alinhadores Invisalign, bem como discutir a prescrição utilizada e os resultados do tratamento, esclarecendo os ortodontistas sobre as potenciais vantagens e desvantagens desta modalidade de tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rodrigues, Guilherme Garcia. "Uso associado de mini-implantes ortodônticos e alinhadores Invisalign®." Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 19, no. 4 (2020): 52–61. http://dx.doi.org/10.14436/1676-6849.19.4.052-061.epa.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A Ortodontia contemporânea teve avanços impactantes em diversos campos, destacando-se o surgimento dos dispositivos de ancoragem temporária (DATs), como os mini-implantes, e dos alinhadores ortodônticos. Os DATs foram determinantes no controle da ancoragem e na substituição da colaboração do paciente por dispositivos independentes de cooperação. A associação entre DATs e aparatologia fixa é bem conhecida. Entretanto, sua associação com os alinhadores é ainda pouco utilizada pelos ortodontistas. OBJETIVO: O presente trabalho visa apresentar várias aplicações práticas dos mini-implantes em tratamentos com alinhadores. CONCLUSÃO: A utilização de DATs associados à terapia com alinhadores é possível e existem diversas maneiras de se realizar essa associação. Ao ortodontista cabe a liberdade de escolher e aplicar o melhor sistema para se obter a biomecânica ideal para cada caso, associando essa ferramenta formidável de ancoragem aos planejamentos virtuais e sua programação biomecânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dos Santos, Réferson Melo, Aline Vilas Boas, and Rafaela Silva Barbosa Melo dos Santos. "Análise Facial na Terapêutica Ortodôntica – uma revisão de literatura." Odonto 28, no. 55 (2020): 31. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v28n55p31-35.

Full text
Abstract:
A análise facial tem sido um recurso diagnóstico valorizado desde os primórdios da Ortodontia. Avaliar o padrão de equilíbrio estético é fundamental para nortear as condutas clínicas do ortodontista, tanto em norma frontal como o perfil facial. A criação de metas terapêuticas, para facilitar a nossa visualização, oferece parâmetros para o desenvolvimento do tratamento ortodôntico, tornando-os recursos de grande valia para o diagnóstico e prognóstico dos casos. O trabalho tem como objetivo proporcionar ao ortodontista uma visão integrada do diagnóstico estético facial, apresentando metas terapêuticas que podem contribuir para o equilíbrio e harmonia facial, bem como na contribuição para melhores resultados do tratamento ortodôntico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cruz, Ricardo Machado, and Carla Pádua Andrade Chaves Cruz. "Gerenciamento de riscos na prática ortodôntica: como se proteger de eventuais problemas legais." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 13, no. 1 (2008): 141–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192008000100015.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A relação profissional-paciente na área de Ortodontia e Ortopedia facial é bastante desgastante face à longa duração dos tratamentos e, por causa disso, muitas vezes essa relação pode se deteriorar trazendo prejuízos a ambas as partes. OBJETIVO: Este trabalho visa informar o leitor, em linguagem acessível, sobre os principais problemas jurídicos que podem envolver o ortodontista em sua prática profissional, nas esferas cíveis, criminais e trabalhistas, bem como dos Conselhos Regionais de Odontologia. METODOLOGIA: Traça um perfil da atividade profissional em Ortodontia, analisa deveres e direitos do profissional e do paciente e estabelece alguns conceitos de gerenciamento de riscos a serem incorporados à clínica diária. RESULTADO E CONCLUSÃO: Além de trabalhar bem tecnicamente e com bom embasamento científico, o ortodontista atual deve saber como se prevenir de eventuais problemas legais. Este trabalho poderá servir como ferramenta de consulta para o estabelecimento de uma nova rotina clínica, administrativa e de relacionamento que seja mais segura do ponto de vista jurídico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Gabriel de Araújo Gonçalves, Katharina Jucá de Moraes Fernandes, Evandro da Silva Santos, et al. "Cirurgia Ortognática: orientações maxilofaciais e ortodônticas." Revista Eletrônica Acervo Saúde 23, no. 3 (2023): e12605. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e12605.2023.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a especialidade ortognática em paralelo com a cirurgia bucomaxilofacial, redigindo com base na literatura acerca de orientações ao paciente, protocolos de tratamento e comportamentos profissionais. Revisão bibliográfica: A ortodontia é um ramo da odontologia que trata a correção de discrepâncias ósseas, reestabelecendo a harmonia dento-facial. Necessita de uma maior ampliação de abordagem teórica, visto que é essencial o conhecimento de ambas as áreas. Pois, o cirurgião bucomaxilofacial e ortodontista compartilham dos mesmos princípios mecânicos da ortodontia, além de passos do tratamento e diversos cuidados pertinentes ao paciente. Afim de acarretar o sucesso clínico e uma maior relação entre profissional e paciente. Considerações finais: A partir desse estudo, foi possível relatar que a maioria dos problemas pós-cirúrgicos são a mudança na aparência do paciente e quadros de parestesia. Por conseguinte, é necessário que o cirurgião e ortodontista discorram de maneira detalhada sobre casos orto-cirúrgicos, evitando processos civis envolvendo a parte profissional, insatisfação do paciente, falta de informação e alterações faciais sem informações prévias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ortodontista"

1

Ferreira, Lorena Marques. "An?lise cefalom?trica: ortodontistas x radiologistas." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20074.

Full text
Abstract:
Submitted by Automa??o e Estat?stica (sst@bczm.ufrn.br) on 2016-03-10T22:56:02Z No. of bitstreams: 1 LorenaMarquesFerreira_DISSERT.pdf: 1448614 bytes, checksum: 493cfd5d28340ce79f9783f7d1e34cb5 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2016-03-18T19:29:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LorenaMarquesFerreira_DISSERT.pdf: 1448614 bytes, checksum: 493cfd5d28340ce79f9783f7d1e34cb5 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-03-18T19:29:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LorenaMarquesFerreira_DISSERT.pdf: 1448614 bytes, checksum: 493cfd5d28340ce79f9783f7d1e34cb5 (MD5) Previous issue date: 2015-04-24<br>Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior - CAPES<br>A an?lise cefalom?trica ? caracterizada pela mensura??o de grandezas lineares e angulares, por meio da demarca??o de pontos, dist?ncias e linhas em uma telerradiografia e ? considerada de fundamental import?ncia para o diagn?stico e planejamento ortod?ntico. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi comparar grandezas cefalom?tricas obtidas por ortodontistas e radiologistas, a partir da an?lise de uma mesma telerradiografia, em um programa de an?lise cefalom?trica computadorizada. Todos os participantes da pesquisa demarcaram 18 pontos cefalom?tricos em um computador notebook com tela de 14 polegadas, conforme as instru??es fornecidas pelo pr?prio programa (Radiocef Studio 2 ? ). A partir da?, foram geradas 14 grandezas cefalom?tricas abrangendo par?metros esquel?ticos, dentoesquel?ticos, dent?rios e tegumentares. A fim de averiguar a concord?ncia intra-examinador, 10 profissionais de cada grupo repetiram a demarca??o dos pontos com um intervalo m?nimo de 8 dias entre as duas marca??es. A variabilidade intragrupo foi calculada com base nos coeficientes de varia??o (CV). J? a compara??o intergrupos foi realizada atrav?s do teste t de Student, para as vari?veis com distribui??o normal, e atrav?s do teste de Mann-Whitney, para aquelas com distribui??o n?o normal. No grupo dos ortodontistas, as grandezas Pog e 1-NB, SL, Linha S-Ls, Linha S-Li e 1.NB apresentaram elevada variabilidade interna. No grupo dos radiologistas, o mesmo ocorreu com as grandezas Pog e 1-NB, Linha S-Ls, Linha S-Li e 1.NA. Na compara??o entre os grupos, todas as grandezas lineares analisadas e duas angulares apresentaram diferen?a estatisticamente significativa entre radiologistas e ortodontistas (p<0,05). De acordo com os resultados, o erro interexaminador na an?lise cefalom?trica requer maior aten??o, mas n?o adv?m de uma classe espec?fica de especialistas, sejam eles ortodontistas ou radiologistas.<br>Cephalometric analysis is the mensuration of linear and angular measures through demarcation points as distances and lines on teleradiography, and is considered of fundamental importance for diagnosis and orthodontic planning. In this manner, the objective of this research was to compare cephalometric measurements obtained by dentists and radiologists from the analysis of the same radiograph, in a computerized cephalometric analysis program. All research participants marked 18 cephalometric points on a 14-inch notebook computer, as directed by the program itself (Radiocef 2?). From there, they generated 14 cephalometric parameters including skeletal, dental-skeletal, dental and soft tissue. In order to verify the intra-examiner agreement, 10 professionals from each group repeated the marking of the points with a minimum interval of eight days between the two markings. The intra-group variability was calculated based on the coefficients of variation (CV). The comparison between groups was performed using the Student t-test for normally distributed variables, and using the Mann-Whitney test for those with non-normal distribution. In the group of orthodontists, the measurements of Pog and 1-NB, SL, S-Ls Line, S-Li Line and 1.NB showed high internal variability. In the group of radiologists, the same occurred with the values of Pog and 1-NB, S-Ls Line, S-Li Line and 1.NA. In the comparison between groups, all the analyzed linear values and two angular values showed statistically significant differences between radiologists and dentists (p <0.05). According to the results, the interexaminer error in cephalometric analysis requires more attention, but does not come from a specific class of specialists, being either dentists or radiologists.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martínez, Felgar María Clementina. "Extrações seriadas em ortodontia." Master's thesis, [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/10284/4147.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária<br>A aplicação clínica de extrações seriadas no tratamento de correção do apinhamento dentário tem suscitado controvérsias desde sempre. Ao mesmo tempo, o apinhamento tem sido relatado como uma das causas mais frequentes de más oclusões presente na dentição mista e a compreensão da sua etiologia ainda não esta esclarecida. O objetivo principal deste trabalho consiste numa revisão bibliográfica desde o inicio das extrações seriadas, acompanhando a sua evolução, com a finalidade de averiguar qual é a atual abordagem das extrações seriadas. A pesquisa bibliográfica foi realizada usando como motores de busca biblioteca virtual B-on, Pubmed, além de livros relacionados com o tema de estudo, sem limite temporal, na Universidade Pública de Medicina Dentária do Porto, Universidade Fernando Pessoa do Porto e Universidade de Odontologia em Santiago de Compostela. Os critérios de inclusão incluíram: limite temporal desde Janeiro 2006 até Maio 2013; línguas português, inglês francês e espanhol; artigos com disponibilidade de texto na íntegra e as palavras chave Serial extraction, Interceptive Orthodontics, Dental Crowding, Dental Age, Mixed Dentition, Early Mixed Dentition, Dental Arch e Tooth-Bone Discrepancy. Estudos científicos e clínicos confirmam o sucesso das extrações seriadas para correção de apinhamento primário definitivo de etiologia hereditária. Este protocolo é indicado em más oclusões de Classe I com discrepância dento-maxilar negativa, quando não é precisa a expansão da arcada, ou sendo esta necessária, não é suficiente para obter uma compatibilidade entre o tamanho dos dentes e a longitude da arcada. A melhor fase de diagnóstico da verdadeira discrepância hereditária, assim como de inicio de protocolo da extração seriada é, sem nenhuma dúvida, a etapa em que os incisivos permanentes erupcionam na cavidade oral. The clinical application of serial extraction in the treatment of dental crowding correction has sparked controversy ever since. At the same time, one of the most frequent malocclusions present in the mixed dentition is crowding and understanding of its etiology is still not clear. The main objective of this work consists of a literature review from the beginning of the serial extraction, monitoring progress, in order to ascertain the current approach of serial extraction. A literature search was conducted using search engines as virtual library B-on, Pubmed, and books related to the subject of study, without time limit, at the Universidade de Medicina Dentária Pública do Porto, Universidade Fernando Pessoa do Porto e Universidade de Odontologia em Santiago de Compostela. Inclusion criteria included: time limit from January 2006 until May 2013; languages Portuguese, English, French and Spanish; availability of articles with full text and keywords Serial extraction, Interceptive Orthodontics, Dental Crowding, Dental Age, Mixed dentition, Early Mixed dentition , Tooth and Dental Arch-Bone Discrepancy. Scientific and clinical studies confirm the success of serial extraction for correction definitive primary crowding of a genetic etiology. This protocol is suitable for Class I malocclusion with severe negative tooth/bone discrepancy, or when there is no need for dental arch expansion, or still, should the expansion be necessary, when it is not sufficient to result in a tooth size/ arch length compatibility. The best stage for diagnosing definitive primary crowding, and for initiating the serial extraction protocol is, undoubtedly, the stage when the permanent incisors erupt into the oral cavity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mendes, Eduardo Jorge. "Análise facial em Ortodontia." Master's thesis, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2010. http://hdl.handle.net/10216/60869.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mendes, Eduardo Jorge. "Análise facial em Ortodontia." Dissertação, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2010. http://hdl.handle.net/10216/60869.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gaspar, Inês de Carvalho. "Relevância da periodontologia na ortodontia." Master's thesis, [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/10284/2404.

Full text
Abstract:
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária.<br>Introdução: Nos últimos tempos, o número de pacientes adultos que pretende realizar tratamento ortodôntico tem vindo a aumentar substancialmente. Muitos desses adultos, porém, sofrem de doença periodontal, o que irá condicionar o tratamento ortodôntico. Objectivo: O presente estudo pretendeu avaliar se existem, ou não, diferenças na abordagem terapêutica de pacientes adultos que necessitam de tratamento ortodôntico, entre Médicos Dentistas (MD) que exercem Ortodontia em exclusividade, MD que não exercem Ortodontia em exclusividade e/ou MD que não exercem ortodontia. Material e Métodos: MD que exercem Ortodontia em exclusividade e MD que não exercem Ortodontia em exclusividade e/ou MD que não exercem Ortodontia foram inquiridos. Os inquéritos, constituídos por 13 perguntas de resposta obrigatória, a maioria de múltipla escolha e de resposta rápida, tiveram como principal objectivo avaliar a abordagem dos MD perante as situações enunciadas. Foram enviados por via electrónica em Abril, tendo sido dadas seis semanas para resposta, findas as quais os inquéritos foram retirados da plataforma digital. Resultados: Dos 500 MD abordados apenas 86 reponderam ao inquérito. Destes, apenas 11 referiram exercer Ortodontia em exclusividade, tendo todos frequentado pós-graduação na área especificada. No que concerne à avaliação periodontal relativamente ao exercício ou não de ortodontia em regime de exclusividade, verificou-se que todos os MD consideram que o tratamento periodontal prévio ao tratamento ortodôntico tem relevância no resultado final; dos MD com prática exclusiva em Ortodontia, 82% encaminham os seus pacientes adultos ao periodontologista, em oposição aos 52% dos MD que não exercem Ortodontia em exclusividade e/ ou MD que não exercem Ortodontia; a maioria dos MD considera que em pacientes periodontais que estão a realizar tratamento ortodôntico, a frequência das consultas de tratamento de suporte periodontal deve ser de 3 em 3 meses. Conclusões: Apesar de as diferenças não serem estatisticamente significativas a abordagem terapêutica de MD que exercem Ortodontia em exclusividade, MD que não exercem Ortodontia em exclusividade e/ou MD que não exercem ortodontia é distinta. Introduction: On the past few years, the number of adult patients pretending orthodontic treatment has been growing. However, many of those patients have active periodontal disease which will make the treatment impossible. Purpose: This review pretends to evaluate if there are any differences on the clinical approach of periodontal disease on adults who require orthodontic treatment, between Dentists who exclusively practice orthodontics and Dentist who don’t practice orthodontics exclusively. Methods: An inquiry was made to Dentists who exclusively practice orthodontics and Dentist who don’t. The inquiries had 13 questions; the majority of them had multiple choices to chose from and some quick answer questions. The main goal was to evaluate the clinical approach of the dentist to the given situations. All inquiries were sent electronically on April and a period of 6 weeks was given for receiving all the responses. Results: From the 500 inquiries sent, 86 clinicians have responded. From this number, only 11 have reported to exclusively exercise Orthodontics at their clinics, all having attended graduate school in the specified area. Regarding to periodontal evaluation between those who exclusively practice Orthodontics and general dentists, it was found that all dentists consider that periodontal treatment prior to orthodontic treatment has relevance in the final result; from those with exclusive practice of Orthodontics, 82% refer their patients to the Periodontologist, while only 52% of the general dentists do so. The majority of dentists believe that periodontal patients who are undergoing orthodontic treatment must attend periodontal support every 3 months. Conclusion: Although the differences were not statistically significant, therapeutic approaches between orthodontic specialists and general dentists is distinct.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fagundes, Adriana Lessa Fadel. "AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES NA SOBREMORDIDA E NAS ALTURAS FACIAIS ANTERIOR E POSTERIOR, DECORRENTES DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM EXTRAÇÃO DE PRÉ-MOLARES, EM PACIENTES COM DIFERENTES TIPOS FACIAIS." Universidade Metodista de São Paulo, 2008. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1263.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-03T16:31:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Lessa Fadel.pdf: 530956 bytes, checksum: d0131810e01dc2bb83f1fca1ef28ccac (MD5) Previous issue date: 2008-02-19<br>The present study has investigated the changes in overbite and lower anterior facial heights for patients with Class I malocclusion and different facial types with teeth crowd, which were submitted to four premolar extractions, on the pre and post orthodontic treatment. Lateral cephalograms of 36 individuals aging from 12 years and 2 months to 16 years and 5 months, who were treated with Straight Wire mechanics, were selected. For analysis purpose, AFA, AFAI, AFP, FMA, SN.GoGn measures, other than linear measures described by Hans et al, were utilized. Changes in anterior and posterior facial heights were similar for all three studied groups and increased at the end of the orthodontic treatment without, however, statistical significance in the anterior facial height for the hypodivergent group. FMA showed statistically significant changes just for hypodivergent while Sn.GoGn showed them for both hypo and hyperdivergent groups. Regarding the Hans linear measures, a statistically significant increase for the hypodivergent group was observed in TLI and MNSK; for the mesofaciais group, the same has occurred in BUI and MNSK, and for the dolicofaciais group, all measures but TUI showed significant increase. In all studied groups, a reduction in overbite was observed.(AU)<br>O presente estudo investigou as alterações no trespasse vertical e na altura facial ântero-inferior em pacientes com má-oclusão de Classe I e diferentes tipos faciais com apinhamento submetidos a extração de quatro pré-molares, no pré e pós-tratamento ortodôntico. Foram selecionadas telerradiografias em norma lateral de 36 indivíduos na faixa etária de 12 anos e 2 meses a 16 anos e 5 meses, que realizaram o tratamento ortodôntico com o emprego de aparelho pré-ajustado Straight Wire..Para a análise as medidas utilizadas foram AFA, AFAI, AFP, FMA, SN.GoGn, além de medidas lineares descritas por Hans et al. As alterações nas alturas faciais anterior, antero-inferior e posterior foram similares nos três grupos estudados, apresentando aumento ao final do tratamento ortodôntico, porém sem significância estatística nas alturas faciais anteriores no grupo dos braquifaciais. Em FMA, foram estatisticamente significantes apenas para os braquifaciais e de SN.GoGn para braqui e dolicofaciais. Quanto às medidas lineares de Hans verificou-se que o grupo dos braquifaciais apresentou aumento estatisticamente significante em TLI e MNSK, no grupo dos mesofaciais, o mesmo ocorreu em BUI e MNSK e nos dolicofaciais todas as medidas exceto TUI apresentaram aumento significativo. Em todos os grupos foi observada uma diminuição da sobremordida.(AU)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pires, Alexandra Emília Ançã. "Importância da postura cervical em ortodontia." Master's thesis, [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/10284/3405.

Full text
Abstract:
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária<br>Introdução: o tratamento ortodôntico deve basear-se na evidência científica. Todos os componentes anatómicos formam uma unidade biomecânica e o sistema estomatognático promove-o pelo sistema proprioceptivo trigeminal. Objectivo: identificar o mecanismo pelo qual as alterações posturais e oclusais modificam a morfologia craniofacial, utilizando as premissas da medicina baseada na evidência. Materiais e Métodos: pesquisou-se em seis bases de dados a literatura relevante quanto à temática proposta com recurso a limites e palavras-chave. Os artigos foram selecionados segundo o seu nível de evidência científica. Resultados: as alterações posturais não constituem um factor etiológico primário das más oclusões, contudo podem desencadear mecanismos musculares compensatórios que alteram a postura para manutenção do equilíbrio, particularmente quando associadas à obstrução das vias aéreas. Alterações na postura cervical são apontadas como responsáveis pela restrição do crescimento ósseo. Conclusões: 1) a radiografia para análise cefalométrica postural deve ser feita em Posição Natural da Cabeça; 2) o especialista em Ortodontia é crucial na identificação de achados radiográficos cervicais e consequente encaminhamento do doente para as devidas especialidades médicas; 3) como a coluna vertebral e o viscerocrânio têm a mesma origem embrionária, as alterações morfológicas vertebrais patológicas ou não podem originar deformidades dentofaciais; 4) a evidência científica realça a importância da avaliação postural como elemento auxiliar de diagnóstico em Ortodontia. Introduction: the orthodontic treatment should be based on scientifical evidence. All anatomical components form a biomechanical unity and the stomatognatic system promotes it through the trigeminal proprioceptive system. Objective: to identify the mechanism through wich postural and occlusal changes modify craniofacial morphology using evidence based medicine. Materials and Methods: six databases were screened for relevant literature about the proposed subject using limits and keywords. The articles were selected according to their scientifical evidence level. Results: postural changes aren’t the direct responsible for malocclusion, but aswell as for airway obstruction, it can lead to muscle’s compensatory system activation that changes posture for balance’s mantainance. Cervical’s posture changes are pointed as responsible for osseous growth restraint. Conclusions: 1) the radiography for postural cephalometric analysis should be done on Natural Head Posture; 2) the orthodontist is crucial on identifying accidental findings on standard cephalometric radiographs and referral of patients to other medical specialists; 3) once the vertebral column and the head have the same embrionary origin, morphological vertebral changes can lead to dentofacial deformities; 4) the scientifical evidence emphasizes the postural’s evaluation importance as a diagnosis aid element at Orthodontics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Monteiro, Marlene Pereira Mota. "Sistema Invisalign®: Aplicações em ortodontia." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10284/5090.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária<br>O sistema de alinhadores estéticos surgiram como uma alternativa “invisível” para o tratamento ortodôntico de pacientes mais exigentes no que concerne à estética. Este sistema tem alcançado grande desenvolvimento científico embora já existam vários trabalhos na literatura que apresentam controvérsias sobre a sua aplicabilidade. O objetivo deste trabalho é evidenciar o funcionamento do sistema Invisalign®, a sua evolução até aos dias de hoje, vantagens e limitações e discutir um caso clinico. The esthetic aligners system have emerged as an alternative "invisable" for orthodontic treatment of more demanding patients with concerns to aesthetics. This system has achieved a major scientific development although there are several studies in the literature that present controversies about its applicability. The aim of this paper is to demonstrate how this system works, its evolution to the present day, the advantages and limitations and discuss a clinical case.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fonseca, Elvira Fernanda Rodrigues Pereira da. "Assimetria mandibular: diagnóstico precoce em ortodontia." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10284/5115.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária<br>A assimetria facial, mais propriamente a assimetria mandibular, está relacionada com diversos fatores etiológicos. Estes passam por fatores de ordem congénita e de desenvolvimento ou fatores de ordem adquirida. Neste trabalho serão abordados os possíveis fatores etiológicos, sendo o diagnóstico precoce da anomalia o aspeto mais relevante do trabalho. A assimetria mandibular em conjunto com alterações progressivas na oclusão não é frequente contudo tem importância clínica, pois apresenta uma alteração na postura da mandibula e pode estar associado a diferentes decursos patológicos. Neste contexto, o diagnóstico deve ser centrado para as seguintes e possíveis causas: hiperplasias, hipoplasias, fatores traumáticos, fatores patológicos e fatores funcionais. The facial asymmetry, more properly the mandibular asymmetry, is related to several etiological factors. These are related to congenital and development factors or acquired factors. This assignment will approach the possible etiologies, being the early diagnosis, the main and most important approached theme. Mandibular asymmetry in alliance with others oclusal progressive alterations is not frequent but it has clinical relevance, as it shows an alteration on the posture of the mandible and it can be associated to different pathological subjects. In this context, the diagnosis will be centered to the possible causes, such as: hyperplasia, hypoplasia, traumatic factors, pathological factors and functional factors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Albuquerque, Mário Alberto Alves. "Necessidades de ortodontia na comunidade escolar." Master's thesis, Universidade do Porto. Reitoria, 1999. http://hdl.handle.net/10216/10070.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto<br>Num estudo observacional descritivo foram inquiridos 259 alunos e feitos exames clínicos em escolas públicas a dois grupos distintos e independentes, num total de 727 estudantes com idades próximas dos 12 anos, durante os anos de 1998 e de 1999. Salientou-se a importância da articulação e colaboração das várias instituições envolvidas na promoção de saúde da comunidade. Alertou-se para a possibilidade de utilização de protocolos de identificação e de selecção de anomalias dento-faciais, que facilitam a referência clínica. Efectuaram-se campanhas de motivação para a população escolar sobre Saúde Oral através das visitas às escolas de ensino básico. Obtiveram-se dados sobre má oclusão e anomalias dento-faciais utilizando critérios de observação da Organização Mundial da Saúde. Dos resultados salientam-se as seguintes conclusões: - existe um índice CPO com o valor de 3,15; - o número de dentes ausentes não varia de forma significativa com a idade; - a frequência da patologia dentária difere com a idade;- a maioria da população estudada tem um significativo conhecimento geral sobre Saúde Oral; - a faixa etária mais elevada da população estudada apresenta menores níveis de higiene, nomeadamente no que se refere à escovagem dentária; - existe aumento da placa bacteriana nos indivíduos observados mais velhos; - não há correlação entre a idade e as anomalias de oclusão;- 21% da amostra não apresenta anomalias de oclusão; - os apinhamentos maxilares e mandibulares, que ocorrem em simultâneo na mesma pessoa, constituem a maioria das observações na ordem dos 48%;- se manifesta uma relação de independência entre a oclusão e um conjunto de variáveis constituído pela escovagem e pela placa bacteriana e, também, pelos dentes cariados, perdidos, obturados, assim como com extracções indicadas; - em termos de clinicometria, fica aberta a perspectiva para trabalhos de pesquisa no cam ...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ortodontista"

1

Magalhães, Cristina, Eduardo Kant Rothier, and Alderico Artese. Sociedade Brasileira de Ortodontia: Sua história e trajetória científica. Sociedade Brasileira de Ortodontia, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Perrotti-Garcia, Ana Julia. Vocabulário para ortodontia & ortopedia funcional dos maxilares: Português/inglês. Special Book Services, SBS, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Critérios para seleção e instalação de mini-implantes - Guia embasado em revisão da literatura científica para ortodontistas e implantodontistas: -. Atena Editora, 2023.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Avaliação da resistência a tração, em diferentes períodos de cicatrização, de mini parafusos utilizados como ancoragem temporária em ortodontia: -. Atena Editora, 2023.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Manual de Ortodontia Prática. Andrei, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cirurgia ortognática e ortodontia. Santos Livraria Editora, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ortodontia: Bases para Iniciação. 4th ed. Artes Médicas, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Shimizu, Roberto Hideo. Ancoragem Esquelética em Ortodontia. Santos, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cruz, Mirna Liz da. Conceitos Básicos Em Ortodontia. Lulu Press, Inc., 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Planejamento Facial e Dentário para Ortodontistas e Cirurgiões... Artes Médicas, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Ortodontista"

1

Sena, Leandro Rodrigues de, Luiz Filipe Barbosa Martins, Paulo Roberto Barroso Picanço, et al. "A IMPORTÂNCIA DA CONTENÇÃO ORTODONTICA PÓS-TRATAMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In Tópicos da odontologia aplicada - Volume 7. Editora Pascal LTDA, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5405605.1-6.

Full text
Abstract:
Durante o tratamento ortodôntico, os dentes são gradualmente movidos para suas posições ideais, exigindo tempo, paciência e comprometimento. Após a remoção do aparelho, é essencial usar contenções para evitar o movimento dos dentes de volta às posições originais. Os materiais mais comuns para fabricação de contenções são o fio de aço inoxidável, fibra de vidro, acrílico, plástico termo formável, poliuretano, o uso adequado da contenção ortodôntica, conforme recomendado pelo ortodontista, promove um sorriso bonito e funcional ao longo dos anos, evitando a necessidade de retratamento ortodôntico. Além disso, contribui para a saúde bucal a longo prazo, facilitando a limpeza e prevenindo cáries e doenças gengivais. O objetivo dessa revisão da literatura foi apresentar a importância do uso da contenção ortodôntica após a finalização do tratamento para manter os ganhos obtidos e evitar a recidiva do mesmo, podemos então afirmar que para o sucesso de um tratamento está atrelado ao uso e manutenção da contenção. Palavras-Chave: Contenção, Ortodontia, Tratamento, Alinhamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Teixeira, June Fernanda Maria. "AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO, ÍNDICE DE REMANESCENTE ADESIVO (IRA) E PADRÃO DE FRATURA DE ADESIVOS ORTODÔNTICOS FOTOPOLIMERIZÁVEIS E DE RESINAS COMPOSTAS FOTOPOLIMERIZÁVEIS – PARTE III." In CIÊNCIAS APLICADAS À ODONTOLOGIA. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21091406.

Full text
Abstract:
– O objetivo desse estudo, divido em três partes, foi avaliar a resistência ao cisalhamento, índice de remanescente adesivo (IRA) e padrão de fratura de adesivos ortodônticos fotopolimerizáveis e resinas compostas fotopolimerizáveis. Para a realização deste estudo, utilizaramse 40 dentes incisivos centrais bovinos divididos em 4 grupos de 10 elementos, onde avaliou-se os adesivos ortodônticos fotopolimerizáveis: Biofix, Biofix + adesivo PrimerBond, Orthocem, e resina composta fotopolimerizável Z350. Para isso, realizouse testes de cisalhamento com posterior análise em microscópio óptico para análise de remanescente adesivo e posterior padrão de fratura. Neste capítulo, que se configura como a terceira e última parte do estudo, obteve-se os resultados. Através de dados coletados, aplicou-se análise de variância “one way” e teste de tukey na variável Resistência (MPa). Para a variável padrão de fratura, por não atender as pressuposições de uma análise paramétrica foi avaliada pelos testes não paramétricos de Kruskal Wallis e Dunn. As análises foram realizadas nos programas de estatística SAS e Bioestat considerando o nível de significância de 5%. Nos resultados obtidos, não houve diferença significativa (p&gt; 0,05), considerando a média e desvio-padrão em função do material empregado e padrão de força: Biofix + adesivo ( 112,29 – desvio padrão 57,24); Biofix (92,34- desvio padrão 27,35); Z350 (143,69 desvio padrão 20,65) e Orthocem (138,78- desvio padrão 54,13). Também não houve diferença considerando a resistência ao cisalhamento: Biofix + adesivo (9,05 – desvio padrão 4,66); Biofix (7,18 – desvio padrão 2,13); Z350 (11,18 – desvio padrão 1,61); Orthocem (10,80 – desvio padrão 4,21). Os resultados obtidos para Índice de Remanescente Adesivo (IRA) apresentaram o tratamento Biofix com 100% (Escore 0) em todos os corpos de prova diferindo significativamente da resina composta fotopolimerizável Z350 que apresentou corpos de prova com Índice de Remanescente Adesivo (IRA) 25% (Escore 2).Concluiu-se na pesquisa que os adesivos ortodônticos fotopolimerizáveis e a resina composta Z350, pouco diferiram nos resultados, cabendo ao ortodontista escolher qual tipo de material irá utilizar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moresca, Ricardo Cesar, Beatriz Estella Cardoso Silva, Camila Ratkiewicz, et al. "Os Recursos Digitais na Ortodontia." In Odontologia Digital em cada especialidade. Seven Editora, 2024. http://dx.doi.org/10.56238/livrosindi202479-010.

Full text
Abstract:
A ortodontia experienciou uma transformação significativa com o advento das tecnologias digitais. A incorporação de recursos digitais na prática ortodôntica não apenas revolucionou os métodos tradicionais de diagnóstico e tratamento, mas também aprimorou a precisão, previsibilidade e eficácia dos resultados clínicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Maria Taywri Almeida, Lozuel Lemos Tavares, Antônio Fabrício Alves Ferreira, et al. "CONTENÇÃO FIXA INFERIOR: RELATO DE CASO." In Tópicos da odontologia aplicada - Volume 2. Editora Pascal LTDA, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5340551.1-8.

Full text
Abstract:
A ortodontia é uma especialidade da odontologia que é responsável por corrigir alterações nos ossos maxilares, e a posição dos elementos dentários, existindo a ortodontia preventiva e interceptiva. Após a realização de tratamentos ortodônticos interceptivos, se torna necessária a estabilização dos tecidos periodontais de suporte e isso é obtido por meio do uso de contenções que visam manter as seis chaves de oclusão de Andrews, curva de Spee, relação molar, inclinações e angulações dentárias adequadas, ausência de rotações e manutenções das áreas de contato, todas estas obtidas durante o tratamento ortodôntico. O objetivo deste trabalho foi apresentar um relato de caso clínico de confecção e instalação de contenção fixa. Ao final pode-se concluir que até o momento de elaboração deste caso clínico foi observado sucesso da seleção da técnica apresentada em manter a estabilidade do tratamento ortodôntico prévio. Palavras-chave: Contenção Ortodôntica. Aparelhos Ortodônticos Fixos. Ortodontia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Yari, Zargham, Abdias Telles da Silva Neto, and Jiyan Yari. "ORTODONTIA LINGUAL: UMA REALIDADE PARA TODOS?" In Open Science Research XI. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230513192.

Full text
Abstract:
Atualmente mais de 50% da procura pelo tratamento ortodôntico é da população adulta. Como a estética se tornou parte inerente do ser humano, e com o passar do tempo essa exigência se torna mais necessária, surgiu a ortodontia lingual, que como a mais recente categoria de terapêutica, consegue fundir as duas áreas. O paciente pode corrigir seus problemas ortodônticos e, durante as fases de tratamento, verificar com clareza o seu avanço. Pode, concomitantemente, fazer tratamentos estéticos variados, sem prejudicar o andamento ortodôntico. Nas etapas subsequentes deste trabalho foram abordados o surgimento, a evolução e as novas tecnologias virtuais, diferenças biomecânicas e a seleção dos pacientes, incluindo as diversas vantagens e desvantagens, provando ser esta a mais nova e sólida opção de tratamento odontológico tão eficiente quanto o tradicional e,em algumas patologias até superior, pela ação da biomecânica. Não tem o intuito de substituir a ortodontia tradicional, mas que o paciente conseguiu enfim, um aparelho que possibilitasse estética total e conforto para a prática desportiva, no entanto, com custo ainda elevado se comparado com os padrões de tratamento tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Luz, Leticia Mickaela Lima Da, Ivan Santos Carvalho, and Mayara Cristina Abas Frazão Marins. "USO DE MINI IMPLANTES NA ORTODONTIA." In Odontologia: uma visão contemporânea - Volume 13. Editora Pascal LTDA, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5299938.1-1.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como finalidade demonstrar as vantagens e desvantagens do uso dos Mini implantes destacando a importância desse procedimento, as técnicas utilizadas em sua implantação, os resultados obtidos após o uso dos minis implantes, e se o resultado foi o esperado. Além disso, visa passar informações e esclarecer um pouco mais a respeito dos minis implantes aos pacientes que precisam ou não fazer uso desse mecanismo e ainda não conhece ou não tem conhecimento suficiente a respeito. Para o desenvolvimento desse trabalho foi realizado uma revisão de literatura de caráter qualitativo. Por meio de consulta a sites especializados como: Scielo, Lilacs e Google Acadêmico dos últimos 10 anos. Para o sucesso destes dispositivos é essencial que seja seguida a correta indicação do planeamento, correta aplicação, e seguir as recomendações do pós cirúrgico. Palavras-chave: Mini implantes; Ortodontia; Ancoragem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sena, Leandro Rodrigues de, Antônio Fabrício Alves Ferreira, Luiz Filipe Barbosa Martins, et al. "AGENESIA DE ELEMENTOS DENTÁRIOS E A ORTODONTIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In Tópicos da odontologia aplicada - Volume 8. Editora Pascal LTDA, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5447669.1-5.

Full text
Abstract:
A agenesia dentária é uma alteração numérica, que se caracteriza pela falta do elemento dental seja ela na dentição decídua, permanente ou em ambas. Quando o indivíduo apresenta alguma ausência dentária, ocorrerá uma diminuição na qualidade de vida, seja ela através da diminuição da estética ou da perda funcional, podendo desencadear transtornos psicossociais no indivíduo, além de alterações de fala, dificuldades mastigatórias e no convívio social, tornando-se necessária a reabilitação. Para elaboração deste trabalho foi realizada uma revisão da literatura analisou artigos, relatos de caso clínico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo e Google Acadêmico. Para seleção dos trabalhos, foram utilizados os descritores (Agenesia dentária; Laterais; Ortodontia; tratamento ortodôntico.). A busca foi limitada a publicações realizadas no período de 2013 a 2023 e que foram publicadas nos idiomas português, inglês e espanhol. Pode-se concluir que a abordagem multidisciplinar é fundamental para o tratamento da agenesia dentária. A interação entre diversas especialidades odontológicas emerge como uma estratégia eficaz para promover resultados satisfatórios diante dos desafios impostos por esses casos complexos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura com a finalidade de verificar as formas de tratamento reabilitador associados a agenesia dental e sua correlação com a ortodontia. Palavras-Chave: Agenesia dentária; Laterais; Ortodontia; Tratamento Ortodôntico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade, Lia Beatrice, Cristiano Pires e. Silva, and Sybilla Torres Dias. "FECHAMENTO DE DIASTEMA E REANATOMIZAÇÃO COM CERÂMICA ODONTOLÓGICA: RELATO DE CASO." In Ciências da Saúde: desafios e potencialidades em pesquisa - Volume 2. Editora Científica Digital, 2022. http://dx.doi.org/10.37885/230212107.

Full text
Abstract:
Uma das problemáticas da ortodontia é finalizar o tratamento com a presença de diastemas, no entanto, é possível solucionar de várias maneiras, uma delas é a confecção de restaurações indiretas, como os laminados cerâmicos. O crescente desenvolvimento tecnológico dos materiais odontológicos reabilitadores, em especial os cimentos e sistemas adesivos, vem melhorando adesividade ao esmalte/dentina fazendo união química e mecânica e aumentando também a resistência estrutural, conferindo características mais estéticas, duradouras e confiáveis dessas restaurações. O presente trabalho relata um caso clínico de fechamento de diastemas múltiplos, pós tratamento ortodôntico, utilizando lentes de contato dental em dissilicato de lítio. O resultado foi satisfatório esteticamente além de solucionar os problemas como: fechamento dos diastemas resultantes da ortodontia, pontos de contatos, fonética e satisfação pessoal do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pacheco, Ádria Sumaia Belfort, Laís Sousa Silva, Meirileide Marinho Barros, et al. "ORTOPEDIA E ORTODONTIA NA ATENÇÃO MULTIDISCLIPLINAR DE PACIENTES COM FISSURAS LABIOPALATINAS." In Odontologia: uma visão contemporânea - Volume 13. Editora Pascal LTDA, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5299938.1-7.

Full text
Abstract:
As fissuras labiopalatinas são malformações congênitas caracterizadas pela não fusão dos processos craniofaciais que originam o palato primário e secundário. Pode ser diagnosticada ainda no período gestacional através das ultrassonografias ou clinicamente quando o bebê nasce. O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, podendo ser iniciado desde os primeiros dias de vida da criança. A ortopedia maxilar e ortodontia são indispensáveis na reabilitação desses pacientes, atuando em conjunto com a equipe de forma integrada, proporcionando ao paciente melhores cuidados na reabilitação. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da abordagem ortopédica e ortodôntica na atenção multidisciplinar de pacientes com fissuras labiopalatinas. Para realização deste estudo foi executada uma revisão bibliográfica nas bases de dados: Lilacs, Scielo, Medline, PubMed e Google Acadêmico. A fim de escolher os artigos a serem estudados, foram elencados critérios de inclusão e exclusão. Devido as mais variadas alterações que o paciente com fissura labiopalatina pode apresentar, as terapias ortopédicas maxilares e o tratamento ortodôntico são fundamentais em sua reabilitação, estando presente em diversas fases do tratamento, estabilizando assim a correção dos desvios do desenvolvimento facial e das alterações oclusais. Palavras-chave: Fissura Labial, Fissura Palatina, Anomalia Congênita, Ortopedia, Ortodontia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Freitas, Maria Perpétua Mota, and Miguel Flach. "PROTEÇÃO CATÓDICA E A PLAUSIBILIDADE DE USO NA ORTODONTIA." In Avanços do conhecimento científico na Odontologia 2. Atena Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.04623250715.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ortodontista"

1

Bauermann, Kelli Zeferino Correia, Paula Patrícia Cotrin da Silva, Gabriela Cristina Santin, Célia Regina Maio Pinzan-Vercelino, Fabricio Pinelli Valarelli, and Karina Maria Salvatore de Freitas. "Atuação de odontopediatras brasileiros com relação a pacientes com má oclusão." In II Congresso Internacional Interdisciplinar da Uningá. Editora Uningá, 2023. http://dx.doi.org/10.46311/ed.un.20221018112.

Full text
Abstract:
O objetivo foi analisar o perfil de odontopediatras brasileiros sobre pacientes com má oclusão para avaliar as preferências da prática ortodôntica em crianças. Um questionário on-line foi aplicado. As perguntas foram sobre quais más oclusões eles tratam, quais aparelhos utilizam, e quando encaminham ao ortodontista. Vinte odontopediatras responderam, com idade média 36,70 anos, especialistas há 10,75 anos. As principais más oclusões tratadas são mordidas cruzada posterior (60%) e anterior (55%), mordida aberta anterior (55%), perda precoce de dentes decíduos (50%), Classe II (25%), Classe III (25%) e apinhamento (20%); 25% não faz ortodontia em seus pacientes, sempre encaminha ao ortodontista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Clemente, Lorena Sayuri Nonaka, Célia Regina Maio Pinzan-Vercelino, Paula Patrícia Cotrin da Silva, Fabricio Pinelli Valarelli, and Karina Maria Salvatore de Freitas. "Perfil atual, preferências e tendências dos ortodontistas brasileiros." In II Congresso Internacional Interdisciplinar da Uningá. Editora Uningá, 2023. http://dx.doi.org/10.46311/ed.un.20221018175.

Full text
Abstract:
O objetivo foi analisar o perfil do ortodontista brasileiro quanto às preferências e tendências da prática ortodôntica. Um questionário online foi aplicado a ortodontistas brasileiros. As perguntas foram sobre técnicas e aparelhos utilizados, recursos digitais e preferências na área. Foram recebidas 113 respostas (67 mulheres; 46 homens, idade média 42,06 anos); tempo médio de especialização 13,15 anos. Todos utilizam aparelhos ortodônticos fixos; a prescrição mais utilizada é Roth (76,1%); 87,6% utiliza aparelhos fixos estéticos. A maioria utiliza alinhadores ortodônticos, o mais usado é Invisalign. Apenas 23,9% possui scanner intraoral. Quanto às contenções, 100% recomenda. A maioria divulga seu trabalho em redes sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Luis Victor Silva, Dara Vitória Pereira Lopes Silva, Müller Gomes dos Santos, Rita De Cássia Dias Viana Andrade, and Maria da Conceição Andrade de Freitas. "A IMPORTÂNCIA DA TCFC NO DIAGNÓSTICO DE CÔNDILO BÍFIDO E SÍNDROME DE EAGLE: RELATO DE CASO CLÍNICO INCOMUM." In I Congresso Brasileiro de Estudos Patológicos On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbesp/31.

Full text
Abstract:
Introdução: A tomografia computadorizada de feixe cônico(TCFC) contempla a avaliação do complexo estilo-hióideo vislumbrando nos planos axial, coronal e reconstrução 3D suas estruturas ósseas, processos de calcificação e relação com as estruturas adjacentes. Objetivo: Relatar um caso clínico com diagnóstico de síndrome de Eagle e côndilo bífido sob a ótica da TCFC. Relato de caso: Paciente do sexo feminino, 34 anos de idade, compareceu ao ortodontista com queixas álgicas envolvendo o terço médio da face e ouvido. No exame clínico intra oral, a paciente apresentava significativa discrepância maxilo-mandibular. Foi encaminhada a clínica de exames de imagens para documentação ortodôntica/cirurgia ortognática. A radiografia panorâmica revelou imagem bifurcada no côndilo mandibular direito, um alongamento significativo do processo estilóide direito e radiopacidade sugestiva de calcificação do ligamento estilohióideo. As imagens tomográficas evidenciaram a presença de uma depressão vertical profunda na superfície condilar superior do lado direito, resultando na aparência de duas cabeças com um contorno em forma de coração quando visualizada no plano frontal. As tomadas tomográficas tiradas de boca aberta e fechada revelaram a orientação médiolateral do côndilo bífido, apresentando maior diâmetro na porção lateral com presença do espaço articular preservado. Observou-se apófises estilóides alongadas com extremidades distais alcançando o plano de C2 e passando pela C3 com 40mm de comprimento se estendendo a partir da superfície inferior do osso temporal, medial e anteriormente ao forame estilomastóideo. Conclusão: Diante do exposto, a correta escolha do método radiográfico associado aos sinais e sintomas do paciente são de relevância para o diagnóstico e plano de tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lenza, Milena Moraes de Oliveira, Raissa Salvador de Aquino, Mauro Machado do Prado, Marcos Augusto Lenza, and Maurício Guilherme Lenza. "Responsabilidade civil de ortodontistas: mudança de paradigmas?" In 9º Congresso Internacional Dental Press. Dental Press International, 2018. http://dx.doi.org/10.14436/dentalpress9ci.2018.20.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Campos, Marcelo, Daiane Cristina Peruzzo, and Keli Cristina Fernandes Campos. "Versatilidade das miniplacas de ancoragem na Ortodontia." In 9º Congresso Internacional Dental Press. Dental Press International, 2018. http://dx.doi.org/10.14436/dentalpress9ci.2018.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

"Participação no Projeto Clínica de Ortodontia Preventiva e Interceptativa." In Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares. Editora FOA, 2025. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1768.2024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lenza, Maurício Guilherme, Letícia Nunes de Almeida, Marcos Augusto Lenza, and João Batista de Souza. "Caracterização mecânica de duas resinas empregada sem ortodontia para levante de mordida." In 9º Congresso Internacional Dental Press. Dental Press International, 2018. http://dx.doi.org/10.14436/dentalpress9ci.2018.21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima Lorusso Sampaio, Renata. "PROPRIEDADES ÓPTICAS E ESTABILIDADE DE COR DOS ALINHADORES DE USO NA ORTODONTIA." In CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS BIOMATERIAIS – BIOMAT22. Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/biomat22.598307.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Marilia Teixeira, Rosineide Santos Amorim Brito, and Leticia Frauzino Costa. "Movimentação ortodôntica em dente reimplantado. Inter-relação Endodontia e Ortodontia: Relato de caso." In 9º Congresso Internacional Dental Press. Dental Press International, 2018. http://dx.doi.org/10.14436/dentalpress9ci.2018.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Diógenes, Alexandre Magno de Negreiros, Ertty Silva, Fernanda Meloti, and Maurício de Almeida Cardoso. "Precisão do movimento ortodôntico com auxílio das miniplacas: a inter-relação entre ortodontia e odontologia estética." In 9º Congresso Internacional Dental Press. Dental Press International, 2018. http://dx.doi.org/10.14436/dentalpress9ci.2018.5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography