Academic literature on the topic 'Osteoartrite'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Osteoartrite.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Osteoartrite"

1

Seda, Hilton. "Cloroquina na osteoartrite/osteoartrose (OA)." Revista Brasileira de Reumatologia 48, no. 6 (December 2008): 381–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0482-50042008000600012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Adriana De Jesus, and Mariza Rocha de Sousa Nogueira. "Capacidade Funcional e Nível de Dor em Idosos com Osteoartrose em Joelho: Revisão de Literatura / Functional Capacity and Pain Level in Elderly People with Knee Osteoarthritis: Literature Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 51 (July 30, 2020): 294–302. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2571.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar a capacidade funcional e o nível de dor entre idosos portadores de osteoartrose em joelho. Este estudo baseia-se em uma revisão de literatura integrativa. A busca dos artigos ocorreu no período de Março à Abril de 2020, por meio dos seguintes descritores: osteoartrite; osteoartrite de joelho; fisioterapia; capacidade funcional; dor, utilizando as base de dados: Scielo e Google Academics. Definiu-se como critérios de inclusão, os artigos que apresentavam idioma português e inglês, artigos de livre acesso na íntegra em base de dados, que abordasse sobre indivíduos acometidos pela osteoartrose. Como resultados, foram selecionados 05 artigos onde estes respondiam ao objetivo proposto. Conclui-se que, a osteoartrite provoca inúmeros problemas como a perda da qualidade de vida e a funcionalidade. Infelizmente essa doença não possui cura, mas se o diagnóstico for realizado precocemente o tratamento pode atrasar o surgimento da doença bem como o seu progresso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Fernanda Marinho de, Marcos Almeida Matos, Fernanda Avila Rocha, Paulo Fernando Alves da Silveira Junior, Thiago Meloni Stecca, Samuel Henrique Jakoski Gehhlen, Romero Fonseca Vieira Júnior, João Pedro da Fonseca Sarmento, Otho Melo de Figueiredo, and Evelin Leonara Dias da Silva. "Análise das características epidemiológicas e hospitalares da osteoartrite referente aos casos registrados no Brasil nos últimos 5 anos." Research, Society and Development 11, no. 16 (December 8, 2022): e292111638383. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i16.38383.

Full text
Abstract:
A osteoartrose é o resultado de vários padrões de disfunção articular e caracteriza-se por degeneração da cartilagem articular e simultânea proliferação de tecido ósseo, cartilagem e tecido conectivo. E, frequentemente, está associada a significante restrição e redução da qualidade de vida. No Brasil, ocupa o terceiro lugar na lista dos segurados da Previdência Social, com 65% das causas de incapacidade. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo é analisar as internações por osteoartrite, em pessoas entre 50 e 80 anos ou mais, no Brasil e suas regiões, nos últimos 5 anos. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e analítico, acerca das internações decorrentes de osteoartrite, elaborado através de dados secundários, em pessoas entre 50 e 80 anos ou mais, no período de 2017 a 2021, no Brasil e suas macrorregiões. No período analisado, foram registradas 74.730 internações por osteoartrite, em pessoas entre 50 a 80 anos ou mais, no Brasil. No que tange às regiões geográficas, o maior número de internações concentra-se na região Sudeste. Em relação à faixa etária, os pacientes de 60 a 69 anos foram as mais acometidas. Em relação ao sexo, o sexo feminino foi o que predominou. Quanto à etnia informada dos internados, o maior número de casos prevaleceu nos hospitalizados de etnia branca. Esta pesquisa demonstra que a osteoartrose é um problema de saúde pública, sendo passível de diagnóstico precoce e cuidados preventivos, devendo haver ações como educação em saúde, visando minimizar gastos desnecessários e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barreto, Nestor, Ricardo Fuller, and Murillo Dório. "Métricas para osteoartrite." Revista Paulista de Reumatologia, no. 2022 jan-mar;21(1) (March 31, 2022): 62–71. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2022.21.1.62-71.

Full text
Abstract:
A osteoartrite (OA) é uma das doenças reumáticas mais comuns, sendo importante causa de dor crônica, incapacidade e redução da qualidade de vida. A padronização de métricas de avaliação da morbidade ocasionada por esta doença é indispensável para a realização de estudos clínicos, ainda que seu uso no dia a dia seja menos frequente na prática do reumatologista. Para este fim, as métricas precisam demonstrar validade e reprodutibilidade, além de avaliar os domínios principais de acometimento da doença. Nesse contexto, vários índices de avaliação surgiram nas últimas décadas. Nesta revisão, apresentamos os domínios avaliados mais relevantes em estudos clínicos de OA, definidos pelo Outcome Measures in Rheumatology (OMERACT) e Osteoarthritis Research Society International (OARSI), bem como as métricas mais comumente utilizadas, destacando as particularidades de cada uma. Além da Escala Visual Analógica (EVA) para dor, destacamos o Western Ontario and McMaster Universities Arthritis Index (WOMAC), Knee Injury and Osteoarthritis Outcome Score (KOOS), Hip Disability and Osteoarthritis Outcome Score (HOOS), Escore de Lequesne, Australian/Canadian Hand Osteoarthritis Index (AUSCAN), Michigan Hand Outcomes Questionnaire (MHQ) e o Functional Index for Hand Osteoarthritis (FIHOA). Entre as que avaliam imagem, destacamos a classificação de Kellgren-Lawrence (KL), o MRI Osteoarthritis Knee Score (MOAKS) e o Whole-Organ Magnetic Resonance Imaging Score (WORMS). Unitermos: Osteoartrite. Métricas. Desfechos. Dor. Funcionalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Queiroz, Murillo Dório, and Ricardo Fuller. "Osteoartrite em idosos." Revista Paulista de Reumatologia, no. 2016 out-dez;15(4) (December 31, 2016): 36–41. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2016.15.4.36-41.

Full text
Abstract:
A osteoartrite (OA) é doença de alta prevalência e um dos diagnósticos mais frequentes nas consultas de reumatologia. Acomete mais as mulheres, com aumento progressivo após os 40-45 anos. Essa prevalência aumentará ainda mais nas próximas décadas, como consequência do envelhecimento da população. No Brasil, a OA acomete 4,1% dos indivíduos em uma população com idade média de 36 anos e 15,8% aos 55 anos. Esses números correspondem apenas aos casos com manifestações clínicas. Se forem considerados os achados radiográficos, 52% da população adulta apresentam sinais de OA de joelho, e destes, 20% apresentam quadro moderado ou grave; na faixa dos 55 aos 64 anos de idade, 85% apresentam sinais radiográficos de OA em uma ou mais articulações e acima dos 85 anos a prevalência da doença radiográfica alcança os 100%. A OA é causa frequente de afastamento do trabalho e foi o quinto diagnóstico mais comum na concessão de aposentadoria por invalidez em 2014, segundo dados do portal da Previdência Social. Além disso, é uma causa comum de dor crônica e redução de qualidade de vida em idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Paula, Luiz Eduardo de, and Ricardo Fuller. "Antimaláricos na osteoartrite." Revista Paulista de Reumatologia, no. 2016 jan-mar;15(1) (March 31, 2016): 10–14. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2016.15.1.10-14.

Full text
Abstract:
Osteoartrite (OA) é a doença reumática mais comum da espécie humana. Aos 60 anos de idade, 10% da população tem OA sintomática. No Brasil, a prevalência da OA na população geral com idade média de 36 anos foi de 4,1%, atingindo 15,8% após os 55 anos de idade. O tratamento farmacológico com medicamentos sintomáticos de ação lenta (antiartrósicos) já é amplamente prescrito, mas pesa sobre esse grupo o efeito pequeno e o custo relativamente alto para a manutenção por longos períodos de tempo. Já os modificadores de doença (alguns candidatos ao grupo já são utilizados como sintomáticos) ainda não tiveram eficiência comprovada. Desse modo, a busca por novas opções terapêuticas é intensa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jones, Anamaria. "Reabilitação em osteoartrite." Revista Paulista de Reumatologia, no. 2016 jan-mar;15(1) (March 31, 2016): 21–24. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2016.15.1.21-24.

Full text
Abstract:
Osteoartrite (OA) é considerada a doença musculoesquelética mais comum em todo o mundo, acometendo 20% da população mundial; tem evolução lenta, podendo levar à rigidez articular, deformidade progressiva e perda de função, afetando a qualidade de vida do indivíduo. A prevalência da OA é alta, no entanto, sua incidência é baixa antes dos 40 anos e aumenta com a idade; cerca de 30% dos indivíduos com 65 anos ou mais apresentam evidências radiológicas de OA de joelho, mesmo sem presença de sinais e sintomas; cerca de 80% dos indivíduos com mais de 75 anos apresentam alguma evidência de OA. Sua distribuição é muito parecida em ambos os gêneros, mas com maior prevalência na mulher acima dos 50 anos. Estatísticas preveem que, nos próximos 20 anos, o número de indivíduos afetados pela doença nos Estados Unidos poderá aumentar de aproximadamente 43 milhões para 60 milhões, aumentando os gastos com doenças crônicas em mais de 25%. No Brasil, estima-se que 4% da população apresente OA; as articulações mais acometidas pela OA são: joelho, mãos e coluna. O tratamento da OA deve ser realizado de maneira ideal por uma equipe multidisciplinar formada por reumatologista, ortopedista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista e psicólogo. Dessa forma, cada profissional em sua especialidade pode contribuir para o tratamento. Apesar dos sinais e sintomas parecidos, com o tempo cada paciente estará em uma fase específica da doença e deve-se, portanto, levar em consideração cada particularidade, propondo-se um tratamento individualizado. Apesar do tratamento individualizado, os objetivos são semelhantes e normalmente envolvem o alívio da dor, a prevenção e/ou manutenção das deformidades e disfunções e a melhora da qualidade de vida e capacidade funcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Anne Valéria Costa, Gabriela Campos de Souza Costa, and Adison Rodrigues Graciliano. "PORMENORIZANDO A OSTEOARTRITE." InfoPet: conhecimento técnico de qualidade 1, no. 2 (2021): —————. http://dx.doi.org/10.53574/infopet.v1n2-44.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Coimbra, IB, EH Pastor, JMD Greve, MLC Puccinelli, R. Fuller, FS Cavalcanti, FMB Maciel, and E. Honda. "Osteoartrite (artrose): tratamento." Revista Brasileira de Reumatologia 44, no. 6 (December 2004): 450–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0482-50042004000600009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Jean Douglas Moura dos, Adriane de Albuquerque Sousa, Maria Augusta Amorim Franco de Sá, Francisco Valmor Macedo Cunha, and Airton Mendes Conde Júnior. "Effectiveness of therapeutic ultrasound in the treatment of pain and return to function in knee osteoarthritis - an integrative review / Efetividade do ultrassom terapêutico no tratamento da dor e retorno da função na osteoartrite de joelho - uma revisão integrativa." Brazilian Journal of Health Review 5, no. 3 (May 11, 2022): 9281–96. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv5n3-106.

Full text
Abstract:
Introdução: A osteoartrite (OA) é um distúrbio articular bastante comum em nossa sociedade e sua incidência aumenta com o avançar da idade. Embora possa afetar várias articulações do nosso corpo, as alterações mais evidentes são observadas em grandes articulações de carga. A abordagem terapêutica da OA visa reduzir a sintomatologia dolorosa, diminuir os níveis de rigidez, melhorar a mobilidade e a qualidade de vida. Dentre as opções terapêuticas não farmacológicas temos a terapia com ultrassom (US) que promove um aquecimento profundo nos tecidos e cujo tópico carece de mais evidências científicas que comprovem sua eficácia no alívio da dor em pacientes com OA de joelho. Objetivo: Este trabalho visa descrever os efeitos e a eficácia do ultrassom terapeêutico (UST) no tratamento da dor e função na osteoartrose primária de joelhos. Métodos: Foi realizado uma busca sistemática nas bases de dados PubMed, LILACS, CENTRAL, SCIELO e PEDro por ensaios clínicos randomizados e quasi-randomizados, publicados nos últimos 10 anos. As palavras-chave utilizadas foram Ultrassom, Terapia por Ultrassom, Dor, Joelho, Articulação do Joelho, Osteoartrite do Joelho. Resultados: Seis estudos, que avaliaram ao todo 561 paciente foram selecionados. Alguns estudos demonstraram que não houve diferença significativa entre os grupos US contínuo e US pulsado no alívio da dor e melhora da função. O US quando usado como coadjuvante terapêutico resultou em melhora da dor. Conclusão: Os trabalhos selecionados sugerem que aplicações de US combinado principalmente com exercícios são eficazes no alivio de dor e melhora da funcionalidade de pacientes com osteoartrite de joelho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Osteoartrite"

1

Cardoso, Cindy Cruz. "Fitoterapia aplicada ao tratamento da osteoartrite." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10284/5292.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas
A osteoartrite é a doença reumática com maior prevalência de entre todos os tipos de doenças reumáticas e é a segunda maior causa de incapacidade física no mundo após a doença isquémica do coração. A incidência global de doenças relacionadas com a idade, ossos, articulações, e músculo está em constante aumento, afetando seriamente a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo a Direção Geral de Saúde, as Doenças Reumáticas para além de serem, nos países desenvolvidos, o grupo de doenças mais frequentes da raça humana, devem ser assumidas como um importante problema social e económico, cujo impacto negativo, em termos de saúde pública, tem tendência crescente, tendo em conta os actuais estilos de vida e o aumento da longevidade da população. As doenças reumáticas são, assim, no seu conjunto, das principais responsáveis pelos custos com a Saúde, quer directos, como consultas, medicamentos ou cuidados de reabilitação, quer indirectos. Em estados avançados, os pacientes sofrem de dores fortes e restrição de mobilidade. A consequência em vários casos é a incapacidade de trabalhar e, frequentemente, é inevitável o transplante da articulação afetada por um implante artificial. Actualmente, o recurso a terapias complementares sofreu um grande aumento. Os pacientes recorrem a este tipo de terapias para prevenir doenças, para complementar a terapia convencional e para promover a saúde e bem-estar. Tendo em conta todos estes factores, o objectivo deste trabalho é apresentar uma visão geral acerca do impacto de plantas medicinais no tratamento da osteoartrite, analisando os seus constituintes activos, mecanismos subjacentes, efeitos adversos e interacção com outros fármacos.
Osteoarthritis is the most prevalent rheumatic disease among all types of rheumatic diseases and is the second leading cause of disability in the world after ischemic heart disease. The global incidence of age-related diseases, bones, joints, and muscles are inconstant increase, seriously affecting the health of millions of people around the world. According to the general direction of health, the Rheumatic Diseases as well as being in developed countries, the group of most common diseases of mankind, should be taken as an important social and economic problem, whose negative impact in terms of public health, it has a growing trend, taking into account the current lifestyles and increasing longevity of the population. Rheumatic diseases are thus as a whole, the main responsible for health costs, whether direct, such as consultations, medicine or rehabilitative care, and indirect. In later stages, patients suffer from severe pain and mobility restrictions. The consequence in many cases is the inability to work, and often is inevitable transplanting the affected joint with an artificial implant. Currently, the use of complementary therapies suffered a big increase. Patients resort to this type of therapy to prevent disease, in addition to conventional therapy and to promote health and well-being. Taking into account all these factors, the aim of this paper is to present an overview of the impact of medicinal plants in the treatment of osteoarthritis, analyzing their active components, underlying mechanisms, adverse effects and interactions with other drugs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Jordana Miranda de Souza. "Envolvimento muscular em modelo experimental de osteoartrite." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/139763.

Full text
Abstract:
Base teórica: A osteoartrite é uma doença crônica cuja principal característica é a degradação progressiva da cartilagem articular. Além do acometimento articular, frequentemente, os pacientes com osteoartrite apresentam fraqueza e atrofia dos músculos periarticulares. Apesar disso, os mecanismos moleculares envolvidos na perda muscular relacionada à osteoartrite não são conhecidos. Os principais mecanismos já estudados, em outras condições, estão relacionados ao aumento da degradação e à redução da síntese de proteínas musculares e a déficits na ativação das células-satélite, responsáveis pela regeneração muscular. A miostatina, um importante regulador negativo do crescimento da massa muscular, estimula o aumento da degradação e a redução da síntese de proteínas musculares. Por outro lado, MyoD e miogenina, são marcadores de proliferação e de diferenciação de células-satélite, respectivamente. Objetivos: Investigar os mecanismos moleculares envolvidos na perda muscular em um modelo animal de osteoartrite induzida por transecção do ligamento cruzado anterior em ratas. Métodos: Ratas Wistar fêmeas foram alocadas em dois grupos: OA (submetidas à cirurgia de transecção do ligamento cruzado anterior do joelho direito) e SHAM (submetidas à cirurgia fictícia do joelho direito). Durante o período experimental de 12 semanas foram avaliados, semanalmente, o peso corporal e a locomoção exploratória espontânea. Após a eutanásia, foram coletadas as articulações do joelho direito para confirmação do desenvolvimento da doença. Os músculos gastrocnêmio, tibial-anterior e sóleo, da pata posterior direita, foram dissecados, pesados e congelados. O músculo gastrocnêmio foi utilizado para a avaliação da atrofia muscular, através da análise da área seccional da miofibra, e para análise da expressão proteica de miostatina, MyoD e miogenina. Resultados: A locomoção exploratória espontânea, o peso corporal e o peso dos músculos gastrocnêmio, tibial-anterior e sóleo não apresentaram diferença significativa entre os grupos OA e SHAM. A histopatologia da articulação do joelho confirmou o desenvolvimento da doença nos animais do grupo OA. A área do músculo gastrocnêmio demonstrou redução de aproximadamente 10% no grupo OA, em comparação com o grupo SHAM. O grupo OA apresentou aumento na expressão proteica de miostatina e redução na expressão proteica de miogenina. A expressão proteica de MyoD não apresentou diferença entre os grupos. Conclusão: A atrofia do músculo gastrocnêmio presente na osteoartrite induzida por transecção do ligamento cruzado anterior envolve aumento na expressão de miostatina e redução na expressão de miogenina. Nesse modelo, a perda muscular pode estar relacionada à proteólise induzida pelos níveis aumentados de miostatina e ao déficit na diferenciação das células-satélite devido à redução na expressão de miogenina.
Background: Osteoarthritis is a chronic joint disease primarily characterized by cartilage loss. In addition to joint impairment, patients with osteoarthritis often suffer from weakness and atrophy of the periarticular muscles. However, the molecular mechanisms involved in osteoarthritis-related muscle wasting are not known. The main mechanisms studied, in other conditions, are related to increased degradation and reduced synthesis of muscle protein and to deficits in the activation of satellitecells, which are responsible for muscle regeneration. Myostatin, an important negative regulator of muscle growth, stimulates the increase of degradation and the reduction of synthesis of muscle protein. Moreover, MyoD and myogenin are markers of proliferation and differentiation of satellite-cells, respectively. Objective: To investigate the pathways involved in muscle wasting in a model of osteoarthritis induced by anterior cruciate ligament transection (ACL) in rats. Methods: Female Wistar rats were allocated into two groups: OA (submitted to the ACL transection) and SHAM (submitted to surgical procedures without ACL transection). The spontaneous exploratory locomotion and the body weight of animals were evaluated weekly. In the twelfth week after the induction of disease, animals were euthanized and the right knee joints were collected for further confirmation of the disease by histopathology. Gastrocnemius, tibialis-anterior and soleus muscles from right hind paw were dissected, weighed and frozen. Gastrocnemius was used for evaluation of muscle atrophy, by cross-sectional area measurement, and protein expression of myostatin, MyoD and myogenin. Results: Spontaneous exploratory locomotion, body weight and weight of muscles showed no difference between OA and SHAM groups. The histopathology of the knee joints confirmed the development of the disease in animals from OA group. Gastrocnemius area of animals from OA group had a reduction of about 10% compared to animals from SHAM group. Protein expression of myostatin was increased in animals from OA group, while myogenin expression was decreased. MyoD expression was similar in both OA and SHAM groups. Conclusion: Gastrocnemius atrophy in osteoarthritis induced by ACL transection involves increased protein expression of myostatin and decreased protein expression of myogenin. In this model, muscle wasting may be linked to myostatininduced proteolysis and to deficits in satellite-cell differentiation due to decreased expression of myogenin.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da. "Desenvolvimento de polissacarÃdeos com aÃÃo terapÃutica em osteoartrite." Universidade Federal do CearÃ, 2006. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1380.

Full text
Abstract:
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
A viscossuplementaÃÃo à uma tÃcnica terapÃutica utilizada no tratamento de osteoartrite, a qual busca substituir o lÃquido sinovial (lubrificante das articulaÃÃes) por soluÃÃes viscoelÃsticas de derivados do Ãcido hialurÃnico com propriedades reolÃgicas melhores que a deste lÃquido. Este tratamento à caro e comercialmente sà se utilizada o Ãcido hialurÃnico. O estudo de outros polissacarÃdeos, tais como a goma guar e a quitina, para aplicaÃÃo em viscossuplementaÃÃo, aumenta a possibilidade de substituir o Ãcido hialurÃnico por outros de fontes mais abundantes e viÃveis. A goma guar (GGNP) foi purificada por vÃrios mÃtodos com a finalidade de reduzir contaminantes, como polissacarÃdeos (que nÃo galactomanana) e principalmente proteÃnas. O mÃtodo de maior eficiÃncia na reduÃÃo destes contaminantes foi o mÃtodo fÃsico+Fehling, resultando em uma guar (GGFISFEH) com 96% de galactomanana e 0% de proteÃnas. A goma comercial (GGNP) e a purificada (GGFISFEH) foram reticuladas com glutaraldeÃdo para originar hidrogÃis fluidos de alta viscosidade. O aumento da viscosidade do polissacarÃdeo com o tempo de reaÃÃo de reticulaÃÃo à gradativo e pode ser interrompido no momento em que se obtÃm um hidrogel fluido, por diÃlise contra Ãgua. Os hidrogÃis obtidos tem viscosidade quarenta vezes (GelGGNP) e oitocentas vezes (GelGGFISFEH) a viscosidade das soluÃÃes iniciais das gomas. A goma guar purificada (GGFISFEH) foi modificada por reaÃÃo de oxidaÃÃo com reagente TEMPO e por reaÃÃo de sulfataÃÃo, com a finalidade de introduzir grupos carboxilato e sulfato, assemelhando a estrutura desta ao Ãcido hialurÃnico e ao condroitim sulfato. As reaÃÃes foram eficientes na modificaÃÃo, resultando em grau de substituiÃÃo (GS) de 0,36 para a goma oxidada (GGOXID) e 0,60 para a sulfatada (GGSULF). AnÃlises de RMN de 13C e 1H indicam que a sulfataÃÃo ocorreu no C6 da galactose e a oxidaÃÃo no C6 da manose. A quitina foi carboximetilada para originar um polieletrÃlito solÃvel em Ãgua e com grupo acetil glicosamina semelhante ao do Ãcido hialurÃnico. Esta reaÃÃo foi testada em vÃrias condiÃÃes reacionais, resultando em GS diferentes. O melhor rendimento foi de 92% com um GS de 0,53. Os testes farmacolÃgicos foram realizados em ratos Wistar. Avaliou-se o efeito per si na cavidade articular de GGNP e GGFISFEH, ambas em soluÃÃo e gel. A GGNP causou incapacitaÃÃo e influxo celular dosedependente, efeito nÃo demonstrado por GGFISFEH. A incapacitaÃÃo articular foi maior com a administraÃÃo do GelGGNP. Avaliou-se tambÃm, o efeito terapÃutico da GGFISFEH em soluÃÃo e gel, e Hilano G-F20 em osteoartrite induzida pelo modelo de transecÃÃo do ligamento cruzado anterior. A inibiÃÃo da incapacitaÃÃo articular obtida pelo gel ou pela soluÃÃo de guar foram absolutamente semelhantes ao resultado obtido com o Hilano G-F 20. A goma guar apresenta potencial como agente viscossuplementador.
The viscosupplementation is a therapeutic technique used in the osteoarthritis treatment, in which the sinovial fluid (lubricant of the ligaments) is replaced by viscoelastic solutions derived from hyaluronic acid with rheological properties better than the starting material. This treatment is expensive and commercially, only hialuronic acid is used. The research of other polysaccharides such as the guar gum and chitin, for the application on viscosupplementation, increases the possibility of substituting the hyaluronic acid with other from more abundant sources and more viable. The guar gum (GGNP) was purified through various methods with the aim to reduce contaminants, such as polysaccharides (but not galactomannan) and most importantly, proteins. The method with best efficiency in the reduction of these contaminants was the physic+Fehling method, resulting in a guar (GGFISFEH) with 96% of galactomannan and 0% of proteins. The commercial gum (GGNP) and the purified (GGFISFEH) were crosslinked with glutaraldehyde to originate fluids hydrogel of high viscosity. The increase in viscosity of the polysaccharides with the increase of the crosslinking reaction time is gradual and can be interrupted at the moment a hydrogel fluid is obtained through dialysis against water. The hydrogels obtained have viscosity forty times (GelGGNP) and eight hundred times (GelGGFISFEH) than the initial viscosities of the gums. The purified guar gum (GGFISFEH) was modified through oxidative reaction with a TEMPO reagent and through a sulfatation reaction, with the aim of introducing carboxylated and sulphate groups, making their structure similar to the one from the hyaluronic acid and the chondroitin sulfate. The reactions were efficient in the modification, resulting in degree of substitution (DS) of 0.36 for the oxidated gum (GGOXID) and 0.60 for the sulfated gum(GGSULF). 13C and 1H NMR analyses indicated that the sulfatation occurred in C6 of galactose and the oxidation on C6 of mannose The chitin was carboxylated to form a water soluble polyeletrolite and with a group of acetyl glucosamine similar to the hyaluronic acid. This reaction was tested in various conditions, resulting in different DS. The best yield was of 92% with a DS of 0.53. The pharmacological tests were conducted on rats Wistar. The effect, per si, in the articulate cavity of GGNP and GFISFEH, both in solution and gel was also studied. The GGNP caused incapacitation and dosage-dependant cell influx, an effect not demonstrated by GGFISFEH. The articular incapacitation was greater with the administration of GelGGNP. It was also evaluated the therapeutic effect of GGFISFEH in solution and gel, and Hilano G-F20 in osteoarthritis induced by the transection of the anterior cruciate ligament. The inhibition of the articular incapacitation obtained through gel or through the guar solution were entirely similar to the results obtained with the Hilano G-F20. The guar gum presents potential as a viscosuplemented agent.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Andressa [UNIFESP]. "Padrão de sono em modelo experimental de osteoartrite." Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9895.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-07-22T20:50:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-08-26. Added 1 bitstream(s) on 2015-08-11T03:26:28Z : No. of bitstreams: 1 Publico-319.pdf: 1893095 bytes, checksum: 0ba8a04bbd0f3d30672393c06f832873 (MD5)
Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia (AFIP)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
A osteoartrite (OA) é um dos grandes problemas de saúde e a sua prevalência tem aumentado nas últimas décadas. Ela se caracteriza pela degeneração da cartilagem articular e está associada com a dor crônica e os distúrbios de sono. Tem sido demonstrado que a relação entre a dor e o sono produz mudanças no padrão de sono e na percepção da dor. No entanto, os estudos eletrofisiológicos com modelos animais de dor ainda são limitados. Assim, o objetivo do presente estudo foi o de analisar a arquitetura do sono e a sensibilidade dolorosa frente a um estímulo térmico em um modelo experimental de OA em ratos machos Wistar (Artigo 1), além de também avaliar a influência do gênero no padrão de sono e no perfil hormonal (progesterona, estradiol e testosterona) no modelo experimental de OA, tanto em ratos machos como em fêmeas (Artigo 2). Foram implantados eletrodos para registro do eletrocorticograma e do eletromiograma. A OA foi induzida por meio da administração intra-articular de iodoacetato no joelho esquerdo. Os registros de sono, com a duração de 12 horas cada, foram monitorados durante o período claro e escuro, tendo sido avaliados no início do estudo (antes da administração) e nos dias 1, 10, 15, 20 e 28 após a injeção do iodoacetato. Os animais com a OA foram comparados aos grupos SHAM (administração de veículo) e controle (não manipulado). No Artigo 1, avaliou-se ainda, em um grupo adicional de animais e nos mesmos dias, o limiar de dor por meio do teste da placa quente. Os resultados do Artigo 1 demonstraram que a OA induziu a uma redução significativa no limiar da dor térmica a partir do 10º dia até ao final do experimento. As análises dos registros de sono mostraram que os ratos machos OA tiveram alterações no padrão de sono, como a redução da eficiência de sono, do sono de ondas lentas, do sono paradoxal, assim como um aumento do número de despertares durante o período claro, quando comparado com o período basal e com os grupos SHAM e controle. Os resultados do Artigo 2 demonstraram que os ratos OA, independentemente do gênero, apresentaram uma fragmentação no padrão de sono com uma redução da eficiência de sono, do sono de ondas lentas e do sono paradoxal, bem como uma menor duração nos episódios de sono paradoxal. No entanto, os machos, em comparação às fêmeas, apresentaram menor eficiência de sono e de ondas lentas do sono no período escuro. Além disso, a OA afetou os níveis hormonais nos machos, uma vez que as concentrações de testosterona foram significativamente reduzidas em comparação com os grupos controle e SHAM. Nas fêmeas, a progesterona e o estradiol permaneceram inalterados durante o estudo. Os resultados sugeriram que o modelo com a OA acarreta marcantes alterações da arquitetura de sono, tanto nos machos como nas fêmeas, associadas à menos limiar de dor e níveis de hormônios (sexuais).
Osteoarthritis (OA) is a major health issue and its prevalence has increased in the past decades. OA is characterized by the degeneration of joint cartilage, a condition associated to chronic pain and sleep disturbances. It has been shown that the relation between pain and sleep produces adverse effects in the sleep pattern and in pain perception. Because electrophysiological investigations in animal pain models are still limited the current study purported to examine sleep architecture and sensitivity to thermal stimulation within the framework of an experimental OA model in male rats (Paper 1). And also, to assess how this OA model influences the sleep pattern and hormonal profile (progesterone, estradiol and testosterone) in both genders (Paper 2). Wistar rats were used in all of the experimental protocols. Electrodes were implanted for the recording of electrocortigrams. OA was induced by means of intra-articular administration of iodineacetate in the left knee. Sleep recordings were monitored during the light and dark periods (12h each) and these were analyzed at the beginning of the study before administration iodineacetate and on days 1, 10, 15, 20 and 28 after the injection of iodineacetate. OA animals were compared to SHAM groups (vehicle) and controls (not manipulated). Paper 1 also assessed the threshold of pain in the hot plate test in and additional group of animals on the same days. The results of Paper 1 showed that OA induced a significant reduction in the threshold of thermal pain from the 10th day to the end of the experiment. Analysis of the sleep recordings showed that the male OA rats suffered alteration in the sleep pattern like reduction in the efficiency of sleep, slow wave sleep, paradoxical sleep, but increased number of awakenings during the light period when compared to the baseline period, SHAM groups and controls. Results collected from paper 2 show that OA rats, regardless of the gender, presented fragmentation in the sleep pattern with reduced sleep efficiency, slow wave sleep and paradoxical sleep, as well as shorter paradoxical sleep episodes. However, in the dark period, male rats presented lower sleep efficiency and slow wave sleep in comparison to females. In addition, OA affected concentrations of male hormones, once those of testosterone were significantly reduced in comparison to controls and SHAM. In females, progesterone and estradiol remained unaltered throughout the investigation. Our results suggest that the OA model does promote marked alterations in sleep architecture in males as well as in females, and is associated to lower pain thresholds and smaller levels of hormones in the blood.
FAPESP: 07/56620-6
FAPESP: 98/14303-3 (CEPID)
TEDE
BV UNIFESP: Teses e dissertações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cunha, Pablyana. "Desenvolvimento de polissacarídeos com ação terapêutica em osteoartrite." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2006. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2279.

Full text
Abstract:
CUNHA,P.L.R. Desenvolvimento de polissacarídeos com ação terapêutica em osteoartrite 2006. 169 f. Tese (Doutorado em Química Orgânica e Inorgânica) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
Submitted by irlana araujo (irlanaaraujo@gmail.com) on 2012-03-10T13:48:16Z No. of bitstreams: 1 2006_Te_Pab_Cunha.pdf: 5485794 bytes, checksum: fd48af2a2681eaaffc79166fdd7ef860 (MD5)
Approved for entry into archive by Érica Barros(ericabarros@ufc.br) on 2012-03-12T17:14:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_Te_Pab_Cunha.pdf: 5485794 bytes, checksum: fd48af2a2681eaaffc79166fdd7ef860 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-03-12T17:14:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_Te_Pab_Cunha.pdf: 5485794 bytes, checksum: fd48af2a2681eaaffc79166fdd7ef860 (MD5) Previous issue date: 2006-08-03
The viscosupplementation is a therapeutic technique used in the osteoarthritis treatment, in which the sinovial fluid (lubricant of the ligaments) is replaced by viscoelastic solutions derived from hyaluronic acid with rheological properties better than the starting material. This treatment is expensive and commercially, only hialuronic acid is used. The research of other polysaccharides such as the guar gum and chitin, for the application on viscosupplementation, increases the possibility of substituting the hyaluronic acid with other from more abundant sources and more viable. The guar gum (GGNP) was purified through various methods with the aim to reduce contaminants, such as polysaccharides (but not galactomannan) and most importantly, proteins. The method with best efficiency in the reduction of these contaminants was the physic+Fehling method, resulting in a guar (GGFISFEH) with 96% of galactomannan and 0% of proteins. The commercial gum (GGNP) and the purified (GGFISFEH) were crosslinked with glutaraldehyde to originate fluids hydrogel of high viscosity. The increase in viscosity of the polysaccharides with the increase of the crosslinking reaction time is gradual and can be interrupted at the moment a hydrogel fluid is obtained through dialysis against water. The hydrogels obtained have viscosity forty times (GelGGNP) and eight hundred times (GelGGFISFEH) than the initial viscosities of the gums. The purified guar gum (GGFISFEH) was modified through oxidative reaction with a TEMPO reagent and through a sulfatation reaction, with the aim of introducing carboxylated and sulphate groups, making their structure similar to the one from the hyaluronic acid and the chondroitin sulfate. The reactions were efficient in the modification, resulting in degree of substitution (DS) of 0.36 for the oxidated gum (GGOXID) and 0.60 for the sulfated gum(GGSULF). 13C and 1H NMR analyses indicated that the sulfatation occurred in C6 of galactose and the oxidation on C6 of mannose The chitin was carboxylated to form a water soluble polyeletrolite and with a group of acetyl glucosamine similar to the hyaluronic acid. This reaction was tested in various conditions, resulting in different DS. The best yield was of 92% with a DS of 0.53. The pharmacological tests were conducted on rats Wistar. The effect, per si, in the articulate cavity of GGNP and GFISFEH, both in solution and gel was also studied. The GGNP caused incapacitation and dosage-dependant cell influx, an effect not demonstrated by GGFISFEH. The articular incapacitation was greater with the administration of GelGGNP. It was also evaluated the therapeutic effect of GGFISFEH in solution and gel, and Hilano G-F20 in osteoarthritis induced by the transection of the anterior cruciate ligament. The inhibition of the articular incapacitation obtained through gel or through the guar solution were entirely similar to the results obtained with the Hilano G-F20. The guar gum presents potential as a viscosuplemented agent.
A viscossuplementação é uma técnica terapêutica utilizada no tratamento de osteoartrite, a qual busca substituir o líquido sinovial (lubrificante das articulações) por soluções viscoelásticas de derivados do ácido hialurônico com propriedades reológicas melhores que a deste líquido. Este tratamento é caro e comercialmente só se utilizada o ácido hialurônico. O estudo de outros polissacarídeos, tais como a goma guar e a quitina, para aplicação em viscossuplementação, aumenta a possibilidade de substituir o ácido hialurônico por outros de fontes mais abundantes e viáveis. A goma guar (GGNP) foi purificada por vários métodos com a finalidade de reduzir contaminantes, como polissacarídeos (que não galactomanana) e principalmente proteínas. O método de maior eficiência na redução destes contaminantes foi o método físico+Fehling, resultando em uma guar (GGFISFEH) com 96% de galactomanana e 0% de proteínas. A goma comercial (GGNP) e a purificada (GGFISFEH) foram reticuladas com glutaraldeído para originar hidrogéis fluidos de alta viscosidade. O aumento da viscosidade do polissacarídeo com o tempo de reação de reticulação é gradativo e pode ser interrompido no momento em que se obtém um hidrogel fluido, por diálise contra água. Os hidrogéis obtidos tem viscosidade quarenta vezes (GelGGNP) e oitocentas vezes (GelGGFISFEH) a viscosidade das soluções iniciais das gomas. A goma guar purificada (GGFISFEH) foi modificada por reação de oxidação com reagente TEMPO e por reação de sulfatação, com a finalidade de introduzir grupos carboxilato e sulfato, assemelhando a estrutura desta ao ácido hialurônico e ao condroitim sulfato. As reações foram eficientes na modificação, resultando em grau de substituição (GS) de 0,36 para a goma oxidada (GGOXID) e 0,60 para a sulfatada (GGSULF). Análises de RMN de 13C e 1H indicam que a sulfatação ocorreu no C6 da galactose e a oxidação no C6 da manose. A quitina foi carboximetilada para originar um polieletrólito solúvel em água e com grupo acetil glicosamina semelhante ao do ácido hialurônico. Esta reação foi testada em várias condições reacionais, resultando em GS diferentes. O melhor rendimento foi de 92% com um GS de 0,53. Os testes farmacológicos foram realizados em ratos Wistar. Avaliou-se o efeito per si na cavidade articular de GGNP e GGFISFEH, ambas em solução e gel. A GGNP causou incapacitação e influxo celular dosedependente, efeito não demonstrado por GGFISFEH. A incapacitação articular foi maior com a administração do GelGGNP. Avaliou-se também, o efeito terapêutico da GGFISFEH em solução e gel, e Hilano G-F20 em osteoartrite induzida pelo modelo de transecção do ligamento cruzado anterior. A inibição da incapacitação articular obtida pelo gel ou pela solução de guar foram absolutamente semelhantes ao resultado obtido com o Hilano G-F 20. A goma guar apresenta potencial como agente viscossuplementador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha, Francisco José Martins. "Osteoartrites em equinos." Master's thesis, Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Medicina Veterinária, 2008. http://hdl.handle.net/10400.5/6220.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária
A Osteoartrite (OA) é a principal causa de claudicação no cavalo de desporto e lazer, sendo uma afecção que tem grandes repercussões económicas. Este trabalho descreve algumas das características importantes da estrutura articular, bem como da sua fisiologia. Define a OA e todas as estruturas envolvidas no seu processo. Os mecanismos fisiopatológicos põem em evidência os factores de risco em causa e que determinam todo o processo de degradação articular. São descritos os vários meios de diagnóstico utilizados, quer os convencionais, quer as recentes técnicas imagiológicas (ressonância magnética, tomografia computadorizada e cintigrafia nuclear) quer ainda os biomarcadores do metabolismo da cartilagem articular e osso. A abordagem terapêutica é diversa incluindo os anti-inflamatórios não esteróides, os corticosteróides, os glicosaminoglicanos polisulfatados, o hialuronato de sódio, o pentosan polisulfato e o ácido tiludrónico, com o objectivo de travar a progressão da doença articular. Também são abordadas novas formas alternativas de tratamento da OA, como a terapia por meio de ondas de choque, a utilização de células estaminais mesenquimatosas e a terapia genética. Este trabalho é complementado pela descrição de dois casos clínicos, onde são abordados o diagnóstico e respectivo tratamento.
ABSTRACT - The Osteoarthritis (OA) is the main cause of lameness in the sport and leisure horse, being an affection with great economic evolvement. This work describes the main characteristics of the joint structure, as well as its physiology. It defines the OA and all the involved structures in its process. It’s physiopathology puts in evidence all the risk factors and all the process of joint degradation associated. Diagnosis methods are mentioned, not only the conventional ones, but also the recent imaging techniques (magnetic resonance imaging, computed tomography and nuclear scintigraphy) and the use of the bone and cartilage biomarkers. Diverse types of treatment are used, as it is the case of non-steroidal anti-inflammatory, corticosteroids, polysulfated glycosaminoglycan, hyaluronan, pentosan polysulfate and acid tiludronic, drugs, achieving to decrease the progression of the joint disease. Also new forms of treatment of the OA are referred as the therapy using shock waves, mesenchymal stem cells and the gene therapy. Two clinical cases are described, where the diagnosis and treatment are boarded.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mascarin, Naryana Cristina. "Uma abordagem fisioterapeutica no tratamento da osteoartrite de joelho." [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/309645.

Full text
Abstract:
Orientador: Ibsen Bellini Coimbra
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Made available in DSpace on 2018-08-12T03:33:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mascarin_NaryanaCristina_M.pdf: 2009638 bytes, checksum: 2e824addb63e36ea1e6dc1e178f27f1c (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: Introdução: Esse estudo envolve o tratamento fisioterapeutico da osteoartrite (OA) de joelho, uma das patologias que mais acometem idosos, embora as pessoas de varias faixas etárias também possam ser acometidas, principalmente mulheres com mais de 45 anos. Osteoartrite (OA) e uma doença da cartilagem articular que envolve as articulacoes sinoviais, como joelho, quadril, coluna, mãos e pés. Os pacientes queixam-se de dor, rigidez articular e edema. O surgimento dessa enfermidade pode ter influencias de varios fatores como raca, genética, hormonais, deformidades, traumas e muitos outros. A fisioterapia dispoe de varias modalidades terapêuticas para diminuir os sintomas da OA de joelho, entre elas a neuroestimulacao eletrica transcutanea, o ultra-som, alongamento e exercícios isométricos, as quais foram utilizadas nesse estudo. O objetivo geral deste estudo foi determinar quais desses tratamentos fisioterapeuticos foram mais eficientes para a dor, rigidez articular e amplitude de movimento na OA de joelhos, em uma amostra de casos. Material e Metodo: Para a pesquisa foram selecionados sessenta pacientes do sexo feminino, com idade acima de 45 anos com diagnostico de OA de joelho, sendo divididos em tres grupos de vinte pessoas para cada modalidade de tratamento: o primeiro grupo foi tratado com exercícios apenas (EX), o segundo com exercícios e neuroestimulacao elétrica transcutanea (TENS) e o terceiro com exercícios e ultrasom (US). Para a coleta de dados foram utilizados a escala visual analogica (EVA), o questionário "WOMAC Osteoarthritis Index" e o teste de resistência "six minutes walking" (caminhada de seis minutos). Resultado: O tratamento mostrou-se eficaz nas pacientes de OA de joelho nos 3 grupos amostrais, que apresentaram uma redução da dor, melhora da rigidez articular, melhora da amplitude de movimento, reducao do peso, melhora da caminhada e melhor qualidade de vida para suas atividades diárias. Discussão: O grupo EX mostrou-se com melhor desempenho no questionário WOMAC, em todos os domínios.
Abstract: Introduction: This study involves the physiotherapeutic treatment of the knee osteoarthritis (OA) one of the most prevalent diseases of the elderly, although it could be present in people of any age, mainly women with more than 45 years. Osteoarthritis is a disease that involves the joint structures, mainly the articular cartilage from the synovial joints, such as knee, hip, column, hands and feet. The patients complain of pain, stiffness and edema. The sprouting of this disease can be influenced by some factors including race, genetics, hormones, deformities, traumas and many others. The physiotherapy has some therapeutic modalities to diminish the symptoms of the OA of knee, among them the transcutaneous electric nerve stimulation, the ultrasound, flexibility and the isometrics exercises, which had been used in this study. The objective of this study was to determine which of these physiotherapeutic treatments was more efficient for pain, articular stiffness and range of movement (ROM) in the treatment of the OA of knees. Material and Methods: Sixty female patients were selected, with age above of 45 years with diagnosis of OA of the knee. They were randomized in three groups of twenty people for each modality of treatment. Pain was assessed using the visual analogical scale (VAS). We also analyzed the resistance test "six minute walking and the questionnaire "Womac Osteoarthritis Index" was used in order to verify the patients quality of life Results: All the treatments used were efficacious and the patients with OA of the knees presented reduction of pain, improvement of the articular stiffness, of the ROM, reduction of the weight, improvement in the six minute walking and better quality of life for their daily activities. Discussion: There was no statistical difference among groups, except that group EX revealed better performance in the WOMAC questionnaire, in the all domain, suggesting that the inclusion of US or TENS in the treatment of OA of the knees was not necessary.
Mestrado
Mestre em Clinica Medica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mardegan, Luciana Calvo. "Cristais de pirofosfato de calcio e osteoartrite de joelhos." [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/313685.

Full text
Abstract:
Orientador: Adil Muhib Samara
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Made available in DSpace on 2018-08-12T15:20:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mardegan_LucianaCalvo_M.pdf: 1133557 bytes, checksum: 3724bd20274a4ec0c0d6a02b0da7547d (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: No Brasil, a prevalência da osteoartrite é de cerca de 16,2%, sendo que aos 75 anos, 85% das pessoas apresentarão evidências clínica ou radiológica da doença. A condrocalcinose é a segunda principal causa de doença por deposição de cristais. Estudos recentes têm demonstrado uma prevalência de 8-10% de condrocalcinose radiológica em pacientes com 60 anos ou mais. Nosso objetivo é avaliar a influência dos cristais de pirofosfato de cálcio na osteoartrite inflamatória de joelhos. Foram avaliados vinte pacientes do Ambulatório de Ortopedia do Hospital de Clínicas da Unicamp, com critérios diagnóstico de osteoartrite em joelhos. Realizaram-se exames de imagem (radiografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética), colheita do líquido sinovial com posterior análise por microscopia de luz compensada e polarizada, além da dosagem de cálcio no dia da colheita e noventa e seis horas após. Os achados foram correlacionados com a presença ou não de osteoartrite inflamatória. Entre os vinte pacientes estudados, onze apresentavam osteoartrite inflamatória, sendo que a condrocalcinose foi evidenciada na radiografia, tomografia e na ressonância de um paciente e apenas na tomografia de outro. Entre os nove que não apresentavam osteoartrite inflamatória, apenas um apresentou imagem de condrocalcinose na tomografia. Foi dosado o cálcio no LS de quinze pacientes, sendo que não houve diferença significativa entre a média do cálcio 1 e cálcio 2. Não foi possível estabelecer a relação entre a presença de cristais de pirofosfato de cálcio e a osteoartrite inflamatória de joelhos
Abstract: Objective: Osteoarthritis prevalence in Brazil is around 16, 2%, and, by the age of 75, 85% of the individuals will present with clinical or radiological signs of the disease. Chondrocalcinosis is the second cause of crystal deposition pathology. Recent studies show 8-10% of radiologic evidence of chondrocalcinosis in people older than 60 years. Our goal is to evaluate the impact of calcium pyrophosphate crystals on inflammatory knee osteoarthritis. Methods: Twenty patients from UNICAMP Clinical Hospital, Orthopedic clinic, with complains of knee joint pain were assessed. Image exams (Radiography, TC scan and Magnetic Resonance Imaging), synovial liquid exam (polarized compensated light microscopy and calcium quantification at the same day of synovial liquid aspiration and after 96 hours) were performed. The diagnosis of inflammatory osteoarthritis was given according to these findings. Results: Eleven patients, among the initial twenty, presented inflammatory osteoarthritis and chondrocalcinosis was observed in two of them. Chondrocalcinosis was detected by Rx, TC scan and MRI in one and just by TC in the other. As for the other nine subjects, just one presented chondrocalcinosis on TC scan. There was no difference regarding synovial liquid calcium measurements. Conclusion: It was not possible to establish a correlation between calcium pyrophosphate crystals and knee osteoarthritis
Mestrado
Clinica Medica
Mestre em Clinica Medica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Glaucus Cajaty. "Análise histopatológica do ligamento cruzado posterior na osteoartrite primária." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5140/tde-23092015-145148/.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o padrão de degeneração histológica do ligamento cruzado posterior (LCP) em pacientes com artrose submetidos à artroplastia total de joelho com prótese com substituição do ligamento cruzado posterior (LCP). A degeneração histológica foi classificada em leve, moderada e grave. Os achados histológicos foram correlacionados com dados clínicos, radiográficos e do transoperatório (presença ou ausência do ligamento cruzado anterior) com a finalidade de aferir se estes parâmetros seriam capazes de predizer o grau de degeneração histológica do LCP em pacientes com gonartrose. MÉTODOS: foram avaliados 89 ligamentos cruzados posterior de 85 pacientes com idade média de 69,79 anos, sendo 69 do sexo feminino, 16 do masculino. O LCP foi corado em hematoxilina-eosina e Tricrômio de Gomori e classificado quanto ao comprometimento histológico em leve, moderado e grave. A degeneração histológica foi correlacionada aos parâmetros idade, artrose radiográfica classificada por Ahlbäck (grau I ao V), eixo radiográfico tíbio-femoral (varo, neutro e valgo), e estado do ligamento cruzado anterior (LCA), presença ou ausência.Os achados histológicos de hipercelularidade, infiltração linfocitária crônica, proliferação vascular; presença de cistos; clones de condrócitos; degenerações colágena, fibrinóide, cartilaginosa ,gordurosa e mucoide foram correlacionados com o grau de degeneração do LCP e ao estado de conservação do LCA. RESULTADO: Não foram identificadas relações entre o grau de degeneração histológica do LCP e faixa etária (abaixo ou acima de 70 anos), sexo, classificação radiográfica de Ahlbäck e presença ou ausência do LCA. Os achados histológicos de degeneração fibrinóide, proliferação vascular e presença de cistos estiveram estatisticamente relacionados à degeneração histológica grave do LCP. CONCLUSÃO: Os parâmetros clínicos e radiográficos não foram capazes de predizer o grau de degeneração histológica do LCP .Os achados histológicos de degeneração fibrinóide, proliferação vascular e presença de cistos caracterizaram a degeneração histológica grave do LCP
OBJECTIVE: Evaluate the histologic degeneration pattern of the posterior cruciate ligament (PCL) in osteoarthrosis patients submitted to total knee replacement with a cruciate substituting prosthesis. The histologic degeneration was classified in mild, moderate and severe. The histologic pattern was related to clinical, per-operatory (presence or absence of anterior cruciate ligament) and radiographic parameters with the aim to settle if these parameters would be reliable to predict the PCL degeneration grade. METHODS: 89 PCLs from 85 patients, 16 men, 69 women, mean age 69, 79 years old. PCL was stained with hematoxylin and eosin and trichromium of Gomori. The PCL histologic degeneration was graded from normal-minimum to severe. The histologic PCL degeneration pattern was related to age, radiographic arthrosis classification (Ahlbäck - grades I to V), knee radiographic axis (varus, neutral, valgus) and to the ACL status (presence or absence).The histologic findings of hipercellularity, chronic lymphocit infiltration, neoangiogenesis, cysts, collagen degeneration (deg), fibrinoid deg, mucoid deg., cartilaginous, deg., fat deg. and condrocyte clones were related to the grade of PCL degeneration and to ACL status. RESULTS: There was no correlation of histologic degeneration to sex or age (above or below 70 years), arthrosis radiographic classification (Ahlbäck) and presence or absence of ACL. The histological findings of fibrinoid degeneration, vascular proliferation and cysts were statistically related to severe histologic LCP degeneration. CONCLUSION: The parameters studied were not capable of predicting the grade of LCP degeneration. The histological findings of fibrinoid degeneration, vascular proliferation and cysts were characteristic of severe PCL histologic degeneration
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castro, Gláucio Ricardo Werner de. "Efeitos da sinvastatina em modelo de osteoartrite em ratos." Florianópolis, SC, 2009. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93089.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pos-Graduação em Farmacologia, Florianópolis, 2009.
Made available in DSpace on 2012-10-24T16:26:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 274371.pdf: 1326584 bytes, checksum: 12b9b7b6de2ab10d89572ecba7378d63 (MD5)
A osteoartrite é uma doença articular degenerativa, progressiva e irreversível para a qual não há, atualmente, alternativas terapêuticas eficazes. O objetivo do presente estudo foi investigar se o tratamento com sinvastatina poderia exercer efeitos sobre a evolução e os sintomas da osteoartrite. Para tanto, foi utilizado o modelo de osteoartrite em joelhos induzida por ressecção dos ligamentos cruzado anterior e colateral medial e do terço anterior do menisco medial em ratos Wistar-Hanover machos. Os animais foram divididos em grupos de acordo com a realização de cirurgia (não operados, falso-operados ou operados) e o tratamento recebido (salina, sinvastatina nas doses de 1, 10 ou 20 mg/kg/dia ou cetoprofeno 10 mg/Kg/dose). A sinvastatina foi administrada por gavage por 45 dias, enquanto que o cetoprofeno foi administrado por via subcutânea 1 hora antes dos testes. A avaliação dos sintomas foi realizada por teste de incapacitância, teste de hipersensibilidade tátil, teste de hipernocicepção térmica e teste de campo aberto. O teste de incapacitância demonstrou que animais com osteoartrite apresentam menor apoio de peso no membro afetado pela osteoartrite quando comparados aos animais falso-operados. Os tratamentos com sinvastatina 20 mg/Kg/dia e com cetoprofeno 10mg/Kg aumentaram significativamente a proporção de peso apoiado sobre o membro operado. Não foi possível demonstrar diferenças significativas entre os animais operados e os não-operados nos testes de hipersensibilidade tátil, hipersensibilidade térmica e de campo aberto. A avaliação histológica pelo escore de OARSI demonstrou o desenvolvimento de osteoartrite no modelo utilizado e que o tratamento com sinvastatina 20 mg/kg/dia reduziu significativamente a lesão condral quando comparado aos animais operados que receberam salina. A avaliação dos cortes histológicos através de imuno-histoquímica para NFkappaB p65 fosforilado, caspase 1 e IL-17 demonstrou que as articulações osteoartríticas apresentaram, em comparação com articulações não-operadas, aumento da expressão de NFkappaB p65 e de caspase 1 na cartilagem hialina tibial, bem como de NFkappaB p65 fosforilado e IL-17 na membrana sinovial. Não foram encontrados níveis significativos de NFkappaB p65 e de IL-17 na cartilagem hialina. O tratamento com sinvastatina reduziu significativamente a expressão de caspase 1 na cartilagem hialina e de NFkappaB p65 fosforilado, caspase 1 e IL-17 na membrana sinovial. Em conjunto, os resultados do presente estudo demonstrou que sinvastatina reduz a progressão da osteoartrite e seus sintomas em um modelo experimental, sugerindo e que as estatinas podem ser úteis para o tratamento dessa doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Osteoartrite"

1

Kandel, Joseph. The arthritis solution. Rocklin, CA: Prima Pub., 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kandel, Joseph. Artritis. México, D.F: Selector, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

B, Sudderth David, ed. Artritis. México: Selector, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Danilo, Ana Carolina Pedroso, Luciana Gaston Brandstetter, and Pedro Borges. Osteoartrite Equina: Da Etiopatogenia Ao Tratamento. Independently Published, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gobbi, Regiani, Eros de Oliveira Junior, and Deise Aparecida de Almeida Pires Oliveira. Osteoartrite de joelho e exercício físico: aspectos teóricos e práticos para promoção da saúde. Editora CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854442939.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Catapan, Barbara Luzia Sartor Bonfim, ed. Estudos contemporâneos e perspectivas das ciências da saúde. Editora Studies Publicações, 2022. http://dx.doi.org/10.54033/stebook.00003.

Full text
Abstract:
O livro “Estudos contemporâneos e perspectivas das ciências da saúde vol.1”, editado e publicado pela Studies Publicações Ltda., reúne oito capítulos que tratam sobre temas de relevância no contexto das ciências da saúde. Assim, os trabalhos deste livro abordam o dimorfismo sexual e estimação da idade através de mensurações em mandíbulas secas de adultos. O próximo trabalho apresentado na língua espanhola analisa a percepção, distorção e a insatisfação da imagem corporal como base para os transtornos alimentares. O conhecimento da distorção e insatisfação corporal e de seus fatores condicionantes poderia ajudar a reduzir a incidência de transtornos do comportamento alimentar e outros problemas frequentes em jovens como baixa autoestima, fracasso escolar e social, entre outros. O próximo trabalho apresentado na língua inglesa, relata casos de osteoartrite erosiva em caninos e a implicação da leishmaniose como potencial agente imunológico degenerativo. Em seguida, o próximo trabalho tem como objetivo demonstrar que a sexualidade na terceira idade deve ser abordada de forma natural e saudável; informar os cuidados necessários para promover a saúde sexual do idoso; conscientizar a população idosa e seus familiares acerca da evolução social e cultural no Brasil. Depois, o próximo trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma em formato livre a fim de ser aplicada para qualquer fobia específica e com uso de qualquer tipo de relaxamento, não limitando apenas ao relaxamento progressivo. O próximo trabalho apresenta um caso clínico sobre a Síndrome de Castleman por meio dos principais achados ultrassonográficos, realizados em um paciente do sexo masculino de 60 anos. O penúltimo capítulo aborda a análise do ângulo de fase como marcador prognóstico em pacientes críticos cirúrgicos oncológicos. E, por fim, o último trabalho propõe o tratamento não invasivo baseado em manobras de recrutamento alveolar (uso de reanimador manual mecânico), baseado nos efeitos fisiológicos e biomecânicos da técnica, tem sido utilizado em outras malformações torácicas como como displasia torácica com bons resultados. Desta forma agradecemos todos os autores e autoras pelo esforço colocados em seus trabalhos e esperamos contribuir com a comunidade científica, no avanço do conhecimento científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sanz, Olga Martín. Estudio Comparativo Entre Los Medios Diagnósticos de Axiografía e Irm en Pacientes con Osteoartritis. Universidad Complutense de Madrid, Servicio de Publicaciones, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Taskin, Gülsen. Sanal Gerceklik Uygulamasinin Diz Osteoartritli Yaslilarda Fiziksel Fonksiyonlar; Denge ve agri Üzerindeki Etkilerinin Incelenmesi. Gazi Kitabevi, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Simmet, Steven, and Evelyn Méndez. Articulaciones Saludables a Través de una Nutrición Adecuada: Prevenir y Curar la Osteoartritis y el Dolor de Las Articulaciones. Independently Published, 2020.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lionmanissa, Loeiws. Causas de la Neuralgia Occipital: Osteocondroma, Trauma, Fuga de líquido Cefalorraquídeo, Ablación de Nervios Por Radiofrecuencia, Cáncer Espinal, Esclerosis Múltiple, Tratamiento de Radiación, Osteoartritis, Artritis Reumatoide, Gota. Independently Published, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Osteoartrite"

1

Oliveira, Lílian Maria Magalhães Costa de, Maria Yasmim da Conceição Chagas, Monaliza de Sousa Moura, Verônica Letícia Magalhães da Silva, Bruna Steffany Aquino de Oliveira, Mayara Monteiro Andrade, Mariana Antonia de Carvalho Ferreira, Ravena Mayra Sousa Braga, Jorgyanne Gonzalez Costa, and Laiana Sepúlveda de Andrade Mesquita. "EFICÁCIA DOS EXERCÍCIOS NA DOR EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE." In Tripé do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa e Extensão, 406–15. José de Freitas: Instituto Produzir, 2021. http://dx.doi.org/10.4322/978-65-995353-2-1.c43.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Lílian Maria Magalhães Costa de, Maria Yasmim da Conceição Chagas, Monaliza de Sousa Moura, Verônica Letícia Magalhães da Silva, Bruna Steffany Aquino de Oliveira, Mayara Monteiro Andrade, Mariana Antonia de Carvalho Ferreira, Ravena Mayra Sousa Braga, Jorgyanne Gonzalez Costa, and Laiana Sepúlveda de Andrade Mesquita. "EFICÁCIA DOS EXERCÍCIOS NA DOR EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE." In Tripé do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa e Extensão, 406–15. José de Freitas: Instituto Produzir, 2021. http://dx.doi.org/10.4322/978-65-995353-2-1.c43.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kloppenburg, M. "Behandeling en diagnostiek van osteoartrose." In Het Reumatologie & Orthopedie Formularium, 12–26. Houten: Bohn Stafleu van Loghum, 2010. http://dx.doi.org/10.1007/978-90-313-8192-0_1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

van Stappen, Josta. "Noduli van Heberden (osteoartrose van de hand)." In Kleine Kwalen en alledaagse klachten bij ouderen, 303–7. Houten: Bohn Stafleu van Loghum, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-90-368-2549-8_53.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ellen Constantino da Silva, Fernanda, Leônia Maria Batista, and Adriano Francisco Alves. "Osteoartrite - perfil farmacoterapêutico: uma revisão integrativa." In Internacional de Saúde Única (Interface Mundial). ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/vcidsuim2022.519076.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Felimberti, Gabriel, Charise Dallazem Bertol, Tatiana Staudt, Ana Paula Tietze, Karini da Rosa, Leonardo Cardoso, and Marcos Roberto Spassim. "MECANISMOS DE DOR NA OSTEOARTRITE DE JOELHO." In Medicina: Atenção às rupturas e permanências de um discurso científico, 104–13. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.67222220812.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Berno, Gabriela, Jessica Andrea Stein, Denner Francisco Tomadon Fiorin, Camila Campagnolo, and Renato Herdina Erdmann. "CLAUDICAÇÃO EM CÃES POR OSTEOARTRITE - DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA." In A subsistência da medicina veterinária e sua preservação 2, 47–51. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5982108116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares Mota, Paloma, Adaysla Vieira Silva, Caroline Rodrigues de Barros Moura, Larissa Kelly de Araújo Cardoso, Letícia Maria de Araújo Silva, Thaísa Lima Riedel, and Janaína de Moraes Silva. "LASERTERAPIA DE BAIXA POTÊNCIA NA OSTEOARTRITE DO JOELHO." In Science e saúde: CIÊNCIA E ATUALIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE, VOLUME 2. Editora e-Publicar, 2021. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c202115225263.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Neto, Alziro Xavier, André Vinícius de Oliveira, Camila Costa Alcantara, Luís Felipe Xavier Ferreira, Luís Regagnan Dias, Iasmin Barbosa Proto Cabral, Letícia Floro Gondim, Thiago Kenzo Nobusa, and Rafael Lozano de Moraes. "PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DOS TRATAMENTOS MEDICAMENTOSOS E FISIOTERÁPICOS NA OSTEOARTRITE." In Medicina e adesão à inovação: A cura mediada pela tecnologia 3, 177–80. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.52821040824.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Yasmim Xavier Arruda Costa, Joao Bosco Martins de Sousa, Jéssica Parreira Faria, Lara Proença Diniz, Samantha Leão Figueiredo Lima, Amanda Meira Luz, Ana Carolina Silva Inácio Caires, et al. "EFEITOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES IDOSOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO." In Reflexões e Inovações Multidisciplinares em Saúde no Século XXI, 384–85. Instituto Scientia, 2022. http://dx.doi.org/10.55232/1082026.52.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Osteoartrite"

1

Machado, Victor Lucas Ferreira, and ISADHORA ANTÔNIA ALVES DE ANDRADRE. "USO DA CANNABIS SATIVA NA ANALGESIA DE CÃES COM OSTEOARTRITE." In II Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-clinvet/10008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Nayane Mayse Barbosa, Guilherme Rodrigues Barbosa, Jéssica Sthefanye Urçulino Dorneles, João Ignácio Oliveira Uchôa, and Marcos Antonio Eleutério Silva. "AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ADVERSOS DO COMPOSTO MEDICAMENTOSO FOSFATO DE SÓDIO DE BETAMETASONA E DIPROPIONATO DE BETAMETASONA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." In II Congresso Nacional Multidisciplinar em Enfermagem On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2614.

Full text
Abstract:
Introdução: O composto medicamentoso formado por fosfato de sódio de betametasona (BSP) e dipropionato de betametasona (BDP), glicocorticoides (GC) sintéticos de ação rápida e prolongada, respectivamente, é vastamente utilizado em diversas afecções inflamatórias e alérgicas agudas ou crônicas. Contudo, o uso prolongado deve ser cauteloso, pois embora possua ampla eficácia, efeitos adversos podem ser inevitáveis e permanentes. Objetivo: Avaliar a ocorrência de efeitos adversos decorrentes do uso do composto medicamentoso BSP/BDP. Metodologia: Revisão integrativa com prospecção de artigos pelo PUBMED a partir da palavra-chave: “Betamethasone Dipropionate andBetamethasone Disodium Phosphate” (27 artigos); após exclusão, foram lidos 18 artigos, consensualmente, pelos autores. Resultados e discussão: O composto BSP/BDP está disponível na proporção 5mg/2mg em cada milímetro injetável intramuscular, apresentando ações terapêuticas anti-inflamatórias e antialérgicas. Diferentes estudos apontam importantes resoluções clínicas em doenças como osteoartrite, tendinite, pseudolinfoma cutâneo, miosite, hemangioma, lúpus eritematoso sistêmico, queloide e em outras diferentes doenças autoimunes, musculares e sistêmicas. Contudo, seu uso prolongado pode suprimir o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e comprometer a regulação endógena do cortisol, o que foi demonstrado em estudo recente, registrando-se que a injeção intra-articular do composto medicamentoso para o tratamento de osteoartrite resultou em insuficiência adrenal secundária em 30% dos pacientes. Paralelamente, pesquisadores relataram que 12,3% dos pacientes com hemangioma infantil e que fez uso do BSP/BDP apresentaram atrofia local, úlcera localizada e algumas manifestações semelhantes a Cushing como efeito adverso do composto BSP/BDP. Em outro estudo clínico, observou-se um aumento da glicemia em todos os pacientes com diabetes tipo 2 controlada, submetidos ao tratamento de osteoartrite. Estes efeitos adversos podem ser decorrentes da ação prolongada do BDP, principalmente, quando dose e intervalo entre a administração medicamentosa são ultrapassados. Conclusão: O composto BSP/BDP mostra ser eficaz no tratamento de diversas inflamações e doenças autoimunes, porém alguns pacientes podem apresentar efeitos adversos graves em curto ou longo prazo e deve-se ter cautela quando administrado naqueles com diabetes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

G. Jorge, J., L. R. Felício, A. L. C. S. Cabral, V. M. P. S. Moreira, and W. T. Hattori V. C. Dionísio. "COMPORTAMENTO DA ATIVIDADE MUSCULAR DURANTE AGACHAMENTO UNIPODAL NA OSTEOARTRITE DE JOELHO." In Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia (COBEC) e o Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB) - COBECSEB. Uberlândia, Minas Gerais: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/cobecseb.79057.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

G. Jorge, J., L. R. Felício, A. L. C. S. Cabral, V. M. P. S. Moreira, W. T. Hattori, and V. C. Dionísio. "CORRELAÇÃO DA HIPERALGESIA E ATIVIDADE MUSCULAR EM INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO." In Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia (COBEC) e o Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB) - COBECSEB. Uberlândia, Minas Gerais: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/cobecseb.79054.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

L. C. S. Cabral, A., L. R. Felício, J. G. Jorge, V. M. P. S. Moreira, W. T. Hattori, and V. C. Dionísio. "INFLUÊNCIA DA HIPERALGESIA NO CONTROLE POSTURAL EM INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO." In Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia (COBEC) e o Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB) - COBECSEB. Uberlândia, Minas Gerais: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/cobecseb.79130.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sadoyama, BM, MP Teixeira, JR Cardoso, DW Silva, ECH Moreira, and LM Facci. "Efeitos da Fisioterapia aquática na osteoartrite de quadril causada pela anemia falciforme." In XXII Jornada Cone Sul de Reumatologia. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/xxiijcsr2020-po7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Engelman, Léa, Julio César Paganela, Leonardo Motta Fornari, Paula Junqueira Ferraz, Laura Ribeiro, and Edmundo Perret. "OSTEOARTRITE TÁRSICA JUVENIL EM POTROS DA RAÇA MANGALARGA MARCHADOR – RELATO DE CASO." In SIMCAV 2021. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/simcav2021.330971.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Alana Soares de, Sandro Estevan Moron, and Edgar Aguiar Jr. "ANÁLISE DE ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS EM JOELHOS DE RATOS WISTAR COM OSTEOARTRITE INDUZIDA." In Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Tocantins. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/140178.16-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

S. SOARES, F., N. FOPPA, B. F. DAMACENO, and V. C. DIONISIO. "COMPARAÇÃO DA OSCILAÇÃO POSTURAL EM DIFERENTES SUPERFICIES EM INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE DO JOELHO." In Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia (COBEC) e o Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB) - COBECSEB. Uberlândia, Minas Gerais: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/cobecseb.79042.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kerche, Carolina Favero, Alice da Silva Dorneles Bueno, Ana Júlia Lucas Bueno, Letícia De Freitas Irrasabal da Silva, and Aletheia Peters Bajotto. "INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM OSTEOARTRITE DE JOELHO E BURSITE TROCÂNTERICA: UM RELATO DE CASO." In XXV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2021. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2021-052.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Osteoartrite"

1

Mozgovaya, Ye E. Osteoartrit. Novosibirsk publishing house, 2020. http://dx.doi.org/10.18411/978-5-6044260-1-2-2020-56.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography